View Full Version : Manifesto do projecto Margueira de Graça Dias!!!
Lss911 December 3rd, 2004, 01:12 AM Mas porque é que neste país só há retrogadas?? "pás!!"
Que se lixe o PDM exagerado!! "pum!!!"
Preserve-se o PDM rigoroso no que de facto tem valor!!"Pim!!"
Viva o futurismo! Viva um Portugal tecnologicamente avançado!! "Tás!!"
Avance-se com o projecto de Graça Dias para a Margueira!!!"Trrau!!"
É economicamente viável, de qualiade impar e...os arranha céus são a maior beleza criada pelo homem do nosso tempo!!! "Pim, pás, pum!!!"
Viva Sir. Norman Foster e Graça Dias: dois Homens com tomates para enfrentar este país de atrasados...culturais!!!!! "Tzau!!!"
(sob influência de Almada Negreiros e o seu "Manifesto Anti-Dantas")
Quem não concorda??? Quem concorda??? Sempre vai avançar o projecto da Margueira por Graça Dias? Sempre vai avançar o projecto de Foster para Santos?
http://www.caixadimagens.pt/imagens/imagens_servicos/img_novaalmadanova38.jpg
http://www.caixadimagens.pt/imagens/imagens_servicos/img_novaalmadanova48.jpg
http://www.caixadimagens.pt/imagens/imagens_servicos/img_novaalmadanova17.jpg
http://www.caixadimagens.pt/imagens/imagens_servicos/img_novaalmadanova23.jpg
xandre December 3rd, 2004, 01:30 AM Margueira de Graça Dias já :cheers:
[Smeagol] December 3rd, 2004, 01:31 AM já... ;)
Marco Bruno December 3rd, 2004, 01:34 AM Esse projecto já foi à vida...
O novo que vão fazer é o do Richard Rogers (que hipoteticamente poderá ter umas torrezitas de 20-30 pisos)
vê o Thread: projectos na grande Lisboa, estão lá renders com estudos iniciais.
Lss911 December 3rd, 2004, 07:23 PM Pois já sabia que não vai avançar mesmo...é mesmo muita pena! O novo projecto não tem o interesse do anterior nem de perto! Lembram-se da Torre Biónica de Xavier (arquitecto espanhol)? Agora em Londres é que há uma espécie de mini-torre biónica...
E, Portugal vai continuar a acontecer o mesmo de sempre: rejeitam-se grandes projectos para construir no mesmo sítio selvas e lixo! Conhecem o projecto de Cassiano Branco para a caparica feito há 40/50 anos? Agora vejam como está a Costa da Caparica!
Arpels December 3rd, 2004, 08:17 PM não me conformo NUMKAAAAAAAAAAAAAA, aquela comunista (zé Cast. Branco) :rant:
Marco Bruno December 3rd, 2004, 10:16 PM Conhecem o projecto de Cassiano Branco para a caparica feito há 40/50 anos? Agora vejam como está a Costa da Caparica!
Sim, tenho aí numa revista nem dá para comparar...
Nephasto December 4th, 2004, 02:14 AM É deprimente a mentalidade atrasada da gentinha deste país... :bash:
Não é toda a gente claro... Mas é muita gente...
Phobos December 4th, 2004, 02:58 AM Seria ate um projecto razoavel,mas eu creio que um tanto inutil no lugar em que estava e muito megalomaniaco tambem.O novo parece-me mais apropriado para a localizaçao em que esta...
Herrmando December 4th, 2004, 05:13 AM Assim de repente, parece-me que se perdeu um bom projecto...
Arpels December 4th, 2004, 12:42 PM É deprimente a mentalidade atrasada da gentinha deste país... :bash:
Não é toda a gente claro... Mas é muita gente...
o problema e que essa pouca gente com mentalidade takanha manda neste pais :(
Lss911 December 4th, 2004, 05:39 PM é um espaço de qualidade que poderia ter catapultado Almada para o Top dos grandes centros de negócios e comércio e para uma situação de qualidade urbanística, tipo, ao menos haja um lugar decente em Almada (generalizações à parte...)
Arpels December 4th, 2004, 06:51 PM a propria população não queria lss, ja leste aqui 1 treahd intitulado "população de Almada teme erros da expo"? as proprias pessoas são tacanhas, mtas pq não há informação suficiente outras são mesmo ja de nascença outras ainda vão para NY quando sentem falta de arrojo arquitectonico mas transpor isso para a terrinha nem penssar :(
Marco Bruno December 4th, 2004, 06:54 PM a propria população não queria lss, ja leste aqui 1 treahd intitulado "população de Almada teme erros da expo"? as proprias pessoas são tacanhas,
LOOL, já me tinha esquecido desse artigo :D
Arpels December 4th, 2004, 06:59 PM hihihihi,, enquanto viver não esquecerei Marco, nem o projecto nem esse artigo, foi o melhor projecto arquitectonico que tivemos em seculos (talvez o melhor desde a reconstrução de Lisboa apos o terramoto), demorara outros seculos para termos algo parecido e feito!!
