View Full Version : Freguesias com menos de 100 habitantes

Miguel_Arq
January 5th, 2010, 09:52 PM
http://img340.imageshack.us/img340/1469/freguesiasmenos100cpia.jpg

http://img811.imageshack.us/img811/64/freg1.jpg

http://img51.imageshack.us/img51/712/freguesiasmenos1000001.jpg

Aqui deixo a lista das freguesias portuguesas com menos de 100 habitantes, dados dos censos de 2001.

Miguel_Arq
January 5th, 2010, 09:53 PM
Deve haver aqui freguesias onde os membros da Junta e Assembleia de Freguesia são metade da população local! :lol:

Miguel_Arq
January 5th, 2010, 09:59 PM
Curiosamente, Bigorne (a freguesia menos populosa de Portugal) tem excelentes acessibilidades!

O aterro sanitário foi mesmo construido. Lembro-me de ter visto na televisão há uns anos atrás, manifestações da população contra a instalação do aterro.
Ironia do destino, se não houvesse o aterro, certamente Bigorne não teria um acesso directo à A24.

http://img340.imageshack.us/img340/7453/bigorne.jpg

AG239
January 5th, 2010, 11:43 PM
Excelente thread! :applause:

É a triste realidade da desertificação do interior norte do país, apesar de na lista haver algumas (poucas) freguesias mais próximas do litoral. E se os dados são dos censos de 2001, certamente haverá outras freguesias a juntar a esta lista, sendo que as que aqui estão deverão ter menos população.

Deve haver aqui freguesias onde os membros da Junta e Assembleia de Freguesia são metade da população local! :lol:

Nas últimas autárquicas fizeram uma reportagem de uma destas freguesias (não me lembro qual), onde a votação para a junta era feita de braço no ar pelos eleitores! :)

Barragon
January 5th, 2010, 11:52 PM
Eu fiz uma lista não sei onde das freguesias com menos de 150 habitantes.

Miguel_Arq
January 5th, 2010, 11:58 PM

Não vi... :dunno:

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 12:01 AM
É a triste realidade da desertificação do interior norte do país, apesar de na lista haver algumas (poucas) freguesias mais próximas do litoral. :

As freguesias Minhotas que estão, o baixo número de habitantes, deve-se principalmente à pequena dimensão das mesmas e não tanto à desertificação.

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 12:01 AM
Excelente thread! :applause:

Obrigado! :)

Barragon
January 6th, 2010, 12:04 AM
Não me recordo onde :bash: que merdum

Excelente trabalho Miguel vamos lá ver como irá ser a evolução das mesmas em 2011 :D

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 12:07 AM
Não faz o mínimo sentido manter-se a todo o custo freguesias com esta população. É so tachos...

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 12:08 AM

Excelente trabalho Miguel vamos lá ver como irá ser a evolução das mesmas em 2011 :D

Pois. Teremos que aguardar pelos próximos sensos, perdão censos! :D

P85P
January 6th, 2010, 01:37 AM
:cheers:

Obg Miguel ;)

Viriatuus
January 6th, 2010, 02:50 AM
Tachos, Miguel? Que tachos?

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 02:57 AM
Tachos, Miguel? Que tachos?

Estava a referir-me aos Presidentes de Junta e respectivos membros da Junta e Assembleia de Freguesia.
Não se justifica pagar salários a um grupo de pessoas (não sei ao certo quantas) para governar uma freguesia cuja população não chega sequer à centena de pessoas.

rcalmeida
January 6th, 2010, 03:02 AM

também me lembro,mas onde já nao sei :bash:

É melhor não pensar nesses censos,essas freguesias devem ter descido bastante :(

rcalmeida
January 6th, 2010, 03:03 AM
Miguel óptimo trabalho :applause:

Boa concepção gráfica mas enganaste-te em vez de Mosteiro escreveste Mosteiron.

Mas aqui a malta perdoa ;)

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 03:05 AM

Eu não escrevi... Retirei assim da tabela. Também achei o nome esquisito mas como é nos Açores... :D

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 03:08 AM
rcalmeira, de facto chama-se Mosteiro. Confirmei agora no google earth. Amanhã corrijo! ;)

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 03:48 AM

Já alterei.

AG239
January 6th, 2010, 12:02 PM
Estava a referir-me aos Presidentes de Junta e respectivos membros da Junta e Assembleia de Freguesia.
Não se justifica pagar salários a um grupo de pessoas (não sei ao certo quantas) para governar uma freguesia cuja população não chega sequer à centena de pessoas.

