View Full Version : O Pacífico mais próximo do Brasil
Rondon January 11th, 2010, 11:27 PM O Pacífico mais próximo do Brasil
Será concluída este ano a Rodovia Transoceânica, empreendimento de 1,8 bilhão de dólares, investido pelos governos brasileiro e peruano e a iniciativa privada.
Trata-se de uma estrada de 2,6 mil quilômetros ao longo da Floresta Amazônica e dos Andes, estabelecendo estratégica ligação do Brasil com o Oceano Pacífico. Seu traçado parte de Rio Branco, no Acre, e segue por 344 quilômetros em território brasileiro. Cruza a fronteira com o Peru, percorrendo mais 2.256 quilômetros, cortando a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes, até chegar a três portos do país vizinho: Ilo, Matarani e San Juan de Marcona.
Com a iminente conclusão da obra, é muito importante que a opinião pública nacional e os setores produtivos, em especial os exportadores, tenham maior clareza sobre a importância dessa fantástica rodovia. Ela abre uma nova rota comercial para o Brasil, via Oceano Pacífico, com inegável impacto no processo logístico do comércio internacional, principalmente nas exportações à Ásia, o mercado externo mais dinâmico atualmente.
Além desse grande benefício econômico para todo o Brasil, a rodovia representará inegável fator de desenvolvimento regional, não apenas no Acre, onde começa, como nos estados vizinhos e vasta área do território do Peru. Estudo da Federação das Indústrias do Estado Acre (FIEAC) mostra que o vasto mercado a ser aberto pela estrada envolve sete milhões de consumidores. Será estabelecido um novo pólo de fomento comercial e intercâmbio na América do Sul, com impactos positivos na indústria, comércio, hotelaria e turismo em geral.
Para consolidar essas inegáveis perspectivas positivas, a FIEAC vem defendendo há alguns anos a adoção de medidas capazes de mitigar a burocracia na fronteira e facilitar a integração. Felizmente, tais propostas foram contempladas nos acordos firmados em dezembro último pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alan Garcia, durante visita de delegação brasileira ao país vizinho.
Na ocasião, foram regulamentados os voos fronteiriços entre Cuzco/Porto Maldonado/Rio Branco e Pucalpa/Cruzeiro do Sul, o livre trânsito de moradores de fronteira e os transportes fluviais nos rios amazônicos que ligam as regiões peruanas ao Acre e Rondônia. Também ficou estabelecido o livre trânsito de veículos turísticos entre os dois países, além de facilitadas as atividades da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) para o desenvolvimento do comércio. Aliás, para as indústrias instaladas na capital do Amazonas, a nova rota comercial será muito importante.
A conclusão da Rodovia do Pacífico diminui em seis mil quilômetros o percurso que os produtos de nosso país têm de percorrer até chegar aos bilhões de consumidores chineses, japoneses, indianos, coreanos e de outras nações asiáticas. A distância menor poderá significar sensível redução de custo dos fretes, agregando mais um diferencial competitivo aos manufaturados e commodities brasileiros no comércio exterior.
- Leandro Vieira
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=14078&categoria=2
fialho January 12th, 2010, 01:04 AM Tem um grupo fazendo uma expedição pela Interoceânica e relatando a viagem. Segue o link:
http://expedicaointeroceanica.wordpress.com/
Rondon January 12th, 2010, 01:11 AM ^^ Legal.
Será que a Interoceânica vai ser assemelhar a rodovia que liga o Sudeste do Brasil a Santiago do Chile, passando pela Argentina?
Parece que tem um bom movimento esse trecho, e linhas de ônibus regulares.
Natan V.N January 12th, 2010, 01:20 AM A ponte sobre o rio Madre de Rios deverá sair em 2011.
luisaugusto January 12th, 2010, 02:11 AM Que beleza, vai ser bom não somente para o acre, mas para todo o brasil!
Vai ter pedágio nela?
Parabens ao Acre...
cissa January 12th, 2010, 03:11 PM Já ouvi dizer que dá pra ir pra Cuzco de carro a partir do Acre. Maravilha!
fialho January 12th, 2010, 03:24 PM Vai ter pedágio nela?
Na parte brasileira certamente não. Não sei na peruana.
Sr. Mauá January 12th, 2010, 03:49 PM Já ouvi dizer que dá pra ir pra Cuzco de carro a partir do Acre. Maravilha!
Deve ser uma experiência inesquecível, além de apreciar o que tem de melhor na natureza!
Mastercell_Belem January 12th, 2010, 05:07 PM Já fui de Rio Branco até lima de moto, ou melhor de Belém até lima via rio branco
Ferraz/RBR January 14th, 2010, 10:36 AM Só pra deixar claro ali no trecho onde diz que da fronteira (Assis Brasil) até o Pacífico são 2.256 KM. Essa quilometragem é o total de estrada pavimentada para os tres portos peruanos.
Na verdade para ir da fronteira até o porto de Ilo ou Matarani, os mais próximos, são apenas cerca de 1.160 KM.
Só explicando porque quem vê 2.200 KM, essa distancia toda, vai ficar achando longe demais e pensando na viabilidade da rodovia.
http://img20.imageshack.us/img20/5246/peruplaca.jpg
Placa na entrada do território peruano
Um site bacana que explica tudo pra quem pretende ir até o Pacífico ou Cusco; Fotos, dicas de roteiro, distancia entre cidades, documentação exigida para pessoa e carro na Imigração, comida, Hotel, combustivel, etc.
http://www.rotadosandes.com/index.htm
Rondon January 14th, 2010, 05:20 PM ^^ Isso. Essa quilometragem conta todos os trechos asfaltados, ligando os três portos.
Duas imagens para esclarecer:
http://usuarios.lycos.es/marconapress/hpbimg/050212interoceanica.jpg
http://www.odebrecht.com.pe/img/isur_ubicacion.jpg
Mastercell_Belem January 14th, 2010, 09:55 PM Só pra deixar claro ali no trecho onde diz que da fronteira (Assis Brasil) até o Pacífico são 2.256 KM. Essa quilometragem é o total de estrada pavimentada para os tres portos peruanos.
Na verdade para ir da fronteira até o porto de Ilo ou Matarani, os mais próximos, são apenas cerca de 1.160 KM.
Só explicando porque quem vê 2.200 KM, essa distancia toda, vai ficar achando longe demais e pensando na viabilidade da rodovia.
http://img20.imageshack.us/img20/5246/peruplaca.jpg
Placa na entrada do território peruano
Um site bacana que explica tudo pra quem pretende ir até o Pacífico ou Cusco; Fotos, dicas de roteiro, distancia entre cidades, documentação exigida para pessoa e carro na Imigração, comida, Hotel, combustivel, etc.
http://www.rotadosandes.com/index.htm
Outra coisa pra quem vai de moto como eu fui, da divisa com o Brasil até chegar em lima tem trechos que andamos na faixa de uns 300 km sem nenhum posto de combustivel ainda é muito precario a infra instrutura do pais
Rondon January 15th, 2010, 12:21 AM ^^ A demanda com certeza impulsionará a infra-estrutura.
Well_Rock January 17th, 2010, 03:02 PM No Amazonsat sempre passa uma reportagem mostrando uma viagem de moto do Acre ao Peru. Vale a pena ver.
Ferraz/RBR January 17th, 2010, 04:06 PM Alguns vídeos que vale a pena ver de novo
especial de 3 reportagens feita pela TV Aldeia (afiliada da TV Cultura no Acre) em Março de 2009
Vídeo 1
AxBcHMK4vbY
Vídeo 2
VGyuR6y-kRQ
Vídeo 3
3rhgK6OXejc
Governador de Rondônia percorre a rodovia
di1XMcdP_ZQ
Os presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil e Alan Garcia do Peru se encontraram no Palácio Rio Branco, os presidentes assinaram vários acordos e ressaltaram a importância da estrada do Pacífico no desenvolvimento da região
JyrpQV0vUiw
Fantastico também fez uma série de 3 reportagens, mas só encontrei o 3º vídeo
2wa2FhzW5AA
antes mesmo de oferecer condições adequadas para o trafego, a rodovia já traz algumas mudanças, por exemplo, o aumento no número de turistas peruanos que visitam o Acre
Rfk-LAq27Q0
JPR_RO February 1st, 2010, 11:38 PM Pessoal
Q q vc acham dessa viagem qdo terminar a saída pro pacífico e a BR 319:
1. Sai de Rondonia, passa pelo Acre e adentra para o Peru
2. Vai até Cuzco e Macchu Pichu e depois segue até Lima
3. De Lima segue rumo ao Equador conhecendo-o
4. Chega à Colombia (Bogotá) e dps segue rumo à Venezuela
5. Na Venezuela passa Maracaibo, Caracas , Isla Margarita e Aruba
6. Desce até Boa Vista(Mas antes completa o tanke do carro com o petroleo de Chávez)
7. Boa Vista segue até Manaus
8. Por fim, cruza a nova ponte do rio Negro e desce a BR 319 de volta a Porto Velho.
Agora eu pergunto:
1.Será que é tudo asfalto? Brasil->Peru->Equador->Colombia->Venezuela->Caribe->Brasil?
2.Boa parte é pela Cordilheira dos Andes, quem tem coragem e vontade?
3. Passa por regiões dominadas pelas FARCs?
4. Quantos quilometros dariam?
5.Uns 10 ou 15 dias de férias seria o ideal?
é... Viagem massa! Tudo de Carro e tudo asfalto.Loucura!
Rondon February 1st, 2010, 11:56 PM ^^ A Expresso Ormeño faz a linha Lima-Caracas de boa.
Assim como Lima-Buenos Aires.
Manauense February 2nd, 2010, 03:55 AM ^^
Eu estive na estação rodoviária de Buenos Aires em outubro do ano passado e realmente vi que existe uma linha que liga a capital argentina à cidade de Lima (Peru).
IvoTrindade February 2nd, 2010, 04:26 AM Ótima notícia para para a Amazônia Ocidental . :applause:
Manaushow February 2nd, 2010, 04:52 AM Sem duvida uma otima noticia.
Gostaria que mantivessem atualizando esse thread.
JPR_RO February 2nd, 2010, 03:21 PM As notícias só não são melhores pq pesquisei e descobri q não é assim como pensava.
Mas o q descobri até agora é o seguinte?
Porto Velho-Assis Brasil ---850km
Assis Brasil-Lima ----- 1868 km (parada em Cuzco)
Lima -Bogotá ------- 1886 km (parada em Quito-Equador)
Bogotá-Caracas------ 1019 km
Caracas- Boa Vista --- 1582 (parada em Isla Margarita)
Boa Vista-Manaus ---- 758
Manaus- Porto Velho --- 900 Km
Total: 8863 Km. Se andar próximo de 900 km por dia. Uns 15 dias daria pra conhecer e curtir muito.
Pelos mapas do google, tudo é asfaltado, faltam apenas a saída pro pacífico e a br 319. E msm com a construção da ponte sobre o rio negro... Ainda tem q atravessar de balsa o rio solimões.
Agora falta descobrir os estados das estradas... será q é possível andar 900 km por dia nas cordilheiras?
Ferraz/RBR February 2nd, 2010, 04:24 PM outra coisa nessa estrada que já era pra ter sido feito a muito tempo é a ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia. Essa ponte não tem condições nenhuma de suportar um tráfego grande e o peso das carretas que vão passar por lá. A melhor alternativa seria construir uma ponte em outro lugar desviando o transito pra fora das 2 cidades. E parece que nem projeto pra construção existe.
Pra quem não conhece a ponte olha só: ponte antiga com piso de madeira, pista unica, tem que ficar esperando no sinal pra entrar nela.
http://static.panoramio.com/photos/original/21338837.jpg
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/16972058.jpg
http://www.panoramio.com/photo/16972058
Enzo February 3rd, 2010, 12:33 AM Gostei muito de ver o ritimo das obras e essa integracao do Norte do Brasil com o Peru, e como uma o Governador Ivo Cassol disse, que o Acre nao seja um ponto final, mas sim um meio.
Obrigado ao forista que postou os videos, achei muito interessante, alem deles serem bem informativos, tambem nos desperta a curiosidade pela regiao, eu mesmo fiquei com vontade de fazer esse percurso de carro um dia, seria muito bom.
Enfin, eh bom saber que o norte (as vezes acho que RO eh CO :D), continue desenvolvendo e esteja na rota do progresso e ganhe bastante frutos com essa integracao.
Rondon February 3rd, 2010, 12:46 AM Gostei muito de ver o ritimo das obras e essa integracao do Norte do Brasil com o Peru, e como uma o Governador Ivo Cassol disse, que o Acre nao seja um ponto final, mas sim um meio.
Obrigado ao forista que postou os videos, achei muito interessante, alem deles serem bem informativos, tambem nos desperta a curiosidade pela regiao, eu mesmo fiquei com vontade de fazer esse percurso de carro um dia, seria muito bom.
Enfin, eh bom saber que o norte (as vezes acho que RO eh CO :D), continue desenvolvendo e esteja na rota do progresso e ganhe bastante frutos com essa integracao.
Também, Rondônia é classificada como Norte devido um estudo da década de 70, que nada mais foi que um Control C Control V de outro estudo de mil novecentos e bolinha...
Fabius_ February 3rd, 2010, 03:31 PM Essa é uma novela que demorará muito, mas terá final feliz. :)
O Cavaleiro February 5th, 2010, 01:43 AM ^^ Legal.
Será que a Interoceânica vai ser assemelhar a rodovia que liga o Sudeste do Brasil a Santiago do Chile, passando pela Argentina?
Parece que tem um bom movimento esse trecho, e linhas de ônibus regulares.
Acho que será um benefício pro centro oeste e norte brasileiros. Pro sudeste, sul e nordeste a via argentina e canal do panamá é mais vantajoso.
Rondon February 5th, 2010, 02:51 AM ^^ Ah, com certeza, mas eu não me referia bem a isso...
Manauense February 5th, 2010, 04:19 AM Essa é uma novela que demorará muito, mas terá final feliz. :)
É uma infelicidade fazer parte da região norte?
fialho February 5th, 2010, 06:08 AM ^^
Acho que ele se referia à rodovia..
Mas sobre fazer parte de uma região ou outra, faz alguma diferença? No fim das contas, são todos parte do Brasil.
Rondon February 5th, 2010, 07:31 PM ^^ Faz diferença sim.
O Norte, por exemplo, tem incentivos que não são oferecidos em nenhuma outra parte do Brasil.
Manauense February 5th, 2010, 11:42 PM ^^ Faz diferença sim.
O Norte, por exemplo, tem incentivos que não são oferecidos em nenhuma outra parte do Brasil.
Na tua opinião, é infelicidade fazer parte do Norte?
IvoTrindade February 5th, 2010, 11:50 PM ^^Porto Velho não era um município do Amazonas ?
Manauense February 5th, 2010, 11:57 PM As notícias só não são melhores pq pesquisei e descobri q não é assim como pensava.
Mas o q descobri até agora é o seguinte?
Porto Velho-Assis Brasil ---850km
Assis Brasil-Lima ----- 1868 km (parada em Cuzco)
Lima -Bogotá ------- 1886 km (parada em Quito-Equador)
Bogotá-Caracas------ 1019 km
Caracas- Boa Vista --- 1582 (parada em Isla Margarita)
Boa Vista-Manaus ---- 758
Manaus- Porto Velho --- 900 Km
Total: 8863 Km. Se andar próximo de 900 km por dia. Uns 15 dias daria pra conhecer e curtir muito.
Pelos mapas do google, tudo é asfaltado, faltam apenas a saída pro pacífico e a br 319. E msm com a construção da ponte sobre o rio negro... Ainda tem q atravessar de balsa o rio solimões.
Agora falta descobrir os estados das estradas... será q é possível andar 900 km por dia nas cordilheiras?
Sim, desde que a estrada esteja em boas condições de trafegabilidade. Infelizmente, parece que alguns países andinos têm alguns problemas em matéria de infraestrutura rodoferroviária. Veja o que aconteceu recentemente em Machu Pichu (a 100 quilômetros de Cuzco), em que uma ponte férrea caiu e deixou isolados mais de uma centena de turistas, inclusive brasileiros.
Rondon February 6th, 2010, 12:10 AM Na tua opinião, é infelicidade fazer parte do Norte?
Você já sabe a minha opinião :lol:
Que por sinal, é a mesma entre todos (ou a maioria) dos foristas de Rondônia.
Manauense February 6th, 2010, 12:16 AM ^^Porto Velho não era um município do Amazonas ?
Sim, há muitos e muitos anos atrás, Porto Velho pertencia ao Amazonas. Se não me engano, o território do Guaporé foi criado em 1946, com terras do Amazonas e Mato Grosso.
IvoTrindade February 6th, 2010, 12:31 AM ^^Legal . :okay:
O Cavaleiro February 8th, 2010, 05:32 PM Sim, há muitos e muitos anos atrás, Porto Velho pertencia ao Amazonas. Se não me engano, o território do Guaporé foi criado em 1946, com terras do Amazonas e Mato Grosso.
Novidade pra mim! Sempre achei que RO tivesse herdado as terras só do MT.
BR 364 February 8th, 2010, 06:43 PM ^^ A maior parte foi do Mato Grosso e uma pequena parte foi do Amazonas. Aqui tem um mapinha que eu fiz (já que eu não encontrei nenhum na internet) mostrando qual parte de Rondônia veio de cada um dos dois estados vizinhos.
Vermelho: Amazonas
Laranja: Mato Grosso
http://img.photobucket.com/albums/v245/BR364/Tabelas/MapaROFormacao.jpg
BR 364 February 8th, 2010, 06:57 PM Você já sabe a minha opinião :lol:
Que por sinal, é a mesma entre todos (ou a maioria) dos foristas de Rondônia.
Infelicidade, não. Incoerência, com certeza. Essa é a minha posição quanto a esse assunto.
E faz muita diferença sim de qual região um estado faz parte. Não deveria fazer, pois essa divisão por regiões foi elaborada pelo IBGE nos anos 40 (e revisada no final dos anos 60) pra fins meramente estatísticos. Entretanto, diversos segmentos da sociedade (incluindo aí o poder público, iniciativa privada e as pessoas de modo geral) utilizam essa divisão pra uma série de coisas. Um exemplo é o próprio SSC, onde os subfóruns regionais seguem a divisão do IBGE. E como o Brasil tem 27 estados, é muito difícil pra maioria das pessoas memorizar as características de cada um deles, então geralmente as pessoas atribuem aos estados as características mais comuns à região a qual eles pertencem. Como Rondônia faz parte da região Norte, imagina-se que o estado tenha o perfil sócio-econômico da maioria dos estados da região Norte, quando na verdade o perfil da maior parte do estado se assemelha muito mais aos estados do Centro-Oeste. Isso faz com que o estado deixe de receber investimentos e políticas públicas mais adequadas à sua realidade. E não é só Rondônia, acredito que com o Tocantins ocorre o mesmo. Só que o Tocantins tem a vantagem de ter sido desmembrado de Goiás há apenas 20 anos atrás, ou seja, as pessoas ainda associam o Tocantins ao Centro-Oeste.
De modo geral, penso que Rondônia e Tocantins estão na região errada. E isso não significa nenhum demérito pra região Norte, assim como a mudança de São Paulo da região Sul pra região Sudeste não significou demérito nenhum pra região Sul. É uma mera adequação à realidade, nada além disso.
Rondon February 8th, 2010, 07:03 PM ^^ A maior parte foi do Mato Grosso e uma pequena parte foi do Amazonas. Aqui tem um mapinha que eu fiz (já que eu não encontrei nenhum na internet) mostrando qual parte de Rondônia veio de cada um dos dois estados vizinhos.
Vermelho: Amazonas
Laranja: Mato Grosso
http://img.photobucket.com/albums/v245/BR364/Tabelas/MapaROFormacao.jpg
Muito pouco de Rondônia veio do Amazonas... até postei um tempo desses uma foto de Guajará-Mirim na época que pertencia ao Mato Grosso.
Grande Manaus February 11th, 2010, 06:33 AM Gostei muito de ver o ritimo das obras e essa integracao do Norte do Brasil com o Peru, e como uma o Governador Ivo Cassol disse, que o Acre nao seja um ponto final, mas sim um meio.
Um outro roteiro turístico bastante interessante é também conhecer não so a Venezuela com o caribe através da BR-174 partindo de Manaus no Estado do Amazonas ,passando por Boa vista (RR) e depois a fronteira Brasil -Venezuela
A integração pode ser ainda maior se reconstruirem o trecho central da BR-319 e integrar os Estados do Amazonas e Roraima aos demais da Região Norte ..