Lss911 December 4th, 2004, 07:08 PM Epah desse artigo não sabia! Afinal a situação da mentalidade das pessoas é mais grave do que eu pensava...
Que ilusão pensar que alguma vez em Portugal poderia avançar um projeto tão bom! As gaiolas é que avançam todas (bairros sociais e afins)
Arpels December 4th, 2004, 07:38 PM os politicos são 1 reflexo do pensamento de 1 pais Lss, se fores falar com conhecidos teus, vais surpreenderte com a quantidade de pessoas que são anti construção em altura, eu trabalho perto da expo, os meus colegas todos (todos mesmo 100%) não gostam das torres S. Gabriel e S. Rafael, para eles são demasiado altas, agora disme com pensamentos destes como e que se vai avante? numca nimguem debateu nada disto nos orgãos sociais, numca nimguem explicou que altura não é so efeitos negativos, que altura e 1 forma de evitar consumir terrenos a torto e a direito como se faz actualmente, ja viste alguem falar nisso ca para o publico?
Lss911 December 5th, 2004, 12:12 AM Pois pah, e a construção em altura é ainda vantajosa no sentido de o m2 de terreno ser mais rentabilizado...
não há hipotese de se avançar finalmente com os arranha céus, pelo menos por enquanto! Mentalidades, vem tudo daí
Marco Bruno December 5th, 2004, 12:24 AM eu trabalho perto da expo, os meus colegas todos (todos mesmo 100%) não gostam das torres S. Gabriel e S. Rafael, para eles são demasiado altas,
fdx, que não gostassem das formas e estilo arquitectonico delas ainda se compreendia, agora não gostarem por serem "demasiado altas" ... fonix :tongue3:
faço ideia sobre o que devem pensar acerca das torres do Siza...
Arpels December 5th, 2004, 12:44 AM pois, quando virem essas passam-se!!
Marco Bruno December 5th, 2004, 12:55 AM Quando falas em "colegas todos" referes-te a quantas pessoas mais ou menos?
Arpels December 5th, 2004, 01:02 AM Quando falas em "colegas todos" referes-te a quantas pessoas mais ou menos?
somos 19!!
Arpels December 5th, 2004, 01:05 AM 1 das colegas casou com o senhor cheio de papel, e de vez em quando la vai ela de malinha aviada pa NY, mas ela também não gosta da torres que falei, eu espicaço e digo que 1 pais desenvolvido tem de ter bastantes arranha ceus (a gente sabe k não é fator determinante da riqueza de 1 pais mas eu é mais para ver as ideias do pessoal) :cheers:
Marco Bruno December 5th, 2004, 01:11 AM somos 19!!
:tongue3:
Arpels December 5th, 2004, 01:13 AM calma, eu pelo menos escapo :D
MCarr December 5th, 2004, 02:06 AM O projecto para a margueira do graça dias era uma verdadeira utopia, não me refiro a aceitação das volumetrias pela população mas sim a nivel economico. Duvido que iria ser financiado por dinheiros publicos e mesmo que se arranja-se investidores privados o retorno do investimento só iria ser realizado em decadas, um simples arranha-ceus em qualquer cidade demora muitos bons anos a ser totalmente vendido/alugado, este projecto incluia muitos deles, ainda por cima com a crise economica actualmente...
Lss911 December 5th, 2004, 04:01 AM Sim a observação é interessante, mas o projecto foi criado num momento ainda alto. Não é utopia construtuiva, isso não acho, mas em termos económicos seria um investimento publico-privado que até poderia atrair empresas estrangeiras. Acho difícil prever se seria economocamente viável ou não.
Arpels December 5th, 2004, 02:32 PM O projecto para a margueira do graça dias era uma verdadeira utopia, não me refiro a aceitação das volumetrias pela população mas sim a nivel economico. Duvido que iria ser financiado por dinheiros publicos e mesmo que se arranja-se investidores privados o retorno do investimento só iria ser realizado em decadas, um simples arranha-ceus em qualquer cidade demora muitos bons anos a ser totalmente vendido/alugado, este projecto incluia muitos deles, ainda por cima com a crise economica actualmente...
era financiado por privados, inclusive como contrapartida ofereceram a construção de 1 tunel sobre o tejo!!
MCarr December 5th, 2004, 03:10 PM Num contexto complectamente diferente mas para dar uma ideia geral sobre o mundo da construção: a marina de albufeira da autoria do arquitonto tomas taveira já está concuida a uns 2-3 anos e os promotores estão a contar ter o retorno do investimento só daqui a 10 anos. No caso do projecto da margueira certamente que pela envergadura iria atrair muitas empresas estrangeiras, mas uma empresa estrangeira não se estabelece no pais somente pela atracção do projecto da margueira, existem outros factores que só poderiam ser facultados pelo governo/autarquia com medidas de exepção (tipo uma zona de offshore), o mais certo seriam as empresas portuguesas que já têm escritorios noutros locais se mudarem de armas e bagagens para a margueira o que iria criar uma crise nas outras zonas, ora bem a meu ver o projecto da margueira peca pela exessiva oferta, mesmo nas zonas destinadas a habitação a crise já é muita com o que temos quanto mais com um projecto desta envergadura, reafirmo, uma verdadeira utopia.
