View Full Version : (MG) Belo Horizonte | Parque Burle Marx | Construtora Caparaó | De Fournier & Associados

filipe.bh
March 12th, 2012, 04:20 AM
PARQUE BURLE MARX - Belo Horizonte - Construtora Caparaó

Construtoras investem em projeto na Zona Sul de BH

Parque e prédios ao pé da Serra do Curral

Estado de Minas - Paula Takahashi
Publicação: 06/08/2011 06:00 Atualização: 06/08/2011 11:02

Até 2015, a paisagem da região entre os bairros Sion e Belvedere, conhecida como Mineração Lagoa Seca, vai mudar. Na área desocupada, que conta com cerca de 1 milhão de metros quadrados, devem ser construídos 30 prédios, além de um parque público que será batizado de Park Burle Marx. O investimento partirá das empresas Patrimar e Caparaó, que ainda não precisaram o aporte total no projeto.

As edificações ficarão concentradas em uma área de 300 mil metros quadrados e terão entre quatro e quinze pavimentos. O restante da área será destinado à construção do parque que, segundo o diretor da Patrimar, Marcelo Martins, será mantido pela associação dos moradores e usuários dos empreendimentos. “No total serão 1 mil unidades, sendo 70% comerciais e 30% residenciais”, descreve.

A expectativa é de que a menor unidade tenha 100 metros quadrados, enquanto o maior apartamento chegará a 600 metros quadrados. “São unidades de altíssimo padrão que, se fossem comercializadas hoje, custariam entre R$ 8 mil e R$ 10 mil o metro quadrado”, calcula Marcelo. A diretora de Projetos e Planejamento da Construtora Caparaó, Maria Cristina Valle, garante que o empreendimento terá um coeficiente de aproveitamento de apenas 0,3, como definido pelo Plano Diretor de Belo Horizonte.

A expectativa é de que em até seis meses a operação urbana esteja concluída e aprovada. “A partir daí, o desenvolvimento do projeto arquitetônico levaria mais seis meses”, antecipa Marcelo Martins. “Em uma hipótese otimista, o primeiro lançamento imobiliário ocorreria no início de 2013 para que o primeiro empreendimento seja entregue no fim de 2015”, acrescenta. E a previsão é de que o último prédio sejá concluído em 2025.

Durante as obras devem ser gerados 6 mil postos de trabalho. “Na fase de pós-ocupação, serão 5 mil empregos em funções que vão desde jardineiro e porteiros até empresários e funcionários das empresas que vão se instalar nos prédios comerciais”, explica.

Com a aprovação do projeto, a previsão é de que o empreendimento arrecade R$ 21 milhões em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e R$ 83 milhões de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Ainda há uma área de 400 mil metros quadrados que será doada ao poder público para construção de uma via de ligação entre o Parque Fort Lauderdale e o Paredão da Serra do Curral, entre o Sion e o Belvedere. Também é previsto, como contrapartida, um projeto para reurbanização da Vila do Acaba Mundo, que fica na região.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2011/08/06/internas_economia,243635/patrimar-e-caparao-investem-em-projeto-na-zona-sul-de-bh.shtml

http://farm7.staticflickr.com/6060/6851813642_1abde9f457_b.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7043/6997937665_17e17562ac_b.jpg

http://farm7.staticflickr.com/6098/6997937759_7427462d3d_b.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7061/6997937903_d6ff094f81_b.jpg

http://farm7.staticflickr.com/6216/6851813200_1f4840a316_b.jpg

http://farm7.staticflickr.com/6097/6851813310_16809903d9_b.jpg

http://farm7.staticflickr.com/6106/6997938203_d40500ae92_b.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7093/6851813510_d08e4ee9e9_b.jpg

Fonte: http://www.defournier.com.br/

29166236

Rdx MG
March 12th, 2012, 04:35 AM
Não falaram sobre a infra-estrutura necessária para tudo isso, vai virar um Vila da Serra 2?

FloripaNation
March 12th, 2012, 05:04 AM
Bem bonito :)

lvmagic
March 12th, 2012, 06:02 AM
Não falaram sobre a infra-estrutura necessária para tudo isso, vai virar um Vila da Serra 2?

