View Full Version : Amazônia tem menor desmatamento desde 1988, Inpe registrou 7 mil km² de devastação
BR 364 November 17th, 2009, 03:14 AM Amazônia tem menor desmatamento desde 1988, Inpe registrou 7 mil km² de devastação
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7 mil quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento em 1988.
O número, que superou as expectativas do governo – que previa 9 mil km² – foi divulgado hoje (12) pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara. “É uma queda substancial. De longe a menor [taxa] desde que o Inpe começou a observação”, afirmou durante apresentação dos dados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores de estados da Amazônia.
A taxa é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 km².
Em relação ao período anterior (agosto de 2007 a julho de 2008), quando o desmatamento atingiu 12,9 km², a queda foi de 45%.
“É um momento de muita alegria constatar que o esforço da sociedade brasileira de conter o desmatamento da Amazônia chegou a um nível muito satisfatório”, afirmou Câmara.
O Inpe registrou queda em quase todos os estados da Amazônia. Em Mato Grosso e no Pará, tradicionalmente líderes dos rankings de desmatamento mensais, a queda foi de 65% e 35%, respectivamente. Em Rondônia, a queda foi de 55%.
Apesar da redução, o Pará foi o estado que mais desmatou no período, com 3.680 km², seguido por Mato Grosso, com 1.047 km² , e pelo Maranhão, com 980 km² a menos de florestas.
De acordo com o Inpe, a margem de erro da estimativa anual de desmatamento é de 10%, ou seja, pode resultar em uma variação de 700 km² para ou mais ou para menos quando os dados forem consolidados.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/11/12/materia.2009-11-12.2207783343/view
--------------------------------------------------
Área desmatada entre agosto de 2008 e julho de 2009, por estado:
Pará: 3.687 km²
Mato Grosso: 1.047 km²
Maranhão: 980 km²
Rondônia: 505 km²
Amazonas: 406 km²
Acre: 211 km²
Roraima: 116 km²
Tocantins: 56 km²
Amapá: 0 km²
Percentual de redução em relação a 2004:
Amapá: 100,0%
Mato Grosso: 91,1%
Rondônia: 86,9%
Acre: 71,0%
Amazonas: 67,0%
Tocantins: 64,6%
Roraima: 62,7%
Pará: 56,7%
Maranhão: Crescimento de 29,8%
Amazônia Legal: 74,4%
Fonte: http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2009.htm
Ferraz/RBR November 17th, 2009, 02:52 PM Amapá num ano da 400km², em outro dá 36km, em outro 0km. Só pode ser a cobertura de nuvens.
Em 10 anos 174.000 km² desmatados, mais do que um estado do Acre(153.000 Km²).
Pouco, né?
BR 364 November 17th, 2009, 06:10 PM ^^ Se for pra falar do passado, podemos começar por outras regiões, né... :D
Bom, eu fiquei muito satisfeito com as dados de Rondônia. Um estado que é sempre apontado como "vilão" e este ano desmatou pouco mais que o Amazonas, que sempre foi considerado "exemplo" de preservação. Aliás, Rondônia este ano desmatou menos do que o Amazonas vinha desmatando até 2008 e menos do que o Acre vinha desmatando até 2005. Se esses estados há anos já eram considerados exemplos, já podemos considerar Rondônia um exemplo também. Mais do que isso, um exemplo de que o agronegócio e o meio ambiente podem caminhar juntos.
Já deixamos o terceiro lugar bem longe (o Maranhão desmatou quase o dobro de Rondônia) e hoje o nosso índice de desmatamento tá mais perto dos estados da parte de baixo do ranking do que dos estados da parte de cima. Ou seja, tá mais fácil Rondônia cair posições do que voltar ao terceiro lugar. Imagino que aqueles que sempre se mostram super preocupados com os índices de desmatamento em Rondônia devem estar comemorando esses resultados. E é pra comemorar mesmo. :)
Outro estado que merece os parabéns é o Mato Grosso, que reduziu o desmatamento em mais de 90% nos últimos 5 anos e por pouco não caiu para o terceiro lugar, atrás do Maranhão. Aliás, uma coisa que eu nunca entendi é por que ninguém nunca fala do Maranhão... :dunno:
valdeir_sarges November 17th, 2009, 06:29 PM ótima notícia !!