Sem ter certezas absolutas, penso que apenas os eleitos locais em regime de exclusividade são remunerados. Em freguesias pequenas a exclusividade não faz sentido porque não haverá actividades que o justifiquem.

Estou-me a lembrar da freguesia natal da minha mulher, no concelho de Alvaiázere e que tem mais de 100 habitantes, onde uma certa vez foi necessário procurar o presidente da junta e o homem andava pelas aldeias das redondezas a lavrar a terra com o seu tractor...:lol:

AG239
January 6th, 2010, 12:07 PM
As freguesias Minhotas que estão, o baixo número de habitantes, deve-se principalmente à pequena dimensão das mesmas e não tanto à desertificação.

Sim, era isso que queria dizer...a pequena dimensão associada à baixa população justificam a integração numa freguesia maior ou a fusão de freguesias.

emarques
January 6th, 2010, 02:06 PM
A vantagem de algumas destas freguesias é que podem fazer excursões com a população toda fretando só um autocarro. :D

costa
January 6th, 2010, 02:26 PM
Estou-me a lembrar da freguesia natal da minha mulher, no concelho de Alvaiázere e que tem mais de 100 habitantes, onde uma certa vez foi necessário procurar o presidente da junta e o homem andava pelas aldeias das redondezas a lavrar a terra com o seu tractor...:lol:

Onde está a piada? :dunno:

daniel322
January 6th, 2010, 02:30 PM
São poucas as freguesias em que ser presidente da Junta é um trabalho a tempo inteiro....

AG239
January 6th, 2010, 02:42 PM
Onde está a piada? :dunno:

Não é piada nenhuma, só dei esse exemplo para ilustrar um eleito local que tem uma actividade perfeitamente idêntica à dos seus fregueses. Para contrariar a ideia de que os autarcas têm apenas tachos...

Ou, se preferires, a piada fomos nós atrás do tractor para falar com o homem! :lol:

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 03:45 PM
São poucas as freguesias em que ser presidente da Junta é um trabalho a tempo inteiro....

Sim, mas mesmo os que exercem só em part-time têm direito a remuneração.

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 03:46 PM
A vantagem de algumas destas freguesias é que podem fazer excursões com a população toda fretando só um autocarro. :D

Há que promover o convívio!
Em vários autocarros não tinha piada. :D

daniel322
January 6th, 2010, 04:01 PM
Sim, mas mesmo os que exercem só em part-time têm direito a remuneração.
eu sei, só estava a querer referir que nas freguesias médias e pequenas o cargo de presidente não é relevante, nem financeiramente nem socialmente, muitas vezes é apenas um part-time de duas ou três vezes por semana..

Sky11
January 6th, 2010, 04:52 PM
Não me recordo onde :bash: que merdumUsa o search.
És novo por aqui, não és?

Afonso Miguel
January 6th, 2010, 05:46 PM
Sim, era isso que queria dizer...a pequena dimensão associada à baixa população justificam a integração numa freguesia maior ou a fusão de freguesias.

Penso que isso seria desastroso para as populações das freguesias extintas. Hoje, nas pequenas aldeias, as Juntas de Freguesia têm uma importância enorme para as populações. Importância essa que nem passa pela cabeça das pessoas que moram em grandes cidades e, naturalmente, pouco precisam da Junta de Freguesia.

A extinguirem-se freguesias, penso que isso deveria fazer-se nas cidades, principalmente em Lisboa e Porto. Se uma pessoa do Castelo, em Lisboa, ou da Sé, no Porto, passar a ter os serviços um pouco mais longe de casa, mesmo que não tenha transporte próprio, apanha um autocarro e rapidamente e com poucos custos percorre a cidade toda. Já nas pequenas aldeias, em que a maioria da população não tem transporte próprio e as povoações distam vários quilómetros umas das outras, como não há transportes, as pessoas ficariam completamente abandonadas!

Nas pequenas aldeias as JF's são o pólo dinamizador da população, um serviço de proximidade, o único existente. Se as extinguirmos, é a extinção também das respectivas aldeias. Extinguir freguesias não seria muito relevante em termos de redução da despesa (o trabalho é mais voluntário que outra coisa), e seria promover a desertificação, o abandono completo de muitas aldeias pelo país fora que, talvez por ainda terem uma certa voz autárquica, ainda não têm população 0.

