View Full Version : Câmara começa este ano a "redesenhar" 2ª Circular
b4 April 23rd, 2010, 12:35 PM 23 | 04 | 2010 10.02H
O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, defende que a Segunda Circular tem de ser "redesenhada", adiantando que a autarquia vai começar ainda este ano a estudar as possíveis alterações.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Em declarações à Lusa, o responsável afirmou que a via está "cada vez mais transformada numa grande autoestrada" com três faixas em cada sentido, separador central e "poucas entradas e saídas".
"Com a conclusão da CRIL [Circular Regional Interior de Lisboa], é possível transformar a Segunda Circular numa via de caráter mais urbano, mais próximo do conceito de 'boulevard'. Há uma série de oportunidades a estudar", referiu Manuel Salgado.
Os troços entre Calvanas e a Encarnação e entre o Colégio Militar e o Fonte Nova foram apontados como algumas das zonas onde se deverá ponderar "novas soluções", inclusive para a passagem de peões.
O vereador referiu que a necessidade de intervir na via, que liga as partes oriental e ocidental da cidade, foi já prevista no trabalho de elaboração do novo Plano Diretor Municipal.
Quanto ao financiamento das obras, Manuel Salgado disse haver várias soluções passíveis de gerar receitas, tendo em conta a "grande capacidade de edificabilidade" de alguns locais.
Teoricamente, exemplificou, seria possível uma ligação com galeria comercial entre o Centro Comercial Colombo e o Estádio da Luz, "ligando ao parque de estacionamento".
"Vamos começar e estudar e o estudo pode gerar oportunidades. Definimos o objetivo, agora é preciso torná-lo viável".
Fonte (http://www.destakes.com/redir/0b7c63969cbed5ea284f89491f7f3a9f)
AG239 April 23rd, 2010, 12:40 PM Boa notícia...vamos aguardar para ver e esperar que não seja um "Boulevard of broken dreams"...
RoadsterRunner April 23rd, 2010, 01:03 PM Hum.
Acho que a 1ª medida será passar os radares de 80 km/h para 50 km/h.
Depois quando as multas renderem o suficiente, logo se faz o resto ...
:hahano:
Xico205 April 23rd, 2010, 02:22 PM Vamos lá ver a porcaria que vai sair! :bash:
Barragon April 23rd, 2010, 03:59 PM Isto não será para as estradas?
Por mim enterravam tudo :pepper:
Aka April 23rd, 2010, 08:57 PM Para mim, e não posso dizer que sou um grande utilizador da via, o grande defeito da segunda circular são as saídas. Por exemplo, para quem não sabe como a "coisa" funciona, o(s) acesso(s) ao Estádio da Luz é (são) uma confusão enorme.
visconde April 23rd, 2010, 10:37 PM mais facilmente convertem a 2a circular em via reservada a automóveis do que a voltam a meter "avenida urbana" lol
Wolf2009 April 24th, 2010, 12:50 PM mais facilmente convertem a 2a circular em via reservada a automóveis do que a voltam a meter "avenida urbana" lol
Tens uma visão limitada a cidade é feita para as pessoas e não para os carros.
b4 April 24th, 2010, 07:47 PM ^^Não creio que seja a visão dele, mas sim um reflexo da observação de várias situações ocorridas na cidade de Lisboa, por exemplo a desactivação de grande parte das linhas de eléctrico.
Xico205 April 25th, 2010, 02:49 AM Tens uma visão limitada a cidade é feita para as pessoas e não para os carros.
Resposta muito teórica e que mostra um total desconhecimento de Lisboa e da Segunda Circular.
Barragon April 25th, 2010, 01:33 PM Para mim era assim:
http://farm4.static.flickr.com/3048/2642834831_a1c2b9b672.jpg
Wolf2009 April 25th, 2010, 02:32 PM Resposta muito teórica e que mostra um total desconhecimento de Lisboa e da Segunda Circular.
Mas isso era incentivar o transporte individual em detrimento do público.
Mas sim não conheço a 2ª circular.
Tu conhecendo podias dizer se podiam fazer lá um corredor bus.
Wolf2009 April 25th, 2010, 02:40 PM Para mim era assim:
Até ficava bem.
Mas essas aninhas aí no meu do separador podias substituir por fontes ou quiosques.
Já agora podes indicar no google onde fica a 2ª circular, sff.
Eu já meti aqui às tempos uma notícia no thread das estradas sobre a segunda circular acho que a iam repavimentar.
Aspire April 25th, 2010, 02:51 PM E para onde ia o trânsito que por lá passa?
É que ainda por cima é fluxo de média distância, o que implica que mais ou melhores transportes públicos não iriam retirar o fluxo da 2ª circular. Isto parece-me muito relevante.
Xico205 April 25th, 2010, 02:51 PM Mas isso era incentivar o transporte individual em detrimento do público.
Mas sim não conheço a 2ª circular.
Tu conhecendo podias dizer se podiam fazer lá um corredor bus.
Não dá para fazer lá um corredor bus. Entradas e saídas constantes, e sem via de aceleração/desaceleração.
A segunda circular embora com bastante tráfego sempre vai andando. Chegava que lhe tapassem os buracos e pintassem os riscos decentemente.
Isso dos automoveis privados.. A maioria dos carros que lá passam estão em trabalho. Muitos camiões, e veiculos de trabalho insubstituíveis por transportes publicos.
As bestas que mandam na CML ainda não perceberam que com a CRIL, a Segunda Circular vai reduzir bastante o fluxo de tráfego?!!!
Barragon April 25th, 2010, 03:19 PM E para onde ia o trânsito que por lá passa?
É que ainda por cima é fluxo de média distância, o que implica que mais ou melhores transportes públicos não iriam retirar o fluxo da 2ª circular. Isto parece-me muito relevante.
Não conheces aquela situação? Passa tudo em túnel por baixo.
Filipe_Teixeira April 25th, 2010, 06:35 PM edit
fred_mendonca April 25th, 2010, 06:48 PM Só que o projecto da M-30 em Madrid custou 3.9 mil milhões de euros. Quanto é que custaria fazer isso na 2ª Circular?
Aspire April 25th, 2010, 06:59 PM Só que o projecto da M-30 em Madrid custou 3.9 mil milhões de euros. Quanto é que custaria fazer isso na 2ª Circular?
As M's foram e são a maior causa da dívida da Comunidad de Madrid. Uma dívida brutal!
Eu volto a reafirmar aquilo que disse o fluxo que passa na 2ª circular é de média distância.