IvoTrindade November 17th, 2009, 06:56 PM ^^ Se for pra falar do passado, podemos começar por outras regiões, né... :D
Bom, eu fiquei muito satisfeito com as dados de Rondônia. Um estado que é sempre apontado como "vilão" e este ano desmatou pouco mais que o Amazonas, que sempre foi considerado "exemplo" de preservação. Aliás, Rondônia este ano desmatou menos do que o Amazonas vinha desmatando até 2008 e menos do que o Acre vinha desmatando até 2005. Se esses estados há anos já eram considerados exemplos, já podemos considerar Rondônia um exemplo também. Mais do que isso, um exemplo de que o agronegócio e o meio ambiente podem caminhar juntos.
Já deixamos o terceiro lugar bem longe (o Maranhão desmatou quase o dobro de Rondônia) e hoje o nosso índice de desmatamento tá mais perto dos estados da parte de baixo do ranking do que dos estados da parte de cima. Ou seja, tá mais fácil Rondônia cair posições do que voltar ao terceiro lugar. Imagino que aqueles que sempre se mostram super preocupados com os índices de desmatamento em Rondônia devem estar comemorando esses resultados. E é pra comemorar mesmo. :)
Outro estado que merece os parabéns é o Mato Grosso, que reduziu o desmatamento em mais de 90% nos últimos 5 anos e por pouco não caiu para o terceiro lugar, atrás do Maranhão. Aliás, uma coisa que eu nunca entendi é por que ninguém nunca fala do Maranhão... :dunno:
O lado mais desmatado do Amazonas fica no sul do estado Apuí , Lábrea. Rondônia reduziu o desmatamento porque com a pavimentação da BR 319 facilitou a entrada de grileiros de Rondônia no Sul do Amazonas , mas o Governo do Estado já tem projetos de reflorestamento e a criação de reservas ambientais (unidades de conservação) em torno da Br 319 .
Vídeo do que eu estou dizendo .
oZzxQ9x63eE
BR 364 November 17th, 2009, 07:51 PM ^^ Ah, agora o desmatamento que acontece no Amazonas é culpa de Rondônia. Essa é boa... :lol:
Bom, ainda que fosse, o desmatamento no Amazonas também diminuiu, então a sua teoria já caiu por terra.
Não sei se vc sabe, mas em Porto Velho vivem mais de 30 mil amazonenses (é o maior contingente de imigrantes de um mesmo estado em Porto Velho e o maior contingente de amazonenses fora do Amazonas). Seria justo eu creditar todos os problemas sociais de Porto Velho aos imigrantes amazonenses? Acho que não...
Vc já fez uma afirmação que não conseguiu provar e agora está fazendo outra. No vídeo não diz nada do que vc está dizendo. Ele apenas cita alguns acessos rodoviários que ligam a Transamazônica à BR-364, mas em momento algum ele diz que "grileiros de Rondônia" estão desmatando o Amazonas, como vc quer sugerir. Então essa é mais uma afirmação a qual vc provavelmente não terá como provar, até porque ninguém foi lá pedir a certidão de nascimento ou o RG de quem desmatou. Mas gostaria que isso fosse possível, porque seria bom mesmo tirar isso a limpo.
Essa sua obcessão em perseguir Rondônia já está pegando mal. Não sei de onde vem essa raiva que vc tem em relação ao estado, mas seja lá qual for a origem, isso não está te fazendo bem. Esqueça um pouco Rondônia e concentre-se em ajudar a melhorar o seu estado. O mesmo vale para outras pessoas que fazem a mesma coisa de uma forma mais sutil. ;)
IvoTrindade November 17th, 2009, 08:19 PM ^^Amo , adoro e curto o estado de Rondônia estado vizinho e irmão do Amazonas , não se preocupe BR 319 não irei mais discutir sobre esse assunto com vc e que fiquemos na paz amigão . :okay:
Well_Rock November 17th, 2009, 08:19 PM Numa rápida pesquisa no google, encontrei isso:
Sul do Amazonas é foco local do desmatamento
O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis divulgou nesta quinta-feira (9) relatório que aponta como área crítica de expansão do desmatamento o município de Lábrea, no sul do Amazonas, apesar de o Estado ter apresentado uma redução de 39% no índice de desmatamento de 2003 para 2004.
