View Full Version : Capitais do Norte - Mobilidade Urbana
luisaugusto January 26th, 2010, 01:45 PM Índice de mobilidade — ranking das capitais brasileiras
O Estudo desenvolvido pelo pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Valério Medeiros.
"Medeiros avaliou como a forma das cidades condiciona a mobilidade. A partir da identificação de rotas em que é possível a passagem de veículos, o pesquisador calculou o chamado "valor de integração" de cada cidade, com o auxílio de um software. Foram levadas em consideração a organização e a conexão das ruas.
No primeiro momento, os dados levantados foram das cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Na sequência, os dados foram confrontados com os obtidos em 164 cidades do mundo. A comparação foi feita na Universidade de Londres, onde a forma de abordagem do estudo foi criada.
— As cidades brasileiras foram as piores no contexto mundial. Uma das grandes contribuições para isso foi o processo de crescimento urbano sem planejamento global das cidades nas décadas de 1960 e 1970. Isso criou uma "colcha de retalhos", com desenhos diferentes entre os bairros. Ao longo do tempo, os pedaços não foram costurados, causando segregação espacial e perda de área nos deslocamentos — ressaltou o autor da pesquisa.
Quanto menor o valor do índice de mobilidade, mais labiríntica a cidade e, consequentemente, mais difícil o deslocamento de carro. Com a pontuação de 0,199, Florianópolis ficou bem à frente da segunda colocada, Rio de Janeiro, com 0,303. Porto Velho foi considerada a capital do Brasil com melhor mobilidade, com índice 1,458. No mundo, Florianópolis só perde para a cidade de Phuket, na Tailândia."
Florianópolis — 0,199
Rio de Janeiro (RJ) — 0,303
Salvador (BA) — 0,326
Porto Alegre (RS) — 0,350
São Paulo (SP) — 0,373
Vitória (ES) — 0,433
Manaus (AM) — 0,500
Aracaju (SE) — 0,512
São Luís (MA) — 0,586
João Pessoa (PB) — 0,597
Goiânia (GO) — 0,607
Natal (RN) — 0,640
Recife (PE) — 0,650
Belém (PA) — 0,651
Brasília (DF) — 0,656
Maceió (AL) — 0,788
Fortaleza (CE) — 0,811
Cuiabá (MT) — 0,836
Teresina (PI) — 0,861
Palmas (TO) — 0,963
Porto Velho (RO) — 1,458
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?newsID=a2523317.htm&template=3847.dwt§ion=Not%EDcias&espid=83
luisaugusto January 26th, 2010, 01:47 PM ^^
A notícia não é tão nova, mas fiquei me perguntando se esses pesquisadores analisaram Belém de uma forma parcial, a cidade ficou numa posição que me parece não ser a realidade, não vejo tantas vias opcionais aqui!
Bom, eu também não conheço muito a realidade de outras cidades!
Porto Velho e Palmas estão muito bem na foto!
luisaugusto January 26th, 2010, 01:50 PM Talvez essa notícia de ma melhorada nos ânimos dos Belenenses:
Juiz proíbe veículos de carga no centro de Belém; decisão vigora daqui a 30 dias
O juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, assinou ontem o despacho favorável à ação civil pública que proíbe a circulação de veículos de carga com capacidade superior a quatro toneladas entre 6h e 21h no centro da capital. A decisão do magistrado se baseia na denúncia do promotor Benedito Wilson, responsável pela ação. Conforme o despacho do juiz, cabe ao município, através da Câmara Municipal e da Companhia de Transportes do Município de Belém o cumprimento da fiscalização e controle do trânsito.
Segundo a denúncia, a população vem sofrendo inúmeros problemas ante a omissão da Ctbel, em face da não aplicação de multa e das punições cabíveis para as infrações cometidas pelos condutores de veículos de carga pesada que circulam e estacionam no centro da cidade.
