View Full Version : Reformas de concelhos urbanos

Portogaia
November 30th, 2009, 10:34 AM
Segundo este ranking de municipios mais populosos da Europa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Largest_cities_of_the_European_Union_by_population_within_city_limits

Lisboa está atrás de Sevilla, Zaragoza ou Málaga.
O Porto nem sai no ranking por detrás de cidades como Córdova.

Os municipios urbanos portugueses actuais sao totalmente irreais.

Querem apresentar propostas para estas duas áreas urbanas e/ou outras?

Barragon
November 30th, 2009, 01:45 PM
Nos US acontece o mesmo.

Portogaia
November 30th, 2009, 10:44 PM
felizmente nao somos eua....
agora se sim, temos as administraçoes adequadas que consigam gerir as aglomeraçoes que verdadeiramente existem? É a velha questao ... nao existe um poder politico para as actuais aglomeraçoes urbanas. Existem sim para freguesias e concelhos, portanto na minha opiniao os concelhos urbanos deveriam aumentar de maneira adaptar-se as aglomeraçoes actuais e os actuais concelhos serem organizados en "freguesias" desse concelho. NAO TODO o concelho tem que ser cidade. O normal é que a cidade nao seja igual ao concelho, se bem que em portugal esta parece a normal para as grandes cidades.

exemplo:
porto cidade + matosinhos concelho + 3 freguesias que fazem a cidade de Gaia + aguas santas + ermesinde + rio tinto.

Concelho: tudo o anterior + o resto do concelho actual de gaia, concelho de espinho, o resto do concelho da maia, resto do concelho de gondomar, resto do concelho de valongo, Vila do conde ? Povoa?

é um exemplo apenas e sem grande detalhe.

E nao venham cá com as juntas metropolitanas pq eu como cidadao nao posso votar no presidente da junta metropolitana que gere a aglomeraçao onde vivo, portanto nao é o mesmo.

Arpels
December 1st, 2009, 12:03 AM
e se puderes votar na junta metropolitana em vez de no concelho:?

Portogaia
December 1st, 2009, 12:40 AM
falta dar nome à junta metropolitana, falta dar poderes e reconhecimento à junta - faze-lo seria converter a junta em uma gestora semelhante à municipal e para isso poderia passar a chamar-se de municipio....

Arpels
December 1st, 2009, 01:49 AM
como assim? poderes minimos e reconhecimento já tem, falta é os orgãos serem eleitos pelos eleitores e dar-lhe mais poder que ao municipio, claro que acabar com os municipios era a solução ideal, alguns, uma minoria até embarcavam, mas a maioria era uma guerra...

Sesnando
December 13th, 2009, 09:26 PM
edit

sjay
December 14th, 2009, 01:25 AM
na minha opinião não faz sentido nenhum votar nas juntas metropolitanas, nem faz nenhum sentido para um Portuense com os problemas de uma rua em Gaia. Votamos para questões locais, que nos dizem respeito onde moramos. Vão dizer que trabalham num concelho diferente. Tudo bem, então eu também deveria votar no concelho de Guimaraes. Neste caso faria sentido uma junta metropolitana que resolve-se o problema dos dois/quatro concelhos. Mas, não me interessa os problemas locais de Guimarães.
"nós" já votamos para as juntas metropolitanas, porque estão lá os nossos representantes. As juntas metropolitanas resolvem os problemas macro-locais (não gostei muito da palavra), não faz sentido votarmos para elas. Elas deveriam era ter mais poderes

Já agora, quem vota para Tokio?

Se já assim é complicado gerir um concelho ainda querem complicar mais os trabalhos às câmaras

Sesnando
December 14th, 2009, 04:30 AM
edit

Portogaia
December 15th, 2009, 12:25 AM
na minha opinião não faz sentido nenhum votar nas juntas metropolitanas, nem faz nenhum sentido para um Portuense com os problemas de uma rua em Gaia. Votamos para questões locais, que nos dizem respeito onde moramos. Vão dizer que trabalham num concelho diferente. Tudo bem, então eu também deveria votar no concelho de Guimaraes. Neste caso faria sentido uma junta metropolitana que resolve-se o problema dos dois/quatro concelhos. Mas, não me interessa os problemas locais de Guimarães.
"nós" já votamos para as juntas metropolitanas, porque estão lá os nossos representantes. As juntas metropolitanas resolvem os problemas macro-locais (não gostei muito da palavra), não faz sentido votarmos para elas. Elas deveriam era ter mais poderes

Já agora, quem vota para Tokio?

Se já assim é complicado gerir um concelho ainda querem complicar mais os trabalhos às câmaras

Tu es uma pessoa a trabalhar em guimaraes que vive fora, ainda que fossem 1000 pessoas nao teria sentido.
Outra coisa é quando dependem de um nucleo e da sua competencia milhares de pessoas e nao possam votar para que ai estejam os seus representantes.
Aparte nao se trata de que um portuense possa preocupar-se com as ruas de Gaia. Trata-se que uma entidade comum possa gerir interesses e projectos comuns com uma mesma voz para uma necesidade de uma populaçao comum que vive actualmente em territorios politicos separados.

