View Full Version : Lisboa | Pavilhão de Alvalade - Sporting Clube de Portugal
j0hnny November 4th, 2010, 01:03 PM Câmara de Lisboa aprova Plano de Pormenor
Alvalade XXI
Projecto abrange a construção de um pavilhão desportivo
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião extraordinária, o Plano de Pormenor Alvalade XXI, que abrange a construção do pavilhão multi-desportivo do Sporting e a conclusão do desenho da rede viária de acesso ao estádio e Interface do Campo Grande. A decisão foi aprovada com as abstenções do CDS-PP e do PCP e sem a participação do vereador social-democrata Pedro Santana Lopes (ex-presidente do Sporting).
Segundo a Lusa, a oposição criticou «mais um acordo com o Sporting», enquanto o presidente da câmara, António Costa, disse tratar-se apenas da conclusão de um processo que já vinha a ser negociado há bastante tempo.
O pavilhão, que vai acolher as competições das modalidades amadoras leoninas, será edificado nos terrenos do antigo estádio José Alvalade e deverá estar pronto em 2012.
A construção do pavilhão e a elaboração do Plano de Pormenor Alvalade XXI por parte da Câmara de Lisboa fazem parte do acordo entre a autarquia e o Sporting aprovado em Janeiro pela Assembleia Municipal e que prevê o pagamento ao clube de 18 milhões de euros em edifícios a reabilitar. Este acordo culminou um longo processo entre as duas partes, depois de um Tribunal Arbitral ter decidido, em Setembro de 2008, que o Sporting tinha direito a 29 mil metros quadrados edificáveis, como sempre alegou, bem como a não obrigatoriedade do clube de Alvalade ceder terreno para espaços verdes.
Nesse protocolo estava previsto o Plano de Pormenor Alvalade XXI, contemplando a instalação do pavilhão, com uma área de implantação de 4500 metros quadrados e uma área de construção de uso desportivo de 9000 metros quadrados. Em contrapartida, o Sporting reconheceu que o valor de compensação desses 9000 metros quadrados é de três milhões de euros e cedeu à CML parte da parcela, para utilização como «espaço público verde».
Esses três milhões são assim descontados no valor dos 29 mil metros quadrados, avaliados em 21 milhões de euros, razão pela qual a autarquia terá ainda de pagar ao Sporting 18 milhões, parte deles a pagar em imóveis para recuperação e outra em três tranches monetárias.
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-camara-lisboa-alvalade-xxi-projecto-pavilhao/1205272-1457.html
j0hnny November 4th, 2010, 01:04 PM Já não era sem tempo (;
Luís Raposo Alves November 4th, 2010, 02:10 PM esse plano é diferente do Metropolis?
Filipe_Teixeira November 4th, 2010, 04:39 PM lá se vai o metropolis..
AZT2009 November 4th, 2010, 07:26 PM lá se vai o metropolis..
Se for à vida a CML que vá levar no ...
pedrogalrao November 4th, 2010, 08:48 PM lá se vai o metropolis..
Segundo o que sei o Metropolis é para avançar, mas com o pavilhao desportivo inserido no local...
ja nao era sem tempo!
De qualquer forma eu sempre fui muito mais a favor do primeiro projecto do complexo Alvalade XXi da Era Roquete, que visava a localiazaçao do pavilhao desportivo no espaço do Alvalaxia, à semelhança do que acontecia com o antigo estadio. Penso que o espaço comercial do Alvalaxia nao resultou e assim o programa Metropolis teria mais espaço. mas agora é tarde para se equaçionar essa hipotese, de um mal o menos, o Sporting constroi o pavilhao na sua area historica e avança o Metropolis.
Wolf2009 November 4th, 2010, 10:13 PM Segundo o que sei o Metropolis é para avançar, mas com o pavilhao desportivo inserido no local...
ja nao era sem tempo!
Eu também pensei assim, segundo o que sei sobre o metropolis.^^
O nome do plano de pormenor é que deve ser Alvalade XXI.:)
pedrogalrao November 4th, 2010, 10:19 PM http://www.youtube.com/watch?v=9IH4_0q8cNw
aqui fica uma ideia de como vai ficar....
j0hnny November 4th, 2010, 11:04 PM http://www.youtube.com/watch?v=9IH4_0q8cNw
aqui fica uma ideia de como vai ficar....
Não é certo que esse seja o pavilhão
Parece que foi um arquitecto que apresentou o projecto ao Sporting, mas não é nada definido
http://www.forumscp.com/docs/Pavilhao_Alvalade_EPII_v2.pdf
mourarq November 4th, 2010, 11:45 PM esse projecto foi elaborado por um dos utilizadores desse fórum. O mesmo fórum indica que será a ARX a fazer os projectos.
pedrogalrao November 5th, 2010, 04:01 AM Desconhecia que o projecto era de um utilizador do forum scp. Mas ate gostei do que vi. nao me pareceu nada mau.
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:03 PM Antes de mais apresento-me:
Sou o autor do estudo abaixo postado, sou arquitecto e Sportinguista.
Sigo o SkyscraperCity pontualmente, encontrando em regra muita informação útil.
Câmara de Lisboa aprova Plano de Pormenor
Alvalade XXI
Projecto abrange a construção de um pavilhão desportivo
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião extraordinária, o Plano de Pormenor Alvalade XXI, que abrange a construção do pavilhão multi-desportivo do Sporting e a conclusão do desenho da rede viária de acesso ao estádio e Interface do Campo Grande. A decisão foi aprovada com as abstenções do CDS-PP e do PCP e sem a participação do vereador social-democrata Pedro Santana Lopes (ex-presidente do Sporting).
Segundo a Lusa, a oposição criticou «mais um acordo com o Sporting», enquanto o presidente da câmara, António Costa, disse tratar-se apenas da conclusão de um processo que já vinha a ser negociado há bastante tempo.
O pavilhão, que vai acolher as competições das modalidades amadoras leoninas, será edificado nos terrenos do antigo estádio José Alvalade e deverá estar pronto em 2012.
A construção do pavilhão e a elaboração do Plano de Pormenor Alvalade XXI por parte da Câmara de Lisboa fazem parte do acordo entre a autarquia e o Sporting aprovado em Janeiro pela Assembleia Municipal e que prevê o pagamento ao clube de 18 milhões de euros em edifícios a reabilitar. Este acordo culminou um longo processo entre as duas partes, depois de um Tribunal Arbitral ter decidido, em Setembro de 2008, que o Sporting tinha direito a 29 mil metros quadrados edificáveis, como sempre alegou, bem como a não obrigatoriedade do clube de Alvalade ceder terreno para espaços verdes.
Nesse protocolo estava previsto o Plano de Pormenor Alvalade XXI, contemplando a instalação do pavilhão, com uma área de implantação de 4500 metros quadrados e uma área de construção de uso desportivo de 9000 metros quadrados. Em contrapartida, o Sporting reconheceu que o valor de compensação desses 9000 metros quadrados é de três milhões de euros e cedeu à CML parte da parcela, para utilização como «espaço público verde».
Esses três milhões são assim descontados no valor dos 29 mil metros quadrados, avaliados em 21 milhões de euros, razão pela qual a autarquia terá ainda de pagar ao Sporting 18 milhões, parte deles a pagar em imóveis para recuperação e outra em três tranches monetárias.
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-camara-lisboa-alvalade-xxi-projecto-pavilhao/1205272-1457.html
O que foi aprovado pela CML foi apenas o envio do plano para a CCDRLVT que agora terá 60 dias para elaborar parecer, seguindo o processo os seus trâmites (estaremos no ponto 7):
1.) Inicio do procedimento da elaboração do Plano de pormenor – 20JAN2010
2.) Anuncio – 29JAN2010
3.) Publicação – 17MAR2010
4.) Inicio do período de participação preventiva (8 dias após anuncio)
5.) Período de participação preventiva (20 dias)
6.) Elaboração da Proposta de Plano (60 dias após conclusão do período de participação preventiva)
7.) Aprovação do envio do Plano de pormenor para a CCDRLVT – 03NOV2010
8.) Parecer do CCDRLVT ( 60 dias)
9.) Reformulação da Proposta de Plano (30 dias após recepção do parecer da CCDRLVT)
10.) Publicação do aviso de Discussão Pública pela CML em DR, CS e site
11.) Discussão pública (nunca inferior a 22 dias)
12.) Resposta por escrito ou directamente às reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento pela CML
13.) Ponderação e divulgação dos resultados da Discussão Pública na CS e site
14.) Versão Final do Plano (30 dias após discussão pública)
15.) Aprovação do plano em Assembleia Municipal
16.) Publicação da deliberação de aprovação do Plano de Pormenor em DR II série (no prazo máximo de 2 meses) com divulgação do conteúdo documental no site.
Serão portanto, se tudo correr normalmente sem deslizes nem antecipações de prazos, cerca de 5, 6 meses até se poder começar a fazer projecto.
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:05 PM esse plano é diferente do Metropolis?
Segundo julgo saber, o projecto Metropolis, tal como publicitado nos renders de apresentação conjunta do estádio não existirá.
O projecto encontra-se a ser feito pelo ARX, que também projectará o pavilhão.
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:11 PM Segundo o que sei o Metropolis é para avançar, mas com o pavilhao desportivo inserido no local...
ja nao era sem tempo!
De qualquer forma eu sempre fui muito mais a favor do primeiro projecto do complexo Alvalade XXi da Era Roquete, que visava a localiazaçao do pavilhao desportivo no espaço do Alvalaxia, à semelhança do que acontecia com o antigo estadio. Penso que o espaço comercial do Alvalaxia nao resultou e assim o programa Metropolis teria mais espaço. mas agora é tarde para se equaçionar essa hipotese, de um mal o menos, o Sporting constroi o pavilhao na sua area historica e avança o Metropolis.
O pavilhão não esteve previsto para a localização do Alvaláxia. Ele esteve projectado para o local onde grosso modos se encontra hoje o Multidesportivo.
Foi eliminado pela decisão repentina de aumentar lotação do estádio por forma a este estar apto a receber finais europeias. (Houve outras histórias, mas isso é outra conversa).
O Alvaláxia mais do que problemas de planificação, teve muitos problemas de gestão e apresentação ao mercado (mais uma vez entre outras histórias internas do clube), ficando desde logo demasiado refém dos dias de jogo.
Agora, como Sportinguista, pouco há a fazer, pois já não pertence ao clube.
J.Silva November 15th, 2010, 03:14 PM Bem-vindo!
Parabens pelo excelente projecto...
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:16 PM Não é certo que esse seja o pavilhão
Parece que foi um arquitecto que apresentou o projecto ao Sporting, mas não é nada definido
Este "projecto" foi apenas um estudo que fiz (como anteriormente e antes de saber mais pormenorizadamente de algumas condicionantes tinha feito outra), em tempo livre e sem qualquer expectativa profissional, para provar ser possível ali fazer um pavilhão que nas suas variadas valências servisse o conjunto alargado de modalidades competitivas de pavilhão no fomento do tradicional ecletismo, tornando-o verdadeiramente uma casa das modalidades.
