View Full Version : Rio de Janeiro é a cidade emergente mais dinâmica do mundo lusófono

Cauê
December 18th, 2010, 11:15 PM
Rio de Janeiro é a cidade emergente mais dinâmica do mundo lusófono

Internacional

2010-12-18

O Rio de Janeiro é a cidade do mundo lusófono mais bem colocada no ranking de capitais emergentes após a crise mundial, de acordo com estudo da London School of Economics, em que as principais cidades portuguesas aparecem no fim da tabela.

Com a 10.ª posição, o Rio de Janeiro figura no ranking de cidades emergentes mais dinâmicas após a crise mundial, segundo aponta o estudo ‘Global Metro Monitor’ do importante centro de estudos e debates políticos e económicos na Inglaterra que realizou um ranking de dinamismo económico no período de 2009 e 2010.

O estudo da London School of Economics mede a performance económica de 150 regiões metropolitanas do mundo a partir de indicadores de rendimento e criação de emprego.

A lista é liderada por Istambul, na Turquia, seguida por Shenzhen, na China, Lima, no Peru, Singapura e Santiago do Chile, num ranking em que Lisboa surge na 112.ª posição e o Porto na 144.ª.

Entre as cidades brasileiras, após o Rio de Janeiro como a mais bem colocada na lista, segue Belo Horizonte em 22.º, São Paulo em 25.º e Brasília 32.º.

A análise mostra que muitas metrópoles de América Latina e Ásia recuperaram “completamente” da crise, ao contrário da Europa e dos Estados Unidos, segundo aponta um dos autores do estudo, Alan Berube.

Além da força dos emergentes na recuperação económica pós crise, o estudo também conclui que a economia global é dependente das metrópoles.

Apesar de as regiões analisadas reunirem apenas 12 por cento da população mundial, elas concentram c erca de 46 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) global.

O estudo ainda mostra que a performance económica das metrópoles está atrelada às economias nacionais.

Dessa forma, as políticas fiscal, monetária e de comércio tornam-se fundamentais na maior exposição ou proteção das grandes cidades a crises.

O Rio de Janeiro, segundo o governador do estado, Sérgio Cabral, tem mais de 90 mil milhões de dólares em investimentos públicos e privados mapeados e contratados para os próximos quatro anos.

“Trata-se de uma das maiores carteiras de novos investimentos em comparação a qualquer estado, província ou região do mundo”, afirmou Cabral a centenas de empresários norte-americanos em Nova Iorque.

O Rio, caracterizou Cabral, tem dimensões de um país. Só o estado tem 16 milhões de habitantes e oito milhões de visitantes.

“O Rio é a síntese do Brasil. A marca Rio é muito forte, ela estava adormecida, maltratada, prejudicada. Mas é tão forte que nesses quatro anos a gente conseguiu ganhar os Jogos Olímpicos. É só fazer o dever de casa”, argumentou.

Em 2011, o Rio sediará os Jogos Mundiais Militares e o Rock in Rio, no ano seguinte, a comunidade internacional estará no Rio para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Em 2013, Brasil acolherá a Copa das Confederações, já em 2014, receberá o Mundial de Futebol e, em 2016, o Rio terá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=39997

Príncipe
December 18th, 2010, 11:19 PM
Se o RJ estivesse na frente de Lima ou Santiago, seria considerada pelo título da matéria como a cidade emergente mais dinâmica da américa latina.

Mas como isso não aconteceu, então inventaram essa de 'mundo lusófono' pra que o feito fosse mais impressionante :lol: :lol: :lol: - convenhamos que fora do Brasil não há muitas cidades lusófonas e emergentes que possam competir com as brasileiras...enfim parabéns ao Rio que vive um bom momento ! :okay:

pulga
December 18th, 2010, 11:28 PM
Se o RJ estivesse na frente de Lima ou Santiago, seria considerada pelo título da matéria como a cidade emergente mais dinâmica da américa latina.

Mas como isso não aconteceu, então inventaram essa de 'mundo lusófono' pra que o feito fosse mais impressionante :lol: :lol: :lol: - convenhamos que fora do Brasil não há muitas cidades lusófonas e emergentes que possam competir com as brasileiras...enfim parabéns ao Rio que vive um bom momento ! :okay:

a notícia é de um jornal português... por isso o título :nuts:

:lol:

Cauê
December 18th, 2010, 11:32 PM
^^
Coisa de português.

Mas a cidade ficou na 10ª posição no ranking mundial entre as emergentes e, para uma cidade que até "ontem" era decadente, essa ressureição é magnífica. Eu jamais imaginei que o Rio fosse aparecer, por exemplo, a frente de Sampa num ranking assim, sobre "dinamismo".

Rekarte
December 19th, 2010, 12:03 AM
Que pena,jurava que seria Dili :(
mas tudo bem,fica para a proxima!

Rodalvesdepaula
December 19th, 2010, 12:06 AM
É bom ver o Rio de Janeiro literalmente ressurgindo das cinzas, como uma fênix.

CARIOCAemSSA
December 19th, 2010, 12:12 AM

Pensei o mesmo.

Cauê
December 19th, 2010, 12:25 AM
Achei parte do ranking no "Jornal de Floripa":

http://b.imagehost.org/0685/4578.jpg (http://b.imagehost.org/download/0685/4578)

http://www.jornalfloripa.com.br/economia/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=2465

araujo.lcarlos
December 19th, 2010, 01:41 AM
:applause: putz, a cidade mais dinâmica do mundo...de fala portuguesa(Brasil,Portugal,Angola,Moçambique,Guine-bissau,S.Tomé e Principe e Timor).
:lol::lol:

pulga
December 19th, 2010, 02:13 AM
pessoal gosta de procurar pelo em ovo hein, como eu disse antes a razão do título é pq é uma notícia num jornal português

GIM
December 19th, 2010, 04:24 AM
Parece que eles não estão entendendo... ( ou melhor estão "intendenu"!)

http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2010/12/18/1877169.jpg

fonte: Folha de São Paulo

HRLR
December 19th, 2010, 04:28 AM
^^
Coisa de português.

Mas a cidade ficou na 10ª posição no ranking mundial entre as emergentes e, para uma cidade que até "ontem" era decadente, essa ressureição é magnífica. Eu jamais imaginei que o Rio fosse aparecer, por exemplo, a frente de Sampa num ranking assim, sobre "dinamismo".

Rio de Janeiro é a cidade que mais se recuperou economicamente no mundo lusófono e não a cidade mais dinâmica da mundo lusófono.

