View Full Version : Maiores favelas do Rio crescem mais que a cidade
Rodrigo Guidotti July 2nd, 2011, 02:23 AM Rocinha, Maré e Complexo do Alemão tiveram aumento populacional acima da média
Algumas das maiores favelas do Rio tiveram aumento da população acima da média da cidade na última década. Dados do Censo 2010 divulgados hoje pelo IBGE apontam crescimento do número de moradores em locais como Rocinha, Maré e Complexo do Alemão - que, na divisão oficial do município, são classificados como bairros.
A população da Rocinha, na zona sul, aumentou 23% na década: de 56,3 mil para 69,3 mil habitantes. Entre as favelas consideradas bairros, a Maré, na zona norte, é a mais populosa, com 129,7 mil habitantes, 14% a mais do que tinha em 2000. É o nono bairro mais populoso da cidade. O Complexo do Alemão, na zona norte, teve aumento de 6,3%, abaixo da taxa de crescimento da cidade, que foi 7,9% na década. Passou de 65 mil para 69,1 mil moradores.
O bairro da Mangueira, também na zona norte, aumentou a população em quase um terço (31%), mas nem todos os moradores vivem na favela. Entre as favelas classificadas como bairros, a Cidade de Deus perdeu moradores. Tinha 38 mil em 2000 e passou para 36,5 mil em 2010, uma queda de 3,95%.
Os dados do Censo 2010 mostram a alta concentração de crianças em bairros que têm grandes favelas. Em Manguinhos, 28,8% dos moradores têm até 14 anos de idade. Na Mangueira, são 27,9%. No Complexo do Alemão e na Maré, um em cada quatro moradores (26% e 25,6% respectivamente) é criança.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,maiores-favelas-do-rio-crescem-mais-que-a-cidade,739328,0.htm
Rodrigo Guidotti July 2nd, 2011, 02:24 AM É impressionante que apenas 3 favelas da cidade tenham quase 200 mil habitantes!
WallyP July 2nd, 2011, 03:08 AM ^^ É impressionante você não saber disso. kakakaka O último da fila a saber que as 3 maiores favelas da cidade tem toda essa gente.
Edson Mosquéra July 2nd, 2011, 03:27 AM É impressionante que apenas 3 favelas da cidade tenham quase 200 mil habitantes!
Na verdade são quase 300 mil, e não 200.
E isso é de conhecimento geral. A tendência é que, nessa década, os números comecem a recuar, impulsionados tanto pela melhoria da qualidade de vida dessa parte da sociedade, quanto por força de programas de habitação e urbanização de favelas, como o Morar Carioca. Aliás, já começaram. Esse ano foi registrada a primeira redução percentual de favelas da história do Rio de Janeiro. É um começo, não?
lusorod July 2nd, 2011, 03:28 AM Não entendo como possa haver tal crescimento se o Brasileiro anda melhorando tanto de vida e quando temos muito mais acesso ao crédito do que antigamente e quando a migração rumo a RJ e SP advinda de regiões pobres do Brasil diminuiu tanto nos ultimos anos.
araujo.lcarlos July 2nd, 2011, 03:57 AM Vixe, o fato triste é que continua crescendo...preferia que tivessem encolhendo.
aleochi July 2nd, 2011, 04:06 AM Mas existem dados que provam que a área favelizada do Rio está caindo desde 2007. O problema é esses dados que comparam décadas, periodos muito longos de tempo. E a economia da cidade "renasceu" mesmo nos últimos 5 anos.
Náo estou exagerando ao dizer que o que está ocorrendo no Rio seja a maior mudança urbana do Brasil. E o proximo senso, pós-olímpico, comprovará isso!
amsincero1 July 2nd, 2011, 04:18 AM :shocked: :shocked: :shocked:
Rodrigo Guidotti July 2nd, 2011, 04:40 AM ^^ É impressionante você não saber disso. kakakaka O último da fila a saber que as 3 maiores favelas da cidade tem toda essa gente.
Pois é, não sabia que apenas 3 favelas concentravam essa população toda. E pelo que a reportagem diz cerca de 25% dessa população são crianças.
Rodrigo Guidotti July 2nd, 2011, 04:41 AM Mas existem dados que provam que a área favelizada do Rio está caindo desde 2007. O problema é esses dados que comparam décadas, periodos muito longos de tempo. E a economia da cidade "renasceu" mesmo nos últimos 5 anos.
Náo estou exagerando ao dizer que o que está ocorrendo no Rio seja a maior mudança urbana do Brasil. E o proximo senso, pós-olímpico, comprovará isso!
Todos esperamos que sim!
Rekarte July 2nd, 2011, 04:44 AM As daqui crescem em todos os sentido,em população e em tamanho e onde antes n havia favela,agora tem
Deus tenha piedade desta terra...
aleochi July 2nd, 2011, 05:32 AM Todos esperamos que sim!