Lábrea é a cidade campeã do desmatamento no Amazonas, com aumento de 87% no período de 2003-2004, segundo dados do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Especiais divulgados na quinta em relatório da gerência executiva do Ibama de Manaus (AM).
Estão envolvidos nas frentes de desmatamento em Lábrea, uma das áreas mais remotas do Amazonas - com florestas de cedro e mogno (espécies nobres de madeira) -, fazendeiros de gado de Rondônia e do Acre. Grileiros desses Estados foram identificados como os responsáveis pela falsificação de documentos das terras desmatadas, disse o gerente executivo do Ibama, Henrique dos Santos Pereira.
Segundo o relatório, a taxa de desmatamento em Lábrea subiu de 175,07 km2, em 2003, para 328,97 km2, em 2004. O município fica no arco do desflorestamento (área de risco de incêndios florestais) e está localizado na divisa com Rondônia e Acre, tendo as frentes de expansão de desmatamentos com acesso a Ponta do Abunã (RO), no entorno das estradas federais BR-230 (Transamazônica) e BR-319. Tem influência também no desmatamento o acesso de fazendeiros pela BR-364, que liga Porto Velho (RO) a Rio Branco (AC) e também o Brasil à Bolívia.
"(Lábrea) é o único município do Amazonas que aparece na lista do Ministério do Meio Ambiente como tendo desmatado área superior a 300 km2", afirmou Pereira, que, mesmo assim, não vê razão para comemorar.
Em termos de ações, ele disse à Folha de São Paulo que uma operação está programada para a região. Em 2004, fiscais do Ibama e agentes federais conseguiram multar fazendeiros e grileiros em mais de R$ 87 milhões no sul do Amazonas, durante a Operação Tauató. Para impedir as frentes de desmatamento, o órgão estuda a criação de unidades de conservação que totalizam 9 milhões de hectares. Para o município de Lábrea, está prevista a criação de duas áreas de conservação na região do médio Purus e rio Ituxi. (Kátia Brasil/ Folha Online)
BR 364 November 17th, 2009, 08:51 PM ^^ Apesar de vc não ter postado o link da matéria (o que não permite que eu a leia na íntegra nem observe detalhes importantes como, por exemplo, a data da notícia), vou comentar assim mesmo.
Bom, a matéria apresenta dados de 2003-2004, o que me leva a crer que a mesma tem cinco anos, pelo menos. E neste thread estão sendo debatidos dados atuais.
Lábrea fica no sul do Amazonas, mas até onde eu sei o sul do Amazonas ainda é Amazonas, não é Rondônia. Essa associação que alguns amazonenses gostam de fazer entre o fato do maior desmatamento recente do Amazonas estar concentrado no sul do estado e este estar próximo de Rondônia não justifica de forma alguma o desmatamento que ocorre nesses municípios, afinal eles estão dentro do Amazonas e não em Rondônia. Ora, eu poderia fazer a associação inversa também, o município de Rondônia onde mais se desmata é Porto Velho, que faz divisa com o... Amazonas.
O gerente executivo do Ibama afirmou que, na época em que essa matéria foi escrita (que graças à falta do link da matéria, eu não sei de quando é, mas suponho que seja de 5 anos atrás) ele identificou como responsáveis pelo desmatamento na área os fazendeiros de gado de Rondônia e do Acre. Note que ele cita também o Acre, e não apenas Rondônia, como eu vejo alguns amazonenses fazerem constantemente. Seria interessante saber também qual é a jurisdição do gerente executivo que fez tal afirmação, pois se a jurisdição dele for apenas o estado do Amazonas, é normal que ele queira responsabilizar fatores externos à sua jurisidição.