O juiz relata, no despacho, um recente estudo feito pelo pesquisador Valério Medeiros, da Universidade de Brasília, que mostra de que maneira as cidades condicionam sua mobilidade a partir da identificação de rotas em que é possível o tráfego de veículos. 'No estudo, Belém foi a 14ª pior cidade brasileira em relação à mobilidade, ficando atrás de cidades como Fortaleza e Brasília em matéria de trânsito organizado'.
O magistrado pede eficiência da Ctbel: 'Ao invés de investir em educação no trânsito, prefere investir naquilo que produz resultado mais rápido e menos trabalhoso, como as multas infundadas em portas de colégio e a remoção desnecessária de automóveis em locais que a simples multa resolveria o problema'.
A determinação começa a valer a partir do 30º dia após a assinatura do despacho. Ou seja, em 25 de fevereiro. Caso a Ctbel e o município não cumpram a fiscalização eficazmente e procedam a colocação de placas de sinalização de trânsito, principalmente na entrada da cidade, bem como a sinalização de asfalto no prazo de 15 dias a contar da intimação, será aplicada multa diária e individual no valor de R$ 5 mil, que serão cobrados diretamente do presidente da Ctbel e do prefeito Duciomar Costa.
fonte: http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=453873
Manauense January 26th, 2010, 02:05 PM Manaus tem recebido muitos investimentos em matéria de infraestrutura viária. Seguramente, é uma das capitais que mais investe em obras viárias.
Não sei qual a data da pesquisa da notícia em tela, mas é certo que muitos viadutos, passagens de nível, rotatórias, túnel, trincheiras e novas ruas e avenidas foram construídos nos últimos anos. Aliás, não conheço bem a realidade de outras capitais do Norte, mas com relação a Manaus não há como negar que a capital amazonense converteu-se em um imenso canterio de obras. Não vejo tantas obras assim em outras cidades por onde costumo passar e eu viajo bastante... Talvez a reportagem em questão tenha destacado negativamente Manaus por causa do sistema de transporte público coletivo, que é péssimo.
Ainda há muito o que melhorar - o trânsito é muito engarrafado e cheio de "gargalos" -, mas vejo Manaus em um ritmo de crescimento em infraestrutura que muito me anima. Com a implantação do sistema de monotrilho e do BRT, tenho certeza de que no quesito mobilidade urbana teremos um avanço signficativo. :)
luisaugusto January 26th, 2010, 02:21 PM ^^
A pesquisa é de 2009!
Agora, não tenho certeza, mas acredito que o estudo se refere, principalmente, a opções de vias de acesso. No exemplo para se fugir de um engarrafamento tem que se pegar vias alternativas, agora não sei se o transporte público está incluso na pesquisa!
Belém tem investido muito pouco, o que se invete aqui é mais em novas vias em vez de viadultos ou passagem de nível (não que não seja necessário). A cidade tem 2 grande problemas no trânsito, 1º a falta do viadulto no entroncamento (ja estão fazendo o projeto e captando recursos pra obra) e o outro é fazer outra via de acesso a cidade, a construção da ponte em mosqueiro e a ligação da joão paulo II a alça viária resolveria o problemas. Existem outros problemas, mas esses são os piores!
No centro da cidade deve ser amenizado com a proibição de veículos pesados, eles causam um caos no trânsito da cidade.
luisaugusto January 26th, 2010, 02:29 PM Estudo
A pesquisa avaliou apenas o traçado das ruas sem levar em conta a malha de transportes ou o número de veículos em circulação.
A partir da identificação de rotas em que é possível a passagem de veículos, Medeiros calculou o chamado “valor de integração” de cada cidade, com o auxílio de um software em que foram levadas em consideração a organização e a conexão das ruas.
No primeiro momento, os dados levantados foram das cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Na sequência, os dados foram confrontados com os obtidos em 164 cidades do mundo.
A comparação foi feita na Universidade de Londres onde a forma de abordagem do estudo foi criada.
