View Full Version : Rede Nacional de Expressos
AZT2009 March 3rd, 2010, 03:59 PM A Rede Nacional de Expressos surgiu em 1995, com a missão de assegurar o transporte público de passageiros e mercadorias entre as principais cidades e vilas de norte a Sul de Portugal.
Actualmente, com uma rede de concessões de 42 mil quilómetros, a Rede Nacional de Expressos assegura a ligação entre centenas de destinos, várias vezes ao dia, garantindo um elevado padrão de qualidade e segurança, o que a torna preferida por milhões de passageiros.
Wolf2009 March 3rd, 2010, 04:37 PM http://www.ipb.pt/iufro2010/imagens/it33.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_XRc0oFfWauc/Snd_KacFJFI/AAAAAAAANz0/h3yBnfLCnJ4/s400/Clipboard08.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3648/3291897775_16256b8962.jpg
Ainda existem expressos de dois pisos na rede expressos.
É que nunca mais vi desses expressos, quando começei andar nesta empresa a primeira vez foi num deste de dois pisos.
rpc08 March 3rd, 2010, 11:02 PM Uma coisa que eu nunca percebi muito bem nos Expressos é o facto de existirem várias empresas de transportes a efectuar viagens Expresso, sendo que a maioria das vezes nem estão interligadas. Das duas uma, ou criavam uma única empresa de Expressos e todas as outras ficavam com o tráfego interno/regional ou então criavam uma base de dados com os horários de todas as companhias para melhor informar os passageiros...é que assim não há quem entenda.
Xico205 March 4th, 2010, 12:50 AM Ainda há AUTOCARROS de dois pisos, embora cada vez menos e ainda bem.:banana:
A Rede de Expressos é formada por um conjunto de empresas suas acionistas e que são ao mesmo tempo fornecedoras de autocarros e pessoal.
Ainda bem que existem várias empresas a efectuar expressos, a concorrência só faz é bem.:banana::cheers:
Quanto à base de dados, qualquer um pode criá-la, agarra nos horarios das varias transportadoras e constroi uma base de dados. Eu não crio, porque não tenho conhecimentos suficientes de informatica.
smasher_marques March 4th, 2010, 04:16 AM É bom haver concorrência mas é mau chegarmos a um sitio e os autocarros da Rede Expresso pararem num sitio e os da Renex na outra ponta da cidade.
Esses autocarros de dois pisos agora também fazem serviço suburbano entre Braga-Guimarães ao serviço da transdev e uma carreira rural também. Não estão é em grande estado.
Xico205 March 4th, 2010, 08:18 PM Por estarem velhos é que já não fazem serviço de Expressos.
AZT2009 March 4th, 2010, 08:20 PM uma das accionistas da rede expressos foi extinta.
A rodoviária da beira litroal já não existe foi substituida pela Transdev.
No site a situação não está actualizada.
já vi expressos com o simbolo da transdev.
Agora tenho pena da TST de não participar na rede expressos.
A setubalense(belos) participava na rede expressos lembrou-me de ter viajado num expresso de dois pisos até castanheira de Pêra ainda hoje vi esse autocarro na estação de setúbal mas desde que passou pra a TST agora acho que ele só faz as ligações rápidas para a praça de espanha e gare do orinte.
Xico205 March 4th, 2010, 08:22 PM A RBL continua a existir, só que é propriedade da Transdev. Autocarros que tenham numeração de frota dois mil são da RBL. Autocarros com numeração mil são da Rodoviária de Entre Douro e Minho. Autocarros com numeração dez mil são Caima. Todas estas três empresas foram adquiridas pela Transdev.
A TST já esteve na Rede Expressos quando pertencia ao Grupo Barraqueiro, desde que passou a ser da Arriva saiu da Rede Expressos.
A Setubalense foi comprada pela TST e Rodoviária do Alentejo.
AZT2009 March 4th, 2010, 08:29 PM A TST tem tantos autocarros que poderiam fazer parte da rede expressos.
Xico205 March 4th, 2010, 08:32 PM Tem muitos autocarros sim, mas caso fizesse parte da rede Expressos teria que arranjar novos autocarros.
Todos os autocarros que a TST tem, têm serviço definido, alias em qualquer empresa de transportes assim é.
A oferta tem que corresponder ás necessidades. Embora este ano a TST tenha perdido dois clientes fixos: a EDP-Praias do Sado para a Rodoviária do Alentejo e a Setnave para a Barraqueiro Alugueres.
Os autocarros que a TST tem até são poucos para o serviço. Ás vezes há carreiras que ficam por fazer por falta de autocarro disponivel. Não é raro toda a frota de reserva (veículos mais antigos) estar a circular.
AZT2009 March 4th, 2010, 08:33 PM A RBL continua a existir, só que é propriedade da Transdev. Autocarros que tenham numeração de frota dois mil são da RBL. Autocarros com numeração mil são da Rodoviária de Entre Douro e Minho. Autocarros com numeração dez mil são Caima. Todas estas três empresas foram adquiridas pela Transdev.
E depois quem passou a operar foi a transdev eles piram os autocarros com as cores deles.
AZT2009 March 4th, 2010, 08:37 PM Eu sou do tempo que a rede expresso usa este modelo:
http://www.ipb.pt/iufro2010/imagens/it33.jpg
Acho que eles agora usam outro modelo.
Xico205 March 4th, 2010, 08:37 PM Se a Transdev passou a ser a dona da RBL, pinta os autocarros como quiser.
Xico205 March 4th, 2010, 08:38 PM Eu sou do tempo que a rede expresso usa este modelo:
http://www.ipb.pt/iufro2010/imagens/it33.jpg
Acho que eles agora usam outro modelo.
:lol:
De vez enquando esses autocarros ainda são usados na Rede Expressos. Fazem parte da frota de reserva da Rodoviária do Alentejo, EVA, Frota Azul Algarve e Estremadura.
AZT2009 March 4th, 2010, 08:40 PM http://farm4.static.flickr.com/3648/3291897775_16256b8962.jpg
http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_273/mid_man_16290_beta_61_tst.jpg
Estes modelos já não se usam na rede expressos?
Xico205 March 4th, 2010, 09:08 PM O de cima talvez ainda seja usado muito raramente. O de baixo já não se usa há muito. Estão em processo de abate na TST.
Wolf2009 March 4th, 2010, 10:35 PM O de cima talvez ainda seja usado muito raramente. O de baixo já não se usa há muito. Estão em processo de abate na TST.
O de baixo ainda se usa muita pela TST em Setúbal estam sempre lá muitos na estação aquilo ás vezes tem uma fila quase cheia de expressos e às vezes também vejo lá autocarros da tst de dois pisos uma vez vi 4 ou 5.
O de cima é usado raramente porquê?
Xico205 March 4th, 2010, 11:23 PM Porque são veiculos velhos, muito gastadores de combustivel, estão gastos porque já andaram muito, não são tão confortaveis para os passageiros e no dia-a-dia já não há um fluxo tão grande de passageiros que justifique um autocarro de 73 lugares.
Os de baixo têm os dias contados na TST, sendo que alguns autocarros desses já foram abatidos. A fornada nova de autocarros que tem/vai chegar à TST vem substituir este e outros modelos.
rpc08 March 5th, 2010, 12:43 AM Quanto à base de dados, qualquer um pode criá-la, agarra nos horarios das varias transportadoras e constroi uma base de dados. Eu não crio, porque não tenho conhecimentos suficientes de informatica.
E porque é que tenho que ser eu ou alguém exterior às empresas transportadoras? Pagam-nos para isso? Ora esta...:nuts:
Oponopono March 5th, 2010, 12:44 AM E porque é que tenho que ser eu ou alguém exterior às empresas transportadoras? Pagam-nos para isso? Ora esta...:nuts:
rpc, rapaz, não te apercebeste ainda que tiveste a ideia duma oportunidade de negócio que te pode fazer ganhar uns trocos valentes?!
Xico205 March 5th, 2010, 01:03 AM E porque é que tenho que ser eu ou alguém exterior às empresas transportadoras? Pagam-nos para isso? Ora esta...:nuts:
E que interesse têm as empresas transportadoras em que os seus eventuais passageiros se dispersem para outras? Cada um faz publicidade ao que é seu.
Wolf2009 March 5th, 2010, 07:26 PM Porque são veiculos velhos, muito gastadores de combustivel, estão gastos porque já andaram muito, não são tão confortaveis para os passageiros e no dia-a-dia já não há um fluxo tão grande de passageiros que justifique um autocarro de 73 lugares.
Os de baixo têm os dias contados na TST, sendo que alguns autocarros desses já foram abatidos. A fornada nova de autocarros que tem/vai chegar à TST vem substituir este e outros modelos.
Qual é essa fornada?
Também vêm expressos?
DaniFR March 5th, 2010, 08:37 PM Autocarros da Rede Expressos em Coimbra:
http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_290/mid_man_marques_168_redeexpressos.jpg
http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_282/mid_transdev_2691.jpg
http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_282/mid_Transdev-2750.jpg
Está escrito Pombal na foto, mas isto é na Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra.
http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_130/mid_uic.jpg
Fotos: Transportes XXI
:)
marciomaco March 5th, 2010, 08:43 PM Hoje passou um Expresso Confort cá no Porto e ia para Bragança :cheers:
rpc08 March 5th, 2010, 10:12 PM E que interesse têm as empresas transportadoras em que os seus eventuais passageiros se dispersem para outras? Cada um faz publicidade ao que é seu.
Obviamente que eu estava a falar de algo do género do que foi feito em relação aos preços dos combustíveis, levado a cabo por uma entidade oficial.
Xico205 March 5th, 2010, 10:21 PM Ésses nas auto-estradas fazem cartel!:bash:
rpc08 March 5th, 2010, 10:26 PM ^^Presumo que estejas a falar dos painéis que colocaram nas auto-estradas. Eu estava mais a falar disto: http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/ ;)
Oponopono March 5th, 2010, 10:27 PM rpc, e porque diabos terá que ser uma entidade oficial a fazer e não um particular visando o lucro?
rpc08 March 5th, 2010, 10:32 PM Porque também lhe compete simplificar/ajudar os clientes, informando-os melhor. Tal como fizeram com os combustíveis. Agora, se pagarem a um privado, também não vejo porque não...
Oponopono March 5th, 2010, 10:34 PM E porque é que a iniciativa não pode partir duma pessoa qualquer que usa a ideia e contacta várias empresas para aferir do seu interesse e, partindo daí, fazer isso sem esperar que outros façam?
Como disse anteriormente, aliás, mal li o que escreveste originalmente foi o que me ocorreu, isso parece-me uma ideia com potencial de lucro para quem pegar nela.
AZT2009 March 5th, 2010, 10:47 PM http://www.transportes-xxi.net/albums/cat_290/mid_man_marques_168_redeexpressos.jpg
Este é do tempo em que foi fundada a rede nacional de expressos.
slickman March 6th, 2010, 12:33 AM Para mim os mais porreiros e os que se ve mais sao os Scania Irizar
Xico205 March 6th, 2010, 06:23 AM Para mim os mais porreiros e os que se ve mais sao os Scania Irizar
Mas os piores em caso de acidente.^^ Aquilo é tudo cartão ou fibra de vidro ou lá o que é! É capaz de haver mais Irizar PB com chassis MAN do que Scania.
Para mim os melhores são as Setra e Mercedes Travego da EVA, e as Caetano Winner.:banana:
Xico205 March 6th, 2010, 06:24 AM Este é do tempo em que foi fundada a rede nacional de expressos.
Só se é do tempo em que passou a designar-se com esse nome, porque já nos anos 60 havia uma rede expressos.
Xico205 March 6th, 2010, 06:27 AM Qual é essa fornada?
Também vêm expressos?
Expressos não são autocarros, são serviços comerciais. Mas sim vêm autocarros para as directas Setubal - Lisboa, Palmela - Lisboa. São Mercedes-Benz Integro e Mercedes-Benz O408.
Wolf2009 March 6th, 2010, 02:03 PM Mas sim vêm autocarros para as directas Setubal - Lisboa, Palmela - Lisboa. São Mercedes-Benz Integro e Mercedes-Benz O408.
Pois actualmente esse serviço é feito pelos expressos da TST.
Mas porque vão trocar esses autocarros?
Digo expressos porque têm as características desse serviço e são fora do normal comparado com autocarros normais.
Wolf2009 March 6th, 2010, 02:12 PM Mas os piores em caso de acidente.^^ Aquilo é tudo cartão ou fibra de vidro ou lá o que é! É capaz de haver mais Irizar PB com chassis MAN do que Scania.
Para mim os melhores são as Setra e Mercedes Travego da EVA, e as Caetano Winner.:banana:
Vejo desses autocarros estacionados em vila fresca de Azeitão ás vezes que são da rodoviária do alentejo, chego a ver 4, 5 e 6.
Também já vi um desses que é da TST na estação de Setúbal e em imagens aqui do forúm.
Já agora antes a Setualense fazia essas viajens da rede expressos antes de 2001.
O que aconteceu para a TST não fazer agora?
Eu lembro-me de ir em autocarros de dois pisos da setubalense e em autocarros só de resto chão.
rpc08 March 6th, 2010, 09:34 PM E porque é que a iniciativa não pode partir duma pessoa qualquer que usa a ideia e contacta várias empresas para aferir do seu interesse e, partindo daí, fazer isso sem esperar que outros façam?