:)
Wey July 2nd, 2011, 05:42 AM Pois é, não sabia que apenas 3 favelas concentravam essa população toda. E pelo que a reportagem diz cerca de 25% dessa população são crianças.
Não são só "três favelas", mas três complexos de favelas, e os MAIORES do tipo...
Em tempo, 1/5 da população da Região Metropolitana (cerca de 2,4 milhões de pessoas) moram em habitações precárias (ou "favelas") no Rio. Mas é um número que vem sofrido queda bastante acentuada nos últimos anos.
Tomspbr July 2nd, 2011, 05:56 AM Não entendo como possa haver tal crescimento se o Brasileiro anda melhorando tanto de vida e quando temos muito mais acesso ao crédito do que antigamente e quando a migração rumo a RJ e SP advinda de regiões pobres do Brasil diminuiu tanto nos ultimos anos.
O que eu tenho a impressão que ocorre é que o progresso econômico da população de baixa renda não é direcionado pra sair da favela. O aumento da renda faz com que eles comprem mais eletrodomésticos, cosméticos, roupas, comida, façam mais um cômodo no barraco... Mas continuam morando na favela.
Um dos motivos é que sair da favela custa caro. Pra quem não paga aluguel, e tem "gato" pra puxar energia, sair da favela pra pagar aluguel, água, luz e IPTU tudo certinho, precisa mesmo de um bom aumento na renda.
E outra que brasileiro não tem muita vergonha de morar na favela não. Nossa cultura favorece e até incentiva. Tá cheio de artista, música, novela dando a entender que morar na favela é normal, típico de brasileiro. É onde mora a "galera firmeza", "É nóis mano!!", todo artista de Hollywood que vem pra cá quer subir o morro...
Se não é barato, e não há pressão social pra saírem de lá, eles vão se preocupar com isso pra que?
Joás Santos July 2nd, 2011, 06:30 AM Parece que se esqueceram vocês de que as pessoas que moram em favelas costumam ter mais filhos que as do asfalto, esse pode ser um dos fatores.
bruno_rio July 2nd, 2011, 10:31 AM Eu tenho duas observações:
1) Apesar de ser um fato preocupante, é interessante lembrar que a taxa de natalidade da cidade do Rio de Janeiro é, tradicionalmente, baixa. Isso contando tudo. A do asfalto deve ser marginal.
2) Claro que deve ter uma porrada de gente, mas fico sempre me perguntando qual o grau de certeza que existe nessas pesquisas. Imagino que prospectar esses números nas comunidades seja infinitamente mais difícil. E não que seja coisa do IBGE, mas o que tem de gente falando que na Rocinha tem 500 mil habitantes e outros absurdos do tipo não está no gibi.
tchelllo July 2nd, 2011, 12:00 PM Mas existem dados que provam que a área favelizada do Rio está caindo desde 2007. O problema é esses dados que comparam décadas, periodos muito longos de tempo. E a economia da cidade "renasceu" mesmo nos últimos 5 anos.
Mas não podemos confundir as coisas... A melhora da renda da classe D, virando classe C (Classe C padrão Lula) ou mesmo o renascimento da economia carioca não habilitaram muita gente a comprar a casa própria no feirão da Caixa.
Com o aumento da renda, a nova classe C compra eletrodomésticos, carros e "tuna" o puxadinho na própria favela, mas ainda é muito caro e burocrático comprar a casa própria.
Pode ser achômetro, mas o que deve estar ocorrendo no Rio, SP e nas grandes capitais é a sofisticação das favelas que viram bairros precários com maior oferta de mais incrementadas que nas décadas anteriores.
Quanto ao curioso aumento da favelização X enriquecimento da população, não nos esqueçamos que a apopulação cresceu mais do que enriqueceu, não?
alex@ribeira July 2nd, 2011, 02:32 PM O crescimento não está se dando horizontalmente e sim na vertical. Casas que antes tinham 1 a 2 andares agora tem que suportar 4( se for mais cai).
Figuera July 2nd, 2011, 04:01 PM Não acho que o a população das favelas do Rio vai cair sair por qualquer motivo.
A tendência na verdade, é a urbanização dessas, com a chegada de infraestrutura e qualidade de vida minimas.
araujo.lcarlos July 2nd, 2011, 04:46 PM Mas existem dados que provam que a área favelizada do Rio está caindo desde 2007. O problema é esses dados que comparam décadas, periodos muito longos de tempo. E a economia da cidade "renasceu" mesmo nos últimos 5 anos.
:applause: torço muiiiiiiiiiiiiiito para que isso seja verdade!
aleochi July 2nd, 2011, 05:25 PM Mas não podemos confundir as coisas... A melhora da renda da classe D, virando classe C (Classe C padrão Lula) ou mesmo o renascimento da economia carioca não habilitaram muita gente a comprar a casa própria no feirão da Caixa.
