View Full Version : Futuro de Lisboa

Ricardo_PT
January 19th, 2010, 03:19 AM
Qual vai ser o futuro de lisboa, cada dia que passa vemos jardins a perderem árvores, carros em cima do passeio, mau ordenamento, perdemos mais uma parte do monsanto para ser criada uma estação electrica, pedidos de licenças demoram mais anos a ser aprovadas do que a construção em si, para não falar da praga de marquises e das aberrações arquitectónicas....

Barragon
January 19th, 2010, 03:34 AM
:lol: mas isso sempre houve

Xico205
January 19th, 2010, 03:50 AM
O futuro de Lisboa vai ser a conclusão da Alta de Lisboa e Parque das Nações, a construção do Hospital de Todos-os-Santos, a demolição dalguns edificios em zonas mais antigas nomeadamente edificios velhos e patos-bravos, e construção de outros novos, etc...
Marquises são comuns nos países mediterraneos e latino-americanos, ou seja é uma característica da nossa cultura.

Ricardo_PT
January 19th, 2010, 02:28 PM
:lol: mas isso sempre houve

Então isto é tudo sinónimo de Lisboa!

AZT2009
January 19th, 2010, 08:21 PM
Lisboa deve começar a recuperar população lá pá 2015.
No outro dia li no wikipedia que é das areas metropolitanas que mais cresce na europa estando previsto que chegue a 4,5 milhões de habiatntes em 2050.

Wolf2009
January 19th, 2010, 09:22 PM
Hospitais melhores, melhores acessibilidades, Conclusão Alta de Lisboa e PDN, execução da Matinha; Braço de prata e envolvente da gare do oriente, TGV, TTT, mais linhas de metro, requalificação da zona histórica, zona ribeirinha terminada daqui a uns longos anos.
O fim definitivo dos esgotos no Tejo.
Requalificação e construção de escolas.

Ennis
January 19th, 2010, 09:31 PM
Marquises são comuns nos países mediterraneos e latino-americanos, ou seja é uma característica da nossa cultura.

Deves estar a sonhar... ou então é para teres a consciência menos pesada.. :bash:

Marquises é tipicamente lisboeta e português, para vossa desgraça... e quando vejo jovens a apoiar este tipo de coisas sob pretexto de fazer parte da cultura mediterrânica (que não faz) (nem Portugal é um pais mediterrânico), faz-me eriçar os cabelos.. :bash:

O futuro de Lisboa com jovens destes, vejo-o de mal a pior.

PortoNuts
January 19th, 2010, 09:37 PM
Ennis, Portugal é sim um país mediterrânico em muitos aspectos culturais, partilhando-os com Espanha, Itália, etc. Ser mediterrânico neste sentido não é ser banhado pelo Mar Mediterrânico. ;)

Wolf2009
January 19th, 2010, 10:24 PM
Ennis, Portugal é sim um país mediterrânico em muitos aspectos culturais, partilhando-os com Espanha, Itália, etc. Ser mediterrânico neste sentido não é ser banhado pelo Mar Mediterrânico. ;)

Marquises é que não é nada típico, mas sim uma coisa que mete nojo, porque altera a arquitectura dos edíficios.

PortoNuts
January 19th, 2010, 10:28 PM
Eu também não disse que era ;).

Wolf2009
January 19th, 2010, 10:30 PM
Eu também não disse que era ;).

Pois não, mas ninguém te acuso de tal.:)

Carlowsky
January 21st, 2010, 01:30 PM
Marquizes é tipicamente lisboeta???????? Por acaso o Forumer Ennis já foi a Madrid? a Barcelona por exemplo? Já esteve no Rio ou em São Paulo no Brasil? Já esteve em Varsóvia na Polónia? Se conhece 1 ou todas elas então SABE!!!!!!!!!!!!!! perfeitamente que esta moda (que eu não aprecio mas que sei muito bem conviver com ela) tb existe nestas cidades...Eu conheço-as pessoalmente e sei muito bem que não é só uma "praga made in Portugal":lol:

Ennis
January 21st, 2010, 02:52 PM
^^ Por acaso Madrid e Barcelona conheço pessoalmente... os (poucos) prédios que vi marquisados não me interpelaram porque felizmente tiveram a boa ideia de fazer tudo uniformemente. Em Portugal não é assim, cada um faz como bem lhe apetece, para além de muitas vezes os prédios estarem em muito màs condições e para agravar tudo cheios de roupa a secar... tudo isso dà muito mau aspecto às cidades portuguesas. As espanholas estão longe de ter o mau aspecto que tem as portuguesas... mas mesmo longe.. a léguas.

Quanto ao facto de haver marquises na Polonia e no Brasil desconhecia.

costa
January 21st, 2010, 02:58 PM
(nem Portugal é um pais mediterrânico)

:lol:

Ennis
January 21st, 2010, 03:10 PM
Pois... não està banhado pelo mar mediterrâneo :dunno:

PortoNuts
January 21st, 2010, 04:01 PM

Vê bem o que eu disse, se falarmos de países mediterrânicos de um ponto de vista exclusivamente geografico, Portugal não é um país mediterrânico. Mas do ponto de vista cultural, é.

Wolf2009
January 21st, 2010, 07:53 PM
^^ Por acaso Madrid e Barcelona conheço pessoalmente... os (poucos) prédios que vi marquisados não me interpelaram porque felizmente tiveram a boa ideia de fazer tudo uniformemente. Em Portugal não é assim, cada um faz como bem lhe apetece, para além de muitas vezes os prédios estarem em muito màs condições e para agravar tudo cheios de roupa a secar... tudo isso dà muito mau aspecto às cidades portuguesas. As espanholas estão longe de ter o mau aspecto que tem as portuguesas... mas mesmo longe.. a léguas.

Em alguns prédios a tinta está escura e já quase não se nota.

Xico205
January 21st, 2010, 08:39 PM
O Ennis nuinca deve ter andado pelo sul de França e Italia. É que é raro o edificio que não tem marquises.

Em Italia até na pequena cidade de Udine no Norte, tem marquises. Toda a Cote Azur tem marquises.

Xico205
January 21st, 2010, 08:42 PM

A Australia está muito longe do Mediterraneo, e a região Oeste (PERTH) tem clima mediterraneo.

Ennis, agora fizeste-me lembrar o irmão do bebado que tambem é bebado, que dizia que o irmão não podia ter apanhado um coma alcoolico porque ele não tinha comido nada, só tinha bebido.:lol:

Xico205
January 21st, 2010, 08:44 PM
Marquises é que não é nada típico, mas sim uma coisa que mete nojo, porque altera a arquitectura dos edíficios.

Está na altura de sairem um bocado de Azeitão e dar um passeio pelo sul da Europa em todos os países até à Turquia. Faz um interrail.

Xico205
January 21st, 2010, 08:45 PM

Até em Berlim vi marquises.

Ennis
January 21st, 2010, 08:52 PM
^^ Não procures pretextos pà... abre os olhos e dà-te conta que vocês tem um pais completamente desfigurado pela falta de urbanismo (decente) e esses prédios todos marquizados e feios nos vossos suburbios. E o que é pior em pleno centro das vossas cidades.

Por muito marquises que tenhas visto mundo afora, nenhum pais (moderno e rico) està tão desfigurado e em mau estado como Portugal.

Xico205
January 21st, 2010, 08:55 PM
O sul de França por exemplo.:banana:
Itália um pouco por todo o país.

Ennis
January 21st, 2010, 08:58 PM
O sul de França por exemplo.:banana:

:lol: Ai sim?.. Onde?..

um pouco por todo o país.

Como disse acima... nenhum pais està tão desfigurado e com tanta marquise por metro quadrado como Portugal.

Xico205
January 21st, 2010, 08:59 PM
Entre Nice e Cannes por exemplo. Até no Monaco.:banana:

Xico205
January 21st, 2010, 09:00 PM
[QUOTE=Ennis;50519241

Como disse acima... nenhum pais està tão desfigurado e com tanta marquise por metro quadrado como Portugal.[/QUOTE]

Aconselho-te a conhecer Italia, mas ir ao terreno, não é so a ver fotos no SSC.

Ennis
January 21st, 2010, 09:01 PM
^^ Eu sei que Itàlia é um pais lindissimo, com uma arquitectura e historia sublimes... mas também sei que é um pais muito sujo nas suas cidades (aliàs sempre o disse).

Xico205
January 21st, 2010, 09:04 PM
^^ Eu sei que Itàlia é um pais lindissimo, com uma arquitectura e historia sublimes... mas também sei que é um pais muito sujo nas suas cidades (aliàs sempre o disse).

E desfigurado e marquisado. É latino.:banana:

PortoNuts
January 21st, 2010, 09:06 PM
Por acaso o Mónaco tem alguns prédios horríveis.

Ennis
January 21st, 2010, 09:08 PM
E desfigurado e marquisado. É latino.:banana:

Não é marquisado nada... tem é muita roupa a secar (:bash:) nos bairros populares.

Ennis
January 21st, 2010, 09:09 PM
Por acaso o Mónaco tem alguns prédios horríveis.

Quem me dera um apartamento no prédio mais horrivel de Monaco :lol: :banana:

PortoNuts
January 21st, 2010, 09:11 PM
Não deixo de achá-los feios :lol:.

Wolf2009
January 21st, 2010, 09:18 PM
Falem do futuro de Lisboa:bash:

Xico205
January 21st, 2010, 09:39 PM
Não é marquisado nada... tem é muita roupa a secar (:bash:) nos bairros populares.

Eu é que tive lá e tu é que sabes^^^^

Xico205
January 21st, 2010, 09:41 PM
Quem me dera um apartamento no prédio mais horrivel de Monaco :lol: :banana:

Para o que eu estava à espera deixou muito a desejar. A pensar que era uma terra superfina, tudo carissimo e tal, depois tem aquelas lojas de souvenirs de turismo de massas com colares e pulseiras a 80 centimos(mais barato que em Portugal).

Na rua raramente se vê alguem distinto, é só turistas de chinelos e tatoos.

_Rick_
January 21st, 2010, 10:11 PM
Claramente não conheces Itália. :rofl: Não há dúvida nenhuma após essa afirmação.

As zonas dos duomos e afins não têm marquises. Pois não. Mas o mosteiro do Jerónimos em Lisboa também não as têm.

Mas sais ligeiramente do centro turístico.........e é o descalabro. Toda a tentativa de embelezamente que existe nas zonas turísticas perde-se completamente nas zonas não tão visitadas (onde efectivamente a população local vive). Dá para ver isto especialmente se andares de comboio e autocarros pelo país entre as cidades.

Olha um exemplo do street view do google maps: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=floren%C3%A7a&sll=39.89288,-7.844238&sspn=11.491554,19.753418&ie=UTF8&hq=&hnear=Floren%C3%A7a,+Tosc%C3%A2nia,+It%C3%A1lia&ll=41.856265,12.676849&spn=0.317085,1.757813&t=h&z=10&layer=c&cbll=41.890125,12.575826&panoid=shl68okAcK8rxdgXv4cFaQ&cbp=12,351.78,,0,-15.46

^^Cada varanda com o seu estilo e até variedade de cores há. Acredites ou não, não procurei nenhuma rua em especial. Foi mesmo a PRIMEIRA de todas. Primeiríssima. Fiz completamente ao calhas. E saiu isto. Se procurasse mais tenho a certeza que encontraria bastante pior pois eu próprio já testemunhei coisas muito piores. Esta ainda é uma zona com prédios relativamente clássicos. Onde se vêm mesmo mais é nuns bairros relativamente mais recentes

Não quero com isto dizer que apoio marquises. bem pelo contrário. Mas para variar estás para aí a fazer ataques sem fundamento como tu MUITO gostas de fazer. Portugal está longe de ser o único país com marquises.

