View Full Version : Reformulação das Freguesias de Portugal

Pages : 1 [2] 3 4 5 6 7

Barragon
July 10th, 2011, 11:44 PM
Eu entendo, mas as duas freguesias não fazem um lugar... é falácia.

Um lugar é Vila Nogueira.

paradise at Tagus
July 10th, 2011, 11:53 PM
Esclarecido ;)

Barragon
July 11th, 2011, 12:20 AM
Isto segundo o INE :lol:

AZT2009
July 11th, 2011, 10:15 AM
Já foi um município.

E tentou se-lo em 1998 a proposta não passou por 1 voto na assembleia municipal não percebo a unica assembleia com parecer viculativo sobre o Assunto é a AR podiam ter mandado logo para lá.

Lá havia votos garantidos do PCP, PS e talvez CDS na altura eles queriam criar novos concelhos.
Os do PS porque foi partido que propos o projecto lei pra a criação do municipio.

Mas curiosamente a nossa presidente de junta actual naquele ano presidente da junta de freguesia de são simaão que votou contra a criação do municipio hoje vem comm as tretas de formar uma unica freguesia como pode tal pessoa ajudar Azeitão se num momento crucial da sua historia fez asneira.:lol:

O povo tem memoria curta.:bash:

IgorNorwich
July 14th, 2011, 12:59 PM
Ao meu ver, Portugal deveria acabar com essas diviões em Concelhos e Freguesias e passar adotar municípios, assim como na Espanha.

PS: O menor município espanhol em população chama-se Illán de Vacas com míseros 5 habitantes. :lol:

IgorNorwich
July 14th, 2011, 01:15 PM
3 Exemplos:
* Lisboa, como é um concelho totalmente urbano, não se desmebraria. Os atuais limites seriam os mesmos do município de Lisboa;
* Coimbra se desmembraria e vários:
- Município de Coimbra (formado pelas atuais freguesias urbanas de Almedina, Ceira, Eiras, Ribeira de Frades, Santa Clara, Santa Cruz, St. Antonio dos Olivais, São Bartolomeu, São Martinho do Bispo, São Paulo de Frades, Sé Nova e Taveiro)
- As demais freguesias (Cernache, Almalaguês, Lamarosa, Trouxemil, etc) tornariam-se municípios, assim como Coimbra.
* O atual concelho de Cuba (formado por 4 freguesias: Cuba, Faro do Alentejo, Vila Alva e Vila Ruiva) seria desmembrado em 4 novos municípios com os mesmos limites de cada freguesia, já que nenhuma delas é conurbada à outra.

DanielFigFoz
July 14th, 2011, 08:34 PM
Os concelhos são munícipos, e t^em câmaras municipais

Barragon
July 14th, 2011, 09:32 PM
Como espanha é errado.

IgorNorwich
July 14th, 2011, 11:40 PM
Os concelhos são munícipos, e t^em câmaras municipais

Então... acabar com essas freguesias e emancipá-las (não todas, é claro).

DanielFigFoz
July 15th, 2011, 01:11 AM
E emcancipá-las? São todas legalmente iguais com as suas funções.

carlosdsousa
July 15th, 2011, 11:28 AM
Cucujães é o motor de OAzeméis... penso que se deverá manter na mesma.

é o motor para efeitos de voto e isso conta quase tudo... de resto mais de um terço da populaçao faz a sua vida em SJM, trabalhando ou estudando. No que toca a comercio e serviços ai nem se fala dos que se deslocam a SJM em deterimento de OAZ.

Das pessoas que conheço de cucujaes, quase todos tem instalado aquele orgulhosamente oliveirense, mas cada vez mais admitem que a vida deles é mais influencia por SJM, mais serviços, mais comercio, mais proximo, menos desorganizado...

Barragon
July 15th, 2011, 11:55 AM
Tudo bem, mas vá, com aquelas freguesias SJM já ficaria com uma bela população.

tbean
July 18th, 2011, 03:21 PM
bom.. lisboa já tem menos!!!!!!
agora a seguir é o resto do pais.. a comecar pelo porto! ahah
http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/portofreg.jpg
esta um bocado falsa/utopica visto que as fronteiras sao as avenidas e as ruas da grande maioria... mas acho que no geral nao deveria sair muito disto!!! :)

Paulo_1984
July 18th, 2011, 03:26 PM
Não ficou com mais freguesias do que as actualmente existentes!??

Andre_Filipe
July 18th, 2011, 03:42 PM
São 15 na mesma.

o RR diz que no Porto não vale a pena reformular porque as freguesias são poucas - apenas as do centro historico poder-se-ão fundir. CH é Sé, Vitoria, São Nicolau e Miragaia.

tbean
July 18th, 2011, 04:04 PM
sim o nr é o mesmo 15! so com limites diferentes... o CH devia se fundir de facto!

Portvscalem
July 18th, 2011, 04:54 PM
Uiiiiiiii chama Vitória ao CH... ainda levas porrada, looool..... Para isso ficava Centro histórico, e pronto.

Não acho bem, essa divisão, sou a favor de bairros, estilo mini-municipios, ou macro-freguesias, ao estilo do que querem fazer em lisboa, talvez um pouco maiores. E dividir a Cidade alargada do Porto entre 12 e 15 desses...

O CH acho que deveria incluir as caves e Castelo de Gaia. Sim, uma freguesia, ou bairro nas duas margens do douro. Para mim, aquilo nem é só a mesma cidade, mas deveria ser também a mesma freguesia...

Qualquer coisa estilo isto, desculpem o muito pouco perfeccionismo:

http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/bairroCH.jpg

Paulo_1984
July 18th, 2011, 05:19 PM
Eu não concordo com essa divisão.

Penso que o Centro Histórico deveria estar agrupado numa única freguesia.

No caso do Porto, mais de 6 freguesias é uma exagero.

Mais importante que ligar a nomes, é preciso olhar a questões de urbanismo e de ligação urbanística.

Por exemplo, grosso modo Foz do Douro e Lordelo do Ouro poderiam ser agrupadas numa única freguesia, o mesmo acontecendo com Aldoar e Nevogilde; Ramalde e Paranhos, e Massarelos, Cedofeita, Sto. Ildefonso e Bonfim.

Claro com fortes ajustamentos territoriais em relação às divisões das actuais freguesias.

Paulo_1984
July 18th, 2011, 05:25 PM
Penso que deveria ser feita a fusão imediata de todas as freguesias que formem parte da mesma cidade/vila de pequena e média dimensão.

Qual o sentido de Borba e Vila Viçosa terem uma mini-freguesia que nem 0,5km2 têm dentro de uma segunda freguesia maior?

Qual o sentido de o Entroncamento estar dividido em duas freguesias?

Porque raio andaram a dividir Queluz e Cacém?

Etc.

Portvscalem
July 18th, 2011, 07:07 PM
Não tem divisão... esquece os risquinhos...

Algo do estilo é o que defendo como uma freguesia, ou bairro do CH.

Mosteiro da Serra do Pilar, Caves, Castelo de Gaia, mais as 4 freguesias do CH do Porto.

Paulo_1984
July 18th, 2011, 07:49 PM
O meu comentário não era para ti mas para o user anterior.

Lino
July 19th, 2011, 05:48 PM
As Caves e Cais de Gaia é Santa Marinha...

dvf
July 26th, 2011, 11:18 AM
Na Amadora acho que se podiam juntar algumas freguesias tendo em conta o mapa actual:

http://img198.imageshack.us/img198/9021/amadorao.png

Brandoa + Alfornelos
Falagueira + Venda-Nova
Reboleira + Damaia
Alfragide + Buraca

Das 11 freguesias, passavam-se para 7.

Paulo_1984
July 26th, 2011, 01:51 PM
Amadora, pela sua dimensão, bastava uma freguesia, mas pronto, duas freguesias, usando a Linha de CF para dividir a cidade em duas.

Venteira+Alfragide+Buraca+Damaia+Reboleira

Mina+S. Brás+Falagueira+Venda Nova+ Brandoa+Alfornelos

Barragon
July 26th, 2011, 03:44 PM
Ui... a Amadora...

Concordo com a divisão do DVF. Talvez Reboleira com Venteira.

dvf
July 26th, 2011, 08:30 PM
Amadora, pela sua dimensão, bastava uma freguesia, mas pronto, duas freguesias, usando a Linha de CF para dividir a cidade em duas.

Se fossemos pelo número de habitantes, nem seria necessário mexer nas freguesias. Antes de chegar à Amadora, já tinha varrido quase todo o Portugal.

Paulo_1984
July 26th, 2011, 09:18 PM
Vocês acham que a população é assim tão importante?

Qual a lógica de um município onde as freguesias têm em média 2,16km2?

E não esquecer as funções das freguesias... Uma população elevada não condiciona o seu trabalho.

Sinceramente a Amadora é daqueles casos onde nem sequer deveria existir freguesias!

A CM poderia perfeitamente gerir o município e disponibilizar os serviços prestados pelas juntas de freguesia através de gabinetes.

Faz sentido haver freguesias quando a sede do município não é a única existente. E assim podemos dizer que as freguesias funcionam com um chamar de atenção do Poder Autárquica para outras zonas do município!

tbean
July 27th, 2011, 04:44 PM
sinceramente acho... populacao e extensao em área sao os principais criterios, para mim, para as freguesias... é certo que a amadora é pequena, mas tem muita gente... se um poder municipal tem poder para gerir isso.. nao sei! nao conheco a situacao da grande lisboa, mas é a mesma coisa com espinho vizela ou s joao da madeira aqui no grande porto: fusao a concelhos adjacentes ou eliminacao de freguesias destes concelhos?!?!

Paulo_1984
July 27th, 2011, 08:48 PM
Naturalmente que seria fusão das freguesias e absorção de algumas freguesias anexas de outros municipios como já indiquei.

AZT2009
August 16th, 2011, 11:30 AM
Alguém já falou dos critéritos de esxtinção de freguesias?
Bem se não falarem devem falar em breve aquilo é para ser feito entre julho deste ano e Julho do ano que vem.

Já sei que as freguesias de zonas despovoadas do interior não vão ser extintas comprendo era a machada final naquelas terras.

As maiores mexidas devem ser no litoral.

AZT2009
August 16th, 2011, 11:31 AM
Na Amadora acho que se podiam juntar algumas freguesias tendo em conta o mapa actual:

http://img198.imageshack.us/img198/9021/amadorao.png

Brandoa + Alfornelos
Falagueira + Venda-Nova
Reboleira + Damaia
Alfragide + Buraca

Das 11 freguesias, passavam-se para 7.

Ou então anexar o concelho a Lisboa.:)

sjay
August 16th, 2011, 03:56 PM
Não tenho uma opinião muito clara acerca do que vou dizer

Penso que em muitas freguesias do Interior e do sul a identidade da freguesia não é tão forte como nas freguesias do Litoral Norte (não me é claro onde este fenomeno acontece ao certo). Creio a identidade da localidade é mais forte. No minho não quase não existe o conceito de localidade.

Sendo assim, não me chocava a extinsão de muitas freguesiasno interior. Será que essa identidade se perderia? Aí as freguesias não são apenas admiinistrativas? Se uma localidade passa-se de uma freguesia para outra alteraria alguma coisa em termos sócio-culturais? Claro que há sempre implicações, mas relativamente à identidade será que afectaria?

Não consigo ter uma opinião clara, porque não conheço o quotidiano das pessoas. A única coisa que noto é que as pessoas que conheço raramente falam na freguesia, apenas na localidade

Barragon
August 16th, 2011, 04:24 PM
Acho que uma freguesia com menos de 200 pessoas não tem qualquer peso admin.

Para isso existe uma associação de moradores.

AZT2009
August 16th, 2011, 08:34 PM
Acho que uma freguesia com menos de 200 pessoas não tem qualquer peso admin.

Para isso existe uma associação de moradores.

A extinção de freguesias não afecta muito as pessoas o que afecta é extinção de camaras em regiões despovoadas.

Arsaeh
August 20th, 2011, 02:06 AM
Cada vez sou mais da opinião que deveriam ser extintas todas as freguesias.

Uma vez que a justificação para se mexer nas freguesias é a sua quantidade excessiva com custos administrativos multiplicados e a necessidade de uma gestão mais ajustada à actualidade (portanto uma gestão que se pretende dinâmica e ajustável), parece-me uma perda de tempo e recursos esta história das fusões.

O processo de fusão de freguesias vai dar muita dor de cabeça, como por exemplo: mexer com a identidade das pessoas, encontrar nomes para as novas freguesias, nomes de ruas por vezes iguais em freguesias próximas a fundir, mexer em diversa papelada de moradas, terrenos, etc., etc. O resultado será um processo moroso, cheio de custos administrativos, cheio de inconvenientes causados e sobretudo tempo perdido, pois rapidamente haverá nova mexida.

Parece-me que as freguesias podem continuar como estão, para efeitos de morada, identificação administrativa, etc. Apenas extinção do sistema eleitoral, ou seja, fim da assembleia e presidente da junta de freguesia.

Toda a gestão deverá estar centrada na Câmara, esta sim faria a gestão de todo o território, naturalmente com postos de atendimento em cada freguesia, ou duas a duas ou conforme o executivo acha-se mais ajustado à realidade, realidade esta que é mutável e portanto facilmente ajustável por diferentes executivos.

Estou convencido que a extinção total das freguesias representaria uma tal redução de custos (em pessoal político e em obras apenas resultantes de cada presidente puxar a brasa à sua sardinha) que permitiria uma gestão racional do território e, sobretudo, penso que com esta medida não seria necessário mexer nos concelhos.

dvf
August 20th, 2011, 09:55 AM
Ou então anexar o concelho a Lisboa.:)

Nãooooooooo..... :badnews:

AZT2009
August 20th, 2011, 12:00 PM
Não vejo qual o problema mentaliza-te os concelhos de Lisboa e Porto vão crescer devido a fusões com concelhos vizinhos.
O unico problema é o aumento consideralvel do preço das casas novas depois dessas fusões.

Eu defendo que Palmela devia ser Setúbal as sedes de concelhos estão muito proximas e os concelhos tem pouca area naquela região.

O Nome do concelho para mim devia ser Setúbal-Palmela

As freguesias a norte do concelho passariam para o montijo e as fregusias a sul para Setúbal como alguém já defendeu aqui no forúm.

Pinhal Novo e Poceirão para o montijo(O montijo passava a ser um território continuo).

Quinta do Anjo, Palmela e Marateca Para Setúbal

dvf
August 20th, 2011, 06:24 PM
Não vejo qual o problema mentaliza-te os concelhos de Lisboa e Porto vão crescer devido a fusões com concelhos vizinhos.

Isso é uma opção. A errada na minha opinião. A melhor opção é a criação dos "Governos Metropolitanos" e nesse caso até faria sentido Lisboa perder parte do seu território para a Amadora e Odivelas, por exemplo.

O unico problema é o aumento consideralvel do preço das casas novas depois dessas fusões.

São muitos mais os problemas dessas "fusões" que falas. O dinheiro da Amadora era desviado para as ditas zonas "nobres" de Lisboa como a Baixa-Chiado, vinha a EMEL, vinha a má gestão financeira de Lisboa (a Amadora é dos melhores concelhos do país em termos de finanças e um dos com mais liquidez)... Não vejo vantagens em tal fusão como habitante da Amadora, só desvantagens.

Wolf2009
August 21st, 2011, 11:30 AM
Eu já ouvi falar em autarquia metropolitana.

joseep
August 21st, 2011, 12:38 PM
Por favor ninguém se associe com Lisboa!
Os serviços que a CML hoje fornece aos seus habitantes são uma espécie de desprezo e pioria contínua.
O estado do espaço urbano assim o determina, nunca vi uma cidade tão mal tratada...

Miguel_Arq
August 23rd, 2011, 02:33 PM
Cada vez sou mais da opinião que deveriam ser extintas todas as freguesias.

Uma vez que a justificação para se mexer nas freguesias é a sua quantidade excessiva com custos administrativos multiplicados e a necessidade de uma gestão mais ajustada à actualidade (portanto uma gestão que se pretende dinâmica e ajustável), parece-me uma perda de tempo e recursos esta história das fusões.

O processo de fusão de freguesias vai dar muita dor de cabeça, como por exemplo: mexer com a identidade das pessoas, encontrar nomes para as novas freguesias, nomes de ruas por vezes iguais em freguesias próximas a fundir, mexer em diversa papelada de moradas, terrenos, etc., etc. O resultado será um processo moroso, cheio de custos administrativos, cheio de inconvenientes causados e sobretudo tempo perdido, pois rapidamente haverá nova mexida.

Parece-me que as freguesias podem continuar como estão, para efeitos de morada, identificação administrativa, etc. Apenas extinção do sistema eleitoral, ou seja, fim da assembleia e presidente da junta de freguesia.

Toda a gestão deverá estar centrada na Câmara, esta sim faria a gestão de todo o território, naturalmente com postos de atendimento em cada freguesia, ou duas a duas ou conforme o executivo acha-se mais ajustado à realidade, realidade esta que é mutável e portanto facilmente ajustável por diferentes executivos.

Estou convencido que a extinção total das freguesias representaria uma tal redução de custos (em pessoal político e em obras apenas resultantes de cada presidente puxar a brasa à sua sardinha) que permitiria uma gestão racional do território e, sobretudo, penso que com esta medida não seria necessário mexer nos concelhos.

