View Full Version : Freguesias com menos de 100 habitantes
Miguel_Arq January 5th, 2010, 09:52 PM http://img340.imageshack.us/img340/1469/freguesiasmenos100cpia.jpg
http://img811.imageshack.us/img811/64/freg1.jpg
http://img51.imageshack.us/img51/712/freguesiasmenos1000001.jpg
Aqui deixo a lista das freguesias portuguesas com menos de 100 habitantes, dados dos censos de 2001.
Miguel_Arq January 5th, 2010, 09:53 PM Deve haver aqui freguesias onde os membros da Junta e Assembleia de Freguesia são metade da população local! :lol:
Miguel_Arq January 5th, 2010, 09:59 PM Curiosamente, Bigorne (a freguesia menos populosa de Portugal) tem excelentes acessibilidades!
O aterro sanitário foi mesmo construido. Lembro-me de ter visto na televisão há uns anos atrás, manifestações da população contra a instalação do aterro.
Ironia do destino, se não houvesse o aterro, certamente Bigorne não teria um acesso directo à A24.
http://img340.imageshack.us/img340/7453/bigorne.jpg
AG239 January 5th, 2010, 11:43 PM Excelente thread! :applause:
É a triste realidade da desertificação do interior norte do país, apesar de na lista haver algumas (poucas) freguesias mais próximas do litoral. E se os dados são dos censos de 2001, certamente haverá outras freguesias a juntar a esta lista, sendo que as que aqui estão deverão ter menos população.
Deve haver aqui freguesias onde os membros da Junta e Assembleia de Freguesia são metade da população local! :lol:
Nas últimas autárquicas fizeram uma reportagem de uma destas freguesias (não me lembro qual), onde a votação para a junta era feita de braço no ar pelos eleitores! :)
Barragon January 5th, 2010, 11:52 PM Eu fiz uma lista não sei onde das freguesias com menos de 150 habitantes.
Miguel_Arq January 5th, 2010, 11:58 PM Eu fiz uma lista não sei onde das freguesias com menos de 150 habitantes.
Não vi... :dunno:
Miguel_Arq January 6th, 2010, 12:01 AM É a triste realidade da desertificação do interior norte do país, apesar de na lista haver algumas (poucas) freguesias mais próximas do litoral. :
As freguesias Minhotas que estão, o baixo número de habitantes, deve-se principalmente à pequena dimensão das mesmas e não tanto à desertificação.
Miguel_Arq January 6th, 2010, 12:01 AM Excelente thread! :applause:
Obrigado! :)
Barragon January 6th, 2010, 12:04 AM Não me recordo onde :bash: que merdum
Excelente trabalho Miguel vamos lá ver como irá ser a evolução das mesmas em 2011 :D
Miguel_Arq January 6th, 2010, 12:07 AM Não faz o mínimo sentido manter-se a todo o custo freguesias com esta população. É so tachos...
Miguel_Arq January 6th, 2010, 12:08 AM Não me recordo onde :bash: que merdum
Excelente trabalho Miguel vamos lá ver como irá ser a evolução das mesmas em 2011 :D
Pois. Teremos que aguardar pelos próximos sensos, perdão censos! :D
P85P January 6th, 2010, 01:37 AM :cheers:
Obg Miguel ;)
Viriatuus January 6th, 2010, 02:50 AM Tachos, Miguel? Que tachos?
Miguel_Arq January 6th, 2010, 02:57 AM Tachos, Miguel? Que tachos?
Estava a referir-me aos Presidentes de Junta e respectivos membros da Junta e Assembleia de Freguesia.
Não se justifica pagar salários a um grupo de pessoas (não sei ao certo quantas) para governar uma freguesia cuja população não chega sequer à centena de pessoas.
rcalmeida January 6th, 2010, 03:02 AM Não me recordo onde :bash: que merdum
Excelente trabalho Miguel vamos lá ver como irá ser a evolução das mesmas em 2011 :D
também me lembro,mas onde já nao sei :bash:
É melhor não pensar nesses censos,essas freguesias devem ter descido bastante :(
rcalmeida January 6th, 2010, 03:03 AM Miguel óptimo trabalho :applause:
Boa concepção gráfica mas enganaste-te em vez de Mosteiro escreveste Mosteiron.