Como disse anteriormente, aliás, mal li o que escreveste originalmente foi o que me ocorreu, isso parece-me uma ideia com potencial de lucro para quem pegar nela.
E será que as próprias empresas estarão interessadas nisso? É que, havendo informação disponível sobre todos os horários, será expectável que haja uma maior dispersão de passageiros, o que será melhor para umas empresas mas pior para outras...
Wolf2009 March 6th, 2010, 09:35 PM Mas os piores em caso de acidente.^^ Aquilo é tudo cartão ou fibra de vidro ou lá o que é! É capaz de haver mais Irizar PB com chassis MAN do que Scania.
Quais setras?
Oponopono March 6th, 2010, 09:49 PM E será que as próprias empresas estarão interessadas nisso? É que, havendo informação disponível sobre todos os horários, será expectável que haja uma maior dispersão de passageiros, o que será melhor para umas empresas mas pior para outras...
rpc, conheces melhor forma de responder à tua pergunta do que fazendo um projecto para um site desse genero em devida regra, estudar o assunto com termos, ver de onde podem advir os proventos dele (pode até não ser das companhias directamente pelo serviço mas a outros titulos), e a seguir perguntar às próprias companhias qual o seu interesse em tal?
Há, aliás, vários ângulos pelos quais essa tua ideia pode ser abordada de forma potencialmente lucrativa.
Viriatuus March 6th, 2010, 10:19 PM ^^
Torna-te um empreendedor Rpc08...;)
Xico205 March 6th, 2010, 10:37 PM Quais setras?
Setra S419 GT
Oponopono March 6th, 2010, 10:38 PM Torna-te um empreendedor Rpc08...;)
Viriatuus, tu, dizendo tal? Estás a sério ou zombas do que eu disse ao prometedor jovem rpc?
Xico205 March 6th, 2010, 10:40 PM Pois actualmente esse serviço é feito pelos expressos da TST.
Mas porque vão trocar esses autocarros?
Digo expressos porque têm as características desse serviço e são fora do normal comparado com autocarros normais.
Mas não são expressos. São directas (outro tipo de serviço).
Trocam-nos porque estão velhos, têm despesas grandes de manutenção e consumos elevados.
Xico205 March 6th, 2010, 10:41 PM Vejo desses autocarros estacionados em vila fresca de Azeitão ás vezes que são da rodoviária do alentejo, chego a ver 4, 5 e 6.
Também já vi um desses que é da TST na estação de Setúbal e em imagens aqui do forúm.
Já agora antes a Setualense fazia essas viajens da rede expressos antes de 2001.
O que aconteceu para a TST não fazer agora?
Eu lembro-me de ir em autocarros de dois pisos da setubalense e em autocarros só de resto chão.
A TST mudou de donos. Era propriedade do grupo Barraqueiro, agora é da Arriva.
Wolf2009 March 7th, 2010, 02:03 PM A TST mudou de donos. Era propriedade do grupo Barraqueiro, agora é da Arriva.
O problema é que acho que a TST nunca fez esse serviço, sublinho acho.
Pois quando a setubalense estava lá fazia, acho que me lembro disso.
b4 March 7th, 2010, 02:28 PM Mas os piores em caso de acidente.^^ Aquilo é tudo cartão ou fibra de vidro ou lá o que é! É capaz de haver mais Irizar PB com chassis MAN do que Scania.
:nuts:
E eu descansado, em tantas viagens por este país...
Xico205 March 7th, 2010, 03:17 PM Nunca viste como eles ficam em caso de acidente?:bash: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1325478
Xico205 March 7th, 2010, 03:23 PM O problema é que acho que a TST nunca fez esse serviço, sublinho acho.
Pois quando a setubalense estava lá fazia, acho que me lembro disso.
Eu também não tenho certezas. Mas a Setubalense, hoje é TST, foi comprada.
Edit: Tendo em conta que a Setubalense é uma herdeira da Rodoviaria Nacional, e a RN é que equivalia a actual Rede Expressos.
b4 March 7th, 2010, 03:27 PM Nunca viste como eles ficam em caso de acidente?:bash: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1325478
Pré-Fabricados sobre rodas... :bash: :ohno:
Tenho mesmo de começar a tirar a carta...
Xico205 March 7th, 2010, 03:45 PM :lol:
Também a probabilidade de haver um acidente é baixa. Em milhares de viagens efectuadas, há um de vez enquando.
Um avião é bem construído mas em caso de acidente...
b4 March 7th, 2010, 03:48 PM :lol: Também é verdade.
smasher_marques March 7th, 2010, 08:42 PM Mas a taxa de acidente dos aviões tambem é muito muito mas muito baixa. Sem certezas mas deverá ser inferior à dos autocarros.
Os autocarros de 2 pisos da RNE fazem serviço suburbano entre Braga e Guimarães e já os vi a fazer uma carreira "rural" aqui onde eu moro também. Isto ao serviço da Transdev.
Xico205 March 7th, 2010, 10:10 PM Muitos deles deixaram de vez de fazer serviço para a Rede Expressos. Agora fazem carreiras e serviço escolar. Não estão é para gastar dinheiro a pintá-los, qualquer dia são abatidos.
Claro que andar de avião é muito mais seguro que andar de autocarro. Mas o que eu estava a dizer tambem é que em centenas de viagens de autocarro há um acidente de vez enquando. A probabilidade é baixa.
emarques March 8th, 2010, 02:56 AM E que interesse têm as empresas transportadoras em que os seus eventuais passageiros se dispersem para outras? Cada um faz publicidade ao que é seu.
E não terão interesse em que as outras empresas transportadoras sirvam de feeder para as suas linhas?
Imaginemos que nenhuma empresa faz carreira entre Braga e Castelo Branco, mas que há uma que faz Braga - Guarda e outra que faz Guarda - Évora por Castelo Branco e Portalegre. Com um sítio que centralizasse a informação, as pessoas que quisessem ir de Braga a Castelo Branco iam ajudar a encher os autocarros das duas empresas. Sem centralizar a informação... vão de carro ou comboio.
Anyway... Ó aqui o belo site organizado pela DGTT: http://www.transpor.pt/
Que seria óptimo se funcionasse de forma minimamente aceitável. Infelizmente, a função de pesquisa de itinerários é de uma incapacidade assustadora...
Xico205 March 8th, 2010, 01:03 PM Agora é IMTT, mudou de nome como é tipico nos institutos e direcções do Estado.:lol:
Wolf2009 March 8th, 2010, 07:21 PM Muitos deles deixaram de vez de fazer serviço para a Rede Expressos. Agora fazem carreiras e serviço escolar. Não estão é para gastar dinheiro a pintá-los, qualquer dia são abatidos.
Claro que andar de avião é muito mais seguro que andar de autocarro. Mas o que eu estava a dizer tambem é que em centenas de viagens de autocarro há um acidente de vez enquando. A probabilidade é baixa.
Estás a falar de alugarem os autocarros à rede expressos?
emarques March 8th, 2010, 08:02 PM Agora é IMTT, mudou de nome como é tipico nos institutos e direcções do Estado.:lol:
Sim, aquilo tem lá a secção "Conheça o IMTT", mas no rodapé está uma ligação para www.dgtt.pt com o logo da DGTT. Mais um exemplo da maravilha de site que aquilo é...
Wolf2009 March 8th, 2010, 08:08 PM Sim, aquilo tem lá a secção "Conheça o IMTT", mas no rodapé está uma ligação para www.dgtt.pt com o logo da DGTT. Mais um exemplo da maravilha de site que aquilo é...
Mas aquilo mudou para DGTT?
Xico205 March 9th, 2010, 03:43 AM :lol:
Não, mudou de DGTT para IMTT. A palavra "mobilidade" passou a estar na moda, maneira que a tinham que pôr no nome.:banana:
Xico205 March 9th, 2010, 03:54 AM Estás a falar de alugarem os autocarros à rede expressos?
A Rede Expressos é uma empresa de capital social em que as suas principais accionistas são: Barraqueiro, Estremadura, Rodoviaria do Tejo, Rodoviária do Alentejo, EVA, Isidoro Duarte, Rodoviária da Beira Interior, Joalto, Rodoviária da Beira Litoral, Rodoviária de Entre Douro e Minho, Empresa Marques e Berrelhas.
Todas estas empresas têm as suas quotas com percentagens diferentes na empresa, e são ao mesmo tempo fornecedoras de autocarros e pessoal. Se reparares nos autocarros com pintura Rede-Expressos, algures têm a indicação da empresa a que pertencem. Caso não tenham o logotipo da empresa pela numeração de frota sabe-se qual é:
Autocarros com numeração:
1xxx - Rodoviária de Entre Douro e Minho (Transdev Braga)
2xxx - Rodoviária da Beira Litoral (Transdev Coimbra)
3xxx - Rodoviária da Beira Interior ( Grupo Joalto)
4xxx - Rodoviária do Tejo (antiga numeração RN do Ribatejo)
5xxx - Grupo Barraqueiro (ou Barraqueiro ou Estremadura)
6xxx - Grupo Barraqueiro (a região de Lx tinha a numera ção cinco mil e seis mil da RN, depois da privatização foi mantida)
7xxx - Joalto (Holding Transdev-Joalto)
8xxx - Rodoviária do Alentejo (antiga numeração de frota da RN do Alentejo)
9xxx - Eva ( antiga numeração da RN do Algarve)
Muitas empresas que resultaram da privatização da Rodoviária Nacional continuam a manter a numeração de frota herdada:lol::banana:
Wolf2009 March 9th, 2010, 07:51 PM A Rede Expressos é uma empresa de capital social em que as suas principais accionistas são: Barraqueiro, Estremadura, Rodoviaria do Tejo, Rodoviária do Alentejo, EVA, Isidoro Duarte, Rodoviária da Beira Interior, Joalto, Rodoviária da Beira Litoral, Rodoviária de Entre Douro e Minho, Empresa Marques e Berrelhas.
Todas estas empresas têm as suas quotas com percentagens diferentes na empresa, e são ao mesmo tempo fornecedoras de autocarros e pessoal. Se reparares nos autocarros com pintura Rede-Expressos, algures têm a indicação da empresa a que pertencem. Caso não tenham o logotipo da empresa pela numeração de frota sabe-se qual é:
Autocarros com numeração:
1xxx - Rodoviária de Entre Douro e Minho (Transdev Braga)
2xxx - Rodoviária da Beira Litoral (Transdev Coimbra)
3xxx - Rodoviária da Beira Interior ( Grupo Joalto)
4xxx - Rodoviária do Tejo (antiga numeração RN do Ribatejo)
5xxx - Grupo Barraqueiro (ou Barraqueiro ou Estremadura)
6xxx - Grupo Barraqueiro (a região de Lx tinha a numera ção cinco mil e seis mil da RN, depois da privatização foi mantida)
7xxx - Joalto (Holding Transdev-Joalto)
8xxx - Rodoviária do Alentejo (antiga numeração de frota da RN do Alentejo)
9xxx - Eva ( antiga numeração da RN do Algarve)
Muitas empresas que resultaram da privatização da Rodoviária Nacional continuam a manter a numeração de frota herdada:lol::banana:
Fornecer é alugar ou é dar?
Normalmente o logotipo vem na parte da fente do autocarro.
Visto que à users a falar disto alguém quer que eu crie o thread RN?
Xico205 March 13th, 2010, 08:39 PM Fornecer é alugar ou é dar?
Normalmente o logotipo vem na parte da fente do autocarro.
Visto que à users a falar disto alguém quer que eu crie o thread RN?
Neste caso concreto é alugar e dar ao mesmo tempo. Uma vez que a empresa que põe os autocarros a circular é dona da concessão.:lol:
Ricardo Fig March 13th, 2010, 11:38 PM É ?
A Vimeca fazia regularmente Vila Real de Santo António, e agora a Fénix anda por Viseu.
...é dona dessas concessões?
Não faz grande sentido,
Xico205 March 14th, 2010, 05:21 AM Não me expressei bem, desculpa. Todas as empresas donas da Rede Expressos são fornecedoras de viaturas e funcionários. Esqueci-me de integrar a Vimeca no grupo. Quando disse dona da concessão refiro-me ao facto de ser dona da empresa, logo das concessões embora sejam também partilhadas por outras empresas accionistas da Rede Expressos.
Claro que o que dizes faz todo o sentido. A linha 50 (Lisboa-Fátima-Porto-Braga/Viana do Castelo) também é partilhada pela Estremadura e Rodoviária de Entre Douro e Minho por exemplo. A linha 25 (Lisboa-Seia) é partilhada pelas RBL, e Tejo; etc...
Wolf2009 March 14th, 2010, 02:03 PM Não me expressei bem, desculpa. Todas as empresas donas da Rede Expressos são fornecedoras de viaturas e funcionários. Esqueci-me de integrar a Vimeca no grupo. Quando disse dona da concessão refiro-me ao facto de ser dona da empresa, logo das concessões embora sejam também partilhadas por outras empresas accionistas da Rede Expressos.
Claro que o que dizes faz todo o sentido. A linha 50 (Lisboa-Fátima-Porto-Braga/Viana do Castelo) também é partilhada pela Estremadura e Rodoviária de Entre Douro e Minho por exemplo. A linha 25 (Lisboa-Seia) é partilhada pelas RBL, e Tejo; etc...
A RBL já não existe o que existe actualmente é a Transdev.
Ricardo Fig March 14th, 2010, 07:59 PM A RBL existe e sempre existiu.
Transdev é "apenas" uma marca para o passageiro.
Wolf2009 March 14th, 2010, 08:19 PM A RBL existe e sempre existiu.
Transdev é "apenas" uma marca para o passageiro.
Então quer dizer que a RBL continua a sua actividade só que está integrada na Trasndev?
Ricardo Fig March 14th, 2010, 08:43 PM De certa forma, sim, assim como a REDM e a CAIMA.
vitamos July 12th, 2010, 03:24 PM Boas tardes!
Este Domingo em Sete Rios antes de embarcar no Mercedes Tourismo que me levou confortavelmente para Coimbra tive opurtunidade de reparar nuns mercedes com a cor da rede de expressos e logotipo da RBI que estavam a efectuar serviço.
Pela distância não consegui confirmar mas deixo aqui a pergunta: Serão os novos Mercedes Tourismo RH? É que se sim são bastante diferentes dos "tradicionais". É muito curioso ver autocarros a fazer serviço expresso que, olhados à distância parecem mais um autocarro urbano... Já agora se alguém já andou neles, venha de lá o testemunho :p
PS: Sem certezas (e como não encontrei nenhuma foto ao serviço da RE) penso tratar-se deste modelo: http://www.mercedes-benz.es/content/spain/mpc/mpc_spain_website/es/home_mpc/bus/home/buses_world/update/news_2009_2/busworld_kortrijk/Tourismo_RH.html
Xico205 July 12th, 2010, 03:33 PM O unico senão desse modelo para longo curso é não ter uma bagageira tão grande. Desde que tenha sintos de segurança pode fazer uma viagem de qualquer distancia desde que possua tacógrafo.
É frequente ver Mercedes Integro (interurbanos/suburbanos) fazerem viagens grandes quando não há malas para transportar como por exemplo visitas de estudo de escolas ou transporte de pessoas para manifestações ou para o pic nic do Tony Carreira, etc...
O Mercedes Tourismo encontra-se na gama média entre o Integro e o Travego.
vitamos July 12th, 2010, 03:45 PM O unico senão desse modelo para longo curso é não ter uma bagageira tão grande. Desde que tenha sintos de segurança pode fazer uma viagem de qualquer distancia desde que possua tacógrafo.
É frequente ver Mercedes Integro (interurbanos/suburbanos) fazerem viagens grandes quando não há malas para transportar como por exemplo visitas de estudo de escolas ou transporte de pessoas para manifestações ou para o pic nic do Tony Carreira, etc...
O Mercedes Tourismo encontra-se na gama média entre o Integro e o Travego.
Posso-te dizer que ao longe cheguei a confundir com o Integro... Até me questionei "Que raio? Integros na rede de expressos?" Mas depois vi que não e hoje fiquei mesmo com a sensação que são estes tais Tourismo RH. A foto coincide e de facto o grupo joalto adquiriu 12 para os diferentes grupos operacionais pelo que bate certo ter visto 2 com o logotipo da RBI :)
Quanto aos tourismo "tradicionais", das viagens que efectuei não desgostei, sem ter amado contudo. Não os acho tão confortáveis como os modelos de carroçaria Winner da Caetano, ou os IRIZAR. Contudo nota para o habitáculo silencioso e bons acabamentos interiores.
Já agora o meu modelo preferido em termos de expresso continua a ser os "lionCoach". Apanho-os frequentemente em expressos da RBI (MAN) e acho-os fantásticos!
Xico205 July 12th, 2010, 03:50 PM Desses todos só andei de Irizar. A empresa que mais apanhei na Rede Expressos tambem entre Lisboa e Coimbra foi a Transdev, e normalmente calhavam-me Marcopolo Viaggio II com chassis Scania ou MAN e Irmãos Mota Atomic com chassis DAF. Não desgosto destes modelos por acaso.
Não simpatizei muito com as Irizar PB de 2004 da Transdev que tinham estofos de tecido. Bem sei que já há umas mais recentes.
23 Stripes July 12th, 2010, 10:43 PM Eu adoro esse autocarro. Faz a linha Lisboa-Torres Novas-Abrantes-Arez-Nisa-V.V. Ródão-Castelo Branco
http://img534.imageshack.us/img534/3803/rbi3496b.jpg
http://img686.imageshack.us/img686/7671/rbi3496c.jpg
Fonte:
http://www.transportes-xxi.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=3239&st=0&sk=t&sd=a&start=615
vitamos July 13th, 2010, 10:59 AM Eu adoro esse autocarro. Faz a linha Lisboa-Torres Novas-Abrantes-Arez-Nisa-V.V. Ródão-Castelo Branco
Ah nem mais! Era exactamente este modelo que referia! Obrigado!
Maxair July 13th, 2010, 11:51 AM E que bem confortável tem de ser para se aguentar o suplício que é esta viagem. As curvas de Nisa :puke:
RoadsterRunner July 13th, 2010, 12:51 PM De perfil está muito bom.
:okay:
pedrodepinto July 15th, 2010, 01:53 PM Parece confortável :D!
Xico205 July 15th, 2010, 02:54 PM Tem obrigação de ser. Todo o autocarro é Evobus. :banana:
pedrodepinto July 16th, 2010, 01:45 AM Além disso, é bem novinho :lol:!
slickman July 16th, 2010, 04:10 PM Para mim, os autocarros mais bonitos/melhores/impressionantes alem do Irizar PB são os Neoplan Cityliner ou Starliner.
Mas vê-se muitos poucos por cá.
Xico205 July 16th, 2010, 06:23 PM Nunca achei o Irizar PB nada de extraordinário.
Prefiro uma Sunsudegui Sideral ou uma Noge Turing, ou uma Mercedes Travego.
Até a Caetano Enigma em nova "batia-me" muito mais que a Irizar PB alguma vez "bateu".
:lol:
...mas verdade seja dita, nunca descansei enquanto não andei de Irizar PB. =)
Tiaguinho July 17th, 2010, 09:59 PM Irizar PB é das que eu mais gosto sem dúvida, porém nunca andei em nenhuma :ohno:
vitamos July 19th, 2010, 12:28 PM Irizar PB é das que eu mais gosto sem dúvida, porém nunca andei em nenhuma :ohno:
Eu já apanhei overdose de IRIZAR :p
Não adoro, não odeio... PElo menos são geralmente confortáveis... Mas também depende do modelo de estofagem de bancos utilizado. Por exemplo alguns transdev usam os bancos normais com um estofo simples bem menos confortáveis que aqueles normais estofos negros em pele... Esses sim bem confortáveis!
Xico205 July 19th, 2010, 03:39 PM São as primeiras Irizar PB da Transdev, de 2004.
amantesdosautocarros July 19th, 2010, 06:17 PM uma imagem do terminal de Sete Rios http://autocarros.no.comunidades.net/index.php?pagina=1323816085
http://thumbs.subefotos.com/043078bbcb5e98300a1194616e4930fbo.jpg
NOTA:
alguém me pode dizer como colocar fotos sem ser atráves de link?
amantesdosautocarro@sapo.pt
http://autocarros.no.comunidades.net
http://osamantesdosautocarros.ning.com
amantesdosautocarros July 19th, 2010, 08:26 PM O LINK CORRECTO É:
http://autocarros.no.comunidades.net/index.php?pagina=1323816085
http://autocarros.no.comunidades.net/index.php?pagina=1323816085
Os Amantes dos Autocarros
http://autocarros.no.comunidades.net
http://osamantesdosautocarros.ning.com
pedrodepinto July 20th, 2010, 01:30 AM Tens de alojar as fotos num servidor. Vê aqui (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=604357) ;)!
slickman August 4th, 2010, 11:48 AM Eu a sonhar com os Neoplan e eles andam pelos Algarves:
http://www.eva-bus.com/novo/expresso_qualidade.php
Xico205 August 4th, 2010, 09:42 PM Esse Neoplan costuma passar por aí, entre o Porto e Bragança.
Lino October 18th, 2010, 04:32 AM Ainda bem que encontro isto. Hoje cheguei à rodoviária de Lisboa e queria comprar bilhete para vir para Coimbra. De repente, o sistema vai abaixo e a fila acumula-se, e só uns 10m depois é que conseguiram emitir os bilhetes e fazer pagamentos, os que têm autocarros para apanhar e mesmo quem vai com antecedência.
Não haverá maneira de emitir os bilhetes de forma manual (algum caderno com preços e descontos) quando a situação de falha informática acontecer? Antes demoravam bem menos :ohno:
Xico205 October 18th, 2010, 02:01 PM Em ultimo caso as pessoas compravam os bilhetes em dinheiro aos motoristas, que por sua vez à chegada iam à bilheteira pagar e emitir os bilhetes.
Lino October 18th, 2010, 02:08 PM O pior é que muitos motoristas se recusam, querem é meter a malta no autocarro e abalar...
Xico205 October 18th, 2010, 02:12 PM Normal, não querem responsabilidades a mais e não ganharem mais por isso. Não são agentes unicos só são motoristas.
Lino October 18th, 2010, 03:26 PM Mas deveriam ter um livrinho de bilhetes para os escrever à mão "de Lisboa para Coimbra. 18h. Desconto Cartão Jovem. Viatura x, lugar y. Preço..." era tão difícil?
Mesmo que não fossem lugares marcados...
Xico205 October 18th, 2010, 09:14 PM Pois, má gestão em caso de avaria. Está tudo baseado na rede informatica, por causa das ligações e para se saber quantos bilhetes já foram vendidos.
Lino October 18th, 2010, 11:00 PM Para algo serviam os telefones... o que nos valeu é que tínhamos uns 45 minutos...
Xico205 October 18th, 2010, 11:06 PM O problema é que em Lisboa, as pessoas em transito vêm de imensos destinos, logo terias que fazer dezenas de telefonemas e não tinhas tempo de vender os bilhetes. Depois vendias manualmente mais bilhetes que lugares no autocarro e é complicado.
Quando asim for, arrancas para a Gare do Oriente e apanhas o expresso da Santos que é mais barato e tudo, e ficas na Ponte de Santa Clara. Ou então comboio.
Lino October 19th, 2010, 02:13 PM O IC era muito tarde (Alfa nem pensar)... nem sabia da Santos, thanks!!
Wolf2009 November 11th, 2010, 10:55 PM Ontem vi um enigma com as cores novas dos Irizar PB a entrar na estação de Setúbal.
Exemplo das cores:
http://thumbs.subefotos.com/043078bbcb5e98300a1194616e4930fbo.jpg
É facto histórico uma vez que vocês dizem que os enigma estão a desaparecer.
Era da rodoviária do Alentejo e como esta tem muitos enigma estão longe de ficar em vias de extinção como vocês disseram.
Xico205 November 12th, 2010, 03:50 AM A maioria das Enigma da Rodoviária do Alentejo já não fazem serviço para a Rede Expressos, só como veiculos de substituição. Os titulares dos expressos agora são as Irizar PB no que toca à frota afecta à Rede Expressos.
Wolf2009 November 12th, 2010, 08:58 PM Ok, mas foi um enigma que eu vi.
Pois a parte da frente era diferente dos irizar B e parecida com um enigma o que mudava era a cor e olhei para a parte de trás e dizia lá enigma.
Pois actualmmente o enigma tem o esquema de cores do irizar b.
Xico205 November 13th, 2010, 03:11 AM Irizar PB.
O esquema de cores nada tem a ver com o modelo de autocarro, tem sim a ver com o serviço dominante que o autocarro faz. Autocarros que trabalham maioritariamente para a Rede Expressos, têm pintura RE, os restantes têm a pintura da Rodoviaria do Alentejo. Os que foram pintados à menos tempo têm o novo esquema em meia lua vermelha debaixo dos vidros, os mais antigos têm a barra vermelha rectangular.
Wolf2009 December 9th, 2010, 11:00 PM http://img403.imageshack.us/img403/7384/avfontespereirademelo.jpg
Como vêm ainda existem muitos caetano enigma.
Especialmente na Empresa de autocarros Extremadura e não é por ver um na foto que digo isto.
Pois por vezes vejo uns em Setúbal a fazer o serviço rede expressos com as cores da extremadura.
Xico205 December 10th, 2010, 02:32 AM Este da foto não está a fazer um expresso. Estremadura é com "S". Com X é a Extremadura espanhola.
E já há poucas Enigma na Estremadura e dentro de pouco tempo saem todas para outras empresas do Grupo Barraqueiro. Vêm autocarros novos para a Estremadura.
vitamos December 10th, 2010, 01:43 PM Este da foto não está a fazer um expresso. Estremadura é com "S". Com X é a Extremadura espanhola.
E já há poucas Enigma na Estremadura e dentro de pouco tempo saem todas para outras empresas do Grupo Barraqueiro. Vêm autocarros novos para a Estremadura.
Boas!