Depois a matéria cita acessos, nada além de acessos. Que o acesso rodoviário aos municípios do sul do Amazonas é feito através das rodovias de Rondônia e do Acre, isso não é novidade pra ninguém.
Se é que o desmatamento no Amazonas está sendo feito por pessoas que antes estavam desmatando em Rondônia, o fato é que essas pessoas deixaram de fazer isso em Rondônia e foram fazer isso no Amazonas por alguma razão. Talvez a atuação dos grileiros tenha se tornado mais difícil em Rondônia e eles estejam agora se dirigindo a novas "fronteiras" de desmatamento, locais onde ainda não há uma fiscalização tão rígida e intensa como a que vem sendo feita em Rondônia. Cabe ao estado do Amazonas lidar com o problema e resolve-lo, assim como Rondônia está fazendo há algum tempo, sem nunca ter tido o privilégio exclusivo dos subsídios tributários que são dados ao estado do Amazonas.
BR 364 November 17th, 2009, 08:58 PM ^^Amo , adoro e curto o estado de Rondônia estado vizinho e irmão do Amazonas , não se preocupe BR 319 não irei mais discutir sobre esse assunto com vc e que fiquemos na paz amigão . :okay:
Percebo em seus comentários o quanto vc gosta de Rondônia.
Não há problema algum em discutir esse assunto comigo, desde que os argumentos não sejam baseados em afirmações que não são verdadeiras. Mas se não houver essa possibilidade, paciência. ;)
Rondon November 17th, 2009, 09:14 PM BR, a data da reportagem é de Junho de 2005. É da Folha de São Paulo.
Quem respondeu foi o pai dos burros, o Google :D
Well_Rock November 17th, 2009, 09:22 PM ^^ Apesar de vc não ter postado o link da matéria (o que não permite que eu a leia na íntegra nem observe detalhes importantes como, por exemplo, a data da notícia), vou comentar assim mesmo..
Não seja por isso.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=19530 :)
Bom, a matéria apresenta dados de 2003-2004, o que me leva a crer que a mesma tem cinco anos, pelo menos. E neste thread estão sendo debatidos dados atuais.
A matéria é de 2005, o que não torna os dados postados inverídicos.
Lábrea fica no sul do Amazonas, mas até onde eu sei o sul do Amazonas ainda é Amazonas, não é Rondônia. Essa associação que alguns amazonenses gostam de fazer entre o fato do maior desmatamento recente do Amazonas estar concentrado no sul do estado e este estar próximo de Rondônia não justifica de forma alguma
Mas não somos nós amazoneses, é o IBAMA.
O IBAMA é amazonense agora ? Bom para ele :lol:
Lábrea é do sul do Amazonas, fica no Amazonas. O que não impede que gente vindo de outros Estados o desmate. Como disse o Ibama:
''Estão envolvidos nas frentes de desmatamento em Lábrea, uma das áreas mais remotas do Amazonas - com florestas de cedro e mogno (espécies nobres de madeira) -, fazendeiros de gado de Rondônia e do Acre. Grileiros desses Estados foram identificados como os responsáveis pela falsificação de documentos das terras desmatadas, disse o gerente executivo do Ibama Henrique dos Santos Pereira''
gerente executivo do Ibama afirmou que, na época em que essa matéria foi escrita (que graças à falta do link da matéria, eu não sei de quando é, mas suponho que seja de 5 anos atrás)
Não seja por isso:
Se é que o desmatamento no Amazonas está sendo feito por pessoas que antes estavam desmatando em Rondônia, o fato é que essas pessoas deixaram de fazer isso em Rondônia e foram fazer isso no Amazonas por alguma razão. Talvez a atuação dos grileiros tenha se tornado mais difícil em Rondônia e eles estejam agora se dirigindo a novas "fronteiras" de desmatamento, locais onde ainda não há uma fiscalização tão rígida e intensa como a que vem sendo feita em Rondônia. Cabe ao estado do Amazonas lidar com o problema e resolve-lo, assim como Rondônia está fazendo há algum tempo, sem nunca ter tido o privilégio exclusivo dos subsídios tributários que são dados ao estado do Amazonas.