Guaporense
December 19th, 2010, 04:56 AM
Não sei exatamente qual seria a utilidade de fazer uma comparação entre 150 cidades com indicadores do peri odo 2009-10, apenas, ao invés de fazer uma média da década, por exemplo, que mediria as tendências de dinamismo reais e não apenas as flutuações.

Karabuy
December 19th, 2010, 05:17 AM
Eika Batista ta gastando dinheiro pra mudar o Rio heim

GIM
December 19th, 2010, 05:34 AM
Belo Horizonte - pós recessão 22 http://www.skyscrapercity.com/images/smilies/stickdance.gifhttp://www.skyscrapercity.com/images/smilies/stickdance.gifhttp://www.skyscrapercity.com/images/smilies/stickdance.gif e pré recessão 42 http://www.skyscrapercity.com/images/smilies/stickdance.gif....em 150 regiões metropolitanas no mundohttp://www.skyscrapercity.com/images/smilies/banana.gif

Slice Shot
December 19th, 2010, 05:48 AM
Post editado, houve engano!

Rekarte
December 19th, 2010, 07:21 AM
Posso estar falando algo errado
mas a recuperação economica desta pesquisa,deve ser baseado em valores relativos a economica de cada cidade
como a cidade de SP tem uma economia maior do que a do Rio(e qualquer outra cidade brasileira),me valores absolutos ela estaria na frente,mas n esta em valores relativos
e por isso,naturalmente se ver mais construções em SP,inclusive construções empresarias e de classe alta,mais do que em qualquer outra cidade do Brasil

Farol da Barra
December 19th, 2010, 08:19 AM
Achei parte do ranking no "Jornal de Floripa":

http://b.imagehost.org/0685/4578.jpg (http://b.imagehost.org/download/0685/4578)

http://www.jornalfloripa.com.br/economia/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=2465

As cidades chinesas estão danadinhas, por esse ranking.

Agora, confesso que me causa estranheza BH a frente de São Paulo, como mais emergente.

GIM
December 19th, 2010, 03:27 PM
As cidades chinesas estão danadinhas, por esse ranking.

Agora, confesso que me causa estranheza BH a frente de São Paulo, como mais emergente.

Tudo em termos proporcionais, relativos, específicos...tanto que "as cidades chinesas estão danadinhas" mas começam pela 2º e 6º posição, e é óbvio que Xangai tem muito mais expressão econômica mundial que Istambul por exemplo...ou Lima...ou Santiago

Cobucci
December 19th, 2010, 09:07 PM
tchelllo, a cidade do Rio pode ainda não ter muitos projetos em andamento, mas a previsão pra um futuro próximo é de que seja grande.

O preço dos imóveis no Rio tem disparado em uma velocidade mais rápida do que no resto do país e metade do Centro da cidade está pra ser completamente revitalizado. A cidade vai ter uma explosão de lançamentos nos próximos anos. Além disso, a cidade vive uma onda de retrofits muito grande, o que também representa a boa fase da economia carioca. Isso sem falar nos investimentos anunciados na Ilha do Fundão e no resto da cidade. A cidade está se tornando um pólo de pesquisa científica. E ainda mais, temos um Jogos Olímpicos pela frente, e esse talvez seja o maior "prêmio" que uma cidade possa receber, é muito significante pra economia, pra cultura, pro ânimo da população. Vamos ser a princiapl sede da Copa de 2014, ou seja, os dois maiores eventos da década serão na cidade. Voltaremos a sediar um importantíssimo congresso da ONU em 2012, pra decidir o futuro do clima no planeta, e há a possibilidade de um órgão novo da ONU seja instalado na cidade, um escritório mundial. Veja também a quantidade de equipamentos culturais sendo anunciados na cidade. Devem ter, no mínimo, uns 20 museus sendo abertos.

Acredito que é mais dinâmica que SP no momento porque tinhamos uma base muito inferior nas duas últimas décadas e nesta década o Rio de Janeiro promete ser um concentrador de investimentos, logo após a recessão.

Ninguém aqui desconfia do fato de São Paulo ser uma cidade dinâmica. Quanto a isso, não hã dúvida. Não precisa nem encher o thread com 200 fotos de projetos de SP, que por sinal são muito bons, mas realmente não havia necessidade.

Paulistinha
December 20th, 2010, 12:51 AM
Não acho que seja o fim do tópico.

O fato é que é difícil pra alguns aceitar toda essa onda de notícias boas e favoráveis ao Rio. Foi difícil pra mim também, mas acabei obrigado a reconhecer que o Rio realmente deslanchou de vez, já era uma potência, e de agora em diante então nem se fale.

A final da Copa do Mundo, e principalmente as Olimpíadas, são algo que pode mudar completamente uma cidade. O Rio não passou SP por enquanto em lançamentos imobiliários, mas até 2016 creio que ultrapasse.

Ah, esqueci de contar ainda a gigantesca ajuda que o RJ recebe especialmente do Governo Federal, mas isso aí é assunto pra outro tópico...

Mas acho que a tendência é essa, principalmente se esse governo continuar por mais anos do jeito que está, o RJ irá ultrapassar SP em vários outros fatores.

A política fala sempre mais alto...

Emanuel Paiva
December 20th, 2010, 12:55 AM
Penso que esse tipo de notícia deveria ter sido postada no Notícias do RJ;)

Diego fiel
December 20th, 2010, 02:07 AM
Parabéns ao Rio pelo feito..

Patrick-RJ
December 20th, 2010, 02:26 AM
Parabéns ao Rio pelo feito..

Felizmente ainda há foristas que conseguem parabenizar outra cidade! Isso é raridade neste fórum! :okay:

karpinha
December 20th, 2010, 02:27 AM
Eu também parabenizo. :)
E acredito que o tchelllo também.

Mas de qualquer maneira, esse sentimento aí de "reconstrução" do Rio, de autoestima é muito respeitável. Toda a sorte ao Rio.

Patrick-RJ
December 20th, 2010, 02:31 AM
^^
Obrigado!

Arthur*
December 20th, 2010, 04:20 AM
Parabéns para o Rio cidade linda e ainda por cima mais dinâmica!

Pablo Itt
December 22nd, 2010, 12:27 AM
Eu também parabenizo. :)
E acredito que o tchelllo também.

Mas de qualquer maneira, esse sentimento aí de "reconstrução" do Rio, de autoestima é muito respeitável. Toda a sorte ao Rio.

