View Full Version : SP perde para Rio e Brasília em ranking de qualidade de vida
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 01:03 PM O Estado de S.Paulo
São Paulo ocupa a 117.ª posição em um ranking de qualidade de vida divulgado ontem pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer. Todos os anos, a empresa divulga a lista, que em 2010 incluiu 221 cidades. São Paulo aparece atrás de outras duas cidades brasileiras, Rio (116.º) e Brasília (104.º). E num ranking inédito de ecocidades a posição é ainda pior.
Como foram incluídos vários locais para análise da qualidade de vida, não é possível fazer uma comparação com o ano passado. O objetivo do ranking da Mercer é estabelecer parâmetros sobretudo para a remuneração de executivos de multinacionais. Esse estudo leva em conta estabilidade política, liberdades individuais, serviços de saúde, lazer e entretenimento, meio ambiente, escolas, transporte e moradia. Nesta relação, Viena, capital da Áustria, continua no topo da lista e Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada.
O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62.º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72.º), e da capital argentina, Buenos Aires (78.º). Guadalupe é um território ultramarino da França - faz parte da União Europeia.
A explicação para a posição paulistana no ranking pode estar ligada ao peso dado à violência. "Os níveis de criminalidade seguem sendo um dos principais problemas em grande número de cidades das Américas do Sul e Central", diz o consultor Slagin Parakatil.
Ecocidades. A Mercer pela primeira vez também avaliou as ecocidades do mundo. Para isso, estabeleceu parâmetros de qualidade do ar e da água, além de nível de congestionamentos, entre outros. Nesse caso, a situação de São Paulo ficou ainda pior, terminando em 148.º lugar. Entre as brasileiras, Brasília aparece em 109.º lugar. Esse ranking é liderado por Calgary (Canadá). / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100527/not_imp557334,0.php
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 01:11 PM ^ Achei interessante essa notícia, pois corrobora o que eu sempre defendo em relação a "qualidade de vida", ou seja, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro principalmente com inúmeras opções de serviços, lazer e turismo não pode ser considerada boa em QV, mas excelente. Nesse ranking só aparecem as três metrópoles nacionais. :)
Hideki May 27th, 2010, 01:41 PM Eu vi essa matéria no jornal de hoje, achei bem relevante; é fato - SP tem uma qualidade de vida muito ruim, porém o que acaba amenizando isso são as oportunidades que são encontradas aqui. Dificilmente não há como não generalizar as comparações, eu como Paulistano adoro o RJ e Poa (que sequer foi listada na matéria).
[]´s
PS.: posts com teor flame aparecerão abaixo, fato.
PS2: I see banned people :lol:
Dom Drácula May 27th, 2010, 01:46 PM Quais as posições de Tóquio, NY e Londres?
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 02:04 PM Eu vi essa matéria no jornal de hoje, achei bem relevante; é fato - SP tem uma qualidade de vida muito ruim, porém o que acaba amenizando isso são as oportunidades que são encontradas aqui. Dificilmente não há como não generalizar as comparações, eu como Paulistano adoro o RJ e Poa (que sequer foi listada na matéria).
^^ Me desculpe, mas discordo de você. Como uma cidade com a estrutura que SP tem pode ter uma qualidade de vida ruim???? Qualidade de vida ruim é viver num lugar sem estrutura alguma, o que SP tem de sobra. Poderíamos falar sobre "poluição dos céus paulistanos", mas nem isso serve de parâmetro para abalizar a tal famosa QD. :)
Lucianors May 27th, 2010, 02:14 PM ^^ Me desculpe, mas discordo de você. Como uma cidade com a estrutura que SP tem pode ter uma qualidade de vida ruim???? Qualidade de vida ruim é viver num lugar sem estrutura alguma, o que SP tem de sobra. Poderíamos falar sobre "poluição dos céus paulistanos", mas nem isso serve de parâmetro para abalizar a tal famosa QD. :)
Não concordo, pra muitos São Paulo tem uma qualidade de vida ruim sim, especialmente em razão do trânsito, poluição, caos urbano e violência. Aliás, acho esse um conceito de qualidade de vida bem relativo, o que é isso afinal? Pra mim é ter (ou tentar ter), no mesmo lugar, paz, renda, boa infraestrutura e opções de lazer qualificadas. Mas como disse é um conceito bem relativo, alguns preferem viver numa cidade média e abdicar da vida cultural intensa da metrópole, outros não. Eu prefiro acreditar que o ideal é o meio termo, mesmo sendo isso uma utopia.
Faela May 27th, 2010, 02:21 PM Com todos os problemas de Rio e SP não as trocaria por cidade nenhuma do Brasil. Acho que a gama de oportunidades no geral que tem nelas é incomparável.
Ap_Recife May 27th, 2010, 02:23 PM Tenho que mudar para a Europa.:D
Ni.valdomonteiro May 27th, 2010, 02:51 PM Porém, Brasília, Rio e Sampa são muito diferentes entre sí... deveriam ter colocado os índices e os critérios que alçaram estas cidades no rankng (a Mercer). Os motivos pelos quais Sampa está lá devem se bem diferentes de Brasília.
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 02:57 PM Porém, Brasília, Rio e Sampa são muito diferentes entre sí... deveriam ter colocado os índices e os critérios que alçaram estas cidades no rankng (a Mercer). Os motivos pelos quais Sampa está lá devem se bem diferentes de Brasília.
^^ Diferentes até são, mas são cidades com excelentes estruturas. :)
marcusbasti May 27th, 2010, 03:00 PM Cadê Curitiba aí??
Ni.valdomonteiro May 27th, 2010, 03:27 PM ^^ Diferentes até são, mas são cidades com excelentes estruturas. :)
E como são!,,,, era só para a gente er uma panorâmica melhor:cheers:
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 03:40 PM Cadê Curitiba aí??
^^ Acho que num apanhado mais amplo Curitiba ficou de fora. :)
tuba162 May 27th, 2010, 03:59 PM Porém, Brasília, Rio e Sampa são muito diferentes entre sí... deveriam ter colocado os índices e os critérios que alçaram estas cidades no rankng (a Mercer). Os motivos pelos quais Sampa está lá devem se bem diferentes de Brasília.
Ai vao eles:
Mercer hardship allowance recommendations
Mercer evaluates local living conditions in all the 420 cities it surveys worldwide. Living conditions are analysed according to 39 factors, grouped in 10 categories:
Political and social environment (political stability, crime, law enforcement, etc)
Economic environment (currency exchange regulations, banking services, etc)
Socio-cultural environment (censorship, limitations on personal freedom, etc)
Health and sanitation (medical supplies and services, infectious diseases, sewage, waste disposal, air pollution, etc)
Schools and education (standard and availability of international schools, etc)
Public services and transportation (electricity, water, public transport, traffic congestion, etc)
Recreation (restaurants, theatres, cinemas, sports and leisure, etc)
Consumer goods (availability of food/daily consumption items, cars, etc)
Housing (housing, household appliances, furniture, maintenance services, etc)
Natural environment (climate, record of natural disasters)
http://www.mercer.com/qualityoflivingpr#City_Ranking_Tables
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 04:09 PM Ai vao eles:
Mercer evaluates local living conditions in all the 420 cities it surveys worldwide. Living conditions are analysed according to 39 factors, grouped in 10 categories:
Political and social environment (political stability, crime, law enforcement, etc)
Health and sanitation (medical supplies and services, infectious diseases, sewage, waste disposal, air pollution, etc)
Public services and transportation (electricity, water, public transport, traffic congestion, etc)
PARA FACILITAR:
recomendações subsídio dificuldades Mercer
A Mercer avalia as condições de vida local em todas as 420 cidades que pesquisas no mundo inteiro. As condições de vida são analisadas de acordo com 39 fatores, agrupados em 10 categorias:
Ambiente político e social (estabilidade política, crime, aplicação da lei, etc)
Ambiente econômico (regulamentação de câmbio, serviços bancários, etc)
censura ambiente sócio-cultural (, limitações de liberdade individual, etc)
Saúde e saneamento (serviços e suprimentos médicos, doenças infecciosas, esgoto, coleta de lixo, poluição do ar, etc)
Escolas e educação (padrão e disponibilidade de escolas internacionais, etc)
Os serviços públicos e transportes (eletricidade, água, transporte público, congestionamentos, etc)
Recreação (restaurantes, teatros, cinemas, esportes e lazer, etc)
bens de consumo (disponibilidade de alimentos / itens de consumo diário, carros, etc)
Habitação (habitação, electrodomésticos, mobiliário, serviços de manutenção, etc)
Ambiente natural (clima, registro de catástrofes naturais)
http://translate.google.com.br/#en|pt|Mercer%20hardship%20allowance%20recommendations%0D%0AMercer%20evaluates%20local%20living%20conditions%20in%20all%20the%20420%20cities%20it%20surveys%20worldwide.%20Living%20conditions%20are%20analysed%20according%20to%2039%20factors%2C%20grouped%20in%2010%20categories%3A%0D%0A%0D%0APolitical%20and%20social%20environment%20(political%20stability%2C%20crime%2C%20law%20enforcement%2C%20etc)%0D%0AEconomic%20environment%20(currency%20exchange%20regulations%2C%20banking%20services%2C%20etc)%0D%0ASocio-cultural%20environment%20(censorship%2C%20limitations%20on%20personal%20freedom%2C%20etc)%0D%0AHealth%20and%20sanitation%20(medical%20supplies%20and%20services%2C%20infectious%20diseases%2C%20sewage%2C%20waste%20disposal%2C%20air%20pollution%2C%20etc)%0D%0ASchools%20and%20education%20(standard%20and%20availability%20of%20international%20schools%2C%20etc)%0D%0APublic%20services%20and%20transportation%20(electricity%2C%20water%2C%20public%20transport%2C%20traffic%20congestion%2C%20etc)%0D%0ARecreation%20(restaurants%2C%20theatres%2C%20cinemas%2C%20sports%20and%20leisure%2C%20etc)%0D%0AConsumer%20goods%20(availability%20of%20food%2Fdaily%20consumption%20items%2C%20cars%2C%20etc)%0D%0AHousing%20(housing%2C%20household%20appliances%2C%20furniture%2C%20maintenance%20services%2C%20etc)%0D%0ANatural%20environment%20(climate%2C%20record%20of%20natural%20disasters)%0D%0A
paulista1978 May 27th, 2010, 04:11 PM Achei que SP tivesse perdido de lavada. São só algumas posições. Mas perante o mundo ainda estamos mal, principalmente no que concerne a transportes e violê,cia. Este último não vejo solução no curto prazo.