(Para quem tiver curiosidade e/ou paciência, os objectivos encontram-se explicados quer no vídeo quer no pdf)
Alerto no entanto que não é projecto, nem será o projecto.
Foi apresentado a várias pessoas dentro do Sporting sem qualquer resposta.
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:17 PM Desconhecia que o projecto era de um utilizador do forum scp. Mas ate gostei do que vi. nao me pareceu nada mau.
Obrigado!
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 03:18 PM Bem-vindo!
Parabens pelo excelente projecto...
Obrigado!
Wolf2009 November 15th, 2010, 06:17 PM Segundo julgo saber, o projecto Metropolis, tal como publicitado nos renders de apresentação conjunta do estádio não existirá.
O projecto encontra-se a ser feito pelo ARX, que também projectará o pavilhão.
Vai ser diferente?
Aka November 15th, 2010, 06:57 PM Eu achava interessante (e aqui os sportinguistas vão estar totalmente em desacordo comigo) que o pavilhão fosse uma espécie de mini-Estádio José Alvalade.
Se repararem, os Pavilhões da Luz parecem mini-Estádios da Luz (o vermelho dos suportes da cobertura, as cadeiras iguais, o betão acastanhado, etc.) e o Dragão Caixa parece um mini-Estádio do Dragão (o betão branco, as cadeiras iguais, o ar mais suave).
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 07:16 PM Vai ser diferente?
Não tenho conhecimento mas presumo que sim. O que, saliente-se não é forçosamente pior (nem melhor).
Pedro Rosado Silva November 15th, 2010, 07:31 PM Eu achava interessante (e aqui os sportinguistas vão estar totalmente em desacordo comigo) que o pavilhão fosse uma espécie de mini-Estádio José Alvalade.
Se repararem, os Pavilhões da Luz parecem mini-Estádios da Luz (o vermelho dos suportes da cobertura, as cadeiras iguais, o betão acastanhado, etc.) e o Dragão Caixa parece um mini-Estádio do Dragão (o betão branco, as cadeiras iguais, o ar mais suave).
Não posso concordar. Pelo menos inteiramente.
Aceito quem ache que devam ter uma continuidade e integração visual mas não a acho obrigatória. Não sou muito apologista do mimetismo ou de situações de vida real tipo Portugal dos pequenitos.
No caso do da Luz isso acontece fundamentalmente porque foi feito ao mesmo tempo, com os mesmos meios e sistemas construtivos, pelos mesmos projectistas sendo que está claramente integrado no perímetro do estádio.
No caso do Dragão, ainda que diferida no tempo, acontece algo semelhante ao que se acrescenta a linguagem muito tipificada do arquitecto escolhido (do qual, antes que se crie algum mal entendido eu gosto).
Em Alvalade pouco disto acontecerá. Vai ter uma diferença de 8/10 anos, terá outro arquitecto, com outras linguagens, inserido num contexto urbano completamente diferente e ainda assim com algum distanciamento do estádio (que já se nota e ainda será mais evidente com o restante de construção que acontecerá).
Assim, acho acima de tudo que este constrangimento não deverá ser imposto aos projectistas, sendo que considero que tal aproximação visual ao estádio iria menorizar a validade do mais pequeno tal a força iconográfica do maior.
Acrescentado a isto há alguma vontade do comum Sportinguista em ter algo diferente mais coerente e eventualmente mais sóbrio, depois duma não totalmente positiva experiência no actual estádio, com muitos erros a serem apontados (com alguns eu concordo, outros não).
seattle92 November 15th, 2010, 07:36 PM Acrescentado a isto há alguma vontade do comum Sportinguista em ter algo diferente mais coerente e eventualmente mais sóbrio, depois duma não totalmente positiva experiência no actual estádio, com muitos erros a serem apontados (com alguns eu concordo, outros não).
Para meu desgosto, eu diria nada positiva.
Wolf2009 November 15th, 2010, 09:13 PM O metropolis inseria-se bem com a envolvente.
Esperou que novo também o faça.
Pedro Rosado Silva November 16th, 2010, 10:25 AM Para meu desgosto, eu diria nada positiva.
Não sou assim tão radical.
Tem erros, muitos, mas é de longe, como estádio de futebol (entendido como conjunto campo-bancadas) um bom estádio, com uma boa atmosfera, e exteriormente com uma força iconográfica e presença urbana como poucos haverão em Portugal.
Também é preciso entender o processo.
O estádio foi começado a ser pensado muito antes do Euro e seria feito independentemente desta competição. Passou por muitas fases. Foi feito com base em modelos anteriores (como o Arena de Amsterdam) que derivam do auge dos problemas de segurança com hooligans.
Era suposto ter 3 anéis muito mais inclinados (o estádio seria bem maior e principalmente alto), foi chumbado pelas autoridades aeroportuárias. As torres de suspensão da cobertura eram suposto serem bem maiores (e mais icónicas), foi chumbado pelas autoridades aeroportuárias. O projecto estava praticamente definido e decidiu-se pelo aumento da lotação para poder acolher finais europeias. Estava o projecto aprovado e em fundações saiu nova legislação (para todos os outros que estavam bem mais atrasados) e obrigou-se este a cumpri-la com graves prejuízos (inclusive monetários).
Depois é preciso entender o terreno. O terreno não era fácil. Se se pensar na maior parte dos estádios urbanos feitos na altura facilmente se verifica alguma amplitude de espaço que permitiu soluções mais coordenadas. Em Alvalade (e recordo que a construção foi contemporânea com o velho Alvalade em utilização) o edifício-estádio está nos limites do lote disponível, sendo que o lote ainda apresenta um diferencial de cota substancial.
Tem erros. Tem o incompreensível fosso, tem escolhas cromáticas desfasadas da paleta do clube, tem alguns problemas funcionais encadeados noutros problemas (nos quais a falta de condições naturais - acrescentadas e muito a uma manutenção deficiente - do relvado), tem o exterior pouco consolidado, tem uma série de acrescentos e anexos que lhe diminuem a leitura.
Pedro Rosado Silva November 16th, 2010, 10:27 AM O metropolis inseria-se bem com a envolvente.
Esperou que novo também o faça.
Não concordo por aí além, mas é apenas a minha opinião.
Tenho confiança que o ARX faça algo urbanisticamente interessante.
Aliás, tenho a esperança que este plano traga alguma coerência e consolidação à zona, permitindo ou facilitando o seu uso.
seattle92 November 16th, 2010, 02:49 PM Tem erros. Tem o incompreensível fosso, tem escolhas cromáticas desfasadas da paleta do clube, tem alguns problemas funcionais encadeados noutros problemas (nos quais a falta de condições naturais - acrescentadas e muito a uma manutenção deficiente - do relvado), tem o exterior pouco consolidado, tem uma série de acrescentos e anexos que lhe diminuem a leitura.
Este parágrafo diz tudo. Não me parece que o que está escrito nos parágrafos anteriores sejam a causa destas más escolhas (cores, azulejos, fosso, anexos exteriores,...)
A razão de tudo isso tem um nome: Tomás Taveira. Quem escolheu o arquitecto estava mesmo a pedi-las.
Não é à toa que os três estádios mais feios do Euro 2004 tenham sido Alvalade, Aveiro e Leiria.
Claro que tudo isto são opiniões pessoais. O problema é quando essas opiniões pessoais são partilhadas pela grande maioria dos sportinguistas.
Supostamente aquilo é a nossa casa, e sinceramente conheço muito poucos sportinguistas que tenham orgulho no que ali está :ohno:
PS: Palavras de quem é sócio há 30 anos e falha à volta de 2 ou 3 jogos por época em Alvalade
Pedro Rosado Silva November 16th, 2010, 03:10 PM Este parágrafo diz tudo. Não me parece que o que está escrito nos parágrafos anteriores sejam a causa destas más escolhas (cores, azulejos, fosso, anexos exteriores,...)
A razão de tudo isso tem um nome: Tomás Taveira. Quem escolheu o arquitecto estava mesmo a pedi-las.
Não é à toa que os três estádios mais feios do Euro 2004 tenham sido Alvalade, Aveiro e Leiria.
Claro que tudo isto são opiniões pessoais. O problema é quando essas opiniões pessoais são partilhadas pela grande maioria dos sportinguistas.
Supostamente aquilo é a nossa casa, e sinceramente conheço muito poucos sportinguistas que tenham orgulho no que ali está :ohno:
PS: Palavras de quem é sócio há 30 anos e falha à volta de 2 ou 3 jogos por época em Alvalade
Mas isso é a questão dos gostos!
Eu não camuflo os erros. Antes pelo contrário, muito tenho discutido, escrito e proposto alterações e/ou correcções.
No entanto, continuo a afirmar que dadas as condicionantes, morfologicamente é um bom estádio de futebol.
Interiormente o maior erro é para mim o fosso (para o qual já propus solução) e acima de tudo a falta de condições naturais dadas à superfície de jogo para se manter num estado regular de usabilidade (auxiliado no entanto por uma deficiente manutenção e ausência de meios adicionais de ventilação).
Das cadeiras, muito sinceramente só sou critico da utilização de cores alheias ao que considero o ADN cromático do clube (e também daquela faixa ondulante mas, mais uma vez, são gostos). O "dinamismo estático" que a opção causa não me repugna por aí além.
Exteriormente sim, os anexos e alguns erros de inserção e compatibilização tornam o estádio mais desagradável.
No entanto diga-se em abono da verdade que a sua singularidade e presença tornam-no num "landmark" da paisagem lisboeta para quem nos visita, e não poucas vezes, tenho ouvidos rasgados elogios à sua presença. Com dizia num vídeo brasileiro no YT "Alvalade dá de 10 a 0 à Luz".
A escolha do Taveira, não concordando com ela, acaba por ser defensável. O Taveira, depois dos problemas que teve, refugiou-se nos EUA e tirou mestrados e especializações em estádios. Tendo sido o Sporting o primeiro a arrancar para um estádio novo terá sido exercida influencia para marcar a sua competência para aquele tipo de programa, que o Sporting acabou por aceitar (mais uma vez, como sempre no Sporting, existem outras histórias...).
De realçar no entanto que como arquitecto, o meu gosto e a minha prática, se situa nos antípodas dos de Taveira.
Também considero, que a insatisfação com o estádio decorre fortemente do momento do clube.
P.S. Também eu sou sócio há quase 30 anos, detentor de GB desde 2003, tendo falhado no máximo 2/3 jogos por temporada.
seattle92 November 16th, 2010, 05:54 PM Também considero, que a insatisfação com o estádio decorre fortemente do momento do clube.
Ou então é simplesmente o saudosismo tão característico dos portugueses e sportinguistas :)
Acima de tudo são as cores e os azulejos que mais chocam. Apesar de serem também o torna único.
seattle92 November 16th, 2010, 06:02 PM Interiormente o maior erro é para mim o fosso (para o qual já propus solução)
Sempre achei que bastava descerem um pouco o relvado e acrescentarem cadeiras nas nova filas que assim seriam formada mais para baixo. Ou então simplesmente tapar aquela porcaria :lol:
Mas não sou arquitecto, não faço ideia dos constrangimentos das soluções, sei é que me dá vergonha ter o único estádio em Portugal com um fosso. Que coisa 3º mundista.
E de pensar que destes novos estádios (tirando o diabo da Luz), Alvalade foi único que já sofreu uma invasão de campo :nuts:
Pedro Rosado Silva November 16th, 2010, 07:20 PM Ou então é simplesmente o saudosismo tão característico dos portugueses e sportinguistas :)
Eventualmente!
Acima de tudo são as cores e os azulejos que mais chocam. Apesar de serem também o torna único.
As cores obedeceram a um estudo gráfico por parte de um designer gráfico (que por acaso é o filho do Taveira) da história do clube.
Se por um lado considero que a intenção era boa e poderia servir para criar uma paleta Sporting que pudesse depois ser usada nas suas diversas vertentes e proporcionar coesão de imagem ao clube, ainda hoje me pergunto onde foram encontrar os azuis e os laranjas. A presença dessas cores é demasiado evidente no interior do estádio achando que deva ser trocadas por outras dentro das gradações do cromatismo inerente ao clube mantendo o efeito caracterizador do estádio. Essa foi aliás uma proposta sobre a qual já escrevi e apresentei simulações.
Sobre os azulejos, com diz e bem, são o que o torna único e provavelmente lhe permitem ter 8 anos depois e com pouca ou nenhuma manutenção (tirando as partes em que por deficiente colocação - torre dos acessos VIP - em que já foram retirados) um aspecto "saudável" contrariamente ao da Luz que já denota a idade.
No entanto, convém lembrar que o azulejo é um revestimento exterior tradicional na arquitectura portuguesa (ainda que caído em desgraça nos últimos 30 anos em virtude das suas utilizações mais "livres" nas casas de emigrantes), com muito boas qualidades de mecânicas e de protecção desde que bem aplicado.
Pedro Rosado Silva November 16th, 2010, 07:24 PM Sempre achei que bastava descerem um pouco o relvado e acrescentarem cadeiras nas nova filas que assim seriam formada mais para baixo. Ou então simplesmente tapar aquela porcaria :lol:
Mas não sou arquitecto, não faço ideia dos constrangimentos das soluções, sei é que me dá vergonha ter o único estádio em Portugal com um fosso. Que coisa 3º mundista.
E de pensar que destes novos estádios (tirando o diabo da Luz), Alvalade foi único que já sofreu uma invasão de campo :nuts:
Sobre isso também já muito escrevi e estudei.
Se tiver interesse ou paciência:
O documento - http://www.forumscp.com/FPL/Fosso.pdf
A discussão - http://www.forumscp.com/index.php?topic=15082.0
Quer num quer noutro aponto soluções (algumas até parcialmente aplicadas) e respondo a algumas questões com a impossibilidade de rebaixar o relvado (limitações de visibilidade).
Wolf2009 November 16th, 2010, 07:45 PM Aliás, tenho a esperança que este plano traga alguma coerência e consolidação à zona, permitindo ou facilitando o seu uso.
x2
Preferia que fosse algo denso como o anterior mas que não se esquece-se das zonas verdes.
Sabes se existem renders da ARX?
Eu dizia que o outro se ensira mellhor por causa do verde que tinha nomeadamente nos prédios e gostava daqueles prédios com o telhado arredondado era algo fora do vulgar para mim.
Pedro Rosado Silva November 18th, 2010, 10:36 AM x2
Preferia que fosse algo denso como o anterior mas que não se esquece-se das zonas verdes.
Sabes se existem renders da ARX?
Eu dizia que o outro se ensira mellhor por causa do verde que tinha nomeadamente nos prédios e gostava daqueles prédios com o telhado arredondado era algo fora do vulgar para mim.
Não tenho conhecimento de quaisquer imagens do ARX. Aliás, a informação que tenho, que eles estão a trabalhar no plano, parte mais da conjugação de uma série de dados que me levam a acreditar nisso do que propriamente dum conhecimento de causa.
Agora o que me parece é que as imagens existentes sofriam de grandes incongruências e desfasamentos com a realidade. Sempre me pareceu muito mais show off (que admito possa ter agradado a muitos) que arquitectura e urbanismo. Simplisticamente, dificilmente poderia ficar assim. Por isso não me surpreendeu a possibilidade de redesenho.
Se se vai assemelhar (depois de cumpridos todos os preceitos urbanos e regulamentares) ou não veremos.
O que tenho alguma dose de certeza é que sendo o ARX a tratar do espaço o resultado (podendo não agradar a todos) terá qualidade.
pedrodepinto November 22nd, 2010, 05:34 PM Supostamente aquilo é a nossa casa, e sinceramente conheço muito poucos sportinguistas que tenham orgulho no que ali está :ohno:
Sendo do Sporting, não acho que o estádio seja assim tão mau :nuts:!
Quanto ao pavilhão, lamento os avanços e os recuos do Sporting... Eu sempre defendi - e disse-o aqui várias vezes - que aquela zona não precisa de um projecto como o Metropolis... Precisa sim de deixar espaço para outras actividades :yes:! Nesse aspecto, o pavilhão é uma mais-valia! A aposta nos espaços verdes também não seria má...Portanto, foi um passo interessante, mas ainda longe do ideal...
Quanto ao comércio, apesar de o Alvaláxia não estar bem gerido, duvido que a zona tenha capacidade para abserover um centro comercial de grandes dimensões... O comércio nesta zona também é predominantemente de bairro :yes:!
mourarq November 25th, 2010, 02:41 PM Plano Pormenor Alvalade XXI -Localização de Pavilhão Desportivo
http://i302.photobucket.com/albums/nn113/mourarq/Novaimagem2-5.jpg
http://i302.photobucket.com/albums/nn113/mourarq/Novaimagem4-5.jpg
pedrodepinto November 25th, 2010, 05:42 PM E do lado direito da estrada, são prédios ou jardins :dunno:?
mourarq November 25th, 2010, 06:36 PM E do lado direito da estrada, são prédios ou jardins :dunno:?
Jardins
pedrodepinto November 25th, 2010, 06:40 PM Jardins e estacionamento :yes:! Obrigado!
As voltas que este projecto já deu :ohno:...
Filipe_Teixeira November 25th, 2010, 06:59 PM horrivel aproveitamento daquele espaço. metem de lado o metropolis para isto??
Wolf2009 November 25th, 2010, 07:16 PM horrivel aproveitamento daquele espaço. metem de lado o metropolis para isto??
Concordo.
pedrodepinto November 25th, 2010, 07:43 PM Também não me parece que a zona precise de mais habitação... Já está demasiado densa :nuts:!
mourarq November 25th, 2010, 09:34 PM horrivel aproveitamento daquele espaço. metem de lado o metropolis para isto??
o pavilhão não abrange a área do metropolis. alias esse projecto nessa zona previa espaços verdes.
Pedro Rosado Silva November 26th, 2010, 12:23 PM Exactamente. Este lote andava em disputa (sobre a posse, volume de construção e sobre o uso) entre o SCP e a CML. O Metroplis nunca entrou nesta história.
Mais tarde tentarei trazer uma cronologia e explicação deste processo!
JMFA November 26th, 2010, 12:46 PM do que eu me recordo do projecto de 2003(?).. este está muito parecido... existia aí uma espécia de "bola" (para comércio julgo), que foi substituida pelo pavilhão, mas os prédios são muito parecidos.
o metropolis não é nesse lote... é adjacente à estação do metro.
mourarq November 26th, 2010, 12:53 PM do que eu me recordo do projecto de 2003(?).. este está muito parecido... existia aí uma espécia de "bola" (para comércio julgo), que foi substituida pelo pavilhão, mas os prédios são muito parecidos.
o metropolis não é nesse lote... é adjacente à estação do metro.
O projecto/ localização do pavilhão não abrange nenhuma área construída do metropolis. Essa área previa espaços verdes.
O layout do terreno abaixo, representa o metropolis.
pedrodepinto November 26th, 2010, 02:35 PM Eu concordo com o projecto do pavilhão :yes:, só tenho pena que andem sempre a recuar e a avançar! Não sabem bem o que hão-de fazer...
Quanto ao Metropolis, espero que não avance tal como está definido... Aliás, é uma aberração emparedar a estação de metro, ainda que o terminal rodoviário tenha de ser modernizado :yes:!
Pedro Rosado Silva November 26th, 2010, 05:15 PM Exactamente. Este lote andava em disputa (sobre a posse, volume de construção e sobre o uso) entre o SCP e a CML. O Metroplis nunca entrou nesta história.
Mais tarde tentarei trazer uma cronologia e explicação deste processo!
Então cá vai:
Em 12MAI1999 a CML reconhece da edificabilidade prevista em PDM para 109.000m2 nos terrenos do antigo estádio e ainda a viabilidade de construção de edifícios de usos mistos, habitação escritórios e comércio, sobre o interface do Campo Grande.
A 19ABR2002 há o acordo de princípios entre o SCP, CML e a EPUL , que quantifica a edificabilidade do Projecto do Campo Grande em 29.000m2 e estabelece a forma como deverão ser apresentados os projectos pelo SCP: 29.000m2 no Interfcace, 80.000m2 nos terrenos do antigo estádio e posteriormente os remanescentes 29.000m2 nos mesmos terrenos, após aprovação de Plano de Pormenor, que a CML se compromete a elaborar.
Os 80.000m2 referidos são o correspondente ao Metropolis, os 29.000m2 no interface, não fazendo parte do mesmo (creio) surgem nos renders de apresentação e os restantes 29.000m2 são o restante que permite a edificação do pavilhão.
Em AGO2002, na sequência do acordo de princípios, no qual a CML reconhece ao Sporting o direito a uma área de construção de 109.000m2.
Em 11SET2007 constitui-se o Tribunal Arbitral ao abrigo do Acordo estabelecido entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Sporting Clube de Portugal (SCP).
Nesta fase, a CML através de Sá Fernandes só admitia que na zona 4 dp UOP30 se fizessem espaços verdes.
Em 15SET2008, o citado Tribunal através de Acórdão, decidiu que não é obrigatório, a cedência de parcelas de terreno para a implantação de espaços verdes públicos e de equipamentos de utilização colectiva, considerando que neste caso em concreto não há lugar a compensações; No âmbito do mesmo Acórdão o referido Tribunal decidiu também que a CML assumiu, como obrigação de meios, o compromisso de elaborar um plano de pormenor para conceder ao SCP direitos de edificabilidade de 29.000m
Assim, verificada a impossibilidade de construir 29.000m2 nessa tal zona 4 (que tem aproximadamente 13.000m2) a CML cedeu a capacidade de construção de um equipamento desportivo com cerca de 4.500m2 de área de implantação e 9.000m2 de área útil foi adquirida num lote de 13.567m2, tendo sido 4.799m2 cedidos à CML (a parcela nas traseiras dos edifícios da AL. Linhas de Torres) e os restantes 4.954m2 obrigatoriamente para espaços ajardinados. É o que consta do protocolo que dá origem a Plano de Pormenor.
O Projecto do Metropolis, ao que sei está a ser feito pelo mesmo atelier que fará o Pavilhão do Sporting (ARX) que assim conjugarão ambos.
Aqui fica a imagem do UOP30.
http://img521.imageshack.us/img521/1142/ur04031u03c.jpg (http://img521.imageshack.us/i/ur04031u03c.jpg/)
Se virem, o Metropolis (e um 1º esboço do plano que vira a ser "renderizado") é a zona designada por 2, a zona de escritórios do Interface é a zona 3 e a zona que dará origem ao Pavilhão e a espaços verdes é a 4.
No global, comparando esta e a peça postada atrás (que pertence ao processo do plano de pormenor como pedido de informação prévia) já se percebem alterações na disposição dos elementos constringidos entre os dois.
pedrodepinto November 26th, 2010, 09:00 PM É a confirmação do que dissemos atrás :yes:!
j0hnny February 7th, 2011, 03:09 AM Antes de mais apresento-me:
Sou o autor do estudo abaixo postado, sou arquitecto e Sportinguista.
Sigo o SkyscraperCity pontualmente, encontrando em regra muita informação útil.
O que foi aprovado pela CML foi apenas o envio do plano para a CCDRLVT que agora terá 60 dias para elaborar parecer, seguindo o processo os seus trâmites (estaremos no ponto 7):
1.) Inicio do procedimento da elaboração do Plano de pormenor – 20JAN2010
2.) Anuncio – 29JAN2010
3.) Publicação – 17MAR2010
4.) Inicio do período de participação preventiva (8 dias após anuncio)
5.) Período de participação preventiva (20 dias)
6.) Elaboração da Proposta de Plano (60 dias após conclusão do período de participação preventiva)
7.) Aprovação do envio do Plano de pormenor para a CCDRLVT – 03NOV2010
8.) Parecer do CCDRLVT ( 60 dias)
9.) Reformulação da Proposta de Plano (30 dias após recepção do parecer da CCDRLVT)
10.) Publicação do aviso de Discussão Pública pela CML em DR, CS e site
11.) Discussão pública (nunca inferior a 22 dias)
12.) Resposta por escrito ou directamente às reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento pela CML
13.) Ponderação e divulgação dos resultados da Discussão Pública na CS e site
14.) Versão Final do Plano (30 dias após discussão pública)
15.) Aprovação do plano em Assembleia Municipal
16.) Publicação da deliberação de aprovação do Plano de Pormenor em DR II série (no prazo máximo de 2 meses) com divulgação do conteúdo documental no site.
Serão portanto, se tudo correr normalmente sem deslizes nem antecipações de prazos, cerca de 5, 6 meses até se poder começar a fazer projecto.
Alguém me sabe dizer se, com a mudança de direcção do SCP, poderá haver alguma interrupção no plano? Se estiver a correr tudo bem já vamos para o ponto nº 9/10?
Vamos pavilhão....:crazy: deixem-se de burocracias e construam logo..
Luís Raposo Alves February 7th, 2011, 03:24 AM Concordo.
ainda bem que concordas.
Pedro Rosado Silva February 8th, 2011, 12:13 PM Alguém me sabe dizer se, com a mudança de direcção do SCP, poderá haver alguma interrupção no plano? Se estiver a correr tudo bem já vamos para o ponto nº 9/10?
Vamos pavilhão....:crazy: deixem-se de burocracias e construam logo..
No 10 não creio. Isso passa por anuncio público e até agora não sei de nada.
Admito que possa estar no ponto 9, mas acredito que ainda esteja no 8.
Tal como admito que venha a ser atrasado por interesse das direcções e/ou CML (questões politicas)
Este plano vai balizar o que será possível fazer em projecto. A decisão de fazer o projecto e consequentemente a obra será sempre ultima e definitiva da direcção vigente que terá que assumir e acartar as responsabilidade da mesma perante os sócios.
Do que vou sabendo (sem certezas) o projecto avança (informalmente) e o financiamento também (em moldes semelhantes ao feito pelo FC Porto com o Dragão Caixa).
O que também pode acontecer será a nova direcção rever o programa de espaços e requisitos e fazer o projecto sofrer uma revisão profunda (o que sinceramente não me choca pois pois considero que o pouco que conheço do programa não responde às reais necessidades das modalidades do clube)
Lss911 February 8th, 2011, 01:53 PM O que também pode acontecer será a nova direcção rever o programa de espaços e requisitos e fazer o projecto sofrer uma revisão profunda (o que sinceramente não me choca pois pois considero que o pouco que conheço do programa não responde às reais necessidades das modalidades do clube)
Não corresponde às reais necessidades do clube na actualidade, poderão estar a pensar no desenvolvimento futuro. Mas são só suposições...
Pedro Rosado Silva February 8th, 2011, 02:14 PM Não corresponde às reais necessidades do clube na actualidade, poderão estar a pensar no desenvolvimento futuro. Mas são só suposições...
Do que sei antes pelo contrário!
E por isso mesmo elaborei o estudo prévio simplificado (cujo vídeo de apresentação está umas paginas atrás). Aliás, este até foi o 2º estudo pois o 1º foi feito sem conhecimento das restrições de área.
Se alguém estiver interessado nos pressupostos:
Sintetizando, o que eu considero que um pavilhão simples de uma só arena (mesmo que divisível) não responde às necessidades das modalidades colectivas de competição e trocaria de bom grado uma série de pequenos espaços (que até poderiam existir no contexto de várias arenas e suas subdivisões) por uma verdadeira casa das modalidades.
Lss911 February 8th, 2011, 10:37 PM Agreed! Estudo muito interessante! Professional!!
pedrodepinto February 8th, 2011, 11:07 PM Excelente estudo :yes:!
De qualquer forma, o aspecto exterior volta a estar diferente :nuts:...
Pedro Rosado Silva February 9th, 2011, 01:28 PM Agreed! Estudo muito interessante! Professional!!
Obrigado!
Pedro Rosado Silva February 9th, 2011, 01:29 PM Excelente estudo :yes:!
De qualquer forma, o aspecto exterior volta a estar diferente :nuts:...
Obrigado!
O aspecto exterior volta a estar diferente de quê? A que te referes?
pedrodepinto February 9th, 2011, 03:11 PM Saiu há algum tempo um projecto que não contemplava edifícios tão próximos do pavilhão :yes:... Pelo menos, é essa a noção que tenho!
De resto, vem hoje um artigo no Diário Económico sobre o tema... Já está definitivamente abandonada a hipótese de construir aqui habitação :yes:!
j0hnny March 26th, 2011, 12:21 AM [/QUOTE]
25-03-2011
CCDRLVT aprova novo pavilhão do Sporting
Foi dado mais um passo para que o novo pavilhão do Sporting seja uma realidade, com a aprovação, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), do Plano de Pormenor da construção do recinto «leonino», enviado para aprovação no dia 3 de Novembro de 2010.
Mário Patrício, director-geral das modalidades «leoninas» referiu a sua “satisfação por ver ultrapassado este passo, que era o mais importante, pois as entidades que se têm de pronunciar sobre o assunto, revelaram não ter qualquer objecção para o Plano de Pormenor Alvalade XXI, onde está integrado o novo pavilhão. Foi necessário juntar alguns elementos adicionais, com a Câmara Municipal de Lisboa – em conjunto com o nosso gabinete de arquitectos – a apresentar o solicitado dentro dos prazos, o que levou a esta aprovação pela CCDRLVT. Podemos agora olhar para o próprio pavilhão, com o conforto desta decisão positiva, e, cumprindo as linhas de referência do plano, estamos em condições de iniciar o estudo prévio do pavilhão, assim o novo presidente o entenda”.
Depois desta aprovação, segue-se, na próxima quarta-feira 30 de Março, a reunião na Câmara Municipal de Lisboa, que marca o início do período de discussão pública, que tem duração de 20 dias úteis.
Após essa etapa – neste processo burocrático necessário para o início da construção do pavilhão «leonino» - surge a apresentação da versão final do Plano (30 dias após a discussão pública), a aprovação do Plano em Assembleia Municipal e a publicação da deliberação de aprovação do Plano de Pormenor em Diário da República, no prazo máximo de dois meses após a aprovação em Assembleia Municipal.[/QUOTE]
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubenovopavilhaoaprovado_250311_73865.asp
jpfg March 26th, 2011, 02:52 AM Boa notícia, mesmo a tempo das eleições. :D
AZT2009 March 26th, 2011, 01:07 PM E um render?
pedrodepinto March 26th, 2011, 02:45 PM Presumo que o antigo se manrenha válido :sleepy:!
AZT2009 March 26th, 2011, 06:12 PM Presumo que o antigo se manrenha válido :sleepy:!
Mete lá aqui esse render.
Filipe_Teixeira March 26th, 2011, 06:23 PM o metropolis nao devia ja ter começado?
Cidade_Branca March 26th, 2011, 06:32 PM Estudo Prévio Simplificado da proposta do Arq. Pedro Silva
Finalmente completei o meu estudo prévio simplificado sobre o pavilhão.
Antes de mais queria deixar umas notas prévias:
1. Este trabalho foi sendo feito em tempo livre, com meios próprios e sem perspectivas ou ambições diferentes que as de contribuir para a discussão e propor ideias e alternativas(além do prazer de projectista que me foi dando), ao ideia que a grande esperança do Sporting, reside nas modalidades.
2. É assumidamente um estudo prévio simplificado, não devendo ser ser lido como projecto mas sim como intenções e como o explorar da exequibilidade das soluções e modelos.
3. Tudo o que nele é apontado carece por um lado de dados rigorosos, seguros e precisos e por outro é passivel de ser alterado, alargado e esquartejado. Nada deve ser entendido como uma opção final e imutável.
4. Opto por publicá-lo aqui, preferindo não fazer dele secretismo, pelo respeito e admiração que tenho por esta comunidade e pelo reconhecimento da sua genese e evolução no ambito da mesma.
5. Opto por publicá-lo agora por achar que estando num estado suficientemente completo e não tendo eu muito tempo para fazer nos mesmos moldes algo mais a curto prazo, não existirem razões para não o mostrar. Além de que, com a reunião para aprovação do plano de pormenor (que suspeito estaja ou venha a ser feito à medida de algo já estipulado) correria o risco de se tornar inutil e obsoleto.
6. Posso informar ainda que o mesmo já é do conhecimento da AAS, havendo a possibilidade de o mesmo chegar ao CD.
7. Mais uma vez friso que a grande intenção é a de tentar fomentar a discussão com o minimo de ideias pré-concebidas possivel.
São assim apresentadas 3 opções
Este estudo permitiu-me perceber que estas soluções (e seguramente muitas outras) são construtivamente exequíveis, urbanisticamente razoáveis, desportivamente recomendáveis, politicamente defensáveis e até financeiramente enquadráveis.