:applause:

Voce tocou em um ponto importantíssimo:
A autoestima do carioca, assim como a do brasileiro em geral, tava lá embaixo mesmo.
Ainda temos problemas demais para sanar mas o importante é que conseguimos coragem para levantar a cabeça e tentar melhorar, é bom pro Rio, para outros estados e para o país.
:)

Tiozão
December 22nd, 2010, 12:58 AM
Parabens ao Rio,o nordeste tambem esta mudando muito!Depois de decadas investimentos estao chegando a outras regioes do pais,podem gostar ou nao,mas foi gracas ao nosso presidente Lula.

Bruno Ctba
December 22nd, 2010, 01:15 AM
Parabéns Rio de Janeiro !!

Patrick-RJ
December 22nd, 2010, 01:53 AM
Agradeço e parabenizo a moderação pela limpeza e volta do thread. Ao mesmo tempo, me desculpo por quando me exaltei.

Patrick-RJ
December 22nd, 2010, 01:55 AM
Parabéns também a todas as cidades brasileiras que aparecem no ranking (todas subindo muitas posições), representando bem o país.

Tiago Costa
December 22nd, 2010, 02:00 AM
Agradeço e parabenizo a moderação pela limpeza e volta do thread. Ao mesmo tempo, me desculpo por quando me exaltei.

Desculpado :).

Slice Shot
December 22nd, 2010, 02:49 AM

O fato é que é difícil pra alguns aceitar toda essa onda de notícias boas e favoráveis ao Rio. Foi difícil pra mim também, mas acabei obrigado a reconhecer que o Rio realmente deslanchou de vez, já era uma potência, e de agora em diante então nem se fale.

A final da Copa do Mundo, e principalmente as Olimpíadas, são algo que pode mudar completamente uma cidade. O Rio não passou SP por enquanto em lançamentos imobiliários, mas até 2016 creio que ultrapasse.

Ah, esqueci de contar ainda a gigantesca ajuda que o RJ recebe especialmente do Governo Federal, mas isso aí é assunto pra outro tópico...

Mas acho que a tendência é essa, principalmente se esse governo continuar por mais anos do jeito que está, o RJ irá ultrapassar SP em vários outros fatores.

Tenho notado um ar depressivo nos seus posts últimamente, está tudo bem?

Tiago Costa
December 22nd, 2010, 02:55 AM
Isso aí é coisa pra PM, né, Slice Shot.

Slice Shot
December 22nd, 2010, 03:01 AM
Isso aí é coisa pra PM, né, Slice Shot.

Foi uma ironia, somente isso...

Ps: Aliás essa notícia não deveria estar num fórum regional?

lusorod
December 22nd, 2010, 04:36 AM
Rio de Janeiro é a cidade emergente mais dinâmica do mundo lusófono

Internacional

2010-12-18

O Rio de Janeiro é a cidade do mundo lusófono mais bem colocada no ranking de capitais emergentes após a crise mundial, de acordo com estudo da London School of Economics, em que as principais cidades portuguesas aparecem no fim da tabela.

Com a 10.ª posição, o Rio de Janeiro figura no ranking de cidades emergentes mais dinâmicas após a crise mundial, segundo aponta o estudo ‘Global Metro Monitor’ do importante centro de estudos e debates políticos e económicos na Inglaterra que realizou um ranking de dinamismo económico no período de 2009 e 2010.

O estudo da London School of Economics mede a performance económica de 150 regiões metropolitanas do mundo a partir de indicadores de rendimento e criação de emprego.

A lista é liderada por Istambul, na Turquia, seguida por Shenzhen, na China, Lima, no Peru, Singapura e Santiago do Chile, num ranking em que Lisboa surge na 112.ª posição e o Porto na 144.ª.

Entre as cidades brasileiras, após o Rio de Janeiro como a mais bem colocada na lista, segue Belo Horizonte em 22.º, São Paulo em 25.º e Brasília 32.º.

A análise mostra que muitas metrópoles de América Latina e Ásia recuperaram “completamente” da crise, ao contrário da Europa e dos Estados Unidos, segundo aponta um dos autores do estudo, Alan Berube.

Além da força dos emergentes na recuperação económica pós crise, o estudo também conclui que a economia global é dependente das metrópoles.

Apesar de as regiões analisadas reunirem apenas 12 por cento da população mundial, elas concentram c erca de 46 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) global.

O estudo ainda mostra que a performance económica das metrópoles está atrelada às economias nacionais.

Dessa forma, as políticas fiscal, monetária e de comércio tornam-se fundamentais na maior exposição ou proteção das grandes cidades a crises.

O Rio de Janeiro, segundo o governador do estado, Sérgio Cabral, tem mais de 90 mil milhões de dólares em investimentos públicos e privados mapeados e contratados para os próximos quatro anos.

“Trata-se de uma das maiores carteiras de novos investimentos em comparação a qualquer estado, província ou região do mundo”, afirmou Cabral a centenas de empresários norte-americanos em Nova Iorque.

O Rio, caracterizou Cabral, tem dimensões de um país. Só o estado tem 16 milhões de habitantes e oito milhões de visitantes.

“O Rio é a síntese do Brasil. A marca Rio é muito forte, ela estava adormecida, maltratada, prejudicada. Mas é tão forte que nesses quatro anos a gente conseguiu ganhar os Jogos Olímpicos. É só fazer o dever de casa”, argumentou.

Em 2011, o Rio sediará os Jogos Mundiais Militares e o Rock in Rio, no ano seguinte, a comunidade internacional estará no Rio para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Em 2013, Brasil acolherá a Copa das Confederações, já em 2014, receberá o Mundial de Futebol e, em 2016, o Rio terá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=39997

otimo, parabens ao Rio....so nao concordo que o Rio seja a sintese do Brasil. Eu acho o Rio um estado muitosingular pra sintetizar o Brasil. Mesmo tendo habitantes do Brasil todo....nao acho que sintetize o Brasi coisa nenhuma. Muito pelo contrario...e' um pais dentro do Brasil. COm cultura propria, um portugues diferenciado, composicao etnica unica....enfim. O Brasil e muito complexo....nenhum estado sintetiza muito bem o Brasil....somos muito diversos pra isso.

Emanuel Paiva
December 22nd, 2010, 10:16 AM
otimo, parabens ao Rio....so nao concordo que o Rio seja a sintese do Brasil. Eu acho o Rio um estado muitosingular pra sintetizar o Brasil. Mesmo tendo habitantes do Brasil todo....nao acho que sintetize o Brasi coisa nenhuma. Muito pelo contrario...e' um pais dentro do Brasil. COm cultura propria, um portugues diferenciado, composicao etnica unica....enfim. O Brasil e muito complexo....nenhum estado sintetiza muito bem o Brasil....somos muito diversos pra isso.

