View Full Version : OE2010: Governo estuda novas portagens em SCUT para além das anunciadas

Pages : 1 2 [3]

emarques
May 3rd, 2010, 03:30 AM
É justificado; foi dos primeiros troços a ser construído (ainda em tempos do Cavaco, mas na altura era "variante à N13" em vez de "auto-estrada"), precisamente porque atravessar a Póvoa e Vila do Conde pela N13 era um pesadelo.

Outra sítio em que me parece que vai ser um bocado complicado se tiver portagens é a ponte em Viana, quando a alternativa pela N13 implica usar a ponte Eiffel, com todos os efeitos colaterais que isso acarreta.

RoadsterRunner
May 3rd, 2010, 11:05 AM
Sobre a A16, convém dizer a verdade toda e não meias-verdades.
A A16 tem troços portajados e outros gratuitos.

Por isso, é natural que os troços portajados sejam mais caros que o normal, para compensar a gratuitidade das portagens nos restantes troços da A16.
Fazendo a A16 toda, são 22,9 km, e paga-se 1,90€. Fazendo as contas, são 0,08€/km, um preço em linha com o que se pratica na maioria das auto-estradas pagas do país (ex: A7, Fafe-Ribeira de Pena).

Logo, é uma falácia concluir que a A16 anda a pagar a manutenção da IC19. A A16 paga a sua própria manutenção. A A5 muito menos, porque a concessionária nem sequer é a mesma.

Em suma, a IC19, assim como as outras estradas gratuitas integradas na Concessão Grande Lisboa são tão SCUT's como as das concessões Beira Interior, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto ou Costa de Prata. Só não lhes dão o mesmo nome, porque o princípio de gestão é o mesmo.

Além disso, para quem tanto gosta de comparar as regiões de Lisboa e do Porto, a A16, A37/IC19 e A5 estão numa situação semelhante àquela que ocorre com a A7, A42/IC25 e A4. Quer no primeiro caso, quer no segundo, são auto-estradas paralelas umas às outras (demasiado paralelas, na minha opinião), nas quais as duas dos extremos são portajadas (num caso, A16 e A5, no outro, A7 e A4), e a do meio é gratuita (A42/IC25 e A37/IC19).

A única diferença é que na IC19/A37 ninguém fala em colocar portagens, enquanto na IC25/A42 já estão prontos para fazê-lo.
Aqui se vê a falta de visão global desta decisão política. Se é necessário poupar dinheiro com as SCUT's (na minha opinião, antes das portagens devia ser mudado o modelo de gestão - poupar-se-ia mais e em todo o lado), e para isso é necessário portajar algumas, tem toda a lógica que se comece pelas regiões mais ricas. O problema é que quem tomou esta decisão só olhou para uma delas- o Grande Porto- e "esqueceu-se" da Grande Lisboa.
Se quisessem igualdade, e se o País fosse encarado como um todo, tinha-se "distribuído o mal pelas aldeias", neste caso, pelas duas áreas metropolitanas, em vez de se por uma só região a pagar a crise.

Exacto, convem dizer toda a verdade e não só a que mais te convém.
Portanto, tanta conversa e não se consegue negar que a A16 tem um troço que não chega aos 4 quilometros e que é portajado a 0,90 Euros.
De resto continuas a justificar o que eu já referi aqui várias vezes (embora obviamente não fosse essa a tua intenção) de que é uma falácia entender que as Scuts que vão passar a ter portagens em todos os troços.
Quanto ao resto, enfim, se achas que a região do Porto é prejudicada relativamente à região de Lisboa em termos de portagens, nem vale a pena comentar o absurdo de tais afirmações ... o mesmo para a tua afirmação relativamente ao IC19 ser uma autoestrada.

Afonso Miguel
May 3rd, 2010, 08:12 PM
Exacto, convem dizer toda a verdade e não só a que mais te convém.
Portanto, tanta conversa e não se consegue negar que a A16 tem um troço que não chega aos 4 quilometros e que é portajado a 0,90 Euros.

... e a tua cegueira bairrista continua a não te deixar ver que, embora a A16 se paga a ela própria, o resto da Concessão Grande Lisboa é sustentada por todos, como uma SCUT. Só dizes meias-verdades, só dizes aquilo que te convém.

De resto continuas a justificar o que eu já referi aqui várias vezes (embora obviamente não fosse essa a tua intenção) de que é uma falácia entender que as Scuts que vão passar a ter portagens em todos os troços.

No Porto, vão ser quase todos. Em Lisboa não se vai portajar nada. E de certeza absoluta que não ficarás, em qualquer das concessões a portajar, com tantos quilómetros gratuitos como na Concessão Grande Lisboa.
Ah, e hás-de-me dizer onde é que em Lisboa vão existir estradas nacionais portajadas, como vai acontecer com a N107, a que puseram o pomposo nome de "A41".

Quanto ao resto, enfim, se achas que a região do Porto é prejudicada relativamente à região de Lisboa em termos de portagens, nem vale a pena comentar o absurdo de tais afirmações ... o mesmo para a tua afirmação relativamente ao IC19 ser uma autoestrada.

Mais uma vez a cegueira bairrista que não te deixa ver. Já se provou isso. E quanto a estares a tentar provar que uma estrada- A37- com nome de auto-estrada, perfil de auto-estrada e traçado de auto-estrada, não é uma auto-estrada... :lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Mas, enfim, vindo de uma pessoa cujas intervenções são apenas movidas por um bairrismo cego e bacoco e condimentadas com argumentação tasqueira... não é de admirar, e é por isso que eu não gasto o meu latim com isto.

No dia em que olhares para as coisas com isenção... Para o nosso país como um todo e não como um apêndice dependente de Lisboa... aí conversaremos civilizadamente.

pai nosso
May 4th, 2010, 10:39 AM
in "Público"

Scut custam 50 cêntimos em Gaia e amanhã são discutidas

A Câmara de Gaia deverá votar amanhã uma deliberação sobre as Scut que atravessam o concelho. No final de uma conferência de imprensa sobre a situação financeira do município, o vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, confirmou que as portagens serão activadas em Julho e que cada passagem na A29 e na A44 vai custar 50 cêntimos.

Marco António reuniu-se, na passada sexta-feira, com o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, e do encontro entre ambos diz ter recebido esta informação e outras "muito difusas". "Não foi apresentada uma justificação de critérios; o anúncio do início das portagens não é acompanhado de nenhuma explicação metodológica de como isto vai ser feito; não se previu a fuga do tráfego pesado destas vias para as vias municipais, com a perigosidade que isto acarreta", afirmou.

O vice-presidente disse não compreender a introdução de portagens "com critérios diferentes para a Área Metropolitana do Porto e para a Área Metropolitana de Lisboa", avisando: "Não queremos ser tratados de forma desigual".

Luís Filipe Menezes, que convocou a conferência de imprensa, disse ser "completamente a favor" da introdução de portagens nas Scut, mas com regras. "Não deve lançar-se portagens na Área Metropolitana do Porto e não no resto do país, e é absurdo não haver um regime de excepção para o tráfego de proximidade".

Marco António frisou que cada passagem de um utilizador na A29 e na A44 (Scut Costa de Prata) custará 50 cêntimos. Anteontem, o vice-presidente esteve reunido com os vereadores do PS da autarquia e ontem ia encontrar-se com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, para analisar o tema. "Quarta-feira vamos apresentar uma deliberação a este propósito", disse. As Scut com portagem em Julho são a Litoral Norte (A 28) e a do Grande Porto (A41/A42).

P.S.: Não sabia que a A44 também ia ser portajada:ohno:!!! Quer dizer que há muitos IC`s com um futuro tristonho!!!

RoadsterRunner
May 4th, 2010, 11:08 AM
... e a tua cegueira bairrista continua a não te deixar ver que, embora a A16 se paga a ela própria, o resto da Concessão Grande Lisboa é sustentada por todos, como uma SCUT. Só dizes meias-verdades, só dizes aquilo que te convém.

Agora deste um passo alem, já deixou de ser o que te convém para passarem a ser inverdades.
CML, CMS.
É que nem é preciso pesquisar muito para saber de onde vem o dinheiro para a IC19 e para as ruas de Lisboa.
Pois, o meu bairro é Portugal, ao passo que o teu nem bairro é, é apenas e só o teu quintalinho ...

No Porto, vão ser quase todos. Em Lisboa não se vai portajar nada. E de certeza absoluta que não ficarás, em qualquer das concessões a portajar, com tantos quilómetros gratuitos como na Concessão Grande Lisboa.
Ah, e hás-de-me dizer onde é que em Lisboa vão existir estradas nacionais portajadas, como vai acontecer com a N107, a que puseram o pomposo nome de "A41".

Deves de ser o único que já sabe quais os troços que vão ser portajados. :lol:
Só é pena que não os identifiques ... :lol::lol:
Claro que em Lisboa não se vai portajar nada. Já tem tudo portagem :lol::lol:

Mais uma vez a cegueira bairrista que não te deixa ver. Já se provou isso. E quanto a estares a tentar provar que uma estrada- A37- com nome de auto-estrada, perfil de auto-estrada e traçado de auto-estrada, não é uma auto-estrada... :lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Mas, enfim, vindo de uma pessoa cujas intervenções são apenas movidas por um bairrismo cego e bacoco e condimentadas com argumentação tasqueira... não é de admirar, e é por isso que eu não gasto o meu latim com isto.

No dia em que olhares para as coisas com isenção... Para o nosso país como um todo e não como um apêndice dependente de Lisboa... aí conversaremos civilizadamente.

Isso, enterra-te todo para ai pois pelo menos fazes uns quantos rir ...
Já te disse que não me interessa nada se costumas ir a tascas. Até fico contente por estares a promover o comércio local ... :lol::lol:
Sim, concordo que Portugal é muito mais do que o teu quintalinho.

RoadsterRunner
May 4th, 2010, 11:10 AM
in "Público"

Scut custam 50 cêntimos em Gaia e amanhã são discutidas

A Câmara de Gaia deverá votar amanhã uma deliberação sobre as Scut que atravessam o concelho. No final de uma conferência de imprensa sobre a situação financeira do município, o vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, confirmou que as portagens serão activadas em Julho e que cada passagem na A29 e na A44 vai custar 50 cêntimos.

Marco António reuniu-se, na passada sexta-feira, com o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, e do encontro entre ambos diz ter recebido esta informação e outras "muito difusas". "Não foi apresentada uma justificação de critérios; o anúncio do início das portagens não é acompanhado de nenhuma explicação metodológica de como isto vai ser feito; não se previu a fuga do tráfego pesado destas vias para as vias municipais, com a perigosidade que isto acarreta", afirmou.

O vice-presidente disse não compreender a introdução de portagens "com critérios diferentes para a Área Metropolitana do Porto e para a Área Metropolitana de Lisboa", avisando: "Não queremos ser tratados de forma desigual".

Luís Filipe Menezes, que convocou a conferência de imprensa, disse ser "completamente a favor" da introdução de portagens nas Scut, mas com regras. "Não deve lançar-se portagens na Área Metropolitana do Porto e não no resto do país, e é absurdo não haver um regime de excepção para o tráfego de proximidade".

Marco António frisou que cada passagem de um utilizador na A29 e na A44 (Scut Costa de Prata) custará 50 cêntimos. Anteontem, o vice-presidente esteve reunido com os vereadores do PS da autarquia e ontem ia encontrar-se com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, para analisar o tema. "Quarta-feira vamos apresentar uma deliberação a este propósito", disse. As Scut com portagem em Julho são a Litoral Norte (A 28) e a do Grande Porto (A41/A42).

P.S.: Não sabia que a A44 também ia ser portajada:ohno:!!! Quer dizer que há muitos IC`s com um futuro tristonho!!!

Este choradinho todo por causa de 50 cêntimos ?

AG239
May 4th, 2010, 11:41 AM
Essa do IC19 ser portajado devia ira para o thread das graçolas...:nuts:

Faço 2 kms na A16 e pago 0,50 €, depois mais 4 kms na CREL por 0,25 €. Compensa muito mais que ir pelo IC19 em tempo e consumo, mas também porque moro perto de um dos acessos à A16 e longe do IC19, onde teria de atravessar toda a cidade para lá chegar. Ahh...e vou de carro porque leva duas pessoas e fica à entrada de Lisboa, onde trabalha a minha mulher e fasendo eu o resto do percurso de Metro. Se fosse só para mim, ia de comboio!

Viriatuus
May 4th, 2010, 03:01 PM
Já vai na "A44", vulgo N109...:lol:

Afonso Miguel
May 4th, 2010, 03:18 PM
Agora deste um passo alem, já deixou de ser o que te convém para passarem a ser inverdades.
CML, CMS.
É que nem é preciso pesquisar muito para saber de onde vem o dinheiro para a IC19 e para as ruas de Lisboa.
Pois, o meu bairro é Portugal, ao passo que o teu nem bairro é, é apenas e só o teu quintalinho ...

És um mentiroso compulsivo. Eu não vou acrescentar mais nada ao que já disse. Se a tua única arma é a demagogia e o insulto, eu não me rebaixo ao teu nível bacoco e reduzido.

Deves de ser o único que já sabe quais os troços que vão ser portajados. :lol:
Só é pena que não os identifiques ... :lol::lol:
Claro que em Lisboa não se vai portajar nada. Já tem tudo portagem :lol::lol:

Tens uma lata incrível em dizer que em Lisboa já tem tudo portagem. Nem comento. Não vale a pena queimar cera com fraco defunto. A cegueira bairrista é tão grande e bacoca, e a mania da superioridade tão grande, que chega a ser patológica.

Isso, enterra-te todo para ai pois pelo menos fazes uns quantos rir ...
Já te disse que não me interessa nada se costumas ir a tascas. Até fico contente por estares a promover o comércio local ... :lol::lol:
Sim, concordo que Portugal é muito mais do que o teu quintalinho.

Oh pa, eu nem respondo. Há hospitais psiquiátricos suficientes em Portugal. E a esquizofrenia é uma patologia um bocado grave.

E continuo a dizer: no dia em que deixares de olhar para Portugal e ver apenas aquilo que está no raio de 50 kms de tua casa, aí talvez tenhas categoria para merecer resposta. Até lá, vou-me rindo com os teus disparates. :lol::lol::lol::lol:

RoadsterRunner
May 4th, 2010, 03:23 PM
És um mentiroso compulsivo. Eu não vou acrescentar mais nada ao que já disse. Se a tua única arma é a demagogia e o insulto, eu não me rebaixo ao teu nível bacoco e reduzido.

Já nem se conta as vezes que dizes que não me respondes :lol:
Serão sistomas de ... compulsividade ? :lol:

Tens uma lata incrível em dizer que em Lisboa já tem tudo portagem. Nem comento. Não vale a pena queimar cera com fraco defunto. A cegueira bairrista é tão grande e bacoca, e a mania da superioridade tão grande, que chega a ser patológica.

Pois, realmente não ha nada a comentar.
Em Lisboa paga-se portagem e pronto.

Oh pa, eu nem respondo. Há hospitais psiquiátricos suficientes em Portugal. E a esquizofrenia é uma patologia um bocado grave.

E continuo a dizer: no dia em que deixares de olhar para Portugal e ver apenas aquilo que está no raio de 50 kms de tua casa, aí talvez tenhas categoria para merecer resposta. Até lá, vou-me rindo com os teus disparates. :lol::lol::lol::lol:

Pois, agora tambem vais reclamar porque é em Lisboa que está o Julio de Matos. :lol::lol::lol:

Afonso Miguel
May 4th, 2010, 03:27 PM
Essa do IC19 ser portajado devia ira para o thread das graçolas...:nuts:

Pois... Mas se conheceres a história e o perfil das vias, também te rias com a ideia estapafúrdia de alguém sequer pensar em portajar a IC24, a A44 ou partes da A28.

Porque, se o IC19 não deve ser portajado porque não passa da variante à EN249, a IC24 não passa também da variante à N107, assim como a A44 é a duplicação da N109 e algumas partes da A28 são variantes à N13 com décadas.

Portanto, a ideia de portajar qualquer uma destas auto-estradas, seja em Lisboa, seja no Porto, é um disparate.

O problema é que na zona do Porto não houve qualquer pejo em avançar com esta medida. Já em Lisboa...

Afonso Miguel
May 4th, 2010, 03:31 PM
^^

Não respondo a provocações rasteiras, roadster. E as tuas são inacreditavelmente baixas. Condizentes com a imagem que apresentas, aliás. Não se pode esperar muito de quem é limitado a esse ponto. Por isso não esperes que te responda mais.

Os foristas do SSC são pessoas inteligentes (bem, lendo o comentário a que estou a responder, parece-me que tenho de abrir uma excepção). Por isso se lerem bem, e com a mente aberta e imparcial, as provas que têm sido apresentadas, tiram as conclusões óbvias.

RoadsterRunner
May 4th, 2010, 04:39 PM
^^

Não respondo a provocações rasteiras, roadster. E as tuas são inacreditavelmente baixas. Condizentes com a imagem que apresentas, aliás. Não se pode esperar muito de quem é limitado a esse ponto. Por isso não esperes que te responda mais.

Os foristas do SSC são pessoas inteligentes (bem, lendo o comentário a que estou a responder, parece-me que tenho de abrir uma excepção). Por isso se lerem bem, e com a mente aberta e imparcial, as provas que têm sido apresentadas, tiram as conclusões óbvias.

:lol::lol::lol:
Pelos vistos alguns dos participantes do forum não gostam do meu avatar, e devo dizer que nenhum desses casos me surpreendeu. :hilarious
Sim, já deu para perceber que é essa a ideia que fazes de quem pensa na realidade actual do Pais e principalmente de quem pensa nele como um todo.

dvf
May 4th, 2010, 04:43 PM
Quanto mais depressa acabarem com as SCUT's, melhor.