Como cliente habitual da rede de Expressos e, nomeadamente, de alguns serviços que costumam ser feitos pela estremadura, confirmo que há cada vez menos enigma's em serviço expresso. Ainda há uns meses se viam pelo terminal de Sete Rios. Agora esporadicamente se vê uma... Mesmo aos Domingos é habitual ver da estremadura, Irizar's e winner's, enigma já praticamente nenhuma. De salientar que em termos de rede de expressos as coisas começam a ficar cada vez mais modernizadas e uniformizadas em termos de modelos... Os charutos de 2 pisos por exemplo utilizados frequentemente em desdobramentos deixaram de se ver, fenix's só tenho visto as da RBI que, por sinal, estão muito bem estimadas, enigma's como frisei são uma raridade. Neste momento e falando em carroçarias, a grande maioria é IRIZAR, winner's, irmãos Mota (aquela carroçaria longa nova que, e pedindo desculpa, não me consigo lembrar o nome) e as novas tourismo RH, que ao que soube por um motorista, pelo seu estilo mais interurbano não é de grande agrado por parte da rede-expressos, embora seja um investimento seguro para algumas empresas (que as poderão usar futuramente para os seus serviços de passageiros).
Uma nota pessoal final, para dizer que a rede-expressos, embora ainda com muito para melhorar no que diz respeito a informação disponibilizada e atendimento, tem sofrido um salto qualitativo enorme, sobretudo no parâmetro CONFORTO.
Xico205 December 10th, 2010, 05:13 PM Felizmente tem aumentano o conforto. :banana: A pior empresa a servir os expressos continua a ser a Transdev.:bash: Estes continuam a só ver lucro à frente e investir o minimo possivel em qualidade.
Tambem há Fenix nos expressos da Isidoro Duarte e Vimeca.
Maxair December 10th, 2010, 06:28 PM Essa foto já é antiga, o símbolo da PT já mudou há quase 2 anos :lol:
Xico205 December 10th, 2010, 07:05 PM É capaz. :lol:
Wolf2009 December 10th, 2010, 08:26 PM E já há poucas Enigma na Estremadura e dentro de pouco tempo saem todas para outras empresas do Grupo Barraqueiro. Vêm autocarros novos para a Estremadura.
Mas ainda se vêem alguns.
Saem para onde e quais é que são os novos?
Que tal abrir um thread para a estremadura?
Xico205 December 10th, 2010, 10:15 PM Mas ainda se vêem alguns.
Saem para onde e quais é que são os novos?
Que tal abrir um thread para a estremadura?
Que tal inscreveres-te num forum cujo unico tema são transportes? É mais facil.
Vão para outras empresas do grupo Barraqueiro. Talvez Ribatejana, talvez Boa Viagem, talvez Mafrense, talvez Barraqueiro Oeste, talvez Leonardo, talvez Barraqueiro Alugueres, talvez EVA...
Ainda não se sabe quais os novos.
Wolf2009 December 12th, 2010, 03:33 PM Só uma coisa o modelo mais actual são os Winner, certo?
Xico205 December 12th, 2010, 05:24 PM Sim.
Mas os novos não devem ser Winner.
Parece que vêm umas Setra da Frota Azul com 5 anos, e talvez vão algumas para os expressos. E segundo consta vêm modelos novos para a Estremadura porque as ultimas Winner e Irizar PB deixam um pouco a desejar em relação ao que a Estremadura pretende.
Wolf2009 December 12th, 2010, 07:23 PM Eu agora estava a falar da rede expressos, mas obrigado na mesma.
Eu curto mais Winner é parecido com os enigma pelo menos na lateral.
Xico205 December 12th, 2010, 07:59 PM Normal, a Winner é a substituta da Enigma.
vitamos December 27th, 2010, 01:00 PM Bom dia!
Uma pequena nota pessoal sobre um novo veículo que tem surgido na rede-expressos e que ainda não havia experimentado. Pela primeira vez viajei num Mercedes Tourismo RH.
A primeira nota por dentro confere aquilo que já havia notado por fora: Veículos muito mais próximos de um autocarro suburbano que de um expresso propriamente dito. Embora apresentem as comodidades mais habituais (AC ajustável pelo passageiro, luzes individuais...) existem pormenores que sinceramente não gostei...
Em primeiro lugar um motor algo ruidoso... Em segundo o espaço para o passageiro é razoável, mas não totalmente satisfatório. Os bancos, embora ergonómicamente correctos, não são tão confortáveis como isso e ainda achei o conforto em viagem sofrível, nomeadamente a vibração do veículo e uma suspensão que me pareceu algo dura...
Parecem-me carros bastante funcionais para serviço interurbano e parece-me claro que as empresas que o estão a adquirir estão a apostar no futuro, após uns primeiros anos em serviço expresso, mas o facto é que nesta vertente, e pessoalmente, não gostei...
Wolf2009 December 27th, 2010, 08:59 PM Bom dia!
Uma pequena nota pessoal sobre um novo veículo que tem surgido na rede-expressos e que ainda não havia experimentado. Pela primeira vez viajei num Mercedes Tourismo RH.
A primeira nota por dentro confere aquilo que já havia notado por fora: Veículos muito mais próximos de um autocarro suburbano que de um expresso propriamente dito. Embora apresentem as comodidades mais habituais (AC ajustável pelo passageiro, luzes individuais...) existem pormenores que sinceramente não gostei...
Em primeiro lugar um motor algo ruidoso... Em segundo o espaço para o passageiro é razoável, mas não totalmente satisfatório. Os bancos, embora ergonómicamente correctos, não são tão confortáveis como isso e ainda achei o conforto em viagem sofrível, nomeadamente a vibração do veículo e uma suspensão que me pareceu algo dura...
Parecem-me carros bastante funcionais para serviço interurbano e parece-me claro que as empresas que o estão a adquirir estão a apostar no futuro, após uns primeiros anos em serviço expresso, mas o facto é que nesta vertente, e pessoalmente, não gostei...
Eu ainda não expermentei, mas a winner deve ser melhor.
Esse Mercedes Tourismo HD faz-me lembrar o integro no qual viajei até Beja.:lol:
Os bancos ao fim de um tempo começavam a ser desconfortáveis.
Xico205 December 28th, 2010, 12:01 AM Bom dia!
Se gostares e se te interessares mesmo por autocarros o conselho que dou é: estuda bem os horários e faz por não apanhares veiculos da TRANSDEV.
Entre Coimbra e Lisboa há a possibilidade de na Rede Expressos viajares com muito mais conforto e pelo mesmo preço na Estremadura, Tejo, RBI e Isidoro Duarte.
Se não gostas de autocarros e não estás para fiscalizar horários aconselho a esqueceres a RNE em que no percurso Coimbra-Lisboa-Coimbra a maioria das circulações são da Transdev, e optares pela Santos/Rodonorte junto à Ponte de Santa Clara que com menos circulações é mais confortavel e mais barata. Tens tambem a possibilidade mais cara do comboio.
A Transdev é a pior empresa ao serviço da RNE.
Xico205 December 28th, 2010, 12:03 AM Eu ainda não expermentei, mas a winner deve ser melhor.
Esse Mercedes Tourismo HD faz-me lembrar o integro no qual viajei até Beja.:lol:
Os bancos ao fim de um tempo começavam a ser desconfortáveis.
Em que empresa é que foste para Beja? Era aluguer ou expresso?
Claro que a Winner é melhor. A Winner é um autocarro de longo curso, a Tourismo é identica ao Integro, não está feita para viagens superiores a cem quilometros.
A escolha da Transdev pelo Tourismo teve como finqalidade ficar mais barato e dar para os percursos interurbanos quando esses carros estiverem velhos para os expressos tal como aqui já foi dito pelo Vitamos.
vitamos December 28th, 2010, 01:25 PM Em que empresa é que foste para Beja? Era aluguer ou expresso?
Claro que a Winner é melhor. A Winner é um autocarro de longo curso, a Tourismo é identica ao Integro, não está feita para viagens superiores a cem quilometros.
A escolha da Transdev pelo Tourismo teve como finqalidade ficar mais barato e dar para os percursos interurbanos quando esses carros estiverem velhos para os expressos tal como aqui já foi dito pelo Vitamos.
Xico peço-te desculpa mas no meu post não fui claro e daí o erro que se gerou!
Tens toda a razão ao dizer que os veículos da transdev afectos à rede de expressos deixam muito a desejar... em conforto, limpeza, manutenção, etc...
Mas o TOURISMO RH que andei não foi em deslocação Coimbra-Lisboa... Foi Sertã - Coimbra e era da RBI. Eu tenho muitíssima boa impressão da RBI. Mesmo este RH estava impecável, limpo, etc...
Mas o problema é mesmo o autocarro em si. Neste aspecto até penso que a transdev não terá comprado RH's... (Penso). Por outro lado a utilidade futura na RBI é bem notória... Agora o seu uso inicial na Rede-expressos é que é o problema :)
Quanto ás ligações Coimbra-Lisboa tenho a sorte da na maioria dos horários não apanhar transdev's... É mais estremadura, alguma vezes isidoro e tejo.
Já agora apenas um pormenor. Por acaso na última viagem Coimbra-Lisboa fui num veículo da transdev... Um Viaggio... Precisamente um modelo que não gosto muito e que, nas mãos da Transdev, até se encontra em algum "mau estado" interior... MAs fica uma nota positiva. Adoro a iluminação interior desses veículos em viagem nocturna. As luzes azuis ao longo de todo o habitáculo resultam muito bem, dando um certo "ambiente relaxante"... O que em Auto-estrada dá uma sensação de tranquilidade grande. (Por acaso adoro andar de expresso à noite...).
Quanto às outras empresas que falaste é certo que não ando muito. Mas há alguns dias tive oportunidade de ir a Chaves pela AV. Tâmega... Para lá uma enigma (sim uma ENIGMA :banana: ), infelizmente já algo desgastada pelo uso, por dentro e por fora. Para Coimbra um Fenix relativamente bem estimada. Mas o que adoro nestas empresas é sem dúvida o estilo mais "à vontade", a simpatia dos motoristas, as paragens descontraídas para comes e bebes... Um serviço no fundo mais "descontraído"... E com muita procura! (Autocarros à pinha!)
Xico205 December 28th, 2010, 03:10 PM A Transdev tambem tem Tourismo RH a fazer expressos e que muitas criticas têm tido. Pensei que fosse o caso. Apenas a Transdev e a RBI têm estes veiculos a fazer expressos.
Fartei-me de andar nessas Viaggio em 2006 e 2007. Esses carros são de 2004. Na altura estavam em bom estado tal como as DAF com carroçaria atomic sobreelevada. Preferia essas às irizar PB de 2004 no que toca à frota da Transdev.
Tambem gosto das luzes interiores azuis que dão um certo ar psicadélico ao autocarro. :lol:
Wolf2009 December 28th, 2010, 10:04 PM Em que empresa é que foste para Beja? Era aluguer ou expresso?
Era aluguer.
Era um integro cizento da TST.
Xico205 December 28th, 2010, 10:06 PM Secalhar a tua escola pediu o aluguer mais barato possivel.
Wolf2009 December 28th, 2010, 10:14 PM Secalhar a tua escola pediu o aluguer mais barato possivel.
Porque dizes que a transdev é péssima?
Já agora aquele autocarro de turismo que vi há uns tempos atrás em Azeitão da carris era um Viaggio.
Xico205 December 28th, 2010, 10:29 PM É da Carristur, não da Carris. A Carristur é uma sub empresa do grupo Carris.
Como já foi dito, a Transdev compra a versão base dos autocarros (para ficar mais barato), não tem muito cuidado com a limpeza dos veiculos. A poupar na qualidade é normal que a viagem não seja o mais agradável possivel.
Comprou autocarros de perfil interurbano (Mercedes Tourismo HD) para fazer expressos.
Comparas uma Winner da Estremadura com uma da Transdev e assim de repente salta-te à vista mais espaço para as pernas dos passageiros na Estremadura, vidros fumados na Estremadura enquanto que na Transdev não, os bancos são mais confortaveis na Estremadura e mais umas diferenças deste estilo.
vitamos December 29th, 2010, 12:22 PM É da Carristur, não da Carris. A Carristur é uma sub empresa do grupo Carris.
Como já foi dito, a Transdev compra a versão base dos autocarros (para ficar mais barato), não tem muito cuidado com a limpeza dos veiculos. A poupar na qualidade é normal que a viagem não seja o mais agradável possivel.
Comprou autocarros de perfil interurbano (Mercedes Tourismo HD) para fazer expressos.
Comparas uma Winner da Estremadura com uma da Transdev e assim de repente salta-te à vista mais espaço para as pernas dos passageiros na Estremadura, vidros fumados na Estremadura enquanto que na Transdev não, os bancos são mais confortaveis na Estremadura e mais umas diferenças deste estilo.
Subscrevo na íntegra!
Um mero exemplo: A RBI tem fénix's com 10 anos a fazer expressos em melhor estado que viaggio's e IRIZAR's da TRANSDEV. Mais especificamente: Se algum dia fizerem a carreira rápida da RBI Sertã - Lisboa (C.Grande), terão grandes probabilidades de entrar num carro escalado para esse serviço regularmente (e que já fez expressos e linhas internacionais), a Fénix nº 3473, esquema cinzento com o 1º logotipo da RBI. Reparem no estado impecável do exterior e a limpeza e estado geral dos interiores. E é um carro com 10 anos...
A diferença: Manutenção, quer nas oficinas quer ao nível do tripulante. Os motoristas sentem-se quase como donos dos veículos, estimam-nos, fazem limpeza voluntária, participam com os mecânicos nas operações de manutenção, reportam constantemente avarias e comportamentos anómalos. A Transdev por exemplo, tem serviços de limpeza... Mas vejo os autocarros constantemente sujos... Para já não falar do aspecto geral dos veículos e qualidade dos mesmos (que o Xico bem explicou...).
Falei da RBI porque tenho algum conhecimento... Mas certamente que o exemplo será extensível a outras empresas a operar para a rede de expressos.
Xico205 December 29th, 2010, 12:55 PM Sim, é extensivel a todas excepto à Transdev. Quer dizer, nunca andei na Berrelhas nem na Marques, maneira que não tenho conhecimento de causa destas duas empresas.
Wolf2009 December 30th, 2010, 07:08 PM Subscrevo na íntegra!
Um mero exemplo: A RBI tem fénix's com 10 anos a fazer expressos em melhor estado que viaggio's e IRIZAR's da TRANSDEV. Mais especificamente: Se algum dia fizerem a carreira rápida da RBI Sertã - Lisboa (C.Grande), terão grandes probabilidades de entrar num carro escalado para esse serviço regularmente (e que já fez expressos e linhas internacionais), a Fénix nº 3473, esquema cinzento com o 1º logotipo da RBI. Reparem no estado impecável do exterior e a limpeza e estado geral dos interiores. E é um carro com 10 anos...
A diferença: Manutenção, quer nas oficinas quer ao nível do tripulante. Os motoristas sentem-se quase como donos dos veículos, estimam-nos, fazem limpeza voluntária, participam com os mecânicos nas operações de manutenção, reportam constantemente avarias e comportamentos anómalos. A Transdev por exemplo, tem serviços de limpeza... Mas vejo os autocarros constantemente sujos... Para já não falar do aspecto geral dos veículos e qualidade dos mesmos (que o Xico bem explicou...).
Falei da RBI porque tenho algum conhecimento... Mas certamente que o exemplo será extensível a outras empresas a operar para a rede de expressos.
Até se aplica a empresas que não operam na rede expressos.
(C.Grande)?
Será Coentral Grande?
Xico205 December 30th, 2010, 07:41 PM Não, é Campo Grande em Lisboa.
Wolf2009 December 30th, 2010, 09:47 PM Não, é Campo Grande em Lisboa.
Ok, mas como a Sertã ficava lá perto fiz confusão.
Maxair December 31st, 2010, 05:27 AM Nunca entendi porque raio a RBI tem essa carreira rápida da Sertã ao Campo Grande. Porque não a partir de C. Branco? Porque é que não está incluída na Rede Expressos? Qual é o sentido? Expliquem-me!!!
Xico205 December 31st, 2010, 01:03 PM Para a continuarem a manter é porque têm beneficios.
O grupo Joalto tem a sua própria "Rede Expressos" chamada Expressus e usa autocarros cinzentos com uma risca branca maioritariamente.
A Rede Expressos tambem tem ligações entre Lisboa e a Sertã.
vitamos January 3rd, 2011, 12:55 PM Nunca entendi porque raio a RBI tem essa carreira rápida da Sertã ao Campo Grande. Porque não a partir de C. Branco? Porque é que não está incluída na Rede Expressos? Qual é o sentido? Expliquem-me!!!
Simples... é lucrativa!
A carreira rápida Sertã -Lisboa é complementada por ligações C.Branco - Sertã. Até há bem pouco tempo até era possível comprar bilhete para um destino a seguir à Sertã para passageiros provenientes de Lisboa... O veículo após término na Sertã seguia viagem até Sobreira Formosa e os passageiros nem tinham de sair. Não sei se tal ainda se verifica.
Anyway e retomando a ideia, essa carreira consegue o estranho fenómeno de ter uma enorme procura. Mesmo em dias úteis é frequente ver autocarros preenchidos a 50%. Certos horários vão à pinha. Sexta feira no horário das 17h e 20h do C.Grande é frequente ver mais que um veículo a sair do C.Grande. Uma vez num fim de semana grande vi 4 autocarros a sair do C.Grande para a Sertã no horário das 17h! Sobretudo no eixo Sertã - Tomar no sentido Sertã - Lisboa entram muitos passageiros. Nesse eixo a carreira para em muitas localidades... é engraçado ver as constantes paragens em locais até não assinalados, para entrada de passageiros.
Possível explicação para o sucesso da carreira: A sua passagem em locais com boa densidade populacional, em locais onde o Expresso (Oleiros - Lisboa) não para, o seu percurso que, embora com muitas paragens no eixo Tomar- Sertã, adquire o estatuto de Directo Tomar -Lisboa. Como o expresso desvia a Torres Novas, a carreira consegue ser na maior parte dos dias mais rápida que o serviço Expresso. Mais... o seu terminal no Campo Grande é extremamente benéfico para servir uma franja da população que nos anos 70 e 80 saiu dos meios rurais para habitar a zona Norte de Lisboa e que mantém ligações familiares à zona do pinhal. Além disso o serviço é mais barato e com qualidade semelhante à rede de expressos.
É certo que é estranho ver uma carreira de longa distância á moda antiga, isolada, a sair de um terminal urbano. Mas o que é certo é que dura, dura e não me parece que vá acabar tão cedo...
Um verdadeiro case study... :p
vitamos January 3rd, 2011, 12:59 PM A Rede Expressos tambem tem ligações entre Lisboa e a Sertã.
É verdade! :)
Neste caso específico, e para complementar a tua informação, o expresso que faz concorrência a esta carreira rápida nem é propriamente o Sertã- Lisboa (se considerarmos a designação por terminais).
Esse Sertã - Lisboa circula via Abrantes e N2 não fazendo o eixo Tomar - Sertã pela N238. O expresso "sobreposto" no percurso é o Oleiros - Lisboa (via Sertã). Com algumas desvantagens que frisei no post anterior.
:cheers:
Xico205 January 3rd, 2011, 06:49 PM Um post com muita informação util. Parabens. :applause:
vitamos January 3rd, 2011, 07:20 PM Um post com muita informação util. Parabens. :applause:
Obrigado! OS meus conhecimentos na área de transportes estão longe da que tu e outros forumers têm. Contudo, daquilo que sei tenho todo o gosto de partilhar informação, de forma livre e descomprometida com todos vocês, e sobretudo aprender, e já por aqui aprendi muito também.
Já agora e apenas para complementar um pouco este off-topic (porque neste caso não estamos a falar de rede de expressos) refiro apenas que esta carreira rápida existe há muito tempo (penso até que é remanescente ainda dos horários da extinta Viação de Sernache). Da minha memória posso apenas referir que antes deste terminal do Campo Grande esta carreira fazia terminal no interface de Entrecampos e, anteriormente, numa velhinha garagem da 5 de Outubro, terminal este partilhado com a Rodoviária do Alentejo.
E já dentro da rede-expressos a linha Sertã- Lisboa (via N2) é relativamente recente embora se tivesse iniciado ainda do tempo do terminal do Arco do Cego. Já a via N238 (cujo o início da procedência de Oleiros não sei precisar) existia no tempo do terminal na Casal Ribeiro. Lembro ainda remotamente de apanhar este expresso na Casal Ribeiro, quando o numero das linhas era colocado na frente dos autocarros com post it's amarelos. Lembro das primeiras Beta's ainda novas fazerem esse expresso com a designação 30 e ainda de, habitualmente ás 6ªs, sair uma Magirus (Caetano Alpha) com o post it a indicar 30A. Este desdobramento 30A, nunca mais foi visto pela minha pessoa nos anos recentes...
Xico205 January 3rd, 2011, 08:02 PM O objetivo dum forum é cada um juntar a sabedoria que tem e todos juntos aumentarmos a sabedoria ao mesmo tempo que quem pouco ou nada sabe dum tema possa tambem saber caso esteja interessdo. :banana:
Wolf2009 January 3rd, 2011, 10:12 PM É certo que é estranho ver uma carreira de longa distância á moda antiga, isolada, a sair de um terminal urbano. Mas o que é certo é que dura, dura e não me parece que vá acabar tão cedo...
Um verdadeiro case study... :p
Qual é o tipo de autocarro?
E já agora podem-me indicar qual é o terminal do campo grande?
Xico205 January 3rd, 2011, 10:27 PM Normalmente o autocarro conforme já foi dito é uma Alfredo Caetano Fenix II que em tempos fez serviço da Rede Expressos. O terminal do Campo Grande é junto ao metro do Campo Grande e junto ao Estádio de Alvalade.
RoadsterRunner January 4th, 2011, 01:02 AM O objetivo dum forum é cada um juntar a sabedoria que tem e todos juntos aumentarmos a sabedoria ao mesmo tempo que quem pouco ou nada sabe dum tema possa tambem saber caso esteja interessdo. :banana:
:yes:
emarques January 4th, 2011, 02:03 PM Qual é o tipo de autocarro?
E já agora podem-me indicar qual é o terminal do campo grande?
É na estação de metro (ou pelo menos costumava ser, a AVIC tinha expressos Minho - Lisboa a terminar lá, passando pelo Oriente, mas a CML começou a tentar empurrar os autocarros dali para fora e passaram a servir só o Oriente).
toniho January 4th, 2011, 02:19 PM Confirmo, os expressos da AVIC terminam e partem do Oriente.
vitamos January 4th, 2011, 02:57 PM Respondendo ás várias questões:
Neste momento tirando as empresas suburbanas (BArraqueiro, RL, Boa viagem, Mafrense, Isidoro Duarte (não sei se falta alguma)) e contando coma Tejo e as suas carreiras rápidas no terminal lateral junto à sede do Pingo Doce a rápida Sertã - Lisboa da RBI é a única de longo curso a funcionar no terminal. Antes o início era feito nas paragens da Boa Viagem, agora é feita junto à Isidoro Duarte num local escondido junto ao edifício de bilheteiras.
O serviço é feito maioritariamente por autocarros Alfredo Caetano Fenix II. Estão em serviço fixo o 3473 com esquema cinzento da RBI, ocasionalmente a fénix pintada com as cores da rede-expressos (quando esta não está a fazer expresso), outras fénix's já com o esquema novo e, em periodos de maior movimento ou número insuficiente de fénix's, algumas Caetano Beta.
Já agora os horários se algum dia pretenderem fazer a viagem e/ou fazer spotting :)
http://www.jfserta.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=122&Itemid=122&lang=pt
Wolf2009 January 4th, 2011, 06:35 PM Respondendo ás várias questões:
Neste momento tirando as empresas suburbanas (BArraqueiro, RL, Boa viagem, Mafrense, Isidoro Duarte (não sei se falta alguma)) e contando coma Tejo e as suas carreiras rápidas no terminal lateral junto à sede do Pingo Doce a rápida Sertã - Lisboa da RBI é a única de longo curso a funcionar no terminal. Antes o início era feito nas paragens da Boa Viagem, agora é feita junto à Isidoro Duarte num local escondido junto ao edifício de bilheteiras.
O serviço é feito maioritariamente por autocarros Alfredo Caetano Fenix II. Estão em serviço fixo o 3473 com esquema cinzento da RBI, ocasionalmente a fénix pintada com as cores da rede-expressos (quando esta não está a fazer expresso), outras fénix's já com o esquema novo e, em periodos de maior movimento ou número insuficiente de fénix's, algumas Caetano Beta.
Já agora os horários se algum dia pretenderem fazer a viagem e/ou fazer spotting :)
http://www.jfserta.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=122&Itemid=122&lang=pt
É o que eu digo as caetano ainda estão em bom estado.
Podes por aqui uma imagem do terminal visto do google maps?
O horário parece-me bom.
6oncalo January 4th, 2011, 06:47 PM Podes por aqui uma imagem do terminal visto do google maps?
http://maps.google.com/?ie=UTF8&hq=&hnear=Lisbon,+Portugal&ll=38.760157,-9.157555&spn=0.002175,0.004823&t=h&z=18 aí está, é mesmo junto à estação de metro. Antigamente era no lado do campo grande, agora é no lado do estádio.
Wolf2009 January 4th, 2011, 07:42 PM http://maps.google.com/?ie=UTF8&hq=&hnear=Lisbon,+Portugal&ll=38.760157,-9.157555&spn=0.002175,0.004823&t=h&z=18 aí está, é mesmo junto à estação de metro. Antigamente era no lado do campo grande, agora é no lado do estádio.
Já sei qual é.
É uma estação intermodal.
Pensei que hovesse uma estação só para autocarros, daí perguntar.
vitamos January 10th, 2011, 12:31 PM Após mais um fim de semana em viagem algumas notas.
Fiz viagem Coimbra - Lisboa numa IRIZAR da Tejo. Regresso a Coimbra a confirmar o que o Xico205 já tinha dito: TOURISMO RH na transdev.
Este fim de semana pude acrescentar mais algumas linhas e operadores ao meu modesto conhecimento. A linha SEIA - LISBOA está a ser operada pela tejo no horário da tarde a que viajei. O horário 18 e 45 Lisboa - Braga (Ligação em Coimbra para Viseu) é operada pela transdev. Foram mais dois acrescentos a uma enorme lista que vou guardando na minha cabeça de linhas e operadoras.