Eu diria que NENHUMA CIDADE ou mesmo NENHUM ESTADO brasileiro possa sintetizar o país por inteiro, porquanto cada cidade difere de outra, tanto em cultura, gírias, gosto musical, gastronomia, lazer etc. Afinal, vivemos num país-continente e muito complexo. A nossa vantagem é que conseguimos nos comunicar em rede nacional e não há OFICIALMENTE uma segunda língua ou dialeto. ;)

Emanuel Paiva
December 22nd, 2010, 10:49 AM

Paulistinha, não creio mesmo que um dia o RJ irá passar SP por razões óbvias, mesmo que o PT seja plenamente inclinado para os Cariocas e Fluminenses. A diferença entre os dois Estados é brutal. Mas, que o Rio está se recuperando de um "longo e tenebroso inverno" isso é fato. :yes:

Outra coisa que eu gostaria de ressaltar é que quando o RJ, SP, MG, PE, BA, GO etc estão tendo destaque no país ou mesmo no exterior, só coloca o Brasil em evidência também; e, automaticamente, os demais Estados. Por isso, a recuperação do Rio é benéfica NÃO SÓ para o Estado, mas para toda a nação a meu juízo. :)

Paulistinha
December 22nd, 2010, 02:05 PM
Tenho notado um ar depressivo nos seus posts últimamente, está tudo bem?

:lol::lol: De vez em quando tenho algumas recaídas.

Paulistinha, não creio mesmo que um dia o RJ irá passar SP por razões óbvias, mesmo que o PT seja plenamente inclinado para os Cariocas e Fluminenses. A diferença entre os dois Estados é brutal. Mas, que o Rio está se recuperando de um "longo e tenebroso inverno" isso é fato. :yes:

Outra coisa que eu gostaria de ressaltar é que quando o RJ, SP, MG, PE, BA, GO etc estão tendo destaque no país ou mesmo no exterior, só coloca o Brasil em evidência também; e, automaticamente, os demais Estados. Por isso, a recuperação do Rio é benéfica NÃO SÓ para o Estado, mas para toda a nação a meu juízo. :)

Dadas as devidas proporções, pelo tamanho da população do estado do RJ e a de SP, a economia do RJ tem ganhado muito destaque sim, e também vale ressaltar que o Pré-Sal irá beneficiar bastante o RJ.

Mas como eu disse em outro trhead, aquele da fábrica da Fiat em Pernambuco, a descentralização é algo ótimo para o país, quando um estado se desenvolve, o país inteiro sai ganhando, pois isso gera um fluxo econômico que é benéfico para o Brasil. Só sou contra investimentos mais pesados em determinado lugar, e poucos ou quase nenhum investimentos em outros lugares, porque é isto que gera a desigualdade. :okay:

Quanto à questão que trata do estado que mais sintetiza o Brasil, isto é complicado. Mas naquela reportagem da 60 Minutes que fala sobre o Brasil "potência", 90% do que eles mostraram foi somente a cidade do Rio de Janeiro, e claro, como não poderia faltar, mulatas sambando! :yes:

Paulistinha
December 22nd, 2010, 02:06 PM
Parabens ao Rio,o nordeste tambem esta mudando muito!Depois de decadas investimentos estao chegando a outras regioes do pais,podem gostar ou nao,mas foi gracas ao nosso presidente Lula.

Não querido, foi graças a Mãe Natureza e ao Ciclo Temporal das Coisas, juntamente com a garra e o espírito de trabalhador do brasileiro! :D

Thuin
December 22nd, 2010, 02:33 PM
Nenhum estado vai nunca ser, ou todos serão, a síntese do Brasil. Mas existe uma mitologia do Rio como particularmente representativo do Brasil, que inclusive se estende a considerar arquetipicamente brasileiras manifestações culturais cariocas (samba, feijoada, malandro, carnaval, até o Flamengo). Ela foi construída no Estado Novo e no interlúdio democrático, como uma coisa deliberada de união nacional em torno da capital; não custa lembrar que rebeliões regionais caracterizaram todo o século XIX e não ficaram ausentes do XX.

Nem era essa mitologia, quando foi construída, tão despropositada quanto hoje; o Rio ainda era a maior cidade e atratora de imigrantes de todas as classes e regiões, preenchendo os papéis que hoje cabem a São Paulo E Brasília. Hoje em dia, "síntese do Brasil" é só rescaldo dessa época mesmo. Tem gente do Brasil inteiro no Rio, como tem em SP, BH, PoA, Brasília...

aluz
December 22nd, 2010, 04:28 PM
^^

A questão é bem mais complicada.

Em primeiro lugar, é inegável que o Rio de Janeiro (a cidade) é a cara do Brasil no exterior. Enquanto se representa a França pela Torre Eiffel e a Inglaterra pelo Big Ben, o Brasil é normalmente representado pelo Pão de Açúcar ou pelo Cristo Redentor. Isto é um fato e basta morar fora do Brasil para consolidar esta imagem. Gostem ou não, quem vê de fora o Brasil, vê o Rio.

Em segundo lugar, há sim uma certa síntese do Brasil no Estado do Rio e, em particular, na capital que extrapola esta visão política que foi exposta. É uma visão carregada de estereótipos, mas que não é de todo inverídica.

Tradicionalmente se divide o Brasil em Norte e Sul. O Norte, que inclui o Nordeste, é uma região tradicionalmente atrasada econômica e socialmente. Lá há a predominância de uma economia primária e de um cenário político controlado por grandes caciques locais - os coronéis. Ainda hoje, esta versão do NE pode ser aplicada, embora a região venha seguindo outro caminho, principalmente com o crescimento do turismo.

O Sul que incluiria os estados do Sul, além de SP é a região mais desenvolvida e vibrante. Seria um Brasil moderno e industrial.

Sobram Minas, o CO e o Rio. Minas é um estado interiorano e voltado para si. Seria uma região profundamente rural com uma lógica própria e os estados do CO seriam uma espécie de repetição de Minas. Cada vez menos, no entanto, o CO é uma extensão mineira, como de fato começou sua história. Também é neste aspecto, que o Rio vem perdendo sua característica de síntese, pois pouco representa o CO. Seria o Brasil do interior, dos sertões.