Matheus Rody May 27th, 2010, 04:16 PM Essas pesquisas são feitas baseados nas condições acima citados oferecidos à maioria da população (no caso do Brasil classes C e D). E para essa população, Sampa, realmente, deixa a desejar. É uma cidade gigante, com muitas oportunidades sim. Mas isso é outra coisa. Imagine que, se para a classe média essa cidade já oferece pouca qualidade de vida (trânsito, locais de lazer distantes, rios poluídos, péssima qualidade do ar e ambientes, na maioria das vezes, degradados pelo abandono público) imagine para a maioria esmagadora mais pobre que vive em seus bairros distantes, sem transporte no final de semana, sem parques públicos, córregos poluídos e etc.
Realmente, nesses quesitos, Rio e Brasília têm vantagens sim.
sul_mp May 27th, 2010, 04:27 PM ^ Achei interessante essa notícia, pois corrobora o que eu sempre defendo em relação a "qualidade de vida", ou seja, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro principalmente com inúmeras opções de serviços, lazer e turismo não pode ser considerada boa em QV, mas excelente. Nesse ranking só aparecem as três metrópoles nacionais. :)
Rio de Janeiro e São Paulo excelentes em qualidade de vida?
:lol:
sul_mp May 27th, 2010, 04:37 PM ^^ Diferentes até são, mas são cidades com excelentes estruturas. :)
Me desculpe, mas vou ter que discordar de novo. A estrutura dessas cidades pode até ser "boa" para o nível brasileiro ou latino-americano, mas se for comparar com outras cidades de tamanho semelhante no mundo inteiro, nossas gigantes são péssimas. Só para se ter uma idéia: Montreal no Canadá tem o tamanho de Curitiba, porém a malha do metrô é maior que a de São Paulo, os dois aeroportos nem se fala. A malha viária, inferior a outras cidades canadenses (Toronto, Vancouver e até Calgary) é, proporcionalmente, superior a qualquer metrópole brasileira. Eu sei que não se deve comparar, mas eu tenho CERTEZA que o Brasil poderia ser muito melhor se o brasileiro mudasse de pensamento.
Cadê Curitiba aí??
Normal, sempre esquecem.
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 04:56 PM Rio de Janeiro e São Paulo excelentes em qualidade de vida?
:lol:
^^ Na minha ótica são excelentes, pois dispoem de uma grande gama de serviços. Outras cidades brasileiras dispoe de boa gama de serviços, mas não a nível de RJ e SP. Por isso, eu as considero de excelente qualidade de vida. Eu não trocaria o RIO por nenhuma cidade menor no Brasil. :)
Me desculpe, mas vou ter que discordar de novo. A estrutura dessas cidades pode até ser "boa" para o nível brasileiro ou latino-americano, mas se for comparar com outras cidades de tamanho semelhante no mundo inteiro, nossas gigantes são péssimas. Só para se ter uma idéia: Montreal no Canadá tem o tamanho de Curitiba, porém a malha do metrô é maior que a de São Paulo, os dois aeroportos nem se fala. A malha viária, inferior a outras cidades canadenses (Toronto, Vancouver e até Calgary) é, proporcionalmente, superior a qualquer metrópole brasileira. Eu sei que não se deve comparar, mas eu tenho CERTEZA que o Brasil poderia ser muito melhor se o brasileiro mudasse de pensamento.
^^ Ué, mas eu estou falando de Brasil, não? Se RJ e SP fossem tão péssimas assim, por quê então muitos brasileiros de outros estados ATÉ HOJE migram para elas???? :cheers:
Esse ranking só veio provar uma coisa: qualidade de vida é algo bemmmm subjetivo, só isso! :)
Zehneh May 27th, 2010, 05:04 PM Cidades como Curitiba,Porto Alegre,Salvador,Recife,Manaus,Belém e etc não são conhecidas como Rio e São Paulo(e Brasília por ser a capital),acho que por isso nunca são inclusas.
Guiga, May 27th, 2010, 05:08 PM Achei que SP tivesse perdido de lavada. São só algumas posições. Mas perante o mundo ainda estamos mal, principalmente no que concerne a transportes e violê,cia. Este último não vejo solução no curto prazo.
Concordo!
paulista1978 May 27th, 2010, 05:09 PM ^^ Concordo com o Emanuel. Basta melhorar alguns equipamentos, como transporte, pra dar um salto enorme. Qual a cidade Brasileira que não tem tráfego pesado? BH, POA, todas elas estão piorando. E acredite, nos anos 80 SP o ar era mais poluído que agora. Claro, não quer dizer que veja minha cidade com perfeição. A viol^}encia é gritante e não vejo solução a curto prazo pros rios Tietê e Pinheiros. Rdoanel completo e linhas 4 e 5 prontas vão demorar um bocado, pra tirar um pouco da imensa frota de automóveis das ruas.
Padrão e disponibilidade de escolas internacionais: são poucas as cidades no Brasil fora essas três citadas que tem isso
Enzo May 27th, 2010, 05:38 PM Ai vao eles:
Esses que destaquei em negrito, sao os fatores que mais contribuem para que as cidades brasileiras nao estejam numa posicao melhor.
tchelllo May 27th, 2010, 05:41 PM Esta semana encontrei um amigo meu que há um tempinho não encontrava e ele está indo direto para Brasília, quase estabelecendo segunda residência e me falou absurdamente bem da cidade, querendo inclusive ir morar lá definitivamente.
Este amigo é natural de Itajubá e vive entre São Paulo, Recife e algumas outras capitais e apaixonou-se por Brasília.
Disse que os barzinhos são animadíssimos e menos sufocantes do que no Rio e em SP, que a juventude e as pessoas são muito diversificadas tal como Rio e SP, que as pessoas são bonitas em média e que a cidade é super gostosa.
Não conhecia no meu círculo social pessoas que haviam morado em Brasília mesmo por pouco tempo e ele foi o primeiro grande entusiasta pela cidade conhecido que me fez abrir os olhos.
tchelllo May 27th, 2010, 05:55 PM Sobre o ranking... Há os adoradores deles, sempre!
Eu trocaria São Paulo pelo Rio, mas não por "qualidade de vida", mas por uma "opção diferente de vida".
Sobre os itens do ranking vou fazer as minhas singelas comparações entre Rio e SP
Political and social environment (political stabilitynehuma , crime menos violenta SP, law enforcement SP, etc)
Economic environment (currency exchange regulations ?, banking servicesRj e SP, etc)
Socio-cultural environment (censorship SP censurou a marcha da maconha o Rio não, só por aí dá para se ter uma base, limitations on personal freedom SP, etc)
Health and sanitation (medical supplies and servicesSP, infectious diseasesRJ, sewage SP, waste disposal RJ, air pollution SP, etc)
Schools and education (standard and availability of international schools, etcNão saberia avaliar a educação neste tipo de escola, mas a educação básica creio ser melhor no Rio)
Public services and transportation (electricitySP, waterSPr, public transportSP, traffic congestionmelhor no RJ, etc)
Recreation (restaurants, theatres, cinemas, sports and leisure, etc)SP
Consumer goods (availability of food/daily consumption items, cars, etc)SP
Housing (housing, household appliances, furniture, maintenance services, etc)Sei lá não entendi este quesito
Natural environment (climate, record of natural disasters)Natureza = Rio, clima = SP
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 05:55 PM Esta semana encontrei um amigo meu que há um tempinho não encontrava e ele está indo direto para Brasília, quase estabelecendo segunda residência e me falou absurdamente bem da cidade, querendo inclusive ir morar lá definitivamente.
Este amigo é natural de Itajubá e vive entre São Paulo, Recife e algumas outras capitais e apaixonou-se por Brasília.
Disse que os barzinhos são animadíssimos e menos sufocantes do que no Rio e em SP, que a juventude e as pessoas são muito diversificadas tal como Rio e SP, que as pessoas são bonitas em média e que a cidade é super gostosa.
Não conhecia no meu círculo social pessoas que haviam morado em Brasília mesmo por pouco tempo e ele foi o primeiro grande entusiasta pela cidade conhecido que me fez abrir os olhos.
^^ Tchelllo, me tire uma dúvida, o que seriam "bares sufocantes"? Seriam bares fechados? :)
tchelllo May 27th, 2010, 05:58 PM ^^ Tchelllo, me tire uma dúvida, o que seriam "bares sufocantes"? Seriam bares fechados? :)
Ele me disse que os barzinhos no Rio e SP em geral são muito badernentos, lotados e sufocantes, com gente amontoada e que em Brasília os bares são mais amplos e menos.... sufocantes.... ahahahaha
claro, é a opinião do cara, mas achei interessante...
Cauê May 27th, 2010, 06:05 PM O incrível é como Sydney aparece bem em todos esses rankings de qualidade de vida, marca da cidade, turismo... além de ser uma das cidades mais bonitas, é boa em quase tudo, ou tudo.
Entre outras coisas para nossas cidades, o Rio precisa, principalmente, acelerar a pacificação das favelas e mudar a imagem de violência que tem e São Paulo precisa melhorar a qualidade do ar criar mais espaços verdes. Já Brasília, acho que falta nela o que tem no eixo: Mais instituições culturais e de ensino, importantes a nível internacional.
Emanuel Paiva May 27th, 2010, 06:05 PM Ele me disse que os barzinhos no Rio e SP em geral são muito badernentos, lotados e sufocantes, com gente amontoada e que em Brasília os bares são mais amplos e menos.... sufocantes.... ahahahaha
^^ Ah tá, imaginei que fosse algo similar a uma sauna...hahahahaha
Mas, tem gente que gosta desse tipo de bar. Quando eu estive em BSB fui num barzinho muito gostoso de nome Beirute, se não estou enganado era numa SQN. :cheers:
Farol da Barra May 27th, 2010, 06:10 PM Cadê Curitiba aí??
Com certeza não deve ter sido avaliada.
Esse ranking só coloca algumas cidades de alguns países, pelo que eu saiba.
Farol da Barra May 27th, 2010, 06:40 PM Em relação a questão qualidade de vida, isso envolve tantas coisas, desde a poluição atmosférica e sonora,arborização, trânsito, oferta de serviços, segurança.....
