View Full Version : Parque Mário Covas, Avenida Paulista (SP)

lusorod
November 15th, 2009, 02:50 PM
Olá pessoal, estou fazendo esse thread pra discutir o projeto eimplantação do Parque Prefeito Mário Covas na Av. Paulista, que deve também contemplar uma restauração e reforma do casarão localizado no terreno ao lado, (que está sendo desapropriado pela prefeitura) popularmente chamado de "castelinho da paulista".

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=23107

Notícias

* História
* Urbanismo
* Negócios
* Turismo
* Trânsito
* Notícias
* Sala de Imprensa
*
o Releases - fotos, áudios
e vídeos
*

22 de Abril de 2008 - 19:15
envie por e-mail
Enviar para um amigo
imprimir
Imprimir p?gina
Parque Municipal Mario Covas terá área verde de 5 mil m² na Paulista
A área verde que será utilizada para a implantação do parque fica na avenida Paulista, Centro de São Paulo, e foi desapropriada no final de 2007. Já recebeu os levantamentos de campo necessários para o desenvolvimento do projeto.

O Diário Oficial da Cidade que circula nesta terça-feira (22/04) publica o Decreto nº 49.418, assinado pelo prefeito, criando o Parque Municipal Prefeito Mario Covas. A área verde que será utilizada para a implantação do parque fica na avenida Paulista, Centro de São Paulo, e foi desapropriada no final de 2007. Já recebeu os levantamentos de campo necessários para o desenvolvimento do projeto.

O próximo passo é fazer o levantamento topográfico cadastral com o intuito de desenvolver o projeto executivo, que detalhará os equipamentos e o manejo de vegetação na área de 5.396 metros quadrados do futuro parque. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), ficará responsável pela gestão e administração da nova área verde.

Localizado na altura do número 1.853 da avenida Paulista, na área de abrangência da Subprefeitura de Pinheiros, o Parque Mario Covas, um dos poucos espaços permeáveis na região, ficará vinculado ao Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) e faz parte do projeto 100 Parques para São Paulo, que tem como objetivo a criação de novas áreas verdes no Município. Atualmente a cidade possui 41 parques, sendo que oito deles foram concluídos e abertos pela atual administração. São os seguintes: Lydia Natalízio Diogo (Zona Leste), Ermelino Matarazzo (Zona Leste), Jacintho Alberto (Zona Norte), Parque do Trote (Zona Norte), Colina de São Francisco (Zona Centro-Oeste), Cordeiro (Zona Sul), Linear Parelheiros (Zona Sul) e Linear Ipiranguinha (Zona Leste).

O Parque Prefeito Mario Covas, juntamente com os Parques Municipais do Povo, Linear do Sapé, Sérgio Vieira de Mello, Linear Caxingui, Linear Itararé, Linear Esmeralda, Linear Pires, Orlando Villas Boas, Cohab Raposo Tavares e Victor Civita, conferem à Zona Centro-Oeste uma melhora significativa no número de áreas verdes protegidas. Estes 11 parques em implantação somam 649.210 metros quadrados.

A cidade conta com 15.910.181 metros quadrados de parques municipais. Até o final do ano de 2008, serão implantados 25 novos parques, que totalizam mais 2.768.390,61 metros quadrados de áreas verdes municipais protegidas. Os outros 34 parques estão em fase de levantamentos iniciais e elaboração de projetos, tendo condições de entrar em funcionamento ao longo dos próximos três ou quatro anos.

lusorod
November 15th, 2009, 02:52 PM
http://flanelapaulistana.com/?p=1789

http://flanelapaulistana.com/wp-content/uploads/2008/05/castelinhopaulista.jpg

Já está em fase de implantação o Parque Mário Covas, na esquina da Paulista com Ministro Rocha Azevedo (lado esquerdo da foto). Ele fica bem ao lado do que chamam genericamente “castelinho” da Paulista, um casarão cujo antigo dono – o imóvel foi desapropriado recentemente pela Prefeitura – era um tipo bem nativo: queria ganhar muito dinheiro com aquilo mas não pagava o IPTU, sabe como é? Durante muito tempo, o imóvel foi subutilizado, com eventos meia-boca como feiras de animais improvisadas. O melhor que houve lá, nesse período, foi um sebo comandado por uma moça francesa, coisa chique no úrtimo. Foi quando finalmente pude entrar no casarão e apreciar (além dos livros usados) a arquitetura e decoração internas, com afrescos fantastiques.

http://flanelapaulistana.com/wp-content/uploads/2008/05/parque-mario-covas.jpg

Para falar a verdade, não consegui saber o que a Prefeitura fará no interior do castelinho. Na área verde anexa a ele haverá uma pérgula (cf. grafismo acima/Prefeitura de SP), bicicletário, sanitérious e um centro de informações sobre a cidade, além de acesso à internet digrátis.

O projeto complementará com espécies da flora nativa o tequinho de Mata Atlântica que ainda há no local: são duzentas árvores remanescentes do chamado Bosque do Caaguaçu, que ainda estão lá porque o terreno foi tombado em 1972. Desde então, foi adquirido pelo Banerj, que não sei por que cargas d’água alugou a área para estacionamento durante muitos anos.

Bem, tem gente chiando porque a área, com quase 5.400 metros quadrados, está sendo chamada de “Parque”, quando na verdade, por sua pequenez, é uma praça, e que isso faz parte de uma malandragem da Prefeitura e seu projeto “100 parques para São Paulo”. Bobagem da grossa. Alguém poderia me dizer a diferença abrangente entre praça e parque? O que vale? A metragem? A insolação? Ter um monte de prédios em volta como fazíamos com o Pequeno Engenheiro? Os benefícios das praças italianas, como a de São Marcos, devem ser os mesmos para o Brasil?

