View Full Version : Complexo hidrelétrico do Tapajos - PA
lusorod March 11th, 2010, 02:04 PM O Complexo do Tapajós é um complexo hidrelétrico composto por 5 usinas a serem construídas no Rio Tapajós, no Pará. É composto pelas seguintes usinas: UHE São Luiz do Tapajós, UHE Jatobá, UHE Jamanxim, UHE Cachoeira do Caí, UHE Cachoeira dos Patos. As obras devem começar por volta de 2012 e durar cerca de 5 anos. Após a conclusão, terá a potência instalada de 10.682 MW
O lago da usina terá 516 km² e duas casas de força.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_Tapaj%C3%B3s
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_yRMhSNDEY4&hl=en_US&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_yRMhSNDEY4&hl=en_US&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Suburbanist March 12th, 2010, 04:07 PM Muito bom! Esses aproveitamentos hidrelétricos da Amazônia vão ser a tônica da expansão energética no Brasil nos próximos 20 anos (é bom já começar a agilizar usinas nucleares tbem).
Um detalhe interessante: a construção dessas usinas, para evitar choradeira de ecochatos e revoltadinhos em geral, será feita sem a instalação de vila de trabalhadores. Será mais ou menos como um poço e petróleo: os trabalhadores serão transportados para lá, vão ficar em um local isolado, sem permissão para circulação de gente de fora, trabalhando por uns 8/9 dias, e depois voltam pra cidade (Santarém) para ficarem 12/13 dias de folga. Vai encarecer a construção, mas é o preço a se pagar para aplacar a estupidez de ambientalistas.
Irdiplo March 19th, 2010, 01:11 AM mais uma usina hidroeletrica que vai sair daqui a 20 anos. :lol:
Vai encarecer a construção, mas é o preço a se pagar para aplacar a estupidez de ambientalistas.
melhor isso do que lidar com as consequencias dos "eco ignorantes" na natureza :bash:
Naipesky March 20th, 2010, 02:01 AM Meio-termo que é bom...
Aliás, já está num bom meio-termo. Se dependesse dos ecochatos, hidrelétricas só seriam permitidas em Marte e a sobra de energia seria conseguida abdicando de tudo que seja ligado na tomada, ou da própria em sí. :tongue3:
No mais, acho impressionante como alguns tabus estão caíndo.
Kaique March 20th, 2010, 03:51 AM Só temo que essa energia não seja usada para alavancar os setores que mais geram renda e desenvolvimento social. São grandes fontes de energias par amais projetos minero-exportadores assim como é Tucuri e a Estreito no PA, MA e TO.
Suburbanist March 20th, 2010, 12:33 PM Só temo que essa energia não seja usada para alavancar os setores que mais geram renda e desenvolvimento social. São grandes fontes de energias par amais projetos minero-exportadores assim como é Tucuri e a Estreito no PA, MA e TO.
Energia elétrica é fungível, e com nosso Sistema Integrado Nacional, não há o que se falar que a energia da usina X é usada para o objetivo Y, exceto no caso de consumidores do mercado livre. E não há nada de errado com projeto minero-exportadores, junto com as commodities agrícolas eles formam a força da exportação nacional.
O objetivo da política energética é não deixar faltar energia para qualquer demanda, e que assim seja. Com a construção de linhas de transmissão em todo o Norte, como vem ocorrendo, o argumento de que falta energia para alavancar projetos perde o sentido (agora, falta só estradas asfaltadas).
Cleideane Lima April 24th, 2010, 05:56 AM se vc acha isso seria ótimo se fosse na sua cidade, se fosse afetar a sua família e seus vizinhos, eu duvido que o lula vai estragar a região dele?
se vc acha tão legal pq não chama a camargo correa para fazer um estudo perto de onde vc mora, sou Itaitubense e o que eu teho a dizer é que ":bash:na minha área não"
caco April 25th, 2010, 12:05 AM Mais um grande projeto para o país!
Que venha o mais rápido possível.
caco April 25th, 2010, 12:13 AM http://www.complexotapajos.com.br/wp-content/themes/modern-clix/images/magazine/capa_large.jpg
www.complexotapajos.com.br
http://www.complexotapajos.com.br/wp-content/uploads/AHE-Sao-Luiz-do-Tapajos7-245x300.jpg
www.complexotapajos.com.br
http://1.bp.blogspot.com/_CrtE5-MliiI/SwKdCu5-2bI/AAAAAAAAAGk/tSadauqbkqs/s1600/complexo_tapajos2.jpg
http://eltongeopa.blogspot.com
Suburbanist April 25th, 2010, 02:14 PM se vc acha isso seria ótimo se fosse na sua cidade, se fosse afetar a sua família e seus vizinhos, eu duvido que o lula vai estragar a região dele?
se vc acha tão legal pq não chama a camargo correa para fazer um estudo perto de onde vc mora, sou Itaitubense e o que eu teho a dizer é que ":bash:na minha área não"
hehe acho legal foristas novos que já chegam atacando... por mim, podem estudar um aproveitamento hidrelétrico no canal que passa aquio a 200m da minha casa.
Seja como for, se vc mora em Itaituba, pode ficar tranquila: todas as usinas são à montante da Itaituba, ou seja, a mancha urbana da cidade não será afetada por alagamentos ou o que for.
Kaique April 25th, 2010, 10:58 PM Energia elétrica é fungível, e com nosso Sistema Integrado Nacional, não há o que se falar que a energia da usina X é usada para o objetivo Y, exceto no caso de consumidores do mercado livre. E não há nada de errado com projeto minero-exportadores, junto com as commodities agrícolas eles formam a força da exportação nacional.
O objetivo da política energética é não deixar faltar energia para qualquer demanda, e que assim seja. Com a construção de linhas de transmissão em todo o Norte, como vem ocorrendo, o argumento de que falta energia para alavancar projetos perde o sentido (agora, falta só estradas asfaltadas).
O problema são as perdas com transmissão, e o custo de manutenção das linhas por vezes é maior que a geração alternativa mais próxima dos centros consumidores. Não estou dizendo que no Norte não haja demanda para novas usinas, estou alegando que a demanda é que poderia ser de outra qualidade. E que o dinheiro gasto com transmissão para longe das áreas de produção fosse investido em fontes alternativas tão boas quanto. A dizer as usinas eólicas e marítimas que já deram provas de sustentabilidade e viabilidade.
Já essa discussão velha e batida de que o stor primário é a salvação do país não dá mais pra levantar, só não ver que não quer.
Suburbanist April 26th, 2010, 11:00 AM O problema são as perdas com transmissão, e o custo de manutenção das linhas por vezes é maior que a geração alternativa mais próxima dos centros consumidores.
As perdas com transmissão são baixíssimas, menos no discurso panfletários das ONGs. Hoje dá pra mandar energia de Tucuruí para Araraquara (SP) e a perda de energia não ultrapassa 4%. Já o custo de transmissão, de acordo com a Aneel, fica na faixa dos 8-11% do custo da energia gerada para uma distância como essa.
Seus argumentos não coincidem com os fatos.
E que o dinheiro gasto com transmissão para longe das áreas de produção fosse investido em fontes alternativas tão boas quanto. A dizer as usinas eólicas e marítimas que já deram provas de sustentabilidade e viabilidade.
Qual viabilidade? O custo de instalação por MW da energia eólica é mais de 500% superior ao custo de instalação de uma usina hidrelétrica, e além disso, elas são muito mais instáveis do que hidrelétricas na geração (dependem de vento, e ao contrário de água que vc pode represar, não há como vc "guardar" vento). O custo de geração é mais de 8 vezes superior à geração hidráulica.
|
|