Nesse sentido, existem algumas cidades no país, que estariam a frente de São Paulo e Rio de Janeiro.
tchelllo May 27th, 2010, 06:46 PM Em relação a questão qualidade de vida, isso envolve tantas coisas, desde a poluição atmosférica e sonora, trânsito, oferta de serviços, segurança.....
Nesse sentido, existem algumas cidades no país, que estariam a frente de São Paulo e Rio de Janeiro.
É vero!
PauloLescaut May 27th, 2010, 07:38 PM :cripes:
dliossi May 27th, 2010, 10:11 PM A tendência de São Paulo é subir no ranking. Transporte público, eliminação de favelas, aumento da segurança, crescimento dos serviços públicos, melhoria significativa na educação...
Mas, realmente, independente de qualquer rivalidade, não entendi porque São Paulo perdeu para o Rio.
Na minha opinião, nosso clima é mais gostoso, a violência é bem menor, e a infra-estrutura de serviços públicos tem crescido bem mais do que a média anterior aos últimos dois anos.
Em todas as áreas de transporte também temos evoluído mais do que qualquer capital.
Curiosamente, assim como o justamente 1 ponto a menos que o Rio que São Paulo recebeu nesse ranking, com justamente 1 ponto a menos ela fica no IDH (0842, 0841) também...
Mas vale lembrar que São Paulo é a cidade brasileira que sempre mais recebeu migrantes e menos dinheiro federal de todas as outras , e isso conta muito.
Acho que estamos até indo muito bem nas condições em que estamos de oferecer oportunidades a pessoas expulsas dos seus estados pela leviandade e desprezo dos governos locais.
WallyP May 27th, 2010, 10:39 PM Com todos os problemas de Rio e SP não as trocaria por cidade nenhuma do Brasil. Acho que a gama de oportunidades no geral que tem nelas é incomparável.
acrescentando Porto Alegre na lista, nem eu.
Cauê May 28th, 2010, 12:21 AM A tendência de São Paulo é subir no ranking. Transporte público, eliminação de favelas, aumento da segurança, crescimento dos serviços públicos, melhoria significativa na educação...
Mas, realmente, independente de qualquer rivalidade, não entendi porque São Paulo perdeu para o Rio.
Na minha opinião, nosso clima é mais gostoso, a violência é bem menor, e a infra-estrutura de serviços públicos tem crescido bem mais do que a média anterior aos últimos dois anos.
Em todas as áreas de transporte também temos evoluído mais do que qualquer capital.
Curiosamente, assim como o justamente 1 ponto a menos que o Rio que São Paulo recebeu nesse ranking, com justamente 1 ponto a menos ela fica no IDH (0842, 0841) também...
Mas vale lembrar que São Paulo é a cidade brasileira que sempre mais recebeu migrantes e menos dinheiro federal de todas as outras , e isso conta muito.
Acho que estamos até indo muito bem nas condições em que estamos de oferecer oportunidades a pessoas expulsas dos seus estados pela leviandade e desprezo dos governos locais.
Clima
Clima é relativo. Quem gosta mais daquela chuvinha fina e tempo fresco, claro que vai preferir Sampa. Mas quem gosta de mais sol...
Transportes
Todo mundo sabe que Sampa evolui mais nessa área. Mas Sampa é a que mais precisa evoluir mesmo porque ainda é a que mais sofre com isso. Em comparação com o Rio, o trânsito da capital fluminense flui melhor, logo, presume-se que o nosso sistema de transporte menor atente melhor a nossa população, também menor.
Violência
Fato! Sampa está bem melhor que o Rio.
Faela May 28th, 2010, 12:48 AM A tendência de São Paulo é subir no ranking. Transporte público, eliminação de favelas, aumento da segurança, crescimento dos serviços públicos, melhoria significativa na educação...
A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.
Clima é discutível, pois tem gente de frio ou calor , ou clima ameno, enfim...
Transporte: discutível também. Apesar da malha metroviária de SP está crescendo mais , o trânsito no Rio flui melhor.
Moral da história: Por isso que em todas as pesquisas do tipo, Rio e SP vivem praticamente empatadas. É difícil chegar a um senso comum que no geral uma é melhor que a outra.
Celedu May 28th, 2010, 01:01 AM Quais foram as cidades brasileiras que participaram do estudo?
caduroxbr May 28th, 2010, 01:20 AM KKKKKK Montreal maior que SP?
Cara, SP eh metropole global, quanto complexo de vira lata, so pq eh brasileira nao pode dispor de serviços bons e variados?
SP HUMILHA Montreal em tamanho e opçoes.
Desde quando linha de metro significa tamanho da cidade? Londres tem um metro maior e eh uma cidade menor que SP.
Cauê May 28th, 2010, 01:24 AM ^^
Viajou legal, brother... Claro que Montreal é uma cidade melhor que Sampa, Rio e Brasília para se viver. Não tem comparação. Não é porque uma cidade é maior que ela vai ser melhor, isso vale pro Rio também. Se fosse assim, as melhores seriam os maiores aglomerados urbanos do mundo.
PHCastro May 28th, 2010, 01:32 AM A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.
Transporte: discutível também. Apesar da malha metroviária de SP está crescendo mais , o trânsito no Rio flui melhor.
Moral da história: Por isso que em todas as pesquisas do tipo, Rio e SP vivem praticamente empatadas. É difícil chegar a um senso comum que no geral uma é melhor que a outra.
Ainda bem que o quesito "paisagens naturais" não foi computado, senão a gente ia tomar uma paulada enorme! :lol:
tchelllo May 28th, 2010, 02:15 AM A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.
As duas infelizmente possuem problemas gigantescos decorrente do crescimento desordenado, que levarão anos para ser corrigidos... Neste aspecto Brasília pode fazer a diferença.
Quanto a violência eu "acho", achômetro mesmo que a sensação de segurança é maior em São Paulo. Mas não dá para ter certeza pois até mesmo os índices sobre violência em SP dizem ser maquiados... Enfim...Eu não me sinto inseguro em São Paulo. É tudo o que posso dizer.
raphaissa May 28th, 2010, 02:50 AM A violência não é tããão menor assim não. Sâo Paulo conseguiu durante a década de 2000 reduzir muito o nº de assassinatos mas ainda é alto o nº de roubos, assaltos e latrocínios. Porém esse ano os índices de assassinato voltaram a subir enquanto no Rio só fazem cair.
Concordo com vc,as duas cidades tem defeitos e qualidades e acho q elas sempre vão estar perto nesses rankings.
Por exemplo,acho que o metro de SP humilha o do Rio,mas em vias expressas o Rio se sai melhor ja como elas fluem melhor.
Mas achei um quesito do ranking meio fail,clima é algo extremamente pessoal,não tem como julgar qualidade de vida atraves disso.Claro que clima pode influenciar a saude de uma pessoa,mas não a mta coisa que o governo possa fazer.Se uma pessoa mora no Rio de janeiro,ela ja se acostumou(ou pelo menos se conformou :lol:) com o calor,se ela vive em brasilia idem com o tempo seco,são coisas pessoais e que não podemos julgar como paremetros para julgar qualidade de vida.
Bruno BHZ May 28th, 2010, 03:01 AM ^ Achei interessante essa notícia, pois corrobora o que eu sempre defendo em relação a "qualidade de vida", ou seja, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro principalmente com inúmeras opções de serviços, lazer e turismo não pode ser considerada boa em QV, mas excelente. Nesse ranking só aparecem as três metrópoles nacionais. :)
Simplesmente porque as outras não foram sequer pesquisadas....
Mesmo assim, contrariando o seu principal critério, colocaram em primeiro Brasília, a que tem menos serviços, lazer e turismo.
farodkhaledmossad May 28th, 2010, 03:54 AM Mais uma daquelas pesquisas que eu não compreendo a razão da existência.
Ainda mais quando avaliamos o que conhecemos bem melhor, o BR> Quer um exemplo porque esta mania de comparar pode fracassar absurdamente?
SP> Qual SP trataram, a da mega metrópole com vários municípios colados com dezenas de milhões de pessoas e diferentes realidades ou apenas a cidade de SP que concentra a oferta de tudo que é melhor, servindo de destino diário de milhões de pessoas que sequer moram nela, mas sufocam seu trânsito pra dizer o mínimo?
RIO> Qual Rio analizaram, a mega cidade que também abriga outros municípios(já vi pesquisa incluindo até Niterói por ex) ou apenas a cidade do Rio mesmo, excluindo todo o resto, ou mesmo excluindo tudo o que não é central/zona sul e oeste( se pesquisarem metodologia e citações sobre pesquisas perceberão o quanto isto acontece, um absurdo).
E outros fatores que não são desprezíveis e que alteram e muito os índices, como por exemplo população fixa, população flutuante, indice de criminalidade de quais cidades? A mega, a conurbada, a periférica ou a nuclear?
Pesquisas são que nem estatística, sabendo usar se obtem o que se quer evidenciar/ovacionar/desestruturar mesmo que valido como estudo não representam a realidade que cada uma delas têm. Curitiba, cidade melhor representativa sequer foi estudada, será porque é organizada demais ou porque é "pequena"? E BSB gente, falar em transporte público em BSB quando comparando com SP e Rio é engraçado até, será que BSB incluiu Samabaia e todas as demais periféricas nesta pesquisa? É pra se pensar, comparar é muito dificil e quando os fatores são estranhamente dispostos, pra pensar duas vezes.
O que é fato e nos incomoda sempre é que temos uma realidade padrão de baixíssima eficiência nas políticas de segurança, saúde e transporte público. Quer em comparação com outras cidades brasileiras, estrangeiras ou mesmo na nossa avaliação como usuários.
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 11:55 AM Simplesmente porque as outras não foram sequer pesquisadas....
Mesmo assim, contrariando o seu principal critério, colocaram em primeiro Brasília, a que tem menos serviços, lazer e turismo.
^^ Brasília é bem menos tumultuada que SP e RJ. No que tange a menos serviços, lazer e turismo pode até ser.
Na verdade, penso que eles só pegaram essas três cidades brasileiras para fazer o tal ranking, ou seja, a capital da nação (Brasília), a capital financeira da nação (S.Paulo) e a capital internacional da nação (Rio). :cheers:
O Poti May 28th, 2010, 12:19 PM Esse título é tão apelativo, quem disse que São Paulo tem obrigação de ter melhor qualidade de vida que as outras cidades citadas? São Paulo não perdeu pra ninguém, o Rio e Brasília apareceram antes na lista, simples assim.
