emarques
November 12th, 2009, 02:23 PM
Disseram-me que esta via está a ser construída, mas não vi notícias nenhumas sobre o tema.
Alguém tem informações sobre isto?
Alguém tem informações sobre isto?
|
View Full Version : Via de ligação do porto de Viana do Castelo à A-28 emarques November 12th, 2009, 02:23 PM Disseram-me que esta via está a ser construída, mas não vi notícias nenhumas sobre o tema. Alguém tem informações sobre isto? Barragon November 13th, 2009, 02:27 PM Na parte a sul do Lima? passando a Norte ou Sul de Darque? Nas ortos vê-se no nó de Darque uma saída em direcção a oeste... emarques November 16th, 2009, 01:58 AM Exacto, a ligação da saída O desse nó (que neste momento basicamente serve os Retail x) ao porto. emarques November 16th, 2009, 02:00 AM Enchi-me de coragem e... pesquisei no Google. :D http://olharvianadocastelo.blogspot.com/2009/07/nova-via-de-acesso-porto-de-mar-avanca.html http://www.transportesenegocios.com/95.php Parece que mudaram de ideias e agora a via de acesso já não é a partir dali (o plano, se bem me lembro, implicava construír um viaduto ao longo do rio, o que ia ser "giro" em termos de paisagem), passou a partir da zona industrial de Neiva, passando entre as praias e o monte Galeão e chegando ao porto a partir do sul. Barragon November 16th, 2009, 11:27 AM Lá vão abater umas árvores :bash: emarques November 16th, 2009, 06:28 PM grr. emarques November 16th, 2009, 06:28 PM É tudo pinheiro bravo por aqueles lados. O problema é que o pinhal está ali para segurar as areias*, mas desde que ninguém se lembre de o mandar todo abaixo, alargar a estrada que já lá está não deve ter um impacto muito grande. * - Note-se que a terreola a SE do Kartódromo se chama "Areia", que o lugar onde está o porto se chama "N. Sra. das Areias", e que a área entre Darque e o porto também se chama "Areia". Não é por acaso... Há por ali restos de aldeias que ficaram enterradas em areia durante a "pequena idade do gelo" do século XVII. Barragon November 17th, 2009, 08:47 PM Mesmo assim acho errado.. porque não fazem junto ao lima :bash: Viriatuus November 17th, 2009, 11:31 PM ^^ Junto ao Lima?:bash: Impossível, a área é protegida. pai nosso July 20th, 2010, 11:06 AM in "Público" Construção dos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo não vai ser afectada pelo PEC A reprogramação de obras, que todas as empresas do sector do Estado foram forçadas a realizar, no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), não vai afectar a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo. A garantia foi avançada ao PÚBLICO por fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), que adiantou que até final do ano a empreitada deverá ser lançada a concurso público, num investimento estimado em 6,4 milhões de euros e um prazo de execução de cerca de 18 meses. De acordo com a mesma fonte, nesta altura, a APVC "dispõe das verbas necessárias" para iniciar o processo de expropriação dos terrenos. As negociações com os proprietários, algumas já em curso, irão agora entrar em velocidade de cruzeiro, uma vez que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações acaba de declarar a utilidade pública da expropriação dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes. Anteriormente, o Governo já tinha reconhecido o interesse público da obra e autorizado a desafectação de terrenos de Reserva Ecológica para a empreitada. São cerca de 200 as parcelas atravessadas pelos acessos, nas freguesias de Vila Nova de Anha, Chafé, Neiva e Darque, estando a sua aquisição orçamentada em 2,4 milhões de euros. Verba transferida do orçamento do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos para o Porto de Mar de Viana, SA. A rodovia ligará o porto comercial à A28, no nó situado na zona industrial do Neiva, numa extensão de 8,8 quilómetros.:ohno: Para a APVC, a ligação "assume particular importância no reforço da competitividade do Porto de Viana do Castelo, pela redução do tempo de percurso dos veículos pesados e do custo de transporte das mercadorias". "A nova via proporcionará também o desvio do tráfego do centro da vila de Darque, um incremento na segurança e nos benefícios económicos, sociais e ambientais, com redução de acidentes e de emissões poluentes". Paralelamente, também já avançaram o estudo prévio e o estudo de impacte ambiental dos acessos ferroviários ao Porto de Viana do Castelo. P.S.: não era mais fácil e economico ligar ao nó de Darque da A28, em vez de estar a destruir área protegida:nuts:!!! E se querem que não passe pelo o meio de Darque, faziam a estrada à volta do perimetro urbano de Darque:nuts::nuts:!!! Deve haver muitos interesses urbanisticos à espera deste "acesso":nuts:!!!! pedrodepinto July 20th, 2010, 02:48 PM Infelizmente os interesses sobrepõem-se quase sempre às reais necessidades da população :ohno:! emarques July 22nd, 2010, 02:14 AM P.S.: não era mais fácil e economico ligar ao nó de Darque da A28, em vez de estar a destruir área protegida:nuts:!!! E se querem que não passe pelo o meio de Darque, faziam a estrada à volta do perimetro urbano de Darque:nuts::nuts:!!! Deve haver muitos interesses urbanisticos à espera deste "acesso":nuts:!!!! Acho que nem mais fácil nem mais barato. A ligação ao nó de Darque ia implicar fazer a estrada ao longo do rio (área húmida protegida), sempre em viaduto. Precisamente para evitar o núcleo urbano. Pelo outro lado tem o monte Galeão, e fazer o acesso por lá não me parece que fosse boa ideia, além de que o nó de Darque fica junto ao rio, e dar a volta pelo outro lado seria complicado. A opção de ligar ao nó da ZI implica alargar uma estradeca que já existe, pelo que não me parece que a desafetação de reserva ecológica vá ser muito grande. E fica suficientemente para o interior para que não tenha demasiado impacto no equilíbrio do cordão dunar. Além de que esta opção acaba por ser dois-em-um, porque liga o porto à zona industrial sem haver passagem pela AE. A desvantagem é que os veículos que levem carga para norte dão uma volta maior... Quer-me parecer que estamos naquela maré em que toda e qualquer decisão do estado tem que ser pintada como ruinosa e desastrada... |