Então, seriam grileiros de outros Estados que estariam no sul do Amazonas.
E ainda bem que o Amazonas tem subsídios tributários, que tanto incomada os outros Estados :). Sem esses subsídios, o Amazonas estaria tão desmatado quanto outros Estados.
Como disse, foi uma rápida pesquisa no google, de um 5 minutos. Foi só jogar '' sul amazonas desmatamento'' que encontrei essa matéria.
Se não concorda ou discorda do Ibama, favor dirigir-se ao Ibama do seu Estado e protocolar petição em duas vias, em papel timbrado.
Não vou perder mais meu tempo com isso :)
Well_Rock November 17th, 2009, 09:22 PM BR, a data da reportagem é de Junho de 2005. É da Folha de São Paulo.
Quem respondeu foi o pai dos burros, o Google :D
Exato.
O mesmo buscador que vc usou para encontrar a notícia :lol:
BR 364 November 17th, 2009, 10:19 PM Não seja por isso.
Ah, agora sim, obrigado. :)
A matéria é de 2005, o que não torna os dados postados inverídicos.
Sim, com certeza. Se eu pegar uma matéria dos anos 50 dizendo que não existe desmatamento em Rondônia, ela também não será inverídica.
Mas não somos nós amazoneses, é o IBAMA.
O IBAMA é amazonense agora ? Bom para ele :lol:
Quando eu disse que alguns amazonenses gostam de fazer essa associação entre o fato do maior desmatamento recente do Amazonas estar concentrado no sul do estado e este estar próximo de Rondônia eu não me referia ao que o funcionário do Ibama disse, eu me referia ao que eu já li e ouvi muitos amazonenses dizendo.
O Ibama não é amazonense, até porque ele não é uma pessoa. Mas a pessoa que fez a afirmação pode ser amazonense sim. Não que isso seja relevante, é só pra lembrar que órgãos e entidades são feitos por pessoas, as quais tem as suas próprias preferências e convicções. E a afirmação foi feita por um funcionário, não foi um comunicado oficial do órgão.
Lábrea é do sul do Amazonas, fica no Amazonas. O que não impede que gente vindo de outros Estados o desmate. Como disse o Ibama:
''Estão envolvidos nas frentes de desmatamento em Lábrea, uma das áreas mais remotas do Amazonas - com florestas de cedro e mogno (espécies nobres de madeira) -, fazendeiros de gado de Rondônia e do Acre. Grileiros desses Estados foram identificados como os responsáveis pela falsificação de documentos das terras desmatadas, disse o gerente executivo do Ibama Henrique dos Santos Pereira''
Deixa ver se eu entendi, os fazendeiros são de Rondônia e Acre? Mas as fazendas deles estão onde? Se as fazendas desmatadas estão no Amazonas, então eles são fazendeiros do Amazonas, ora! O local de nascimento deles é o que menos importa. Agora o Amazonas vai se esquivar da responsabilidade que tem, atribuindo o desmatamento ocorrido dentro de seu próprio estado aos estados vizinhos? O desmatamento que acontece no Amazonas é desmatamento do Amazonas. O Amazonas que cuide de suas florestas.
Rondônia recebeu milhares de imigrantes do Brasil inteiro (inclusive do Amazonas) e aqui nós nunca tivemos essa preocupação de saber de onde são as pessoas que trouxeram seus problemas pra cá (sejam eles ambientais, sócio-econômicos, etc) pra jogar a culpa neles, pelo contrário, sempre assumimos esses problemas como sendo problemas do estado.
Não seja por isso.
Ah, agora sim, obrigado. :)
(Tive uma sensação de deja vu agora... :D)
E ainda bem que o Amazonas tem subsídios tributário, que tanto incomada os outros Estados :). Sem esses subsídios, o Amazonas estaria tão desmatados quanto outros Estados.