J.Silva
May 4th, 2010, 09:54 PM
Scut: troço entre nós de Paços de Ferreira isentos de portagem
Medida anunciada por secretário de Estado

O secretário Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, transmitiu esta terça-feira ao presidente da Câmara de Paços de Ferreira que o Governo vai isentar de portagens na A42 quem circular entre dois dos nós daquele município, adiantou à Lusa o autarca.

Segundo Pedro Pinto, que foi recebido esta terça-feira pelo secretário de Estado, a isenção abrangerá os cerca de seis quilómetros entre os nós de Paços de Ferreira e de Seroa.

O autarca considera, no entanto, este anúncio de Paulo Campos «manifestamente insuficiente», insistindo que a região do Vale do Sousa «não aceita ser discriminada».

Pedro Pinto lembra que quem fizer deslocações em direcção ao Porto terá de pagar portagem.

Sobre a isenção do pagamento de portagens entre os dois nós, o presidente da câmara considerou que «terá apenas interesse enquanto elemento que favorecerá o ordenamento do território concelhio».

«É injusto nós termos de pagar e outros que vivem noutras regiões ficarem isentos», vincou à Lusa.

O autarca de Paços de Ferreira reafirmou ao secretário de Estado que a região está a realizar um estudo independente «para mostrar ao Governo que os indicadores económicos do Vale do Sousa não correspondem aos que o Ministério das Obras Públicas utilizou para justificar a introdução de portagens na A41 e A42».

Pedro Pinto disse à Lusa que reiterou junto de Paulo Campos a vontade que os autarcas do Vale do Sousa têm de ser recebidos conjuntamente no Ministério das Obras Públicas.

Para esta terça-feira, no Ministério das Obras Públicas, em Lisboa, estavam marcadas reuniões em separado com vários presidentes de câmara, do Norte e do Centro.

Após estas reuniões em separado com Paulo Campos, os autarcas do Vale do Sousa vão reunir-se para avaliar decisões a tomar na sequência dos encontros com o secretário de Estado.

51-51-HT
May 5th, 2010, 01:06 AM
^^esta treta das portagens vai dar grande confusao o pessoal nem sabe quando e onde começam os troços portajados e pelo andar da carruagem nao estou a ver serem colocados as placas a dizer "TROÇO COM PORTAGEM".

rpc08
May 5th, 2010, 01:33 AM
A A44 é uma auto-estrada com saídas e entradas consecutivas e com paragens de autocarro na berma, tipo a A-2 espanhola entre Madrid e Alcalá! mas está tudo doido?...

:lol::lol::lol:
Pelos vistos alguns dos participantes do forum não gostam do meu avatar, e devo dizer que nenhum desses casos me surpreendeu. :hilarious

Já vi gente a ir de castigo mais rápido...

emarques
May 5th, 2010, 02:08 AM
Eu continuo sem perceber como é que vão cobrar as portagens em estradas que foram construídas sem prever praças de portagem. Como é que os estrangeiros pagam as portagens nessas estradas? E, dado que anda pela AR uma série de propostas de revogação do dispositivo eletrónico de matrícula, e ainda não temos qualquer regulamento sobre o assunto ou sequer especificações técnicas (o que quer dizer que não há identificadores para ninguém)... como é que os portugueses vão pagar aquelas portagens? Vão tirar fotografias às matriculas de toda a gente que passe e mandar a conta para casa do dono do veículo?

Viriatuus
May 5th, 2010, 02:26 AM
^^

É uma pergunta que eu também me faço. Se for através de foto de matrícula quer-me parecer que haverá não poucos portugueses a conduzirem carros com matrícula estrangeira, especialmente espanhola, porque não me acredito que se vá passar a mandar facturas para o estrangeiro.

slickman
May 5th, 2010, 10:34 AM
O que acham da ideia de acabar com as praças de portagem e instalar um selo como na Suiça ou Austria e que serve para utilizar TODAS as Autoestradas do País?

Quantos carros existem em Portugal? 5 Milhões? O valor talvez 5€/dia, 30€/mês, 100€/ano e obrigatório para todos os vehiculos e estrangeiros? Seriam 500 Milhões/ano em portagens os quais seriam divididos pelo tráfego nas respectivas concessionárias. O restante é pra caixa do estado.
Assim todos podem utilizar as AE, mesmo em trajectos curtos que normalmente são feitos pelas Nacionais atravessando as localidades diminuindo assim poluição e a sinistralidade.
Diminui a emissão de CO2 nas filas de espera nas praças de portagens.

Sei que não será muitos justo, porque quem perde são os que nunca ou pouco andam na AE, mas a vida é isso mesmo - injusta - e em tempos de crise seria uma forma de provavelmente aumentar a receita.

AG239
May 5th, 2010, 11:04 AM
Porque, se o IC19 não deve ser portajado porque não passa da variante à EN249, a IC24 não passa também da variante à N107, assim como a A44 é a duplicação da N109 e algumas partes da A28 são variantes à N13 com décadas.

Variante à N249...? o IC19 é a antiga N249...:lol: A alternativa é atravessar localidades ou fazer uma volta maior por Belas, também por localidades mas menores e entrar pela Pontinha.

O problema é que na zona do Porto não houve qualquer pejo em avançar com esta medida. Já em Lisboa...

O problema é que no Porto foram criadas SCTUS e agora avançam com as portagens. Em Lisboa são criadas portagens de raiz e o chinfrim que há desaparece pouco depois, como na recente A16.

Entradas em Lisboa taxadas, já aqui foram faladas e vou certamente repetir o que já outros disseram, mas não vou estar a ler tudo o que está para trás...A sul, ambas as pontes; a leste tens a A1; a norte a A8; a leste a A5 de Caxias para trás e a A16.

CS-TNJ
May 5th, 2010, 11:53 AM
PORTAGENS NA CRIL E NA CREL...JÁ!! :banana:

Sempre gostava de ver o que a malta lá de baixo dizia...

Outro buzinão como o que aconteceu na ponte 25 de Abril à uns anos atrás?

Não me parece,porque senão lá aparece a polícia a dar porrada nas pessoas a mando deste governo corrupto :ohno:

É preciso arranjar dinheiro para o comboio dos ricos,leia-se tgv,a todo o custo :bash:

RoadsterRunner
May 5th, 2010, 03:00 PM
PORTAGENS NA CRIL E NA CREL...JÁ!! :banana:

Sempre gostava de ver o que a malta lá de baixo dizia...

Outro buzinão como o que aconteceu na ponte 25 de Abril à uns anos atrás?

Não me parece,porque senão lá aparece a polícia a dar porrada nas pessoas a mando deste governo corrupto :ohno:

É preciso arranjar dinheiro para o comboio dos ricos,leia-se tgv,a todo o custo :bash:

Sabes há quantos anos a CREL tem portagens ?
Sabes que a CRIL ainda não está concluida ?
:nuts:

AG239
May 5th, 2010, 03:06 PM
Cada vez melhor...um fala de uma alternativa que é a própria estrada, outro quer portagens numa que já as tem...:hilarious

fred_mendonca
May 5th, 2010, 08:33 PM
O que acham da ideia de acabar com as praças de portagem e instalar um selo como na Suiça ou Austria e que serve para utilizar TODAS as Autoestradas do País?

Quantos carros existem em Portugal? 5 Milhões? O valor talvez 5€/dia, 30€/mês, 100€/ano e obrigatório para todos os vehiculos e estrangeiros? Seriam 500 Milhões/ano em portagens os quais seriam divididos pelo tráfego nas respectivas concessionárias. O restante é pra caixa do estado.
Assim todos podem utilizar as AE, mesmo em trajectos curtos que normalmente são feitos pelas Nacionais atravessando as localidades diminuindo assim poluição e a sinistralidade.
Diminui a emissão de CO2 nas filas de espera nas praças de portagens.

Sei que não será muitos justo, porque quem perde são os que nunca ou pouco andam na AE, mas a vida é isso mesmo - injusta - e em tempos de crise seria uma forma de provavelmente aumentar a receita.

Só em SCUTS o estado gasta cerca de 644,1 milhões de euros anuais. Ver Relatório (http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/PPP/Documentos/Relatorios/Relatorio_PPP_2009.pdf) PPP Direcção Geral do Tesouro e Finanças (P7).

A Concessão da Brisa tem proveitos operacionais de 536,6 milhões de euros. Ver R&C Brisa (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) 2009 (P11).

A Concessão Atlântico (A8 E A15) tem proveitos operacionais de 69,2 milhões de euros. Ver R&C (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) Brisa 2009 (P15).

A Concessão Brisal (A17) tem proveitos operacionais de 24,7 milhões de euros. Ver R&C (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) Brisa 2009 (P17).

Por fim, ainda temos a Concessão Norte da Ascendi (A7 e A11), a única desta empresa onde se cobram portagens reais. Proveitos operacionais ascendem a 46,7 milhões de euros. Ver R&C Concessão Norte (http://www.ascendi.pt/fotos/editor2/R_C%20NORTE.pdf) 2007 (P24).

Fazendo as contas dá um total de 1321,3 milhões de euros. Ou seja, se conseguíssemos essa receita de 500 milhões de euros ainda nos faltavam 821,3 milhões de euros. E ainda faltam aqui todas as novas concessões que foram adjudicadas ou ainda irão ser.

51-51-HT
May 6th, 2010, 01:29 AM
Pela actual disposiçao em que se encontram alguns porticos de pagamento mesmo que nao queira uma pessoa e obrigada a pagar portagem.

Vejamos a situaçao da A29 em Gulpilhares/Arcozelo

Azul temos a A44 que liga a A29 a A1 para ja nao tem porticos mas pelo que ja li o governo tambem vai introduzir nesta mini auto estrada portagens que ficara situado no traço a vermelho com o nº3 ou seja junto a Auto Sueco, de referir que esta A44 foi construida por "cima" da estrada nacional 109.

Mas vamos supor que a A44 nao vai ser portajada quem quiser continuar pela "EN109" tera de seguir em pela linha branca no mapa, so que no ponto amarelo a EN109 acaba numa parede que fizeram quando construiram a A29.

Logo os automobilistas terao de usar obrigatoriamente a A29 apanhando logo ali um portico de pagamento traço 1 no mapa a vermelho.

A Verde temos a A29 que vai entroncar com a A1 junto ao no de Vila D´Este mas antes no no´ de Canelas pelo que ouvi tambem vai ser colocado um portico Traço nº 2 a vermelho

Logo quem quiser ir para Sul tera de usar aquele emarelhado de ruelas nas freguesias de Gulpilhares e Arcozelo onde tem locais que nao se cruzam dois camioes.

http://img15.imageshack.us/img15/5189/aaaabz.jpg (http://img15.imageshack.us/i/aaaabz.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

51-51-HT
May 6th, 2010, 01:42 AM
Vejamos agora o exemplo da A4 com porticos logo praticamente no inicio apos o no com a VRI e antes do No da Via Norte

Temos a Amarelo o final da A28 que esta sempre entupida para entrar na Vci, se fosse em lisboa esta via ja a muitos anos teria sido alargada para 3 faixas de rodagem.

Temos a vermelho a A4 com portico de portagem logo apos 3 km do inicio da mesma

Temos a verde a VRI que liga ao aeroporto e A42 "antigo Ic24

Temos a cor de rosa a via norte

Logo como eu disse o final da A28 esta praticamente todo o dia entupido e a maior parte dos condutores que pretenda ir para a zona oriental do Porto apanha a A4 sai no no´da Via Norte ou da A3 mais a frente evita dores de cabeças em engarrafamentos. mas com a entrada das Scuts ja vai ter de pagar por esse desvio o "roubo" e´tao descarado que meteram os porticos antes da entrada para a Via Norte "via nao portajada" e quem quiser ir para o Aeroporto podera apanhar a Vri que nao vai ser portajada mas se se enganar e entrar na A42 ja vai pagar portagem.

Conclusao ja de si este emaralhado de auto estradas confunde muita gente com a entrada em vigor das portagens muitos automobilistas vao ser obrigados a passar nas mesmas ate por puro engano ou ma informaçao.

http://img169.imageshack.us/img169/7683/83532118.jpg (http://img169.imageshack.us/i/83532118.jpg/)

slickman
May 6th, 2010, 09:26 AM
Só em SCUTS o estado gasta cerca de 644,1 milhões de euros anuais. Ver Relatório (http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/PPP/Documentos/Relatorios/Relatorio_PPP_2009.pdf) PPP Direcção Geral do Tesouro e Finanças (P7).

A Concessão da Brisa tem proveitos operacionais de 536,6 milhões de euros. Ver R&C Brisa (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) 2009 (P11).

A Concessão Atlântico (A8 E A15) tem proveitos operacionais de 69,2 milhões de euros. Ver R&C (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) Brisa 2009 (P15).

A Concessão Brisal (A17) tem proveitos operacionais de 24,7 milhões de euros. Ver R&C (http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Investidores/RelatoriosContas/BrisaReCConsol9PT.pdf) Brisa 2009 (P17).

Por fim, ainda temos a Concessão Norte da Ascendi (A7 e A11), a única desta empresa onde se cobram portagens reais. Proveitos operacionais ascendem a 46,7 milhões de euros. Ver R&C Concessão Norte (http://www.ascendi.pt/fotos/editor2/R_C%20NORTE.pdf) 2007 (P24).

Fazendo as contas dá um total de 1321,3 milhões de euros. Ou seja, se conseguíssemos essa receita de 500 milhões de euros ainda nos faltavam 821,3 milhões de euros. E ainda faltam aqui todas as novas concessões que foram adjudicadas ou ainda irão ser.

Ok, o meu exemplo peca por falta de informação previa dos valores actuais gerados pelas portagens.
Os 500M€ também só contabiliza os 5M de carros em Portugal. Faltam camiões nacionais e estangeiros assim como turistas.
Certamente que se encontraria uma valor adequado para o selo ser "rentável".
No fundo a ideia é apenas de evitar estes conflictos "aquele troço é portagado, aquela AE não"
Tipo uma "flatrate" para todas as AE e Pontes :cheers:

emarques
May 6th, 2010, 09:28 AM
Acho que não há 5 milhões de carros em Portugal. Assim de memória, tenho ideia do valor 397 carros por mil habitantes.

AG239
May 6th, 2010, 10:43 AM
Ok, o meu exemplo peca por falta de informação previa dos valores actuais gerados pelas portagens.
Os 500M€ também só contabiliza os 5M de carros em Portugal. Faltam camiões nacionais e estangeiros assim como turistas.
Certamente que se encontraria uma valor adequado para o selo ser "rentável".
No fundo a ideia é apenas de evitar estes conflictos "aquele troço é portagado, aquela AE não"
Tipo uma "flatrate" para todas as AE e Pontes :cheers:

Mas o selo já é pago...essa ideia seria aumentar o valor? :dunno:

slickman
May 6th, 2010, 12:15 PM
^^ o "selo" refere-se a este meu post.

Mas a ideia de juntar ao IUC existente até é boa.

RoadsterRunner
May 6th, 2010, 01:45 PM
Sei que um Pais da UE implementou um sistema de imposto de circulação pago ao quilometro.
Não me lembro de qual o Pais (Dinamarca?), mas assim à primeira vista parece-me bastante justo.

AG239
May 6th, 2010, 01:59 PM
Já li isso por aqui...não foi a Holanda? :dunno:

Também me parece uma boa ideia!

Edit : É mesmo a Holanda, mas os valores parece-me abusivos...http://menos1carro.blogs.sapo.pt/191083.html

Herrmando
May 6th, 2010, 02:37 PM
Vejamos agora o exemplo da A4 com porticos logo praticamente no inicio apos o no com a VRI e antes do No da Via Norte

Temos a Amarelo o final da A28 que esta sempre entupida para entrar na Vci, se fosse em lisboa esta via ja a muitos anos teria sido alargada para 3 faixas de rodagem.

Temos a vermelho a A4 com portico de portagem logo apos 3 km do inicio da mesma

Temos a verde a VRI que liga ao aeroporto e A42 "antigo Ic24

Temos a cor de rosa a via norte

Logo como eu disse o final da A28 esta praticamente todo o dia entupido e a maior parte dos condutores que pretenda ir para a zona oriental do Porto apanha a A4 sai no no´da Via Norte ou da A3 mais a frente evita dores de cabeças em engarrafamentos. mas com a entrada das Scuts ja vai ter de pagar por esse desvio o "roubo" e´tao descarado que meteram os porticos antes da entrada para a Via Norte "via nao portajada" e quem quiser ir para o Aeroporto podera apanhar a Vri que nao vai ser portajada mas se se enganar e entrar na A42 ja vai pagar portagem.

Conclusao ja de si este emaralhado de auto estradas confunde muita gente com a entrada em vigor das portagens muitos automobilistas vao ser obrigados a passar nas mesmas ate por puro engano ou ma informaçao.

http://img169.imageshack.us/img169/7683/83532118.jpg (http://img169.imageshack.us/i/83532118.jpg/)

É um assalto à mão armada! A A44 tb ao q parece vai ser portajada, ou seja, se eu quiser ir à Madalena pimba! TOma lá portagem!:nuts:
Se isto tudo se confirmar acho q é motivo para revolução. Enfiem as portagens no IC19, pq o q estão a fazer no Porto é indiscritível...

Herrmando
May 6th, 2010, 02:42 PM
O que estão a fazer é portajar vias dentro da própria cidade! Apenas a VCS n tem portagens, até a merda da A44 tem portagem e em hora de ponta está sempre com filas! Que maravilha! Palhaços de merda, espero bem que se organizem para mandar os porticos com o cara**o. Só falta portajarem o IC29, essa espectacular auto-estrada. Tirando isso e a VCI, o Porto acabou de ficar cercado pela pouca vergonha.

pai nosso
May 6th, 2010, 02:51 PM
O que estão a fazer é portajar vias dentro da própria cidade! Apenas a VCS n tem portagens, até a merda da A44 tem portagem e em hora de ponta está sempre com filas! Que maravilha! Palhaços de merda, espero bem que se organizem para mandar os porticos com o cara**o. Só falta portajarem o IC29, essa espectacular auto-estrada. Tirando isso e a VCI, o Porto acabou de ficar cercado pela pouca vergonha.