Concordo. :yes:

AZT2009
August 23rd, 2011, 04:39 PM
:lol:Uma freguesia só tem realmente poder para limpar o rabinho.:lol:

Paulo_1984
August 23rd, 2011, 09:43 PM
Como eu já disse aqui muitas vezes as freguesias poderiam ser mantidas, mas sem órgãos executivos.

Os poderes dos municipios seriam revistos, haveria criação de novos municipios.

E seria criado um novo nivel administrativo com as Comunidades Intermunicipais que teriam poderes e orgãos eleitos e seriam responsáveis por muitas das competencias dos municipios actuais e novos poderes acrescidos.

E dei o exemplo da cidade de Lisboa, que poderia ser uma comunidade intermunicipal formada por 10 municipios como Carnaxide (antiga freguesia antes da divisão e mais umas áreas limites), Amadora, Odivelas, Camarate, Sacavém, Olivais, Benfica, Belém, Coração, Alvalade.

aveiro01
August 28th, 2011, 03:16 PM
proposta de fusão de municípios para a região de Aveiro

http://img43.imageshack.us/img43/3387/fusaomunicipios.png (http://imageshack.us/photo/my-images/43/fusaomunicipios.png/)

AZT2009
August 28th, 2011, 03:27 PM
Eu gostei dessa proposta ma não gostei do nome que proponham para o concelho.:)

Esperemos que Porto siga o Exemplo.

Wolf2009
August 28th, 2011, 04:27 PM
proposta de fusão de municípios para a região de Aveiro

http://img43.imageshack.us/img43/3387/fusaomunicipios.png (http://imageshack.us/photo/my-images/43/fusaomunicipios.png/)

Isso é algo proposto por ti ou pelos autarcas?

aveiro01
August 28th, 2011, 04:59 PM
por mim, embora já se fale da fusão dos concelhos de aveiro e ílhavo e dos concelhos de albergaria e de sever do vouga por alguns autarcas.

Barragon
August 28th, 2011, 05:37 PM
Como se isso fosse possível :lol:

AZT2009
August 28th, 2011, 06:20 PM
Como se isso fosse possível :lol:

Barra as maiores mexidas a nivel de freguesias e municipios vão acontecer no litoral.

Barragon
August 28th, 2011, 06:29 PM
é só ao nível de freguesias.

AZT2009
August 28th, 2011, 06:42 PM
é só ao nível de freguesias.
A nova reforma administrativa?

Barragon
August 28th, 2011, 06:45 PM
do que é que se estava a falar?

aveiro01
August 28th, 2011, 07:13 PM
deleted

aveiro01
August 29th, 2011, 03:26 AM
a minha proposta de reformulação das freguesias de Aveiro

tentativa de uniformizar nº de habitantes por freguesia, área, serviços existentes, taxa de urbanização..

[IMG]http://img62.imageshack.us/img62/2016/freguesiasaveiro3.png (http://imageshack.us/photo/my-images/62/freguesiasaveiro3.png/)

AZT2009
August 29th, 2011, 10:30 AM
do que é que se estava a falar?

Ok então isto vai ser muito pouco abragente eu já ouvi falar em mexer na lei do poder local ou lá o que era.

As freguesias nunca foram extintas passaram de uns concelhos para os outros.

aveiro01
August 29th, 2011, 03:04 PM
"Reforma administrativa deve reduzir número de Juntas de Freguesia e de eleitos locais
por Lusa

(...) O acordo entre Portugal e a 'troika' refere que o país terá de reduzir a partir de julho de 2012 o número de câmaras e juntas, atualmente 308 e 4.259 respetivamente, reduções que terão de estar concretizadas nas próximas eleições autárquicas que decorrerão em 2013." DN 28/08/2011

AZT2009
August 29th, 2011, 07:34 PM
Reforma administrativa deve reduzir número de Juntas de Freguesia e de eleitos locais
(http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1963250&page=3)

Barragon
August 30th, 2011, 01:58 AM
Essa reformulação das freguesias está adequada :yes:

fred_mendonca
August 30th, 2011, 02:18 AM
Quarta-feira saberemos melhor como é que as coisas serão feitas. Supostamente é quando o plano vai ser apresentado.

AZT2009
August 30th, 2011, 12:35 PM
Essa reformulação das freguesias está adequada :yes:

Concordo não se extinguem freguesias o que se extingue são as juntas de freguesia.

Várias freguesias ficam agregadas à mesma junta de freguesia não entreferido assim com a sua identidade.

vanadio
August 31st, 2011, 03:52 AM
No concelho de Abrantes fala-se da fusão das freguesias a sul do concelho, figa uma hiper freguesia, sobretudo pela área excessiva que vai ter. Assim, Vale das Mós, São Facundo e Bemposta, passarão a formar uma única freguesia.

AZT2009
August 31st, 2011, 11:02 AM
Há freguesias que não vão desparecer ficam é agregadas a uma unica junta de freguesia.

Exemplo:

Hoje em dia são 3 freguesias com 3 juntas de freguesia no futuro pode haver uma junta de freguesias para 3 freguesias.

Barragon
August 31st, 2011, 05:20 PM
:lol: fica uma junta para uma freguesia grande.

rpc08
August 31st, 2011, 05:52 PM
Desculpem-me lá mas parece-me que vos estão a atirar areia para os olhos. É que sendo a junta/assembleia de freguesia o órgão de soberania mínimo, "no futuro haver uma junta de freguesias para 3 freguesias" é exactamente o mesmo que "ter uma freguesia única que englobe as três extintas", ou estou enganado? :|

Barragon
August 31st, 2011, 06:25 PM
claro que não estás :lol:

sjay
September 1st, 2011, 12:03 PM
há as questões históticas. Se em termos de peso for igual seria preferivel preservar as freguesias históricas (muitas com 600 e 800 anos) do por uma questão administrativa fundir tudo e olhar apenas para as questões de circunstancias actuais.
Tenho é sérias dúvidas que seja a mesma coisa. Por exemplo o nome de ruas. Que vai ser uma bela confusão com as fusões. Como se resolvem as questões de conflito? Uma única junta para várias freguesias significaria que as situações de rivalidade e conflito iriam aumentar exponencialmente. Porque ao contrário do que alguns apregoam são os presidentes da junta que conseguem este ou aquele equimamento (ou a sua melhoria / reparação) junto do município. Se houvesse um único presidente para as várias juntas isso faria com que as pessoas começassem a dizer que o pj privilegiava uma freguesia em relação às demais. Nesses casos será preferivel uma única freguesia (apesar do problema em parte se manter, mas se diluir com os anos).

pai nosso
September 3rd, 2011, 01:24 AM
NOVO MAPA DO CONCELHO DE GONDOMAR

http://i976.photobucket.com/albums/ae247/painosso/GondomarConcelho2012.jpg

ATENÇÃO: isto é um rumor/90% de verdade, e se isto é o que vai acontecer num concelho de 173000 habitantes, nem quero imaginar como vai ser do resto do país!!

- Freguesia AA: Baguim do Monte + Rio Tinto [sede física na nova junta, na actual junta de Baguim do Monte; Pop.: 61638 habitantes]

- Freguesia BB: Fânzeres + Valbom + S. Cosme [sede em S. Cosme; Pop.: 66624 habitantes]

- Freguesia CC: S. Pedro da Cova + Jovim + Foz de Sousa [sede em Foz de Sousa; Pop.: 30841 habitantes]

- Freguesia DD: Covelo + Medas + Melres + Lomba [sede em Medas; Pop.: 9764 habitantes]

P.S.:

1) todas estas medidas entrarão em vigor em Janeiro de 2012;

2) por exemplo na freguesia AA vai passar a haver uma Comissão Administrativa até às próximas eleições, com UM SÓ executivo e com UMA SÓ Assembleia de Freguesia, MAS AMBOS os Presidentes de Junta das antigas freguesias vão a continuar a receber o seu salário;

3) o actual executivo camarário é de 5 (Valentim) + 4 (PS) + 2 (PSD), a partir de 2012 será de 5 (Valentim) + 3 (PS) + 1 (PSD), isto é, os dois últimos dois vereadores que entraram vão ser despedidos:laugh::rofl: »»» lá vai o Major conseguir a maioria absoluta na secretaria:rofl::laugh:;

4) foi-me dito que por exemplo, as pessoas vão continuar a dizer que são da "Rua Tal" de Fânzeres , mesmo sendo a nova sede da junta em S. Cosme;

5) pessoalmente acho que "esta brincadeira" vai criar muitas problemas de identidade das pessoas, e que estão a cortar demasiadas freguesias, e que em concelhos mais pequenos os cortes de freguesias ainda vão ser piores;

6) provavelmente, isto que vai acontecer em Gondomar, é o que vai acontecer no resto do país.

Barragon
September 3rd, 2011, 01:30 AM
Não é possível freguesias com 60k... isso é treta...

Fânzeres seria com São Pedro da Cova ....

Lomba fica isolada da sede.

fred_mendonca
September 3rd, 2011, 02:48 AM
O Valentim não se pode candidatar em 2013 à Câmara de Gondomar. Só pode se candidatar à Assembleia Municipal. :lol:

Portogaia
September 3rd, 2011, 01:40 PM
Ou isso eu aumentem o IVA a 40% - em Espanha nao há freguesias e ninguém é mais pobre culturalmente por isso...

AZT2009
September 3rd, 2011, 02:09 PM
Se houvesse um único presidente para as várias juntas isso faria com que as pessoas começassem a dizer que o pj privilegiava uma freguesia em relação às demais.

Mas isso não é o que acontece com as câmaras hoje em dia?

AZT2009
September 3rd, 2011, 02:16 PM
Eu penso que reforma administrativa vai incidir em concelhos com mais de 50.000 e/ou 100.000 habitamtes principalmente.

Agora não sei se vai haver conversações com as câmaras ou não.

O que está no documento do governo é extinguir 1000 freguesias que devem estar no litoral uma vez que se disse (sem confirmação) que nas freguesias de regiões em despovoamento não se iria mexer.

fred_mendonca
September 3rd, 2011, 06:07 PM
^^ As maiores Câmaras Municipais são precisamente aquelas que serão menos afectadas por esta reforma. E isso acontece por uma razão simples: são aquelas que menos dependem do Orçamento de Estado.

AZT2009
September 3rd, 2011, 07:39 PM
Eu não vejo outro sitio onde reduzir o número de freguesias as maiores câmaras são aqueles que muitas vezes tem mais de 20 freguesias.

geographico*
September 3rd, 2011, 07:57 PM
Mas o que é que isto tem que ver com poupança?
Já viram o montante que estamos a falar? São valores irrisórios!
No interior há freguesias com orçamentos anuais de 20 mil euros!

Neste assunto das freguesias encontrou-se um bode expiatório e tem-se atingido um nível de demagogia atroz :ohno:

fred_mendonca
September 3rd, 2011, 09:11 PM
Eu não vejo outro sitio onde reduzir o número de freguesias as maiores câmaras são aqueles que muitas vezes tem mais de 20 freguesias.

Pensava que estavas a falar de concelhos. Relativamente às freguesias faz todo o sentido que exista um corte substancial nos concelhos com maior densidade populacional.

sjay
September 3rd, 2011, 09:12 PM
Claro que há muita demagogia. Neste e em muitos outros assuntos da nação tem-se usado como bodes espiatórios (populistas), quando na realidade quase nada aí se poupa.

Mas tem o reverso da medalha, que neste caso será um reverso bom. Muitos destes assuntos são muito dificeis de mexer pois são assuntos tabu. Já agora assuntos tabus ou assuntos tabu?

Pegando no tema, esta é uma optima oportunidade para uma reforma administrativa. Não para ser radical, mas sim para ajustar a realidade actual. E não me refiro às circunstancias, porque essas daqui a 5 ou 10 anos serão diferentes. Portanto não se pode estar a olhar apenas para os $$$, que depois na realidade irá se verificar que tudo contabilizado as poupanças não são tantas assim. E o que se poupou pode ser numa clara penalização das populações que é o mais importante. Mas há freguesias que não fazem sentido. Gosto da proposta do geographico. Existem muitas outras que também não fazem sentido e esta será uma óptima oportunidade para fazer essas mexidas

Azeitão, Já vi presidentes da junta da mesma cor politica da do municipio a não fazerem nada de jeito e já vi presidentes de cor politica diferente a fazerem maravilhas. Não sou para dizer que a cor não ajuda. Mas, o que me referia era a rivalidade das populações. Se tiveres aí uma junta para as duas freguesias, o presidente eleito será sempre olhado com desconfiança pelas pela população da outra junta. O papel de um presidente da junta é um papel reinvidicativo junto do municipio. Estará a reinvidicar por duas ou mais freguesias. Será muito mais fácil reinvidicar por uma única freguesia. É mais fácil de justificar às populações

Viriatuus
September 3rd, 2011, 10:37 PM
Parece levar-se demasiado ligeiramente a eventual extinção de freguesias sem se referir o défice democrático, porque de falta de representação, que dái vai resultar. Nem só de dinheiro se vive... e neste caso nem é como foi referido um aspecto decisivo.

geographico*
September 3rd, 2011, 10:50 PM
Parece levar-se demasiado ligeiramente a eventual extinção de freguesias sem se referir o défice democrático, porque de falta de representação, que dái vai resultar. Nem só de dinheiro se vive... e neste caso nem é como foi referido um aspecto decisivo.

Esse é um ponto fulcral. Uma freguesia deve ser a representação política de uma comunidade. Daí só se dever proceder a junções nos casos em que uma mesma comunidade está espartilhada em várias freguesias.

pai nosso
September 3rd, 2011, 11:28 PM
Não é possível freguesias com 60k... isso é treta...

Fânzeres seria com São Pedro da Cova ....

Lomba fica isolada da sede.

Barragon, o que me foi dito é a informação que já corre dos corredores da Câmara e das Juntas, e que vai ser destes modos que a reformulação das freguesias vai ser feita no concelho!!!

Quero realçar os dois pontos feitos no meu post anterior:

1) todas estas medidas entrarão em vigor em Janeiro de 2012;

2) por exemplo na freguesia AA vai passar a haver uma Comissão Administrativa até às próximas eleições, com UM SÓ executivo e com UMA SÓ Assembleia de Freguesia, MAS AMBOS os Presidentes de Junta das antigas freguesias e respectivos assalariados vão a continuar a receber os seus ordenados.

Ou seja, tenho a impressão que isto vai entar em vigor a nível nacional em Janeiro de 2012, mas ainda nada foi dito à população local, isto é vai ser a política do facto consumado!!!

fred_mendonca
September 3rd, 2011, 11:44 PM
^^ Ao menos não mexem nos concelhos. De qualquer forma, parece-me uma redução exagerada. De 11 freguesias para 4 freguesias ainda é um bom bocado.

geographico*
September 3rd, 2011, 11:47 PM
Ou isso eu aumentem o IVA a 40% - em Espanha nao há freguesias e ninguém é mais pobre culturalmente por isso...

E que tal deixarem de dizer disparates e irem ver a ordem de grandeza dos valores que estão em causa?

E porque não dizer que em Espanha existem municípios com menos de 20 habitantes?

Viriatuus
September 4th, 2011, 12:19 AM
Muitos municípios em Espanha, mas mesmo muitos, têm menos de 100 habitantes...

Paulo_1984
September 4th, 2011, 03:29 AM
Pois eu no caso de Gondomar cortaria ainda mais:

Rio Tinto+Baguim+Fânzeres+S. Pedro da Cova

S. Cosme+ Valbom+ Vaguim+ Foz do Sousa

Melres+Lomba e restantes

dvf
September 4th, 2011, 10:46 AM
E porque não dizer que em Espanha existem municípios com menos de 20 habitantes?

E porque não dizer qual é o modelo autárquico espanhol? Comparações em números nada dizem. A análise tem de ser feita tendo em conta a lei portuguesa, as comparações são inúteis, porque são dois modelos diferentes.

geographico*
September 4th, 2011, 01:28 PM
E porque não dizer qual é o modelo autárquico espanhol? Comparações em números nada dizem. A análise tem de ser feita tendo em conta a lei portuguesa, as comparações são inúteis, porque são dois modelos diferentes.

O modelo autárquico espanhol envolve muito mais representatividade, cada localidade tem a sua representação política.

O município em Espanha é equivalente a um intermédio entre a freguesia e o concelho em Portugal. Em Portugal está-se a defender (estupidamente) que localidades com menos de x ou y habitantes não podem ter representação política. Nem uma Junta de Freguesia com um mísero orçamento de 20 mil euros/ano! Em Espanha, como em todo o resto da Europa, não se pensa assim.

Há milhares de municípios em Espanha que são sustentados pelo Estado, em Espanha e em toda a Europa, porque se aplica um único princípio que tu não vês nem queres ver: coesão territorial.

A alternativa é teres um país abandonado. Que é precisamente aquilo que a aplicação da tua mentalidade tem dado ao longo de décadas em Portugal.

AZT2009
September 4th, 2011, 04:37 PM
Há milhares de municípios em Espanha que são sustentados pelo Estado, em Espanha e em toda a Europa, porque se aplica um único princípio que tu não vês nem queres ver: coesão territorial.

