View Full Version : Ponta Delgada | Retail Park

azoresshop
September 7th, 2011, 01:17 PM
Notícia Correio Económico:

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/jpimentel.jpg

DeBorla será uma das âncoras do empreendimento "Retail Park" da empresa J. Pimentel (Correio dos Açores/ Jornal Diário/ Blog "O Novo Açoriano")

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/19534_441568365503_441495790503_10859779_7611668_n.jpg

DeBorla vai abrir, ainda este ano, mais 2 lojas no Arquipélago dos Açores, aumentando assim para 3 o nº de lojas presentes na região.

Em finais de Outubro será Ponta Delgada a receber esta loja, inserida no 1º Retail Park da cidade, com inauguração prevista também para Outubro, que integrará a DeBorla como uma das principais âncoras do empreendimento. A loja de Ponta Delgada contará com cerca de 2.500 m2, e está a ser construída conjuntamente com o Retail Park nas antigas instalações do J. Pimentel (loja S. Miguel) na freguesia da Fajã de Baixo, arredores de Ponta Delgada.

Em Dezembro será a vez da cidade da Horta, na ilha do Faial, receber a Deborla, que irá localizar-se nas antigas instalações do J. Pimentel (loja Faial), na freguesia dos Flamengos, arredores da cidade, e irá contar com cerca de 1500 m2 de área de venda, constituindo assim a 1ª loja do género a abrir na ilha do Faial.

"Os Açores sempre representaram um mercado de referência para a DeBorla, onde temos umas das lojas que mais facturam no país, na ilha Terceira", revelando Jorge Queirós que esta expansão é fruto da confiança depositada pelos açorianos na Deborla, afirmando que "ainda podemos crescer mais na região".

A DeBorla dispõe de lojas de norte a sul de Portugal Continental, e arquipélagos (Açores e Madeira), tendo iniciado a sua extensão aos Açores, em Outubro de 2008 quando abriu a 1ª loja nas ilhas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no Retail Park da cidade, na zona industrial.

migminho
September 7th, 2011, 01:29 PM
A area que vi hoje estar a ser intervencionada é a que aparece na foto acima. Apesar de ter reparado que o armazem já se encontra totalmente vazia ainda tem os reclames luminosos a dizer J. Pimentel. Achas que aquele armazem tem os 2500 m2?

azoresshop
September 7th, 2011, 01:31 PM
Só a área de exposição não tem os 2500 m2 de certeza (deve ter 1500 m2)... Mas se contarmos com aquele edifício mais alto ao lado atinge à vontade os 2500 m2 :yes:

migminho
September 7th, 2011, 01:37 PM
Pergunto isto, pq foi o unico edificio que vi com obras e com trabalhadores no interior.

Green Lion
September 7th, 2011, 01:39 PM
A DeBorla vai ficar onde a J Pimentel tinha a exposição de casas de banho e cozinhas, certo?
Depois ainda há a zona onde a J Pimentel vendia ultimamente as ferragens e os armazéns que não eram acessíveis ao público (penso eu). Pelas imagens do google maps os armazéns são bem grandes.

Não sei o que vão fazer com o parque de estacionamento, parece-me que tem poucos lugares.

azoresshop
September 7th, 2011, 01:42 PM
A DeBorla vai ficar onde a J Pimentel tinha a exposição de casas de banho e cozinhas, certo?
Depois ainda há a zona onde a J Pimentel vendia ultimamente as ferragens e os armazéns que não eram acessíveis ao público (penso eu). Pelas imagens do google maps os armazéns são bem grandes.

Não sei o que vão fazer com o parque de estacionamento, parece-me que tem poucos lugares.

Exatamente :yes: esses armazéns ficam atrás do portão grande... Estacionamento até tem suficiente, porque todo aquele largo do J Pimentel tem bastantes espaços de estacionamento... Agora não sei é se vão reabilitar aquilo.

azoresshop
September 7th, 2011, 01:43 PM
Pergunto isto, pq foi o unico edificio que vi com obras e com trabalhadores no interior.