IC29, essa espectacular auto-estrada em que não se pode andar a mais de 90Km/h, e que tem umas curvas que até mete medo...!!!!:bash:

Já agora, preparem-se porque qualquer dia vão também querer portajar a Via Norte (essa fenomenal auto-estrada:lol::lol::lol:)!!!!

emarques
May 6th, 2010, 02:55 PM
Já agora, preparem-se porque qualquer dia vão também querer portajar a Via Norte (essa fenomenal auto-estrada:lol::lol::lol:)!!!!

Acho muito bem. Via Norte, Circunvalação e Via Periférica da Maia, tudo corrido a portagens. O IC23 já é para ter portagens, ou não? Se não estiver previsto, portagem nele!

E para os de Braga não se ficarem a rir, era portajar a "rodovia".

slickman
May 6th, 2010, 02:57 PM
O sistema Holandês é válido para todas as estradas e incentiva a deixar o carro e andar de transp. públicos ou de casal-duas :)
Os que vivem em zonas sem boas ligações de transp. publicos estão lixados.

Além disso é o controlo total do povo sabendo quem, esteve onde, a que hora.

slickman
May 6th, 2010, 03:01 PM
Acho muito bem. Via Norte, Circunvalação e Via Periférica da Maia, tudo corrido a portagens.

É o que eu digo: um selo para todos valido para todas as AE e acabar com as praças de portagens :banana:

AG239
May 6th, 2010, 03:10 PM
^^ Mas depois tinhas manifestações dos portageiros desempregados...! :lol:

emarques
May 6th, 2010, 03:13 PM
É o que eu digo: um selo para todos valido para todas as AE e acabar com as praças de portagens :banana:

E se eu não comprasse o selo, podia andar na Via Norte e na Circunvalação?

pai nosso
May 6th, 2010, 03:22 PM
Acho muito bem. Via Norte, Circunvalação e Via Periférica da Maia, tudo corrido a portagens. O IC23 já é para ter portagens, ou não? Se não estiver previsto, portagem nele!

Totalmente de acordo:lol::nuts::lol::nuts::lol:!!!

E para finalizar, também se devia portajar a Variante Nascente de Famalicão (para o pessoal de Famalicão não ficar a rir):lol::lol::lol:!!!!

Que pouca vergonha é essa de ter uma variante em formato de auto-estrada em que se pode andar até 100Km/h à beira da A3 e A7, duas auto-estradas tão economicas para o utilizador:lol::lol::lol:!!!!!

Portagens IMEDIATAS:lol::lol::lol:!!!

slickman
May 6th, 2010, 03:35 PM
^^ Mas depois tinhas manifestações dos portageiros desempregados...! :lol:

Ponha os a vender selos na loja do cidadão :lol:

E se eu não comprasse o selo, podia andar na Via Norte e na Circunvalação?

Tinhas que ter selo - obrigatório para todos.

Herrmando
May 6th, 2010, 07:39 PM

Suponho q estás a brincar...

emarques
May 6th, 2010, 08:00 PM
Suponho q estás a brincar...
Claro que não estou a brincar. É preciso cobrar portagens nessas vias para permitir a retirada das portagens na CREL, na A5 e na A16, porque essas portagens estão a asfixiar o crescimento de Lisboa.

Herrmando
May 6th, 2010, 08:24 PM
Claro que não estou a brincar. É preciso cobrar portagens nessas vias para permitir a retirada das portagens na CREL, na A5 e na A16, porque essas portagens estão a asfixiar o crescimento de Lisboa.

Ah pronto! Então está justificado! N entendo é como n põem portagens na VCI, essa via espectacular que esses mandriões do Porto usam sem pagar!:lol:
Tendo em conta as portagens, nem sequer entendo qual o sentido de fazer a CREP. O pessoal vai continuar a congestionar a VCI (q devia ser portajada). Ttas alternativas viáveis q têem, tipo a rua da constituição! E a A44, com uma marginal maritima renovada, tem de ser portajada, mas no duro!!!!!

emarques
May 6th, 2010, 08:33 PM
Espera, a VCI não é para ter portagem? Mau Maria... Não tarda nada vão querer andar na Avenida da Boavista de graça.

51-51-HT
May 6th, 2010, 09:18 PM
^^^^voces brincam com coisas serias pois nao devem ser utilizadores diarios das mesmas, os ultimos 4 ou 5 comentarios eram bem dispensaveis. Tipicos de miudos.

J.Silva
May 6th, 2010, 09:53 PM
Na minha modesta opinião o troço da A4, entre Matosinhos e a A3 é patetico que se pague! Trata-se de uma via unica e fundamental para os habitantes da zona, afunilar toda a gente na via norte ou na nacional13 que ja deve vir entupida de camioes da povoa porque se paga A28...é irreal!

A A28 a pagar, havia de ser da Povoa de Varzim para cima!!! E mesmo assim nao quero pensar no transito que vai haver até entrar na Povoa...

J.Silva
May 6th, 2010, 09:57 PM
Por mim, olha vamos todos para a Madeira!!
Iva a 15%...
Gasolina95 a 1,10€...
Tuneis e mais tuneis á borla...
Grandes vias rapidas tudo sem portagem...
Podemos ter uma casa virada ao mar e como somos residentes no continente pode ser que ainda recebemos os 60€ por estar deslocados em ajudas de custo!
E no fundo continuamos em Portugal... ou nao?!

Afonso Miguel
May 6th, 2010, 11:01 PM
Variante à N249...? o IC19 é a antiga N249...:lol: A alternativa é atravessar localidades ou fazer uma volta maior por Belas, também por localidades mas menores e entrar pela Pontinha.

Exactamente aquilo que acontece com a A44/N109.

O problema é que no Porto foram criadas SCTUS e agora avançam com as portagens. Em Lisboa são criadas portagens de raiz e o chinfrim que há desaparece pouco depois, como na recente A16.

Em Lisboa também há SCUT's. Não lhes chamam isso, mas o princípio é o mesmo: AE's gratuitas que são concessionadas a privados. EX: IC19/A37, Eixo N-S, CRIL, IC2, IC22... Todas elas têm já nome de AE e tudo previsto nas novas nomenclaturas...
Tal como em Lisboa se construiu a A16 portajada de raiz, também no Porto estão a fazer o mesmo com a A41/CREP, que tem portagens previstas desde sempre.

Entradas em Lisboa taxadas, já aqui foram faladas e vou certamente repetir o que já outros disseram, mas não vou estar a ler tudo o que está para trás...A sul, ambas as pontes; a leste tens a A1; a norte a A8; a leste a A5 de Caxias para trás e a A16.

A A5, a A1 e a A8 não têm portagens no seu final. No Porto, os pórticos estão à porta da entrada da cidade, e em troços urbaníssimos.

Eu não sou radicalmente anti-portagens.
Simplesmente sou, antes de tudo, pela modificação na gestão das AE's. SCUT's sem ser concessionadas e geridas pelo Estado, é a solução mais óbvia e económica.
Se for preciso, ainda assim, colocar portagens, há troços extra-urbanos do Litoral onde isso pode ser feito. A17, A29 Espinho-Aveiro, A28 Lavra-Mindelo e Mindelo-Darque. Com algumas variantes à N207 e N105, até o poderiam fazer na A42.
O que eu acho é que, nos troços urbanos, a política de portagens tem de ser pensada de modo a colocar Porto e Lisboa, enquanto AM's, em pé de igualdade. E, para isso acontecer sem que haja necessidade de portajar AE's em Lisboa, no Porto não podem ser portajadas algumas AE's: A42, A41, A4, A28 Lavra-Porto, A29 Espinho-Gaia, A44, etc.

Mas que sejam justos, e pensem as 2 áreas metropolitanas de Portugal em pé de igualdade: distribuam o pagamento da crise através de portagens pelas duas, se é mesmo necessário.

E, por favor, deixem-se de ridicularidades (não é para ti esta) de falar nas portagens nas Pontes sobre o Tejo...
O dinheiro gasto numa qualquer ponte do Tejo em Lisboa dava para construir dezenas de pontes em qualquer ponto do país. Em qualquer ponto da Europa se pensa assim, e é por isso que as grandes pontes europeias estão fora das políticas normais de portagens de cada país.

RoadsterRunner
May 7th, 2010, 04:08 AM
E voltam ás suposições e aos absolutismos sem se saber efectivamente quais os troços a ser portajados.:no:
Por exemplo, o IC19 e a 2ª circular tambem tem porticos mesmo à entrada de Lisboa.
E então ?

pai nosso
May 7th, 2010, 10:00 AM
in "Jornal de Notícias"

Decreto-lei prevê isenções nas SCUT:ohno:

Governo aprova diploma que vai ainda para Belém

Já está preto no branco. O Governo aprovou, ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que permite a cobrança de portagens nas SCUT. O documento segue agora para promulgação do presidente da República, enquanto os autarcas contestam.

No comunicado saído do Conselho de Ministros, divulgado ontem, é referido que foi aprovado o "Decreto-lei que procede às identificação dos lanços de auto-estrada sujeitos ao regime de cobrança de taxas de portagem aos utilizadores, e respectivas isenções, e fixa a data a partir da qual se inicia a cobrança das mesmas".

Através deste decreto, que ainda se encontra em regime de "confidencialidade do processo administrativo", ou seja, só será divulgado após promulgação, estabelecem-se os lanços e sublanços de auto-estrada que, a partir do dia 1 de Julho de 2010, ficam sujeitos ao pagamento de portagens nas concessões Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral.

Após a aprovação deste diploma vários autarcas manifestaram o seu descontentamento. O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, considera que se trata de "um ataque injusto ao Vale do Sousa", e lembrou que está marcada para hoje uma reunião dos autarcas de Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes, Lousada, Valongo e Maia, para definirem medidas face a esta decisão do Governo.

Entretanto, a Assembleia Municipal de Aveiro aprovou uma moção contra a introdução de portagens nas SCUT da região, nomeadamente na A17, A29 e no troço da A25 entre o Estádio de Aveiro e a Praia da Barra. Consideram que "esta medida servirá apenas para onerar os munícipes da região", uma vez que estas vias "complementam a rede viária do concelho, já por si bastante condicionada". Tanto a Câmara como a Assembleia entendem que não existem alternativas a estas duas vias e, por isso, apelam ao Governo para que não avance com a introdução de portagens. Esta moção foi subscrita pelo PSD, CDS-PP, PS e PCP. O Bloco de Esquerda apresentou uma moção à parte. Dizem-se contra o princípio universal da introdução de portagens e não apenas "contra a introdução de portagens nestas duas SCUT e nesta região".

Já os deputados socialistas dos distritos abrangidos pela introdução de portagens vão debater a medida com o Governo, anunciou ontem o líder da bancada parlamentar, no final de uma reunião, onde alguns eleitos questionaram a sua "justiça relativa".

P.S.: quando alguém souber quais os lanços sorteados com esta prenda do Governo Central, publiquem aqui!!!

AG239
May 7th, 2010, 11:39 AM
Exactamente aquilo que acontece com a A44/N109.

Seja...mas não fui eu que disse que a N109 é alternativa à A44...:nuts:

Em Lisboa também há SCUT's. Não lhes chamam isso, mas o princípio é o mesmo: AE's gratuitas que são concessionadas a privados. EX: IC19/A37, Eixo N-S, CRIL, IC2, IC22... Todas elas têm já nome de AE e tudo previsto nas novas nomenclaturas...
Tal como em Lisboa se construiu a A16 portajada de raiz, também no Porto estão a fazer o mesmo com a A41/CREP, que tem portagens previstas desde sempre.

Estás a comparar alhos com bugalhos...O IC19 até pode ter uma pré designação de AE, mas não ter perfil. Tem demasiadas entradas e saídas. É e estrada mais congestionada da Europa. Se fosse portajada seria completamente inútil! O Eixo N-S e a CRIL rodeiam a cidade e distribuem o trânsito por ela, tal como a VCI no Porto. Taxá-las seria torná-las inúteis, uma vez que haveria uma tendência para as não usar.

A A5, a A1 e a A8 não têm portagens no seu final. No Porto, os pórticos estão à porta da entrada da cidade, e em troços urbaníssimos.

Aqui concordo contigo. Será por alguma razão logística, mas não acho coerente que quem já está mais próximo de Lisboa não pague, enquanto os que vêm de trás o fazem.

Eu não sou radicalmente anti-portagens.

Também eu não. Por isso até utilizo uma AE que não me coloca directamente em Lisboa, mas que me permite ganhar tempo. Se calhar, se não fosse taxada, demorava tanto ou mais que por outra via.

E, por favor, deixem-se de ridicularidades (não é para ti esta) de falar nas portagens nas Pontes sobre o Tejo...
O dinheiro gasto numa qualquer ponte do Tejo em Lisboa dava para construir dezenas de pontes em qualquer ponto do país. Em qualquer ponto da Europa se pensa assim, e é por isso que as grandes pontes europeias estão fora das políticas normais de portagens de cada país.

Ok, não é para mim...mas ridicularidades é dizer que as pontes de Lisboa são mais caras que as do Porto. Claro que são, o rio é muito mais largo...mas a Ponte 25 de Abril, com os seus quase 44 anos de portagens, não está já paga? E a Ponte Vasco da Gama não foi concessionada por 40 anos, tal como a 25 de Abril, para que a Lusoponte suportasse os custos de construção? Concordo que se pague, mas talvez a que paga à mais tempo pudesse ser aliviada através da concessão por mais tempo.

Ridiculo também é falar nas pontes de Lisboa, quando a primeira foi a de Vila Franca, que não é taxada, em 1951. E nem sequer serve directamente Lisboa...

Viriatuus
May 7th, 2010, 10:22 PM
A ponte de Vila Franca já teve portagens.

Viriatuus
May 10th, 2010, 01:39 AM
Emarques:

Acho que não há 5 milhões de carros em Portugal. Assim de memória, tenho ideia do valor 397 carros por mil habitantes.

Estás bastante desactualizado. Em Portugal os números apontam 537 veículos por 1000 habitantes, correspondendo ao 14º lugar mundial e o 8º europeu:

Rank Country Motor Vehicles per 1000 people Notes:
1 United States 765
2 Luxembourg 686
3 Iceland 658
4 Australia 619
5 Puerto Rico 617 As of 2004[2]
6 Malta 607
7 Italy 566
8 Canada 563
9 New Zealand 560
10 Austria 558
11 Germany 546 As of 2004[3]
12 Japan 543
13 Ireland 542 As of 2006[4]
14 Portugal 537
15 Switzerland 516 As of 2008[5]
16 Norway 494
17 France 491 As of 2004[3]
18 Slovenia 488 As of 2006[6]
19 Belgium 484
20 Finland 478 As of 2006[6]
21 Spain 471
22 Sweden 461 As of 2006[6]
23 Netherlands 457 As of 2009
24 Lithuania 453 As of 2008[7]
25 Cyprus 450
26 Lebanon 434
27 United Kingdom 426
28 Denmark 408
29 Czech Republic 399
30 Poland 382
31 Qatar 378
32 Estonia 353
33 Saudi Arabia 336
34 Greece 329
35 Bahrain 322
36 Brazil 308 As of 2009[8]
37 Antigua and Barbuda 302
38 South Korea 293 [9]
39 Bahamas 289
40 Malaysia 273 As of 2007[10]
41 Israel 263
42 Hungary 262
43 Romania 246 As of 2009[11]
44 Bulgaria 239
45 Slovakia 237
46 Turkey 235 [12]
47 Libya 234
48 Croatia 233
49 Argentina 232 [13]
50 Saint Kitts and Nevis 223

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_vehicles_per_capita

emarques
May 10th, 2010, 02:08 AM
I stand corrected.

Wolf2009
May 19th, 2010, 08:09 PM
Governo espera encaixar até 130 milhões com portagens nas SCUT

As SCUT custam ao Estado cerca de 700 milhões de euros por ano, disse hoje o ministro das Obras Públicas, avançando que o Governo prevê encaixar 120 a 130 milhões de euros anuais com a introdução de portagens

«As SCUT [autoestradas sem custo para o utilizador] custam ao país cerca de 700 milhões de euros por ano» e as receitas resultantes da introdução de portagens serão entre «120 e 130 milhões de euros», disse o ministro António Mendonça, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O ministro disse que a introdução de portagens tem por base «razões de natureza económica, de equidade e de justiça».

«A introdução de portagens nas SCUT é, do ponto de vista do Governo, uma questão de justiça, equidade e solidariedade», afirmou António Mendonça.

O ministro disse ainda que a introdução de portagens será feita de uma forma «progressiva» em todas as SCUT.

O Governo vai introduzir portagens nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata a partir de 01 de julho.

As comissões de utentes contra portagens nas SCUT, que têm contestado a decisão, vão sair à rua, em marcha lenta, a 24 e 26 de maio e a 2 de junho.

Lusa/SOL

Afonso Miguel
May 19th, 2010, 10:48 PM
Seja...mas não fui eu que disse que a N109 é alternativa à A44...:nuts:

Tu não... Mas há quem o diga! E o problema é que quem o diz é quem está no poder!

Estás a comparar alhos com bugalhos...O IC19 até pode ter uma pré designação de AE, mas não ter perfil. Tem demasiadas entradas e saídas. É e estrada mais congestionada da Europa. Se fosse portajada seria completamente inútil! O Eixo N-S e a CRIL rodeiam a cidade e distribuem o trânsito por ela, tal como a VCI no Porto. Taxá-las seria torná-las inúteis, uma vez que haveria uma tendência para as não usar.

