View Full Version : (MG) Belo Horizonte -Ampliação do Mercado Central- Teatro, Centro de Convenções e espaço para eventos

ROOC
February 1st, 2012, 03:21 AM
Proposta de ampliação para o Mercado Central de Belo Horizonte assinada pelo escritório Arquitetos Associados. A proposta foi apresentada aos comerciantes e encaminhado à prefeitura de BH no fim do ano passado.

"Assegurar a preservação do patrimônio imaterial que o Mercado Central representa para Belo Horizonte pressupõe intervir na sua conformação física com o cuidado necessário para preservar sua organização e sua ambiência. Para tanto, as intervenções propostas se fundam no reconhecimento da estrutura ambiental existente, e especialmente na sua própria lógica de realização: uma obra em progresso, cuja forma nunca é final. Dotá-lo de infraestruturas e espaço físico que permitam sua transformação no seu próximo ciclo de vida é, portanto, condição fundamental para assegurar sua permanência."

"Esta proposta para ampliação do Mercado Central parte do reconhecimento do edifício existente e suas especificidades, de sua importância cultural e da necessidade de identificar e preservar suas características e ambiências. Para isso, propõe um sistema ambiental que amplia as possibilidades de uso e transformação do espaço, sem descaracterizá-lo, através de um sistema construtivo que adota a máxima racionalização visando à melhor convivência possível entre a obra e a vida do Mercado e de seu entorno imediato. Busca ainda melhorar o desempenho ambiental do edifício através de claras medidas de redução de impacto ambiental e de sustentabilidade, tanto na construção como nos usos futuros.

Transformação no tempo, indeterminação, sobreposição de usos, construção metálica racionalizada e melhoria do desempenho ambiental do edifício constituem-se em fundamentos para a intervenção."

Fachada
http://farm8.staticflickr.com/7161/6798668955_4b08a76653_b.jpg
Vista interna
http://farm8.staticflickr.com/7162/6798668477_b6d0fd5b76_z.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7149/6798669881_964027260f_z.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7149/6798670699_3e6b5a6dc3_z.jpg
Corredor comercial
http://farm8.staticflickr.com/7031/6798672319_0198940661_z.jpg
Terraço
http://farm8.staticflickr.com/7012/6798673077_2a5e44391c_z.jpg
Vista em corte
http://farm8.staticflickr.com/7172/6798674083_535e344556_b.jpg
aéreas
http://farm8.staticflickr.com/7170/6798676381_f35aaf0655_z.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7030/6798674625_764233fcdb_z.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7144/6798674979_1e6770f475_z.jpg

Mais informações e imagens no site.

Fonte: Arquitetos Associados
http://www.arquitetosassociados.arq.br/?projeto=proposta-de-ampliacao-do-mercado-central

In The End
February 1st, 2012, 03:51 AM
Bahhh! Muito bom!

cavalier
February 1st, 2012, 04:30 AM
Putz, sem palavras.

vinex
February 1st, 2012, 05:11 AM
NOSSAAAAAAAAAA...

Marcos-BH
February 1st, 2012, 06:31 AM
:eek2::eek2:

MEU DEUS DO CÉU!!!

Isso tem que sair do papel!!!

Luan SR
February 1st, 2012, 06:40 AM
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Magnífico !

Se não sair do papel proponho um suicídio coletivo.

dfbm
February 1st, 2012, 07:44 AM
Sensacional, sem palavras. :drool: :drool: :drool:

Esse projeto é EXATAMENTE o que tem que ser feito, sem tirar nem por.

E mais palmas para o site do Arquitetos Associados também. Não duvido que seja o melhor entre os sites de escritórios brasileiros, pelo menos em relação à divulgação dos projetos/do portfolio. Esses dois gif são sensacionais:

http://www.arquitetosassociados.arq.br/home/wp-content/imagens/Secoes_Horizontais.gif

http://www.arquitetosassociados.arq.br/home/wp-content/imagens/CONSTRU%C3%87%C3%83O-EM-ETAPAS.gif

raul lopes
February 1st, 2012, 11:16 AM
belo horizonte dando SHOW em arquitetura... muito bom ...

com a copa do mundo belo horizonte vai ganhar ainda mais destaque nacionalmente e principalmente internacionalmente....

amooooooooooooo belo horizonte....;-)

lindo projeto .....

Bruno BHZ
February 1st, 2012, 02:00 PM
Nossa! Como disseram, é exatamente o que o mercado precisa! Está perfeito, não há como melhorar.

Interessantíssimo projeto, faz referência ao mercado atual com essa fachada vazada, os estacionamentos abertos em cima das lojas, mas de uma forma bonita e elegante - porque hoje essas características não são exatamente bonitas. Aumenta muito o número de vagas - um grande gargalo - cria um teatro, cria uma área livre a ajardinada no topo... bah.

E o site deles é show mesmo. Acho curioso escritórios que tem sites novos, bem desenhados, atualizados, mas imagens dos projetos que é bom, são 2, 3, em geral pequenas. Já o AA tem até botão de redes sociais para compartilhar hehehe realmente usam a internet para divulgar os trabalhos.

Chris00
February 1st, 2012, 02:08 PM
Puxa, espetacular, mas existe alguma chance disso sair do papel?

gustavo.sces
February 1st, 2012, 02:19 PM
Muito lindo!

leo_MG
February 1st, 2012, 03:21 PM
caramba, to pasmo... que projeto, e que renders! Nota 10, não tem como melhorar.

Conde D´eu
February 1st, 2012, 04:22 PM
Fantástico. Mas vai sair mesmo ?

danieldantas
February 1st, 2012, 04:34 PM
Show!!

Beto Mineirinho
February 1st, 2012, 06:28 PM
UAU
Amo muito tudo isso!

renan braga
February 1st, 2012, 06:47 PM
se eu não estivece no Brasil,acharia que era de Loa Alges, ou algo perto,Meu,muito show

JoãoVR
February 1st, 2012, 06:48 PM
bem legal, mas será que sai?

Nestòn
February 1st, 2012, 07:31 PM
Nossa! Achei de muito bom gosto esses paineis vazados, essa cobertura do tipo "shed" e a ligação com o Minascentro. Os corredores internos vao ficar muito melhores por causa dessa cobertura... além da iluminação ganha-se muito em ventilação também.

Quando falaram em reformar e ampliar o mercado, logo vi aqueles paineis cimentícios e pilares pré-moldados, formando uma caixa de estacionamento revestida com pintura. Grata surpresa esse projeto!

MythBH
February 2nd, 2012, 01:20 AM
Eh uma coisa q so acredito vendo pronto! Mas não vou duvidar pq depois do balança mas não cai reformado, o parafuso tower virando hotel de luxo. Tudo eh possivel! kkkkkkkkkkkkkkk Se for acho q o centro de bh caminha pra uma revitalização que esperavamos a anos!

Gusnas
February 2nd, 2012, 01:23 AM
Mas o mercado não é dos comerciantes? Será que eles têm grana pra isso? Se não tiverem, será que eles topam perder parte da autonomia pra prefeitura em troca dessa big reforma? Acho que vem muita polêmica por aí.

Leléo_BH
February 2nd, 2012, 01:44 AM
belo horizonte dando SHOW em arquitetura... muito bom ...

com a copa do mundo belo horizonte vai ganhar ainda mais destaque nacionalmente e principalmente internacionalmente....

amooooooooooooo belo horizonte....;-)

lindo projeto .....

Que fofo! (Sem viadagem e com todo respeito). Obrigado pelo carinho por BH!

ROOC
February 2nd, 2012, 02:32 AM
realmente esse projeto foi uma grata surpresa.....

MythBH
February 2nd, 2012, 02:52 AM
Que fofo! (Sem viadagem e com todo respeito). Obrigado pelo carinho por BH!

kkkkkkkkkkkkkkk mas q esse fofo foi gay, vc me desculpe, foi! kkkkkkk

Coyotte
February 2nd, 2012, 03:09 AM
Não vão tirar aqueles cobogós horríveis da fachada? Isso não é renovação! :ohno:

hugoslz
February 2nd, 2012, 03:51 AM
:applause:

Catrumano
February 2nd, 2012, 04:34 AM
:applause::applause::applause:
Beira a perfeição! Tomara que saia.

FilipeR
February 2nd, 2012, 04:41 AM
Primeira coisa (antes que acabem comigo aqui no SCC): projeto maravilhoso, lindo, sem tirar nem por...perfeito!!! (pronto, acho que deixei claro o tanto que gostei do projeto)

Segunda coisa: acho q não gostaria d ver o mercado central assim! Acho que perde mt da tradição do mercado, descaracteriza, tira a mineiridade que é o mercado central...e é isso que chama os turistas àquele local: a essência da cultura mineira que se encontra ali.

Sei que vai ser ótimo pro centro, vai ser um upgrade e tanto, mas ver um dos locais que mais gosto d BH sendo totalmente descaracterizado não acho legal.

Ele não está sendo descaracterizado somente arquitetonicamente, mas quanto a sua proposta tb!!!

Sei lá...adoraria ver esse projeto em qqr lugar, menos no mercado central q tanto amo :D

asdwq
February 2nd, 2012, 05:24 AM
A prefeitura/estado (não sei a quem pertence o minascentro) poderia bancar a obra, fazer uma passarela interligando o minascentro e o mercado e em troca utilizar aquela parte do topo como anexo ou espaço cultural e talvez financiar a obra para ser paga pelos comerciantes com o tempo, sei lá...

Eu gostei muito do projeto, mas achei que a nova parte amarela poderia utilizar o mesmo material da parte de baixo. Se alguém puder fazer uma montagem... posso estar enganado e mudar de ideia quando pronto.

FilipeR
February 2nd, 2012, 05:35 AM
Nossa...é só uma proposta tb, né? não fiquemos tão empolgados assim...dei uma olhada no site dos Arquitetos Associados tantas propostas magníficas, q nunca saíram do papel.

Mas caso saia, uma coisa deve ser pensada: o trânsito. Dia de sábado av. augusto de lima, Paraná e rua Sta Catarina ficam paradas por causa do mercado...trânsito horrível!!! Se realmente ocorrer essa ampliação o fluxo de carros e pessoas vai crescer mt. O problema é q em nosso país tanto os governantes como as pessoas, no geral, são mt imediatistas e não costumam pensar no impacto de obras como essas geram no trânsito, quero até ver...

Coyotte
February 2nd, 2012, 12:47 PM
Ele não está sendo descaracterizado somente arquitetonicamente, mas quanto a sua proposta tb!!!

O prédio do Mercado Central é uma das maiores aberrações do centro de BH. Odeio aqueles cobogós. :bash:

Mas é claro, qualquer upgrade é benvindo. Dou meu apoio à reforma.

Vítor Dias
February 2nd, 2012, 01:58 PM
Isso é só uma proposta, não?

M Vini
February 2nd, 2012, 03:51 PM
:drool: Quais as chances desse projeto se concretizar?

Bruno BHZ
February 2nd, 2012, 03:54 PM
Primeira coisa (antes que acabem comigo aqui no SCC): projeto maravilhoso, lindo, sem tirar nem por...perfeito!!! (pronto, acho que deixei claro o tanto que gostei do projeto)

Segunda coisa: acho q não gostaria d ver o mercado central assim! Acho que perde mt da tradição do mercado, descaracteriza, tira a mineiridade que é o mercado central...e é isso que chama os turistas àquele local: a essência da cultura mineira que se encontra ali.

Sei que vai ser ótimo pro centro, vai ser um upgrade e tanto, mas ver um dos locais que mais gosto d BH sendo totalmente descaracterizado não acho legal.

Sei lá...adoraria ver esse projeto em qqr lugar, menos no mercado central q tanto amo :D

Não enxerguei toda essa descaracterização arquitetônica e de proposta. Principalmente de proposta. O local das bancas e lojas continua intacto. A intervenção é apenas do estacionamento para cima, e mantém o mesmo 'espírito' com vagas abertas para o mercado. O único equipamento adicionado foi um teatro/auditório, que deve funcionar só à noite. O resto são áreas livres e de descanso. Isso é algo que só agrega ao mercado, não vejo como isso afetaria a ocupação atual, mudando a 'proposta' ou afetando a 'mineiridade'. Até o novo volume busca fazer referência à atual fachada - que é horrível, aliás. O novo volume que deixa o conjunto mais bonito.

Não vejo como pode ser melhor alguém nos corredores do mercado olhar para cima e ver aquele teto metálico escuro, imundo e engordurado. É isso que é mineiridade, arquitetura que não pode ser descaracterizada? Porque é só isso que vai mudar...

E novas vagas é uma revindicação dos próprios comerciantes. Concordo que o mercado hoje é legal, mas temer uma intervenção numa estrutura que esteticamente é horrível pode ser, no futuro, decisivo para a decadência do espaço. Acho que não podemos esperar sinais fortes de decadência para ousar, mexer. Esse projeto soluciona problemas 'menores' que já foram identificados.

Coyotte
February 2nd, 2012, 04:09 PM
^^
Seria uma boa idéia trocar os cobogós por vidro semi-transparente, talvez com alguns detalhes em aço. Ficaria show.

M Vini
February 2nd, 2012, 05:09 PM
^^
Seria uma boa idéia trocar os cobogós por vidro semi-transparente, talvez com alguns detalhes em aço. Ficaria show.

Ou quem sabe cobogós de vidro...

Coyotte
February 2nd, 2012, 05:18 PM

Taí uma boa idéia, mas não sei se seria viável pelo custo.

UrbanistaArquiteto
February 3rd, 2012, 02:14 AM
Não enxerguei toda essa descaracterização arquitetônica e de proposta. Principalmente de proposta. O local das bancas e lojas continua intacto. A intervenção é apenas do estacionamento para cima, e mantém o mesmo 'espírito' com vagas abertas para o mercado. O único equipamento adicionado foi um teatro/auditório, que deve funcionar só à noite. O resto são áreas livres e de descanso. Isso é algo que só agrega ao mercado, não vejo como isso afetaria a ocupação atual, mudando a 'proposta' ou afetando a 'mineiridade'. Até o novo volume busca fazer referência à atual fachada - que é horrível, aliás. O novo volume que deixa o conjunto mais bonito.

Não vejo como pode ser melhor alguém nos corredores do mercado olhar para cima e ver aquele teto metálico escuro, imundo e engordurado. É isso que é mineiridade, arquitetura que não pode ser descaracterizada? Porque é só isso que vai mudar...

E novas vagas é uma revindicação dos próprios comerciantes. Concordo que o mercado hoje é legal, mas temer uma intervenção numa estrutura que esteticamente é horrível pode ser, no futuro, decisivo para a decadência do espaço. Acho que não podemos esperar sinais fortes de decadência para ousar, mexer. Esse projeto soluciona problemas 'menores' que já foram identificados.

Concordo com cada palavra sua, e a essência deste último raciocínio poderia ser resumida na frase "Dotá-lo de infraestruturas e espaço físico que permitam sua transformação no seu próximo ciclo de vida é, portanto, condição fundamental para assegurar sua permanência" da apresentação do projeto.

Nunca vi um projeto do Escritorio Arquitetos Associados de que não tivesse gostado.

UrbanistaArquiteto
February 3rd, 2012, 02:16 AM

^^

Isso sim seria descaracterizar o Mercado. Não haveria diferença entre trocar os cobogós ou demolir o edifício completamente.

ROOC
February 3rd, 2012, 02:51 AM
evolução......antes q tarde!!!
o mercado em si continuará o mesmo...
não consigo enxergar nem um ponto negativo neste projeto. Manter tradição não é deixar como está...ou só recuperar o antigo piso, ou a fachada original.....o espaço, como bem cultural, que é muito valioso....e o espaço físico simplesmente será aprimorado para que a cultura não se perca e se desenvolva de forma que este bem seja sempre usufruído....

Coyotte
February 3rd, 2012, 05:19 AM
Isso sim seria descaracterizar o Mercado. Não haveria diferença entre trocar os cobogós ou demolir o edifício completamente.

E qual é o problema em descaracterizar aquele prédio horroroso? Você chama aquele trambolho de obra arquitetônica? É cada uma que eu tenho que ler nesse fórum... :ohno:

Wey
February 3rd, 2012, 06:07 AM
And he strikes again! :|

---

Lindo projeto!!

CharlesBH
February 3rd, 2012, 12:13 PM
Gente, não percam tempo discutindo... não vai sair...

filipe.bh
February 3rd, 2012, 09:57 PM
And he strikes again! :|

:lol: