Miguel_Arq
January 14th, 2010, 11:45 PM
http://img51.imageshack.us/img51/1374/alojamentoscabealhocpia.jpg
http://img85.imageshack.us/img85/8853/edifciosvagos.jpg
http://img85.imageshack.us/img85/8853/edifciosvagos.jpg
|
View Full Version : Alojamentos vagos em Portugal Miguel_Arq January 14th, 2010, 11:45 PM http://img51.imageshack.us/img51/1374/alojamentoscabealhocpia.jpg http://img85.imageshack.us/img85/8853/edifciosvagos.jpg Miguel_Arq January 14th, 2010, 11:46 PM Em período de crise na construção, em que se fala de uma oferta muito superior à procura, aqui fica a lista dos Municípios portugueses com maior percentagem de edifícios vagos. As causas podem ser variadas: excesso de construção, envelhecimento da população e consequente diminuição, abandono de determinada localidade, etc. Tirem as vossas conclusões. :) Depois coloco a lista dos Municípios com menos edifícios vagos. Viriatuus January 14th, 2010, 11:50 PM ^^ Acho que é melhor colocares a lista completa... antes que te comecem a perguntar pelo município X ou Y...:) Em relação a estes primeiros municípios estranho os números de São João da Madeira, haverá assim tanta construção a mais? Miguel_Arq January 14th, 2010, 11:54 PM ^^ Acho que é melhor colocares a lista completa... antes que te comecem a perguntar pelo município X ou Y...:) Em relação a estes primeiros municípios estranho os números de São João da Madeira, haverá assim tanta construção a mais? Pôr a lista completa não tem piada. E dá uma coisa enormeeee! Há que desvendar as coisas aos poucos! :D Primeiro ficam os "piores". Também acho estranho o caso de São João da Madeira porque a cidade tem aumentado em população e o volume de construção não me parece demasiado. :dunno: Miguel_Arq January 14th, 2010, 11:57 PM Mas realmente, São João da Madeira tem quase 10000 fogos e a sua população será pouco superior a 20000. Quase 1 fogo por cada 2 pessoas! Há quase 1000 habitações para venda ou aluguer! vanadio January 15th, 2010, 12:41 AM Gostava de saber acerca de Abrantes... Mas grande trabalho :) Filipe_Teixeira January 15th, 2010, 12:42 AM ?? edificios completamente vagos aos milhares? nao estou a perceber a nao ser aquelas vivendas de ferias acho muito raro encontrar edificios completamente vagos nas cidades.. nem que tenha pelo menos uma pessoa ja nao esta vago mas sim ocupado.. vanadio January 15th, 2010, 12:44 AM ?? edificios completamente vagos aos milhares? nao estou a perceber Provavelmente aqueles que foram construídos e ainda estão para venda AG239 January 15th, 2010, 12:50 AM São edifícios ou fogos? Parece-me mais lógico que seja a segunda opção... emarques January 15th, 2010, 12:51 AM Há por aí muito edifício devoluto no meio das cidades, e muitos deles a cair de podre. Às vezes porque estão em zonas de fachada protegida e o dono está a ver se aquilo cai, outras porque o dono não tem dinheiro para as obras... Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:52 AM ?? edificios completamente vagos aos milhares? nao estou a perceber a nao ser aquelas vivendas de ferias acho muito raro encontrar edificios completamente vagos nas cidades.. nem que tenha pelo menos uma pessoa ja nao esta vago mas sim ocupado.. Eu também tive essa dúvida... Era um erro da tabela do INE. Tens razão, são fogos ou alojamentos. fernao January 15th, 2010, 12:52 AM este é um dado muito interessante, Miguel, pedia-te que continuasses a meter a lista, principalmente dos municípios maiores isto é "edifícios" ou "fogos"? os "outros fins" significam o quê? casas que não estão habitadas? segundas habitações? férias? Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:53 AM São edifícios ou fogos? Parece-me mais lógico que seja a segunda opção... Sim, são fogos. Era erro na tabela do INE. Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:55 AM este é um dado muito interessante, Miguel, pedia-te que continuasses a meter a lista, principalmente dos municípios maiores isto é "edifícios" ou "fogos"? os "outros fins" significam o quê? casas que não estão habitadas? segundas habitações? férias? Sim, são fogos. Outros fins, são todos os que estão vagos mas não são para venda, aluguer ou demolição. Deve ser principalmente edifícios devolutos. Há aos milhares pelos centros históricos. fernao January 15th, 2010, 12:56 AM São edifícios mesmo. Também me questionei se seria fogos, mas não... seria interessante saber os valores para os "fogos" que são mais relevantes para perceber o mercado da haibtação ...edifícios inteiros vagos são ou completamente novos ou prédios antigos devolutos ou são moradias... o que não dá ideia correcta do verdadeiro mercado total Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:57 AM edit Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:59 