Mas aqui a malta perdoa ;)
Miguel_Arq January 6th, 2010, 03:05 AM Miguel óptimo trabalho :applause:
Boa concepção gráfica mas enganaste-te em vez de Mosteiro escreveste Mosteiron.
Mas aqui a malta perdoa ;)
Eu não escrevi... Retirei assim da tabela. Também achei o nome esquisito mas como é nos Açores... :D
Miguel_Arq January 6th, 2010, 03:08 AM rcalmeira, de facto chama-se Mosteiro. Confirmei agora no google earth. Amanhã corrijo! ;)
Miguel_Arq January 6th, 2010, 03:48 AM Miguel óptimo trabalho :applause:
Boa concepção gráfica mas enganaste-te em vez de Mosteiro escreveste Mosteiron.
Mas aqui a malta perdoa ;)
Já alterei.
AG239 January 6th, 2010, 12:02 PM Estava a referir-me aos Presidentes de Junta e respectivos membros da Junta e Assembleia de Freguesia.
Não se justifica pagar salários a um grupo de pessoas (não sei ao certo quantas) para governar uma freguesia cuja população não chega sequer à centena de pessoas.
Sem ter certezas absolutas, penso que apenas os eleitos locais em regime de exclusividade são remunerados. Em freguesias pequenas a exclusividade não faz sentido porque não haverá actividades que o justifiquem.
Estou-me a lembrar da freguesia natal da minha mulher, no concelho de Alvaiázere e que tem mais de 100 habitantes, onde uma certa vez foi necessário procurar o presidente da junta e o homem andava pelas aldeias das redondezas a lavrar a terra com o seu tractor...:lol:
AG239 January 6th, 2010, 12:07 PM As freguesias Minhotas que estão, o baixo número de habitantes, deve-se principalmente à pequena dimensão das mesmas e não tanto à desertificação.
Sim, era isso que queria dizer...a pequena dimensão associada à baixa população justificam a integração numa freguesia maior ou a fusão de freguesias.
emarques January 6th, 2010, 02:06 PM A vantagem de algumas destas freguesias é que podem fazer excursões com a população toda fretando só um autocarro. :D
costa January 6th, 2010, 02:26 PM Estou-me a lembrar da freguesia natal da minha mulher, no concelho de Alvaiázere e que tem mais de 100 habitantes, onde uma certa vez foi necessário procurar o presidente da junta e o homem andava pelas aldeias das redondezas a lavrar a terra com o seu tractor...:lol:
Onde está a piada? :dunno:
daniel322 January 6th, 2010, 02:30 PM São poucas as freguesias em que ser presidente da Junta é um trabalho a tempo inteiro....
AG239 January 6th, 2010, 02:42 PM Onde está a piada? :dunno:
Não é piada nenhuma, só dei esse exemplo para ilustrar um eleito local que tem uma actividade perfeitamente idêntica à dos seus fregueses. Para contrariar a ideia de que os autarcas têm apenas tachos...
Ou, se preferires, a piada fomos nós atrás do tractor para falar com o homem! :lol:
Miguel_Arq January 6th, 2010, 03:45 PM São poucas as freguesias em que ser presidente da Junta é um trabalho a tempo inteiro....
Sim, mas mesmo os que exercem só em part-time têm direito a remuneração.
Miguel_Arq January 6th, 2010, 03:46 PM A vantagem de algumas destas freguesias é que podem fazer excursões com a população toda fretando só um autocarro. :D
Há que promover o convívio!
