View Full Version : Onde falta estacionamento em Lisboa?

TeKnO_Lx
April 5th, 2011, 12:09 AM
Julgo que seria interessante discutirmos onde zonas se poderia colmatar faltas de estacionamento com a construção de parques subterraneos ou silos automoveis para turistas e residentes.

Assim de repente surgem as seguintes localizações:

Belém ( existe um projecto p/construção de parque subterraneo ao pé do Macdonald´s)
Zona da Torre de Belém
Cais de Sodré
Chiado/Bairro Alto ( há noite a oferta não chega se juntarmos silo+ parque camoes)
Terreiro do Paço
Avenida da Liberdade (tendo em conta que se espera a supressão do trânsito à superfície nas laterais

Qual a vossa opinião? Sugerem mais localizações? Eu até aponto a tipologia de silo que julgo ser mais barato que o parque subterrâneo (afirmação carece de confirmação factual).

Fora de Lisboa, eu diria na estação de Algés

rbaps
April 5th, 2011, 12:46 AM
Na minha opinião os sítios que referiste não deviam ser alvo prioritário de atenção no que toca à construção de estacionamento quer seja subterrâneo, quer em altura. Apenas em Algés e em Belém, visto se encontrarem mais longe do centro da cidade, concordo que fazem falta esse tipo de infra-estruturas.

Na zona da Baixa, Bairro Alto e Avenida da Liberdade creio que se deve incentivar o uso do transporte público em detrimento do transporte particular. Acho que construir mais parques de estacionamento nessas zonas é fazer precisamente o contrário.
Contudo, em muitos bairros esse investimento faria sentido, sobretudo nos mais antigos onde muito poucos prédios dispõem de estacionamento e as ruas estão completamente cheias de carros estacionados em cima do passeio, dificultando a mobilidade dos peões, em especial dos mais idosos e dos deficientes motores.

Além disso, acho que seria importante investir-se cada vez mais em parques nas entradas da cidade, com ligação aos transportes públicos, mais uma vez de modo a desincentivar a entrada de mais carros na cidade.

visconde
April 5th, 2011, 09:51 AM
dai só concordo com o Cais do Sodre, e devido ao facto de ter lá a estação intermodal que poderia servir para estacionar o carro e seguir de metro dentro de lisboa

de resto nenhuma dessas :P a zona da avenida/baixa/chiado ja está toda com parques subterraneos
quando tenho que levar o carro à noite para sair no bairro alto por exemplo deixo-o na avenida, depois ou subo pela rua garret, ou apanho o elevador até ao miradouro, nao é preciso ir com o cu tremido até à praça camoes :)

em belem por exemplo existe parque no CCB, e duvido que encha... eu nem nunca meti la o carro porque quase sempre os arrumadores arranjam lugar :)

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 10:27 AM
lololoolololololoololololl ...
A responder a todos os locais certamente que atingiria o limite de tamanho do post ...

Luís Raposo Alves
April 5th, 2011, 03:10 PM
Julgo que seria interessante discutirmos onde zonas se poderia colmatar faltas de estacionamento com a construção de parques subterraneos ou silos automoveis para turistas e residentes.

Assim de repente surgem as seguintes localizações:

Belém ( existe um projecto p/construção de parque subterraneo ao pé do Macdonald´s)
Zona da Torre de Belém
Cais de Sodré
Chiado/Bairro Alto ( há noite a oferta não chega se juntarmos silo+ parque camoes)
Terreiro do Paço
Avenida da Liberdade (tendo em conta que se espera a supressão do trânsito à superfície nas laterais

Qual a vossa opinião? Sugerem mais localizações? Eu até aponto a tipologia de silo que julgo ser mais barato que o parque subterrâneo (afirmação carece de confirmação factual).

Fora de Lisboa, eu diria na estação de Algés

nunca nesses sítios que referiste!

o centro da cidade está bem servido de TP e parques subterrâneos. Porquê estar a incentivar ainda mais o uso do automóvel nessas zonas? queres mais parques no chiado? queres o quê? chamar mais carros para lá? achas que não chega? vai de metro!

parque de estacionamento no terreiro do paço?!?! se a tendência é cada vez mais pedonalizar essa área e afastar os automóveis tu propões precisamente um parque nessa zona?! :bash: já existe o da praça do municipio e que quase nunca está cheio!

gigilamoroso
April 5th, 2011, 03:30 PM
onde é que faltam espaços com segurança, capacidade e qualidade para peões e outros não motorizados em Lisboa :banana:

a isso sim pode-se responder : lolololololololololol ha tantos que não sei por onde lhe pegar

emarques
April 5th, 2011, 03:39 PM
Falta estacionamento nos limites do concelho, perto das estações de transportes públicos. Também faltam cabines de portagem entre esses parques e o centro da cidade. :D

Alguns bairros da cidade podiam ter estacionamentos subterrâneos só para residentes (mesmo só para residentes, a ser preciso um cartão para lá entrar). Pagos. E "porrada" sob forma de multas a quem estacionasse mal à superfície.