Com certeza, se os outros estados também tivessem suas zonas francas, estariam muito mais preservados. E é justamente essa diferença de tratamento que incomoda, não os subsídios. Se bem que eu prefiro um desenvolvimento sem nenhum tipo de dependência por parte do governo federal. Mas ver algumas pessoas se vangloriando de algo que lhes foi dado e não foi dado aos outros às vezes cansa.
Rondon November 17th, 2009, 10:51 PM ^^ BR, algumas vezes eu sou meio lento em entender... sou meio novinho...
O problema do desmatamento então é de responsabilidade única e exclusivamente de onde está acontecendo o desmatamento, certo?
Importa da onde são os desmatadores? Isso vai alterar em alguma coisa?
Se um grileiro de São Paulo resolve desmatar o Amazonas, a culpa do desmatamento é do Estado de São Paulo?
Já li, por exemplo, que existem vários empresários de São Paulo que tem fazendas (e desmatam) no Amazonas.
aspamdf November 19th, 2009, 07:46 PM O desmatamento no sudeste do Estado do Amazonas ocorre porque estrategicamente a região é mais propícia para o escoamento da madeira.
Querer colocar a culpa em outros Estados é piada.
RobertoBarrich26 November 19th, 2009, 09:48 PM Amazônia tem menor desmatamento desde 1988, Inpe registrou 7 mil km² de devastação
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7 mil quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento em 1988.
O número, que superou as expectativas do governo – que previa 9 mil km² – foi divulgado hoje (12) pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara. “É uma queda substancial. De longe a menor [taxa] desde que o Inpe começou a observação”, afirmou durante apresentação dos dados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores de estados da Amazônia.
A taxa é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 km².
Em relação ao período anterior (agosto de 2007 a julho de 2008), quando o desmatamento atingiu 12,9 km², a queda foi de 45%.
“É um momento de muita alegria constatar que o esforço da sociedade brasileira de conter o desmatamento da Amazônia chegou a um nível muito satisfatório”, afirmou Câmara.
O Inpe registrou queda em quase todos os estados da Amazônia. Em Mato Grosso e no Pará, tradicionalmente líderes dos rankings de desmatamento mensais, a queda foi de 65% e 35%, respectivamente. Em Rondônia, a queda foi de 55%.
Apesar da redução, o Pará foi o estado que mais desmatou no período, com 3.680 km², seguido por Mato Grosso, com 1.047 km² , e pelo Maranhão, com 980 km² a menos de florestas.
De acordo com o Inpe, a margem de erro da estimativa anual de desmatamento é de 10%, ou seja, pode resultar em uma variação de 700 km² para ou mais ou para menos quando os dados forem consolidados.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/11/12/materia.2009-11-12.2207783343/view
--------------------------------------------------
Área desmatada entre agosto de 2008 e julho de 2009, por estado:
Pará: 3.687 km²
Mato Grosso: 1.047 km²
Maranhão: 980 km²
Rondônia: 505 km²
Amazonas: 406 km²
Acre: 211 km²
Roraima: 116 km²
Tocantins: 56 km²
Amapá: 0 km²
Percentual de redução em relação a 2004:
Amapá: 100,0%
Mato Grosso: 91,1%
Rondônia: 86,9%
Acre: 71,0%
Amazonas: 67,0%
Tocantins: 64,6%
Roraima: 62,7%
Pará: 56,7%
Maranhão: Crescimento de 29,8%
Amazônia Legal: 74,4%
Fonte: http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2009.htm
Incrível como o MT e RO (tidos como os vilões do desmatamento, queimada, avanço da agricultura e sei lá mais o q) abaixaram os índices de desmatamento desde 2004... mas o dado mais interessante é que nesse período ambos estados tiveram crescimento econômico relativamente grandes...
Ou seja, tecnologia, diversificação da economia e sustentabilidade... essas coisas ninguém vê, ninguém faz reportagem, ninguém divulga como exemplo... mas qdo tem derrubada de uma única árvore vira aquele alvoroço todo... :ohno::ohno::ohno::ohno:
|
|