Entretanto, o Rio seria a zona de transição entre o Sul, Minas e o Norte. O local onde estas regiões se encontram e se misturam. Obviamente, o fato do Rio ter sido a capital por tanto tempo e ainda hoje ser um centro importante no Brasil ajuda. O Rio mistura um Norte do estado com características nordestinas, embora suavizadas pela recente descoberta do petróleo. O sul do estado é uma extensão do Sul, com as importantes cidades industriais do sul Fluminense, como Angra (usinas nucleares e estaleiros), Volta Redonda (CSN) e Resende. Ainda haveria uma interface com Minas pela região serrana e pela Zona da Mata mineira, ficando a capital numa espécie de centro nervoso do país.

Obviamente, isto foi mais verídico no passado do que hoje. O desenvolvimento de regiões mais distantes e o crescimento populacional nas regiões N e CO, que eram pouco representativas vem diluindo esta característica sintética do Rio. A metáfora da fronteira do Sul Maravilha com o NE atrasado e os sertões mineiros, no entanto, continua viva.

Thuin
December 22nd, 2010, 05:56 PM
Não vejo muito essa particularidade no estado do Rio que você descreve, não. O Norte fluminense é pobre e rural? Sim, mas há áreas em todos os estados do Sul (incluindo São Paulo) bem parecidas. Se o sul fluminense se mistura quase imperceptivelmente com o nordeste paulista (tanto no Vale do Paraíba industrializado quanto no litoral turístico - não lembro de muita indústria no litoral fora as usinas de Angra, TEBAR, TEBIG, e Verolme), isso no máximo concederia diversidade a ambos os estados.

Na verdade, acho que a maior divergência é justamente que não consigo ver esse Sul/São Paulo "avançados e industrializados," tão diferentes assim do resto do Brasil. São Paulo tem a maior renda mediana do Brasil (hors-DF), mas ela ainda é de uns R$800. O Sul propriamente dito é, no geral, bem mais pobre do que o Rio ou o sul de Minas.

Aliás, se é para falar de um estado-fronteira entre "nordeste tradicional, sul 'avançado' e centro-oeste fronteira," Minas caberia bem mais nesse papel. Minas tem o sul se misturando a Rio e São Paulo, os sertões do São Francisco que se misturam ao nordeste, e o oeste se misturando a Goiás.

Por outro lado, vou reconhecer uma coisa: uma "verdade" falada e aceita por sessenta anos acaba se tornando um tanto verdade também, o que inclui a de que o Rio é "a síntese do Brasil," pelo menos no imaginário. (Brasileiro - no gringo, o Brasil é o Rio, a Bahia, o Rio, a Amazônia, e o Rio. Se for francês, talvez com uns cangaceiros no meio. Se quiser pagar de bem-informado, vai saber que São Paulo existe.)

Cauê
December 22nd, 2010, 07:32 PM
Só se trata da recuperação de uma cidade que foi a capital do nosso país e passou por um período de decadência. Acho que essas notícias deveriam ser recebidas com carinho por todos.

Não se trata de concorrência. Acho que o Rio é uma cidade-luz global que nosso povo pode ter o orgulho em ter e em ver renascer, uma luz que estava apagada porque os últimos governos não pagaram a conta da Light e agora está voltando a brilhar. Só isso. Paz. Mas a conta de luz está sendo paga aos poucos porque a dívida é de décadas, portanto, muito alta. Talvez as prestações terminem em 2016, quem sabe ;)

gusbrum
December 23rd, 2010, 12:47 AM

Concordo plenamente...é como ser campeão da serie C...
O ABC de Natal foi campeão da Serie C do Brasileirão...alguem sabia?
E convenhamos "Mundo Lusofono" é Brasil e Portugal porque o resto esta se arrastando para tentar ser pelo menos terceiro mundo.

damiao
December 23rd, 2010, 01:55 AM
daqui a pouco me vêm com a cidade mais dinamica que comeca com R e termina com EIRO.

aluz
December 23rd, 2010, 12:01 PM
Não vejo muito essa particularidade no estado do Rio que você descreve, não. O Norte fluminense é pobre e rural? Sim, mas há áreas em todos os estados do Sul (incluindo São Paulo) bem parecidas. Se o sul fluminense se mistura quase imperceptivelmente com o nordeste paulista (tanto no Vale do Paraíba industrializado quanto no litoral turístico - não lembro de muita indústria no litoral fora as usinas de Angra, TEBAR, TEBIG, e Verolme), isso no máximo concederia diversidade a ambos os estados.

Na verdade, acho que a maior divergência é justamente que não consigo ver esse Sul/São Paulo "avançados e industrializados," tão diferentes assim do resto do Brasil. São Paulo tem a maior renda mediana do Brasil (hors-DF), mas ela ainda é de uns R$800. O Sul propriamente dito é, no geral, bem mais pobre do que o Rio ou o sul de Minas.

Aliás, se é para falar de um estado-fronteira entre "nordeste tradicional, sul 'avançado' e centro-oeste fronteira," Minas caberia bem mais nesse papel. Minas tem o sul se misturando a Rio e São Paulo, os sertões do São Francisco que se misturam ao nordeste, e o oeste se misturando a Goiás.

Por outro lado, vou reconhecer uma coisa: uma "verdade" falada e aceita por sessenta anos acaba se tornando um tanto verdade também, o que inclui a de que o Rio é "a síntese do Brasil," pelo menos no imaginário. (Brasileiro - no gringo, o Brasil é o Rio, a Bahia, o Rio, a Amazônia, e o Rio. Se for francês, talvez com uns cangaceiros no meio. Se quiser pagar de bem-informado, vai saber que São Paulo existe.)

Você tem que colocar a história do Brasil mais em perspectiva para entender.

O NE foi a primeira região a se desenvolver através da expansão das lavouras de cana no século XVI e isso determinou sua história.

Minas e o interior (hoje CO) cresceu durante o cilco do ouro com a criação de uma economia mais voltada para a exploração do metal e uma certa independência das demais regiões, com exceção do abastecimento de bens da Europa feitos através dos portos fluminenses na sua maioria.

O Vale do Paraíba se desenvolve na primeira etapa do ciclo do café com um modelo ainda ligado ao nordestino, mas já começando a mostrar uma tendência mais capitalista. Esta tendência se intensifica na segunda fase do ciclo do café com a economia migrando para o Oeste paulista e Norte do Paraná e substituindo o escravo pelo imigrante.

Se você olhasse o Brasil da década de 50 haveria um país branco e mais educado e industrializado no S e em SP e um país mais mulato no N e NE, um interior meio desconectado do país e o Rio no meio fazendo a interface entre estas regiões.