Segundo li as câmaras pequenas vão passar a ser finaciadas por um fundo ou apoio à coesão social.

Isso é uma coisa positiva pois as câmaras pequenas tinham menos habitantes logo recebiam menos que as grandes às vezes o que recebiam só dava para tapar os buracos das ruas e pouco mais.

fred_mendonca
September 4th, 2011, 05:40 PM
^^ Actualmente já existem fundos que compensam as câmaras mais pequenas. O Fundo Social Municipal e o Fundo de Equilíbrio Financeiro (Corrente + Capital).

AZT2009
September 4th, 2011, 07:09 PM
^^ Actualmente já existem fundos que compensam as câmaras mais pequenas. O Fundo Social Municipal e o Fundo de Equilíbrio Financeiro (Corrente + Capital).

Mas eles vão criar outro para coesão territorial eu li essa noticia no DN.

Está aqui a falar do assunto:
Reforma administrativa deve reduzir número de Juntas de Freguesia e de eleitos locais
(http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1963250&page=3)

fred_mendonca
September 4th, 2011, 07:30 PM
^^ Pois, mas em princípio esse novo fundo substituirá os fundos actuais. O objectivo é o mesmo, ou seja, garantir que todos os municípios tenham meios financeiros para desempenharem as suas funções.

AZT2009
September 4th, 2011, 08:00 PM
O novo fundo deve ser maior pois as câmaras com os outros fundos queixavam-se.

fred_mendonca
September 4th, 2011, 08:13 PM
^^ Duvido que seja. Eles ainda querem cortar mais as verbas para as Câmaras Municipais. É o que está no memorando. Quando muito dão mais às mais pobres e menos às autarquias com mais receitas próprias.

1991bbo
September 4th, 2011, 10:59 PM
http://imageshack.us/photo/my-images/819/mapafeira2.png/

Fica aqui a minha ideia para a fusão de freguesias em SMFeira. Caso se mantenham as fronteiras, acho que este seria o melhor mapa, senao acho que Arrifana e Milheirós de Poiares deveriam passar para SJMadeira visto terem relações mais estreitas com este concelho do que propriamente com SMFeira.

Fusões:

Canedo + Vila Maior

Lobão + Gião + Guisande

Louredo + Vale

Caldas de S. Jorge + Pigeiros

Fiães + Lourosa

Sanguedo + Argoncilhe

Mazelos + Lamas

S. Paio de Oleiros + Nogueira da Regedoura

Paços de Brandão + Rio Meão

S. João de Ver

Feira + Espargo

Escapães + Sanfins

Romariz

Arrifana + Milheirós

Fornos + Mosteirô

Travanca + Souto

sjay
September 4th, 2011, 11:35 PM
tens de meter em jpeg. Em png não dá. Ou se dá há algum truque

Barragon
September 4th, 2011, 11:58 PM
Não sei se as vilas deveriam ser fundidas...

Mozelos, Lamas, Lourosa e Fiães...

pai nosso
September 5th, 2011, 01:06 AM
Concelho da MAIA

http://i976.photobucket.com/albums/ae247/painosso/mapamaia.png

1 - Vila Nova da Telha [Pop.: 5368 hab]
2 - Gemunde [Pop.: 4765 hab.]
3 - S. Pedro de Avioso [Pop.: 2629 hab.]
4 - Moreira [Pop.: 10280 hab.]
5 - Barca [Pop.: 2769 hab.]
6 - S. Maria de Avioso [Pop.: 3360 hab.]
7 - Gondim [Pop.: 1929 hab.]
8 - Maia [Pop.: 9816 hab.]
9 - Vermoim [Pop.:14277 hab.]
10 - Silva Escura [Pop. 2313 hab.]
11 - Gueifães [Pop. 11532 hab.]
12 - Nogueira [Pop.: 4478 hab.]
13 - S. Pedro Fins [Pop.: 1838 hab.]
14 - Folgosa [Pop.: 3603 hab.]
15 - Milheirós [Pop.: 4237 hab.]
16 - Águas Santas [Pop.: 31000 hab.]
17 - Pedrouços [Pop.: 11868 hab.]

Concelho da Maia (2001): 120011 hab.

Concelho da Maia (2008): 140859 hab.

P.S.:

1) dados da população de Águas Santas é dos censos de 2011, todos os outros dados da população das outras freguesias é de dados de 2001;

2) seguindo a lógica do que possivelmente se vai passar em Gondomar, provavelmente vai-se dividir o concelho em 4 grandes freguesias.

Aceitam-se recomendações!!!:)

pai nosso
September 5th, 2011, 01:08 AM
Concelho de VALONGO

http://i976.photobucket.com/albums/ae247/painosso/mapavalongo.jpg

Concelho de Valongo: 97138 (2008)

P.S.: seguindo a lógica do que possivelmente se vai passar em Gondomar, provavelmente vai-se ficar com 2 situações:

- Situação 1: Ermesinde [Ermesinde + Alfena = 64790 hab.] e Valongo [Valongo + Campo + Sobrado = 34025hab.]

- Situação 2: Ermesinde (42490 hab.) + Alfena (22300 hab.) + Valongo-Campo-Sobrado (34025 hab.)

Barragon
September 5th, 2011, 01:38 AM
Já fiz reformulações para ambas ... mas não fiz mapas nenhuns.

No concelho de Valongo, penso não existir alterações relevantes... as freguesias estão bem repartidas.

Barragon
September 5th, 2011, 01:45 AM
Maia:

1+4
2+3+5+6+7
10+13+14
8+9
11+12+15
16
17 + parte de Pedrouços de Rio Tinto....

Viriatuus
September 5th, 2011, 01:52 AM
^^

Queres mudar a Triana de concelho?

Barragon
September 5th, 2011, 01:55 AM
Sim :yes: está colada a pedrouços.

geographico*
September 5th, 2011, 11:15 AM
Junções de freguesias em concelhos como Gondomar ou Valongo?

Extinguir freguesias com muito mais de 1000 habitantes e que representam aglomerados populacionais bem vincados?
Criar freguesias com mais de 50 mil habitantes?
Este país está mesmo perdido... :ohno::ohno::ohno:

Na Maia a única coisa que fazia era juntar as freguesias de Barca (http://pt.wikipedia.org/wiki/Barca_%28Maia%29), Gondim (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gondim), Gemunde (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gemunde), Santa Maria de Avioso (http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_de_Avioso) e São Pedro de Avioso (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_de_Avioso), nas quais está actualmente dividida a vila de Castêlo da Maia.

Formava-se assim a freguesia de Castêlo da Maia.

Portogaia
September 5th, 2011, 12:22 PM
O modelo autárquico espanhol envolve muito mais representatividade, cada localidade tem a sua representação política.

isto nao é verdade

um municipio pode ter varias localidades - sobretudo muito comum em zonas como a Galiza e outras a Norte mas as localidades dependem unicamente da representaçao politica do municipio.

geographico*
September 5th, 2011, 12:36 PM
isto nao é verdade

um municipio pode ter varias localidades - sobretudo muito comum em zonas como a Galiza e outras a Norte mas as localidades dependem unicamente da representaçao politica do municipio.

Tal como em Portugal. O ponto é que as pequenas localidades em toda a Espanha têm representação política (sozinhas ou agrupadas em pequenos conjuntos). O que tu propuseste foi a extinção das freguesias que são as entidades que asseguram essa representação no nosso país. Ora a inexistência de freguesias deixaria um vazio de representação política no nosso país sem paralelo na Europa Ocidental.:)

Barragon
September 5th, 2011, 12:42 PM
Junções de freguesias em concelhos como Gondomar ou Valongo?

Extinguir freguesias com muito mais de 1000 habitantes e que representam aglomerados populacionais bem vincados?
Criar freguesias com mais de 50 mil habitantes?
Este país está mesmo perdido... :ohno::ohno::ohno:

Na Maia a única coisa que fazia era juntar as freguesias de Barca (http://pt.wikipedia.org/wiki/Barca_%28Maia%29), Gondim (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gondim), Gemunde (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gemunde), Santa Maria de Avioso (http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_de_Avioso) e São Pedro de Avioso (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_de_Avioso), nas quais está actualmente dividida a vila de Castêlo da Maia.

Formava-se assim a freguesia de Castêlo da Maia.

É mesmo isso. Relativamente à Maia, juntaria outras freguesias como exemplefiquei no meu post, para além das do Castelo da Maia (como também referi).

Estamos no mesmo nível de pensamento... finalmente encontro alguém que até que percebe disto :jk:

geographico*
September 5th, 2011, 02:49 PM
^^

Obrigado :)

Mas Barra, eu não vou tão longe como tu. Aliás, para o distrito do Porto só proponho alterações pontuais, e acho que ir-se mais além é destruir um conceito de freguesia que existe e é correcto na região.

As minhas alterações para o distrito do Porto:

Porto: Miragaia + S. Nicolau + Vitória + Sé= freguesia da Ribeira e Sé (provavelmente com alterações nos limites)
Procura de uma solução para as freguesias do Bonfim e Santo Ildefonso (possivelmente com a extinção da freguesia do Bonfim e a sua repartição pelas freguesias de Santo Ildefonso, Campanhã e Ribeira e Sé, como acontecia antes da criação da freguesia do Bonfim no séc.XIX)

Gaia: pensar-se numa solução para as freguesias urbanas (Sta Marinha, Mafamude, Canidelo e Ol. Douro)

Maia: proposta do post anterior;

Penafiel: S. Mamede de Recezinhos + S. Martinho de Recezinhos = freguesia de Recezinhos

Amarante: S. Gonçalo + Madalena (+Cepelos?)= freguesia de Amarante;
Ataíde + Mancelos + Oliveira + Real + Travanca= freguesia de Vila Meã

Felgueiras: Borba de Godim + Macieira da Lixa + Vila Cova da Lixa + Santão= freguesia da Lixa

Marco de Canaveses: Fornos + Rio de Galinhas + São Nicolau + Tuías = freguesia do Marco de Canaveses

Trofa: S. Mamede do Coronado + S. Romão do Coronado = freguesia do Coronado

Lousada/Felgueiras/(Vizela): resolver o problema de Barrosas

concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Valongo, Gondomar, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Paredes e Baião: sem alterações

Portogaia
September 5th, 2011, 03:17 PM
Tal como em Portugal. O ponto é que as pequenas localidades em toda a Espanha têm representação política (sozinhas ou agrupadas em pequenos conjuntos). O que tu propuseste foi a extinção das freguesias que são as entidades que asseguram essa representação no nosso país. Ora a inexistência de freguesias deixaria um vazio de representação política no nosso país sem paralelo na Europa Ocidental.:)

nao te entendo
e as freguesias (localidades) nao podem estar representadas pelo concelho?

portugal politico
central/distrito/concelho/freguesia

espanha politica
central/regional/concelho - as localidades que sao os equivalentes a freguesias (antiguas parróquias civis) nao tem representaçao politica em espanha se bem que tb é verdade que em muitas regioes de povoamento nao disperso nao existem.

Talvez os concelhos em Portugal se tenham que re-adaptar se se extinguissem as freguesias (concelhos mais pequenos).
Mas uma coisa é certa concelhos com 20, 30, 50 freguesias sao totalmente inecessários.

Outro exemplo:
zonas urbanas

lisboa e barcelona - mesmo tamanho
Barcelona= 2milhoes de habitantes
Lisboa= 600 mil habitantes

Lisboa tem 56 representaçoes politicas (freguesias)
Barcelona tem 10 representaçoes politicas (distritos) para uma área do mesmo tamanho (em superficie e no entanto com muitos mais habitates)

AZT2009
September 5th, 2011, 04:32 PM
A reforma administrativa será constituída por quatro eixos de ação: a reforma do setor empresarial local, a reorganização do território, a adoção de um novo modelo de gestão municipal, intermunicipal e de financiamento dos municípios e das associações intermunicipais e a reforma da lei autárquica.

Barragon
September 5th, 2011, 07:57 PM
^^

Obrigado :)

Mas Barra, eu não vou tão longe como tu. Aliás, para o distrito do Porto só proponho alterações pontuais, e acho que ir-se mais além é destruir um conceito de freguesia que existe e é correcto na região.

As minhas alterações para o distrito do Porto:

Porto: Miragaia + S. Nicolau + Vitória + Sé= freguesia da Ribeira e Sé (provavelmente com alterações nos limites)
Procura de uma solução para as freguesias do Bonfim e Santo Ildefonso (possivelmente com a extinção da freguesia do Bonfim e a sua repartição pelas freguesias de Santo Ildefonso, Campanhã e Ribeira e Sé, como acontecia antes da criação da freguesia do Bonfim no séc.XIX)

Gaia: pensar-se numa solução para as freguesias urbanas (Sta Marinha, Mafamude, Canidelo e Ol. Douro)

Maia: proposta do post anterior;

Penafiel: S. Mamede de Recezinhos + S. Martinho de Recezinhos = freguesia de Recezinhos

Amarante: S. Gonçalo + Madalena (+Cepelos?)= freguesia de Amarante;
Ataíde + Mancelos + Oliveira + Real + Travanca= freguesia de Vila Meã

Felgueiras: Borba de Godim + Macieira da Lixa + Vila Cova da Lixa + Santão= freguesia da Lixa

Marco de Canaveses: Fornos + Rio de Galinhas + São Nicolau + Tuías = freguesia do Marco de Canaveses

Trofa: S. Mamede do Coronado + S. Romão do Coronado = freguesia do Coronado

Lousada/Felgueiras/(Vizela): resolver o problema de Barrosas

concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Valongo, Gondomar, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Paredes e Baião: sem alterações

Estás a ser muito brando.
Por acaso já fiz esse exercício ao nível do Douro Litoral e Minho e apenas nesses concelhos consigo diminuir por volta das 1000 freguesias.

Brevemente meto as minhas sugestões, concordando com as tuas claro... mas realizando mais umas fusões... umas óbvias, outras nem por isso.

Ao nível das zonas urbanas é mais prioritário a existência de reformulação nas fronteiras.

Por outro lado, e sendo pragmático, faço estes exercícios evitando mexidas nos limites concelhios, sabendo no entanto esta necessidade em certos casos.

Barragon
September 5th, 2011, 08:08 PM
Porto:

Reformulação de fronteiras
+
Nevogilde + Foz do Douro
4 do Centro Histórico

Gaia:

Crestuma + Lever
Grijó + Seixezelo
Serzedo + Perozinho + Sermonde
Afurada + Canidelo

Alguma reformulação das fronteiras de freguesia do centro.

Matosinhos:

Santa Cruz do Bispo + Guifoes

geographico*
September 6th, 2011, 08:30 PM
Estás a ser muito brando.
Por acaso já fiz esse exercício ao nível do Douro Litoral e Minho e apenas nesses concelhos consigo diminuir por volta das 1000 freguesias.

Brevemente meto as minhas sugestões, concordando com as tuas claro... mas realizando mais umas fusões... umas óbvias, outras nem por isso.

Ao nível das zonas urbanas é mais prioritário a existência de reformulação nas fronteiras.

Por outro lado, e sendo pragmático, faço estes exercícios evitando mexidas nos limites concelhios, sabendo no entanto esta necessidade em certos casos.

Não creio estar a ser brando, Barra.
Acho que estás a exagerar bastante na tua análise às freguesias de Entre Douro e Minho. Propões demasiadas fusões, e mexes em casos muito complicados, não estou a ver grandes ganhos nem grandes critérios nisso.

Na região de Entre Douro e Minho qualquer mexida nas freguesias tem que ser feita com pinças.
Isto porque na referida região o conceito de freguesia é muito específico, assim como é muito especial o tipo de povoamento aí existente (havia um geógrafo francês que dizia que se a França tivesse a mesma densidade populacional de Entre Douro e Minho há 50 anos, seria um colosso populacional mundial).

Há muitas freguesias porque o povoamento é muito disperso, e porque o minifúndio impera.

Em Entre Douro e Minho o povoamento organiza-se em lugares. Os lugares respondem perante um lugar que funciona como centro administrativo. Uma freguesia nessa região é isso mesmo: um conjunto de lugares que respondem perante o mesmo centro administrativo.

É um conceito substancialmente diferente daquele que estás habituado na tua região, por isso compreendo que faças demasiadas fusões e extinções. :)

Mas Entre Douro e Minho é a região mais complexa que existe no país.
E 1000 freguesias eu não eliminaria nem no país inteiro.

-------------

Quanto à tua proposta anterior, registo que há 3 mapas de freguesis especialmente bem feitos no distrito do Porto, e aos quais eu não mexeria em circunstância alguma (ainda mais que os outros que referi). São eles o de Matosinhos, o de Paços de Ferreira e o de Valongo. Neles as áreas das freguesias estão muito equilibradas, bem como as suas populações, para além de não haver neles nenhuma freguesia com menos de 1000 habitantes.

Nestes casos não há nenhuma razão para se mexer num mapa. Seria mexer por mexer, e pior, mexer no que está bem feito.

AZT2009
September 6th, 2011, 08:37 PM
Estejam atentos hoje fala o ministro pode ser que ele aborde o tema.:lol:

Paulo_1984
September 6th, 2011, 08:53 PM
No municipio da Maia fundia as freguesias da Vila de Castêlo da Maia e anexando ainda Silva Escura.

