View Full Version : Nove entre dez cidades que mais vão crescer estão na China

araujo.lcarlos
April 13th, 2011, 04:39 AM
Nove entre as dez cidades que mais vão crescer estão na China

Das dez cidades que terão maior crescimento econômico até 2025, nove estão na China, segundo estudo da consultoria McKinsey Global Institute. A pesquisa avaliou o peso econômico atual e futuro das cidades ao redor do mundo.

“A força econômica está, de fato, se transferindo para o sul e, de forma mais decisiva, para o leste em um processo que está sendo puxado pela China”, disse à BBC Brasil Richard Dobbs, diretor do McKinsey Global.

O estudo projeta o percentual de crescimento esperado para o período até 2025 e elabora um ranking que é liderado por Xangai e Pequim, seguidas por Nova York, em terceiro lugar.
Do quarto ao décimo lugar, todas as cidades são chinesas: Tianjin, Chongqing, Shenzen, Guangzhou, Nanjing, Hangzhou e Chengdu. São Paulo aparece em 19º.

Crescimento consolidado

A pesquisa não prevê apenas o percentual de expansão. Olha para frente e lista quais devem ser as cidades com maiores economias em 2025.
A composição desse grupo deve mudar radicalmente, segundo o instituto. Cidades do chamado mundo desenvolvido cairão do ranking para dar lugar a 136 debutantes.
Entre esses 136 “novos ricos”, 100 estão na China. Outros 13 virão da Índia, e oito da América Latina.

Com o sobe-desce do ranking, a China passará a ter 151 cidades na lista das 600. O Brasil terá um avanço mais modesto, de 17 para 18 cidades, com a inclusão da Grande São Luís.
Apesar do avanço chinês no ranking das 600 mais ricas, o topo da lista ainda é dominado por cidades do atual mundo desenvolvido. Nova York fica em primeiro lugar, seguida de Tóquio, Xangai, Londres, Pequim, Los Angeles, Paris, Chicago, região metropolitana do Reno-Ruhr, Shenzen e Tianjin.
O ranking de PIB per capita conta uma história diferente. Das 25 cidades com maior PIB per capita destacadas no relatório, apenas uma ficará na China: Macau, atrás de Oslo, Doha e Bergen, as primeiras da lista.

Alheio aos números, o imigrante rural Tian Haikuan, de 53 anos, da província de Hebei, trabalha como pintor de paredes em um novo conjunto de escritórios em construção na cidade.
“Não estou sabendo que Tianjin está crescendo tanto não", dsse Tian à BBC Brasil, em frente à estação central da cidade.
"Mas sei que nosso país está passando por mudanças muito grandes e tenho total confiança nos nossos líderes. Eles sabem o que é melhor para o povo chinês. Hoje como arroz ou a comida que quiser a qualquer hora. Para quem já passou fome como eu, isso é o que importa.”

Visita oficial

A estratégia chinesa por trás do crescimento de algumas dessas cidades será observado pela delegação brasileira que desembarca na China nesta segunda-feira. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, deve assinar uma série de acordos em diferentes áreas com a China .

A presidente chega com o desafio de incentivar a diversificação da pauta de exportações brasileiras e buscar novos investimentos do país asiático.

Em 2009, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, um dos poucos países que tem superávit com a China. Em 2010, se tornou o principal investidor estrangeiro.

As características da relação bilateral, no entanto, deixam, na opinião de muitos setores no Brasil, o país em desvantagem. Cerca de 95% das exportações brasileiras para a China são de matérias-primas. A via contrária, da China para o Brasil, é dominada quase em sua totalidade por produtos industrializados.

Na área de investimentos, segundo o Centro de Estudos Brasileiros da Academia Chinesa de Ciências Sociais, 85% estão nos ramos de mineração e petróleo.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110404_china_cidades_ss.shtml

dricobel
April 13th, 2011, 03:22 PM
O crescimento da China chega a ser assustador!!

Wey
April 13th, 2011, 03:34 PM
Por que essa notícia foi postada no Arquitetura e Discussões Urbanas?? O crescimento referido pela matéria é ECONÔMICO, não populacional.

Menestrel
April 13th, 2011, 06:42 PM
Muito estranho...
A Price Watherhouse fez um estudo parecido mostrando que São Paulo saltaria para a sexta posição em 2025, e nesta aí nem aparece entre as dez!
Esquisito!!!

FloripaNation
April 13th, 2011, 07:04 PM
Nova York crescerá mais que já cresceu? :ohno:---------------------------São Paulo 19º.