E estavam muitos trabalhadores? E já agora, a área estava vedada?

migminho
September 7th, 2011, 01:46 PM
E estavam muitos trabalhadores? E já agora, a área estava vedada?

Pelo que consegui ver tinha apenas 3 homens dentro do edificio, atenção podiam estar outros noutros zonas. Também estavam 2 homens cá fora a conversar. Aquilo ainda nao se encontra vedado.

azoresshop
September 7th, 2011, 01:47 PM
Pelo que consegui ver tinha apenas 3 homens dentro do edificio, atenção podiam estar outros noutros zonas. Também estavam 2 homens cá fora a conversar. Aquilo ainda nao se encontra vedado.

Está atrasadinho então... Mas como é reabilitação do edifício talvez demore menos tempo... Agora, abrir em Outubro, isso é que já pode ser uma tarefa mais complicada...

migminho
September 7th, 2011, 01:54 PM
Está atrasadinho então... Mas como é reabilitação do edifício talvez demore menos tempo... Agora, abrir em Outubro, isso é que já pode ser uma tarefa mais complicada...

Também achei aquilo muito atrasado, nao sei como vai abrir em outubro, visto que por exemplo o Recheio levou 3 meses para reabilitar o edificio.

azoresshop
September 7th, 2011, 01:56 PM
sim, mas o Recheio também começou devagar e depois é que foi ganhando força principalmente na quantidade de mão de obra, e de máquinas envolvidas :yes:

migminho
September 8th, 2011, 12:11 PM
Deixo aqui a Lista de algumas marcas que segundo o sinte infofranchinsing tem Ponta Delgada como zona prioritária para abrir o seu negócio:

ROX - Loja portuguesa de artigos desportivos
Subway - Fast Food
SPAR - Supermercados
Demove Car Service - Reparação automovel
Alguma destas poderá quem sabe abrir no rentail park. Depois temos ainda as já faladas BRINKA e Staples que poderão rumar para este rentail park caso o da Grotinha não avance por falta de financiamento.

azoresshop
September 8th, 2011, 04:02 PM
Bem, o Subway já existe nos Açores (Praia da Vitória, Terceira), por isso não me surpreendia se tentassem abrir uma loja em Ponta Delgada :yes: São boas hipóteses, veremos... Acho que também poderiam apostar numa SportZone para esse retail...

migminho
September 8th, 2011, 04:21 PM
Bem, o Subway já existe nos Açores (Praia da Vitória, Terceira), por isso não me surpreendia se tentassem abrir uma loja em Ponta Delgada :yes: São boas hipóteses, veremos... Acho que também poderiam apostar numa SportZone para esse retail...

A SportZone está fora de questão para aquele espaço.

azoresshop
September 8th, 2011, 04:36 PM
Mas até era uma boa aposta, já que a Decathlon vai estar em "stand alone" :yes:

migminho
September 8th, 2011, 04:46 PM
Sim seria uma boa aposta, o problema é que aqui nos Açores a SONAE/INSCO quer investir sozinha, sem ser em rentail park

azoresshop
October 24th, 2011, 10:25 PM
1ª Loja do J Pimentel Retail Park - DeBorla (Foto: deborla.pt)

A sério... Quem não seja de Ponta Delgada vai ter sérias dificuldades em saber onde é a loja... Apenas pelo nome "J Pimentel" se chega lá porque o resto :lol: (até incluíram a rotunda de Belém que já não existe desde 2009!)

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/Deborla1.jpg

nrtec
October 25th, 2011, 01:03 AM
Para quem ainda não reparou a J. Pimentel têm andado um pouco activa visto que já aparece com o site no google:
http://jpimentel.pt/

azoresshop
October 25th, 2011, 01:25 AM
Não sabia que já tinham site... Pelo menos a loja deles já está renovada e inaugurada :yes: Está bastante boa, comparativamente com antes.

Fernandes17
October 26th, 2011, 11:56 PM
1ª Loja do J Pimentel Retail Park - DeBorla (Foto: deborla.pt)

A sério... Quem não seja de Ponta Delgada vai ter sérias dificuldades em saber onde é a loja... Apenas pelo nome "J Pimentel" se chega lá porque o resto :lol: (até incluíram a rotunda de Belém que já não existe desde 2009!)

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/Deborla1.jpg

Bem este mapa tem muitos erros não só a rotunda que já desapareceu como também um estádio de futebol que fica localizado na Terceira, aquele é o estádio de São Miguel e não João Paulo II.

Fernandes17
October 26th, 2011, 11:58 PM
Mais uma coisa não sei se já repararam mas anda a passar na RTP-A publicidade do Deborla relativa á abertura e algumas campanhas de abertura que é algo pouco frequente aqui nos Açores apostarem em publicidade televisiva.

azoresshop
October 27th, 2011, 12:02 AM
um estádio de futebol que fica localizado na Terceira, aquele é o estádio de São Miguel e não João Paulo II.

Nem tinha reparado no pormenor do estádio :lol: Realmente é verdade... Podiam ter-se esforçado mais no mapa.

Quanto á publicidade, é verdade... É bem raro passarem spots de superfícies comerciais na RTP/Açores... Hoje já contei 4 spots de publicidade no canal, com mais incidência de manhã (antes do Bom Dia) e no intervalo do Telejornal, que são as horas onde há mais audiência, sem dúvida.

azoresshop
October 27th, 2011, 12:06 AM
Já agora para quem não conhece a nova loja J. Pimentel no Retail Park, aqui está ela: (Foto: Facebook J. Pimentel)

Devo dizer, que em comparação à loja antiga está 5*, diria até capaz de competir com a Maxmat e outras grandes empresas do ramo.

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/313109_279779902062600_234216989952225_880003_1859849579_n.jpg

Fernandes17
October 27th, 2011, 01:52 AM
Nem tinha reparado no pormenor do estádio :lol: Realmente é verdade... Podiam ter-se esforçado mais no mapa.

Quanto á publicidade, é verdade... É bem raro passarem spots de superfícies comerciais na RTP/Açores... Hoje já contei 4 spots de publicidade no canal, com mais incidência de manhã (antes do Bom Dia) e no intervalo do Telejornal, que são as horas onde há mais audiência, sem dúvida.

Pois mas este também é segundo sei um problema causado pela RTP porque razão a publicidade que vai ser emitida pela RTP-A tem de ser negociada pela direção do continente? O pessoal de cá não tem capacidade para tal...

azoresshop
October 27th, 2011, 09:23 PM
Por isso é que já se põe a hipótese da criação de um "Canal Açores" desanexado da RTP, de modo a garantir mais autonomia na televisão açoriana.

Fernandes17
October 28th, 2011, 12:33 AM
Pois seria 1 boa hipótese mas a nível financeiro não sei se fácil de por em prática... :S

azoresshop
October 28th, 2011, 04:49 PM
E já abriu o DeBORLA São Miguel no Retail Park :D

Estive lá à pouco e a loja parece-me bastante boa, quer a nível de preços, quer a nível de variedade... Para além de que a loja é mesmo enorme (2500 m2) Estavam bastantes pessoas a fazer compras na superfície e o parque de estacionamento estava quase lotado.

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/DeBorla-4.jpg

http://i1233.photobucket.com/albums/ff397/azoresshop/310981_10150894305395504_441495790503_21290441_1354890136_n.jpg

Green Lion
October 28th, 2011, 10:09 PM
Também já lá fui. Estava pilhado de gente, felizmente consegui logo um lugar para estacionar.
Mas já estou avisado para quando for a Decathlon, odeio procurar lugar para estacionar.

Gostei da variedade que têm em produtos de casa, como os produtos de casa de banho, cozinha, etc. Nos hipers não temos esta variedade.

Mas o que gostei mais, foi uma loirinha que estava à entrada no balcão das informações. :nuts:

Na altura não reparei, mas não me lembro de ter visto cadeiras, mesas, berbecues e outras coisas para por no jardim.

Dei uma olhadela na J. Pimentel, a única coisa que mudou foi mesmo o placard porque por dentro está completamente igual.

azoresshop
October 28th, 2011, 11:19 PM
Quando fui tinha bastante gente, mas o parque de estacionamento não estava completamente lotado (embora faltasse pouco), porque também detesto não ter lugar para estacionar (por isso é que evito ao máximo ir ao Parque Atlântico, nas tardes dos domingos antes do Natal :lol:)

Acho que a rapariga também estava lá quando fui :D É sem dúvida um foco para atrair clientes.

Os artigos de jardim acho que estão no 2º andar do J Pimentel, porque o DeBORLA não vende esse tipo de artigos, a não ser as casotas de cão e os cortadores de relva (mas não tenho a certeza). O J Pimentel no interior não mudou muito, mas é uma loja que simpatizo bastante, porque encontro sempre o que quero lá (ao contrário da Maxmat :ohno:).

Mas o DeBORLA foi um bom investimento para a ilha :yes:

faialense
October 29th, 2011, 01:46 AM
Por isso é que já se põe a hipótese da criação de um "Canal Açores" desanexado da RTP, de modo a garantir mais autonomia na televisão açoriana.

Só espero que não passe pela cabeça do Governo Regional aventurar-se neste tipo de empreitada...

Quem deve decidir avançar ou não com um canal de tv é o mercado. Se as iluminárias do Governo Regional acham que há apetência por parte dos espectadores por um canal com este perfil, então não devem faltar investidores privados com vontade de o explorar. Qualquer projecto duma tv "patrocinada" pelo poder público regional deverá ser imediatamente chumbada pela ERC.

E esse canal, a existir, deverá ser alvo duma monitorização constante por parte das entidades reguladores (ERC e ANACOM), para impedir qualquer espécie de "constrangimento" ou influência por parte do Governo Regional, nomeadamente através da publicidade institucional.

Já basta aqui na Madeira, a existência dessa excrescência do Jornal da Madeira - o pravda ilhéu. Era só que faltava termos uma réplica açoriana num meio com muito mais influência e visibilidade...

nrtec
October 29th, 2011, 01:57 AM
Bem, hoje entrei lá e parece ser um Deborla com tamanhos em base à maioria dos Deborla . Ainda falta algum material mas estão num bom caminho sem quaisquer dúvidas. Outro aspecto, o Deborla estava a rebentar pelas costuras e o Parque Atlântico estava digamos "limpinho". Nem reconheci o Continente esta sexta, estava tão vazio e tudo por causa do Deborla. Depois de ter visto as instalações do J. Pimentel ainda tenho as minhas dúvidas quanto ao Retail Park.

azoresshop
October 29th, 2011, 02:05 AM
Só espero que não passe pela cabeça do Governo Regional aventurar-se neste tipo de empreitada...

Quem deve decidir avançar ou não com um canal de tv é o mercado. Se as iluminárias do Governo Regional acham que há apetência por parte dos espectadores por um canal com este perfil, então não devem faltar investidores privados com vontade de o explorar. Qualquer projecto duma tv "patrocinada" pelo poder público regional deverá ser imediatamente chumbada pela ERC.

E esse canal, a existir, deverá ser alvo duma monitorização constante por parte das entidades reguladores (ERC e ANACOM), para impedir qualquer espécie de "constrangimento" ou influência por parte do Governo Regional, nomeadamente através da publicidade institucional.

Já basta aqui na Madeira, a existência dessa excrescência do Jornal da Madeira - o pravda ilhéu. Era só que faltava termos uma réplica açoriana num meio com muito mais influência e visibilidade...

Atenção que é só uma hipótese... É claro que um canal 100% regional e autónomo tem as suas vantagens, mas tem os seus custos (e que custos).

