View Full Version : Nos subforums regionalizados, onde devem estar os concelhos do Vale do Sousa e Baixo Tâmega*?
Afonso Miguel
November 15th, 2009, 05:14 PM
*entende-se por Vale do Sousa a zona que compreende os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada, Felgueiras, Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva;
e por Baixo Tâmega a zona que compreende os concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende.
http://img410.imageshack.us/img410/4455/aaazk.png
a azul, a actual Área Metropolitana do Porto- actual subfórum "Porto";
a verde-claro, o Vale do Sousa;
a verde-escuro, o Baixo Tâmega.
Recentemente, com a transferência do thread de Paredes do subfórum Norte para o subfórum Porto, surgiu esta questão: onde devem estar os concelhos do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega, e qual o critério para os organizar no fórum?
Argumentos a favor da inclusão destes concelhos no subfórum do Porto:
*Estes concelhos sempre pertenceram ao distrito do Porto, ou a provincia do Douro Litoral, estando muitíssimo ligados à cidade e à Área Metropolitana;
*O Vale do Sousa e o Baixo Tâmega tem muito menos ligações aos distritos de Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, do que ao Porto.
*A maioria dos habitantes desta zona que trabalha fora do seu concelho, fá-lo na Área Metropolitana do Porto; e mesmo muitos residentes na AMP trabalham nesta zona;
*As pessoas desta zona dirigem-se quase sempre ao Porto, quer por lazer, quer para fazer compras ou tratar de assuntos burocráticos.
*As decisões e projectos feitos no Porto e na sua Área Metropolitana afectam muito o Vale do Sousa e o Baixo Tâmega, esta económica e socialmente muito ligado ao Porto.
*Nos subforums sobre Regionalização, a maioria das votações tem apoiado mapas em que estes concelhos ficam na mesma região que o Porto (região Entre-Douro e Minho, Douro Litoral ou Norte).
Argumentos contra:
*Aumento do número de threads no subfórum Porto.
Expressem a vossa opinião!
Wolf2009
November 17th, 2009, 08:27 PM
Porto
marciomaco
November 18th, 2009, 01:38 PM
Eu entendo Porto como AMP
E acho que amarante, por exemplo, já não se inclui nela.
Por isso, Norte
Afonso Miguel
November 18th, 2009, 04:39 PM
Eu entendo Porto como AMP
E acho que amarante, por exemplo, já não se inclui nela.
Por isso, Norte
Porto e muito mais que AMP. Todo o distrito do Porto e a regiao do Douro Litoral tem com o Porto fortissimas relaçoes economicas, para alem dos movimentos pendulares que afectam todo o distrito. A AMP e uma divisao muito artificial. Paços de Ferreira, Paredes ou Penafiel, por exemplo, tem muito mais relaçoes com o Porto do que Arouca ou Vale de Cambra! E estes 2 estao na AMP e o Vale do Sousa nao, porque? Nao tem logica!
E, tu que es tirsense, sabes que os nossos concelhos tem relaçoes muito fortes: alias, antes de haver os TUST, por exemplo, os autocarros em Santo Tirso eram da Pacense, o que mostra a grande relaçao entre os nossos concelhos.
Sera que existe mais urbanidade, e proximidade ao Porto, em Santo Tirso ou na Vila das Aves do que em Paços de Ferreira ou Freamunde? Eu acho que nao.
Alias, se percorreres as estradas do distrito do Porto, elas sao autenticas ruas, o distrito e praticamente um aglomerado populacional continuo de Espinho ate a Povoa, de Amarante ate ao Porto. Basta percorrer-se a N13 Porto-Povoa, ou a N15 Porto-Amarante, assim como a N105+N207 Porto-Felgueiras para se perceber que nao ha nada, ali, que separe umas localidades das outras, a nao ser as fronteiras dos concelhos, e que nao se nota onde acaba a AMP, porque todos os concelhos tem caracteristicas semelhantes. Nao e por acaso que a N13, a N15 e a N207 sao autenticas ruas com dezenas de quilometros de extensao, que muitas vezes se tornam, por isso, intransitaveis para o trafego de longo curso.
Se olhar para Santo Tirso e para Paços, nao encontro quase nada que os distinga muito... Mesmo entre Santo Tirso e Paços nao ha muita diferença para Amarante ou Felgueiras... Por isso nao vejo qual o motivo para separar o que e homogeneo, e sempre esteve unido!
Para mais, esta zona do Vale do Sousa e Baixo Tamega, nao e Braga, nem Vila Real, nem Guimaraes, nem Aveiro!!! Entao e o que? So pode ser Porto!
JohnnyMass
November 18th, 2009, 11:40 PM
O termo Porto neste fórum diz respeito à Área Metropolitana do Porto.
Estes concelhos não fazem parte da AMP logo ficam no Norte. Pode fechar-se a poll e o thread.;)
RPMT22
November 19th, 2009, 12:41 PM
Mesmo que não pertençam á AMP, faz mais sentido pertencerem ao Porto ..
JohnnyMass
November 20th, 2009, 01:40 AM
quando, e se alguma vez, fizerem parte da AMP então logo passarão a integrar essa secção, agora não faz sentido.;)
Portvscalem
November 20th, 2009, 09:07 PM
Se bem que casos como o Planitt fazem sentido ser tratados no forúm Porto...
Barragon
November 20th, 2009, 09:38 PM
Por isso é que meti paredes no Porto.
RPMT22
November 20th, 2009, 11:20 PM
Vale do Sousa no Porto
e
Baixo Tâmega no Norte
Afonso Miguel
November 21st, 2009, 02:53 PM
O termo Porto neste fórum diz respeito à Área Metropolitana do Porto.
Estes concelhos não fazem parte da AMP logo ficam no Norte. Pode fechar-se a poll e o thread.;)
Em primeiro lugar, quando se regionalizou o forum, na proposta que ganhou, criaram-se os subforums com o termo "Porto" e nao Area Metropolitana do Porto.
Ninguem perguntou a ninguem o que entendia por "Porto". Provavelmente ate encontras para ai foristas que devem defender que "Porto" diz apenas respeito ao municipio do Porto.
Associado ao nome "Porto" tens o concelho do Porto, o distrito do Porto, a Area Metropolitana do Porto, e a regiao Douro Litoral (ou Porto e Douro Litoral).
Portanto, a unica forma de abranger todos os concelhos que estao associados ao Porto, e o subforum "Porto" abranger Porto, Area Metropolitana, Vale do Sousa e Baixo Tamega (ou seja, toda a regiao "Porto e Douro Litoral").
Como ninguem perguntou aos foristas o que entendem pelo termo Porto, e a isso que se destina esta poll.
Portanto, deixem os foristas dar a sua opiniao.:)
JohnnyMass
November 24th, 2009, 04:09 AM
Errado. Em primeiro lugar e uma vez que me parece que estás a tentar ensinar a missa ao padre, quando se regionalizou o fórum, processo encetado por mim e pelos outros moderadores, criaram-se subfóruns entre os quais Porto e Lisboa que dizem respeito às Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa respectivamente.
Sendo assim, neste fórum, como já disse várias vezes, o termo Porto diz respeito, unica e exclusivamente, à AMP, algo que me parece estares com alguma dificuldade em entender ou aceitar. Ainda mais quando à distância de um só clique tens a resposta à frente dos olhos...
http://img517.imageshack.us/img517/6889/22295741.jpg
Parece-me portanto que estás mal informado, tens um desconhecimento total do processo de "regionalização" que aqui teve lugar, e que te deves inteirar melhor das situações antes de as defenderes tão afincadamente como fazes.;)
Podes parar de ser chato agora...
Afonso Miguel
November 26th, 2009, 09:09 PM
Sendo assim, neste fórum, como já disse várias vezes, o termo Porto diz respeito, unica e exclusivamente, à AMP,
Ai sim??? Então hás-de me explicar o que é que Paredes está a fazer no subforum Porto. A partir do momento em que se fazem alterações assim a um subforum os utilizadores ganham toda a legitimidade para questionar o que se há-de-fazer aos concelhos vizinhos.
Parece-me portanto que estás mal informado, tens um desconhecimento total do processo de "regionalização" que aqui teve lugar, e que te deves inteirar melhor das situações antes de as defenderes tão afincadamente como fazes.;)
Podes parar de ser chato agora...
Chato?? Quer dizer, os moderadores fazem o que lhes dá na real gana, e eu é que sou chato? Estou só a colocar os foristas a dar opinião sobre um assunto que tem toda a lógica!
A votação vai em sentido contrário ao que tu dizes, neste momento. Estás disposto a aceitá-la ou vais ser arrogante? Moderação não é poder absoluto, e um bom moderador deve saber ouvir os foristas. Não me parece que estejas na disposição de o fazer, mas, se não estás, devias.
JohnnyMass
November 27th, 2009, 02:21 AM
Meu caro, o processo de regionalização foi público e muitíssimo discutido neste fórum. Tu é que, como é por demais evidente, tens total desconhecimento disso e vens para aqui dizer o que te dá na real gana.;)
A moderação ouviu os foristas durante SEMANAS!
Paredes não está a ser discutido na AMP, o que lá está é a discussão de UM projecto muito específico de Paredes e que só existe devido à AMP, são coisas diferentes. Pela mesma razão o novo aeroporto de Lisboa se discute na AML e não no sul, onde realmente se vai fazer o aeroporto. São excepções.
Parece-me que quem está a ser arrogante aqui és tu. Ou achas que o fórum começou no dia que te inscreveste?
Esta discussão acabou aqui.
Afonso Miguel
November 27th, 2009, 07:36 PM
Meu caro, o processo de regionalização foi público e muitíssimo discutido neste fórum. Tu é que, como é por demais evidente, tens total desconhecimento disso e vens para aqui dizer o que te dá na real gana.;)
A moderação ouviu os foristas durante SEMANAS!
Foi discutido o número de regiões e o nome, isso sim! Agora, a configuração exacta dos concelhos que as compunham, não foi! Por isso o fórum que se chama Porto, previsto no plano de regionalização que ganhou e no qual as pessoas votaram, tanto pode referir-se ao município do Porto, ao distrito do Porto, à Área Metropolitana do Porto ou à região do Porto e Douro Litoral!
Paredes não está a ser discutido na AMP, o que lá está é a discussão de UM projecto muito específico de Paredes e que só existe devido à AMP, são coisas diferentes. Pela mesma razão o novo aeroporto de Lisboa se discute na AML e não no sul, onde realmente se vai fazer o aeroporto. São excepções.
Mentira. Queres ver?
http://img263.imageshack.us/img263/6703/semttuloparedes.png
Isto é um thread sobre o concelho e a cidade de Paredes... Não sobre o PlanIT!
Parece-me que quem está a ser arrogante aqui és tu. Ou achas que o fórum começou no dia que te inscreveste?
Esta discussão acabou aqui.
A única pessoa que deu, até agora, sinais de arrogância neste thread foste tu. Aliás, esta questão começou entre mim e o Barra, e tu vieste para aqui, armado em supra-sumo, querer acabar com uma votação só porque ela não dá o resultado que queres... Olha que exemplo dá o moderador!
Sinceramente, não percebo porque carga d'água é que vos custa assim tanto que o Vale do Sousa e Tâmega se sinta pertencente ao Porto. Para os portuenses, até devia ser motivo de orgulho. Vá-se lá perceber algumas pessoas.:ohno:
Barragon
November 27th, 2009, 10:44 PM
Eu é que mudei o concelho de paredes para a AMP por causa do Planit.
Não mudei mais threads como queres pelo facto da existência de muitos threads no fórum Porto que é da AMP.
Se não é do teu agrado posso sempre mudar Paredes para o Norte... já os outros não vão ser mudados. (Ponto Final)
Aliás... até se muda o Planit Valley para o Norte, já que não faz parte da AMP se quiseres.
O fórum não é o mundo real. Participa mais positivamente e deixa de te fazer de vítima. Aqui ninguém está a fazer o que lhe dá na gana.
Deixa de picuinhices e preocupa-te em dar opiniões interessantes.
JohnnyMass
November 27th, 2009, 11:35 PM
Foi discutido o número de regiões e o nome, isso sim! Agora, a configuração exacta dos concelhos que as compunham, não foi! Por isso o fórum que se chama Porto, previsto no plano de regionalização que ganhou e no qual as pessoas votaram, tanto pode referir-se ao município do Porto, ao distrito do Porto, à Área Metropolitana do Porto ou à região do Porto e Douro Litoral!
E desde quando é que é necessário discutir os concelhos que integram a AMP?:nuts: Desculpa mas estás a ser ridículo com esta discussão. Quantas vezes tenho que te dizer, e mostrar, que o termo Porto diz respeito à AMP e e Lisboa à AML?:nuts:
Se tens algum problema em assimilar isso então paciência. Já te disse que isso foi tudo discutido durante semanas e, como é evidente, menos para ti pelos vistos, toda a gente que votou a favor desta divisão entendeu que Porto foi a denominação escolhida para a AMP e Lisboa para a AML.
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.