View Full Version : Portugal pode não ter condições para TGV ou novo aeroporto, diz bastonário da Ordem dos Engenheiros

traveler
April 4th, 2010, 07:35 PM
Portugal pode não ter condições para TGV ou novo aeroporto, diz bastonário da Ordem dos Engenheiros
Nacional
01/04/10, 10:51
OJE/Lusa
O bastonário da Ordem dos Engenheiros defende que o País pode não ter condições para que grandes projectos de construção, como o TGV ou o novo aeroporto, avancem.

No final da cerimónia da sua tomada de posse Carlos Matias Ramos disse que
"talvez o país não esteja em condições para avançar já" para os projectos do novo aeroporto e do TGV.

"Temos de contextualizar a decisão numa lógica da capacidade económica para avançar", acrescentou Carlos Matias Ramos, fazendo questão de frisar que a decisão sobre as obras públicas é sempre política, mas deve basear-se em estudos técnicos.

"Será a situação económica do País que vai definir se a obra vai avançar, numa análise de custo e benefício e de empregabilidade", defendeu.

Acerca do TGV, o bastonário referiu que não tem conhecimento acerca da avaliação feita. Mas sobre a estrutura aeroportuária tem conhecimento suficiente para garantir que, na análise comparada sobre as duas localizações, foram utilizadas as tecnologias mais modernas, "dando liberdade ao poder político para decidir".

No seu discurso de tomada de posse o novo bastonário, que vem substituir Fernando Santo, salientou a necessidade de definir as competências e avaliar a preparação dos profissionais para exercerem a actividade.

Os actos de engenharia só podem ser praticados "pelos profissionais que têm efectiva qualificação e competência para os executar", apontou.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, estiveram na cerimónia de tomada de posse no novo bastonário. Entre os convidados estavam antigos governantes, como Luís Mira Amaral ou Mário Lino.

JPSM
April 4th, 2010, 07:44 PM
"Temos de contextualizar a decisão numa lógica da capacidade económica para avançar", acrescentou Carlos Matias Ramos, fazendo questão de frisar que a decisão sobre as obras públicas é sempre política, mas deve basear-se em estudos técnicos.

com esta frase...a opiniao dele acabou de cair por terra...visto que ele não tem formaçao para os estudos tecnicos que lhe permitem tirar essas conclusoes...

PulseFighter
April 5th, 2010, 12:17 PM
com esta frase...a opiniao dele acabou de cair por terra...visto que ele não tem formaçao para os estudos tecnicos que lhe permitem tirar essas conclusoes...

Hein?

emarques
April 5th, 2010, 01:38 PM
A não ser que ele tenha formação em economia, não tem formação para os estudos técnicos necessários para dizer se Portugal tem ou não condições económicas para construir seja o que fôr...

PulseFighter
April 5th, 2010, 02:25 PM
A não ser que ele tenha formação em economia, não tem formação para os estudos técnicos necessários para dizer se Portugal tem ou não condições económicas para construir seja o que fôr...

Sabes lá tu que formação tem ele :bash: Este é o problema deste país, todos são exímios em julgamentos sumários sem olharem para o espelho

traveler
April 5th, 2010, 02:28 PM
Obras Públicas
Atrasos no aeroporto estão a travar fundos comunitários
A Naer - Novo Aeroporto, empresa responsável pelo processo de implementação do novo aeroporto de Lisboa (NAL), está com dificuldade em conseguir aprovar em Bruxelas candidaturas aos fundos comunitários.
Alexandra Noronha
anoronha@negocios.pt

A Naer - Novo Aeroporto, empresa responsável pelo processo de implementação do novo aeroporto de Lisboa (NAL), está com dificuldade em conseguir aprovar em Bruxelas candidaturas aos fundos comunitários.

Por trás deste problema estão as mudanças nas regras da atribuição das verbas referentes às Redes Transeuropeias de Transportes (RTE-T), que estão a privilegiar projectos com obras no terreno.

Os sucessivos atrasos no processo do NAL acabaram por travar o fluxo dos fundos para o projecto. Questionada pelo Negócios, fonte oficial da empresa confirmou que "a afectação de verbas está muito dependente dos cronogramas dos projectos, pelo que só com o [calendário] final pode haver expectativa de financiamento comunitário".

AG239
April 5th, 2010, 02:31 PM
Sabes lá tu que formação tem ele :bash: Este é o problema deste país, todos são exímios em julgamentos sumários sem olharem para o espelho

A começar pelo próprio Bastonário da Ordem dos Engenheiros...! Se tem formação em economia, concerteza que a teria invocado ao fazer tais afirmações.

emarques
April 5th, 2010, 02:57 PM

Se for o Carlos Matias Ramos cujo CV estou a ver, é licenciado em Engenharia Civil com especialização em hidráulica de estruturas e recursos hídricos. Não estou a ver nada sobre pós-graduações em economia.

PulseFighter
April 6th, 2010, 10:22 AM
Se for o Carlos Matias Ramos cujo CV estou a ver, é licenciado em Engenharia Civil com especialização em hidráulica de estruturas e recursos hídricos. Não estou a ver nada sobre pós-graduações em economia.

Mas por acaso conheces o homem de algum lado para o estares a julgar?:bash:

PulseFighter
April 6th, 2010, 10:24 AM
A começar pelo próprio Bastonário da Ordem dos Engenheiros...! Se tem formação em economia, concerteza que a teria invocado ao fazer tais afirmações.

Sabias que nem todos são cagões a puxar pelas divisas ? O mundo corrupto em que vives já te deu a volta à cabeça :bash:

AG239
April 6th, 2010, 10:38 AM

E tu conheces-me de algum lado para me estares a julgar? :bash:

AG239
April 6th, 2010, 10:40 AM
Sabias que nem todos são cagões a puxar pelas divisas ? O mundo corrupto em que vives já te deu a volta à cabeça :bash:

Não é cagão a puxar as divisas e é cagão a emitir opiniões sobre questões que não lhe dizem respeito enquanto Bastonário da Ordem dos Engenheiros? :bash:

PulseFighter
April 6th, 2010, 10:40 AM
E tu conheces-me de algum lado para me estares a julgar? :bash:

És tu quem está a fazer juizos de valor, não eu :nuts:

AG239
April 6th, 2010, 10:45 AM

Isto não é fazer um juízo de valor?

Quanto ao Bastonário o único juízo de valor que faço é o lógico. Se tem habilitações e qualificações para ter feito tais afiramações, deveria tê-las indicado. Não era puxar os galões, era afirmar o motivo pelo qual podia dizer tal coisa.

emarques
April 6th, 2010, 10:48 AM
Mas preciso de o conhecer de algum sítio para formar a minha opinião sobre a competência dele para traçar a política económica do país?

Ele é formado em Eng. Civil. Não ponho em dúvida que tenha capacidade para ocupar o cargo de bastonário da ordem dos engenheiros. E, como qualquer cidadão deste país, tem todo o direito de dar a sua opinião sobre as políticas económicas do governo.

Mas, como ele disse, e muito bem, a política económica deve ser traçada de acordo com estudos feitos por profissionais da economia. Coisa que o bastonário da ordem dos engenheiros não é.

PulseFighter
April 6th, 2010, 11:03 AM
Mas preciso de o conhecer de algum sítio para formar a minha opinião sobre a competência dele para traçar a política económica do país?

Ele é formado em Eng. Civil. Não ponho em dúvida que tenha capacidade para ocupar o cargo de bastonário da ordem dos engenheiros. E, como qualquer cidadão deste país, tem todo o direito de dar a sua opinião sobre as políticas económicas do governo.

Mas, como ele disse, e muito bem, a política económica deve ser traçada de acordo com estudos feitos por profissionais da economia. Coisa que o bastonário da ordem dos engenheiros não é.

Onde é que ele traçou a política? Por acaso sabes ler Português? Não parece!

Emitir uma opinião iniciada com "talvez" significa isso mesmo, uma opinião!