Em vários autocarros não tinha piada. :D
daniel322 January 6th, 2010, 04:01 PM Sim, mas mesmo os que exercem só em part-time têm direito a remuneração.
eu sei, só estava a querer referir que nas freguesias médias e pequenas o cargo de presidente não é relevante, nem financeiramente nem socialmente, muitas vezes é apenas um part-time de duas ou três vezes por semana..
Sky11 January 6th, 2010, 04:52 PM Eu fiz uma lista não sei onde das freguesias com menos de 150 habitantes.
Não me recordo onde :bash: que merdumUsa o search.
És novo por aqui, não és?
Afonso Miguel January 6th, 2010, 05:46 PM Sim, era isso que queria dizer...a pequena dimensão associada à baixa população justificam a integração numa freguesia maior ou a fusão de freguesias.
Penso que isso seria desastroso para as populações das freguesias extintas. Hoje, nas pequenas aldeias, as Juntas de Freguesia têm uma importância enorme para as populações. Importância essa que nem passa pela cabeça das pessoas que moram em grandes cidades e, naturalmente, pouco precisam da Junta de Freguesia.
A extinguirem-se freguesias, penso que isso deveria fazer-se nas cidades, principalmente em Lisboa e Porto. Se uma pessoa do Castelo, em Lisboa, ou da Sé, no Porto, passar a ter os serviços um pouco mais longe de casa, mesmo que não tenha transporte próprio, apanha um autocarro e rapidamente e com poucos custos percorre a cidade toda. Já nas pequenas aldeias, em que a maioria da população não tem transporte próprio e as povoações distam vários quilómetros umas das outras, como não há transportes, as pessoas ficariam completamente abandonadas!
Nas pequenas aldeias as JF's são o pólo dinamizador da população, um serviço de proximidade, o único existente. Se as extinguirmos, é a extinção também das respectivas aldeias. Extinguir freguesias não seria muito relevante em termos de redução da despesa (o trabalho é mais voluntário que outra coisa), e seria promover a desertificação, o abandono completo de muitas aldeias pelo país fora que, talvez por ainda terem uma certa voz autárquica, ainda não têm população 0.
AG239 January 6th, 2010, 05:59 PM ^^ Percebo o teu ponto de vista e até concordo genericamente. Mas uma aldeia não é uma freguesia. Há aldeias que ficam afastadas das sedes de freguesia e o problema permanece o mesmo.
A sugestão de fusão de freguesias era para as pequenas minhotas, quer em tamanho, quer em população. Não para as pequenas em população mas grandes e dispersas beirãs e transmontanas, onde a desertificação mais se verifica.
AZT2009 January 6th, 2010, 08:16 PM Sim, era isso que queria dizer...a pequena dimensão associada à baixa população justificam a integração numa freguesia maior ou a fusão de freguesias.
Isso vai depender sempre da distancia entre a freguesia a fundir e a sede da freguesia a que vai pertencer.
Essas freguesias pequenas só têm dinheiro para remedar buracos na rua e desentupir sarjetas ou valetas.
Porque o seu finaciamento é feito pelos habitantes que tem.
O modo de finaciar as freguesias e os concelhos devido ao número de habitantes que possuiem devia de ser abadonado.
Deviam de ser financiadas em funsão da area do território que abragem.
6oncalo January 6th, 2010, 09:02 PM depois tinhas espaços gigantes onde não vive ninguém com imenso dinheiro e sitios bastante populosos com pouco dinheiro.
tem de ser feita alguma mistura de vários critérios sim, para que espaços com pouca gente não caiam na desertificação e onde vive a maior parte da população sofra de fundos insuficientes.
e o dinheiro que alguém paga em impostos ao concelho seria distribuido para outro concelho? como é o caso do IMI.
Afonso Miguel January 6th, 2010, 09:15 PM ^^ Percebo o teu ponto de vista e até concordo genericamente. Mas uma aldeia não é uma freguesia. Há aldeias que ficam afastadas das sedes de freguesia e o problema permanece o mesmo.
A sugestão de fusão de freguesias era para as pequenas minhotas, quer em tamanho, quer em população. Não para as pequenas em população mas grandes e dispersas beirãs e transmontanas, onde a desertificação mais se verifica.
Nessas pequenas freguesias minhotas, até sou capaz de concordar. Mas só nos casos em que temos uma divisão paroquial do território, do tipo Sta Maria de ____ + São João de _____ + Santo António de ____. E nas freguesias urbanas, penso que já se devia ter feito há muito. Porque é que os concelhos do Porto e Lisboa, nas baixas, têm tantas freguesias, quando os transportes são tão fáceis? Nos outros casos, temos que preservar a identidade de cada terra. Não se chega ao concelho de Paços de Ferreira, por exemplo, e se acaba com Codessos e Modelos só porque são as freguesias mais pequenas! E as identidades seculares?
depois tinhas espaços gigantes onde não vive ninguém com imenso dinheiro e sitios bastante populosos com pouco dinheiro.
tem de ser feita alguma mistura de vários critérios sim, para que espaços com pouca gente não caiam na desertificação e onde vive a maior parte da população sofra de fundos insuficientes.
e o dinheiro que alguém paga em impostos ao concelho seria distribuido para outro concelho? como é o caso do IMI.
Pois! Tem de haver equilíbrio. Neste momento, as autarquias do Interior têm que gerir grandes áreas com pouco dinheiro. Gastam mais em manutenção de estradas, água e saneamento, infra-estruturas e iluminação pública, por exemplo, e têm muito menos dinheiro! A população não é tudo!
Miguel_Arq January 6th, 2010, 11:51 PM Deviam de ser financiadas em funsão da area do território que abragem.
Seria completamente injusto atribuir-se o dinheiro a uma freguesia em função da sua área.
Falando de freguesias transmontanas, que eu conheço bastante bem, de facto elas possuem grandes áreas mas apenas um pequeno aglomerado está habitado. Todo o restante território é ocupado por olivais ou outras áreas de cultivo.
Agora compara essa freguesia com uma freguesia urbana com 1/4 da dimensão. A freguesia urbana deveria receber 1/4 do dinheiro, mesmo tendo uma população muito superior e mesmo tendo mais quilómetros de arruamentos para fazer a manutenção? Impossível sequer pensar em tal ideia, até porque se sabe que há freguesias no Alentejo com menos de 1000 habitantes que têm áreas superiores a concelhos do litoral com mais de 100.000 habitantes.
Miguel_Arq January 6th, 2010, 11:56 PM Pois! Tem de haver equilíbrio. Neste momento, as autarquias do Interior têm que gerir grandes áreas com pouco dinheiro. Gastam mais em manutenção de estradas, água e saneamento, infra-estruturas e iluminação pública, por exemplo, e têm muito menos dinheiro! A população não é tudo!
Concordo. Tem que haver um equilibrio entre a população residente e a área que ocupam. Mas já é mais ou menos assim que funciona. Os concelhos do Alentejo recebem mais dinheiro per capita do que os concelhos populosos do litoral, precisamente porque têm áreas supeiores, mesmo sendo menos populosos.
Barragon January 6th, 2010, 11:57 PM Usa o search.
És novo por aqui, não és?
Já tentei :cry:
Miguel_Arq January 7th, 2010, 12:00 AM Já tentei :cry:
:hug:
AG239 January 7th, 2010, 12:05 AM Isso vai depender sempre da distancia entre a freguesia a fundir e a sede da freguesia a que vai pertencer.
Essas freguesias pequenas só têm dinheiro para remedar buracos na rua e desentupir sarjetas ou valetas.
Porque o seu finaciamento é feito pelos habitantes que tem.
O modo de finaciar as freguesias e os concelhos devido ao número de habitantes que possuiem devia de ser abadonado.
Deviam de ser financiadas em funsão da area do território que abragem.
Se o que está em causa são duas freguesias pequenas, o que importa a distância à sede a que vai pertencer? Certamente não será muita. Além do mais, há muitas outras freguesias com aldeias dispersas e longe da sua sede.
Quanto ao financiamento com base no território, discordo completamente. O financiamento tem de ser com base nos habitantes, são eles que pagam impostos, são eles que necessitam dos serviços prestados pelos orgãos locais e centrais. Correriamos o risco de ter grandes freguesias com pouca população a receber mais que pequenas freguesias com mais população.
AG239 January 7th, 2010, 12:07 AM Nessas pequenas freguesias minhotas, até sou capaz de concordar. Mas só nos casos em que temos uma divisão paroquial do território, do tipo Sta Maria de ____ + São João de _____ + Santo António de ____. E nas freguesias urbanas, penso que já se devia ter feito há muito. Porque é que os concelhos do Porto e Lisboa, nas baixas, têm tantas freguesias, quando os transportes são tão fáceis? Nos outros casos, temos que preservar a identidade de cada terra. Não se chega ao concelho de Paços de Ferreira, por exemplo, e se acaba com Codessos e Modelos só porque são as freguesias mais pequenas! E as identidades seculares?
Repara que estamos a falar de freguesias com menos de 100 habitantes, não de outras em concelhos urbanos mais populosos.
Afonso Miguel January 7th, 2010, 06:40 PM Repara que estamos a falar de freguesias com menos de 100 habitantes, não de outras em concelhos urbanos mais populosos.
Sim, eu sei, mas acho que era mais urgente reorganizar o mapa administrativo das nossas cidades, nomeadamente Porto e Lisboa, do que interferir em meio rural. As cidades portuguesas, administrativamente, estão uma confusão. Há freguesias só com uma rua ou com metade de um bairro. O concelho de Lisboa tem mais de 500 000 habitantes e tem freguesias com pouco mais de 300. Acho que nas cidades a divisão ainda é demasiado paroquial.:)
Barragon January 7th, 2010, 09:31 PM em termos de prioridade:
1. reorganizar as freguesias pequenas do CH de Lisboa ou Porto
2. reorganizar as freguesias com mais de 20.000 habitantes
3. reorganizar as freguesias com menos de 100 habitantes
AZT2009 January 9th, 2010, 01:31 PM Seria completamente injusto atribuir-se o dinheiro a uma freguesia em função da sua área.
Falando de freguesias transmontanas, que eu conheço bastante bem, de facto elas possuem grandes áreas mas apenas um pequeno aglomerado está habitado. Todo o restante território é ocupado por olivais ou outras áreas de cultivo.
Agora compara essa freguesia com uma freguesia urbana com 1/4 da dimensão. A freguesia urbana deveria receber 1/4 do dinheiro, mesmo tendo uma população muito superior e mesmo tendo mais quilómetros de arruamentos para fazer a manutenção? Impossível sequer pensar em tal ideia, até porque se sabe que há freguesias no Alentejo com menos de 1000 habitantes que têm áreas superiores a concelhos do litoral com mais de 100.000 habitantes.
Muito facil no interior o critérito de finaciamento seria a area dos municipios e no litoral aplicava-se o critérito população.
Miguel_Arq January 9th, 2010, 03:33 PM Muito facil no interior o critérito de finaciamento seria a area dos municipios e no litoral aplicava-se o critérito população.
Não é assim tão simples. Tem que haver uma conjugação de vários critérios.
Barragon January 12th, 2010, 08:06 PM Já encontrei :lol: grande trabalheira!
Fiz com menos de 140 porque penso que com 100 habitantes continua a não ser grande o suf.
Segundo o Censos 2001
Freguesias com menos de 140 habitantes
Distrito de Viseu - 16
Lamego:
Bigorne - 39
Meijinhos - 104
Melcões - 126
Pretarouca - 103
Armamar:
Coura - 65
Goujuim - 102
Moimenta da Beira:
Paradinha - 133
Segões - 114
Mortágua:
Almaça - 95
Penalva do Castelo:
Mareco - 128
Resende:
Feirão - 131
SJ Pesqueira:
Pereiros - 118
Sátão:
Forles - 93
Sernancelhe:
Macieira - 117
Tabuaço:
Granjinha - 52
Santa Leocádia - 132
Distrito da Guarda - 46
Almeida:
Ade - 98
Aldeia Nova - 53
Azinhal - 82
Cabreira - 77
Castelo Mendo - 134
Leomil - 134
Mesquitela - 58
Mido - 59
Monte Perobolço - 79
Naves - 101
Porto de Ovelha - 83
Senouras - 57
Vale de Coelha - 48
Figueira de Castelo Rodrigo:
Cinco Vilas - 103
Colmeal - 58
Escarigo - 124
Vale de Afonsinhos - 122
Fornos de Algodres:
Fuinhas - 110
Vila Chã - 93
Gouveia:
Freixo da Serra - 138
Guarda:
Avelâs de Ambom - 91
Carvalhal Meão - 67
Gagos - 134
Monte Margarida - 44
Pero Soares - 89
Ribeira dos Carinhos - 136
Rocamondo - 110
Seixo Amarelo - 126
Vila Soeiro - 58
Mêda:
Carvalhal - 134
Pai Penela - 95
Pinhel:
Bogalhal - 68
Cidadelhe - 52
Póvoa D'El Rei - 74
Sorval - 88
Sabugal:
Badamalos - 99
Forcalhos - 108
Lomba - 74
Ruivós - 68
Ruvina - 127
Vale de Éguas - 48
Vale Longo - 68
Trancoso:
Feital - 80
Terrenho - 137
VNF Côa:
Murça - 135
Santo Amaro - 94
Distrito de Castelo Branco - 1
Idanha-a-Nova:
Idanha-a-Velha - 79
Distrito de Lisboa - 0
Zero/Nicles
Distrito de Setúbal - 0
Zero/Nicles
Distrito de Santarém - 0
Zero/Nicles
Distrito de Leiria - 0
Zero/Nicles
Distrito de Faro - 0
Zero/Nicles
Distrito de Coimbra - 2
Condeixa-a-Nova:
Bem da Fé - 117
Pampilhosa da Serra:
Vidual - 93
Distrito do Porto - 0
Zero/Nicles
Distrito de Aveiro - 1
Águeda:
Macieira de Alcoba - 110
Distrito de Braga - 4
Fafe:
Felgueiras - 135
Gontim - 127
Terras de Bouro:
Brufe - 57
Vila Verde:
Gondomar - 87
Distrito de Vila Real - 12
Alijó:
Amieiro - 104
Boticas:
Curros - 87
Chaves:
Bobadela - 124
Mondim de Basto:
Pardelhas - 109
Montalegre:
Contim - 100
Donões - 72
Fervidelas - 116
Fiães do Rio - 104
Meixide - 127
Pedroso - 119
Valpaços:
Nozelos - 122
VP Aguiar:
Parada de Monteiros - 101
Distrito de Bragança - 37
Alfândega da Fé:
Pombal - 127
Saldonha - 102
Sendim da Ribeira - 118
Sendim da Serra - 110
Vale Pereiro - 92
Vales - 70
Bragança:
Calvelhe - 137
Pombares - 59
Rio de Onor - 126
Carrazeda de Ansiães:
Ribalonga - 115
Macedo de Cavaleiros:
Burga - 88
Edroso - 131
Santa Combinha - 72
Soutelo Mourisco - 60
Vilarinho do Monte - 72
Miranda do Douro:
Cicouro - 105
Constantim - 117
Mirandela:
Avantos - 123
Freixeda - 115
Navalho - 130
Vila Boa - 118
Vila Verde - 100
Mogadouro:
Brunhozinho - 138
Castanheira - 102
Vilar de Rei - 99
Moncorvo:
Souto da Velha - 125
Vila Flor:
Carvalho de Egas - 132
Mourão - 139
Vinhais:
Alvaredos - 83
Fresulfe - 100
Mofreita - 44
Ousilhão - 135
Pinheiro Novo - 127
Santa Cruz - 72
São Jomil - 62
Soeira - 120
Travanca - 119
Distrito de Portalegre - 1
Avis:
Maranhão - 98
Distrito de Évora - 2
Estremoz:
Santo Estevão - 112
São Bento de Ana Loura - 46
Distrito de Beja - 1
Beja:
São Brissos - 101
AZT2009 January 12th, 2010, 08:46 PM Não é assim tão simples. Tem que haver uma conjugação de vários critérios.