GilsonBarros May 28th, 2010, 01:16 PM Encaro com empate : RJ e SP
dliossi May 28th, 2010, 04:55 PM No quesito violência, depende de quanto você assiste o Datena.
Pergunte para essas pessoas que dizem que São Paulo é tão violenta assim qual foi a última vez em que [b]ela, pessoalmente[/b}, foi assaltada, sequestrada, e afins, e qual a frequência desse evento desde que ela começou a morar aqui.
É lógico que uma cidade com 10 milhões de habitantes e o 10º maior PIB do mundo vai ter sempre um prato cheio por dia para deliciar o Datena, o Boletim de Ocorrências, o SPTV e outros que se ficam com água na boca para se banquetear com a lucrativa desgraça alheia.
Mas, na prática, São Paulo é a 5ª cidade com a menor taxa de homicídios do Brasil, em situação melhor ainda do que as famosas capitais do Sul nesse quesito.
dliossi May 28th, 2010, 04:56 PM Eu não encaro esse calor não, sai fora!!!rs
Mas não vejo a hora de conhecer o Rio. Está entre os poucos lugares no Brasil que eu gostaria de conhecer.
tchelllo May 28th, 2010, 05:01 PM ^^
Pois é! Eu ando para cima e para baixo pela cidade e não sinto esta violência toda que alguns dizem...
Naturalmente sei que em rincões da periferia é algo mais tenso pois moro na periferia (não da capital, mas em uma cidade-periferia) e também sei de assaltos a bancos, carros, lojas e afins na capital, mas nunca presenciei nada assim. Ainda bem!
Como a periferia de São Paulo é grande, os níveis de violência nela também são, mas o miolo da cidade entre as marginais e o início da zona sul acho suave, então talvez a geografia da cidade ajude a manter uma sensação de segurança maior do que no Rio de Janeiro por exemplo.
Pedro Paulo Carreira May 28th, 2010, 05:20 PM Viena foi a primeira classificada, mas, vocês já imaginaram como deve ser chato e monótono viver em Viena? Eu não gostaria, muito menos na Suiça. Montreal, apesar do frio, ainda é interessante, pois, é uma cidade com diversidade. Há muitas cidades pequenas e médias, no Brasil, que tem excelente qualidade de vida, mas, o Brasil é um país desconhecido.
Barriga-Verde May 28th, 2010, 05:28 PM ^^ Acho que num apanhado mais amplo Curitiba ficou de fora. :)
Emanuel sempre com comentários brilhantes... :banana:
NOOOOOOOOT :nuts:
Raul Neto May 28th, 2010, 05:43 PM O título é sensacionalista e mal intencionado. Rio e São Paulo são cidades de uma nação em desenvolvimento e virtualmente empatadas. Brasília, na lista por ser capital, está uns pontinhos acima. Trata-se de cidade menor e por isso mais prática e fácil de viver (para quem gosta do estilo). Finalmente, com relação a Curitiba, Porto Alegre e outras cidades, podem até ter mais qualidade de vida mas são metrópoles regionais, praticamente desconhecidas no exterior. A única metrópole regional brasileira mais divulgada é Salvador, pela música e singulariadade.
MikeVonJ May 28th, 2010, 05:45 PM No ranking foram avaliadas as cidades que mais recebem atenção estrangeira no Brasil, por isso não se encontram no ranking Curitiba, BH, Salvador, Porto Alegre, Recife e demais, fácil e simples assim...
Raul Neto May 28th, 2010, 05:53 PM Pronto, o pontinho a mais da discórdia deve estar relacionado com a quantidade de lazer gratuito que o Rio oferece e São Paulo não tem com a mesma variedade, como mais parques e jardins, lagoas, praias, etc...
Faela May 28th, 2010, 05:56 PM Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
Gui_p May 28th, 2010, 05:57 PM Se Curitiba entrasse neste ranking, e se chegasse a ser melhor que outras cidades (muito provável), alguns foristas iriam vir aqui só para dizer que é apenas "marketing" da cidade... haha queria só ver=P
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:23 PM Emanuel sempre com comentários brilhantes... :banana:
NOOOOOOOOT :nuts:
^^ Parece que é difícil para vc e outros foristas entenderem o que eu escrevo, afff....
Quando eu escrevi "num apanhado geral", eu quis dizer que eles não analisam TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS e sim as mais conhecidas. Simples, não? :cheers:
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:25 PM ^^
Pois é! Eu ando para cima e para baixo pela cidade e não sinto esta violência toda que alguns dizem...
Naturalmente sei que em rincões da periferia é algo mais tenso pois moro na periferia (não da capital, mas em uma cidade-periferia) e também sei de assaltos a bancos, carros, lojas e afins na capital, mas nunca presenciei nada assim. Ainda bem!
Como a periferia de São Paulo é grande, os níveis de violência nela também são, mas o miolo da cidade entre as marginais e o início da zona sul acho suave, então talvez a geografia da cidade ajude a manter uma sensação de segurança maior do que no Rio de Janeiro por exemplo.
Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
^^ Penso que, quando se fala da violência do RJ e de SP, não se está referindo a todas as zonas (regiões) e sim de determinadas regiões como o Tchelllo explicou brilhantemente e a Faela também. Apesar de eu não morar nem na Zona Sul e nem na Barra da Tijuca, me sinto muito seguro no bairro que moro. :cheers:
FlvGom May 28th, 2010, 06:26 PM A posição de São Paulo não deveria causar surpresa, pois boa parte dessa infra-estrutura tão decantada e verdadeira não é acessível para grande parte da população.
A cidade tem grandes eventos, teatros e atrações culturais?
Sim! Mas quem disse que toda a população consegue acessa-los? A maior parte dos bairros está localizada há mais de 25 quilômetros de tudo isso!
E a distância massacrante entre a periferia e o centro da cidade, onde estão localizadas as oportunidades de emprego?
Não existe qualidade de vida para quem perde 5 horas por dia dentro de um transporte público e chega em casa apenas no horário de dormir!
São Paulo é admirável, todavia enquanto existir uma cidade no centro/adjacências e outra totalmente diferente na periferia, continuaremos ocupando lugares ruins em rankings como esses.
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:29 PM A posição de São Paulo não deveria causar surpresa, pois boa parte dessa infra-estrutura tão decantada e verdadeira não é acessível para grande parte da população.
A cidade tem grandes eventos, teatros e atrações culturais?
Sim! Mas quem disse que toda a população consegue acessa-los? A maior parte dos bairros está localizada há mais de 25 quilômetros de tudo isso!
E a distância massacrante entre a periferia e o centro da cidade, onde estão localizadas as oportunidades de emprego?
Não existe qualidade de vida para quem perde 5 horas por dia dentro de um transporte público e chega em casa apenas no horário de dormir!
São Paulo é admirável, todavia enquanto existir uma cidade no centro/adjacências e outra totalmente diferente na periferia, continuaremos ocupando lugares ruins em rankings como esses.
^^ Ué, mas os eventos são apenas no Centro e áreas nobres? Na periferia também não tem eventos culturais? Pelo menos no RIO, na periferia tem também eventos culturais, claro que não em todos os bairros e nem em grande quantidade, mas sabendo procurar, acha. :)
FlvGom May 28th, 2010, 06:31 PM E a comparação entre a violência do Rio de Janeiro e São Paulo fica prejudicada porque os crimes em terras cariocas são mais "espetaculares" e chamativos.
Os índices de violência são parelhos entre as cidades. O Rio possui tráfico de drogas mais evidente, contudo os crimes patrimonais em São Paulo são muito mais comuns.
Arrastões em condomínios, roubo de carros e assaltos à mão armada ocorrem com uma frequência assustadora por aqui (sim, moro em São Paulo). Porém não são ocorrências com grande apelo visual para a mídia.
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:33 PM E a comparação entre a violência do Rio de Janeiro e São Paulo fica prejudicada porque os crimes em terras cariocas são mais "espetaculares" e chamativos.
Os índices de violência são parelhos entre as cidades. O Rio possui tráfico de drogas mais evidente, contudo os crimes patrimonais em São Paulo são muito mais comuns.
Arrastões em condomínios, roubo de carros e assaltos à mão armada ocorrem com uma frequência assustadora por aqui (sim, moro em São Paulo). Porém não são ocorrências com grande apelo visual para a mídia.
^^ A diferença do tráfico é que no Rio há inúmeras facções que se degladiam, fora isso, temos as milícias. Em SP, o PCC reina soberano sem ser chargeado. :)
FlvGom May 28th, 2010, 06:34 PM Emanuel,
Existem eventos na periferia e os equipamentos públicos melhoraram nesse aspecto nos últimos anos, contudo uma peça de teatro organizada esporadicamente ou uma atração musical em bairros da periferia com populações em torno de 200 mil habitantes são gotas num oceano de carência.
FlvGom May 28th, 2010, 06:36 PM Emanuel,
E essa guerra é mais espetacular visualmente, tem semelhanças com filmes de ação americano. É mais interessante mostrar fuzis com balas traçantes do que entrevistar moradores de condomínios vitimados por assaltos e falando com imagem borrada e voz de pato na televisão.
leo!ssc May 28th, 2010, 06:44 PM Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo tem proposta de vida triangular, cada um na sua ponta, são bem diferentes entre si. [:)]
Pesquisadorbsb May 28th, 2010, 06:49 PM O incrível é como Sydney aparece bem em todos esses rankings de qualidade de vida, marca da cidade, turismo... além de ser uma das cidades mais bonitas, é boa em quase tudo, ou tudo.
Entre outras coisas para nossas cidades, o Rio precisa, principalmente, acelerar a pacificação das favelas e mudar a imagem de violência que tem e São Paulo precisa melhorar a qualidade do ar criar mais espaços verdes. Já Brasília, acho que falta nela o que tem no eixo: Mais instituições culturais e de ensino, importantes a nível internacional.
^^Sem duvida, mas isso começa a mudar, muitas instituições do Eixo São Paulo-Rio de Janeiro estão se instalando aqui. Se não me engano a FAAP vai montar um campus na cidade. Entre outras instituições.