Qualquer uma das três assenta no pressuposto da criação de uma casa para as modalidades de competição existentes (excepto atletismo e desportos aquáticos nas suas vertentes de treino) existentes e as que possam vir a ser reactivadas.
Qualquer uma das três assenta num pressuposto de modularidade rigorosa, repetição de elementos e contenção de elementos.
Na opção A procura-se uma menor implantação com menor acção sobre o terreno. com uma nave principal de cota com cerca de 2800 lugares distribuídos por dois níveis de bancada e sobre esta duas naves de treino e competição menores para 430 lugares cada. Trata-se, por via disso, sem dúvida de um edifício alto e com forte presença mas que poderá dialogar bem com a massa envolvente construída (estádio, edifício olímpico, etc.) e a construir (urbanização mdc), acreditando que se venha a verificar ser a opção mais equilibrada do ponto de vista de custo/beneficio.
A opção B, optando pelos mesmos pressupostos e elementos da anterior afunda o edifício passando as naves secundárias para o subsolo, diluindo a sua presença no espaço urbano.
A opção C será mais tradicional, dispondo de duas naves equivalentes na sua área desportiva (2600 e 1000 lugares respectivamente) justapostas mas ocupando quase a totalidade do lote disponível.
Em qualquer das três existem espaços complementares de apoio a público, de apoio aos atletas, para a imprensa, para as modalidades (secções, treinos e competição) e para a administração do espaço.
Opção A
http://img39.imageshack.us/img39/7684/a01ye.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/2723/a02ni.jpg
http://img14.imageshack.us/img14/1431/a03ig.jpg
Opção B
http://img14.imageshack.us/img14/1906/b01e.jpg
http://img203.imageshack.us/img203/4373/b02g.jpg
http://img39.imageshack.us/img39/8743/b03c.jpg
Opção C
http://img203.imageshack.us/img203/6381/c01.jpg
http://img32.imageshack.us/img32/8638/c02m.jpg
http://img14.imageshack.us/img14/5725/c03vm.jpg
http://www.forumsporting1906.com/direccao-sad-f5/pavilhao-t8242-15.html
Pavilhão de Alvalade - 2º Estudo prévio simplificado
http://i44.tinypic.com/21kwj6q.jpg
pedrodepinto March 27th, 2011, 12:13 AM Concluímos que o jardim já desapareceu outra vez :nuts:.
Ricardo_PT March 27th, 2011, 01:24 AM Mete lá aqui esse render.
Tens cá uma educação... "Mete lá" :bash:
Wolf2009 March 27th, 2011, 04:22 PM Tens cá uma educação... "Mete lá" :bash:
Deixa estar que tua tem um nível melhor!:ohno:
Ricardo_PT March 27th, 2011, 08:16 PM Deixa estar que tua tem um nível melhor!:ohno:
Estás com a conta trocada. Dirigia-me ao AZT2009.
AZT2009 March 27th, 2011, 08:21 PM Estás com a conta trocada. Dirigia-me ao AZT2009.
Essa conversa de novo.
Ricardo_PT March 27th, 2011, 09:48 PM Sabes bem que é verdade.
pedrodepinto March 28th, 2011, 12:08 AM Eu não levei a mal :okay:! Portanto, peço-vos para também não levarem...
Ricardo_PT March 28th, 2011, 01:12 AM Eu não levei a mal :okay:! Portanto, peço-vos para também não levarem...
Só porque és tu a pedir! :kiss: (sou o azul)
Filipe_Teixeira March 28th, 2011, 01:20 AM gostei bastante da simplificaçao do estudo feito. muito bem
pedrodepinto March 28th, 2011, 02:16 PM Só porque és tu a pedir! :kiss: (sou o azul)
Que simpático :D!
AZT2009 March 29th, 2011, 09:17 PM Sabes bem que é verdade.
A realidade é mais vasta que a compreensão.:)
seattle92 March 30th, 2011, 03:38 PM E guito pra isso? Mais um empréstimo?
Pedro Rosado Silva March 31st, 2011, 11:41 AM Como atrás neste mesmo tópico já referi, sou o autor destes estudos.
Eles são independentes e pretenderam apenas reflectir sobre o tipo de equipamento que melhor serviria o clube.
Não são o projecto a construir.
De referir ainda que já fiz dois.
Este, que é apresentado nesta página, foi o 1º, feito com o desconhecimento de uma série de condicionantes e por isso mesmo completamente irrealista.
O outro, indicado no inicio do tópico, já leva em conta muitas das condicionantes que estão presentes (ou estarão) no plano de pormenor e por isso mesmo muito mais exequivel (ainda que, volto a referir, é um estudo independente, feito por um sócio Sportinguista, mas que não reflecte a posição do clube).
De referir que este projecto (quer o que realmente vai ser construido, quer este estudo), ainda que ligados fisicamente ao plano Metrópolis, é independente e não será forçosamente condicionado pelas opções deste.
De qualquer maneira, os links para o estudo mais recente (e mais coerente com as limitações)
Sporting - Pavilhão de Alvalade, Estudo Prévio Simplificado II (http://www.forumscp.com/docs/Pavilhao_Alvalade_EPII_v2.pdf)
E o video de apresentação da proposta
http://vimeo.com/11260011
Andre_idol April 13th, 2011, 11:36 PM Pavilhão pronto em Setembro de 2013
O novo pavilhão do Sporting deverá estar concluído em setembro de 2013, ainda no mandato dos atuais corpos sociais, revelou à o diretorgeral das modalidades Mário Patrício.
"Pelo que sei, o Plano de Pormenor que depende da Câmara Municipal de Lisboa (CML) está na fase final e a CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) de Lisboa e Vale do Tejo já deu um parecer positivo", disse Mário Patrício, que prevê que o Plano de Pormenor "entre em vigor em setembro deste ano".
Concretizada essa etapa, o Sporting já poderá negociar com um "parceiro na área comercial para obter o necessário financiamento para a obra", estando a decorrer negociações com alguns potenciais candidatos.
Entretanto, à aprovação do Plano de Pormenor seguir-se-ão o projeto de execução, o qual, segundo Mário Patrício, deve demorar cerca de seis meses, e o orçamento da obra, que levará mais um mês a ser concluído, antes desta poder ser iniciada.
O Sporting terá ainda de avançar com um projeto de licenciamento do pavilhão, mas esta iniciativa deverá decorrer paralelamente ao projeto de execução da obra, de modo a não atrasar o início dos trabalhos.
"Um prazo realista para a construção do pavilhão é de 18 meses, embora este possa ser encurtado, dependendo dos materiais que forem escolhidos para a cobertura", explicou Mário Patrício, cujos cálculos apontam, em termos de finalização da obra, para setembro ou outubro de 2013.
O pavilhão será construído na área correspondente à bancada superior norte do antigo estádio de Alvalade, no terreno fronteiro ao posto de abastecimento de combustíveis ali existente.
Entretanto, o Sporting reuniu na terça-feira, no auditório do estádio Alvalade XXI, 130 pessoas, entre dirigentes, treinadores e colaboradores das 19 modalidades que se praticam no pavilhão Multidesportivo para analisar o plano de trabalhos que foi definido para a candidatura ao primeiro nível de excelência da EFQM (Comitted Excellence), cujo objetivo final é a obtenção do certificado de qualidade daquela entidade internacional prevista para junho próximo.
"Trata-se de uma certificação àqualidade da formação desportiva e não às instalações", esclareceu Mário Patrício, para quem esta distinção, caso venha a ser atribuída ao Sporting, constituirá o "reconhecimento e a valorização do trabalho desenvolvido no setor das modalidades a nível da formação por parte de uma entidade externa".
in Record
PortoNuts April 16th, 2011, 07:38 PM Ainda deve dar uns belos imbróglios até lá...
Márcio Lopes May 2nd, 2011, 03:28 AM Não encontrei outro tópico andei a procura mas não encontrei peço desculpas.
O estádio do Sporting vai sofrer obras este verão.
http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Godinho-Lopes-projeta--fechar-o-fosso-e-mudar-cadeiras-do-estadio.rtp&headline=46&visual=9&article=436517&tm=27
A capacidade do estádio é de 52 mil lugares e com o fecho do fosso irá passar para os 55 mil lugares.
Isto vai permitir não só os adeptos ficarem mais próximos da equipa como também melhores imagens captadas durante os jogos em que só aparece publicidade e betão mostrando o fosso e nunca o publico. O fosso torna-se seguro em termos de invasão de campo por outro lado é bastante perigoso se cai alguém para o mesmo são 4 metros de altura.
A substituição das cadeiras de coloridas para verdes é uma ambição de vários adeptos que querem o estádio mais verde.
Percebo o lado cromático das cadeiras para dar ideia de sempre cheio, mas o verde para quem gosta do clube fica melhor.
Tiago_20 May 2nd, 2011, 12:58 PM O interior do estádio de Alvalade é uma azeiteirada (tipíca do Taveira). Não sou sportinguista, mas gostava de ver o estádio verde.
Só na teoria é que Alvalade tem 52 mil lugares... quando referem que está cheio tem lotações por volta dos 45 mil.
Aka May 2nd, 2011, 02:50 PM Alvalade tem pouco mais do que 50.000. Essa dos 52.000 é tão credível quanto aqueles gajos que insistem e dizer que o Estádio da Luz tem 60.000 lugares quando o total é 65.647 (mais próximo dos 70.000 até).
De qualquer forma, acho estranho que retirando um fosso daquele tamanho à volta do estádio só se ganhe um número tão reduzido de lugares. A não ser que não rebaixem o relvado até ao fim do fosso, porque seria demasiado.
seattle92 May 2nd, 2011, 06:26 PM Não encontrei outro tópico andei a procura mas não encontrei peço desculpas.
O estádio do Sporting vai sofrer obras este verão.
http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Godinho-Lopes-projeta--fechar-o-fosso-e-mudar-cadeiras-do-estadio.rtp&headline=46&visual=9&article=436517&tm=27
A capacidade do estádio é de 52 mil lugares e com o fecho do fosso irá passar para os 55 mil lugares.
Isto vai permitir não só os adeptos ficarem mais próximos da equipa como também melhores imagens captadas durante os jogos em que só aparece publicidade e betão mostrando o fosso e nunca o publico. O fosso torna-se seguro em termos de invasão de campo por outro lado é bastante perigoso se cai alguém para o mesmo são 4 metros de altura.
O relvado será rebaixado?
Márcio Lopes May 2nd, 2011, 06:38 PM O Relvado fica como está. O fosso irá continuar a existir. Simplesmente irão colocar uma "placa" de betão por cima do fosso e colocar cadeiras.
Aka May 2nd, 2011, 06:39 PM O relvado será rebaixado?
Se calhar o facto de haver pouco aumento de capacidade se deva a um não rebaixamento do relvado, uma vez que ainda há uma pequena altura entre a bancada actual e o relvado.
No entanto, isso não aproxima assim tanto o público.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/AlvaladeXXI4.jpg
Márcio Lopes May 2nd, 2011, 06:44 PM http://www.facebook.com/pages/Eu-quero-o-Estádio-José-Alvalade-sem-fosso-e-com-cadeiras-verdes/279099152145
Podem ver ai como vai ficar.
Aka May 2nd, 2011, 07:07 PM Epá, a solução com um mini-anel é péssima por dois motivos.
Primeiro, porque não fica bem um anel atarracado em comparação com o resto.
Segundo, porque as bancadas de Alvalade não são rectas, têm uma ligeira curva. O topo desse mini-anel nunca será perfeito como o render mostra, como acontece, por exemplo, no de Kuip - que acaba por ter um mini-fosso entre o mini-anel e a estrutura existente:
http://www.fussballtempel.net/uefa/NED/De_Kuip5.jpg
http://www.football-pictures.net/data/media/455/De_Kuip2.jpg
http://imagene.best2stay.nl/de-kuip-bezienswaardigheden-in-rotterdam-2(p:best2stay,item,481)(c:0).jpg
http://rotterdams.punt.nl/upload/kuip_18.JPG
pedrodepinto May 3rd, 2011, 12:00 AM Sinceramente, não compreendo a perseguição que muitos fazem ao pobre estádio :nuts:!
Márcio Lopes May 3rd, 2011, 03:50 AM Eu conheco muito bem o estádio estive muito perto na construção do estádio e estive ligado ao estádio nos seus 6 anos seguintes e o fosso é algo que afasta o adepto é inseguro qualquer adepto ou jogador pode ultrapassar o fosso e pumba cair la para baixo. Eu proprio não cai 2 a 3 vezes por pouco.
Márcio Lopes May 3rd, 2011, 03:51 AM Já para não falar na questão do apanha bolas etc etc Em termos de segurança uma carga policial demora muito mais tempo com o fosso pois os mesmos tem de passar por algumas pontes é complicado este sistema.
seattle92 May 3rd, 2011, 03:33 PM A mim custa-me um bocado perceber como é que se podem meter mais filas de cadeiras sem rebaixar o relvado.
Basta olhar para as pontes amarelas (quase não têm inclinação) para se perceber que o relvado está praticamente ao mesmo nível da primeira fila de bancadas.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/AlvaladeXXI4.jpg
Assim sendo, como é que se pode acrescentar o que quer que seja, vão pôr filas horizontais? :lol:
Não vejo que possam meter mais que duas ou três filas até ficaram exactamente ao nível do relvado. O que significa que também não se chega assim tão proximo do relvado quanto isso.
Seja como for, mesmo que não haja aumento nenhum de capacidade, só por taparem aquela merda já fico muito contente :D
seattle92 May 3rd, 2011, 03:38 PM http://www.facebook.com/pages/Eu-quero-o-Estádio-José-Alvalade-sem-fosso-e-com-cadeiras-verdes/279099152145
Podem ver ai como vai ficar.
Não sei quem fez essa imagem, mas não tem jeito nenhum.
Não tem em conta a curva que a bancada central tem e dá ideia que o relvado está uns 4 ou 5 metros abaixo da primeira fila actual, o que não corresponde à verdade (a não ser que tenham considerado o rebaixamento do relvado).
http://img229.imageshack.us/img229/4739/fosso2.jpg
Aka May 3rd, 2011, 07:50 PM Fazem um anel plano. :D
http://alentejodive.jalbum.net/Jo%C3%A3o%20Fialho/Sporting/slides/Alvalade%20XXI-Agosto2007-02.jpg
E ainda há outro problema que obrigará a que o relvado seja rebaixado. Os serviços são feitos no fosso, inclusive as portas de entrada para ambulâncias. Se as portas já estão lá em baixo não me parece que agora surjam outras no nível do actual anel inferior.
EDIT: A não ser que nos cantos das entradas haja uma subida recta para o relvado.
Andre_idol May 4th, 2011, 12:53 AM Bem...não esperava que fosse tão rápido. O Sporting colocou há uma semanas disponivel um mail para os sócios falarem nas melhorias que gostariam de ver implementadas no estádio (OBVIAMENTE sabendo-se que eles dizer fosso e cadeiras...logo se perguntaram e sabiam a resposta é porque deve ser possivel.
Ainda hoje puderam ver um exemplo de uma bancada quase plana...atrás das balizas do Camp Nou. Nem que seja meia-dúzia de filas ia dar outro ambiente ao estádio. Espero que o façam e que não fique uma asneira. Baixar o relvado também não deve ser grande problema...mas não me acredito que eles queiram fazer asneira com a, finalmente, perfeita relva.
Quanto às cadeiras...estão bem assim. Elas são para estar cheias por isso não importa muito a cor em dias de jogo.
Márcio Lopes May 4th, 2011, 04:10 AM A imagem em cima que taparam o fosso a verde o verde está muito muito para a frente tem de ser mais para trás pois falta o corredor tecnico e os paneis de publicidade do próprio jogo.
Algumas partes do fosso vão ser visiveis o caso das rampas para as ambulâncias e os respiradores do estacionamento que ja na actualidade dão para o fosso.
Aka May 4th, 2011, 04:19 AM Não é nada quase plana.
Olha junto aos túneis, o ponto mais alto dessa bancada ultrapassa a altura de um ser humano:
http://www.tomfowlks.com/gallery/large/campNou_01.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/13/Camp_Nou_Barcellona.JPG
Em Alvalade duvido que a diferença entre a parte mais baixa do primeiro anel e o relvado chegue, sequer, ao joelho. Aquele muro de separação com o fosso é que dá a ideia de que a altura é maior:
http://www.fussballtempel.net/uefa/POR/Alvalade4.jpg
http://www.fussballtempel.net/uefa/POR/Alvalade6.jpg
http://www.fussballtempel.net/uefa/POR/Alvalade5.jpg
http://www.fussballtempel.net/uefa/POR/Alvalade3.jpg
Esta imagem é bastante elucidativa. Podes imaginar as pontes como o máximo possível para uma bancada. E isto se ela tivesse rampa em vez de escadas!!!! Porque senão acho que nem uma fila dava.
Mas pronto, façam isso e depois não se queixem de terem dezenas de cabeças à frente.
Ah! E a largura do fosso é diferente ao longo do estádio. Nas bancadas de topo é mais apertado, tornando a solução mais difícil. Além de que terias quatro bancadas diferentes. Esteticamente tem o que se lhe diga.
http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/721787.jpg
seattle92 May 4th, 2011, 06:37 PM E ainda há outro problema que obrigará a que o relvado seja rebaixado.
Não pode. Há zonas no 2º anel em que o limite de visibilidade já está em cima da linha. Já ouvi dizer até que em algumas partes nem dá pra ver a marcação de cantos por exemplo.
Isso torna impossível o rebaixamento do relvado.
Aka May 4th, 2011, 06:50 PM Não pode. Há zonas no 2º anel em que o limite de visibilidade já está em cima da linha. Já ouvi dizer até que em algumas partes nem dá pra ver a marcação de cantos por exemplo.
Isso torna impossível o rebaixamento do relvado.
****-**!
Estava a duvidar disso devido à distância provocada pelo fosso, mas afinal é verdade.
http://2.bp.blogspot.com/_lg4oWE28UvU/S94cuc8cIKI/AAAAAAAAEJI/qc7qyYgNgcE/s1600/EASEJA5.jpg
Provavelmente ficaria ali no limitezinho.
Aka May 4th, 2011, 07:05 PM http://farm4.static.flickr.com/3196/3085363091_222ac4a42e_z.jpg?zz=1
http://farm2.static.flickr.com/1179/1416483985_4503590cb8_o.jpg
Daqui nem parece tão mau, mas é do lado dos bancos de suplentes, logo a linha lateral está mais distante.
http://farm5.static.flickr.com/4034/4494625374_99e65e3a52_z.jpg
J.Silva May 5th, 2011, 03:44 AM E se em vez de baixar o relvado, ou meter cadeiras umas em frente das outras a solução fosse prolongar a placa do relvado ate ao final das bancadas?
Resumindo era encher o fosso de terra e plantar relva em cima, com os devidos ajustes claro!
Aka May 5th, 2011, 03:57 AM Mas isso já foi falado. O problema é que assim não se aumenta a capacidade do estádio como foi dito pelo Godinho Lopes.
J.Silva May 5th, 2011, 02:46 PM Mas isso já foi falado. O problema é que assim não se aumenta a capacidade do estádio como foi dito pelo Godinho Lopes.
Mas o objectivo de acabar com o fosso não é aumentar a lotação do estádio, é sim juntar os adeptos à equipa!
seattle92 May 5th, 2011, 04:37 PM ^^
Óbvio e vai ser isso que acabará por ser feito. Não necessariamente "encher" o fosso, mas tapa-lo com uma estrutura e deixar à mostra apenas as subidas (para ambulâncias e outras viaturas que precisem de chegar ao relvado).
Só estamos é a achar estranho toda esta conversa de meter mais 3 mil lugares no estádio. Se não se pode baixar o relvado, não vejo grande forma de isso acontecer.
Aka May 5th, 2011, 05:58 PM Se a única coisa que se faz é tapar o fosso a equipa não fica mais próxima dos adeptos a não ser que te estejas a referir a invasões de campo.
Márcio Lopes May 5th, 2011, 09:36 PM O fosso vai continuar a existir mas tapado. Lá por baixo aquilo será um corredor tecnico.
seattle92 May 6th, 2011, 07:16 PM Se a única coisa que se faz é tapar o fosso a equipa não fica mais próxima dos adeptos a não ser que te estejas a referir a invasões de campo.
Claro que fica. Não em metros, mas psicologicamente. O fosso é uma merda, parece que corta completamente a ligação entre bancada e relvado.
Andre_idol May 9th, 2011, 10:02 PM Boas noticias.
Bancada metálica em vez do fosso
Godinho Lopes reafirmou, em entrevista à Antena 1, que o fosso do Estádio José Alvalade, deverá dar lugar a uma bancada metálica com capacidade para 3 mil adeptos.
O presidente do Sporting prometeu ainda que a construção do pavilhão "será feita até ao final do mandato"
in Record
fidalgo May 31st, 2011, 12:23 AM Construção do novo pavilhão arranca em 2012
Custo do novo pavilhão do Sporting ronda os 13 milhões de euros.
O novo pavilhão do Sporting começará a ser construído no primeiro semestre de 2012 e o seu custo previsto ronda os 13 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa Mário Patrício, director geral das modalidades do clube.
«O Plano de Pormenor Alvalade XXI (PPA) deve ser aprovado em Assembleia Municipal da Câmara entre Outubro e Novembro, pelo que prevejo que o pavilhão, numa estimativa optimista, comece a ser construído no primeiro semestre de 2012», disse Mário Patrício após a reunião pública de esclarecimento promovida ao fim da tarde pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) no auditório de Alvalade sobre esta temática.
O dirigente ‘leonino’ lembrou que o PPA «era para estar aprovado em Dezembro de 2010» e que o início da construção do pavilhão depende também do «lançamento do concurso para a empreitada e da resposta da empresa de construção», à qual será adjudicada a obra, razão pela qual considerou uma «utopia afirmar que o pavilhão vai estar construído dentro de dois ou três anos».
O próprio Mário Patrício admite, agora, que a ideia de finalizar esta obra durante o mandato dos actuais órgãos sociais «não é um dado adquirido», por condicionalismos que ultrapassam o próprio Sporting, embora seja “esse o objectivo».
Quanto ao custo da obra, o dirigente ‘leonino’ avançou com uma verba que tem sido apontada em torno dos 13 milhões de euros, mas advertiu que esta estimativa «não é rigorosa», tendo em conta que se está a um do início da empreitada.
«Há um ano ninguém imaginava que o Fundo Monetário Internacional (FMI) entraria em Portugal. É preferível fazer as coisas bem feitas, investir mais tempo no projecto para evitar derrapagens e assegurar um controlo mais rigoroso”, observou Mário Patrício, que não quis levantar a ponta do véu acerca das fontes de financiamento a que o Sporting vai recorrer para construir o pavilhão, as quais “estão a cargo do Conselho Diretivo e da área comercial».
Lembrou que a fase de discussão do PPA «termina a 02 de Junho», à qual se seguirá um período para eventuais questões até aquele «ser enviado para a Assembleia Municipal em Julho», devendo esta pronunciar-se sobre o mesmo em Setembro, pelo que a sua aprovação deverá ocorrer «entre Outubro e Novembro de 2011».
Por parte da CML marcou presença o arquitecto Duarte Capelo, que deu a conhecer detalhes do PPA, nomeadamente a localização do pavilhão, que será rodeado de um espaço ajardinado e não terá parque de estacionamento, e o seu enquadramento na área envolvente, que disporá de uma alameda, um corredor ecológico, passeios arborizados, vários tipos de vegetação à superfície, graça a uma área de drenagem subterrânea, entre outras mais-valias paisagísticas.
Duarte Capelo esclareceu que o pavilhão não terá qualquer parque de estacionamento adstrito, por entender que não faria sentido «gastar dinheiro nessa infra-estrutura», tendo em conta a oferta envolvente, «várias vezes superior ao necessário», nomeadamente dos lugares de estacionamento do próprio estádio Alvalade XXI, e a que será posta à disposição «no âmbito do loteamento e do projecto do interface».
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/05/30/constru_o_do_novo_pavilh_o_arra.html
traveler May 31st, 2011, 12:42 AM Good news!
PortoNuts May 31st, 2011, 01:09 PM Ainda bem. :applause:
Mayombe May 31st, 2011, 09:00 PM Mas para que querem aumentar a capacidade se o estádio está sempre às moscas ou perto disso?!?! Tapem lá o fosso e pronto...
AZT2009 June 1st, 2011, 10:32 AM E se em vez de baixar o relvado, ou meter cadeiras umas em frente das outras a solução fosse prolongar a placa do relvado ate ao final das bancadas?
Resumindo era encher o fosso de terra e plantar relva em cima, com os devidos ajustes claro!
DEscupa mas se existe fosso é para prevenir as invasões do relvado.
Al-Madan June 1st, 2011, 03:32 PM http://farm5.static.flickr.com/4034/4494625374_99e65e3a52_z.jpg
Fosso, cobertura claustrofóbica, má circulação do ar que prejudica a qualidade do relvado, lapso no projecto do local para a colocação dos ecrãs gigantes, estádio esteticamente feio, enfim. Taveira ftw, foi ele tirar uma especialização em estádios para os EUA para isto.
Mas para que querem aumentar a capacidade se o estádio está sempre às moscas ou perto disso?!?! Tapem lá o fosso e pronto...
Nem mais, a média de assistências do Sporting é metade da capacidade do estádio. "É tudo a grande!"
pedrodepinto June 1st, 2011, 03:51 PM Fosso, cobertura claustrofóbica, má circulação do ar que prejudica a qualidade do relvado, lapso no projecto do local para a colocação dos ecrãs gigantes, estádio esteticamente feio, enfim. Taveira ftw, foi ele tirar uma especialização em estádios para os EUA para isto.
Não há mais defeitos :lol:?
fidalgo June 1st, 2011, 03:52 PM DEscupa mas se existe fosso é para prevenir as invasões do relvado.
essa era a função do fosso do estadio da luz, que não servia para mais nada senão para evitar invasões de campo, ao bom estilo dos estadios sul-americanos
até porque o de alvalade não evita invasões. tem acessos nas bancadas para o caso de uma evacuação rapida das bancadas, como é visivel nesta imagem (http://2.bp.blogspot.com/_lg4oWE28UvU/S94cuc8cIKI/AAAAAAAAEJI/qc7qyYgNgcE/s1600/EASEJA5.jpg)
E se em vez de baixar o relvado, ou meter cadeiras umas em frente das outras a solução fosse prolongar a placa do relvado ate ao final das bancadas?
há quem ainda não tenha entendido que o fosso de alvalade, não é um simples buraco, como outros
é uma zona técnica, onde entre outros, é o acesso de veiculos ao campo relvado, bem como o acesso aos balnearios.
Encher o fosso de terra ... :bash:
Al-Madan June 1st, 2011, 03:57 PM Não há mais defeitos :lol:?
Joga lá o Sporting. :D
pedrodepinto June 2nd, 2011, 01:15 AM Bem me parecia :laugh:!
Aka September 17th, 2011, 07:08 PM Eu sei que andam a pintar parte do estádio para acabar com os amarelos e outras cores que pouco têm a ver com o Sporting - apesar de algumas opções esteticamente discutíveis também -, mas é verdade que além disso andam a retirar alguns dos azulejos do exterior?
Quanto ao pavilhão - cada vez mais difícil -, não choca com parte do projecto Metropolis?
pedrodepinto September 17th, 2011, 08:23 PM Desconheço quaisquer alterações ao estádio :dunno:.
Julgo que não há qualquer colisão entre o Metropolis e o pavilhão... Mas temos de esperar para ver!
Aka September 17th, 2011, 09:10 PM Desconheço quaisquer alterações ao estádio :dunno:.
(Penso que são estas escadas: http://maps.google.com/?ll=38.762655,-9.160699&spn=0.002514,0.005493&t=h&z=18&vpsrc=6&layer=c&cbll=38.762699,-9.160576&panoid=O6MXdCIVRufTArJpJGKTFg&cbp=12,193.38,,0,11.07)
http://img189.imageshack.us/img189/9024/img20110907175455.jpg
http://www.sportingapoio.com/wp-content/uploads/2011/08/alva1.jpg
http://i51.tinypic.com/149p0fo.jpg
http://i53.tinypic.com/r8b9jm.jpg
http://img59.imageshack.us/img59/768/estadiox.jpg
Eu perguntei acerca dos azulejos por causa disto: "Hoje passei pelo estádio e estavam a ser retirados alguns azulejos."
AZT2009 September 18th, 2011, 01:39 PM Qual a probelidade de pintarem as cadeiras do estádios de verde e outras de branco?
O pavilhão já à movimento?
mourarq September 18th, 2011, 03:22 PM Qual a probelidade de pintarem as cadeiras do estádios de verde e outras de branco?
PROBABILIDADE :bash:
Nenhuma. Ninguém iria mandar pintar umas cadeiras. Quanto muito retiravam as coloridas e substituíam por umas novas, brancas e verdes
Aka September 18th, 2011, 03:30 PM PROBABILIDADE :bash:
Nenhuma. Ninguém iria mandar pintar umas cadeiras. Quanto muito retiravam as coloridas e substituíam por umas novas, brancas e verdes
Claro.
De qualquer forma, penso que isso ainda não está nos planos, porque as cadeiras... pagam-se.
Nikom September 18th, 2011, 04:35 PM ^^ Está nos planos sim, foi falado pelo Presidente Godinho Lopes em várias entrevistas. Em principio, no final do Verão de 2012, as cadeiras já estrão mudadas :okay:
AZT2009 September 18th, 2011, 06:52 PM ^^ Está nos planos sim, foi falado pelo Presidente Godinho Lopes em várias entrevistas. Em principio, no final do Verão de 2012, as cadeiras já estrão mudadas :okay:
Cadeiras verdes e cadeiras Brancas?
Luis87 September 18th, 2011, 07:55 PM Se assim fosse ia ficar muito bem.
AZT2009 September 18th, 2011, 07:56 PM Se assim fosse ia ficar muito bem.
Devia ter sido assim de inico.
Nikom September 18th, 2011, 07:57 PM Cadeiras verdes e cadeiras Brancas?
Falou-se em cadeiras verdes, mas não impede de ter uma brancas
Tiago_20 September 18th, 2011, 10:27 PM ^^ Está nos planos sim, foi falado pelo Presidente Godinho Lopes em várias entrevistas. Em principio, no final do Verão de 2012, as cadeiras já estrão mudadas :okay:
Ora aí está uma boa medida do Sporting, o que lá está actualmente é uma azeiteirada. Ao menos podiam ter-se cingido a duas cores (verde e branco) mas perferiram fazer um arco íris.
Andre_idol September 19th, 2011, 12:47 AM Teoricamente o fosso e as cadeiras coloridas são para acabar na próxima época. Assim como li que os mastros da cobertura também vão ser pintados de verde...tou pra ver como vai ficar...
Aka September 19th, 2011, 02:07 AM O fosso acabaria se houvesse procura suficiente. Não há.
Na minha opinião pessoal o que estão a fazer também é meio azeiteiro: aquele verde horrível nas escadas, sem contar com o verde à entrada do multidesportos.
Se eu fosse dirigente do Sporting (e sportinguista) o que faria era colocar apenas cadeiras verdes e deixar as escadas em branco ou naquele cinzento claro mais normal. Não pintaria os mastros de verde, mas sim de branco - quanto muito de preto. Até poderia deixar azulejos no exterior, mas apenas em verde (com um branco aqui e ali). Tudo quanto fosse circense também seria posto em verde e branco.
Isto é ridículo: http://maps.google.com/?ll=38.76265,-9.160699&spn=0.005028,0.010986&t=h&z=17&vpsrc=6&layer=c&cbll=38.762692,-9.160876&panoid=mHuj-NUN22xJaqZyQvNa1g&cbp=12,195.92,,0,-6.15
Isto é ridículo: http://maps.google.com/?ll=38.761094,-9.162598&spn=0.005028,0.010986&t=h&z=17&vpsrc=6&layer=c&cbll=38.761432,-9.162883&panoid=Eq4s6nhsSLqJXK8NAtMdjQ&cbp=12,108.9,,0,-2.2
Isto nem sei o que é: http://maps.google.com/?ll=38.759873,-9.16057&spn=0.005028,0.010986&t=h&z=17&vpsrc=6&layer=c&cbll=38.759895,-9.160373&panoid=bVd7-Xij1YPWG2Sf2V2cvA&cbp=12,9.14,,0,-8.97
Até isto fica mal: http://maps.google.com/?ll=38.760007,-9.159776&spn=0.005028,0.010986&t=h&z=17&vpsrc=6&layer=c&cbll=38.760138,-9.159404&panoid=HA4xvQ9fIhx-zapbHV1LhQ&cbp=12,341.46,,0,-10.99
Talvez mudasse a cor dos suportes do anel superior de amarelo para "cor de betão". Outra alternativa seria cobrir tudo; não com painéis publicitários, mas com algo diferente que jogasse bem com as cores do resto.