Expressei-me um pouco mal no meu ponto de vista: eu não estou a dizer que a IC19 ou o eixo N-S devem ter portagens. Simplesmente estou a dizer que é tão estúpido haver portagens nessas estradas como em algumas que estão a pensar portajar no resto do país. Mas como é estúpido em ambos os casos, o que eu considero é que há certas "auto-estradas" onde não deve haver nunca portagens. Onde entram diversas vias suburbanas do Porto e de Lisboa: IC19, IC2, radiais de Lisboa, A4, partes da A28 e da A29, A42 e A43. Ás quais junto as vias que supostamente deviam tirar os camiões das cidades: toda a A41 e partes da A10 e da A13.

Foi um verdadeiro disparate pegar "sorrateiramente" nos antigos IC e IP e classificá-los como auto-estradas. Estava-se a ver que o objectivo era precisamente o de colocar-lhes portagens. Em todo o país isto foi um disparate. E em alguns casos ainda mais, em vias que não passam de avenidas urbanas, variantes ou vias-rápidas duplicadas, e estão hoje sinalizadas como AE's.
Não concordo que o Eixo N-S possa ser chamado de AE, pelas razões que indicaste, mas então porque é que vias com exactamente as mesmas características que apontaste (muitas entradas e saídas, congestionamentos, etc.) estão sinalizadas como AE's noutras zonas metropolitanas do país? Falo por exemplo na própria VCI que está sinalizada como AE, e em partes da A28 que são ruas urbanas ou não passam da N13; da própria A41 que é a N107, da A42 que é em parte o IC25, etc.
São estradas de tipologia idêntica, e não se compreende qual é o critério para sinalizar umas como AE's e outras não.

Em resumo: tem que haver uma equiparação entre as AE's metropolitanas. E, face a isso, definir um critério global, que coloque em equidade a AMP e a AML, onde se defina o tipo de vias a portajar e o tipo de vias a isentar, nas duas AM's.

Também eu não. Por isso até utilizo uma AE que não me coloca directamente em Lisboa, mas que me permite ganhar tempo. Se calhar, se não fosse taxada, demorava tanto ou mais que por outra via.

Sim, mas tens sempre a alternativa. E para além de alternativa rodoviária tens uma boa rede de transportes públicos de diversos tipos. É isso que importa: que pagar portagem seja uma opção, de quem quer rapidez e conforto. Considero que o grande mal da nossa rede (neste caso falo da rede interurbana) de estradas é precisamente ter como base as auto-estradas, quando a base deviam ser as EN's, que deveriam estar distinguidas das ER's e ter características de IC. O problema é que em Portugal as AE's não são alternativas às EN's; são sim a única hipótese de fazer uma viagem em tempos aceitáveis na maioria dos casos.
É esta a lógica de rede que, se repararmos, funciona na maioria dos países europeus com AE's portajadas e livres: há a EN e depois há a AE para quem quiser mais rapidez, mas aí paga se a EN for boa alternativa. Excepto quando se tratam de grandes obras públicas, que pelo seu custo inicial e corrente devem ser, em Portugal, como em toda a Europa, pagas mesmo que não haja alternativa (o seu custo seria incomportável se tal assim não fosse). E aqui incluem-se, tal como a ponte de Rande em Vigo-Espanha, ou o Viaduto de Millau em França, 3 das pontes sobre o Estuário do Tejo e o futuro Túnel do Marão.

Ok, não é para mim...mas ridicularidades é dizer que as pontes de Lisboa são mais caras que as do Porto. Claro que são, o rio é muito mais largo...mas a Ponte 25 de Abril, com os seus quase 44 anos de portagens, não está já paga? E a Ponte Vasco da Gama não foi concessionada por 40 anos, tal como a 25 de Abril, para que a Lusoponte suportasse os custos de construção? Concordo que se pague, mas talvez a que paga à mais tempo pudesse ser aliviada através da concessão por mais tempo.

O problema é que as pontes sobre o Estuário do Tejo são obras de tal maneira complexas que não comportam só os custos iniciais: é preciso mantê-las constantemente, e isso custa dinheiro. E depois temos de ver que o eventual "superavit" das portagens na Ponte 25 de Abril serviu para construir a Ponte Vasco da Gama, que é só uma das maiores pontes da Europa. Depois veio a ponte das Lezírias. E agora a TTT. Ou seja, o dinheiro cobrado aos utilizadores destas pontes não foi utilizado para nada que não fosse a construção de alternativas a esta. E temos de ver que o Tejo não é um rio qualquer. É um dos maiores estuários europeus. Não se constroem pontes numa zona assim com meia dúzia de cêntimos nem com duas ou três pedras sobrepostas. Se assim fosse, não tinha de se ter esperado até ao séc.XX para ver a primeira ponte nessa zona.
E ainda há que ver o enorme investimento que o Governo tem feito em AE's na AML, que é hoje a zona com maior concentração de auto-estradas por habitante e por km da Europa. Acho este dado elucidativo.

Ridiculo também é falar nas pontes de Lisboa, quando a primeira foi a de Vila Franca, que não é taxada, em 1951. E nem sequer serve directamente Lisboa...

Por aqui se pode ver as características especiais que têm as pontes sobre o Estuário do Tejo em relação às dos outros rios nacionais. Se fosse fácil e barato construir pontes no Estuário, a primeira ponte teria sido construída muito antes de 1951. No Mondego, no Douro, no Côa, no Minho ou no Guadiana, e até na maioria do rio Tejo, existem pontes com vários séculos. Porquê? Porque é relativamente simples e barato construí-las. Nos estuários do Tejo e do Sado, é muitíssimo mais complexo. Senão vejamos, porque é que não existe uma ponte sobre o Sado entre Setúbal e Tróia? Porque a população por ela servida não justifica os enormes gastos numa estrutura dessas!
O mesmo acontece no estuário do Tejo, onde o acto e o custo de construir uma ponte é incomparável com o acto e o custo de construir uma ponte em qualquer outro ponto de Portugal.

Afonso Miguel
May 19th, 2010, 10:53 PM
Para já, em termos de isenções, falou-se em:

A42/IC25: Paços de Ferreira (Ferreira) - Paços de Ferreira oeste (Seroa)
A28/IC1: variante à Póvoa/Vila do Conde (não confirmada)

RoadsterRunner
May 19th, 2010, 10:55 PM
É tão engraçado quando se referem às N10, IC2, IC19 como alternativas ...
Quase tão engraçado como omitirem o facto de as travessias do Tejo já estarem pagas várias vezes pelas portagens dos utilizadores ... até deu para criar empresas com vários postos de trabalho principescamente pagos e onde a produtividade é nula ...

RutaVella
May 20th, 2010, 02:41 PM
Para já, em termos de isenções, falou-se em:

A42/IC25: Paços de Ferreira (Ferreira) - Paços de Ferreira oeste (Seroa)
A28/IC1: variante à Póvoa/Vila do Conde (não confirmada)

Não há pórticos entre as saídas da Póvoa e de Vila do Conde, este troço fica grátis. (como a ponte entre Darque e Viana)

Afonso Miguel
May 20th, 2010, 03:11 PM
Não há pórticos entre as saídas da Póvoa e de Vila do Conde, este troço fica grátis. (como a ponte entre Darque e Viana)

Nesse seguimento, verifica-se também que não existem pórticos pelo menos na A4 entre Matosinhos e a VRI, na totalidade da VRI, na A41 entre Sobrado e Água Longa e na A28 entre o Porto e Perafita.

Já agora, na Póvoa, o troço isentado é entre que nós ao certo? N206-Varziela? N206-Modivas (Factory)?

Afonso Miguel
May 20th, 2010, 04:41 PM
Um bom texto sobre este tema:

Como é conhecido pela imprensa, o governo, a falta de novas verbas, vai introduzir portagens nas SCUT nas concessões Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata. Isto vai penalizar severamente uma região já marcada pela forte crise que estamos a passar e que, no caso da região «Norte» já se alastra antes da crise actual. São várias as razões utilizadas para explicar este facto mas que não passam de mitos, meias-verdades e, muitas vezes, pura demagogia.

Um desses «argumentos» é o conceito do utilizador-pagador segundo o qual a política comunitária (uma boa forma de culpar a UE!) defende esse princípio ao invés do contribuinte-pagador reflectindo assim a verdade dos custos da infra-estrutura no utilizador final. Mas esse argumento revela-se falaz porque nem todos os países alinham nesse conceito. As auto-estradas dos países do Benelux são inteiramente gratuitas, no Reino Unido, a Suécia, Finlândia, a Dinamarca ou a Alemanha (excepto camiões). Apenas existem portagens em infra-estruturas específicas como túneis ou determinadas pontes como a que liga Dinamarca à Suécia.

No sentido contrário existem países como a França ou a Itália onde há poucas auto-estradas gratuitas não sendo, no entanto, as portagens muito elevadas em relação ao poder de compra (P. ex. a portagem para uma distância similar no percurso Elvas-Pinhal Novo é a mesma do que a portagem Le Perthus-Montpellier na França mas a diferença do poder de compra é óbvia: 465 EUR de salário mínimo mensal em Portugal contra 1 230 EUR na França).

Existe ainda um leque de países que optam por introduzir o sistema de vinheta já existente em países como a Suíça, a Áustria, a Eslováquia, a Hungria e outros. Por compararmos um país com um poder de compra similar ao português, a Eslovénia, embora tenha um PIB per capita ligeiramente superior ao português, tem um poder de compra similar. No entanto, o sistema de vinheta aplica-se a todos os utilizadores das auto-estradas eslovenas. Por exemplo, um veículo ligeiro que queira utilizar as auto-estradas durante todo o ano terá acesso a toda a rede desde que efectue um pagamento de 95 EUR anuais, sendo que pode comprar uma vinheta mensal por 30 EUR ou semanal por 15 EUR.

As vantagens são óbvias: não penalizam nenhum território em função da existência de uma auto-estrada com portagem ou sem ela e os utilizadores não frequentes não estão obrigados a pagá-la. Assim sendo, um utilizador frequente que faça um percurso diário para o serviço do tipo Vila do Conde-Porto, Espinho-Gaia, Cascais-Lisboa, Évora-Montemor, etc. amortiza perfeitamente o custo da vinheta sem agravos comparativos entre regiões do mesmo país. Ao mesmo tempo, um utilizador não frequente poderá optar por pagar uma vinheta, por exemplo, apenas para as suas férias ou uma viagem ocasional unicamente. Um sistema misto é a rede de auto-estradas espanholas onde as auto-estradas com portagens costumam ser aquelas das regiões mais desenvolvidas enquanto as regiões menos desenvolvidas têm as chamadas «autovías» sem custos para o utilizador e em alguns casos está em curso a construção de auto-estradas sem custo paralelas àquelas que são pagas como a A7 (Auto-estrada do Mediterrâneo face à AP7).

Outro argumento que costuma usar-se é o PIB per capita e o poder de compra concelhio. Ora vejamos. As três concessões onde vão ser introduzidas as portagens percorrem o território das NUTS-III de Minho-Lima (PIB: 63,7 em 2007 sobre a média portuguesa=100), Cávado (76,5), Grande Porto (99,8), Ave (72,2), Tâmega (58,1), Entre-Douro-e-Vouga (81,7) e Baixo Vouga (90,5). Isto é, nenhuma das regiões atinge a média portuguesa, nem sequer a região do Grande Porto, que fica dos décimas abaixo da média. Mas quando comparado com o poder de compra dos concelhos as disparidades fazem-se ainda mais evidentes. Um exemplo prático pode ser a concessão Norte Litoral. O troço da A28 onde se iriam introduzir portagens abrange os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende e Viana do Castelo. Dos cinco concelhos apenas o concelho de Matosinhos supera a média em poder de compra com um indicador per capita em 2007 de 127,88, seguido de forma decrescente de Vila do Conde (96,71), Póvoa de Varzim (87,78), Esposende (78,15) e Viana do Castelo (88,35), valores que ficam aquém da média e só seriam justificáveis segundo esses parâmetros (poder de compra >95) nos concelhos de Matosinhos e Vila do Conde o que seria o mesmo que se a A1 fosse livre de custos para o utilizador até Alverca e com portagem de Alverca até Lisboa. Ridículo no mínimo!

Outro argumento utilizado é que os utilizadores locais estariam isentos do pagamento para o trânsito local. Ora bem, quem conhece a A28 acharia bizarro que um utilizador da Póvoa de Varzim apanhasse a auto-estrada para ir até à Vila do Conde não sendo, obviamente a melhor opção.

A questão das chamadas «alternativas» é outro argumento. Mas ninguém iria usar a N13 por exemplo para se deslocar da Póvoa de Varzim até Maia por exemplo porque a duração do trajecto seria no mínimo mais de três vezes superior à da auto-estrada. Porque não o caso do IC19 (lembrem-se que a A28 é o IC1) da Linha de Sintra com poder de compra muito maior o a A22, a Via do Infante onde os concelhos mais importantes (Faro, Loulé, Albufeira, Lagos e Portimão) superam em muito a média e quase nenhum concelho das zonas mais turísticas fica abaixo do 80% da média portuguesa? Não existe a N125? Ou não é verdadeiramente uma alternativa?

A última questão que queria referir é o facto de se afirmar que o desenvolvimento regional não iria ser penalizado por serem introduzidas as portagens. Justifica-se esse «argumento» dizendo que uma auto-estrada por si só não garante o desenvolvimento, pelas alegadas medidas de discriminação positivas para as populações locais e pelo facto das SCUT ficarem situadas no Litoral. Mas como já visto, um concelho situado no litoral não necessariamente significa que tenha um poder de compra superior se bem que sempre estará, por regra geral, num patamar acima quando comparado com um concelho do interior e nem sempre. E sempre há excepções. Elvas, cidade raiana do interior alentejano, apresenta, por exemplo, um poder de compra (87,46) similar ao da Póvoa de Varzim. Mas esse argumento também tem pés de barro: os factores de localização empresarial são diversos e nem sempre têm de estar ligados ao factor população, especialmente a partir do desenvolvimento das novas tecnologias, mas sim à fiscalidade, a necessidade de amplos espaços com preços do terreno baratos e, é claro, boas comunicações.

E um pormenor que muitos esquecem é o facto de que as características das SCUT serem diferentes às das auto-estradas com portagem. Embora formalmente sejam muito semelhantes, se bem que nem sempre (vejam o caso, p. ex. das do troço da A29 perto de Espinho), enquanto as auto-estradas com portagem costumam ter poucas saídas servindo unicamente apenas aquelas populações mais representativas, as SCUT foram desenhadas para servirem às populações locais. Daí o maior número de saídas existentes, o que confere maior complexidade técnica ao futuro pagamento das portagens (Pagam os veículos do estrangeiro?).

São estas apenas algumas reflexões sobre um facto que vai envolver a economia doméstica de muitos utentes da região «Norte» mas que deixa transparecer claramente a falta de uma verdadeira visão regional tendente a uniformizar as condições de acesso aos diferentes serviços e infra-estruturas e que verdadeiramente sirvam para implementar uma política regional assente nos princípios de igualdade de oportunidades e de diminuição das assimetrias regionais, uma política que não «uniformize» penalizando os territórios, isto tudo baseado em decisões políticas de duvidosa racionalidade.

Por L. Seixas.
in Regionalização (http://www.regioes.blogspot.com/)

NOTA: quem escreve este artigo não tem qualquer ligação ao Porto. É um Alentejano de gema, de Elvas.
Para que não digam que os críticos da cega introdução sem critério de portagens em auto-estradas de apenas uma região do País estão apenas nessa mesma região do país.

rpc08
May 23rd, 2010, 05:23 PM
e no troço da A25 entre o Estádio de Aveiro e a Praia da Barra.

Eu continuo a rir-me a bandeiras despregadas cada vez que leio estas coisas. Porque ainda não consigo acreditar que vão portajar uma auto-estrada que é uma alternativa à entrada numa capital de distrito e à sua zona portuária. Se eu, vindo de Viseu pela A25, quiser ir à Barra escapando às portagens, o que é que faço?

1 - Saio no nó do Estádio Municipal de Aveiro em direcção à zona industrial.

2 - Entro na zona industrial de Aveiro, virando primeiro à esquerda na rotunda do Retail Park e depois à direita na rotunda da N230 em Esgueira. Sigo em frente (estrada no meio de uma localidade) até encontrar o nó da N109.

3 - Entro na N109 em direcção a sul. Na rotunda seguinte tenho duas opções: ou vou pelo centro, dirigindo-me à Avenida Lourenço Peixinho, passando depois pela Ponte Praça e pela ria, ou sigo na N109 mais 2 ou 3 km para então sair para a Avenida da Universidade, onde termina a N235. Passo a Universidade de Aveiro e viro à esquerda na rotunda do Hospital, passando numa zona bastante movimentada.

4 - Chegado ao nó de Aveiro-Oeste da A25, que faço para escapar à portagem? A única alternativa é meter-me na estrada paralela à A25 durante dois quilómetros até ao nó este da zona portuária.

5 - A partir daí...desenrasquem-se para já não dizer outra coisa. A alternativa é entrar na Gafanha da Nazaré e desembocar no nó oeste da zona portuária.