Um Túnel? Talvez, mas não o vejo prioritário. Mais importante era fazer túneis em Monsanto principalmente na encosta da Ajuda. Isso sim era ecológico.
Pavlemadrid April 25th, 2010, 11:53 PM Só que o projecto da M-30 em Madrid custou 3.9 mil milhões de euros. Quanto é que custaria fazer isso na 2ª Circular?
7 mil millones si no estoy equivocado.
Una burrada.
jpfg April 26th, 2010, 12:03 AM Só que o projecto da M-30 em Madrid custou 3.9 mil milhões de euros. Quanto é que custaria fazer isso na 2ª Circular?
uma ideia minha onde pretendi conjugar esta ideia do boulevard com a criação de um novo pulmão verde na portela, e inspirada no tal túnel de madrid. provavelmente não está grande coisa mas no entanto não resisto em partilhá-la:
acho que pelo menos o troço entre sacavém e saída para a alta de lisboa poderia ser feito por baixo do actual aeroporto.
com a futura desactivação do aeroporto o túnel até poderia ser construído em vala e depois tapado (creio que é um processo construtivo bem mais barato), e pelo menos não teria grandes restrições à superfície para a sua construção ou até nenhumas (entre a desactivação do aeroporto e a criação do tal pulmão verde o terreno creio que ficará completamente livre...) e o trânsito na actual 2ª circular nunca teria também grandes restrições durante a sua construção. creio que assim não ficaria por valores tão astronómicos.
http://xs.to/image-89DD_4BD4B666.jpg
acabei por achar importante uma ramificação para a rotunda do relógio (ainda por cima tenho a ideia de que se pretende ligar a TTT à 2ª circular por aqui e também através de tuneis)
após a sua conclusão do túnel criava-se o tal pulmão verde no aeroporto e transformava-se a 2ª circular num boulevard :)
Barragon April 26th, 2010, 03:00 AM Aspire... sim... há uma avenida por fazer na Ajuda!
RoadsterRunner April 26th, 2010, 11:16 AM 7 mil millones si no estoy equivocado.
Una burrada.
:doh:
AG239 April 26th, 2010, 11:33 AM As bestas que mandam na CML ainda não perceberam que com a CRIL, a Segunda Circular vai reduzir bastante o fluxo de tráfego?!!!
Este thread é sobre a notícia do vereador do urbanismo dizer precisamente isso...
RoadsterRunner April 26th, 2010, 12:11 PM Com a conclusão da CRIL, está aberto o caminho para os eléctricos rápidos na 2ª circular.
AG239 April 26th, 2010, 12:15 PM Essa é que era uma boa solução...mas será que avança? :dunno:
Barragon April 26th, 2010, 12:20 PM Eléctricos rápidos para quem? :lol:
AG239 April 26th, 2010, 12:31 PM Para quem utiliza o 750, por exemplo...e para quem não utiliza actualmente porque não compensa com autocarro.
b4 April 27th, 2010, 12:00 AM http://absolutamente.blogs.sapo.pt/arquivo/08.jpg Há uns anos atrás...
Se no final da reformulação esse fosse o limite de velocidade era muito positivo :lol:
Xico205 April 28th, 2010, 01:48 AM Há uns anos atrás...
Se no final da reformulação esse fosse o limite de velocidade era muito positivo :lol:
:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Xico205 April 28th, 2010, 01:49 AM Para quem utiliza o 750, por exemplo...e para quem não utiliza actualmente porque não compensa com autocarro.
Qual a vantagem de substituir o 750 por um electrico? Na pratica vai dar ao mesmo e o 750 em autocarro tem um custo mais baixo de exploração.
Xico205 April 28th, 2010, 01:51 AM Este thread é sobre a notícia do vereador do urbanismo dizer precisamente isso...
Achei logo ao principio uma aberração pelo que nem me dei ao trabalho de ler. A Segunda Circular actualmente está sobrelotada. Com a CRIL a entrar em funcionamento finalmente, a 2a Circular vai passar para os niveis de trafego para que está dimensionada, mas estes cromos já a querem diminuir para continuar a acumular trafego!!!:bash:
AG239 April 28th, 2010, 02:48 PM Qual a vantagem de substituir o 750 por um electrico? Na pratica vai dar ao mesmo e o 750 em autocarro tem um custo mais baixo de exploração.
Prefiro sempre ferrovias, porque não estão sujeitas a engarrafamentos...mas é apenas uma opinião. Por outro lado, acho boa ideia, numa prespectiva de ligeira alteração de rota, com ligação mais rápida à estação de Benfica.
b4 April 28th, 2010, 09:57 PM ^^é uma opção interessante, mas creio que seria necessário, fazer viadutos apropriados a esse tipo de transporte em algumas partes do percurso, para evitar cruzamentos entre automóveis e eléctricos, o que aumentava os custos do projecto.
Xico205 April 29th, 2010, 12:40 AM Pode-se sempre fazer um canal rodoviário proprio para autocarros. É o mais barato e o mais eficiente.
b4 April 29th, 2010, 03:28 AM Sim, essa é solução mais rápida e barata :yes:
dvf April 29th, 2010, 09:37 AM A 2º circular é uma via importantíssima para toda a AML e região de Lisboa. Devia ser requalificada como a extensão do IC-19 até à A1. Qualquer corte no tráfego da circular, afecta muitas pessoas de toda a região.
trigger7 April 29th, 2010, 12:06 PM 7 mil millones si no estoy equivocado.
Una burrada.
7Mil Milhões??!!:omg::eek2:
Que balurdio! Só esse dinheiro dava para construir o tgv Lisboa-Porto e Lisboa-
Madrid!:lol:
Não tinha noção que foi assim tão cara. Os benefícios são enormes para Madrid mas para um custo faraónico desses não me parece nada razoável.
Em relação à noticia, era muito bom que sai-se alguma coisa positiva mas não sei se acredito. Era bom demais.
Em vez de enterrar o ic19 já era exelente enterrarem só alguns troços, onde há cruzamento de avenidas e à frente do Colombo, Campo Grande,etc..
trigger7 April 29th, 2010, 12:08 PM A 2º circular é uma via importantíssima para toda a AML e região de Lisboa. Devia ser requalificada como a extensão do IC-19 até à A1. Qualquer corte no tráfego da circular, afecta muitas pessoas de toda a região.
As pessoas têm de ser forçadas para mudar os seus hábitos. Mas concordo que faltam mais transportes públicos nos subúrbios de merda para se tomar medidas mais radicais.
Xico205 April 29th, 2010, 01:15 PM Como por exemplo?
Só oiço a frase feita, nunca vejo ninguem avançar com ideias concretas!
Além disso a maioria dos veiculos que lá circula em dias uteis é de trabalho e não é possivel substitui-los por transportes publicos. Ao fim de semana acredito que a maioria dos veiculos anda em lazer.
AG239 April 29th, 2010, 01:37 PM Fora das horas de ponto, acredito que a maioria sejam veículos de trabalho, mas aí o tráfego flui normalmente, a menos que haja algum acidente (que ocorre praticamente todos os dias). Mas nas horas de ponta, quando se verificam os engarrafamentos, a maioria de veículos são de movimentos pendulares.
AG239 April 29th, 2010, 01:40 PM As pessoas têm de ser forçadas para mudar os seus hábitos. Mas concordo que faltam mais transportes públicos nos subúrbios de merda para se tomar medidas mais radicais.
Concordo com a primeira frase, mas não com a segunda. Se não há mudança de hábitos, para quê mais transportes, se não há público? Não estou a dizer que concordo, apenas que ninguém investe (público ou privado) perante esse cenário.
dvf April 29th, 2010, 02:35 PM As pessoas têm de ser forçadas para mudar os seus hábitos. Mas concordo que faltam mais transportes públicos nos subúrbios de merda para se tomar medidas mais radicais.
Isso não é ditadura? E isso não é justificação para "cortar" uma via de comunicação como a 2ª circular.
Xico205 April 29th, 2010, 09:17 PM Concordo com a primeira frase, mas não com a segunda. Se não há mudança de hábitos, para quê mais transportes, se não há público? Não estou a dizer que concordo, apenas que ninguém investe (público ou privado) perante esse cenário.
Tem havido aumento de procura da cª 750. A Carris adjudicou a compra dos novos Mercedes Citaro G a pensar no reforço dessa carreira.
Xico205 April 29th, 2010, 09:18 PM Fora das horas de ponto, acredito que a maioria sejam veículos de trabalho, mas aí o tráfego flui normalmente, a menos que haja algum acidente (que ocorre praticamente todos os dias). Mas nas horas de ponta, quando se verificam os engarrafamentos, a maioria de veículos são de movimentos pendulares.
Isso mesmo.
Wolf2009 April 29th, 2010, 10:06 PM Concordo com a primeira frase, mas não com a segunda. Se não há mudança de hábitos, para quê mais transportes, se não há público? Não estou a dizer que concordo, apenas que ninguém investe (público ou privado) perante esse cenário.
Façam mais penalizações, para entrarem menos carros em Lisboa.
Tipo as pessoas habituaram-se a que no T.Paço não haja estacionamento e a circular só em duas fachas de rodagem.
Pode ser que com mais penalizações ao entrar em Lisboa as pessoas se habituem a utilizar mais os transportes.
Espero que haja mais medidas de incentivo ao transporte público e que haja mais bónus para estes ao entrarem na Capital.
Quanto à descriminação que alguém fez em que chamou merda aos subúrbios deve não conhecer a situação e os investimentos que têm sido feitos nos mesmos, peço à moderação para que tome medidas contra tal.
Xico205 April 29th, 2010, 10:07 PM Quando fores moderador tomas essas decisões. :banana:
Hellbot April 29th, 2010, 10:30 PM Boas!
Eu tenho a ideia, quiçá ingénua, que se o transporte público fosse uma alternativa viável ao privado, haveria muito mais adesão a esse.
Tomo o meu exemplo:
Percorro pouco mais de 100 km diariamente (ic21, ic32, a2, radial benfica e ic19), e como normalmente ando ao contrário do trânsito, demoro cerca de 40 minutos em cada viagem. No entanto, se viesse de transportes públicos, essa duração aumentava para cerca de 1h e 40/50, e o que poupava em portagens/ponte/combustível não me "paga" esse hora a mais de caminho.
Tenho a convicção de que, se houvesse uma política mais pró-activa (inovação, publicidade, criação de carreiras) por parte das empresas de transporte público, haveria mais aderentes a esse tipo de transporte do que existe actualmente.
Barragon April 29th, 2010, 10:38 PM Fazes tantos km :eek:
Xico205 April 29th, 2010, 10:38 PM Boas
Para fazeres esse percurso Barreiro - Linha de Sintra, como poderia ser mais rapido de transportes publicos? Podes ir de carro para a Fertagus em Coina ou Penalva e em Campolide mudas para a Linha de Sintra. O comboio mais rapido do que é, é impossivel.
AG239 April 29th, 2010, 10:52 PM ^^Exacto! Utilizar os transportes públicos não significa ter necessariamente de fazer todo o percurso neles.
AG239 April 29th, 2010, 10:54 PM Tem havido aumento de procura da cª 750. A Carris adjudicou a compra dos novos Mercedes Citaro G a pensar no reforço dessa carreira.
Ao referir-me à falta de investimento, estava a generalizar e não a falar da 2ª circular. Mas a que se deve esse aumento de procura da 750?
trigger7 April 29th, 2010, 11:30 PM Como por exemplo?
Só oiço a frase feita, nunca vejo ninguem avançar com ideias concretas!
Além disso a maioria dos veiculos que lá circula em dias uteis é de trabalho e não é possivel substitui-los por transportes publicos. Ao fim de semana acredito que a maioria dos veiculos anda em lazer.
Ideias concretas de quê?
Não é possível substitui-los por transportes?! :lol: Como assim levam o escritório no carro?
Não deves conhecer outras cidades europeias ainda maiores que Lisboa, onde nem metade dos carros se vêm nos centros.
Se por hipótese utópica tivesses um bom sistema de transportes e barato, mais comboios, metros de superfície, autocarros, e a entrada em Lisboa dificultada com portagens ou estacionamento bem caro, encurtamento de vias que entrem em Lisboa, etc, 95% das pessoas vinham de transportes, e viviam uma vida mais feliz.
trigger7 April 29th, 2010, 11:47 PM Isso não é ditadura? E isso não é justificação para "cortar" uma via de comunicação como a 2ª circular.
Eu disse que se devia cortar a 2ªcircular? Faz o favor de ler melhor o meu post.
Acho que medidas dissuasoras da entrada de carros privados e o apoio à rede de transportes públicos são saudáveis para a economia bem estar e ambiente. Como por exemplo retirar faixas dedicadas ao transito normal para faixas BUS, como na segunda circular, aumento do preço do estacionamento em lisboa, etc.
Já sei que és um acérrimo defensor do transporte privado, mas quero acreditar que se tivesses bom transportes à porta de casa e no trabalho deixavas o carro em casa.
Xico205 April 29th, 2010, 11:51 PM Ao referir-me à falta de investimento, estava a generalizar e não a falar da 2ª circular. Mas a que se deve esse aumento de procura da 750?
Ou mais conhecimento da carreira ou mais gente a deixar o carro em casa e a optar pelos transportes publicos ou então a mais provavel: mais gente a trabalhar no Parque das Nações e em Cabo Ruivo. :lol:
Hellbot April 29th, 2010, 11:53 PM Boas
Para fazeres esse percurso Barreiro - Linha de Sintra, como poderia ser mais rapido de transportes publicos? Podes ir de carro para a Fertagus em Coina ou Penalva e em Campolide mudas para a Linha de Sintra. O comboio mais rapido do que é, é impossivel.
Pois, eu tenho essa noção. O que vale é que, como ando normalmente ao contrário do trânsito, é raro apanhar grandes complicações. Pessoalmente sou um acérrimo defensor dos transportes públicos (tempos tão bons que passei na altura da universidade, a vir para lx nos barcos antigos da soflusa, tanta amiga que conheci :lol:)
Se trabalhasse num horário "normal", no meio de lx, por exemplo, de certeza que usaria os transportes públicos.
Xico205 April 29th, 2010, 11:54 PM Ideias concretas de quê?
Não é possível substitui-los por transportes?! :lol: Como assim levam o escritório no carro?
Não deves conhecer outras cidades europeias ainda maiores que Lisboa, onde nem metade dos carros se vêm nos centros.
Se por hipótese utópica tivesses um bom sistema de transportes e barato, mais comboios, metros de superfície, autocarros, e a entrada em Lisboa dificultada com portagens ou estacionamento bem caro, encurtamento de vias que entrem em Lisboa, etc, 95% das pessoas vinham de transportes, e viviam uma vida mais feliz.
Por acaso quando olho para o lado nos semaforos costumo reparar que a maioria são comerciais. Mesmo quando levam um carro de passageiros. Sei tirar-lhes a pinta, alguns anos no ramo. :lol: Por acaso conheço muitas cidades europeias maiores que Lisboa e em todas vi carros! Mas no castelo e em Belem (zonas turisticas) tambem não se vê tantos carros como os que tu tambem não viste em zonas turisticas dessas cidades europeias!
Que eficiencia tem o metro de superficie que o subterraneo ou os autocarros não possam ter?
Xico205 April 29th, 2010, 11:56 PM Pois, eu tenho essa noção. O que vale é que, como ando normalmente ao contrário do trânsito, é raro apanhar grandes complicações. Pessoalmente sou um acérrimo defensor dos transportes públicos (tempos tão bons que passei na altura da universidade, a vir para lx nos barcos antigos da soflusa, tanta amiga que conheci :lol:)
Se trabalhasse num horário "normal", no meio de lx, por exemplo, de certeza que usaria os transportes públicos.
Mas os comboios da Linha de Sintra têm bons horários. Em sentido contrario do movimento pendular dominante ainda melhor. :banana:
Xico205 April 29th, 2010, 11:58 PM Eu disse que se devia cortar a 2ªcircular? Faz o favor de ler melhor o meu post.
Acho que medidas dissuasoras da entrada de carros privados e o apoio à rede de transportes públicos são saudáveis para a economia bem estar e ambiente. Como por exemplo retirar faixas dedicadas ao transito normal para faixas BUS, como na segunda circular, aumento do estacionamento em lisboa, etc.
Já sei que és um acérrimo defensor do transporte privado, mas quero acreditar que se tivesses bom transportes à porta de casa e no trabalho deixavas o carro em casa.
Ao estrangulares a Segunda Circular estás a fazer transito de pára pára e não, pára-arranca. Isto é estrangular ao ponto de ficar intransitavel.
Gostava de saber que eficiencia tinham faixas BUS na segunda circular com entradas e saidas constantes!!!!!!!!!!:lol:
trigger7 April 29th, 2010, 11:58 PM Façam mais penalizações, para entrarem menos carros em Lisboa.
Tipo as pessoas habituaram-se a que no T.Paço não haja estacionamento e a circular só em duas fachas de rodagem.
Pode ser que com mais penalizações ao entrar em Lisboa as pessoas se habituem a utilizar mais os transportes.
Espero que haja mais medidas de incentivo ao transporte público e que haja mais bónus para estes ao entrarem na Capital.
Quanto à descriminação que alguém fez em que chamou merda aos subúrbios deve não conhecer a situação e os investimentos que têm sido feitos nos mesmos, peço à moderação para que tome medidas contra tal.
Epá não é preciso sermos tão sensíveis. O que eu queria salientar era a falta de qualidade urbanística dos subúrbios que todos nós bem conhecemos e que é responsável pela fraca eficiência dos transportes públicos e da carró-depência, eu resumi em merda dos subúrbios.
Conheço os investimentos, claro, sou de Lisboa: Cril, ic16, ic30 SATU, parques urbanos em amadora, oeiras, etc. Mas a única solução para corrigir o que está mal era reconstruir de raiz 90% dos subúrbios.
Xico205 April 30th, 2010, 12:01 AM Esquece. Isso não vai ser feito. Aprende a viver com o que tens e não com o que gostarias de ter.
trigger7 April 30th, 2010, 12:03 AM Ao estrangulares a Segunda Circular estás a fazer transito de pára pára e não, pára-arranca. Isto é estrangular ao ponto de ficar intransitavel.
Gostava de saber que eficiencia tinham faixas BUS na segunda circular com entradas e saidas constantes!!!!!!!!!!:lol:
Essa questão pertinente leva-nos ao tema deste thread, redesenhando o IC19 para ter faixas bus, metros de superfície se fosse possível. Enterrando acessos, troços em cruzamento com outros eixos, não sei, há soluções para isso.
Xico205 April 30th, 2010, 12:04 AM Nem sequer há carreiras de autocarros no IC19. :lol:
Metro de superficie no IC19 já tens a Linha de Sintra, se achas que o termo metro é mais bonito que comboio.
trigger7 April 30th, 2010, 12:16 AM Nem sequer há carreiras de autocarros no IC19. :lol:
Metro de superficie no IC19 já tens a Linha de Sintra, se achas que o termo metro é mais bonito que comboio.
Falo no metro de superfície porque é mais barato que um comboio ou metro subterrâneo, tem melhor capacidade, pontualidade e eficácia que os autocarros. Acho que era a melhor solução para os sobúrbios. Para se construir uma verdadeira rede que possa transportar milhares mais para Lisboa.
No ic19 não digo que sim, não sei, não fiz nem lí nenhum estudo sobre isso. Mas imagina um comboio de metro de superfície cheio com centenas de pessoas no ic19, ocupa uma área bem menor e reduz enormemente o tráfego que as centenas de carros que foram evitados.
Xico205 April 30th, 2010, 12:17 AM Mais barato e com mais eficacia ainda são autocarros em canal proprio. :banana:
Mas se existe linha de Sintra paralela ao IC19 para quê que queres um metro?!!!
AG239 April 30th, 2010, 12:18 AM Essa questão pertinente leva-nos ao tema deste thread, redesenhando o IC19 para ter faixas bus, metros de superfície se fosse possível. Enterrando acessos, troços em cruzamento com outros eixos, não sei, há soluções para isso.
O IC19? O Seara já disse essa barbaridade de fazer faixas bus lá...mas para quê? Como disse o Xico, paralelo há o comboio que leva mais gente...
E qual é o cruzamento que há no IC19? Eu lembro-me de alguns, mas antes da estrada ter este nome...:lol:
Xico205 April 30th, 2010, 12:26 AM Não ligues. Ele está com aquela conversa feita que é preciso mudar, mas soluções concisas não as tem.
Eu acho que o melhor era toda a gente parar de andar de carro, e por-se autocarros e comboios voadores mas não poluentes.:banana:
trigger7 April 30th, 2010, 01:16 AM O IC19? O Seara já disse essa barbaridade de fazer faixas bus lá...mas para quê? Como disse o Xico, paralelo há o comboio que leva mais gente...
E qual é o cruzamento que há no IC19? Eu lembro-me de alguns, mas antes da estrada ter este nome...:lol:
Quria dizer a 2 circular
trigger7 April 30th, 2010, 01:27 AM Não ligues. Ele está com aquela conversa feita que é preciso mudar, mas soluções concisas não as tem.
Eu acho que o melhor era toda a gente parar de andar de carro, e por-se autocarros e comboios voadores mas não poluentes.:banana:
Soluções concisas não tenho o quê?
Estava apenas a reagir a muitos comentários de pessoas aflitas se lhe dificultam um bocado a entrada de carros na cidade. A solução é um maior investimento nos transportes públicos, qual é a dúvida?! Investimento também em grandes parques de estacionamento às portas de Lisboa, bem servidos de transportes que te levam para qq ponto da cidade barato e rapidamente. Não me importo tanto se usarem o carro até às portas de Lisboa. O problema mesmo é virem para cá aumentar o caos, estacionar em passeios à grande e à labrega, tirarem-me a paz e o sossego.
Xico205 April 30th, 2010, 02:15 AM Parques de estacionamento à entrada já existem na Pontinha, Alto dos Moinhos, Col Militar, Lumiar e no Campo Grande/Senhor Roubado. Mas a probabilidade do carro ser assaltado é elevada.
Se as pessoas continuam a trazer carro é porque precisam ou porque não estão mesmo dispostas a prescindir dele, e não podes obrigar.
Maior investimento em transportes publicos. Mas o quê concretamente? Tas so a mandar postas para o ar mas concretamente não dizes nada. Já te dissemos que metro de superficie não dá. Não tens sequer ruas para isso. Para isso fazia-se um canal de autocarros.
emarques April 30th, 2010, 02:21 AM Não vejo muita necessidade em andar a estrangular demasiado as ruas. Bastava atacar como deve ser o estacionamento selvagem. Garantir que qualquer pessoa que estacione o carro num passeio, em segunda fila, em cruzamentos, 25 metros antes de uma paragem de autocarro, 5 metros antes de uma passadeira ou em qualquer sítio onde o estacionamento seja proibido tenha uma probabilidade muito alta de ser multado (com rodas bloqueadas ou reboque). Criar nas pessoas a perceção de que deixar o carro fora de um lugar de estacionamento sai caro. Ao fim de um certo tempo as pessoas começavam a pensar duas vezes antes de pegar no carro para ir ao café da esquina, e que é mais conveniente e barato ir para o trabalho de transporte público do que ter que ir buscar o carro ao parque da câmara dia sim dia não.
Mas não era fazer isso só em Lisboa, era mesmo na AM toda.
Xico205 April 30th, 2010, 02:28 AM Dá mais 10 metros de estacionamento antes da paragem de autocarro SFF. :lol:
trigger7 April 30th, 2010, 02:44 AM Parques de estacionamento à entrada já existem na Pontinha, Alto dos Moinhos, Col Militar, Lumiar e no Campo Grande/Senhor Roubado. Mas a probabilidade do carro ser assaltado é elevada.
Se as pessoas continuam a trazer carro é porque precisam ou porque não estão mesmo dispostas a prescindir dele, e não podes obrigar.
Maior investimento em transportes publicos. Mas o quê concretamente? Tas so a mandar postas para o ar mas concretamente não dizes nada. Já te dissemos que metro de superficie não dá. Não tens sequer ruas para isso. Para isso fazia-se um canal de autocarros.
Aí já me disseram que metro de superfície não dá! ok:lol:
Pode se calhar não dar na segunda circular mas dá em muitos outros sítios, sempre se pode reduzir o transito em algumas avenidas para passar o metro em canal prioritário. No porto não tem muito espaço e também conseguiram. Em Almada também. As pessoas habituam-se, já sabem que passar alí de carro não dá e dão outras voltas como no Terreiro do Paço.
Queres ideias concretas?
As linhas de metro de superfície que estavam em estudo. http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/metro_norte_lx.jpg&imgrefurl=http://www.skyscrapercity.com/showthread.php%3Ft%3D771816&usg=__lk0s7q9Da1CeEFb6CBRZIGvzlxw=&h=464&w=464&sz=38&hl=pt-PT&start=93&um=1&itbs=1&tbnid=HPIIKV-U0zyZcM:&tbnh=128&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dmetro%2Bde%2Bsuperficie%2Blisboa%26start%3D90%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26hs%3Dsie%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-PT:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1
Estas linhas e mais para os concelhos de Sintra, Estoril.
Fazer o plano do metropolitano para 2020 que deves conhecer.
Fazer mais faixas BUS onde for possível. Investir na Carris e expandi-la para fora da cidade de Lisboa uniformizando o mercado de transportes colectivos rodoviários para evitar os roubes de hoje em dia pelas Vimecas e outras privadas.
O transporte deve ser um serviço público bem comparticipado pelo estado de forma a que os bilhetes e passes sejam baratos. Se quiseres faço-te o mapa da minha rede ideal que meto aqui.
emarques April 30th, 2010, 02:48 AM Dá mais 10 metros de estacionamento antes da paragem de autocarro SFF. :lol:
O código diz 25 metros antes. Se não consegues chegar o autocarro à paragem nesse espaço, vai procurar outro emprego. :baeh3:
Artigo 49.º
Proibição de paragem ou estacionamento
1 - É proibido parar ou estacionar:
a) Nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens
inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade
insuficiente;
b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos,
entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na
alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2;
c) A menos de 5 m para a frente e 25 m para trás dos sinais
indicativos da paragem dos veículos de transporte colectivo de
passageiros ou a menos de 6 m para trás daqueles sinais
quando os referidos veículos transitem sobre carris;
d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a
travessia de peões ou de velocípedes;
e) A menos de 20 m antes dos sinais verticais ou luminosos se a
altura dos veículos, incluindo a respectiva carga, os encobrir;
f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direccionais, nas placas
centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados
ao trânsito de peões;
g) Na faixa de rodagem sempre que esteja sinalizada com linha
longitudinal contínua e a distância entre esta e o veículo seja
inferior a 3 m.
2 - Fora das localidades, é ainda proibido:
a) Parar ou estacionar a menos de 50 m para um e outro lado dos
cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de
visibilidade reduzida;
b) Estacionar nas faixas de rodagem;
c) Parar na faixa de rodagem, salvo nas condições previstas no
n.º 3 do artigo anterior.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de
€ 30 a € 150, salvo se se tratar de paragem ou estacionamento
nas passagens de peões ou de velocípedes e nos passeios,
impedindo a passagem de peões, caso em que a coima é de
€ 60 a € 300.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de
€ 60 a € 300, salvo se se tratar de estacionamento de noite nas
faixas de rodagem, caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
Artigo 50.º
Proibição de estacionamento
1 - É proibido o estacionamento:
a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da
parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário,
conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;
b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares
em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados,
a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos
a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de
abastecimento de combustíveis;
f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento
de determinados veículos;
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou
semi-reboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo
nos parques de estacionamento especialmente destinados a
esse efeito;
h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não
for cumprido o respectivo regulamento;
i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua
transacção, em parques de estacionamento.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 30 a € 150, salvo se se tratar do disposto nas alíneas
c), f) e i), casos em que a coima é de € 60 € 300.
Xico205 April 30th, 2010, 02:59 AM O metro da margem sul está optimo não haja duvida. Os utentes nas paragens dão.se ao luxo de: ou são atropelados pelo metro ou pelos autocarros da TST, é consoante o lado para que se desviam de cada um dos veiculos quando passam em simultaneo em direcções opostas.
As linhas de superficie que estavam propostas :lol: por politicos que nada percebem de transportes nem querem perceber. Aquelas que iam ser dadas de mão beijada ao Barraqueiro e iam ficar de fora dos passes sociais, está-se mesmo a ver que iriam ter muita adesão!!! E até são baratas de construir e tudo!
Ainda não consegui ver uma vantagem dum metro de superficie em relação a um autocarro.:) nem o concelho do Estoril. :lol:
Xico205 April 30th, 2010, 03:05 AM O código diz 25 metros antes. Se não consegues chegar o autocarro à paragem nesse espaço, vai procurar outro emprego. :baeh3:
Quando eu tirei a carta eram 15m, sorry.
emarques April 30th, 2010, 03:13 AM Pensei que estavas a dizer que querias 35m. :D É verdade, aumentou para 25, o que me parece lógico: com 15 metros devia-se tornar um bocado complicado encostar o autocarro ao passeio para os passageiros poderem entrar e sair melhor.
A ideia que me dá é que há muita gente a conduzir em Lisboa que tirou a carta quando se podia estacionar nos passeios e no meio dos cruzamentos*...
* Acho piada àqueles que estacionam para aí em terceira fila nas placas centrais dos cruzamentos das avenidas novas e acabam por ficar "abandonados" no meio do cruzamento porque os outros dois saíram.
Xico205 April 30th, 2010, 03:16 AM Pensei que estavas a dizer que querias 35m. :D É verdade, aumentou para 25, o que me parece lógico: com 15 metros devia-se tornar um bocado complicado encostar o autocarro ao passeio para os passageiros poderem entrar e sair melhor.
A ideia que me dá é que há muita gente a conduzir em Lisboa que quando tirou a carta se podia estacionar nos passeios...
:lol:
Um autocarro não custa a chegar à paragem, a brecagem é optima, chega a rodar a 90º, o mais dificil é sair, até um carro ceder passagem. Aí opta-se pela lei do maior e mais pesado ou então trabalha-se para o premio de produtividade sem acidentes. :lol:
trigger7 April 30th, 2010, 01:01 PM Não vejo muita necessidade em andar a estrangular demasiado as ruas. Bastava atacar como deve ser o estacionamento selvagem. Garantir que qualquer pessoa que estacione o carro num passeio, em segunda fila, em cruzamentos, 25 metros antes de uma paragem de autocarro, 5 metros antes de uma passadeira ou em qualquer sítio onde o estacionamento seja proibido tenha uma probabilidade muito alta de ser multado (com rodas bloqueadas ou reboque). Criar nas pessoas a perceção de que deixar o carro fora de um lugar de estacionamento sai caro. Ao fim de um certo tempo as pessoas começavam a pensar duas vezes antes de pegar no carro para ir ao café da esquina, e que é mais conveniente e barato ir para o trabalho de transporte público do que ter que ir buscar o carro ao parque da câmara dia sim dia não.
Mas não era fazer isso só em Lisboa, era mesmo na AM toda.
Totalmente de acordo! Mas para aumentar os transportes públicos de uma forma mais barata era criar corredores de transportes públicos no lugar onde circulam carros.
trigger7 April 30th, 2010, 01:11 PM Também tenho noção que muitas pessoas não têm mesmo soluções de transporte público e têm mesmo que vir de carro. Por isso é que digo que se deve apostar no T.P primeiro.
trigger7 April 30th, 2010, 01:40 PM O metro da margem sul está optimo não haja duvida. Os utentes nas paragens dão.se ao luxo de: ou são atropelados pelo metro ou pelos autocarros da TST, é consoante o lado para que se desviam de cada um dos veiculos quando passam em simultaneo em direcções opostas.
As linhas de superficie que estavam propostas :lol: por politicos que nada percebem de transportes nem querem perceber. Aquelas que iam ser dadas de mão beijada ao Barraqueiro e iam ficar de fora dos passes sociais, está-se mesmo a ver que iriam ter muita adesão!!! E até são baratas de construir e tudo!
Ainda não consegui ver uma vantagem dum metro de superficie em relação a um autocarro.:) nem o concelho do Estoril. :lol:
O metro da margem sul está optimo não haja duvida. Os utentes nas paragens dão.se ao luxo de: ou são atropelados pelo metro ou pelos autocarros da TST, é consoante o lado para que se desviam de cada um dos veiculos quando passam em simultaneo em direcções opostas.
O MST ta a funcionar e a transportar muita gente!
Tu se calhar foste afectado pelas noticias que abundavam na altura em que ainda nem tinham inaugurado o projecto final já andava tudo a dizer que era um flop e só trazia confusão. Entretanto se fores fazer um inquérito de rua em Almada aposto que se lhes desse a escolher Metro ou como estava antes, escolhiam o Metro. As pessoas habituam-se. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Aí concordo que tem de haver menos tachos e mais serviço público. As únicas carreiras que podiam circular era a Carris e mais nada, a Fertagos passar para a CP, o MTS para o metropolitano de Lisboa. É preciso ter bilhetes baratos e que dêem para varios transportes. Não sei se há-de ser esses trajectos concretos.
A ideia geral é a seguinte: teres uma rede que cubra grande parte das principais zonas habitacionais e de serviços dos subúrbios e que os direccione para as 3 linhas de comboio. Sintra, Cascais e Azambuja ou para as linhas de metro. Os autocarros também desempenham um papel importante para preencher os espaços que não são servidos por metro ou comboio, encaminhando-os para estações intermodais com comboio e/ou metro de superfície.
Digo que o metro de superfície é uma boa hipótese para os subúrbios, por ser um sistema mais pesado que autocarros, a circular em canal próprio ou em avenidas com prioridade controlada por semáforos como em centenas de cidades de todo o mundo. Também se não houver mesmo espaço, sempre podes fazer em túnel uma ou duas estações em último recurso.
6oncalo April 30th, 2010, 01:56 PM Penso que a causa do MTS não chegar aos parâmetros esperados minimos de passageiros seja devido a não estar incluido no passe social L123 e os autocarros TST estarem... quem quiser andar no metro tem que pagar extra.
Xico205 April 30th, 2010, 02:22 PM Totalmente de acordo! Mas para aumentar os transportes públicos de uma forma mais barata era criar corredores de transportes públicos no lugar onde circulam carros.
Quando possivel.
Xico205 April 30th, 2010, 02:23 PM Penso que a causa do MTS não chegar aos parâmetros esperados minimos de passageiros seja devido a não estar incluido no passe social L123 e os autocarros TST estarem... quem quiser andar no metro tem que pagar extra.
Isso mesmo.
AG239 April 30th, 2010, 03:01 PM Também tenho noção que muitas pessoas não têm mesmo soluções de transporte público e têm mesmo que vir de carro. Por isso é que digo que se deve apostar no T.P primeiro.
Certamente que há quem não tenha transporte público para o percurso casa-trabalho, mas terá sem dúvida em parte desse trajecto. A solução pode passar por deixar o carro junto a uma estação ou outro local de fácil acesso ao transporte.
O melhor para promover a utilização dos transportes seria criar estacionamento gratuito para quem tiver passe. Mas isso é uma miragem porque os parques são concessionados para serem explorados.
emarques April 30th, 2010, 06:22 PM Totalmente de acordo! Mas para aumentar os transportes públicos de uma forma mais barata era criar corredores de transportes públicos no lugar onde circulam carros.
Queres uma solução mais barata do que uma que dá lucro (multar tudo o que é carro mal estacionado)? :colgate:
E com a redução da quantidade de carros a entrar na cidade, as ruas ficavam automaticamente mais desafogadas e os transportes rodoviários circulavam melhor.
Também tenho noção que muitas pessoas não têm mesmo soluções de transporte público e têm mesmo que vir de carro. Por isso é que digo que se deve apostar no T.P primeiro.
Não dá para o percurso todo, dá para parte dele. E com o aumento da procura, começava a valer a pena servir certos eixos que agora não têm transportes coletivos.
Xico205 April 30th, 2010, 08:54 PM O MST ta a funcionar e a transportar muita gente!
Tu se calhar foste afectado pelas noticias que abundavam na altura em que ainda nem tinham inaugurado o projecto final já andava tudo a dizer que era um flop e só trazia confusão. Entretanto se fores fazer um inquérito de rua em Almada aposto que se lhes desse a escolher Metro ou como estava antes, escolhiam o Metro. As pessoas habituam-se. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Referia-me mesmo à N10. Se não conheces vai lá ver a porcaria que está. Já morreu gente atropelada, umas vezes pelo metro outras por autocarros da TST.
AG239 April 30th, 2010, 11:05 PM Boas!
Eu tenho a ideia, quiçá ingénua, que se o transporte público fosse uma alternativa viável ao privado, haveria muito mais adesão a esse.
Tomo o meu exemplo:
Percorro pouco mais de 100 km diariamente (ic21, ic32, a2, radial benfica e ic19), e como normalmente ando ao contrário do trânsito, demoro cerca de 40 minutos em cada viagem. No entanto, se viesse de transportes públicos, essa duração aumentava para cerca de 1h e 40/50, e o que poupava em portagens/ponte/combustível não me "paga" esse hora a mais de caminho.
Tenho a convicção de que, se houvesse uma política mais pró-activa (inovação, publicidade, criação de carreiras) por parte das empresas de transporte público, haveria mais aderentes a esse tipo de transporte do que existe actualmente.
O que queres dizer com andar ao contrário do trânsito? É que se tens um horário como a maioria das pessoas, manhã-tarde, vais no mesmo sentido do fluxo Margem Sul-Lisboa e contra o fluxo Sintra-Lisboa. Se é um horário tarde-noite, podes apanhar algum tráfego no sentido Lisboa-Sintra e nada no inverso. Mas se for este o horário ou outro mais nocturno, realmente a oferta de transportes públicos não é muito boa para esse percurso...
trigger7 May 1st, 2010, 12:31 AM Referia-me mesmo à N10. Se não conheces vai lá ver a porcaria que está. Já morreu gente atropelada, umas vezes pelo metro outras por autocarros da TST.
Morreram? Todos os dias são atropeladas pessoas por carros
Xico205 May 1st, 2010, 01:24 PM Mas não por culpa de paragens com 30 centimetros de largura sem protecções... :bash: onde passam transportes publicos pesados em direcções opostas que arrastam uma massa de ar capaz de desiquilibrar quem se encontra nas redondezas.
trigger7 May 1st, 2010, 03:54 PM Mas não por culpa de paragens com 30 centimetros de largura sem protecções... :bash: onde passam transportes publicos pesados em direcções opostas que arrastam uma massa de ar capaz de desiquilibrar quem se encontra nas redondezas.
Ok pode ter havido alguns erros no projecto que possivelmente podem ser corrigir. Mas continuo a afirmar que os vectores orientadores para mais T.P e menos carros na cidade é entre outros, apostar no metro de superfície por todos os arredores.
trigger7 May 1st, 2010, 04:12 PM Queres uma solução mais barata do que uma que dá lucro (multar tudo o que é carro mal estacionado)? :colgate:
E com a redução da quantidade de carros a entrar na cidade, as ruas ficavam automaticamente mais desafogadas e os transportes rodoviários circulavam melhor.
Não dá para o percurso todo, dá para parte dele. E com o aumento da procura, começava a valer a pena servir certos eixos que agora não têm transportes coletivos.
Ainda bem que vejo pessoas a pensar como eu! Parabéns por ser uma pessoa razoável :banana:
Multar e bloquear tudo o que estaciona mal é das medidas mais eficazes para ordenar o estacionamento. Aqui na almirante Reis foi trigo limpo. Desde que à 5 anos passaram a bloquer tudo a toda a hora (até eu fui bloqueado à porta de casa) não se tem visto carros em cima de passeios. Aos fins de semana quando não há controlo, estaciona tudo mal. A malta da emel e os polícias municipais são os meus heróis.
Exactamente, é preciso grandes parques automóveis grátis nas estações das linhas de comboio para atrair milhares. E com o aumento da procura amenta-se a oferta de transportes colectivos que por sua vez aumenta mais a procura. É um rabo de peixe na boca:cheers:
AG239 May 1st, 2010, 05:13 PM Exactamente, é preciso grandes parques automóveis grátis nas estações das linhas de comboio para atrair milhares. E com o aumento da procura amenta-se a oferta de transportes colectivos que por sua vez aumenta mais a procura. É um rabo de peixe na boca:cheers:
Exactamente...mas vai lá dizer isso às cabeças pensantes da Refer ou da CP! Preferem concessionar os parques a empresas privadas, que obviamente querem é ganhar dinheiro. Assim, temos as empresas públicas com prejuízos todos os anos e as privadas que se alimentam delas com lucros.
Xico205 May 1st, 2010, 06:56 PM Ok pode ter havido alguns erros no projecto que possivelmente podem ser corrigir. Mas continuo a afirmar que os vectores orientadores para mais T.P e menos carros na cidade é entre outros, apostar no metro de superfície por todos os arredores.
Podem corrigir podem. Deita-se abaixo todos os predios da N10 para alargar a rua! :lol:^^
trigger7 May 1st, 2010, 06:59 PM Podem corrigir podem. Deita-se abaixo todos os predios da N10 para alargar a rua! :lol:^^
És contra o metro de superfície?
visconde May 1st, 2010, 07:13 PM Gostava de saber que eficiencia tinham faixas BUS na segunda circular com entradas e saidas constantes!!!!!!!!!!:lol:
mal tambem nao fazia..
tudo o que é avenidas com 3 faixas devia ter uma faixa bus
e muitas das de 2 faixas o mesmo.
era ver os autocarros a fazerem melhores tempos que o carro
Xico205 May 1st, 2010, 07:16 PM És contra o metro de superfície?
Não vejo nenhuma vantagem em relação a autocarros. Só mais alto custo e menor eficiencia. Ainda por cima em locais onde imperam ruas estreitas e tortas e inclinações consideraveis...
Xico205 May 1st, 2010, 07:17 PM mal tambem nao fazia..
Uma faixa bus obedece a regras do código da estrada. Na Segunda Circular não estão criadas as condições à sua existência.
visconde May 1st, 2010, 07:24 PM Uma faixa bus obedece a regras do código da estrada. Na Segunda Circular não estão criadas as condições à sua existência.
A segunda circular nao tem condicoes para nada :lol: aquilo é so erros de construção lol
lá para tras falavam em transportes no IC19?
a Linha de Sintra cobre todo o IC19, nao tem logica.
a nivel de comboios quando ligarem a linha de cascais à Cintura acho que vamos finalmente ter a rede de comboios da AML consolidade e com condições.
fica a faltar a linha do Oeste de jeito, mas nessa ja perdi a esperança.
agora dentro de Lisboa mesmo, o ML é lento e caro, sobra as faixas BUS que sao baratas e eficazes, e algumas linhas de electrico que teimam em nao fazer.
Xico205 May 1st, 2010, 07:25 PM Como por exemplo? Não acho.
Os erros que lá estão são falta de manutenção tais como buracos, depressões e lombas resultantes de abatimentos e falta de riscos no pavimento. :bash:
visconde May 1st, 2010, 07:31 PM Como por exemplo? Não acho.
Os erros que lá estão são falta de manutenção tais como buracos, depressões e lombas resultantes de abatimentos e falta de riscos no pavimento. :bash:
epa, eu sei que aquilo supostamente nao é uma via reservada, logo nao tem obrigatoriedade em ter vias de aceleracao... mas ha la entradas horriveis e perigosas.
lembro me da do tunel do aeroporto,um gajo vem do tunel todo lançado chega ali e tem de parar para entrar. depois começamos parados com carros a passarem a 80kmh, é uma treta lol
depois é o piso de merda, falta de riscos etc
ah tambem nao gosto de uma saida para o parque das nacoes, embora agora ja nao me faça confusao ha la uma saida que antes achava sempre feia :nuts:
Xico205 May 1st, 2010, 08:00 PM Sim, as entradas e saídas são uma desgraça quase todas! :bash:
visconde May 1st, 2010, 08:03 PM ja agora, existe algum mapa com as faixas BUS
?
Xico205 May 1st, 2010, 08:05 PM Eu não conheço.
pedrodepinto May 1st, 2010, 11:11 PM Para mim era assim:
Se não há dinheiro para fazer a CRIL subterrânea, quando mais toda a Segunda Circular :.lol:!
Mas é uma boa notícia, não haja dúvidas :okay:!
daniel322 May 1st, 2010, 11:34 PM quando é que se prevê que a cril esteja pronta?
Xico205 May 2nd, 2010, 12:31 AM Lá para o fim do ano. :lol:
b4 May 2nd, 2010, 12:27 PM Are u serious ? :lol:
visconde May 4th, 2010, 01:18 AM fim do ano, 2011, 2012, depende da chuva
|
|