Bem, hoje entrei lá e parece ser um Deborla com tamanhos em base à maioria dos Deborla . Ainda falta algum material mas estão num bom caminho sem quaisquer dúvidas. Outro aspecto, o Deborla estava a rebentar pelas costuras e o Parque Atlântico estava digamos "limpinho". Nem reconheci o Continente esta sexta, estava tão vazio e tudo por causa do Deborla. Depois de ter visto as instalações do J. Pimentel ainda tenho as minhas dúvidas quanto ao Retail Park.

Sim ainda faltam algumas coisas, mas agora é que vamos no 1º dia, têm tempo de repor o que falta :yes:

O PA estava com pouco movimento? Depende da hora que foste... Fui à hora de jantar e até estava com o movimento normal para uma sexta feira. Mas é normal que que o efeito novidade do Deborla tenha tido "danos colaterais" embora temporários.

O Retail Park, pelo o que vejo e realmente não há outra hipótese, deverá ser feito nos armazéns de trás.

nrtec
October 29th, 2011, 02:12 AM
Atenção que é só uma hipótese... É claro que um canal 100% regional e autónomo tem as suas vantagens, mas tem os seus custos (e que custos).

Sim ainda faltam algumas coisas, mas agora é que vamos no 1º dia, têm tempo de repor o que falta :yes:

O PA estava com pouco movimento? Depende da hora que foste... Fui à hora de jantar e até estava com o movimento normal para uma sexta feira. Mas é normal que que o efeito novidade do Deborla tenha tido "danos colaterais" embora temporários.

O Retail Park, pelo o que vejo e realmente não há outra hipótese, deverá ser feito nos armazéns de trás.

Sim, o PA estava com pouco movimento antes da hora de fecho do Deborla (20h). Hoje, as compras no Continente demoraram pouco tempo a ser pagas. Quando falei do Retail Park estava a dizer que é estranho abrir uma das ancoras agora e não abre mais nada já. O mais provável é que a J. Pimentel fique como está agora.

azoresshop
October 29th, 2011, 02:16 AM
Eu fui às 20:30 - 21, mas não fui ao Continente, fui à zona da restauração... A essa hora normalmente também já não costuma a ter tanta gente, mas é normal, o Deborla é "novidade" aqui na ilha, as pessoas têm curiosidade, a partir da semana que vem o efeito já passou :yes:

Os Retail Park's muitas vezes são assim, abrem uma ou 2 âncoras e meses depois abrem uma outra e assim sucessivamente... Se é este o caso do J Pimentel? Provavelmente :yes:

migminho
October 29th, 2011, 06:36 PM
Ouvi dizer por exemplo que o Rentail Park da Guarda levou cerca de 6 anos a estar tudo concluído. Por isso ter aberto só 2 lojas é perfeitamente normal

migminho
November 3rd, 2011, 02:41 PM
Reparei hoje quando fui ao Deborla numa coisa interessante, todos os armazens estão numerados, por exemplo o Deborla é o nº1 tem lá no placar, os outros armazens que estão fechados também tem nºs. Provavelmente é já para quando se instalarem novas empresas.

azoresshop
November 13th, 2011, 01:43 PM
Nova Revolução Comercial em Ponta Delgada: J. Pimentel quer criar Retail Parque (Jornal Terra Nostra)

http://www.publicor.pt/site/images/img2422_1321016380.jpg

O conhecido empresário Luís Pimentel, gerente da empresa de materiais de construção J. Pimentel está a dar corpo a um projeto de revitalização da zona comercial situada na estrada antiga da Ribeira Grande. A instalação do De Borla foi o primeiro passo desta aposta. No início do ano de 2012, Luís Pimentel espera ter já concluídos vários dos contatos que tem estado a estabelecer nos últimos meses. A ideia do empresário passa por criar naquela área um verdadeiro e importante Retail Parque.

(o resto na noticia apenas está disponível na versão impressa, vou ver se ainda a encontro nas bancas hoje)

azoresshop
November 13th, 2011, 10:23 PM
Bem, com sorte consegui encontrar o Terra Nostra no Ponto FM, e li a noticia por alto.

Consegui depurar o seguinte:
- O objectivo é instalar nos armazéns de trás do empreendimento várias empresas conhecidas a nível nacional que ainda não estão nos Açores e têm interesse em se estabelecer cá.

- Poderão surgir as 1ªs novidades até ao final deste ano. Grande parte das negociações deverão estar concluídas até Março, onde já está previsto iniciarem-se as obras do Retail Park.

- A negociação que neste momento está em fase mais avançada é a de um Cash & Carry, nomeadamente o Makro e um outro que não me consigo recordar do nome, e até ao fim do ano deverá estar escolhido o que irá ocupar um dos espaços disponíveis.

- O Retail Park deverá estar a 100% no próximo ano por esta mesma altura.

- O DeBORLA e a Rádio Popular vão chegar a curto prazo à cidade da Horta, no Faial, através de algumas parcerias estabelecidas entre o J. Pimentel e os 2 grupos nacionais.

migminho
November 13th, 2011, 11:53 PM
Bem, com sorte consegui encontrar o Terra Nostra no Ponto FM, e li a noticia por alto.

Consegui depurar o seguinte:
- O objectivo é instalar nos armazéns de trás do empreendimento várias empresas conhecidas a nível nacional que ainda não estão nos Açores e têm interesse em se estabelecer cá.

- Poderão surgir as 1ªs novidades até ao final deste ano. Grande parte das negociações deverão estar concluídas até Março, onde já está previsto iniciarem-se as obras do Retail Park.

- A negociação que neste momento está em fase mais avançada é a de um Cash & Carry, nomeadamente o Makro e um outro que não me consigo recordar do nome, e até ao fim do ano deverá estar escolhido o que irá ocupar um dos espaços disponíveis.

- O Retail Park deverá estar a 100% no próximo ano por esta mesma altura.

- O DeBORLA e a Rádio Popular vão chegar a curto prazo à cidade da Horta, no Faial, através de algumas parcerias estabelecidas entre o J. Pimentel e os 2 grupos nacionais.

A Makro é um importante Cash and Carry e um forte concorrente ao Recheio. Não falava lá em outras marcas conhecidas? Tipo lojas de roupas, de brinquedos, electrodésticos, supermercados?

azoresshop
November 13th, 2011, 11:59 PM
Não referia o tipo de lojas que se iam instalar (à excepção do Cash & Carry, por este estar com as negociações mais avançadas). Apenas afirmava que os espaços iriam ser ocupados por grandes e conhecidos grupos nacionais, que na maioria não existem nos Açores.

Dizia, que em principio em Janeiro, o J Pimentel já poderia avançar com mais pormenores.

nrtec
November 14th, 2011, 01:36 AM
Eu depois desses dados vejo que os planos são drasticamente grandes. Esse Retail Park vai ter um lado empresarial que também atrai para os comerciantes em geral. Mas, eu penso que os grupos nacionais não são assim tão bons para a oferta açoriana. Lojas como a Brinka, Espaço Casa, Page One mas o que eu acho que aquele retail park necessita é de lojas já existentes aqui (mas com tamanhos maiores obviamente) ou de outras grandes lojas internacionais tal como o Makro mas dedicadas ao mercado em geral.

azoresshop
November 14th, 2011, 11:24 PM
Sim concordo, acho que uma Worten (que não está excluída de todo já que faz parte de um grupo nacional assim como a Rádio Popular) assentaria que nem uma luva neste retail park. E acho que até era capaz de chamar mais público do que o imaginado :yes: Mas só saberemos que oferta este retail vai ter a nível de insígnias no inicio do próximo ano, em que o J. Pimentel já se comprometeu a dar uma entrevista, e aí sim poder avançar com marcas precisas.