Ou seja, uma viagem que demoraria 13 minutos demorará...33 minutos (http://maps.google.pt/maps?f=d&source=s_d&saddr=A25&daddr=Estrada+desconhecida+to:N109+to:Estrada+desconhecida+to:40.637762,-8.71954+to:A25&hl=pt-PT&geocode=FVJJbAId3Nl8_w%3BFUozbAIdsKR8_w%3BFVgMbAIdODh8_w%3BFaYqbAId49N7_w%3B%3BFYH-awIdDo56_w&mra=dme&mrcr=0&mrsp=4&sz=15&via=1,2,3,4&sll=40.631933,-8.71439&sspn=0.022928,0.038409&ie=UTF8&ll=40.628839,-8.728766&spn=0.02293,0.038409&z=15), sem contar com filas de trânsito, semáforos e derivados. E garanto-vos que demorarei mais (bem mais em horas de ponta) a fazer este trajecto, porque o calculador de percursos não conta as anomalias do tráfego. :applause:

NOTA: Isto tudo...presumindo que a malta da comunicação social se enganou como de costume e a ponte da Barra não vai ser portajada. Porque, se for, é melhor irem dar a volta a Vagos...:banana::rofl:

Arpels
May 23rd, 2010, 06:24 PM
^^ sei não rpc o estado está desesperado por ganhar mais uns cobres, um dia destes temos um contador á saida do prédio...

pai nosso
May 24th, 2010, 10:07 AM
Eu continuo a rir-me a bandeiras despregadas cada vez que leio estas coisas. Porque ainda não consigo acreditar que vão portajar uma auto-estrada que é uma alternativa à entrada numa capital de distrito e à sua zona portuária. Se eu, vindo de Viseu pela A25, quiser ir à Barra escapando às portagens, o que é que faço?

Eu inseri essa citação, porque vi em cerca de 3/4 meios de comunicação afirmarem que se ia pagar até à Praia da Barra, e só ouvi 1 a afirmar até a Gafanha da Nazaré!!!!

E porque a lógica do Governo é tributar toda a Concessão Costa da Prata (como vai fazer da metade da A44 que pertence a esta concessão, enquanto que a outra metade [A1-Ponte do Freixo] não vai ser tributada)!!!

Neste "rectângulo à beira mar plantado" tudo é possível:lol::nuts::lol:!!!!

pai nosso
May 24th, 2010, 10:16 AM
in "Jornal de Negócios"

Brisa começa em Junho a substituir portageiros por máquinas:ohno:

A Brisa vai começar em Junho a instalar máquinas automáticas para a o pagamento de portagens em toda a sua rede, deixando assim de ter portageiros.:ohno:

A Brisa vai começar em Junho a instalar máquinas automáticas para a o pagamento de portagens em toda a sua rede, deixando assim de ter portageiros.

Esta automatização será feita de forma gradual, disse fonte oficial da empresa ao Negócios, adiantando que o objectivo é implementar o sistema em todas as suas auto-estradas em Portugal, que ultrapassam actualmente os 1.160 quilómetros de extensão.

Em paralelo, a concessionária liderada por Vasco de Mello vai avançar com um processo de rescisões voluntárias dos contratos de trabalho dos operadores dos postos de portagem, que são actualmente 1.280.:ohno:

P.S.: 1) inseri esta notícia aqui para mostrar que já estão a preparar o caminho para a tributação das SCUTs ser através da Via Verde:ohno:, o que eu acho fenomenal, porque o português honesto vai pagar:ohno:, o desonesto não vai pagar:ohno: e os estrangeiros vão andar à nossa custa:ohno::ohno:........simplesmente PORTUGAL:bash:;

2) bem lá vou ter que comprar o meu próximo carro em Vigo:lol::lol:!!!!!

rpc08
May 24th, 2010, 11:36 PM
Mais depressa tínhamos eu e o faialense tocado no assunto no tópico das fotos e mais rápido eles tomavam medidas. :lol:

No entanto, o sistema não vai ser o mesmo, uma vez que continuam a existir praças de portagem. Vai acontecer o que acontece em larga escala em França, e um pouco já na Espanha, por exemplo, mas de uma forma repentina: retiram-se as habituais cabinas de portagem e em vez destas colocam-se lá máquinas automáticas que aceitam pagamento em moedas, notas ou multibanco. O sistema é prático e vantajoso para a Brisa, já os mais de 1200 funcionários vão ficar na penúria. No entanto, saliento, continuaremos com 2 sistemas de portagem distintos.

[Nota: Há bastantes anos, A1, praça de portagem do nó de Coimbra-Norte. Eu ainda era miúdo, mas lembro-me de o meu pai pagar a portagem e depois inquirir o funcionário sobre como aderir à Via Verde. Era já bastante de noite, e por trás do funcionário estava um outro sentado a "fazer companhia"...lembro-me como se fosse hoje da reacção dele: "Olha outro a querer mandar-nos para o desemprego..."]

ColtSeavers
May 25th, 2010, 10:08 AM
E já agora metam portagens na A5/Cril/IC19/Marginal:lol:

Estou para ver...só para ir de Lisboa ao Porto já custa tanto quanto quase um depósito de gasolina....:bash:

Maxair
May 25th, 2010, 01:08 PM
[Nota: Há bastantes anos, A1, praça de portagem do nó de Coimbra-Norte. Eu ainda era miúdo, mas lembro-me de o meu pai pagar a portagem e depois inquirir o funcionário sobre como aderir à Via Verde. Era já bastante de noite, e por trás do funcionário estava um outro sentado a "fazer companhia"...lembro-me como se fosse hoje da reacção dele: "Olha outro a querer mandar-nos para o desemprego..."]

:lol::lol::lol: ADOREI ESTA HISTÓRIA! :lol::lol::lol:

pauloluso
May 25th, 2010, 01:18 PM
Essa história de portagens automáticas não faz sentido nenhum.

Então, se vamos ser obrigados (todos) a ter um identificador "chip" para pagar portagens, pois supostamente seria para todo o parque automóvel, para conseguirem instalar portagens nas scuts, deixa de fazer sentido existir uma praça de portagem.
Basta colocarem uns porticos com uns sensores por cima da via.
Depois punham uns avisos a entrada da AE de multa para quem utilizasse esta via sem identificador.

Luís Raposo Alves
May 25th, 2010, 01:24 PM
Eu acho que no resto do país não se devia pagar nada. Já basta terem que pagar as obras de Lisboa e ainda têm que estar a pagar as obras deles.

RutaVella
May 25th, 2010, 03:34 PM
Eu acho que no resto do país não se devia pagar nada. Já basta terem que pagar as obras de Lisboa e ainda têm que estar a pagar as obras deles.
LOL

RoadsterRunner
May 25th, 2010, 05:24 PM

Um verdadeiro escândalo.
Até parece que não estamos no Pais onde a população tem por hábito empregar o seguinte ditado :
"Deus te pague."

pai nosso
May 27th, 2010, 10:08 AM
in "Público"

Medida avança daqui a um mês mas ninguém sabe ainda em que moldes

Deputados da oposição com dúvidas sobre cobrança electrónica de portagens nas Scut

Sistema poderá ser pré-pago, através de um cartão:ohno:, ou pós-pago, com a conta a ser enviada para casa do condutor.:ohno: Qualquer das duas soluções deixa de fora o chamado chip das matrículas.
Os pórticos para a cobrança nas Scut já estão instalados no Grande Porto

A forma de cobrança das portagens nas Scut está a suscitar muitas dúvidas entre os deputados da oposição: a cobrança será electrónica, já se sabe, mas a forma exacta para o fazer ainda não foi explicada - isto a um mês da data prevista para o início da cobrança de portagens, fixada pelo Governo para 1 de Julho. Os sistemas avançados pelo Governo parecem não incluir os chips das matrículas, que estão previstos como obrigatórios na lei. :lol:

Mesmo os deputados que defendem o princípio do utilizador-pagador têm dúvidas sobre a forma como a cobrança será feita e contestam a desactualização dos dados que serviram como critério para iniciar a cobrança de portagens na Região Norte. Na bancada do PS, a medida não tem sido pacífica e há vozes, como a do deputado Vítor Baptista, que defendem as portagens em todas as auto-estradas, ainda que o início da sua cobrança fosse progressiva.

Na semana passada, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, referiu no Parlamento que o sistema de pagamento poderia ser pré-pago (através de um cartão) ou pós-pago, em que o veículo é fotografado e a conta é enviada para casa do proprietário cinco dias após a passagem no pórtico.:lol: "Qual é a empresa que está a fazer os cartões, quanto custam e onde se podem comprar?", questiona o deputado Hélder Amaral, do CDS-PP, acrescentando que a questão da fotografia pode levantar dúvidas legais de acesso aos dados pessoais. O deputado recebeu anteontem a resposta a um requerimento, feito em Março, ao ministro de Estado e das Finanças sobre a cobrança de portagens. Teixeira dos Santos limita-se a dizer que a cobrança é "electrónica", mas não explica quais os sistemas que serão disponibilizados. :lol:

Para o deputado do PSD Jorge Costa, a forma como o Governo está a conduzir o processo "causa estranheza". "Foi feito em cima do joelho. O país já devia saber como é que vai pagar e também não se sabe como é que vai haver isenções [para as populações locais]", aponta. O deputado social-democrata lembra que o partido "sempre defendeu o princípio do utilizador-pagador", mas para todo o país. As Scut em que foi anunciada a cobrança de portagens "convergem para o Porto; está criada uma injustiça no país".

A uma só voz, Jorge Costa, Hélder Amaral e o bloquista Heitor Sousa lembram que os dados em que se baseiam os critérios para a aplicação das portagens se reportam a um estudo de 2006 que se baseia em dados do INE de 2003. "Isso dá razão às pessoas que estão a protestar", sintetiza Hélder Amaral.

Também Heitor Sousa se mostra "perplexo" com a forma "vaga" como o Governo tem dado informação. "Há uma série de incógnitas que revelam pouca seriedade política de um Governo que ainda nem sequer publicou em despacho os critérios que vai usar para justificar a introdução de portagens numas Scut e não noutras", critica.

O deputado do PCP Bruno dias levanta ainda outra dúvida relacionada com os chips das matrículas. "Se for verdade que o dispositivo de matrículas vai para a frente, então vou ter de comprar um cartão?", questiona. O Governo, através de uma autorização legislativa, propôs a obrigação de instalar os chips em todos os veículos, mas "falta regulamentação" para que o processo avance, lembra.

O PÚBLICO tentou ontem contactar o Ministério das Obras Públicas, mas sem sucesso.

PS diz a autarcas que portagens são para manter

O encontro de ontem, na Assembleia da República, entre presidentes de câmara de concelhos atravessados pelas Scut e os diferentes grupos parlamentares suscitou leituras distintas. No final das reuniões, o presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira (PSD), disse ao PÚBLICO que os deputados do PS terão reconhecido que a introdução de portagens nestas vias é "injusta e incoerente" e o autarca não espera "outra coisa que não seja uma reanálise do processo". Contudo, o deputado socialista Nuno Araújo assegurou, após a reunião com os autarcas, que o PS vai defender o princípio da equidade.

"O critério deve ser extensível ao resto do país", defendeu Nuno Araújo, lembrando ainda que está prevista uma série de isenções "que devem ser explicadas", numa aparente alusão à Via do Infante, no Algarve.

O autarca Celso Ferreira considera que "todas as bancadas estão sensibilizadas para a injustiça" da situação e ficou surpreendido com as declarações dos deputados socialistas.

Apesar de considerar que as afirmações significam que o Governo vai "reanalisar a situação", o autarca não sente que os objectivos para a reunião (a suspensão das portagens) tenham sido cumpridos. "Não posso dizer que tenhamos tido sucesso", afirmou Celso Ferreira, que, juntamente com os autarcas de Lousada, Paços de Ferreira, Felgueiras, Valongo e Maia, entende que a Scut do Grande Porto não deve ter portagens. Ontem, utentes desta via voltaram aos protestos contra a introdução de portagens. A marcha lenta partiu da Maia em direcção a Lousada com "várias dezenas de viaturas", provocando alguns quilómetros de fila, segundo a agência Lusa.

pai nosso
May 27th, 2010, 08:23 PM
in "Jornal de Notícias"

SCUT: Portagens cobradas através de dispositivo instalado nos carros:lol::lol:

A multinacional de tecnologias de informação Indra anunciou hoje, quinta-feira, que vai introduzir os seus sistemas de cobrança automática de portagens na SCUT Norte Litoral, da concessionária espanhola Cintra.

"A Indra será responsável pela implementação dos novos sistemas de gestão das portagens na autoestrada Euroscut Norte Litoral, de modo a converter as já existentes portagens sombra das SCUT's nas portagens automáticas", diz a tecnológica em comunicado.

A empresa explica que os utilizadores da SCUT (autoestrada sem custos para o utilizador) passarão a pagar portagens através de um dispositivo eletrónico, denominado TAG, que estará instalado nos automóveis.

Com sistema, salienta a Indra, não será necessário reduzir a velocidade ou mudar de faixa.

A Lusa tentou saber, sem sucesso, junto da Indra o valor do investimento neste projeto e se a empresa tinha apresentado propostas a outras concessionárias.

A SCUT Norte Litoral abrange 119 quilómetros entre o Porto e a fronteira norte de Espanha. [A27 e A28]

Além da Norte Litoral, a 01 de junho vão passar a ser cobradas portagens nas SCUT Grande Porto e Costa da Prata, ambas da concessionária Ascendi, da Mota-Engil e do BES.

Governo tem feito depender as soluções técnicas de pagamento do processo legislativo que está "ainda a decorrer".

"Estando ainda a decorrer todo o processo legislativo, oportunamente essas questões [sobre os custos para o utilizador e o modo de cobrança] serão esclarecidas", afirmou recentemente à Lusa fonte do Ministério das Obras Públicas.

As comissões de utentes contra portagens nas SCUT voltaram a sair à rua esta semana para contestar a introdução de portagens nestas vias.

P.S.: porreiro pá, então só paga quem for burro......:ohno:!!!!

emarques
May 27th, 2010, 08:43 PM
in "Jornal de Notícias"

A multinacional de tecnologias de informação Indra anunciou hoje, quinta-feira, que vai introduzir os seus sistemas de cobrança automática de portagens na SCUT Norte Litoral, da concessionária espanhola Cintra.

Brutal, as especificações dos identificadores ainda não foram publicadas e estes não vai de modas e já escolheram o sistema.

Com a fome de receitas que o governo anda, ainda se lembram de publicar especificações incompatíveis só para cobrar uma multa à concessionária. :colgate:

J.Silva
May 28th, 2010, 01:51 AM
isto cheira a esturro..
A população protesta, o governo assobia para o lado... ninguem diz nada.. não se comenta mas sabe-se que é para pagar!

Já estou a ver o filme, vai ser tipo um ou dois dias antes, um comunicado oficial que apartir de amanha em todas as scuts se paga 3,5eur!!
Como não da para promover qualquer tipo de revolta o povo vai pagando..lol

Faz-me lembrar agora com o aumento de impostos, Papa em Portugal e tau! apartir do proximo mes, aumento de IRS e Imposto especial sobre ordenados...

Esta agora deve estar à espera que Portugal ganhe um jogo no Mundial, ou melhor ainda, esteja a jogar... lool

pai nosso
May 28th, 2010, 10:12 AM
in "Jornal de Notícias"

Políticos algarvios rejeitam possibilidade de pagar portagens

Os deputados dos vários partidos eleitos pelo Algarve declaram que se opõem à possibilidade de introdução de portagens na Via do Infante (A 22), apesar de o Governo, para já, não avançar com o fim da SCUT.

Em comunicado, a Comissão Política Distrital do PSD/Algarve afirma que são "preocupantes" as notícias que pretendem "criar ambiente para uma suposta inevitabilidade de serem impostas portagens na Via do Infante, quer a pretexto de ser mais uma medida anti-crise, quer sob a alegação de se acabar com o privilégio de que o Algarve beneficia de uma auto-estrada sem pagar portagem".

O deputado do PSD e líder da distrital algarvia, Mendes Bota, disse à Lusa que o Governo "deveria respeitar o compromisso assumido e quantificado na base de critérios técnicos, de transformar previamente a EN-125 numa alternativa credível à Via Infante, situação que está longe de se concretizar, dada a suspensão das obras".

"Somos contra a introdução de portagens na Via Infante enquanto não houver uma alternativa viável, afirmou, o deputado do CDS Artur Rêgo, sublinhando, que depois da requalificação da EN-125 e por solidariedade para com o resto do país pode ter que ser necessário colocar portagens para enfrentar o "período difícil".

O deputado algarvio do PS, Miguel Freitas, declara também que não é favorável à medida. "Nós acreditamos que há especificidades em cada região e que têm de ser criadas condições objectivas", disse Freitas, referindo-se claramente à requalificação da EN-125 e à implementação de um novo modelo de transportes públicos.

Para o Bloco de Esquerda, a introdução de portagens na Via Infante representará um grave "prejuízo para o Algarve, afectando negativamente as suas populações e a economia regional, já de si a viver uma crise profunda".

RoadsterRunner
May 28th, 2010, 10:39 AM
Já estou a ver o filme, vai ser tipo um ou dois dias antes, um comunicado oficial que apartir de amanha em todas as scuts se paga 3,5eur!!

3,5 euros ?
Não, deve de ser uns 100 euros cada portagem, e isto para ligeiros.
Já foi por aqui referido que as portagens iriam ser de 50 cêntimos e que a maioria dos troços não iriam ser cobrados ...

AG239
May 28th, 2010, 11:44 AM
Faz-me lembrar agora com o aumento de impostos, Papa em Portugal e tau! apartir do proximo mes, aumento de IRS e Imposto especial sobre ordenados...

Não há nenhum imposto especial sobre os ordenados. Haverá actualizações dos escalões de retenção e aumento no valor do imposto a aplicar depois de apurada a colecta.

Aspire
May 28th, 2010, 12:24 PM
Não há nenhum imposto especial sobre os ordenados. Haverá actualizações dos escalões de retenção e aumento no valor do imposto a aplicar depois de apurada a colecta.

Retenção não é imposto.

Aumento do valor do imposto a aplicar depois ou antes do apuramento da colecta é um aumento de imposto.

E como é de carácter extenporanêo pode-se disser que é um imposto especial.

AG239
May 28th, 2010, 01:14 PM
^^ Sim, podes chamar especial, extraordinário, whatever...não podes é dizer que há um aumento de imposto e um imposto especial sobre os ordenados.

A retenção não é um imposto como muito bem dizes. O imposto só é apurado uma vez por ano e esse é que é aumentado. Mas a maioria das pessoas pensa e considera que vai sofrer um aumento no valor que desconta mensalmente no IRS, e isso não corresponde à verdade. Sendo alterados os escalões de retenção, haverá casos onde não se verificará mudança de escalão, logo não haverá aumento do valor de retenção.