AM seria interessante saber os valores para os "fogos" que são mais relevantes para perceber o mercado da haibtação Já alterei os quadros. Os dados referem-se a fogos mesmo. :yes: fernao January 15th, 2010, 01:03 AM nos casos msotrados, vemos muitos concelhos rurais que têm muitos edifícios vagos porque são casas rurais antigas em que já ninguém vive, umas porque as pessoas morreram ou se foram embora, outras porque não teriam condições de habitabilidade compatíveis com a vida actual.. as nossas aldeias estão cheias de casas abandonadas por serem velhas, pequenas, contrução muito antiga, etc, que nem sequer estão para venda, são "outros fins" ou "demolições" por outro lado, o Porto tem mesmo muitos prédios, além de muitas casas rurais que havia espalhadas pelo concelhos.. Braga e Barreiro parecem ter muitas casas para venda, o que não surpreende porque há uma construção desenfreada Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:22 AM Dados dos 50 concelhos com maior número de edifícios Por ordem decrescente http://img85.imageshack.us/img85/1894/edificiosvagoscabealho.jpg http://img85.imageshack.us/img85/9785/edifciosvagos50.jpg Por ordem alfabética http://img85.imageshack.us/img85/1894/edificiosvagoscabealho.jpg http://img85.imageshack.us/img85/5255/edifciosvagosoa.jpg Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:25 AM O Porto aparece em primeiro lugar na lista dos principais concelhos. São sobretudo edifícios devolutos já que para venda ou aluguer há pouco mais de 7.000 fogos. Braga ocupa a segunda posição. Já se previa, com tanta construção que se verifica naquela cidade. Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:26 AM Barreiro em 3º?! Será que é o Barra que anda a atormentar os Barreirenses, obrigando-os a fugir? :lol: Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:29 AM Vanadio, aqui estão os valores de Abrantes. http://img85.imageshack.us/img85/1894/edificiosvagoscabealho.jpg http://img85.imageshack.us/img85/9360/abrantes.jpg Barragon January 15th, 2010, 01:30 AM :applause: excelente quadro. O Barreiro sofreu muito com o fim da Quimigal... de qualquer forma a maioria está para venda. São na maioria edifícios antigos com casas pequenas (normalmente 2 fogos por andar) Se juntassem os dois fogos até ficariam bons edifícios :yes: O que quererá dizer o Outros? fernao January 15th, 2010, 01:32 AM excelente trabalho Miguel, obrigado Barragon January 15th, 2010, 01:32 AM Miguel seria possível fazeres um quadro decrescente do número de edifícios para venda, aluguer e demolição, acrescentando a percentagem das mesmas no total de edifícios vagos? Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:33 AM :applause: excelente quadro. O Barreiro sofreu muito com o fim da Quimigal... de qualquer forma a maioria está para venda. São na maioria edifícios antigos com casas pequenas (normalmente 2 fogos por andar) Se juntassem os dois fogos até ficariam bons edifícios :yes: O que quererá dizer o Outros? Outros são os que não estão para venda, arrendamento ou demolição. Deverá ser principalmente os edifícios devolutos, abandonados. Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:34 AM Miguel seria possível fazeres um quadro decrescente do número de edifícios para venda, aluguer e demolição, acrescentando a percentagem das mesmas no total de edifícios vagos? Sim, eu faço isso, só não prometo que seja hoje. :D fernao January 15th, 2010, 01:35 AM Miguel seria possível fazeres um quadro decrescente do número de edifícios para venda, aluguer e demolição, acrescentando a percentagem das mesmas no total de edifícios vagos? Miguel seria possível também fazeres um chazinho e um bolinho para eu ir comendo enquanto analiso estes resultados? se faz favor :cheers: Barragon January 15th, 2010, 01:36 AM Se puderes mete também o fim da lista... isto é... os concelhos com menor nr. Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:37 AM Miguel seria possível também fazeres um chazinho e um bolinho para eu ir comendo enquanto analiso estes resultados? Tens preferência pelo tipo de chá? Camomila, Cidreira, Chá Verde...? :D Barragon January 15th, 2010, 01:37 AM Miguel seria possível também fazeres um chazinho e um bolinho para eu ir comendo enquanto analiso estes resultados? se faz favor :cheers: Um bolinho de chocolate :yes: Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:37 AM Se puderes mete também o fim da lista... isto é... os concelhos com menor nr. Sim, também já tinha pensado fazer isso. :yes: Barragon January 15th, 2010, 01:38 AM E Miguel.. podias ter posto uma foto de Arronches ou do Porto no banner :lol: Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:40 AM E Miguel.. podias ter posto uma foto de Arronches ou do Porto no banner :lol: De arronches não tinha foto. E queria por uma foto que mostrasse uma vista geral duma cidade, onde aparecesse edifícios antigos mas também novos. Olha, esta pareceu-me bem. O que vale é que ninguém sabe que cidade é esta! :lol: Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:42 AM Lisboa tem mais de 40.000 alojamentos vagos. Bate todos os recordes. Só não ganha em percentagem! :lol: Barragon January 15th, 2010, 01:47 AM tem munta casinha no CH degradada. Miguel_Arq January 15th, 2010, 01:50 AM Bem, eu continuava a achar estes números estranhos e então fui verificar a outras fontes. Esta tabela do INE tinha um erro. Assim, os valores são referentes aos alojamentos e não aos edifícios. Lisboa não podia ter 40.000 edifícios vagos... Tem 40.000 fogos vagos, isso sim. Já corrijo as tabelas. Barragon January 15th, 2010, 01:51 AM ahhhhhhhhh :) Miguel_Arq January 15th, 2010, 02:03 AM Trabalho concluido. Ufa! :D PortoNuts January 15th, 2010, 04:39 AM Na zona antiga do Porto há prédios habitados só por uma pessoa. :no: Império-CostaAzul January 15th, 2010, 06:02 AM Miguel :) desculpa ser chato outra vez lol. Podes meter os de Sesimbra, Setubal, Palmela a titulo compartivo? sff ;) Miguel_Arq January 15th, 2010, 11:35 AM Miguel :) desculpa ser chato outra vez lol. Podes meter os de Sesimbra, Setubal, Palmela a titulo compartivo? sff ;) Yep! :yes: Trato disso logo à hora do almoço; tenho os dados em casa. Ouve lá Filipe, isso são horas de estar acordado? :rant: :lol: Miguel_Arq January 15th, 2010, 12:49 PM Na zona antiga do Porto há prédios habitados só por uma pessoa. :no: A Baixa do Porto, a partir das 18h começa a esvaziar-se com as pessoas a sair dos empregos e a dirigirem-se para as suas casas nos subúrbios da cidade. Há lá ruas quase desabitadas. Ás vezes percorro a Rua Formosa e a Rua de Santo Ildefonso, entre os Aliados e o Campo 24 de Agosto e à noite aquela zona é absolutamente deprimente. tcpor January 15th, 2010, 01:09 PM Belo trabalho, Miguel! :applause: Já agora, outros tem efectivamente a ver com os alojamentos devolutos. :yes: AG239 January 15th, 2010, 01:13 PM A Baixa do Porto, a partir das 18h começa a esvaziar-se com as pessoas a sair dos empregos e a dirigirem-se para as suas casas nos subúrbios da cidade. Há lá ruas quase desabitadas. Ás vezes percorro a Rua Formosa e a Rua de Santo Ildefonso, entre os Aliados e o Campo 24 de Agosto e à noite aquela zona é absolutamente deprimente. A baixa de Lisboa é igual...aos fins de semana é um deserto autêntico, quando o comércio está fechado. Até pode e há casas habitadas, mas são aqueles coitados velhotes que já não conseguem de lá sair. Deprimente mesmo... Miguel, afinal sempre eram as habitações. Ontem à noite, quando desliguei o computador, fiquei a pensar no caso de S.João da Madeira...não poderiam ser mesmo edifícios, comparando com o outro thread dos prédios com mais de 6 andares! Miguel_Arq January 15th, 2010, 02:44 PM A zona dos 3 castelos http://img693.imageshack.us/img693/3092/edifciosvagossetubal.jpg Miguel_Arq January 15th, 2010, 02:47 PM Ontem à noite, quando desliguei o computador, fiquei a pensar no caso de S.João da Madeira...não poderiam ser mesmo edifícios, comparando com o outro thread dos prédios com mais de 6 andares! Até tiveste insónias por minha causa! :lol: Miguel_Arq January 15th, 2010, 02:47 PM Belo trabalho, Miguel! :applause: Já agora, outros tem efectivamente a ver com os alojamentos devolutos. :yes: Obrigado! ;) vanadio January 15th, 2010, 04:23 PM Vanadio, aqui estão os valores de Abrantes. http://img85.imageshack.us/img85/1894/edificiosvagoscabealho.jpg http://img85.imageshack.us/img85/9360/abrantes.jpg Muito bom, obrigado :banana: Filipe_Teixeira January 15th, 2010, 04:29 PM Bem, eu continuava a achar estes números estranhos e então fui verificar a outras fontes. Esta tabela do INE tinha um erro. Assim, os valores são referentes aos alojamentos e não aos edifícios. Lisboa não podia ter 40.000 edifícios vagos... Tem 40.000 fogos vagos, isso sim. Já corrijo as tabelas. ah, assim sim tem mais sentido.. DanielFigFoz January 15th, 2010, 05:03 PM Os dados são de 2001? Parece-me uma percentagem pequena para a Figueira, mas se temos em conta que em princípio são dados de 2001, e que houve muita construção desde aí... Miguel_Arq January 15th, 2010, 05:27 PM Os dados são de 2001? Parece-me uma percentagem pequena para a Figueira, mas se temos em conta que em princípio são dados de 2001, e que houve muita construção desde aí... Sim, os últmos censos são de 2001. :yes: DanielFigFoz January 15th, 2010, 06:22 PM Então a próxima será em 2011? JB. January 15th, 2010, 06:29 PM Sim, os próximos censos são já no ano que vem. PortoNuts January 15th, 2010, 06:55 PM A Baixa do Porto, a partir das 18h começa a esvaziar-se com as pessoas a sair dos empregos e a dirigirem-se para as suas casas nos subúrbios da cidade. Há lá ruas quase desabitadas. Ás vezes percorro a Rua Formosa e a Rua de Santo Ildefonso, entre os Aliados e o Campo 24 de Agosto e à noite aquela zona é absolutamente deprimente. E depois há aquelas ruas em o rés do chão tem algum comércio e o resto do edifício para cima está todo desabitado. lluis January 15th, 2010, 07:57 PM Deixo aqui duas sugestões para futuras apresentações de quadros. Apresentar o ano do estudo e o link para a fonte. Barragon January 15th, 2010, 09:41 PM então e a lista dos últimos AG239 January 15th, 2010, 10:38 PM Deixo aqui duas sugestões para futuras apresentações de quadros. Apresentar o ano do estudo e o link para a fonte. Já aqui foi referido que a fonte e o ano são os censos 2001. Miguel_Arq January 15th, 2010, 11:46 PM Deixo aqui duas sugestões para futuras apresentações de quadros. Apresentar o ano do estudo e o link para a fonte. A fonte são os ficheiros de excell que eu tenho, comprados ao INE e que uma amiga minha geógrafa, gentilmente me cedeu. :D Miguel_Arq January 15th, 2010, 11:48 PM então e a lista dos últimos Tem paciência. Estive todo o dia a trabalhar! :D A minha vida não é fácil... :lol: Barragon January 15th, 2010, 11:59 PM estou a brincar :) Miguel_Arq January 16th, 2010, 12:06 AM estou a brincar :) Eu sei... Eu também estou a brincar! A minha vida não é assim tão difícil! :lol: Miguel_Arq January 16th, 2010, 12:07 AM Concelhos com menor percentagem de alojamentos vagos http://img163.imageshack.us/img163/3016/edifciosvagosmenos.jpg AG239 January 16th, 2010, 12:33 AM Miguel, já que toda a gente pede qualquer coisa, não se arranjavam também os totais por distrito e o total nacional? :colgate: É que com tanta casa vaga em cada concelho, fiquei curioso por saber o total...se calhar ainda chegavam para os portugueses na diáspora! :nuts: Miguel_Arq January 16th, 2010, 12:48 AM Miguel, já que toda a gente pede qualquer coisa, não se arranjavam também os totais por distrito e o total nacional? :colgate: É que com tanta casa vaga em cada concelho, fiquei curioso por saber o total...se calhar ainda chegavam para os portugueses na diáspora! :nuts: Por distrito está mais complicado porque os dados estão agrupados por Nuts. Por isso terei que somar concelho a concelho para cada distrito. Em Portugal tínhamos 543.777 alojamentos vagos em 2001. Se pensarmos que vivem uma média de 3 pessoas por fogo, os alojamentos vagos existentes em Portugal têm capacidade para mais de 1.500.000 pessoas! AG239 January 16th, 2010, 12:50 AM Obrigado Miguel! Ou seja, cerca de 15% da população Portuguesa...é efectivamente demasiado! Miguel_Arq January 16th, 2010, 12:54 AM Obrigado Miguel! Ou seja, cerca de 15% da população Portuguesa...é efectivamente demasiado! Toca a produzir mais população! :lol: Se cada agregado familiar tivesse em média 3 filhos, estava o assunto resolvido. Evitava-se o envelhecimento da população e ainda conseguíamos um crescimento natural razoável! AG239, bora lá "produzir" mais 2! :D Wolf2009 January 16th, 2010, 02:29 PM Já agora ninguém me arranja os dados de Castanheira de Pêra? Miguel_Arq January 16th, 2010, 05:29 PM Já agora ninguém me arranja os dados de Castanheira de Pêra? http://img130.imageshack.us/img130/1796/vagoscastanheira.jpg AZT2009 January 16th, 2010, 05:59 PM A zona dos 3 castelos http://img693.imageshack.us/img693/3092/edifciosvagossetubal.jpg Setúbal tem tantos fogos vazios e ainda pensa em construir mais.:ohno: Acho que o ano passado segundo a quercus haviam 8.000 fogos vazios no centro da cidade. Estou certo ou errado. Mas nova Setúbal é um bem necessário, São Sebastião fica sempre com uma zona bem planeada. Off-topic A nova Setúbal abrage também parte da freguesia do Sado? AG239 January 16th, 2010, 09:50 PM Toca a produzir mais população! :lol: Se cada agregado familiar tivesse em média 3 filhos, estava o assunto resolvido. Evitava-se o envelhecimento da população e ainda conseguíamos um crescimento natural razoável! AG239, bora lá "produzir" mais 2! :D Pode ser que sim, nunca se sabe...:lol: Mais um é uma ideia que vem de trás, mas não depende apenas da vontade ou da "competência"...mais dois, só se forem gémeos! :colgate: Mas eu já contribui para o esforço, reclama com aqueles que ainda não deram nada para a causa! :banana: sotavento January 27th, 2010, 07:00 AM Concelhos com menor percentagem de alojamentos vagos http://img163.imageshack.us/img163/3016/edifciosvagosmenos.jpg LOLz Tenho casa no 3º mais desprezado (Barreiro) e no MENOS desprezado (VRSA). :cheers: A zona dos 3 castelos http://img693.imageshack.us/img693/3092/edifciosvagossetubal.jpg Barreiro em 3º?! Será que é o Barra que anda a atormentar os Barreirenses, obrigando-os a fugir? :lol: Desde a altura da Expo98 que devido á falta de expaço FISICO dentro do municipio do Barreiro a malta nova quando procura casa nova vai comprar vivendas ali para a Quinta do Conde(sesimbra) , Alhos Vedros (Moita) ou Quinta do Anjo (Palmela). Junta isto ao facto de muita gente se ter reformado da Quimigal e Oficinas da CP (e quando falo "muita" é ás dezenas de milhar mesmo) e constatas não só que as habitações devolutas são mais que muitas como tambem ... muitas estão na realidade devolutas mas os respectivos donos mantem-nas como 2ª habitação (mudaram-se de armas e bagagens pra santa terrinha e vem cá de quando em vez apenas). Ao que se junta uma ou outra MEGA urbanização que ... pasme-se ... deram-se mal com a febre da construção (fidalguinhos e afins). :cheers: AZT2009 January 28th, 2010, 09:00 PM Em período de crise na construção, em que se fala de uma oferta muito superior à procura, aqui fica a lista dos Municípios portugueses com maior percentagem de edifícios vagos. As causas podem ser variadas: excesso de construção, envelhecimento da população e consequente diminuição, abandono de determinada localidade, etc. Tirem as vossas conclusões. :) Depois coloco a lista dos Municípios com menos edifícios vagos. Que tal agora fazeres um Thred para habitações sociais por concelho. Miguel_Arq January 28th, 2010, 11:58 PM Que tal agora fazeres um Thred para habitações sociais por concelho. Não tenho esses dados. No meu concelho até sei mas nos outros... :dunno: Andre_idol January 30th, 2010, 03:08 AM Apesar de Barcelos ter uma percentagem baixa daqui a uns anos o problema de habitações degradadas/desabitadas na zona histórica pode ser sério. Aliás o tópico que estou a pensar fazer vai retratar isto mesmo. Não só o lado mau da coisa como também o lado bom...recuperação de casas. No entanto por aqui em todas as ruas é possivel encontrar cartazes "vende-se"/"aluga-se"/etc. Xico205 January 30th, 2010, 05:23 AM Que tal agora fazeres um Thred para habitações sociais por concelho. Setubal ganha esse ranking, seguindo-se do Porto e Lisboa. Em ultimo deves ter Barrancos, Vimioso, Figueira de Castelo Rodrigo, Monchique... Wolf2009 January 30th, 2010, 02:29 PM Setubal ganha esse ranking, seguindo-se do Porto e Lisboa. Em ultimo deves ter Barrancos, Vimioso, Figueira de Castelo Rodrigo, Monchique... Loures, Amadora, Sintra ultrapassam esse ranking? Barragon January 30th, 2010, 04:46 PM Esperemos então para ver :yes: AZT2009 January 30th, 2010, 06:39 PM Setubal ganha esse ranking, seguindo-se do Porto e Lisboa. Em ultimo deves ter Barrancos, Vimioso, Figueira de Castelo Rodrigo, Monchique... Sintra e Amadora teêm mais que Setúbal. AG239 January 30th, 2010, 07:58 PM Sintra e Amadora teêm mais que Setúbal. Identifica-me lá, sff, os bairros sociais de Sintra. AZT2009 January 30th, 2010, 08:34 PM Identifica-me lá, sff, os bairros sociais de Sintra. Aqueles que estão na zona que é canda de linha de Sintra. AG239 January 30th, 2010, 08:51 PM Aqueles que estão na zona que é canda de linha de Sintra. ??????? AZT2009 January 30th, 2010, 09:49 PM ??????? Não sei nomes. Mas já ouvi falar de bairros sociais no concelho de Sintra. AG239 January 30th, 2010, 09:52 PM Não sei nomes. Mas já ouvi falar de bairros sociais no concelho de Sintra. Bem me parecia que era isso. Não sabes nomes, mas para ti fica nos primeiros lugares do ranking...:lol: AZT2009 January 30th, 2010, 09:58 PM Bem me parecia que era isso. Não sabes nomes, mas para ti fica nos primeiros lugares do ranking...:lol: Vou-te dar números no concelho de Setúbal existem 13 Bairros Sociais. Destribuição do bairros pelas freguesias: 9 na freguesia de São Sebastião. 3 na freguesia de Nossa Senhora da Anuciada. 1 na Freguesia de São Lourenço de Azeitão. Agora diz-me com a mesma exactidão quantos existem no teu concelho aposto que nem sabes. Xico205 January 30th, 2010, 10:14 PM Na Amadora só conheço 5: o Bº do Bosque, o Casal da Boba, o Casal do Silva, o Casal da Mira e Bº do Zambujal. Em Sintra sei da existência dum bairro social composto por uns predios brancos junto ao IC19 do lado direito, a seguir ao Cacém, naquela curva à esquerda a subir, sentido Sintra e tambem dos seguintes: O Bº 1º de Maio em Queluz O Bº de Santa Marta aka Bº da Bosnia em Casal de Cambra O Bº da Coopalme em Algueirão Loures: Bº Social de St Antonio dos Cavaleiros Bº Quinta das Mós em Camarate Bº Municipal de St. Antão do Tojal Quinta da Fonte na Apelação Quinta do Mocho em Sacavém Bº das Sapateiras - Loures Bº das Loureiras - Camarate Bº Municipal de S. João da Talha Odivelas: Bº Municipal da Arroja Bº Social de Famões Um bairro social em Odivelas em frente à escola secundaria que não sei o nome Bº Dr. Mário Madeira na Pontinha Bº Olival do Panças na Pontinha AG239 January 30th, 2010, 10:26 PM Vou-te dar números no concelho de Setúbal existem 13 Bairros Sociais. Destribuição do bairros pelas freguesias: 9 na freguesia de São Sebastião. 3 na freguesia de Nossa Senhora da Anuciada. 1 na Freguesia de São Lourenço de Azeitão. Agora diz-me com a mesma exactidão quantos existem no teu concelho aposto que nem sabes. Em Sintra não existem verdadeiramente bairros sociais identificados como tal. Existe sim realojamento disperso por diversas bairros de várias freguesias. E grande parte destes realojamentos são provenientes do PER do concelho da Amadora. Serra das Minas (Rio de Mouro), Bairro 1º de Maio (Monte Abraão), Bairro de S.José (Mem Martins) são por vezes conotados com bairros sociais, mas sem o serem. Isto é, têm população com carências socio-económicas mais vincadas, mas também outro tipo de população. Por outro lado, no concelho há muitos bairros de génese clandestina, praticamente em todas as freguesias. Casal de Cambra, antes de ser freguesia, já era conhecido como o maior bairro clandestino da Europa. AG239 January 30th, 2010, 10:32 PM Em Sintra sei da existência dum bairro social composto por uns predios brancos junto ao IC19 do lado direito, a seguir ao Cacém, naquela curva à esquerda a subir, sentido Sintra e tambem dos seguintes: O Bº 1º de Maio em Queluz O Bº de Santa Marta aka Bº da Bosnia em Casal de Cambra O Bº da Coopalme em Algueirão Os prédios brancos que falas têm mais de 40 anos. Eram os bairros económicos do período pré 25 de Abril, não bairros sociais. O 1º de Maio é em Monte Abraão. Problemático, com realojamentos sociais, mas não inteiramente social. O bairro da Bósnia admito que possa ser condiderado bairro social. É demasiado problemático. Coopalme, como o próprio nome indica, é uma cooperativa. Até vivendas tem. Há efectivamente realojamentos sociais nas torres, muitos vindos da Amadora. Xico205 January 30th, 2010, 10:49 PM É isso mesmo caro AG239. Barragon January 30th, 2010, 11:37 PM Lisboa é a vencedora. AZT2009 January 31st, 2010, 01:39 PM Lisboa é a vencedora. Lisboa acho que tinha 64. Muitos deles acho que são dimensão pequena. AZT2009 January 31st, 2010, 01:46 PM Em Sintra não existem verdadeiramente bairros sociais identificados como tal. Existe sim realojamento disperso por diversas bairros de várias freguesias. E grande parte destes realojamentos são provenientes do PER do concelho da Amadora. Então estamos a falar de fogos dispersos. AG239 January 31st, 2010, 02:53 PM Então estamos a falar de fogos dispersos. Exacto. Apesar de, havendo alguma concentração num determinado bairro, este poder ser apontado como bairro social, mesmo que esses fogos sejam uma minoria em relação ao total. Esta política de dispensar os realojamentos, a meu ver, é vantajosa. Evita-se, na medida do possível, a "guetização" dos realojados. Por outro lado, há bairros humildes, que podem dar a ideia de serem bairros sociais. Recordo também que, depois da descolonização, houve realojamentos dos chamados retornados, que não deixa de ser uma forma de realojamento social. AZT2009 January 31st, 2010, 03:54 PM Esta política de dispensar os realojamentos, a meu ver, é vantajosa. Evita-se, na medida do possível, a "guetização" dos realojados. Infelizmente na minha cidade não se fez isso. Pior foi construirem esses bairros perto uns dos outros. Xico205 January 31st, 2010, 05:49 PM AZT referes-te a Setubal? Pois de facto Setubal não tem um tamanho tão grande de modo a pôr 13 bairros sociais longe uns dos outros! Fez-se o possivel. Lisboa tambem tem zonas de grande concentração de bairros sociais, mas não havia volta a dar, tinha mesmo que ser ali a construção dos ditos bairros. Lisboa é a cidade que tem mais, penso ter 70. A seguir é o Porto com uns 60 para aí. Tendo em conta a diferença de tamanho das cidades o Porto tem mais concentração que Lisboa. Mas a maior concentração a nível nacional é em Setubal. Mira Sintra é um bairro social do concelho de Sintra não é? AZT2009 January 31st, 2010, 06:12 PM AZT referes-te a Setubal? Pois de facto Setubal não tem um tamanho tão grande de modo a pôr 13 bairros sociais longe uns dos outros! Na cidade de Setúbal existem 12 na totalidade do concelho de Setúbal existem 13. Xico205 January 31st, 2010, 06:16 PM Já que os bairros sociais existem o local correcto para eles é onde estão, não há volta a dar. AG239 January 31st, 2010, 09:21 PM Mira Sintra é um bairro social do concelho de Sintra não é? Não...Mira Sintra é uma freguesia que integra a cidade de Agualva-Cacém. Porém, foi criado como uma espécie de bairro social, no final dos anos 60, pelo então Fundo de Fomento da Habitação, construíndo-se um "agrupamento de casas económicas". Era constituído por prédios pré-fabricados de 4 andares, "torres" de 9 andares e algumas vivendas geminadas. Dizia-se na época que as vivendas eram para "Pides" e os prédios para a tal habitação económica. Com a revolução, as casas prontas a habitar mas ainda vazias foram ocupadas, tal como aconteceu em muitos outros lugares. Assente a poeira, foi feito um consurso para atribuição das casas, sendo que muitas acabaram por ficar para os ocupantes, que as ficaram a pagar ao Fundo de Fomento, depois IGAPHE. Durante anos, não houve quaisquer construções novas em Mira Sintra. Em 1997, a fundação D.Pedro IV constrói um empreendimento com 173 fogos, destinando 21 a habitação social por si gerida, vende 91 à Câmara de Sintra e os restantes 61 directamente, a custos controlados. Os fogos da Câmara terão servido também para realojamentos. Não há registos de quaisquer problemas nesta nova urbanização, onde também se situa a junta de freguesia. Xico205 February 1st, 2010, 12:04 AM Obrigado pela resposta completa, AG239:banana: Resposta de quem tem conhecimentos de Geografia. AG239 February 1st, 2010, 12:12 AM Obrigado pela resposta completa, AG239:banana: Resposta de quem tem conhecimentos de Geografia. Resposta de quem mora perto e quase viu o bairro nascer! :banana: Mas gosto muito de Geografia! :) Xico205 February 1st, 2010, 12:16 AM Eu sei que gostas, nota-se:banana: Junta-te ao clube dos geógrafos anónimos.:cheers: AG239 February 1st, 2010, 12:03 PM Eu sei que gostas, nota-se:banana: Junta-te ao clube dos geógrafos anónimos.:cheers: Esses são aqueles que se reúnem semanalmente num salão paroquial e dizem "olá, chamo-me Zé e não vejo um mapa há 123 dias"? :lol: Barragon February 1st, 2010, 12:32 PM :hilarious é mesmo um grande esforço RoadsterRunner February 1st, 2010, 06:41 PM Este é um dos melhores exemplos para vermos como é que a lei da oferta e da procura que vem nos livros de economia não se aplica na vida real em Portugal. Com a quantidade de fogos vazios que existem e a aumentar, é incrivel como os preços não baixam. Todos nos conhecemos casos de urbanizações construidas ha mais de 5 anos em que não se vendeu um unico fogo, e os preços não baixam. 6oncalo February 1st, 2010, 06:57 PM é porque as pessoas não precisam desse dinheiro ou não querem "perder dinheiro" depois a remax, por exemplo, de tempos a tempos faz uma campanha que chama de saldos :lol: AG239 February 3rd, 2010, 02:11 PM Um dos principais motivos para haver tantas casas vazias é o facto de o mercado de arrendamento estar praticamente parado. As rendas estiveram congeladas anos a fio e quem arrenda de novo pede muito por uma casa. Assim, há uma grande disparidade de valores. Também há quem tenha casas fechadas e não queira arrendar, com receio que os inquilinos danifiquem o imóvel. Por outro lado, enraizou-se a ideia em Portugal de que vale mais comprar uma casa e pagar empréstimo ao banco, com o argumento que no futuro ficar-se-á com um bem, o que não acontece com o arrendamento. Então, muitos ficam 30 ou mais anos a pagar uma casa que, quando chegam a tomar plena propriedade, já querem é comprar outra melhor e continuar a pagar... E as rendas são actualizadas mensalmente, com base na taxa de inflação. Este ano até foi zero. Os empréstimos são indexados e quando o juro sobe, a prestação dispara... Miguel_Arq February 3rd, 2010, 05:55 PM Mas gosto muito de Geografia! :) Olha mais um! :D Bem vindo ao clube! Xico205 February 3rd, 2010, 06:13 PM :banana: Xico205 February 3rd, 2010, 06:16 PM Um dos principais motivos para haver tantas casas vazias é o facto de o mercado de arrendamento estar praticamente parado. As rendas estiveram congeladas anos a fio e quem arrenda de novo pede muito por uma casa. Assim, há uma grande disparidade de valores. Também há quem tenha casas fechadas e não queira arrendar, com receio que os inquilinos danifiquem o imóvel. Por outro lado, enraizou-se a ideia em Portugal de que vale mais comprar uma casa e pagar empréstimo ao banco, com o argumento que no futuro ficar-se-á com um bem, o que não acontece com o arrendamento. Então, muitos ficam 30 ou mais anos a pagar uma casa que, quando chegam a tomar plena propriedade, já querem é comprar outra melhor e continuar a pagar... E as rendas são actualizadas mensalmente, com base na taxa de inflação. Este ano até foi zero. Os empréstimos são indexados e quando o juro sobe, a prestação dispara... Faz sentido que quem teve um inclino de renda baixa durante uns anos, qd volta a arrendar queira compensar o que não recebeu ao longo dos anos; mas para os edificios novos isso não faz sentido! A maioria dos construtores pede emprestimo para construir daí ter rapidez de escuar as casas para pagar ao banco. Se não as conseguem vender, que as arrendem nem que seja para conseguirem amortizar a divida ao banco. O melhor para comprar casa são os leilões dos bancos, são vendidos muito baratas, o que interessa mesmo é escuar, fazer circular o dinheiro. AG239 February 3rd, 2010, 08:17 PM Faz sentido que quem teve um inclino de renda baixa durante uns anos, qd volta a arrendar queira compensar o que não recebeu ao longo dos anos; mas para os edificios novos isso não faz sentido! A maioria dos construtores pede emprestimo para construir daí ter rapidez de escuar as casas para pagar ao banco. Se não as conseguem vender, que as arrendem nem que seja para conseguirem amortizar a divida ao banco. O melhor para comprar casa são os leilões dos bancos, são vendidos muito baratas, o que interessa mesmo é escuar, fazer circular o dinheiro. Em casas novas os construtores não arrendam. O que ganhariam com isso provavelmente nao cobriria o encargo mensal que têm com o empréstimo, além de que desvalorizaria o imóvel. Quando vendem uma casa nova, têm de entregar para amortização uma quantia previamente definida no contrato, o que também faz baixar a prestação. O que por vezes acontece é permutarem uma casa e alugarem a casa usada do comprador da nova. Seja como for, não há mercado de arrendamento significativo. Nem há grande procura, excepto divorciados que não têm rendimento para comprar uma casa quando saem do casamento. Mas, será sempre uma situação transitória. Xico205 February 3rd, 2010, 09:35 PM Na Urbanização Terraços da Ponte em Sacavém, a Obriverca anuncia: Vende-se ou Arrenda-se, há a possibilidade arremprar, que consiste em arrendar para já e daqui a uns anos comprarem se quiserem. Na Alta de Lisboa tambem começa a surgir a possibilidade de arremprar.:banana: AG239 February 3rd, 2010, 10:13 PM Sim, essa é uma opção recente, fruto da crise do mercado imobiliário. É uma inovação e uma boa saída para ambos os lados! sotavento February 5th, 2010, 08:35 PM Desculpem lá mas o que são para voçês "bairros sociais" ??? é que tanto a Cova Da Moura como inumeras outras zoans ditas problematicas NÃO SÃO bairros sociais ... já a AJUDa é um bairro social. :lol: AZT2009 February 5th, 2010, 08:46 PM Desculpem lá mas o que são para voçês "bairros sociais" ??? São coisas que não deveraim existir. bairros sociais = bairros problemáticos. Xico205 February 5th, 2010, 08:50 PM São coisas que não deveraim existir. bairros sociais = bairros problemáticos. Nem todos o são. Xico205 February 5th, 2010, 08:51 PM Desculpem lá mas o que são para voçês "bairros sociais" ??? é que tanto a Cova Da Moura como inumeras outras zoans ditas problematicas NÃO SÃO bairros sociais ... já a AJUDa é um bairro social. :lol: Quem disse que a Cova da Moura é um bairro social? É um bairro de auto-construção. AZT2009 February 5th, 2010, 09:14 PM Quem disse que a Cova da Moura é um bairro social? É um bairro de auto-construção. É construção desordenada e deve ser detruido aquilo dev ser só augis. Xico205 February 5th, 2010, 09:31 PM É construção desordenada e deve ser detruido aquilo dev ser só augis. Não deve ser nada destruido. Deve sim ser legalizado. AG239 February 6th, 2010, 12:32 AM Desculpem lá mas o que são para voçês "bairros sociais" ??? é que tanto a Cova Da Moura como inumeras outras zoans ditas problematicas NÃO SÃO bairros sociais ... já a AJUDa é um bairro social. :lol: Como já disse o Xico, nunca aqui falámos da Cova da Moura. É um bairro clandestino, como muitos outros que há/houve. Certos desses bairros é que deram origem ao que agora chamamos bairros sociais, através do realojamento. Em especial os bairros de barracas... Por outro lado, no Estado Novo criaram-se em Lisboa diversos bairros económicos que não eram bem o mesmo que o que agora chamamos bairros sociais. Na Ajuda tens, por exemplo, o Alto da Ajuda e o Caramão. Também o bairro do Arco Cego e o de São Miguel eram bairros económicos. Tenta agora saber o preço de uma casa neste último... Miguel_Arq February 6th, 2010, 03:07 AM São coisas que não deveraim existir. bairros sociais = bairros problemáticos. Há muitos bairros sociais que não são problemáticos. Xico205 February 6th, 2010, 04:52 AM Ele eleva Setubal ao expoente nacional. AG239 February 6th, 2010, 01:12 PM Há muitos bairros sociais que não são problemáticos. Exactamente! E mesmo parte dos chamados problemáticos só o são devido a uma pequena parte dos seus habitantes. Normalmente, grupos de adolescentes, na idade e/ou no compartamento, que não se integram em nada e acham cool provocar a polícia, como nos filmes... |