Fundia as freguesias da cidade da Maia, anexando milheirós, nogueira
Alfena poderia anexar Folgosa e S. Pedro de Fins.
Ermesinde poderia anexar Águas Santas.
Rio Tinto poderia anexar Pedrouços.

Barragon
September 6th, 2011, 08:56 PM
geographico.... estás a generalizar bastante.

Nunca disse que as fusões seriam todas iguais, assim como estou ciente de todos os aspectos relacionados com as características dos lugares.

Eu já fiz o exercício tendo em conta todos os aspectos.
Ao nível de Matosinhos a fusão que referi não seria má de todo... tens outros casos ao nível do concelho onde numa freguesia existem duas vilas. Valongo tudo bem. Paços... algumas dúvidas.

geographico*
September 6th, 2011, 09:00 PM
No municipio da Maia fundia as freguesias da Vila de Castêlo da Maia e anexando ainda Silva Escura.

Silva Escura não faz parte da vila de Castêlo da Maia. Não vejo porquê uma anexação dessas.

Fundia as freguesias da cidade da Maia, anexando milheirós, nogueira
Alfena poderia anexar Folgosa e S. Pedro de Fins.
Ermesinde poderia anexar Águas Santas.
Rio Tinto poderia anexar Pedrouços.

Qual a vantagem em ficarmos com uma freguesias de 60 ou 70 mil habitantes, com áreas demasiado grandes para a zona, juntando localidades diferentes e sem afinidades que o justifiquem?

geographico*
September 6th, 2011, 09:16 PM
geographico.... estás a generalizar bastante.

Nunca disse que as fusões seriam todas iguais, assim como estou ciente de todos os aspectos relacionados com as características dos lugares.

A questão é que estás a quebrar laços muito fortes e a tentar criar outros onde eles nunca existiram, ou, na maior parte dos casos, onde até existem rivalidades. Isso é meio caminho andado para as coisas não funcionarem bem.
Por outro lado, estás a mexer em demasiadas freguesias com mais de 1000 habitantes, que penso, nessa região, ser o patamar de referência abaixo do qual podemos fazer análises nas zonas rurais.

Eu já fiz o exercício tendo em conta todos os aspectos.
Ao nível de Matosinhos a fusão que referi não seria má de todo... tens outros casos ao nível do concelho onde numa freguesia existem duas vilas. Valongo tudo bem. Paços... algumas dúvidas.

Em relação a Matosinhos, não vejo qual a vantagem de fundir duas freguesias bem vincadas, com dois aglomerados bem distintos, identidades próprias e dimensões consideráveis (uma com cerca de 10 000 e outra com mais de 6000). Não vejo qual a vantagem em criar uma freguesia com mais de 15 mil habitantes, ainda por cima sem grandes laços de união. :)

Qual o caso que referes de 2 vilas na mesma freguesia em Matosinhos? Desconheço.

Quanto a Paços, se reparares, à sua escala, tem um mapa perfeito. Todas as freguesias têm mais de 1000 habitantes, têm áreas na mesma ordem de grandez, não há uma freguesia que seja que resulte de divisões paroquiais (nenhuma tem o nome do orago), isto tendo em conta que as duas cidades do concelho têm apenas 7500 e 7800 habitantes, o que o torna um concelho particularmente equilibrado. Nem uma alteração.

Barragon
September 6th, 2011, 09:19 PM
Em Perafita.

Também sou a favor de divisões em freguesias maiores ou com muita população.

O máximo de população deve ficar-se pelos 30.000 habitantes.

geographico*
September 6th, 2011, 09:24 PM
^^

Perafita? Como assim? Perafita é uma só vila, tenho quase a certeza.

Quanto às freguesias acima de 30 mil habitantes, também não podemos traçar assim máximos. Há freguesias dessa dimensão onde não há por onde dividir: na zona do Porto, por exemplo, Rio Tinto ou Ermesinde.

O que devemos evitar é precisamente traçar máximos e mínimos possíveis para a população de uma freguesia. Cada caso é um caso :)

Barragon
September 6th, 2011, 09:34 PM
Perafita + Freixieiro.

Barragon
September 6th, 2011, 09:38 PM
Quanto a Paços...

Meixomil + Paços
Arreigada + Modelos
Codeços + Lamoso
Raimonda + Figueiró

geographico*
September 6th, 2011, 11:41 PM
Perafita + Freixieiro.

Mas Freixieiro não é vila. É, como sempre foi, um lugar de Perafita!

Quanto a Paços...

Meixomil + Paços
Arreigada + Modelos
Codeços + Lamoso
Raimonda + Figueiró

A freguesia de Paços de Ferreira enquadra na perfeição os limites da cidade. Meixomil é uma terra com um centro urbano bem distinto de Paços de Ferreira, não tem nada a ver com esta, não faz parte da cidade.

Arreigada e Modelos são freguesias rivais ao ponto de quando há disputas entre estas freguesias as coisas acabarem à pancada ou perto disso.

Idem para Codessos e Lamoso.

Raimonda e Figueiró são aglomerados independentes e com mais do que população para se aguentarem sozinhos.

Estar a mexer num mapa só por mexer, não vejo qual a justificação, Barra. :)

tbean
September 7th, 2011, 02:29 AM
esta e a minha visao de um nucleo da AMP... nao acho que esteja muito mau, ate porque nao se tem muito que fazer... os concelhos que merecem um ajuste maior nas freguesias é gaia vila do conde e santo tirso....

http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/AMPfreg.jpg

Barragon
September 7th, 2011, 12:11 PM
Mas Freixieiro não é vila. É, como sempre foi, um lugar de Perafita!

A freguesia de Paços de Ferreira enquadra na perfeição os limites da cidade. Meixomil é uma terra com um centro urbano bem distinto de Paços de Ferreira, não tem nada a ver com esta, não faz parte da cidade.

Arreigada e Modelos são freguesias rivais ao ponto de quando há disputas entre estas freguesias as coisas acabarem à pancada ou perto disso.

Idem para Codessos e Lamoso.

Raimonda e Figueiró são aglomerados independentes e com mais do que população para se aguentarem sozinhos.

Estar a mexer num mapa só por mexer, não vejo qual a justificação, Barra. :)

Por mexer??? não é por mexer. é mesmo pelo facto de ser necessário.

geographico*
September 7th, 2011, 12:50 PM
Por mexer??? não é por mexer. é mesmo pelo facto de ser necessário.

Necessário porquê?

Barragon
September 7th, 2011, 01:13 PM
Segundo ordens superiores. :)

geographico*
September 7th, 2011, 01:23 PM
Ordens superiores que não nos dizem quantas freguesias temos que suprimir.

Assim, o que é correcto é suprimirmos apenas aquelas que estão a mais. Aliás, a troika põe o aumento da eficiência como um dos pilares desta reforma. Coisa que não vai acontecer se juntarmos freguesias que não têm nada a ver umas com as outras, mexendo no que está bem feito :)

Assim, o mais lógico é que esta reforma incida fundamentalmente nas freguesias urbanas, e mexa apenas no estritamente necessário nos meios rurais.
Só aí podemos cortar largas centenas de freguesias.

geographico*
September 7th, 2011, 01:56 PM
por exemplo,

Distrito de Viana do Castelo:

freguesia de Viana do Castelo= Monserrate + Santa Maria Maior + Meadela;

freguesia de Caminha = Matriz + Vilarelho

freguesia de Melgaço = Vila + Prado (?)

freguesia de Arcos de Valdevez = S. Salvador + S. Paio + Vila Fonche + Giela

freguesia de Ponte da Barca = Ponte da Barca + Paço Vedro de Magalhães

freguesia de Ponte de Lima = Ponte de Lima + Arca + Feitosa

freguesia de Paredes de Coura = Paredes de Coura + Resende

freguesia de Geraz do Lima = Santa Margarida + Santa Leocádia + (Moreira de Geraz do Lima?)

freguesia de Rebordões = Santa Maria de Rebordões + Souto de Rebordões

freguesia de Touvedo = S. Salvador + S. Lourenço

freguesia de Vila Chã = S. J. Baptista + Santiago (muitas dúvidas, não são propriamente contínuas e têm maus acessos)

freguesia de Jolda = S. Paio + Madalena

freguesia de Távora = Sta Maria + S. Vicente

freguesia de Padreiro = Sta Cristina + Salvador (muitas dúvidas, não são propriamente contínuas e têm maus acessos)

Redução de 19 freguesias

Portogaia
September 7th, 2011, 02:18 PM
3.43. Reorganizar a administração do governo local. Existem actualmente cerca de 308 municípios e 4.259 freguesias. Em Julho de 2012, o governo vai desenvolver um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número de tais entidades. O Governo vai implementar esse plano com base em acordo com o pessoal da CE e do FMI. Estas mudanças, que entrarão em vigor no início do próximo ciclo eleitoral local, vão melhorar o serviço, aumentar a eficiência e reduzir custos.

http://aventar.eu/2011/05/04/memorando-da-troika-em-portugues/

Portogaia
September 7th, 2011, 02:20 PM
se continuarmos a falar de "empatias" ou "afinidades" pq aquele reza numa igreja diferente da minha pois será dificil chegar a ese "significativamente".

Nao entendo que poucas afinidades podem ter freguesias vizinhas e más no Entre-douro e Minho que provavelmente a casa do meu vizinho seja noutra freguesia.

Há casos ridiculos como Astromil em Paredes que é practicamente um barrio de Rebordosa.

geographico*
September 7th, 2011, 02:48 PM
^^

O "significativamente" pode perfeitamente ser atingido com reformulações nas freguesias urbanas, porque é aí que está o maior problema.
Podemos reduzir centenas de freguesias só nos centros históricos.

Entre Douro e Minho tem a realidade mais complexa do país, e aqui no fórum infelizmente estão a tratá-la com os pés. Juntam freguesias descontínuas, fazem junções de 4 ou 5 freguesias sem quaisquer pontos de união entre si, juntam freguesias com população mais que suficiente para existir, juntam freguesias rivais, etc., etc., etc.

Quanto à igreja, aquilo que estou precisamente a propor aqui é que se façam junções nas comunidades que estão a ser separadas por divisões que vêm da época paroquial.

Uma freguesia é a representação política de uma comunidade.
Se fazem junções sem qualquer critério estão a acabar com o conceito de freguesia e a criar uma barafunda disforme.

Quanto à poupança, não obstante os valores em causa serem irrisórios no contexto nacional, consegui-se-ia obter uma poupança muito maior com o fim da remuneração dos secretários e tesoureiros nas freguesias mais pequenas do que com extinções.

Não se esqueçam que com extinções em massa criam-se freguesias maiores, e que nessas freguesias a lei passa a permitir que as Juntas trabalhem em tempo inteiro (com o inerente aumento considerável das despesas de funcionamento).

Lino
September 7th, 2011, 03:40 PM
Mas nalguns locais justifica-se a junção. Dou o exemplo da Alta e da Baixa de Coimbra, onde a reorganização poderia desenvolver novas sinergias. E com isso juntam-se exemplos como a Baixa de Lisboa, Ribeira (S. Nicolau, Vitória, Sé...).

geographico*
September 7th, 2011, 03:49 PM
Mas nalguns locais justifica-se a junção. Dou o exemplo da Alta e da Baixa de Coimbra, onde a reorganização poderia desenvolver novas sinergias. E com isso juntam-se exemplos como a Baixa de Lisboa, Ribeira (S. Nicolau, Vitória, Sé...).

Sim, nos centros históricos justifica-se plenamente, e podem fazer-se grandes reformas e cortar muitas freguesias.
Mas os meios rurais são bem diferentes, não se podem fazer as coisas da mesma maneira. :)

sjay
September 7th, 2011, 05:28 PM
^^

O "significativamente" pode perfeitamente ser atingido com reformulações nas freguesias urbanas, porque é aí que está o maior problema.
Podemos reduzir centenas de freguesias só nos centros históricos.

Entre Douro e Minho tem a realidade mais complexa do país, e aqui no fórum infelizmente estão a tratá-la com os pés. Juntam freguesias descontínuas, fazem junções de 4 ou 5 freguesias sem quaisquer pontos de união entre si, juntam freguesias com população mais que suficiente para existir, juntam freguesias rivais, etc., etc., etc.

Quanto à igreja, aquilo que estou precisamente a propor aqui é que se façam junções nas comunidades que estão a ser separadas por divisões que vêm da época paroquial.

Uma freguesia é a representação política de uma comunidade.
Se fazem junções sem qualquer critério estão a acabar com o conceito de freguesia e a criar uma barafunda disforme.

Quanto à poupança, não obstante os valores em causa serem irrisórios no contexto nacional, consegui-se-ia obter uma poupança muito maior com o fim da remuneração dos secretários e tesoureiros nas freguesias mais pequenas do que com extinções.

Não se esqueçam que com extinções em massa criam-se freguesias maiores, e que nessas freguesias a lei passa a permitir que as Juntas trabalhem em tempo inteiro (com o inerente aumento considerável das despesas de funcionamento).

^^LIKE :cheers:

Barragon
September 7th, 2011, 08:33 PM
geo, concordo com essas fusões relativas as zonas urbanas. Na minha opinião são as principais.

Depois existem várias freguesias cujo lugar e população são pequenos. Estas podem muito bem ser fundidas com outras maiores ao lado.

Lino
September 7th, 2011, 10:51 PM
No Alentejo, por exemplo, aqueles concelhos pequenos tipo Sousel, Mora, Arraiolos... 3 concelhos de 3000-5000 pessoas unidos num de cerca de 15000... e teriam mais dinheiro para as 3 vilas.

Viriatuus
September 8th, 2011, 01:25 AM
^^

Provavelmente teriam dinheiro para uma das vilas, e as outras... vão à vida...

marciomaco
September 8th, 2011, 12:29 PM
esta e a minha visao de um nucleo da AMP... nao acho que esteja muito mau, ate porque nao se tem muito que fazer... os concelhos que merecem um ajuste maior nas freguesias é gaia vila do conde e santo tirso....

http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/AMPfreg.jpg

Em Santo Tirso, tens Água longa e depois? Só se vê Água Longa :lol:

Barragon
September 8th, 2011, 06:59 PM
No Alentejo, por exemplo, aqueles concelhos pequenos tipo Sousel, Mora, Arraiolos... 3 concelhos de 3000-5000 pessoas unidos num de cerca de 15000... e teriam mais dinheiro para as 3 vilas.

Sabes quantas vilas é que existem nesses três concelhos?

O alentejo não precisa de fusões nem extinções.

O alentejo necessita ainda de mais algumas freguesias e reformulação de freguesias urbanas.

AZT2009
September 8th, 2011, 07:50 PM
Concordo contigo Barra extinção de autarquias naquela região só vai agravar a desertificação.

Gostava de ver o novo mapa de Portugal já mas isso só será possivel para o ano ainda bem que não vão extinguir concelhos.

Wolf2009
September 8th, 2011, 08:42 PM
Reformulação de freguesias urbanas.
Isso devia tocar a todos.

vanadio
September 9th, 2011, 12:32 PM
Pelo menos em Abrantes, as freguesias urbanas acho que não necessitam de qualquer reformulação, porque tirando a única freguesia relativa ao centro histórico (São João), todas as outras já tem áreas muito grandes, de modo que eu acho que até se deveria criar uma nova freguesia, reduzindo a área e o nº de habitantes da freguesia de São Vicente, que só ela, comporta cerca de 12000 pessoas.

geographico*
September 9th, 2011, 03:14 PM
Começam as novidades...

Revela o semanário O ALGARVE
Já se sabe que freguesias vão acabar no Algarve
09-09-2011 9:00:00

As freguesias urbanas de Faro, Loulé, Tavira e Lagos vão fundir-se. A reforma administrativa e eleitoral proposta pelo actual Governo também vai acabar com os executivos municipais de vários partidos e os presidentes das juntas de freguesia podem deixar de ser deputados à Assembleia Municipal por inerência do cargo. A revelação é feita hoje pelo semanário O ALGARVE.
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images%5Cfreguesiafaro.jpg http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images/galeria/foto_up.gif
As juntas de freguesia urbanas localizadas nas sedes de concelho cujo número de eleitores seja inferior a 15 mil vão ser fundidas, apurou o ALGARVE junto de fonte próxima do processo.

Os critérios defendidos pelo Governo nesta matéria são simples: quando há duas juntas de freguesia na sede de concelho e ambas têm mais de 15 mil eleitores, mantêm-se as duas; se uma delas ou as duas tiverem um número de eleitores inferior, fundem-se. No Algarve, de acirdo com os dados preliminares do Censos 2011, há quatro concelhos nesta situação: Faro, Loulé, Tavira e Lagos.

Em Faro, as freguesias da Sé e S. Pedro vão fundir-se, verificando-se o mesmo com S. Clemente e S. Sebastião (Loulé), Santiago e Santa Maria (Tavira) e S. Sebastião e Santa Maria (Lagos).

A reforma administrativa definida pelo Governo estabelece também a extinção de todas as juntas de freguesia com um número de eleitores inferior a 1 000, mas este valor tem como factor de ponderação a distância existente entre essa freguesia rural e a sede de concelho: quanto maior for a distância, menor é o número de eleitores exigidos para se manter a existência daquela estrutura político-administrativa. Neste particular, não deverá haver extinções de juntas de freguesia rurais no Algarve.

Executivos de um só partido

O Governo também pretende acabar com os executivos formados por mais de um partido, aumentando simultaneamente os poderes fiscalizadores das assembleias municipais.

A medida, além de acabar com a possibilidade de haver um executivo onde o presidente da Câmara não tem a maioria, como é o caso de Silves, permitirá reduzir brutalmente o número de vereadores.

Com executivos de um só partido, no Algarve, o número de vereadores nas câmaras onde há nove baixará para cinco ou até para quatro, onde são sete para quatro ou três e quando são cinco para três ou até dois.

Por definir está ainda a manutenção ou não da participação nas assembleias municipais, por inerência do cargo, dos presidentes das juntas de freguesia.
Esta reforma, isto é, a redução do número de vereadores e dos deputados municipais, caso os presidentes das juntas de freguesia o deixem de ser, segundo fonte de O ALGARVE, permitirá poupanças anuais a nível nacional entre “50 e 75 milhões de euros”.

A reforma do mapa político-administrativo e a alteração da Lei eleitoral autárquica precisam de uma maioria de dois terços na Assembleia da República.

O Algarve (http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=47444)

A confirmar-se, estamos a falar numa reforma desajustada. No Interior, acabar com as freguesias com menos de 1000 eleitores vai provocar uma enorme razia, incentivando ao puro e simples despovoamento da maior parte do território nacional. :ohno:

Espero para ver qual vai ser a tal ponderação pela distância às sedes de concelho.

Nas zonas urbanas, não se vai tão longe como se devia. 15 000 eleitores é uma fasquia baixa para uma freguesia urbana.
Esqueceram-se ainda dos casos de povoações que não são sede de concelho mas estão igualmente divididas em mais que uma freguesia :ohno:

São cortes cegos, uma vez que se impõe uma fasquia igual para o país inteiro, sem olhar às especificidades de cada região. :ohno:

Aspire
September 9th, 2011, 04:17 PM
São cortes cegos, uma vez que se impõe uma fasquia igual para o país inteiro, sem olhar às especificidades de cada região. :ohno:

No mundo actual as nossas especificidades internas são rídiculas.

J.Silva
September 9th, 2011, 04:27 PM
Sugestões para reformular Barcelos?
Desisti algures na freguesia 48... lol

geographico*
September 9th, 2011, 05:56 PM
Não deixa de ser muito estranho que haja freguesias em Lisboa, após a remodelação, que não obedecem aos critérios especificados acima... Esperemos para ver.

Não deixa de ser muito curioso que haja freguesias em Lisboa, após a remodelação, que não obedecem aos critérios especificados acima... Esperemos para ver. Será que vai haver uma regra para Lisboa e outra para o resto do país?

Nos centros das outras principais cidades de Portugal Continental as seguintes freguesias não chegam aos 12 000 eleitores:

Porto:
Nevogilde
Aldoar
Foz do Douro
Massarelos

São Nicolau
Vitória
Miragaia
Santo Ildefonso

Coimbra:
Santa Cruz
São Bartolomeu
Almedina
Sé Nova
Santa Clara
S. Martinho do Bispo
Ceira*
Eiras*
Ribeira de Frades*
S. Paulo de Frades*
Taveiro*

Braga:

S. João do Souto
São Lázaro
Cividade
São Vicente
Maximinos
Real
Nogueira*
Arcos*
Lomar*
Ferreiros*
Gondizalves*
Semelhe*
Frossos*
Dume*
Fraião*
Lamaçães*
Nogueiró*
Tenões*
Gualtar*
Este (S. Pedro)*
Espinho*

Setúbal:
Sta. Maria da Graça
N. S. Anunciada
S. Julião (por 163 eleitores)

*dependendo se serão ou não contabilizadas na respectiva cidade

Maxair
September 9th, 2011, 06:40 PM
O que eu entendi foi que esse tinha sido o critério definido exclusivamente pelos autarcas do Algarve...

geographico*
September 9th, 2011, 06:41 PM
Freguesias que não atingem 15 000 eleitores nos centros doutras cidades principais:

Trás-os-Montes e Alto Douro:

Vila Real: todo o centro urbano
São Pedro
São Dinis
N. S. Conceição

Chaves: todo o centro urbano
Santa Cruz/Trindade
Santa Maria Maior (por 103 eleitores)
Madalena

Bragança
Santa Maria

Lamego: todo o centro urbano
Almacave

A cidade de Mirandela já é constituída apenas por uma freguesia.

geographico*
September 9th, 2011, 06:42 PM
O que eu entendi foi que esse tinha sido o critério definido exclusivamente pelos autarcas do Algarve...

Penso que não, vê esta frase:

Os critérios defendidos pelo Governo nesta matéria são simples: quando há duas juntas de freguesia na sede de concelho e ambas têm mais de 15 mil eleitores, mantêm-se as duas; se uma delas ou as duas tiverem um número de eleitores inferior, fundem-se. No Algarve, de acirdo com os dados preliminares do Censos 2011, há quatro concelhos nesta situação: Faro, Loulé, Tavira e Lagos.

geographico*
September 9th, 2011, 06:50 PM
Beira Interior:

Guarda:todo o centro urbano

S. Vicente
S. Miguel da Guarda

Covilhã (processo de fusão já em discussão): todo o centro urbano
S. Martinho
Santa Maria
Conceição
S. Martinho

As cidades de Castelo Branco e Fundão já são constituídas apenas por uma freguesia cada.

fred_mendonca
September 9th, 2011, 07:02 PM
Não deixa de ser muito estranho que haja freguesias em Lisboa, após a remodelação, que não obedecem aos critérios especificados acima... Esperemos para ver.

Não deixa de ser muito curioso que haja freguesias em Lisboa, após a remodelação, que não obedecem aos critérios especificados acima... Esperemos para ver. Será que vai haver uma regra para Lisboa e outra para o resto do país?

Mas em termos globais se dividirmos os eleitores pelo número de freguesias o valor é claramente superior a 15.000. Ou seja, as freguesias com menos de 15.00 eleitores são compensadas pelas que têm mais de 15.000 eleitores.

E também ainda não percebi muito bem qual é o concelho de sede de concelho? Teoricamente deveria ser só a freguesia em que a sede da Câmara Municipal está localizada. Ou então a cidade, caso exista. Mas na maior parte dos concelhos não há cidades.

geographico*
September 9th, 2011, 07:04 PM
Alentejo:

Portalegre: todo o centro urbano

S. Lourenço

Elvas: todo o centro urbano
Alcáçova
Assunção
Ajuda, S. Salvador e Stº. Ildefonso
S. Brás e S. Lourenço
S. Vicente e Ventosa
Caia e S. Pedro

Estremoz: todo o centro urbano
Santa Maria
Santo André

Évora: todo o centro urbano
Sé e São Pedro
Santo Antão
Horta das Figueiras
Malagueira
Bacelo
Senhora da Saúde

Beja: todo o centro urbano
Santa Maria da Feira
Salvador
S. João Baptista
Santiago Maior

As cidades de Sines e Santiago do Cacém já são apenas constituídas por uma freguesia.

geographico*
September 9th, 2011, 07:11 PM
Mas em termos globais se dividirmos os eleitores pelo número de freguesias o valor é claramente superior a 15.000. Ou seja, as freguesias com menos de 15.00 eleitores são compensadas pelas que têm mais de 15.000 eleitores.

Nesse aspecto, as regras, a serem aplicadas, parecem-me bem claras e correctas. 15 000 é o patamar mínimo para uma freguesia existir em meio urbano, pelo menos no caso de uma sede de concelho, independentemente da população das outras freguesias urbanas.

A concluir-se isto, chega-se à conclusão que há freguesias no novo mapa de Lisboa que, por estas regras, seriam extintas.

E também ainda não percebi muito bem qual é o concelho de sede de concelho? Teoricamente deveria ser só a freguesia em que a sede da Câmara Municipal está localizada. Ou então a cidade, caso exista. Mas na maior parte dos concelhos não há cidades.

Provavelmente, mas isto já é uma opinião pessoal, vão entrar com o conceito de cidade estatística, ou vila estatística. O Governo já tornou público que a classificação das áreas em maioritariamente urbanas, predominantemente urbanas e predominantemente rurais vai ser determinante.

fred_mendonca
September 9th, 2011, 11:54 PM
Nesse aspecto, as regras, a serem aplicadas, parecem-me bem claras e correctas. 15 000 é o patamar mínimo para uma freguesia existir em meio urbano, pelo menos no caso de uma sede de concelho, independentemente da população das outras freguesias urbanas.

A concluir-se isto, chega-se à conclusão que há freguesias no novo mapa de Lisboa que, por estas regras, seriam extintas.

Eu vejo mais estas regras numa perspectiva indicativa. Não me parece que devam ser aplicadas de forma cega. Cada caso é um caso. E se calhar há casos em que se justifica manter freguesias com menos de 15.000 eleitores, mesmo nos centros urbanos. Assim como há casos onde se calhar se podem aceitar freguesias com 40.000 habitantes.

sjay
September 10th, 2011, 12:19 AM
Eu vejo mais estas regras numa perspectiva indicativa. Não me parece que devam ser aplicadas de forma cega. Cada caso é um caso. E se calhar há casos em que se justifica manter freguesias com menos de 15.000 eleitores, mesmo nos centros urbanos. Assim como há casos onde se calhar se podem aceitar freguesias com 40.000 habitantes.

regra fundamental: o bom senso

Não existem fórmulas mágicas. Como disseste existem valores meramente indicativos. Que servem apenas como guias

Paulo_1984
September 10th, 2011, 05:03 AM
Sinceramente quando se analise uma freguesia o mais importante é a capacidade de gestão do território.

Não vejo por que raio se deva dividir uma área urbana com 40 mil habitantes em 2 ou 3 freguesias apenas por que tem muita população, se esta vive em escassos 4km2. Esta divisão vai é dificultar a gestão desse espaço,que é ainda mais dificil por ser superpovoado.

Para mim devem ser olhados critérios de dimensão geográfica e humana.

Segundo estes critérios Lisboa nunca seria dividida em 24 freguesias de acordo com a nova proposta!

sjay
September 10th, 2011, 04:00 PM
As juntas de uma cidade servem para uma proximidade às populações.
Por exemplo, ontem fui à reunião da escola da minha filha. A junta é responsável pela alimentação dos miúdos, bem como por outras coisas como a colocação de alguns dos auxiliares. Uma junta demasiado grande não terá capacidade para fazer esta gestão

Paulo_1984
September 10th, 2011, 09:01 PM
Porquê?

Viriatuus
September 11th, 2011, 12:10 AM
^^

Porquê??? Não é óbvia qual(is) pode(m) ser a(s) razão(ões)?

Barragon
September 11th, 2011, 02:47 AM
Acho muito bem !!

O que foi referido no artigo vai de encontro ao que eu sempre pensei.

As fusoes nas zonas urbanas faz todo o sentido.
Relativamente as freguesias com menos de 1000 habitantes que distem poucos kms da sede, isto e, estao contiguas 'a sede, faz todo o sentido que se fundam com a freguesia da mesma!

Isto ate poderia ter generalizacao, mas de certeza que ha casos mais complicados.

O algarve e sempre o pioneiro... sim senhora. ja agora deveria ser o pioneiro na regionalizacao.

Paulo_1984
September 11th, 2011, 03:57 AM
Não me parece nada óbvio que aquela situação seja uma razão para provar que juntas com muitos habitantes sejam inviáveis ou eficazes!

Portvscalem
September 11th, 2011, 01:33 PM
As 4 freguesias do CH do Porto, nem juntas chegam a 15.000 habitantes... no entanto um freguesia que englobe CH e baixa já me parece um exagero, ainda para mais tendo em conta que, sendo uma zona desertificada, é suposto que não o venha a ser no futuro.

Qual é então a solução para conjuntos de 3 ou mais freguesias contíguas sem o tal número de residentes?

Fica A+B+C? (A+B)+C ? A+(B+C) ? ou até (A+C)+B?

Portvscalem
September 11th, 2011, 01:43 PM
Estava aqui a pensar numa solução que tb poderia funcionar para o centro do Porto:

eu antes tinha pensado 2 bairros, CH e baixa/centro ( massarelos, cedofeita, bonfim, sto ildefonso)

Tanto Massarelos como Sto Ildefonso, não possuem 15.000 pessoas.

O agrupamento pode eventualmente ser no sentido de criar Centro Ocidental com Massarelos+Cedofeita, e depois Centro Oriental com Stoa Ildefonso e Bonfim.

Quem conhece o Porto sabe que são zonas que possuem tudo em comum e tudo para funcionar bem em conjunto.

No meio destas, uma única freguesia de CH.

Depois era resolver a Questão da Foz e Nevogilde....

AZT2009
September 11th, 2011, 02:13 PM
Se tudo correr bem março ou abril conheceremos o novo mapa de agregações e fusões de freguesias.
E saberemos de possiveis fusões amigaveis entre câmaras.:)

sjay
September 11th, 2011, 03:22 PM
porque as pessoas não são máquinas. As juntas tem uma presença activa dentro da escola. Visitas constantes, conhecer os problemas humanos das escolas, ajuda-las a resolver essas questões. Uma freguesia com 20 ou 30 escolas é impossivel conhecer esses problemas. A forma que defendes torna tudo apenas mecanizado sem qualquer dimensão humana

E nao te esqueças do fundamental. Se a tua junta não faz nada disso, de 4 em 4 anos tens o poder de ajudar a mudar isso

Wolf2009
September 12th, 2011, 12:32 PM
PCP opõe-se à fusão das duas freguesias de Azeitão

As Comissões de Freguesia de S. Simão e S. Lourenço de Azeitão, do Partido Comunista Português afirmam, em comunicado, que são “inequivocamente” contra a fusão das duas freguesias, alegadamente reclamadas através de alguns abaixo-assinados.

“O caminho não deverá ser no sentido de diminuição do número de freguesias”, apontam as Comissões de Freguesia de S. Simão e S. Lourenço de Azeitão, do PCP, em comunicado, considerando que “as mudanças devem antes apontar no sentido do reforço da sua economia financeira e das competências próprias das freguesias, actualmente delegadas pelos municípios”.

Esta posição, vem de encontro a alegadas movimentações, na forma de abaixo-assinados, apontando no sentido de fusão das duas freguesias de Azeitão, “sem que seja transparente a sua proveniência ou autoria e sem que sejam apontadas quaisquer razões que justifiquem tal fusão, ou apontem benefícios para a existência de uma única freguesia em Azeitão”, refere a nota.

Para os comunistas, a fusão das freguesias não vai contribuir para uma maior aproximação das populações dos eleitos; nem para um reforço das verbas colocadas à disposição da autarquia; e muito menos para um alargamento das competências das autarquias. “O que se tem verificado em todas as “reorganizações” de instituições levadas a cabo pelo poder central aponta, pelo contrário, para uma drástica diminuição dos postos de trabalho e para retrocesso económico e social”, explicam.

Assim, “é assumida uma posição frontal e inequívoca oposição à fusão das duas freguesias, por razões que têm a ver com a importância de cada uma delas, com a sua autonomia sustentada numa história já longa e pelas razões políticas que foram referidas”, alegam.

As freguesias de Azeitão têm “uma dimensão populacional de relevo” - S. Lourenço tem cerca de 11 mil e 700 residentes e S. Simão cerca de 7.250 – “com um percurso histórico importante e com existência própria e autónoma perfeitamente consolidada (…) e não serão fundidas numa só, por vontade de qualquer “troika” ou grupo de iluminados que desrespeitam a história e uma autonomia sustentada”, garante o PCP, adiantando que “as freguesias devem antes ser reforçadas de recursos financeiros e competências próprias, que lhes permitam servir adequadamente as populações”.

Setubalense

Eu concordo, pois se a freguesia fica maior (junta) porque raio não lhe passam as competências delegadas pelas câmaras e depois temos aí umas pessoas que nem se dão ou trabalho de pesquisarem sobre a sua história ou que se limitam a pequenas partes dela.

Barragon
September 13th, 2011, 04:32 AM
nao querem e perder os tachos lolol

geographico*
September 13th, 2011, 01:42 PM
^^

Mas quais tachos? Em Portugal muito se gosta de usar essa palavra por tudo e por nada.

Mas será que ser presidente de junta é um tacho?

Em primeiro lugar, ao contrário dos verdadeiros tachos, as Juntas de Freguesia são eleitas por voto dos cidadãos.

Em segundo lugar, ser Presidente de Junta não é propriamente uma função que dê pouco trabalho. Por ser o representante político mais próximo das populações, geralmente as pessoas recorrem a ele por tudo e por nada.

Por último, quanto ganha um Presidente de Junta? Vejam este documento e tirem as vossas próprias conclusões:

Vencimentos dos Eleitos- Freguesias, 2009 (http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2n3JVmo_mAgJ:www.dgaa.pt/pdf/Vencimentos_dos_eleitos_Freguesias_2009.pdf+sal%C3%A1rio+presidente+junta&hl=pt-PT&pid=bl&srcid=ADGEESieICJFmuyDNZ1UtmWeuok8qsvs2kGaYQ0edZ0GK8htGxtFxZFFS0VwNAVxpnXFXUpqJemWRl9EfYu_l3acUGhtxKKActN-v0iF5FUYwYfxH35Wiu5dDLESQjP6kER1dTk_X_1R&sig=AHIEtbQYAal6gCpKd00s-rg4QQ68urBHmw&pli=1)

sjay
September 13th, 2011, 03:18 PM
eles falam nas assembleias de freguesia e nas senhas presença

AZT2009
September 13th, 2011, 07:44 PM
nao querem e perder os tachos lolol

Azeitão está bem divida mas o facto de São Simão ter menos de 8.000 habitantes e situar-se na AML pode ditar a fusão com a freguesia de são lourenço que ultrapassa já os 10.000 habitantes.