Como disse, isso hoje mudou. O CO criou dinâmica própria, assim como o N e Minas. O Sul se desindustrializou e SP se diversificou do ponto de vista demográfico. Assim, hoje esta visão do Rio como síntese do Brasil vem se diluindo. Por isso digo que há um forte componente de estreótipo nisso. E concordo que Minas também está desenvolvendo esta característica de interface entre os diversos brasis.

Cobucci
December 23rd, 2010, 01:35 PM
Concordo plenamente...é como ser campeão da serie C...
O ABC de Natal foi campeão da Serie C do Brasileirão...alguem sabia?
E convenhamos "Mundo Lusofono" é Brasil e Portugal porque o resto esta se arrastando para tentar ser pelo menos terceiro mundo.

Ok, ser a maior do mundo lusófono realmente não é grande coisa. Mas pense que ficou em 10º dentre as centenas de metrópoles na pesquisa. Isso é significante, com certeza.

E sobre o estereótipo do Brasil ser o Rio, acho que vem mudando rápido isso. Grande parte dos estrangeiros que vem ao Brasil passam também por São Paulo. O Rio provavelmente vai continuar a ser a maior imagem do Brasil lá fora, mas São Paulo tá bem conhecida também, mais que a Bahia até, mas menos que a Amazônia. Mas em termos de cidade, Manaus e Belém, as metrópoles da Amazônia, não são mais conhecidas que São Paulo, que eu acho que seja a segunda cidade mais famosa do Brasil.

diMonteiro
December 23rd, 2010, 03:22 PM
Ok, ser a maior do mundo lusófono realmente não é grande coisa. Mas pense que ficou em 10º dentre as centenas de metrópoles na pesquisa. Isso é significante, com certeza.

E sobre o estereótipo do Brasil ser o Rio, acho que vem mudando rápido isso. Grande parte dos estrangeiros que vem ao Brasil passam também por São Paulo. O Rio provavelmente vai continuar a ser a maior imagem do Brasil lá fora, mas São Paulo tá bem conhecida também, mais que a Bahia até, mas menos que a Amazônia. Mas em termos de cidade, Manaus e Belém, as metrópoles da Amazônia, não são mais conhecidas que São Paulo, que eu acho que seja a segunda cidade mais famosa do Brasil.

Olhe, au arricaria dizer que Brasilia ainda é mais conhecida que São Paulo.

Mas essa discussão é totalmente irrelevante, o que importa é a recuperação do Rio acompanhada com a diminuição das desigualdades entre as regiões do Brasil.

E o titulo seria melhor se mostrasse o Rio como a cidade mais dinamica do Brasil, ou 10ª do mundo. Essa de mundo lusófono é, como disseram, ficar em primeiro na Terceira Divisão :lol:

aluz
December 23rd, 2010, 03:54 PM

Morando no exterior posso te garantir que as Cataratas do Iguaçu, o Rio e a Amazônia são top of the mind indiscutíveis. Salvador (e outras cidades do litoral do NE), Pantanal e São Paulo vêm bem abaixo e são para iniciados ou para aqueles que andam pesquisando destino. O fato de um grande número de estangeiros passar por SP é resultado da proeminência econômica e do fato de SP receber mais vôos internacionais que o Rio.

Entretanto, no aspecto de relacionar imagens ao país, o Rio é imbatível, seguido pelos 2 outros lugares que mencionei.

Paulistinha
December 23rd, 2010, 04:21 PM

Pois é, daqui a pouco até Londrina é mais conhecida que São Paulo... :nuts:

damiao
December 23rd, 2010, 04:24 PM
Pois é, daqui a pouco até Londrina é mais conhecida que São Paulo... :nuts:

é capaz mesmo. Nunca vi lugar mais apagado para estrangeiros do que Sao Paulo. Os ultimos 5 que recebemos na empresa acharam que o ticket da passagem estava errado, quando olharam o destino Sao Paulo.

paulista1978
December 23rd, 2010, 04:40 PM
O mundo lusófono não é dinâmico :lol:

Mesmo assim, parabens ao Rio.

Paulistinha
December 23rd, 2010, 04:50 PM
é capaz mesmo. Nunca vi lugar mais apagado para estrangeiros do que Sao Paulo. Os ultimos 5 que recebemos na empresa acharam que o ticket da passagem estava errado, quando olharam o destino Sao Paulo.

Olha só, isso é um absurdo. Uma das maiores cidades do mundo, e mais ricas também. Ninguém no exterior nem ter conhecimento que existe? Esses 5 fugiram das aulas de Geografia, só pode... :ohno::ohno:

O fato é que quando o GF tem a oportunidade de divulgar o Brasil pro mundo, pouco se mostra de SP. E o próprio Governo de SP está fazendo pouco caso com a Copa do Mundo, já pensou, essa abertura seria a oportunidade que precisávamos pra divulgar SP pro mundo. Não podem deixar escapar...

diMonteiro
December 23rd, 2010, 05:02 PM
^^
Mas ninguém nega a importância de Sampa, não precisa discutir isso e reafirmar o poder economico. O Brasil inteiro se curva diante do dinamismo da maior metrópole da America do Sul, isso é inegável.

A questão, eu acho, é que SP realmente não é uma cidade convidativa. Antes que ache que eu estou chamando de feia, não, eu acho Sao Paulo linda, sempre vou quando posso e me surpreendo invariavelmente.

No entanto, um turista árabe, frances ou chinês não está nem aí para o dinamismo econômico, a vida urbana, a história ou a miscigenação: querem saber de pontos turísticos e de uma cidade bonitinha. Ea cidade precisa trabalhar mas nisso, e é aqui que entra o que voce disse, nem o governo local se interessa nisso.

HRLR
December 23rd, 2010, 05:02 PM
E o titulo seria melhor se mostrasse o Rio como a cidade mais dinamica do Brasil, ou 10ª do mundo. Essa de mundo lusófono é, como disseram, ficar em primeiro na Terceira Divisão :lol:

O Rio de Janeiro não é a cidade mais dinâmica do Brasil.

Você não soube interpretar esse levantamento.

Paulistinha
December 23rd, 2010, 05:09 PM
^^
Mas ninguém nega a importância de Sampa, não precisa discutir isso e reafirmar o poder economico. O Brasil inteiro se curva diante do dinamismo da maior metrópole da America do Sul, isso é inegável.

A questão, eu acho, é que SP realmente não é uma cidade convidativa. Antes que ache que eu estou chamando de feia, não, eu acho Sao Paulo linda, sempre vou quando posso e me surpreendo invariavelmente.