Com o aumento da renda, a nova classe C compra eletrodomésticos, carros e "tuna" o puxadinho na própria favela, mas ainda é muito caro e burocrático comprar a casa própria.
Pode ser achômetro, mas o que deve estar ocorrendo no Rio, SP e nas grandes capitais é a sofisticação das favelas que viram bairros precários com maior oferta de mais incrementadas que nas décadas anteriores.
Quanto ao curioso aumento da favelização X enriquecimento da população, não nos esqueçamos que a apopulação cresceu mais do que enriqueceu, não?
Lógico, mas eu acredito que aqui acontecerá a integraçao/ requalificacao das áreas faveladas, se tornaram bairros. Continuarao nos morros, mas seräo partes da cidade mesmo, do Rio, nao de um poder paralelo. Logo eu vejo essa "sofisticacao" como o comeco do processo.
Atualmente o que mais se tem feito foi a legalizacao do terreno dos barracos, abrindo assim o caminho para a especulacao imobiliária. As famosas favelas daqui, como o Vidigal, tem plano diretor, que determina gabaritos e outras coisas. O Morro Santa Marta já nao é mais considerado uma favela. Lá existe serviços públicos, transportes e moradias dignas com toda a infraestrutura necessária.
aleochi July 2nd, 2011, 05:29 PM Acho que todo mundo pensa que uma favela náo pode virar um bairro, a unica solucao é ser demolida. Que besteira...
Pedro.sc July 2nd, 2011, 07:44 PM triste
Rekarte July 2nd, 2011, 10:24 PM Acho que todo mundo pensa que uma favela náo pode virar um bairro, a unica solucao é ser demolida. Que besteira...
Mas é isso mesmo,favela é favela e sempre será
a solução das favelas,é jogarem bomba atomica nelas todas!
o resto é populismo barato
mas obvio que ninguem vai fazer isso,no Brasil a pop tem orgulho de ser favelado e de estar no trafico de drogas,paciencia...
Ice Climber July 2nd, 2011, 10:31 PM Eu tenho duas observações:
1) Apesar de ser um fato preocupante, é interessante lembrar que a taxa de natalidade da cidade do Rio de Janeiro é, tradicionalmente, baixa. Isso contando tudo. A do asfalto deve ser marginal.
2) Claro que deve ter uma porrada de gente, mas fico sempre me perguntando qual o grau de certeza que existe nessas pesquisas. Imagino que prospectar esses números nas comunidades seja infinitamente mais difícil. E não que seja coisa do IBGE, mas o que tem de gente falando que na Rocinha tem 500 mil habitantes e outros absurdos do tipo não está no gibi.
Sim. Incrível como as pessoas gostam por desconhecimento (ou por má-fé mesmo) exagerar o problema das favelas do Rio. Já tive professores meus, de segundo e terceiro grau, que citaram a população da Rocinha como de meio milhão de habitantes.
E já vi a imprensa cometer erros semelhantes. A Globo News, durante a tomada do Complexo do Alemão no ano passado, citou diversas vezes que a população do Complexo era de 400.000 pessoas. :crazy: Mas nem somando Penha, Olaria, Bonsucesso e Penha Circular chega nisso. :|
vinex July 3rd, 2011, 12:06 AM Não entendo como possa haver tal crescimento se o Brasileiro anda melhorando tanto de vida e quando temos muito mais acesso ao crédito do que antigamente e quando a migração rumo a RJ e SP advinda de regiões pobres do Brasil diminuiu tanto nos ultimos anos.
Simples, os preços dos imóveis no Rio é muito alto...Um cidadão que compra uma casa na favela(perto do seu trabalho etc), só compra uma casa na conxixina do além com o mesmo valor.Fora que é normal a taxa de natalidade ser mais alta nas favelas que em outros bairros.
PauloLescaut July 3rd, 2011, 12:26 AM Se o thread falasse da população de Copacabana a moderação o moveria para o subfórum Sudeste por ser irrelevante?:crazy:
Enfim, o crescimento de complexos não indica êxodo ou déficit habitacional tão diferentes. É uma mobilidade de favela para favela.
E, sim, são bairros ainda carentes de muitos serviços, mas cuja população tem ganhado mobilidade social.
WallyP July 3rd, 2011, 12:40 AM Vistas do Complexo do Alemão, o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro.
http://i.imgur.com/8mcCU.jpg
por B. Itan -flickr
http://i.imgur.com/3R2dQ.jpg
por B. Itan -flickr
http://i.imgur.com/es4uw.jpg
por B. Itan -flickr
http://i.imgur.com/vJ7jm.jpg
por B. Itan -flickr
Henrifavoretto July 3rd, 2011, 02:28 AM E qual a novidade nisso???
romulo tokyo July 3rd, 2011, 03:14 AM O Morro Santa Marta já nao é mais considerado uma favela. Lá existe serviços públicos, transportes e moradias dignas com toda a infraestrutura necessária.
Que pena... deixa as celebridades internacionais saberem que Dona Marta não é mais favela. Favela é chique, é glamur, é trendy, um must-see para cantoras pop e astros hollywoodianos que caem de paraquedas no Rio - principalmente aqueles que querem exibir seu lado chique gueto-engajado sem correr riscos. De favela top a mero enclave de classe média baixa, acho que o Dona Marta deixou de ser cool.
aleochi July 3rd, 2011, 04:01 AM Mas é isso mesmo,favela é favela e sempre será
a solução das favelas,é jogarem bomba atomica nelas todas!
o resto é populismo barato
mas obvio que ninguem vai fazer isso,no Brasil a pop tem orgulho de ser favelado e de estar no trafico de drogas,paciencia...
Nao querendo ser cliche, mas vale lembrar que a Paris pre-haussman e a London pre-Great Fire eram FAVELAS... E ai, qual a diferenca?
Suburbanist July 3rd, 2011, 05:42 AM Mas existem dados que provam que a área favelizada do Rio está caindo desde 2007. O problema é esses dados que comparam décadas, periodos muito longos de tempo. E a economia da cidade "renasceu" mesmo nos últimos 5 anos.
As duas tendências nào são incompatíveis. As favelas podem se verticalizar, como uma doença contagiosa que se espalha por um órgão interno, e ao mesmo tempo reduzir sua área ocupada.
É necessário também lembrar que parte da redução da área deve-se à suposta urbanização de certas áreas, nào porque onde era favela agora existe um bairro construído segundo os padrões originais.
Eu acho, sim, exagero títulos do tipo "a maior mudança urbana do Brasil". É bairrismo desnecessário.
Suburbanist July 3rd, 2011, 05:44 AM Nao querendo ser cliche, mas vale lembrar que a Paris pre-haussman e a London pre-Great Fire eram FAVELAS... E ai, qual a diferenca?
A diferença é que o fogo e as demolições do Haussman limparam a cidade, e muitas outras coisas foram derrubadas depois. Felizmente.
Rekarte July 3rd, 2011, 07:43 AM Nao querendo ser cliche, mas vale lembrar que a Paris pre-haussman e a London pre-Great Fire eram FAVELAS... E ai, qual a diferenca?
a diferença é justamente esta, eram favelas,já não são mais
muckie July 3rd, 2011, 06:08 PM Não entendo como possa haver tal crescimento se o Brasileiro anda melhorando tanto de vida e quando temos muito mais acesso ao crédito do que antigamente e quando a migração rumo a RJ e SP advinda de regiões pobres do Brasil diminuiu tanto nos ultimos anos.
Nunca ouviu falar do populismo fluminense pós Brizola?
Habitação é tabu no RJ... os politicos se consolidaram no poder urbanizando favelas, os que remover qquer barraco em área de risco é detonado...
Não é uma questão social, uma vez que um aluguel num favela da Zona Sul custa mais do que uma casa boa em boa parte do territorio nacional.
É uma questão política que compremte muito a qualidade de vida do RJ.
muckie July 3rd, 2011, 06:11 PM Acho que todo mundo pensa que uma favela náo pode virar um bairro, a unica solucao é ser demolida. Que besteira...
O que me incomoda é que o esforço na urbanização das favelas é muito maior do que na construção de moradias... Enquanto a Prefeitura + PAC vão gastar uns R$ 8 BI em urbanização, a construção de moradias só vai atender aos moradores em áreas de risco...
Enxugar gelo... pq com a urbanização, a especulação e o crescimento das favelas só tende a explodir... como ocorreu com o Favela-Bairro,
Vou ser sempre cético com essa nossa política hipócrita.
Lógico, mas eu acredito que aqui acontecerá a integraçao/ requalificacao das áreas faveladas, se tornaram bairros. Continuarao nos morros, mas seräo partes da cidade mesmo, do Rio, nao de um poder paralelo. Logo eu vejo essa "sofisticacao" como o comeco do processo.
Atualmente o que mais se tem feito foi a legalizacao do terreno dos barracos, abrindo assim o caminho para a especulacao imobiliária. As famosas favelas daqui, como o Vidigal, tem plano diretor, que determina gabaritos e outras coisas. O Morro Santa Marta já nao é mais considerado uma favela. Lá existe serviços públicos, transportes e moradias dignas com toda a infraestrutura necessária.
Sejamos realistas aleochi. Eu já fiz um trabalho urbano e diagnóstico da favela Santa Marta. As moradias dignas representam 1% do total das edificações...
Os serviços públicos existem, mas o consumo de energia continua ilegal. Apesar de ligarem relógios da Light em todos os barracos, as contas de luz não passam de R$ 3,00. É o mínimo a ser pago, uma vez que os "gatos" prevalecem.
