View Full Version : Lisboa | Antigo Hotel da Avenida Infante Santo vai ser Requalificado

Marco Bruno
November 19th, 2004, 09:09 PM
Antigo hotel da Infante Santo vai para obras
http://jn.sapo.pt/2004/11/19/grande_lisboa/antigo_hotel_infante_santo_para_obra.html

O degradado edifício propriedade do Inatel (Instituto Nacional de Aproveitamento de Tempos Livres) na Avenida Infante Santo, junto à Avenida 24 de Julho, vai voltar a ser utilizado. Depois de ter servido com hotel e de ter sido utilizado pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social (ISSS), o imóvel será agora recuperado.

Apesar de ainda não haver decisão sobre qual o uso que o edifício vai ter, o JN apurou junto daquela instituição que "o Inatel vai iniciar estudos que o coloquem ao serviço da sua missão estatutária". Ou seja, só após esses mesmos estudos, que irão terminar no próximo ano, é que haveráuma decisão sobre se o imóvel vai servir para serviços do instituto ou voltar às suas anteriores funções como (renovado) equipamento hoteleiro.

Também só em 2005, depois da avaliação prevista, é que será possível ver qual a dimensão das obras necessárias para a recuperação do edifício e "consequentemente os seus custos e previsão do começo das mesmas", informa o Inatel.

O edifício, cuja construção foi concluída em Dezembro de 1961, funcionou desde essa altura como hotel privado, até que em 1983 o Inatel o adquiriu. A partir desse período e até ao seu encerramento, em 1998, serviu de Centro de Férias.

O seu encerramento como unidade hoteleira ficou a dever-se à evolução da zona onde está inserido, que acabou por se transformar numa área "pouco turística, com muito movimento automobilístico e com a construção de um viaduto que passa ao lado e em frente dos quartos", salienta o Inatel. Isto aliado à sua pequena dimensão (só tinha 30 quartos), que dificultava a sua gestão no âmbito do Turismo Social, e ainda o facto de serem necessárias obras de reabilitação e de actualização de normas hoteleiras acabou por ser decisivo para os responsáveis do Inatel encerrarem o hotel.

Desde o fecho, o edifício foi arrendado ao ISSS, "que realizou estudos para o utilizar como equipamento de Solidariedade Social", mas durante o ano passado foi assaltado e vandalizado, "ficando no estado em que se encontra".

Nessa altura o Inatel "iniciou negociações com esse instituto com vista à recuperação do imóvel arrendado". As negociações terminaram há cerca de dois meses e Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres está agora à procura da melhor utilização para aproveitamento do imóvel.

Arpels
November 19th, 2004, 10:15 PM
ena, ainda não deitaram aquilo abaixo? so desfeia a urbanização da antiga Osram :(

TeKnO_Lx
November 19th, 2004, 10:53 PM
tudo u k for pa obras é bom! lool

Arpels
November 19th, 2004, 10:59 PM
LOL Tekno :D

Phobos
November 20th, 2004, 04:25 AM
Eu nao faço ideia do que seja essa "maravilha" de que voces falam,alguem tem uma imagem?

Arpels
November 20th, 2004, 02:21 PM
Eu nao faço ideia do que seja essa "maravilha" de que voces falam,alguem tem uma imagem?
qual maravilha Phobos? a tal urbanização da antiga fabrica de lampadas (osram?)

Phobos
November 20th, 2004, 11:18 PM
o ''maravilha" foi ironia Arpels...

Marco Bruno
November 21st, 2004, 12:48 AM
^ é um edifício amarelo com cobertura em zinco.

Não tenho fotos, mas ha algum tempo atrás (talvez 1 ano :D) foram colocados aqui uns renders.

Arpels
November 21st, 2004, 01:25 PM
havia aqui 1 foto dos renders da urbanização da fabrica das lampadas eu lembro-me de algo assim não era Marco?

odivelense
November 24th, 2004, 06:55 PM
Aquela caixota que está encostada ao Lisboa Loft, antiga osram deveria ser demolida e não restaurada, porque é uma coisa que simplesmente não deveria existir ali, foi um erro e como tal, deveria ser eliminado. Mas se querem dar um ar + digno áquela merda, então só mesmo um milagre de Nossa Senhora de Fátima é que fará com que aquilo fique com um ar decente.Mas é apenas uma opinião pessoal,´deve haver pessoal que engraça com aquilo... :)

Arpels
November 24th, 2004, 07:18 PM
Aquela caixota que está encostada ao Lisboa Loft, antiga osram deveria ser demolida e não restaurada, porque é uma coisa que simplesmente não deveria existir ali, foi um erro e como tal, deveria ser eliminado. Mas se querem dar um ar + digno áquela merda, então só mesmo um milagre de Nossa Senhora de Fátima é que fará com que aquilo fique com um ar decente.Mas é apenas uma opinião pessoal,´deve haver pessoal que engraça com aquilo... :)
LOLLLLLLLLLLLLLLLLL :D tirasteme as palavras dos dedos Odivelense, aquilo so implodido e acabase logo o mal pela raiz.

xandre
November 29th, 2004, 01:26 AM
o edificio esta mesmo ao abandono, mas penso que com um bom projecto, pode remediar aquilo, e ate acho que é um bom exercicio, para demolirem aquele não sei os edificios que ficariam de pé em lx e no resto das periferias, enfim a velha questão. o edificio do loft tb estava mesmo nas ultimas e ficou com outro aspecto, penso que este tb tem potencialidades para isso.

Arpels
November 29th, 2004, 11:12 AM
a bem dizer qualquer coisa é preferivel a estar como esta :(, mas não vejo ali ponta por onde se lhe pegue, a ver vamos os projectos!!

Luís Raposo Alves
July 16th, 2009, 11:29 PM
Que edifício é este?

É aquele pintado de vermelho e cinzento ao pé dos lofts amarelos?