Até mesmo na área hospitalar, a rede de hospitais Rede D'Or, Albert Einstein, Bom Samaritano entre outras estão prestes a se instala na cidade. Até a sede da Cruz Vermelha que era em Buenos Aires se mudou para Brasília.
Aqui em Brasília precisa é de parques aquáticos e temáticos, isso que falta.
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:51 PM Emanuel,
E essa guerra é mais espetacular visualmente, tem semelhanças com filmes de ação americano. É mais interessante mostrar fuzis com balas traçantes do que entrevistar moradores de condomínios vitimados por assaltos e falando com imagem borrada e voz de pato na televisão.
^^ Eu posso me dar por feliz porque eu moro num dos maiores bairros da cidade e praticamente NÃO TEM FAVELAS, tudo porque moram milhares de policiais que não deixam que os favelões se formem. Além disso, a Milícia é muito "eficiente"...rs
Emanuel Paiva May 28th, 2010, 06:56 PM Emanuel,
Existem eventos na periferia e os equipamentos públicos melhoraram nesse aspecto nos últimos anos, contudo uma peça de teatro organizada esporadicamente ou uma atração musical em bairros da periferia com populações em torno de 200 mil habitantes são gotas num oceano de carência.
^^ Creio que as periferias não são iguais, há de fato bairros em que nada ocorre, já outros são bem movimentados. Claro que não se pode comparar Itaquera com Higienópolis ou Jardins, mas acho que dá para atender a demanda. :)
Dom Drácula May 28th, 2010, 06:59 PM Bom, essa pesquisa com certeza foi feita antes da inauguração da linha 4 amarela, então SP deve ter subido algumas posições pois melhorou no quesito transporte público confortável. :)
Esse tópico parece aqueles jogos de super-trunfo :|
Raul Neto May 28th, 2010, 08:29 PM Se Curitiba entrasse neste ranking, e se chegasse a ser melhor que outras cidades (muito provável), alguns foristas iriam vir aqui só para dizer que é apenas "marketing" da cidade... haha queria só ver=P
Não duvido que Curitiba, que contou com algumas administrações muito boas, apresente indicadores melhores que os de São Paulo, Rio ou Brasília. Creio que ninguém duvida. Mas, apesar de parecer-me absolutamente claro, ainda não fez eco entre alguns foristas. Curitiba só é conhecida no Brasil, em alguns países limítrofes e por amantes da geografia. Para a grande maioria sequer o nome da cidade é familiar.
paulista1978 May 28th, 2010, 08:35 PM Ele me disse que os barzinhos no Rio e SP em geral são muito badernentos, lotados e sufocantes, com gente amontoada e que em Brasília os bares são mais amplos e menos.... sufocantes.... ahahahaha
Ah ta, bares ao ar livre. SP está com uma mania de copiar pubs ingleses, fechadíssimos. Fora outros que cobram entrada, couvert artístico, etc. Mas tem outros muito bons. O problema de Brasilia é que tem mais homem que mulher nas mesas, mas aí vai de cada um :lol:.
Faela May 28th, 2010, 08:51 PM ^^ Eu posso me dar por feliz porque eu moro num dos maiores bairros da cidade e praticamente NÃO TEM FAVELAS, tudo porque moram milhares de policiais que não deixam que os favelões se formem. Além disso, a Milícia é muito "eficiente"...rs
Acho que a única favela em Campo Grande é a Carobinha né?
Emanuel Paiva May 29th, 2010, 01:27 AM Acho que a única favela em Campo Grande é a Carobinha né?
^^ Não, a Carobinha fica em Santíssimo e não em Campo Grande, a favela do Barbante fica em Inhoaíba e não em Campo Grande.
Campo Grande só tem duas favelinhas SEM TRÁFICO: favela das Almas que fica atrás do cemitério e favela Mangueiral que fica atrás do Centro Esportivo Miécimo da Silva. :)
tchelllo May 29th, 2010, 02:33 AM Também não me sinto insegura no Rio, talvez pelo bairro onde eu moro ser um dos mais seguros e os trajetos que costumo fazer não serem de alto risco. Os noticiários também aumentam uma violência no Rio que não é tanta assim. Há ilhas mais calmas , assim como Sampa. Há uma enorme diferença entre morar no Alemão e morar no Leblon assim como morar em Brasilândia e morar no Itaim Bibi.
No fim é bem isso, a mídia popular divulga a violência urbana como se fosse generalizada.
tchelllo May 29th, 2010, 02:34 AM Ah ta, bares ao ar livre. SP está com uma mania de copiar pubs ingleses, fechadíssimos. Fora outros que cobram entrada, couvert artístico, etc. Mas tem outros muito bons. O problema de Brasilia é que tem mais homem que mulher nas mesas, mas aí vai de cada um :lol:.
ui!
tchelllo May 29th, 2010, 02:36 AM A posição de São Paulo não deveria causar surpresa, pois boa parte dessa infra-estrutura tão decantada e verdadeira não é acessível para grande parte da população.
.
Outro mito! Em cada região pobre da cidade há parques públicos a disposição cheios de atividades de lazer...
Sesc, bibliotecas e centros culturais há em todas as direções também. As pessoas em geral que não moram na periferia pensam que não há nada de bom para se fazer lá. Um equívoco pois os moradores aproveitam bem todos estes lugares!
Maria Theresa May 29th, 2010, 02:55 AM ^^ Me desculpe, mas discordo de você. Como uma cidade com a estrutura que SP tem pode ter uma qualidade de vida ruim???? Qualidade de vida ruim é viver num lugar sem estrutura alguma, o que SP tem de sobra. Poderíamos falar sobre "poluição dos céus paulistanos", mas nem isso serve de parâmetro para abalizar a tal famosa QD. :)
Querido,mas as coisas não são assim.
De que adianta todos os serviços possíveis quando você mora longe deles e não pode pagar por eles?
Ou mesmo podendo pagar por eles, não tem tempo para usufrui-los.
Qualidade de vida vai muito mais além do que ter uma loja da gucci na sua cidade lá num shopping distante.
Qualidade de vida é poder ir a pé para o trabalho ou pegar seu carro e em 10 minutos estar lá, ter uma piscina para ir num dia quente, morar num local onde não há barulho a noite etc etc. Isso é qualidade de vida.
Cidades do porte de São Paulo oferecem qualidade de vida para as pessoas que PODEM pagar pelos bons serviços e que tem TEMPO para usufrui-los, ou seja, uma MINORIA absoluta.
Uma cidade como Florianópolis ou Vitória possui bem mais qualidade de vida.
Afinal, mesmo as pessoas que tem dinheiro não saem toda quarta feira a tarde para querer comer uma sobremesa vietnamita e nem vão à ópera todo dia porque as pessoas, em regra, trabalham.
ABNeto May 29th, 2010, 03:43 AM Bem interessante.
É, o Brasil é isso aí mesmo, atualmente não temos como competir com cidades dos países ricos - e que ainda estão bem longe da gente, convenhamos. Mas eu acho que a tendência, de uma forma geral, é que as cidades brasileiras subam no ranking. Agora, acho difícil SP e Rio conseguirem abocanhar as primeiras posições, talvez justamente porque são muito grandes, e isso implica trânsito intenso, violência, concentração de pobreza, enfim. Basta vermos que, dentre as 20 primeiras colocadas, a maior se não me engano é Sydney, que não tem sequer 4,5 milhões de habitantes em seu território (incluindo RM).
Sobre Curitiba e Porto Alegre, acho que estariam sim melhor posicionadas que as brasileiras da lista. Mas é claaaro, nada fora do normal. Talvez algo entre as posições 85/90. As duas metrópoles sulistas não sofreram com a intensa migração pela qual SP e Rio enfrentaram durante décadas e que, atualmente, Brasília vem sofrendo. Ademais, CWB e POA são cidades com IDHs maiores que as 3 listadas brasileiras, ao menos em 2000. E se adicionarmos a isso o fato de terem um desenvolvimento social relativamente bom, isso me leva a crer realmente que ganhariam algumas posições. E discordo que a gama de serviços que uma cidade oferece pode estar relacionada diretamente com o ranking. Ela é apenas uma conseqüência do patamar de desenvolvimento e tamanho da população de uma cidade. Se assim fosse, Nova Iórque, Londres, Tóquio, Paris, Cidade do México e inclusive São Paulo estariam tranquilamente nas primeiras posições, dado a grande diversificação de setores comerciais e de lazer nessas cidades. (e que não venham dizer: Por que Cidade do México? São Paulo? Acho que é desnecessário dizer que, sendo rico, o que você quiser comprar em NY, você encontrará em SP).
Agora, eles poderiam ter incluído mais algumas cidades (brasileiras) aí né? Nova Zelândia tem duas cidades, as duas entre as 20. E as duas têm populações beeem menores que inúmeras cidades do Brasil. Aliás, a capital, Wellington, tem só 300 mil habitantes.
Se fosse para apontar uma cidade brasileira que estaria bem melhor colocada no ranking (talvez até entre as 50), Floripa sem dúvida alguma seria a minha escolhida. Desenvolvimento socio-econômico muuito bom, favelização incipiente, enfim...a praia mais luxuosa da América do Sul (Jurerê :D)...
Emanuel Paiva May 29th, 2010, 03:43 AM Querido,mas as coisas não são assim.
De que adianta todos os serviços possíveis quando você mora longe deles e não pode pagar por eles?
Ou mesmo podendo pagar por eles, não tem tempo para usufrui-los.
Qualidade de vida vai muito mais além do que ter uma loja da gucci na sua cidade lá num shopping distante.
Qualidade de vida é poder ir a pé para o trabalho ou pegar seu carro e em 10 minutos estar lá, ter uma piscina para ir num dia quente, morar num local onde não há barulho a noite etc etc. Isso é qualidade de vida.
Cidades do porte de São Paulo oferecem qualidade de vida para as pessoas que PODEM pagar pelos bons serviços e que tem TEMPO para usufrui-los, ou seja, uma MINORIA absoluta.
Uma cidade como Florianópolis ou Vitória possui bem mais qualidade de vida.
Afinal, mesmo as pessoas que tem dinheiro não saem toda quarta feira a tarde para querer comer uma sobremesa vietnamita e nem vão à ópera todo dia porque as pessoas, em regra, trabalham.
^^ Mary T, li tudo o que vc escreveu e só corroborou com o que eu escrevi. Vitória e Florianópolis podem ser ótimas cidades para viver, disso eu não tenho a menor dúvida, mas em termos de DIVERSIDADE, nenhuma delas bate SP estruturalmente.