A serem fundidas a nova freguesia de certeza que não se vai chamara São lourenço ou São Simão pois as populações podem não aceitar logo o nome a surgir depois da fusão e o mais correcto será freguesia de Azeitão que provavelmente terá crescimentos superiores a 30% no proximo censo.

Barragon
September 14th, 2011, 08:22 PM
claro que e um tacho, especialmente sendo do PCP que emprega mais gente que devia.

AZT2009
September 15th, 2011, 11:36 AM
claro que e um tacho, especialmente sendo do PCP que emprega mais gente que devia.

São Simão é PCP a minha freguesia já se deixou disso à muito.

Barragon
September 15th, 2011, 04:06 PM
claro que sim.... :lol:

AZT2009
September 21st, 2011, 11:45 AM
Na segunda feira vamos saber os criteritos da reforma adminstrativa.

Barragon
September 26th, 2011, 06:11 PM
O Coelho fala na SIC em directo sobre a Reforma Administrativa !

Vai apresentar um documento verde :)

AZT2009
September 26th, 2011, 07:31 PM
O Coelho fala na SIC em directo sobre a Reforma Administrativa !

Vai apresentar um documento verde :)

No jornal da noite?

AZT2009
September 26th, 2011, 07:35 PM
Governo propõe menos freguesias e nova lei das finanças locais

17h08m

O Documento Verde da Administração Local divulgado esta segunda-feira impõe a redução do número de freguesias e de empresas municipais, prevendo também a revisão do modelo de financiamento e incentivos à agregação de municípios.

A proposta apresentada esta segunda-feira pelo primeiro-ministro estabelece quatro áreas de intervenção para a tutela: o sector empresarial local, a organização do território, a gestão municipal, intermunicipal e o financiamento e a democracia local.

No sector empresarial o governo pretende racionalizar, reduzindo o número de entidades. No que respeita à lei das finanças locais, o Executivo pretende criar um grupo de trabalho que venha a rever o modelo de financiamento.

O Governo, justifica no documento, que estas medidas resultam do "Memorando de Entendimento estabelecido entre o Governo Português, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional" pelo que qualquer reforma deve "estar orientada para a melhoria da prestação do serviço público, aumentando a eficiência e reduzindo custos, tendo sempre em consideração as especificidades locais, considerando nesse sentido a existência de diferentes tipologias de territórios, nomeadamente áreas metropolitanas, áreas maioritariamente urbanas e áreas maioritariamente rurais".

Para isso, "julga-se imprescindível rever o regime de financiamento das autarquias locais e, por isso, será constituído um grupo de trabalho para rever a Lei das Finanças Locais", que "actuará fora do âmbito da Reforma da Administração Local, respeitando, para o efeito, um cronograma de actuação específico".

Na organização do território pretende reduzir-se "significativamente" o número de freguesias, "dando-lhe escala, dimensão e novas competências, e apostando nas políticas de proximidade".

Quanto à gestão municipal, intermunicipal e financiamento, aposta-se na dupla descentralização do Estado para os municípios e dos municípios para as freguesias.

Com esta reforma, o Governo compromete-se a melhorar a "prestação do serviço público, o aumento de eficiência e a redução de custos, levando em consideração as especificidades locais, a existência de diferentes tipologias de territórios, nomeadamente áreas metropolitanas, áreas maioritariamente urbanas e áreas maioritariamente rurais", pode ler-se no documento.

"A reforma da administração local visa o reforço do municipalismo, a promoção da coesão e a competitividade territorial através do poder local", acrescenta.

O Governo justifica esta reforma com a necessidade de melhorar "a gestão do território e a prestação de serviço público aos cidadãos".

"Vivemos um tempo em que o modelo de gestão deve ser analisado e estruturalmente melhorado, permitindo-se de tal forma o reforço saudável do municipalismo", lê-se no documento.

"É urgente assumir e preservar o que está bem mas, de igual modo, mudar estruturalmente o modelo de gestão autárquica em Portugal através de uma reforma que para além de resolver o presente, pretende garantir o futuro", afirma o texto.

Afirmando que os problemas da administração local "não se resolvem com medidas avulsas", o Governo assume a responsabilidade de "não fazer mais do mesmo".

O Governo define ainda o Documento Verde como um "ponto de partida" para um debate que pretende alargar à sociedade portuguesa, com o objetivo de, no final do 1º semestre de 2012, estarem lançadas as bases para esta reforma.

JN

O texto fala em aumentar as competências das freguesias mas não diz em que áreas.

Não se conhece o novo mapa ainda ninguém o revelou.

geographico*
September 26th, 2011, 09:06 PM
Como já se previa, trata-se de uma espécie de "reforma administrativa" pouco séria, com critérios cegos e injustos, hipócrita e cheia de disparates.

Eles não entendem que cada local tem a sua especificidade, que Portugal não é todo igual, e apostam numa amálgama de critérios como se Portugal fosse uma folha de papel lisa e branca. :ohno::ohno::ohno:

Podem ver aqui na íntegra o documento verde da reforma administrativa (http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/MAAP/Doc_Verde_Ref_Adm_Local.pdf)

sjay
September 26th, 2011, 09:15 PM
O documento apresenta linhas orientadoeras. Não apresenta nenhuma formula mágica

METODOLOGIA

No âmbito da Reforma da Administração Local sobre a Organização Territorial, pretende o Governo adopta a seguinte metodologia:

a) Definição de uma Matriz de Critérios Orientadores (demográficos e geográficos) consensuais entre os diferentes actores políticos que deverão presidir à nova organização autárquica.

b) A ponderação de critérios relacionados com os serviços de proximidade prestados pelas Freguesias às populações, como por exemplo ATL e actividades para idosos;

c) Na elaboração da Legislação do novo Mapa Autárquico, as freguesias que forem agregadas verão respeitada a sua identidade, a sua toponímia, bem como a sua história e cultura.

Pretende-se, desta forma, através da aglomeração de Freguesias, diminuir as assimetrias populacionais, mantendo a Freguesia como espaço reconhecível pela comunidade de cidadãos.

Para além do referido, a continuidade territorial deve ser seguida, promovendo sempre a necessária discussão municipal e intermunicipal.

No caso das novas Freguesias, a designação deverá ser definida com base numa ampla discussão entre cidadãos e os seus representantes nos Órgãos Autárquicos de Freguesia
e Municipais, devendo as propostas ser submetidas à Assembleia da República

Barragon
September 26th, 2011, 09:23 PM
Vamos lá ver se existe alguma flexibilidade...

Mas concordo com as linhas orientadoras.

Barragon
September 26th, 2011, 09:29 PM
Nas áreas predominantemente rurais o mínimo é de 500 habitantes por freguesia.

sjay
September 26th, 2011, 09:43 PM
Creio que haverá sempre a excepção à regra. O documento pelo menos transparece que será dada relevância às especificidades locais

Outra coisa que parece que ganhará importancia são as Comunidades Inter Municipais (CIM). Serão criadas duas CIM piloto. Uma predominantemente rural e outra predominantemente urbana. Mais uma vez parece que estão a olhar para as realidades distintas do território. Estas novas CIM herdaram competências vindas ou dos municípios ou do poder central.

Barragon
September 26th, 2011, 09:50 PM
http://img703.imageshack.us/img703/8543/screenshot213fx.jpg

geographico*
September 26th, 2011, 10:57 PM
O cerne da questão é a classificação em AMU, APU e APR...
É uma classificação estatística com critérios completamente cegos...

Viriatuus
September 27th, 2011, 01:37 AM
E por falar nisso, recordem-me o que são AMU, APU e APR...:)

Barragon
September 27th, 2011, 04:01 AM
Áreas:

Predominantemente Rurais
Maioritariamente Urbanas
Predominantemente Urbana

sjay
September 27th, 2011, 08:49 AM
a definição dessas áreas já não existe?

Barragon
September 27th, 2011, 12:40 PM
Existe, mas penso que anteriormente a MU era semi urbana.

O antigo SIG do INE tinha essa divisão e a divisão por densidade.

O novo não sei.

djou23
September 27th, 2011, 12:41 PM
freguesias em sede de municipio?!?!?!?

No meu concelho, estou farto de dar voltas, e não consigo encontrar uma solução que se enquadre em todos os critérios. Se a sede tiver os 15mil, as outras não têm dimensão para ter os 5mil. Se agregar as freguesias mais pequenas, a sede não chega aos 15mil...

djou23
September 27th, 2011, 01:14 PM
http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/Tipologiaareasurbanas.jpg

*não existem freguesias a mais de 10km da sede de concelho

Barragon
September 27th, 2011, 01:22 PM
^^ Nesse mapa faltam as áreas maioritariamente urbanas... ou semi rurais :lol:

O teu concelho deve-se manter praticamente igual... talvez Frossos fique com Angeja.

alentejolover
September 27th, 2011, 01:30 PM
Será que o "meu" CH vai ter uma unica freguesia?

A minha freguesia ( Sra. da Saúde ) não deve desaparecer...tem cerca de 8.000 hab.

Barragon
September 27th, 2011, 01:30 PM
^^ Penso que o teu CH ficará com apenas uma :yes:

alentejolover
September 27th, 2011, 01:32 PM
E vendo bem, faz mais sentido...

E com que nome ficará ?...estou curioso....

Barragon
September 27th, 2011, 01:37 PM
Santa Maria Maior :lol:

alentejolover
September 27th, 2011, 01:40 PM
Freguesia de Geraldo :lol:

AZT2009
September 27th, 2011, 01:51 PM
E vendo bem, faz mais sentido...

E com que nome ficará ?...estou curioso....

Segundo o documento verde isso tem de ser discutido pela população abrangida.

AZT2009
September 27th, 2011, 01:51 PM
E na minha sede de concelho(Setúbal)?

Setúbal fica no 1º nivel

730,23 hab./km²

Em setúbal só existe uma freguesia que supera os 20.000 na sede de concelho.

Quanto a minha freguesia de residência tem dois cenários possiveis ou continua como está ou funde-se com a vizinha de São Simão.

AZT2009
September 27th, 2011, 02:01 PM
^^ Nesse mapa faltam as áreas maioritariamente urbanas... ou semi rurais :lol

A definição certa é Semi-urbanas.:)

Lisboa e Porto são tratados como casos especiais no documento verde.

Parece haver muitos casos em que as regras do nivel 1 se aplicam na AML.

http://i.imgur.com/swJwp.jpg

djou23
September 27th, 2011, 02:49 PM
^^ Nesse mapa faltam as áreas maioritariamente urbanas... ou semi rurais :lol:

O teu concelho deve-se manter praticamente igual... talvez Frossos fique com Angeja.

Segundo o Ine, não existem... :lol:

como é que fica igual, se não cumpre os critérios?!

Angeja pode ficar como está, já que cumpre os critérios - mais de 1000hab e APR...

Frossos ficará (?) com SJ de Loure e Alquerubim, para cumprir o mínimo de 5000hab. A norte é que estão as minhas dúvidas... mas talvez juntar Albergaria-a-Velha, Vale Maior e Branca, ficando a Ribeira, APR, sozinha...

Barragon
September 27th, 2011, 02:59 PM
Mas como é que Alquerubim é mais Urbano que Angeja?? :nuts: só por Angeja ter toda aquela zona na ria?

Desculpa lá mas as que estão referentes a APU devem ser todas AMU no mapa que meteste.

E relativamente a densidades ? consegues meter um mapa?

djou23
September 27th, 2011, 04:15 PM
Mas como é que Alquerubim é mais Urbano que Angeja?? :nuts: só por Angeja ter toda aquela zona na ria?

Não tenho presentes todos os critérios, mas não deve ser por isso...

Desculpa lá mas as que estão referentes a APU devem ser todas AMU no mapa que meteste.

Tens razão, o site do INE é que me enganou... Há 2 APU, 2 APR e 4 AMU... já troco o mapa...

djou23
September 27th, 2011, 05:04 PM
E relativamente a densidades ? consegues meter um mapa?

Seja feita a sua vontade...:lol:

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DensidadePopulacional.jpg

AZT2009
September 27th, 2011, 07:56 PM
Segundo os critéritos à freguesias em Lisboa que não cumprem os critéritos mesmo com o novo mapa da cidade.

AZT2009
September 27th, 2011, 08:06 PM
As minhas ideias pra a cidade de setúbal.

Na minha opinião à três soluções:

Funde-se santa maria com São Julião.

Funde-se São Julião com a Anuciada e santa maria com parte de São sebastião acabando assim com uma freguesia super populosa e passando são Sebastião a ter 30.000 habitantes.

AZT2009
September 30th, 2011, 01:14 PM
Autarquia sadina deverá perder um vereador

A aplicação da Reforma da Administração Local irá, na Câmara Municipal de Setúbal, reduzir de nove para oito o número de vereadores, assim como o número de directores de departamento e divisões. O documento encontra-se em consulta pública e será, posteriormente, apresentado na Assembleia da República.

A proposta de Reforma de Administração Local feita pelo actual Governo irá, em Setúbal, ter efeitos pouco significativos na redução do número de vereadores, muito embora exista a possibilidade da fusão de várias freguesias.

Tal como consta do Livro Verde da Reforma da Administração Local, relativamente ao número de vereadores, os municípios com 10 mil ou mais eleitores passará a ter oito vereadores (quatro dos quais a tempo inteiro) o que, no caso de Setúbal e por se tratar de um conselho com 120 mil 791 eleitores, corresponde à perca de um vereador, uma vez que tem actualmente nove. Mais abrangente é o número de directores de departamento da autarquia (actualmente com seis) que, segundo o referido documento, passará para um por cada 40 mil eleitores o que, no caso de Setúbal corresponde a três directores de departamento. Também as actuais 27 divisões da câmara municipal serão reduzidas, neste caso de 27 para 12.

Relativamente a redução do número de freguesias, o documento refere que no âmbito da organização do território, “a redução do número de freguesias assume-se como uma prioridade, devendo ser encarada como um verdadeiro instrumento de política autárquica, capaz de melhorar o funcionamento interno da Administração Local, dando escala e valor adicional às novas freguesias”, devendo os maiores municípios do país, com mais de 20 mil habitantes por freguesia em sede de município, passa para cinco mil se a freguesia estiver a menos de 10 quilómetros da sede do concelho, devendo as novas autarquias que surjam desta reorganização ver as suas designações ser alvo de discussão nos órgãos autárquicos.

No caso concreto de Setúbal, o desconhecimento do que se irá passar ainda é geral, tal como adiantou a «O Setubalense» Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, uma das duas freguesias de Azeitão. Segundo Celestina Neves, “neste momento não sabemos absolutamente o que se irá passar, uma vez que só existe o documento colocado a consulta pública pelo Governo, o qual é bastante generalista”. No entanto, aquela responsável avança estar “perfeitamente de acordo com a fusão das duas freguesias”, a de S. Lourenço e S. Simão, uma vez que “é uma localidade com história e características únicas”, facto pelo qual “não se justifica a sua divisão por freguesias”.

Gilberto Rosado, presidente da Junta de Freguesia de S. Julião também está expectante com o futuro mas, para já, diz ser “ainda cedo para saber o que vai acontecer, para além de que o documento chegou-nos à muito pouco tempo e ainda não tivemos tempo de o analisar devidamente”.

Lembramos que o documento que agora se encontra em discussão pública tem por base o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) onde se prevê uma "reorganização da administração local", que reduza "de forma significativa" o número de autarquias até Julho de 2012.

Setubalense

Lá vem a outra com a conversa das fusões em Azeitão primeiro ela tem que ver se a fusão encaixa nos critéritos.
Quer é um tacho maior.
Agora que sabe que as competências das freguesias vão aumentar já gosta da palavar "fusão".

AZT2009
September 30th, 2011, 08:04 PM
Autarquia sadina deverá perder um vereador

A aplicação da Reforma da Administração Local irá, na Câmara Municipal de Setúbal, reduzir de nove para oito o número de vereadores, assim como o número de directores de departamento e divisões. O documento encontra-se em consulta pública e será, posteriormente, apresentado na Assembleia da República.

A proposta de Reforma de Administração Local feita pelo actual Governo irá, em Setúbal, ter efeitos pouco significativos na redução do número de vereadores, muito embora exista a possibilidade da fusão de várias freguesias.

Tal como consta do Livro Verde da Reforma da Administração Local, relativamente ao número de vereadores, os municípios com 10 mil ou mais eleitores passará a ter oito vereadores (quatro dos quais a tempo inteiro) o que, no caso de Setúbal e por se tratar de um conselho com 120 mil 791 eleitores, corresponde à perca de um vereador, uma vez que tem actualmente nove. Mais abrangente é o número de directores de departamento da autarquia (actualmente com seis) que, segundo o referido documento, passará para um por cada 40 mil eleitores o que, no caso de Setúbal corresponde a três directores de departamento. Também as actuais 27 divisões da câmara municipal serão reduzidas, neste caso de 27 para 12.

Relativamente a redução do número de freguesias, o documento refere que no âmbito da organização do território, “a redução do número de freguesias assume-se como uma prioridade, devendo ser encarada como um verdadeiro instrumento de política autárquica, capaz de melhorar o funcionamento interno da Administração Local, dando escala e valor adicional às novas freguesias”, devendo os maiores municípios do país, com mais de 20 mil habitantes por freguesia em sede de município, passa para cinco mil se a freguesia estiver a menos de 10 quilómetros da sede do concelho, devendo as novas autarquias que surjam desta reorganização ver as suas designações ser alvo de discussão nos órgãos autárquicos.

No caso concreto de Setúbal, o desconhecimento do que se irá passar ainda é geral, tal como adiantou a «O Setubalense» Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, uma das duas freguesias de Azeitão. Segundo Celestina Neves, “neste momento não sabemos absolutamente o que se irá passar, uma vez que só existe o documento colocado a consulta pública pelo Governo, o qual é bastante generalista”. No entanto, aquela responsável avança estar “perfeitamente de acordo com a fusão das duas freguesias”, a de S. Lourenço e S. Simão, uma vez que “é uma localidade com história e características únicas”, facto pelo qual “não se justifica a sua divisão por freguesias”.

Gilberto Rosado, presidente da Junta de Freguesia de S. Julião também está expectante com o futuro mas, para já, diz ser “ainda cedo para saber o que vai acontecer, para além de que o documento chegou-nos à muito pouco tempo e ainda não tivemos tempo de o analisar devidamente”.

Lembramos que o documento que agora se encontra em discussão pública tem por base o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) onde se prevê uma "reorganização da administração local", que reduza "de forma significativa" o número de autarquias até Julho de 2012.

Setubalense

Lá vem a outra com a conversa das fusões em Azeitão primeiro ela tem que ver se a fusão encaixa nos critéritos.
Quer é um tacho maior.
Agora que sabe que as competências das freguesias vão aumentar já gosta da palavar "fusão".

http://azeitaonocoracao.com/azeitaonocoracao/ultimas.html
:ohno::ohno:

sjay
October 4th, 2011, 11:23 AM
Não sei se viram o Prós e Contras. Mas o que o ministro dizia era que este era um documento para ser debatido. Falou em flexibilidade. Também falou que há estão previstas excepções para freguesias no isoladas no interior e que poderão ter abaixo dos 500 habitantes.

A questão da distancia ao centro, não sei ao certo como será calculada, mas tenho a certeza que não será como aqui se tem feito, que é traçar uma linha e já está. Estes critérios servem para definir se uma localidade está próxima da sede de concelho ou não. Mas há tantos factores a ter em conta, como por exemplo uma montanha

pai nosso
October 5th, 2011, 09:57 AM
in tvi.24

Governo admite extinção de 1.500 freguesias:ohno::nuts::ohno:

Paulo Júlio foi a Viana do Castelo explicar a reorganização do poder local
O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, admitiu que até 2012 poderão ser extintas 1.500 freguesias em todo o país.

«O número de freguesias que vamos ter no final vai resultar de pelo menos 308 debates, feitos ao nível dos municípios, porque este não é um processo fechado», afirmou, citado pela Lusa.

«No final deste processo, poderemos ter uma redução em 1.500. Mas para isso precisamos de ter muita capacidade para ouvir e explicar argumentos», apontou Paulo Júlio, reclamando um objectivo de «racionalidade de gestão» nesta reforma.

Paulo Júlio explicou os motivos desta reorganização do poder local num encontro promovido pela comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, que juntou militantes e autarcas.

Neste distrito, das 290 freguesias existentes, distribuídas pelos 10 concelhos, pelo menos 222 não cumprem os requisitos em função da densidade populacional e distância à sede do município, previstos no Livro Verde da Reforma de Administração Local.

«É um documento suficientemente corajoso para colocar propostas em cima da mesa e suficientemente aberto para ouvir os bons contributos. Todas as propostas de critérios podem ser afinadas, mas sem emoções ou preconceitos», sublinhou.

Por exemplo, das 51 freguesias que integram o concelho de Ponte de Lima, apenas duas, na área urbana, estão dentro dos requisitos definidos, mas mesmo estas poderão vir a ser fundidas.

Das restantes 49, nenhuma cumpre os critérios de população, que neste caso variam entre mínimos de mil habitantes para freguesias de tipologia rural (APR) e os três mil a cinco mil para freguesias urbanas (APU) ou mistas (AMU) em função de distarem mais ou menos 10 quilómetros da sede do concelho.

«Com maior ou menor dificuldades esta reforma é para ser concretizada. No fim disto tudo pretendemos que os eleitos locais tenham melhores condições para gerir o território», rematou Paulo Júlio.

tbean
October 5th, 2011, 01:21 PM
Não sei se viram o Prós e Contras. Mas o que o ministro dizia era que este era um documento para ser debatido. Falou em flexibilidade. Também falou que há estão previstas excepções para freguesias no isoladas no interior e que poderão ter abaixo dos 500 habitantes.

A questão da distancia ao centro, não sei ao certo como será calculada, mas tenho a certeza que não será como aqui se tem feito, que é traçar uma linha e já está. Estes critérios servem para definir se uma localidade está próxima da sede de concelho ou não. Mas há tantos factores a ter em conta, como por exemplo uma montanha

nao tinha visto ate tu dizeres. ja vi! :D eu acho que tens razao. o ministro esta aberto ao dialogo e a novas opinioes. nao houve nenhum membro da plateia que fosse 100% de acordo (para o seu municipio) com o ministro. eu fiquei confuso foi porque as pessoas pensam que vao ficar sem freg... nao vao! vao se aglomerar freg de modo a haver menos tachos e mais organizcao de um territorio local. o presidente de junta que é a pessoa proxima do povo vai continuar a existir... nao acho que devia haver razao para todo o alarmismo que se girou á volta disso... nao sei se ainda somos um pais de velhos de restelo... se calhar somos... mas este governo nao é! ninguem lhe pode tirar creditos por nao mudar o pais!

geographico*
October 5th, 2011, 02:17 PM
o ministro esta aberto ao dialogo e a novas opinioes.

Sinceramente parece-me que esta suposta "abertura ao diálogo" é apenas um tapa-olhos. Porque ele disse com todas as letras que as linhas mestras estavam traçadas e que não ia ceder muito nos debates específicos em cada município.

Estamos a falar de um ministro que, se eu disser que de geografia e demografia percebe muito pouco, estou a ser simpático com ele.
É um politiqueiro, que traçou esta reforma com critérios completamente amorfos e cegos, desvirtuando completamente o conceito de freguesia.

E é um aldrabão, porque apregoa maior descentralização e na prática propõe uma reforma altamente centralizadora.

Ah... e a cereja no topo do bolo: dá como exemplo a reforma de Lisboa e a refere a sua média de 13 000 habitantes/freguesia... Isto num município de nível 1 onde supostamente cada freguesia devia ter no mínimo 20 mil habitantes.
Parece que há umas regras para os filhos do costume, e outras para os enteados do costume... :ohno::ohno:

nao houve nenhum membro da plateia que fosse 100% de acordo (para o seu municipio) com o ministro. eu fiquei confuso foi porque as pessoas pensam que vao ficar sem freg... nao vao! vao se aglomerar freg de modo a haver menos tachos e mais organizcao de um territorio local.

Ouviste o que um autarca disse? Um presidente de junta ganha 200 e poucos euros! 200 e poucos! E esse dinheiro é gasto a pagar contas de telefone, combustível e outras, que saem do seu bolso! É a isto que chamas um tacho?

Mas agora em Portugal criou-se cá uma mania, que cada cargo que tenha a mínima relação com a política é logo um tacho! Que país é este, hein?!

o presidente de junta que é a pessoa proxima do povo vai continuar a existir...

Vai... Mas vai deixar de estar ao alcance de todos, de ter a relação próxima que na esmagadora maioria das vezes tinha com todos e o conhecimento do seu território.

As pessoas mais desfavorecidas, com menos possibilidades de se deslocar, qualquer coisa que tivessem de resolver, recorriam ao presidente de Junta. Bastava sair de casa e ir bater-lhe à porta.
Agora não. Vai estar noutra aldeia ao lado, não vai conhecer a pessoa, não vai haver confiança nem proximidade. Vai ser mais difícil chegar até ele e aldeias e povoações em situação muito, mas muito precária em termos de transportes (há aldeias deste país que não vêem um autocarro há décadas) vão ficar completamente abandonadas.

nao acho que devia haver razao para todo o alarmismo que se girou á volta disso... nao sei se ainda somos um pais de velhos de restelo... se calhar somos... mas este governo nao é! ninguem lhe pode tirar creditos por nao mudar o pais!

Parece que para a sociedade portuga o que interessa é mesmo mudar, mexer... Não interessa se as coisas estão bem ou mal feitas, se o que se vai fazer tem lógica ou não... O que interessa é que se mexa, que se vire tudo do avesso cada vez que um governo entra em funções... é isso que é mostrar serviço para os portugas

Só me interrogo porque é que ao fim de 35 anos de política ziguezagueante entre 2 partidos que se dedicam a virar tudo do avesso e voltar a revolver periodicamente, os portugueses não dão pulos de satisfação com o estado do seu país! :nuts:

Wolf2009
October 5th, 2011, 04:11 PM
Sinceramente parece-me que esta suposta "abertura ao diálogo" é apenas um tapa-olhos. Porque ele disse com todas as letras que as linhas mestras estavam traçadas e que não ia ceder muito nos debates específicos em cada município.

Ouviste o que um autarca disse? Um presidente de junta ganha 200 e poucos euros! 200 e poucos! E esse dinheiro é gasto a pagar contas de telefone, combustível e outras, que saem do seu bolso! É a isto que chamas um tacho?

Só me interrogo porque é que ao fim de 35 anos de política ziguezagueante entre 2 partidos que se dedicam a virar tudo do avesso e voltar a revolver periodicamente, os portugueses não dão pulos de satisfação com o estado do seu país! :nuts:

Concordo.

Mas também disseram que não ía haver grande poupança.

fred_mendonca
October 5th, 2011, 04:39 PM
Ah... e a cereja no topo do bolo: dá como exemplo a reforma de Lisboa e a refere a sua média de 13 000 habitantes/freguesia... Isto num município de nível 1 onde supostamente cada freguesia devia ter no mínimo 20 mil habitantes.
Parece que há umas regras para os filhos do costume, e outras para os enteados do costume... :ohno::ohno:

População de Lisboa em 2011: 545.245 habitantes

Nº de freguesias após a reforma: 24

Pop./Nº de Freguesias: 22.719

geographico*
October 5th, 2011, 05:01 PM

Os 13 000 foram avançados pelo próprio ministro no programa da RTP.
Se estão errados, pior ainda, só mostra a falta de conhecimentos do mesmo sobre o assunto...

nuno86
October 5th, 2011, 08:31 PM

Lisboa foi dada como exemplo pelo ministro, mas Lisboa n cumpre as regras por si definidas pois tem freguesias com menos de 20000. Ou Lisboa concentra ainda mais as freguesias, o que n me parece ou então terão de ser feitas muitas excepções à regra.

fred_mendonca
October 6th, 2011, 12:23 AM
^^ Que eu saiba aquilo não são regras, são indicações. No caso de Lisboa, a média de habitantes por freguesia supera os 22.000 habitantes. Logo, parece-me que a actualização ao mapa de freguesias enquadra-se no espírito da reforma apresentada pelo Governo. Não vejo necessidade de se procederem a alterações. Não vamos ser fundamentalistas.

nuno86
October 6th, 2011, 01:32 AM
^^ Que eu saiba aquilo não são regras, são indicações. No caso de Lisboa, a média de habitantes por freguesia supera os 22.000 habitantes. Logo, parece-me que a actualização ao mapa de freguesias enquadra-se no espírito da reforma apresentada pelo Governo. Não vejo necessidade de se procederem a alterações. Não vamos ser fundamentalistas.

Para já são indicações, mas no futuro serão regras. O ministro falou da necessidade de criar regras inúmeras vezes. Tendo como exemplo Lisboa acho que estas indicações estão longe daquela que será a regra final caso a reforma avance. Ou então faz-se a média final e se der mais de 20000 tudo bem.

Barragon
October 6th, 2011, 01:51 AM
Lisboa foi dada como exemplo pelo ministro, mas Lisboa n cumpre as regras por si definidas pois tem freguesias com menos de 20000. Ou Lisboa concentra ainda mais as freguesias, o que n me parece ou então terão de ser feitas muitas excepções à regra.

Obviamente que cada caso é um caso e se for analisada a situação de Lisboa, as reformulação está muito adequada. Lisboa é um caso especial e acredito que existam outros casos no país onde o critério não poderá ser aplicado (exemplo das freg do CH Porto).

Não poderemos pegar em exemplos de zonas medievais para o resto do país.

Barragon
October 6th, 2011, 01:53 AM
in tvi.24

Governo admite extinção de 1.500 freguesias:ohno::nuts::ohno:

Paulo Júlio foi a Viana do Castelo explicar a reorganização do poder local
O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, admitiu que até 2012 poderão ser extintas 1.500 freguesias em todo o país.

«O número de freguesias que vamos ter no final vai resultar de pelo menos 308 debates, feitos ao nível dos municípios, porque este não é um processo fechado», afirmou, citado pela Lusa.

«No final deste processo, poderemos ter uma redução em 1.500. Mas para isso precisamos de ter muita capacidade para ouvir e explicar argumentos», apontou Paulo Júlio, reclamando um objectivo de «racionalidade de gestão» nesta reforma.

Paulo Júlio explicou os motivos desta reorganização do poder local num encontro promovido pela comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, que juntou militantes e autarcas.

Neste distrito, das 290 freguesias existentes, distribuídas pelos 10 concelhos, pelo menos 222 não cumprem os requisitos em função da densidade populacional e distância à sede do município, previstos no Livro Verde da Reforma de Administração Local.

«É um documento suficientemente corajoso para colocar propostas em cima da mesa e suficientemente aberto para ouvir os bons contributos. Todas as propostas de critérios podem ser afinadas, mas sem emoções ou preconceitos», sublinhou.

Por exemplo, das 51 freguesias que integram o concelho de Ponte de Lima, apenas duas, na área urbana, estão dentro dos requisitos definidos, mas mesmo estas poderão vir a ser fundidas.

Das restantes 49, nenhuma cumpre os critérios de população, que neste caso variam entre mínimos de mil habitantes para freguesias de tipologia rural (APR) e os três mil a cinco mil para freguesias urbanas (APU) ou mistas (AMU) em função de distarem mais ou menos 10 quilómetros da sede do concelho.

«Com maior ou menor dificuldades esta reforma é para ser concretizada. No fim disto tudo pretendemos que os eleitos locais tenham melhores condições para gerir o território», rematou Paulo Júlio.

Nem mais... Viana do Castelo é um distrito terrível... é só freguesias ao lado das sedes de concelho....

Miguel_Arq
October 13th, 2011, 10:53 PM
De acordo com o Documento Verde, Vila Nova de Famalicão é um Município de Nível 1, uma vez que possui uma densidade populacional superior a 500 hab/Km².
Assim, as freguesias que distem até 3Km da sede de concelho terão que possuir pelo menos 20.000 habitantes. Já as freguesias situadas entre os 3Km e os 10Km da sede de concelho terão que possuir pelo menos 5.000 habitantes. As freguesias situadas a mais de 10Km da sede de concelho terão obrigatoriamente uma população mínima de 3.000 habitantes.
Traduzindo estas orientações para um mapa, resulta o seguinte:

VILA NOVA DE FAMALICÃO

População: 133.804 habitantes
Nº de Freguesias depois da reformulação: 12
População média por freguesia depois da reformulação: 11.150 habitantes

Freguesias a menos de 3 Km da sede de concelho

Matriz - 21.789 habitantes
Santo António - 24.620 habitantes
Estas 2 freguesias constituem a cidade, com um total de 46.409 habitantes.

Freguesias situadas ente 3 Km e 10 Km da sede de concelho

Nine - 7.961 habitantes
Vale do Pelhe - 5.917 habitantes
Joane - 13.244 habitantes
Santa Tecla - 9.536 habitantes
Riba de Ave - 10.016 habitantes
Bairro - 9.234 habitantes
Landim - 7.040 habitantes
Lousado - 5.513 habitantes
Ribeirão - 12.720 habitantes
Vale do Este - 6.214 habitantes

http://img51.imageshack.us/img51/8826/popfamalicaomodel.jpg

Considerei a sede de concelho um ponto localizado na Câmara Municipal. A partir daí desenhei duas circunferências com 3Km e 10Km de raio.
Localizado a mais de 10 Km da sede de concelho apenas existe 2 freguesias, pelo que optei em junta-las a outras freguesias em vez de a isolar.

Barragon
October 13th, 2011, 11:24 PM
Porque não Castelões e Mogege em Joane, Oliveira e Podome em Riba Dave e Delães em Bairro?

sjay
October 13th, 2011, 11:25 PM
Muito provavelmente as "tuas" Riba D'Ave e Joane serão divididas a meio. Provavelmente o mesmo com Ribeirão. Não estou a dizer que não concorde com o mapa, porque até concordo e bastante.