FlicK
April 13th, 2011, 08:04 PM
Minha querida NY mostrando que não vai parar no tempo tão fácil! \o/

(eu jurava que NY seria símbolo da estagnação no século XXI)

Rekarte
April 13th, 2011, 08:23 PM
Tokyo que é a cidade mais rica atualmente,e n creio que NYC irá passar ela
n sem sentido NY ser o simbolo de estagnação,faz mais sentido este titulo para Londres ou Paris
os EUA é um país muito grande e continua tendo um crescimento populacional

Morfito
April 13th, 2011, 08:37 PM
Muito estranho...
A Price Watherhouse fez um estudo parecido mostrando que São Paulo saltaria para a sexta posição em 2025, e nesta aí nem aparece entre as dez!
Esquisito!!!

Não há nada esquisito...
No estudo da Price Watherhouse,São Paulo será a 6º cidade mais rica do mundo.

E no estudo aqui proposto,não se fala da colocação das cidades mais ricas,mas do qnto a cidade crescerá.

Logo,são coisas beeeem distintas... :cool:

"São Paulo ocupa, atualmente, a décima posição do ranking, mas em quinze anos deve subir para sexta colocação, deixando para trás Paris, a capital francesa. No entanto, Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres e Chicago vão se manter nas primeiras posições.

Xangai deve ter um crescimento notável no período, saltando de 25º para a nona posição. Na lista das cidades ricas do futuro, Bombaim será a 11º e Pequim a 17º, indica a consultoria."
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/sao-paulo-sera-sexta-cidade-mais-rica-mundo-2025-510996.shtml

RFroner
April 13th, 2011, 08:42 PM
China mostrando ao mundo como não se deve fazer.

Catrumano
April 13th, 2011, 08:45 PM
Como a maior parte da população chinesa ainda vive no campo, tá explicado esse boom populacional nas cidades daquele país.

araujo.lcarlos
April 13th, 2011, 11:48 PM
Por que essa notícia foi postada no Arquitetura e Discussões Urbanas?? O crescimento referido pela matéria é ECONÔMICO, não populacional.

^^tens razão:bash:. A priori eu ia postar no forum de notícias, mas me equivoquei. Mesmo assim, não creio que destoe tanto da proposta deste fórum, ja que trata especificamente da economia das cidades.:cheers:

Bruno.BH
April 14th, 2011, 01:20 AM
Eu teria medo de morar na China. @.@

vitinhooo
April 14th, 2011, 01:34 AM

Se o mundo pôde, porque eles não?

Menestrel
April 14th, 2011, 03:49 AM
Não há nada esquisito...
No estudo da Price Watherhouse,São Paulo será a 6º cidade mais rica do mundo.

E no estudo aqui proposto,não se fala da colocação das cidades mais ricas,mas do qnto a cidade crescerá.

Logo,são coisas beeeem distintas... :cool:

"São Paulo ocupa, atualmente, a décima posição do ranking, mas em quinze anos deve subir para sexta colocação, deixando para trás Paris, a capital francesa. No entanto, Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres e Chicago vão se manter nas primeiras posições.

Xangai deve ter um crescimento notável no período, saltando de 25º para a nona posição. Na lista das cidades ricas do futuro, Bombaim será a 11º e Pequim a 17º, indica a consultoria."
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/sao-paulo-sera-sexta-cidade-mais-rica-mundo-2025-510996.shtml

Então tá...
Desta forma, creio que São Paulo já é a oitava, afinal o ano base da pesquisa da Price é 2008... SP estava tecnicamente empatada com México City e Filadélfia que apareciam à frente, porém a economia dos EUA e México andaram pra trás de lá para cá, e a do Brasil cresceu (SP acompanhou), portanto provavelmente SP já deve ter o oitavo maior PIB do mundo...
O Rio também deve ter subido algumas posições! :)

FloripaNation
April 14th, 2011, 04:46 AM
$$$ demais concentrado em poucos países.

Wey
April 14th, 2011, 05:07 AM

Como se DEVE fazer, só se for. O país é o que mais vai enriquecer nos próximos anos :lol::lol:

thicken
April 14th, 2011, 05:25 AM
Eu tenho medo da China!

Bruno BHZ
April 14th, 2011, 03:42 PM

Não entendi porque fazer esse corte e dissociar o aspecto econômico das "discussões urbanas". Se essa seção só falasse de arquitetura e urbanismo, vá lá. Mas as discussões aqui são bem mais amplas, há threads sobre orçamento municipal, e você mesmo aceitaria se o tema fosse população! Se pode população, por que um aspecto ligado à renda, poder, influência, dinamismo, capacidade de investimento, qualidade de vida, etc, não pode?

Wey
April 14th, 2011, 04:19 PM
Não entendi porque fazer esse corte e dissociar o aspecto econômico das "discussões urbanas". Se essa seção só falasse de arquitetura e urbanismo, vá lá. Mas as discussões aqui são bem mais amplas, há threads sobre orçamento municipal, e você mesmo aceitaria se o tema fosse população! Se pode população, por que um aspecto ligado à renda, poder, influência, dinamismo, capacidade de investimento, qualidade de vida, etc, não pode?

Porque não é um dado diretamente relacionado ligado a urbanismo, que dirá arquitetura. Estaria melhor posicionado no Notícias.

Além do mais, é um conteúdo puramente referencial, não fornece maiores informações a respeito das cidades mencionadas ou como estão hierarquizadas. Se ao menos tivesse alguma tabela ou mapa (como os que tratam de renda ou IDH), que pudesse embasar uma discussão mais aprofundada do tema (aí sim entraria a questão fundiária, o processo de urbanização, o deslocamento dos centros econômicos, etc.). Mas não, se limita a dizer "as cidades que mais vão crescer são essas".

Continuo defendendo que o thread seja movido.

rmello
April 15th, 2011, 12:52 AM
Nova Iorque em 3º lugar, na minha opinião, põe em dúvida a seriedade da pesquisa. Vcs não acharam muito estranho não? A mim parece absurdo pensar que NY crescerá mais que qualquer grande cidade da China, como Tianjin e Shenzen por exemplo.

FloripaNation
April 15th, 2011, 01:48 AM
Nova Iorque em 3º lugar, na minha opinião, põe em dúvida a seriedade da pesquisa. Vcs não acharam muito estranho não? A mim parece absurdo pensar que NY crescerá mais que qualquer grande cidade da China, como Tianjin e Shenzen por exemplo.

Sim, o crescimento se reflete na expansão das cidades, NYC possui poucos prédios sendo construídos, podem ver no subfórum americano, Acho que só essas megas cidades chinesas cada uma possuem mais projetos que muito país por aí.

brunosaqueti15
April 17th, 2011, 05:11 AM
Ainda bem que a pesquisa não era sobre as 10 cidades que estão regredindo..!
Por que será né?..!

Fabius_
April 17th, 2011, 06:47 PM

Os critérios de cálculo, é fato, podem variar muito, especialmente porque cada país tem definições diferentes. A partir daí, podemos imaginar outros problemas sérios na pesquisa...

araujo.lcarlos
April 17th, 2011, 11:52 PM
Porque não é um dado diretamente relacionado ligado a urbanismo, que dirá arquitetura. Estaria melhor posicionado no Notícias.

Além do mais, é um conteúdo puramente referencial, não fornece maiores informações a respeito das cidades mencionadas ou como estão hierarquizadas. Se ao menos tivesse alguma tabela ou mapa (como os que tratam de renda ou IDH), que pudesse embasar uma discussão mais aprofundada do tema (aí sim entraria a questão fundiária, o processo de urbanização, o deslocamento dos centros econômicos, etc.). Mas não, se limita a dizer "as cidades que mais vão crescer são essas".

Continuo defendendo que o thread seja movido.

^^por mim, ok. Fica a critério do(s) Moderador(es).:cheers:

HigorSoaresS
April 18th, 2011, 06:08 PM
com escravização e sem direitos trabalhistas crescemos mais que eles, pois eles importam matéria prima, nós temos tudo! Escravização e condições sub humanas de trabalho no Brasil jah para podermos crescer como a China (NOT)

mattaBR
April 18th, 2011, 06:23 PM
Pensei que o crescimento no Rio seria mais expressivo que em SP.

Menestrel
April 19th, 2011, 04:06 AM
As duas cidades devem manter o mesmo ritmo de crescimento, mattaBR... O Rio tem recebido mais investimentos públicos, mas SP compensa recebendo sozinha quase metade de todos os investimentos estrangeiros no país!

RFroner
April 19th, 2011, 05:07 AM
Como se DEVE fazer, só se for. O país é o que mais vai enriquecer nos próximos anos :lol::lol:

a China "cresce"... alguém me explica qual é essa noção de crescimento?

é ter um bom PIB? é ver quem devasta mais rápido? quem expulsa os produtores do campo com mais eficácia? quem planifica o povo e a cultura de forma mais violenta? quem impõe mais repressão e cala mais seu próprio povo? quem atrolha mais nego em mega-cidades-pombais? quem polui mais?

a China é o próprio 1984 em ação, um grande canteiro de obras e uma fábrica de lixo descartável. Nove entre 10 produtos inuteis de qualidade inferior estão sendo fabricados na China de forma desenfreada nesse exato momento.

Wey
April 19th, 2011, 03:08 PM
^^ :lol:

Eppur, si muove...