AG239
January 6th, 2010, 05:59 PM
^^ Percebo o teu ponto de vista e até concordo genericamente. Mas uma aldeia não é uma freguesia. Há aldeias que ficam afastadas das sedes de freguesia e o problema permanece o mesmo.

A sugestão de fusão de freguesias era para as pequenas minhotas, quer em tamanho, quer em população. Não para as pequenas em população mas grandes e dispersas beirãs e transmontanas, onde a desertificação mais se verifica.

AZT2009
January 6th, 2010, 08:16 PM

Isso vai depender sempre da distancia entre a freguesia a fundir e a sede da freguesia a que vai pertencer.
Essas freguesias pequenas só têm dinheiro para remedar buracos na rua e desentupir sarjetas ou valetas.
Porque o seu finaciamento é feito pelos habitantes que tem.
O modo de finaciar as freguesias e os concelhos devido ao número de habitantes que possuiem devia de ser abadonado.

Deviam de ser financiadas em funsão da area do território que abragem.

6oncalo
January 6th, 2010, 09:02 PM
depois tinhas espaços gigantes onde não vive ninguém com imenso dinheiro e sitios bastante populosos com pouco dinheiro.
tem de ser feita alguma mistura de vários critérios sim, para que espaços com pouca gente não caiam na desertificação e onde vive a maior parte da população sofra de fundos insuficientes.
e o dinheiro que alguém paga em impostos ao concelho seria distribuido para outro concelho? como é o caso do IMI.

Afonso Miguel
January 6th, 2010, 09:15 PM
^^ Percebo o teu ponto de vista e até concordo genericamente. Mas uma aldeia não é uma freguesia. Há aldeias que ficam afastadas das sedes de freguesia e o problema permanece o mesmo.

A sugestão de fusão de freguesias era para as pequenas minhotas, quer em tamanho, quer em população. Não para as pequenas em população mas grandes e dispersas beirãs e transmontanas, onde a desertificação mais se verifica.

Nessas pequenas freguesias minhotas, até sou capaz de concordar. Mas só nos casos em que temos uma divisão paroquial do território, do tipo Sta Maria de ____ + São João de _____ + Santo António de ____. E nas freguesias urbanas, penso que já se devia ter feito há muito. Porque é que os concelhos do Porto e Lisboa, nas baixas, têm tantas freguesias, quando os transportes são tão fáceis? Nos outros casos, temos que preservar a identidade de cada terra. Não se chega ao concelho de Paços de Ferreira, por exemplo, e se acaba com Codessos e Modelos só porque são as freguesias mais pequenas! E as identidades seculares?

depois tinhas espaços gigantes onde não vive ninguém com imenso dinheiro e sitios bastante populosos com pouco dinheiro.
tem de ser feita alguma mistura de vários critérios sim, para que espaços com pouca gente não caiam na desertificação e onde vive a maior parte da população sofra de fundos insuficientes.
e o dinheiro que alguém paga em impostos ao concelho seria distribuido para outro concelho? como é o caso do IMI.

Pois! Tem de haver equilíbrio. Neste momento, as autarquias do Interior têm que gerir grandes áreas com pouco dinheiro. Gastam mais em manutenção de estradas, água e saneamento, infra-estruturas e iluminação pública, por exemplo, e têm muito menos dinheiro! A população não é tudo!

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 11:51 PM

Seria completamente injusto atribuir-se o dinheiro a uma freguesia em função da sua área.
Falando de freguesias transmontanas, que eu conheço bastante bem, de facto elas possuem grandes áreas mas apenas um pequeno aglomerado está habitado. Todo o restante território é ocupado por olivais ou outras áreas de cultivo.
Agora compara essa freguesia com uma freguesia urbana com 1/4 da dimensão. A freguesia urbana deveria receber 1/4 do dinheiro, mesmo tendo uma população muito superior e mesmo tendo mais quilómetros de arruamentos para fazer a manutenção? Impossível sequer pensar em tal ideia, até porque se sabe que há freguesias no Alentejo com menos de 1000 habitantes que têm áreas superiores a concelhos do litoral com mais de 100.000 habitantes.

Miguel_Arq
January 6th, 2010, 11:56 PM
Pois! Tem de haver equilíbrio. Neste momento, as autarquias do Interior têm que gerir grandes áreas com pouco dinheiro. Gastam mais em manutenção de estradas, água e saneamento, infra-estruturas e iluminação pública, por exemplo, e têm muito menos dinheiro! A população não é tudo!