Luís Raposo Alves
May 28th, 2010, 04:39 PM
desculpem, mas acho que só em Lisboa é que se deve pagar portagens. os Lisboetas é que as utilizam, eles que as paguem. não se pode andar a gastar o dinheiro dos impostos em obras para Lisboa.

Wolf2009
May 28th, 2010, 07:56 PM
^^ Sim, podes chamar especial, extraordinário, whatever...não podes é dizer que há um aumento de imposto e um imposto especial sobre os ordenados.

A retenção não é um imposto como muito bem dizes. O imposto só é apurado uma vez por ano e esse é que é aumentado. Mas a maioria das pessoas pensa e considera que vai sofrer um aumento no valor que desconta mensalmente no IRS, e isso não corresponde à verdade. Sendo alterados os escalões de retenção, haverá casos onde não se verificará mudança de escalão, logo não haverá aumento do valor de retenção.

Então isso deve ser explicado às pessoas.

pai nosso
May 28th, 2010, 08:20 PM
in "Diário Económico"

Identificador nos automóveis obrigatório a partir de 1 de Julho
Económico

O secretário de Estado das Obras Públicas anunciou hoje que vai ser obrigatório usar identificadores nos automóveis a partir de 1 de Julho. :mad2:

De acordo com Paulo Campos, existirá um ano de transição e só após esse período a obrigatoriedade do uso de identificadores se tornará efectiva.:mad2:

"Essa obrigatoriedade passa a ser efectiva ao fim de um ano. Ela será necessária ou efectiva para os carros que circulem nas estradas onde se irá cobrar portagens, nomeadamente nas três auto-estradas [do norte do país] que irão passar a cobrar portagens", declarou o
secretário de Estado à Lusa, à margem do 16º Congresso da Federação Rodoviária Internacional.

Paulo Campos adiantou que este será um dos sistemas para que se possa fazer o pagamento nas três SCUT (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto), mas também haverá "mecanismos de transição para que não haja problemas nos primeiros dias".

O governante salientou que se trata de uma matéria "de grande complexidade tecnológica" e que "a questão que se coloca é articular [o sistema] com todas as concessionárias e assegurar que o sistema funciona na perfeição, nomeadamente com as novas metodologias de pagamento".

O secretário de Estado afirmou que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis novas modalidades de pagamentos nas auto-estradas, nomeadamente o pré-pagamento:mad2:, através do carregamento de um cartão, e de pós-pagamento que permite pagar depois de circular na auto-estrada:mad2:.

P.S.: 1) eu falo por mim, destas auto-estradas a que eu uso uma vez por mês é a A28, e garanto-vos que vou passar a ir pela a Via Norte/N13 até Viana!!!

2) Isto vai dar muitos problemas com a clonagem de informação dos cartões!!!

3) Os estrangeiros vão andar à borla!!!!

4) Razão tinha os outros, o povo tem os governantes que merece!!! Governantes e políticos de .....................:mad2:

RoadsterRunner
May 28th, 2010, 09:47 PM
in "Diário Económico"

Identificador nos automóveis obrigatório a partir de 1 de Julho
Económico

O secretário de Estado das Obras Públicas anunciou hoje que vai ser obrigatório usar identificadores nos automóveis a partir de 1 de Julho. :mad2:

De acordo com Paulo Campos, existirá um ano de transição e só após esse período a obrigatoriedade do uso de identificadores se tornará efectiva.:mad2:

"Essa obrigatoriedade passa a ser efectiva ao fim de um ano. Ela será necessária ou efectiva para os carros que circulem nas estradas onde se irá cobrar portagens, nomeadamente nas três auto-estradas [do norte do país] que irão passar a cobrar portagens", declarou o
secretário de Estado à Lusa, à margem do 16º Congresso da Federação Rodoviária Internacional.

Paulo Campos adiantou que este será um dos sistemas para que se possa fazer o pagamento nas três SCUT (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto), mas também haverá "mecanismos de transição para que não haja problemas nos primeiros dias".

O governante salientou que se trata de uma matéria "de grande complexidade tecnológica" e que "a questão que se coloca é articular [o sistema] com todas as concessionárias e assegurar que o sistema funciona na perfeição, nomeadamente com as novas metodologias de pagamento".

O secretário de Estado afirmou que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis novas modalidades de pagamentos nas auto-estradas, nomeadamente o pré-pagamento:mad2:, através do carregamento de um cartão, e de pós-pagamento que permite pagar depois de circular na auto-estrada:mad2:.

P.S.: 1) eu falo por mim, destas auto-estradas a que eu uso uma vez por mês é a A28, e garanto-vos que vou passar a ir pela a Via Norte/N13 até Viana!!!

2) Isto vai dar muitos problemas com a clonagem de informação dos cartões!!!

3) Os estrangeiros vão andar à borla!!!!

4) Razão tinha os outros, o povo tem os governantes que merece!!! Governantes e políticos de .....................:mad2:

1 - Se assim for, é porque efectivamente não necessitas de circular por uma autoestrada.

2 - Há muito tempo que existe tanto a ViaVerde como a ViaCard, e pelo que se sabe, não tem dado problemas de maior, sendo até sistemas cobiçados pelo resto da Europa.

3 - Se as autoridades competentes fizerem o seu trabalho como deve de ser, aqueles que não pagarem na altura receberão depois a respectiva coima, tal como acontece aos Portugueses que cometem infracções no estrangeiro.

4 - Efectivamente conheço muita gente que está arrependida por ter votado no João Cravinho.

pai nosso
May 28th, 2010, 10:45 PM
Comentário de uma pessoa sobre a notícia das portagens das SCUTs

[[[Não sei até que ponto é verdade, mas fica aqui um possível futuro não muito distante]]]

"Aqui vai informação relevante sobre o que, e como, vai ser o "chip" da matrícula obrigatório para os veículos automóveis...

Conheça como funciona, quanto custa, onde adquirir, quando entra em vigor e quais as multas.

O 'chip ' da polémica, afinal, não vai ser um ' chip ', mas sim um pequeno aparelho que se coloca no pára-brisas do carro. Surpreso? É natural. É que a polémica acerca do novo instrumento de pagamento de portagens, agora criado pelo Governo, tem deixado muita informação prática por explicar. Para dar uma primeira ajuda, e ficar a saber tudo sobre o ' chip ' - que não o é - o Diário Económico enviou várias questões práticas ao Ministério das Obras Públicas. Aqui ficam todas as respostas.

1. QUEM VAI TER DE USAR O ' CHIP '?

Todos os proprietários de veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas têm que instalar o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) nos respectivos carros.

2. QUANTO VAIS CUSTAR?

O DEM vai ser gratuito nos primeiros seis meses (o prazo conta a partir da entrada em vigor da Portaria, daqui a dois meses, mais ou menos). Depois, o preço irá de dez a 15 euros.

3. QUANDO ENTRA EM FUNCIONAMENTO?

Entra em funcionamento após a publicação da Portaria Regulamentar. Na prática, é dado um ano para a adaptação de todos os carros, sendo que só nos primeiros seis meses o dispositivo será gratuito.

4. QUEM O INSTALARÁ NOS CARROS?

Os proprietários ou respectivos titulares, no caso dos carros em circulação (à semelhança do que acontece com a Via Verde). No caso de carros novos, a responsabilidade é dos representantes oficiais das marcas (quer isto dizer que um carro novo já traz o DEM).

5. QUE PENALIZAÇÕES ESTÃO PREVISTAS NA LEI?

A não existência do DEM na viatura, a partir do momento em que se torne obrigatório (um ano após a entrada em vigor da Portaria Regulamentar), equivale para efeitos do Código da Estrada à ausência da chapa de matrícula - com multas de 600 a 3000 euros.

6. COMO FUNCIONA? É COMO A VIA VERDE?

O DEM é um identificador electrónico que adopta um formato e uma tecnologia em tudo semelhantes ao conhecido identificador Via Verde. Os princípios de funcionamento são em tudo semelhantes aos princípios de cobrança electrónica através da Via Verde, mas adoptando um conjunto de regras suplementares que garantem o anonimato do utente, se este assim o entender.

7. SERVE NAS PORTAGENS NORMAIS?

Sim. Com este dispositivo poderão pagar-se todas as portagens, recorrendo à via reservada à cobrança electrónica.

8. QUEM FISCALIZARÁ A UTILIZAÇÃO?

As autoridades policiais fiscalizarão, nos termos do Código da Estrada, a instala."

AG239
May 28th, 2010, 10:54 PM
Então isso deve ser explicado às pessoas.

Isso é explicado...as pessoas é que não conseguem enfiar na cachola! :bash:

Aspire
May 28th, 2010, 10:55 PM

Como que não posso? Se do que se trata é de um imposto especial sobre os vencimentos. E se se trata de um imposto especial é um aumento dos impostos globais sobre as pessoas singulares.

AG239
May 28th, 2010, 10:58 PM
^^ Epá, chama-lhe o que quiseres, simplesmente é uma e a mesma coisa! Não são dois impostos distintos...

J.Silva
May 29th, 2010, 02:53 PM
Obrigado pelas explicações, consigo saber mais aqui no forum do que nos noticiários diários!

Mas posso dizer que a maioria do povo que conheço, tem como ideia essa que eu disse, ou seja aumento de IRS (actualizaçao das tabelas) e a criação do imposto novo de 1% e 1,5% sobre os ordenados que ultrapassem os 1000 e uns trocos e 1500...

emarques
May 29th, 2010, 03:25 PM
Uma explicação rápida do IRS, para quem não conheça o regime:

O IRS é calculado para o ano todo. Ganhaste X, a X corresponde a taxa Y, X * Y% = Z, pagas Z de IRS. Se lhe tiras a confusão toda de benefícios e casos especiais, é um imposto muito simples. E mesmo com isso, não é muito mais complexo: tens as coisas que reduzem a massa tributável (ou seja, coisas que baixam X) e deduções à coleta (coisas que baixam Z). O complicado é, qual é a tal taxa Y?

Da tabela de taxas que encontrei aqui (http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/GuiadoInvestidor/SistemaFiscal/Paginas/QuaissaoastaxasdeIRS.aspx) mas não garanto que esteja atualizada:

Rendimento Taxa A abater
R < 4755 10,5% -
4755 < R < 7192 13% 118,88
7192 < R < 17836 23,5% 874,04
...

Ou seja, aos rendimentos anuais abaixo de 4755€ corresponde uma taxa de 10,5%, acima desse valor e abaixo de 7192€ paga-se 13% de imposto, etc. Mas a taxa mais alta é devida só sobre o valor que ultrapassa o limite superior do escalão abaixo: alguém que receba 7193€ durante o ano paga 10,5% sobre os primeiros 4755, os seguintes 7192 - 4755 pagam 13%, e o último € acima do segundo escalão paga 23,5%. É aqui que entra a coluna "A abater". Como andar com isto tudo dá muito trabalho, aquela coluna tem o valor a subtrair se se usar a taxa mais alta para todo o rendimento; no exemplo dos 7193€, o imposto devido é 7193 * 0,235 - 874,04, que é uma conta mais simpática que 4755 * 0,105 + (7192 - 4755) * 0,13 + (7193 - 7192) * 0,235 e que dá o mesmo resultado (816,32€). A taxa efetiva de imposto é, portanto, 816,32/7192 = 0,1135, ou 11,35%.

As taxas de retenção na fonte (a que correspodem as tabelas) servem só para se ir pagando o imposto, aproximado à taxa efetiva, ao longo do ano, para que ao chegar ao fim do ano não se tenha que largar o imposto todo de uma vez (e porque dá mais jeito ao estado ir recebendo o dinheiro mensalmente do que receber tudo de uma vez, como aos cidadãos também dá muito mais jeito que o empregador não lhes entregue o salário todo do ano num só cheque). É preciso fazer ajustes à retenção basicamente por causa do regime de benefícios; depois de todos os benefícios no fim do ano, a taxa Y fica mais baixa (quase toda a gente consegue algum benefício fiscal, seja por despesas com saúde, ou porque tem um PPR, ou por isto, ou por aquilo), e tenta-se que a taxa de retenção seja próxima dessa taxa reduzida.

As tabelas de retenção são alteradas anualmente para tentar acertar o montante pago mensalmente com o montante devido no fim do ano, para que o tamanho do ajuste final (reembolso ou pagamento adicional) seja o menor possível.

Mas só há aumento de IRS se mexerem nas taxas anuais, o ajuste das taxas de retenção não são um aumento de impostos. Bom, também se pode considerar um aumento efectivo do IRS quando há alteração ao regime de benefícios fiscais.

AG239
May 29th, 2010, 03:53 PM
É isso mesmo, emarques...o problema é que maioria das pessoas raciocina como diz o J.Silva.

Aliás, o aumento real nem será de 1% ou 1,5%, mas sim 7/12 do valor apurado com esse aumento, conforme explicou o Ministro das Finanças, mas que ninguém quis perceber. Em baixo fica a notícia, com link para o vídeo da conferência de imprensa onde isto é explicado :

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/dinheiro/impostos-irs-austeridade-subsidios-de-ferias-agencia-financeira/1164195-3851.html

fred_mendonca
May 29th, 2010, 05:48 PM
Mais simples ainda era um flat-tax.

emarques
May 29th, 2010, 09:23 PM
Mais simples ainda era um flat-tax.
É verdade, era mais simples.

Acho é que as vantagens ficam por aí.

visconde
May 30th, 2010, 02:54 PM
se esse chip novo vai fazer o serviço igual à Via verde, entao se toda a gente o tiver é o fim das portagens "normais"?
Toda a gente passa a ter "via verde" (ou equiparado) lol

Oponopono
May 30th, 2010, 02:56 PM
Tenho um medo dessa história do chip de matricula...

pauloluso
May 30th, 2010, 03:01 PM
se esse chip novo vai fazer o serviço igual à Via verde, entao se toda a gente o tiver é o fim das portagens "normais"?
Toda a gente passa a ter "via verde" (ou equiparado) lol

É o que me parece.
Já vieram noticias a dizer que a Brisa estava a despedir os portageiros.
Também já se ouviu que os que tinham Viaverde não precisavam de obter o novo chip.

Wolf2009
May 30th, 2010, 03:01 PM
Tenho um medo dessa história do chip de matricula...

Então?

visconde
May 30th, 2010, 03:09 PM
se for algo igual à via verde nao ha que ter "medo" de nada lol

tambem ouvi isso dos portageiros, mas na noticia diziam que era pa trocar por maquinas de moedinhas lol

Oponopono
May 30th, 2010, 03:14 PM
Então?

Tudo quanto sejam bases de dados que permitam seguir a vida dos cidadãos e invadir a sua privacidade são coisas que me incomodam. Não é o objectivo neste momento mas facilmente e a qualquer momento - se realmente essa história do chip for como percebi, com GPS - é possivel saber e seguir a vida toda duma pessoa. Isso não me agrada... Aliás, não é o caso porque não conduzo, mas se conduzisse isso seria motivo para eu deixar de ter carro.

se for algo igual à via verde nao ha que ter "medo" de nada lol

Pois, mas não é.

pauloluso
May 30th, 2010, 03:21 PM
A parte do GPS, duvido muito. Era muito investimento e não fazia sentido nesta fase.
E se pensarmos que querem aproveitar os mais de 2 millhóes de identificadores Via verde existentes. O trabalho já lhes foi facilitado.

O ano passado saiu no Diário da República, 1.ª série — N.º 95 — 18 de Maio de 2009 3111:

Link (http://dre.pt/pdf1sdip/2009/05/09500/0310703118.pdf)

A título gratuito

Todos os identificadores associados ao sistema Via Verde irão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula, segundo a legislação publicada em Diário da República. De acordo com a legislação que torna obrigatória a instalação do dispositivo electrónico de matrícula, a Via Verde deve enviar aos proprietários dos identificadores uma proposta de conversão gratuita daqueles equipamentos em dispositivos electrónicos de matrícula. Os proprietários dos identificadores associados ao sistema Via Verde podem aceitar ou rejeitar a proposta negocial no prazo de 30 dias. Em caso de aceitação devem ainda confirmar ou corrigir junto da Via Verde Portugal o número de chapa de matrícula a que o identificador deve ser associado. Os proprietários que não aceitem a proposta negocial devem proceder à instalação de dispositivos electrónicos de matrícula, cessando a possibilidade de utilização dos identificadores associados ao sistema Via Verde não convertidos em dispositivos electrónicos de matrícula, para efeitos de pagamento de portagens. Para os veículos que não estejam associados ao sistema Via Verde, a distribuição inicial do dispositivo electrónico de matrícula é gratuita nos primeiros seis meses. A legislação determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas. O novo Sistema de Identificação Electrónica de Veículos também se aplica aos veículos de matrícula estrangeira durante o período de permanência em território nacional. Os proprietários poderão adquirir temporariamente um dispositivo electrónico de matrícula, válido apenas para o período que circularem no nosso país. Além da possibilidade de compra existem ainda outras soluções alternativas que as concessionárias ou subconcessionárias das estradas e auto-estradas poderão submeter à aprovação para serem usados nas suas concessões para os veículos estrangeiros.

pauloluso
May 30th, 2010, 03:28 PM
Uma noticia mais recente

http://www.ionline.pt/conteudo/61245-scut-novos-identificadores-da-via-verde-podem-dar-portagens-borla

Auto-estradas

Scut. Novos identificadores da Via Verde podem dar portagens de borla

Publicado em 24 de Maio de 2010

A solução está a ser discutida entre governo e concessionárias. Para incentivar a compra de equipamentos, o custo é deduzido em portagens

http://www.ionline.pt/adjuntos/102/imagenes/000/169/0000169885.jpg

É já daqui a pouco mais de um mês, a um de Julho, que começam a ser cobradas portagens em três Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador): Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral. Mas por entre os protestos que amanhã voltam à rua [ver infografia] há muitas questões por responder. Quanto vão custar as novas portagens? Que troços vão ser cobrados e onde haverá isenção? Como vão ser pagas?