Miguel_Arq
October 14th, 2011, 12:30 AM
Porque não Castelões e Mogege em Joane, Oliveira e Podome em Riba Dave e Delães em Bairro?

Porque no 1º mapa tinha feito isso e tu disseste que resultavam freguesias demasiado grandes. :D

Barragon
October 14th, 2011, 12:45 AM
Mas agora já há critérios :D

Miguel_Arq
October 14th, 2011, 01:01 AM
Mas agora já há critérios :D

E eu usei-os. Se o limite minimo é freguesias com 5.000 habitantes, não me parece que irão criar freguesias com uma dimensão muito superior.

sjay
October 14th, 2011, 09:13 PM
criastes algumas com o dobro. Duvido que isso venha a acontecer

Miguel_Arq
October 14th, 2011, 09:46 PM
criastes algumas com o dobro. Duvido que isso venha a acontecer

Sim, é verdade. Principalmente nas vilas, criei freguesias com cerca de 10.000 habitantes. Mas as freguesias adjacentes às vilas estão no continuo urbano dessas vilas, daí ter decidido incluir. Além disso, é uma forma de distinguir as vilas das restantes freguesias, dando-lhes mais população.
Mas claro que isto que eu fiz é apenas uma similação. Muitas outras simulações com lógica poderão ser feitas.

sjay
October 14th, 2011, 10:33 PM
como já disse, eu concordo com isso. Duvido é que muitas delas se queiram fundir e nao queiram ter a sua propria autonomia

Miguel_Arq
October 15th, 2011, 11:00 AM
como já disse, eu concordo com isso. Duvido é que muitas delas se queiram fundir e nao queiram ter a sua propria autonomia

Também tenho muitas reservas quanto a isso. Não me parece que alguém queira perder a sua autonomia e só serão eliminadas aquelas freguesias que forem mesmo necessérias para cumprir o documento verde.

geographico*
October 17th, 2011, 12:08 AM
^^

E se se cumprir o documento verde já se vão produzir verdadeiras aberrações, autênticos desastres.

Esta reforma é completamente cega, vão-se cometer autênticos crimes.

Só para dar um exemplo, já que tínhamos falado nele por aqui, o concelho de Paços de Ferreira, que foi incluído no nível 1 e cuja cidade não tem mais de 7500 habitantes (não tem mesmo!!!) vai ter que "inventar" uma freguesia de 20 mil habitantes.

Já agora, podem olhar para o mapa desse concelho e dizer-me como????

geographico*
October 17th, 2011, 12:12 AM
Mas como é que é possível alguém com dois dedos de testa colocar concelhos como Paços de Ferreira e Felgueiras no mesmo saco de Lisboa e Porto (nível 1), e dizer que são mais urbanos que Coimbra, Vila Franca de Xira ou Montijo (nível 2).

Estes iluminados que fizeram estas pseudo-regras da reforma administrativa lá nos gabinetes do Ministério dos Assuntos Parlamentares não sabem mesmo o país que têm. Que incompetência. :ohno::ohno:

sjay
October 17th, 2011, 12:45 AM
estás a levar as coisas demasiado literalmente

geographico*
October 17th, 2011, 01:23 AM
^^
Espero bem que sim, que estes critérios sejam bastante flexíveis.
Caso contrário, não há possibilidade de haver o mínimo de racionalidade nesta reforma. :ohno:

AZT2009
October 17th, 2011, 01:56 PM
Mas como é que é possível alguém com dois dedos de testa colocar concelhos como Paços de Ferreira e Felgueiras no mesmo saco de Lisboa e Porto (nível 1), e dizer que são mais urbanos que Coimbra, Vila Franca de Xira ou Montijo (nível 2).

Estes iluminados que fizeram estas pseudo-regras da reforma administrativa lá nos gabinetes do Ministério dos Assuntos Parlamentares não sabem mesmo o país que têm. Que incompetência. :ohno::ohno:

Preferias que mexessem nos concelhos?

geographico*
October 17th, 2011, 02:01 PM
Preferias que mexessem nos concelhos?

Preferia que soubessem no que estão a mexer, e que mexessem com racionalidade e com sentido.

geographico*
October 17th, 2011, 02:05 PM
Portugal, comparando com os mapas autárquicos europeus, não tem municípios nem freguesias a mais.

Se há reforma administrativa a fazer em Portugal é a Regionalização.
Mas não me parece que o poder central esteja interessado em partilhar o seu poder, onde os interesses da pandilha que tomou conta do país já estão bem instalados há décadas.

sjay
October 17th, 2011, 02:45 PM
No outro dia ouvi um prof. catedrático da Universidade do Minho especialista em Administração do Território a dizer que por acaso tinha-mos um modelo de divisão do território muito semelhante ao do resto da Europa. As excepções seriam a Espanha, França, Itália e outro país.

Eu acredito que o bom senso prevalecerá. Há muitas freguesias a mais, basta olhar para o meu Minho. Mas também sei das especificidades de cada região. Por exemplo, se reduzisse-mos aqui no Minho 40% das freguesias seria bom. Não é pelo dinheiro que se irá poupar é porque simplesmente essas freguesias estão a mais. E esta é uma oportunidade que não podemos perder para reformular

Barragon
October 17th, 2011, 02:52 PM
O grande problema das freguesias e concelhos em Portugal não é o número, mas os seus critérios.

Não é recomendável que exista uma freguesia com 32 habitantes e outra com 70.000...

Há limites.

geographico*
October 17th, 2011, 03:58 PM
No outro dia ouvi um prof. catedrático da Universidade do Minho especialista em Administração do Território a dizer que por acaso tinha-mos um modelo de divisão do território muito semelhante ao do resto da Europa. As excepções seriam a Espanha, França, Itália e outro país.

Eu acredito que o bom senso prevalecerá. Há muitas freguesias a mais, basta olhar para o meu Minho. Mas também sei das especificidades de cada região. Por exemplo, se reduzisse-mos aqui no Minho 40% das freguesias seria bom. Não é pelo dinheiro que se irá poupar é porque simplesmente essas freguesias estão a mais. E esta é uma oportunidade que não podemos perder para reformular

O problema é que há muitas freguesias que não estão a mais e que o Estado quer eliminar.

Eu não gosto de apontar números, nem percentagens.

Como já referi, acho que a cada comunidade deve corresponder uma freguesia, é esse o conceito delas, e acabar com ele será um erro crasso.

Mas o que o governo propôs é um abuso sem explicação. Um disparate dos pés à cabeça.

Há coisas inexplicáveis, e isso de colocar limites mínimos à população das sedes de concelho é um exemplo muito claro disso.
Como é que Felgueiras e Paços de Ferreira, por exemplo, vão inventar que têm 20 mil habitantes, se não os têm?

E o caso de Vila Franca de Xira é outro paradigmático. Só porque na sua área são contabilizados os mouchões, Vila Franca deixa de ser um concelho muito urbano, e passa a seguir as regras dos concelhos semi-urbanos.
Ou seja, o governo descobriu a pólvora: que Felgueiras é mais urbana que Vila Franca de Xira. Fenomenal

Isto é ridículo!

geographico*
October 17th, 2011, 03:59 PM
O grande problema das freguesias e concelhos em Portugal não é o número, mas os seus critérios.

Não é recomendável que exista uma freguesia com 32 habitantes e outra com 70.000...

Há limites.

Atendendo às diferenças que existem no país, não me choca nada.

Aldeias com menos de 100 habitantes não existem?
Ou será que Portugal é todo igual?

Para o Governo parece que sim, porque não teve pejo nenhum em mandar aplicar as mesmas regras do Minho ao Alentejo.

fred_mendonca
October 17th, 2011, 04:08 PM
Mas tu estás a olhar para as regras como se elas fossem inflexíveis. Não me parece que seja esse o caso. Cada situação é uma situação. Estou certo que Paços de Ferreira terá uma freguesia que abranja apenas a cidade (independentemente desta não atingir os 20.000 habitantes). A mesma coisa para Felgueiras.

geographico*
October 17th, 2011, 04:12 PM
Mas tu estás a olhar para as regras como se elas fossem inflexíveis. Não me parece que seja esse o caso. Cada situação é uma situação. Estou certo que Paços de Ferreira terá uma freguesia que abranja apenas a cidade (independentemente desta não atingir os 20.000 habitantes). A mesma coisa para Felgueiras.

É como já disse, Fred, espero bem que tenhas razão e que as regras não sejam inflexíveis. :)

Todavia, estou a ver muito pouca flexibilidade por parte do Governo.
Ainda para mais quando temos responsáveis políticos a dizer que das cerca de 2000 freguesias que não cumprem os critérios, 1500 são para eliminar. :ohno:

Voltando a casos como os de Paços de Ferreira e Felgueiras, será muito difícil ter todas as freguesias com mais de 5000 habitantes sem que se crie um mapa completamente disparatado.

E nas cidades será difícil sequer passar dos 10 mil, quanto mais chegar aos 20 mil que o governo propõe.

fred_mendonca
October 17th, 2011, 04:22 PM
^^ Para mim esta reforma só faz sentido se envolver as populações e os autarcas. Não faz sentido nenhum que seja um burocrata sentado no seu escritório na Lapa a decidir os limites da freguesia x. Os critérios estão lá e existe uma margem de manobra razoável. Tudo depende dos casos em apreço.

djou23
October 18th, 2011, 01:52 AM
Para o Governo parece que sim, porque não teve pejo nenhum em mandar aplicar as mesmas regras do Minho ao Alentejo.

Aqui sim, está o busílis da questão!!!

Barragon
October 18th, 2011, 02:09 PM
Acho que o governo já referiu que iria existir uma especial atenção relativamente ao interior e ao minho.

Obviamnete que os critérios são flexíveis. São apenas linhas orientadoras.

geographico*
October 18th, 2011, 06:19 PM
Acho que o governo já referiu que iria existir uma especial atenção relativamente ao interior e ao minho.

Obviamnete que os critérios são flexíveis. São apenas linhas orientadoras.

Pelo interior sim, o governo parece ter tido alguma consideração (interior é como quem diz, para os municípios com maior despovoamento, que podem ou não estar no interior).

Já quanto a Entre Douro e Minho e à sua realidade (muito) particular, não ouvi dizer nada. Já ouviste alguma coisa sobre isso, Barra? Se sim, podes indicar-me o sítio para eu ir lá dar uma vista de olhos? :)

geographico*
October 18th, 2011, 06:22 PM
Se em Portugal déssemos voz àqueles que realmente percebem do assunto, talvez não se fizessem tantas asneiras...

A reforma administrativa "Relvas 2", comentada por J.A. Rio Fernandes, Geógrafo e Professor Universitário:

Custa-me perceber que se discutam dimensões geográficas antes de se conhecerem as competências e os meios dos diferentes níveis de administração.

Custa-me perceber que o 'documento verde' fale de migração de poder dos municípios para as freguesias bem como para associações de municípios e ao mesmo tempo tente vender a ideia da descentralização e do reforço do papel dos municípios...

Custa-me que se comece a reforma pelos níveis mais próximos da população e menos essenciais na reestruturação do centralismo do nosso Estado (a quem tenha dúvidas, pf. compare a percentagem da despesa do Estado Central português relativamente ao de outros países europeus, designadamente os que têm maior crescimento económico).

Reestruturação do Estado e descentralização, sem regionalização? Pode ser...

Descentralização, com associações intermunicipais-piloto e sem que os seus dirigentes sejam legitimados através de eleição direta? Não me parece...

Descentralização com as Câmaras Municipais a fazer migrar competências para novas juntas de freguesia e associação intermunicipais? Mais centralismo é o que nos espera, neste 'Relvas 2' dito 'documento verde', apesar da capa azul...

E, muito provavelmente também, o que nos espera é (ainda) mais ineficiência do Estado comandado e vigiado por muito poucos (sempre mais ou menos os mesmos 'lesboetas' na naturalidade ou na aculturação), aos quais os autarcas terão de tirar o chapéu e baixar a cabeça ainda mais baixo, rogando a Suas Exas. um pouco mais de atenção às condições de vida duns portugueses perdidos num qualquer lugar longe da vista e do coração de quem, desde a capital e em direta articulação com o FMI, Bruxelas e Berlim, 'comanda superiormente os destinos da pátria'.

Neste quadro, a fusão das freguesias parece um bom contributo sobretudo para aumentar um pouco o poder de pequenos autarcas locais e retirar notoriedade aos presidentes de câmara. Sim, bem sei que o país mudou muito em século e meio. Sim, bem sei que é preciso poupar (e fazer crescer a economia também, sem que quem nos dirige pareça saber como).

Mas, para se ser sério sobre a reforma administrativa, não basta falar de aplicar a lei que já existe nas empresas públicas municipais, diminuir vereadores ou fundir freguesias, é essencial definir a cada nível, no Estado e nos serviços públicos, as fontes de receita (com clareza e transparência assegurada) e as competências (sem sobreposições).

Sobre o que menos interessa, gosto da proposta de Tiago Azevedo Fernandes para o Município do Porto, ainda que Aldoar não seja a Foz, a Baixa tenha um lado oriental e outro ocidental, o Centro Histórico seja muito diferente junto ao Douro e numa colina (Sé) ou na outra (Vitória) e os nomes dos lugares tenham um valor identitário e de relação das pessoas com a sua memória que vale muito mais que alguns euros de senhas de presença em assembleias municipais ou de vencimentos de presidentes de junta...

Mas, se se pretende aumento da eficiência e descentralização, muito bem. A proposta de Tiago Azevedo Fernandes pode ser base para debate entre representantes da população. Se é apenas para troikar (ou, quem sabe, ir além), acho que a coisa tem o nível da poupança em gravatas no Ministério do Ambiente, ou dos bilhetes de avião do PM.

E, por favor, digam lá que competências e que meios pensam que as freguesias podem/devem ter. E, se possível, comecem por cima e pelo essencial: que meios e competências devem ter as áreas metropolitanas e as comunidades intermunicipais? O que sobra para os municípios? O quê e como é descentralizado? O quê e como é centralizado? O quê e como deixa de ser do Estado e passa a ser propriedade ou de gestão privada?

J.A. Rio Fernandes (http://www.porto.taf.net/dp/node/8024)

Wolf2009
October 18th, 2011, 09:16 PM
O problema é que há muitas freguesias que não estão a mais e que o Estado quer eliminar.

Eu não gosto de apontar números, nem percentagens.

Como já referi, acho que a cada comunidade deve corresponder uma freguesia, é esse o conceito delas, e acabar com ele será um erro crasso.

Mas o que o governo propôs é um abuso sem explicação. Um disparate dos pés à cabeça.

Há coisas inexplicáveis, e isso de colocar limites mínimos à população das sedes de concelho é um exemplo muito claro disso.
Como é que Felgueiras e Paços de Ferreira, por exemplo, vão inventar que têm 20 mil habitantes, se não os têm?

E o caso de Vila Franca de Xira é outro paradigmático. Só porque na sua área são contabilizados os mouchões, Vila Franca deixa de ser um concelho muito urbano, e passa a seguir as regras dos concelhos semi-urbanos.
Ou seja, o governo descobriu a pólvora: que Felgueiras é mais urbana que Vila Franca de Xira. Fenomenal

Isto é ridículo!

Daqui a pouco fazem concelhos de àgua...:bash:

Espero que os 20 mil seja só para futuros concelhos...

Será um pretexo para fundir e acabar com concelhos...:ohno::bash:
Ou vão andar a trocar freguesias de concelho, cuidado com o sentimento de pertença...^^
Não queiram mais abstenções, nem mais canas de senhorim...

Wolf2009
October 18th, 2011, 09:23 PM
É como já disse, Fred, espero bem que tenhas razão e que as regras não sejam inflexíveis. :)

Todavia, estou a ver muito pouca flexibilidade por parte do Governo.
Ainda para mais quando temos responsáveis políticos a dizer que das cerca de 2000 freguesias que não cumprem os critérios, 1500 são para eliminar. :ohno:

Voltando a casos como os de Paços de Ferreira e Felgueiras, será muito difícil ter todas as freguesias com mais de 5000 habitantes sem que se crie um mapa completamente disparatado.

E nas cidades será difícil sequer passar dos 10 mil, quanto mais chegar aos 20 mil que o governo propõe.

Só se forem freguesias concelho ou então fazes duas freguesias super densas algo que eu não gosto.

AZT2009
October 19th, 2011, 02:25 PM
Uma pegunta à cerca de Sesimbra a fusão de Castelo com Santiago vai dar origem à freguesia de Sesimbra?

BEm se o objectivo é dividir os concelho em duas freguesias podiam muito bem aumentar a area da freguesia da Quinta do conde ficando o concelho partido ao meio em partes iguais.:)

J.Silva
October 20th, 2011, 10:32 PM
Partindo à letra da legislação para renovação das freguesias, no meu concelho em 89 não existe nem uma que cumpra os requisitos! lol
Cumprindo requisitos, Barcelos passará a ter 20 freguesias ou regiões administrativas!

http://www.barcelos-popular.pt/index.php?zona=ntc&tema=3&lng=pt&id=3664