Claro que tem de haver.
Esqueci-me que fazem parte do interior alguns dos concelhos mais pequenos do país.
Barragon May 7th, 2011, 03:55 PM Miguel faltou um mapa com a localização das freguesias :)
AZT2009 May 7th, 2011, 04:02 PM Porque é que a freguesia do coentral não aparece na lista de freguesias com menos de 140 habitantes?
Barragon May 7th, 2011, 04:04 PM porque tem 154
J.Silva May 7th, 2011, 04:09 PM Bom tabalho Barra!
Nunca pensei que Portugal tivesse tantas freguesias com menos gente do qualquer torre de Odivelas...lol
Ricardo_PT May 7th, 2011, 06:25 PM Bom tabalho Barra!
Nunca pensei que Portugal tivesse tantas freguesias com menos gente do qualquer torre de Odivelas...lol
Com sorte até o condominio de uma das torres governa melhor :lol:
AZT2009 May 7th, 2011, 07:11 PM porque tem 154
2001.
Barragon May 8th, 2011, 11:18 AM é mesmo curioso ver que o meu prédio tem mais pessoas que Bigorne :lol: e todos se dão bem :lol:
Miguel_Arq May 8th, 2011, 11:45 AM Miguel faltou um mapa com a localização das freguesias :)
Pois, mas o problema é que eu trabalho os mapas em autocad e não tenho uma base com os limites das freguesias (apenas dos concelhos). Mas vou ver o que consigo arranjar.
Barragon May 8th, 2011, 02:02 PM Ah, exactamente.
Ou então mete os concelhos com essas freguesias, metendo verde concelhos com 1 a 2, amarelo 3-5 e vermelho mais de 5.
sjay May 8th, 2011, 02:54 PM Acredito que haja freguesias de 500 habitantes (ou se calhar menos) que tem que continuar a existir, mas também há muitas de 1000 que podem ser fundidas. O importante é olhar caso a caso e perceber a dinâmica de cada uma dessas regiões e não fazer a coisa no papel, porque esse é o maior erro que tenho visto aqui. As freguesias tem de ser geridas de dentro e ao reorganiza-las tem de se conhecer bem essas realidades
Barragon May 8th, 2011, 04:08 PM correcto.
No interior uma freguesia com 500 pessoas pode ser a que tem mais movimento.
AZT2009 May 8th, 2011, 07:28 PM Tem que se analisar caso a caso.
Miguel_Arq June 15th, 2011, 06:46 PM Miguel faltou um mapa com a localização das freguesias :)
Cá está!
Freguesias com menos de 100 habitantes
http://img811.imageshack.us/img811/64/freg1.jpg
AZT2009 June 15th, 2011, 08:27 PM em termos de prioridade:
1. reorganizar as freguesias pequenas do CH de Lisboa ou Porto
2. reorganizar as freguesias com mais de 20.000 habitantes
3. reorganizar as freguesias com menos de 100 habitantes
Reorganizar as capitais de Distrito devia ser logo a próxima prioridade.
Isto se houver alguma mal organizada ou que possa ficar melhor organizada.
Miguel_Arq June 15th, 2011, 08:32 PM Reorganizar as capitais de Distrito devia ser logo a próxima prioridade.
Isto se houver alguma mal organizada ou que possa ficar melhor organizada.
:lol:
Miguel_Arq June 15th, 2011, 08:36 PM Actualizei o primeiro post.
|
|