Aparentemente, a ideia é justamente concentrar serviços e comércio na mesma região, para evitar deslocamentos. E nunca se pode comparar com o Vila da Serra, já que é um projeto essencialmente urbanístico, coisa que não rolou por lá at all. Acho interessante ocuparem a área desse modo, justamente para evitar o que rolou no Vila da Serra de ocupação desordenada.

e22sky
March 12th, 2012, 09:07 AM
interessante...

Bruno BHZ
March 12th, 2012, 04:03 PM
Para mim é simplesmente o projeto de urbanização de um bairro contemporâneo mais bonito e interessante do Brasil. Esses edifício comerciais em formato de calha de rio, com áreas verdes em cima, são sensacionais. Belíssimo, inovador. A disposição dos prédios, do sistema viário, das áreas verdes, a arquitetura, tudo está maravilhoso.

Há um vídeo sobre o projeto com belas imagens de BH
http://vimeo.com/29166236

Para quem estiver interessado estritamente no projeto, vá aos 5:50. Pouco depois começa um sobrevoo panorâmico sobre essa 'calha', dando uma ideia geral bem interessante da ocupação, disposição dos prédios, arquitetura.

RobertoBancrofth
March 12th, 2012, 04:21 PM
ficará perfeitoo

Stryfer
March 12th, 2012, 05:27 PM
Diferente, inovador, planejado e até meio "futurístico"!
Gostei bastante! :cheers:

ThalesC
March 12th, 2012, 05:37 PM
Gostei ainda mais pelo fato de terem abusado do verde de forma saudável. Não sei quem no fórum disse isso, mas projetos que realmente utilizem o verde ainda será uma moda que pegará no Brasil. :)

Edit: Bruno BHZ, obrigado por compartilhar o vídeo! Vendo o vídeo é possível palpar melhor a singularidade do projeto para BH! Mt obrigado!

leo_MG
March 12th, 2012, 05:38 PM
CARAMBA!!!!! Que maravilha, que inovador! Vai valorizar mais ainda essa região. E vindo da caparaó e até mesmo da patrimar, não espero nada que não seja excelente. Só torço muito pra que trabalhem bem na infraestrutura do lugar e que não congestione mais ainda o trânsito daquela região

Raphadudao
March 12th, 2012, 06:05 PM
simplesmente perfeito :cheers:

hugoslz
March 12th, 2012, 06:54 PM
irado.

dfbm
March 12th, 2012, 06:59 PM
Para mim é simplesmente o projeto de urbanização de um bairro contemporâneo mais bonito e interessante do Brasil. Esses edifício comerciais em formato de calha de rio, com áreas verdes em cima, são sensacionais. Belíssimo, inovador. A disposição dos prédios, do sistema viário, das áreas verdes, a arquitetura, tudo está maravilhoso.

Há um vídeo sobre o projeto com belas imagens de BH
http://vimeo.com/29166236

Para quem estiver interessado estritamente no projeto, vá aos 5:50. Pouco depois começa um sobrevoo panorâmico sobre essa 'calha', dando uma ideia geral bem interessante da ocupação, disposição dos prédios, arquitetura.

E além de tudo ainda corrige o erro/absurdo daquele 1o projeto que tinha prédios ocupando a encosta da serra virada para a cidade.

Bruno BHZ
March 12th, 2012, 07:08 PM
^
Sim, era o que me deixava bem pé-atrás com o projeto anterior. Dessa versão não tenho do que reclamar. Ainda vai ter muita chiadeira, muito 'ecoxiita' falando que é uma agressão à Serra, mas a ocupação está justamente numa depressão onde havia mineração.

Pedro.sc
March 12th, 2012, 07:54 PM
mto bom!

Marcos-BH
March 12th, 2012, 11:28 PM
Acho muito bom esse projeto, mas será que saí?
Só aquela avenida ali não vai aguentar os carros não, porque nem todos os moradores vão trabalhar no bairro e nem todos os trabalhadores serão do bairro, fora outras atividades que as pessoas fazem. Vamos esperar pra ver...

ROOC
March 13th, 2012, 02:37 AM
vou acrescentar este porjeto em minhas orações...rsrsrs
é o perfeito exemplo de que a arquitetura pode mudar para melhor o cotidiano....
mto bem planejado!!!
E o vídeo é sensacional

Bruto
March 13th, 2012, 03:04 AM
A única coisa que não gostei foi do depoimento da dona Wanda no 1:24. Ela é a cara do Laerte travestido.

O resto é de simplesmente fantástico. Um novo marco arquitetônico que BH ganha inserido onde a cidade faz jus ao seu nome. :applause:

Luca_Rome
March 13th, 2012, 03:46 PM
Inovador! Muito lindo.

RGDP
March 13th, 2012, 04:21 PM
Eu não consigo confiar neste cara da Patrimar. Sempre me lembro da Barraginha, onde 37 pessoas morreram. Eu acredito que este projeto só serve para ludibriar a população e deixar que esta área sirva à especulação imobiliária. Depois de aprovado eles pioram os projetos e fazem qualquer coisa.

Wey
March 14th, 2012, 10:43 AM
ESPLÊNDIDO, MAGNÍFICO! :master:

E isso numa pedreira abandonada, a antítese natural de tudo que é planejamento urbano e ambiência. Nota 10! :D

zeh
March 14th, 2012, 11:54 AM
Nossa que interessante...
Muito bom!

Nestòn
March 14th, 2012, 08:20 PM
Cara, achei incrível esse projeto! Totalmente integrado, cria um novo acesso ao Sion e de quebra deve dar um "tapa" naquela vila ali atrás. Gostaria de ver os projetos de drenagem que fizeram para usar essa cobertura vegetal com árvores tão grandes.

A idéia é muito boa, sem sombra de dúvida. Só espero que a implementação seja realmente da forma apresentada. Tenho um pouco de receio de no decorrer da obra irem simplificando e retirando os detalhes principais do projeto.

Já tem data de lançamento? Ou ainda está em fase de licença?

Geovanne Angelo
March 14th, 2012, 11:51 PM
Projeto sensacional! Agora sair do papel é que sera o grande dilema. Com uma população que critica sem saber o pq, com uma camara de vereadores de quinta que por vingança fara de tudo pr denegrir a imagem do prefeito e com eleições municipais neste ano, as chances de sair do papel é de 0,000000000000001%. Torcer pr eu estar totalmente errado!

S.T.Y AP
March 15th, 2012, 12:53 AM
Uau, parece perfeito. Adorei.

brunosaqueti15
March 15th, 2012, 01:21 AM
LIINDO

Pacheco_udi
March 15th, 2012, 04:11 PM
Se sair conforme planejado vai ficar excelente...Ahhh se eu tivesse grana pra comprar um ap desses, é uma otima região de BH...heheh

radioheader
March 15th, 2012, 07:18 PM
Digno de aplausos

Mares de Morros_XXI
March 16th, 2012, 06:34 PM
Cara, achei incrível esse projeto! Totalmente integrado, cria um novo acesso ao Sion e de quebra deve dar um "tapa" naquela vila ali atrás. Gostaria de ver os projetos de drenagem que fizeram para usar essa cobertura vegetal com árvores tão grandes.

A idéia é muito boa, sem sombra de dúvida. Só espero que a implementação seja realmente da forma apresentada. Tenho um pouco de receio de no decorrer da obra irem simplificando e retirando os detalhes principais do projeto.

Já tem data de lançamento? Ou ainda está em fase de licença?

e ae povo?

muckie
March 17th, 2012, 07:28 PM
garalhu

FelixMadero
March 18th, 2012, 03:52 AM
lindo, mas tomara que nao encham de paliteiros como no belvedere!

HugoKeys
March 29th, 2012, 04:39 PM
Muita falação.... O projeto em sim não foi mostrado, á área verde foi ocupada e a área de mineração em sim nem mexeram.

Gostaria de ver um implantação, indicações do sistema viário, projeção de quantas unidades imobiliárias estão previstas para o local, estudo de impacto no transito dos bairros adjacentes, etc... Ou seja, só temos imagens bonitas.