Grande Manaus February 11th, 2010, 06:37 AM É uma infelicidade fazer parte da região norte?
Gostar ou não de fazer parte da Região Norte para alguns é apenas um gosto pessoal ...infelismente deve se esbarrar na questão geográfica de pertencer a essa determinada Região > a NORTE
Rondon February 11th, 2010, 06:09 PM Gostar ou não de fazer parte da Região Norte para alguns é apenas um gosto pessoal ...infelismente deve se esbarrar na questão geográfica de pertencer a essa determinada Região > a NORTE
Deixa eu corrigir a minha opinião se não vão começar a pegar no meu pé :lol:
Eu disse naquela hora que tinha infelicidade do meu Estado ser da região Norte por que não encontrei nenhuma outra palavra que pudesse definir o meu sentimento.
Acho que o meu sentimento é o mesmo que o BR expressou no seu último post aqui, que é o de incoerência.
Eu não tenho raiva nenhuma do Norte, só sinto que o lugar de Rondônia não é nessa região, apenas isso.
Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
O Cavaleiro February 11th, 2010, 09:54 PM Deixa eu corrigir a minha opinião se não vão começar a pegar no meu pé :lol:
Eu disse naquela hora que tinha infelicidade do meu Estado ser da região Norte por que não encontrei nenhuma outra palavra que pudesse definir o meu sentimento.
Acho que o meu sentimento é o mesmo que o BR expressou no seu último post aqui, que é o de incoerência.
Eu não tenho raiva nenhuma do Norte, só sinto que o lugar de Rondônia não é nessa região, apenas isso.
Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
Sei exatamente do que esta falando, imagine aqui que nem floresta tem, só o cerradão...
fialho February 12th, 2010, 01:04 AM Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
EricoWilliams February 12th, 2010, 01:28 AM Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
No meu ver, nao muda nada, já que continua fazendo parte da amazonia legal.
Rondon February 12th, 2010, 04:16 AM Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
Já foi respondido lá atrás pelo BR...
Infelicidade, não. Incoerência, com certeza. Essa é a minha posição quanto a esse assunto.
E faz muita diferença sim de qual região um estado faz parte. Não deveria fazer, pois essa divisão por regiões foi elaborada pelo IBGE nos anos 40 (e revisada no final dos anos 60) pra fins meramente estatísticos. Entretanto, diversos segmentos da sociedade (incluindo aí o poder público, iniciativa privada e as pessoas de modo geral) utilizam essa divisão pra uma série de coisas. Um exemplo é o próprio SSC, onde os subfóruns regionais seguem a divisão do IBGE. E como o Brasil tem 27 estados, é muito difícil pra maioria das pessoas memorizar as características de cada um deles, então geralmente as pessoas atribuem aos estados as características mais comuns à região a qual eles pertencem. Como Rondônia faz parte da região Norte, imagina-se que o estado tenha o perfil sócio-econômico da maioria dos estados da região Norte, quando na verdade o perfil da maior parte do estado se assemelha muito mais aos estados do Centro-Oeste. Isso faz com que o estado deixe de receber investimentos e políticas públicas mais adequadas à sua realidade. E não é só Rondônia, acredito que com o Tocantins ocorre o mesmo. Só que o Tocantins tem a vantagem de ter sido desmembrado de Goiás há apenas 20 anos atrás, ou seja, as pessoas ainda associam o Tocantins ao Centro-Oeste.
De modo geral, penso que Rondônia e Tocantins estão na região errada. E isso não significa nenhum demérito pra região Norte, assim como a mudança de São Paulo da região Sul pra região Sudeste não significou demérito nenhum pra região Sul. É uma mera adequação à realidade, nada além disso.
Poxa, assim você nos reduz a praticamente nada... somos farinha do mesmo saco?
Tá certo que politicamente nossa força é nula em relação ao restante do país, mas tem diferença sim... não é tão esculhambado do jeito que você tá falando não :lol:
Ferraz/RBR February 12th, 2010, 12:26 PM Indicadores Sociais leva muito em conta na divisão de regiões
Rondônia tem apenas um perfil cultural e uma atividade economica (Agricultura e pecuaria) parecido com Centro-Oeste, e isso o centro-sul do estado, a região da capital eu não acho.
Mas os indicadores sociais de Rondonia são mais parecidos com norte, exemplo: IDH, Educação, saneamento, população vivendo na zona rural, etc. E esses indices é uma dos principais motivos levado em conta na divisão por regiões.
Exemplo foi a separação de Goiás, porque será que Tocantins ficou na região norte, um dos motivos foi esses indices sociais.
Alias, em suma só existem 2 regiões no Brasil. Centro-Sul e Norte/Nordeste. É só pegar a tabela do IDH vai saber o porque.
1 a 11: Centro-Sul - estados do Sul, Sudeste e centro-oeste misturados.
12 a 18: Norte
19 a 27: Nordeste
Já sei, vocês querem Rondônia no Centro-Oeste pro Brasil ter uma impressão melhor de Rondônia :D
Ferraz/RBR February 12th, 2010, 02:50 PM Alias, até mesmo a atividade economica de Rondônia, apesar de ser parecida com centro-oeste ainda está engatinhando comparado com estados do centro-oeste. Se fosse assim, o sul do Pará, oeste da Bahia, além do tocantins teriam que ir pro centro-oeste também.
E o que dizer do Amazonas com parque industrial da sua capital? iria pro sul/sudeste?
outra, Goiás ia ter que ir para o sudeste pela identificação cultural com MG e pela industria do estado que já está quase igual sudeste e sul. Ia ser redivisão geral no Brasil. Ou seja, vocês tão enxergando coisa onde nao existe.
O Cavaleiro February 12th, 2010, 06:31 PM Alias, até mesmo a atividade economica de Rondônia, apesar de ser parecida com centro-oeste ainda está engatinhando comparado com estados do centro-oeste. Se fosse assim, o sul do Pará, oeste da Bahia, além do tocantins teriam que ir pro centro-oeste também.
E o que dizer do Amazonas com parque industrial da sua capital? iria pro sul/sudeste?
outra, Goiás ia ter que ir para o sudeste pela identificação cultural com MG e pela industria do estado que já está quase igual sudeste e sul. Ia ser redivisão geral no Brasil. Ou seja, vocês tão enxergando coisa onde nao existe.
Nao, foi vc que exagerou agora, muito extremo. Mas sabia que faz sentido. Eu sempre achei que faz todo o sentido essa nova redivisão sua aí. Mas falando sério, mandava Rondônia, TO, Sul do Pará (como Carajás) e o oeste da Bahia (como São Francisco), tudo pro centro-oeste. Ah, pegava o Maranhão e acoplava na região norte que juntamente com o Pará, o estado do Tapajós e Amapá criaria a região MEIO-NORTE e o restante Amazonas, Roraima e Acre região NOROESTE. Logo que eu estiver no IBGE vou providenciar .. hehe.
Ferraz/RBR February 12th, 2010, 07:00 PM Se passar Goiás e DF pro sudeste e entrar oeste da Bahia, sul do Pará e Tocantins e Rondônia no centro-oeste. O IDH e PIB percapita do centro-oeste ia cair tanto que ia ser formar uma outra região pobre com dificuldades no Brasil.
Coitados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles iam querer sair do centro-oeste e formar uma outra região eles dois sozinhos.
Por isso que eu digo a última divisão regional do Brasil parece que foi criada mais ou menos pelo IDH.
Rondon February 12th, 2010, 07:40 PM ^^ Não acredito que o IDH tem essa influência toda que você propala.
Até por que a divisão foi criada com diversos parâmetros, levando em consideração a realidade vivida nas décadas de 40 e 70.
Muito diferente do que é visto hoje, pelo menos aqui em Rondônia...
Rafael_Rosato February 12th, 2010, 08:01 PM Aff ... essa discussão dnovo?? :ohno::ohno::ohno::ohno::ohno:
Não é questão de ser melhor ou pior ... e sim de ser diferente!!
A Amazônia é um BIOMA ... ngm vai mudar a vegetação de Rondônia só porque o estado saiu da região norte neh!!! :nuts:
Se passar Goiás e DF pro sudeste e entrar oeste da Bahia, sul do Pará e Tocantins e Rondônia no centro-oeste. O IDH e PIB percapita do centro-oeste ia cair tanto que ia ser formar uma outra região pobre com dificuldades no Brasil.
Coitados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles iam querer sair do centro-oeste e formar uma outra região eles dois sozinhos.
Por isso que eu digo a última divisão regional do Brasil parece que foi criada mais ou menos pelo IDH.
O IDH é apenas UM dentre milhares de indicadores... a maioria deles inclusive aproximam RO e o TO do Centro-Oeste todo mundo aqui já está careca de saber disso :bash:
... e outra, este dados teus do IDH são apenas projeções ;)
Assim como o Mato Grosso é tão Norte quando os outros estados da Amazônia neh?!
Logico que faz diferença ... imagine o governo investindo em infra-estrutura e politicas sociais para cidades Nortistas (ribeirinhas, como aconteceu recentemente) ...
Onde é que isso beneficia Rondônia e Tocantins por ex. :?
Imagine tbm quando empresas decidem investir no Centro-Oeste exatamente pelo perfil da região ... será que RO e o TO novamente não poderiam ser ignorados por falta de informação mais realista?! :?
Até o Acre possui uma logística mais proxima do Centro-Oeste do que do Norte, mesmo com perfil socio-conomico nortista ...
BR 364 February 12th, 2010, 10:54 PM ^^ Na verdade essa divisão regional nem é política, é meramente pra fins estatísticos (pelo menos é o que diz a lei que a estabeleceu, que aliás tem mais de 40 anos).
O problema é que muitas decisões são tomadas com base nessa divisão, com isso Rondônia recebe um tratamento de estado com características nortistas, ou seja, diferente da realidade da maior parte do estado e de seus habitantes. É óbvio que Rondônia também possui características da região Norte, afinal as características regionais não desaparecem no momento em que se atravessa uma divisa estadual, existem zonas de transição.
É preciso ficar bem claro o seguinte: Rondônia não se resume à capital. E daí que Porto Velho é uma típica capital nortista? Estamos falando de um estado e não de uma cidade. De Ariquemes pra baixo o perfil do estado é totalmente outro. É preciso se fingir de cego pra não ver isso. Mais de 70% da população do estado vive em cidades que pouco ou nada tem a ver com a região Norte. Dizer que cidades como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Colorado, Cerejeiras, Vilhena, etc, são típicas cidades nortistas é caso de internação.
Não é só uma questão de indicadores. E ainda que fosse, o IDH não é o único indicador existente, existem vários outros e na maioria deles Rondônia faz a "ponte" entre o centro-sul e o norte-nordeste, justamente por ser um estado que reúne características dessas duas realidades. Os indicadores de Rondônia só não são melhores porque justamente a parte com características nortistas, na qual se inclui a capital, não ajuda nos indicadores. Basta comparar os indicadores apenas do interior de cada estado pra que isso fique claro.
Se outros estados estiverem insatisfeitos com a atual divisão regional, que reivindiquem as mudanças que julgarem pertinentes. O oeste da Bahia ou o sul do Pará podem ter caracterísitcas do Centro-Oeste, mas e a maior parte da Bahia? E a maior parte do Pará? É isso que tem que prevalecer, as características da maior parte do estado e não de um pedacinho dele (nem separar essas regiões de seus estados apenas pra que se enquadrem na região que mais se assemelham).
O Brasil veria Rondônia de forma mais positiva se o estado fizesse parte do Centro-Oeste? Não sei, talvez sim, talvez não... mas certamente o veria de uma forma mais condizente com a sua realidade e só isso já faz valer a pena a mudança.
Eu fico feliz quando eu vejo que Rondônia é um estado tão querido pelos nortistas, a ponto destes não aceitarem a idéia de Rondônia fazer parte de outra região. Agradeço o carinho, mas eu compartilho da mesma opinião do pessoal do Centro-Oeste: Rondônia e Tocantins estão na região errada.
Rondon May 18th, 2010, 07:40 PM ^^ A Expresso Ormeño faz a linha Lima-Caracas de boa.
Assim como Lima-Buenos Aires.
A Expreso Ormeño já está autorizada na ANTT a fazer a linha Lima (Peru) x São Paulo (Brasil).
Vai passar aqui por Porto Velho :D
BR 364 May 18th, 2010, 07:50 PM ^^ Legal! :banana:
Rondon July 1st, 2010, 11:08 PM Está confirmadíssima a inauguração da rodovia Interoceânica para o dia 04 de novembro de 2010, com uma cerimônia reunindo os chefes de Estado do Brasil e Peru, além de outras autoridades, na cidade de São Paulo.
:D
BR 364 July 1st, 2010, 11:50 PM Algumas notícias interessantes postadas no fórum peruano ao longo do mês de junho:
Tramos 2 y 3 de Interoceánica Sur registran avance de obras de 99% y 87%
La construcción de los tramos 2 y 3 del Proyecto Corredor Vial Interoceánico Sur (IIRSA Sur) registra un avance de obras de 99% y 87%, respectivamente, informó hoy el Ositran. Sobre el Tramo 2 (Urcos – Inambari), comentó que se registraron algunas dificultades como consecuencia de las lluvias que se produjeron en el Cusco, y que afectaron la zona norte de Urubamba, por donde pasa la carretera.
Finalmente, sostuvo que al inicio se tenía previsto que las obras del Tramo 4 (Inambari – Azángaro), a cargo de Intersur, concluyan en marzo del 2011, pero ello se encuentra en estudio debido a una reciente inclusión de expedientes de obras adicionales.
http://semanaeconomica.com/
La Interoceánica Supera todos los Pronósticos (http://desarrolloperuano.blogspot.com/2010/06/la-interoceanica-supera-todos-los.html)
La Interoceánica del Sur, llamada a interconectar a nuestro país con Brasil, a través del poblado de Iñapari, en Madre de Dios, ya está volando en cuanto al número de unidades vehiculares que la transitan.
http://3.bp.blogspot.com/_JzSqd6YaCaY/TAliWeTydwI/AAAAAAAAISY/LG0dJ3SLD5U/s1600/Rendy.jpg
500 vehículos diarios. Más de 20 cada hora (Foto: Andina)
Según el Organismo Supervisor de la Inversión en Infraestructura de Transporte de Uso Público (OSITRAN), es tanta la demanda, que a la fecha ya circulan por allí 500 vehículos diarios, en lugar de los 200 que se había previsto. Es decir, ya existe la carga vehicular que se supone recién existiría en el año 2019. Ocurre que los peruanos y brasileños no tienen ganas de esperar y, teniendo a la vista una hermosa carretera casi terminada, ya pasan de un lado al otro de la frontera en todo tipo de unidades de transporte, y con fines diversos (turísticos, comerciales, etc.), habiendo hecho trizas todos los pronósticos. Y eso que aún no finaliza la construcción de la vía, pues, por ejemplo, falta concluir (como vimos hace algunos días) el fundamental y enorme puente Billinghurst, lo que obliga a los viajeros a usar balsas especiales para pasar sus vehículos hasta la otra orilla.
Pero nada de eso frena el entusiasmo. Si alguna vez se dudó de la rentabilidad social y económica de este proyecto carretero, los hechos actuales están demostrando que se trata de todo un éxito, pues hasta los pronósticos más optimistas fallaron.
Que esta agradabilísima constatación sea el mejor acicate para que los trabajos sigan avanzando aceleradamente, de tal modo que esta monumental vía de interconexión binacional pueda ser inaugurada , por todo lo alto, en los primeros meses del 2011. Y para que se ponga igual empeño en la Interoceánica del norte, que interconectará a nuestro país con Brasil mediante una ruta bimodal, es decir, carretero-fluvial. Con el enorme éxito que acabamos de reseñar, es de esperar que ocurra algo similar en la vía que pasa por Iquitos. Es que hay dos países vecinos deseosos de conocerse mejor y de hacer negocios entre sí.
Mandatario inaugura hoy nuevo tramo de Corredor Vial Interoceánico Sur Perú-Brasil
El presidente de la República, Alan García, viaja a la región Madre de Dios para inaugurar el Tramo 3 Inambari - Iñapari, sector El Triunfo-Planchón, del Corredor Vial Interoceánico Sur Perú-Brasil, obra ejecutada con una inversión de 32 millones de dólares.
El sector a inaugurar tiene 34 kilómetros de pavimento asfáltico, abarcando desde la localidad de El Triunfo (ubicado en el kilómetro 486) hasta la localidad de Planchón (Km. 520).
Con la puesta en marcha de estos 34 kilómetros, se sella la unión entre las ciudades de Puerto Maldonado e Iñapari, fronteriza con Brasil.
En su viaje número 185 al interior del país, el mandatario también inaugurará los puentes Loboyoc y San Francisco de Asis, que en conjunto miden 50 metros.
El tramo 3 del Corredor Vial IIRSA Sur, entre Inambari e Iñapari, tiene una extensión total de 410 kilómetros. Con esta inauguración se completa 337 kilómetros de la vía totalmente asfaltados y 12 puentes construidos, representando un avance físico de 82 por ciento.
El jefe de Estado realiza el viaje acompañado del ministro de Transportes y Comunicaciones, Enrique Cornejo; y del representante de la compañía Odebrecht, Jorge Barata.
25 de Junio de 2010
Fuente (http://www.andina.com.pe/Espanol/Noticia.aspx?id=ZqEo03txUBE=)
^^
http://img337.imageshack.us/img337/2806/57697972.jpg
http://img444.imageshack.us/img444/3441/89669440.jpg
http://img375.imageshack.us/img375/3169/44780074.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/94/95199528.jpg
BR 364 July 1st, 2010, 11:53 PM E uma notícia recente (25 de junho) sobre a ponte de Puerto Maldonado:
Presidente García inspeccionó avance de obras de puente más largo del país
Lima, jun. 25 (ANDINA). El Presidente de la República, Alan García Pérez, inspeccionó hoy el avance de las obras de lo que será el puente colgante más largo del país, en Puerto Maldonado, incorporado el año pasado como obra adicional del tramo Nº.3 de la Carretera Interoceánica Sur.
El Mandatario expresó su satisfacción por los avances de lo que denominó el “Gran Puente Continental de la Fraternidad entre Perú y Brasil”, y resaltó que esta nueva infraestructura estará al servicio de la Carretera Interoceánica y de la conexión de todos los departamentos del sur y de Brasil.
Fue luego de inaugurar un nuevo tramo de este corredor vial en Madre de Dios, correspondiente a la vía Inambari-Iñapari, en el sector El Triunfo-Planchón.
La enorme estructura se encuentra en pleno montaje, con la construcción de soportes en los extremos del puente y un trabajo simultáneo en dos frentes: el derecho y el izquierdo, por parte de la Concesionaria Interoceánica Sur Tramo 3 SA, encargada de la obra.
El puente es una infraestructura colgante de 722.95 metros de longitud sobre el río Madre de Dios y 70 metros de alto, edificado con estructuras de acero y diseñado con una luz total suficiente para cubrir el espejo de agua en venidas máximas extraordinarias del río.
En esta inspección, el Jefe del Estado estuvo acompañado por el ministro de Transportes, Enrique Cornejo, y el representante de la compañía Odebrecht, Jorge Barata, una de las empresas integrantes del consorcio encargado de la obra.
Por lo adelantado de los trabajos y su ejecución simultánea en dos frentes, se prevé que la obra completa esté terminada a fines de este año.
Fuente: Andina
http://img193.imageshack.us/img193/9752/250610of16.jpg
http://img714.imageshack.us/img714/7093/250610of13.jpg
http://img171.imageshack.us/img171/1127/250610of14.jpg
http://img202.imageshack.us/img202/9153/250610of19.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/5008/250610of17.jpg
http://img34.imageshack.us/img34/8546/250610of20.jpg
http://img682.imageshack.us/img682/1791/250610of22.jpg
:cheers:
LRenato July 2nd, 2010, 12:12 AM ^^ Legal a noticia,:banana:,parece que ocorre tudo bem no lado peruano apesar dos atrasos,principalmente o atraso da famosa" "puente más larga del Perú"...:):cheers:
abçs
Rondon July 2nd, 2010, 12:19 AM Os tramos 02 e 03 estão quase concluídos, isso já garante a ligação com o Porto de San Juan e a capital peruana, Lima por via asfaltada.
Mapa da rodovia e dos tramos
http://www.mtc.gob.pe/portal/home/concesiones/imagenes/iirsa%20sur%20t%202-3-4.JPG
Eu acho que a Expreso Ormeño vai querer operar Lima x São Paulo logo que a rodovia abrir.
EricoWilliams July 2nd, 2010, 02:41 AM Adorei o slogan do nosso vizinho:
http://img375.imageshack.us/img375/3169/44780074.jpg
"O Peru avança!"
BR 364 July 2nd, 2010, 03:03 AM ^^ Tu não presta... :lol:
Rondon July 4th, 2010, 04:28 PM Carretera Interoceânica - Rodovia do Pacífico
Primeira foto: saída de Cuzco
Segunda foto: saída de Assis Brasil
http://www.fiero.org.br/ArquivosUpload/noticias/3/RODOVIA.jpg
Sr. Jirau July 4th, 2010, 07:18 PM ^^
Esses carros da foto seriam daquele pessoal daqui de RO, incluindo Cassol e Cia que fizeram uma viagem até os países andinos??
Hadri July 4th, 2010, 07:30 PM São Paulo - 4601km
pertinho...:lol:
fialho July 4th, 2010, 07:32 PM ^^
Esses carros da foto seriam daquele pessoal daqui de RO, incluindo Cassol e Cia que fizeram uma viagem até os países andinos??
Se não me falha a memória, a comitiva do Cassol era bem maior. Fora que estão segurando uma bandeira do Acre.
Sr. Jirau July 6th, 2010, 02:54 AM ^^
É verdade, não me atentei a esse detalhe. Valew, fialho. :okay:
Rondon July 18th, 2010, 12:14 AM Pessoal da Zona Franca de Tacna visitará o Brasil
CONSEJO REGIONAL
Dos funcionarios de Zofratacna viajarán a Brasil
17 de Julio del 2010
TACNA | Tacna. En sesión extraordinaria realizada la mañana de ayer el Consejo Regional de Tacna aprobó el viaje a Brasil de dos funcionarios de la Zona Franca de Tacna (Zofratacna) entre el 18 y 23 de julio con el fin de profundizar las relaciones comerciales y obtener información de trámites aduaneros requeridos por ese país para la importación y exportación de productos.
Así lo informó el consejero regional delegado Javier Téllez Maita, quien detalló que los mencionados funcionarios son el director del comité de administración Alfredo Arrazola Rondón y el gerente de Operaciones, Vidali Agüero López, quienes visitarán los estados de Acre (Río Blanco), Rondonia (Porto Belho) y Mato Grosso (Cuiabá).
Además, deberán conocer los beneficios y ventajas que el Brasil puede ofrecer a nuestra región y buscarán la presencia de más empresarios que estén interesados en invertir en los amplios terrenos que tiene la Zofratacna, añadió Téllez Maita.
http://www.correoperu.com.pe/correo/nota.php?txtEdi_id=6&txtSecci_id=14&txtSecci_parent=0&txtNota_id=394904
BR 364 July 20th, 2010, 04:54 PM Mais algumas fotos da Interoceânica na região de Cuzco.
Interoceánica Sur
http://img408.imageshack.us/img408/9539/000131059w.jpg
http://img821.imageshack.us/img821/6254/000131055w.jpg
http://img709.imageshack.us/img709/1894/000131056w.jpg
http://img251.imageshack.us/img251/886/000131060w.jpg
xD
Mágno Lopes August 17th, 2010, 06:17 PM Notícia tão boa pro Acre, quanto, pra Rondônia.
Rondon October 6th, 2010, 03:55 AM Segundo fofocas, o guichê da Expreso Ormeño no Terminal Rodoviário do Tietê já está pronto...
Mastercell_Belem October 6th, 2010, 09:03 AM Segundo fofocas, o guichê da Expreso Ormeño no Terminal Rodoviário do Tietê já está pronto...
Do ponto de vista economico será que compensa uma viagem São Paulo-Lima via onibus ? creio que pelo custo será bem superior ao transporte aereo, agora no caso de porto velho e rio branco creio que compensa agora São Pauo, acho que não
Manauense October 6th, 2010, 01:54 PM O trecho completo (ida e volta) São Paulo/Lima/São Paulo, pela TAM, custa em torno de R$ 850,00, já incluídas as taxas de embarque. No entanto, a não ser que se queira conhecer novas paisagens, não se pode dizer que é cômodo um passageiro embarcar no Tietê (em São Paulo) com destino a Lima. Trata-se de uma viagem de mais de 4.600 quilômetros.
O bom vai ser a possibilidade de transporte de cargas, bem como as viagens de quem mora no Acre e Rondônia, que terão uma "saída" para o Pacífico.
HSilva October 6th, 2010, 05:46 PM Tenho dúvida se haverá demanda de passageiros de São Paulo para Lima e no retorno, pois de avião vai sair mais barato com certeza. Imagine as despesas que o passageiro terá durante uma semana na estrada!!! Se a empresa puder vender trechos entre as capitais por onde passar, exemplo: PVH/Cuiabá, ai pode ser uma boa opção para quem mora nas cidades ao longa da rota. Para quem mora no AC, RO e MT deve ser vantajoso ir pela estrada para Lima, mas de CGB "pra frente", imagino que de avião será mais barato!
Rondon October 6th, 2010, 07:46 PM De São Paulo eu acho que poucas pessoas vão usar (principalmente quem tem medo de avião). Agora no restante das cidades vai ser uma mão na roda :D
Eu queria saber também como funciona a linha da Pluma (São Paulo x Santiago do Chile).
Ferraz/RBR October 23rd, 2010, 07:55 PM Tramo 3 (Inambari – Iñapari) :banana::cheers::banana:
Fotos postadas ontem no forum peruano
http://img264.imageshack.us/img264/5367/221010ofmas.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/299/221010of02.jpg
http://img51.imageshack.us/img51/5086/221010of02b.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/2416/221010ofotramas.jpg
http://img808.imageshack.us/img808/2749/221010of02a.jpg
Sr. Jirau October 24th, 2010, 12:35 AM ^^
Nossa... muito granfino essa rodovia!! *-*
Dá uma emoção louca vendo essa BR pavimentada num monte de subidas e descidas!
Rondon October 24th, 2010, 12:36 AM ^^ Top :D
Ei, acho que as fontes do Cassiano Marques para a operação da linha de ônibus Lima x São Paulo não eram confiáveis, já que ninguém viu os ônibus da Expreso Ormeño.
Não poderia ser 07 de novembro?
fialho October 24th, 2010, 01:35 AM Essa rodovia é incrível! Tem paisagens belíssimas, acho que eu toparia até uma viagem que fosse só indo e voltando por ela, sem ter como destino alguma cidade.
BR 364 October 25th, 2010, 06:21 PM Excelente a estrada!
Esses trechos de serra devem dar um pouco de tontura pra quem não tá dirigindo, mas enfim... é o tipo de viagem que deve ser feita sem pressa.
David czs October 26th, 2010, 06:21 AM Vai ser muito bom para o Acre essa rodovia que liga o Brasil ao pacífico. Trará desenvolvimento.
Rondon October 28th, 2010, 01:39 AM ^^ E tem que acreditar mesmo, por que está difícil de sair. Caribe, por enquanto, só de avião.
Rondon October 28th, 2010, 01:42 AM ^^ Apesar de que se sair a estrada, vou continuar optando pelo avião pela comodidade e rapidez.
Rondon November 1st, 2010, 07:15 AM 29/10/10 | 12:14 pm
Expreso Internacional Ormeño inaugura ruta histórica Lima – Sao Paulo
http://www.serperuano.com/2010/10/expreso-internacional-ormeno-inaugura-ruta-historica-lima-sao-paulo/
Ferraz/RBR November 1st, 2010, 02:43 PM mais uma opção para conhecer Cuzco e Lima, quero ver como vai ficar a concorrência com a outra empresa que ja faz Rio Branco-Puerto Maldonado, se não vai prejudicar.
Rondon November 4th, 2010, 06:21 AM Estrada do Pacífico já é uma realidade
O CORREIO de Uberlândia fez o trajeto terrestre entre Porto Velho, no Brasil, e Iquique, no Chile
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/11/04/49128/estrada_do_pacifico_ja_e_uma_realid.html
Sr. Jirau November 4th, 2010, 10:02 PM ^^
Muito show esse relato! Dá muita vontade de fazer mesmo essa viagem!! :D E vou fazer, se Deus quiser!! :)
Rondon November 4th, 2010, 10:13 PM ^^ Também não sabia que dava de chegar tão relativamente fácil no Chile :D
Ferraz/RBR November 4th, 2010, 11:01 PM ^^Pois é, e La Paz também... não sei porque não exploram mais esse fato de se poder chegar em La Paz, mais fácil até do que Lima.
Ótimo relato realmente... ainda mais com os elogios feito a Rio Branco :D
Rondon November 4th, 2010, 11:04 PM ^^ Sabia que alguém ia comentar isso de Rio Branco haha
Então, realmente também não sabia que dava de chegar fácil em La Paz também :D
E eu acho que de Iquique dá de descer para Santiago de boa...
BR 364 November 5th, 2010, 12:24 AM A distância entre PVH e La Paz é de aproximadamente 1.350 km, menor que a distância de PVH até Cuiabá, que é de 1.450 km. O problema é que desses 1.350 km, uns 900 km são em estrada de terra. Além disso, é preciso atravessar o Rio Mamoré. Nem sei se tem balsa que atravessa lá.
E tem um detalhe, de La Paz até Arica são 500 km de "tapete". E de Arica a Iquique são mais 300 km. Estamos mais próximos do litoral norte do Chile do que de Campo Grande, Goiânia ou Brasília. O que falta é uma ponte em Guajará-Mirim e asfalto de lá até La Paz.
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 12:50 AM ^^De Guayaramerin até Riberalta já é asfaltado?
Falando nisso parece que estão construindo uma ponte nesse trecho, na cidade de Yata - Rio Yata um afluente do Mamoré.
foto da construção no GE - só o link porque a foto é grande.
http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/18913111.jpg
^^ Sabia que alguém ia comentar isso de Rio Branco haha
:lol:
Gabriel AC November 5th, 2010, 01:29 AM Tirando a parte que menciona Rio Branco, a minha parte preferida foi essa:
A partir de Quince Mil, a ascensão se torna muito mais forte, a rodovia passa a ser formada por inúmeras curvas e abismos, as árvores vão desaparecendo até se atingir o ponto mais alto, a cerca de 4.720 metros acima do nível do mar. As paisagens são impressionantes e os picos nevados dos Andes fazem companhia ao turista nesse ponto da Estrada do Pacífico. Em seguida, as curvas diminuem um pouco, até se chegar a uma região de vales a mais de 3 mil metros de altitude, onde se localiza Cuzco, um dos destinos turísticos mais famosos do mundo.
Cara, que relato incrível, deu mais vontade ainda de fazer esse caminho pela carretera, como legítimo brasileiro, eu nunca tive cotato com neve, quem sabe um dia eu não a faça, assim como desejo atravessar o Acre para conhecer Cruzeiro pela BR-364. :D
Rondon November 5th, 2010, 01:43 AM ^^De Guayaramerin até Riberalta já é asfaltado?
A Carretera Del Oriente, como é chamado o trecho de 86 km entre Guayaramerim e Riberalta, está em processo de asfaltamento. Cerca de 25% do projeto já foi concluído, sendo que a terraplanagem já completou 96% :D
http://www.bolivia-riberalta.com/blog.php/?p=6946
Rondon November 5th, 2010, 01:52 AM ^^
Situação atual do Corredor al Norte, que ligará Porto Velho ao Pacífico via Bolívia
CORREDOR AL NORTE (Estado de situación)
Tramo I LA PAZ - RURRENABAQUE
La Paz - Cotapata 52 km Concluido
Cotapata - Santa Bárbara 48 km Concluido
Santa Bárbara - Quiquibey 184 km En Ejecución
Quiquibey - Yucumo 41 km En Estudio
Yucumo - Rurrenabaque 101 km En Ejecución
Tramo II RURRENABAQUE - RIBERALTA
Rurrenabaque - Santa Rosa 96 km En Licitación
Santa Rosa - Australia 169 km En Licitación
Australia - El Choro 168 km En Gestión de Financiamiento
El Choro - Riberalta 75 km En Licitación
Tramo III RIBERALTA - GUAYARAMERÍN
Riberalta - Guayaramerín 86 km En Ejecución
Tramo IV PORVENIR - EL CHORO
Porvenir - Puerto Rico 136 km En Estudio
Puerto Rico - Peña Amarilla 153 km En Estudio
Peña Amarilla - El Choro 48 km En Estudio
Total Corredor al Norte 1.357 km
http://www.oopp.gob.bo/detalle.php?idc=121
Alguém pode fazer um mapa?
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 03:26 AM ^^Tramo IV até Porvenir... Porvenir é perto de Cobija fica uns 30 Km, e ja Pavimentado... então vai ser possível também chegar de Cobija até La Paz tudo asfalto se esse estudo for aprovado...
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 04:16 AM ^^
Situação atual do Corredor al Norte, que ligará Porto Velho ao Pacífico via Bolívia
CORREDOR AL NORTE (Estado de situación)
Tramo I LA PAZ - RURRENABAQUE
La Paz - Cotapata 52 km Concluido
Cotapata - Santa Bárbara 48 km Concluido
Santa Bárbara - Quiquibey 184 km En Ejecución
Quiquibey - Yucumo 41 km En Estudio
Yucumo - Rurrenabaque 101 km En Ejecución
Tramo II RURRENABAQUE - RIBERALTA
Rurrenabaque - Santa Rosa 96 km En Licitación
Santa Rosa - Australia 169 km En Licitación
Australia - El Choro 168 km En Gestión de Financiamiento
El Choro - Riberalta 75 km En Licitación
Tramo III RIBERALTA - GUAYARAMERÍN
Riberalta - Guayaramerín 86 km En Ejecución
Tramo IV PORVENIR - EL CHORO
Porvenir - Puerto Rico 136 km En Estudio
Puerto Rico - Peña Amarilla 153 km En Estudio
Peña Amarilla - El Choro 48 km En Estudio
Total Corredor al Norte 1.357 km
http://www.oopp.gob.bo/detalle.php?idc=121
Alguém pode fazer um mapa?
Um mapinha, eu fiz seguindo a marca da rodovia, só não deu pra seguir a marca na subida dos Andes ai eu coloquei aquele retão chegando em La Paz.
Branco - Tramo IV
Vermelho - Tramo III
Azul - Tramo II
Preto - Tramo I
http://img192.imageshack.us/img192/7491/corredoralnorte.jpg
fialho November 5th, 2010, 04:50 AM Sempre tem alguns relatos na internet de quem já fez viagens por essa estrada. Este aqui foi de motocicleta de Rio Branco até Cuzco:
http://viagemperuebolivia.blogspot.com/2010/10/de-rio-brancoac-cuzco-capital-do.html
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 05:02 AM ^^Outro Bom Relato!!!
"Não há muito do que falar do dia de hoje, mas deve-se ressaltar a beleza e organização de Rio Branco, com vias largas, muitas árvores e praças bem cuidadas."
Vias Largas :? :|
Quem faz o trajeto do Aeroporto até o Centro e Depois do Centro até a saída da cidade, realmente só vai encopntrar vias largas, mas se ele tivesse andado um pouco mais pela cidade eu acho que ele ia rever esse pensamento. :D
Se for ver o tanto que essa rodovia ja está impulsionando o turismo em Rio Branco, só pelo tanto de relatos espalhados pela internet se observa o tanto de gente que deve chegar diariamente no aeroporto para iniciar a viagem a partir de Rio Branco, e outras pessoas que ja chegam de varias parte do país pela estrada mesmo.
Rondon November 5th, 2010, 11:29 AM ^^ Tava dando uma olhada e tem linha de ônibus regular entre Cobija e La Paz. Será que vai via Porvenir-El Choro?
vitor.carvalho2 November 5th, 2010, 01:25 PM ^^Outro Bom Relato!!!
"Não há muito do que falar do dia de hoje, mas deve-se ressaltar a beleza e organização de Rio Branco, com vias largas, muitas árvores e praças bem cuidadas."
Vias Largas :? :|
Quem faz o trajeto do Aeroporto até o Centro e Depois do Centro até a saída da cidade, realmente só vai encopntrar vias largas, mas se ele tivesse andado um pouco mais pela cidade eu acho que ele ia rever esse pensamento. :D
Se for ver o tanto que essa rodovia ja está impulsionando o turismo em Rio Branco, só pelo tanto de relatos espalhados pela internet se observa o tanto de gente que deve chegar diariamente no aeroporto para iniciar a viagem a partir de Rio Branco, e outras pessoas que ja chegam de varias parte do país pela estrada mesmo.
^^
Cara, vem aqui pra Caxias do Sul pra ver o que não é uma via larga...uma pessoa que saia daqui pra qualquer cidade do norte vai com certeza voltar falando que as vias daí são largas...heheh
BR 364 November 5th, 2010, 01:37 PM ^^ Isso que eu ia dizer, a avaliação que as pessoas fazem dos lugares onde elas vão é muito influenciada pelo que elas estão acostumadas a ver no lugar onde elas vivem.
fialho November 5th, 2010, 03:16 PM ^^
Eu compartilho da opinião do Ferraz sobre as vias, mas o cara do relato que eu postei é de Brasília, ou seja, não é o caso dele isso que o Vitor Carvalho citou.
BR 364 November 5th, 2010, 03:49 PM ^^ É, se o cara é Brasília, realmente isso não se aplica a ele.
Se bem que Brasília não é só o plano piloto, né...
vitor.carvalho2 November 5th, 2010, 04:07 PM É...então são estreitas mesmo...hehe
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 05:00 PM ^^ Tava dando uma olhada e tem linha de ônibus regular entre Cobija e La Paz. Será que vai via Porvenir-El Choro?
Eu acho que sim, eu não conseguir encontrar outra estrada pelo GE. Unica estrada que eu encontrei fora essa é uma que vai perto da fronteira com Peru, mas ela acaba na beira do Rio Madre de Dios.
Ferraz/RBR November 5th, 2010, 05:39 PM Sobre as Vias Largas, essa é uma discussão bem complexa, eu concordo com o BR que a pessoa pode ser influenciada. E também apesar de achar as vias de Rio Branco estreitas, não posso negar que a cidade melhorou muito nos últimos 10 anos nesse quesito, foram feitos grandes investimentos e continuam sendo feitos.
Ferraz/RBR November 8th, 2010, 07:27 AM Falando em Relatos e Aventuras nessa rodovia, a maior e mais sensacional que eu vi até agora foi de dois repórteres da Revista Playboy. Olha só, em janeiro de 2003 quando a estrada de Rio Branco até Assis Brasil fazia pouco tempo que tinha sido inaugurada e não existia sequer obras do lado peruano. Ainda em pleno inverno amazônico, e a ponte em Assis Brasil também nem existia e nem tinha balsa, atravessaram o carro em uma canoa adaptada e improvisada na hora.
Eles sairam de São Paulo em uma Ranger 4x4, e pretendiam ir até o pacífico peruano e depois retornando para São Paulo via Chile/Argentina. Eu não lembro direito, mas eu sei que o carro não aguentou, ainda conseguiram chegar no pacífico arrastado, sendo rebocado em alguns trechos e parando em oficinas para consertar o carro.
Eu acompanhei essa aventura deles diariamente pelo site da Playboy, foi muito massa, apesar das dificuldades, eles postavam relatos e fotos todos os dias no site.
Eu me lembrei dessa aventura hoje, pesquisei na internet e encontrei ainda uma página da playboy onde fala dessa aventura resumidamente.
Eu ia deixar só o Link mas como não está funcionando quando clica vou postar a notícia
Por André Rizek
Foi ali, naquela encruzilhada, que o coração congelou. O carro parou junto dos crucifixos ao lado do Rio Inambari, na Amazônia peruana. Havia nomes nas cruzes - Severiano, Gaston. Era hora de decidir. À direita subia-se 5mil metros pelos Andes até Cusco, uma estrada escorregadia e mortal que, naqueles dias de tempestade, nem os caminhoneiros encaravam. Em frente, Juliaca, 400 quilômetros de lama, mais de 30 rios sem ponte que engoliam carretas. Pedimos proteção a Severiano e Gaston e pisamos fundo no acelerador, rumo a Juliaca. Acabávamos de entrar numa das mais fantásticas aventuras do mundo.
