View Full Version : Moradores contra a transformaçao do Convento dos Inglesinhos
Phobos September 23rd, 2004, 04:57 PM http://img.photobucket.com/albums/v241/Phobos.europe/errorpic.jpg
As primeiras "dentadas" metálicas numa parte do muro que rodeia o Convento dos Inglesinhos, junto ao Hospital S. Luís, em Lisboa, está a deixar apreensivos e indignados alguns moradores do Bairro Alto, que não se conformam com a substituição do monumento do século XVII por um condomínio de luxo e com o secretismo que marca o início das obras.
"Para Quem Ama Lisboa" é o slogan utilizado pela Amorim Imobiliária para anunciar os 30 apartamentos de luxo que vão nascer em plena malha urbana do Bairro Alto, num investimento global que ronda os 20 milhões de euros.
De pé ficará, no entanto a igreja do antigo convento, complexo arquitectónico comprado há três anos à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para dar corpo a um projecto que não vingou, destinado a idosos (ler texto ao lado).
Desde sábado que os moradores da Rua Nova do Loureiro estão sem iluminação pública, depois de um piquete de electricidade ter arrancado os candeeiros do muro (da autoria de Carlos Mardel) que protege o convento, para permitir o início das demolições.
"Não fomos tidos nem achados", queixa-se Fonseca e Costa, conhecido cineasta, residente no bairro, que em Julho, juntamente com outros moradores, pediu uma audiência à Assembleia Municipal de Lisboa (AML), para obter esclarecimentos sobre a intervenção.
Entre as preocupações de quem reside nas imediações do convento está a localização do estaleiro de obras e os estudos de impacte das obras e de tráfego, já que a zona de ruas apertadas passará a ser atravessada por veículos pesados.
Da audiência, que aconteceu este mês, ficou a promessa da AML de resposta a estas questões. Mas as obras começaram antes que tal acontecesse, como explicaram, ao JN, o arquitecto Raul Hestnes Ferreira e o pintor João Abel Manta, que também integram o grupo de moradores que pediu explicações à AML.
A última vez que visitaram o convento foi há cerca de um ano, com a estreia da peça austríaca "Alma", em homenagem à vienense Alma Mahler. Na altura, o encenador mostrou-se maravilhado com o espaço, comparando-o ao palácio de Veneza. Fonseca e Costa diz não compreender como é que o complexo não mereceu ainda uma classificação por parte do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). E teme que o projecto desvirtue o Bairro Alto.
O JN tentou ouvir o IPPAR, para saber de que forma está a ser feito o acompanhamento dos trabalhos, mas sem êxito, até ao fecho desta edição. Fonte da Amorim Imobiliária, também contactada, esclareceu apenas que a primeira fase das obras se prende com escavações para estacionamento e garantiu que o IPPAR está a companhar as obras.
Natureza beneficente esfumou-se
Os moradores do Bairro Alto ainda não perderam a esperança de ver anulada a passagem de mãos, por uma quantia não revelada, do Convento dos Inglesinhos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para uma empresa privada.
Alegam que o cariz beneficente do projecto, que previa habitação para maiores de 55 anos e prestação de cuidados de saúde, não se concretizou. Sendo essa a justificação para o negócio, o argumento deixou de existir, consideram.
O grupo de moradores escreveu este mês uma carta ao cardeal-patriarca de Lisboa, na qual apela a uma eventual anulação do negócio, uma vez que o empreendimento anunciado não foi concretizado.
O projecto, uma parceria entre o Grupo Amorim e a Caixa Geral de Depósitos, chegou a ser aprovado pelo IPPAR. Porém, não foi licenciado pelo anterior executivo municipal.
O JN apurou que nem o Patriarcado de Lisboa nem a actual provedora da Santa Casa da Misericórdia, Maria José Nogueira Pinto, estão entusiasmados com a transformação do monumento num condomínio de luxo.
http://jn.sapo.pt/2004/09/23/grande_lisboa/convento_inglesinhos_comecou_a_demol.html
Marco Bruno September 23rd, 2004, 06:02 PM Tenho aí uma revista com esse projecto, e com renders. Vou ver se scano...
xandre October 10th, 2004, 12:47 AM deu ontem na tv os moradores a protestar contra o projecto, e penso que ja estara em tribunal.
o projecto não se trata de um restauro, mas si na transformação do convento num condominio de luxo, onde em principio sera destroida grande parte do convento.
os koradores tb não aceitam existir um condominio de luxo, num bairro com as caracteristicas do bairro alto.
Arpels October 10th, 2004, 01:55 AM tenho uma colega que mora mesmo ao lado do convento mas não conheço o projecto, cheira-me a mais 1 nogócio especulativo que a beneficios aquele bairro historico da cidade, scana lá isso para a malta ver Marco.
Marco Bruno October 10th, 2004, 06:26 PM scana lá isso para a malta ver Marco.
Pelos renders parece ser um projecto com "semelhanças" ao feito no Palácio Sotto Mayor...
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Convento_Inglesinhos/C_inglesinhos.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Convento_Inglesinhos/C_inglesinhos_01.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Convento_Inglesinhos/C_inglesinhos_02.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Convento_Inglesinhos/C_inglesinhos_03.jpg
Arpels October 10th, 2004, 07:47 PM não parece mauzinho de todo, parece haver uma certa harmonia com o bairro envolvente, e a parte ad igreja está sem alterações que a desfigurem, só o andar superior das trazeiras destoa 1 bocadinho no segundo piso com aquelas estruturas em ferro preto e janelas quadradas sem moldura de pedra.
A ver vamos no que vai dar.
Puto October 10th, 2004, 11:18 PM Eu gosto.. é um projecto bastante agradável.. :okay: :)
Phobos October 10th, 2004, 11:22 PM Esta razoavel o projecto,e a igreja reformada ja e um passo importante.O problema e que e mais um daqueles projectos para ricos que afasta cada vez mais as pesssoas para a "suburbada".Seria muito melhor o projecto da Santa Casa para la.
MCarr October 11th, 2004, 12:06 PM os koradores tb não aceitam existir um condominio de luxo, num bairro com as caracteristicas do bairro alto.
Eu é que a viver num condominio de luxo me recuso a viver junto da macacada...
Arpels October 11th, 2004, 08:32 PM Eu é que a viver num condominio de luxo me recuso a viver junto da macacada...
Pois mas a macacada é da capital, prefiro a macacada da capital que a alta roda que das cidades feias e mal planeadas de certas zonas do sul do pais que vivem do turismo nacional e quando a nação tá em crize andam por ai a pedir bananas para sobreviver!!
Arpels October 11th, 2004, 08:37 PM Eu acho que se a igreja for para uso público, é 1 projecto interessante para o bairro alto, duvido é que secalhar vá adiante, tem gente muito sonante á frente do movimento contra esta obra, gente que mora naquele bairro e ama-o, independentemente de quem lá mora.
Phobos October 12th, 2004, 06:13 AM Eu é que a viver num condominio de luxo me recuso a viver junto da macacada...
Esse tipo de comentarios Mcarr e daquele tipo de coisas que sao indispensaveis para um forum de arquitectura :bash:
MCarr October 12th, 2004, 11:15 AM Esse tipo de comentarios Mcarr e daquele tipo de coisas que sao indispensaveis para um forum de arquitectura :bash:
Acontece que este não é um forum exclusivamente de arquitectura, pode-se falar de arquitectura e não só, não me diga que ainda não tinha percebido...
MCarr October 12th, 2004, 11:21 AM Pois mas a macacada é da capital, prefiro a macacada da capital que a alta roda que das cidades feias e mal planeadas de certas zonas do sul do pais que vivem do turismo nacional e quando a nação tá em crize andam por ai a pedir bananas para sobreviver!!
As suas afirmações não podiam estar mais longe da realidade e não fazem o minimo de sentido, ora vejamos:
- quando a nação tá em crise andam por ai a pedir bananas para sobreviver:
poderia ser, como pede todo o pais, mais adianto, sobre a crise da construção que afectou todo o pais, o sul do pais foi a região menos afectada, e nem vale a pena contar o numero de construtores da capital que aqui nos veem pedir bananas para sobreviver..., não me fale em crise por favor.
Viver do turismo nacional? se o algarve contasse com os pelintras da capital tava bem tramado tava...
Arpels October 12th, 2004, 12:16 PM a questão aqui não é a "macacada" mas sim transformações a um emblemático convento do bairro alto e o impacto que esta a ter nas populações do bairro, oriente o seu penssamento para isso e deixe de lado as suas considerações de novo rico recalcado, actualize-se.
MCarr October 12th, 2004, 01:11 PM a questão aqui não é a "macacada" mas sim transformações a um emblemático convento do bairro alto e o impacto que esta a ter nas populações do bairro, oriente o seu penssamento para isso e deixe de lado as suas considerações de novo rico recalcado, actualize-se.
Voce conhece-me de algum lado para me chamar de novo rico? Senao estivessemos a falar de conventos poderia ignora-lo, mas faça um pesquisa na internet sobre o convento de seiça, ira descobrir que se trata dum convento que o meu bisavo adquiriu e transformou em fabrica de descasque de arroz a varias decadas atras, actualmente o convento é um imovel classificado em virtude da tranformação efectuada pelo meu bisavo, ou seja como objecto original não tem o minimo interesse, mas actualmente como museu de uma fabrica de descasque de arroz é um imovel protegido.
O dito convento no bairro alto é um objecto banal sem interesse nenhum. Procura objectos emblematicos? Vá visitar o convento do carmo e actualize-se!
Arpels October 12th, 2004, 01:31 PM então é mentalidade mesmo!! é erança feudal :)
Arpels October 12th, 2004, 01:38 PM O que para uns não tem interesse nemhum para outros tem muito valor, para as gentes daquele bairro tem, e para mim também, é um monumento da minha terra e foi oferecido para um uso expecifico.
Marco Bruno October 12th, 2004, 06:52 PM o projecto parece ter mais benefícios do que o contrário:
- o edifício será recuperado e a igreja tb
- a intervenção é simples nas linhas, vejo muitas semelhanças com a intervenção no palácio Sotto Mayor (hotel, shopping, e escritórios), e na nova intervenção nos 3 edifícios deste thread:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=139902
- sobre o facto de haver "ricos" no meio de "pobres" pode ser visto como benefício (certas zonas da cidade como nos Olivais foram pensadas na "mistura" de várias classes no mesmo bairro), e é menos elitista do que a separação total entre classes.
No bairro alto sempre houve uma mistura de palacetes dos "ricos" com classes modestas.
- aquilo é uma ruína pública e ao que parece nunca ninguém se mostrou preocupado com o convento anteriormente, até o Ippar está de acordo com o projecto.
odivelense October 13th, 2004, 10:12 AM Este projecto é altamente, sério!!!! Não sei porquê tanto alarido em torno do mesmo...Não vão haver grandes alterações ao traçado original; a igreja e a fachada não vão sofrer alterações significativas e tal como disse o Marco, este projecto assemelha-se ao que aconteceu com o Palácio SottoMayor, na Av.ª Fontes Pereira de Mello, embora eu discorde que o mesmo tenha sido transformado num shopping (acho que merecia melhor destino). Infelizmente neste país, tudo o que é novo causa polémica e muitas vezes os melhores projectos são simplesmente chumbados por causa da mentalidade tacanha que ainda persiste em Portugal. Condomínio privado??? E daí????Melhor do que estar em ruína, como acontece com milhentos exemplos por esta Lisboa fora. :)
Arpels October 13th, 2004, 08:35 PM Este projecto é altamente, sério!!!! Não sei porquê tanto alarido em torno do mesmo...Não vão haver grandes alterações ao traçado original; a igreja e a fachada não vão sofrer alterações significativas e tal como disse o Marco, este projecto assemelha-se ao que aconteceu com o Palácio SottoMayor, na Av.ª Fontes Pereira de Mello, embora eu discorde que o mesmo tenha sido transformado num shopping (acho que merecia melhor destino). Infelizmente neste país, tudo o que é novo causa polémica e muitas vezes os melhores projectos são simplesmente chumbados por causa da mentalidade tacanha que ainda persiste em Portugal. Condomínio privado??? E daí????Melhor do que estar em ruína, como acontece com milhentos exemplos por esta Lisboa fora. :)
ya normalmente é assim, nimguem quer a criança, quando alguém lhe pega todos querem :ohno:
Phobos April 30th, 2005, 10:06 PM Tribunal não impede projecto para Inglesinhos
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAFL) rejeitou a providência cautelar interposta pelo advogado José Sá Fernandes contra a construção de um condomínio de luxo no Convento dos Inglesinhos, edifício do século XVII no Bairro Alto.
"Julgo o presente pedido de adopção de providência cautelar improcedente, por não ter ficado provado o fundado receio de constituição de uma situação de facto consumado ou da produção de prejuízos de difícil reparação para os interesses", afirma a sentença do TAFL, emitida fez ontem uma semana.
Sá Fernandes disse à agência Lusa que vai recorrer da sentença, utilizando "argumentos adicionais" de que teve conhecimento no decorrer do processo relativo à primeira acção e por considerar que é uma obra "ilegal e perigosa, porque vai destruir património".
A providência cautelar contesta um projecto imobiliário do Grupo Amorim, que inclui a construção de 42 fogos com tipologias entre T0 e T7 e duas caves de estacionamento com capacidade para 70 veículos.
Um grupo de moradores do Bairro Alto lançou uma petição na internet, que reuniu mais de 3000 assinaturas, classificando a transformação do Convento dos Inglesinhos como "um ataque". No documento, defendiam a recuperação do edifício seiscentista "para uso e fruição de todos os cidadãos" e rejeitavam a "desfiguração sistemática do seu bairro". O Instituto Português do Património Arquitectónico garantiu que ao imóvel não está classificado nem em vias de classificação.
fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2005/04/30/grande_lisboa/tribunal_impede_projecto_para_ingles.html)
Barragon May 1st, 2005, 01:00 PM Pelo que eu vi do projecto não vão alterar muito a zona e até poderá ficar mais bonita.. além de que ganha mais estacionamento!! Não sei como estão os edifícios lá.. mas se estiverem degradados é bom que se façam as obras. Não sei se mudou alguma coisa do projecto que o marco meteu aí, mas os 42 fogos entre t0 e t7 não me cheiram a ser acessíveis à classe média.
Phobos May 1st, 2005, 08:47 PM Eu não sei,não conheço aquilo mas se for descaracterizar o traçado antigo desse bairro historico não creio que seja boa ideia.Preferia que restaurassem ao inves de substituir por novos.Eu vou ver se encontro fotos desse lugar nas ortofotos de Lx.
Phobos May 1st, 2005, 11:51 PM Esta aqui a ortofoto do lugar.
http://img152.echo.cx/img152/6649/lisboaortofotohelene1808676701.jpg
não vejo que se vá demolir nenhum predio,parece que só o jardim suspenso é que vai ser destruido.
Lss911 May 2nd, 2005, 11:17 AM Passei por lá e achei aquilo muito degradado! é bem grandote até...prefiro uma recuperação do que a construção de um epreendimento.
Arpels May 2nd, 2005, 04:48 PM eu prefiro que façam o k planearam, se não o fizerem então é k nem a igreja do convento se aproveita, vai td abaixo com o tempo :(
|
|