Concordo. Tem que haver um equilibrio entre a população residente e a área que ocupam. Mas já é mais ou menos assim que funciona. Os concelhos do Alentejo recebem mais dinheiro per capita do que os concelhos populosos do litoral, precisamente porque têm áreas supeiores, mesmo sendo menos populosos.

Barragon
January 6th, 2010, 11:57 PM
Usa o search.
És novo por aqui, não és?

Já tentei :cry:

Miguel_Arq
January 7th, 2010, 12:00 AM
Já tentei :cry:

:hug:

AG239
January 7th, 2010, 12:05 AM
Isso vai depender sempre da distancia entre a freguesia a fundir e a sede da freguesia a que vai pertencer.
Essas freguesias pequenas só têm dinheiro para remedar buracos na rua e desentupir sarjetas ou valetas.
Porque o seu finaciamento é feito pelos habitantes que tem.
O modo de finaciar as freguesias e os concelhos devido ao número de habitantes que possuiem devia de ser abadonado.

Se o que está em causa são duas freguesias pequenas, o que importa a distância à sede a que vai pertencer? Certamente não será muita. Além do mais, há muitas outras freguesias com aldeias dispersas e longe da sua sede.

Quanto ao financiamento com base no território, discordo completamente. O financiamento tem de ser com base nos habitantes, são eles que pagam impostos, são eles que necessitam dos serviços prestados pelos orgãos locais e centrais. Correriamos o risco de ter grandes freguesias com pouca população a receber mais que pequenas freguesias com mais população.

AG239
January 7th, 2010, 12:07 AM
Nessas pequenas freguesias minhotas, até sou capaz de concordar. Mas só nos casos em que temos uma divisão paroquial do território, do tipo Sta Maria de ____ + São João de _____ + Santo António de ____. E nas freguesias urbanas, penso que já se devia ter feito há muito. Porque é que os concelhos do Porto e Lisboa, nas baixas, têm tantas freguesias, quando os transportes são tão fáceis? Nos outros casos, temos que preservar a identidade de cada terra. Não se chega ao concelho de Paços de Ferreira, por exemplo, e se acaba com Codessos e Modelos só porque são as freguesias mais pequenas! E as identidades seculares?

Repara que estamos a falar de freguesias com menos de 100 habitantes, não de outras em concelhos urbanos mais populosos.

Afonso Miguel
January 7th, 2010, 06:40 PM
Repara que estamos a falar de freguesias com menos de 100 habitantes, não de outras em concelhos urbanos mais populosos.

Sim, eu sei, mas acho que era mais urgente reorganizar o mapa administrativo das nossas cidades, nomeadamente Porto e Lisboa, do que interferir em meio rural. As cidades portuguesas, administrativamente, estão uma confusão. Há freguesias só com uma rua ou com metade de um bairro. O concelho de Lisboa tem mais de 500 000 habitantes e tem freguesias com pouco mais de 300. Acho que nas cidades a divisão ainda é demasiado paroquial.:)

Barragon
January 7th, 2010, 09:31 PM
em termos de prioridade:

1. reorganizar as freguesias pequenas do CH de Lisboa ou Porto
2. reorganizar as freguesias com mais de 20.000 habitantes
3. reorganizar as freguesias com menos de 100 habitantes

AZT2009
January 9th, 2010, 01:31 PM
Seria completamente injusto atribuir-se o dinheiro a uma freguesia em função da sua área.
Falando de freguesias transmontanas, que eu conheço bastante bem, de facto elas possuem grandes áreas mas apenas um pequeno aglomerado está habitado. Todo o restante território é ocupado por olivais ou outras áreas de cultivo.
Agora compara essa freguesia com uma freguesia urbana com 1/4 da dimensão. A freguesia urbana deveria receber 1/4 do dinheiro, mesmo tendo uma população muito superior e mesmo tendo mais quilómetros de arruamentos para fazer a manutenção? Impossível sequer pensar em tal ideia, até porque se sabe que há freguesias no Alentejo com menos de 1000 habitantes que têm áreas superiores a concelhos do litoral com mais de 100.000 habitantes.

Muito facil no interior o critérito de finaciamento seria a area dos municipios e no litoral aplicava-se o critérito população.

