View Full Version : Projeto muda o fuso horário no Acre e em parte do Amazonas.

ManausXD
January 11th, 2010, 11:02 PM
Projeto muda o fuso horário no Acre e em parte do Amazonas

11 de jeneiro de 2010
Fonte: Agência Câmara

MANAUS - O Projeto de Lei 5983/09, do deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), determina que no Acre e em municípios do estado do Amazonas o fuso horário volte a ser de cinco horas a menos que a hora do meridiano de Greenwich, como acontecia antes da edição da Lei 11.662/08. O texto também inclui nesse fuso os estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A lei, em vigor desde junho de 2008, diminuiu de duas para uma hora a diferença de fuso horário do Acre e de parte do Amazonas em relação a Brasília. Assim, o número de fusos no Brasil foi reduzido de quatro para três. Porém, Marcelo Serafim alega que um país de dimensões continentais como o Brasil pode ter quatro fusos sem problemas de integração ou de ordem econômica, a exemplo dos Estados Unidos, do Canadá e da Rússia.

De acordo com o deputado, essa mudança foi sentida "principalmente pelas crianças, pois as escolas são obrigadas a iniciar mais cedo o primeiro turno". Ele argumenta que a população local é obrigada a iniciar as suas atividades ainda no escuro, com maior consumo de energia e "alterações biológicas que podem provocar sérios transtornos à saúde".

O parlamentar afirma ainda que a sugestão de mudança na lei partiu da Associação de Geógrafos Brasileiros. "Entendemos tratar-se da instituição mais eficiente para discutir a questão", afirma.

Tramitação O projeto terá análise em caráter conclusivo nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=98706

Rondon
January 11th, 2010, 11:32 PM
Esse negócio de horário é complicado. Acho que as pessoas estão já acostumadas com os fusos atuais.
Sei, por exemplo, que tem uma cidade no Mato Grosso (-1 hora em relação a BSB), localizada na divisa com o Goiás, que não quiz de jeito nenhum ter fuso -1 hora...

É a única cidade do Mato Grosso que tem o mesmo fuso de Brasília...

Manauense
January 11th, 2010, 11:49 PM
Nota Zero para esse projeto.
Por que a população dos municípios afetados não é consultada antes de se elaborar um projeto como esse?
Pelo que entendi, se for convertido em lei, o Acre e alguns municípios do sudoeste amazonense passarão a ter diferença de duas horas em relação a Brasília?

ManausXD
January 12th, 2010, 12:38 AM
^^
Aham, voltarão a ter o mesmo fuso horário que tinham antes de mudarem para apenas -1 hora, que na minha opinião, não melhorou em nada o fato de mudar o fuso, só compliocu as coisas por lá.

Natan V.N
January 12th, 2010, 12:53 AM
Nota Zero para esse projeto.
Por que a população dos municípios afetados não é consultada antes de se elaborar um projeto como esse?
Pelo que entendi, se for convertido em lei, o Acre e alguns municípios do sudoeste amazonense passarão a ter diferença de duas horas em relação a Brasília?

Manauense, to de acordo. Não era nem pra ter esse referendo só pra uma área, sendo que o fuso mudou em três estados e só um vai ter decisão do público. Deveria ser feito tudo antes de mudar, não mudar e depois voltar atrás. No mais, as programações de TVs ficam bem ajustadas com o fuso de -1h, por exemplo, passar futebol gravado às quartas era dose, fora empresários de loja que mantém relações com outros estados e horários de banco.

Rondon
January 12th, 2010, 01:15 AM
^^ Realmente, o horário comercial, mesmo com fuso de -1 hora, está totalmente atrelado ao fuso do Centro-Sul. -2 horas iria complicar mais ainda a vida...

Fabius_
January 12th, 2010, 02:58 AM
Eu acho engraçado esse negócio...
O maior interessado - o povo das regiões que sofrerão a mudança - simplesmente não é consultado. Um absurdo!

Não sou acreano, mas pelas contas, realmente o horário mudado é muito ruim para o estado do Acre. Voltar ao horário original será reposicionar o Acre e o sudoeste do Amazonas na posição mais adequada conforme o fuso.

cissa
January 12th, 2010, 03:10 PM
Atrelar o horário de uma região à de outra porque a segunda é mais rica é uma atitude absolutamente cruel e egoísta. Não justifica de maneira alguma os sacrifícios que a população da primeira tem que fazer por conta dos interesses comerciais de alguns grupos e de redes de TV - e essa foi a verdadeira razão desse absurdo ter acontecido (podem procurar na internet, foi pura influência da Globo).

Nos EUA existem 5 fusos, na Rússia mais ainda, idem no Canadá, todo mundo fica satisfeito, é mais natural ao relógio biológico das pessoas. Não são elas que tem que se adaptar, e sim o comércio-redes de telecomunicação-etc. Essa história de fazer tudo no Brasil baseado no que SP-RJ acham melhor é um atraso de vida.

Davizão AC
January 13th, 2010, 04:28 AM
Aqui tem um texto falando sobre a influência da globo na mudança do fuso horário do país.

GLOBO PROVA QUE É PODEROSA

Senado aprova novo fuso horário para evitar
adequação à Classificação Indicativa

Quem disse que a mudança na grade de programação da TV Globo na região Norte, sobretudo no Acre, não está relacionada ao projeto de mudança do fuso horário no Estado, proposto pelo senador Tião Viana (PT)?

Diogo Moyses, editor do Observatório do Direito à Comunicação, informa que a pressão exercida pela Globo no Senado motivou uma reunião entre procuradores do Ministério Público Federal, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e os senadores da base governista Romero Jucá (PMDB-AL), Tião Viana (PT-AC), Fátima Cleide (PT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO). No encontro, segundo o editor, o senador Jucá, líder do governo, afirmou que os senadores da região não tinham como dar sustentação à classificação indicativa, já que esta impediria a população de assistir aos jogos de futebol ao vivo.

"Os representantes do MPF, então, destacaram a impossibilidade legal de excluir as crianças dos Estados com fuso horário diferenciado em relação ao de Brasília da proteção constitucional. Também foi esclarecido que a Portaria não impede a exibição de telejornais e jogos em seus horários habituais, e que o fato da Globo atrasar a exibição dos jogos nessas regiões na última quarta-feira foi uma opção da emissora.

Apesar do próprio senador Romero Jucá ter percebido a existência de alternativas para a transmissão dos jogos ao vivo - basta que as novelas sejam adequadas à classificação de todas as regiões do país -, e de ter afirmado no encontro que levaria a sugestão às emissoras de televisão, na noite do mesmo dia o Senado aprovou a proposta de mudança do fuso horário".

http://altino.blogspot.com/2008/04/globo-prova-que-poderosa.html

Rafael_Rosato
January 13th, 2010, 04:46 AM
Ok ... até agora eu entendi que tem gente querendo que o fuso do Acre e parte do Amazonas voltem como era antes ...

Mas o que Rondônia, Pará, Mato Grosso e Matro Grosso do Sul tem a ver com a história? :?

Minha opinião ... se Rondônia, que tem 1 hora a menos, for incluída no mesmo fuso de Brasília, extinguindo essa diferença ... pra mim não fede nem cheira ...

Mas se eu pudesse modificar alguma coisa ... incluiria Rondônia no horário de verão e mais nada!
2 horas de diferença eu acho podre ... também porque adoro o horário de verão!!

Manauense
January 13th, 2010, 05:03 AM
Ok ... até agora eu entendi que tem gente querendo que o fuso do Acre e parte do Amazonas voltem como era antes ...

Mas o que Rondônia, Pará, Mato Grosso e Matro Grosso do Sul tem a ver com a história? :?

Minha opinião ... se Rondônia, que tem 1 hora a menos, for incluída no mesmo fuso de Brasília, extinguindo essa diferença ... pra mim não fede nem cheira ...

Mas se eu pudesse modificar alguma coisa ... incluiria Rondônia no horário de verão e mais nada!
2 horas de diferença eu acho podre ... também porque adoro o horário de verão!!

Também fiquei com muitas dúvidas. Creio que a matéria não foi bem redigida.
Pela atual legislação, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul possuem o mesmo fuso horário: uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Desses estados, apenas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul adotam o horário de verão.
Pelo que entendi, caso o projeto de lei (de autoria do Deputado Marcelo Serafim) seja aprovado, apenas os municípios do sudoeste amazonense e todo o estado do Acre voltarão a ter novamente uma diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília. Ou seja, todo o restante do Amazonas (inclusive a capital do estado, Manaus/AM), bem como Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuarão a ter o mesmo fuso (uma hora de diferença em relação ao horário de Brasília) e o oeste do Pará voltará a ter o mesmo fuso de Manaus/AM. É isso mesmo?!?!?!

Manauense
January 13th, 2010, 05:10 AM
Sou amazonense, morei praticamente a minha vida inteira no Amazonas (em Manaus e Parintins/AM), mas SOU A FAVOR DE QUE O AMAZONAS adote o mesmo fuso de Brasília. Conheço muitos outros amazonenses que também são a favor de uma mudança no fuso.
No entanto, reconheço que minha opinião faz parte de uma corrente minoritária. Assim, antes de impor-se qualquer alteração, entendo que seria justo ouvir o que a população pensa do assunto.

Rafael_Rosato
January 13th, 2010, 05:36 AM
^^ Então ... além daqueles estados citados no texto ...

Dois senadores de Rondônia também foram citados na matéria :nuts:

Pra completar, lembro de ter lido em algum lugar que existe gente querendo um único fuso horário pra todo o Brasil, assim como na China...

Manauara
January 13th, 2010, 06:34 AM
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e7/Timezones2008.png/800px-Timezones2008.png

Olhem aonde o meridiano chega na argentina....A Argentina é total fuso de Manaus e tá no fuso de BSB.

Suburbanist
January 13th, 2010, 07:03 AM
Pessoal, a reportagem está mal escrita. O que ela faz é simplesmente reverter a mudança mal planejada de fuso em 2008, que foi antes de tudo uma concessão às 3 maiores redes de TV que tinham problemas adaptando suas novelas apropriadas para após 21h e que eram exibidas no fim da tarde no Acre (-2h, -3h quando há horário de verão em relação a Brasília).

Eu acho que o Brasil precisa fazer as pazes com a Geografia, com seus 4 fusos horários(incluindo o de Fernando de Noronha). A lógica de implantar fuso horário é fazer com que o ponto máximo de incidência solar (o "meio-dia" astronômico) coincida com 12h. Os estados mais a leste do Nordestes estão muito defasados, e CE, RN, PE, PB e AL deveriam estar no fuso horário GMT -2, ou 1 hora a mais em relação a Brasília. Em João Pessoa, Natal e Recife, em geral o dia está claríssimo as 5h30 da manhã, o "pico" da trajetória solar acontece antes de 11h e as 17h já está quase escuro.

No caso do Acre, a mudança foi atabalhoada porque obriga boa parte da população de quem trabalha no comércio e dos estudantes, principalmente, a saírem de casa com o céu absolutamente escuro.

Sempre haverá grupos favoráveis à "sincronização" do horário nacional, mas dá pra viver tranquilo com vários fusos. Os EUA tem 4 fusos continentais, mais um para o Alaska, outro para Hawaii, e ainda outros para as ilhotas no pacífico, e não me consta que a economia da California sofra demais porque o horário lá é -3 horas em relação a New York e Washington.

Lá, também, há movimentos de cidades que querem avançar ou retroceder o horário (as fronteiras do fuso são milimétricas, é necessário mantir a contiguidade mas os condados que ficam nas zonas limítrofes vira e mexe vão pra lá e pra cá) vivem fazendo o trade-off: se avançar uma zona para o leste, crianças saem na rua cedo no escuro, mas o comércio se beneficia de um dia mais estendido, e vice-versa.

Já faz alguns anos em que o Norte e o Nordeste não participam do horário de verão de forma consistente, o que gera uma hora a mais de diferença no fuso-horário, e não me consta que o céu tenha caído para economia dessas regiões.

E não acho que porque a Globo não quer que telespectadores de Rondônia saibam antes, pelo Twitter, qual o desfecho da novela que será lá exibida com 2h de atraso em relação a SP seja um motivo para justificar fuso horário único.

Manauense
January 13th, 2010, 02:25 PM
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e7/Timezones2008.png/800px-Timezones2008.png

Olhem aonde o meridiano chega na argentina....A Argentina é total fuso de Manaus e tá no fuso de BSB.

Se fossse para considerar-se apenas a "geografia", algumas partes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também deveriam adotar o mesmo fuso horário de Manaus (AM).

Suburbanist
January 14th, 2010, 06:11 AM
Mas acho que seria um ponto positivo se algum estado com grande população mudasse para outro fuso-horário. Ia aclamar essa sensação de que quem está fora do "Horário de Brasília" é "discriminado" ou algo assim.

Já pensou se o Rio de Janeiro estivesse em um horário, e São Paulo em outro?

Manaus.ASB
March 10th, 2010, 09:13 PM
Sou amazonense, morei praticamente a minha vida inteira no Amazonas (em Manaus e Parintins/AM), mas SOU A FAVOR DE QUE O AMAZONAS adote o mesmo fuso de Brasília. Conheço muitos outros amazonenses que também são a favor de uma mudança no fuso.
No entanto, reconheço que minha opinião faz parte de uma corrente minoritária. Assim, antes de impor-se qualquer alteração, entendo que seria justo ouvir o que a população pensa do assunto.

Sou também a favor que o Amazonas adote o mesmo fuso de Brasília

:)

Nortista-Manauara
March 10th, 2010, 10:05 PM
Também sou a favor de que o Amazonas tenha o mesmo fuso horario de Brasilia, a Argentina nao tem nada haver com o fuso de Brasilia e a mesma possui o mesmo horario, nao da pra entender.

Sabah
March 11th, 2010, 03:10 AM
Nada a ver esse retrocesso nos fusos, existem estados que estão há décadas fora de seus fusos (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul) e não reclamam pois preferem estar no mesmo fuso do resto do Brasil,

Não acho justo comparar a Amazônia com os Estados Unidos, lá há vários fusos, mas há cidades importantes em cada fuso, por exemplo: Nova York serve de referência para as cidades do fuso do Atlântico, já Los Angeles é a referência para o fuso do Pacífico. As grandes redes de TV geram suas programações a partir dessas duas cidades, assim como os sites e redes bancárias também tem versões pra cada região.

No Brasil que força política e econômica terá um fuso que só tem uma grande cidade: Rio Branco.

Em Macapá(ponta oeste) o sol chega a nascer 6:30, já em Recife(Ponta leste) 4:50 da madrugada, e a população acha normal, tudo é questão de costume e hábito!

Fico feliz que esse deputado tenha esquecido de incluir o Oeste do Pará nesse retrocesso. Pra mim esse projeto só tem o objetivo de promover esse deputado e isolar mais ainda os estados do Norte!

Nortista-Manauara
March 16th, 2010, 08:32 PM

^^^^

Verdade :lol:

O Cavaleiro
March 19th, 2010, 08:12 PM
E eu que achava que a questão de fuso horário era definida por uma questão mais universal, tratados internacionais que considerariam fatores geográficos e astronômicos, enfim, não achava que era tão vunerável a vontade dos governos. Meio sem lógica isso.

Ferraz/RBR
March 19th, 2010, 10:00 PM
A capital do Acre esta bem no meio, entre o fuso -4 e -5... então porque não optar pelo fuso -4 que aproxima o estado do restante do país...

O Amapá também esta bem no meio entre o fuso -3 e -4... e o fuso de lá, logico, é igual o de Brasília...