Como parâmetro, foi utilizado o índice de integração global que mede a facilidade de trânsito. De acordo com o índice, quanto menor o valor do índice de mobilidade, mais difícil é ir de um ponto a outro na cidade, “mais labiríntica a cidade e, consequentemente, mais difícil o deslocamento de carro”, segundo a pesquisa.
fonte: http://floripamanha.org/2009/06/cidades-brasileiras-tem-pior-mobilidade-aponta-estudo/
luiz belenense January 26th, 2010, 04:11 PM ^^
A notícia não é tão nova, mas fiquei me perguntando se esses pesquisadores analisaram Belém de uma forma parcial, a cidade ficou numa posição que me parece não ser a realidade, não vejo tantas vias opcionais aqui!
Bom, eu também não conheço muito a realidade de outras cidades!
Porto Velho e Palmas estão muito bem na foto!
Ainda estou me perguntando tbm !!!
Nas outras capitais que eu conheço esceto as grandes, o transito flui !!
luiz belenense January 26th, 2010, 04:13 PM ^^
A pesquisa é de 2009!
Agora, não tenho certeza, mas acredito que o estudo se refere, principalmente, a opções de vias de acesso. No exemplo para se fugir de um engarrafamento tem que se pegar vias alternativas, agora não sei se o transporte público está incluso na pesquisa!
Belém tem investido muito pouco, o que se invete aqui é mais em novas vias em vez de viadultos ou passagem de nível (não que não seja necessário). A cidade tem 2 grande problemas no trânsito, 1º a falta do viadulto no entroncamento (ja estão fazendo o projeto e captando recursos pra obra) e o outro é fazer outra via de acesso a cidade, a construção da ponte em mosqueiro e a ligação da joão paulo II a alça viária resolveria o problemas. Existem outros problemas, mas esses são os piores!
No centro da cidade deve ser amenizado com a proibição de veículos pesados, eles causam um caos no trânsito da cidade.
Os investimentos aki estão sendo pouco, talvez a mobilidade melhore com o Ação Métropole !!
BR 364 January 26th, 2010, 04:49 PM O estudo levou em consideração basicamente o traçado das vias. Se levasse em consideração a infra-estrutura viária e o transporte coletivo, Porto Velho ficaria entre as piores. Mas de fato, o traçado de PVH é excelente, muito favorável a uma boa circulação (desde que devidamente estruturado, sinalizado e fiscalizado). O mais curioso é que esse traçado não foi planejado (como é o caso de Palmas, por exemplo), surgiu meio que naturalmente. Acho que contribuiu pra isso o relevo plano da cidade e a disposição da BR-364 em relação à cidade, formando um "Y" com a Av. Jorge Teixeira.
O interessante desse estudo é que ele considerou questões que são praticamente imutáveis (a menos que se façam desapropriações, cavem-se túneis, etc, ou seja, coisas dífíceis de mudar). Já os outros fatores, como infra-estrutura viária, transporte coletivo, sinalização, fiscalização, etc, são fatores que com uma boa administração se consegue mudar a médio prazo. Basicamente, o estudo mostra que se todas as capitais forem igualmente bem administradas na questão da mobilidade urbana, Porto Velho leva vantagem em relação às outras, por causa de seu traçado.
Vai ver é por isso que PVH foi tão mal administrada até hoje, a eficiência do traçado das ruas meio que camuflava os problemas de tráfego. Mas essa fase já acabou há muito tempo e por isso estão sendo feitos (ainda que de forma tardia) muitos investimentos em infra-estrutura viária (viadutos, passagens de nível, trincheiras, etc). Mas ainda falta melhorar a qualidade do asfalto e das calçadas, a sinalização e principalmente a fiscalização no trânsito. O transporte coletivo então, nem se fala.
lucas_PMW January 26th, 2010, 06:39 PM Concordo com o ranking Porto Velho tem uma mobilidade boa
E Palmas o que estraga são as rotatorias acho insuportavel. Se fosse considerado transporte publico Palmas não teria uma boa posição, até que a frota é bem nova mas as linhas são mal distribuidas e os onibus estao sempre lotados. Mas ainda acho o transporte publico de palmas melhor do que outras cidades como Aracaju e Maceió por exemplo
manga January 26th, 2010, 06:43 PM Belém está passando por um desenvolvomento urbano jamais visto em toda a sua história (claro, após Landi). Acredito q se todas essas obras viárias prometidas forem realizadas, já em 2011 a cidade será outra. Aqui estão privilegiando o prolongamento e a duplicação de avenidas, o q eu axo excelente. A construção de mais viadutos e túneis na cidade é uma consequencia e axo q devem ser feitas somente após as vias estarem prontas para receberem mais o fluxo de veículos q só faz crescer.
BR 364 January 26th, 2010, 07:10 PM Concordo com o ranking Porto Velho tem uma mobilidade boa
E Palmas o que estraga são as rotatorias acho insuportavel. Se fosse considerado transporte publico Palmas não teria uma boa posição, até que a frota é bem nova mas as linhas são mal distribuidas e os onibus estao sempre lotados. Mas ainda acho o transporte publico de palmas melhor do que outras cidades como Aracaju e Maceió por exemplo
É o mesmo caso de PVH. Os ônibus são novos, alguns tem ar-condicionado, TV, etc. Mas as linhas são mal distribuídas, os ônibus demoram pra passar e quando passam estão sempre lotados (acho que colocam poucos ônibus nas linhas). Além disso, não existe nenhum terminal de integração e há uma dificuldade enorme pra conseguir informações sobre as linhas (itinerário, frequência, etc).
lucas_PMW January 26th, 2010, 11:51 PM Aqui em Palmas vc tem um cartão que te dá direito de trocar de onibus o tanto de vez que quizer periodo de 2 horas e meia sem pagar outra tarifa o que tira a necessidade de terminal de integração. Mas é tudo muito cheio, até que a frota aqui uma parte tem arcondicionado, radio mas mesmo assim nao sou satisfeito.
Pego um onibus pra UFT a linha basa o onibus é de graça entra quem quizer, na minha opnião essa é uma das mais lotadas do pais. ehehehehe
Em Palmas é uma dificudade de conseguir saber o entinerario das linhas. Em Aracaju a prefeitura tem um site que você digital o ponto que você está e la eles te informam as linhas que passam lá e pra onde ela vai, é uma opção boa a barata de melhorar a mobilidade urrbana na cidade que as prefeituras não fazem.
luiz belenense January 27th, 2010, 03:08 AM Belém está passando por um desenvolvomento urbano jamais visto em toda a sua história (claro, após Landi). Acredito q se todas essas obras viárias prometidas forem realizadas, já em 2011 a cidade será outra. Aqui estão privilegiando o prolongamento e a duplicação de avenidas, o q eu axo excelente. A construção de mais viadutos e túneis na cidade é uma consequencia e axo q devem ser feitas somente após as vias estarem prontas para receberem mais o fluxo de veículos q só faz crescer.
Concerteza, os viadutos e túneis vem depois pq se vier tudo de uma vez a cidade vai "travar" legal !!!
Com a conclusão dessas obras Belém vai ganhar uma nova cara !!
eu gosto muito daquela parte da João Paulo II prolongada onde temos o Parque Ambiental, o paisagismo ali é legal !!
gustavo.sces January 27th, 2010, 03:28 AM Já tinha visto esse Ranking!
PVH se destacando!
Imagine quando as obras viárias daqui ficaram prontas (Previsão para final deste ano), Vai melhorar mais ainda...
* Se bem q a frota daqui tb vai almentar bastante! Então acho q vai ficar nessa mesma base de hoje. :D
JaMBa January 27th, 2010, 01:54 PM Se Boa Vista tivesse sido pesquisada estaria em primeira :D
lucas_PMW January 27th, 2010, 02:57 PM Se Boa Vista tivesse sido pesquisada estaria em primeira :D
Por que?
Jorge Luís January 27th, 2010, 03:47 PM Se Boa Vista tivesse sido pesquisada estaria em primeira :D
Ironic mode on, Jambeiro
:D:D
Rafael_Rosato January 27th, 2010, 03:49 PM Em Porto Velho ... as vias preferenciais existem em maior número proporcional porque o traçado favorece ...