Acho que a única solução digna foi o de mobilidade com o plano inclinado.
Agora, pensem comigo. Essa é uma favela num mundo de mais de 900. Estamos avançando? Acho que falta comer muito arroz e feijão. O Morar Carioca diz que vai urbanizar todas as favelas até 2020! Pra fazerem o que disse acima? Relógios de luz não utilizados e 1 % das favelas com novas moradias??/
A construção de novas moradias em massa, substituindo o tecido das favelas além de custar menos do que a urbanização, tornaria a vida mais ordenada e melhor fiscalizada... Mas isso arruinaria os currais eleitorais do RJ.
Suburbanist July 3rd, 2011, 07:33 PM Me incomoda esse vies de achar que uma favela é urbanizada só porque ganhou uma corzinha nos barracos, ruas e ladeiras pavimentadas de qualquer jeito e esgoto coletado. Claro que isso é uma melhoria, mas as casas continuam tendo péssimas (falta de) soluções de engenharia, ventilação e segurança contra incêndio, como o colega comentou a eletricidade continua vindo do gato, e por aí vai.
Aliás, no caso de eletricidade, eu não entendo pq a Light, se preciso for com cobertura do Exército e toque de recolher, não instala novos cabos do tipo que dão choques com risco de morte se alguém tentar, sem delsigar a rede local, interferir na alimentação de energia.
Nesse contexto, acho ruim igualar urbanização = ficar bonito na foto.
MedCage1 July 3rd, 2011, 08:05 PM Olha nas fotos a diferença do local com predios populares e o resto!! favela tem q ir abaixo, como foi feito no mundo todo, problema q os moradores do \rio parecem q preferem urbanizar favelas(maquiar na verdade), espero que no meu estado não sigua o exemplo do rio e sim d cidades como BH com o projeto vila viva e coloque tudo abaixo!!
Naipesky July 3rd, 2011, 10:17 PM Finalmente o IBGE mostra que a Rocinha não tem 300, 400, 500 mil habitantes nem a pau juvenal. E não é a maior favela do mundo, nem da América Latina, nem do Brasil e talvez nem do Rio de Janeiro.
E só aqui no SSC as favelas são detestáveis por si só. No Brasil, só há antipatia contra isso em razão de outros predicados: Miséria e violência.
Tire a violência e diminua a miséria, as favelas automaticamente viram "bairros com relevo". End.
Ercoli_Ctba July 3rd, 2011, 10:40 PM Nao basta apenas criticar as favelas aqui, dizendo que deveriam ser exterminadas, tem que olhar o que se passa na cabeca de um morador. Nao vejo alguem que cresceu numa comunidade, arranjou um emprego razoavel, passou anos arrumando sua moradia, trocar um barraco em uma regiao central por uma casinha ridicula no fim do mundo.
Nao conheco a realidade do RJ mas os colegas poderiam me informar se isso que eu disse eh uma grande besteira.
PauloLescaut July 4th, 2011, 12:07 AM Nao basta apenas criticar as favelas aqui, dizendo que deveriam ser exterminadas, tem que olhar o que se passa na cabeca de um morador. Nao vejo alguem que cresceu numa comunidade, arranjou um emprego razoavel, passou anos arrumando sua moradia, trocar um barraco em uma regiao central por uma casinha ridicula no fim do mundo.
Nao conheco a realidade do RJ mas os colegas poderiam me informar se isso que eu disse eh uma grande besteira.
É exatamente isso. Não apenas a questão de empregos e serviços próximos, que é óbvia, mas de toda uma rede social. E comercial, também. A vida em favelas pode ser muto confusa, caótica, feia. Mas economicamente é muito ativa, e não estou falando em nada ilegal.
Naipesky July 4th, 2011, 12:26 AM Bato na tecla: Sem miséria, sem abusos e sem violência, a questão é apenas de aparência.
Não é mais aquela coisa detestável. E aí?
Tanto que há muitos bairros que nasceram organizados e planejados que, em razão da miséria, dos abusos e da violência, olha que ironia, acabam sendo chamados de favelas...
Suburbanist July 4th, 2011, 03:13 AM Nao basta apenas criticar as favelas aqui, dizendo que deveriam ser exterminadas, tem que olhar o que se passa na cabeca de um morador. Nao vejo alguem que cresceu numa comunidade, arranjou um emprego razoavel, passou anos arrumando sua moradia, trocar um barraco em uma regiao central por uma casinha ridicula no fim do mundo.
A troca não precisa ser por uma "casinha ridícula", e podem construir prédios imensos, verdadeiros high-rises com 40 andares, do lado de estações da Supervia. Policiar um prédio alto é mais fácil que uma favela, concorda? E aí adota-se um choque de ordem: nada de ligação ilegal de TV a cabo, nada de comércio irregular, "one strike and you are out".
Se alguém passou 20 anos alimentando a família extorquindo motoristas (= flanelinha), isso dá a essa pessoa o direito a cometer o mesmo crime o resto da vida pq já está acostumado com o "paga ou eu nào me responsabilizo pelo seu carro, moço"? E quem vende comida sujeita a contaminação por salmonella na praia, só porque faz isso há 10 anos têm direito de escapar da vigilância sanitária até morrer e passar o "ofício " para o filho, mandando mais e mais pessoas para o hospital?
Finalmente o IBGE mostra que a Rocinha não tem 300, 400, 500 mil habitantes nem a pau juvenal. E não é a maior favela do mundo, nem da América Latina, nem do Brasil e talvez nem do Rio de Janeiro.
E só aqui no SSC as favelas são detestáveis por si só. No Brasil, só há antipatia contra isso em razão de outros predicados: Miséria e violência.
Tire a violência e diminua a miséria, as favelas automaticamente viram "bairros com relevo". End.
Não sei não. Em cidades do interior com poucas favelas, há uma correta e desejável ojeiriza pela favela e tudo o que ela representa. Aliás, acho que a favela em uma cidade como Uberlândia, CAmpo Grande ou Passo Fundo carrega muito mais estigma do que no Rio de Janeiro.
karpinha July 4th, 2011, 03:44 AM Por mim, o ideal seria a construção de habitações com qualidade para todos os pobres em locais próximo as grandes centralidades da cidade acompanhado de uma mudança drástica na renda, na situação econômica de todos esses pobres.
Porém, isso hoje não está nem perto do horizonte. São dados como alternativa blocões extremamente distantes na periferia que não levam em conta a sociabilidade das pessoas e que por isso mesmo tendem a se degradar.
Diante disso, a melhor opção é mesmo a melhoria contínua das favelas com o desenvolvimento da infra-estrutura local e por outro lado a ascensão social "aos poucos" dos favelados até pelo menos a classe média baixa.
Ao menos o estigma negativo sobre as favelas têm uma consequência boa que é de ter áreas a preço mais acessíveis bem perto de locais centrais.
Uhr Ban July 4th, 2011, 04:34 AM A troca não precisa ser por uma "casinha ridícula", e podem construir prédios imensos, verdadeiros high-rises com 40 andares, do lado de estações da Supervia. Policiar um prédio alto é mais fácil que uma favela, concorda? E aí adota-se um choque de ordem: nada de ligação ilegal de TV a cabo, nada de comércio irregular, "one strike and you are out".
Que interessante, ficaria algo parecido com o São Vito!!. E que choque de ordem!??!
A qualidade de uma residencia está na capacidade e educação e renda do morador, como já discutido em outros diversos threads
Certamente, se doar-mos uma residencia de vários quartos para uma família pobre (com excessões, claro), que viveu toda sua vida miseravelmente no relento, se tranformará em uma favela em pouco tempo, como aconteceu em muitos casarões invadidos aqui em Santa Teresa.
Claro que várias situações justificam as condições miseráveis da população, e as soluções dependem e se entrelaçam com outras, como distâncias, cultura e a qualidade da própria moradia, o que pode ser dicutido a partir do comentário do Karpinha, no post anterior.
Mas temos um grande problema na cultura da malandragem, diria carioca, mas acredito que brasileira, onde alguns condomínios fechados, de luxo, temos gato-net...
Rekarte July 4th, 2011, 05:32 AM ^^
O Suburbanist esta certo na questão de edificio x favela
uma favela sempre sera parecido com uma favela,e um edificio por mais que esteja acabado e mal cuidado ele n será tão feio e horrivel quanto uma favela é
e é bem melhor morar em um bairro de conjunto habitacional que em favela
eu ja morei em favelas e agora moro em CH,as favelas é em morro,tem muitos favelados,é violenta em boa parte, e as casas e terrenos são muito caros,então no final morar em CH tem varias vantagens a mais
mas a pop no Brasil n é muito inteligente,e com esta cultura de orgulho de ser favelado,ai que a pop n vai se mudar mesmo...
Uhr Ban July 4th, 2011, 06:54 AM ^^ Discordo!!! Não existe pior, nem melhor. Por exemplo: um edifício é muito mais complexo, exige manutenções extras desde seu reservatório inferior até o sistema de elevadores. O impacto na paisagem é tambem bastante agressivo, a medida que sua altura e falta de manutenção aumenta.
E, realmente, uma favela tem um aspecto horrorozo, despeja seu esgoto em rios, algumas são em palafitas, tem problemas de coleta de lixo e acessibilidade e etc...
Ou seja, um não resolve o problema do outro, e cultura do orgulho de ser favelado só pode ser uma piada sua!!!...não conheço ninguem que se orgulha de ser favelado!!
Rekarte July 4th, 2011, 07:12 AM ^^
Elevador so se for alto o predio,um edificio de 3 ou 4 andares n é nescessario elevadores
impacto agressivo da paisagem?e a favela é o que?
seria bom se o orgulho de ser favelado fosse piado,mas é realidade,aqui em Salvador e creio que no Rio tbm,ja que ai tem coisas como funk tbm,é um fato,boa parte dos que moram nas favelas tem orgulho de ser favelado e alguns tbm de serem "mano vida loka",traficante e etc...
Suburbanist July 4th, 2011, 07:34 AM Ao menos o estigma negativo sobre as favelas têm uma consequência boa que é de ter áreas a preço mais acessíveis bem perto de locais centrais.
Eu acho problemático esse raciocínio. Em geral, ele foi usado, com bastante frequência em países desenvolvidos, por ativistas de bairros que passaram por "gentrification" após operações de choque de lei e ordem nos anos 1980 e 1990, nos EUA, no Reino Unido, aqui na Holanda, na França.
O raciocínio, perverso, era mais ou menos o seguinte: quem sempre foi pobre e morava nesses bairros tem "sabedoria das ruas" e sabe evitar os piores crimes, e prefere correr mais risco de eventuais furtos e assaltos do que ter de pagar o triplo de aluguel.
Obviamente, em países sérios ninguém deu bola, nos EUA fizeram chacota pública de "liderança comunitária" do Haarlem em N. York que deu uma entrevista com essa tese.
karpinha July 4th, 2011, 09:28 AM ^^
Elevador so se for alto o predio,um edificio de 3 ou 4 andares n é nescessario elevadores
impacto agressivo da paisagem?e a favela é o que?
seria bom se o orgulho de ser favelado fosse piado,mas é realidade,aqui em Salvador e creio que no Rio tbm,ja que ai tem coisas como funk tbm,é um fato,boa parte dos que moram nas favelas tem orgulho de ser favelado e alguns tbm de serem "mano vida loka",traficante e etc...
A questão é que não adiantará mudar o método construtivo que boa parte da favela irá continuar. Não adianta construir um mar de Cohabs, a tendência é que estas sejam esteticamente, culturalmente "favelas". Muitas vezes bem piores até do que as favelas.
Eu acho problemático esse raciocínio. Em geral, ele foi usado, com bastante frequência em países desenvolvidos, por ativistas de bairros que passaram por "gentrification" após operações de choque de lei e ordem nos anos 1980 e 1990, nos EUA, no Reino Unido, aqui na Holanda, na França.
O raciocínio, perverso, era mais ou menos o seguinte: quem sempre foi pobre e morava nesses bairros tem "sabedoria das ruas" e sabe evitar os piores crimes, e prefere correr mais risco de eventuais furtos e assaltos do que ter de pagar o triplo de aluguel.
Obviamente, em países sérios ninguém deu bola, nos EUA fizeram chacota pública de "liderança comunitária" do Haarlem em N. York que deu uma entrevista com essa tese.
Ainda que o meu argumento possa ser próximo, não dá para equiparar com o que você sugere. Não estou aqui dizendo que é para manter os viciados em crack da Nova Luz para garantir aluguéis baixos. Não é manter ou piorar uma condição para garantir aluguéis baixos, não é causar um problema para gerar apenas uma externalidade positiva. Se fosse isso seria risível mesmo, mas não é o que eu disse.
Como o estatuto da favela é bem diferente em relação a bairros como o Harlem, não se trata de impedir avanços na segurança pública. Eu quero mais é que instalem UPPs e se urbanizem favelas mesmo. Só que mesmo essas melhorias, ainda haverá um estigma que será uma barreira contra a gentrificação. Claro que essa barreira são também por questões de acessibilidade e de conforto. Quando eu falei sobre a favela, eu estava ressaltando apenas uma característica positiva. Eu não sou populista de ficar tecendo loas ao modo de vida da favela, nem romantizar a situação da favela. Porém, vejo que existe melhores condições em uma favela em área central do que em um conjunto habitacional decadente dos cafundó da periferia.
Por mim, eu queria habitações públicas de qualidade com aluguéis subsidiados em áreas centrais aos mais pobres. Mas na falta disso, antes favela do que conjunto habitacional meia boca degradada a 30 km de distância das áreas centrais.
mallandrovisk July 5th, 2011, 09:32 PM Os dados do IBGE só reforçam a minha opinião de que é necessária uma política de controle de natalidade principalmente para a população de baixa renda. Controle esse que não seja desumano, como na China.
carlos-PE July 5th, 2011, 11:17 PM eu achava que essas favelas tinham bem mais gente
Suburbanist July 6th, 2011, 07:16 AM Os dados do IBGE só reforçam a minha opinião de que é necessária uma política de controle de natalidade principalmente para a população de baixa renda. Controle esse que não seja desumano, como na China.
Mas a natalidade já caiu muito... A história do casal que veio do sertão para a favela e teve 11 filhos é meio que coisa do passado, não existe isso mais.
O que explodiu são os casos de gravidez na adolescência e mães solteiras muito jovens, problema distinto. Não faz sentido ofecerer esterilização gratuita para mulher de 20 anos.
winiciusnet July 6th, 2011, 02:25 PM O que eu acho estanho nesses dados sobre as classes sociais é que uma pessoa sai da classe D para a C, mas continua morando na mesma casa, com o mesmo salário e o mesmo padrão de vida.
Como pode uma pessoa mudar de classe mantendo o mesmo padrão de vida? O salario aumentou, mas os custos aumentaram tanto quanto.
Algo está errado na metodologia.
O governo diz que mais de 30 milhões deixaram a classe D (Fonte (www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u626987.shtml)), mas será que mudaram mesmo o padrão de vida?
karpinha July 6th, 2011, 07:18 PM O que eu acho estanho nesses dados sobre as classes sociais é que uma pessoa sai da classe D para a C, mas continua morando na mesma casa, com o mesmo salário e o mesmo padrão de vida.
Como pode uma pessoa mudar de classe mantendo o mesmo padrão de vida? O salario aumentou, mas os custos aumentaram tanto quanto.
O governo diz que mais de 30 milhões deixaram a classe D (Fonte (www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u626987.shtml)), mas será que mudaram mesmo o padrão de vida?
Os custos de vida aumentaram, mas porque o padrão de vida e o padrão de consumo mudou. Esse pessoal tem consumido muito mais serviços e mercadorias que antes não consumiam.
aspamdf July 6th, 2011, 09:04 PM O que eu acho estanho nesses dados sobre as classes sociais é que uma pessoa sai da classe D para a C, mas continua morando na mesma casa, com o mesmo salário e o mesmo padrão de vida.
Hoje mesmo teve reportagem no jornal Hoje tratando da aumenta da oferta de serviços na periferia das cidades. Não tem como todo mundo mudar das suas casas e ir morar em áreas nobres. Isso pode ajudar a explicar um pouco da bolha imobiliária. As pessoas não estão se mudando. Mas a oferta de produtos e serviços está sendo expandida além das conhecidas áreas nobres e centrais.
bruno_rio July 7th, 2011, 12:29 AM Mas a natalidade já caiu muito... A história do casal que veio do sertão para a favela e teve 11 filhos é meio que coisa do passado, não existe isso mais.
O que explodiu são os casos de gravidez na adolescência e mães solteiras muito jovens, problema distinto. Não faz sentido ofecerer esterilização gratuita para mulher de 20 anos.
Eu concordo completamente.
E mesmo as mães jovens ou solteiras não estão mais tendo uma ninhada de coelhos.
Investir em uma política de controle habitacional mais soft como o cara propôs é um despropósito. Do jeito que o crescimento demográfico do Brasil é cada vez mais baixo, quando começar a surtir algum efeito já vamos estar oferecendo vantagens para argentinos e senegaleses que queiram se mudar para cá.
O que eu acho estanho nesses dados sobre as classes sociais é que uma pessoa sai da classe D para a C, mas continua morando na mesma casa, com o mesmo salário e o mesmo padrão de vida.
Claro que aumentou. Pobre hoje tem tevê a cabo, festa de quinze anos, telão LCD, ar condicionado, telefone celular e pleisteichom. Alguns mais sortudos conseguiram se filiar a um plano de saúde, comprar um carro e passar as férias de julho em Bariloche. A filha da moça que trabalha de passadeira lá em casa acabou de entrar na universidade. Vai se formar nutricionista. Como o padrão de vida não mudou?
PauloLescaut July 7th, 2011, 02:50 AM ^^
Assim, tem gente que ainda segue a teoria de Thomas Malthus, fica difícil argumentar...
Mas, como são os mesmos que defendem a Ditadura Militar, acho melhor nem discutir nada.
Jdolci July 7th, 2011, 09:52 PM Thread movido pro Notícias Regionais - Sudeste
:okay:
WallyP July 8th, 2011, 07:37 AM ^^ rsrsrsrs, mil anos depois, o thread morto, mais enterrado que a dercy, ele virou regional kkkk aham.
Weber (RJ) July 8th, 2011, 08:51 AM Thread movido pro Notícias Regionais - Sudeste
Weber (RJ) July 9th, 2011, 09:05 AM Edit.
arthur.leao August 29th, 2011, 05:10 AM É complicado... De que adianta a economia crescer se os preços para fazer parte da cidade formal crescem muito mais rapidamente? É só olhar pros preços dos apartamentos no Rio de Janeiro.
A cidade vai ter que decidir, em algum momento, se manterá as favelas onde estão, reurbanizando-as e transformando-as bairros de classe baixa (fazendo ruas asfaltadas, esgoto etc.), ou fará a remoção para replantar a vegetação devastada.
|
|