View Full Version : Limpeza urbana

Gouveia
July 17th, 2010, 02:00 PM
Boas..

A titulo de curiosidade, uma vez que basta circular pelo sul do pais principalmente durante o Verao quando o problema é ainda maior..,alguem me sabe dizer com que periodicidade é feita (ou se é feita) a limpeza de areia e gravilha nas vias urbanas das nossas cidades?

Isto intriga-me principalmente quando temos ruas que no Verao por vezes ja se ve mais areia que asfalto e quando por exemplo no sul de Espanha ja estive em cidades que durante a noite parecem ser limpas e lavadas de uma ponta á outra.. :shocked:

Cumps

Barragon
July 17th, 2010, 02:04 PM
^^ Eu penso que depende de cada Câmara... no alentejo as ruas estão sempre limpas.

Gouveia
July 17th, 2010, 02:17 PM
^^ Eu penso que depende de cada Câmara... no alentejo as ruas estão sempre limpas.

Interior..

alentejolover
July 17th, 2010, 02:19 PM
no alentejo as ruas estão sempre limpas.

:hammer:

Barragon
July 17th, 2010, 02:22 PM
alentejo normal... não é a cidade do alentejo uber turistica.

alentejolover
July 17th, 2010, 02:31 PM
alentejo normal... não é a cidade do alentejo uber turistica.

:banana: :lol:

Acabem com os pombos JÁ

JohnnyMass
July 17th, 2010, 04:35 PM
Aqui no Porto pelo menos uma vez por semana vejo-os a lavar as ruas. Para além disso, há ruas que são varridas todos os dias.

Andre_Filipe
July 17th, 2010, 04:44 PM
Sim, abaixo os pombos, que praga! Então aqui na baixa do Porto...

Wolf2009
July 17th, 2010, 07:46 PM
Posso dizer que a limpeza urbana tem aumentado muito em Setúbal pois andam sempre com aqueles camiões a limpar a estrada e também costumam varrer os passeios.
Esta situação também se verifica em Azeitão e talvez um pouco por todo o concelho.
Já agora acho que em sesimbra na marginal deviam usar aquelas máquinas para limpar as pastilhas na zona pedonal.
Também deviam limpar aquela rua à direita do largo de bombaldes junto aos restaurantes com mais frequência, também já faltam algumas lajes ou pedras no pavimento.
Digo isto porque não quero ver o trabalho realizado perdido.

ERVATUGA
July 17th, 2010, 07:47 PM
Boas..

A titulo de curiosidade, uma vez que basta circular pelo sul do pais principalmente durante o Verao quando o problema é ainda maior..,alguem me sabe dizer com que periodicidade é feita (ou se é feita) a limpeza de areia e gravilha nas vias urbanas das nossas cidades?

Isto intriga-me principalmente quando temos ruas que no Verao por vezes ja se ve mais areia que asfalto e quando por exemplo no sul de Espanha ja estive em cidades que durante a noite parecem ser limpas e lavadas de uma ponta á outra.. :shocked:

Cumps

Podes encontrar muita informação aqui:

http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/

Para a cidade de Lisboa

E aqui:

http://www.cm-porto.pt/gen.pl?sid=cmp.sections/79

Para a cidade do Porto

Lino
July 18th, 2010, 05:58 AM
Aqui vejo-os a limpar todos os dias, a recolha do lixo é feita diariamente ou é muito regular e costumo ver as carrinhas a lavar as ruas. Especialmente depois de eventos como Latada e Queima das Fitas, em que há imenso lixo, a recolha do lixo é bem eficaz e na mesma noite só se vê uma lata aqui e um papel ali...
O problema é mesmo os cocós de cão nos passeios e as beatas por todo o lado, é pior que os pombos.
Em Itália, nos edifícios públicos e sobretudo monumentos, têm espigões aguçados para eles não assentarem ali. Poderiam adoptar o método por cá. Mas mesmo lá vi muito mais lixo no chão que cá. Vão a Florença e vejam o que digo. Não via uma cidade tão porca há tanto tempo :(

Barragon
July 18th, 2010, 01:53 PM
Com tanta gente no desemprego, acho bem que metam mais pessoas a tratar disto.