E mudem a localização dos ecrãs gigantes, aquilo é vergonhoso. Ao contrário do que alguns sportinguistas dizem, dá para colocar na cobertura, tipo isto:
http://stadiony.net/pictures/stadiums/ger/ltu_arena/ltu_arena13.jpg
Com pequenas partes um pouco acima e abaixo da cobertura, mas com a maioria do ecrã encostado à estrutura.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Jose-Alvalade-Stadion_in_Lissabon.jpg
seattle92 September 19th, 2011, 05:54 PM http://img59.imageshack.us/img59/768/estadiox.jpg
Mas porque não um verde escruro igual ao das cadeiras? Porra! Não acertam uma :bash:
Andre_idol September 20th, 2011, 01:34 AM ^^As escadas têm de ter uma côr diferente...
E eu gosto do contraste verde/amarelo...mas lá está...gostos.
seattle92 September 20th, 2011, 10:59 AM ^^
Eu estava a falar das escadas. Porque é que pintaram de um verde diferente do das cadeiras.
Quanto ao contraste que gostas, o problemas é que o estádio está cheio de contrastes. Ou melhor, o próprio estádio é um contraste.
SR-71 September 20th, 2011, 11:22 AM Eu até gosto da cor das escadas, e com o resto das bancadas em verde deve ficar espectacular, mas não sei o que é que esses "gestores de excelente qualidade" estavam a pensar não só quando telefonaram ao Taveira como quando aprovaram o projecto de arquitectura e a paleta de cores do estádio...
E mudem a localização dos ecrãs gigantes, aquilo é vergonhoso. Ao contrário do que alguns sportinguistas dizem, dá para colocar na cobertura, tipo isto:
http://stadiony.net/pictures/stadiums/ger/ltu_arena/ltu_arena13.jpg
...mas com essa solução as pessoas que ficam nos pontos mais altos das bancadas centrais deixam de ver os ecrãs gigantes.
fidalgo September 20th, 2011, 12:55 PM uma coisa destas é que era
http://hockey.ballparks.com/NHL/ChicagoBlackhawks/scoreboard.jpg
como puseram nos novos estádios de Varsóvia e Bucareste
Andre_idol September 20th, 2011, 10:50 PM ^^Era doce :D
^^
Eu estava a falar das escadas. Porque é que pintaram de um verde diferente do das cadeiras.
Porque TEM de ser diferente ;)
Filipe_Teixeira September 21st, 2011, 01:19 PM em amarelo estava muuuito melhor.
Adrian31 September 21st, 2011, 02:21 PM os sportinguistas que me desculpem mas este estadio é horrivel...
lol
uma taveirada de grande nivel.
Aka September 21st, 2011, 05:16 PM Estão a pintar as escadas da cor das de Leiria.
http://3.bp.blogspot.com/_pdZaybwKJNU/S7r4gErCv3I/AAAAAAAAA9A/S9Xn7M22ZVw/s1600/estadio+leiria.jpg
Não tarda...
pedrodepinto September 21st, 2011, 08:05 PM Já que falaste em Leiria, já há planos em marcha para essa parte inacabada :lol:?
Barragon September 21st, 2011, 10:00 PM Não era um CC?
Aka September 21st, 2011, 10:31 PM http://www.idealconstructioninc.net/Images/renovation_and_remodeling/demolition/Copy%20of%20demolition.jpg
Andre_idol September 21st, 2011, 11:36 PM :yes: :lol:
pedrodepinto September 22nd, 2011, 12:19 AM Foi demolido :eek2:?
Aka September 22nd, 2011, 12:46 AM Sim. E agora estão a pensar fazer um de 35.000 lugares na Marinha Grande com capacidade para um aumento de 15.000 lugares, a pensar num futuro Mundial em Portugal.
pedrodepinto September 22nd, 2011, 12:02 PM É melhor não pensar nisso :sleepy:...
Também fico surpreendido por ver que o bloco foi demolido ainda com equipamentos no interior :nuts:, como os estores ou a indicação da saída!
Aka September 22nd, 2011, 01:47 PM Nada foi demolido.
pedrodepinto September 22nd, 2011, 04:24 PM Estás a fazer pouco de mim :lol:?
Aka September 22nd, 2011, 04:51 PM Um pouquinho.
Filipe_Teixeira September 22nd, 2011, 11:52 PM até porque na fotografia se vê mar.
pedrodepinto September 23rd, 2011, 12:27 AM Seja como for, uma demolição desse bloco não é totalmente descabida :hahano:...
Por esta vez, perdoo-vos :lol:!
Aka September 29th, 2011, 10:39 PM Voltando àquela questão de fecho do fosso e/ou do rebaixamento do relvado.
Se rebaixar o relvado pode criar lugares cegos, por que não... elevar o relvado? Colocava-se este ao nível do ponto mais baixo da bancada, aceitava-se os 50.000 lugares sem acrescentar desnecessárias bancadas temporárias, e estando mais elevado até permite melhor visão na bancada superior.
E depois tapava-se o fosso de vez.
Andre_idol September 29th, 2011, 11:42 PM ^^ssshhh agora que o relvado tá bom não mexe!
Aka September 30th, 2011, 12:30 AM Por acaso até nem está.
Estamos no final de Setembro, tem estado bom tempo, e o relvado já está a ficar esburacado.
pedrodepinto September 30th, 2011, 12:46 AM A mim não me choca nada o fosso...
Andre_idol October 1st, 2011, 01:21 AM Por acaso até nem está.
Estamos no final de Setembro, tem estado bom tempo, e o relvado já está a ficar esburacado.
Isso foi por causa de um jogo dos juniores para a Liga dos Campeões com o Wolfsburg em que na segunda parte choveu a baldes e o relvado ficou em muito mau estado. Mas aguentou-se bem. E depois disso esteve em tratamento.
Aka October 20th, 2011, 03:17 AM A Caixa cagou de alto para este projecto.
O Sporting está à procura de alternativas.
Boa sorte (leia-se: esqueçam).
j0hnny October 23rd, 2011, 10:42 PM A Caixa cagou de alto para este projecto.
O Sporting está à procura de alternativas.
Boa sorte (leia-se: esqueçam).
Ai foi?
Quer dizer, com o fcp é o Dragão Caixa, com o slb até existe o Caixa Futebol Campus, com o Sporting nada...
mourarq October 26th, 2011, 08:13 PM Sporting recebe sinal verde para construir polidesportivo
Câmara de Lisboa aprovou nesta quarta-feira o Plano de Pormenor Alvalade XXI
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-pavilhao-terrenos-alvalade-sporting-polidesportivo-plano-pormenor-alvalade-xxi-sporting-godinho-lopes/1293037-1457.htm
jpfg October 26th, 2011, 08:48 PM http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_futplanopormenoraprovadocml_261011_82242.asp
26-10-2011
Plano de Pormenor aprovado
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, o Plano de Pormenor para a construção do novo pavilhão do Sporting, com as abstenções dos vereadores do CDS/PP e da CDU.
Está assim dada a luz verde para a apresentação do projecto de execução da obra, seguindo-se paralelamente o projecto de licenciamento do pavilhão «leonino». À saída da reunião, o presidente do Conselho Directivo, Godinho Lopes, mostrou-se satisfeito com a decisão favorável da autarquia. “O acordo que tinha sido feito com a CM de Lisboa, resultante da decisão do Tribunal Arbitral, necessitava da aprovação do Plano de Pormenor para a construção do pavilhão. Isso ficou aprovado e agora pode partir-se para a fase do projecto, que tem de ser feito à medida e irá depois ser submetido à aprovação da Câmara. Fico satisfeito por ter sido reposta a verdade. Há ainda um longo caminho a percorrer, pois há um aspecto técnico que corresponde à execução do projecto, submetendo-o depois à aprovação da autarquia, e outro aspecto financeiro que é o de garantir as condições necessárias para a sua edificação”; disse.
Texto: Sandro Baguinho
Fotos: Pedro Cruz
:banana:
Andre_idol October 27th, 2011, 11:05 PM A CGD gastou o dinheiro todo a construir o pavilhão de outros :lol: :ohno: Por isso ainda vai demorar...
Aka October 29th, 2011, 02:40 AM Foi antes da crise (ou não).
EDIT: O Dragão Caixa e o Caixa Futebol Campus tiveram financiamento da Caixa ou é apenas naming?
Aka November 7th, 2011, 01:24 AM Agora é que vão mesmo fechar o fosso...
Lss911 November 7th, 2011, 01:54 AM HA HA! Venha ele desde que "aproximem as cadeiras" (se tecnicamente possivel claro) do campo de jogo!
Al-Madan November 7th, 2011, 03:18 PM Então o fosso não foi feito para aleijar os mais corajosos que ousassem transpor este obstáculo medieval? Ontem ficou provado que malhar com a testa lá em baixo aleija mesmo. Mission accomplished!!
seattle92 November 7th, 2011, 05:38 PM É desta. Espero que seja o fim daquela vergonha.
Andre_idol November 7th, 2011, 11:31 PM Então o fosso não foi feito para aleijar os mais corajosos que ousassem transpor este obstáculo medieval? Ontem ficou provado que malhar com a testa lá em baixo aleija mesmo. Mission accomplished!!
Resultou muito bem a coisa num jogo contra o Benfica :lol:
A desculpa de que não haveria procura para aqueles lugares já não serve...nem que fechem aquilo com tábuas de madeira :ohno:
pedrodepinto November 8th, 2011, 01:03 AM E as tão afamadas medidas de segurança :hahano:?
Aka November 9th, 2011, 06:45 PM Uma coisa é certa, só caíram porque fizeram o que não deviam. Senão, qualquer dia proíbem-se os segundos anéis nos estádios... Também se pode cair lá de cima.
Al-Madan November 10th, 2011, 12:08 PM Resultou muito bem a coisa num jogo contra o Benfica :lol:
Não me recordo. :?
pedrodepinto November 10th, 2011, 12:52 PM Teriam invadido o campo :lol:? Também não faço ideia!
seattle92 November 10th, 2011, 03:22 PM Sim, a Juve Leo (4 ou 5 elementos).
http://www.ny-attractions.com/img/a5/a57/Invas_o_da_JUVE_LEO_Sporting_0_1_Benfica_2004.jpg
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRaJaxX7V2kTCYmIF84swuL8Uiza1h3UZKNoQiQEh1e3OFGD5F6mbn-ZiKxyQ
pedrodepinto November 11th, 2011, 12:22 AM Pela imagem de baixo, essa invasão foi algures entre Abril de 2004 e Janeiro de 2007, não :lol:?
|
|