Xico205
January 21st, 2010, 10:17 PM
Obrigado Rick, por repores a verdade.:banana:

Filipe_Teixeira
January 21st, 2010, 10:17 PM
este thread parece um bocadinho forçado. ainda se se falasse da diminuiçao assustadora da populaçao da cidade como motivo forte de se criar este thread, fala-se das marquises e de arvores cortadas? :lol:

Xico205
January 21st, 2010, 10:22 PM
Parece o cidadania lx!:nuts:

Ricardo_PT
January 21st, 2010, 11:21 PM
este thread parece um bocadinho forçado. ainda se se falasse da diminuiçao assustadora da populaçao da cidade como motivo forte de se criar este thread, fala-se das marquises e de arvores cortadas? :lol:

Pois é, que parvo, vamos abater o monsanto e fazer skylines.

51-51-HT
January 21st, 2010, 11:45 PM
Se este topico fosse "O futuro do Porto" já estava estragado com a intervenção maliciosa dos users de lisboa.

Pensem bem nisto, não veêm aqui um unico user a incendiar este thread, com bocas e provocações foleiras.

Pois o pessoal do Porto não é invejoso nem raivoso, não destila o ódio a torto e a direito.

Filipe_Teixeira
January 21st, 2010, 11:57 PM
Pois é, que parvo, vamos abater o monsanto e fazer skylines.
???

Se este topico fosse "O futuro do Porto" já estava estragado com a intervenção maliciosa dos users de lisboa.

Pensem bem nisto, não veêm aqui um unico user a incendiar este thread, com bocas e provocações foleiras.

Pois o pessoal do Porto não é invejoso nem raivoso, não destila o ódio a torto e a direito.
és novinho aqui, o que conheces do nosso forum para falar assim? nao generalizes.. de um lado tens o DanielPortugal com a sua inveja enorme a picar Lisboa do outro tens o Tecknolx a fazer o mesmo..
picardias fazem parte.. nao estragam nada.

AG239
January 22nd, 2010, 12:00 AM
A Australia está muito longe do Mediterraneo, e a região Oeste (PERTH) tem clima mediterraneo.

Ennis, agora fizeste-me lembrar o irmão do bebado que tambem é bebado, que dizia que o irmão não podia ter apanhado um coma alcoolico porque ele não tinha comido nada, só tinha bebido.:lol:

:rofl:

JohnnyMass
January 22nd, 2010, 12:06 AM
No outro dia li no wikipedia que é das areas metropolitanas que mais cresce na europa estando previsto que chegue a 4,5 milhões de habiatntes em 2050.com que gente?:lol: com as previsões da população em queda não estou mesmo a ver onde é que vão buscar mais 2 milhões de pessoas!:nuts:

JohnnyMass
January 22nd, 2010, 12:07 AM

não? o que estás tu aqui a fazer então?:nuts:

51-51-HT
January 22nd, 2010, 12:13 AM
não? o que estás tu aqui a fazer então?:nuts:

a fazer um juizo de valor.

tem de haver sempre rabanetes...

Filipe_Teixeira
January 22nd, 2010, 12:19 AM
com que gente?:lol: com as previsões da população em queda não estou mesmo a ver onde é que vão buscar mais 2 milhões de pessoas!:nuts:
a de Lisboa esta em queda mas a maioria dos concelhos da AML esta a subir, infelizmente. o que torna o saldo da AML positivo. devia ser ao contrario.. cada vez esta pior
mas enfim, a wikipedia nao deve ser muito de fiar nesse tipo de dados

Barragon
January 22nd, 2010, 12:24 AM
A Natalidade está a começar a recuperar em relação à população jovem.

Hoje em dia há maior percentagem de filhos em pessoas na idade fértil que há 10 15 20 anos.

RPMT22
January 22nd, 2010, 12:31 AM
???

és novinho aqui, o que conheces do nosso forum para falar assim? nao generalizes.. de um lado tens o DanielPortugal com a sua inveja enorme a picar Lisboa do outro tens o Tecknolx a fazer o mesmo..

Também acho que sim... :ohno: :ohno: :ohno:

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 02:51 AM
Vim a este thread, directo à página, porque alguém me avisou que falaram no meu nome.

Inveja de quê meu?

Há uma distância muito grande entre aquilo que queres que seja, e aquilo que na realidade é:

1º - 99,9999999% da minha agressividade para com Lisboa levada a cabo por mim, foi em RESPOSTA a lisboetas que por iniciativa foram agressivos com o Porto.

2º - Não tenho nem sequer pouco inveja, quanto mais "enorme inveja" seja do que for.

Achares que eu tenho inveja de Lisboa é uma enorme falta de chá da tua parte. Fruto de um pensamento "convencido" e que não se olha bem ao espelho. Vê o estado em que a tua cidade está, e pensa se há razões para haver inveja.

Se eu tivesse inveja de Lisboa seria só e apenas por ser na cidade que se situa o Governo. Uma mera questão política (e com solução à vista depois da regionalização). E nem isso tenho. Não me importava com o Governo em Lisboa se este se comportasse bem para com o País. Como não se comporta, fico indignado. (E nunca, em caso algum, com inveja!).

Dou-me por muito feliz por viver numa cidade em que o centro histórico e zona marítima distam apenas de 8km. De viver numa cidade em que o metro me leva aos dois pontos que acabei de citar, ao aeroporto, ao estádio do meu clube, à estação de comboios, e a muitos outros sítios. Dou-me por muito feliz por viver numa cidade com um gigantesco jardim de 1,5km de extensão cuja frente é o Atlântico. Dou-me por muito feliz por tudo o que esta cidade, de forma concreta e real, me oferece. Dou-me por muito feliz de viver numa cidade que no ano de 2009 recebeu o título de 2º melhor destino turistico do mundo pela revista mais lida dos estados unidos.

Se tendo isto tudo sentisse inveja fosse do que fosse, era porque não estava bom da cabeça.

Não confundas indignação com inveja. ;) Eu tenho muito e sincero orgulho na cidade onde vivo. Não tenho inveja coisíssima nenhuma. Eu apenas quero a regionalização. E sabes porquê? Precisamente por saber daquilo que o Porto vale. Se achasse que não nos aguentávamos nas canetas, não gostaria de arriscar.

Vê lá se não falas no meu nome quando eu não estou na conversa. Até porque não estarei mais nestas conversas (não vão a lado nenhum, e até me fazem ser agressivo, coisa que odeio ser e não sou na vida). Vim aqui só mesmo porque me vieram dizer o que tu disseste sobre mim. Por isso, farewell... e boa sorte com o futuro de Lisboa. Eu tratarei do futuro de Portugal naquilo que me competir. Na vida real. Não no fórum, que está muito mais doente do que as duas principais cidades deste País.

JohnnyMass
January 22nd, 2010, 03:05 AM
a de Lisboa esta em queda mas a maioria dos concelhos da AML esta a subir, infelizmente. o que torna o saldo da AML positivo. devia ser ao contrario.. cada vez esta pior
mas enfim, a wikipedia nao deve ser muito de fiar nesse tipo de dadosestá a subir à custa do esvaziamento de Lisboa... mesmo que lisboa ficasse a zeros, nunca na vida arranjarão mais dois milhões em 40 anos para a AML. A não ser que todo o Alentejo, Algarve, Ribatejo e Beiras se mudem para lá.

Xico205
January 22nd, 2010, 03:14 AM
Muita gente doutras regiões continua a migrar para Lisboa.

Viriatuus
January 22nd, 2010, 03:14 AM
Johnny, por acaso a ideia subjacente, sempre implícita em alguns discursos do desenvolvimento a todo o transe na AML, é exactamente isso que pretende, e também o despovoamento do Norte que não referes. Ora vê aqui:

http://bravosdopelotao.blogspot.com/2008/04/prof-paulino-pereira-inst-sup-tcnico.html

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 03:22 AM
Muita gente doutras regiões continua a migrar para Lisboa.

Contudo, Lisboa é apenas o 3º distrito a crescer em população. O 1º é Braga e o 2º é o Porto. O que nos deixa perante duas realidades. Não só é a zona com mais população actualmente, como é aquela que mais cresce.

Viriatuus
January 22nd, 2010, 03:26 AM
^^

Para o INE não é... mas para o STAPE são-no, a que se acrescenta Aveiro em 4º e Viseu em 5º ou 6º... Totalmente contraditório...:nuts:

Xico205
January 22nd, 2010, 03:31 AM
está a subir à custa do esvaziamento de Lisboa... mesmo que lisboa ficasse a zeros, nunca na vida arranjarão mais dois milhões em 40 anos para a AML. A não ser que todo o Alentejo, Algarve, Ribatejo e Beiras se mudem para lá.

Achas que a população de todo o Alentejo, Algarve, Ribatejo e Beiras são só dois milhões? São mais claro. O Algarve tal como Lisboa, é uma região em crescimento populacional, a Rede Expressos tem todos os fins de semana carreiras Faro - Viseu que ás sextas vão para cima a parar em todas as capitais de distrito do interior e aos Domingos regressam ao Algarve para levar a casa a população das Beiras migrada no Algarve. No Algarve existe já população de todo o país a residir. Há ainda carreira diaria da rede expressos Braga - VRSA e o alfa Faro - Porto ou Faro - Braga.

O Alentejo no geral, e a Beira Interior e Tras os Montes continuam a perder população, e uma fatia muito grande dessa população vem para a área de Lisboa. Muitos chegam tambem do Vale do Ave e do grande Porto devido ao desemprego.

Depois temos ainda o grosso dos universitarios que ao concluirem as suas licenciaturas acabam por rumar a Lisboa. Eu fiz o meu primeiro ano de curso em Coimbra, e a maioria dos meus colegas falava mal de Lisboa que não gostavam, etc. A maioria hoje está em Lisboa. De vez enquando ligam-me para irmos beber um copo!

Viriatuus
January 22nd, 2010, 03:35 AM
^^

Muitos chegam tambem do Vale do Ave e do grande Porto devido ao desemprego.

O objectivo 5 milhões também pensa (e depende) n(d)eles...

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 03:38 AM
está a subir à custa do esvaziamento de Lisboa... mesmo que lisboa ficasse a zeros, nunca na vida arranjarão mais dois milhões em 40 anos para a AML. A não ser que todo o Alentejo, Algarve, Ribatejo e Beiras se mudem para lá.

Só as Beiras têm mais de 2 milhões :lol:

Xico205
January 22nd, 2010, 03:39 AM
Viriattus:
Se não queres acreditar não acredites, mas eu que estou em Lisboa vejo o que se passa.

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 03:41 AM
Xico sim sim. Está tudo a ir para aí. São altamente!

Mas a zona que mais cresce populacionalmente é Braga e depois Porto. Lisboa vem em terceiro, não sendo nem a zona mais populosa de Portugal (que é composta por Porto+Braga+Aveiro, e não por Lisboa+Setúbal), nem a zona que mais cresce.

PS: Ai tu que estás em Lisboa vês o que se passa? Então é bom que comeces a sair um bocadinho daí para ver o que se passa nos outros lugares também ;) O pensamento daí é tão falacioso quanto provinciano. Já reparaste? :P

E acho piada a esse pensamento de Lisboa ficar em pouco tempo com 5milhoes de habitantes, se hoje em dia tem metade disso.

Xico205
January 22nd, 2010, 03:50 AM
Veremos, como diz o cego.

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 04:00 AM
Pois vamos ver vamos. Não vai acontecer nada disso. Ou melhor, um dia há de acontecer. Mas só "um dia", se é que me faço entender.

Muito antes será o Noroeste (Porto e envolvente alargada) a ter essa população. Actualmente com 3.6milhões e a representar a zona que mais cresce populacionalmente.

E mesmo assim não será para já.

Xico205
January 22nd, 2010, 04:23 AM
E o Porto tem estrutura para aguentar essa gente toda?:nuts:

Daniel_Portugal
January 22nd, 2010, 04:33 AM
Maior rede de comboios urbanos e maior rede de metro, são apenas dois pilares importantes dessa estrutura. De resto, é como tudo. Vai-se evoluindo na medida do possível.

Felizmente há pessoas a trabalhar muito bem. O futuro é risonho, apesar de crise instalada na Europa e mais precisamente em Portugal. (E até há uns tempos, no próprio Norte de Portugal ainda mais). Felizmente houve quem detectasse os problemas e estão agora a ser desenvolvidas soluções de raiz para os mesmos. Todo o Portugal vai convergir mais rapidamente com a média da União agora no futuro próximo/médio. (Porque isto ou está tudo direito, ou coxos não vamos lá. Daí não estar de acordo com provincianismos bacocos por parte dos governantes)

Xico205
January 22nd, 2010, 04:45 AM
Nem provincianismos bacocos po parte dos users dos foruns portugueses.

Tom_Lisboa
January 22nd, 2010, 10:28 AM
Vim a este thread, directo à página, porque alguém me avisou que falaram no meu nome.

Vê o estado em que a tua cidade está, e pensa se há razões para haver inveja.

Desculpa la, eu queria saber qual e a situacao que Lisboa esta? Eu nao vivo ai, e nem estou por dentro da politica. Mas recentemente estive em Lisboa, e por acaso passei dois dias no Porto. Eu nao quero ser ofensivo a ninguem, mas nao me parece que este comentario faca sentido, nao depois do que eu vi. Alias, nao parece que muitos comentarios facam sentido, eu passei pouco tempo no Porto, mas constatei rapidamente que o Porto seja NADA disto que eh aqui dito. Nao tenho inveja, por acaso nasci em Lisboa, mas a minha ligacao e meramente afetiva, nao tenho nenhum nacionalismo doentio, entao digo de forma imparcial, ja fui a bastantes cidades mundo a fora, e sinceramente o Porto deixa muito a desejar. Nao quero mesmo ser ofensivo, com certeza alguns foristas vao deturpar, ou editar o que eu falei para prorpio beneficio. So gostaria de saber qual a necessidade de por uma cidade tao em cima, o Porto nao eh isso que se passa por portuenses aqui neste site. Chega a ser comico para quem efetivamente CONHECE o Porto, ah de se saber dividir Paixao por uma cidade, de maluquisse. Ah sim e eu tambem gostaria de ver esses 3 milhoes de habitantes que tanto se fala, e os turistas. Admito que a noite surprendeu-me, ali perto do rio eh bom. Mas enfim, todas cidades tem pontos positivos e negativos, quem nao conhece o Porto acha que estamos falando de uma ultra metropole, harmoniosa, desenvolvida e em forte ascencao :lol: sejamos humildes

Viriatuus
January 22nd, 2010, 11:28 AM
Xico205:

Se não queres acreditar não acredites, mas eu que estou em Lisboa vejo o que se passa.

Parece que não me entendeste...:nuts: Quando eu disse:

O objectivo 5 milhões também pensa (e depende) n(d)eles...

em resposta ao teu comentário:

Muitos chegam tambem do Vale do Ave e do grande Porto devido ao desemprego.

eu só estava a admitir a plausabilidade do mesmo...

Não percebo o teu:

Se não queres acreditar não acredites...

rcalmeida
January 22nd, 2010, 12:26 PM
Contudo, Lisboa é apenas o 3º distrito a crescer em população. O 1º é Braga e o 2º é o Porto. O que nos deixa perante duas realidades. Não só é a zona com mais população actualmente, como é aquela que mais cresce.

Daniel estás a falar em percentagem ou efectivo ?

Filipe_Teixeira
January 22nd, 2010, 06:10 PM

Inveja de quê meu?

Há uma distância muito grande entre aquilo que queres que seja, e aquilo que na realidade é:

1º - 99,9999999% da minha agressividade para com Lisboa levada a cabo por mim, foi em RESPOSTA a lisboetas que por iniciativa foram agressivos com o Porto.

2º - Não tenho nem sequer pouco inveja, quanto mais "enorme inveja" seja do que for.

Achares que eu tenho inveja de Lisboa é uma enorme falta de chá da tua parte. Fruto de um pensamento "convencido" e que não se olha bem ao espelho. Vê o estado em que a tua cidade está, e pensa se há razões para haver inveja.

Se eu tivesse inveja de Lisboa seria só e apenas por ser na cidade que se situa o Governo. Uma mera questão política (e com solução à vista depois da regionalização). E nem isso tenho. Não me importava com o Governo em Lisboa se este se comportasse bem para com o País. Como não se comporta, fico indignado. (E nunca, em caso algum, com inveja!).

Dou-me por muito feliz por viver numa cidade em que o centro histórico e zona marítima distam apenas de 8km. De viver numa cidade em que o metro me leva aos dois pontos que acabei de citar, ao aeroporto, ao estádio do meu clube, à estação de comboios, e a muitos outros sítios. Dou-me por muito feliz por viver numa cidade com um gigantesco jardim de 1,5km de extensão cuja frente é o Atlântico. Dou-me por muito feliz por tudo o que esta cidade, de forma concreta e real, me oferece. Dou-me por muito feliz de viver numa cidade que no ano de 2009 recebeu o título de 2º melhor destino turistico do mundo pela revista mais lida dos estados unidos.

Se tendo isto tudo sentisse inveja fosse do que fosse, era porque não estava bom da cabeça.

Não confundas indignação com inveja. ;) Eu tenho muito e sincero orgulho na cidade onde vivo. Não tenho inveja coisíssima nenhuma. Eu apenas quero a regionalização. E sabes porquê? Precisamente por saber daquilo que o Porto vale. Se achasse que não nos aguentávamos nas canetas, não gostaria de arriscar.

Vê lá se não falas no meu nome quando eu não estou na conversa. Até porque não estarei mais nestas conversas (não vão a lado nenhum, e até me fazem ser agressivo, coisa que odeio ser e não sou na vida). Vim aqui só mesmo porque me vieram dizer o que tu disseste sobre mim. Por isso, farewell... e boa sorte com o futuro de Lisboa. Eu tratarei do futuro de Portugal naquilo que me competir. Na vida real. Não no fórum, que está muito mais doente do que as duas principais cidades deste País.

estou neste forum já há uns aninhos e na vida já há muitos, já sao suficientes para perceber alguem que inveja um estatuto, ou o que a cidade de Lisboa tem que o Porto nao tem. também invejo muita coisa no Porto,a mancha verde que referiste por exempo, mas eu digo-o e nao tenho problemas nisso. ao dizeres por exemplo que o pdn foi muito mal aproveitado é tipico dessa atitude. choca-me alguem dizer isso so por nao ter torres de 200 ou 300 metros como ja li num post teu, ficariam uma merda naquela zona.. consigo topar esse sentimento muito muito bem e nao é algo mau.. inveja nao tem de ser algo mau, nem te faz deixar de ter orgulho na tua cidade.
e eu falo de ti quando quiser, assim como falei do Teckno e mantenho o que disse para responder a um membro deste forum. não vou so falar de alguem quando ele esta presente, nem isso faz de mim falso pois posso perfeitamente repetir o assunto com essa pessoa..

Aspire
January 22nd, 2010, 06:50 PM
Estas intervenções do Daniel são mesmo despropositadas. Sinceramente...

Ennis
January 22nd, 2010, 07:20 PM
Claramente não conheces Itália. :rofl: Não há dúvida nenhuma após essa afirmação.

As zonas dos duomos e afins não têm marquises. Pois não. Mas o mosteiro do Jerónimos em Lisboa também não as têm.

Mas sais ligeiramente do centro turístico.........e é o descalabro. Toda a tentativa de embelezamente que existe nas zonas turísticas perde-se completamente nas zonas não tão visitadas (onde efectivamente a população local vive). Dá para ver isto especialmente se andares de comboio e autocarros pelo país entre as cidades.

Olha um exemplo do street view do google maps: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=floren%C3%A7a&sll=39.89288,-7.844238&sspn=11.491554,19.753418&ie=UTF8&hq=&hnear=Floren%C3%A7a,+Tosc%C3%A2nia,+It%C3%A1lia&ll=41.856265,12.676849&spn=0.317085,1.757813&t=h&z=10&layer=c&cbll=41.890125,12.575826&panoid=shl68okAcK8rxdgXv4cFaQ&cbp=12,351.78,,0,-15.46

^^Cada varanda com o seu estilo e até variedade de cores há. Acredites ou não, não procurei nenhuma rua em especial. Foi mesmo a PRIMEIRA de todas. Primeiríssima. Fiz completamente ao calhas. E saiu isto. Se procurasse mais tenho a certeza que encontraria bastante pior pois eu próprio já testemunhei coisas muito piores. Esta ainda é uma zona com prédios relativamente clássicos. Onde se vêm mesmo mais é nuns bairros relativamente mais recentes

Não quero com isto dizer que apoio marquises. bem pelo contrário. Mas para variar estás para aí a fazer ataques sem fundamento como tu MUITO gostas de fazer. Portugal está longe de ser o único país com marquises.

Portugal é o pais mais marquisado da terra... basta saires à rua para confirmar.

Que haja marquises em Espanha ou Itàlia ainda passa, mas esses paises estão muito longe de terem cidades completamente descaraterisadas como tem Portugal.

Mostraste como exemplo Roma... muito bem, jà sei que Roma é uma (se não a mais) cidade mais sujas da Europa, mas mesmo assim pega là no bonequinho do street view e percorre as ruas e avenidas dessa cidade e depois faz o mesmo com Lisboa... jà me diràs qual està mais desfigurada e qual tem mais marquises... não me venhas com a treta que foi logo à primeira que encontraste esses DOIS prédios, porque não é verdade.

Disseste também que as zonas turisticas de Roma são muito bem cuidadas... poderàs dizer o mesmo das zonas turisticas de Lisboa?.. estou agora a pensar ali em alguns sitios, mesmo debaixo das muralhas do castelo, ou ali o bairro alto...

Ennis
January 22nd, 2010, 07:26 PM
Entre Nice e Cannes por exemplo. Até no Monaco.:banana:

Para o que eu estava à espera deixou muito a desejar. A pensar que era uma terra superfina, tudo carissimo e tal, depois tem aquelas lojas de souvenirs de turismo de massas com colares e pulseiras a 80 centimos(mais barato que em Portugal).

Na rua raramente se vê alguem distinto, é só turistas de chinelos e tatoos.

Calunias... entre Nice e Cannes não tens cidades marquisadas, para de mandar bitaites.

Quanto ao Monaco, pelo teu comentàrio estàs a insinuar que é uma terrinha sem mais.. é isso?

Claro que comparado com o luxuoso Algarve, não lhe chega aos calcanhares.. :lol:

Xico205
January 22nd, 2010, 07:41 PM
Já te mandei o meu mail do msn para te mandar fotos. Por alguma razão ainda não me adicionaste!:nuts:

Ennis
January 22nd, 2010, 08:04 PM
^^ Pensei que querias ser meu amigo.. :cry: :lol:

Wolf2009
January 22nd, 2010, 08:44 PM
???

Parece ser clone?

rbaps
January 22nd, 2010, 08:59 PM
Realmente era importante que a cidade de Lisboa começasse a crescer em população, porque (apesar dos dados da wikipédia não serem muito fiáveis, pode-se estabelecer um termo de comparação) passámos dos mais de 800 mil habitantes no início dos anos 80 para menos de meio milhão na actualidade.

Não sei que medidas concretas é que poderiam ser tomadas para reverter esta situação, mas o que é certo é que cada vez que há eleições em Lisboa, ouvimos os candidatos a dizer que farão o que é necessário para que as pessoas deixem de sair da capital para os concelhos limítrofes. Mas depois acabamos logo por cair na realidade, que se traduz num decréscimo de população há já cerca de 30 anos.

Antes de se falar em trazer mais pessoas para Lisboa, é preciso que consigamos fixar as que já cá estão, porque se actualmente nem isso conseguimos fazer, acho que muito menos vamos conseguir atrair nova população.

Muitas das medidas que têm sido tomadas, se bem que as compreendo, creio que não terão um efeito benéfico no que toca ao crescimento da população. Estou a falar da "deslocalização" de importantes serviços do centro da cidade para regiões mais periféricas. O caso tribunais e dos hospitais é disso exemplo. É verdade que hospitais como os Capuchos, São José e Desterro não tinham grandes condições e era preciso arranjar uma alternativa. Até aí tudo bem. Mas quando se fala em fechar hospitais como São francisco Xavier ou Egas Moniz para construir mais um hospital fora da cidade, já é demais. Até o IPO é provável que saia de Palhavã dentro de não muito tempo.

Isto é matar a cidade aos poucos, afastando cada vez mais as pessoas, até as que sempre cá viveram.

Com os transportes públicos, nomeadamente com as expansões do ML sem nexo para a perferia em vez de se apostar numa rede decente no centro, passa-se o mesmo.
Entre muitas outras coisas...

Assim não vamos lá :ohno:

Xico205
January 23rd, 2010, 06:05 AM
Sabes as condições de habitabilidade de quando Lisboa tinha 800 mil habitantes?

Casas sobrelotadas (mais que um agregado familiar), barracas, casas sem água ou wc, insalubridade, etc...

A fuga da população para a periferia traduziu-se em aumento do acesso a bens´de consumo e conforto na habitação.
Secalhar hoje estamos melhor nesse termo.

rbaps
January 23rd, 2010, 02:56 PM
Ok, não digo que não. Mas hoje em dia passa-se o exacto oposto... Cada vez mais casas desabitadas, o que se começa a traduzir numa degradação evidente de alguns pontos da cidade. Nem 8 nem 80.
Devia-se encontrar um meio termo.

Aspire
January 23rd, 2010, 03:18 PM
Também não creio que uma menor população seja grande problema. De qualquer forma a sangria de população já terminou. E hoje em dia há bairros fora da cidade completamente integrados na mesma, como por exemplo moscavide.

Eu gostaria de ver mais espaços verdes, mas não jardins pois o seu custo de manutenção é elevado. Mais arvóres nas ruas e um parque tipo monsanto (mas mais pequeno) na parte oriental da cidade. Onde não sei :)

Gostaria que nas zonas sísmicas da cidade não houvesse uma construção massificada, tipo Alcântara, certas zonas de Benfica e na Baixa. Construção baixinha e aí sim alguns jardins.

Wolf2009
January 23rd, 2010, 04:12 PM
Com os transportes públicos, nomeadamente com as expansões do ML sem nexo para a perferia em vez de se apostar numa rede decente no centro, passa-se o mesmo.
Entre muitas outras coisas...

Assim não vamos lá :ohno:

Para perferia já não vai tão de pressa, porque a câmara voltou a praticipar nas decisões.
Acho que as expansões do metro deviam ser revistas devido aos investimentos que se vão fazer na capital a nível Saúde e novas áreas habitacionais.

Wolf2009
January 23rd, 2010, 04:18 PM
Também não creio que uma menor população seja grande problema. De qualquer forma a sangria de população já terminou. E hoje em dia há bairros fora da cidade completamente integrados na mesma, como por exemplo moscavide.

Eu gostaria de ver mais espaços verdes, mas não jardins pois o seu custo de manutenção é elevado. Mais arvóres nas ruas e um parque tipo monsanto (mas mais pequeno) na parte oriental da cidade. Onde não sei :)

Gostaria que nas zonas sísmicas da cidade não houvesse uma construção massificada, tipo Alcântara, certas zonas de Benfica e na Baixa. Construção baixinha e aí sim alguns jardins.

A população vai começar a aumentar na zona do PDN, Braço de prata, Matinha e envolvente da gare do oriente.
Mas já existe o parque Tejo não é tão grande como Mosanto, mas já é bom.

rbaps
January 23rd, 2010, 05:18 PM
^^ Há uns tempos falava-se de uma grande área verde na zona actualmente ocupada pelo Aeroporto da Portela. Mas não estou a ver isso a acontecer...

Oponopono
January 23rd, 2010, 05:23 PM
^^ Há uns tempos falava-se de uma grande área verde na zona actualmente ocupada pelo Aeroporto da Portela. Mas não estou a ver isso a acontecer...

Penso que esse é o futuro mais provavel para a zona do Aeroporto da Portela, um parque florestal. Qualquer outra solução esbarra em multiplos obstáculos que a inviabilizariam por décadas e décadas com processos em tribunal.

rbaps
January 23rd, 2010, 05:25 PM
Penso que esse é o futuro mais provavel para a zona do Aeroporto da Portela, um parque florestal. Qualquer outra solução esbarra em multiplos obstáculos que a inviabilizariam por décadas e décadas com processos em tribunal.

A confirmar-se é uma boa notícia para a cidade.

Oponopono
January 23rd, 2010, 05:33 PM
A confirmar-se é uma boa notícia para a cidade.

É apenas opinião minha fundamentada no pormenor de que a maior parte dos terrenos para implantar o aeroporto foram expropriados a privados (uma parte era da CMLisboa). Ora, as expropriações só podem ser feitas para um fim específico e quando esse fim específico acaba o bem expropriado volta aos antigos donos.

Se os terrenos do aeroporto forem para construção consigo facilmente imaginar os herdeiros dos antigos proprietários das terras a ir para tribunal e termos processos gigantescos e demorados por forma a que as terras lhes sejam restituídas. Se o uso for um parque florestal ou coisa que o valha a questão não se coloca. Muito pouca gente, se é que alguém, vai para tribunal para reverter uma expropriação dum terreno no qual não haja dinheiro a ganhar.

Aspire
January 23rd, 2010, 07:49 PM
Talvez a zona próxima da 2ª circular possa ser construída no futuro. Mas seria muito bom um grande parque ali. Ou então que se faça construção de baixa densidade.

Filipe_Teixeira
January 23rd, 2010, 11:10 PM
gostaria que se aproveitasse a nova Portela para construir edificios bastante altos.. uma La Defense à portuguesa.. a nova portela é a zona ideal.. no meio da conurbação urbana da cidade.. claro que, poderia-se aproveitar o espaço para uma mancha verde.. a zona é muito grande..

Bluesence
January 23rd, 2010, 11:45 PM
Sim a zona é bastante considerável face ao tamanho do concelho. Também gostava que se fizesse da Portela um novo centro empresarial e financeiro de Lisboa, com alguns highrises (não muitos) e um jardim grande. Deviamos abrir um thread para propostas para a zona, dada a eminente (ainda que demorada) saída do aeroporto.

Ricardo_PT
January 24th, 2010, 06:35 AM
Clr! E é bem provavel que tal aconteça!

E então, o Norte foi-se abaixo devido à concorrencia do Leste e China, na industria/produção!

Lisboa irá abaixo devido à concorrencia de Madrid para os serviços!

Portanto, Portugal 2050, será um país que viverá do turismo Algarvio, Lisboeta, e do Douro... Viraremos a republica dominicana da UE! :ohno:

Por essa altura, já devemos ter uma divida publica de pelo menos 150% PIB, com 40% da população a viver de reformas...
Tb por essa data, já deveremos ser o país com maior rede de AE's do mundo! E provavelmente deveremos estar a discutir uma forma para desentupir a TTT...
Será?

Tom_Lisboa
January 24th, 2010, 08:59 AM
Nao entendi porque Lisboa vai abaixo devido à concorrencia com Madrid nos serviços. Se fosse assim Madrid ia abaixo porcausa de Paris e Londres. E se não me engano, em Lisboa há uma forte tendencia ao desenvolvimento industria de alta tecnologia (li em alguma revista americana que o polo de Oeiras está a se tornar um forte cluster de telecomunicação e informatica), não sei dizer em proporções, nem comparar, mas há de ser o segundo ou terceiro da peninsula iberica. De qualquer forma, também não espero um futuro muito brilhante para Portugal. Mas isso é uma questao de postura até mesmo da população. Se o que dizes é verdade, 40% da população a viver de aposentadoria. Bem.. ai podes ter certeza que Portugal tem um futuro sombrio, nenhum país vive assim, não sem um poço de petroleo à porta... Já se pusermos o povo a trabalhar, pessoas mais qualificadas, estrangeiros nas areas que não sabemos bulhufas, e um bom retorno financeiro. Aí Portugal tem tudo para se destacar no Mundo.

Abraços

Wolf2009
January 24th, 2010, 01:54 PM
Nao entendi porque Lisboa vai abaixo devido à concorrencia com Madrid nos serviços. Se fosse assim Madrid ia abaixo porcausa de Paris e Londres. E se não me engano, em Lisboa há uma forte tendencia ao desenvolvimento industria de alta tecnologia (li em alguma revista americana que o polo de Oeiras está a se tornar um forte cluster de telecomunicação e informatica), não sei dizer em proporções, nem comparar, mas há de ser o segundo ou terceiro da peninsula iberica. De qualquer forma, também não espero um futuro muito brilhante para Portugal. Mas isso é uma questao de postura até mesmo da população. Se o que dizes é verdade, 40% da população a viver de aposentadoria. Bem.. ai podes ter certeza que Portugal tem um futuro sombrio, nenhum país vive assim, não sem um poço de petroleo à porta... Já se pusermos o povo a trabalhar, pessoas mais qualificadas, estrangeiros nas areas que não sabemos bulhufas, e um bom retorno financeiro. Aí Portugal tem tudo para se destacar no Mundo.

Abraços

A esperança é a última a morrer, esperemos que isso aconteça:)

Aspire
January 24th, 2010, 03:43 PM
gostaria que se aproveitasse a nova Portela para construir edificios bastante altos.. uma La Defense à portuguesa.. a nova portela é a zona ideal.. no meio da conurbação urbana da cidade.. claro que, poderia-se aproveitar o espaço para uma mancha verde.. a zona é muito grande..

Há imenso espaço a volta de Lisboa para necessitarmos de prédios com altura elevada. Para além disso estamos numa zona sísmica, e mesmo os métodos mais avançados de construção não eliminam o perigo de derrocada.

Eu volto a defender que um parque como Monsanto tem a grande vantagem de não necessitar de manutenção como um parque urbano, ou vários parques urbanos :). A zona ao pé da 2ª circular podia ser de construção de baixa densidade. Talvez apenas a 1ª linha da frente possa ser de média densidade.

AZT2009
January 24th, 2010, 04:18 PM
Acho que existe um plano para zona no PDM de Lisboa plano de urbanização para a coroa noroeste(60.000 habitantes ou mais conforme altura dos prédios) acho que se estavam a referir ao aeroporto.

Ricardo_PT
January 24th, 2010, 04:18 PM
Há imenso espaço a volta de Lisboa para necessitarmos de prédios com altura elevada. Para além disso estamos numa zona sísmica, e mesmo os métodos mais avançados de construção não eliminam o perigo de derrocada.

Eu volto a defender que um parque como Monsanto tem a grande vantagem de não necessitar de manutenção como um parque urbano, ou vários parques urbanos :). A zona ao pé da 2ª circular podia ser de construção de baixa densidade. Talvez apenas a 1ª linha da frente possa ser de média densidade.

São Francisco tem o mesmo problema, mas não abdica de construcções em altura.

Miguel_Arq
January 24th, 2010, 04:26 PM
. Muitos chegam tambem do Vale do Ave e do .

Qual Vale do Ave?
Famalicão é dos concelhos do país que mais cresce em população. Guimarães, Trofa e Vizela também estão em crescimento populacional. Apenas Santo Tirso perde população (porque aí sim o desemprego é muito elevado) mas segundo os dados que tenho presentes, as pessoas de Santo Tirso estão a deslocar-se para Famalicão e Maia e não para a AML.

AZT2009
January 24th, 2010, 04:55 PM
com que gente?:lol: com as previsões da população em queda não estou mesmo a ver onde é que vão buscar mais 2 milhões de pessoas!:nuts:

AML suga os habitantes a outras regiões.

Xico205
January 24th, 2010, 08:30 PM
Qual Vale do Ave?
Famalicão é dos concelhos do país que mais cresce em população. Guimarães, Trofa e Vizela também estão em crescimento populacional. Apenas Santo Tirso perde população (porque aí sim o desemprego é muito elevado) mas segundo os dados que tenho presentes, as pessoas de Santo Tirso estão a deslocar-se para Famalicão e Maia e não para a AML.

Se calhar confundi com vale do Sousa!

Miguel_Arq
January 24th, 2010, 08:48 PM
Se calhar confundi com vale do Sousa!

Mesmo o Vale do Sousa. nao me parece que esteja a perder população... :dunno:

Talvez sejam casos pontuais de pessoas que migram para Lisboa, mas não me parece que seja a regra.

PhotoIdias
March 2nd, 2010, 08:23 PM
No outro dia li no wikipedia que é das areas metropolitanas que mais cresce na europa estando previsto que chegue a 4,5 milhões de habiatntes em 2050.

Se achares esse link ou referenci a de novo avisa...estive a procura e nao achei mas gostava de referenciar.

PhotoIdias
March 2nd, 2010, 08:41 PM
Nao percebo porque e que tem que ser vilas ou Torres...Aquilo e IMENSO...Gigantesco...
Ha espaco para fazer todo o que se fala aqui e mais que ainda nem nos lembramos.
Cabe la quase um Centralpark e meio rodeado de Torres a toda a volta. Se se quisesse...naturalmente.

Filipe_Teixeira
March 4th, 2010, 01:21 AM
Se achares esse link ou referenci a de novo avisa...estive a procura e nao achei mas gostava de referenciar.

http://i198.photobucket.com/albums/aa316/Filipe_Teixeira_2007/f85a3299107d1ed34107b01a41448a2d.png

ja tinha visto essa da AML na wikipedia mas ja devem ter tirado. so encontrei esse grafico da cidade de Lisboa

daniel322
March 4th, 2010, 02:14 AM
contaram também com os "residentes" nos cemitérios.. ou então em 2013 já se prevê estarem legalizados todos os imigrantes..

Ricardo_PT
March 4th, 2010, 02:18 AM
São os espanhois que vem até cá através do TGV.

Pelha
March 4th, 2010, 02:24 AM
Já li várias vezes que Lisboa é a região metropolitana que mais cresce na Europa.. não sei até ponto seja verdade, ainda para mais que agora a imigração estabilizou.

Xico205
March 4th, 2010, 02:32 AM
Já li várias vezes que Lisboa é a região metropolitana que mais cresce na Europa.. não sei até ponto seja verdade, ainda para mais que agora a imigração estabilizou.

Continua a haver muita migração interna.

Barragon
March 4th, 2010, 02:41 AM
Isso é errado... mais cresce em quê?

Já viste Madrid?

Xico205
March 4th, 2010, 02:44 AM
Madrid cresce mais em construção de novos edificios do que em população não?
E com a crise laboral que há em Espanha será que Madrid vai continuar a crescer?

Fern
March 4th, 2010, 06:07 AM
O futuro de Lisboa vai ser a conclusão da Alta de Lisboa e Parque das Nações, a construção do Hospital de Todos-os-Santos, a demolição dalguns edificios em zonas mais antigas nomeadamente edificios velhos e patos-bravos, e construção de outros novos, etc...
Onde e' que viste isso? lol Marquises fazem parte da cultura portuguesa gracas aos muitos edificios construidos com varandas que os portugueses por norma nao utilizam, o que nao admira nada com a chuva que cai durante metade do ano...

Pavlemadrid
March 4th, 2010, 05:52 PM
Madrid cresce mais em construção de novos edificios do que em população não?
E com a crise laboral que há em Espanha será que Madrid vai continuar a crescer?

Madrid en 1996:
5,000.000 habitantes.
Madrid en 2009:
6,300.000 habitantes.
Aunque la segunda cifra es realmente mayor, Madrid se extiende fuera de los límites de su provincia desde finales de los 90 y hay miles y miles de inmigrantes sin censar en toda el área metropolitana.

Xico205
March 4th, 2010, 08:16 PM
Agora com a falta de empregos geral, alguns vão embora para outras paragens.

Pavlemadrid
March 4th, 2010, 09:16 PM
^^
La crisis es terrorífica pero acabará (si no yo ya me estaba largando de aquí :lol:). Está claro que el crecimiento será mucho menor en los próximos años, estaba basado en los inmigrantes extranjeros y a estos no les interesa ir a un país con una crisis tan fuerte (mientras no acabe).

Sky11
March 4th, 2010, 09:58 PM
Aquilo está mau por Madrid. E por Espanha em geral....
Vão ser muito anos de recuperação.
O desemprego está assustador e isso reflecte-se em tudo.

A especulação imobiliária tem muito a ver com esses numeros sobre Madrid. Ou seja, estão empolados.

Madrid está bem é para gajos como o ........ Cristiano Ronaldo :lol:

Xico205
March 4th, 2010, 10:08 PM
A Europa ocidental deu o berro, sendo que a Grécia e a Espanha são as que estão piores.

Wolf2009
March 4th, 2010, 10:26 PM
http://i198.photobucket.com/albums/aa316/Filipe_Teixeira_2007/f85a3299107d1ed34107b01a41448a2d.png

ja tinha visto essa da AML na wikipedia mas ja devem ter tirado. so encontrei esse grafico da cidade de Lisboa

É optimista esse gráfico, mas dúvido que tenha essa população até 2013, pois se se confirmar é o maior crescimento e recuperação de sempre num curto espaço de tempo.

Pavlemadrid
March 4th, 2010, 10:30 PM
Aquilo está mau por Madrid. E por Espanha em geral....
Vão ser muito anos de recuperação.
O desemprego está assustador e isso reflecte-se em tudo.

A especulação imobiliária tem muito a ver com esses numeros sobre Madrid. Ou seja, estão empolados.

Madrid está bem é para gajos como o ........ Cristiano Ronaldo :lol:

Esta previsto que el PIB crezca este año y que se comience a generar empleo en 2011, tampoco seamos tan dramáticos ;)

A Europa ocidental deu o berro, sendo que a Grécia e a Espanha são as que estão piores.
El paro en España es tremendo pero atendiendo a otros índices:
Grecia no está en Europa Occidental.
Deuda (aproximada):
-Grecia: 113%
-España: 55%
-Portugal: 75%
Déficit fiscal:
-Grecia: 12'7%
-España: 11'4%
-Portugal: 9,3%
Crecimiento económico 2009:
-Portugal: -2'7%
-España: -3'8%

No creo que ni Portugal, ni Grecia, ni España estemos para tirar cohetes...

Xico205
March 4th, 2010, 11:30 PM
O que são "cohetes"?

Andre_Filipe
March 4th, 2010, 11:50 PM
talvez "foguetes"

Aspire
March 4th, 2010, 11:58 PM
^^Sim.

Eu estou com o barragon, porque construír se não há população?

Xico205
March 5th, 2010, 12:36 AM
talvez "foguetes"

Obrigado.

Ricardo_PT
March 5th, 2010, 12:43 AM
^^Sim.

Eu estou com o barragon, porque construír se não há população?

Vai haver, por exemplo se tu e o Barragon não vivessem juntos ambos poderiam ter uma casa para cada um, logo menos um apartamento vazio

Aspire
March 5th, 2010, 07:28 PM
Vai haver, por exemplo se tu e o Barragon não vivessem juntos ambos poderiam ter uma casa para cada um, logo menos um apartamento vazio

O que? O Barragon é o meu cão? :lol::lol::nuts::nuts:

AZT2009
March 5th, 2010, 09:00 PM

Fogo segundo o gráfio Lisboa duplica sua população em 2013 não será um pouco utopico.
Reparem que a cidade sempre perdeu e recuperou habitantes ao longo dos seculos.

Filipe_Teixeira
March 6th, 2010, 12:02 AM
eu nao acredito que tenhamos essa pop em 2013 mas acredito que os sensos de 2011 possam surpreender pela positiva :)

Viriatuus
March 6th, 2010, 12:06 AM
Filipe_Teixeira:

eu nao acredito que tenhamos essa pop em 2013 mas acredito que os sensos de 2011 possam surpreender pela positiva

Ai, ai... censos é que estava correcto...

Wolf2009
March 6th, 2010, 01:51 PM
eu nao acredito que tenhamos essa pop em 2013 mas acredito que os sensos de 2011 possam surpreender pela positiva :)

Vi hoje que as pessoas procuram comprar casas em Lisboa, é a preferência quando vão procurar.
Vejam o programa de hoje do espaços e casas.
Pode ser que os censos tragam boas notícias, temos que ver que temos o PDN, a Nova de Lisboa entre outros, que geram população para a cidade temos que ver que estas zonas têm mais população que em 2001.

Xico205
March 9th, 2010, 04:17 AM
A Nova de Lisboa é a Alta de Lisboa presumo:lol::cheers:

Wolf2009
March 9th, 2010, 07:20 PM
A Nova de Lisboa é a Alta de Lisboa presumo:lol::cheers:

Foi lapso.

Xico205
March 9th, 2010, 07:24 PM
Eu percebi:lol:

JP_Neptune
April 19th, 2010, 10:26 PM
Não posso acreditar que tenham levado esse valor a sério. A wikipédia não é, por si só, uma fonte de informação - quem colocou esse salto na população de Lisboa para 2013 ou estava com alucincações ou foi uma grande piada.

Não usem a wikipédia como fonte original, procurem nas referências - se não existirem, é para desconfiar, já que qualquer pessoa coloca o que quiser na wikipédia.

Ricardo_PT
April 23rd, 2010, 09:29 PM
vale a pena ler (ou não):
http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/04/adeus-lisboa-as-melhoras.html

rbaps
April 23rd, 2010, 10:48 PM

Acho que vale. Mesmo que não se concorde, muito do que está dito no post é a mais pura das verdades, e só quem não anda a pé ou de transportes públicos de Lisboa é que não vê.
Ainda nunca me apeteceu fazê-lo, mas um dia destes hei-de contar os minutos que demoro desde o momento em que saio da estação de Metro do Marquês de Pombal até chegar à paragem de autocarro do outro lado da Avenida António Augusto de Aguiar. Chego a perder aos três autocarros seguidos porque os semáforos estão minutos abertos para os carros e nem um minuto sequer para os peões atravessarem, naquela que desde que foi feito o túnel do Marquês mais parece uma via rápida do que uma avenida...

Em Campolide,onde moro, não há dia de manhã em que o autocarro não se atrase por causa das constantes paragens que tem de fazer em dertas, onde é mesmo impossível o trânsito processar-se nos dois sentidos em simultâneo devido ao estacionamento ilegal.
Só para citar alguns exemplos.

Contudo, não sou tão pessimista quanto algumas pessoas. Tenho notado melhoras na cidade, nos últimos tempos, mas está muito, mesmo muito por fazer ainda. As restrições ao trânsito automóvel no TP são um exemplo da atitude que deveria ser tomada um pouco por toda a cidade, com mais incidência numas áreas do que noutras.

Ricardo_PT
April 23rd, 2010, 10:55 PM
Caso não existisse a Av da liberdade quais seriam as alternativas?

rbaps
April 23rd, 2010, 11:04 PM
Eu não falei na Av. da Liberdade, mas a alternativa são sempre os transportes públicos. Eu também tenho carro e todos os dias apanho metro e autocarro para me deslocar dentro da cidade.

Ricardo_PT
April 23rd, 2010, 11:32 PM
Eu não falei na Av. da Liberdade, mas a alternativa são sempre os transportes públicos. Eu também tenho carro e todos os dias apanho metro e autocarro para me deslocar dentro da cidade.

Eu sei que não, só referi a avenida por ela ser o que é!

costa
April 24th, 2010, 01:06 PM
Prevejo um futuro muito negro para Lisboa e arredores

Wolf2009
April 24th, 2010, 03:01 PM
Prevejo um futuro muito negro para Lisboa e arredores

Já começou!
Porque dizes tal coisa?
Prontos lá estão eles com guerrinhas e ETA.
Isto é demais!
Se Lisboa fosse assim tão centralista já se taria resolvido os problemas dos centros históricos da região e os problemas que existem nos bairros sociais ou já se taria acabado com os mesmos.
Já para não falar na falta de infraestruturas em certos subúrbios ou arredores de Lisboa.

Barragon
April 25th, 2010, 01:34 PM
Tu não entendeste o que ele quis dizer :lol:

thicken
April 25th, 2010, 01:40 PM
eu acho que sera uma cidade bem ruim. mais do que ja eh.

Barragon
April 25th, 2010, 01:54 PM
Mas antes era bem ruim ... e agora já está melhor. Vai voltar a ser ruim? :dunno:

rbaps
April 25th, 2010, 02:03 PM
Lisboa não vai voltar a ser ruim. Desde que tenhamos pessoas sensatas à frente dos principais órgãos de governo municipal, que se preocupem com a cidade e com as pessoas e não tanto com as guerrilhas políticas, com o clima que temos, com todas as atracções turísticas e com a crescente visibilidade de Lisboa enquanto destino turístico por excelência, só temos mais é que nos agarrar a isso e tornar Lisboa uma cidade cada vez melhor, tanto para quem cá vive ou venha a viver, como para quem a visita.

M.OPO
April 25th, 2010, 02:08 PM
não percebo o porquê de alguém do Brasil falar em Lisboa como 'cidade ruim' ? Expliquem-me .

rbaps
April 25th, 2010, 02:11 PM
Sim, realmente as cidades brasileiras são um exemplo a seguir...

M.OPO
April 25th, 2010, 02:14 PM
o meu orgulho seria viver num 'Môrro dá Rocinha' . Enfim .. em todo o caso não creio que Lisboa venha a ter um futuro ruim, antes pelo contrário . Se bem que as projecções aqui apresentadas para 2013 me parecem exageradas e não creio que haja ainda bons resultados nos Census 2011

Filipe_Teixeira
April 25th, 2010, 02:14 PM
não dêem credibilidade a quem não se explica

Wolf2009
April 25th, 2010, 02:23 PM
Tu não entendeste o que ele quis dizer :lol:

Então ele que se explique melhor.
Porque por trás daquela frase pode haver mais do que uma intenção, mas todas eles são provocações.

sotavento
June 24th, 2010, 03:36 AM
Deves estar a sonhar... ou então é para teres a consciência menos pesada.. :bash:

Marquises é tipicamente lisboeta e português, para vossa desgraça... e quando vejo jovens a apoiar este tipo de coisas sob pretexto de fazer parte da cultura mediterrânica (que não faz) (nem Portugal é um pais mediterrânico), faz-me eriçar os cabelos.. :bash:

O futuro de Lisboa com jovens destes, vejo-o de mal a pior.

^^ Não procures pretextos pà... abre os olhos e dà-te conta que vocês tem um pais completamente desfigurado pela falta de urbanismo (decente) e esses prédios todos marquizados e feios nos vossos suburbios. E o que é pior em pleno centro das vossas cidades.

Por muito marquises que tenhas visto mundo afora, nenhum pais (moderno e rico) està tão desfigurado e em mau estado como Portugal.

:lol: Ai sim?.. Onde?..

Como disse acima... nenhum pais està tão desfigurado e com tanta marquise por metro quadrado como Portugal.

No reino unido todas as casas practicamente tem ummarquise instalada nasala (sem cortinas nem nada) e nas traseiras o quintal tem uma marquise na porta e depois ou tem uma piscina insuflavel ou um minitrampolim (praga nacional por lá)

Na espanah as casas tem toldos para tapar o sol ... na sua grande maioria são telheiros verdes ... ou então nem tem janelas de abrir de tão pequenas que são as casas:
http://3.bp.blogspot.com/_EC7nvelMvI8/SpleyCvzS2I/AAAAAAAAAPs/_7sLrwUgPPw/s400/100_2825.JPG
http://interata.squarespace.com/storage/gran%20via.jpg

Sobre a França ... hummm:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,15920791-FMM,00.jpg

Tugas1- Ennis 0

KO :bash::lol::nuts::cheers:

MarcoSousa
June 24th, 2010, 05:11 AM
O futuro de Lisboa???

Estou a 2 anos a morar no estrangeiro, e cada vez que volto a Lisboa de ferias, noto que a cidade esta cada vez melhor.

Exemplos: Jardins estao muito melhores, as ruas tem menos carros estacionados nos passeios muito por culpa de se andar a por mais e mais pilaretes, mais casas antigas a ser renovadas, mais ciclovias, mais lojas de qualidade, mais restaurantes e bares de qualidade, mais hoteis de qualidade etc etc

Lembro-me que a 2 anos a av da liberdade tinha muitos predios degradados, agora ja se veem muitos a serem recuperados.
O terreiro do paco nem sequer tinha o cais das colunas, agora ate ja esta livre de estacionamento nas laterais.
Lembro-me do Chiado cheio de predios degradados, agora so se veem condominios de luxo e lojas de topo.
Lembro-me da ultima vez que estive em Lisboa subir do Camoes ate ao Principe Real, e notar em montes de predios a serem recuperados, lojas de muita qualidade, gente jovem nas novas esplanadas no Miradouro de Sao Pedro de Alcantara, novas lojas na rua Pedro V.

E se forem ver a mudanca que Lisboa teve de 2000 ate 2010 ate ficam parvos, ja para nao falaram de 1990.

Vao ver fotos antigas de Lisboa de 1990 e vao ver o que era estacionamento selvagem e predios degradados :D So nao estacionavam em cima da estatua de D.Jose, porque era muito alta :lol:

Claro que ainda a muita coisa para fazer... mas nao vejo de forma nenhuma que no futuro Lisboa fique pior.

AZT2009
June 24th, 2010, 08:54 PM
E se forem ver a mudanca que Lisboa teve de 2000 ate 2010.

Sim mudou muito na ultima decada.

Gouveia
June 29th, 2010, 05:09 PM

Muito bom o blog..

----

http://img341.imageshack.us/img341/2324/ruasol.jpg

Isto.. é patetico, ou é a gozar com as pessoas ou uma forma poetica de lhes pedir para nao circularem a pe na cidade..

Futuro.. muito do centro de Lisboa esta cortado ao transito ou limitado a um sentido..aumentados os passeios para onde ja foi estacionamento o centro foi devolvido as pessoas..ganhou outra vida, outro gosto.., muito do estacionamento esta nos arredores do centro historico.. muita reabilitaçao, mais arte de rua.. ha uma rotunda perto do PDN com um muro enorme em meia lua grafitado com uma caravela e vasco da gama..um trabalho bem feito por malta entendida da margem sul..:lol:, varias placas espalhadas pela cidade com desenhos alusivos indicam os mais belos bairros tipicos, proximo do padrao dos descobrimentos ha na margem do rio uma "caravela-bar" apinhada de turistas..bebe-se no conves de madeira.,.ha uma roda gigante tambem por ai... bem, é mais ou menos isso.. :lol:

Cumps

Gouveia
June 29th, 2010, 05:27 PM
No reino unido todas as casas practicamente tem ummarquise instalada nasala (sem cortinas nem nada) e nas traseiras o quintal tem uma marquise na porta e depois ou tem uma piscina insuflavel ou um minitrampolim (praga nacional por lá)

Na espanah as casas tem toldos para tapar o sol ... na sua grande maioria são telheiros verdes ... ou então nem tem janelas de abrir de tão pequenas que são as casas:
http://3.bp.blogspot.com/_EC7nvelMvI8/SpleyCvzS2I/AAAAAAAAAPs/_7sLrwUgPPw/s400/100_2825.JPG
http://interata.squarespace.com/storage/gran%20via.jpg

Sobre a França ... hummm:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,15920791-FMM,00.jpg

Tugas1- Ennis 0

KO :bash::lol::nuts::cheers:

Tugas 1? fala por ti.. o Ennis teve quase sempre razao nas participaçoes que fez por aqui.. e toda a razao nas frases transcritas nesse teu post..
é a verdade(ponto), se nao gostas faz alguma coisa para que mude mesmo que como eu nao seja essa a tua realidade..porque a pensar como tu é que prevejo uma continuaçao da m.rda que tanto se ve..

Cumps

Wolf2009
June 29th, 2010, 08:38 PM
Muito bom o blog..

----

http://img341.imageshack.us/img341/2324/ruasol.jpg

Isto.. é patetico, ou é a gozar com as pessoas ou uma forma poetica de lhes implorar para nao circularem a pe na cidade..

Futuro.. muito do centro de Lisboa esta cortado ao transito ou limitado a um sentido..aumentados os passeios para onde ja foi estacionamento o centro foi devolvido as pessoas..ganhou outra vida, outro gosto.., muito do estacionamento esta nos arredores do centro historico.. muita reabilitaçao, mais arte de rua.. ha uma rotunda perto do PDN com um muro enorme em meia lua grafitado com uma caravela e vasco da gama..um trabalho bem feito por malta entendida da margem sul..:lol:, varias placas espalhadas pela cidade com desenhos alusivos indicam os mais belos bairros tipicos, proximo do padrao dos descobrimentos ha na margem do rio uma "caravela-bar" apinhada de turistas..bebe-se no conves de madeira.,.ha uma roda gigante tambem por ai... bem, é mais ou menos isso.. :lol:

Cumps

Podem ser da margem norte!:bash:

sotavento
July 9th, 2010, 04:33 PM
Tugas 1? fala por ti.. o Ennis teve quase sempre razao nas participaçoes que fez por aqui.. e toda a razao nas frases transcritas nesse teu post..
é a verdade(ponto), se nao gostas faz alguma coisa para que mude mesmo que como eu nao seja essa a tua realidade..porque a pensar como tu é que prevejo uma continuaçao da m.rda que tanto se ve..

Cumps

Tinha ??? só diz asneiras o tipo ...

Marquise é tipicamente Françês ... aliás ... devem existir muitas mais marquises no sul da frança do que em portugal inteiro.

Não confundas os predios podres do pós-25-4 construidos por padeiros na "suburbia" lisboeta com os restantes 90% do territorio ancional aonde é quase impossivel achar um padrão "random" de Marquises.

Quanto aos comentários sobre o estar-se banhado pelo mediterraneo ... "clima mediterranico" e´um termo dos geologos/geografos/etc ... até a california e a austrtália são "clima mediterranico" ... mais uma prova de que ele NÃO está certo.

O comentário sobre os "vossos" (leia-se nossos) subuurbios todos marquisados ... pega-se na margem sul e na l.sintra e passa a ser o TOTAL DO PAIS ??? para isso tambem a França e´TODA marquisada (tem partes que sim logo é TUDO) :nuts:

E a respeito do teu comentário:

Tugas 2 - Frogs 0 (Ennis + Gouveia)

Para vosso azar o cocneito de "suburbia" cá em Portugal e´isto:

http://www.espacos-algarve.com/prop/lrg/GP_EA_VIV492_DSC01694.JPG

^^ vivendas a atirar para o megalomano e "condominios fechados" (a.k.a. um predio normal) SEM marquises. Há mais de uma decada que PROIBIDO fazer marquises sem licença (ou seja ... marquisação á louca foi coisa que durou uns 23 anos ... 1974-1997).

Gouveia
July 10th, 2010, 03:43 AM
^^:lol::lol::lol::lol:

Que pancadona..:lol:

As marquises sao uma parte de um problema muito maior que tu nao ves nem queres ver porque so deves sair da tua casa num gueto qualquer de ricos para ir a casa do vizinho jogar fifa.. com essas comparaçoes e afins..

A minha participaçao aqui tinha como tema os suburbios lisboetas..nao o pais..

Olha, fazem bons descontos na multiopticas.. e dizem que temos bons psicologos..

Saude

sotavento
July 13th, 2010, 04:45 AM
^^:lol::lol::lol::lol:

Que pancadona..:lol:

As marquises sao uma parte de um problema muito maior que tu nao ves nem queres ver porque so deves sair da tua casa num gueto qualquer de ricos para ir a casa do vizinho jogar fifa.. com essas comparaçoes e afins..

A minha participaçao aqui tinha como tema os suburbios lisboetas..nao o pais..

Olha, fazem bons descontos na multiopticas.. e dizem que temos bons psicologos..

Saude

Oh meu amigo ... tenho casa no Barreiro (paraiso nuemro 3 das marquises a seguir á Amadora e Seixal) , Loulé (logo ao lado dos mamarrachos de Quarteira e das vivendas de vilamoura) e em mais unsquantos locais ...

E tambem tenho olhos na cara para ver como é o "urbanismo" nos locais aonde vou passando/passeando ...

As terras que mais me decepcionaram até hoje foram ... Genebra e Zurique ... suburbia cinzentona e cheia de bairros sociais/commie blocks fora dos centros turisticos. :lol:

Paris parece uma Lisboa-Norte alargada ... Londres parece uma manta de 30km de raio de suburbia igual ali á da Q.Conde/Caneças ... :bash:

Gouveia
July 14th, 2010, 03:38 AM
E ele a dar-lhe..mas alguma vez..
..suburbios de Genebra e Zurique vs Barreiro e cpa..
..ajudem-no

Xico205
July 14th, 2010, 03:45 AM
só rir a vossa discordância. :banana:

sotavento
July 14th, 2010, 05:56 AM
E ele a dar-lhe..mas alguma vez..
..suburbios de Genebra e Zurique vs Barreiro e cpa..
..ajudem-no

(alguns) Suburbios de Genebra e Zurique vs. Viso , Picapau Amarelo , V.amoreira e Zona J

= empate tecnico ...

Ou tiras a pala dos olhos ou então nem vale a pena discutir mais nada contigo ... :bash:

Gouveia
July 14th, 2010, 01:59 PM
Ai etá ele.. :lol: :lol:

E o gajo continua.. "la fora tb ha pobreza ..toma toma.." :lol:

Tens razao pá.. lá fora é tudo a mesma coisa, e cá pelo menos ha sol.. ursos dos emigrantes, chegam aquela m.erda.. é só chuva e miseria e ainda assim nunca mais voltam pró Barreiro..

saude

tbean
August 23rd, 2010, 03:45 PM

olha dissesteis tudo agora caro colega:nuts:
mas e verdade eu tenho a mania de ver o porto de satelite e de facto a falta de estrutura, organizacao e planeamento e do maior que se pode notar.. um belo exemplo disso e ali em nevogilde onde tem aqueles enormes terrenos baldios abertos e entao alguem decidiu contruir ruas.. (RUAS nao urbanizacoes) largissimas, e sem o menor fundamento e simetria... enfim!

e nao e o meu espanto quando um dia destes fui ver madrid e fiquei parvo!!! completamente organizado, ruas paralelas, casas largas a ocupar os quateiroes inteiros( e nao como no porto que se faz uma casita estreita o mais possivel, colada a rua e depois os terros para tras nem jardins sao.. sao coisas verdes.. silvas digo eu )...

enfim...eu amo o porto mas as vezes...

Cidade_Branca
August 23rd, 2010, 05:21 PM
EDIT

Cidade_Branca
August 23rd, 2010, 05:27 PM
EDIT

Cidade_Branca
August 23rd, 2010, 05:33 PM
::EDIT::

Cidade_Branca
August 23rd, 2010, 05:37 PM
EDIT

Portogaia
August 23rd, 2010, 11:06 PM
Lisboa como Area Metropolitana é espectacular, uma orla urbana em redor dum estuário. Quando houvesse o tal terremoto devia-se pensar na fusao de Lisboa-Almada-Seixal-Barreiro-Montijo-Moita-Alcochete com uma serie de eixos e de espaços verdes que pudesse existir fluxos migratorios a nivel social, cultural, económico e financeiros mais intensos e que a Cidade de Lisboa passasse a ser uma Metropele nao nacional mas Internacional.

Ainda hoje li que Lisboa no tempo dos mouros era a cidade mais rica da Península Ibérica.

tipico português! é preciso uma tragédia para encontrar a desculpa para melhorrar :) Toca a tratar disso sem ter que esperar o terramoto que esperemos nunca chegue!!

o tempo dos mouros já lá vai!!!! hummm ou quem sabe nao....

51-51-HT
August 24th, 2010, 12:37 AM
lisboa devido a sua ganancia auto destruir-se -a

Xico205
August 24th, 2010, 05:34 AM
Mais depressa destrois-te tu no teu próprio veneno!

Fern
August 24th, 2010, 06:06 AM
As terras que mais me decepcionaram até hoje foram ... Genebra e Zurique ... suburbia cinzentona e cheia de bairros sociais/commie blocks fora dos centros turisticos. :lol:

Paris parece uma Lisboa-Norte alargada ... Londres parece uma manta de 30km de raio de suburbia igual ali á da Q.Conde/Caneças ... :bash:
Curioso que eu já vivi ou visitei essas cidades varias vezes e nunca fiquei com essa impressão antes pelo contrário...

Lino
August 26th, 2010, 03:25 PM
Ainda hoje vi roupa interior de senhora a secar num R/C na Freguesia da Se em Lisboa. Num bairro histórico.

Secar a roupa cá fora é algo que até em Veneza vês, e não é pouco.
É uma forma económica e ecológica de secar a roupa. Temos imenso sol e aproveitamo-lo para algo em que outros gastam muita energia e dinheiro. Além disso os estendais interiores enchem a casa de humidade. Ao menos o sol seca a roupa, e se for no verão é um instante.

Ennis
August 26th, 2010, 05:27 PM
^^ Estou (como sabes) completamente de acordo contigo. Não esquecer também (para além deste excelente post que escreveste), o aspecto bucolico e decorativo sem igual nas grandes cidades mundiais.

Felizmente Portugal neste aspecto é pioneiro e imaginativo. Espero que o mundo siga este magnifico exemplo.

Nortenho
August 26th, 2010, 07:29 PM
Ainda hoje li que Lisboa no tempo dos mouros era a cidade mais rica da Península Ibérica.

Não me acredito muito nisso, Córdoba e Sevilha eram bem mais importantes que Lisboa no período.

Xico205
August 26th, 2010, 10:41 PM
No período, o mais importante são mesmo as mulheres:banana:

Portogaia
August 26th, 2010, 10:58 PM
Secar a roupa cá fora é algo que até em Veneza vês, e não é pouco.
É uma forma económica e ecológica de secar a roupa. Temos imenso sol e aproveitamo-lo para algo em que outros gastam muita energia e dinheiro. Além disso os estendais interiores enchem a casa de humidade. Ao menos o sol seca a roupa, e se for no verão é um instante.

hummm! aqui em espanha temos patios interiores!
depois estao os terraços comuns dos condóminos etc etc etc.

Oponopono
August 26th, 2010, 11:06 PM
hummm! aqui em espanha temos patios interiores!
depois estao os terraços comuns dos condóminos etc etc etc.

Temos e há mais de 100 anos que existem em tudo o que se constroi. Por isso é fácil interditar a roupa estendida nas fachadas. Que, convenhamos, é uma coisa horrorosa.

sotavento
September 2nd, 2010, 05:30 AM
Ainda hoje vi roupa interior de senhora a secar num R/C na Freguesia da Se em Lisboa. Num bairro histórico.

Deixas de vêr roupa pendurada a secarao sol no mesmo dia em que começares a subir e a desceras colinas de lisboa de SKY ......................

Cidade_Branca
September 28th, 2010, 06:32 PM
Lisboa do futuro: piscina no Tejo e edifícios em bioplástico

Arquitectos têm planos para uma cidade menos dependente do petróleo

Um silo alimentar na Praça da Figueira, uma piscina sobre o rio no Terreiro do Paço, hortas nos terraços dos edifícios e prédios feitos de bioplástico. É este o olhar de arquitecto para uma Lisboa pós-petróleo.

As ideias futuristas de uma capital menos dependente do petróleo podem ser vistas na exposição «Post Oil Cities ¿ 2010 Lisboa» que está patente na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, refere a Lusa.

«Identificámos as carências da Baixa e tentámos resolvê-las. Definimos as nossas propostas nessa base», explicou à Lusa Emmanuel Novo, que em conjunto o Atelier Data (tutor do projeto) agarrou na Baixa de hoje e a transformou.

Silo alimentar no Terreiro do Paço

Também com este conjunto de ideias que aparece um mega silo alimentar no Terreiro do Paço, onde o leite produzido pelas vacas alinhadas no primeiro piso é bebido no piso térreo pelos visitantes do café.

«A ideia era reinventar o conceito do antigo mercado da Praça da Figueira, recuperar a ideia, mas associá-la a um silo de produção alimentar e marcar a relação directa entre produtor e consumidor», explicou André Martins, outro dos arquitectos participantes no projecto.

«Pretendíamos que quem habitasse na Baixa pudesse ter aqui todas as infra-estruturas de que precisa, sem ter de se deslocar, o que reduz também as perdas de energia», acrescentou.

No futuro pós-petróleo também há carros

Para quem julga que a Lisboa pós-petróleo representa uma ruptura com o passado desengane-se. Na Baixa do futuro tudo vai coexistir. Carros, elevadores, eléctricos e teleféricos.

«O estilo de vida das pessoas não mudará de forma abrupta (¿). Os carros continuam, mas movidos a outros tipos de energia, e as pessoas continuam a ter conforto, mas com outra tecnologia, com energias produzidas localmente», sublinhou, apontando para uma das imagens que mostra um grupo de painéis solares num terraço.

Teleférico na Ponte Vasco da Gama

Painéis fotovoltaicos nos viadutos, hortas municipais em zonas de estacionamento para camiões ou um teleférico na Ponte Vasco da Gama, movido a energia eólica, para reduzir as deslocações pendulares de automóvel. São estas algumas das 40 ideias a espalhar pela cidade em Outubro/Novembro

Para uma Lisboa futurista, onde a biologia se cruza com a arquitectura, os «Arquitectos Anónimos» tiraram do bolso edifícios produzidos a bioplástico.

«A ideia foi propor um edifício a construir com materiais alternativos, neste caso o bioplástico, que seria induzido numa espécie de código genético cujo software seriam os projectistas a criar», disse Filipe Afonso, olhando para o ecrã que na sala de exposições mostra o trabalhar de uma ultra-moderna máquina capaz de produzir bioplástico e de lhe dar forma.

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/lisboa-futuro-arquitectos-agencia-financeira-bioplastico/1194250-1730.html

Cidade_Branca
September 28th, 2010, 06:49 PM
Estudo urbanístico nas mãos de Harvard

Segunda Circular será alameda para chamar novas empresas

A conclusão da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) dará uma nova vida à Segunda Circular, uma das mais importantes e concorridas rodovias da cidade. A proposta da autarquia é transformá-la numa alameda urbana. O documento de revisão do PDM propõe que a Segunda Circular deixe de servir os mesmos propósitos, quando se consumar a transferência de 20 mil viaturas por dia para a CRIL, como apontam as previsões camarárias. Desse modo, diz a câmara, a Segunda Circular, ou Avenida do General Norton de Matos, passará finalmente a "cerzir a parte norte ao resto da cidade".

António Costa e Manuel Salgado consideram que a nova face da avenida - mais amigável, com novos atravessamentos, e para outro tipo de utilizadores - possibilitará que novas empresas do sector terciário ali se instalem, ao longo do eixo que se estende desde o Prior Velho até ao IC19, constituindo-se uma alternativa aos parques empresariais dos concelhos de Oeiras e Sintra, apesar de a oferta destes ainda ser mais aliciante que Lisboa, na comparação dos preços.

Nesse sentido, disse Manuel Salgado, a câmara já encomendou um estudo urbanístico para a sua transformação à Harvard Design School, departamento de Arquitectura e Design da universidade norte-americana de Harvard. C.F.

in http://jornal.publico.pt/noticia/24-09-2010/segunda-circular-sera-alameda-para-chamar-novas-empresas-20266519.htm

6oncalo
September 28th, 2010, 08:34 PM
Onde viste esse nome Alameda Mário Soares? ^^

daniel322
September 29th, 2010, 07:13 PM
Também com este conjunto de ideias que aparece um mega silo alimentar no Terreiro do Paço, onde o leite produzido pelas vacas alinhadas no primeiro piso é bebido no piso térreo pelos visitantes do café.

um teleférico na Ponte Vasco da Gama, movido a energia eólica

Para uma Lisboa futurista, onde a biologia se cruza com a arquitectura, os «Arquitectos Anónimos» tiraram do bolso edifícios produzidos a bioplástico. (...) seria induzido numa espécie de código genético cujo software seriam os projectistas a criar
:nuts: Portugal é mesmo um país àparte.......

Ricardo_PT
December 8th, 2010, 11:36 PM
Já começaram as cheias em Lisboa?

Ricardo_PT
February 3rd, 2011, 10:38 PM
Freguesias de Lisboa sem nome
1 de Fevereiro, 2011Por Margarida Davim
Tem-se discutido o número, a dimensão, os poderes e as competências, mas até agora ainda ninguém se dispôs a responder a uma pergunta: como vão chamar-se as novas freguesias?
A reforma administrativa da cidade de Lisboa - proposta por António Costa e aprovada pelo PSD, que reduz de 53 para 24 o número de Juntas - não faz sugestões nem sobre os nomes, nem quanto à localização das sedes das novas freguesias. E a discussão em torno do assunto promete novas polémicas.

Na Freguesia de São Paulo - que vai ser fundida com Santa Catarina, Encarnação e Mercês -, o presidente Fernando Duarte (do PS) diz não estar preocupado. «Pode chamar-se Marquês de Pombal ou Sétima Colina », sugere, explicando que o mais importante são as futuras vantagens. «Vamos ganhar dimensão, capacidade negocial e mais competências».

Chamar por números

O importante, defende o autarca, «é que não seja o nome de uma das freguesias já existentes a prevalecer, porque isso pode gerar confusão».

Mas António Prôa - que liderou pelo PSD as negociações sobre o novo mapa - considera pacífico que, no caso da junção entre Campo Grande, São João de Brito e Alvalade, esta última dê o nome, «por causa da importância do Bairro de Alvalade para aquela zona».

Sendo certo que da proposta não consta a ideia de acabar com os nomes de santos nas freguesias, o presidente de São Paulo sugere que as novas divisões administrativas passem a ser conhecidas «por um número». Uma fonte do PS lembra que o mais importante é a identidade dos bairros, pelo que esse pode ser o caminho a seguir na escolha dos nomes. «Alfama continua a ser Alfama, e a ter marcha, e o Bairro Alto não vai acabar».

Na Lapa, João Nuno Ferro (PSD) não está tão preocupado com o nome como com o facto de ter de se juntar a zonas tão diferentes como os Prazeres e Santos. «As Juntas não foram ouvidas neste processo como deviam».

António Prôa garante que não foi assim. «Houve uma reunião com os presidentes de secção do PSD, os actuais presidentes de Junta e todos os cabeça-de-lista, onde tudo foi explicado».

Carlos Carreiras, líder da distrital laranja, diz até ter ficado «surpreendido» com o grau de aceitação da reforma. E explica que a nova organização interna do partido - que a 28 de Fevereiro elege os órgãos das quatro novas concelhias do distrito de Lisboa - «vem adequar-se a esta nova realidade». Para Carreiras, todo o processo «vai aumentar a qualidade dos políticos» na proporção em que diminui o número de listas que será preciso apresentar a eleições.

Miguel Coelho, antigo líder da concelhia do PS, assegura que «o processo foi sendo assimilado desde que começou a ser discutido em 2005» e que não tem já grandes resistências internas.

Fonte do PS lembra, por seu turno, que o facto de haver menos listas para as Juntas vai ser compensado pelo facto de os executivos passarem a ser maiores. «Como as novas freguesias têm mais eleitores, os executivos vão ter mais elementos».

O número de eleitores foi, de resto, um dos critérios da nova divisão administrativa. Na proposta - aprovada esta quarta-feira em reunião de Câmara - diluem-se as diferenças entre freguesias, com a maioria a ficar com mais de 20 mil eleitores.

«Vai perder-se a proximidade com os moradores», queixa-se Jorge Ferreira (PCP), presidente da Junta da Madalena. «Não vou continuar a poder responder pessoalmente a todos», comenta João Nuno Ferro.

Na AR em Março

Mas o presidente da Junta da Lapa tem dúvidas maiores: «A proposta diz que vão ser criadas estruturas intermédias, mas não explica quais, nem se os presidentes de Junta passam a responder a estas estruturas ou directamente ao presidente da Câmara».

Já António Prôa acredita que o mapa que resultou de seis meses de reuniões entre PS e PSD tornou «as freguesias mais homogéneas» e «diminuiu resistências» nos partidos, ao aumentar as competências das Juntas. «Há um reforço de poderes e isso é positivo».

A proposta está agora em discussão pública. E conta já com dois contributos: a ideia lançada pelo vereador do CDS, António Carlos Monteiro, de reduzir para apenas nove as freguesias e a hipótese avançada por Pedro Santana Lopes de criar 26 Juntas - sendo uma delas a freguesia de Telheiras.

Tanto o PS como o PSD querem que até Março a proposta esteja no Parlamento. Antes, também a Assembleia Municipal se deve pronunciar. «A ideia é estar tudo a funcionar em 2013», explica Prôa.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=10603

Barragon
February 3rd, 2011, 11:21 PM
Isso é no outro thread

Wolf2009
February 5th, 2011, 04:58 PM
Freguesias de Lisboa sem nome
1 de Fevereiro, 2011Por Margarida Davim
Tem-se discutido o número, a dimensão, os poderes e as competências, mas até agora ainda ninguém se dispôs a responder a uma pergunta: como vão chamar-se as novas freguesias?
A reforma administrativa da cidade de Lisboa - proposta por António Costa e aprovada pelo PSD, que reduz de 53 para 24 o número de Juntas - não faz sugestões nem sobre os nomes, nem quanto à localização das sedes das novas freguesias. E a discussão em torno do assunto promete novas polémicas.

Na Freguesia de São Paulo - que vai ser fundida com Santa Catarina, Encarnação e Mercês -, o presidente Fernando Duarte (do PS) diz não estar preocupado. «Pode chamar-se Marquês de Pombal ou Sétima Colina », sugere, explicando que o mais importante são as futuras vantagens. «Vamos ganhar dimensão, capacidade negocial e mais competências».

Chamar por números

O importante, defende o autarca, «é que não seja o nome de uma das freguesias já existentes a prevalecer, porque isso pode gerar confusão».

Mas António Prôa - que liderou pelo PSD as negociações sobre o novo mapa - considera pacífico que, no caso da junção entre Campo Grande, São João de Brito e Alvalade, esta última dê o nome, «por causa da importância do Bairro de Alvalade para aquela zona».

Sendo certo que da proposta não consta a ideia de acabar com os nomes de santos nas freguesias, o presidente de São Paulo sugere que as novas divisões administrativas passem a ser conhecidas «por um número». Uma fonte do PS lembra que o mais importante é a identidade dos bairros, pelo que esse pode ser o caminho a seguir na escolha dos nomes. «Alfama continua a ser Alfama, e a ter marcha, e o Bairro Alto não vai acabar».

Na Lapa, João Nuno Ferro (PSD) não está tão preocupado com o nome como com o facto de ter de se juntar a zonas tão diferentes como os Prazeres e Santos. «As Juntas não foram ouvidas neste processo como deviam».

António Prôa garante que não foi assim. «Houve uma reunião com os presidentes de secção do PSD, os actuais presidentes de Junta e todos os cabeça-de-lista, onde tudo foi explicado».

Carlos Carreiras, líder da distrital laranja, diz até ter ficado «surpreendido» com o grau de aceitação da reforma. E explica que a nova organização interna do partido - que a 28 de Fevereiro elege os órgãos das quatro novas concelhias do distrito de Lisboa - «vem adequar-se a esta nova realidade». Para Carreiras, todo o processo «vai aumentar a qualidade dos políticos» na proporção em que diminui o número de listas que será preciso apresentar a eleições.

Miguel Coelho, antigo líder da concelhia do PS, assegura que «o processo foi sendo assimilado desde que começou a ser discutido em 2005» e que não tem já grandes resistências internas.

Fonte do PS lembra, por seu turno, que o facto de haver menos listas para as Juntas vai ser compensado pelo facto de os executivos passarem a ser maiores. «Como as novas freguesias têm mais eleitores, os executivos vão ter mais elementos».

O número de eleitores foi, de resto, um dos critérios da nova divisão administrativa. Na proposta - aprovada esta quarta-feira em reunião de Câmara - diluem-se as diferenças entre freguesias, com a maioria a ficar com mais de 20 mil eleitores.

«Vai perder-se a proximidade com os moradores», queixa-se Jorge Ferreira (PCP), presidente da Junta da Madalena. «Não vou continuar a poder responder pessoalmente a todos», comenta João Nuno Ferro.

Na AR em Março

Mas o presidente da Junta da Lapa tem dúvidas maiores: «A proposta diz que vão ser criadas estruturas intermédias, mas não explica quais, nem se os presidentes de Junta passam a responder a estas estruturas ou directamente ao presidente da Câmara».

Já António Prôa acredita que o mapa que resultou de seis meses de reuniões entre PS e PSD tornou «as freguesias mais homogéneas» e «diminuiu resistências» nos partidos, ao aumentar as competências das Juntas. «Há um reforço de poderes e isso é positivo».

A proposta está agora em discussão pública. E conta já com dois contributos: a ideia lançada pelo vereador do CDS, António Carlos Monteiro, de reduzir para apenas nove as freguesias e a hipótese avançada por Pedro Santana Lopes de criar 26 Juntas - sendo uma delas a freguesia de Telheiras.

Tanto o PS como o PSD querem que até Março a proposta esteja no Parlamento. Antes, também a Assembleia Municipal se deve pronunciar. «A ideia é estar tudo a funcionar em 2013», explica Prôa.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=10603

Assim a câmara tem de trabalhar de forma igual para todas as freguesias se não corre o risco de perder votos muito significativos nas eleições de 2013.

daniel2009
February 28th, 2011, 04:05 PM
parece-me apropriado postar aqui este artigo do "The Guardian" de 4 de Fevereiro:

http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/feb/04/street-art-urban-planning-lisbon-portugal

Ennis
March 1st, 2011, 11:32 PM
^^:bash:
Não compreendo como é que os portugueses, e seus governantes não tem vergonha de ler artigos destes...

Ricardo_PT
March 2nd, 2011, 12:56 AM
Vale o que vale, ou seja nada.