Agora, muitas pessoas moram em SP e também no RJ e fazem tudo a pé. Você mesma já esteve em vários bairros da Zona Sul e constatou isso, não? Agora, se for Barra da Tijuca a coisa muda de figura.
Podemos mencionar vários bairros de SP como Higienópolis e Santa Cecília por exemplo para dizer que as pessoas fazem muita coisa a pé.
Outra coisa, não creio que todo mundo que vive em Floripa ou Vix faça tudo a pé, pois há bairros distantes da área central. Gostaria até que alguém de Vix e Floripa confirmasse isso. Se não estou enganado, a Thina e o Manezinho escreveram num thread que cruzar a ilha de ponta a ponta é algo complicado. :)
Faela May 29th, 2010, 12:28 PM ^^ Não, a Carobinha fica em Santíssimo e não em Campo Grande, a favela do Barbante fica em Inhoaíba e não em Campo Grande.
Campo Grande só tem duas favelinhas SEM TRÁFICO: favela das Almas que fica atrás do cemitério e favela Mangueiral que fica atrás do Centro Esportivo Miécimo da Silva. :)
Que isso Emanuel , acho que não. A mídia sempre divulga que é Campo Grande assim como em mapas consta como Campo Grande. Tem um lugar chamado Santa Margarida , é favela também?
Faela May 29th, 2010, 12:30 PM ^^ Mary T, li tudo o que vc escreveu e só corroborou com o que eu escrevi. Vitória e Florianópolis podem ser ótimas cidades para viver, disso eu não tenho a menor dúvida, mas em termos de DIVERSIDADE, nenhuma delas bate SP estruturalmente.
Agora, muitas pessoas moram em SP e também no RJ e fazem tudo a pé. Você mesma já esteve em vários bairros da Zona Sul e constatou isso, não? Agora, se for Barra da Tijuca a coisa muda de figura.
Podemos mencionar vários bairros de SP como Higienópolis e Santa Cecília por exemplo para dizer que as pessoas fazem muita coisa a pé.
Outra coisa, não creio que todo mundo que vive em Floripa ou Vix faça tudo a pé, pois há bairros distantes da área central. Gostaria até que alguém de Vix e Floripa confirmasse isso. Se não estou enganado, a Thina e o Manezinho escreveram num thread que cruzar a ilha de ponta a ponta é algo complicado. :)
Depende do lugar da Barra.
Emanuel Paiva May 29th, 2010, 01:05 PM Que isso Emanuel , acho que não. A mídia sempre divulga que é Campo Grande assim como em mapas consta como Campo Grande. Tem um lugar chamado Santa Margarida , é favela também?
^^ Faela, a mídia é muito MAL INFORMADA. Santíssimo é viznho de Campo Grande, por isso, qualquer bairro próximo a Campo Grande, eles dizem que é aqui. Santa Margarida já foi elevada a condição de bairro que fazia parte de Cosmos e não de Campo Grande.
Você lembra quando falaram de uma favela no Itanhangá que disseram ser na Barra? É por aí mesmo...rsss
Fourier May 29th, 2010, 01:56 PM Tudo isso é muito relativo. SP e RJ, no meu ponto de vista, são excessivamente grandes, possui praticamente todas as facilidades, mas você paga um preço por isso. Pessoalmente acho que a qualidade de vida, no Brasil está em pequenas cidades próximas aos grandes centros. Existem muitas cidades assim no Brasil. Eu morei em SP, muito tempo e RJ, pouco tempo, e optei por residir em Águas de São Pedro, pela excepcional qualidade de vida. Está 180 km de SP, acessível por boas rodovias e a 28 km de Piracicaba, uma boa cidade média. E posso dizer que existem várias Águas de São Pedro por esse país, que as pessoas simplesmente desconhecem (até certo ponto isso é bom). Não troco minha cidade por nenhuma outra do país, a não ser por muita grana.
Quanto ao ranking, nem tudo é perfeito no primeiro mundo. Vi que Zurich (2ª) e Genebra(3ª) estão nas três top mundiais e, mesmo em Genebra, na área comercial, em plena Rue de Rive, semana passada, uma senhora idosa, com aparência distinta, me pediu 2 CHF para poder almoçar.....
E assim vai....
FlvGom May 29th, 2010, 04:06 PM Outro mito! Em cada região pobre da cidade há parques públicos a disposição cheios de atividades de lazer...
Sesc, bibliotecas e centros culturais há em todas as direções também. As pessoas em geral que não moram na periferia pensam que não há nada de bom para se fazer lá. Um equívoco pois os moradores aproveitam bem todos estes lugares!
Tchelllo,
A minha opinião é embasada porque moro na periferia e conheço bem praticamente todas as regiões periféricas de São Paulo. A título de exemplo, eu nunca trabalhei num lugar em que a distância entre a minha casa e a empresa fosse inferior a 30 quilômetros! E grande parte das pessoas que residem em regiões periféricas percorre distâncias similares.
E essa São Paulo que oferece "Sesc, bibliotecas e centros culturais em TODAS AS DIREÇÕES" não existe.
Se pegarmos o extremo da Zona Leste (Sapopemba, Parque São Rafael,São Mateus, Guaianases, Cidade Tiradentes, Lajeado e Itaim Paulista), uma região que facilmente ultrapassa a marca de 2 milhões de habitantes, não existem salas de cinema, teatros, Sesc´s, shopping centers e empresas de grande porte.
São Paulo não terá uma qualidade de vida aceitável enquanto milhões de pessoas continuarem presas 4, 5 horas do seu dia em tranportes públicos e atravessando dezenas de quilômetros para terem acesso à educação e diversão.
Emanuel Paiva May 29th, 2010, 04:35 PM Tudo isso é muito relativo. SP e RJ, no meu ponto de vista, são excessivamente grandes, possui praticamente todas as facilidades, mas você paga um preço por isso. Pessoalmente acho que a qualidade de vida, no Brasil está em pequenas cidades próximas aos grandes centros. Existem muitas cidades assim no Brasil. Eu morei em SP, muito tempo e RJ, pouco tempo, e optei por residir em Águas de São Pedro, pela excepcional qualidade de vida. Está 180 km de SP, acessível por boas rodovias e a 28 km de Piracicaba, uma boa cidade média. E posso dizer que existem várias Águas de São Pedro por esse país, que as pessoas simplesmente desconhecem (até certo ponto isso é bom). Não troco minha cidade por nenhuma outra do país, a não ser por muita grana.
Quanto ao ranking, nem tudo é perfeito no primeiro mundo. Vi que Zurich (2ª) e Genebra(3ª) estão nas três top mundiais e, mesmo em Genebra, na área comercial, em plena Rue de Rive, semana passada, uma senhora idosa, com aparência distinta, me pediu 2 CHF para poder almoçar.....
E assim vai....
^^ Fiquei bege!!! :eek2:
Raphael_San May 29th, 2010, 05:53 PM Outra coisa, não creio que todo mundo que vive em Floripa ou Vix faça tudo a pé, pois há bairros distantes da área central. Gostaria até que alguém de Vix e Floripa confirmasse isso. Se não estou enganado, a Thina e o Manezinho escreveram num thread que cruzar a ilha de ponta a ponta é algo complicado. :)
^^
Aqui em Vitória está ocorrendo uma descentralização dos serviços. A área central, apesar de ainda concentrar boa parte do comércio, já não tem a mesma importância de antes.
Cada bairro da cidade (os principais) já possui seu shopping de porte médio, seu centro comercial e de serviços. A Enseada do Suá e a Reta da Penha se transformaram nas áreas financeiras e estão localizadas bem próximas ao bairros mais populosos.
Na teoria, muita gente poderia ir caminhando para o trabalho... mas a verdade é que o povo daqui é muito mal acostumado. Uma distância de 500 metros já é suficiente para tirar o carro da garagem... :ohno:
Emanuel Paiva May 29th, 2010, 07:03 PM ^^
Aqui em Vitória está ocorrendo uma descentralização dos serviços. A área central, apesar de ainda concentrar boa parte do comércio, já não tem a mesma importância de antes.
Cada bairro da cidade (os principais) já possui seu shopping de porte médio, seu centro comercial e de serviços. A Enseada do Suá e a Reta da Penha se transformaram nas áreas financeiras e estão localizadas bem próximas ao bairros mais populosos.
Na teoria, muita gente poderia ir caminhando para o trabalho... mas a verdade é que o povo daqui é muito mal acostumado. Uma distância de 500 metros já é suficiente para tirar o carro da garagem... :ohno:
^^ O povo não gosta de andar mesmo, hein? :)
Raphael_San May 29th, 2010, 08:16 PM ^^
O pior é que gosta sim! É que para a maioria das pessoas, qualquer atividade física só deve ser praticada nas horas livres.
Conheço muita gente que acorda as 5 da manhã para caminhar uns 4 km pela praia e quando vão para o trabalho ou faculdade às 7 hs, mesmo que a distância seja curta, preferem ir de carro...
Fourier May 30th, 2010, 12:08 AM ^^ Fiquei bege!!! :eek2:
Oi Emanuel!
Em Montreux um cara também me pediu grana, mas parecia mais um desajustado. A rede de cobertura social da Suíça é muito forte, mesmo para os padrões europeus e algumas pesoas optam por viver com a remuneração do estado. Quando às abordagnes, são mais casos de desajustes sociais, drogados, etc... mas mesmo sendo muito raro, existem uns poucos casos de pedido de dinheiro para comer. Quando montar o thread de Genebra ( estou montanto uma série de threads da Suíça no "Mundo Afora") eu coloco o local que ela estava.
Abração!
Raul Neto May 30th, 2010, 12:19 AM Bem interessante.
É, o Brasil é isso aí mesmo, atualmente não temos como competir com cidades dos países ricos - e que ainda estão bem longe da gente, convenhamos. Mas eu acho que a tendência, de uma forma geral, é que as cidades brasileiras subam no ranking. Agora, acho difícil SP e Rio conseguirem abocanhar as primeiras posições, talvez justamente porque são muito grandes, e isso implica trânsito intenso, violência, concentração de pobreza, enfim. Basta vermos que, dentre as 20 primeiras colocadas, a maior se não me engano é Sydney, que não tem sequer 4,5 milhões de habitantes em seu território (incluindo RM).