É completamente diferente do que existe na maior parte do país, onde uma avenida carrega todo o fluxo de uma região a outra, e as vias secundarias ficam "contidas" dentro de regiões e formam "labirintos" sem saída...
Em Pvh as vias se cruzam e continuam após os cruzamentos... a cidade possui vias abertas que suportarão por muito tempo a demanda ... basta sinalizar (em outros casos até asfaltar) para que uma nova via preferencial seja criada!! :yes:
A capital foi planejada no final da década de 80 e inicio da década de 90, pra crescer pra onde é mais plana, possui menos córregos e evitar a ocupação irregular de áreas a margem do rio (formando favelas assim como ocorreu em outras capitais e em proporções menores em Pvh mesmo) ...
... Nesta época é que foram abertas avenidas como a Imigrantes, Tiradentes, Rio Madeira, Guaporé, Mamoré, duplicada a av. das Nações Unidas e etc ... isso se somou aos loteamentos com ruas retas e quadras "quadradas" dando a cidade uma infra-estrutura básica de ocupação interessante :yes:
... Estas ruas num futuro próximo começaram a cruzar as grandes avenidas abrindo os canteiros centrais e instalando semáforos (o que está ocorrendo até hoje) ...
E justamente esta característica positiva acomodou os administradores :bash: (como disse o BR)
As unicas vias de Porto Velho que realmente segregam a cidade, são a BR-364 e a av. Imigrantes ... (são muito semelhantes as avenidas "tradicionais" brasileiras) ...
Nos entroncamentos destas vias, predominam rotatórias ... que no caso da BR-364 estão saturadas ... a passagem de pedestre é perigosa (por isso foram construídas passarelas) ...
Ultimamente, alguma coisa voltou a ser feita na cidade ... os destaques são as ampliações das avenidas Pinheiro Machado e Sete de Setembro (foram ou estão sendo abertas algumas quadras para elas cortarem a cidade literalmente de Leste a Oeste) ...
... viadutos, trincheira e passagens de nível nos entroncamentos da BR-364 e 10km de avenidas marginais ...
... algumas inversões de mão, novas vias sinalizadas para serem preferenciais ...
Bem ... é mais ou menos isso :)
A luta hoje é para aproveitar esta qualidade da cidade ... para resolver os problemas de hoje, Pvh não precisa abrir grandes avenidas, alargar outras nem fazer grandes desapropriações ...
Basta uma boa urbanização da maior parte do que já existe hoje ... e planejar um crescimento ordenado :yes:
Lucas Barros January 29th, 2010, 02:32 AM Pro transito de Belem fluir é necessario 10 almirantes-barrosos segundo o Jornal Liberal
Lucas Barros January 29th, 2010, 02:36 AM Pra diminuir o numero de veiculos o ideal seria um metro , muitas pessoas me falaram que usariam o metro ao inves do carro , mas claro não uma frota sucateada de onibus.
Manauense January 31st, 2010, 11:53 PM Manaus mostra que não parou no tempo e investe em transporte público de massa. Prepara-se, com muito esmero, para fazer bonito como sede amazônica da Copa de 2014.
Não há como questionar que, nos próximos anos, com tantas obras viárias já concluídas ou em andamento (novas avenidas, viadutos, passagens de nível, trincheiras, túneis), bem como com o sistema de monotrilho conjugado ao BRT, Manaus será referência nacional em mobilidade urbana.
Muito interessante o vídeo governamental sobre o sistema de monotrilho:
igLkiWNEPwk
IvoTrindade January 31st, 2010, 11:58 PM ^^Aêêêeeeeeee...:banana:
LUiGi_AM February 1st, 2010, 12:56 AM ^^
Monotrilho de Manaus vai ser Show....
luiz belenense February 1st, 2010, 02:21 AM Manaus está arrebentando mesmo !! ^^
IvoTrindade February 1st, 2010, 02:25 AM ^^:D
O Cavaleiro February 1st, 2010, 02:37 AM Concordo com o ranking Porto Velho tem uma mobilidade boa
Não concordo com vc! Os ônibus são demorados, mas as linhas não são mal distribuídas. E ônibus lotado? só em horário de pico, o que eu vejo aqui é mto ônibus vazio. E eu tbm sou defensor das rotatórias...mas opinião é opinião.
Qto a pesquisa, sei não.. me parece mto superficial. Pelo que parece deixou de analisar critérios importante, o que distorce um pouco a realidade de cada local.
lucas_PMW February 1st, 2010, 03:13 PM ^^^^^^
Voce pega o basa-UFT?
Se voce pegar vc muda de opniao, sinceramente nao gosto de pegar onibus em Palmas com essa politica de estação de onibus e ter que pegar eixao. Acho um saco
rafabelem February 1st, 2010, 03:25 PM Gente, me tirem uma dúvida: esses BRTs também andam sobre uma espécie de trilho ou é impressão minha???
luiz belenense February 1st, 2010, 03:38 PM o BRT é um ônibus articulado ou bi-articulado que anda em faixas ou vias exclusivas !! (axo que é isso) :), se fosse trilho axo que o nome é VLT !!
No caso Belém terá as vias exclusivas na parte central da Almirante Barroso, Augusto Montenegro e BR 316 e as faixas exclusivas no centro !!
Rafael_Rosato February 1st, 2010, 06:29 PM BRT não precisa obrigatoriamente de ônibus articulados ... mas sim de vias exclusivas e preferenciais ... embarque facilitado e alta frequencia ... linhas alimentadoras (que garantem a demanda necessária para a alta frequencia ... )
Mas normalmente sempre, os ônibus articulados são utilizados no sistema!! (Justamente por transportar muita gente, são ônibus com capacidade maior do que os convencionais ... )
Metropolitano Manaus February 1st, 2010, 06:37 PM Gente, me tirem uma dúvida: esses BRTs também andam sobre uma espécie de trilho ou é impressão minha???
BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.
Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:
corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
sistema de pré-pagamento de tarifa;
veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
transferência entre rotas sem incidência de custo;
integração modal em estações e terminais;
programação e controle rigorosos da operação;
sinalização e informação ao usuário.
Rondon February 1st, 2010, 07:13 PM ^^ É um sistema semelhante ao "Expresso" implantando em Manaus há alguns anos?
JaMBa February 2nd, 2010, 08:46 PM Ironic mode on, Jambeiro
:D:D
Não fui nenhum pouco irônico.
Por que?
Essas fotos talvez respondam.
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8184.jpg
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8189.jpg
Periferia
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8210.jpg
Uma invasão, até as invasões tem as ruas planejadas.
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8215.jpg
As fotos são do Salles.
Não posso garantir que Boa Vista ficariam em primeiro, mas estaria disputando colocações com Porto Velho e Palmas.
IvoTrindade February 2nd, 2010, 08:52 PM Uau fotos Maravilhosas , Boa Vista é linda . :cheers:
O Cavaleiro February 4th, 2010, 05:48 PM ^^^^^^
Voce pega o basa-UFT?
Se voce pegar vc muda de opniao, sinceramente nao gosto de pegar onibus em Palmas com essa politica de estação de onibus e ter que pegar eixao. Acho um saco
Já peguei sim, formei na UFT, mas aquele tbm é uma excessao é um ônibus de graça pra começar... e que também só fica cheio nos horarios de inicio das aulas e fins...mas não é a regra, onibus lotado em pmw só horario de pico, no mais pode sair nos outros horarios que ficam quase as moscas.
capitania February 6th, 2010, 05:34 PM Manaus mostra que não parou no tempo e investe em transporte público de massa. Prepara-se, com muito esmero, para fazer bonito como sede amazônica da Copa de 2014.
Não há como questionar que, nos próximos anos, com tantas obras viárias já concluídas ou em andamento (novas avenidas, viadutos, passagens de nível, trincheiras, túneis), bem como com o sistema de monotrilho conjugado ao BRT, Manaus será referência nacional em mobilidade urbana.
Muito interessante o vídeo governamental sobre o sistema de monotrilho:
igLkiWNEPwk
o metro de Manaus e show, gostei do vídeo!
Manaós February 6th, 2010, 06:18 PM ^^
Esse monotrilho é show!!!
Já tem data para começar a construção, inclusive o presidente Lula vai estar em Manaus no dia 30 de março para lançar a pedra fundamental.
capitania February 6th, 2010, 09:50 PM ^^
Manaus sempre trazendo o pioneirismo na regiao.
Junior-CAN February 8th, 2010, 08:57 PM O monotrilho de Manaus, vai ser um marco no transporte publico da Amazônia! Parabéns
gustavo.sces February 9th, 2010, 10:24 PM Manaus com tudo!
flaino February 12th, 2010, 08:31 PM ^^
Manaus sempre trazendo o pioneirismo na regiao.
sai dai doido!
flaino February 12th, 2010, 08:32 PM boa vista é bem planejada, deveria está em 1 lugar mesmo.
jambapop águi de fogo asdiasjodiiojasd
SallesNeto@RR March 20th, 2010, 02:41 AM Se Boa Vista tivesse sido pesquisada estaria em primeira :D
Boa Vista com toda certeza seria a 01 do Norte. E com certeza uma das melhores no Brasil.
capitania March 20th, 2010, 05:05 AM o traçado urbanístico de Boa Vista é interessante.
MaoCity March 20th, 2010, 07:12 AM fUpCnTO_oLU
Manaus não parou no tempo, Manaus na verdade avançou no tempo.
VC não precisa parar pra ser ultrapassado.
ADRIEL MEDEIROS July 17th, 2010, 01:56 AM sai dai doido!
sai dai pq ??? me diz qal outra capital no norte vai implantar o monotrilho alem de manaus ??? heim reponde ?? belem ??? tenho certeza que nao!
Eh Manaus na copa 2014, talvez belem em 3014 :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
dricobel July 17th, 2010, 02:26 AM sai dai pq ??? me diz qal outra capital no norte vai implantar o monotrilho alem de manaus ??? heim reponde ?? belem ??? tenho certeza que nao!
Eh Manaus na copa 2014, talvez belem em 3014 :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
é em? as obras estão a que pé? estamos no segundo semestre de 2010!
luiz belenense July 17th, 2010, 04:51 AM tem gente que chega aki só para provocar ...
:bash:
luiz belenense July 17th, 2010, 04:51 AM edit.
Manauara July 17th, 2010, 05:07 AM Que up sem nexo.
Rafael_Rosato July 22nd, 2010, 10:38 PM Boa Vista com toda certeza seria a 01 do Norte. E com certeza uma das melhores no Brasil.
Acho extremamente precipitada a afirmação ...
Se até Palmas, que possui o traçado das vias seguido com rigor em quase toda a cidade, ficou com nota abaixo da nota Porto-Velhense (a maior do país) ...
... Imaginem Boa Vista se quer conseguiu manter o traçado radial presente na região mais central (principalmente pelo Aeroporto)!!
Da pra ver claramente que poucas vias atravessam a cidade com continuidade ... o traçado de diferentes loteamentos não concordam e na maioria dos casos, é interrompido por algum córrego.
Acho inclusive que Macapá possui um traçado mais contínuo ... Poderia ter nota tão alta, quanto Pvh e Palmas ...
O Cavaleiro July 23rd, 2010, 02:29 AM Acho extremamente precipitada a afirmação ...
Se até Palmas, que possui o traçado das vias seguido com rigor em quase toda a cidade, ficou com nota abaixo da nota Porto-Velhense (a maior do país) ...
... Imaginem Boa Vista se quer conseguiu manter o traçado radial presente na região mais central (principalmente pelo Aeroporto)!!
Da pra ver claramente que poucas vias atravessam a cidade com continuidade ... o traçado de diferentes loteamentos não concordam e na maioria dos casos, é interrompido por algum córrego.