No entanto, um turista árabe, frances ou chinês não está nem aí para o dinamismo econômico, a vida urbana, a história ou a miscigenação: querem saber de pontos turísticos e de uma cidade bonitinha. Ea cidade precisa trabalhar mas nisso, e é aqui que entra o que voce disse, nem o governo local se interessa nisso.

Verdade. É bem difícil, ainda mais pra São Paulo, agradar turistas do 1º mundo, os caras lá tem os mais belos pontos turísticos do mundo, tem infraestrutura invejável (estradas, aeroportos, ferrovias), ruas lindas e limpas, com urbanização idem. É por isso que o Rio se sai bem no turismo, pois tem a natureza que é maravilhosa na região, belos morros e montanhas, mata, praias incríveis com água azul/verde e areia branquinha... :cheers:

É igual um brasileiro que vai a New York. Ele não vai lá por saber que é NYC é a capital econômica do mundo, vai por causa dos pontos turísticos: Estátua da Liberdade, Broadway, Times Square, 5ª Avenue, Central Park, prédios enormes, etc.

noize
December 23rd, 2010, 05:13 PM
http://img574.imageshack.us/img574/6082/bebechorando4.jpg

gusbrum
December 24th, 2010, 07:54 AM

Mas essa discussão é totalmente irrelevante, o que importa é a recuperação do Rio acompanhada com a diminuição das desigualdades entre as regiões do Brasil.

E voce esqueceu uma das cidades Brasileiras mais conhecidas no exterior:
Buenos Aires!!!:lol::lol::lol:

paulista1978
December 24th, 2010, 11:31 AM
Dizer q Brasilia é mais conhecida q SP aí força a amizade. Qdo fui aos States, poucos sabiam da existencia de SP. Mas na Europa até q é bem conhecida, sim. Pelo menos diziam q ja ouviu falar, hehe. Mas é q nossa fonte emissora de turistas nao é muito diversificada. É só EUA e Europa. Creio q na Asia seja bastante conhecida. Só ver o numero de coreanos e chineses emigrando pra cá. E no Japao creio q seja tbm.

Cauê
December 24th, 2010, 03:50 PM

Pois é. Entre as cidades emergentes do mundo inteiro, o Rio ficou na frente de cidades como Buenos Aires e Cidade do México. E isso para uma cidade que, como todos sabem, já foi decadente.

Eu acho que estamos vendo um dos maiores "resgates" de cidade que já se viu. E se pensarmos no papel do Rio na década que se inicia, talvez seja o mais importante entre as cidades ao redor do globo nos próximos anos. Ano próximo o Rio vai bombar no cinema, em 2012 o mundo se reúne aqui para discutir o clima, como foi em 92. Em 2014 e 2016, mais foco na cidade. É incrível essa onda. Só temos a comemorar.

Potencial Brasil
December 26th, 2010, 08:56 PM
'I look at Rio's future, I see a mixture of California, New York and Houston,' says entrepreneur Eike Batista

Tom Phillips in Rio de Janeiro
guardian.co.uk, Sunday 26 December 2010 19.14 GMT
Article history

He extracted his first million from lawless goldmines deep in the Amazon jungle and went on to become Brazil's richest man, a smooth-talking mining and energy tycoon who keeps a Mercedes-Benz SLR in his sitting room as a symbol of his $27bn (£17bn) empire.

Now, with Rio de Janeiro gearing up for the 2014 World Cup and 2016 Olympics, Brazilian entrepreneur Eike Batista has set himself two new goals: to help transform his adoptive beachside home into one of the world's most dynamic and affluent cities, and to become the richest man on Earth.

"Mister Carlos Slim has to invent a new race kart to catch up," said the 53-year-old, referring to the Mexican telecoms billionaire rated by Forbes as the world's wealthiest person. Batista is currently eighth.

Batista's companies, controlled by a holding group called EBX – the X a reference to multiplying profit – plan to pump nearly £13bn into Rio state over the next two years, constructing ports and factories, and drilling for oil.

"If I look at Rio 10, 15 years out it is going to be unbelievable," he said, describing the city's future as a mix of California, New York and Houston, combining stunning beaches and natural beauty with financial clout and ultra-modern architecture.

He is also working on plans to build, from scratch, "a super-modern, digital city" for about 250,000 people. The city, to be erected around150 miles from the state capital and designed by the Brazilian architect and urban planner Jaime Lerner, will be called Cidade X.

The billionaire's Rio projects involve cleaning up the Rodrigo de Freitas lagoon, running a luxury cruise ship for tourists, revamping the city's marina and restoring a traditional hotel, which like much of Rio has fallen on hard times in recent decades as growing violence triggered a crippling economic exodus.

One of the patrons of Rio's successful Olympic bid – he gave about £9m to the campaign – Batista has also donated £38m to help fund a government "pacification" scheme which is attempting to rid the city of perhaps its greatest problem: the armed drug gangs which control many of Rio's 1,000 favelas.

"Most of [Brazil's wealthiest] people live 90% of their lives in Brazil … [but] they save money to buy something in New York, or in Miami or London or Paris," he said. "Their children sometimes have to drive in armoured cars. Let's change this. This is the paradise."

In Brazil, one of the most unequal countries in the world and a place where most billionaires prefer to hide in the shadows, Batista – widely known as just Eike – is a rare and extravagant exception. His name appears in gossip columns and financial papers with equal frequency.

"The only way to change things in Brazil is to open up your kimono and show what you have," he said during an interview at his beachfront office overlooking Sugarloaf Mountain. "I'm sorry. I think in a way Brazilians don't want to say they are rich because they don't want to help. I have a problem with that.

"We lived tough times, economically speaking … but you see much more generosity between lower-income Brazilians … than you see among the middle class and higher classes which, honestly, one could be ashamed of."

Batista began his rise to fame and fortune during the 1980s Amazon gold rush, rubbing shoulders with gunslingers and prostitutes in jungle "pleasure shops". "I sat there and drank a little bit of beer or whisky with them. But I didn't engage, if that was the question," he says with a grin. "It was unbelievable. Gold all over. Wild West."

The adventure paid off. By the age of 24 he had traded around £39m of gold and was left with 10%. "That was my first big experience."

Next he threw himself into projects in Russia, Chile and Canada. In 2003, with about £650m in the bank, he returned to Brazil and went into mining and oil.

Then last year his fortune ballooned by £12bn, largely thanks to OGX, the oil and gas exploration firm he founded in 2007 and took public the next year.

His rocket rise to super-wealth has coincided with big changes in Rio, with new security policies, a fledgling oil boom and the onset of the World Cup and Olympics sending rents and house prices through the roof and attracting a growing wave of foreign investment.