Há duas coisas que por acaso gostava de saber na rede-expressos. A primeira (mais plausível) era ter acesso à lista de todos os horários e linhas da rede de expressos. Uma vez questionei a empresa sobre a possível existência dessa informação em publicação... pelos vistos não existe. A segunda, mais complicada era saber as linhas e/ou operadores por horário. Isto parece-me a mim mais complicado... Para já pela rotatividade que parece existir em alguns casos (Exemplo: O expresso da RBI diário LIsboa - Oleiros das 7h passou a ser feito pela estremadura). Outra condicionante são as aquisições de empresas por grupos.
Ainda em jeito de acrescento às últimas conversas que temos desenvolvido por aqui... Quando eu falo em Transdev (e penso que o Xico também) estamos a referir à área de exploração da antiga RBL. Contudo ao falarmos de RBI, falamos de uma empresa do grupo Joalto... Mas o grupo Joalto já pertence à TRANSDEV :nuts:
Ou seja existem enormes variantes em tudo isto... O que faz com que uma possível tentativa de neste momento fazer um compêndio de serviços da rede-expressos, se revele como uma aventura titânica... :lol:
Xico205 January 10th, 2011, 04:37 PM :lol:
Pois, de facto acho impossivel a Rede Expressos dar essa informação ao publico. Apenas diz que o horário está para consulta na net (mas não diz quem opera porque considera que essa informação não é relevante para o publico, até porque a maioria das pessoas não sabe que há multiplas empresas a operar, pensam que Rede Expressos é uma unica empresa.
Os expressos de Braga da Transdev são operados pela Transdev de Braga (Rodoviária Entre Douro e Minho) numeração mil, enquanto que a RBL tem numeração dois mil.
Os expressos de Braga alem da Transdev tambem são operados pela Estremadura e pela Tejo (a partir de Peniche e Caldas da Rainha).
Esse expresso de Seia, há muito que é operado pela Tejo. Sai de Lisboa ás 7 da manhã, e faz a viagem de regresso ás 15:30 de Seia, 17 horas em Coimbra e 19:30 em Lisboa. O autocarro usado costuma ser o 4099.
Pois, o grupo Joalto agora é Transdev, mas vai continuar a existir diferentes empresas.
Para fazer uma lista de empresas que operam os diferentes horários só com visualisações "manuais".
vitamos January 10th, 2011, 04:55 PM Os expressos de Braga da Transdev são operados pela Transdev de Braga (Rodoviária Entre Douro e Minho) numeração mil, enquanto que a RBL tem numeração dois mil.
(...)
Esse expresso de Seia, há muito que é operado pela Tejo. Sai de Lisboa ás 7 da manhã, e faz a viagem de regresso ás 15:30 de Seia, 17 horas em Coimbra e 19:30 em Lisboa. O autocarro usado costuma ser o 4099.
Por acaso desta vez não era mesmo da ex REDM... Era um transdev série 2000 :nuts:
Obrigado pela info do expresso de Seia... Apenas faço uma ligeira correcção. Em Coimbra faz horário às 17 e 30, e desta vez foi feito pelo 4015 :)
Xico205 January 10th, 2011, 07:19 PM Por acaso desta vez não era mesmo da ex REDM... Era um transdev série 2000 :nuts:
Obrigado pela info do expresso de Seia... Apenas faço uma ligeira correcção. Em Coimbra faz horário às 17 e 30, e desta vez foi feito pelo 4015 :)
Ok, não me lembrava se esse expresso saía ás 17 ou 17:30 ms sim é 17:30, lembrei-me agora. Andei nele muitas vezes. O veiculo titular pode ter mudado ou então esse era substituto. Em 2006 andava lá uma MAN Atomic depois passou a ser uma Scania Irizar PB.
Nunca vi a Transdev de Coimbra a ter expressos para o Minho. Deve ter mudado as concessões. Antigamente a norte de Coimbra apenas iam a Chaves e Bragança.
E a REDM continua a existir apesar de ser propriedade da Transdev.
Wolf2009 January 10th, 2011, 07:33 PM Respondendo ás várias questões:
Esquema cizento ou antigo esquema da rede expressos.
Xico205 January 10th, 2011, 07:37 PM Esquema azul e branco da RBI.
Wolf2009 January 10th, 2011, 07:42 PM Após mais um fim de semana em viagem algumas notas.
Fiz viagem Coimbra - Lisboa numa IRIZAR da Tejo. Regresso a Coimbra a confirmar o que o Xico205 já tinha dito: TOURISMO RH na transdev.
Este fim de semana pude acrescentar mais algumas linhas e operadores ao meu modesto conhecimento. A linha SEIA - LISBOA está a ser operada pela tejo no horário da tarde a que viajei. O horário 18 e 45 Lisboa - Braga (Ligação em Coimbra para Viseu) é operada pela transdev. Foram mais dois acrescentos a uma enorme lista que vou guardando na minha cabeça de linhas e operadoras.
Há duas coisas que por acaso gostava de saber na rede-expressos. A primeira (mais plausível) era ter acesso à lista de todos os horários e linhas da rede de expressos. Uma vez questionei a empresa sobre a possível existência dessa informação em publicação... pelos vistos não existe. A segunda, mais complicada era saber as linhas e/ou operadores por horário. Isto parece-me a mim mais complicado... Para já pela rotatividade que parece existir em alguns casos (Exemplo: O expresso da RBI diário LIsboa - Oleiros das 7h passou a ser feito pela estremadura). Outra condicionante são as aquisições de empresas por grupos.
Ainda em jeito de acrescento às últimas conversas que temos desenvolvido por aqui... Quando eu falo em Transdev (e penso que o Xico também) estamos a referir à área de exploração da antiga RBL. Contudo ao falarmos de RBI, falamos de uma empresa do grupo Joalto... Mas o grupo Joalto já pertence à TRANSDEV :nuts:
Ou seja existem enormes variantes em tudo isto... O que faz com que uma possível tentativa de neste momento fazer um compêndio de serviços da rede-expressos, se revele como uma aventura titânica... :lol:
A RBL actualmente faz parte do grupo transdev o que significa que não desapareceu:
http://www.transdev.pt/gca/index.php?id=127
vitamos January 11th, 2011, 12:28 PM Wolf 2009:
O esquema cinzento antigo é da RBI. A RBI teve vários esquemas até hoje: Primeiro cores da antiga Rodoviária Nacional apenas com o primeiro símbolo da privatização (R grande com Beira interior escrito por baixo).
De seguida esquema Rosa que ainda é visto, nomeadamente em carreiras de serviço escolar e suburbano.
http://www.transportes-xxi.net/fotografia/foto/5164
Depois esquema integralmente cinzento com o 2º símbolo da RBI também com R e beira interior escrito por baixo
http://community.webshots.com/photo/fullsize/1411964221059607953ModtlJ
Esquema este que pode ser visto na 3473, a tal que está quase sempre na rápida Lisboa - Sertã
O 3º esquema, o tal azul e branco com letras grandes RBI.
http://www.rbi.pt/frota14.htm
Algumas viaturas apresentam o esquema cinzento mas já com o novo logotipo:
http://www.rbi.pt/frota17.htm
Sobre a RBL ela existe. Mas ao passo que a REDM continua a ter essa identificação em alguns veículos, praticamente todos os da RBL já só dizem transdev. Os próprios terminais já estão todos arranjados com as cores e letras da TRANSDEV. Tal não acontece com a JOALTO e RBI, que se mantêm por ora com os seus esquemas habituais.
Wolf2009 January 11th, 2011, 07:52 PM Quando falaste em cizento pensava que estavas a falar destes autocarros.
Esta cor era utilizada por várias empresas:
http://home-and-garden.webshots.com/photo/1233770205059607953mhHMyI
vitamos January 11th, 2011, 08:09 PM Quando falaste em cizento pensava que estavas a falar destes autocarros.
Esta cor era utilizada por várias empresas:
http://home-and-garden.webshots.com/photo/1233770205059607953mhHMyI
Esse salvo erro foi o primeiro layout da rede de expressos.
PS: Por acaso agora este teu post pôs-me a pensar... De facto o layout cinzento da Beta que linkei no post 154 e que é o cinzento visto também em algumas Fénix, pode ter sido um layout definido para os expressos há anos atrás! Isso explica a cor rosa para os autocarros ditos "de carreira", que é ilustrada na 1ª foto do mesmo post. Actualmente o tal esquema azul é o adoptado para quase todos os serviços. Da mesma forma o esquema da última foto, embora cinzento, não é igual. Olhando melhor é o mesmo esquema usada no serviço "Expressus" da JOALTO.
Xico205 January 12th, 2011, 01:42 AM Esse layout ainda é do tempo em que os expressos eram operados pela RN.
Wolf2009 January 12th, 2011, 09:11 PM Esse salvo erro foi o primeiro layout da rede de expressos.
PS: Por acaso agora este teu post pôs-me a pensar... De facto o layout cinzento da Beta que linkei no post 154 e que é o cinzento visto também em algumas Fénix, pode ter sido um layout definido para os expressos há anos atrás! Isso explica a cor rosa para os autocarros ditos "de carreira", que é ilustrada na 1ª foto do mesmo post. Actualmente o tal esquema azul é o adoptado para quase todos os serviços. Da mesma forma o esquema da última foto, embora cinzento, não é igual. Olhando melhor é o mesmo esquema usada no serviço "Expressus" da JOALTO.
Existem algumas empresas com esse layout da antiga RN algumas já não têm esse esquema de cores mas noutras deve ainda existir.
Gostava dessas cores, mas também gosto do actual na rede expressos.
Xico205 January 12th, 2011, 10:56 PM Acho que já nenhum autocarro em Portugal tem essas cores. Os ultimos foram mesmo os da TST.
Ainda há autocarros em várias empresas que tiveram essa pintura, mas entretanto levaram outro esquema de pintura.
Wolf2009 January 13th, 2011, 08:00 PM Acho que já nenhum autocarro em Portugal tem essas cores. Os ultimos foram mesmo os da TST.
Ainda há autocarros em várias empresas que tiveram essa pintura, mas entretanto levaram outro esquema de pintura.
Também já vi algures naquele site de onde tirei essa foto um da Tejo com essa cor e era de 2 andares.
Mas deve ser uma foto antiga.
Obrigado pelo esclarecimento.
O expressus da Joalto tem que cor?
vitamos January 13th, 2011, 08:15 PM O expressus da Joalto tem que cor?
É igual a este esquema da RBI:
http://www.rbi.pt/frota17.htm
De qualquer forma isto não é universal. O Serviço expressus foi totalmente anexado à rede-expressos, pelo que entre esquemas azuis da RBI, verdes da Joalto e este cinzento, há de tudo como na mercearia!
AZT2009 January 15th, 2011, 01:02 PM Acho que já nenhum autocarro em Portugal tem essas cores. Os ultimos foram mesmo os da TST.
Em falar em TST eles não estma interessados em voltar a fazer serviço expresso?
Wolf2009 January 15th, 2011, 02:16 PM Deixo-vos aqui esta foto de 20 Julho de 2009:
http://2.bp.blogspot.com/_ggHQ_9RhxUk/SmRKc5UUHgI/AAAAAAAAATY/-cuKyIsEqt4/s1600/EVA%2B9805%2B001.jpg
Xico205 January 15th, 2011, 04:17 PM Em falar em TST eles não estma interessados em voltar a fazer serviço expresso?
Pelos vistos não.
Wolf2009 January 15th, 2011, 07:46 PM Pelos vistos não.
Falando disso hoje vi uma Enigma(MAN) da TST toda branca e com o novo logotipo da TST.
vitamos March 8th, 2011, 01:10 AM Ora viva!
Reactivo este tópico apenas para dar conta de uma alteração na rede de expressos.
Os serviços expressos pertencentes à "ex joalto" com a designação "expressus" passaram a ser realizados com a nova designação "city express".
Já agora isto foi tão relâmpago, que vários autocarros (até agora apenas vi da empresa "Guedes"), já estão pintados com o novo grafismo. Já há horários em papel em Coimbra e já vi bilhetes da rede-expressos a serem vendidos com a designação city express no canto superior, em Sete Rios. Informação on-line para já... Nickles! O site indicado ( www.cityexpress.eu ) não funciona :S
EDIT: Pura burrice minha! O serviço chama-se CITI EXPRESS... Com I.... Logo o site é www.citiexpress.com... e FUNCIONA! :)
Xico205 March 8th, 2011, 01:53 AM O ex-grupo Joalto agora é Transdev. Esse serviço é da Transdev e os autocarros afectos a esse serviço são das empresas que pertenciam à Joalto.
A Transdev está presente na Rede-Expressos atravez da Rodoviária da Beira Litoral e Rodoviária de Entre Douro e Minho, na Renex atravez da Caima e na Citiexpress atravez das empresas que eram do grupo Joalto.
Wolf2009 March 8th, 2011, 01:44 PM O ex-grupo Joalto agora é Transdev. Esse serviço é da Transdev e os autocarros afectos a esse serviço são das empresas que pertenciam à Joalto.
A Transdev está presente na Rede-Expressos atravez da Rodoviária da Beira Litoral e Rodoviária de Entre Douro e Minho, na Renex atravez da Caima e na Citiexpress atravez das empresas que eram do grupo Joalto.
A RBL tem expressos?
Xico205 March 8th, 2011, 03:44 PM Conforme eu acabei de dizer, sim tem expressos. Vais a Sete Rios e vês vários autocarros deles. Todos os que tiverem numeração dois mil.
Wolf2009 March 8th, 2011, 03:49 PM Conforme eu acabei de dizer, sim tem expressos. Vais a Sete Rios e vês vários autocarros deles. Todos os que tiverem numeração dois mil.
Não sabia.
Já agora são confortáveis?
Xico205 March 8th, 2011, 03:52 PM Depende o autocarro. Mas regra geral têm pouco espaço entre bancos. E não têm praticamente extras. Prefiro viajar num autocarro do Grupo Barraqueiro do que na Transdev. Tendo em conta o tamanho do grupo Transdev têm obrigação de ter mais respeito pelos passageiros que transportam que são a razão do grupo existir.
Quando falo em Transdev para já excluo os ex-Joalto porque esses são bons. Mas com o tempo provavelmente deixam de ser. :bash: Porque a Transdev investe sempre o menos possivel.
Wolf2009 March 8th, 2011, 03:55 PM Depende o autocarro. Mas regra geral têm pouco espaço entre bancos. E não têm praticamente extras. Prefiro viajar num autocarro do Grupo Barraqueiro do que na Transdev. Tendo em conta o tamanho do grupo Transdev têm obrigação de ter mais respeito pelos passageiros que transportam que são a razão do grupo existir.
Quando falo em Transdev para já excluo os ex-Joalto porque esses são bons. Mas com o tempo provavelmente deixam de ser. :bash: Porque a Transdev investe sempre o menos possivel.
Extras?
Zona para meter os pés, TV, zona para por o copo e lanchar?
Xico205 March 8th, 2011, 04:10 PM Por exemplo, mas referia-me mais a saidas de ar condicionado individual para cada passageiro, vidros escuros, mais espaço entre bancos (menos cadeiras), cadeiras mais confortaveis...
Só que tudo isso aumenta os custos. E a Transdev tenta sempre gastar o minimo possivel.
Xico205 March 8th, 2011, 04:12 PM Por exemplo, mas referia-me mais a saidas de ar condicionado individual para cada passageiro, vidros escuros, mais espaço entre bancos (menos cadeiras), cadeiras mais confortaveis...
Só que tudo isso aumenta os custos. E a Transdev tenta sempre gastar o minimo possivel. E não faz sentido esta opção porque a empresa tem muito dinheiro.
Wolf2009 March 8th, 2011, 04:20 PM Por exemplo, mas referia-me mais a saidas de ar condicionado individual para cada passageiro, vidros escuros, mais espaço entre bancos (menos cadeiras), cadeiras mais confortaveis...
Só que tudo isso aumenta os custos. E a Transdev tenta sempre gastar o minimo possivel. E não faz sentido esta opção porque a empresa tem muito dinheiro.
Realmente não faz sentido.
Que tipo de bus é?
Wolf2009 March 8th, 2011, 04:26 PM Por exemplo, mas referia-me mais a saidas de ar condicionado individual para cada passageiro, vidros escuros, mais espaço entre bancos (menos cadeiras), cadeiras mais confortaveis...
Realmente não faz sentido.
Que tipo de autocarros são?
Xico205 March 8th, 2011, 04:34 PM Vários:
Irizar PB, MAN Lion Coach, Caetano Winner, Marcopolo Viaggio II e III, Atomic sobre-elevada.
Ao menos a Rod Alentejo poupou no chassis ao escolher Iveco mas não poupou no conforto prestado aos passageiros no que respeita às Irizar PB.
vitamos March 8th, 2011, 05:40 PM Vários:
Irizar PB, MAN Lion Coach, Caetano Winner, Marcopolo Viaggio II e III, Atomic sobre-elevada.
Sim esses são os modelos que operam na transdev com numeração 2000 (ex-RBL) dentro da rede-expressos. Regra geral o que dizes está acertado. Os extras costumam ser mínimos. Mas o maior problema nem é o equipamento em si... Muitas vezes até são bons. O maior problema é a manutenção e a limpeza... é por vezes sofrível. Curiosamente o novo serviço, do qual falávamos, o citi express, aparentemente apresenta bons carros e um excelente aspecto visual... Agora veremos quanto tempo será assim. Mas habitualmente estes serviços que faziam parte da Joalto até costumam, se assim se pode dizer, ser bem "tratados". :)
Wolf2009 March 8th, 2011, 06:00 PM Vários:
Ao menos a Rod Alentejo poupou no chassis ao escolher Iveco mas não poupou no conforto prestado aos passageiros no que respeita às Irizar PB.
Realmente vi uma midi deles e era muito confortável.
A bilheteira do autocarro era digital e era só carregar com os dedos no monitor.
Xico205 March 8th, 2011, 06:01 PM Pois a limpeza. Sofrem do mesmo problema os autocarros urbanos e suburbanos da Lisboa Transportes e TST.
Wolf2009 March 8th, 2011, 06:04 PM Vários:
Realmente vi um midi deles e era muito confortável.
A bilheteira até era digital.
vitamos August 22nd, 2011, 11:13 AM Boas!
Deixo-vos uma novidade que não está directamente relacionada com a rede de expressos, mas está relativamente enquadrada uma vez que já se falou do assunto por este tópico.
A partir do dia 1 de Setembro de 2011, a carreira rápida Lisboa (Campo Grande) - Sertã, irá ter mudança de terminal para a Gare do Oriente, por motivo de falta de condições para os passageiros no anterior terminal Campo Grande (ML).
Desmentindo alguns "zunzuns" que circulavam sobre supressões de horários ou eventual fim deste serviço, todos os horários se mantêm, quer no serviço de carreira rápida referido, como nos serviços expressos (Lisboa Sete Rios - Sertã e Oleiros).
Os avisos encontram-se afixados nos veículos da RBI e terminal da Sertã, uma vez que o site da empresa à muito que está parado.
Xico205 August 23rd, 2011, 02:42 PM Aos poucos o terminal do campo Grande está a morrer!
sybrenp September 26th, 2011, 01:45 PM Mais de 150 dos 180 autocarros que compõem a frota da Rede de Expressos estão equipados com wi-fi, permitindo aos passageiros navegarem gratuitamente na Internet. Até ao fim do ano, a empresa espera ter todos os seus autocarros equipados com esta nova tecnologia, disse ao PÚBLICO o director da rede, Carlos Oliveira.
"É um projecto que tem tido um sucesso enorme, tendo nós inquéritos de satisfação com resultados impressionantes. É dos investimentos que dá gosto realizar", diz. O investimento foi quase nulo. A empresa fez um acordo com a Zon segundo o qual esta fornece e instala placas de rede nos autocarros, a troco de uma renda de 7500 euros por mês. Além de permitir navegar na Internet, o projecto dá a localização dos veículos em tempo real aos terminais rodoviários que, assim, podem informar os passageiros com mais rigor.
Carlos Oliveira diz que há uma média de 30 mil utilizadores por mês da Internet dentro dos autocarros. Nas rotas mais frequentadas por estudantes, estes ligam-se mais na viagem de regresso do que na ida. Outra surpresa é o elevado número de telemóveis andróides que se ligam à rede.
Um projecto idêntico está a ser desenvolvido pela CP, em parceria com a PT, mas ainda em fase inicial e apenas para os comboios pendulares. Fonte oficial da transportadora diz que está a ser testada a "transmissão em directo de canais de televisão nos monitores existentes".
Sem Internet, os clientes da CP continuam também com dificuldades em usar o telemóvel pois, em muitas das linhas, não há cobertura de rede.
Outro problema: os comboios Intercidades e a classe turística dos Alfas não disponibilizam tomadas eléctricas para os passageiros ligarem os portáteis. A situação dura desde Dezembro de 2009, quando a CP desligou a corrente das tomadas devido a sobrecargas eléctricas que danificaram computadores. Nessa altura, a empresa prometeu que em poucos meses resolveria o problema, relacionado com os conversores electrónicos de alimentação eléctrica.
Há um ano, fonte oficial da CP dizia que haveria tomadas até finais de 2010. Na semana passada, a mesma fonte informava o PÚBLICO prever-se o início das intervenções "dentro de três a quatro meses" - houve vários percalços e obrigações de concurso a que a empresa se encontra vinculada. Nos Alfas Pendulares só haverá tomadas no segundo semestre de 2012, quando for realizada a intervenção de meia vida do material circulante.
Boa! :okay:
Fonte: http://publico.pt/Tecnologia/autocarros-da-rede-de-expressos-ja-tem-internet-gratuita-a-bordo-1513693
Xico205 September 26th, 2011, 10:44 PM Já têm à cerca dum ano. :)
vitamos October 3rd, 2011, 03:04 PM A todos os universitários "deslocalizados" que gostem de dar uso à máquina fotográfica para fotografar autocarros, eis o passatempo ideal :)
Citi Express lança campanha para a «rentrée escolar» no facebook
08.09.2011
A Citi Express, empresa do Grupo Veolia Transdev, vai realizar de 15 de Setembro a 15 de Outubro a Campanha “Entrada Escolar Citi Express”, que vai permitir aos Alunos Universitários responsáveis pela melhor fotografia de um autocarro da marca receber um livre-trânsito para viajar gratuitamente na linha mais próxima entre a Universidade e a sua residência, durante o mês de Novembro.
Os participantes deverão preencher um formulário de inscrição através do site www.citiexpress.eu e colocar aí uma fotografia original do autocarro, sendo a campanha válida nas cidades de Braga, Guimarães, Coimbra, Covilhã, Guarda e Viseu. Este concurso será amplamente divulgado junto dos “caloiros” das Universidade presentes nestas localidades, através de folhetos informativos presentes no interior dos “Kits de Recepção ao Caloiro”, distribuídos anualmente pelas Associações de Estudantes.
Após serem validadas, as fotografias serão inseridas na fotogaleria da página do Facebook da Citi Express e as 12 participações que tiverem mais votos serão consideradas vencedoras.
“Esta Campanha possibilita oferecer a 12 estudantes uma mobilidade gratuita, em tempos de crise, nos transportes da Citi Express durante um mês. Através da rede social Facebook procuraremos dinamizar toda a acção e dar visibilidade às fotografias mais votadas, promovendo um envolvimento entre os utilizadores desta rede social e a Citi Express”, refere João Paulo Araújo, Director da Citi Express.
Fonte: http://www.citiexpress.eu/c/citi-express-lanca-campanha-para-rentree-escolar-facebook
marciomaco October 3rd, 2011, 08:21 PM Esta campanha havia de ser seguida pelas outras empresas!
vitamos November 7th, 2011, 04:13 PM Boas tardes:
Venho colocar uma questão que me está a martelar a cabeça desde ontem:
Vinha ontem de carro a caminho de Coimbra no IC3, quando na zona de Penela me cruzei, como habitualmente com o expresso da RBI para Castelo Branco. Como já era de noite e circulava numa zona sem iluminação tentei descortinar o modelo do autocarro, uma vez que sei quais os que costumam andar a fazer essa linha... E desde logo dei com uma situação estranha... Bandeira de leds de grandes dimensões onde, nos breves instantes de cruzamento entre os veículos em zona de curvas, deu para confirmar a bandeira "EXPRESSO CA..." (o resto já nao deu para ler, mas seria mesmo o expresso para Castelo Branco)... O caricato veio a seguir: Do pouco que vi da frente do veículo destacava-se o símbolo da Mercedes, mas o aspecto da frente fazia-me lembrar em tudo... UM CITARO :nuts: ... Claramente não era a frente dos Tourismo que andam muitas vezes naquela linha.
A questão que coloco a alguém que tenha alguma info é: Terá a RBI adquirido algum novo veículo à EVOBUS recente que eu não tenha conhecimento? Que modelo poderá eventualmente ser? Ou será que alucinei? (Uma vez que a ideia de ser mesmo um citaro urbano (que a RBI possui) é simplesmente absurda...)
Se alguém tiver alguma luz, fico agradecido :)
Xico205 November 7th, 2011, 08:38 PM Não faço ideia!
Lino January 10th, 2012, 12:07 AM Porque é que à mesma hora, 00.45 saem duas camionetas do Porto com destino a Lisboa (da Rede Expressos) sendo uma directa e a outra por Coimbra? É que é um desperdício de recursos tendo em conta que as pessoas que iam em cada uma delas, juntas, poderiam encher uma apenas... e assim se desperdiça recursos...
Xico205 January 10th, 2012, 03:00 AM É mais cómodo para o passageiro ir directo, do que ter que ir a Coimbra. Se isso se faz há uma razão que compensa. A Rede Expressos é lucrativa.
...ou porque uma não chega para o volume de passageiros ou porque a directa permite ligações a outros pontos do país.
6oncalo January 10th, 2012, 12:28 PM Pelo meu entender, uma é para os clientes que irão para Lisboa, outra para os que irão para Coimbra. E de Coimbra para Lisboa, etc. E todos os pontos intermédios, não existem apenas trajectos ponta a ponta.
slickman January 10th, 2012, 12:48 PM Pior do que isso é não haver uma central de camionagem de onde partem todas as companhias.
Seria bom p. ex. haver ligação da Redeexpresso com a Rodonorte em Lisboa.
vitamos January 10th, 2012, 01:50 PM Porque é que à mesma hora, 00.45 saem duas camionetas do Porto com destino a Lisboa (da Rede Expressos) sendo uma directa e a outra por Coimbra? É que é um desperdício de recursos tendo em conta que as pessoas que iam em cada uma delas, juntas, poderiam encher uma apenas... e assim se desperdiça recursos...
A explicação é simples:
No horário Porto - Lisboa das 0h45m:
- Diariamente sai a viatura 11 para Lisboa que pára em Coimbra.
- A viatura 50 directa a Lisboa só se realiza às 2ªs feiras (madrugada de Dom. para 2ª)
Ora de Dom para 2ª, e por haver mais movimento, a viatura diária 11 serve de desdobramento ao horário directo que funciona apenas nesse dia.
Já agora este tipo de desdobramentos é prática comum, não só em numero de veículos na mesma linha (ex: 24, 24A, 24B...) como o exemplo desta tal Porto - Lisboa em que funcionam linhas de número diferente em dias específicos.
Espero ter sido útil :)
Lino January 10th, 2012, 04:43 PM Obrigado... mas é que pela quantidade de pessoas que na realidade viaja nas duas, poupariam recursos tendo só uma.
Xico205 January 10th, 2012, 05:04 PM Por vezes o autocarro está a fazer uma viagem de retorno à base. Pode ter havido um fluxo grande de passageiros no sentido contrário que justificou a viagem.
vitamos January 11th, 2012, 12:49 PM Por vezes o autocarro está a fazer uma viagem de retorno à base. Pode ter havido um fluxo grande de passageiros no sentido contrário que justificou a viagem.
Muito lógico até porque ao Domingo é dia de realização de muitos serviços. :)
Lino January 12th, 2012, 04:30 AM Obrigado pelas explicações... é que na altura ficámos espantados pelo facto de, naquela noite, ser tão pouca gente em cada veículo (onde nós vínhamos, havia mais uma dúzia de pessoas, se tanto).
Já agora... a net wifi nos autocarros mais modernos é bem fraquita e em muitos locais ela nem existe.
vitamos January 12th, 2012, 12:49 PM Já agora... a net wifi nos autocarros mais modernos é bem fraquita e em muitos locais ela nem existe.
E curioso... Várias pessoas já me disseram isso, mas outras elogiaram o serviço dizendo que funciona muito bem. Dois exemplos onde vi pessoas a elogiarem a qualidade do serviço: IP4 na zona de Vila Real e A1 no eixo Coimbra - Lisboa (zonas bem díspares). Da mesma forma outras pessoas queixaram-se de pouco sinal na A1... :nuts:
vitamos April 30th, 2012, 12:04 PM Embora não tenha conseguido fotografar e não encontre ainda fotos deixo a novidade.
Já existem veículos afectos à rede de expressos com um novo esquema de cores... que na minha opinião está magnífico. Basicamente é um negativo do esquema actual, ou seja o azul das letras passa para todo o corpo do autocarro.
Já tinha visto este esquema num veículo no mês passado e fiquei na dúvida, mas ontem pude confirmar em duas irizar´s :)
Xico205 May 1st, 2012, 11:54 PM Tambem já as vi e gostei. :cheers:
AZT2009 May 3rd, 2012, 06:06 PM EU ainda não vi.
vitamos May 16th, 2012, 05:22 PM Embora não tenha conseguido fotografar e não encontre ainda fotos deixo a novidade.
Já existem veículos afectos à rede de expressos com um novo esquema de cores... que na minha opinião está magnífico. Basicamente é um negativo do esquema actual, ou seja o azul das letras passa para todo o corpo do autocarro.
Já tinha visto este esquema num veículo no mês passado e fiquei na dúvida, mas ontem pude confirmar em duas irizar´s :)
Ora aqui está o novo esquema: http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/543073_292471427507754_100002346973773_653459_2140592950_n.jpg (foto facebook RN expressos)
AZT2009 May 17th, 2012, 01:47 PM Até está fixe.
Eles mudam de autocarros de quanto em quanto tempo?
vitamos May 17th, 2012, 05:58 PM Até está fixe.
Eles mudam de autocarros de quanto em quanto tempo?
Eles quem?
A rede de expressos não tem frota própria. Cada uma das empresas que a constitui é que vai renovando a frota... nesse contexto os veículos mais recentes são destinados ao serviço expresso... Mas não só. O facto de um veículo ter as cores da rede de expressos não significa que esteja 100% afecto à rede de expressos.
beto_chaves May 21st, 2012, 02:01 PM Ora aqui está o novo esquema: http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/543073_292471427507754_100002346973773_653459_2140592950_n.jpg (foto facebook RN expressos)
Aqui vai outra...
http://img138.imageshack.us/img138/6818/20120520831.jpg
http://img713.imageshack.us/img713/9379/20120520832.jpg
AZT2009 May 29th, 2012, 07:46 PM O bilhete de ida e volta.
Exemplo:
Pode-se marcar ida 14 de agosto e volta 24 de agosto?
6oncalo May 29th, 2012, 08:22 PM O bilhete de ida e volta.
Exemplo:
Claro que sim, e até tem desconto para quem fizer isso, é só fazeres uma reserva ou apenas uma simulação no site da rede expressos.
AZT2009 May 29th, 2012, 08:30 PM Claro que sim, e até tem desconto para quem fizer isso, é só fazeres uma reserva ou apenas uma simulação no site da rede expressos.
MAs posso comprar esse bilhete nas bilheteiras deles, certo?
Eu costumava ir até castanheira de pêra nesses autocarros mas há pessoas que dizem que se não houver passageiros suficientes ficam em figueiró dos vinhos(uma paragem antes) e depois têm de apanhar um transdev isso pode acontecer?
Xico205 May 29th, 2012, 10:39 PM Pode acontecer claro. Que mal tem? Tens alguma deficiência que te prejudique muito mudar de autocarro em Figueiró?
vitamos May 30th, 2012, 11:12 AM O bilhete de ida e volta.
Exemplo:
Sim, mas atenção! Por norma o sistema só têm disponíveis os 15 dias seguintes à data actual, pelo que para o exemplo dado só será possível adquirir o bilhete lá para 9 de Agosto. O desconto sobre o preço normal é de 10% acomulável em parte com outros descontos (ex: cartão de estudante)
MAs posso comprar esse bilhete nas bilheteiras deles, certo?
Eu costumava ir até castanheira de pêra nesses autocarros mas há pessoas que dizem que se não houver passageiros suficientes ficam em figueiró dos vinhos(uma paragem antes) e depois têm de apanhar um transdev isso pode acontecer?
Em anos que já levo de viagens de expresso para "n" destinos só posso dizer que tudo é possível acontecer (haja ou não passageiros suficientes). Por vezes existem horários cruzados, ligações, situações extraordinárias. A única coisa que é garantida é a chegada ao destino (assim se espera).
tbean June 20th, 2012, 07:11 PM alguem me sabe dizer se ha um thread sobre as camionetas e terminais no porto?
ou posso falar aqui?
Xico205 June 21st, 2012, 02:57 AM Terminal da Rede Expressos no Porto --- Garagem Atlântico próxima da Praça da Batalha
Terminal da Renex --- Campo 24 de Agosto
Wolf2009 June 21st, 2012, 12:34 PM alguem me sabe dizer se ha um thread sobre as camionetas e terminais no porto?
ou posso falar aqui?
Se quiseres ver fotos dessas zonas de facto existe thread próprio.
vitamos June 21st, 2012, 06:07 PM Uma questão, caso alguém saiba:
Que grandes obras são aquelas no exterior do terminal rodoviário de Coimbra? Será que vão remodelar aquilo (finalmente)?
Jama91 June 21st, 2012, 06:45 PM Uma questão, caso alguém saiba:
Que grandes obras são aquelas no exterior do terminal rodoviário de Coimbra? Será que vão remodelar aquilo (finalmente)?
Era bom era, mas de facto é para a construção de um MacDonalds com drive-in e que estará aberto 24 horas por dia, segundo informações que vinham no Diário de Coimbra :ohno:
AZT2009 August 24th, 2012, 12:31 PM A rede expresso costuma actualizar o mapa da rede (mapa de rotas)?
Lino January 8th, 2013, 03:46 AM Fiz o cartão reflex, 20% de desconto a algumas horas dá sempre jeito e é uma boa alternativa...
O site da Rede-Expressos é que poderia ser mais prático para comprar. No da CP recebo por sms e apresento-o ou faço download do pdf para o pc e posso imprimir. No dos expressos tenho de imprimir o bilhete... e não tendo impressora?? Lá tenho de procurar uma print shop... :ohno: nada prático...
E alguns têm wireless... mas raramente funciona... :(
vitamos January 8th, 2013, 12:16 PM Fiz o cartão reflex, 20% de desconto a algumas horas dá sempre jeito e é uma boa alternativa...
O site da Rede-Expressos é que poderia ser mais prático para comprar. No da CP recebo por sms e apresento-o ou faço download do pdf para o pc e posso imprimir. No dos expressos tenho de imprimir o bilhete... e não tendo impressora?? Lá tenho de procurar uma print shop... :ohno: nada prático...
E alguns têm wireless... mas raramente funciona... :(
Não percebi uma questão. Se na CP fazes o download do pdf para o pc e imprimes, na rede de expressos podes fazer exactamente o mesmo, uma vez que os bilhetes são sempre enviados por e-mail.
De qualquer forma desde que anotes o número da reserva não existe problema. Nunca experimentei fazer isto, mas garante a rede-expressos que indo tu a qualquer bilheteira com a referência (e digo eu com dados teus associados como o BI e nome da reserva), é imprimido o respectivo bilhete.
vitamos January 8th, 2013, 12:19 PM By the way...
Vi uma atomic MKViii novinha em folha, ja com o novo esquema confort, da transdev a fazer a linha de Bragança... :cheers:
Maxair January 8th, 2013, 01:28 PM Sim, mas se a Rede Expressos tivesse bilhetes por SMS como a CP tem é que era bom. À pala disso, tive de instalar uma impressora em casa dos meus pais porque não é fácil encontrar uma papelaria aberta ao Domingo :lol:
Em nota positiva, há um mês os bilhetes online da Rede Expressos estavam apenas em Português e agora estão totalmente bilingues (Português/Inglês).
Lino January 8th, 2013, 03:14 PM É um dos factores que me faz ir de comboio... e o facto de a viagem da camioneta ser um tanto seca... ouve-se as conversas todas, tenho de por música... já mandei email para lá a sugerir os bilhetes por sms.
Não percebi uma questão. Se na CP fazes o download do pdf para o pc e imprimes, na rede de expressos podes fazer exactamente o mesmo, uma vez que os bilhetes são sempre enviados por e-mail.
De qualquer forma desde que anotes o número da reserva não existe problema. Nunca experimentei fazer isto, mas garante a rede-expressos que indo tu a qualquer bilheteira com a referência (e digo eu com dados teus associados como o BI e nome da reserva), é imprimido o respectivo bilhete.
Na CP faço download do PDF para ter a certeza de ter feito o bilhete, mas tenho usado a reserva por sms que é mais prática.
Xico205 January 8th, 2013, 11:03 PM Já eu prefiro expressos à CP. Na CP há sempre um risco elevado de ser dia de greve! ^^:lol:
Lino January 9th, 2013, 12:57 AM Vi hoje no site da CP que já se pode gravar o pdf no pc aquando da compra de bilhete electrónico. Vá, é um avanço. Só falta o sms. Pouparia imenso guito.
Mesmo assim a cena de poder (com 40 minutos pelo que disseram ao telefone) imprimir na bilheteira apresentando bi já é bom.
Reflex January 9th, 2013, 01:17 AM Fiz o cartão reflex
:bowtie::bowtie:
:D
Lino January 9th, 2013, 04:14 AM baidoso!
Reflex January 10th, 2013, 02:22 AM Não resisti...:colgate:
vitamos April 8th, 2013, 01:02 PM Boas!
Deixo-vos uma novidade que não está directamente relacionada com a rede de expressos, mas está relativamente enquadrada uma vez que já se falou do assunto por este tópico.
A partir do dia 1 de Setembro de 2011, a carreira rápida Lisboa (Campo Grande) - Sertã, irá ter mudança de terminal para a Gare do Oriente, por motivo de falta de condições para os passageiros no anterior terminal Campo Grande (ML).
Desmentindo alguns "zunzuns" que circulavam sobre supressões de horários ou eventual fim deste serviço, todos os horários se mantêm, quer no serviço de carreira rápida referido, como nos serviços expressos (Lisboa Sete Rios - Sertã e Oleiros).
Os avisos encontram-se afixados nos veículos da RBI e terminal da Sertã, uma vez que o site da empresa à muito que está parado.
Boas!
Retomo só este assunto, embora não se trate de um expresso, porque penso que merece algum destaque, nem que seja pelo facto sui géneris já discutido de ser (provavelmente) um dos serviços de carreira regular mais extensos do país. É que novamente desmentindo os zunzuns, a transdev acaba de publicar os horários 2013 e aparentemente até com um reforço (a ligação a Vila de Rei). Se este percurso alternativo já existia então eu não tinha conhecimento. Acrescenta-se ainda que as ligações a Sobreira Formosa que não apareciam nos horários distribuídos, passam a surgir neste novos oficiais disponibilizados pela Transdev...
Ficam aqui então os links para eventuais interessados / curiosos:
http://www.transdev.pt/fotos/horarios/af_lisboa__serta_a4_1303_1365094654.pdf
http://www.transdev.pt/fotos/horarios/af_lisboa__sobreira_formosa_a4_1303_1364804284.pdf
|
|