Para a terceira pergunta há três respostas possíveis e é quase certo que as três modalidades de pagamento previstas na lei vão avançar em simultâneo e em complementaridade. Já foi afirmado várias vezes que a cobrança será feita por meios electrónicos. Com o atraso na matrícula electrónica, o famoso chip, já é certo que a Via Verde será o instrumento privilegiado para a cobrança. O problema é que esta solução, explorada por uma empresa controlada pela Brisa, só chegou a cerca de metade da frota automóvel. No ano passado existiam cerca de 2,5 milhões de dispositivos da Via Verde, que foram responsáveis por mais de 60% das transacções em auto- -estrada, percentagem que sobe para 70% nas zonas urbanas. É um grau de cobertura relevante, mas insuficiente, já que nas Scut não há portagens físicas.

Uma das soluções que estão a ser estudadas ao nível das concessionárias e do governo passa por incentivar a curto prazo a compra, em grande escala, de mais identificadores de Via Verde. E uma das fórmulas que estão em cima da mesa para democratizar a Via Verde é a oferta da dedução em portagens do valor equivalente ao custo do identificador, ou pelo menos de uma parte. No entanto, será necessário definir quem vai assumir este custo: se o Estado, se as concessionárias ou ambos. O ministério das Obras Públicas não fez comentários.

O preço de mercado de um identificador é de 30 euros, o que a multiplicar pelo número de automóveis sem Via Verde daria cerca de 75 milhões de euros. Este valor é, por si, superior ao da montagem do sistema de cobrança electrónica nas Scut. Mas a Via Verde já fez campanhas de promoção no passado em que vendeu o dispositivo a 20 euros, e é provável que o sistema nunca chegue a cobrir todo o parque automóvel.

Cobrança custa 54 milhões A instalação do sistema de cobrança electrónica com os pórticos de leitura ao longo da rede destas três Scut representou um investimento de 54 milhões de euros, segundo números do ministério das Obras Públicas ao Parlamento. O custo é assumido pelas concessionárias, mas será deduzido na conta com o Estado ao longo da concessão. O governo espera que a cobrança nestas Scut gere uma receita de 120 a 140 milhões de euros por ano. Contudo, em 2010 o encaixe deverá ser menos de metade.

Ainda assim, serão necessários sistemas de pagamento alternativos e complementares, sobretudo numa fase de transição. Nesse sentido deverá avançar um sistema de cartões pré-pagos que, mediante carregamento prévio, permite o pagamento de um determinado tecto de portagens. Esta solução deverá também ser adoptada por condutores estrangeiros que utilizem as auto-estradas sem portagens físicas. Paralelamente, será utilizado o pós-pagamento que vai recorrer ao photo-tolling, utilizado em alguns países e até em Portugal para processar infracções ao pagamento de portagens. Neste sistema a matrícula é fotografada e a conta é mandada para a morada do titular do registo do automóvel.

A principal solução, no entanto, será sempre a Via Verde, que permite o pagamento por contrato ao abrigo de uma conta bancária. Esta alternativa ganhou força com o atraso na instalação do sistema de matrícula electrónica, cujas especificações técnicas deveriam ter sido definidas em portaria. A decisão do governo de avançar com a cobrança a 1 de Julho foi também um estímulo para acelerar as negociações entre as concessionárias de auto-estradas em regime Scut para a entrada no capital da empresa que gere o sistema. A Via Verde é detida em 75% pela Brisa e em 25% pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). Com Filipe Paiva Cardoso

AG239
May 30th, 2010, 04:50 PM
Tudo quanto sejam bases de dados que permitam seguir a vida dos cidadãos e invadir a sua privacidade são coisas que me incomodam. Não é o objectivo neste momento mas facilmente e a qualquer momento - se realmente essa história do chip for como percebi, com GPS - é possivel saber e seguir a vida toda duma pessoa. Isso não me agrada... Aliás, não é o caso porque não conduzo, mas se conduzisse isso seria motivo para eu deixar de ter carro.

Isso já acontece com os telemóveis...e não há quem não os tenha! Podem é ser pré-pagos e não se saber verdadeiramente a quem pertencem.

Oponopono
May 30th, 2010, 04:55 PM
Isso já acontece com os telemóveis...e não há quem não os tenha! Podem é ser pré-pagos e não se saber verdadeiramente a quem pertencem.

Eu sei, AG239, eu sei. Entre muitos outros atentados à privacidade de cada um. E, acredita, incomodam-me muito...

emarques
May 30th, 2010, 05:21 PM

Acho que é RFID (ou seja, basicamente é uma etiqueta eletrónica como os dispositivos antirroubo das lojas). Só é detetável dentro do alcance do emissor, que em princípio estará nos pórticos de portagens das autoestradas (como quando se passa a porta de uma loja com as etiquetas ainda ativas).

O problema sendo que pode-se pôr um emissor em qualquer sítio, por isso convém saber que informação é que a etiqueta RFID emite quando é ativada pelo emissor. Em princípio será só o identificador, por isso será preciso que alguém mal-intencionado consiga acesso à base de dados do sistema para conseguir a informação relacionada com aquele identificador.

E já agora, gostava que a etiqueta tivesse uma reação qualquer ao ser lida, tipo acender um LED, porque os identificadores da Via Verde nunca se sabe quando é que estão a ser lidos.

RutaVella
May 31st, 2010, 05:39 PM
Os troços portajados na A28

http://nsa15.casimages.com/img/2010/05/31/100531053835798321.jpg (http://www.casimages.com)
http://nsa15.casimages.com/img/2010/05/31/100531053655496932.jpg (http://www.casimages.com)

De preto, os pórticos
De azul, as saidas

alexasys
June 1st, 2010, 12:39 PM
E uma vergonha o k tao a fazer ao norte kd passam fome nesta regiao.

Wolf2009
June 1st, 2010, 06:37 PM
Eu acho bem essa coisa do chip assim as pessoas em caso de roubo sabem logo onde está a viatura.:banana:
Quem não deve não teme.^^
E assim pode ser que o car jaquim:lol: abrande.

J.Silva
June 2nd, 2010, 02:13 AM
Aquele ultimo troço a pagar da A28, não faz muito sentido...
Vai entupir ainda mais a nacional por Darque, só com o pessoal que vem de Barcelos por aquele estrada..enfim!

J.Silva
June 2nd, 2010, 02:16 AM
troços a pagar ora 3km sim, ora os proximos 4km nao! e sempre assim ate ao Porto..enfim so neste país!

Xico205
June 2nd, 2010, 03:38 AM
Esse sistema já existe na A8 entre os nós do Bombarral e Caldas da Rainha.

Quanto ao pára-arranca da nacional é simples. Usa-se a A28 a pagar. Acaba por comepnsar no que se poupa em combustivel e tempo.

Tambem não há alternativa decente à A1. O IC2 não é alternativa, estrada entupida de camiões com rotundas e semáforos de controlo de velocidade.:bash:

pai nosso
June 2nd, 2010, 10:47 AM
Os troços portajados na A28
http://nsa15.casimages.com/img/2010/05/31/100531053655496932.jpg (http://www.casimages.com)
De preto, os pórticos
De azul, as saidas

RutaVella, obrigado pela a informação e pelo o trabalho que tiveste:)!!!!

Moral da história, lá vai o pessoal todo entrar do Nó do Mindelo e sair do Nó da Póvoa de Varzim, pessoalmente é o que eu vou fazer entre o Porto e Viana, indo o resto do percurso pela a N13!!!!

Lá vão voltar as filinhas para passar a as Guardeiras:nuts:!!!!!

JoniP
June 2nd, 2010, 02:09 PM
Temo que o preço a pagar nos troços portajados inclua os não portajados ou parte deles.. Poderemos vir a assistir a casos ridículos de se fazer 2 ou 3 km por preços elevados..

rpc08
June 3rd, 2010, 12:13 AM
É a anedota total...:lol: Nota-se que estão mesmo a precisar de dinheiro...e precisam tanto que parece que nem em pórticos querem investir...

AG239
June 3rd, 2010, 12:28 AM
Temo que o preço a pagar nos troços portajados inclua os não portajados ou parte deles.. Poderemos vir a assistir a casos ridículos de se fazer 2 ou 3 km por preços elevados..

Sim, não será caso único, ainda ontem referi isso...faço 1,5 km na A16 + 2,7 kms na CREL por 0,75 €. A questão é que entro na A16 na penúltima entrada antes das portagens, quando quem vem de trás por mais 6/7 kms paga o mesmo.

51-51-HT
June 3rd, 2010, 07:23 PM
E o mais ordinario e que na Ponte de Fao o transito a pesados de mercadorias e proibido. Ainda na semana passada fiz uma experiencia entrei na nacional 13 em Darque eram 16h15m e so cheguei a Rotunda do Vivacci na Maia eram 17h40m e foi sempre andar nao apanhei transito nem na Povoa nem Vila do Conde. Em horas de ponta e com a nacional 13 sobrecarregada para ai duas horas na viagem Porto-Viana ; Viana- Porto actualmente via via rapida faz-se em 45 minutos.

pai nosso
June 3rd, 2010, 11:57 PM
A4 – que também vai ser portajada a partir de 01 de Julho (por pertencer à concessão do Grande Porto)

http://i976.photobucket.com/albums/ae247/painosso/Estrada/A4-SCUT.jpg

Traços Pretos – Pórticos

Pontos Azuis – Saídas

Em suma: vai-se pagar entre o Nó de S. Mamede de Infesta e o Nó da VRI:ohno:

P.S.: sobre a A41, como só circulei daquele pequeno troço entre a VRI e a A28, só inseri este pequeno troço. Se alguém circula por toda a extensão da A41 e A42, que ponham aqui do fórum onde se encontram os pórticos!

J.Silva
June 4th, 2010, 01:02 AM
Aquele troço a pagar em s.mamede que muito povo utilizava para fugir pela VRI, vai tudo novamente para a Pte de Leixões...já de si super entupida!!

Xico205
June 4th, 2010, 01:38 AM
Podem sempre pagar e não ir. O que poupam em combustivel e tempo compensa a portagem.

J.Silva
June 4th, 2010, 02:29 AM
Podem sempre pagar e não ir. O que poupam em combustivel e tempo compensa a portagem.

Mas é patetico Xico. Estamos a falar de 3 ou 4km... E quem faz diariamente o aquele troço para ir para casa, certamente vai ponderar outras hipoteses.
E a volta ao bilhar grande implica passagem na Pte de Leixoes.
Acho que apartir do cruzamento da A3 ate matosinhos nem A4 nem A44 deviam de ser pagas, sao vias preponderantes para o escoamento do transito.
A28 concordo apartir de Lavra para norte!

Da mesma forma que a CREL havia de estar aberta pelo menos da A5 até ao IC16.

Xico205
June 4th, 2010, 04:02 AM
Concordo.

Por mim não havia portagem nenhuma. Se as EN,s são gratuitas, porque se há de pagar umas dezenas de estradas?

alexasys
June 4th, 2010, 01:17 PM
É a anedota total...:lol: Nota-se que estão mesmo a precisar de dinheiro...e precisam tanto que parece que nem em pórticos querem investir...

E dinheiro pa alimentar o grandre numero de pobres no grande porto. O sr teixeirinha e uma vergonha, um traidor para a sua regiao.

Fmars
June 4th, 2010, 02:24 PM
E dinheiro pa alimentar o grandre numero de pobres no grande porto. O sr teixeirinha e uma vergonha, um traidor para a sua regiao.

Este engoliu uma cassete...

Herrmando
June 4th, 2010, 02:30 PM
Tudo espectacular para atafulhar ainda mais a VCI! Mto bom!

Xico205
June 4th, 2010, 02:33 PM

Falar mal dessa região é que não!!!:bash:
Mesmo quando as verdades são evidentes!!!^^

Fmars
June 4th, 2010, 02:41 PM
Falar mal dessa região é que não!!!:bash:
Mesmo quando as verdades são evidentes!!!^^

Que é que os posts dele tem de construtivo????

Xico205
June 4th, 2010, 02:49 PM
A constatação duma realidade, talvez.

Fmars
June 4th, 2010, 02:55 PM
A constatação duma realidade, talvez.

Realidade??
Que apresente números.
Que mostre quantas pessoas recebem comida na cidade do Porto, e compare com outras cidades.
Que mostre os números de sem abrigos que existem em Portugal.

Xico205
June 4th, 2010, 03:11 PM
Pelo menos a olho, o que mais salta à vista no Porto, é miséria. Sem-abrigos, drogados, arrumadores, pedinchices, etc...

Afonso Miguel
June 4th, 2010, 03:28 PM
(continuando o excelente trabalho do RutaVella):

IC24-A41 / IC25-A42: troço Ermesinde (A3) - Freamunde (Paços de Ferreira)

http://img405.imageshack.us/img405/1287/porticosa42.png

Azul: nós
Preto: pórticos;
Laranja escuro: troços com possível portagem;
Laranja claro: troços que se poderão manter gratuitos

emarques
June 4th, 2010, 03:51 PM
Puseram dois conjuntos de pórticos entre os mesmos dois nós?!

alexasys
June 4th, 2010, 04:27 PM

A verdade custa, meu amigo. Eu conheco bem o Grande Porto e sei do que tou a falar.

Afonso Miguel
June 4th, 2010, 05:11 PM
Oops... Tinha-me esquecido de um pórtico, entre Ferreira e Freamunde. Não sei bem a localização exacta dele, mas penso que está mais ou menos onde o coloquei. Já corrigi nesta edição que fiz.

Puseram dois conjuntos de pórticos entre os mesmos dois nós?!

Sim. Na realidade, entre esses dois pórticos existe um nó- o nó A41/A42 ou nó da Ermida. Só que, como a A41 ainda não está aberta até Espinho, na prática acabam por, para já, estar dois conjuntos de pórticos entre os mesmos dois nós.

A zona em questão é mais ou menos esta onde tirei esta foto há uns tempos que está na wikipedia:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4f/A41.A42_001.jpg/798px-A41.A42_001.jpg

(o pórtico foi colocado junto ao 2º sinal amarelo de X)

Fmars
June 4th, 2010, 06:22 PM
Pelo menos a olho, o que mais salta à vista no Porto, é miséria. Sem-abrigos, drogados, arrumadores, pedinchices, etc...

Números, plz.

Se quiseres, começas em Espinho junto ao mar e acabas na Póvoa do Varzim, fazes 50km e quero ver onde estão os pobres, drogados e arrumadores e pedinchices.

Há podres no Porto, sim senhor, agora o que esse senhor quer fazer é generalizar.

ColtSeavers
June 4th, 2010, 07:02 PM
Opá

Atrevam-se a meter portagens no IC19 e 2ª Circular e vão ver o que acontece...:lol:

Herrmando
June 4th, 2010, 07:13 PM

:lol: Eu gosto tto dos palhaços de Lx! :lol: Quer-me parecer q já sei de quem é o clone!:lol:

Herrmando
June 4th, 2010, 07:15 PM
Números, plz.

Se quiseres, começas em Espinho junto ao mar e acabas na Póvoa do Varzim, fazes 50km e quero ver onde estão os pobres, drogados e arrumadores e pedinchices.

Há podres no Porto, sim senhor, agora o que esse senhor quer fazer é generalizar.

Deixa-os lá. A função dos palhaços é entreter e eles, apesar de mal, lá se esforçam... São os palhaços ricos de Chelas e da Porcalhota.

Xico205
June 4th, 2010, 07:28 PM
Deixa-os lá. A função dos palhaços é entreter e eles, apesar de mal, lá se esforçam... São os palhaços ricos de Chelas e da Porcalhota.

É mentira o que eu disse ó palhaço?!!! :bash:

Wolf2009
June 4th, 2010, 07:57 PM
É mentira o que eu disse ó palhaço?!!! :bash:

Não, mas também não podes generalizar.:lol:
Diz a um moderador que ele te anda a ofender ANTES QUE O THREAD FECHE, POIS É ISSO QUE ELES QUEREM, TUDO O QUE LHES INCOMODA TENTAM FECHAR.

JÁ AGORA ELES CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM, FECHARAM O THREAD DAS OBRAS EM LISBOA NO CAFÉ ATRAVÉS DE PROVOCAÇÕES.

Fmars
June 4th, 2010, 08:08 PM
Não, mas também não podes generalizar.:lol:
Diz a um moderador que ele te anda a ofender ANTES QUE O THREAD FECHE, POIS É ISSO QUE ELES QUEREM, TUDO O QUE LHES INCOMODA TENTAM FECHAR.

JÁ AGORA ELES CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM, FECHARAM O THREAD DAS OBRAS EM LISBOA NO CAFÉ ATRAVÉS DE PROVOCAÇÕES.

Wolf faz algo de útil e faz um levantamento das estradas do distrito de Setúbal com perfil 2x2 ou superior e com características de auto-estrada e coloca aqui para comparar com os outros distritos.

Ps: Separa os km com portagem, dos km sem portagem.

51-51-HT
June 4th, 2010, 08:09 PM
^^^^^^ esta e boa os threads sao fechados porque os Portuenses lançam provocaçoes....

Threads-

Partido do Norte

Lisboetas do Carago

Se calhar foram fechados por causa das provocaçoes dos Portuenses.

Voces mereciam era quem vos aquece-se o pelo lisboetas de meia tijela.

Afonso Miguel
June 4th, 2010, 08:32 PM
^^

Pronto, isto mais tarde ou mais cedo tinha que descambar nisto... Sinceramente, que falta de civismo!

Será que não percebem que estas guerras, estes ódios entre Porto e Lisboa, são completamente irracionais e não levam a lado nenhum? Vocês fazem ideia de como o resto do país olha para comportamentos destes?

Enfim... Atitudes destas são inqualificáveis.

Às vezes saem notícias sobre coisas que acontecem nos meios rurais, em que vizinhos andam à bulha por causa de terrenos, partilhas, ajustes de contas e coisas do género. E alguns "citadinos" riem-se, gozam com as pessoas dos meios rurais, dizem que não têm civismo e chamam-lhe uma série de nomes.

Pois bem, o que eu aqui vejo muitas vezes está ao mesmo nível, ou ainda pior, do que esses casos pontuais dos meios rurais. A raiz, pelo menos, é a mesma. O que eu vejo aqui são discussões completamente descabidas e inflamadas, que não raras vezes chegam ao insulto, e não deixam ficar ninguém bem na fotografia.

Quem eventualmente pudesse ter razão perde-a com atitudes destas. E assim ninguém tem razão. É o que acontece quando as pessoas se deixam guiar mais pelo ódio à terra alheia do que pela defesa da sua terra. E estamos a falar em pessoas urbanas, que eu deduzo serem e considerar-se bem formadas, e que muitas vezes são apontadas como estereótipo para o exemplo da cidadania.

Acham que é isso que se vê aqui?
Bom, antes que o tópico feche, com esta irresponsabilidade toda (eu próprio já fui rasteiramente insultado aqui nesta espécie de porto-benfica das portagens), deixem que vos diga que este tópico é da máxima importância para as pessoas que são directamente afectadas pelas novas portagens e que estão interessadas em saber onde, como e quanto se vai pagar.
Em nenhum outro lado na net se chegou tão longe na catalogação dos pórticos e indução dos troços que futuramente se poderão pagar.

E se desta vez talvez o pendão da culpa possa balançar um pouco mais para o lado dos lisboetas (que vieram aqui provocar e "meter-se onde não são chamados"), é bom não esquecer que outras vezes acontece o contrário, e são alguns portuenses que provocam.

A culpa, no fundo, é dos dois. E isto não é nada bonito nem abonatório para Lisboa nem para o Porto.

O bairrismo pode ser uma coisa positiva, e eu acredito que o é, mas quando é levado ao extremo e à irracionalidade, e quando alguns odeiam mais o "vizinho" do que amam a si próprio, que é o que acontece aqui, acho que devem pensar... Se não será esta uma das causas para o atraso do nosso país.

E já agora, da próxima vez que se rirem do agricultor que veio para a TV queixar-se do vizinho que lhe roubou terreno, pensem um bocado antes de se rirem...

Fmars
June 4th, 2010, 11:49 PM
Fiz umas medições através do Google.
Não sei se me esqueci de mais alguma via do distrito do Porto.
Quem conhecer outros distritos, pode fazer mais alguns quadros para comparar.
Já agora, o distrito de Bragança é fácil.:ohno:

http://i145.photobucket.com/albums/r235/fer_mars/AEPorto.jpg

pai nosso
June 5th, 2010, 12:39 PM
in "Público"

Novas portagens geram receita aos privados:ohno:

Alteração aos contratos de concessão assinados entre a Estradas de Portugal e as concessionárias das Scut prevêem novas receitas aos privados que as exploram:ohno::bash::ohno:

Scut: Governo mantém data mas falta definir muita coisa :bash::bash:

A decisão do Governo de passar a cobrar portagens em três das sete auto-estradas contratadas em regime Scut, para aumentar as receitas da Estradas de Portugal, acabou por dar também aos privados uma nova fonte de receita. Com a publicação, ontem, em Diário da República, dos novos contratos de concessão de seis auto-estradas, torna-se efectiva, a partir de hoje, a remuneração das concessionárias pela disponibilidade da via, deixando de depender do volume de tráfego que nelas circula.

As concessões alteradas são a Norte Litoral, da Euroscut, e cinco do universo do grupo Mota-Engil - Costa de Prata e Grande Porto, que também vão passar a ter portagens, e ainda o contrato da Scut Beira Litoral e Alta, da Concessão Norte e da Grande Lisboa.:ohno: As alterações introduzidas são fundamentais não só para operacionalizar a introdução de portagens reais, como para garantir a execução do novo modelo de financiamento rodoviário que atribuiu à Estradas de Portugal (EP) a responsabilidade de gestão e lançamento de toda a rede rodoviária, e a tornou como entidade que vai auferir das receitas de portagem.

Para além dos pagamentos pela disponibilidade da via, os concessionários vão passar a ser remunerados também pela disponibilidade do sistema de cobrança das portagens, numa verba que deverá rondar cerca de dez milhões de euros por ano.:bash::ohno::bash: No caso do Grande Porto serão 5,4 milhões de euros por ano, na Costa de Prata 2,8 milhões de euros; na Norte Litoral o montante não é quantificado. Estes montantes serão pagos de forma faseada, de dois em dois meses, e as concessionárias deverão ainda, para além desta remuneração, receber os custos administrativos a auferir pelas cobranças secundárias e coercivas, bem como o produto das coimas a aplicar aos infractores.:ohno::bash::ohno:

A leitura dos decretos ontem publicados permite também perceber a forma como deverão começar a ser cobradas as portagens nas Scut, já que enumeram todos os conceitos que vão passar a ser utilizados: a obrigatoriedade de uma cobrança electrónica:ohno: e a penalização dos utentes que a ela não queiram aceder:ohno:, já que, no período de transição, lhes será cobrada uma taxa administrativa cujo valor deverá ainda ser fixado:ohno::ohno:.

Os utentes das auto-estradas serão obrigados a ter um dispositivo de identificação electrónica ou fazer prova de que já o encomendaram, para poderem pagar as tarifas ditas normais de auto-estrada (0,06671 euros + IVA por quilómetro para um veículo de Classe 1).:ohno::ohno: A "cobrança electrónica das taxas de portagem aos utentes será feita através de sistema de débito em conta ou de pré-pagamento, com provisão de conta, seja o utente anónimo ou identificado:ohno:", estando ainda previsto um sistema secundário de cobrança, que deverá funcionar junto dos balcões dos CTT:ohno:, confirmou o PÚBLICO.

Nos contratos agora republicados lê-se que o Governo poderá, por decreto-lei, identificar "lanços ou sublanços de auto-estrada que passam a estar sujeitos a um regime de cobrança de taxas de portagem, podendo prever isenções de pagamento a tráfegos locais" e que "as taxas de portagem podem ser objecto de variação, em função da hora do dia em que venham a ser cobradas, ou zonas especiais de passagens regulares e frequentes do mesmo veículo":ohno:.

P.S.: 1) mas que M..... é esta, já o meu pai diz, e nem o Salazar a tomava estas medidas anti-democraticas!!!

2)"As concessões alteradas são a Norte Litoral, da Euroscut, e cinco do universo do grupo Mota-Engil - Costa de Prata e Grande Porto, que também vão passar a ter portagens, e ainda o contrato da Scut Beira Litoral e Alta, da Concessão Norte e da Grande Lisboa";
^^
Ou seja, ou nestas concessões todas os utentes vão começar a pagar portagem (e isto inclui a A25 e as da Grande Lisboa:lol: da Ascendi]), ou em algumas auto-estradas os utentes vão pagar, mas noutras já não, passando o Estado ainda a pagar mais às concessionárias destas últimas concessionárias:ohno::bash::bash:!!!;

3) tenho a impressão pessoal que a próximo alvo a abater vai ser a totalidade da A25:ohno::lol::ohno:!!;

4) obrigatiriadade dum sistema electrónico = Salazar,

5) "penalização aos utente que a ela não queiram aceder" = Salazar;

6) "no período de transição, lhes será cobrada uma taxa administrativa cujo valor deverá ainda ser fixado"
^^
sem palavras = Salazar;

7) "Os utentes das auto-estradas [B]serão obrigados a ter um dispositivo de identificação electrónica ou fazer prova de que já o encomendaram, para poderem pagar as tarifas ditas normais de auto-estrada (0,06671 euros + IVA por quilómetro para um veículo de Classe 1"
^^
baratas as portagens,........e isto para pagar o preço normal das portagens:ohno::nuts::lol::nuts::ohno: = simplesmente ridiculo;

8) "cobrança electrónica das taxas de portagem aos utentes será feita através de sistema de débito em conta ou de pré-pagamento, com provisão de conta, seja o utente anónimo ou identificado, estando ainda previsto um sistema secundário de cobrança, que deverá funcionar junto dos balcões dos CTT"
^^
volta Salazar, que estás perdoado.......:ohno:(é triste quando as pessoas e um povo chegam a este ponto:ohno:)

9) "identificar lanços ou sublanços de auto-estrada que passam a estar sujeitos a um regime de cobrança de taxas de portagem, podendo prever isenções de pagamento a tráfegos locais e que "as taxas de portagem podem ser objecto de variação, em função da hora do dia em que venham a ser cobradas, ou zonas especiais de passagens regulares e frequentes do mesmo veículo"
^^
ou seja vai-se pagar mais das horas de ponta; aqueles que passarem menos vezes das auto-estradas vão pagar mais ao Km, os que passarem mais vezes vão pagar menos por Km (para aí 0,005€»»»o desconto não pode ser muito, porque senão as pessoas habituam-se mal)!!!
E fico com a impressão que quem fizer por exemplo a viagem Porto-Viana vai pagar a totalidade da extensão, e não apenas por onde passa dos pórticos!!!
^^
Portanto Afonso Muguel e Rutavella, pessoalmente agradeço o trabalho que tiveram a identificar aonde é que se encontram os pórticos, mas estou a ver que não vai interessar muito!!!!

10) os estrangeiros não vão pagar, o que inclui os camionistas, o que vai promover uma concorrência de mercado entre as transportadoras de mercadorias portuguesas e estrangeiras!!!

.....e agora calo-me:lol::):):lol:

Afonso Miguel
June 5th, 2010, 07:58 PM
E fico com a impressão que quem fizer por exemplo a viagem Porto-Viana vai pagar a totalidade da extensão, e não apenas por onde passa dos pórticos!!!
^^
Portanto Afonso Muguel e Rutavella, pessoalmente agradeço o trabalho que tiveram a identificar aonde é que se encontram os pórticos, mas estou a ver que não vai interessar muito!!!!

E como é que pagam? Como é que te identificam o carro? Como é que sabem que o carro passou lá sem haver pórticos?

Só se for como os contadores da electricidade e as famosas "estimativas":lol::lol::lol:

Do estilo: "ora deixa cá ver, este carro tem aspecto de quem passou 1x por semana na A42 no mes passado" :lol::lol::lol:

Eu por acaso já tinha lido a notícia no Público e fiquei com uma interpretação completamente diferente da tua, e não muito diferente da que já tinha. A ver vamos...

pauloluso
June 6th, 2010, 12:18 AM
E como é que pagam? Como é que te identificam o carro? Como é que sabem que o carro passou lá sem haver pórticos?

Só se for como os contadores da electricidade e as famosas "estimativas":lol::lol::lol:

Do estilo: "ora deixa cá ver, este carro tem aspecto de quem passou 1x por semana na A42 no mes passado" :lol::lol::lol:

Eu por acaso já tinha lido a notícia no Público e fiquei com uma interpretação completamente diferente da tua, e não muito diferente da que já tinha. A ver vamos...

Brinca Brinca.
Já não ficava admirado se fizessem estimativas de percursos habituais e fossem buscar uma media do consumo mensal a conta do utilizador.:nuts:

Sky11
June 6th, 2010, 03:02 AM
^^

Pronto, isto mais tarde ou mais cedo tinha que descambar nisto... Sinceramente, que falta de civismo!

Será que não percebem que estas guerras, estes ódios entre Porto e Lisboa, são completamente irracionais e não levam a lado nenhum? Vocês fazem ideia de como o resto do país olha para comportamentos destes?

Às vezes saem notícias sobre coisas que acontecem nos meios rurais, em que vizinhos andam à bulha por causa de terrenos, partilhas, ajustes de contas e coisas do género. E alguns "citadinos" riem-se, gozam com as pessoas dos meios rurais, dizem que não têm civismo e chamam-lhe uma série de nomes.

Pois bem, o que eu aqui vejo muitas vezes está ao mesmo nível, ou ainda pior, do que esses casos pontuais dos meios rurais. A raiz, pelo menos, é a mesma. O que eu vejo aqui são discussões completamente descabidas e inflamadas, que não raras vezes chegam ao insulto, e não deixam ficar ninguém bem na fotografia.

Quem eventualmente pudesse ter razão perde-a com atitudes destas. E assim ninguém tem razão. É o que acontece quando as pessoas se deixam guiar mais pelo ódio à terra alheia do que pela defesa da sua terra. E estamos a falar em pessoas urbanas, que eu deduzo serem e considerar-se bem formadas, e que muitas vezes são apontadas como estereótipo para o exemplo da cidadania.

Bom, antes que o tópico feche, com esta irresponsabilidade toda (eu próprio já fui rasteiramente insultado aqui nesta espécie de porto-benfica das portagens), deixem que vos diga que este tópico é da máxima importância para as pessoas que são directamente afectadas pelas novas portagens e que estão interessadas em saber onde, como e quanto se vai pagar.
Em nenhum outro lado na net se chegou tão longe na catalogação dos pórticos e indução dos troços que futuramente se poderão pagar.

E se desta vez talvez o pendão da culpa possa balançar um pouco mais para o lado dos lisboetas (que vieram aqui provocar e "meter-se onde não são chamados"), é bom não esquecer que outras vezes acontece o contrário, e são alguns portuenses que provocam.

A culpa, no fundo, é dos dois. E isto não é nada bonito nem abonatório para Lisboa nem para o Porto.

O bairrismo pode ser uma coisa positiva, e eu acredito que o é, mas quando é levado ao extremo e à irracionalidade, e quando alguns odeiam mais o "vizinho" do que amam a si próprio, que é o que acontece aqui, acho que devem pensar... Se não será esta uma das causas para o atraso do nosso país.

E já agora, da próxima vez que se rirem do agricultor que veio para a TV queixar-se do vizinho que lhe roubou terreno, pensem um bocado antes de se rirem...Raramente faço quote de um post completo.

Mas este post merece isso: :master:

Está TUDO dito, não retirava nem acrescentava nada.
Perfeita noção do que se passa nestes threads (e neste país)! :applause:

Afonso Miguel
June 6th, 2010, 11:34 AM
^^

Obrigado :)

Afonso Miguel
June 6th, 2010, 11:36 AM
Brinca Brinca.
Já não ficava admirado se fizessem estimativas de percursos habituais e fossem buscar uma media do consumo mensal a conta do utilizador.:nuts:

Eu disse isto um bocado no gozo, mas da maneira que as coisas estão, já nada é impossível.

Mas depois lá tinham de fazer, tal como a EDP, os famosos "acertos" :lol:
Isso é que era mais complicado... :lol::lol::lol:

emarques
June 6th, 2010, 01:27 PM

Então, é óbvio: se passaste no pórtico entre os nós 3 e 4, e passaste no pórtico entre os nós 5 e 6, é porque passaste no lanço entre os nós 4 e 5. Se por acaso tiveres saído no nó 4 e voltado a entrar no 5 para ir buscar alguém a casa, azar, pagas portagem dos quilómetros entre esses nós na mesma.

Ou uma dedução brilhante assim por este estilo.

Wolf2009
June 6th, 2010, 02:06 PM
^^

E já agora, da próxima vez que se rirem do agricultor que veio para a TV queixar-se do vizinho que lhe roubou terreno, pensem um bocado antes de se rirem...

Tudo verdade.

51-51-HT
June 6th, 2010, 02:37 PM
^^

Melhor seria impossivel. Tudo verdade.

Afonso Miguel
June 6th, 2010, 03:02 PM
^^

Mais uma vez, obrigado!

Então, é óbvio: se passaste no pórtico entre os nós 3 e 4, e passaste no pórtico entre os nós 5 e 6, é porque passaste no lanço entre os nós 4 e 5. Se por acaso tiveres saído no nó 4 e voltado a entrar no 5 para ir buscar alguém a casa, azar, pagas portagem dos quilómetros entre esses nós na mesma.

Ou uma dedução brilhante assim por este estilo.

Isso é óbvio, mas não era disso que eu estava a falar.

O que eu estava a por em questão era a impossibilidade de se cobrar portagens em troços onde não há pórticos.

Assim sendo, e pegando no teu raciocínio, se eu entrar no nó 4 e sair no nó 5, não pago nada. Logo, esses troços podem ser utilizados para delinear percursos alternativos.

Por isso continua a ser importante identificar os troços onde há pórticos.

Miguel_Arq
June 6th, 2010, 03:39 PM
^^

:applause:

Não mudava nem uma vírgula ao teu discurso.

Eu, que não sou de Lisboa nem do Porto também já ando farto destas guerrilhas sem sentido.
Fazem-me lembrar as birras dos miúdos nas escolas primárias.

emarques
June 6th, 2010, 03:51 PM
Isso é óbvio, mas não era disso que eu estava a falar.

O que eu estava a por em questão era a impossibilidade de se cobrar portagens em troços onde não há pórticos.
Mas estavas a responder a alguém que dizia que quem passasse em alguns pórticos ia acabar por pagar todo o percurso.

Assim sendo, e pegando no teu raciocínio, se eu entrar no nó 4 e sair no nó 5, não pago nada. Logo, esses troços podem ser utilizados para delinear percursos alternativos.

Por isso continua a ser importante identificar os troços onde há pórticos.
Também não disse que não era importante, ou que quem percorresse a estrada entre esses nós pagaria portagem. Acho até que certos troços foram deixados sem pórticos precisamente para permitir passagens sem pagamento a algum tráfego. O problema é que isso vai criar muitas assimetrias se a passagem num pórtico der lugar à cobrança da portagem correspondente à distância ao pórtico anterior.

Xico205
June 6th, 2010, 04:06 PM
Eu não comecei guerra nenhuma, que fique dito.