Acho inclusive que Macapá possui um traçado mais contínuo ... Poderia ter notas tão altas, quanto Pvh e Palmas ...
^^^^^^^^^^^^^^
E digo mais: esse traçado radial, é lindo pra ver de cima, mas em baixo, perdão da palavra, é uma merda. Vide Goiânia. Se olhar o centro de Gyn por cima, é exatamente como o de Boa Vista.
Em Goiânia tem a Praça Cívica, com o Palácio das Esmeraldas no centro. Daí tem a av. Goiás, larga, av. Araguaia, a Tocantins , av. 85, Av. 90 entre outras, todas convergindo o fluxo de veículos enorme pra praça cívica. E o modelo radial foi seguido em várias regiões de Goiânia. Problema: em várias rotatórias e praças redondas há várias avenidas jogando o enorme fluxo de carros num único lugar, resultado: o trânsito caótico.
Boa Vista ainda está pequena, mas quando tiver com mais de 600 mil hab. pra lá, vai ver esse negóço ai virar um caos, até em Paris é um caos no arco do triunfo.rs.
Quanto a Palmas, eu acredito que um fator contribui pra não ajudar muito. Das avenidas NORTE-SUL de Palmas, hoje, apenas três cortam a cidade realmente de norte a sul: A NS-2, a NS- 10 e a Teotônio Segurado. Existem avenidas do plano diretor como a NS-01 e a NS 04 que não foram totalmente abertas, elas foram abertas no sul e no centro, mas faltam pontes pra ligar um lado a outro, daí o trânsito todo do centro vai pra NS 2 e a Teotônio em horário de pico.
http://www.logos.to/outros/imagens/site/planoDiretor.gif
O Cavaleiro July 23rd, 2010, 02:41 AM http://www.logos.to/outros/imagens/site/planoDiretor.gif[/QUOTE]
Rondon July 24th, 2010, 06:26 PM Pelo que eu entendi desse thread, ele se baseia nas opções que um cidadão tem em se deslocar dentro de uma cidade.
Como sou motorista de carro, resolvi colocar aqui todas as opções que eu tenho ao sair da minha casa para ir ao Centro...
Todas essas opções praticamente tem a mesma distãncia (lembrar que Porto Velho tem uma conformação quadriculada). O que difere é quem em algumas delas tem mais sinais, outras tem rotatórias, etc...
Imigrantes - Lauro Sodré - Gonçalves Dias - Centro
Imigrantes - Lauro Sodré - Calama - Pres. Dutra - Centro
Imigrantes - Jorge Teixeira - Calama - Pres. Dutra - Centro
Imigrantes - Jorge Teixeira - Calama - Gonçalves Dias - Centro
Imigrantes - Jorge Teixeira - Carlos Gomes - Centro
Imigrantes - Farquar - Centro
Rio Madeira - Tiradentes - Jorge Teixeira - Calama - Gonçalves Dias - Centro
Rio Madeira - Tiradentes - Jorge Teixeira - Calama - Pres. Dutra - Centro
Rio Madeira - Tiradentes - Jorge Teixeira - Carlos Gomes - Centro
Rio Madeira - Tiradentes - Jorge Teixeira - Calama - Farquar - Centro
Rio Madeira - Caúla - Carlos Gomes - Centro
E ainda tem as ruas mais secundárias (ex: Rafael Vaz e Silva, que pode ser acessada pela Imigrantes ou Calama), que também são opções de acesso.
Grande Manaus July 28th, 2010, 10:19 PM Não fui nenhum pouco irônico.
Essas fotos talvez respondam.
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8184.jpg
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8189.jpg
Periferia
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8210.jpg
Uma invasão, até as invasões tem as ruas planejadas.
http://i205.photobucket.com/albums/bb232/SallesNeto_BR/Voo%20Boa%20Vista/VOO-10-ago-8215.jpg
As fotos são do Salles.
Não posso garantir que Boa Vista ficariam em primeiro, mas estaria disputando colocações com Porto Velho e Palmas.
É verdade ,esas fotos dizem tudo !!!!!!
|
|