Miguel_Arq
January 9th, 2010, 03:33 PM
Muito facil no interior o critérito de finaciamento seria a area dos municipios e no litoral aplicava-se o critérito população.

Não é assim tão simples. Tem que haver uma conjugação de vários critérios.

Barragon
January 12th, 2010, 08:06 PM
Já encontrei :lol: grande trabalheira!

Fiz com menos de 140 porque penso que com 100 habitantes continua a não ser grande o suf.

Segundo o Censos 2001
Freguesias com menos de 140 habitantes

Distrito de Viseu - 16

Lamego:
Bigorne - 39
Meijinhos - 104
Melcões - 126
Pretarouca - 103

Armamar:
Coura - 65
Goujuim - 102

Moimenta da Beira:
Paradinha - 133
Segões - 114

Mortágua:
Almaça - 95

Penalva do Castelo:
Mareco - 128

Resende:
Feirão - 131

SJ Pesqueira:
Pereiros - 118

Sátão:
Forles - 93

Sernancelhe:
Macieira - 117

Tabuaço:
Granjinha - 52
Santa Leocádia - 132

Distrito da Guarda - 46

Almeida:
Ade - 98
Aldeia Nova - 53
Azinhal - 82
Cabreira - 77
Castelo Mendo - 134
Leomil - 134
Mesquitela - 58
Mido - 59
Monte Perobolço - 79
Naves - 101
Porto de Ovelha - 83
Senouras - 57
Vale de Coelha - 48

Figueira de Castelo Rodrigo:
Cinco Vilas - 103
Colmeal - 58
Escarigo - 124
Vale de Afonsinhos - 122

Fornos de Algodres:
Fuinhas - 110
Vila Chã - 93

Gouveia:
Freixo da Serra - 138

Guarda:
Avelâs de Ambom - 91
Carvalhal Meão - 67
Gagos - 134
Monte Margarida - 44
Pero Soares - 89
Ribeira dos Carinhos - 136
Rocamondo - 110
Seixo Amarelo - 126
Vila Soeiro - 58

Mêda:
Carvalhal - 134
Pai Penela - 95

Pinhel:
Bogalhal - 68
Cidadelhe - 52
Póvoa D'El Rei - 74
Sorval - 88

Sabugal:
Badamalos - 99
Forcalhos - 108
Lomba - 74
Ruivós - 68
Ruvina - 127
Vale de Éguas - 48
Vale Longo - 68

Trancoso:
Feital - 80
Terrenho - 137

VNF Côa:
Murça - 135
Santo Amaro - 94

Distrito de Castelo Branco - 1

Idanha-a-Nova:
Idanha-a-Velha - 79

Distrito de Lisboa - 0

Zero/Nicles

Distrito de Setúbal - 0

Zero/Nicles

Distrito de Santarém - 0

Zero/Nicles

Distrito de Leiria - 0

Zero/Nicles

Distrito de Faro - 0

Zero/Nicles

Distrito de Coimbra - 2

Condeixa-a-Nova:
Bem da Fé - 117

Pampilhosa da Serra:
Vidual - 93

Distrito do Porto - 0

Zero/Nicles

Distrito de Aveiro - 1

Águeda:
Macieira de Alcoba - 110

Distrito de Braga - 4

Fafe:
Felgueiras - 135
Gontim - 127

Terras de Bouro:
Brufe - 57

Vila Verde:
Gondomar - 87

Distrito de Vila Real - 12

Alijó:
Amieiro - 104

Boticas:
Curros - 87

Chaves:
Bobadela - 124

Mondim de Basto:
Pardelhas - 109

Montalegre:
Contim - 100
Donões - 72
Fervidelas - 116
Fiães do Rio - 104
Meixide - 127
Pedroso - 119

Valpaços:
Nozelos - 122

VP Aguiar:
Parada de Monteiros - 101

Distrito de Bragança - 37

Alfândega da Fé:
Pombal - 127
Saldonha - 102
Sendim da Ribeira - 118
Sendim da Serra - 110
Vale Pereiro - 92
Vales - 70

Bragança:
Calvelhe - 137
Pombares - 59
Rio de Onor - 126

Carrazeda de Ansiães:
Ribalonga - 115

Macedo de Cavaleiros:
Burga - 88
Edroso - 131
Santa Combinha - 72
Soutelo Mourisco - 60
Vilarinho do Monte - 72