RoadsterRunner
July 19th, 2010, 04:11 PM
Funcionários públicos a trabalhar ?
Onde é que já se viu tal coisa em Portugal ?
Empresas criadas por ex-vereadores das camaras a prestar serviços em troca das verbas já recebidas ?
Onde é que já se viu tal coisa em Portugal ?
Tacho é tacho, nunca ouvi ninguém falar em lavar e/ou arear o tacho ...

Ausência Forçada
July 19th, 2010, 04:57 PM
O problema é mesmo os cocós de cão nos passeios e as beatas por todo o lado, é pior que os pombos.

Os pombos são uma praga nas cidades, em Lisboa os Pombos são os ratos com asas, que praga.

6oncalo
July 19th, 2010, 05:14 PM
Enquanto não explicarem às populações (maioritariamente idosos que ocupam o dia a ver os pombos a comerem...) que é proíbido alimentar esses animais e depois começar a multar ou algo do género, acho que nada acontece...

Lino
July 19th, 2010, 06:25 PM
Aqui em Coimbra também são imensos, uma vez um cagou-me em cima em plena Baixa. :mad:

RoadsterRunner
July 19th, 2010, 06:28 PM
Deixem lá os pombos em paz.
É preciso é correr a pontapé com os responsáveis das várias camaras que criam a sua empresa de limpeza urbana, orientam maneira de a respectiva camara lhes dar o exclusivo sem concurso, e depois ainda querem passar por excelentes gestores por conseguirem mais valias com a venda do equipamento camarário de limpeza urbana e redução dos quadros de pessoal.

:bash::bash::bash:

Lino
July 19th, 2010, 07:18 PM
Como disse acima, as nossas cidades até são limpinhas, em comparação com, por exemplo, Florença...
http://img833.imageshack.us/img833/4228/dsc02067.jpg

Gouveia
July 19th, 2010, 10:17 PM
Ainda bem Wolf, essa zona bem precisa, nao sei como esta o acesso a Setubal pelo ic1, mas aquilo sempre foi um exemplo do que falo aqui, aquela mistura de miseria humana com as bermas cheias de areia, em frente aos restaurantes, cafes, stands e afins..é areia e pó no verao e lama no inverno...

Eu sei que passeios é coisa de pais rico, mas pelo menos limpavam aquilo de vez em quando só para fazer de conta..

Cumps

DaniFR
July 19th, 2010, 11:54 PM
Em Itália, nos edifícios públicos e sobretudo monumentos, têm espigões aguçados para eles não assentarem ali. Poderiam adoptar o método por cá. Mas mesmo lá vi muito mais lixo no chão que cá.
Já se usa isso por cá. Em Coimbra, na estação nova usam espigões de arame por cima dos quiosques e dos ecrãs de informações, para os pombos não cagarem aquilo tudo. Também já vi em alguns edifícios.

Andre_idol
July 20th, 2010, 04:13 AM
Por aqui está sempre tudo bem limpo. A recolha de lixo é diária, os varredores passam frequentemente pelas ruas e os "carro-vassoura" também andam sempre pela cidade.
Aqui está-se também a tratar de trocar os velhos contentores do lixo por aqueles "silos" grandes enterrados no solo. Boa solução para não se ter animais perto do lixo, e com uma maior capacidade escusa-se de recolher o lixo todos os dias.

O pior é só mesmo as pastilhas elásticas e as beatas em frente aos sítios do costume (tascas/cafés)...sinceramente não sei o que custa pegar num balde pôr lá a areia e um pedaço de papel a dizer "BEATAS AQUI!!"

Lino
July 20th, 2010, 04:19 AM
Lembro-me de que na Bracalândia (que saudades...) andei naquele com a água e num túnel era só chiclet, pareciam estrelas :lol:
Essa dos silos é boa ideia... até é melhor esteticamente que ter os caixotes à vista a cheirar mal, por vezes...

Ricardo_PT
July 20th, 2010, 04:31 AM
Por outro lado saem muito mais caros a curto prazo.

AZT2009
July 20th, 2010, 08:42 PM
Ainda não invetaram nada para limpar as calçadas sujas em Portugal.
conheço ruas em que a calçada em vez de ser branca é castanha clara ou creme por não ser limpa.

Lino
July 20th, 2010, 11:02 PM
Lixívia...

Andre_idol
July 21st, 2010, 03:55 AM
Por outro lado saem muito mais caros a curto prazo.

Confere. E acho que até foi por isso que por aqui a instalação abrandou nos últimos tempos. O meu pai já me disse quanto ficava cada um mas esqueci-me...

Lino
July 21st, 2010, 01:02 PM
Mas ao menos não devem ficar com mau aspecto como ficam alguns quando têm o lixo a transbordar...

ERVATUGA
July 24th, 2010, 11:22 PM
500 mil pastilhas elásticas removidas dos passeios de Lisboa

Quatro meses depois do arranque da campanha de remoção de pastilhas elásticas, os serviços de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa estimam que se atinja, no próximo dia 2 de Agosto, um total de 500 mil unidades removidas dos passeios da cidade.

Recorde-se que esta actividade teve início, mediante recurso a empresa especializada, no passado dia 1 de Abril na Praça D. Pedro V (Rossio), local escolhido para o lançamento desta campanha. Em apenas 13 dias foram removidas nesta Praça cerca de 75 mil pastilhas.

Ao longo destes quatro meses muitos foram os locais intervencionados, tendo-se privilegiado aqueles que registam maior concentração humana e se situam em zonas mais turísticas: áreas envolventes à Rua Augusta, Praça do Comércio (antes da visita de Sua Santidade), Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerónimos, Praça dos Restauradores, Praça do Município, Rua 1.º de Dezembro e Praça da Figueira.

De referir que a área envolvente à Rua 1.º de Dezembro (incluindo a Praça D. João da Câmara) registou um grau de contaminação muito alto: só nesta zona foram removidas cerca de 120 mil pastilhas, apresentando uma contaminação média de quase 30 pastilhas por m2.

Até ao final do próximo mês de Setembro, estão previstas intervenções na Baixa Lisboeta, designadamente Rua do Carmo, Rua Garrett, Largo do Chiado, Largo Luís de Camões, Rua da Misericórdia, Largo Trindade Coelho, Cais do Sodré e Rua Dom Luís I. Para além da Baixa, outras áreas da cidade estão também contempladas: Largo da Estrela, Largo do Rato, Praça de Londres e Avenida Guerra Junqueiro.

Com o objectivo de sensibilizar crianças e jovens, serão efectuadas intervenções pontuais em algumas escolas. Prevê-se, igualmente, a instalação de dispositivos “Gum Targets” em locais específicos da cidade. Trata-se de uma peça de mobiliário urbano com folhas de papel removíveis que contêm uma mensagem apelativa a convidar as pessoas a “colar” as suas pastilhas.

Fonte: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=53164

JohnnyMass
July 25th, 2010, 12:41 AM
As pessoas são umas porcas é o que é...

Lino
July 25th, 2010, 04:09 AM
É isso e os poios da cachorrada...
com a pastilha, se tiver um talão de supermercado ou assim, embrulho a dita e deito fora. No máximo, atiro para o contentor.

JohnnyMass
July 25th, 2010, 02:19 PM
e no mínimo?

AZT2009
July 25th, 2010, 02:36 PM
Mas ao menos não devem ficar com mau aspecto como ficam alguns quando têm o lixo a transbordar...

Estam a ser instalados por todo o país.

http://www.sopsa.pt/

No site está um video de como funcionam os contentores enterrados.

Ricardo_PT
July 25th, 2010, 04:01 PM
e no mínimo?

Fica "nua" no chão.

Lino
July 25th, 2010, 05:25 PM
Oops, ia para dizer no mínimo... se não tiver um contentor perto embrulho num papel e guardo no bolso para meter no lixo mais próximo.

PS: Em Coimbra, há quem chame aqueles caixotes pretos e cilíndricos de jacós, pois o presidente que os mandou espalhar pela cidade chamar-se-ia Jacó...
Pobre homem :tongue2:

Wolf2009
July 30th, 2010, 11:39 AM
Aproveito para dizer que em Setúbal estão a meter estes contentores um pouco por toda a cidade.
http://www.sopsa.pt/