Tiozão
March 29th, 2012, 06:26 PM
Maravilhoso!Maria Thereza City!!!!:cheers:

Costa&Ribeiro
April 1st, 2012, 09:07 PM
Muito bom, se o Ney realmente quiser não tenho nenhuma dúvida que o projeto sairá do papel.

ltavaress
June 24th, 2012, 07:26 PM
Realmente, lindo o projeto. O que não falaram é que essa área é uma área de preservação ambiental. O compromisso da mineradora que ali explorava era devolver a cidade uma área 100% reflorestada como era originalmente. Existe uma GRANDE luta pela criação de mais um parque municipal ali (que seria um dos maiores da América Latina).
Por isso sou contra a construção desse Parque Burle Marx que, pra mim, é uma desculpa "sustentável" pra explorar uma área que deveria ser 100% presevada. Vai piorar o trânsito e vai causar impactos sérios ao meio ambiente, por mais sustentável que seja.
A construção de mais um parque municipal ali geraria mais um centro de lazer público pra cidade (que precisa) além de melhorar o clima belo horizontino DRAMATICAMENTE pois haveria o plantio de mais de 1 milhão de árvores e acho que todos sabem que o clima daqui anda meio doido. Dizem que esse inverno vai ser quente e úmido...

A mineradora deveria devolver a cidade um parque municipal mas parece que recebeu propostas gananciosas de várias construtoras e agora luta na justiça para não fazê-lo. Em contrapartida, o vereador Iran Barbosa luta arduamente para a criação do Parque Lagoa Seca. Pesquisem "Pró Lagoa Seca." Não confio nesse tipo de projeto...

Conde D´eu
June 25th, 2012, 01:51 AM
Impressionante

Skylex
June 25th, 2012, 02:09 PM
:applause:

Além de ser um projeto interessante, a atitude de transformar o local, é digna de se festejar.

Leléo_BH
June 26th, 2012, 03:45 AM
Realmente, lindo o projeto. O que não falaram é que essa área é uma área de preservação ambiental. O compromisso da mineradora que ali explorava era devolver a cidade uma área 100% reflorestada como era originalmente. Existe uma GRANDE luta pela criação de mais um parque municipal ali (que seria um dos maiores da América Latina).
Por isso sou contra a construção desse Parque Burle Marx que, pra mim, é uma desculpa "sustentável" pra explorar uma área que deveria ser 100% presevada. Vai piorar o trânsito e vai causar impactos sérios ao meio ambiente, por mais sustentável que seja.
A construção de mais um parque municipal ali geraria mais um centro de lazer público pra cidade (que precisa) além de melhorar o clima belo horizontino DRAMATICAMENTE pois haveria o plantio de mais de 1 milhão de árvores e acho que todos sabem que o clima daqui anda meio doido. Dizem que esse inverno vai ser quente e úmido...

A mineradora deveria devolver a cidade um parque municipal mas parece que recebeu propostas gananciosas de várias construtoras e agora luta na justiça para não fazê-lo. Em contrapartida, o vereador Iran Barbosa luta arduamente para a criação do Parque Lagoa Seca. Pesquisem "Pró Lagoa Seca." Não confio nesse tipo de projeto...

Acho (ACHO) que não deve sair nem uma coisa e nem outra...

GIM
June 26th, 2012, 04:52 AM
Acho (ACHO) que não deve sair nem uma coisa e nem outra...

É isso mesmo...ficará numa disputa (judicial - ambientalistas x desenvolvimentistas) que irá longe!

agazzinelli
June 27th, 2012, 02:57 AM

Discordo de você.
Acredito que não podemos nunca criar empecilhos para desenvolvimento da cidade. Somos um país em desenvolvimento, temos que crescer, evoluir, nos desenvolver. E isso envolve sim aumento de nossas cidades tanto horizontalmente quando verticalmente.
Projetos como esse que atrelam o desenvolvimento à sustentabilidade devem ser apoiados pela sociedade!
Só porque a região do Belvedere/Nova Lima sofreu com abusos da falta de uma legislação mais rígida e agora penam com o trânsito, não significa que tem que parar de crescer, nem deve. O que tem que ser feito é criar alternativa ao crescimento com vias de acesso descentes e um bom transporte público.
Sou morador da região e acho o máximo esse projeto! No local, um grande parque somente poderia ser extremamente perigoso e mal cuidado, portanto achei ótima a solução de aliar a iniciativa privada à criação e ocupação e uma bela parte de cidade. Pois de fato o coeficiente de uso do solo é baixo e haverá um belíssimo parque projetado pelo Burle Marx.
Quem me dera se o Belvedere e Nova Lima tivessem tido esse cuidado!
O meu recado fica: temos que crescer, sempre! O trânsito que deve ser contido e solucionado, não o crescimento interrompido.

leo_MG
June 27th, 2012, 03:05 AM
^^ :applause: :applause: Disse tudo! Chega de ecochatisse!

Allan Fonseca
June 27th, 2012, 03:20 AM
Discordo de você.
Acredito que não podemos nunca criar empecilhos para desenvolvimento da cidade. Somos um país em desenvolvimento, temos que crescer, evoluir, nos desenvolver. E isso envolve sim aumento de nossas cidades tanto horizontalmente quando verticalmente.
Projetos como esse que atrelam o desenvolvimento à sustentabilidade devem ser apoiados pela sociedade!
Só porque a região do Belvedere/Nova Lima sofreu com abusos da falta de uma legislação mais rígida e agora penam com o trânsito, não significa que tem que parar de crescer, nem deve. O que tem que ser feito é criar alternativa ao crescimento com vias de acesso descentes e um bom transporte público.
Sou morador da região e acho o máximo esse projeto! No local, um grande parque somente poderia ser extremamente perigoso e mal cuidado, portanto achei ótima a solução de aliar a iniciativa privada à criação e ocupação e uma bela parte de cidade. Pois de fato o coeficiente de uso do solo é baixo e haverá um belíssimo parque projetado pelo Burle Marx.
Quem me dera se o Belvedere e Nova Lima tivessem tido esse cuidado!
O meu recado fica: temos que crescer, sempre! O trânsito que deve ser contido e solucionado, não o crescimento interrompido.

A cidade tem que crescer, mas não para este lado!!!!!!!

agazzinelli
June 27th, 2012, 05:46 AM
A cidade tem que crescer, mas não para este lado!!!!!!!

Concordo com você que o vetor norte é uma otima opção para o crescimento urbano, mas não que outros não sejam.

Por que a cidade não deve crescer para esse lado? Somente porque você não quer?

A cidade tem que crescer pra qualquer lado, pra onde a população quiser! É assim que o mercado funicona, as construtoras buscam criar empreendimentos onde as pessoas demandam e não onde elas acham que deveria ser.

A prefeitura pode influenciar criando boas condições para uma região e revitalizando áreas, mas não pode escolher onde queremos morar.

Sorvete na Testa
June 27th, 2012, 10:17 PM
Parece ser legal.

Robervalda Souza
June 27th, 2012, 11:25 PM
Maravilha!!!

Allan Fonseca
June 28th, 2012, 02:17 AM
Concordo com você que o vetor norte é uma otima opção para o crescimento urbano, mas não que outros não sejam.

Por que a cidade não deve crescer para esse lado? Somente porque você não quer?

A cidade tem que crescer pra qualquer lado, pra onde a população quiser! É assim que o mercado funicona, as construtoras buscam criar empreendimentos onde as pessoas demandam e não onde elas acham que deveria ser.

A prefeitura pode influenciar criando boas condições para uma região e revitalizando áreas, mas não pode escolher onde queremos morar.

Não se preocupe, não tenho nenhuma influência política e econômica para querer ou não alguma coisa. Eu querendo ou não, a cidade cresce para onde tem que crescer. Mas tenho a opinião que este lado não seria mais adequado para o crescimento dela. :okay:

agazzinelli
June 28th, 2012, 05:28 AM
Não se preocupe, não tenho nenhuma influência política e econômica para querer ou não alguma coisa. Eu querendo ou não, a cidade cresce para onde tem que crescer. Mas tenho a opinião que este lado não seria mais adequado para o crescimento dela. :okay:

A pergunta que vc destacou em negrito não foi pra te ofender, me desculpe se pareci agressivo. Escrevi com o intuito de te fazer refletir o porque vc havia dito aquilo. E nessa resposta vc explicou, pela sua opinião.
Quanto a isso não tem problema, idéias e opiniões cada um tem as suas, só espero ter flexibilizado um pouco a sua dizendo que a gente nao pode controlar tanto assim o crescimento de uma cidade.