Neste momento dependem da competencia turistica, cultural e económica do Porto muitos outros "nao portuenses" que nao só nao vivem no Porto como se calhar nem trabalham no Porto.

O problema nao e o buraco na rua, sao a falta de investimentos e o excesso de burocrácia actual devido à organizaçao territorial que temos. Se assim fosse pq todas as cidades da europa actualizaram fronteiras e nós continuamos com as mesmas cidades de antes da industrializaçao? Porque temos uma povoaçao dispersa sem coesao de transportes e meios públicos comuns a habitantes que residem em um mesmo nucleo urbano?
Tokio é uma cidade consolidada, nao estou a dizer que penafiel seja parte do Porto como cidade, agora gaia é lógico que sim. Além disso nao é o mesmo falar de uma cidade que tem 3 vezes a populaçao de portugal que falar de uma como o porto que com certeza teria capacidade para gerir uma regiao de quase um milhao de habitantes em uma só voz.

Se achas que uma gestao individual é eficiente coloca uma povoaçao X que diste 200 metros de uma povoaçao Y - conectá-las com uma única estrada que é responsabilidade de ambos e por muito eficaz que sejam as gestoes essa estrada será a que em pior estado estará entre as duas aldeias. Agora amplia o problema a outros aspectos.

Portogaia
December 15th, 2009, 12:27 AM
Alguns problemas do Porto podem, a meu ver, vir a atenuar-se em caso de emancipação de alguns pedaços de território que se encontram neste momento um pouco à deriva.

Faz falta um estudo de optimização administrativa da totalidade da área metropolitana, do qual poderiam sair indicações sobre as novas entidades municipais que seriam criadas.

Explica-te! :)

sjay
December 15th, 2009, 01:06 AM
Essa entidade deve existir e sim são as juntas metropolitanas, se calhar com mais poderes. O que eu acho é que não devemos votar directamente nelas.

com o exemplo de Guimaraes quis apenas mostras que eles tem um conjunto de problemas que não devo ser eu a julga-los.

Portvscalem
December 16th, 2009, 08:12 PM
Não.

A area metropolitana do Porto tem realidades distintas e não correspondem a municipios distintos.

Mas sim aos problemas da Cidade aglomeração do Porto. Que passam pelo urbanismo, transportes (urbanos, como metro ou autocarros, e basta olhar para gaia para perceber que não se encara o problema de uma forma além de municipal), infraestruturas, turismo, e sei lá que mais.

E das zonas suburbanas e mais além. Consolidar redes de cidade com Feira-S.joão da madeira-oliveira de azemeis... Ligar essa zona à cidade aglomeração. Ferrovia pesada ( e não metro), alguns equipamentos com ambito regional. promover turismo rural, grandes parques urbanos. Evitar a dispersão da população. Investir em clusters industriais, se calhar.

Depois os semáforos e caixotes do lixo teriam de ficar a cargo de uma sub-divisão "bairro" por a cidade aglomeração do Porto ser grande. No restante território cada câmara continua a tratar dos assuntos.

A divisão por bairros, por forma a gerir um cidade grande é aplicada sobremaneira no mundo e na europa, e cidade com bairros também possuem areas metropolitanas. Não se deve misturar alhos e bugalhos.

arranjar a avenida da boavista, a circunvalação, ou criar um nova VL em Gaia ou a nova avenida do metro em gondomar, é tudo no mesmo saco. Criar a nova estrada para Arouca, por exemplo, é algo distinto.

Portvscalem
December 16th, 2009, 08:13 PM
e até cidades ibéricas possuem bairros... alguns bem pouco urbanizados...

Daniel_Portugal
December 17th, 2009, 07:25 PM
cock

Portvscalem
December 18th, 2009, 12:03 AM
Uma vez (cá vou eu) fiz uma proposta para novo municipio.

A area seria igual ao de Guimarães, a população creio que era cerca de 915.000

Em grande parte urbanizado, e com uma densidade quase igual ao actual municipio do Porto, acima de 4.000 hab. km2, se não estou em erro. E tal representa o dobro de muitas cidades europeias. Por exemplo é uma densidade pouco menor que a da cidade de Sevilla ( mas muito mais povoada).

Era um território com fronteiras mais ou menos equidistantes ao rio douro, o centro.

E permitia uma divisão por bairros, que tb propûs. E era feito por fusão de freguesias...

Apesar de tudo isso possui mais que terrenos suficientes para aguentar com todo o crescimento populacional da cidade por muitos e longos anos...

Portogaia
December 20th, 2009, 03:25 PM
Portv
porque nao fazes um quote dessa proposta e actualizamos este thread com ela?

No porto no natal? como te vai?

Sesnando
December 21st, 2009, 02:38 AM
edit

Portogaia
December 21st, 2009, 09:40 AM
Obrigado Sesnando. Nao te odeio! Nao te conheço.