Violence persists but authorities say they are finally making progress in their war on crime. In June Rio registered the lowest number of homicides in nearly 20 years, according to the government.

"We are destined … to growth, development and prosperity," governor Sergio Cabral boasted at the recent launch of one of Batista's latest projects, a £700m "super-port" on the Rio coast. "Our self-esteem is through the roof, with the World Cup, the Olympics, an extraordinary series of investments coming up. Every day I meet with investors and businessmen who want to come to Rio de Janeiro."

Batista said: "I think what the governor is doing is surprising us,", attributing part of Rio's fledgling renaissance to government attempts to reclaim the slums from armed gangs. "As a citizen of Rio de Janeiro, it's wonderful because you can see the solution. It works. It is working. With the massive wealth creation … I can see this all being solved. It's doable."

http://www.guardian.co.uk/world/2010/dec/26/brazil-richest-man-rio

YagoHoffman
December 26th, 2010, 09:08 PM
^^Podem falar mal de Eike, mais se todos os ricos do brasil fossem igual a ele o país seria melhor, até pq se ele rouba ou faz coisas ilegais, pelo menos ele investe em retorno a pop o porto de açu vai gerar milhões de empregos, já outros nen emprego quer dar

Thuin
December 27th, 2010, 02:01 AM
Eike também divide com o Sílvio Santos a totalidade do conjunto "bilionários brasileiros que pagam imposto de renda minimamente justo." Antonio Ermirio, Safras, Marinho e cia pagam IRPF na casa dos milhares.

Celsoldc
December 27th, 2010, 11:18 AM
Uau! Do mundo lusófono! Ultrapassamos a enorme e poderosíssima Lisboa e a gigantesca Luanda!

paulista1978
December 27th, 2010, 01:24 PM
País emergente existe, mas cidade emergente?

PauloLescaut
December 27th, 2010, 02:39 PM
http://paradoxdgn.com/junk/avatars/trollface.jpg

Quanto ao Eike, pode ser um exibicionista, mas tem senso de comunidade. Não se encastela, vive no Rio de Janeiro dos milionários (ou bilionários), mas também em ambientes bastante frugais. Já declarou notar a importância do bem estar alheio para o bem estar dele (em termos de violência, por exemplo, quando doou uma alta soma às UPPs).

paulista1978
December 27th, 2010, 02:50 PM
Isso é bom. A prosperidade norte-americana se deve muito aos filantropistas do passado (Rockefeller, J.P. Morgan, etc).

Cauê
December 27th, 2010, 03:00 PM
País emergente existe, mas cidade emergente?

Os países, geralmente, são constituídos por cidades. País emergente, cidades emergentes.

Juninhoo
December 27th, 2010, 06:02 PM
é 10º no mundo né ? Tem gente que não entendeu
ou ta se fazendo de bobo, kkkk

bruno_rio
December 27th, 2010, 06:38 PM
Dizer q Brasilia é mais conhecida q SP aí força a amizade.

Com certeza... aliás, SP não é essa incógnita que muita gente está achando não. Pela pouca exposição que tem, acho que é até bem conhecida no exterior. O certo, no entanto, é que, para quem importa, São Paulo "existe" e sua pujança muito bem reconhecida. Alguém do cenário corporativo não saber o que é São Paulo, como citaram como exemplo, me desculpe...

raisson
December 27th, 2010, 09:50 PM
Uau! Do mundo lusófono! Ultrapassamos a enorme e poderosíssima Lisboa e a gigantesca Luanda!

MELDEOS :lol::lol::lol::lol:

diMonteiro
December 28th, 2010, 09:54 PM
Isso é bom. A prosperidade norte-americana se deve muito aos filantropistas do passado (Rockefeller, J.P. Morgan, etc).

Sempre associei o Eike a esses empresários que ajudam a construir o país, que possuem essa sensibilidade social.

Eike é o Barão de Mauá 2.0, mas desta vez creio que ele não vai falir :lol:
Os empresários do Brasil, por aaanos, se comportaram de forma alienada e reclusa no mundo imaginário dos condomínios e shopings. Na verdade, a população do Brasil em geral não se ve integrada ao meio social que habita.

Muito bom ver a iniciativa privada tomando frente do desenvolvimento e jogando junto aos governos.

GIM
December 28th, 2010, 09:59 PM
http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2010/12/18/1877169.jpg

Recorte da Folha de S.Paulo

Surpreendeu-me Lima...!!!!! O Peru até alguns anos atrás era governado pelo populista Fujimori...ou quem sabe subiu até em parte pelo governo dele, que eliminou o Sendero Luminoso (que de luminoso não tinha nada)

lucasrfs
December 29th, 2010, 07:32 PM
Como estamos atrasados em relação a cidades latino-americanas e chinesas. Ainda temos muito o que batalhar para que nossas cidades sejam realmente dinâmicas.

Agora, ridículo querer se vangloriar por ser a cidade EMERGENTE mais dinâmica do MUNDO LOSÓFONO. Gente, acorda! Ser mais dinâmica que Luanda e Lisboa agora é motivo pra comemoração? Devemos nos comparar a países como a China, e nossos vizinhos latinos, cujas cidades estão muuito á frente das nossas! :lol:

againstzzz
December 30th, 2010, 12:16 AM
Como estamos atrasados em relação a cidades latino-americanas e chinesas. Ainda temos muito o que batalhar para que nossas cidades sejam realmente dinâmicas.

Agora, ridículo querer se vangloriar por ser a cidade EMERGENTE mais dinâmica do MUNDO LOSÓFONO. Gente, acorda! Ser mais dinâmica que Luanda e Lisboa agora é motivo pra comemoração? Devemos nos comparar a países como a China, e nossos vizinhos latinos, cujas cidades estão muuito á frente das nossas! :lol:

O ranking engloba as 150 principais metrópoles do mundo e o Rio ficou em décimo lugar, das cidades que mais gerou emprego e renda apos a crise.

Ninguém aqui está se vangloriando, a notícia é de um jornal português e não temos culpa se eles falaram em "mundo lusófono".

GIM
December 30th, 2010, 12:19 AM

Acontece que o forista que postou a notícia, pegou relação de um jornal português...dai esse tal "lusófono" (que eles utilizam lá)....se ele tivesse "pego" a noticia , por exemplo, da Folha de São Paulo, como a tebela abaixo, não se teria usado a palavra "lusófono" que causa tanta irritaçãohttp://www.skyscrapercity.com/images/smilies/lol.gif...
abaixo, de novo a tabela, do jornal paulista, que não utiliza a palavra lusófono