Allan Fonseca
June 28th, 2012, 05:50 AM
Mas vale o debate. Como disse o Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra"

mcarmo
June 30th, 2012, 04:31 PM
Projeto Maravilhoso

Renan_HD
January 25th, 2013, 11:07 PM
Desculpa o up, mas não teve mais nenhuma notícia desse projeto?

ViniciosBH
January 26th, 2013, 02:31 PM
e ae??? O projeto não vai acontecer?
Achei lindo! Quem me dera poder comprar um ap nessa região.

ROOC
January 26th, 2013, 02:40 PM
um chegado meu que trabalha na Caparao me disse a um tempinho atras que este projeto é prioridade na Caparao....

Ansioso demais...

Fábiodantas123
January 26th, 2013, 02:52 PM
magnifico projeto ! ficaria lindo em qualquer cidade Brasileira.

M Vini
January 26th, 2013, 05:22 PM
O projeto é lindo, porém estou mais tentado a ser contra sua construção na Serra do Curral.

TEBC
January 27th, 2013, 03:51 PM
será q sai,?

Mr. Burns
January 28th, 2013, 10:31 AM
:eek2:

Gente! Que maravilha! Tomara que saia, pois BH precisa de (mais) parques!

lusorod
January 28th, 2013, 11:33 AM
eu achei o projeto impressionante e fantastico! Adorei....não há nada parecido no Brasil! Estava na hora de BH voltar a ser um gde polo de inovação arquitetonica mais uma vez!

Adorei esses predios incriveis contornando as avenidas....muito interessante mesmo!

M Vini
January 28th, 2013, 07:13 PM
Meio difícil sair, afinal a Serra do Curral não é tombada?

Architecture Addict
January 28th, 2013, 10:38 PM
^^^^
N tenho certeza se esse é o caso desse empreendimento, mas parece que é uma área minerada da serra do curral, que tem de ser recuperada pela mineradora, talvez a empresa tenha vendido para a Caparaó "recuperar".

M Vini
January 29th, 2013, 12:52 AM
^^ É isso mesmo. O problema é que a mineradora deveria entregar essa área como um parque, reflorestando toda a área, e não dando de bandeja pra iniciativa privada. A intenção primeira da recuperação do local era recuperar e preservar a natureza. Sempre fico com o pé atrás quando ouço esse discurso de "progresso acima de tudo".

Luan SR
January 29th, 2013, 01:34 AM
Caramba, é a primeiras vez que vejo esse projeto. Fiquei sem palavras. É fantástico, lindo!

Mr. Burns
January 30th, 2013, 04:53 PM
^^ É isso mesmo. O problema é que a mineradora deveria entregar essa área como um parque, reflorestando toda a área, e não dando de bandeja pra iniciativa privada. A intenção primeira da recuperação do local era recuperar e preservar a natureza. Sempre fico com o pé atrás quando ouço esse discurso de "progresso acima de tudo".

MARACUTAIA!
Aposto!:ohno:

M Vini
January 30th, 2013, 05:22 PM
^^ É o dinheiro falando mais alto. Não vejo qual a necessidade de se construir esse condomínio. É essencial? A cidade realmente pode viver sem ele? Qual o custo ambiental que estamos dispostos a pagar? Mas concordo que é um primor arquitetônico.

ROOC
January 30th, 2013, 05:25 PM
A vale tem a responsabilidade de recuperar o local e entrega-lo para a sociedade....Ao meu ver essa eh a forma mais viavel de se fazer algo realmente aproveitavel.

Mr. Burns
January 30th, 2013, 05:38 PM
^^ É o dinheiro falando mais alto. Não vejo qual a necessidade de se construir esse condomínio. É essencial? A cidade realmente pode viver sem ele? Qual o custo ambiental que estamos dispostos a pagar? Mas concordo que é um primor arquitetônico.

A proposta do projeto é muito boa! Se é essencial pra cidade é claro que não! A cidade vai continuar a mesma coisa de sempre sem este parque. Seria apenas uma opção a mais na cidade em relação a lazer, turismo, negócios, o que não é de todo mal.

Beto Mineirinho
January 31st, 2013, 10:53 PM
Nossa que espetaculo!