(um silo no meio do Terreiro do Paço ficava a matar).

Luís Raposo Alves
April 5th, 2011, 05:45 PM
FALTA ZONAS PEDONAIS, ESSA SIM É A QUESTÃO QUE DEVE SER COLOCADA ACTUALMENTE.

NA EUROPA INTEIRA ESTÃO A SER CRIADAS ZONAS PEDONAIS NOS CENTROS DAS CIDADES E VOCÊS AQUI AINDA SE PREOCUPAM COM O FACTO DE NÃO PODEREM ESTACIONAR O PÓPÓ À PORTA DA LOJA?!? ISSO ERA A MENTALIDADE DE HÁ 30 ANOS ATRÁS!

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 05:59 PM

NA EUROPA INTEIRA ESTÃO A SER CRIADAS ZONAS PEDONAIS NOS CENTROS DAS CIDADES E VOCÊS AQUI AINDA SE PREOCUPAM COM O FACTO DE NÃO PODEREM ESTACIONAR O PÓPÓ À PORTA DA LOJA?!? ISSO ERA A MENTALIDADE DE HÁ 30 ANOS ATRÁS!

Até espumas ...
:lol:
Não se trata de estacionar à porta das lojas, existem bairros inteiros onde nem sequer existe estacionamento para quem lá habita.

Luís Raposo Alves
April 5th, 2011, 06:02 PM
mas as pessoas têm que ter carro?

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 06:15 PM
Tem de ter liberdade de quererem ter pelo menos um, claro.

emarques
April 5th, 2011, 06:35 PM
^^ E um dos custos de escolher ter um carro é pagar o estacionamento. Um carro ocupa muito espaço.

LRA, estás a gritar com quem?

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 06:39 PM
^^ E um dos custos de escolher ter um carro é pagar o estacionamento. Um carro ocupa muito espaço.

Isso poderá funcionar em espaços novos, não nos existentes.
Não seria correcto nem limitar as pessoas que já lá habitam da possibilidade de possuirem o seu meio de transporte particular, nem de desvalorizar as suas propriedades com uma medida impositória de excepção.

Ricardo_PT
April 5th, 2011, 06:41 PM

LRA, estás a gritar com quem?

Comigo... estamos chateados.

toniho
April 5th, 2011, 07:36 PM
Tem de ter liberdade de quererem ter pelo menos um, claro.

E porventura em Portugal há algum limite à compra de 1 ou 100 automóveis por pessoa?

AZT2009
April 5th, 2011, 09:32 PM

Hoje me dia à muita gente que ainda pensa assim.

Luís Raposo Alves
April 5th, 2011, 09:46 PM
claro que as pessoas têm a liberdade de terem os carros que quiserem, mas não é lá por isso que agora se vai começar a construir parques de estacionamento a torto e a direito e a não condicionar o trânsito em certas zonas da cidade!

tripas
April 5th, 2011, 10:26 PM
onde é que faltam espaços com segurança, capacidade e qualidade para peões e outros não motorizados em Lisboa :banana:

a isso sim pode-se responder : lolololololololololol ha tantos que não sei por onde lhe pegar

Ahahah é isso mesmo!
Realmente, isso é que devia ser discutido e não se os lisboetas têm parques de estacionamento em todo o lado para terem a "liberdade" de ter um carro e ser-lhes facilitado o seu uso para todo o lado...

Aspire
April 5th, 2011, 10:51 PM
Sempre a favor dos transportes públicos, mas a fazer-se estacionamento (pago) podia ser debaixo da avenida lusíada nas laranjeiras do outro lado da loja do cidadão (pois ai já há).

RoadsterRunner
April 5th, 2011, 11:00 PM
claro que as pessoas têm a liberdade de terem os carros que quiserem, mas não é lá por isso que agora se vai começar a construir parques de estacionamento a torto e a direito e a não condicionar o trânsito em certas zonas da cidade!

Ora bem.
Nem 8 nem 80.

emarques
April 5th, 2011, 11:24 PM
Isso poderá funcionar em espaços novos, não nos existentes.
Não seria correcto nem limitar as pessoas que já lá habitam da possibilidade de possuirem o seu meio de transporte particular, nem de desvalorizar as suas propriedades com uma medida impositória de excepção.

Que medida impositória de excepção? Criar uma alternativa (paga) à rebaldaria e fazer cumprir o código da estrada?

Xico205
April 5th, 2011, 11:52 PM
Bairros com carência de estacionamento: Graça, Arroios, Penha de França, Campolide, Campo de Ourique, Bairro dos Actores, alguns sitios de Benfica...

rbaps
April 6th, 2011, 12:26 AM
Nesses bairros concordo que haja investimento em parques/silos de estacionamento, porque as pessoas já vivem lá de qualquer das maneiras, e quem tem carro não vai abdicar dele assim só porque não tem um sítio para estacionar perto de casa.
Resultado: nesses bairros as ruas têm os passeios literalmente entupidos e à mercê de um estacionamento verdadeiramente selvagem que dificulta, e muito, a vida de quem lá reside.
Eu sei do que falo, vivo em Campolide e quase diariamente faço parte do drama que é o 702 conseguir passar naquelas ruas :ohno:

TeKnO_Lx
April 6th, 2011, 12:28 AM
Bairros com carência de estacionamento: Graça, Arroios, Penha de França, Campolide, Campo de Ourique, Bairro dos Actores, alguns sitios de Benfica...

Pois

Sempre a favor dos transportes públicos, mas a fazer-se estacionamento (pago) podia ser debaixo da avenida lusíada nas laranjeiras do outro lado da loja do cidadão (pois ai já há).

tb

eu defendo ao mesmo tempo maior oferta para residentes e turistas, a restrição do estacionamento á superfície. Julgo que um bom exemplo é na Baixa/Chiado e Belém. neste ultimo sitio, construía um grande parque de estacionamento e também de paragem de autocarros de turismo, e restringia todo o transito á superfície, requalificando o espaço (parque ao pé do Macdonald´s pro exemplo)

Xico205
April 6th, 2011, 03:27 AM
Falta na generalidade da freguesia dos Anjos tambem e na Pena.

RoadsterRunner
April 6th, 2011, 11:07 AM
Que medida impositória de excepção? Criar uma alternativa (paga) à rebaldaria e fazer cumprir o código da estrada?

Proibir qualquer acesso de transporte particular a zonas habitacionais onde este sempre existiu, sem a criação de estacionamento alternativo, sem a criação de transportes públicos que possam de certa maneira suavizar os acessos que se retiraram.
A não ser que se queira desvalorizar e desertificar uma zona com elevados prejuizos para os proprietários da mesma ...

Luís Raposo Alves
April 6th, 2011, 01:05 PM
epá, cala-te e tira mas é o soutien.

Xico205
April 6th, 2011, 04:18 PM
Proibir qualquer acesso de transporte particular a zonas habitacionais onde este sempre existiu, sem a criação de estacionamento alternativo, sem a criação de transportes públicos que possam de certa maneira suavizar os acessos que se retiraram.
A não ser que se queira desvalorizar e desertificar uma zona com elevados prejuizos para os proprietários da mesma ...

:applause:

Xico205
April 6th, 2011, 04:18 PM

:lol:

RoadsterRunner
April 6th, 2011, 04:32 PM

Andas a vender divida porque não tens $$ para mandar cantar um cego e queres maminhas ao léu ...
O tipico caso de um tuga a querer viver acima das suas capacidades.

:hilarious

Xico205
April 6th, 2011, 04:33 PM
Antas a vender divida porque não tens $$ para mandar cantar um cego e queres maminhas ao léu ...
O tipico caso de um tuga a querer viver acima das suas potencialidades.

:rofl:

Luís Raposo Alves
April 6th, 2011, 04:40 PM
Antas a vender divida porque não tens $$ para mandar cantar um cego e queres maminhas ao léu ...
O tipico caso de um tuga a querer viver acima das suas potencialidades.

Quero avaliar essas mamas para saber quanto é que poderão valer nos mercados internacionais.

alentejolover
April 6th, 2011, 04:49 PM
Com essas mamas, os juros de qualquer homem sobem...

Xico205
April 6th, 2011, 04:53 PM
E batem records de subida. :lol: