View Full Version : Funchal | Loja LIDL

mondeladas
August 28th, 2011, 07:13 PM
http://www.bonbrand.co.uk/wp-content/uploads/2008/11/lidl1.bmp

http://www.romania-insider.com/wp-content/uploads/2010/08/Lidl_Ballynahinch.jpg

Boas pessoal, sou novo aqui no fórum, mas vi que abordam vários assuntos então resolvi inscrever me. Há algum tempo que já me ando a questionar "Porque não abre uma Loja Lidle na Madeira ?", falei com varias pessoas e ninguém não sabia explicar bem porque, penso que tambem já deve ter ocorrido há alguns de vocês, mas as respostas sempre eram "Um lidle cá na Madeira para ?!, temos tantos supermercados... " ou então "Lidle ?! o que é isso ? " ou "O que um dos maiores Supermercados da Europa vai fazer na Madeira ?". Depois disto pôs-me há procura na internet e encontrei, que a RAM não autorizou, os Supermercados Lilde a abrirem 7 lojas na Madeira, devido a proteger os interesse financeiros ao Sá, eu acho que isto é inadmissível... :bash:

O Lidle era suposto abrir 7 lojas na Madeira em 2001, aqui vos deixo as suas localizações...

Tendo por base o Decreto Legislativo Regional de 2 de Março de 1999, a empresa "LIDL & CIA" requereu, em finais de Agosto de 2001, autorizações prévias para a instalação de sete hipermercados com a seguinte localização e áreas:
*Rua do Ribeirinho, Machico (1.000 m2)
*Sítio da Torre, Câmara de Lobos (1.015 m2)
*Vereda da Vargem, São Marinho, Funchal (1.200 m2)
*Poço Barral, São Martinho, Funchal (1.200 m2)
*Sítio da Quinta, Caniço, Santa Cruz (1.180 m2)
*Rua Nova do Pico de São João, São Pedro, Funchal (1.200 m2)
* Rua 5 de Outubro, São Pedro, Funchal (1.245 m2)
O total da área que a LIDL queria ver licenciada era de 8.040 m2.

picaroto84
August 28th, 2011, 07:29 PM
Xiii é mesmo uma treta quando os "governos" barram o desenvolvimento para protegerem os amigos

azoresshop
August 28th, 2011, 08:17 PM
Bem vindo ao forúm! :D Realmente já tinha ouvido falar que os ditos supermercados "discount" não podiam entrar nas regiões autónomas, o que sempre achei um absurdo :ohno:

Mas ao que parece houveram excepções, pelo menos aqui nos Açores, onde o Minipreço (S. Miguel, Pico, S. Jorge) e até o LIDL (LagesShopping, Pico) já estão presentes através de contratos de franchising... Pode ser que futuramente o mesmo venha acontecer na Madeira :yes:

mondeladas
August 28th, 2011, 09:53 PM
Nos Açores já existe um Lidle ? não sabia...
Mas já agora para quem não conhece o Sá, é um supermercado Madeirense, que tem lojas em toda a Madeira e está em expansão para o Continente, inclusive tem uma hipermercado no campo pequeno. E se o Lidle viesse para a madeira de certeza de os Supermercados Sá muitos iriam fechar, como alguns dos supermercados Continente e Spar, acho que a Madeira devia inovar mais, trazer mais multinacionais para cá, mas não se for só uma pessoa a fazer isto não se vai a lado nenhum...

Green Lion
August 28th, 2011, 09:58 PM
Nos Açores não há Minipreços ou Lidl. Podem é existir os seus produtos em supermercados regionais.

mondeladas
August 28th, 2011, 10:30 PM
Ah, então é como cá na Madeira, existe supermercados Spar, mas há lojas ou mercearias que podem comercializar os produtos Spar...

Lino
August 28th, 2011, 10:31 PM
Que idiotice, ter exclusivamente o Sá... o LIDL é um bom supermercado, tem bastantes coisas boas e é bem barato, o que na Madeira daria imenso jeito!

azoresshop
August 28th, 2011, 10:41 PM
Nos Açores não há Minipreços ou Lidl. Podem é existir os seus produtos em supermercados regionais.

A Casa Cheia e o Compre Bem estão em fase de mudança para Minipreço :D Quanto ao Lidl o Lagesshopping vende produtos, mas não sei se vai mudar a marca...

mondeladas
August 28th, 2011, 10:42 PM
Concordo plenamente contigo Lino, actualmente existe os seguites supermercados na Madeira : Continente, Sá, Pingo Doce & Spar. Sendo os mais caros Continente, Sá e Spar, mas o mais caro sem duvida é o Spar.
Vou dar um exemplo das coisas mais estúpidas que o Sá tem feito, depois do 20 de Fevereiro de 2010, havia pessoas com muitas necessidades, e o Sá era o único que conseguia satisfazer as necessidades da População, com isto o Sá triplicou os preços, e depois fez varias entrevistas na qual afirmava que tinha sido o único supermercado que consegui-o satisfazer as necessidades da População com o preço sempre baixo :nuts:
Ou então vender produtos regionais muito mais caros do de os produtos que vêem de fora, por exemplo cebola regional custa 1,60 € enquanto que cebola de fora custa 0,99 € isto é um absurdo... :ohno:

azoresshop
August 28th, 2011, 10:42 PM
Ah, então é como cá na Madeira, existe supermercados Spar, mas há lojas ou mercearias que podem comercializar os produtos Spar...

Aqui nos Açores só existe um Spar na ilha da Graciosa, por isso não sei como são os preços...

azoresshop
August 28th, 2011, 10:47 PM
Concordo plenamente contigo Lino, actualmente existe os seguites supermercados na Madeira : Continente, Sá, Pingo Doce & Spar. Sendo os mais caros Continente, Sá e Spar, mas o mais caro sem duvida é o Spar.
Vou dar um exemplo das coisas mais estúpidas que o Sá tem feito, depois do 20 de Fevereiro de 2010, havia pessoas com muitas necessidades, e o Sá era o único que conseguia satisfazer as necessidades da População, com isto o Sá triplicou os preços, e depois fez varias entrevistas na qual afirmava que tinha sido o único supermercado que consegui-o satisfazer as necessidades da População com o preço sempre baixo :nuts:
Ou então vender produtos regionais muito mais caros do de os produtos que vêem de fora, por exemplo cebola regional custa 1,60 € enquanto que cebola de fora custa 0,99 € isto é um absurdo... :ohno:

Incrivel, aqui acontecia a mesma coisa em relação ao Continente e ao Solmar, felizmente chegou o Pingo Doce e as restantes marcas para iniciar uma forte concorrência com o mesmo, o que acabou por baixar, e muito, os preços praticados em S. Miguel. Mas o Continente ainda continua a praticar preços elevados, por exemplo, na cidade da Horta, no Faial onde é o único grande hipermercado da cidade :ohno:

mondeladas
August 28th, 2011, 10:48 PM
Os preços cá na madeira no Spar são muito elevados, praticamente quem usa esses supermercados são turistas...

azoresshop
August 28th, 2011, 11:00 PM
E não existe aí na Madeira nenhum supermercado com os produtos do Minipreço (DIA)? É porque os preços compensam e muito :yes:

mondeladas
August 28th, 2011, 11:22 PM
Por enquanto não, mas era bom que houvesse...

azoresshop
August 28th, 2011, 11:26 PM
Desde que começaram a vender os DIA cá em S. Miguel não quero outra coisa. Os preços conseguem ser mesmo bastante mais baixos quando comparando por exemplo com o Continente ou com o Pingo Doce :yes: O custo de vida desce logo, pelo menos nos produtos alimentares...

O Sá por exemplo bem podia vender os produtos DIA ou Auchan, acho que melhoravam bastante o volume de negócios :yes:

mondeladas
August 28th, 2011, 11:35 PM
O Sá vende produtos de marcas internacionais, é o Supermercados com mais variedade aqui na Madeira, tem produtos de toda a parte do mundo, pode se encontrar um pouco de tudo, mas não compensa tornasse muito, caro, temos de optar pelas marcas brancas do pingo doce, que têm qualidade muita até para um marca branca, o Sá até têm mais qualidade nas marcas brancas deles mas não compensa, tornasse caro...

dannyjhc
August 28th, 2011, 11:48 PM
Olá a todos sou novo por estas bandas. A cerca deste assunto do Lidl vir para a Madeira mas que infelizmente nao foi auorizado ja tinha ouvido falar.
Ultimamente tem me chegado rumores que o Lidl sempre virá para a Madeira e que a marca Sá irá desaparecer, segundo dizem o lidl comprou a marca Sá. Jorge Sá fundador da marca desmente este rumores . Já nao sei a quem vou acreditar.

mondeladas
August 28th, 2011, 11:53 PM
Pelo uma lado era bom por outro eram mau...
O Sá é o único supermercado na ilha com tanta variedade de produtos, nem se compara ao Continente. Pingo Doce e Spar, mas os preços é que já não são tão agradáveis, se o lidl viesse haveria de fechar muitos supermercados, mas tambem o lidl havia de ganhar muito dinheiro, porque o pessoal ía lá todo comprar, os produtos são mesmo baratos, não se compara com o pingo doce, acho se o Lild viesse era uma mais valia para a região.

azoresshop
August 28th, 2011, 11:53 PM
Olá a todos sou novo por estas bandas. A cerca deste assunto do Lidl vir para a Madeira mas que infelizmente nao foi auorizado ja tinha ouvido falar.
Ultimamente tem me chegado rumores que o Lidl sempre virá para a Madeira e que a marca Sá irá desaparecer, segundo dizem o lidl comprou a marca Sá. Jorge Sá fundador da marca desmente este rumores . Já nao sei a quem vou acreditar.

Bem vindo ao forúm! :) A confirmar-se será uma excelente noticia para a Madeira :yes:

faialense
August 29th, 2011, 12:06 AM
Que idiotice, ter exclusivamente o Sá... o LIDL é um bom supermercado, tem bastantes coisas boas e é bem barato, o que na Madeira daria imenso jeito!

Exclusivamente o Sá?? :nuts:

Aqui na Madeira temos Continentes e Pingo Doces por todo o lado, em concorrência com o Sá...

Até tenho um Continente-Modelo no meu prédio...

dannyjhc
August 29th, 2011, 12:10 AM
Ao que parece o grupo Sá encontra-se num buraco financeiro, tudo devido a investimentos de grandes proporçoes, esses tais investimentos foram a construçao de 3 hipermercados que nao estao a ser rentaveis. Tenho uma amiga que diz os miudos do Estreito de Câmbra de Lobos utilizam o parque de estacionamento do hipermacado Sá para andar com as bicicletas, isto demonstra bem a falta de movimento da loja.

traveler
August 29th, 2011, 12:11 AM
Estilo fabricas nao sei.

SR-71
August 29th, 2011, 12:31 AM
Não sei se seria boa ideia a entrada do LIDL na Madeira hoje em dia. Seria mau para os grandes obviamente mas o mercado já está um bocado saturado não acham? temos Continente-Modelos em toda a ilha, o mesmo em relação aos Sá. Pingo Doce também está bem distribuído e inclusive o Pingo Doce que mais vende em Portugal é o do Anadia. LIDL para quê? só se for para acabar ou matar de vez o pequeno comércio que ainda sobrevive.

Já no Porto Santo a história é outra....

PS: danny, confirmo que os Sá estão em dificuldades pelos motivos que referes. Por isso mesmo: LIDL?

mondeladas
August 29th, 2011, 12:45 AM
Continuo a insistir que venha o Lidl, se não vierar o lidle que venha a Aldi, supermercados que valam a pena entrar lá...

dannyjhc
August 29th, 2011, 12:56 AM
Penso que se confirmar a vinda do Lidl para a Madeira será em subistuiçao à marca Sá ou seja os actuais hipermercados Sá passaria a ser Lidl. Julgo que a entrada do Lidl na Madeira seria benéfica .

migminho
August 29th, 2011, 03:10 PM
A Casa Cheia e o Compre Bem estão em fase de mudança para Minipreço :D Quanto ao Lidl o Lagesshopping vende produtos, mas não sei se vai mudar a marca...

Já é certa essa mudança da Casa Cheia para Minipreço? Pensei que iam manter-se só com os produtos por agora.

azoresshop
August 29th, 2011, 04:20 PM
Já é certa essa mudança da Casa Cheia para Minipreço? Pensei que iam manter-se só com os produtos por agora.

Vão mesmo mudar, foi-me dito por uma empregada do supermercado da Fajã de Cima, mas é só para 2012. Neste momento estão como o grupo Marques, em negociações com o grupo do Minipreço para conseguirem algum financiamento :yes:

migminho
August 29th, 2011, 05:18 PM
Vão mesmo mudar, foi-me dito por uma empregada do supermercado da Fajã de Cima, mas é só para 2012. Neste momento estão como o grupo Marques, em negociações com o grupo do Minipreço para conseguirem algum financiamento :yes:

Então o proximo ano vai ser grande em novos Supermercados. Tou no msn agora

SR-71
August 30th, 2011, 02:39 PM
Penso que se confirmar a vinda do Lidl para a Madeira será em subistuiçao à marca Sá ou seja os actuais hipermercados Sá passaria a ser Lidl.

Não acredito nisso. São segmentos diferentes.

faialense
August 31st, 2011, 01:01 AM
LIDL e Sá são conceitos diferentes. Não estou a ver a maioria dos espaços Sá - hipers - transformados em discounts LIDL.

O ideal para o Sá seria uma parceria com o 3º grupo de distribuição a operar no país: Auchan.

Os Hiper Sá seriam Jumbo e os super Pão de Açúcar.

De qualquer forma há aqui muita especulação e desinformação. Na mesma notícia em que se veiculava a informação do LIDL açambarcar os Sá também se mencionava a hipótese do El Corte Ingles comprar o Bazar do Povo... :nuts:

SR-71
August 31st, 2011, 09:11 AM
De qualquer forma há aqui muita especulação e desinformação. Na mesma notícia em que se veiculava a informação do LIDL açambarcar os Sá também se mencionava a hipótese do El Corte Ingles comprar o Bazar do Povo... :nuts:

Mas isto foi notícia (há 10 anos sim, mais recentemente desconheço)?!?

dannyjhc
August 31st, 2011, 12:41 PM
Mas parece mesmo que o Bazar do Povo foi vendido mas não sei a quem. Mas se for o caso do El Corte Ingles ser o comprador, o que irão fazer por lá ?

Pic1mic
September 3rd, 2011, 04:55 PM
Não há certezas, mas avançaram há uns meses que vários supermercados do Sá estariam a ser comprados pelo grupo Jerónimo Martins, Pingo Doce.
E o novo edifício em construção na zona da cancela, em frente ao Continente, seria um supermercado Lidl. Mas também já ouvi que poderia ser o Jumbo, agora qual será, ainda não sabemos.

azoresshop
September 4th, 2011, 12:52 AM
Desculpem interromper :D

Mas será que esse edifício em construção na Cancela não é um centro logístico?

Grupo Sousa aposta na logística (Fonte: http://www.logisticamoderna.com/singleNews.do?id=888)

O grupo Sousa está empenhado em apostar no mercado logístico. A empresa criou o operador logístico Logislink e está, actualmente, a construir um novo centro logístico na ilha da Madeira, avançou à Logística Moderna, Joaquim Pocinho, responsável do grupo.
A nova infra-estrutura está implantada num terreno de 21.000m², contando com uma área coberta de 6.200m², que se divide em 4.000m² para secos, com capacidade para 3.000 paletes, e 2.200m² para frio, com capacidade para 2.000 paletes. A zona de frio divide-se ainda em quatro câmaras com quatro temperaturas diferentes, duas delas estão preparadas para -20ºC e as outras duas para temperaturas positivas. O espaço logístico multicliente conta com 20 portas em espinha, 12 das quais para a área de secos e as restantes para a de frio, tem ainda 10m de altura, permitindo operações em cinco níveis, e 500m² de escritórios.
Todo o projecto, em termos de arquitectura e concepção, bem como a parte do software foi desenvolvido pela Logistema. A construção está a cargo da Construsan, empresa do grupo Turiprojecto, e a área de frio é da responsabilidade da HSeabra. O investimento total é de cerca de nove milhões de euros e deverá estar concluído em meados do próximo mês de Outubro.
“Este armazém vai permitir que os nossos clientes tenham uma solução integrada numa cadeia logística, desde a recolha, passando pelo cross-docking, transporte marítimo, chegadas e entregas finais”, avança o mesmo responsável. No fundo, refere, “era o investimento que nos faltava”. Este projecto pretende “revolucionar” a actual situação que se vive na Madeira, com as empresas a terem de recorrer a pequenos armazéns de custos fixos ou a agentes comerciais.

Pic1mic
September 4th, 2011, 04:48 PM
É uma hipótese. Como disse existe muito especulação há volta desse edifício.

SR-71
September 5th, 2011, 12:30 PM
Mas se for o caso do El Corte Ingles ser o comprador, o que irão fazer por lá ?

Um Corte Inglês :cheers:

Mas para ser uma coisa em condições precisariam de alguns lugares de estacionamento e mais andares. Mas se de facto o Grupo Sá vendeu esse espaço é porque andam desesperados.

migminho
September 5th, 2011, 04:50 PM

Mas para ser uma coisa em condições precisariam de alguns lugares de estacionamento e mais andares. Mas se de facto o Grupo Sá vendeu esse espaço é porque andam desesperados.

Poderá ser apenas um Supercor.

SR-71
September 5th, 2011, 07:06 PM

É menos complicado que um Corte Inglês mas não sei.... aquilo ali exige algo mais nobre.

migminho
September 5th, 2011, 11:34 PM
É menos complicado que um Corte Inglês mas não sei.... aquilo ali exige algo mais nobre.

Afinal parece que esse edificio do Bazar do Povo vai ser o Deborla e vai abrir brevemente.

SR-71
September 6th, 2011, 10:09 AM
Afinal parece que esse edificio do Bazar do Povo vai ser o Deborla e vai abrir brevemente.

Espero que não. Só de pensar naquele logotipo nesse local e nesse edificio :ohno:

dannyjhc
September 7th, 2011, 08:20 PM
Já ouvi dizer que o Deborla ira se instalar no edificio onde antes era a IZI.

SR-71
September 7th, 2011, 08:52 PM
Já ouvi dizer que o Deborla ira se instalar no edificio onde antes era a IZI.

Isso é mais realista. Mas o Deborla está a ter assim tanto sucesso que justifique a abertura de outra loja?

dannyjhc
September 7th, 2011, 11:11 PM
Isso é mais realista. Mas o Deborla está a ter assim tanto sucesso que justifique a abertura de outra loja?

Pois concordo consigo, acho que nao se justifica mais um Deborla cá na região. O Deborla da Cancela pouco movimento tem durante o periodo sem ser o do natal. Mas esperemos para ver . Não sei se recorda mas a uns tempos atras veio uma entrevista do director do Pingo Doce ao JM, e uma das perguntas foi se o espaço deixado pela IZI seria em breve mais um hipermercado, so que este nao quis responder à questao . Agora pergunto será possivel a abertura de mais um Pingo Doce e naquele local ?

Pic1mic
September 8th, 2011, 11:28 PM
Pois concordo consigo, acho que nao se justifica mais um Deborla cá na região. O Deborla da Cancela pouco movimento tem durante o periodo sem ser o do natal. Mas esperemos para ver . Não sei se recorda mas a uns tempos atras veio uma entrevista do director do Pingo Doce ao JM, e uma das perguntas foi se o espaço deixado pela IZI seria em breve mais um hipermercado, so que este nao quis responder à questao . Agora pergunto será possivel a abertura de mais um Pingo Doce e naquele local ?

Pouco movimento? Ao fim de semana está sempre cheio, mesmo durante a semana, tem sempre movimento.
No espaço deixado a IZI até que não ficava mal um Pingo Doce.

dannyjhc
September 9th, 2011, 12:04 PM
Pouco movimento? Ao fim de semana está sempre cheio, mesmo durante a semana, tem sempre movimento.
No espaço deixado a IZI até que não ficava mal um Pingo Doce.

Julgava que o Deborla nao tinha assim tanto movimento , a verdade que vou la poucas vezes, penso que tem razao o que voçe diz. Sendo assim porque nao mais um Deborla , mas que se localize num espaçao que nao o Bazar do Povo.

Pic1mic
September 9th, 2011, 10:55 PM
Julgava que o Deborla nao tinha assim tanto movimento , a verdade que vou la poucas vezes, penso que tem razao o que voçe diz. Sendo assim porque nao mais um Deborla , mas que se localize num espaçao que nao o Bazar do Povo.

Esse novo Deborla, não é na IZI?

dannyjhc
September 9th, 2011, 11:38 PM
Esse novo Deborla, não é na IZI?

Pois bem a verdade é que nao sei , sao tantos os rumores que oiço que ja nem sei se vou acreditar neles. O espaço da IZI tanto pode dar para um Deborla ou para um Pingo Doce. Ouvi rumores que o Deborla ia pra la, mas tambem tem aquela situaçao em que o director do Pingo Doce cá na regiao nao comenta a possibilidade do grupo instalar-se na IZI o que me leva a crer que aqui pode haver "coisa". Ja para o local do Bazar do Povo, ouvi dizer que ia ser o El Corte Ingles.

mondeladas
September 11th, 2011, 02:00 AM
Para esclarecer uma coisa, o espaço da cancela vai ser um estaleiro para camiões, e nisso não há duvidas, para que um supermercado ia querer uns 20 caseis para carregar e descarregar camiões, 1/2 chegava perfeitamente. E depois como pode haver um supermercado ali sem parque de estacionamento, pelo o amor de DEUS, pensem um pouco, os factos estão todos há vista...

SR-71
September 21st, 2011, 03:19 PM
Podem ver na edição da semana passada do Tribuna que a loja onde antes estava o IZI agora vai ter um DeBorla. A inauguração será durante o mês de Outubro.

SR-71
November 27th, 2011, 09:08 PM
Este fim de semana ouvi uns rumores sobre a entreda do LIDL na Madeira em substituição de algumas/todas as lojas Sá.

Pic1mic
December 2nd, 2011, 09:48 PM
Onde é que ouviste isso?

SR-71
May 3rd, 2012, 01:58 AM
'LIDL' A UM PASSO DE ENTRAR NA MADEIRA POR VIA DO 'GRUPO SA'

A empresa germânica Lidl, portento comercial no ramo da distribuição alimentar, está vivamente interessada em penetrar no mercado madeirense e dentro em pouco irá intensificar as suas diligências nesse sentido. Com perto de 10 mil lojas espalhadas no Continente Europeu, incluindo Portugal, a Lidl tenciona entrar na Madeira por intermédio da compra do 'Grupo Sá', ultimamente apontado como vítima de graves problemas de ordem financeira e credibilidade no meio insular - a que não seria estranha uma encarniçada campanha lançada pela concorrência principalmente depois do 20 de Feveriro, origem de uma enxurrada de boatos lesivos dos interesses do grupo liderado por Jorge Sá.

Os mais altos responsáveis da cadeia alemã na Lidl-Portugal estudam nesta fase, em Lisboa, que tipo de abordagem utilizar nas negociações, se acaso elas avançarem mesmo. Esse negócio engloba as mais de 20 lojas que o grupo madeirense possui na Região Autónoma e no Campo Pequeno, o que permite calcular um volume contratual a rondar os 350 milhões de euros.

Na capital portuguesa, corre a informação de que a concretização da venda das maiores lojas do grupo ilhéu à Lidl levaria ao desaparecimento da marca 'Sá', substituída pelo nome da compradora.

Desconhece-se o impacto que o negócio, a concretizar-se, poderá causar no mercado laboral madeirense. No entanto, tem sido prática da Lidl evitar contribuir para o clima de agitação social já de si problemático em todos os países onde exerce a sua actividade, como Portugal.

Há cerca de 10 anos, a rede germânica tentou entrar na Madeira, gorando-se a tentativa por acção do governo regional, alegadamente em defesa do grupo madeirense que agora poderá ser vendido à mesma Lidl. Nessa altura, os alemães pretendiam, segundo constou, abrir hipermercados em Machico, Câmara de Lobos, São Martinho, Caniço, Pico de São João e Rua 5 de Outubro.

Fonte (http://www.fenixdoatlantico.blogspot.pt/2012/05/madeira-ao-vivo_1768.html).

SR-71
May 5th, 2012, 11:14 AM
'GRUPO SÁ' MUITO DISPUTADO

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSAhh2oF4_Gfoj8Qg90D7BxBLXHtx2o5Tnlsub10bP20bU6QMCD https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTqV4qvSXB5z9vLkg_RLtACGUsPiqrhSK2_inEzrYoxcmPVWog7

Um dia destes, demos conta neste blogue do interesse da cadeia de supermercados LIDL em voltar a tentar entrar na Madeira - e desta vez através da compra de mais de 20 lojas do 'Grupo Sá'. Um volume de negócios entre os 350 e os 400 milhões de euros. O que implicaria o desaparecimento radical da marca 'Sá'.

De facto, as negociações começaram e há desenvolvimentos para breve.

Acontece, porém, que há poucas horas nos alertaram: atenção que a rede Intermarché, de origem francesa, está na corrida. A fonte é boa e já não sabemos que dizer. O 'Grupo Sá' desperta, afinal, muitos interesses lá fora.

Quem ganhará o negócio?

Fonte (http://www.fenixdoatlantico.blogspot.pt/2012/05/madeira-ao-vivo_3840.html).

azoresshop
May 7th, 2012, 11:54 PM
SR-71, só em jeito de curiosidade, será que o negócio de venda com o Intermarché é sequer possível?

Digo isto porque o Intermaché é um negócio que funciona com base numa espécie de franchising, em que não existe apenas a "sede" a comandar toda a cadeia (coisa que acontece com a Sonae, por exemplo), mas sim vários empresários que, individualmente, e por iniciativa própria abrem os supermercados da respectiva marca.

Sendo assim ou aparece um empresário independente do Intermarché com 300 e tal milhões de euros para comprar a totalidade dos Sá e investir na 1ª marca, ou esse negócio com essa cadeia de supermercados é praticamente impossível.

Resende13
May 8th, 2012, 12:43 AM
SR-71, só em jeito de curiosidade, será que o negócio de venda com o Intermarché é sequer possível?

Digo isto porque o Intermaché é um negócio que funciona com base numa espécie de franchising, em que não existe apenas a "sede" a comandar toda a cadeia (coisa que acontece com a Sonae, por exemplo), mas sim vários empresários que, individualmente, e por iniciativa própria abrem os supermercados da respectiva marca.

Sendo assim ou aparece um empresário independente do Intermarché com 300 e tal milhões de euros para comprar a totalidade dos Sá e investir na 1ª marca, ou esse negócio com essa cadeia de supermercados é praticamente impossível.

O Intermarché tem lojas que são deles e não de empresários.
Para haver uma loja Intermarché não é preciso haver um empresário para investir porque a empresa mãe, (ITMI Portugal) dona do grupo Os Mosqueteiros tem o capital para fazer esses investimentos.

SR-71
May 8th, 2012, 10:19 AM

Só postei a "notícia", desconheço a forma como este assunto funciona.

migminho
May 8th, 2012, 12:34 PM
O Intermarché tem lojas que são deles e não de empresários.
Para haver uma loja Intermarché não é preciso haver um empresário para investir porque a empresa mãe, (ITMI Portugal) dona do grupo Os Mosqueteiros tem o capital para fazer esses investimentos.

Então sendo assim, o boato da abertura de um Intermarché em Ponta Delgada torna-se mais viavel

azoresshop
May 8th, 2012, 09:09 PM
Só postei a "notícia", desconheço a forma como este assunto funciona.

:okay:

SR-71
May 26th, 2012, 01:34 PM
Empresa açoriana pede insolvência de Sá S.A.

A Açorcarnes Lda acaba de requerer a insolvência da Jorge Sá S.A.

O processo contra o grupo madeirense deu entrada no 2.º Juízo Cível do Tribunal Judicial do Funchal na quarta-feira e distribuído logo no dia seguinte. Trata-se de um processo de insolvência de pessoa colectiva que se centra num valor de 30.000,01 euros.

Podemos afiançar, entretanto, que as negociações de Sá com a Lidl se reactivaram, para uma venda das maiores lojas do grupo aos alemães. Os prazos para conclusão do acordo encurtaram.

Fonte (http://www.fenixdoatlantico.blogspot.pt/2012/05/madeira-qao-vivo.html).

faialense
May 26th, 2012, 02:27 PM
São poucos os Sá que se enquadram no perfil do LIDL... Não estou a ver hipers como o de S.Martinho, Machico, Santana, Camacha ou Estreito de Câmara de Lobos com a insígnia do LIDL... São demasiado grandes para isso. Faria mais sentido venderem-nos ao grupo Auchan. Ou já agora ao CM (Central Madeirense), por exemplo...

Resende13
May 26th, 2012, 05:59 PM
São poucos os Sá que se enquadram no perfil do LIDL... Não estou a ver hipers como o de S.Martinho, Machico, Santana, Camacha ou Estreito de Câmara de Lobos com a insígnia do LIDL... São demasiado grandes para isso. Faria mais sentido venderem-nos ao grupo Auchan. Ou já agora ao CM (Central Madeirense), por exemplo...

Concordo, honestamente acho que o Grupo Sá deve querer vender todas as lojas num só negócio do que 2 or 3 negócios para vender todas as lojas...

faialense
May 26th, 2012, 09:48 PM
No meio de tantas especulações à volta do futuro deste grupo, ouvi dizer que eles se querem desfazer de todo o parque de lojas, excepto o hiper Sá de S.Martinho... Se isto for verdade, comprova-se que eles andam completamente à nora desde que lhes começou a fugir o amparo do regaço do Governo Regional...

Que espécie de economias de escalas é que se geram com apenas 1 (UM!) único hiper??

A decadência deste grupo prende-se exactamente pela sua dimensão regional, incapaz de fazer face aos grandes grupos que se instalaram na Região: Sonae MC e Jerónimo Martins, que têm arcaboiço para negociarem condições draconianas com os seus fornecedores.

O Sá não tem futuro como player alone, ou se coliga ou vende todos os seus activos a algum gigante da distribuição. Se mesmo a nível nacional se torna difícil romper o duopólio de facto do Continente/Pingo Doce, imagine-se numa região pequena, empobrecida e insular, e logo agora que o Armas cessou a sua actividade, encarecendo o transporte de víveres para a ilha...

Resende13
May 27th, 2012, 03:02 PM
No meio de tantas especulações à volta do futuro deste grupo, ouvi dizer que eles se querem desfazer de todo o parque de lojas, excepto o hiper Sá de S.Martinho... Se isto for verdade, comprova-se que eles andam completamente à nora desde que lhes começou a fugir o amparo do regaço do Governo Regional...

Que espécie de economias de escalas é que se geram com apenas 1 (UM!) único hiper??

A decadência deste grupo prende-se exactamente pela sua dimensão regional, incapaz de fazer face aos grandes grupos que se instalaram na Região: Sonae MC e Jerónimo Martins, que têm arcaboiço para negociarem condições draconianas com os seus fornecedores.

O Sá não tem futuro como player alone, ou se coliga ou vende todos os seus activos a algum gigante da distribuição. Se mesmo a nível nacional se torna difícil romper o duopólio de facto do Continente/Pingo Doce, imagine-se numa região pequena, empobrecida e insular, e logo agora que o Armas cessou a sua actividade, encarecendo o transporte de víveres para a ilha...

Concordo com a sua opinião, mas provavelmente eles irão vender a quem der mais dinheiro e sinceramente, espero que a empresa que der mais dinheiro não seja a JM ou a Sonae.

fred_mendonca
May 27th, 2012, 11:23 PM
Não sei a Autoridade da Concorrência iria permitir que a JM ou a MC adquirissem os activos do grupo Sá.

Resende13
May 27th, 2012, 11:33 PM
Não sei a Autoridade da Concorrência iria permitir que a JM ou a MC adquirissem os activos do grupo Sá.

Deixavam, mas em troca tinham que abdicar de outras lojas, por isso pode explicar porque é que não se ouviu rumores sobre a JM ou a Sonae terem interesse na compra das lojas do Grupo Sá.

SR-71
June 21st, 2012, 07:37 PM
Sá mantém Bazar do Povo mas cede exploração

Empresário oriental vai remodelar interior do espaço comercial

Liquidação total começa já amanhã e decorre até 15 de Julho

A exploração do Bazar do Povo vai mudar de mãos. O Grupo Sá cedeu a posição a um empresário chinês que até final do ano terá o espaço comercial a funcionar nos moldes que vier a definir.

Fonte do Grupo Sá adiantou ao DIÁRIO que não se desfaz do imóvel e que a 'cessão de exploração' - termo jurídico da operação em causa - é "vantajosa". Para já, avança a liquidação total. Depois seguir-se-á a absorção dos 17 funcionários em outras empresas do grupo.

O Bazar do Povo vai para obras interiores a meados de Julho e deve reabrir com nova imagem dentro de 4 meses. Manterá o nome até porque a filosofia do novo espaço estará adequado à nomenclatura.

A 'Cessão de Exploração' de um estabelecimento comercial é um contrato de locação do estabelecimento como unidade jurídica, isto é, um negócio jurídico, pelo qual o titular do estabelecimento proporciona a outrem, temporariamente e mediante retribuição, o gozo e usufruto do estabelecimento.

Fonte (http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/330951-sa-mantem-bazar-do-povo-mas-cede-exploracao).

Recapitulando:

Mas parece mesmo que o Bazar do Povo foi vendido mas não sei a quem. Mas se for o caso do El Corte Ingles ser o comprador, o que irão fazer por lá ?

É uma hipótese. Como disse existe muito especulação há volta desse edifício.

Espero que não. Só de pensar naquele logotipo nesse local e nesse edificio :ohno:

Não sei o que é pior: um De Borla ou mais uma loja do chinês :nuts:

Resende13
June 21st, 2012, 10:15 PM
Espero que pelo menos vendam as lojas Sá ao Grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar) ou ao Minipreço (se estes tiverem interessados) ou mesmo ao Lidl.

SR-71
October 29th, 2012, 03:17 PM
Hiper de Machico e do Estreito encerraram

Grupo Sá promete reabrir brevemente no âmbito do plano de reestruturação

O Hiper Sá de Machico e do Estreito de Câmara de Lobos encerraram hoje, mas com a promessa de reabrir brevemente.

Segundo um dos administradores do Grupo Sá, a decisão faz parte do plano de reestruturação da empresa e da parceria que está a ser negociada, admitindo que já em Novembro ambas as superficies poderão estar de novo abertas ao público.

Ficou ainda a garantia que nenhum dos colaboradores será despedido, mas antes reintegrados noutras unidades.

in DN Madeira.

Entretanto o Bazar do Povo foi fechado e já reabriu como... loja do chinês.

mcordeiro
October 30th, 2012, 12:43 AM
Isto está cada vez pior e ainda vai piorar mais. O Sá também já deixou de ser competitivo à muito tempo e por isso não me admiro de estarem nesta situação desastrosa. Também diz-se por ai que a Rádio Popular do Forum também vai fechar.

mcordeiro
October 30th, 2012, 12:58 AM
E depois as prateleiras de alguns supers Sá estão praticamente vazias, e dão um aspecto triste e pesado às lojas e dessa forma estão a afastar os clientes. Mas pelo o que sei pelo menos o Sá de Machico vai para Pingo Doce.

SR-71
October 30th, 2012, 01:32 AM
Também diz-se por ai que a Rádio Popular do Forum também vai fechar.

Acho que já fechou. Resta a loja da Cancela.

Mas pelo o que sei pelo menos o Sá de Machico vai para Pingo Doce.

Uma boa aquisição para o Grupo Jerónimo Martins. Também é o Sá que mais gosto!

Quem vai pegar nas pesadas estruturas do Estreito e Santana :lol: ?

faialense
October 30th, 2012, 02:21 AM
O grupo CM (Central Madeirense), um dos líderes do retalho da Venezuela e de origem madeirense, é que podia adquirir o Sá.

Também ouvi rumores que é o grupo Sonae que se está a perfilar para fazer o negócio. O objectivo, obviamente, é secar a concorrência e fechar vários supers, principalmente nos locais em que há redundâncias com os actuais continentes.

Um cenário de duopólio no retalho alimentar da Região (Continente/Pingo Doce) não será bom para ninguém. E logo aqui onde ninguém pode pegar no carro e ir a outra cidade ou mesmo a Espanha para variar o menu...

SR-71
November 29th, 2012, 07:23 PM
Se a autoridade da concorrência não colocar entraves ao negócio quem vai ficar com o Sá é o grupo Sonae. Isto pelo que li num título de jornal e nada mais.

faialense
November 29th, 2012, 10:20 PM
Se a autoridade da concorrência não colocar entraves ao negócio quem vai ficar com o Sá é o grupo Sonae. Isto pelo que li num título de jornal e nada mais.

E a "autoridade" da Quinta Vigia, deixa? Isso não seria passar da Madeira Nova para a Madeira Velha?

Uma das jóias da coroa da Singapura do Atlântico vendida a cubanos? :ohno:

Suprema ironia: Sá substituido por "continente"... ^^

Isto não está fácil, Alberto... Vai um copinho de leite de magnésia?

Cbr Domes
November 30th, 2012, 03:49 PM
:lol:

SR-71
November 30th, 2012, 04:12 PM
Fora de ironias, não vejo com bons olhos o mercado madeirense ficar limitado a dois grandes grupos e umas lojinhas aqui e ali mas enfim, é esperar mais detalhes deste negócio.

Quem viu o Grupo Sá e quem o vê...

SR-71
January 16th, 2013, 06:50 PM
Se sito apareceu na imprensa é porque é mais que um rumor:

Grupo Sá em negociações com o Intermarché

O Grupo Sá está a negociar com o Intermarché a venda da sua cadeia de hipermercados. O facto foi confirmado ao JORNAL da MADEIRA por uma fonte da administração do grupo madeirense.

Contrariando informações que estão a circular nas redes sociais, na Internet, a referida fonte fez notar que as negocciações com a cadeia de hipermercados francesa ainda não estão fechadas.

A fonte escusou-se, porém, a estabelecer qualquer prazo para a conclusão do processo que, a ser bem sucedido, trará para a Região um terceiro grupo forte no setor do comércio alimentar.

Uma hipótese já falada neste tópico.

faialense
January 16th, 2013, 08:07 PM
O Intermarché?? Esta deve ser mais uma notícia lavrada pela central de propaganda do Regime para amansar o "povo superior"...

Além de não existir "Intermarché", essa é apenas uma marca comercial, o grupo "Os Mosqueteiros" é uma cooperativa em que cada supermercado pertence a um franchisado. Não vejo lógica o Grupo Sá estar a negociar com o agente franchisador a venda de todo o parque de lojas.

Mas pronto, esta é daquelas notícias que o Chavez da Quinta Vigia pode usar para iludir e tranquilizar o povo nos adros das Igrejas aos Domingos de manhã...

SR-71
January 16th, 2013, 08:14 PM
Até numa das mais conhecidas janelas da oposição na internet (http://www.fenixdoatlantico.blogspot.pt/2013/01/economia_557.html) se falou no assunto ;)

SR-71
January 18th, 2013, 12:55 PM
PORTENTO COMERCIAL ALEMÃO INTERESSADO NO GRUPO SÁ

Finalmente, boas notícias no preocupante caso do Grupo Sá: um império comercial germânico, que não a Lidl, entabulou negociações com os empresários madeirenses com vista à aquisição dos supermercados regionais.

As conversações decorrem neste momento e o grupo madeirense vê razões de esperança numa solução para a dificílima situação a que chegaram os seus negócios.

Não se confirma, pois, a hipótese aventada por um comentador da 'Fénix sobre a venda do património comercial Sá à Intermarché. Até porque este grupo exerce a sua actividade na área de merchandising.

Espera-se que culminem favoravelmente os contactos em curso, para bem do grupo insular e dos seus trabalhadores.

in Fénix do Atlântico.

azoresshop
January 19th, 2013, 11:57 PM
^^ Aldi?

SR-71
February 19th, 2013, 08:15 PM
Parece que há acordo com a Sonae.

ricardoggoncalves
February 19th, 2013, 08:50 PM

Infelizmente.
Que treta.

Resende13
February 19th, 2013, 09:07 PM

Existe uma fonte ou confirmação disto?

SR-71
February 19th, 2013, 09:12 PM
Existe uma fonte ou confirmação disto?

RTP. Se tudo correr bem no final da semana teremos novidades...

CLX88
February 20th, 2013, 12:15 PM

Uma triste notícia para os Madeirenses que não terão opção de escolha entre a Sonae e a Jerónimo Martins. Acredito que os dois grupos vão acertar posições e só vão pensar nos lucros e quem se lixa somos nós. Era bem melhor que fosse com outra companhia, a uns tempos o LIDL estava disposto a pegar no negócio SÁ completamente falido e os SÁ não quiseram, para agora terem que entregar a um concorrente directo? Não percebo estas negociações. :bash:
Uma boa notícia é para os trabalhadores que vão integrar este novos supermercados, terão finalmente os seus salários.

Ainda tenho a esperança que a autoridade para a concorrência não venha a concordar com o negócio, a ver vamos.

Enquanto isto, os supermercados SÁ que restavam abertos vão fechando por imposição da empresa de electricidade da Madeira, pelas dívidas acumuladas vão cortando a luz. Na segunda foi nas Madalenas, ontem na Camacha, hoje na Ribeira Brava. :ohno:

Resende13
February 20th, 2013, 03:23 PM
Uma triste notícia para os Madeirenses que não terão opção de escolha entre a Sonae e a Jerónimo Martins. Acredito que os dois grupos vão acertar posições e só vão pensar nos lucros e quem se lixa somos nós. Era bem melhor que fosse com outra companhia, a uns tempos o LIDL estava disposto a pegar no negócio SÁ completamente falido e os SÁ não quiseram, para agora terem que entregar a um concorrente directo? Não percebo estas negociações. :bash:
Uma boa notícia é para os trabalhadores que vão integrar este novos supermercados, terão finalmente os seus salários.

Ainda tenho a esperança que a autoridade para a concorrência não venha a concordar com o negócio, a ver vamos.

Enquanto isto, os supermercados SÁ que restavam abertos vão fechando por imposição da empresa de electricidade da Madeira, pelas dívidas acumuladas vão cortando a luz. Na segunda foi nas Madalenas, ontem na Camacha, hoje na Ribeira Brava. :ohno:

Provavelmente, a Sonae deu mais dinheiro que o Lidl...

SR-71
February 20th, 2013, 03:32 PM
SÁ DA RUA DO SEMINÁRIO DE PORTAS ENCERRADAS

Chega-nos uma notícia desagradável para mais umas dezenas de trabalhadores: o supermercado Sá, na Rua do Seminário, fechou as portas.
Segundo a informação enviada ao gabinete da 'Fénix', o pessoal encontra-se ainda no interior do estabelecimento. As portas, essas estão encerradas aos clientes.

Mais um drama para muitas famílias madeirenses, apesar das notícias cruzadas sobre interessados na compra do grupo.

Um pormenor: quem escreve este blogue foi o autor da primeira reportagem a propósito da abertura do Sá na Rua do Seminário, também o primeiro do grupo.

Foi há longos anos, mas recordamos esse trabalho para o DN.

A notícia de hoje é distinta da euforia que registámos naquela época, cheia de sonhos comerciais da família madeirense em causa, à época ainda com filhos a estudar na faculdade, em solo continental.

Lamentamos a situação, pelos empresários e pelos trabalhadores.

in Fénix do Atlântico.

------

Mas há muito supermercado e mini-mercado Sá que não se enquadra no perfil da Sonae!

CLX88
February 20th, 2013, 05:20 PM
Provavelmente, a Sonae deu mais dinheiro que o Lidl...

Pois deve ter sido mas não sei não, acho que a sonae foi aguentando as negociações para que o grupo SÁ chega-se a um tal ponto de ruptura que teria que ser vendido a qualquer preço, neste caso mais baixo do que o valor real.
As negociações não se concretizaram com o LIDL porque segundo o que se diz o grupo SÁ queria que os supermercados mantivessem a insígnia SÁ. Queriam as lojas e o dinheiro. :ohno:

A Sonae tem 3 marcas de Supermercados, Continente Bom Dia para mini mercados, Continente Modelo para supermercados tamanho médio e o Continente para hiper e grandes superfícies. Acredito que talvez tenham negociado os melhores e mais bem localizados.

Aguarda-se novidades :cheers:

Resende13
February 20th, 2013, 08:37 PM
Pois deve ter sido mas não sei não, acho que a sonae foi aguentando as negociações para que o grupo SÁ chega-se a um tal ponto de ruptura que teria que ser vendido a qualquer preço, neste caso mais baixo do que o valor real.
As negociações não se concretizaram com o LIDL porque segundo o que se diz o grupo SÁ queria que os supermercados mantivessem a insígnia SÁ. Queriam as lojas e o dinheiro. :ohno:

A Sonae tem 3 marcas de Supermercados, Continente Bom Dia para mini mercados, Continente Modelo para supermercados tamanho médio e o Continente para hiper e grandes superfícies. Acredito que talvez tenham negociado os melhores e mais bem localizados.

Aguarda-se novidades :cheers:

Preferia que o Grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar) comprasse e não a Sonae, espero definitivamente que a AdC não autorize este negócio com a Sonae e imponha a condição que a venda teria de ser para um grupo o qual ainda não tenha negócios no arquipélago da Madeira.

SR-71
February 20th, 2013, 08:41 PM
Não se pode obrigar alguém a comprar as lojas.

Resende13
February 20th, 2013, 08:52 PM
Não se pode obrigar alguém a comprar as lojas.

Verdade, mas se puderem, ponham a condição antes referida por mim e se não aparecer interessados, aceitar a proposta da Sonae.

CLX88
February 20th, 2013, 09:32 PM
Também não estou a ver a Jerónimo Martins ficar de braços cruzados ao ver o seu maior concorrente, duplicar ou triplicar o seu numero de lojas num curto espaço de tempo...

Resende13
February 20th, 2013, 10:05 PM
http://www.rtp.pt/play/p85/e108419/telejornal-madeira

Confirmação da RTP, a reportagem é no início.

CLX88
February 21st, 2013, 11:38 AM
In DN Madeira 21/02/2013
Atenção ao último parágrafo, afinal parece que nada esta decidido

Super Sá do Seminário fechou ontem portas
Desde o início desta semana já fecharam quatro lojas do grupo madeirense

O supermercado do Grupo Sá da rua do Seminário, no Funchal, encerrou portas ontem à tarde, elevando para quatro o número de lojas e espaços comerciais desta insígnia que fecharam portas apenas desde o início desta semana.
O encerramento do supermercado da rua do Seminário, um dos primeiros de grande dimensão deste grupo de distribuição madeirense, acontece após a empresa Electricidade da Madeira ter dado um ultimato à administração para liquidar a conta da energia eléctrica que estava em dívida há longos meses.
O DIÁRIO tentou chegar ontem à tarde à fala com alguém da administração do Grupo Sá, no entanto, todos os nossos esforços revelaram-se infrutíferos. O silêncio é palavra de ordem, como tal não conseguimos apurar se o encerramento deste espaço comercial ficou a dever-se ao corte de energia eléctrica.

Machico, Estreito e outras
Antes do encerramento do supermercado da rua do Seminário, já haviam fechado esta semana a Severa do Hiper Sá de Santo António, do Camacha Shopping e do Hiper Sá da Ribeira Brava. A estes espaços há ainda a somar os 'hipers' do Estreito de Câmara de Lobos, de Machico e a loja do Garajau, no Caniço.
Os problemas financeiros com que se debate actualmente aquele que foi o maior grupo de distribuição alimentar madeirense já se arrastam há alguns anos.
Recentemente agudizaram-se de tal forma que algumas das lojas deste grupo já praticamente não tinham produtos nas prateleiras para comercializar.
O atraso no pagamento de salários também já se arrasta há meses, havendo funcionários que não recebem desde Outubro de 2012. Isso mesmo foi-nos avançado ontem por Maria José Afonseca, presidente de um dos quatro sindicatos que representam os trabalhadores.

Rescisões e suspensões
Segundo Maria José Afonseca existem mesmo "alguns trabalhadores que ainda não receberam Setembro". O atraso no pagamento dos subsídios de Natal é também uma realidade. Face a esta situação, Maria José Afonseca afirma que muitos dos "trabalhadores suspenderam o seu contrato de trabalho", ou rescindiram o mesmo.
O pagamento a fornecedores é outro problema que já se arrasta há longos meses, alguns há mais de um ano. A dívida aos fornecedores ascende a 112 milhões de euros.
Para já foram estas as lojas e supermercados do grupo que encerraram portas, no entanto, de acordo com informações ontem recolhidas, é provável que nos próximos dias se registem novos encerramentos, até porque alguns dos espaços ainda abertos já não possuem artigos para comercializar e que justifiquem a manutenção das suas portas abertas.

Até há um mês, a administração do grupo afirmava que estava a ultimar uma parceria comercial com um grande grupo de distribuição, mas até à data nada de concreto foi formalizado, nem se sabe se tal irá acontecer.

SR-71
February 21st, 2013, 11:44 AM
O possível comprador tem a faca e o queijo na mão. Mas o Jorge é experiente e, calculo, sábio negociador (não estou a dizer que esteja preocupado com os funcionários).

SR-71
February 21st, 2013, 09:39 PM
O possível comprador tem a faca e o queijo na mão.

Hiper Sá de Santo António também já fechou

Além do Super Sá do Seminário, também na quarta-feira, e tal como o DIÁRIO já havia avançado na anteontem como forte possibilidade, encerrou igualmente o Hiper Sá de Santo António.

A grande superficie comercial situada nas Madalenas também ‘fechou portas’ ontem, ao final da manhã. Confirmou-se assim a ‘ameaça’ de que o ‘corte de luz’, que dois dias antes já obrigara ao encerramento do espaço de restauração e cafetaria Severa, neste mesmo espaço, até quarta-feira iria atingir a zona do ‘hiper’. Dito e feito. A Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) suspendeu mesmo o fornecimento de energia eléctrica, ‘setenciando’ uma ‘morte à muito anunciada’.

Aliás, tudo indicia que os sucessivos encerramentos que têm vindo a ocorrer esta semana em lojas e espaços comerciais do Grupo Sá, estão todos relacionados com os ‘apagões’ impostos pela EEM, depois desta ter dado um ultimato ao grupo empresarial madeirense, a contas com uma dívida colossal à Electricidade da Madeira.

Estes dois últimos encerramentos de áreas de venda a retalho, regista a particularidade de terem ocorrido em estabelecimentos localizados na cidade do Funchal. Um em plena área central da ‘capital’ (Sá do Seminário) e outro na freguesia mais populosa (Sá de Santo António) daquele que é o maior concelho da Região.

Com mais estes encerramentos, engrossa assim a lista de estabelecimentos desta insígnia que cessa a sua actividade comercial.

Neste ‘rol’, que parece imparável, contam-se já três ‘hipers’ de ‘portas fechadas’ ao público. O do Estreito de Câmara de Lobos e de Machico, encerrados desde o último trimestre do ano transacto, juntando-se agora o hiper das Madalenas, em Santo António. Além destas três de grandes superficies, soma-se também o Super Sá do Seminário, que era de resto uma dos estabelecimentos mais emblemáticos do grupo empresarial madeirense, e ainda o encerramento do minimercado Sá do Garajau, no Caniço.

Perante o suceder de encerramentos em estabelecimentos ‘Sá’, e tendo em conta a realidade que paira sobre esta cadeia empresarial, é expectável que outros espaços não resistam em manter as portas abertas.

in DN Madeira.

CLX88
February 21st, 2013, 10:10 PM
"A gestão do grupo Sá esta nas mãos do administrador de insolvências" - RTP Madeira

Então é que as coisas vão demorar...

SR-71
February 21st, 2013, 11:49 PM
^^

Isso implica que o suposto negócio com a Sonae esteja em causa?

Ou as coisas estão a mudar rapidamente todos os dias ou então aquela notícia foi um "furo" jornalístico sem credibilidade.

CLX88
February 22nd, 2013, 11:26 AM
^^

Isso implica que o suposto negócio com a Sonae esteja em causa?

Ou as coisas estão a mudar rapidamente todos os dias ou então aquela notícia foi um "furo" jornalístico sem credibilidade.

Isto implica que, quem decide o futuro das negociações não é a família Sá mas sim o administrador de insolvência, por isso já não se negoceia com o "coração" mas sim com o possível melhor comprador.

ANTENA 1 MADEIRA 22/02/2013
"No Grupo Sá apenas 2 unidades permanecem esta manhã de portas abertas (S. Martinho e Ribeira Brava). Fonte da EEM disse que aquela empresa vai proceder ao corte de energia eléctrica sempre que o plano de pagamento faseado não for cumprido por parte do Grupo de distribuição alimentar."

ricardoggoncalves
February 27th, 2013, 10:28 PM
Até agora, não se sabe mais nada sobre o Sá e o possível negócio com a Sonae? Só espero que não se concretize... :ohno:

Mathmos
February 28th, 2013, 03:54 PM
Também espero que não se concretize, era só o que faltava agora o mercado regional ficar entregue e confinado apenas aos dois maiores grupos nacionais, do qual os preços nem são assim tão baratos e muito menos agora sem concorrência, estive aí de férias na Madeira o Mês passado e as coisas estão caríssimas, inclusive os produtos regionais como a banana que são mais caros aí que aqui no continente, mesmo assim acho que também aqui no continente estão muito caros e não se compreende como é que um produto nacional, seja muito mais caro que outro igual ou parecido vindo lá do outro lado do planeta, é uma pouca vergonha a forma como se explora um povo inteiro! Acho que seria bem vinda a entrada do grupo Auchan com as marcas Jumbo e Pão de Açúcar ou até outro grupo internacional como o Tesco do Reino Unido, Lidl da Alemanha e outros, para colmatar a falta de oferta e concorrência que existe aí, porque passar tudo para um só grupo é simplesmente um crime e tratando-se do País em que vivemos, não ficaria nada admirado que fosse aprovada a venda à Sonae para mal dos pecados de todos nós!

SR-71
February 28th, 2013, 04:30 PM
Tendo na Madeira um IVA quase igual ao do continente e um privado a fazer o que quer nos portos (e aqui admito que possa estar a ser injusto mas não creio) mais o transporte que também não deve ser nada barato (e com um Estado que não cumpre as obrigações de continuidade territorial -ah e tal queres mais barato muda-te! -) temos como resultado os preços que se estão a verificar.

faialense
February 28th, 2013, 06:39 PM
Este povo tem o que merece, que sempre apoiou maciçamente um governo regional que fez tudo para obstaculizar a concorrência na distribuição, privilegiando despudoradamente este grupo (Sá) que agora está na falência.

Apetecia-me mandar todos mamar na 5ª pata do cavalo mas como sou bem educado aconselho-os antes a irem pedir satisfações na 5ª vigia, porque é lá que reside o grande responsável por esta situação.

Ainda recentemente estes coveiros se ufanavam de terem mandado o Lidl ou o Minipreço darem uma curva porque o "povo superior" ou a "raça madeirense" (já não me lembro bem) não precisava destes supermercados baratos para nada! Convinha era encher os bolsos dos afilhados do Grupo Sá e afins.

Agora queixem-se que não há concorrência, os supermercados estão fechados e os preços altos. Não façam é dos outros tansos alegando que não estavam à espera que isto fosse acontecer.

CLX88
March 1st, 2013, 11:51 AM
Até agora, não se sabe mais nada sobre o Sá e o possível negócio com a Sonae? Só espero que não se concretize... :ohno:

Até hoje não se sabe de mais nada sobre a venda do grupo Sá, esperemos que o negócio com a Sonae não se concretize seria muito mau para o consumidor madeirense.
Agora como é o administrador de insolvência a negociar pode ser que o LIDL volte as negociações, visto que não teve sucesso a uns meses atrás porque os senhores Sá tem uma velha implicância com este grupo e nada ajudaram nas anteriores negociações.
Pode ser com qualquer cadeia de supermercados do mundo menos os que já por aqui andam.

Mathmos
March 2nd, 2013, 02:13 PM
Este povo tem o que merece, que sempre apoiou maciçamente um governo regional que fez tudo para obstaculizar a concorrência na distribuição, privilegiando despudoradamente este grupo (Sá) que agora está na falência.

Apetecia-me mandar todos mamar na 5ª pata do cavalo mas como sou bem educado aconselho-os antes a irem pedir satisfações na 5ª vigia, porque é lá que reside o grande responsável por esta situação.

Ainda recentemente estes coveiros se ufanavam de terem mandado o Lidl ou o Minipreço darem uma curva porque o "povo superior" ou a "raça madeirense" (já não me lembro bem) não precisava destes supermercados baratos para nada! Convinha era encher os bolsos dos afilhados do Grupo Sá e afins.

Agora queixem-se que não há concorrência, os supermercados estão fechados e os preços altos. Não façam é dos outros tansos alegando que não estavam à espera que isto fosse acontecer.

Este povo tem o que merece? Não deves de estar bem e já agora o Minipreço é um supermercado barato? Mas desde quando e em que planeta faialense? Vê-se mesmo que não sabes do que falas, nem nunca lá foste fazer compras, é que é bem ao contrário do que tu disseste, o Minipreço é sim um dos mais caros, salvo algumas promoções, porque de mini só tem mesmo o nome, de resto é bem Big no preço e na factura e não falo por alto, sei bem do que estou a falar, falo com conhecimento de causa, até porque sou cliente deles, mas só por uma questão de comodidade, que lá vou fazer compras básicas e esporádicas uma vez que na minha Rua e redondezas de onde vivo o Minipreço é o mais perto, agora o Lidl tens razão é um dos mais baratos, mas não te iludas porque também não é em tudo, mas não deixa de ser um dos mais baratos a par com o Pão de Açucar.
Já quanto aos armadores Sousa e à Sonae com a Boxlines, também concordo contigo, são eles quem controla e detêm todo o transporte de contentores para a Madeira e inflacionam o preço em 90%, com o alto patrocinio e protecção dos políticos/parasitas e dos corruptos que fazem as leis e também vivem às custas de todos nós, por isso é que a Madeira tem tudo mais caro, as pessoas passam fome e anda tudo a imigrar, porque ninguém consegue viver onde até os turistas se queixam dos preços, foi por isso que expulsaram o Armas que apenas representava 6% a 8% do transporte, cobrava menos 90%, como exemplo um carro no Armas era 100€ nos navios dos Sousa é 1500€, foi o que eu paguei porque não tinha outra alternativa e como se não bastasse ainda era muito mais rapido a levar as mercadorias ao destino, que chegavam ao continente frescas e não podres e já fora de prazo como agora, para ser mais preciso uma semana mais rapido, ou seja apenas menos 6 Dia do que nos navios super lentos desses gatunos, que não se contentam com muito, têm de ter tudo e enquanto não recuperaram os apenas 8% que tinham perdido para o Armas não se contentaram e claro também voltar a colocar a mascara que lhes tinha caído quando foram desmascarados de estar a roubar a Madeira toda, esses tipos tinham é de ser presos e não constantemente serem apoiados com fundos vindos dos impostos pagos por toda a Europa, ainda para além dos milhões que roubam diariamente a toda gente na Madeira, tanto a residentes como a visitantes, para encherem a pança de ganância desmedida e sem vergonha, comem torradinhas com caviar ao pequeno almoço, empurram com uma taça de champanhe e mamam um charuto cubano enquanto poluem o nosso ar, fazem hotéis, compram navios, empresas, tudo e mais alguma coisa, tudo com os nossos milhões furtados da boca e estomagos vazios, cheios de fome dos mais pobres!

ricardoggoncalves
March 2nd, 2013, 09:10 PM
O meu candidato preferido seria o Pão de Açúcar, mas segundo o que consta, "as gentes" do continente consideram que é um supermercado fraco e com pouca capacidade de progressão... (esta opinião é baseada com exemplos em todo o país e não só em Lisboa)

Mathmos
March 4th, 2013, 03:07 PM
O meu candidato preferido seria o Pão de Açúcar, mas segundo o que consta, "as gentes" do continente consideram que é um supermercado fraco e com pouca capacidade de progressão... (esta opinião é baseada com exemplos em todo o país e não só em Lisboa)

Não concordo nada, se não progride mais a nível de expansão, certamente será por opção do grupo Auchan, porque pelo menos o das Amoreiras que é o que eu costumo ir, o Jumbo do Fórum Almada e os outros que eu fui, estavam sempre bem cheios de clientes, agora realmente não existe muitos Jumbos, nem Pão de Açucar por cá, mas julgo ser por outros motivos de gestão da empresa, que talvez seja mais moderada na gestão e não fazer como o Sá que construiu em tudo o que é canto e depois nem dinheiro tinha para pagar, tendo agora que fechar e arriscar-se a ficar sem nada. Julgo também que por detrás possa estar as licenças para abertura de novos supermercados, que pertencem quase todas à Geronimo Martins e à Sonae impossibilitando assim a abertura de novos supermercados de outras marcas, que quanto a mim a obtenção dessas licenças para uma determinada zona ser vendida para um só grupo, que não tenciona abrir novos supermercados, mas sim prevenir e impedir que a concorrência venha abrir estabelecimentos perto de si, é fraudulenta e deveria ser proibida e criminalizada, deveriam também investigar e responsabilizar quem vende e permite a venda dessas licenças a um só grupo, uma vez que quanto a mim trata-se de corrupção e já agora se compram as licenças deveriam ser obrigados a construir ou então ser-lhes retirada essa licença e impedidos de a reaverem, lembro-me de quando o Sá quis abrir mais hipermercados cá em Lisboa, inclusive um na Expo e foi-lhe negada a abertura do estabelecimento, por as licenças de novas aberturas de estabelecimentos pertencerem todas ao Pingo Doce ou à Sonae, já não me lembro qual deles era e o mesmo acontece muito aí na Madeira, aconteceu com Lidl que tinha comprado uma um espaço comercial para abrir um estabelecimento e foi impedido porque as licenças pertenciam todas ao Sá se não me engano, aconteceu no Dolce Vita com o Grupo Mosqueteiros, que foi impedido de lá abrir o supermercado, uma vez que o LidoSol que é a empresa que explora o Pingo Doce na Madeira tinha comprado todas as licenças para aquela zona prevenindo que outros grupos pudessem fazer-lhe concorrência e mudando-se eles para lá onde iria abrir o concorrente, bem eu quanto a mim que sou um simples plebeu e não mando em nada, isto é ilegal e constitui um crime económico e social, o impedimento à população de poder ter uma oferta diversa, comparar preços e optar onde comprar é um crime grave, o Estado deveria existir, pelo menos é isso que é esperado e suposto para proteger as pessoas, o trabalho e não grupos económicos, políticos, partidários, pessoais e financeiros de suas contas bancárias, afinal de contas eles dizem que o estado somos todos nós, mas só acredita quem quer, o Estado somos nós realmente, mas só para pagar e eles para mamar!

faialense
March 11th, 2013, 05:08 PM

Concretizou-se.

Continente toma conta do Sá

Acordo resulta na manutenção dos postos de trabalho e no assumir de nove lojas

O "Continente celebra acordo de trespasse com Grupo Sá, assegurando viabilidade dos postos de trabalho". Assim é o primeireo parágrafo do comunicado que chegou há poucos minutos.

Continua a nota que a "Sonae MC informa que celebrou com o Grupo Sá um contrato envolvendo o trespasse de um conjunto de 9 lojas localizadas na Ilha da Madeira", acrescentando ainda que "o contrato celebrado encontra-se subordinado ao prévio cumprimento de alguns condicionalismos legais, designadamente, depende da obtenção de decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência".

Por fim, o comunicado de imprensa realça: "Uma vez cumpridos tais condicionalismos legais e concretizado o trespasse das lojas, a Sonae MC assegurará a viabilidade dos postos de trabalho afetos a estes estabelecimentos comerciais, reforçando, simultaneamente, a sua presença neste mercado e a qualidade e competitividade da oferta de valor disponibilizada a todas as famílias na Região Autónoma da Madeira."

Este é o confirmar de um acordo que estava já a ser negociado e que o DIÁRIO deu conta no final do ano passado.

Mais detalhes na edição de amanhã.
DNMadeira

SR-71
March 11th, 2013, 05:16 PM
Quais são as nove lojas?

O que vai acontecer com o supermercado da minha rua?

faialense
March 11th, 2013, 05:36 PM
Quais são as nove lojas?

O que vai acontecer com o supermercado da minha rua?

Pelos vistos só amanhã é que haverá mais detalhes sobre esta operação.

SR-71
March 11th, 2013, 06:03 PM
in Jornal da Madeira (http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/continente-celebra-acordo-de-trespasse-com-grupo-s%C3%A1-para-os-nove-hipers-assegurando-viabilid):

Continente celebra acordo de trespasse com Grupo Sá para os nove hipers, assegurando viabilidade dos postos de trabalho (atualizada)

A Sonae MC informa que celebrou com o Grupo Sá um contrato envolvendo o trespasse de um conjunto de 9 lojas localizadas na Ilha da Madeira.

Em causa os nove hipers do Grupo Sá. A saber: São Martinho, Machico, santa Cruz, Ribeira Brava, Rua do Seminário, Camacha, Santo António (Avenida das Madalenas), Estreito Câmara de Lobos e ainda Santana. Esta informação foi depois adiantada ao JM, já por Rui Sá, administrador do Sá.

Voltando ao comunicado, a SONAE diz que o contrato celebrado encontra-se subordinado ao prévio cumprimento de alguns condicionalismos legais, designadamente, depende da obtenção de decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência.

"Uma vez cumpridos tais condicionalismos legais e concretizado o trespasse das lojas, a Sonae MC assegurará a viabilidade dos postos de trabalho afetos a estes estabelecimentos comerciais, reforçando, simultaneamente, a sua presença neste mercado e a qualidade e competitividade da oferta de valor disponibilizada a todas as famílias na Região Autónoma da Madeira", explica um comunicado emitido pelo grupo.

O JM procurou ainda saber que futuro está reservado para as pequenas lojas da marca Sá. No entanto, Rui Sá deixou o assunto para outra altura.

Mathmos
March 11th, 2013, 06:28 PM
Li essa noticia e não gostei, são opiniões e esta é a minha, mas ainda assim espero que não seja aceite pela autoridade da concorrência, embora duvide muito da honestidade da mesma, por isso considero já aceite por eles, a corrupção, o poder do dinheiro e a falta de vergonha neste País é quem mais ordena e não o povo como este humildemente ainda pensa! Mais uma vez a Madeira e o povo vai ficar prejudicada e sem opção de escolha tudo por causa das manias desses cabrões que querem entregar o País todo à Sonae e à Jerónimo Martins que têm lucros cada vez mais altos como todas as outras empresas e bancos, que apesar dos lucros despedem cada vez mais e vêm estes ladrões do Estado querer reduzir os salários mínimos para ajudar as empresas que coitadinhos não estão satisfeitas e precisam de mais lucros para poder criar empregos, ridículo o que se passa como é que é possível tanta falta de vergonha na cara?! Enquanto não ficarmos na miséria e a trabalhar mais e receber menos que os operários chineses essa gente não se vai contentar!

Resende13
March 11th, 2013, 08:00 PM
in Jornal da Madeira (http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/continente-celebra-acordo-de-trespasse-com-grupo-s%C3%A1-para-os-nove-hipers-assegurando-viabilid):

Se a AdC aprovar este negócio em pseudo-critérios, só prova que existiu corrupção durante este processo todo, e imagino que o Alberto João Jardim se questionando sobre o assunto, deve dizer que aprova o investimento feito por parte de deles...

faialense
March 11th, 2013, 09:20 PM
Mais uma vez a Madeira e o povo vai ficar prejudicada e sem opção de escolha tudo por causa das manias desses cabrões que querem entregar o País todo à Sonae e à Jerónimo Martins que têm lucros cada vez mais altos

Mas alguém impediu que outros players como a Auchan, Mercadona ou WalMart disputassem o negócio??

Provavelmente se não compareceram não foi pelos "cabrões" que querem entregar o país à Sonae ou à J.M. mas por outros "cabrões", estes muito mais próximos, que querem entregar a região aos Sousas, que monopolizam o tráfego marítimo para a Madeira, encarecendo os bens e produtos que aqui chegam...

Acho que estás a apontar a escopeta para o alvo errado, Mathmos. Procura diversificar as fontes de informação, o Jornal da Madeira faz mal aos neurónios, fá-los colapsar num suicídio colectivo...

SR-71
March 11th, 2013, 09:33 PM
Essa questão dos transportes é decisiva.

Mathmos
March 11th, 2013, 10:09 PM
Mas alguém impediu que outros players como a Auchan, Mercadona ou WalMart disputassem o negócio??

Provavelmente se não compareceram não foi pelos "cabrões" que querem entregar o país à Sonae ou à J.M. mas por outros "cabrões", estes muito mais próximos, que querem entregar a região aos Sousas, que monopolizam o tráfego marítimo para a Madeira, encarecendo os bens e produtos que aqui chegam...

Acho que estás a apontar a escopeta para o alvo errado, Mathmos. Procura diversificar as fontes de informação, o Jornal da Madeira faz mal aos neurónios, fá-los colapsar num suicídio colectivo...

Mas tens algum problema? Serviu-te a carapuça, pelos vistos deves ser um dos "cabrões" ou familiar de algum deles e já agora e antes de falares do que não sabes, ouves também o que não queres, eu não leio o Jornal e muito menos o DN e não me parece bonito e muito menos correcto estares a ofender quem lê o jornal, deves ter manias de superioridade tu, ou então és mesmo anormal, quem tem de se informar és tu e não é em jornais ou diários, porque nem sempre o que lá vem escrito é verdade, só demonstraste que para além de burro e mal educado, não sabes do que falas, não sabes mas ficas a saber que sim, houve interessados, mas foram rejeitados porque foram considerados não importantes, um deles é Lidl, se tivesses lido os postes deste mesmo fórum terias encontrado aqui esses mesmos postes, mas o que te incomodou não foi isso, foi mesmo o facto de teres sido chamado de cabrão, lol...as vacas dos dos pastos dos Açores parece estarem-te a fazer mal "aos neurónios, fá-los colapsar num suicídio colectivo"...Aceita um concelho, vai tratar-te com com um Psiquiatra ou então sai daí da ilhota do Corvo perdida no meio do Atlântico, que tu aí nem jornais deves ter, dá uma fugida daí, vem até à civilização, à Madeira ou até aqui ao Continente, vê e respira cultura e depois então podes falar, mas sem atacar as pessoas do fórum que acho não te fizeram mal nenhum, se não corres o risco de levares com a mesma moeda, ouvires o que não queres e saíres ofendido, não sei porquê que vens comentar e ofender fóruns de onde não pertences nem conheces a realidade, vocês aí nos Açores têm a mania que são bons e têm tudo melhor, mas é só mesmo no vosso imaginário.

faialense
March 11th, 2013, 10:15 PM
Ó ignorante, eu sou do PORTO, viajo todos os meses entre esta cidade e o Funchal e não ponho os pés nos Açores há anos...

Esta realidade que eu descrevi custa-te a ouvir? Paciência, toma o comprimido que isso passa...

Provavelmente deves ter ficado trilhado com a minha resposta, haverá aqui algum ressabiamento com o alvo das minhas críticas...?

Na calha, tu é que deverias arejar um bocado essas ideias, sair da ilha e desempoeirar-te. Ficarias com uma perspectiva muito mais lúcida da realidade.

Mathmos
March 11th, 2013, 10:40 PM
Lol, está bem tá faialense mudaste de nacionalidade, então agora é que piorou, um tripeiro! Hahaha...coitado, os meus pesamos, mais uma vez estás enganado, eu vivo na Capital, não sei se sabes onde fica, mas é aquela cidade que os adeptos do FCPorto querem ver a arder e depois os outros é que são burros, o gajo viaja entre Porto e Funchal, cospe barbaridades aos ventos, fala do que não sabe, tenta ofender as pessoas com a sua má educação e depois já se acha muito desempoeirado, deves sofrer de algum transtorno hormonal e psicológico. Uma perspectiva mais lúcida terias tu se não andasses a intoxicar-te com tripas de porco, sabes lá onde é que eu já fui e onde estou para estares aí a mandar bitaites? Só te digo uma coisa, os sítios para onde já viajei, tu nem um quarto viajaste, nem viajarás por muito que vivas e mais não digo, porque realmente não tens nada a ver com isso, arranja uma vida própria, por momentos afastei-me dos ensinamentos da minha Avó que ensinou-me que aos loucos dá-se sempre razão e não se dá troco, por isso da minha parte não vou dar mais corda a uma pessoa retardada com tu faialense, já tiveste muito tempo de antena, para próxima pagas e vais a um profissional indicado para o teu estado psiquiátrico!

ricardoggoncalves
March 11th, 2013, 10:57 PM
Espero que não se torne recorrente este tipo de ofensas entre membros do fórum. Gosto de utilizar este espaço como até agora utilizamos, um espaço de debate de opiniões e "discussão", mas fundamentada... Peço desculpa, mas peço-vos que fomentem o bom comportamento e se querem discutir, façam-no por mensagem privada.
Quanto ao negócio do Sá, não é do meu agrado, salvo alguns supermercados como o da Camacha e Santana, esses considero que o Continente trará uma lufada de ar fresco!
Um Lidl ficava mesmo bem era no centro do Caniço, considero que ia ter uma excelente aceitação e a localização é boa. Digo o mesmo para o do Marina Shopping, mas espero que mesmo nesta situação, o Sá fique com alguns supermercados, nem que seja os mais pequenos... Não queria ver a marca desaparecer assim, mas se for para surgirem mais 2 ou 3 novas cadeias de supermercados (ex: mini preço, Lidl, Pão de Açúcar, Auchan, Intermarché), serão bem vindas! Afinal, já não somos ricos :lol: e agora já precisamos de cadeias de baixo custo, o AJJ só pode estar de acordo desta vez!

CLX88
March 11th, 2013, 11:27 PM
Antes de mais queremos comentários com respeito e que não ofendam ninguém.
Peço que se controlem e que continuemos o nosso debate sério sem descontrolo. Estamos aqui para debater seriamente e tornar este nosso hobby agradável, para desagradável já basta outras coisas que se passam aqui pela região.

Quanto ao negócio Sá/Continente como referi anteriormente não sou de acordo, temos que ter mais concorrência aqui na ilha nesse ramo.
Ainda é um negocio muito verde falta o parecer da autoridade da concorrência e a aprovação da administração de insolvência que conta com mais de 1000 credores e pelo que parece têm que existir uma maioria de 2/3. Ainda muita coisa irá acontecer.

Quanto aos restantes 14 supermercados SÁ ou ficaram na mesma ou a meu ver deveriam ser vendidos a outras companhias.

Mathmos
March 12th, 2013, 12:01 AM
Quanto a esse assunto das ofensas, da minha parte podem estar descansados, como já disse no anterior poste, já dei por encerrado e não vou dar mais troco, não tenho paciência para má educação nem vou voltar a descer ao mesmo nível dessa pessoa.

Quanto ao Sá deviam é de tirar esses supermercados dele e por esses Hiper e Supermercados todos a leilão e fazer um concurso internacional, porque se fosse uma pessoa normal a dever ao banco ou ao estado, já lhe tinham tirado a casa e tudo o que possui, não percebo porquê que ainda andamos nesta situação e com ele a rejeitar possíveis interessados, como fez com o Lidl e possivelmente outros, foi mau gestor, agora tinha é de ser tratado como todo o comum dos mortais é tratado, não é por ser o "Sá" que vão dar-lhe pancadinhas nas costas, é que já chateia o impasse em que se tornou toda esta situação, é altura de ele pagar o que deve, tem património para isso. Por outro lado a autoridade da concorrência vai autorizar, por isso dou já por concretizado esse negócio ruinoso para a região como aprovado, isso também agora é uma região sem futuro, estão a dar cabo de tudo, não vai fazer diferença nenhuma se a Sonae ficar com tudo, já é quase tudo deles mesmo.

CLX88
March 13th, 2013, 11:55 AM
in DN Madeira

Concorrência tem 30 dias para decidir futuro do Sá
Quer o grupo Sá, quer o Continente não avançam com estimativas para concluir negócio

in Hipersuper.pt

Continente quer 9 supermercados Sá na Madeira
A Sonae MC – área de retalho alimentar do grupo detentor dos supermercados Continente – chegou a acordo com o Grupo Sá para o trespasse de um conjunto de 9 lojas localizadas no arquipélago da Madeira.

“O contrato celebrado encontra-se subordinado ao prévio cumprimento de alguns condicionalismos legais, designadamente, depende da obtenção de decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência”, esclarece um comunicado da detentora do Continente.

“Uma vez cumpridos tais condicionalismos legais e concretizado o trespasse das lojas, a Sonae MC assegurará a viabilidade dos postos de trabalho afectos a estes estabelecimentos comerciais, reforçando, simultaneamente, a sua presença neste mercado e a qualidade e competitividade da oferta de valor disponibilizada a todas as famílias na Região Autónoma da Madeira”.

O Grupo Sá encontra-se em processo especial de revitalização e no ano passado fechou as portas da única loja em Lisboa. Em 2010, facturou 130 milhões de euros.

Só um comentário - do querer ao ter ainda vai alguma distância :)

SR-71
March 13th, 2013, 12:11 PM
Não acredito que a autoridade ponha entraves no negócio: é verdade que se se concretizar a RAM vai ter quase dois grandes players no mercado em vez de três, mas antigamente também foi assim. Primeiro chegou o Pingo Doce (que concorria com o Sá -nada a ver com o que é hoje- e a pequena rede Cavalinho) depois chegou o Modelo.

Os pequenos supermercados Sá deviam ser explorados por outra marca.

ricardoggoncalves
March 13th, 2013, 02:59 PM
Os pequenos supermercados Sá deviam ser explorados por outra marca.

Ora nem mais! Esses, deviam ficar para as cadeias de baixo custo, Lidl, Minipreço e afins. Só tenho é pena que desta vez, não me parece que surja o Pão de Açúcar na Madeira...

Resende13
March 13th, 2013, 04:22 PM
Ora nem mais! Esses, deviam ficar para as cadeias de baixo custo, Lidl, Minipreço e afins. Só tenho é pena que desta vez, não me parece que surja o Pão de Açúcar na Madeira...

O Minipreço não acho que tenha intenções de entrar na RAM, o Lidl e o Aldi provavelmente só queriam algumas lojas e o Grupo Auchan (Dono do Jumbo e Pão de Açúcar) era o único provavelmente que tinha a capacidade financeira e (secalhar) vontade de comprar as lojas Sá.

SR-71
March 13th, 2013, 10:07 PM
Não estão a ver o Grupo Sá continuar com os mini-mercados?

ricardoggoncalves
March 13th, 2013, 10:26 PM
Não estão a ver o Grupo Sá continuar com os mini-mercados?

Não sei se acredito...

Mathmos
March 14th, 2013, 02:39 AM
O mini preço dispenso, não é um supermercado nada barato e já agora o Sá também, teve a sua oportunidade e foi incompetente e ambicioso de más, meteu a carroça à frente dos bois, agora que pague o que deve como toda a gente e saia de cena, a marca Sá já está com a imagem queimada, dificilmente recupera, no entanto é com muita pena que vejo o que lhes aconteceu, até porque era o meu supermercado de eleição, até aqui em Lisboa, mas como eu disse, já deu o que tinha a dar, já ninguém confia neles!

SR-71
March 14th, 2013, 11:20 AM
Os mini-mercados e sobretudo o armazém de São João são património que não pode ficar ao abandono. Por isso, quem sabe? (e apesar de tudo) o grupo tente continuar. Até porque com a saída dos elefantes brancos do grupo tudo fica muito mais fácil!

SR-71
March 14th, 2013, 02:45 PM
in DN Madeira (http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/375231-sonae-pede-aprovacao-da-concorrencia-ao-trespasse-de-lojas-do-grupo-sa):

Sonae pede aprovação da Concorrência ao trespasse de lojas do grupo Sá

A compra por trespasse de nove lojas na Madeira da sociedade Jorge Sá pela Modelo Continente foi notificada na quarta-feira à Autoridade da Concorrência (AdC), que tem de se pronunciar sobre a operação de concentração.

A Concorrência aguarda agora "quaisquer observações de terceiros interessados sobre a operação de concentração" para decidir sobre a sua oposição ou luz verde à operação, segundo o aviso de notificação publicado na página da internet da AdC.

A Sonae MC, dona dos supermercados Continente, em comunicado divulgado no início desta semana, informou que vai assegurar os cerca de 500 postos de trabalho nos nove estabelecimentos trespassados e reforçar a sua posição no mercado regional, onde tem já oito estabelecimentos comerciais.

As nove lojas distribuem-se pelos concelhos do Funchal (Santo António, São Martinho e Seminário), de Ribeira Brava, de Câmara de Lobos (Estreito de Câmara de Lobos), de Santa Cruz (Camacha e Santa Cruz), de Machico e de Santana.

O Grupo Sá chegou a ser considerado um dos maiores grupos empresariais da Madeira, mas atualmente a empresa Jorge Sá tem em curso um plano especial de revitalização no Tribunal Judicial do Funchal, tendo-se apresentado mais de mil credores a reclamar cerca de 110 milhões de euros.

ricardoggoncalves
March 15th, 2013, 02:52 PM
E o bazar do povo? Esse será para esquecer!?

faialense
March 15th, 2013, 05:25 PM
E o bazar do povo? Esse será para esquecer!?

Esse já foi concessionado a um chinês. De qualquer forma nunca seria do interesse da SONAE MC. Lojas de departamentos não se enquadram muito no seu perfil, só se fosse para alguma insígnia do seu ramo de retalho especializado, tipo Modalfa, Sport Zone, Kiddy's Class ou Worten...

Resende13
March 15th, 2013, 11:34 PM
Esse já foi concessionado a um chinês. De qualquer forma nunca seria do interesse da SONAE MC. Lojas de departamentos não se enquadram muito no seu perfil, só se fosse para alguma insígnia do seu ramo de retalho especializado, tipo Modalfa, Sport Zone, Kiddy's Class ou Worten...

*Uma pequena correção: Kiddy's Class ou Zara Kids (O seu novo nome), é do grupo Inditex, o mesmo que detém a Zara, Berhska, Pull & Bear, etc... :)

faialense
March 16th, 2013, 01:06 AM
*Uma pequena correção: Kiddy's Class ou Zara Kids (O seu novo nome), é do grupo Inditex, o mesmo que detém a Zara, Berhska, Pull & Bear, etc... :)

Claro! Queria dizer Zippy... :okay:

SR-71
March 16th, 2013, 12:24 PM
No Dossier de Imprensa de ontem um jornalista tocou num ponto: se o negócio de concretizar o Continente terá unidades em Água de Pena e Machico :nuts:

Terá unidades não só na Ribeira Brava (do Túnel Expresso) como em Santana :lol:

Terá várias unidades no Funchal :nuts:

Um dos jornalistas disse preferir que o negócio não seja aprovado pela autoridade da concorrência.

Mathmos
March 16th, 2013, 02:37 PM
Sou da mesma opinião que esse jornalista, para quem não se lembra, o Continente sempre foi o Hipermercado mais caro da Madeira, agora não sei porque já não vivo aí e pelo que sei as coisas mudaram muito, mas não é por ter mais Hipermercados que ele Belmiro vai baixar os preços, bem pelo contrário, prefiro então que vendam a um padeiro Venezuelano rico, para que abra um Hiper Caracas. Lol ..tudo menos mais Continentes caros a dominar toda a região!

ricardoggoncalves
March 16th, 2013, 04:24 PM
Isto pode ser um investimento para o Grupo Sonae, quem não nos garante que ele depois venderá as lojas a outro grupo?

CLX88
March 16th, 2013, 08:55 PM
Isto pode ser um investimento para o Grupo Sonae, quem não nos garante que ele depois venderá as lojas a outro grupo?

Pois no caso de Santa Cruz e Machico, o Continente vai ficar com 3 supermercados que não distam 3 quilómetros uns dos outros, o mesmo se passa na Ribeira Brava. (Espero que a AdC tenha em conta estas situações)

Quanto ao Belmiro comprar para vender a outro, isto significa vender mais caro do que comprou, não acredito que apareça alguém com muitos €.

A esperança só resta na AdC, vamos lá ver o que dizem :nuts:

faialense
March 17th, 2013, 12:35 AM
Duvido que a AdC obstaculize esta transação, na medida em que tal chumbo se traduzirá na perda de dezenas de postos de trabalho e perante a presumível ausência doutros concorrentes perfilados para o negócio.

Por muito que nos custe assistir a um duopólio assimétrico, com um player a dominar 2/3 do mercado do retalho alimentar na Madeira, sempre será um cenário preferível ao encerramento de todos os Hiper Sá e despedimento dos seus funcionários.

Poderá ainda haver um ponto positivo neste aumento do parque de lojas do Continente, que é a economia de escala potenciada por este acréscimo de área de vendas, podendo conduzir a uma maior margem negocial do Grupo Sonae nas tarifas do transporte de mercadorias para a Madeira. Com tantos hipers, quase que compensa à Sonae fretar um navio só para assegurar o abastecimento de suas lojas (Continente e retalho especializado) ou então guindar a sua Atlantic Ferries para um patamar superior...

Resende13
March 17th, 2013, 01:55 AM

A Sonae só faz isso se for obrigada.

klugway
March 17th, 2013, 06:58 PM
Poderá ainda haver um ponto positivo neste aumento do parque de lojas do Continente, que é a economia de escala potenciada por este acréscimo de área de vendas, podendo conduzir a uma maior margem negocial do Grupo Sonae nas tarifas do transporte de mercadorias para a Madeira. Com tantos hipers, quase que compensa à Sonae fretar um navio só para assegurar o abastecimento de suas lojas (Continente e retalho especializado) ou então guindar a sua Atlantic Ferries para um patamar superior...

A ideia de ter um navio apenas para si não me parece viável até por causa da frequência de viagem que um só navio conseguiria imprimir criando um problema ao nível dos produtos preciveis. ok ok eu sei que podia ser adoptado um modelo misto mas gostei muito mais da segunda ideia, ie Atlantic Ferries.

Vejo a inserção de um "novo" armador/operador de carga para a Madeira com uma grande mais valia se não uma necessidade e um vinculo permanente com uma cadeia de supermercados com o Continente ajudaria a garantir a sua viabilidade. Se o serviço fosse ferry até chegaria a ganhar com o negócio da concorrente pois a rapidez aliada a um bom planeamento de viagens poderia ser uma mais valia para o Pingo Doce..

Bem mas isto é a minha opinião, não sou nenhum expert nem nada que se pareça.

faialense
March 17th, 2013, 07:48 PM
Pois, eu também não, mas atendendo a que a Sonae já tem um modelo de transporte marítimo-fluvial, ainda que em pequena escala, com a Atlantic Ferries em Tróia, e que o extinto ferry do Armas tinha a dupla valência de transporte de passageiros e viaturas pessoais e de mercadorias, acho que estará aí um modelo de negócio para a Sonae explorar...

Os produtos comercializados pela Sonae MC e Sonae SR viriam em camiões TIR nesse ferry, tal como acontecia no Armas.

Quem sabe se não estará aqui a solução para o Atlântida dos ENVC...

klugway
March 17th, 2013, 08:21 PM
O Atlântida não me parece, é demasiado pequeno e lento. Mas nem que no começo usassem um ferry menos moderno para "testar" as águas e entretanto encomendar a um estaleiro Português algo pensando de raíz para a linha.

Mas sim parece que estamos na mesma página em relação ao serviço ferry então :P

Faz me impressão haver tanta gente a favor e com interesse em usar uma linha do género, e esta se ter extinguido nas mãos da Naviera Armas sem que apareçam alternativas..

CLX88
March 17th, 2013, 09:52 PM
Pois, eu também não, mas atendendo a que a Sonae já tem um modelo de transporte marítimo-fluvial, ainda que em pequena escala, com a Atlantic Ferries em Tróia, e que o extinto ferry do Armas tinha a dupla valência de transporte de passageiros e viaturas pessoais e de mercadorias, acho que estará aí um modelo de negócio para a Sonae explorar...

Os produtos comercializados pela Sonae MC e Sonae SR viriam em camiões TIR nesse ferry, tal como acontecia no Armas.

Quem sabe se não estará aqui a solução para o Atlântida dos ENVC...

O Atlântida é um péssimo navio, sem ser o problema de ser lento, a localização da rampa na lateral da popa não permite uma boa operação portuária, foi um navio feito a pensar nos Açores em portos pequenos e sem rampas Ro-Ro.
Agora, foi os Açores a encomendar o navio, com as características para operar nas suas ilhas eles que fiquem com ele...

Desculpem este off-topic

faialense
March 17th, 2013, 10:25 PM
O Atlântida é um péssimo navio, sem ser o problema de ser lento, a localização da rampa na lateral da popa não permite uma boa operação portuária, foi um navio feito a pensar nos Açores em portos pequenos e sem rampas Ro-Ro.
Agora, foi os Açores a encomendar o navio, com as características para operar nas suas ilhas eles que fiquem com ele...

Desculpem este off-topic

Sim, o Atlântida seria uma solução de recurso manhosa mas como está disponível e a apodrecer nas docas de Viana, poderia ser empregue a custo da uva mijona enquanto não chegasse um navio mais apropriado para o efeito...

azoresshop
March 17th, 2013, 10:49 PM

Desculpem este off-topic

Todos os portos dos Açores (à excepção do Corvo) já têm rampas ro-ro e o Atlântida deixou de ser um navio ajustado à nossa realidade. Os estaleiros que encontrem uma nova solução já que os termos do contrato não foram cumpridos.

Se o Armas deixou de operar na Madeira foi por conta e responsabilidade do Governo Regional, que nada fez para manter o serviço.

klugway
March 18th, 2013, 12:24 AM
CLX88, muito bem apontado a disposiçao da rammpa.

O Atlântida encontra-se em Lisboa já desde Setembro de 2011 na altura existiria interessados no navio mas isso é o que diziam as noticias daí à realidade não sei se temos muito ou pouco a percorrer.

Independentemente da realidade dos Açores ter se alterado ou não estes teriam de aceitar o navio se, claro, o navio tivesse obedecido aos critérios contratados.

Segundo li o navio precisou de lastro extra para resolver problemas de estabilidade e perdeu alguma capacidade de carga para além de que a velocidade ficou um pouco abaixo e apesar de ser uma perda à primeira vista marginal tem um grande impacto uma vez que se está a gastar combustível para transportar lastro em vez de carga que para além de ser um custo em si também impede maiores ganhos por meio do transporte de mais carga.

Por isso se tudo isto que referi se verificar a ser verdade acho muito bem que não aceitem o navio como aliás o fizeram, agora o navio tem de ser vendido ou reconvertido a fim de ser vendido.

Quanto ao Armas, também acredito que sim, e mais revoltante foi a atitude da Secretaria ou ministra que já nem sei que nomes estes senhores e senhoras têm ao vir para os meios de comunicação social dizer que o ferry não representava uma grande perda, nem uma grande cota do mercado ... especialmente depois de este serviço ter sido condicionado desde o inicio.

Mas voltando aos supermercados, independentemente de ficar tudo Continente ou de os planos da Sonae serem mais complexos nomeadamente com uma revenda no futuro ou outros cenários, o que eu espero é que o processo ganhe rapidez pois a situação actual a meu ver é pior que os restantes cenários possíveis.

Peço desculpa pela extensão deixei-me levar :P

Mathmos
March 18th, 2013, 02:27 AM

Desculpem este off-topic

Concordo contigo CLX88, dá-me até vontade de rir ouvir tal absurdo, mandaram fazer essa carcaça, agora deviam ser obrigados a ficar com ela, não é mandar fazer coisas que não prestam e depois deitar os prejuízos todos em cima dos estaleiros, acho que nem é preciso ser muito esperto para saber que o Atlântida não presta para fazer travessias Atlânticas entre Madeira e Lisboa, o próprio Lobo Marinho que é um óptimo navio, também não presta e o que o Armas estava a operar também não era o ideal, isto dito pelo próprio António Armas em conversa comigo, porque apesar de ter uns óptimos estabilizadores, coisa que o Lobo Marinho não tem e duvido muito menos que os Atlântida tenham, daí o Armas ter mandado construir 3 super ferrys para fazer a travessia entre Canárias, Funchal, Açores e Algarve e outra nova rota, como os cabrões do Governo da RAM o queriam expulsar da Madeira, para beneficiar os Sousas e a Sonae e de tudo fizeram para tornar-lhe a vida num Inferno, ele depois de ter perdido alguns milhões com a rota que dava prejuízo por estar a ser operada com um navio pequeno, apesar de maior que o Lobo Marinho e visto que o proibiram-no de usar o Super ferry construído de propósito para a Madeira e não só e visto que ele já não precisava de defender mais a sua honra e razão, uma vez que o tribunal deu-lhe razão sobre as acusações que lhe tinham feito para expulsar da Madeira e Portugal, ele cagou para a Madeira e apontou baterias para quem não é mal agradecido, quanto a mim fez ele muito bem, eu não teria aturado metade do que ele aturou, nem suportado tanto prejuízo!

Quanto à Sonae, não percebi qual seria o interesse aqui apontado da mesma adquirir mais uma empresa de navios de contentor ou ferry e de até adquirir os navios sucata Atlântida que ninguém quer, uma vez que a Sonae já possui esse mesmo ramo de negócio com os navios de contentores Box Lines e que até já operam para a Madeira à muitos Anos, tal como os Sousas e nem por isso baixaram os preços como aqui também foi sugerido, bem pelo contrário, realmente não percebi a sugestão de tanto disparate aqui proposto.

azoresshop
March 18th, 2013, 02:40 AM
Concordo contigo CLX88, dá-me até vontade de rir ouvir tal absurdo, mandaram fazer essa carcaça, agora deviam ser obrigados a ficar com ela, não é mandar fazer coisas que não prestam e depois deitar os prejuízos todos em cima dos estaleiros.

A isto é que se chama uma pessoa coerente (not) :okay:

CLX88
March 18th, 2013, 10:39 AM
Quanto à Sonae, não percebi qual seria o interesse aqui apontado da mesma adquirir mais uma empresa de navios de contentor ou ferry e de até adquirir os navios sucata Atlântida que ninguém quer, uma vez que a Sonae já possui esse mesmo ramo de negócio com os navios de contentores Box Lines e que até já operam para a Madeira à muitos Anos, tal como os Sousas e nem por isso baixaram os preços como aqui também foi sugerido, bem pelo contrário, realmente não percebi a sugestão de tanto disparate aqui proposto.

Só um esclarecimento, a BOXLINES já não pertence a Sonae foi comprada a uns anos pelo Grupo Sousa.

SR-71
March 18th, 2013, 11:13 AM
Tudo o que tenha a ver com "o mar" e a forma como Portugal olha para isso só mostra a forma como fomos e estamos a ser geridos. Para um estrangeiro mais atento (e até para um extraterrestre que nos vê de cima) deve ser incompreensível ver como um país como este consegue fazer tão pouco com o mar que tem.

Mathmos
March 19th, 2013, 01:12 AM
Só um esclarecimento, a BOXLINES já não pertence a Sonae foi comprada a uns anos pelo Grupo Sousa.

Desconhecia, mas obrigado pelo esclarecimento CLX88, sempre é bom aprender e cultivar o nosso saber, mas o que tenho a dizer sobre esse péssimo negócio, ruinoso para a região, que pelos vistos foi aprovado pela ADC e que eu desconhecia, só demonstra que a situação ainda é mais grave do que pensava, não admira que o povo na Madeira ande a passar fome e que seja tudo tão caro, esse Sousa devia ser preso e o governo também por andarem a roubar o povo, destruir e empobrecer a economia da Madeira e as famílias, é um crime tudo o que se passa impunemente sem que ninguém faça ou possa fazer alguma coisa, tenho muito pouca esperança no futuro da Madeira, por isso saí daí.

Concordo contigo SR-71, no que toca a Mar e gestão de seus recursos humanos, Portugal é rei na incompetência e incapacidade de gerir e aproveitar a riqueza que possui, destruíram e deixaram ultrapassar todos os meios navais que tinham, acredito que se os nossos antepassados Reis e descobridores vanguardistas, visionários, muito avançados para além da sua época, que tornaram o Mundo redondo e inventaram a globalização, se estivessem vivos e vissem o quão fraco e obsoleto se tornou o nosso poderio e espolio naval, envergonhar-se iam do que se tornou este território Luso fortemente saqueado por partidos políticos e arruinado sem esperança, em que o único futuro que tem é lamber as botas às grandes potências, do qual já foi líder um Dia e que agora não mais passa de uma mera província da Europa. Enfim..quanto aos transportes marítimos em Portugal e na Madeira particularmente, se não for o Armas ou os espanhóis a tomar medidas e a investir, fazer pressão com o poder político de Portugal e Madeira principalmente, porque é o maior obstáculo, pelo proteccionismo cego, maternal e de interesse pessoal e financeiro que faz ao Sousa em desgraça e contra o povo, se não for os espanhóis a apostar neste País, duvido que alguma coisa aconteça, porque se forem a esperar por armadores portugueses, bem podem sentar-se numa cadeira bem confortável, porque não vai acontecer nada, a não ser ficarem com o rabo bem quadrado, vai ficar tudo na mesma e atrasado como já vai sendo costume e tradição neste País!

ricardoggoncalves
March 19th, 2013, 01:48 AM
tenho muito pouca esperança no futuro da Madeira, por isso saí daí.

Desculpa estar a citar esta parte do teu discurso, mas considero um erro comum das pessoas que saem da Madeira por qualquer motivo! E emigrar para Lisboa também não é ir para muito melhor e sei o que digo... Pode representar um progresso se tiveres uma boa proposta de trabalho, mas isso também pode acontecer a uma pessoa de qualquer parte do país, se tiver uma melhor oportunidade de trabalho na Madeira...

klugway
March 19th, 2013, 02:23 AM
Em toda a regra há excepção, o que quero com isto dizer é que podemos sempre ter esperança mesmo no mar que tem sido tão maltratado por (quase todos) nós portugueses.

A compra dos navios da extinta CIC por um português é um sinal promissor desse tipo de excepção. O navio Funchal já retomou os trabalhos de conversão para os parâmetros exigidos por lei, entretanto o Arion já chegou a Lisboa à poucos dias depois de ter sido levantado o arresto do navio e o Athena e o Princess Danae que estão em Marselha deverão iniciar viagem para Lisboa em breve.

Este é um projecto que gostava muito de ver vingar.

Eu compreendo a revolta e o sentido de impotência expressado porque o sinto também mas acho que se deve começar a dar mais voz ao pouco que de bom se faz por este país e incentivar os jovens a estudarem as áreas do mar.

O curso de Engenharia Naval em portugal por exemplo só é leccionado no IST de Lisboa e tem normalmente uma média de 10 alunos por ano acho que é de facto proporcional à nossa actividade maritima...

Mas volto a salientar há excepções e na minha opinião acho que devemos dar voz a esses pequenos triunfos.

No douro, a DouroAzul acabou de receber dois novos cruzeiros de rio construídos na NavalRia - Portugal..

Eu sei que por cada um destes triunfos conseguimos dizer dois ou três fracassos mas enquanto eu passo a vida a ouvir falar do Atlantida e dos NPO e dos Submarinos ninguém fala que começamos a exportar pequenos navios para países africanos, os desempenhos excepcionais de alguns dos nossos portos comerciais quase passam despercebidos, ... como é que um jovem pode sequer pensar um dia estar envolvido na construção de navios se isso é uma realidade completamente abstracta para ele?

Bem mas acho que estou já bem longe do tema deste tópico as minhas desculpas...

Mathmos
March 20th, 2013, 11:24 PM
Desculpa estar a citar esta parte do teu discurso, mas considero um erro comum das pessoas que saem da Madeira por qualquer motivo! E emigrar para Lisboa também não é ir para muito melhor e sei o que digo... Pode representar um progresso se tiveres uma boa proposta de trabalho, mas isso também pode acontecer a uma pessoa de qualquer parte do país, se tiver uma melhor oportunidade de trabalho na Madeira...