"Sejam bem-vindos, hermanos. Nova rota turística Brasil-Peru." As placas escritas em português e espanhol no lado brasileiro prometiam uma viagem tranqüila entre Rio Branco, capital do Acre, e Matarani, porto peruano no Oceano Pacífico. São 1425 quilômetros. Sete dias e estaríamos de volta a nossa casa. Fácil, brincadeira de criança. O asfalto, recém-inaugurado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, seguia lisinho até a cidade de Assis Brasil e chegava às margens do Rio Acre, divisa com o Peru. Era passar a divisa e... ué, onde estava a ponte? Não havia ponte, nem balsa. Dois ou três canoeiros atravessavam as pessoas. Passar de carro? Por estes meses? Não dá. Era época de chuvas na Amazônia. Enfiar o carro em um rio de 70 metros de largura não era uma boa idéia. A viagem parecia que ia acabar ali. A Estrada do Pacífico, descobrimos, não existia.
Depois de cinco horas, apareceu Bartô, um canoeiro peruano. Diante da possibilidade de ser filmado pelos jornalistas brasileiros - e o pagamento de 100 reales -, topou cruzar a Ranger. Amarrou quatro canoas e pregou duas tábuas sobre elas. Se acertar uma caminhonete de 2mil quilos sobre dois pedaços de madeira flutuantes é aflitivo como andar bêbado na marquise de um prédio, sentir o carro balançar solto na correnteza de um rio amazônico dava vontade de rezar. Toda essa adrenalina e nem havíamos saído do Brasil!
Uma piscada e o carro roda na pista
Mas do lado de lá é que começava a aventura. O nome em castelhano - Carretera Transoceánica - soava pretensioso demais para aquela pista estreita, esburacada e de
barro liso como sabão. A estrada começa plana, mas traiçoeira. Um segundo de distração, as rodas saem do trilho deixado pelos caminhões e a Ranger roda como um pião.
Motivo para distração não falta na carretera. Estávamos em plena selva amazônica, uma parede de árvores, samambaias gigantes, flores e bromélias exóticas. Mata fechada e virgem. A sonoplastia merecia um Oscar de efeitos sonoros: pássaros, macacos, insetos, todos juntos e sem parar por 24 horas. Os bichos de vez em quando mostravam a cara, como o filhote de onça-preta que cruzou na frente do carro a mil por hora. Algo raro de se ver. Parecia um documentário da National Geographic.
O trânsito era raro por ali. Grandes carretas carregadas de madeira, gêneros alimentícios e de gente, muita gente. Não há ônibus. A carona é o meio de transporte. Velhos, mulheres, crianças se equilibram na carroceria. Em alguns, mais de 30 pessoas viajavam dias em cima da carga, debaixo da chuva.
Nossa caminhonete cabine dupla chamava a atenção. Perguntavam o que um carro tão pequeno fazia ali. Nossas brasileiras figuras também eram uma atração, descobrimos quando fomos pedir bananas que Hilda, uma índia de 21 anos, carregava:
- Passam muitos turistas por aqui?
- Nunca vi nenhum na minha vida.
Éramos os gringos, os ETs ali. Ela continuava desconfiada, havia mais alguma coisa.
- Isto é uma máquina fotográfica, você conhece?
- Não... vocês não vão me machucar com ela, né?
Hilda mora isolada numa cabana de madeira. Não tem vizinhos. As poucas vilas tinham algumas casas, um depósito onde se vendia diesel e às vezes uma pequena quitanda. Nela comprávamos pão (delicioso), cebolas e latas de atum, nossa dieta em quase todo o percurso na Amazônia peruana. Os moradores vivem da plantação de milho, mandioca, arroz e frutas. Essas construções são o único sinal de presença humana nos 230 quilômetros de estrada até Puerto Maldonado - a única cidade de verdade na selva. A sensação de que éramos desbravadores aumentava. Cruzamos rios em que garimpeiros procuravam ouro. Crianças improvisavam trampolins em troncos de árvore e, sobre tudo isso, uma chuva tão forte e constante que obrigou o governo peruano a decretar estado de emergência na região.
Levamos uma enxada para enfrentar a estrada. No início, era tudo do que precisávamos para tapar as crateras de 1,5 metro da pista e passar. Mas pouco depois da encruzilhada onde haviam ficado os pobres Severiano e Gaston, a trilha transformou-se em uma prova de enduro na selva. Os crucifixos ao lado do abismo nos acompanharam por quilômetros, aumentando nossa febre da selva, uma mistura de sintomas: do puro medo ao tesão de estarmos nos virando sozinhos e isolados na floresta.
http://playboy.abril.com.br/revista/edicoes/333/aberto/reportagens/conteudo_28145.shtml
Se você já pensou em ir até o Pacífico, por terra, em pleno inverno amazônico, mas ainda não teve coragem (ou tempo), agora já pode sentir um gostinho dessa viagem pela Internet. É que dois repórteres paulistas, da revista Playboy, estão fazendo essa aventura nesse exato momento e os detalhes e imagens da viagem podem ser conferidos pela rede mundial de computadores no site da revista.
A revista decidiu fazer um teste na nova estrada que promete interligar a parte amazônica do continente sul-americano com o Oceano Pacífico. A dupla de repórteres saiu de São Paulo no dia 9 de janeiro e nesse momento estão atravessando a fronteira do Brasil com o Peru no município de Assis Brasil.
Todos as emoções da viagem estão sendo lançadas na Internet diariamente. Com um texto muito descontraído e informal, André Rizek (jornalista) não deixa escapar nenhum dos detalhes que um viajante pode se deparar durante esse percurso.
É um texto divertido, que, com o auxílio das imagens do fotógrafo Marcelo, consegue criar um clima de férias, na primeira estrada asfaltada que atravessa a América do Sul. Além disso, o trabalho da equipe dá dicas importantes para quem pretende uma dia percorrer o trecho.
O carro utilizado é uma Ranger 4 por 4. Segundo informações da revista, eles levaram para a viagem a ‘penas’ quatro malas de roupa (contendo desde bermudas de verão a casacos para encarar temperaturas na faixa de zero grau), uma mala de equipamento fotográfico, um lap top, uma enxada (para ser usada em caso de atoleiros), correntes e um cilindro de oxigênio (para ser utilizado na escassez de oxigênio dos Andes).
Para se ter uma idéia da forma como eles estão traduzindo a aventura para os leitores da revista virtual, tudo é motivo de brincadeiras e diversão, até o enorme cilindro de oxigênio. A idéia do ‘Trambolho’ (como foi denominado pela dupla) partiu de uma dica do fotógrafo José Dias (já muito conhecido no Acre).
Dias recebeu a ligação dos colegas de trabalho ainda em São Paulo. Eles queriam orientações sobre a viagem. Entre outros dados, Dias sugeriu que os aventureiros providenciassem um tubo de oxigênio para o caso de falta de ar nas grandes altitudes do Peru. Ocorre que os repórteres exageraram no tamanho do tubo e compraram um cilindro de 40 litros. Confira o texto original a seguir.
“O fotógrafo peruano que trabalha para o governo do Acre, J. Dias, nos informou que o trecho no qual iríamos subir a 4.800 metros de altura nos Andes, em Urcos, está intransitável devido às chuvas. Podemos despencar de lá com o carro. Por isso, ao que parece, não vamos mais precisar do cilindro de oxigênio, o trambolho que convenci meu chefe a pagar para a viagem... Ah, e detalhe, o nosso cilindro tem 40 litros. Dias gargalhou da nossa cara: “Rapaz, um cilindro de dois litros bastava. Bom, pelo menos isso vai ajudar a fazer peso no carro se vocês precisarem sair de um atoleiro”. Obrigado, Dias, finalmente já sabemos o que fazer com o nosso cilindro.”
Equipe elogia o Acre e a nova estrada
A aventura dos dois repórteres paulistas teve início dia 8, quinta-feira, passada. Eles passaram por Água Clara (MS), Bandeirantes (MS), Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT) no segundo dia. Dia 10 já estavam em Cáceres (MT) e depois Vilhena (RO), no final da tarde. Nesse período tomaram banho de cachoeira, conheceram um sósia de Bin Laden, pescaram piranha num flutuante, foram a uma boate e pegaram muita chuva na estrada.
Dia 11 chegaram a Porto Velho (RO). Ficaram impressionados com a grande diferença de paisagem humana e natural. Quase conheceram um garimpo (não foram porque tiveram medo) e quase namoraram com as misses de Rondônia (também tiveram medo dos namorados delas).
Mas foi após o rio Madeira que os viajantes tiveram as melhores surpresas: “A chegada a Rio Branco foi a mais feliz desde o começo da viagem. Não só porque, enfim, estamos em nosso “ponto de apoio” rumo à Rodovia do Pacífico. A cidade, ao contrário de Porto Velho, está superbem cuidada, com construções históricas e várias áreas de lazer público... uma delas é uma espécie de praça feita às margens do limpo rio Acre, onde tem vários barcos-forró. As crianças se divertem na fortíssima correnteza e há até congestionamento de jet-skis e lanchas fazendo manobras nas ondas que se formam”.
Ao chegar em Xapuri a empolgação foi maior ainda, principalmente quando ficaram diante de uma placa de publicidade peruana: “Bienvenidos hermanos, Cuzco – Rio Branco, nova rota turística”... “Bateu a euforia quando enfim entramos na BR 317, a Rodovia do Pacífico, como mostra a placa. O asfalto está um tapete e o que se vê pela janela do carro são as enormes fazendas de gado numa Amazônia desmatada tempos atrás, quando se acreditava que o processo era derrubar árvores.” Adiante o repórter brinca ironizando... “Não estranhe o papo engajado, caro leitor, estamos na terra de Chico Mendes, hospedados na deliciosa e bem cuidada pousada dos Chapurys, uma casa de madeira erguida em 1910. Nilce e João, os donos, eram bem amigos de Chico. Há fotos dele pela casa. Há fotos do Lula, também, que costuma visitar a cidade de vez em quando.”
“Os Turistas que por aqui pingam só vêm para ouvir as histórias e conhecer a casa do líder seringueiro. O pequeno casebre de madeira em que viveu com a linda esposa Ilzamar e os filhos, com um pé de cupuaçu no quintal, é aberta a visitação, de graça. Trata-se de um dos menores, porém mais emocionantes museus do mundo. A biblioteca de Chico tem livros como os 21 volumes da História da República, Crítica da Razão Pura (de Kant) e romances de Jorge Amado. Penduradas na parede, suas últimas palavras antes de morrer. Na mesa da cozinha, o dominó que jogava antes do momento trágico. ‘Aqui, Chico Mendes deu seu último suspiro’. Como ninguém é de ferro, não contive o choro. O lugar arrepia.
http://pagina20.uol.com.br/1janeiro20003/site/17012003/cotidiano/091701.htm
Eu me lembro de algumas coisas, como por exemplo eles chegaram em Vilhena pernoitaram e ainda curtiram a noite de Vilhena, boates, etc... contaram histórias sobre o perigo da estrada na região de Caceres, que assaltam principalmente caminhoneiros e levam o caminhão para Bolívia...
Pra quem acompanhou essa aventura diariamente foi sensacional os relatos e fotos da viagem. Principalmente os maus bocado que eles passaram do lado peruano com carro quebrando, falta de infraestrutura e tudo mais.
fialho November 8th, 2010, 04:06 PM ^^
2003? Faz tempo, hein.. Não acompanhei essa. O André Rizek hoje é bem famoso no jornalismo esportivo.
BR 364 November 8th, 2010, 04:40 PM ^^ Pros atuais padrões de dinamismo dessa região, 2003 já é um passado bem distante. Alias, qualquer relato referente ao eixo RO/AC/MD com mais de 3 anos já virou história.
loganmsc November 30th, 2010, 02:03 AM saludos amigos brasileños,esperamos unirnos mas con la carretera interoceanica y de paso conocer mas de nuestros paises
Rondon November 30th, 2010, 02:15 AM ^^ :D :D
BR 364 November 30th, 2010, 03:12 AM saludos amigos brasileños,esperamos unirnos mas con la carretera interoceanica y de paso conocer mas de nuestros paises
Com certeza! :cheers1:
HSilva November 30th, 2010, 05:05 AM ^^
2003? Faz tempo, hein.. Não acompanhei essa. O André Rizek hoje é bem famoso no jornalismo esportivo.
reportagem pré-histórica!
Davizão AC November 30th, 2010, 05:08 AM Bom, eu gostaria de ter informações mais concretas de que tipo de veículo poderá passar por essa rodovia, já que numa palestra que assisti com um membro da Odebrecht, poderia passar até treminhão. No entanto em várias fontes de notícias, vejo comentários de que mal dá pra passar caminhões comuns.
Rondon December 9th, 2010, 04:07 AM ^^ Eu não sei, mas com certeza os vistosos ônibus da Expreso Ormeño estão abrilhantando a estrada, na linha Lima x São Paulo.
Se der, acho que vou bater uma foto do ônibus aqui em PVH.
E eu pensava que a empresa tinha fechado o site dela, mas agora está reformulando, e nele já consta o endereço do escritório no Brasil, em SP.
http://www.grupo-ormeno.com.pe/
loganmsc December 15th, 2010, 01:03 AM Estimados amigos brasileños,podrian mostrar fotos de porto velho o colocar el nick respectivo para verlas.gracias
BR 364 December 15th, 2010, 01:33 AM Estimados amigos brasileños,podrian mostrar fotos de porto velho o colocar el nick respectivo para verlas.gracias
Claro! :D
Vou postar apenas os links, pra que este thread não fique muito pesado.
Meu álbum de fotos de Porto Velho no Flickr.
As fotos estão em ordem cronológica. As primeiras são de 2006 e as últimas foram feitas há poucos dias.
http://www.flickr.com/photos/br364/sets/72157609943899281/
E aqui, alguns dos threads mais recentes sobre a cidade:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=933486 - Porto Velho sob um olhar feminino - Parte I (com direito a encontro de foristas)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=935032 - Porto Velho sob um olhar feminino - Parte II (Porto Velho Shopping, cobertura completa)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1140083 - Quer saber como alguns portovelhenses moram? Clique aqui e descubra!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1144623 - Porto Velho/RO - A cidade que virou um canteiro de obras (Usinas, Viadutos, Edifícios e Panorâmicas)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1204693 - Breve passeio por Porto Velho - Com direito a brinde!
Qualquer dúvida que tiver sobre a cidade, estamos à sua disposição para esclarecê-las. :okay:
loganmsc December 15th, 2010, 10:43 PM :cheers:Gracias
Rondon December 16th, 2010, 03:27 AM Quem passou aqui em Porto Velho sexta-feira passada foi o ônibus da Expreso Ormeño fazendo São Paulo x Lima... a galera da busologia foi ao delírio :D
Ferraz/RBR December 23rd, 2010, 01:10 AM Peru conclui rodovia que interliga Acre ao Pacífico
Brasileiros e peruanos já se preparam para a inauguração da ponte Billinghurst em Porto Maldonado, no Peru, sobre o Rio Madre de Dios, completando finalmente 100% a Interoceanica Sul que unirá o Peru com o Acre. Este ato esta previsto para o 21 de janeiro de 2011, segundo a Odebrecht em Lima.
"Começa uma etapa de intercambio comercial enorme, e de pronta saída ao Pacifico para os produtos que o Acre pode exportar" - disse o Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, advogado tributarista internacional peruano, que tem visitado este ano Rio Branco em diversas oportunidades para fazer palestras sobre essa integração.
http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=14680:peru-conclui-rodovia-que-interliga-acre-ao-pacifico&catid=13:acre&Itemid=112
Xinguara December 23rd, 2010, 01:27 AM Que massa!! Parabéns ao Acre, merece, um Estado de rica história e cultura.
Postem mais fotos atuais aqui
Rondon December 23rd, 2010, 02:07 AM Finalmente vão concluir essa ponte, que é sensacional (ela é pênsil) :D
Só para ter uma idéia, olha como estão atravessando o ônibus da Expreso Ormeño (Lima x São Paulo) pelo Rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado (com a ponte ao fundo)
RB_ejCYNGD8
luancarpe December 24th, 2010, 09:11 PM ^^
Que ponte maravilhosa!!!
luancarpe December 24th, 2010, 10:37 PM Gente, que vergonha. Eu não fazia idéia dessa obra!
Eu até posso ver no futuro a 364 duplicada até Rio Branco e quem sabe a 317 duplicada até Assis Brasil.. Com certeza vai estar na minha rota quando eu viajar pela América do Sul de carro :D:D:D
Rondon December 24th, 2010, 11:03 PM ^^ É uma complicação no Brasil duplicar rodovias... tenho um amigo meu de João Pessoa que mora aqui em Porto Velho, depois que eu voltei de lá a primeira coisa que ele me perguntou era das obras da 101 na Paraíba... já são três anos duplicando um curto trecho de uns 350 km entre Natal, João Pessoa e Recife...
Nem aqui em Rondônia, que tem o trecho da 364 que recebe um tráfego super pesado, ainda se foi pensado numa duplicação :P
luancarpe December 24th, 2010, 11:08 PM É, eu conheço nosso país e velocidade que as obras tem.. ahahahah
Mas é sonho, né..
O dia que a gente chegar no nível da UE, vai ser construída uma nova auto-estrada cortando a Cordilheira por túneis e viadutos, com uma ferrovia ao lado do traçado. E a 'obsoleta' Rodovia do Pacífico vai ser transformada em Rodovia-Parque :lol:
luancarpe December 24th, 2010, 11:09 PM http://img233.imageshack.us/img233/3028/puente.jpg
http://img818.imageshack.us/img818/4295/puente1.jpg
Retirado do Thread peruano sobre a Rodovia.
Edit: Fotos da Ponte em Puerto Maldonado, em outubro.
fialho December 24th, 2010, 11:32 PM Acabei de ver isso nesse thread peruano, foi postado hoje:
el puebte billngurst presenta fallas y tomara 6 meses corregirlo ,los cables cedieron Por razones técnicas se paralizó la construcción del Puente Billinghurst sobre el río Madre de Dios. El armado de dicho puente debe ser por los lados tanto izquierdo como derecho y no por el centro como se está haciendo. El puente es parte de la Interoceánica y está siendo construido por la empresa Conirsa.
(RPP. La Rotativa del Aire. Hora: 05:30 am)
Vergonha, Odebrecht.. :bash:
Rondon December 24th, 2010, 11:43 PM Mais 6 meses andando sobre balsas?
Égua...
Ferraz/RBR December 25th, 2010, 09:58 PM Caramba, mais 6 meses :ohno:
E por qual razão essa ponte é pênsil, alguem sabe?
David czs December 27th, 2010, 01:14 AM Peru conclui rodovia que interliga Acre ao Pacífico
Brasileiros e peruanos já se preparam para a inauguração da ponte Billinghurst em Porto Maldonado, no Peru, sobre o Rio Madre de Dios, completando finalmente 100% a Interoceanica Sul que unirá o Peru com o Acre. Este ato esta previsto para o 21 de janeiro de 2011, segundo a Odebrecht em Lima.
"Começa uma etapa de intercambio comercial enorme, e de pronta saída ao Pacifico para os produtos que o Acre pode exportar" - disse o Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, advogado tributarista internacional peruano, que tem visitado este ano Rio Branco em diversas oportunidades para fazer palestras sobre essa integração.
http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=14680:peru-conclui-rodovia-que-interliga-acre-ao-pacifico&catid=13:acre&Itemid=112
:banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana::banana:
David czs December 27th, 2010, 01:17 AM A ponte vai ficar show mesmo...
Rondon January 7th, 2011, 04:00 PM Peruanos clandestinos e turista russo: viajantes da Interoceânica
Passageiros embarcam na primeira rota de ônibus que percorre a nova rodovia, que passa pelo pelo Acre e atravessa o Peru
Claudia Facchini, iG São Paulo | 07/01/2011 05:00
No dia 19 de dezembro, partia ao meio-dia da rodoviária do Tietê, em São Paulo, o ônibus da Expresso Ormeño, a primeira companhia a oferecer a rota entre São Paulo e Lima, no Peru, pela nova rodovia Interoceânica. A estrada, que atravessa a fronteira brasileira pelo Acre e chega a até três portos do Peru, é a realização do antigo sonho de promover a ligação entre os oceânicos Atlântico e Pacífico.
As obras foram iniciadas há cerca de cinco anos, a um custo de R$ 1,5 bilhão aproximadamente.
De São Paulo a Lima, o ônibus da Ormeño vai percorrer 5.800 quilômetros, por cinco dias, passando pelos trechos 1,2 e 3 da Interoceânica, que se estende por 2.600 quilômetros, parte deles por uma região de selva amazônica. De São Paulo, os viajantes vão a Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Assis, que faz fronteira com a cidade peruana Iñapari. De lá, o ônibus segue para Puerto Maldonado, Cuzco, Abancay, Nazca e Lima.
No guichê da Ormeño, na Tietê, começam a chegar os passageiros que embarcarão na terceira viagem realizada pela companhia de ônibus peruana, às vésperas do Natal. A nova rota foi inaugurada no dia 25 de novembro, com saídas a cada quinze dias. Serão cerca de quatro dias de viagem até Cuzco, uma das principais cidades do Peru, e mais um dia, pelo menos, até Lima.
Viajantes
Os passageiros são quase todos peruanos e muitos reagem com desconfianças a qualquer abordagem. Alguns são clandestinos e trabalham ilegalmente no Brasil. A família de Escudero Morales, de 37 anos, vive em Cuzco, mas ele trabalha em São Paulo em uma confecção de roupas como costureiro. “No Peru, só tem trabalho muito pesado, na construção. Aqui, há mais opções pelo menos. Prefiro trabalhar com costura”, afirma.
Maria Del Carmem, como se apresenta uma peruana de 19 anos, chegou há dois meses em São Paulo acompanhada de uma amiga, de quem se perdeu e não tem mais notícias. Com documentos irregulares e sem condições de sobreviver, a adolescente foi acolhida por uma igreja adventista , na Zona Sul de São Paulo, que entrou em contato com a embaixada peruana e com a instituição de apoio a Casa Del Pueblo. Membros da igreja arrecadaram o dinheiro para que Maria Del Carmem pudesse voltar para casa.
O ônibus está bastante ocupado, para a felicidade do representante comercial da companhia rodoviária, Oscar Vásquez-Solis, que ajuda no atendimento aos passageiros - às vezes de forma impaciente. O maior problema é saber o quanto eles vão levar de bagagem, afirma. Alguns não levam todas as suas malas até o guichê da companhia, o que atrapalha a contagem, explica. "Mas o mais importante é que você diga que estamos lotados", diz.
A passagem, só de ida, custa R$ 425 até Lima e R$ 380 até Cuzco.
Por esse valor, Claudia Lizávraga, estudante de canto lírico de 22 anos, poderá passar o Natal com a família em Cuzco. Mas, ainda assim, a viagem pesa no bolso. “Você sabe se tem um banheiro que eu não preciso pagar para entrar aqui na rodoviária (do Tietê)?”, pergunta Claudia.
Ela e seus três amigos peruanos, que também embarcaram no ônibus pela Interoceânica, contam que estudam música de graça no conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo. Lucia Seijas, de 33 anos, é flautista, Cesar Urbina, de 22 anos, é clarinetista e Fernando Félix, de 22 anos, saxofonista.
A nova rota pela rodovia Interoceânica, diz Lucia, facilitou bastante a viagem. Antes, para ir de São Paulo a Lima, era preciso passar pela Bolívia ou pelo Chile. “Agora, embarcamos no ônibus e vamos direto para o Peru, sem atravessar outras fronteiras”, conta.
Machu Picchu
Em meio aos passageiros que se aglomeram para entrar no ônibus, na plataforma 35, se destaca um turista russo, Mike Kaverin, de 34 anos. Ele e seu amigo holandês, Andrey van de Vall, vão a Cuzco para visitar as ruínas incas de Machu Picchu e se interessaram pela viagem, que passa pela Amazônia. Com a nova rota, não será preciso passar pelo Chile, que exige visto para os russos, ao contrário do Brasil, diz Kaverin. “Mas será que as estradas estão em bom estado?”, pergunta, preocupado, antes de entrar de ônibus. “Boa sorte”, respondo.
http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/imigrantes+ilegais+e+turista+russo+viajantes+da+interoceanica/n1237927426783.html#5
BR 364 January 7th, 2011, 06:12 PM ^^ Se a repórter do IG fosse uma pessoa bem informada, ao invés de "boa sorte", ela poderia dizer "sim, a estrada está em boas condições". A função de um jornalista é informar. Mas no Brasil, geralmente o que eles fazem é preencher a falta de informação deles com esteriótipos do século passado.
Dudu Lex January 13th, 2011, 05:19 AM Excelente thread, descobri-o por acaso, já que está meio escondido nas Notícias da Região Norte, para quem como eu que raramente lê os fóruns regionais.
Quanto à rodovia interoceânica, é fantástico saber que em breve o Brasil, graças a ela, se aproximará do Oceano Pacífico e intensificará suas relações com o Peru, que aliás está de parabéns por essa obra :cheers:
impressiona-me também a reflexão de que a conclusão dessa rodovia dará ao Acre uma tremenda importância geopolítica que certamente o Barão do Rio Branco não deve ter vislumbrando quando celebrou, em 1903, o Tratado de Petrópolis:
o Acre como o trampolim do Brasil para o Pacífico :banana:
Rondon January 13th, 2011, 05:32 AM ^^ E o melhor de tudo, a rodovia já está aberta e com linha de ônibus ligando de ponta a ponta (Pacífico e Atlântico).
E já começou a ser usada para comércio.
loganmsc January 23rd, 2011, 04:00 AM Esperemos que pronto se acabe el puente sobre el rio madre de dios.
Todos aqui estamos muy alegres por conocer mas de Brasil.
Ferraz/RBR January 28th, 2011, 01:57 PM O ex-secretário de Turismo do Acre ta fazendo uma viagem de carro: Peru, Bolívia, Chile, Argentina. Nesse blog ( Do Acre a Terra do Fogo (http://doacreaterradofogo.blogspot.com/) ) da esposa dele acompanha toda viagem que iniciou no começo do mês, ja estão na Argentina.
Parece que ele vai entrar novamente no Brasil por Foz do Iguaçu. Dai eu não sei se vem de carro até o Acre.
fialho January 28th, 2011, 06:28 PM ^^
Legal os relatos e as fotos, nosso continente tem paisagens belíssimas.
off: depois de ver algumas (http://4.bp.blogspot.com/_ZKprRm3H_lM/TTugNC0S65I/AAAAAAAAAfk/k5RhV28ttxs/s1600/DSC00846.JPG) fotos (http://3.bp.blogspot.com/_ZKprRm3H_lM/TTudelmn5oI/AAAAAAAAAfM/_wEQlgh0uU8/s1600/DSC00700.JPG), vou passar a chamar o ex-secretário de "sogrão".. :lol:
Ferraz/RBR January 28th, 2011, 08:12 PM ^^Esse mundo é pequeno, e o Acre mais ainda :lol:
Realmente belas paisagens. Aquela escultura (mão de Deus no deserto de Atacama (http://4.bp.blogspot.com/_ZKprRm3H_lM/TTO9VuVgmoI/AAAAAAAAAbc/PxzLkIOmglk/s1600/DSC01895.JPG)) :cheers:
loganmsc March 25th, 2011, 04:53 AM muchachos hay alguna noticia de los avances de la integracion?
Rondon March 25th, 2011, 05:16 PM Construcción del Tramo IV de la Interoceánica tiene un 92% de avance
Escribe: Los Andes | Regional - 15 mar 2011
Integrantes de 18 organizaciones de la sociedad civil sostuvieron una reunión de trabajo con la empresa Intersur concesiones, encargada de la construcción y mantenimiento de la carretera Interoceánica Tramo IV, donde los representantes informaron que la carretera está construida en un 92% de avance ya que sólo se asfaltó 292.9 kilómetros de los 360 en construcción.
Informaron también que 14 Kilómetros está en construcción ahora, además han realizado obras adicionales en Azángaro, San Antón, Antauta, Ajoyani, Macusani, Ollachea y San Gabán. También, dijeron que está en proceso de instalación de tres unidades de peaje en los distritos de San Antón, Macusani, San Gabán y una unidad de pesaje en la comunidad de Ccatuyo-San Antón.
Los representantes de Intersur, el gerente de Ingeniería Marco Aurelio Pereira y la responsable del área de Comunicaciones,MitziBueno, detallaron que se han identificado 12 sectores críticos en el Tramo IV de la vía, los cuales son: Yanaccacca, Túnel Nº 3, Puente San Francisco, Wayrasencca, Kms 240/ 241/ 247/ 259/ 264/ 296/ 349, Túnel Nº 4 y Llocllamayo.
Con respecto a la construcción de la Central Hidroeléctrica Inambari y la afectación a la carretera Interoceánica, señalaron que nunca han recibido información oficial de los ministerios sobre todo de Energía y Minas donde se les comunique que habrá un impacto, además nunca fueron consultados por esta entidad ministerial al respecto, manifestó el gerente de Ingeniería de Intersur.
Finalmente, los miembros del grupo propusieron realizar una nueva reunión donde participen los alcaldes de las provincias que se ubican en el eje de la carretera, así como las autoridades del Gobierno Regional para promover planes que ayuden a lograr un mejor aprovechamiento del Corredor Vial Interoceánico Sur, lo cual fue aceptado por la empresa.
http://www.losandes.com.pe/Regional/20110315/47385.html
Odebrecht y Promperú lanzarán plan de promoción turística de Interoceánica Sur en junio
Lima, mar. 07 (ANDINA). Odebrecht Perú y la Comisión de Promoción del Perú para la Exportación y el Turismo (Promperú) lanzarán el plan de promoción turística del Corredor Vial Interoceánico Sur Perú - Brasil, o Interoceánica Sur, a más tardar en junio, estimó hoy el director de Sostenibilidad de Odebrecht Perú, Delcy Machado.
“Ahora nos encontramos discutiendo los últimos detalles de esta iniciativa. Paralelamente, también estamos en conversaciones con Promperú para ver cómo estableceremos la alianza”, sostuvo.
Comentó que este plan contará con un financiamiento de 250 mil dólares, y se ejecutará a través de tres etapas: prelanzamiento, lanzamiento y mantenimiento. Las dos primeras se concretarán este año, mientras que la última a partir del 2012.
Por otro lado, comentó que el consorcio Conirsa, liderado por Odebrecht Perú, y concesionario de los tramos 2 y 3 de la Interoceánica Sur, que une Cusco con Iñapari, se encuentra negociando con las cadenas de grifos Repsol y Primax para colocar puestos de multiservicios en la mencionada vía.
Indicó que los mencionados multiservicios serán instalados durante el segundo semestre del 2011 y contarán con servicios de snack, servicios higiénicos, cajeros automáticos, entre otros servicios.
“Asimismo se está contemplando la posibilidad que se incluyan oficinas de la Superintendencia de Administración Tributaria (Sunat) y el Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado (Sernanp)”, adelantó.
También comentó que la transitabilidad de la vía ya alcanzó la cifra proyectada para el 2019, lo cual es un punto a favor en la negociación con las empresas de multiservicios.
Explicó que en temporada baja (diciembre – marzo) transitan por los tramos 2 y 3 al menos 700 vehículos por día, mientras que en temporada alta (abril – noviembre) se incrementa a 1,100 vehículos.
http://www.andina.com.pe/Espanol/Noticia.aspx?Id=QYz+h9yuUu8=
No dia 17 de março agora, um ônibus fabricado no Brasil e que estava sendo exportado, acreditem, para o Equador via Interoceânica, foi engolido por uma avalanche de lama na região de Marcapata. O motorista faleceu.
Porém, eu não sabia que até produtos para o Equador estavam passando por aqui :D
Rondon March 25th, 2011, 05:19 PM 60,000 turistas brasileños llegarían usando Interoceánica
07 de marzo de 2011 • 20:52 Comentarios
http://p2.trrsf.com/image/get?src=http%3A%2F%2Fvgn-live-mia.terra.com%2Fwebimg%2FPeru%2FImagenes%2Finteroceanica.jpg&o=cf&vs=301x464&hs=619x464
Construcción de parte final de Tramo 3 de la IIRSA Sur en Madre de Dios. Foto: Foto: Andina
Por lo menos 60,000 turistas brasileños arribarían a Perú este año utilizando el tramo 3 del Corredor Vial Interoceánico Sur Perú - Brasil, o Internoceánica Sur, que conecta el Cusco con el distrito de Iñapari, en la frontera peruana con el estado de Acre (Brasil), informó hoy Odebrecht Perú.
Este tramo de la Interoceánica Sur cuenta con 410 kilómetros de extensión y su construcción se inició en julio de 2006 por el consorcio Conirsa, liderado por Odebrecht Perú, y constituido por Graña y Montero, JJ Contratistas Generales, e ICCSA - Ingenieros Civiles y Contratistas Generales.
El director de sostenibilidad de Odebrecht Perú, Delcy Machado, indicó que el estudio de la oferta y demanda potencial elaborado por la Iniciativa Interoceánica (iSur), que ejecuta la asociación Odebrecht Perú, estima que los turistas brasileños provendrían principalmente de Río Branco.
Agregó que estos turistas estarían dispuestos a visitar Machu Picchu usando la Interoceánica Sur.
“Hasta hace un tiempo la única forma para que los brasileños llegaran a Machu Picchu era tomar un vuelo Sao Paulo - Lima y Lima - Cusco, para visitar nuestra maravilla; ahora con la carretera este viaje puede ser aún más interesante.”
Comentó que actualmente existen dos empresas de transporte, Ormeño y MoviTour, que ofrecen servicios, en diversos itinerarios, así como puntos de partida y de llegada en el trayecto de la carretera.
“Si hacemos proyecciones creemos que de 2012 en adelante, el número de turistas brasileños que llegue por la IIRSA Sur se incrementará en 10 por ciento anual”, puntualizó.
Odebrecht Perú presentó hoy la Guía de la Interoceánica Sur: de Cusco a Río Branco, cuya edición estuvo a cargo de la asociación Odebrecht Perú y Conirsa. El documento ofrece información al viajero sobre 656 kilómetros de diversidad biológica abundante, que tienen la particularidad de cruzar los Andes, los bosques de nubes y la selva baja.
“Si se hace un viaje de turismo el tiempo de duración desde Lima a Río Branco tomaría 16 días, incluyendo visitas a todos los lugares que se colocan en la guía y otros más. Ahora, si lo único que se busca es transitabilidad, el tramo Cusco - Río Branco toma aproximadamente 16 horas”, anotó Machado.
Al respecto, el autor de la guía, Rafo León, subrayó que los tramos 2 y 3 de la Interoceánica Sur podrían considerarse los más biodiversos del mundo, gracias a la riqueza que albergan.
Comentó que entre las zonas imperdibles en esta travesía se encuentran las iglesias de Ocongate, el nevado de Ausangate, los bosques de nubes, el pueblo Quince Mil, entre muchos más.
http://noticias.terra.com.pe/nacional/60000-turistas-brasilenos-llegarian-usando-interoceanica,ab5fb946da29e210VgnVCM10000098f154d0RCRD.html
BR 364 March 25th, 2011, 05:25 PM ^^ O asfalto parece um pouco gasto nessa foto, não?
Rondon March 25th, 2011, 05:35 PM ^^ Parece sim. Deve ser o trecho asfaltado mais antigo...
Ferraz/RBR March 25th, 2011, 05:37 PM Fiquei sabendo de uma notícia boa através de uma notícia ruim...
No dia 17 de março agora, um ônibus fabricado no Brasil e que estava sendo exportado, acreditem, para o Equador via Interoceânica, foi engolido por uma avalanche de lama na região de Marcapata. O motorista faleceu.
Porém, eu não sabia que até produtos para o Equador estavam passando por aqui :D
Muito bom, infelizmente esse acidente...
Sem a Interoceânica ele iria via Argentina e Chile?
Rondon March 25th, 2011, 05:59 PM ^^ Bem provável, ou via marítima.
Manauense March 27th, 2011, 03:27 AM Aproveito este espaço para divulgar um feito no mínimo curioso. Um de meus primos acaba de retornar a Manaus-AM após ter realizado uma viagem de carro de Manaus até Bogotá (ida e volta). A viagem de Manaus ao coração da Colômbia foi feita em etapas:
Manaus/Boa Vista/Divisa BRA-VEN (pela BR-174), Divisa BRA-VEN/Puerto Ordaz, Puerto Ordaz/Mérida, Mérida/Bogotá. O percurso foi feito integralmente por estradas asfaltadas desde Manaus até a capital colombiana (em plena Cordilheira dos Andes). Assim que meu primo terminar de construir um blog sobre a viagem, vou postar o link aqui.
Com a ligação rodoviária do Brasil ao Pacífico por meio de Rondônia e Acre, bem como com a ligação rodoviária do Brasil ao Caribe por meio do Amazonas e Roraima, o Norte ficará completamente interligado com os países andinos. Fica faltando o restabelecimento de mais uma outra importante ligação rodoviária: a de Manaus com Humaitá-AM e Porto Velho via BR-319. Estaria completa a interligação pan-amazônica. :D
Rondon March 27th, 2011, 03:36 AM ^^ Não sabia que dava de chegar a Bogotá por esse caminho... é o mesmo via San Cristóbal-Venezuela?
Manauense March 27th, 2011, 03:39 AM ^^ Não sabia que dava de chegar a Bogotá por esse caminho... é o mesmo via San Cristóbal-Venezuela?
Creio que sim. O que eu soube (por meio do MSN) é que a última localidade venezuelana onde meu primo ficou hospedado (antes de adentrar em território colombiano) foi a cidade de Mérida, que inclusive já fica no começo da cordilheira dos Andes (extremo noroeste da Venezuela).
Manauense March 27th, 2011, 03:42 AM Ele contou-me que o procedimento de entrada na Colômbia (via fronteira com a Venezuela) é rigorosíssimo: repleto de burocracia. As relações entre Venezuela e Colômbia estão estremecidas há alguns anos. A região de fronteira é considerada área perigosa e nem sempre é concedida autorização para ser cruzada por veículo próprio.
Ah, tem uma taxa a ser paga na fronteira Venezuela-Colômbia, que não é das mais baratas...
Rondon March 27th, 2011, 04:08 AM Faço essa pergunta por que acho que há uns 2 anos vi alguns ônibus sendo exportados por aqui, e um deles era da Expresos San Cristóbal, empresa sediada em San Cristóbal, cidade venezuelana fronteiriça com Cúcuta, na Colômbia.
Estava vendo que Mérida fica mais ou menos no caminho destas duas cidades.
Ferraz/RBR March 27th, 2011, 05:32 AM Manauense, sabe quantos quilômetros é de Boa Vista até Bogotá?
Manauense March 27th, 2011, 06:54 AM Manauense, sabe quantos quilômetros é de Boa Vista até Bogotá?
De Manaus (AM) a Caracas são aproximadamente 2.200 quilômetros. Creio que de Caracas a Bogotá são cerca de 1.200 quilômetros. Como de Manaus a Boa Vista são cerca de 750 quilômetros, consequentemente a distância de Boa Vista a Bogotá é de aproximadamente 2.650 quilômetros.
lusorod March 28th, 2011, 06:27 AM Nossa adorei o thread! Essa estrada tera um super impacto, principalmente nos estados de Rondonia e Acre!!! Sera rota de muitos estrangeiros vindos da Asia rumo ao Brasil no futuro.....vindos pelos portos do Peru....sera rota de Indianos, Bengalis, Vietnamitas....Chineses, Russos Orientais.....podem apostar!
loganmsc March 30th, 2011, 12:39 AM En realidad la ruta mas corta para llegar desde Brasil (Acre-Rondonia) al pacifico es por el Perú.Esperaremos que ya terminen la carretera.
Rondon April 1st, 2011, 09:25 PM 01 de abril de 2011, às 14h05min
Estudo aponta oportunidades no mercado do Peru
Levantamento do Sebrae mostra que há importante espaço comercial a ser conquistado no país vizinho por estados fronteiriços
:Por Mariana Flores, ASN
Brasília - Para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado peruano, o Sebrae lança um levantamento das possibilidades de negócios existentes na região de fronteira do Brasil com o país vizinho. Segundo o Mapeamento de Oportunidades no Mercado de Fronteira Brasil - Peru, há uma grande demanda por móveis com maior valor agregado e alimentos, como grãos, carne, arroz e açúcar. Esse espaço pode ser preenchido pelas empresas dos estados limítrofes.
O estudo mostra que Acre, Rondônia e Mato Grosso representam o motor da economia da área de fronteira, que inclui as regiões peruanas de Arequipa, Cuzco, Tacna, Madre de Dios e Lima.
O Peru é importante parceiro comercial do Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), 1% das exportações brasileiras são vendidas ao Peru. Em 2010, foram exportados US$ 2 bilhões, 35% mais que no ano anterior e o equivalente a um quinto de todas as importações feitas pelo Peru. A produção em escala dos artigos brasileiros permite que entrem no território peruano com vantagens competitivas, conforme aponta o levantamento. A demanda é maior por mercadorias com mais valor agregado. Os números do MDIC mostram que os itens industrializados representam 88% do volume exportado.
Setores produtivos
Além dos móveis e alimentos, também há mercado para a exportação de roupas, materiais de construção, máquinas e equipamentos agrícolas, peças de veículos, papel, plástico, eletroeletrônicos e produtos químicos. Hoje os principais provedores destas regiões são as empresas do próprio país, com exceção de Lima, que importa moda, móveis e alimentos. Mas, na hora de exportar, aponta o estudo, os empresários brasileiros devem ficar atentos a barreiras comerciais, aos aspectos sanitários exigidos pelo Peru, aos problemas de transporte e aos serviços logísticos. Apenas em Madre de Dios e em Tacna, localizadas em zonas francas, há vantagens para importação.
"Estudos como este apontam oportunidades para as micro e pequenas empresas dos setores estudados e os ajustes que elas precisam realizar para se inserirem de forma competitiva internacionalmente. É importante lembrar que a presença no Peru pode ser uma escala para o mercado andino, da costa oeste dos Estados Unidos e da Ásia", observa Paulo Alvim, gerente de Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae.
Classe média
Entre os principais setores produtivos das regiões limítrofes aparecem a extração de minérios, a indústria têxtil e de confecção e a indústria pesqueira. Além do Brasil, figuram entre os principais parceiros comerciais do Peru o Equador, o Panamá, o Chile, a Colômbia e a Argentina.
Desde 1971, o Produto Interno Bruto (PIB) peruano cresce em torno de 2,9% ao ano. O avanço registrado pela economia brasileira é superior, de 3,9% ao ano, mas o aumento peruano é maior que o de outros países da América Latina, como Uruguai e Argentina – ambos cresceram 2,4% ao ano nas últimas quatro décadas. O mercado peruano, segundo o estudo, possui 6 milhões de consumidores. A análise destaca ainda que o incremento da classe média é muito importante para fortalecer o mercado consumidor, além de ter havido uma melhora na infraestrutura portuária e aeroportuária.
http://www.administradores.com.br/informe-se/economia-e-financas/estudo-aponta-oportunidades-no-mercado-do-peru/43813/
Ferraz/RBR April 30th, 2011, 06:18 PM edit
Ferraz/RBR April 30th, 2011, 06:25 PM Reportagem da TV Gazeta (Record Rio Branco) que passou ontem sobre a Ponte de Puerto Maldonado. Repórter foi conferir a obra. De acordo com a reportagem ja tem uma data prevista para inauguração, 30 de junho.
jqT-xyFatic
Ferraz/RBR June 2nd, 2011, 05:49 AM Empresa transporta veículos para o Peru e Equador pela interoceânica
Em cinco meses a empresa Micheport Andina Internacional Ltda, que atua no transporte internacional de veículos e se instalou em Assis Brasil em setembro de 2010, transportou 270 veículos, entre caminhões e ônibus para o Peru e Equador, pela Estrada do Pacífico. No total, foram U$$ 7,2 milhões movimentados nesse período. Até o final do ano a expectativa é que 700 caminhões sejam comercializados para outros países através da interoceânica.
Os números não apenas animam o despachante aduaneiro e agente de transporte internacional e logística de veí-culos pesados e cargas especiais, Rafael Lopes, que desde setembro de 2010 mora em Assis Brasil, como revelam a capacidade de grandes negócios que podem ser realizados através da rodovia interoceânica.
Representante da Micheport Andina Internacional, que tem sede em São Paulo, Rafael Lopes, garante que a empresa antecipou em até 20 dias o prazo para entrega dos veículos, reduzindo os custos e garantindo mais agilidade na entrega dos produtos. O que, segundo ele, tem sido um diferencial na hora de fechar o negócio.
“Decidimos nos instalar no Acre porque acreditamos que estamos em uma região estratégica para nossos negócios. Em cinco meses já conseguimos um bom volume de negócios, mas sabemos que ainda podemos melhorar. Essa estrada não foi nem concluída, mas já conseguimos fazer bons negócios”, comemora.
Ele revelou que de setembro de 2010 a maio de 2011 foram tranportados chassis de caminhões, ônibus e caminhões para o Peru e Equador, mas também outros produtos como milho, forro de pvc, madeira processada. Entre os produtos que estão sendo importados está o alho e o cimento.
“Mas isso não representa nem o mínimo de produtos que podem ser transportados pela interoceânica. Já tive contato com várias empresas que estão interessadas em se instalar em Assis Brasil. A idéia é que a cidade seja uma referência em comércio exterior. Com certeza muitos negócios serão realizados em breve”, garante.
Para se ter uma idéia do que isso representa para Assis Brasil, nos últimos meses, dezenas de motoristas fizeram refeições e se hospedaram na cidade, garantindo melhorias para o comércio local.
Seminário vai discutir possibilidades de negócios da interoceânica - São poucos meses em Assis Brasil, mas Rafael Lopes já consegue perceber os benefícios que a interoceânica trará para a região. Juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), ele está propondo a rea-lização de um seminário para discutir as possibilidades de negócios para o município. (Assessoria da Sedict)
http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18464:empresa-transporta-veiculos-para-o-peru-e-equador-pela-interoceanica&catid=59:geral&Itemid=99
Ferraz/RBR June 2nd, 2011, 05:55 AM ^^ Que boa notícia, interoceânica ja com tudo antes mesmo de estar 100% concluída. Não imaginava que já estava grande assim o movimento.
Davizão AC June 2nd, 2011, 07:15 PM Afinal... É verdade mesmo que só falta a ponte mesmo pra estrada ficar pronta? Já tá tudo asfaltado, sinalizado, etc, etc?
Ferraz/RBR June 2nd, 2011, 10:35 PM ^^ Falta só a ponte mesmo... E de acordo com a reportagem da TV Gazeta não passa de julho a inauguração dessa ponte.
Natan V.N July 2nd, 2011, 08:01 PM Transoceânica: Ponte sobre o Rio Madre de Dios será inaugurada em julho
O Vice-ministro dos Transportes do Perú, Hjalmar Marangunich confirmou a inauguração da ponte do Rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado para o próximo dia 15.
Luciano Tavares, para Agência ContilNet
A obra é o último empreendimento a ser construído ao longo da Rodovia Transoceânica que liga o Brasil a partir do Acre ao Porto de Illo e Lima, capital do Perú.
O Cônsul do Perú no Acre, Jesus Carranza, disse que “la carretera”, será possivelmente inaugurada uma semana depois da conclusão das obras da ponte, que recebe o nome do ex-presidente peruano Guillermo Binllinguth, progressista que administrou o Perú entre 1912 e 1914, em um período de crise ocasionado pela guerra entre aquele país, a Bolívia e o Chile, no final século 19.
O acesso é construído em aço e cimento. Concluída, a ponte terá 650 metros de cumprimento por 20 de largura.
Já a inauguração da rodovia que acontece ainda em julho, de acordo com o consulado peruano no Acre, ocorre com as presenças dos presidentes Alan Garcia, do Perú e seu futuro sucessor Ollanta Humalla e da Presidenta do Brasil Dilma Roussef. O ex-presidente Lula, também é esperado na solenidade.
De Rio Branco ao Porto de Illo pela Transoceânica são cerca de 1.900 km. Até Lima saindo da capital acreana são quase 2000Km.
“Estamos chegando a um momento histórico para os dois povos. Esperamos muito por esse momento. O governo vai entregar a Carretera e teremos como resultado o intercâmbio cultural, científico e comercial”, comemora o Cônsul do Perú no Acre, Jesus Carranza.
http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=12915
Davizão AC July 2nd, 2011, 08:08 PM ^^
Oh céus, primeiro "Perú" depois "cumprimento" , tsc tsc tsc
Rondon July 3rd, 2011, 03:26 AM Muito boa notícia da ponte :D
Só falta mesmo a ponte sobre o Rio Madeira, em Abunã, para deixar tudo nos trinks :D
Davizão AC July 3rd, 2011, 06:32 AM Muito boa notícia da ponte :D
Só falta mesmo a ponte sobre o Rio Madeira, em Abunã, para deixar tudo nos trinks :D
Se fosse só isso estaria bom demais :D O sonho mesmo é que toda a ligação com o sudeste fosse duplicada e com o asfalto em perfeito estado, aí sim estaria ótimo :)
Rondon July 15th, 2011, 11:43 PM A Puente Continental, novo nome da Ponte Billinghurst em Puerto Maldonado, foi inaugurada hoje pelo Presidente peruano Alan García.
http://www.inforegion.pe/portada/108856/alan-garcia-inaugura-puente-continental-en-puerto-maldonado/
A ponte está inconclusa ainda, mas está na reta final dos trabalhos.
http://i0.ig.com/fw/65/rn/26/65rn268706nfw0nqk24x7ur4k.jpg
By IG.
Davizão AC July 16th, 2011, 04:36 AM Até hoje não vi essa ponte na perspectiva de quem tá passando por ela de carro. Alguém tem a foto?
HSilva July 16th, 2011, 04:37 AM Reportagem da Globonews sobre a conclusão da ponte:
Sonhada ligação do Brasil ao Pacífico vira realidade com inauguração de ponte no Peru
Sexta-feira, 15/07/2011
A estrada que liga o Acre ao Peru custou quase US$ 1 bilhão. A obra monumental foi financiada pelos dois países vizinhos numa parceria público-privada. A estrada corta a Região Amazônica, passa pela Cordilheira dos Andes e desemboca no Pacífico.
Vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1566264-7823-SONHADA+LIGACAO+DO+BRASIL+AO+PACIFICO+VIRA+REALIDADE+COM+INAUGURACAO+DE+PONTE+NO+PERU,00.html
Davizão AC July 16th, 2011, 04:45 AM Ih, pelo que vi os peruanos discutindo no thread da ponte lá no fórum deles, ela não serve pra veículos pesados, só veículos de passeio mesmo...
Davizão AC July 16th, 2011, 04:56 AM Poderia alguém montar um thread legal sobre a inauguração dessa estrada com várias fotos e essa matéria da Globo News. Quem topa?
Ferraz/RBR July 16th, 2011, 04:58 AM Reportagem da Globonews sobre a conclusão da ponte:
Sonhada ligação do Brasil ao Pacífico vira realidade com inauguração de ponte no Peru
Sexta-feira, 15/07/2011
A estrada que liga o Acre ao Peru custou quase US$ 1 bilhão. A obra monumental foi financiada pelos dois países vizinhos numa parceria público-privada. A estrada corta a Região Amazônica, passa pela Cordilheira dos Andes e desemboca no Pacífico.
Vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1566264-7823-SONHADA+LIGACAO+DO+BRASIL+AO+PACIFICO+VIRA+REALIDADE+COM+INAUGURACAO+DE+PONTE+NO+PERU,00.html
Muito bom esse vídeo, e vem uma série de reportagem pela frente.
É muito bom essas reportagens em rede nacional pra divulgar e mais pessoas passam a ir para o Peru via Acre.
HSilva July 16th, 2011, 03:32 PM Interoceânica Sul abre portos do Pacífico ao Brasil
Dubes Sônego
http://www.brasileconomico.com.br/public/uploads/articles/foto_pagina/Obra_sobre_rio_Madre_de_Dios_concluida_30_anos_ponte_INTEROCEANICA_be_02.jpg
Ponte ficou guardada por 30 anos em galpões do aeroporto de Puerto Maldonado
Rodovia que liga o Brasil ao Peru aumenta possibilidades de comércio bilateral e promete aproximar produção nacional da Ásia.
Ir do Brasil à costa do Peru, por terra, ficará mais fácil a partir desta semana.
Hoje, será inaugurada em Puerto Maldonado, no país vizinho, a ponte que faltava para concluir a rodovia Interoceânica Sul, que integrará as malhas rodoviárias dos dois países e dará aos exportadores brasileiros a alternativa de saída pelo Oceano Pacífico.
O tráfego sobre ela, porém, só será liberado dentro de alguns dias, e poderá impulsionar o comércio entre Brasil e Peru, hoje na casa dos US$ 3 bilhões.
Com a inauguração da ponte e de outra rota no Norte do país, integrada ao porto fluvial de Yurimaguas, no Peru - de onde se pode navegar até Manaus e Belém do Pará - já se fala em um acordo de livre comércio. E estima-se que, nos próximos três ou quatro anos, o fluxo bilateral poderá subir para um patamar entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões.
Por meio da Interoceânica Sul, será possível cobrir por estradas asfaltadas os mais de 5 mil quilômetros que separam Santos de portos peruanos como Ilo, Matarani e San Juan de Marcona. Até agora, sem a ponte que será inaugurada hoje, a travessia do Rio Madre de Dios, que dá origem ao Madeira, do lado brasileiro, dependia de balseiros. O resto da estrada está pronto desde o início do ano.
Vendido à opinião pública brasileira como um atalho para fazer chegar de forma mais rápida e barata commodities agrícolas do Centro-Oeste à Ásia, o corredor rodoviário ainda não deixou claro se esta será mesmo sua vocação.
As opiniões são divergentes. Há os que concordam com o discurso oficial. Outros, no entanto, dizem que o trajeto funcionará para integrar a região de Madre de Dios ao restante do Peru, impulsionar o turismo e o comércio regional. Nada, além disso. Pelo menos não no curto prazo.
No médio prazo, do lado peruano, a expectativa é vender ao Brasil produtos agrícolas, como azeitonas, cebolas e batatas, que hoje saem de São Paulo para abastecer o Acre. O mesmo poderá acontecer com insumos para a construção civil, como cimento e pedras, que não existem no estado fronteiriço. Em sentido contrário, além de milho e soja, existe a possibilidade de exportação de carne.
Mesmo com a ponte por terminar, algumas empresas brasileiras já usam a Interoceânica Sul para enviar ao Peru ônibus, máquinas agrícolas, para mineração, construção e indústrias como a de calçados.
É o caso da Expresso Araçatuba, da TNT, que transporta da região Sudeste até Puerto Maldonado, capital de Madre de Dios, componentes e insumos usados no garimpo de ouro, diz Luiz Simabukulo, gerente de marketing da companhia logística. Milho do Acre, do Mato Grosso e de Rondônia segue o mesmo caminho.
Outros obstáculos
Mas, para que haja aumento da integração comercial, ainda que em âmbito regional, há uma série de barreiras a serem vencidas, afirmam executivos que acompanham a evolução do tráfego na estrada. Uma delas é a aduaneira.
Segundo Miguel Vega Alvear, presidente da Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru Brasil, falta infraestrutura e pessoal para a fronteira funcionar 24 horas, por exemplo. Também não é possível trocar novos soles, a moeda peruana, por reais. É preciso converter para dólares, o que encarece as transações.
Talvez por isso, comecem a surgir vozes no Peru favoráveis a um acordo de livre comércio. Em artigo no diário econômico Gestion, na semana passada, Alfonso García Miró, presidente da Câmara de Comércio Exterior, defendeu a ideia. Derrubada a barreira física, resta trabalhar na burocrática.
Fonte: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/interoceanica-sul-abre-portos-do-pacifico-ao-brasil_104305.html
Matéria que aborda vários aspectos da construção da estrada, principalmente nas regiões pobres do Peru:
Na nova estrada Brasil-Pacífico, o progresso é via de mão dupla
Enviada em 12 de julho de 2011
http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/07/eem3v3jj5bsh9foeq32vkujyq.jpg
Rodovia terá pouca relevância para exportações brasileiras, mas já causa profundas transformações locais, boas e ruins
Na próxima sexta-feira, uma ponte será inaugurada na Amazônia peruana. Feita de estrutura metálica vermelha e suspensa por enormes cabos de aço, presos a 75m de altura, será a primeira a atravessar o rio Madre de Dios – que no Brasil vira o Madeira.
Ela vai ligar Puerto Maldonado e Triunfo, duas cidades onde a esperança de escapar da miséria chega aos jovens na forma de aventuras pelos garimpos ilegais da região. Essa ponte, chamada Billinghurst, significa que agora um brasileiro poderá pegar seu carro e dirigir até o Oceano Pacífico, sem passar por nada que não seja estrada asfaltada.
A Estrada do Pacífico (veja mapa abaixo) ficou pronta trecho por trecho, só faltava a ponte. O pedaço que sai do Acre, corta a floresta tropical, sobe os Andes e chega até a cidade de Cuzco (no alto da cordilheira) foi inaugurado em dezembro.
O resto, que parte da antiga capital Inca para o outro lado, até o mar, já era asfaltado – mas foi recuperado. Assim, o Brasil ganha uma ligação com o maior oceano do planeta, embora na prática a novidade seja mais importante aos peruanos que aos brasileiros.
Não que isso seja uma injustiça – é o governo peruano que pagará pela obra. E, inclusive, construtoras brasileiras receberam para fazê-la. O maior contrato, no valor de US$ 1 bilhão (R$ 1,6 bi), foi executado por um consórcio liderado pela baiana Odebrecht, que construiu – e vai administrar por 20 anos – a parte entre o Acre e Cuzco.
Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez participaram de um trecho que sai da via principal e chega a portos do sul do país.
Mas é improvável que a estrada vire um corredor para a exportação de soja, minério e outras commodities brasileiras para a Ásia, como alguns especialistas acreditam. É muito remota, sinuosa e estreita (uma pista, sem acostamento).
Talvez o único produto para qual a hipótese faça sentido seja a carne produzida no Acre. É verdade, ainda, que a vida dos acreanos deve melhorar com a chegada de cebolas, tomates, uvas, azeitonas e cimento vindo do Peru – hoje, essas coisas precisam chegar de lugares distantes, como o sudeste brasileiro.
A grande transformação, porém, irá acontecer nos povoados e cidades peruanas à beira do caminho. O progresso – tanto o bom quanto o mau progresso – será trazido, por esse veio de asfalto novinho, a comunidades antes isoladas. “A estrada cumpre funções básicas, de integração regional, antes de qualquer ‘mega-função’ de comércio exterior”, afirma Delcy Machado Filho, diretor de sustentabilidade da Odebrecht Peru.
Novatos no campeonato
Até o ano passado, o maior sonho de qualquer jogador do San Francisco era brilhar no campinho de Marcapata, numa tarde de domingo, quando acontecem os jogos.
A cidade sempre viveu isolada, incrustada nos gelados penhascos dos Andes. Os moradores – são 120 famílias – levavam quinze dias para ir a Cuzco, a maior cidade da região. Ou, dependendo do clima, simplesmente não iam. Agora, levam menos de 5hs.
http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/07/22nq5e17ov9uetvbfbg8v9lkn-300x187.jpg
Isso, claro, teve consequências. Marcapata tinha três lojas na rua principal, hoje tem dez. Tinha um hotel, agora tem oito. Um trabalhador manual, que cobrava 10 soles (R$ 6,25) por dia de serviço, passou a cobrar 30 soles.
Além disso, o time de futebol que vencer o torneio local irá participar, pela primeira vez, da Copa Peru, no ano que vem. A camisa bege do San Francisco é considerada favorita pelo prefeito, Placido Gutierrez. Ele comemora o fim do isolamento desportivo, mas também outros fatos importantes. “Os jovens daqui só viam o garimpo na selva como alternativa, agora pensam em morar na cidade”, conta.
Porém, se as viagens ficaram mais curtas, elas continuam traiçoeiras. “Não passa uma semana sem acontecer um acidente”, afirma Gutierrez. “Tem muito carro que tenta correr mais, atravessa a pista e cai no penhasco”.
Acontece que, naquele trecho andino, os homens fizeram um bom trabalho, mas a natureza não facilitou. A estrada não tem sequer um buraco no asfalto, nem uma curva sem sinalização, nem um “olho de gato” faltando. Mas a neve e a neblina são frequentes – e a sequencia de curvas é inacreditável.
Para descer dos 4.735m de seu ponto mais alto até a floresta, a via serpenteia numa sucessão infinita de dobras pelas encostas da cordilheira. Recomenda-se cautela – e um bom remédio para enjoo – para se conseguir admirar a belíssima vista.
Llamas e porquinhos
Ao longo de toda a estrada, transformações como a de Marcapata acontecem. Veja-se o povoado de Cuyuni. Sempre teve tudo para ser um lugar turístico: cultura tipicamente andina, com suas mulheres que tecem as próprias roupas coloridas e suas divertidas llamas; comida deliciosa e totalmente orgânica, plantada ali mesmo, como aquelas que se paga uma fortuna para comer na Europa; uma vista espetacular do pico de Ausangatec, com seu cume forrado de neve a 6.300m de altitude. Mas Cuyuni nunca foi turística.
As 60 famílias do povoado esbarravam num problema. Cuzco, que tem aeroporto e recebe milhares de viajantes a caminho de Macchu Picchu, ficava a 7hs dali. Depois da chegada da estrada, que reduziu a viagem a 45 minutos, os moradores construíram – com ajuda do consórcio que fez a via – um restaurante-loja-mirante, na forma de empresa comunal. A visita é fortemente indicada. “Agora recebemos cerca de 350 turistas por mês, que deixam 7 mil soles (R$ 4,3 mil) na comunidade”, diz Faustino Inquillay, 26, administrador do lugar.
Perto dali, a uma hora de viagem, fica o povoado de Huayllabamba. Nele, um tímido e sorridente morador chamado Lívio Quispioc, 34, cresceu rodeado por pequenos cuyes, uma espécie de porquinho-da-índia.
Os cuyes viviam soltos, corriam pela cozinha e pelo quintal – mas também eram vendidos para virar comida, por 6 soles (R$ 3,75) o quilo. Então, veio a estrada. E, com ela, a chance de vender os porquinhos em cidades maiores.
Lívio formou uma sociedade com outros 13 moradores para encher caminhonetes de cuyes e levar a lugares mais populosos do distrito. Conseguiram fechar contratos para fornecer 300 porquinhos por quinzena – a suculentos 17 soles por quilo. “Estamos sustentando nossas famílias com isso.
Antes eu ganhava 300 soles (R$ 190) por mês, agora tiro 700 soles (R$ 440) e não preciso ser empregado dos outros”, conta Lívio, que possui 350 cuyes no próprio criadouro.
São incontáveis as pequenas revoluções sociais que a rodovia traz. Ainda no altiplano, mulheres se organizam para vender artesanato local, em Ocongate. Já em plena Amazônia, numa das enormes retas que é a estrada naquele pedaço, um senhor abriu um restaurante simpático para atrair os motoristas.
Quem resolve parar no Família Mendez pode dar um passeio pelos 80 hectares da propriedade e ver castanheiras, macacos e outras belezas da selva. “Antes eu ganhava 2 mil soles (R$ 1.250) por mês, vendendo à beira do caminho. Agora, o restaurante fatura 14 mil soles (R$ 8.750) mensais”, diz Cirilo Mendez, 67. Mas o progresso, assim como as estradas, é via de mão dupla.
As cidades lunares
O velho Cirilo agora tem um problema. “Não consigo contratar gente para trabalhar no restaurante. A 10 km daqui, tem um garimpo ilegal onde os mineiros ganham 120 soles (R$ 75) por dia – e eu não posso pagar isso”, diz.E, naquele pedaço da Amazônia peruana, a mineração irregular está muito, muito longe de ser um problema só dele.
Estima-se que mais de 50 mil pessoas trabalhem em garimpos no distrito de Madre de Dios, pelo menos 90% deles ilegais. É uma das principais regiões mineiras do país, que tem 17% de sua área ocupada por concessões a mineradoras (o fato de haver uma concessão não torna o negócio legal: ele precisaria não poluir, não contratar irregularmente etc).
Madre de Dios ajudou a transformar o Peru na nação sul-americana que mais produz ouro – o país também ostenta esse título em prata e zinco. Mas essas estatísticas só fazem sentido quando se sobrevoa a região agora cortada pela Estrada do Pacífico.
http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/07/800px-puertomaldonado_rio_madre_de_dios-300x210.jpg
O rio Madre de Dios parece enorme quando o avião ganha altura – é uma larga fita marrom retorcida na imensidão verde e plana. A cidade de Puerto Maldonado também parece grande, maior do que suas ruas poeirentas faziam supor.
Então se avista uma área de garimpo, e tudo mais parece pequeno – o rio, a estrada, a cidade. O garimpo é maior que tudo isso. É uma sequencia de crateras de lama, ocres, gigantescas. E é só isso.
Num garimpo não tem árvores, nem bichos, nem gente – na verdade, tem gente, mas uma área do tamanho de uma metrópole onde vivem só algumas centenas de pessoas, escondidas em feias barracas de lona azul, parece deserta de cima.
De modo que as maiores cidades da Amazônia peruana não são cidades, são garimpos. E garimpos precisam de gasolina para as máquinas e comida para os garimpeiros. Logo, não é difícil cruzar com caminhões lotados de tonéis de combustível naquele trecho da Estrada do Pacífico (veja na galeria de fotos).
“A primeira tentação é achar que a estrada facilita o garimpo”, rebate Delcy Machado Filho, o diretor de sustentabilidade da Odebrecht Peru. “Na verdade, ela permite a fiscalização, a presença do estado, a formalização e o controle do tráfego na via. Os garimpos existem ali há 25 anos, não precisaram da estrada”, afirma.
Mas o governador de Madre de Dios, um aliado na busca da formalização do garimpo, aponta outros malefícios do progresso. “Para mim, o maior impacto da estrada é a constante vinda de trabalhadores para a região. Madre de Dios recebe 400 a 500 pessoas por dia”, diz José Luis Pastor, 44. “Os impostos não crescem na mesma proporção, porque há muita informalidade, mas aumentou a violência, a delinquência, os assassinatos”, afirma. “Nosso sistema de saúde não é mais suficiente, tivemos surtos de dengue”.
http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/07/img_7538-300x225.jpg
A própria ponte Billinghurst, a poucos metros da sala onde Pastor dá esta entrevista, que custou US$ 28 milhões (R$ 44,8 mi), vai tirar o emprego de 150 pessoas que trabalham em barcaças para atravessar moradores. “Não acho que a estrada melhore a qualidade de vida de nossa população neste momento”, diz. “Temo que Madre de Dios vá ver passarem os carros, mas não o desenvolvimento chegar”.
O consórcio liderado pela Odebrecht destinou US$ 6 milhões (R$ 9,6 mi) a investimentos sócio-ambientais ao longo da via, para minimizar os impactos da construção. Na hidrelétrica de Santo Antônio, foram gastos, para esse propósito, 10% do valor da obra (ou US$ 1 bi). Se fosse mantida a proporção, deveriam ter sido gastos US$ 100 milhões na rodovia peruana. “O governo do Peru é menos rigoroso que o brasileiro nesse tipo de exigência”, diz Delcy.
Fonte: http://www.agenciat1.com.br/12239-na-nova-estrada-brasil-pacifico-o-progresso-e-via-de-mao-dupla/
fialho July 16th, 2011, 04:08 PM ^^
As duas reportagens questionam o uso da estrada como corredor de exportação. Enquanto sabemos - inclusive a própria matéria da Globonews cita um exemplo - que ela já era usada para este fim mesmo antes da inauguração da ponte.
Davizão AC July 16th, 2011, 04:40 PM ^^ Se São Paulo fosse localizada no Acre, duvido que apareceria reportagens questionando a utilização da estrada como rota de exportação...
BR 364 July 16th, 2011, 04:51 PM ^^ Se SP fosse no Acre, essa rodovia já estaria pronta e duplicada desde os anos 50. O mesmo vale pra BR-319, Transamazônica e tantas outras rodovias importantes que na visão esteriotipada do centro-sul, "vão do nada a lugar nenhum".
Rondon July 17th, 2011, 01:27 AM Se fosse em São Paulo, apareceriam sim alguma reportagem, mas seria algo isolado ou direcionado a um determinado grupo político.
Os paulistas em geral são bem esclarecidos e não sofrem influência de certas opiniões externas...
JR_Acre July 17th, 2011, 06:56 AM Se fosse em São Paulo, apareceriam sim alguma reportagem, mas seria algo isolado ou direcionado a um determinado grupo político.
Os paulistas em geral são bem esclarecidos e não sofrem influência de certas opiniões externas...
^^
Não tenho tanta certeza quanto ao esses atributos que você atribui aos paulistas.
Rondon July 18th, 2011, 12:12 AM ^^ Se os paulistas fossem bobos, não seriam a locomotiva do Brasil.
BR 364 July 18th, 2011, 01:09 AM ^^ Rondon, ninguém tá dizendo que os paulistas são bobos. Onde vc quer chegar?
O comentário do Davizão foi no sentido de que as grandes obras na nossa região constumam ser desvalorizadas por alguns grupos de interesse do centro-sul, sempre questionando a utilidade delas, ao passo que qualquer obra lá na região deles é considerada "mega importante". SP só foi usada como exemplo, poderia ser RJ, MG, RS, PR, etc.
Rondon July 18th, 2011, 01:26 AM ^^ Onde eu escrevi algo diferente disso?
malegi July 19th, 2011, 03:21 AM ^^ Se SP fosse no Acre, essa rodovia já estaria pronta e duplicada desde os anos 50. O mesmo vale pra BR-319, Transamazônica e tantas outras rodovias importantes que na visão esteriotipada do centro-sul, "vão do nada a lugar nenhum".
Eu não teria tanta certeza.
Um estudo previu a necessidade do rodoanel já nos anos 50, e que seria uma obra vital para o desenvolvimento da cidade e, de certa forma, do país como um todo.
Estamos em 2011, com metade do rodoanel concluído e 50% do que está construído já está saturado. SP peca em muitos pontos, apesar de termos algumas estradas que são exemplos até para países desenvolvidos. No geral, a infraestrutura é um grande gargalo em todo o país, e SP não é excessão.
BR 364 July 19th, 2011, 10:53 PM ^^ Vc tem razão, mas a diferença é que dificilmente vc vai ver a imprensa questionando a necessidade do Rodoanel. O comentário do Davizão (e confesso que eu acabei exagerando um pouco no meu) foi mais nesse sentido. Ou seja, além da gente sofrer com os gargalos comuns a todo o país, ainda há o questionamento da utilidade/necessidade/impactos de qualquer obra na nossa região. Ou seja, as forças contrárias são ainda maiores.
malegi July 20th, 2011, 03:36 AM Tens razão.
EricoWilliams July 21st, 2011, 01:31 AM ^^ Se SP fosse no Acre, essa rodovia já estaria pronta e duplicada desde os anos 50. O mesmo vale pra BR-319, Transamazônica e tantas outras rodovias importantes que na visão esteriotipada do centro-sul, "vão do nada a lugar nenhum".
A Dutra(que alguns consideram a principal rodovia desse país) só foi duplicada em 67, Fernão Dias(SP-BH) entre a década de 90 e começo do século XXI, Régis Bittencourt(SP-Curitiba) tá aí até hoje esperando pelo Ibama.
E evite generalizações, nem todos se encaixam no grupo da visão estereotipada do centro-sul.
Menos né, BR?
BR 364 July 21st, 2011, 01:56 AM ^^ Como eu já havia dito no post #186, eu dei uma exagerada básica...
E os foristas do SSC são outro nível, me refiro aos pobres mortais desinformados que ainda não foram iluminados pelo saber skyscrapercityano.
Davizão AC July 21st, 2011, 04:20 AM Tá o maior quebra-pau no thread sobre essa ponte lá no fórum peruano, depois que um forista daqui do Brasil foi lá provocar...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=440180&page=24
EricoWilliams July 21st, 2011, 06:44 AM Tá o maior quebra-pau no thread sobre essa ponte lá no fórum peruano, depois que um forista daqui do Brasil foi lá provocar...
Sabe o que fazer em caso de incendio né? Deixe queimar!
Farol da Barra July 21st, 2011, 07:17 AM Por que não uma ferrovia?Não daria maior poder logístico aos dois países?
BR 364 July 21st, 2011, 02:28 PM ^^ Tem um projeto de ferrovia também.
http://img835.imageshack.us/img835/270/29ferroviaperu5751.jpg
malegi July 21st, 2011, 05:03 PM Tá o maior quebra-pau no thread sobre essa ponte lá no fórum peruano, depois que um forista daqui do Brasil foi lá provocar...
É, lá no Perú eles tão felizes com a integração nacional, é a primeira vez que a província de Madre de Diós tem acesso pavimentado ao resto do país. O problema é que eles acham que fizeram isso sozinhos, que iriam investir bilhões numa terra isolada e esquecida pelo governo peruano desde sempre, que não possui nem 100.000 habitantes (a província toda, a capital tem quase 40.000).
Aí quando a gente fala umas verdades, achando que já se é sabido tudo aquilo, eles quebram o pal, começam a debochar do Brasil.
Como se o Perú fosse tudo aquilo, já morei lá e.... Madre de Diós que me livre!
Rondon July 21st, 2011, 09:07 PM ^^ Fica frio. Acho que não é necessário.
Deixa os caras serem felizes, assim como a gente :D
Yuri S Andrade July 21st, 2011, 09:12 PM ^^ Se os paulistas fossem bobos, não seriam a locomotiva do Brasil.
Bom, na verdade acho que é o contrário: o Brasil é a locomotiva de SP, já que é "aqui" que os bancos paulistas captam a maior parte do dinheiro, as indústrias paulistas escoam a produção, etc. O que obviamente não exclui o fato que a presença dessas instituições atesta a vitalidade de SP e de seus habitantes.
^^ Rondon, ninguém tá dizendo que os paulistas são bobos. Onde vc quer chegar?
O comentário do Davizão foi no sentido de que as grandes obras na nossa região constumam ser desvalorizadas por alguns grupos de interesse do centro-sul, sempre questionando a utilidade delas, ao passo que qualquer obra lá na região deles é considerada "mega importante". SP só foi usada como exemplo, poderia ser RJ, MG, RS, PR, etc.
Mais ou menos, BR. A BR 376, ligação entre o Norte do Paraná (3,6 milhões de habitantes) e a região de Curitiba-Ponta Grossa-Litoral (4 milhões de habitantes), até hoje não é duplicada.
Enquanto isso, no CO, no NE e no N as obras públicas estão indo de vento em popa. Em GO, por exemplo, estão duplicando a BR-060 entre Jataí e Goiânia, enquanto Londrina-Maringá vai à Curitiba por pista simples. E lembrando ainda que a frota paranaense é 3 vezes maior do que a goiana...
Rondon July 21st, 2011, 09:41 PM Bom, na verdade acho que é o contrário: o Brasil é a locomotiva de SP, já que é "aqui" que os bancos paulistas captam a maior parte do dinheiro, as indústrias paulistas escoam a produção, etc. O que obviamente não exclui o fato que a presença dessas instituições atesta a vitalidade de SP e de seus habitantes.
Se a gente for ver pelo momento atual, realmente São Paulo depende mais do Brasil do que o Brasil depende de São Paulo...
É que na verdade eu estava raciocinando baseado na história paulista, de um Estado que sempre esteve na vanguarda do Brasil em diversos aspectos, como por exemplo, na industrialização antigamente e hoje no setor financeiro.
Nem cito o Estado, mas uma cidade como São Paulo que conseguiu ultrapassar o Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil e o principal pólo do país, é de impressionar... não é...?
Por isso que eu digo que os paulistas não são bobos, eles valorizam muito seus investimentos.
BR 364 July 21st, 2011, 11:44 PM Mais ou menos, BR. A BR 376, ligação entre o Norte do Paraná (3,6 milhões de habitantes) e a região de Curitiba-Ponta Grossa-Litoral (4 milhões de habitantes), até hoje não é duplicada.
Enquanto isso, no CO, no NE e no N as obras públicas estão indo de vento em popa. Em GO, por exemplo, estão duplicando a BR-060 entre Jataí e Goiânia, enquanto Londrina-Maringá vai à Curitiba por pista simples. E lembrando ainda que a frota paranaense é 3 vezes maior do que a goiana...
Yuri, segundo dados do DNIT, o PR sozinho tem 662,5 km de rodovias federais duplicadas, enquanto o Centro-Oeste inteiro tem 638,3 km e a região Norte inteira tem 166,9 km.
Em todas as regiões, encontramos exemplos de rodovias que já deveriam ter sido duplicadas e outras que, embora não tão necessárias, já foram duplicadas. Por exemplo, Ponta Grossa-Piraí do Sul é duplicada (se não me engano, a duplicação já chega até Jaguariaiva, não tenho certeza). Se essa duplicação tivesse sido feita no sentido Londrina, restaria um trecho bem pequeno de pista simples entre o norte do PR e CWB.
Yuri S Andrade July 22nd, 2011, 04:00 AM ^^
Aut+Cta+Cte 2010:
Paraná: 3.581.553
Centro-Oeste: 3.581.506
Ou seja, ainda há mais carros no PR do que no CO, logo era de se esperar que a quantidade de rodovias duplicadas por aqui fosse maior. Por ter um território menor, a concentração de veículos certamente impacta de forma maior as rodovias paranaenses, e sem mencionar as divisas estaduais com estados de frotas gigantes como SP e SC.
De todo modo, GO está praticamente dobrando a quantidade de rodovias duplicadas enquanto no PR nem planos para novas duplicações existem. É um favorecimento inexplicável e indecente.
BR 364 July 22nd, 2011, 06:39 PM ^^ Mas GO e DF fazem parte do "etc". Desses 638 km de rodovias federais duplicadas no CO, 515 km estão em GO e DF. Já MT e MS somam 123 km.
Mesmo assim, o estado com maior quilometragem de rodovias em duplicação hoje não é Goiás, é Santa Catarina, com 247 km sendo duplicados.
Tem uma tabelinha do DNIT de abril/2011 com todos os dados por UF: http://www.dnit.gov.br/plano-nacional-de-viacao/snv-2011
Manauense July 22nd, 2011, 07:29 PM Na semana passada, enquanto eu aguardava no Terminal Rodoviário do Tietê um amigo que vinha de Campinas, deparei-me com o guichê de venda de passagens da empresa que faz rota para o Peru. Havia uma mapa onde aparecia os estados por onde o ônibus passa e estavam assinaladas as cidades de Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Puerto Maldonado. :D
Ferraz/RBR July 22nd, 2011, 09:16 PM ^^ Sim, inclusive o jornal da Record, no mês passado, fez uma serie de reportagem sobre essa linha operada por essa empresa, o reporter e cinegrafista embarcaram em São Paulo e foram até Lima. Falaram que essa é a maior linha rodoviária do mundo, 5 dias de viagem percorrendo mais de 5 mil km.
igor_carlos July 22nd, 2011, 09:29 PM 5 dias dentro do buzão é muito tempo, se bem que Cuiabá é aproximadamente quase metade do caminho.
Aí de Rio Branco é pertinho :D
Yuri S Andrade July 22nd, 2011, 10:12 PM ^^ Mas GO e DF fazem parte do "etc". Desses 638 km de rodovias federais duplicadas no CO, 515 km estão em GO e DF. Já MT e MS somam 123 km.
Mesmo assim, o estado com maior quilometragem de rodovias em duplicação hoje não é Goiás, é Santa Catarina, com 247 km sendo duplicados.
Tem uma tabelinha do DNIT de abril/2011 com todos os dados por UF: http://www.dnit.gov.br/plano-nacional-de-viacao/snv-2011
Essa "liderança" de SC é explicado pela absurda falta de investimentos anteriores. O estado possui uma das mais ridículas infra-estruturas do país. Esses 247 km devem ser do trecho sul da 101, não? Aposto que o tráfego de veículos por lá deve ser umas 10 vezes maior do que o Goiânia-Jataí.
Mas enfim, acho que já fiz off-topic demais. :)
Guajará July 25th, 2011, 04:12 PM apartir de hoje vai passar na Globo News, reportagens sobre essa rodovia interoceânica.
Rondon July 25th, 2011, 09:19 PM ^^ Que horas vai passar?
Aproveitar que agora eu tenho TV por assinatura :D
Davizão AC July 26th, 2011, 03:43 AM Muito boa a primeira reportagem, acabou de passar no Jornal das Dez, na Globo News. Jajá já deve estar na net.
HSilva July 26th, 2011, 04:28 AM Já esta:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1575906-7823-NOVA+LIGACAO+ENTRE+BRASIL+E+PERU+ABRE+CAMINHO+PARA+INTEGRACAO+SULAMERICANA,00.html
Essa primeira reportagem mostra o potencial das exportações que ainda esbarram na burocracia do governo. Em Assis Brasil não tem funcionário para liberar mercadorias que poderiam ser compradas do Peru, como cebola, por exemplo.