Sobre Curitiba e Porto Alegre, acho que estariam sim melhor posicionadas que as brasileiras da lista. Mas é claaaro, nada fora do normal. Talvez algo entre as posições 85/90. As duas metrópoles sulistas não sofreram com a intensa migração pela qual SP e Rio enfrentaram durante décadas e que, atualmente, Brasília vem sofrendo. Ademais, CWB e POA são cidades com IDHs maiores que as 3 listadas brasileiras, ao menos em 2000. E se adicionarmos a isso o fato de terem um desenvolvimento social relativamente bom, isso me leva a crer realmente que ganhariam algumas posições. E discordo que a gama de serviços que uma cidade oferece pode estar relacionada diretamente com o ranking. Ela é apenas uma conseqüência do patamar de desenvolvimento e tamanho da população de uma cidade. Se assim fosse, Nova Iórque, Londres, Tóquio, Paris, Cidade do México e inclusive São Paulo estariam tranquilamente nas primeiras posições, dado a grande diversificação de setores comerciais e de lazer nessas cidades. (e que não venham dizer: Por que Cidade do México? São Paulo? Acho que é desnecessário dizer que, sendo rico, o que você quiser comprar em NY, você encontrará em SP).
Agora, eles poderiam ter incluído mais algumas cidades (brasileiras) aí né? Nova Zelândia tem duas cidades, as duas entre as 20. E as duas têm populações beeem menores que inúmeras cidades do Brasil. Aliás, a capital, Wellington, tem só 300 mil habitantes.
Se fosse para apontar uma cidade brasileira que estaria bem melhor colocada no ranking (talvez até entre as 50), Floripa sem dúvida alguma seria a minha escolhida. Desenvolvimento socio-econômico muuito bom, favelização incipiente, enfim...a praia mais luxuosa da América do Sul (Jurerê :D)...
Mais uma vez, CWB ou POA não estarem nessa lista não é demérito. Observe o critério utilizado: VISIBILIDADE. Sydney, Wellington, Geneve, Zurich ou Montreal são cidades conhecidas em todo mundo. CWB, POA ou GYN só são conhecidas no Brasil ou, no máximo, nos países vizinhos. Quantas metrópoles chinesas maiores e mais populosas que POA ou CWB estão na lista? A única metrópole regional brasileira que tem um pouco de visibilidade fora desse eixo Rio, SP, Brasília é Salvador, pela absoluta singularidade de seus aspectos geográficos e culturais.
Emanuel Paiva May 30th, 2010, 02:41 AM Oi Emanuel!
Em Montreux um cara também me pediu grana, mas parecia mais um desajustado. A rede de cobertura social da Suíça é muito forte, mesmo para os padrões europeus e algumas pesoas optam por viver com a remuneração do estado. Quando às abordagnes, são mais casos de desajustes sociais, drogados, etc... mas mesmo sendo muito raro, existem uns poucos casos de pedido de dinheiro para comer. Quando montar o thread de Genebra ( estou montanto uma série de threads da Suíça no "Mundo Afora") eu coloco o local que ela estava.
Abração!
^^ Vou aguardar, hein? :lol:
Rapaz, tenho um amigo que mora em Genebra. Ele me disse que o salário mínimo lá seria ao equivalente aqui a R$ 7 mil. Por isso, eu não pensa mais em retornar ao Brasil. Ele já está lá há dois anos. :nuts:
Abração,
Enzo May 30th, 2010, 03:03 AM Oi Emanuel!
Abração!
Eu dei pao e queijo para uma mendiga mulcumana e sua filha na estacao do metro de Paris, la tambem tem um monte de gente atoa que quer passar na catraca do metro junto contigo, deu ate vontade de brigar com um folgado la, o colega Marcelo Victor (forista) estava la para confirmar.
Pedintes tem aumentado muito mundo afora.
Fourier May 30th, 2010, 04:00 AM Pois é, é verdade. O pessoal custa a acreditar nisso por essas bandas tupiniquins, mas existe sim!
Por falar nisso estou montando os threads das cidades suiças que visitei, quem quiser só dar uma passada:
Gruyère já tá pronta: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1138663
Broc estou montando: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1141265
"Tá tudo ôceis convidados a visitar o thread!!" :lol:
Aa próximas serão Leysin, Geneve e Montreux, a última. No final do ano volto para lá. Abraços!
ABNeto May 30th, 2010, 04:17 AM Mais uma vez, CWB ou POA não estarem nessa lista não é demérito. Observe o critério utilizado: VISIBILIDADE. Sydney, Wellington, Geneve, Zurich ou Montreal são cidades conhecidas em todo mundo. CWB, POA ou GYN só são conhecidas no Brasil ou, no máximo, nos países vizinhos. Quantas metrópoles chinesas maiores e mais populosas que POA ou CWB estão na lista? A única metrópole regional brasileira que tem um pouco de visibilidade fora desse eixo Rio, SP, Brasília é Salvador, pela absoluta singularidade de seus aspectos geográficos e culturais.
Mas eu não disse que é demérito Curitiba e Porto Alegre não estarem na lista... eu só queria realmente que elas estivessem, visto algumas outras cidades que vi. E não digo que Curitiba tenha "grande" visibilidade internacional não, porque não tem. Mas ela é conhecida sim, ao menos entre os grandes projetistas/urbanistas do mundo. A cidade é referência mundial em seu sistema público de trasporte: para se ter uma idéia, Johannesburgo adotou o mesmo sistema que Curitiba agora para a Copa. Os ônibus de lá são fabricados todos no Brasil.
E eu acho sim que foram um tanto tendenciosos (um pouco só, mas foram) na escolha das cidades da lista. Convenhamos :D, mas Wellington na NZ nem fudendo que é conhecida mundo afora. Auckland mesmo, pouco se vê falar sobre ela, tanto aqui no Brasil quanto lá fora (aliás, a NZ é meio que engolida pela Austrália). Da Suiça, por exemplo, são (pelo menos) 3 cidades, três! Tem outras cidades que podem até ser conhecidas, como Calgary, no Canadá. Mas onde ela é conhecida mesmo?? Nos EUA, e taaaaalveeeeez na Europa. No Brasil e mesmo em outros países, aposto que a grande maioria nem sabe da existência da cidade.
Agora, uma coisa que vi, dando de volta uma olhada na tabela aqui, é que não tem nenhuma cidade estadunidense entre as 20 primeiras posições, salvo um engano ceego meu!
Fourier May 30th, 2010, 04:23 AM ^^ Vou aguardar, hein? :lol:
Rapaz, tenho um amigo que mora em Genebra. Ele me disse que o salário mínimo lá seria ao equivalente aqui a R$ 7 mil. Por isso, eu não pensa mais em retornar ao Brasil. Ele já está lá há dois anos. :nuts:
Abração,
Oi Emanuel, rapaz a questão do salário mínimo eu não sei, mas deve ser próximo a isso mesmo. Eu sei que o custo de vida, mesmo para os europeus, é bem alto. Mas a qualidade de vida é impresionante. Até os taxis, em Montreux, por exemplo, 70% são Mercedes top de linha:
http://farm5.static.flickr.com/4009/4651081873_9ac531312f_b.jpg
Foi nessa esquina, en Genebra que a Sra me abordou. Eu devia ter fotografado, estava com a máquina na mão, mas fiquei meio consgrangido. uns 15 depois voltei mas ela já não estava mais lá. Fumava um cigarro e tinha um cachorro até que bem bonito, de estimação.
http://farm5.static.flickr.com/4028/4651675548_901edb72f4_b.jpg
Muito comum os que tocam, em troco de dinheiro, pelas esquinas. Bem, isso é comum no mundo todo, creio:
http://farm5.static.flickr.com/4015/4651058805_6eef3cff2b_b.jpg
Abração!
Emanuel Paiva May 30th, 2010, 12:54 PM Oi Emanuel, rapaz a questão do salário mínimo eu não sei, mas deve ser próximo a isso mesmo. Eu sei que o custo de vida, mesmo para os europeus, é bem alto. Mas a qualidade de vida é impresionante. Até os taxis, em Montreux, por exemplo, 70% são Mercedes top de linha:
http://farm5.static.flickr.com/4009/4651081873_9ac531312f_b.jpg
Foi nessa esquina, en Genebra que a Sra me abordou. Eu devia ter fotografado, estava com a máquina na mão, mas fiquei meio consgrangido. uns 15 depois voltei mas ela já não estava mais lá. Fumava um cigarro e tinha um cachorro até que bem bonito, de estimação.
http://farm5.static.flickr.com/4028/4651675548_901edb72f4_b.jpg
Muito comum os que tocam, em troco de dinheiro, pelas esquinas. Bem, isso é comum no mundo todo, creio:
http://farm5.static.flickr.com/4015/4651058805_6eef3cff2b_b.jpg
Abração!
^^ Fourier, obrigado pelas explicações e pelas fotos. Gostei do taxi e da limpeza das ruas. Quanto aos músicos de ruas, é algo bem normal mesmo. :lol:
Emanuel Paiva May 30th, 2010, 12:56 PM Pois é, é verdade. O pessoal custa a acreditar nisso por essas bandas tupiniquins, mas existe sim!
Por falar nisso estou montando os threads das cidades suiças que visitei, quem quiser só dar uma passada:
Gruyère já tá pronta: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1138663
Broc estou montando: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1141265
"Tá tudo ôceis convidados a visitar o thread!!" :lol:
Aa próximas serão Leysin, Geneve e Montreux, a última. No final do ano volto para lá. Abraços!
^^ Vou dar uma olhada com calma em seus threads, pois devem estar fantásticos! :drool:
lusorod May 30th, 2010, 03:48 PM Com todos os problemas de Rio e SP não as trocaria por cidade nenhuma do Brasil. Acho que a gama de oportunidades no geral que tem nelas é incomparável.
Concordo com vc, na questao de servicos, mesmo o Rio ja tem uma rede bem limitada se comparada a Sao Paulo, mas ainda bem distante da maior parte das cidades Brasileiras. O Rio e uma cidade DIURNA, de beleza incomparavel, mas deixa muito a desejar nos servicos. Sao Paulo tem os melhores estabelecimentos do Brasil em todas as categorias, mas tem um transito insuportavel, uma mobilidade urbana complicada, obsoleta, malha de transporte ferroviario super pequena o que sufoca a cidade, paisagismo ZERO...um aeroportos ridiculos,..... Transportes problematicos e falta de simbolos que a destaquem mundialmente sao graves problemas de SP, mas na minha opiniao e a melhor cidade do Brasil, mesmo sendo um caos. Fico surpreso por Curitiba nao estar na Lista e fico feliz por Brasilia estar na lista. De qualquer modo, SP ou Rio sendo as melhores cidades do Brasil apenas demonstra o quanto somos carentes em tudo. Se isso e o melhor que temos.....estamos mal qdo o assunto e transporte, infraestrutura, organizacao etc...Sao Paulo e Rio sao um paradoxo que refletem bem o Brasil. O que e privado e excelente e o que esta sob responsabilidade do governo e uma ZONA! E ainda tem gente que e contra a privatizacao
1GLAU June 2nd, 2010, 12:34 AM No fim é bem isso, a mídia popular divulga a violência urbana como se fosse generalizada.
^^
A velha demagogia da imprensa brasileira de não "esconder" a verdade do povo...
1GLAU June 2nd, 2010, 01:32 AM ^^ Não, a Carobinha fica em Santíssimo e não em Campo Grande, a favela do Barbante fica em Inhoaíba e não em Campo Grande.
^^
Na verdade toda a zona oeste não sofre tanto com a favelização e bolsões de pobreza como a zona norte, há várias é claro, mas nada como aqueles complexos gigantescos, com constantes tiroteios, a única excessão é a região de Camará. Há ainda imensas regiões desabitadas, o que faz com que a região seja o principal ponto de crescimento da cidade em um futuro bem próximo.
Faela June 2nd, 2010, 02:20 AM Isso é o que vc não sabe. O extremo da zona oeste é um verdadeiro favelão. São inúmeras entre Campo Grande e Santa Cruz: Barbante, Vilar Carioca, Sete de Abril, Favela do Aço, Urucânia, Antares, Cesarão, Rollas, 31 de outubro etc... É uma coisa imensa mesmo acho que chega a ser maior que qualquer complexo da zona norte, só de vc ver em satélite vc percebe.
Raul Neto June 2nd, 2010, 03:10 AM Concordo com vc, na questao de servicos, mesmo o Rio ja tem uma rede bem limitada se comparada a Sao Paulo, mas ainda bem distante da maior parte das cidades Brasileiras. O Rio e uma cidade DIURNA, de beleza incomparavel, mas deixa muito a desejar nos servicos. Sao Paulo tem os melhores estabelecimentos do Brasil em todas as categorias, mas tem um transito insuportavel, uma mobilidade urbana complicada, obsoleta, malha de transporte ferroviario super pequena o que sufoca a cidade, paisagismo ZERO...um aeroportos ridiculos,..... Transportes problematicos e falta de simbolos que a destaquem mundialmente sao graves problemas de SP, mas na minha opiniao e a melhor cidade do Brasil, mesmo sendo um caos. Fico surpreso por Curitiba nao estar na Lista e fico feliz por Brasilia estar na lista. De qualquer modo, SP ou Rio sendo as melhores cidades do Brasil apenas demonstra o quanto somos carentes em tudo. Se isso e o melhor que temos.....estamos mal qdo o assunto e transporte, infraestrutura, organizacao etc...Sao Paulo e Rio sao um paradoxo que refletem bem o Brasil. O que e privado e excelente e o que esta sob responsabilidade do governo e uma ZONA! E ainda tem gente que e contra a privatizacao
Sou de São Paulo há 18 anos vivendo no Rio e não vejo estes serviços tão inferiores aos paulistanos. São, seguramente, apenas estilos bem diferentes.
1GLAU June 2nd, 2010, 07:58 AM Isso é o que vc não sabe. O extremo da zona oeste é um verdadeiro favelão. São inúmeras entre Campo Grande e Santa Cruz: Barbante, Vilar Carioca, Sete de Abril, Favela do Aço, Urucânia, Antares, Cesarão, Rollas, 31 de outubro etc... É uma coisa imensa mesmo acho que chega a ser maior que qualquer complexo da zona norte, só de vc ver em satélite vc percebe.
Discordo, moro na ZO e conheço bem a região, deixei claro q existem, e algumas maiores, mas não sei a que favelão e complexo vc se refere, não se baseie muito por esses mapas, qq lugar mais humilde ou sub-bairro já aparece como favela, nota-se sim várias delas mas pequenas e afastadas, tanto q vc não assiste noticiários de guerra entre elas por aki.
Emanuel Paiva June 2nd, 2010, 04:02 PM ^^
Na verdade toda a zona oeste não sofre tanto com a favelização e bolsões de pobreza como a zona norte, há várias é claro, mas nada como aqueles complexos gigantescos, com constantes tiroteios, a única excessão é a região de Camará. Há ainda imensas regiões desabitadas, o que faz com que a região seja o principal ponto de crescimento da cidade em um futuro bem próximo.
^^ Senador Camará e Santa Cruz são os bairros de maior área de favelas da ZO. :)
Isso é o que vc não sabe. O extremo da zona oeste é um verdadeiro favelão. São inúmeras entre Campo Grande e Santa Cruz: Barbante, Vilar Carioca, Sete de Abril, Favela do Aço, Urucânia, Antares, Cesarão, Rollas, 31 de outubro etc... É uma coisa imensa mesmo acho que chega a ser maior que qualquer complexo da zona norte, só de vc ver em satélite vc percebe.
^^ Barbante, Vilar Carioca ficam em Inhoaíba; 7 de Abril em Paciência; Favela do Aço, Urucânia, Antares, Cesarão, Cesarinho, Rollas e João XXIII ficam em Santa Cruz. :)
Creio que as maiores são Jacarezinho, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Cidade de Deus, Rocinha e Taquaral. :)
Faela June 2nd, 2010, 04:54 PM Iglau, continuo discordando. Eu fiz um estudo de responsabilidade social pela faculdade que foi essa área abrangida. Pelo que eu vi de Inhoaíba à Santa Cruz é tudo favela , umas coladas nas outras , fiquei chocada. Cesarão por exemplo é 3 vezes maior que Cidade de Deus. E vira e mexe elas aparecem na mídia sim.
abrandao June 2nd, 2010, 05:59 PM Nenhuma novidade pra mim...
1GLAU June 2nd, 2010, 07:05 PM Iglau, continuo discordando. Eu fiz um estudo de responsabilidade social pela faculdade que foi essa área abrangida. Pelo que eu vi de Inhoaíba à Santa Cruz é tudo favela , umas coladas nas outras , fiquei chocada. Cesarão por exemplo é 3 vezes maior que Cidade de Deus. E vira e mexe elas aparecem na mídia sim.
FAELA, eu entendi seu comentário, o q quero deixar claro é q nem toda a região foi tomada por elas, vc sabe q a ZO é imeeeeeensa, com enormes áreas tranquilas, com sítios ou desabitadas e algumas até nobres, enormes serras como Mendanha e Pedra Branca, essa região a q vc se refere é apenas uma parte, a pior é verdade, q incui 2 ou 3 bairros, foi como eu disse, é diferente da ZN q é praticamente toda composta por elas.
Emanuel Paiva June 2nd, 2010, 07:26 PM FAELA, eu entendi seu comentário, o q quero deixar claro é q nem toda a região foi tomada por elas, vc sabe q a ZO é imeeeeeensa, com enormes áreas tranquilas, com sítios ou desabitadas e algumas até nobres, enormes serras como Mendanha e Pedra Branca, essa região a q vc se refere é apenas uma parte, a pior é verdade, q incui 2 ou 3 bairros, foi como eu disse, é diferente da ZN q é praticamente toda composta por elas.
^^ Você tem razão. Santa Cruz, Campo Grande e Guaratiba são os 3 maiores do Rio de Janeiro; logo, se tudo fosse um enorme favelão...afff :nuts:
1GLAU June 3rd, 2010, 09:57 AM Não concordo,pra muitos São Paulo tem uma qualidade de vida ruim sim, especialmente em razão do trânsito, poluição, caos urbano e violência. Aliás, acho esse um conceito de qualidade de vida bem relativo, o que é isso afinal? Pra mim é ter (ou tentar ter), no mesmo lugar, paz, renda, boa infraestrutura e opções de lazer qualificadas. Mas como disse é um conceito bem relativo, alguns preferem viver numa cidade média e abdicar da vida cultural intensa da metrópole, outros não. Eu prefiro acreditar que o ideal é o meio termo, mesmo sendo isso uma utopia.
Mas é exatamente isso q faz a diferença. Enquanto houver esses índices de violência e desigualdades, nossas cidades continuarão penando nessa parte baixa da lista.
GilsonBarros June 4th, 2010, 12:35 PM Iglau, continuo discordando. Eu fiz um estudo de responsabilidade social pela faculdade que foi essa área abrangida. Pelo que eu vi de Inhoaíba à Santa Cruz é tudo favela , umas coladas nas outras , fiquei chocada. Cesarão por exemplo é 3 vezes maior que Cidade de Deus. E vira e mexe elas aparecem na mídia sim.
Muita favela mesmo. Só que a maioria começaram com Conjuntos habitacionais construídos há mais de 30 anos.
HenriqueBSB June 4th, 2010, 03:33 PM Brasíliaaa!
Soteropolis1 June 4th, 2010, 04:19 PM O Rio, especialmente a zona sul, é incomparável em beleza e qualidade de vida. Brasília, com seus imensos parques e violência baixa vem se tornando tb uma ótima cidade. Gosto muito de São Paulo, pela qualidade dos serviços e as opções culturais, mas a poluição sonora e do ar e a dificuldade de locomoção a prejudicam. Até a tão decantada violência o Rio conseguiu conter, pelo menos na zona sul. Infelizmente não posso dizer o mesmo de minha querida Salvador que virou um inferno de violência e de descaso administrativo!!
Parabéns ao Rio e a Brasília! Que as demais cidades brasileiras consigam, um dia, atingir os seus níveis de conforto em viver.
Faela June 4th, 2010, 05:08 PM Muita favela mesmo. Só que a maioria começaram com Conjuntos habitacionais construídos há mais de 30 anos.
Sim , começaram como conjuntos das favelas removidas da zona sul. Eu particularmente acho o maior conglomerado de favelas do Rio. De Bangu à Santa Cruz.
Catorze June 6th, 2010, 02:19 AM bn.
|
|