Tens razão, as coisas em Lisboa não estão lá muito bem, mas ainda assim está muito melhor que na Madeira, a Madeira simplesmente de à uns 4 ou 6 Anos atrás, parou no tempo e em muitos casos a maioria, até volto atrás no tempo e regrediu bastante, nada se passa aí e tudo fecha ou é deixado ao abandono, basta olhar para estes fóruns em que não se vê ninguém a postar nada de novo, porque simplesmente nada se passa, a não ser retrocessos de obras que estavam feitas e concluídas, serem destruídas por intempéries, ou por falta de manutenção e muita incompetência ou deixadas ao abandono, hoje considero que há cada vez menos novidades aí, o que de bom tinha-mos está a desaparecer tudo, o Lido que era um dos maiores ícones do Funchal, simplesmente deixaram ficar abandono de forma criminosa a degradar-se cada vez mais com o passar do tempo, a Quinta Magnolia idem, fizeram o mesmo destruíram e deixaram ao abandono, tiraram de lá a piscina que era uma das maiores atracções da quinta, entre muitos outros exemplos pela Ilha toda, a única coisa que se passa aí neste momento é a construção do novo cais do Funchal a alteração da foz das ribeiras a meu ver algumas de caris duvidoso e desnecessário, com alguns excessos, como no aso da destruição da rotunda do Infante e muitas falências e desemprego, podia ficar aqui a dar mais exemplos, mas julgo ser desnecessários, a verdade é que a Madeira deixou de ter condições de sobrevivência para quem habita aí e não é rico e vocês sabem disso, é tudo caro e os responsáveis por esse nível de vida insustentável tem rostos e são conhecidos de todos vós, são os Sousas que roubam-nos descaradamente e o Governo da RAM que os protege e permite que roubem a ilha toda, porque também recebem a sua parte do roubo efectuado ao povo. Só existe uma solução, dissolver o governo, a assembleia e todos os partidos e empresas que operam com a protecção do governo, Sousas, Sá, Afa, etc, acabar com esses parasitas gatunos e mete-los a todos num navio de contentores com destino a uma tempestade Atlântica, ou construir uma prisão de alta segurança num ilhéu das Ilhas Selvagens, bem vigiado e longe da Madeira ou então no meio do deserto Saara a serem alimentados a pão e pingos de água, porque já comeram, beberam e fumaram charutos cubanos à nossa custa, manda-los para onde não possam fazer mais mal nenhum à bela Pérola do Atlântico e seus habitantes, isto seria o ideal, claro que não passa apenas de um desejo de justiça para todo o povo que tem passado dificuldades e de certa forma obrigado a imigrar por responsabilidade e ganância de tanto parasita mamão, que está aí na Assembleia, Governo e Empresas da Madeira "nova"!

CLX88
March 21st, 2013, 02:03 PM
Voltando ao caso SÁ/Continente, ontem no telejornal da RTP-Madeira foi dito que Terça-Feira termina o prazo para os credores reclamarem do negócio.

http://www.concorrencia.pt/vPT/Controlo_de_concentracoes/Decisoes/Paginas/pesquisa.aspx?pNumb=10&yearNot=2013&pag=1&doc=False

Mathmos
March 26th, 2013, 11:51 PM
Alguma novidade sobre este caso? Foi-me dito que aqui em Lisboa, onde era um Sá no Campo Pequeno, abriu um Pingo Doce, não sei se é verdade, provavelmente o Sá vendeu ou alugou a sua participação à Jerónimo Martins, logo que possa vou lá averiguar se realmente abriu um PD.

http://db2.stb.s-msn.com/i/0B/22BEEF834A79C366E5EB9F66168A_h284_w430_m2_q80_cVuzgCgqF.jpg

Encontrei esta imagem na net e achei curiosa, será que já abriu?

http://madeiraislanddirect.com/blog/wp-content/uploads/2009/12/madeiranewsblog0912sheilasillysignshipersa.jpg

ricardoggoncalves
March 27th, 2013, 12:03 AM
Alguma novidade sobre este caso? Foi-me dito que aqui em Lisboa, onde era um Sá no Campo Pequeno, abriu um Pingo Doce, não sei se é verdade, provavelmente o Sá vendeu ou alugou a sua participação à Jerónimo Martins, logo que possa vou lá averiguar se realmente abriu um PD.

http://db2.stb.s-msn.com/i/0B/22BEEF834A79C366E5EB9F66168A_h284_w430_m2_q80_cVuzgCgqF.jpg

Encontrei esta imagem na net e achei curiosa, será que já abriu?

http://madeiraislanddirect.com/blog/wp-content/uploads/2009/12/madeiranewsblog0912sheilasillysignshipersa.jpg

Já deu para perceber que tens uma revolta contra a Madeira...

CLX88
March 27th, 2013, 12:11 AM

Sim já abriu um Pingo Doce onde funcionava o Sá no Campo Pequeno, quanto a segunda imagem é de São Vicente e como é do conhecimento geral o SÁ não avançou com esse supermercado.

Mathmos
March 27th, 2013, 12:20 AM
Lol, bem pelo contrário ricardoggoncalves, cada um intende como bem quiser, ou então deves ter a mania da perseguição, para isso há remédios e especialista para tratar, mas é que nem vou fazer caso, perder tempo ou alimentar tal alucinação ou afirmação sem fundamento, já a minha avó dizia para deixar os loucos com a sua mania e não os contradizer!

Mathmos
March 27th, 2013, 12:24 AM
Sim já abriu um Pingo Doce onde funcionava o Sá no Campo Pequeno, quanto a segunda imagem é de São Vicente e como é do conhecimento geral O SÁ não avançou esse supermercado.

Obrigado CLX88, tenho de lá ir ver, quanto a São Vicente desconhecia, logo não deve ser do conhecimento geral, talvez geral das pessoas de São Vicente, mas e quanto aos desenvolvimentos das lojas na Madeira, alguma novidade ou a Autoridade da Concorrência ainda está a dormir sobre o assunto?

ricardoggoncalves
March 27th, 2013, 12:34 AM
Lol, bem pelo contrário ricardoggoncalves, cada um intende como bem quiser, ou então deves ter a mania da perseguição, para isso há remédios e especialista para tratar, mas é que nem vou fazer caso, perder tempo ou alimentar tal alucinação ou afirmação sem fundamento, já a minha avó dizia para deixar os loucos com a sua mania e não os contradizer!

Obviamente que o Sá não está em condições de abrir lojas... Para além de que aquela imagem, parece-me sátira...

Mathmos
March 27th, 2013, 01:02 AM
Obviamente que o Sá não está em condições de abrir lojas... Para além de que aquela imagem, parece-me sátira...

Mas foi mesmo sátira, não vejo em quê que uma pequena piada com uma casa do Sá em ruínas a anunciar que será um hiper ofende alguém, parece-me ter sido obvio o humor negro da coisa, não percebo onde é que está a ofensa, quem quer que seja percebe isso e muito menos percebo e consigo aceitar em algum momento que seja contra a Madeira, então aí é o exagero absoluto, já parece a teoria da conspiração, sinceramente nada a ver, quanto ao Sá não tenho pena nenhuma, tem o que plantou, ele vive numa quinta enorme com todos os requintes e qualidade de vida superior a qualquer um dos comuns mortais, viveu e ainda vive acima dos seus limites, a custa dos milhões dos fundos europeus e dos clientes como eu e em geral, foi um péssimo gestor, arruinou um império em 3 tempos, agora não peças é para ter pena dele, que eu não tenho, por amor de Deus, ele está muito melhor do que eu que vivo em Lisboa numa casa arrendada e também melhor que tu, suponho a não ser que sejas milionário, é sátira sim e a intenção foi fazer rir, agora não tenho é culpa que tenhas-te ofendido!

faialense
March 27th, 2013, 01:09 AM

Aquela tarja tem mais de 3 anos. Lembro-me dela aquando da minha primeira ida ao Arraial de S.Vicente. Estavamos nos tempos em que o comendador Jorge Sá, todo bazófias, afirmava que iria cilindrar a concorrência na Madeira... :nuts:

CLX88
April 11th, 2013, 11:57 AM
Aqui há umas novidades sobre o processo de revitalização do Grupo SÁ

http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2013/04/economia.html#links

Já a alguns dias que não se sabia de novidades desta caso, quanto a AdC esta a demorar a dar o seu parecer final. :bash:

Mathmos
April 11th, 2013, 12:31 PM
Aqui há umas novidades sobre o processo de revitalização do Grupo SÁ

http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2013/04/economia.html#links

Já a alguns dias que não se sabia de novidades desta caso, quanto a AdC esta a demorar a dar o seu parecer final. :bash:

Quanto à ADC, já era de esperar e não é novidade que órgãos de justiça e regulação deste País, funcionam a passo de Carol, diria mesmo que são ultrapassados por qualquer Caracol por mais lento que seja e não ficaria nada admirado se levassem Anos a tomarem uma medida, isto é apenas o espelho deste País de Mer...atrasado, cheio de burocracias e leis em cima de leis que só servem para complicar e atrasar tudo, a meu ver com um propósito e quem se sai sempre bem são os tubarões, porque o mais comum dos mortais sai sempre prejudicado, as leis estão feitas para não serem cumpridas, prescreverem com o tempo e protegerem os criminosos, essa é que é a verdade e por isso que este País atrasado e gerido por corruptos, nunca vai andar para a frente ou ser alguém!

CLX88
April 15th, 2013, 11:33 AM
In DN Madeira 14/04/2013

http://imageshack.us/a/img163/61/44711778.png

CLX88
April 23rd, 2013, 10:57 AM
Esta semana promete muitas novidades...

In Jornal da Madeira 23/04/2013

http://imageshack.us/a/img28/5405/93221571.png

In DN Madeira 23/04/2013

http://imageshack.us/a/img15/1459/23740423.png

CLX88
April 27th, 2013, 11:22 AM
DN Madeira 27/04/2013

http://imageshack.us/a/img703/9323/60983114.png

CLX88
April 30th, 2013, 10:35 PM
Via dnoticias.pt

Credores aprovam plano de revitalização do grupo Sá
71% dos credores votaram a favor

A maioria dos credores aprovou o plano especial de revitalização da empresa madeirense Jorge Sá, detentora da rede de supermercados Sá, disse hoje à agência Lusa o administrador judicial provisório Napoleão Duarte.
"Do total de votos expressos, 71% dos credores votaram a favor, 29% contra", disse Napoleão Duarte, explicando que votaram cerca de 86% dos 1.270 credores reconhecidos que reclamam créditos na ordem dos 110 milhões de euros.
A generalidade dos trabalhadores votou a favor deste plano, assim como a generalidade dos bancos, a Segurança Social e o Estado, informou.
O responsável acrescentou que esta semana vai entregar pessoalmente a ata da votação no Tribunal Judicial do Funchal, explicando que se segue um prazo para impugnações.
Caso não ocorram, o plano é homologado, declarou Napoleão Duarte, admitindo que, com esta decisão, possa avançar a compra, por trespasse, de nove lojas da sociedade Jorge Sá pela Modelo Continente, cuja decisão está dependente da Autoridade da Concorrência.
O plano especial de revitalização prevê, quanto à banca, a amortização extraordinária do capital de 1,5 milhões de euros, valor repartido pelos bancos que detêm maior percentagem de créditos, adiantou à Lusa fonte ligada ao processo.
Acresce uma amortização extraordinária do capital de 790 mil euros por parte de outras instituições bancárias.
Sobre os créditos laborais, os trabalhadores "têm direito ao capital total em dívida".
"Estes valores serão pagos numa única prestação, a vencer-se nos 30 dias posteriores à verificação cumulativa de duas condições, o trânsito em julgado da sentença de homologação do plano e o pagamento do valor do trespasse [pela Sonae]", referiu a mesma fonte.
Relativamente aos credores comuns, onde se incluem prestadores de serviços, fornecedores de mercadorias e alguns bancos, o plano contempla "uma redução em 35% do capital total em dívida, o pagamento de 36,6 por cento do capital total em dívida em 60 prestações trimestrais", isto também cumulativamente ao trânsito em julgado da sentença de homologação do plano e o pagamento do valor do trespasse.
Os 36,6% serão pagos em 60 prestações trimestrais, que acabam em 2028, sendo que o capital remanescente - 26,7 por cento do capital total em dívida - será pago depois de cumprido todo o plano.
A compra por trespasse de nove lojas na Madeira da sociedade Jorge Sá pela Modelo Continente foi notificada em março à Autoridade da Concorrência (AdC), que tem de se pronunciar sobre a operação de concentração.
A Concorrência aguarda agora "quaisquer observações de terceiros interessados sobre a operação de concentração" para decidir sobre a sua oposição ou luz verde à operação, segundo o aviso de notificação publicado na página da internet da AdC.
A Sonae MC, dona dos supermercados Continente, informou que vai assegurar os cerca de 500 postos de trabalho nos nove estabelecimentos a trespassar e reforçar a sua posição no mercado regional, onde tem já oito estabelecimentos comerciais.
As nove lojas distribuem-se pelos concelhos do Funchal (Santo António, São Martinho e Seminário), Ribeira Brava, Câmara de Lobos (Estreito de Câmara de Lobos), Santa Cruz (Camacha e Santa Cruz), Machico e Santana.
Na posse da Jorge Sá continuarão 14 lojas, de pequena e média dimensão, por toda a ilha.

SR-71
May 2nd, 2013, 06:24 PM
Está no site do Diário (http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/384092-autoridade-da-concorrencia-aprova-negocio-sacontinente):

Autoridade da Concorrência aprova negócio Sá/Continente

Trespasse de nove dos hipermercados da Jorge Sá, S.A. fica assim com caminho livre

"O Conselho da Autoridade da Concorrência adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração". Assim começa o texto da decisão da AdC, que dá aval à compra, por meio de trespasse, de nove hipermercados da Jorge Sá, S.A. pelo Modelo Continente Hipermercados, S.A..

A decisão foi tornada pública hoje, e do texto retira-se ainda a nota que o negócio "não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado retalhista de base alimentar nos formatos hipermercado, supermercado e lojas discount nas seguintes dimensões geográficas".

De frisar que da aprovação desta operação dependia muito o sucesso do Processo Especial de Revitalização da Jorge Sá, S.A., que também já foi aprovado pela maioria dos credores.

CLX88
May 3rd, 2013, 10:58 AM
DN Madeira 03/05/2013

http://img546.imageshack.us/img546/2587/29749454.png

Three Of Five
May 3rd, 2013, 11:22 AM
DN Madeira 03/05/2013

O monopólio Sonae/Jerónimo Martins na Madeira.

CLX88
May 4th, 2013, 11:55 AM
DN Madeira 04/05/2013

http://imageshack.us/a/img33/8903/84739636.png

SR-71
May 4th, 2013, 12:15 PM
Aquele Sá de Câmara de Lobos explica em parte porquê o grupo faliu. Vejam o tamanho daquilo!! e é este, o de Santana e o de Machico: "tudo à grande" como diria o Nilton:

_CBtLiEi4NA

Mathmos
May 5th, 2013, 08:40 PM
Não afecta a concorrência, porque não existe concorrência, o que existe é uma concertação de preços entre os dois grandes, que nada abono em beneficio da população, mas festejem lá a desgraça da Madeira e do seu povo, se existe algum coisa de positivo é na recuperação do trabalho dos funcionários desses estabelecimentos, porque de resto é só a confirmação e agravamento do retrocesso de poder de compra da Madeira.

azoresshop
May 6th, 2013, 01:06 AM
Na minha opinião a única e exclusiva vantagem para a Madeira proveniente deste negócio foi a manutenção dos postos de trabalho.

De resto nada de bom... Logo uma das marcas mais caras.