Bem, eu tenho certeza que o local será bem usado. Já pensou, um bicicletário protegido? E terminais de computadorestêm se mostrado uma garantia de boa freqüência. Além disso, a área será cuidada pelo pessoal do Parque Trianon, que fica ao lado e hoje leva com mão de ferro a administração do dito-cujo, que já serviu, no início dos anos 1990, de home office para michês e garotos de programa. Nunca mais ouvi falar de velho assassinado por lá. Nem de garotões nem de mendigos. E assim será no novo parque, se Deus quiser e o eleitor permitir.

bs.eduardo
November 15th, 2009, 03:37 PM
^^ No Trianon tem mendigo sim, e não é pouco não.

No mais, já tava na hora desse parque sair... a primeira notícia dele saiu há meses atrás.

Lukinhaaaz
November 15th, 2009, 03:46 PM
Na Paulista há mendigos, mas dentro do parque, de todas as vezes que fui, nunca vi.
Não duvidu que tenha, mas não devem ser tantos não. Sempre que fui só vi pessoas caminhando, sentadas nos bancos, brincando e tudo mais.

Lukinhaaaz
November 15th, 2009, 03:47 PM
Bom, na questão do tamanho é uma espécie de "mini-parque".
A Praça da Luz, por exemplo, eu mesmo a considero como um parque, por opinião própria. Isso precisa ser estudado, mas acho que vai ser um ótimo projeto sim.

bs.eduardo
November 15th, 2009, 03:52 PM
Na Paulista há mendigos, mas dentro do parque, de todas as vezes que fui, nunca vi.
Não duvidu que tenha, mas não devem ser tantos não. Sempre que fui só vi pessoas caminhando, sentadas nos bancos, brincando e tudo mais.

Tem mendigos vagando pelo parque e nos bancos também. Dentro do parque eles ficam na deles e não ficam pedindo ou incomodando as pessoas.

No sábado e domingo eles são mais comuns ali.

lusorod
November 15th, 2009, 07:55 PM
ah sim na paulista tem mendigos mesmo. lembre-se pessoal...o texto que coloquei foi extraído de um blog

Bent
November 16th, 2009, 01:36 AM
Nesse terreno ficava a Villa Fortunata, residência da família Thiollier (propriétária da primeira livraria paulistana, a Garroux) e também a casa onde nasceu Burle Marx. Foi, como podem ver, demolida em vão, já que não há absolutamente nada no local.
O parque deveria se chamar Alexandre/René Thiollier ou então Burle Marx, apesar de já existir um parque com esse nome na cidade. Ridículo colocarem Mário Covas (e não digo isso por razões políticas).

Fotos da casa:
http://www.renethiollier.com/wp-content/uploads/2009/10/GALERIA-4.jpg

http://www.renethiollier.com/wp-content/uploads/2009/10/GALERIA-5.jpg

http://www.renethiollier.com/wp-content/uploads/2009/10/GALERIA-6.jpg

Fonte:www.renethiollier.com/.../fotos/villa-fortunata

RRC
November 16th, 2009, 01:49 AM
Tb acho que o "parque" deveria se chamar René Thiollier, nada a ver o nome do Covas, além do que já tem o Rodoanel em sua homenagem.

Se bem que esse deve ser o menor parque do mundo...até a Pça Buenos Aires, que de um tempo pra cá inventaram de chamar de parque é maior que iso

RRC
November 16th, 2009, 01:59 AM
ALiás, que fim teve a casa do Barão de Bocaina, no mesmo quarteirão? Lembro que uma construtora havia comprado e queria a por abaixo, isso ocorreu de fato?

Se sim, muito lamentável pois poderia ser uma ampliação desse parque

Guajará
November 16th, 2009, 03:01 PM
http://flanelapaulistana.com/?p=1789

Bem, tem gente chiando porque a área, com quase 5.400 metros quadrados, está sendo chamada de “Parque”, quando na verdade, por sua pequenez, é uma praça, e que isso faz parte de uma malandragem da Prefeitura e seu projeto “100 parques para São Paulo”. Bobagem da grossa. Alguém poderia me dizer a diferença abrangente entre praça e parque? O que vale? A metragem? A insolação? Ter um monte de prédios em volta como fazíamos com o Pequeno Engenheiro? Os benefícios das praças italianas, como a de São Marcos, devem ser os mesmos para o Brasil?

A intenção da prefeitura é boa, e na Paulista não tem espaço pra mais nada. fizeram a mesma coisa em Belém com o chamado "Parque da Residência".

Parabéns a prefeitura de SP. Belo projeto :applause:

legal
November 16th, 2009, 03:18 PM
Eu estive dentro do casarao ha dois meses, quando estive em Sao Paulo, porque ele hoje eh uma loja de antiguidades. Falei com duas pessoas que moram la e eles me mostraram a casa. Esta em estado apenas aceitavel mas para reforma-la terao muito trabalho. Ela eh muito agradavel por dentro (relativamente simples, mas de bom gosto).

TEBC
November 17th, 2009, 12:13 AM
http://i34.photobucket.com/albums/d141/jboy560/DSCN1176.jpg

fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1002239

lusorod
November 17th, 2009, 08:36 PM
eu tentei postar mais renderes do parque, mas não achei nada!