Arpels December 5th, 2004, 03:15 PM e de facto muita oferta mas não nos podemos esquecer que quando aparece algo novo todos querem ir para la, temos o exemplo da expo!!
Lss911 December 5th, 2004, 11:17 PM Julgo que uma marina não tem nada a ver com um projecto como o de Margueira. Natureza totalmente diferente. Se o local estiver bem servido de vias de comunicação (perto do TGV, o trunfo de ser à beira-rio, auto-estradas,etc) torna-se mt apetecivel, o preço m2 nunca se poderá comparar ao de Lisboa (é sempre mais barato), a proximidade de grandes zonas industriais, como Palmela, poderá levar empresas a instalarem-se lá, como por exemplo a Auto-Europa. Não esquecendo a projecção que um local como esse teria a nível internacional e a mudança, para melhor, da imagem de Portugal. Atrairia investimento, congressos, turismo (miradouros uncios no mundo). Tudo depende da aposta na qualidade pq se for para o barato vai tudo é apra o Leste...
MCarr December 6th, 2004, 11:17 AM Julgo que uma marina não tem nada a ver com um projecto como o de Margueira. Natureza totalmente diferente.
E o que foi que eu disse logo no inicio do meu post?
Arpels December 6th, 2004, 11:24 AM MCarr quem iria construir 1 empreendimento destes não o iria fazer sem saber os riscos que corre, o mundo dos negocios tem isso em conta e não entra em negocios para perder, não foi feito apenas por teimosia de 1 autarca!!
Lss911 December 6th, 2004, 12:14 PM Epah Mcarr disseste que é diferente, mas não deixaste de usar como exemplo de comparação! Como poderão duas coisas totalmente diferentes serem comparadas??......
MCarr December 6th, 2004, 01:35 PM Usei como comparação pelo que é comum, mas como raio me podem explicar que estando o negocio da construção complectamente estagnado em Lisboa iriam rentabilizar um investimento desta envergadura?
Arpels December 6th, 2004, 08:25 PM quem disse que esta completamente estagnado? :uh:, é o contrario recentemente voltou a ter novo impulso.
Arpels December 6th, 2004, 08:37 PM tal como a marina que foi falada não seria construida se não houvese a contrapartida do retorno no investimento, também não estou a ver 1 consórcio internacional a levar a cabo 1 projecto com a envergadura que este projecto tinha, o que estagnou em Lisboa, Lisboa leia-se grande Lisboa não a cidade em si, foi a construção para a classe media baixa, quando Lisboa estagnar completamente estamos mal MCarr :(
TeKnO_Lx December 6th, 2004, 09:13 PM o projecto é muito bom mas neste pais pelo menos por agora é impraticável ,quer pela mentalidade maioritariamente anti-altura dos portugueses ou pela proprio estado economico do pais (iria-se sempre dizer ke o governo investe em coisas k não sao importantes, enkuanto os portugueses ficam mais pobres ,kalker coisa do genero!)
Lss911 December 7th, 2004, 10:08 AM Concordo, actualmente é impossível...em termos económicos. Mas note-se que o projecto foi pensado num período de estabilidade económica e mesmo assim não deixaram de existir vozes contra por "serem muito altas". Aliás, o então Ministro do Ambinte José Socrates falou em não avançar por chocar com o Estuário do Tejo. Ora a questão é: o que choca mais? Estaleiros Navais ou Arquitectura? Se é para não chocar que se escolha outra coisa então...
Arpels December 7th, 2004, 08:24 PM Concordo, actualmente é impossível...em termos económicos. Mas note-se que o projecto foi pensado num período de estabilidade económica e mesmo assim não deixaram de existir vozes contra por "serem muito altas". Aliás, o então Ministro do Ambinte José Socrates falou em não avançar por chocar com o Estuário do Tejo. Ora a questão é: o que choca mais? Estaleiros Navais ou Arquitectura? Se é para não chocar que se escolha outra coisa então...
a mim o que me choca é ver esgotos a descarregar directamente no rio, prometeram 1 colector submarino e numca se viu nada dele, isso sim!! se tivesse sido aprovado na altura certa não haveria impedimentos como a estagnação economica.
Lss911 December 7th, 2004, 09:54 PM Pah aqui os ministros preferem outros submarinos! Qué para brincarem né!?
Isso é outro escândalo: o desrespeito e a apatia perante a situação ambiental do Rio Tejo!
Ao menos, o Ex-Ministro José Sorates, tivesse sido coerente! Se não aprova por causa do impacto ambiental, atão tinha que avançar com os colectores por causa da...protecção ambiental!
|
|