Ferraz/RBR July 26th, 2011, 05:26 AM Ótima essa primeira repotagem.
Se contar isso num país desenvolvido ninguém acredita. O governo brasileiro gasta mais de R$ 500 milhões financiando essa rodovia e depois de pronta não se encontra um funcionário para realizar Alfandegamento de importação de produtos. E o governo do Acre que fez maior carnaval para conseguir uma Alfândega no aeroporto de Cruzeiro do Sul, para importação de verduras de Pucalpa, via aérea, será que nao ta vendo isso em Assis Brasil, para pressionar o Governo Federal a instalar os orgãos competentes para realizar esse Alfandagamento de cebolas e outros produtos.
Manauense July 26th, 2011, 05:41 AM Já esta:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1575906-7823-NOVA+LIGACAO+ENTRE+BRASIL+E+PERU+ABRE+CAMINHO+PARA+INTEGRACAO+SULAMERICANA,00.html
Essa primeira reportagem mostra o potencial das exportações que ainda esbarram na burocracia do governo. Em Assis Brasil não tem funcionário para liberar mercadorias que poderiam ser compradas do Peru, como cebola, por exemplo.
Ótima essa primeira repotagem.
Se contar isso num país desenvolvido ninguém acredita. O governo brasileiro gasta mais de R$ 500 milhões financiando essa rodovia e depois de pronta não se encontra um funcionário para realizar Alfandegamento de importação de produtos. E o governo do Acre que fez maior carnaval para conseguir uma Alfândega no aeroporto de Cruzeiro do Sul, para importação de verduras de Pucalpa, via aérea, será que nao ta vendo isso em Assis Brasil, para pressionar o Governo Federal a instalar os orgãos competentes para realizar esse Alfandagamento de cebolas e outros produtos.
Não seria muito mais interessante se o governo incentivasse a produção de cebolas e de outros produtos no lado brasileiro (acreano) em vez de exportar-se do Peru para o Brasil?!
Ferraz/RBR July 26th, 2011, 01:12 PM ^^ Sim, concordo contigo, o certo seria incentivar a produção. Mas até se atingir uma escala que atenda todo mercado a solução seria importar de um lugar bem mais próximo como o Peru. Também nem sei se a cultura da cebola é viável no clima do Acre. No caso do tomate mostrou-se que é, o governo tem estimulado a plantação de tomate e ja existe muitos pequenos produtores espalhados pelo estado.
Guajará July 26th, 2011, 02:42 PM ^^ Que horas vai passar?
Aproveitar que agora eu tenho TV por assinatura :D
desculpe não responder a tempo sua pergunta, ainda bem que o Davizão respondeu :D
Muito boa a primeira reportagem, acabou de passar no Jornal das Dez, na Globo News. Jajá já deve estar na net.
Davizão AC July 26th, 2011, 04:39 PM Mas pra variar deram também informação errada... Desde quando a Br-317 começa em Rio Branco?? Ela começa em Boca do Acre - AM, nem sequer passa por Rio Branco
BR 364 July 26th, 2011, 04:51 PM ^^ Nesse caso eu até entendo o "erro", pois a função primordial dela na rota pro Pacífico é ligar Rio Branco à divisa com o Peru. Pro público que não conhece PN da região, facilita o entendimento.
Guajará July 26th, 2011, 04:52 PM um absurdo aquela alfandega em uma cidade antes da fronteira. as pessoas nem podem transitar livre no proprio país. e podendo compar cebola mais barato do Peru, ela tem que cruzar o Brasil vindo de SP.
Ferraz/RBR July 26th, 2011, 05:25 PM ^^ Absurdo mesmo. Eu acho que o governo do estado tem como modificar isso. Como mostra nesse mapa que eu fiz;
Azul: Rodovia do Pacifico - BR-317
Branco: É a entrada atual do município logo apos a Alfândega
Vermelho: São Duas alternativas de estrada que o governo do estado poderia fazer para população do município nao passar na Alfandega. Observa que na linha vermelha da direita já tem uma estrada de terra, nem sei se a população usa ela.
http://img713.imageshack.us/img713/4445/assisbrasil.jpg
Manauense July 26th, 2011, 07:01 PM Mas pra variar deram também informação errada... Desde quando a Br-317 começa em Rio Branco?? Ela começa em Boca do Acre - AM, nem sequer passa por Rio Branco
^^ Nesse caso eu até entendo o "erro", pois a função primordial dela na rota pro Pacífico é ligar Rio Branco à divisa com o Peru. Pro público que não conhece PN da região, facilita o entendimento.
^^ Absurdo mesmo. Eu acho que o governo do estado tem como modificar isso. Como mostra nesse mapa que eu fiz;
Vermelho: São Duas alternativas de estrada que o governo do estado poderia fazer para população do município nao passar na Alfandega. Observa que na linha vermelha da direita já tem uma estrada de terra, nem sei se a população usa ela.
Que interessante! A BR-317 liga Boca do Acre (AM) ao Pacífico! :D
Guajará July 26th, 2011, 07:45 PM ^^ Absurdo mesmo. Eu acho que o governo do estado tem como modificar isso. Como mostra nesse mapa que eu fiz;
http://img713.imageshack.us/img713/4445/assisbrasil.jpg
é tão simples que é estranho não fazerem algo assim.
sempre tem algum interesse por tras dessas coisas.
Rondon July 26th, 2011, 09:20 PM Gostei da reportagem. Apareceu até de relance um ônibus da Expreso Ormeño, que já iniciou a venda de passagens para Lima a partir de Rio Branco.
HSilva July 27th, 2011, 05:31 AM Segunda reportagem da série. Aborda a facilidade de trânsito de pessoas na fronteira e a ponte do rio Madre de Dios:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1577166-7823-ESTRADA+FACILITA+O+TRANSITO+DE+TURISTAS+E+DE+EXPORTADORES+DO+BRASIL+PARA+O+PERU,00.html
Ferraz/RBR July 27th, 2011, 05:48 AM Sobre a importação da cebola, o fiscal da receita esclareceu que está liberado e funcionando normalmente o alfandegamento, o que falta é informação dos comerciantes...
Gostei da reportagem. Apareceu até de relance um ônibus da Expreso Ormeño, que já iniciou a venda de passagens para Lima a partir de Rio Branco.
Essa venda é no mesmo carro que faz Lima-São Paulo? eu pensei que ja vendia...
CH July 27th, 2011, 06:23 PM Fiquei ontem querendo ver a reportagem no globonews, assisti todo o J10 e na hora da reportagem, eu comeceu a dormir, eu queria muito ter visto a reportagem. Alguém tem algum link???
CH July 27th, 2011, 06:27 PM ^^ Sim, inclusive o jornal da Record, no mês passado, fez uma serie de reportagem sobre essa linha operada por essa empresa, o reporter e cinegrafista embarcaram em São Paulo e foram até Lima. Falaram que essa é a maior linha rodoviária do mundo, 5 dias de viagem percorrendo mais de 5 mil km.
Se a linha Buenos Aires-Caracas não existir mais, esta também operada pela Ormeño, essa pode ser a maior, mas com toda certeza deve ser uma das maiores.
HSilva July 27th, 2011, 06:48 PM Fiquei ontem querendo ver a reportagem no globonews, assisti todo o J10 e na hora da reportagem, eu comeceu a dormir, eu queria muito ter visto a reportagem. Alguém tem algum link???
Segunda reportagem da série. Aborda a facilidade de trânsito de pessoas na fronteira e a ponte do rio Madre de Dios:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1577166-7823-ESTRADA+FACILITA+O+TRANSITO+DE+TURISTAS+E+DE+EXPORTADORES+DO+BRASIL+PARA+O+PERU,00.html
Yuri S Andrade July 27th, 2011, 07:47 PM Eu estou acompanhando as reportagens do Jornal 10 sobre o tema. Estou gostando.
Uma dúvida: há algum projeto para asfaltar Rio Branco-Cruzeiro do Sul e daí, uma ligação com Lima?
Ferraz/RBR July 27th, 2011, 08:07 PM ^^ Rio Branco - Cruzeiro do Sul ja está sendo asfaltando, diga-se, faltando pouco mais de 50 km para concluir, que devem ser concluído já no próximo ano. Existe sim uma intenção de asfaltar de Cruzeiro do Sul até Pucallpa, concluindo a ligação até Lima. Mas nada de muito concreto ainda.
Davizão AC July 28th, 2011, 12:20 AM Se a linha Buenos Aires-Caracas não existir mais, esta também operada pela Ormeño, essa pode ser a maior, mas com toda certeza deve ser uma das maiores.
Segundo uma reportagem do Jornal da Record, tá até no guinness já essa linha como sendo a maior do mundo
Rondon July 28th, 2011, 02:33 AM Essa venda é no mesmo carro que faz Lima-São Paulo? eu pensei que ja vendia...
Passou a vender essa semana, com a instalação da agência no terminal rodoviário de Rio Branco.
Ferraz/RBR July 28th, 2011, 10:53 PM Um onibus com grupo de 30 brasileiros estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está detido na fronteira em Assis Brasil por autoridades peruanas. Problema de documentação do ônibus. Os brasileiros podem atravessar a fronteira a pé, mas não o ônibus.
Eles foram para o Peru via Argentina e Chile, mas devido nevascas no Chile decidiram voltar via Acre.
Como mostra a reportagem
http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=19520:grupo-brasileiro-esta-retido-na-fronteira-do-acre-com-peru&catid=13:acre&Itemid=112
O ônibus foi liberado depois de um acordo entre a polícia turística peruana e o Ministério das Relações Exteriores.
http://www.jornalatribuna.com.br/MostrarNoticia.do?id=18453&ano=2011&mes=07&dia=28
Grande Manaus July 28th, 2011, 11:04 PM Que interessante! A BR-317 liga Boca do Acre (AM) ao Pacífico! :D
Uma parte do Amazonas interligado com essa cidade
Ferraz/RBR July 28th, 2011, 11:10 PM Passou a vender essa semana, com a instalação da agência no terminal rodoviário de Rio Branco.
Eu acho que decidiram fazer isso só agora porque a ocupação da linha ta muito baixa, passou no jornal da Record e agora na GloboNews, ocupação média de 15 a 20 pessoas.
Rondon July 28th, 2011, 11:35 PM ^^ Pode ser que sim, mas a ANTT já tinha autorizado desde o início da linha a venda não só em Rio Branco, mas em Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.
BR 364 July 29th, 2011, 02:09 AM Terceira reportagem da série: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1578447-7823-SERIE+DO+JORNAL+DAS+DEZ+MOSTRA+AS+CONTRADICOES+DA+AMAZONIA+PERUANA,00.html
Sr. Jirau July 29th, 2011, 05:24 AM ^^
Eu me amarrei! :D
Principalmente na parte que a repórter, dentro do carro, diz que deve estar uns 30ºC fora do carro, e que dalí a 1 hora vão pegar temperaturas de 10ºC ou menos, hauhauhua!É tudo que eu queria presenciar também!
HSilva July 29th, 2011, 05:54 AM Quarta reportagem da série. Foca no turismo e cultura de Cuzco e região Andina Peruana.
http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-das-dez/v/cultura-pre-colombiana-sobrevive-em-cusco-e-machu-picchu/1579789/#/s%C3%A9ries%20de%20reportagens/page/1
Ferraz/RBR July 29th, 2011, 01:50 PM ^^
Eu me amarrei! :D
Principalmente na parte que a repórter, dentro do carro, diz que deve estar uns 30ºC fora do carro, e que dalí a 1 hora vão pegar temperaturas de 10ºC ou menos, hauhauhua!É tudo que eu queria presenciar também!
Eu também :D... Eu ja presenciei parecido com isso na Serra de São Paulo pro Guarujá, mas indo ao contrario no lugar de subindo, era descendo. Passei em São Paulo de tarde num mes de agosto, tava maior sol, perto de 30°C e maior clima seco. Logo que passei da região do ABC e comecei a pegar trecho de serra, o tempo ficou nublado, alguns trechos com Neblina, e a temperatura já caiu pra uns 18°C.
Chegando no Guarujá permanecia nublado, e o que era alegria na Serra, virou pesadelo com tempo nublado e sem praia. :lol:
Nessa época de inverno (Julho/Agosto), o vento frio e umido do mar penetra até a região de serra deixando o tempo nublado por varios dias enquanto em São Paulo menos de 50 km em linha reta, permanece sol. Na volta foi o contrario sai de uns 18°C e peguei perto de 30°C em São Paulo maior solzão.
HSilva July 30th, 2011, 05:29 AM Quinta e última reportagem da série. Destaca que o crescimento da economia Peruana contrasta com a desigualdade social, mas tambem destaca o potencial da Interoceanica como integradora da América Latina
http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-das-dez/v/crescimento-da-economia-peruana-contrasta-com-a-desigualdade-social/1581091/#/s%C3%A9ries%20de%20reportagens/Caminho%20para%20o%20Pac%C3%ADfico/page/1
Ferraz/RBR July 30th, 2011, 07:02 AM O Brasil tem que aproveitar esse grande momento que passa a economia peruana e aumentar a relação comercial entre os dois países.
As 5 reportagens da série pra quem ainda não viu:
1- http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1575906-7823-NOVA+LIGACAO+ENTRE+BRASIL+E+PERU+ABRE+CAMINHO+PARA+INTEGRACAO+SULAMERICANA,00.html
2- http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1577166-7823-ESTRADA+FACILITA+O+TRANSITO+DE+TURISTAS+E+DE+EXPORTADORES+DO+BRASIL+PARA+O+PERU,00.html
3- http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1578447-7823-SERIE+DO+JORNAL+DAS+DEZ+MOSTRA+AS+CONTRADICOES+DA+AMAZONIA+PERUANA,00.html
4- http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-das-dez/v/cultura-pre-colombiana-sobrevive-em-cusco-e-machu-picchu/1579789/#/s%C3%A9ries%20de%20reportagens/page/1
5- http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-das-dez/v/crescimento-da-economia-peruana-contrasta-com-a-desigualdade-social/1581091/#/s%C3%A9ries%20de%20reportagens/Caminho%20para%20o%20Pac%C3%ADfico/page/1
Joás Santos July 30th, 2011, 07:27 AM Estamos aproveitando, o Brasil está cada vez mais em evidencia aqui no Peru.
loganmsc August 5th, 2011, 12:43 AM Muy bonitos los reportajes,ahora a viajar por la interoceanica
Rondon January 4th, 2012, 04:54 AM Faz muito tempo que esse thread não é atualizado, então aqui vai uma novidade (que muita gente já deve saber).
Exportação de ônibus do Brasil para o Equador está passando pela Interoceânica entre o Brasil, Peru e Equador:
Aqui vai uma foto de um ônibus da empresa Loja Internacional, tirada em Rio Branco
http://onibusbrasil.com/tonibuss/759664/
Acredito que essa empresa pode ser da cidade de Loja, no sul do Equador (próximo a fronteira com o Peru)
Mapa
http://www.welcometoecuador.org/images/mapa_ecuador.gif
Welcome Ecuador
Natan V.N January 8th, 2012, 05:16 PM Estrada do Pacífico começa dar resultado... Peru e Bolívia que o digam
A rodovia do Pacífico começa a trazer benefícios visíveis para dois dos três países do chamado grupo Bolpebra. E a primeira cidade beneficiária da fronteira é a simpática, e sisuda ao mesmo tempo, Cobija, vizinha de Brasileia e Epitáciolandia.
Caminhões tanques (foto ao lado) começaram a abastecer a 'Miami' do Acre com gasolina, via trecho La Paz (BOL), Puno (PE), Puerto Maldonado (PE), Assis Brasil (BRA) e Cobija (BOL). Um negócio e tanto para o município sustentado pelas compras acreanas que antes recebia o combustível por outra rodovia em seu próprio país em condições precárias, contam os caminhoneiros bolivianos.
A Interoceânica, como também é conhecida a ‘Carretera’ que liga o Atlântico ao Pacífico, começa a dar resultado para os peruanos também. As boas condições da rodovia – cuidado permanente com sinalização e consertos essenciais numa estrada novinha em folha – levaram o governo do Peru à decisão de cobrar pedágio também no trecho entre Assis Brasil-Puerto Maldonado-Cusco.
Entre as três cidades estão sendo construídos três Peajes (pedágios), que passarão a cobrar uma tarifa ainda não definida dos motoristas muito em breve. ‘Ainda este ano’, segundo as informações de funcionários da empresa responsável pela as obras na rodovia. A exploração do trecho entre Assis e Maldonado estará a cargo de uma empresa privada peruana.
Com preços muito abaixo dos praticados no Brasil, a gasolina vendida na Bolívia é um objeto de desejo dos que moram em Brasiléia. E não sem razão. Os motoristas do lado brasileiro, do outro lado do rio, pagam quase o dobro (mais de R$ 3) pelo mesmo litro do combustível. Coisas da economia brasileira que poucos entendem.
Mas não é só isso.
Na pequeníssima Iñapari , colada a Assis Brasil, já se percebe um movimento empreendedor. Antes sem nenhum, agora começam a ser instalados pelo menos três postos de combustíveis ou ‘grifos’. O sentimento é de prosperidade e confiança no futuro. Já em Assis Brasil, o sentimento é de que a rodovia não levou em conta a cidade, e permanece à margem do que acontece bem a seu lado.
Em Maldonado, além do ‘Upgrade’ (atualização) da rede de hotéis, com melhorias visíveis, a Puente Continental (foto), de 723m, cópia da Golden Gate dos Estados Unidos, economizou tempo e dinheiro – também pôs fim à pitoresca travessia de veículos em cima de canoas pelo rio Madre de Dios – dos viajantes com destino à cidade dos Incas e afins.
E para o Acre? Que é a perspectiva?
A secretaria de Indústria e Comércio, sob o comando de um entusiasta da integração, Edvaldo Magalhães, com apoio do governador Tião Viana (que já disse em reservado que pretende construir a Ferrovia entre Cruzeiro e Pucalpa) tem trabalhado sem parar para viabilizar negócios para o Estado. Empresários e empresas do Peru estão sendo estimulados a buscar no Acre, com incentivos da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), as oportunidades de curto e médio prazos. O mesmo diálogo está sendo feito com empresas brasileiras com foco na exportação. Ou seja, para o Acre o caminho ainda está sendo construído.
http://www.oestadoacre.com/todas-as-noticias/43-acre/572-estrada-do-pacifico-comeca-dar-resultadoe-peru-e-bolivia-que-o-digam
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em tempo, a TACA Peru já oferece um voo diário entre Puerto Maldonado, Cuzco e Lima operado pelo Embraer 190.
BR 364 January 8th, 2012, 05:42 PM ^^ De certa forma, os acreanos também ganham com isso. Podem comprar combustível mais barato e o dinheiro economizado será gasto com outras coisas.
O fato é que o Brasil tem uma carga tributária muito alta e qualquer integração gera esse tipo de situação, onde qualquer coisa do outro lado da fronteira sai mais barato, não só a gasolina. A matéria fala da gasolina (e só dela) porque provavelmente foi escrita a pedido de alguém que atua nesse ramo e tá se sentindo prejudicado.
Ferraz/RBR January 8th, 2012, 05:47 PM Antes da rodovia do Pacífico eu via sempre caminhões tanques da Bolívia trafegando na BR-317. Provavelmente eles vinham de Guajará-Mirim em direção a Cobija, pois a estrada de La Paz até Guajará-Mirim é mais acessível que La Paz-Cobija.
BR 364 January 8th, 2012, 06:05 PM ^^ Mas pra ir de La Paz até Cobija passando por Guajará-Mirim, além do caminho ser bem mais longo, tem duas travessias de balsa (no Mamoré, em Guajará-Mirim e no Madeira, em Abunã). Será que mesmo assim esse caminho é mais acessível do que ir de La Paz até Cobija direto (sem passar por Guajará)? Se for, então essa estrada pra Cobija deve ser uma verdadeira trilha de rali.
Ferraz/RBR January 8th, 2012, 06:24 PM ^^ Pois é, fica a dúvida... mas eu sempre via caminhões quando eu ia a Brasiléia.
Ou será que eles vinham pegar da Petrobras em Rio Branco? Com preço que eles comercializam lá em Cobja, só se a Petrobras vendia livre de todos impostos.
|
|