Miranda do Douro:
Cicouro - 105
Constantim - 117

Mirandela:
Avantos - 123
Freixeda - 115
Navalho - 130
Vila Boa - 118
Vila Verde - 100

Mogadouro:
Brunhozinho - 138
Castanheira - 102
Vilar de Rei - 99

Moncorvo:
Souto da Velha - 125

Vila Flor:
Carvalho de Egas - 132
Mourão - 139

Vinhais:
Alvaredos - 83
Fresulfe - 100
Mofreita - 44
Ousilhão - 135
Pinheiro Novo - 127
Santa Cruz - 72
São Jomil - 62
Soeira - 120
Travanca - 119

Distrito de Portalegre - 1

Avis:
Maranhão - 98

Distrito de Évora - 2

Estremoz:
Santo Estevão - 112
São Bento de Ana Loura - 46

Distrito de Beja - 1

Beja:
São Brissos - 101

AZT2009
January 12th, 2010, 08:46 PM
Não é assim tão simples. Tem que haver uma conjugação de vários critérios.

Claro que tem de haver.
Esqueci-me que fazem parte do interior alguns dos concelhos mais pequenos do país.

Barragon
May 7th, 2011, 03:55 PM
Miguel faltou um mapa com a localização das freguesias :)

AZT2009
May 7th, 2011, 04:02 PM
Porque é que a freguesia do coentral não aparece na lista de freguesias com menos de 140 habitantes?

Barragon
May 7th, 2011, 04:04 PM
porque tem 154

J.Silva
May 7th, 2011, 04:09 PM
Bom tabalho Barra!
Nunca pensei que Portugal tivesse tantas freguesias com menos gente do qualquer torre de Odivelas...lol

Ricardo_PT
May 7th, 2011, 06:25 PM
Bom tabalho Barra!
Nunca pensei que Portugal tivesse tantas freguesias com menos gente do qualquer torre de Odivelas...lol

Com sorte até o condominio de uma das torres governa melhor :lol:

AZT2009
May 7th, 2011, 07:11 PM
porque tem 154
2001.

Barragon
May 8th, 2011, 11:18 AM
é mesmo curioso ver que o meu prédio tem mais pessoas que Bigorne :lol: e todos se dão bem :lol:

Miguel_Arq
May 8th, 2011, 11:45 AM

Pois, mas o problema é que eu trabalho os mapas em autocad e não tenho uma base com os limites das freguesias (apenas dos concelhos). Mas vou ver o que consigo arranjar.

Barragon
May 8th, 2011, 02:02 PM
Ah, exactamente.

Ou então mete os concelhos com essas freguesias, metendo verde concelhos com 1 a 2, amarelo 3-5 e vermelho mais de 5.

sjay
May 8th, 2011, 02:54 PM
Acredito que haja freguesias de 500 habitantes (ou se calhar menos) que tem que continuar a existir, mas também há muitas de 1000 que podem ser fundidas. O importante é olhar caso a caso e perceber a dinâmica de cada uma dessas regiões e não fazer a coisa no papel, porque esse é o maior erro que tenho visto aqui. As freguesias tem de ser geridas de dentro e ao reorganiza-las tem de se conhecer bem essas realidades

Barragon
May 8th, 2011, 04:08 PM
correcto.

No interior uma freguesia com 500 pessoas pode ser a que tem mais movimento.

AZT2009
May 8th, 2011, 07:28 PM
Tem que se analisar caso a caso.

Miguel_Arq
June 15th, 2011, 06:46 PM

Cá está!

Freguesias com menos de 100 habitantes

http://img811.imageshack.us/img811/64/freg1.jpg

AZT2009
June 15th, 2011, 08:27 PM
em termos de prioridade:

1. reorganizar as freguesias pequenas do CH de Lisboa ou Porto
2. reorganizar as freguesias com mais de 20.000 habitantes
3. reorganizar as freguesias com menos de 100 habitantes

Reorganizar as capitais de Distrito devia ser logo a próxima prioridade.
Isto se houver alguma mal organizada ou que possa ficar melhor organizada.

Miguel_Arq
June 15th, 2011, 08:32 PM
Reorganizar as capitais de Distrito devia ser logo a próxima prioridade.
Isto se houver alguma mal organizada ou que possa ficar melhor organizada.

:lol:

Miguel_Arq
June 15th, 2011, 08:36 PM
Actualizei o primeiro post.