Este thread nao vinha com o intuito da fusao de Porto e Gaia mas sim com o intuito de discutirmos a fusao de alguns concelhos urbanos em geral sejam no porto sejam em lisboa sejam aqueles que os foristas vissem como convenientes.
Mas se estás cansado nao importa! Nao participes!

ah e que eu recorde só abri um thread sobre esse assunto que foi o de PORTOGAIA o meu primeiro thread no forum.

Sesnando
January 16th, 2010, 11:17 AM
edit

Portvscalem
January 16th, 2010, 07:48 PM
Sesnado, existindo uma estrutura intermédia, tb és contra fusão de municipios?

Imagina bairros grandes, que funcionem como mini-municipios. com no máximo 100.000 habitantes. Na minha imaginação, idealizei um porto alargado, com 13 bairros... que abrange Menos, que os 5 !!!! municipios centrais...

De 5 para 13... no fundo, acabas por ter política mais próxima da população, e o municipio não fica sobre carregado... mas tb por esta cidade, ser isso, uma cidade,tem mais sentido uma cãmara para resolver os problemas, que uma junta metropolitana, que terá municipios maiores, mais difíceis de gerir, e que possui realidades muitíssimo mais diversas, que a cidade aglomeração. Lembremo-nos que a junta até reservas naturais tem de gerir, é um organismo mais regional... e precisa-se de mais articulação no ambiente estricatamente urbano.

sem falar no marketing etc....

Nem vale a pena saír da peninsula ibérica, nem sequer ir a super cidades... Barcelona, ou Sevilla, possuem Distritos, e dentro desses freguesias... é só passar para cá o modelo. e claro, para isso é preciso um municipio maior e mais adequado à cidade física.

e numa cidade policêntrica como a cidade aglomeração do porto, parece-me um sistema de facto bom. E bem, creio que é dos sistemas mais aplicados europa fora... não estamos a inventar nada...

Sesnando
January 16th, 2010, 11:20 PM
edit

sotavento
January 27th, 2010, 07:15 AM
Sou a favor da extinção do conceito de Cidade-Vila-Aldeia-Municipio-Freguesia e recriação do mapa quase quase a partir do zero.

Criam-se as tais regiões plano (NUTS3?)

Sendo claro uma a AML e outra a AMP ... cof cof cof

Depois separam-se as terreolas uma a uma e se forem parte duma metropole viram BAIRROS da dita area metropolitana , se forem terras isoladas viram Cidade/Vila (dependendo do tamanho , cidades >20/50 mil?) ou se forem povoamento disperso cria-se uma "freguesia (rural)"

Exemplos:

Area metropolitana do Porto
- Todo o nucleo Urbano desde o topo norte do AFSC até a sul de Espinho ???
- procede-se ao desenvolvimento urbanistico e á integração de TUDO de uma forma totalmente integrada ...
- as Cidades e Vilas passam a se-lo só para "show off" ... vira tudo BAIRRO xpto da AMP.

Procede-se de forma similar para as sub.regiões do Tamega , Sousa , Cavado , Ave , Lima e afins ... SE quiserem viram AM.xpto ... senão ficam integrados na região plano "norte" ...

Já em T-os-M a coisa é mais complicado ... pega-se nas aldeias e cada uma vira "municipio" isolado desde que não esteja na area de influencia (algo como distancias inferiores a 5km?) de uma cidade grande.

sotavento
January 27th, 2010, 07:16 AM
Sou a favor da extinção do conceito de Cidade-Vila-Aldeia-Municipio-Freguesia e recriação do mapa quase quase a partir do zero.

Criam-se as tais regiões plano (NUTS3?)

Sendo claro uma a AML e outra a AMP ... cof cof cof

Depois separam-se as terreolas uma a uma e se forem parte duma metropole viram BAIRROS da dita area metropolitana , se forem terras isoladas viram Cidade/Vila (dependendo do tamanho , cidades >20/50 mil?) ou se forem povoamento disperso cria-se uma "freguesia (rural)"

Exemplos:

Area metropolitana do Porto
- Todo o nucleo Urbano desde o topo norte do AFSC até a sul de Espinho ???
- procede-se ao desenvolvimento urbanistico e á integração de TUDO de uma forma totalmente integrada ...
- as Cidades e Vilas passam a se-lo só para "show off" ... vira tudo BAIRRO xpto da AMP.

Procede-se de forma similar para as sub.regiões do Tamega , Sousa , Cavado , Ave , Lima e afins ... SE quiserem viram AM.xpto ... senão ficam integrados na região plano "norte" ...

Já em T-os-M a coisa é mais complicado ... pega-se nas aldeias e cada uma vira "municipio" isolado desde que não esteja na area de influencia (algo como distancias inferiores a 5km?) de uma cidade grande.

E agora vem a melhor parte ... atribuição de "quotas" para funcionarios dos municipios ... X eleitos e Y funcionarios publicos por cada 1000 habitantes. :cheers: