View Full Version : Lisboa | O Novo Parque Mayer
Lss911 December 3rd, 2004, 08:55 PM O Sr. Frank Ghery, que pôs Bilbau no mapa, continua a tratar do grande projecto para Lisboa ou não?
Existem algumas fotos de maquetes de volumes e do interior tb:
http://www.epul.pt/docs/imagens/ParqueMayer02.jpg
http://www.epul.pt/docs/imagens/ParqueMayer03.jpg
Sou totalmente a favor deste projecto! Aquela zona está completamente desvalorizada e além disto precisa de uma nova vida! Pah o Teatro de Revista está mais que acabado, nem vai voltar: faz parte de outro tempo! Sinseramente acho-o foleiro à brava! Mas como a cultura não é só isso, é museus, galerias,teatros, salas de espectáculos, etc não precisamos do Teatro de Revista; outros chegam e bem!!
Precisa de uma nova luz aquela zona, de um novo ritmo contemporâneo e digno do século XXI!
Arpels December 3rd, 2004, 09:19 PM esta em aguinhas de bacalhau!!
Marco Bruno December 3rd, 2004, 11:05 PM esta em aguinhas de bacalhau!!
pois...
o Carmona Rodrigues diz que o projecto do Gehry é para manter, ainda ha esperança!
Lss911 December 3rd, 2004, 11:13 PM viva o carmona!! que avance!!
Phobos December 4th, 2004, 03:49 AM Eu ainda tenho esperanças de que vao construir o parque Mayer,so que as coisas andam ao ritmo da burocracia portuguesa;mas um dia chega la!!!
Arpels December 4th, 2004, 01:48 PM eu francamente acho que desde que se falou em reabilitar e ate os dias de hoje ja passou mto tempo, não quero ser ave agoirenta mas algo me cheira mal!! ja são mtos anos Phobos.
Reflex January 10th, 2005, 10:56 PM Os partidos de esquerda, que detêm a maioria na Assembleia Municipal de Lisboa, já prometeram chumbar a proposta da autarquia
O Parque Mayer deverá acolher até 2012 três teatros, um anfiteatro, um clube de jazz e uma mediateca, segundo o projecto de reabilitação elaborado pelo arquitecto norte-americano Frank Gehry, que a Assembleia Municipal de Lisboa discute amanhã.
Orçado em 134 milhões de euros, o projecto de Frank Gehry abrange uma área de 18 mil metros quadrados à superfície e cinco mil metros quadrados no subsolo e deverá estar concluído em 2012.
O custo do plano a elaborar pelo arquitecto norte-americano está estabelecido em sete por cento do valor total, ou seja, 9,4 milhões de euros.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), o projecto de recuperação prevê a construção de um teatro - "Teatro Um" - com capacidade para 1100 espectadores, destinado a grandes produções teatrais e de dança, música ligeira e clássica ou sinfónica, que deverá ser gerido através de uma parceria entre o município e entidades privadas.
Outra valência prevista, o anfiteatro, permitirá acolher espectáculos ao ar livre, como festivais de música clássica e jazz, folclore, bandas filarmónicas, teatro de rua e festas populares, sendo a gestão associada ao "Teatro Um", mas com maior intervenção da CML.
O "Teatro Dois", com lotação de 500 lugares, será mais virado para as novas tecnologias e multimédia, acolhendo musicais e teatro de revista e comercial, sendo concedido a entidades privadas escolhidas através de concurso público.
Um outro espaço, o "Teatro Três" ou "Black Box", que será explorado pela CML (cem lugares), servirá para produções experimentais, tratando-se de "um espaço privilegiado para a apresentação de companhias já com alguma notoriedade, mas que não dispõem de espaço próprio".
O projecto inclui também um centro de exposições e mediateca, que acolherá exposições temporárias de arte contemporânea, conferências, cursos e "workshops", além de funcionar como um centro educativo para a arte contemporânea, centro de recursos, laboratório informático e audiovisual. Este espaço será gerido pela autarquia, em articulação com entidades públicas e privadas.
O "Clube/Escola de Jazz" vai ao encontro de "uma ambição já antiga do Hot Clube de Portugal (que passará a gerir este espaço), que se encontra a desenvolver a sua actividade em condições muito precárias".
O Parque Mayer acolherá ainda seis salas de ensaio, de forma a dar resposta ao "défice" deste tipo de infra-estruturas, "sentido por grande parte dos agentes culturais da cidade", afirma a autarquia.
Numa segunda fase do projecto, está planeada a criação de uma Academia de Artes do Espectáculo, inspirada na tradição anglo-saxónica de ensino integrado de teatro, cinema e vídeo.
Para a autarquia lisboeta, a recuperação do Parque Mayer vai atrair diferentes tipos de público, o que será "um factor de revitalização desta área da cidade".
"A oferta de actividades ao longo do dia e da noite contrariará a desertificação a que tem estado sujeito o centro de Lisboa", considera igualmente a CML.
A viabilização deste projecto está, no entanto, nas mãos dos partidos de esquerda, que detêm a maioria na Assembleia Municipal de Lisboa e que já prometeram chumbar a proposta da autarquia lisboeta, que consideram um "mau negócio" para o município.
Prevista está a constituição de um fundo de 50 milhões de euros, em que participam a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), a Parque Mayer Investimentos Imobiliários (detida pela Bragaparques, proprietária dos terrenos da Avenida da Liberdade) e a Espart, do Grupo Espírito Santo.
A EPUL entra com os terrenos da Feira Popular, em Entrecampos, e da Alta do Restelo, cabendo depois aos gestores do fundo a reabilitação do Parque Mayer e a construção de projectos imobiliários nestes terrenos, cujos dividendos, após a venda, serão repartidos pelas três entidades.
Em declarações anteriores aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, disse que a autarquia ainda não tem um plano alternativo para a recuperação do Parque Mayer, sublinhando que o projecto a discutir amanhã é "uma boa solução".
"Se esta proposta não tiver viabilidade, terá de ser apresentada outra", afirmou o autarca, garantindo que um novo plano para a recuperação do Parque Mayer poderá vir a ser aprovado ainda antes das eleições autárquicas, em Outubro.
Caso a participação de Frank Gehry seja inviabilizada, a Câmara de Lisboa "não tem qualquer compromisso para pagar uma indemnização ao arquitecto se o projecto não avançar", adiantou ainda Carmona Rodrigues.
(http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1212725&idCanal=36)
Lss911 January 10th, 2005, 11:35 PM Este projecto tm mesmo que avançar!! Mainada!
TeKnO_Lx January 10th, 2005, 11:45 PM os comunas tão contra tudo e todos..
Fern January 11th, 2005, 01:17 AM Isto ja nao tinha sido chumbado ha algum tempo??
Inacreditavel que quando se quer fazer alguma coisa de jeito ha sempre uns palhacos contra com desculpas ridiculas, quando o que querem e que os outros cheguem ao fim do mandato sem ter nada feito (porque nao os deixaram!!) para que eles sejam eleitos. E tudo por interesses proprios e nunca pela cidade!!
Reflex January 11th, 2005, 01:31 AM Isto ja nao tinha sido chumbado ha algum tempo??
Pelos vistos ainda não: será chumbado amanha! :cry:
Inacreditavel que quando se quer fazer alguma coisa de jeito ha sempre uns palhacos contra com desculpas ridiculas, quando o que querem e que os outros cheguem ao fim do mandato sem ter nada feito (porque nao os deixaram!!) para que eles sejam eleitos. E tudo por interesses proprios e nunca pela cidade!!
Infelizmente é exactamente isso, sem tirar nem por! Em Portugal, poem-se primeiro os interesses pessoais, depois os do partido e por fim, se sobrar um bocadinho de espaço e tempo, logo se pensa no povo... É por isso que os outros passam por nós e nós por cá continuamos...sempre parados! :bash:
Phobos January 11th, 2005, 03:14 AM Amannha vamos saber se Lisboa vai continuar a viver no passado ou se alguma coisa vai mudar,mas nao arrisco muito um bom resultado para isso.
E pena,apesar do preço elevado seria algo bom para a cidade,mas e sempre assim,estes politicos atrasados sao sempre os carrascos do desenvolvimento do pais.
Arpels January 11th, 2005, 01:01 PM por falar nisso, a cadinho deram-me no metro o jornal "destak" (sim o destak Tekno, o metro so mo deram 1 vez e numca mais deram a nimguem:) ) la vem 1 noticia que a maioria de esquerda da Camara Municipal de Lisboa se prepara para xumbar este projecto :cry:, cambada de parasitas em que td se move por interesses politicos e nada para o bem comum do cidadão, este projecto era soberano fantastico etc etc etc, é inqualificavel a mentalidade dos nosso governantes!!
Marco Bruno January 11th, 2005, 02:48 PM é outro para meter no Recycle Bin
Puto January 11th, 2005, 04:23 PM :bash: infelizmente.. mais um.. :no:
MCarr January 11th, 2005, 05:29 PM Vi na TV que o projecto foi aprovado, existem mais parques mayeres em Lisboa?
Lss911 January 11th, 2005, 05:55 PM lol de certeza que não! espero que a notícia seja mesmo verdade!!
Marco Bruno January 11th, 2005, 06:00 PM Vi na TV que o projecto foi aprovado, existem mais parques mayeres em Lisboa?
:eek2: aprovaram?
odivelense January 11th, 2005, 06:06 PM Os Velhos do Restelo aprovaram este projecto??????????
Arpels January 11th, 2005, 07:01 PM YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS :cheers1:, o meu santinho (São Tomé :D) foi forte.
:banana: :dance::dance::banana:
:nocrook::nocrook::rock:
TeKnO_Lx January 11th, 2005, 07:08 PM humm? cm é k é possivel??
Lss911 January 11th, 2005, 07:25 PM Ainda n vi nada de notícias sobre a aprovação...
Fern January 11th, 2005, 07:53 PM Isto e verdade?!!! :nocrook: :cheers1: Afinal ainda ha uma restea de esperanca...
Arpels January 11th, 2005, 09:56 PM ja andei a pesquizar td na net mas não vi nada, a ver se da nas noticias :dunno: acho que o MCarr não brincaria com 1 coisa destas :evil:, olhem o meu coraçãozitu :sleepy:
Arpels January 11th, 2005, 11:06 PM GRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, arghhhhhhhhhhhhhhhhhh :cry: MCarr isto são brincadeiras parvas, o projecto foi xumbado acabou de dar na TVI as 21,15, as veses da-me impressão que aqui no forum há gente que trabalha pos velhotes do restelo!! :evil:
Arpels January 11th, 2005, 11:08 PM podes por nos xumbados Marco (k ódiooooooooooooooooooooooooooooooooo).
Marco Bruno January 11th, 2005, 11:10 PM Acho que eles chumbaram a proposta, mas não significa que o projecto do Gehry tenha sido chumbado, quer dizer, o que foi chumbado foi o modo de financiamento, etc
Lisboa: reabilitação do Parque Mayer chumbada por partidos de esquerda
Lusa
Os partidos da esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) rejeitaram hoje a proposta de reabilitação do Parque Mayer através de um fundo de investimento imobiliário, mas a autarquia promete apresentar nova proposta em breve.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, garantiu hoje aos deputados municipais que a autarquia levará "muito proximamente" à AML "uma, duas, três novas soluções" para a recuperação do Parque Mayer.
Em declarações aos jornalistas à margem da reunião da AML, Carmona Rodrigues afirmou que a solução para o Parque Mayer será "necessariamente diferente" da constituição de um fundo de investimento imobiliário, hoje chumbada pela maioria de esquerda na Assembleia Municipal.
Os deputados do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) rejeitaram a proposta da autarquia, alegando que representaria um "mau negócio" para a Câmara.
O autarca social-democrata não considera a rejeição do fundo como uma "derrota", adiantando que a recuperação do Parque Mayer é de "grande interesse para a cidade" e, como tal, "merece largo consenso".
Escusando-se a adiantar qual será o modelo escolhido para o Parque Mayer, o presidente do município lisboeta afirmou que a nova proposta permitirá "salvaguardar a posição da Câmara de Lisboa".
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1212834&idCanal=76
Marco Bruno January 11th, 2005, 11:11 PM De qq maneira o Mcarr deveria ter mais cuidado... :evil:
Lss911 January 11th, 2005, 11:15 PM Neste país há vários partidos que fazem oposição pela oposição! Não interessa o quê, interessa que se opõem ao poder!!! Se o partido do poder quer avançar com um projecto de ajuda social aos sem-abrigo,por exemplo, os tipos da oposição vão contra!porquê?? "epah não sei, é porque como somos oposição então não gostamos dos gajos que estão no poder e logo votamos contra!Boa????"
Cambada de ignorantes!!!!!!!!!
Bem mas ainda há esperança (espero)!
É caso para dizer: saí um B52 para o MCarr :cheers: !!!
Puto January 11th, 2005, 11:38 PM Os partidos da oposição são sempre da oposição.. opoem-se nem que seja ao melhor projecto do mundo.. :weird: enquanto for assim merda.. :rant:
Arpels January 11th, 2005, 11:42 PM Neste país há vários partidos que fazem oposição pela oposição! Não interessa o quê, interessa que se opõem ao poder!!! Se o partido do poder quer avançar com um projecto de ajuda social aos sem-abrigo,por exemplo, os tipos da oposição vão contra!porquê?? "epah não sei, é porque como somos oposição então não gostamos dos gajos que estão no poder e logo votamos contra!Boa????"
Cambada de ignorantes!!!!!!!!!
Bem mas ainda há esperança (espero)!
É caso para dizer: saí um B52 para o MCarr :cheers: !!!
heheheh, 1 B52 ta fixe :okay:, bom oxala seja so isso então marco, eu houvi xumbado ja nem houvi mais, deume 1 coisa fui logo fumar pa janela :(
Fern January 12th, 2005, 12:11 AM Esses gajus ate metem nojo!!!
Reflex January 12th, 2005, 12:22 AM Esperemos que tenha sido realmente só o modo de financiamento a ser chumbado! Ao menos isso... De qualquer modo isso irá signficar um adiamento significativo. Esperemos que não seja preciso que o Maria Vitoria venha abaixo com alguma derrocada para que alguém se decida finalmente a fazer alguma coisa!!! ...com ou sem Frank Gehry!;)
Reflex January 12th, 2005, 12:58 AM 1 questao: o projecto que se fala do PS, da autoria de Norman Foster, chegou-se alguma vez a saber-se em que consistia?
Marco Bruno January 12th, 2005, 01:17 AM 1 questao: o projecto que se fala do PS, da autoria de Norman Foster, chegou-se alguma vez a saber-se em que consistia?
uma vez vi numa revista da Câmara o Foster e o João Soares a visitar o P. Mayer e via-se tb uns esquiços pequenitos... mas não deu para ver nada de concreto.
Depois, pelo que percebi, quando veio o PSD mandaram aquilo para a gaveta.
Acho que é uma das razões pelas quais PS vê com bons olhos o projecto do Foster para Santos, afinal estão-lhe a "dever" uma...
Phobos January 12th, 2005, 04:02 AM a medida que lia os posts de voces de qua havia sido chumbado comecei a ficar realmente decepcionado,mas ainda ha uma esperança.
So nao sei se e motivo para ter esperança,ja que os velhotes quando querem fuder uma coisa,arranjam qualquer motivo.
MCarr January 12th, 2005, 11:46 AM as veses da-me impressão que aqui no forum há gente que trabalha pos velhotes do restelo!! :evil:
Exacto, eu sou um velho do restelo infiltrado neste covil de pecado e subversão para ver o que andam a conspirar contra a moral e bons costumes da nossa honrada sociedade, por isso já sabem, cuidado que o big brother is watching you :sly:
odivelense January 12th, 2005, 12:36 PM Exacto, eu sou um velho do restelo infiltrado neste covil de pecado e subversão para ver o que andam a conspirar contra a moral e bons costumes da nossa honrada sociedade, por isso já sabem, cuidado que o big brother is watching you
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
Arpels January 12th, 2005, 01:32 PM Marco, podes por na reciclagem Man :sleepy:, hoje pela manhã deu nas noticias que a camara, após este xumbo, irá apresentar até ao fim da legislatura novo projecto!!
Puto January 12th, 2005, 04:00 PM merda.. :rant: :weird:
Reflex January 12th, 2005, 05:28 PM Projecto para Parque Mayer volta a estar na estaca zero
chumbo Proposta para constituir Fundo de Investimento Imobiliário recusada pela maioria de Esquerda na Assembleia Municipal Carmona diz ter solução alternativa e mantém Gehry
Ao fim de três anos e meio de mandato, uma das principais promessas eleitorais do executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltou ontem à estaca zero o modelo de recuperação do Parque Mayer, que previa a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário tripartido, foi chumbado pela maioria de Esquerda na Assembleia Municipal, que considerou que a proposta é lesiva dos interesses do município. Carmona Rodrigues, presidente da autarquia, recusou que se tenha tratado de uma "derrota" e garantiu que "muito em breve" irá apresentar ao executivo da CML outra proposta de solução do problema.
Com efeito, ainda os deputados municipais não se tinham pronunciado e já o presidente da CML anunciava que está a ser estudada uma alternativa, embora não tenha especificado pormenores. Mais tarde, explicou aos jornalistas que será uma proposta "necessariamente diferente" da que estava em cima da mesa, que previa a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário com a participação da EPUL, dos proprietários do Parque Mayer e da Espart, uma empresa do grupo Espírito Santo, que, no entender da Oposição, seriam os dois grandes beneficiados com os lucros desta operação.
O PS, pela voz de Miguel Coelho, acusou Santana Lopes de ser o "culpado" por uma "trapalhada" que, no seu entender, "configura uma situação de gestão danosa", "incompetência" e "irresponsabilidade". Para o líder da concelhia de Lisboa do PS, o erro do actual executivo foi não ter avançado com a expropriação do Parque Mayer, em 2002, e ter aprovado um pedido de informação prévia que aumentou as expectativas dos proprietários.
Rejeitando a proposta do FII e apontando vários argumentos para o chumbar - designadamente a questão da repartição de encargos e a incógnita quanto ao custo dos equipamentos culturais a imputar à autarquia -, Miguel Coelho garantiu que "o PS está aberto a procurar caminhos de consenso". Embora admita que possa provocar uma "longa querela judicial", propõs que se avance com a expropriação ou com a permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular, ambas soluções já equacionadas.
Também o PCP, pela voz de Silva Dias, considerou que o FII era um "desastre" e sugeriu que "a CML siga a prática saudável da venda em hasta pública e compra em concurso público". "Temos terrenos valiosos na Praça de Espanha e no Restelo. Pois que se urbanizem e vendam e que esse dinheiro seja utilizado para comprar o Parque Mayer", disse, sugerindo que "sejam afastados os intervenientes parasitários deste negócio".
Apesar do chumbo, Carmona mantém a garantia de que o projecto de Frank Gehry no Parque Mayer é para avançar.
Carmona Rodrigues
Presidente da CML
"É reconhecido que o projecto Gehry é uma mais-valia para a cidade. A partir de hoje, não vai ser possível continuar muito mais tempo sem arranjar uma solução para o Parque Mayer."
Dias Baptista
Deputado do PS
"Continuamos a não ver o contrato de Frank Gehry, nem sabemos quanto é que já lhe foi pago. Já os pedimos, mas estão a sonegar documentos à Assembleia Municipal!".
(JN)
Afinal parece aiinda haver esperança!!! :cucumber: :banana: :nocrook:
Arpels January 12th, 2005, 05:42 PM Reflex, parece haver 1 incoenrencia entre os varios orgãos de comunicação, garanto que na SIC noticias disseram que "sera apresentado novo PROJECTO até ao fim da legislatura da presidencia da camara", agora vem esta noticia, olha fica a chama da esperança :notacrook:
Puto January 12th, 2005, 06:33 PM To confuso.. :sly: .. bom mas se ha esperança.. é bem :D :)
Reflex January 12th, 2005, 09:04 PM Reflex, parece haver 1 incoenrencia entre os varios orgãos de comunicação, garanto que na SIC noticias disseram que "sera apresentado novo PROJECTO até ao fim da legislatura da presidencia da camara", agora vem esta noticia, olha fica a chama da esperança :notacrook:
Bom, eu tambem ouvi falar em coisas similares. Só não percebi se se referiam mesmo a novos projoctos realmente ditos ou a novos projectos de financiamento para o Parque, mantendo-se a "proposta Gehry"... :? Tenho realmente pesquisado sobre este assunto e confesso que não cheguei a conclusao nenhuma, tendo-me esta noticia do JN parecido a mais esclarecida...talvez por ir de encontro aos meus interesses!!:D
Arpels January 12th, 2005, 09:17 PM Bom, eu tambem ouvi falar em coisas similares. Só não percebi se se referiam mesmo a novos projoctos realmente ditos ou a novos projectos de financiamento para o Parque, mantendo-se a "proposta Gehry"... :? Tenho realmente pesquisado sobre este assunto e confesso que não cheguei a conclusao nenhuma, tendo-me esta noticia do JN parecido a mais esclarecida...talvez por ir de encontro aos meus interesses!!:D
LOL :D, olha façamos 1 forçinha :lol:
Reflex January 26th, 2005, 01:33 AM Novo Parque Mayer só daqui a sete anos...
Sete anos é o prazo previsto para a construção dos equipamentos culturais do futuro Parque Mayer, orçados em 117,5 milhões de euros, segundo a proposta que amanhã será discutida em sessão plenária do executivo camarário. A proposta, do presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, prevê uma permuta dos terrenos da Bragaparques no Parque Mayer pelos terrenos municipais de Entrecampos.
Além dos terrenos do recinto, a Sociedade Parque Mayer, detida pela Bragaparques, terá ainda de compensar a autarquia em cerca de 50 milhões de euros, já que às parcelas que integram o Parque Mayer é atribuído o valor de 60 milhões de euros, enquanto o valor de Entrecampos ascende a 110,350 milhões de euros.
Dois modelos de financiamento desta operação são apresentados na proposta de Carmona Rodrigues: a primeira aponta para que o investimento seja feito à custa das receitas do jogo, isto é, as contrapartidas do Casino de Lisboa a pagar à câmara, que, diz o documento, ascendem a 120 milhões de euros, ao fim de sete anos; uma outra hipótese é a candidatura a financiamentos comunitários para projectos de relevância cultural.
Tal como antes, a câmara chama a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) para concretizar estes propósitos, confiando-lhe a execução do projecto de arquitectura, o loteamento e a urbanização do Parque Mayer, bem como a construção dos equipamentos culturais que nele se integrarão, respeitando o projecto do arquitecto canadiano Frank Gehry. Para tal, serão celebrados entre o município e a EPUL contratos-programa cujas condições serão submetidas à aprovação da câmara.
Na zona da Feira Popular, que tem 44.625 metros quadrados, será possível à Bragaparques erguer 120 mil metros quadrados de construção bruta, o que dá um índice de 2.7. Já nos 18.388 metros quadrados do Parque Mayer será possível erguer 50 mil metros quadrados, o que representa um acréscimo em relação ao que antes fora estipulado e que resulta num índice idêntico, de 2.7.
Custos não podem disparar
Os equipamentos culturais representam 18 mil metros quadrados acima do solo e cinco mil metros quadrados no subsolo. A proposta da câmara ressalva que nos custos estimados para os equipamentos culturais, de 117,5 milhões de euros, não serão admitidas variações acima dos 10 por cento.
Na nova proposta, o preço estimado para cada metro quadrado de terreno no recinto do Parque Mayer ascende a 1200 euros, enquanto o valor estimado para Entrecampos ronda os 895 euros, para a parte resultante da permuta. Para a área restante, cada metro quadrado atinge os 950 euros, já incluindo a TRIU (Taxa para a Realização de Infra-estruturas Urbanas).
Os equipamentos culturais distribuem-se por três teatros, um com capacidade para 1100 lugares, outro com 500 e um teatro-estúdio, além do anfiteatro ao ar livre articulado com o teatro principal, e ainda um centro de exposições/mediateca, uma escola de jazz a afectar ao Hot Clube de Portugal e seis salas de ensaio. A criação de uma Academia de Artes do Espectáculo, com uma população residente, ficará para uma segunda fase do projecto, segundo a proposta.
O modelo de gestão destes espaços não está ainda definido mas, diz a câmara, "o objectivo é tornar a solução o mais partilhado e consensual possível". Nesse propósito, a autarquia propõe a constituição de um grupo de trabalho composto por representantes de todas as forças políticas que, até ao fim de 2005, apresente um modelo de gestão.
http://jornal.publico.pt/2005/01/25/LocalLisboa/LL01.html
Reflex January 26th, 2005, 01:35 AM A Câmara Municipal de Lisboa (CML) discute, amanhã, a permuta entre os terrenos privados do Parque Mayer com os terrenos municipais da Feira Popular, retomando uma proposta aprovada em 2003 e mais tarde anulada.
De acordo com a proposta do presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, a P. Mayer Investimentos Imobiliários (detida pela Bragaparques, proprietária dos terrenos da Avenida da Liberdade) transmite para o município lisboeta o "conjunto de edifícios que integram a área conhecida por Parque Mayer", com uma área de 18 mil metros quadrados, estimados em 60 milhões de euros. Em contrapartida, a Parque Mayer recebe os terrenos de Entrecampos, onde estava instalada a Feira Popular, com uma área de 44 mil metros quadrados, calculados em 110 milhões de euros.
Carmona Rodrigues propõe ainda ao executivo camarário que a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) fique responsável pela reconversão do Parque Mayer, de acordo com o projecto do arquitecto norte-americano Frank Gehry.
A permuta dos terrenos, que permitirá a reconversão do Parque Mayer e dos terrenos de Entrecampos onde se situava o parque de diversões da cidade, regressa à câmara depois de a Assembleia Municipal de Lisboa ter chumbado a constituição de um fundo de investimento imobiliário.
A proposta da permuta foi aprovada em Julho de 2003 pelos deputados municipais mas acabaria por ser anulada em Abril do ano seguinte por ter falhado o acordo com os proprietários dos terrenos da Avenida da Liberdade.
No entanto, a proposta que o executivo camarário discute amanhã apresenta algumas alterações relativamente à primeira, afastando "contrapartidas marginais, como a constituição de direitos de superfície a favor da proprietária do Parque Mayer para a construção de parques de estacionamento e a instalação de um parque de municipal de diversões a expensas daquela sociedade".
De acordo com a proposta, não está em causa "o cumprimento dos compromissos assumidos pelo município" no âmbito do protocolo celebrado com a "Fundação O Século" em Julho de 2003, que previa que a autarquia assegurasse a continuidade da obra social depois do encerramento da Feira Popular (que funcionava como fonte de receita para aquela instituição).
http://jn.sapo.pt/2005/01/25/grande_lisboa/carmona_quer_trocar_parque_mayer_fei.html
Reflex January 26th, 2005, 01:37 AM PCP votará contra
Para o PCP, nesta proposta vai "o carro à frente dos bois": "Avança-se com uma permuta, com base num loteamento, mas sem o plano de pormenor", disse Carlos Chaparro, da Organização Regional de Lisboa dos comunistas. A proposta "valoriza excessivamente os terrenos do Parque Mayer e beneficia ainda os interesses privados, neste caso da Bragaparques. Não faz sentido estar-se a permutar o terreno de Entrecampos sem se saber ainda o que se poderá construir", acrescenta. Os comunistas defendem uma solução assente num plano de pormenor para os terrenos da Feira Popular, a vender em hasta pública, criando receitas para a requalificação do Parque Mayer.
http://jornal.publico.pt/2005/01/25/LocalLisboa/LL01CX01.html
...e será que estes gajos saberão que também podem votar a favor??? :weird:
TeKnO_Lx January 26th, 2005, 01:46 AM PCP votará contra
e será que estes gajos saberão que também podem votar a favor??? :weird:
:rofl: :rofl: :rofl: Eu não creio.. devem ter algum tipo de deficiencia mental..! loolool
Marco Bruno January 26th, 2005, 02:08 AM tou a ver que 2012 será o grande ano das inaugurações:
TGV, Parque Mayer, Alcântara...
Fern January 26th, 2005, 02:08 AM Bom realmente tb gostaria de saber de antemao o que e que a Bragaparques sera autorizada a construir nos terrenos da feira popular!! Tb nao se pode deixar fazer la qualquer coisa para viabilizar o Parque Mayer. Agora, os comunas realmente ja chateam- votam contra tudo e mais alguma coisa!!
Arpels January 26th, 2005, 11:15 AM é o k se chama oposição por oposição, seja ou bom não importa por isso é k o pais não avança mais, na Russia e paises visinhos puseram-nos a andar por alguma coisa aqui continuam a votar neles :(
Paulo2004 January 27th, 2005, 12:55 AM tou a ver que 2012 será o grande ano das inaugurações:
TGV, Parque Mayer, Alcântara...
Aeroporto na Ota
Reflex January 27th, 2005, 01:03 AM Não querendo ser pessimista, mas será que vão ser todas inauguradas a tempo???:?
O TGV parece-me que sim...
O Parque Mayer penso que se for aprovado breve, talvez até antes de 2012 as coisas estejam prontas! O problema é mesmo o arranque! :bash:
Alcântara XXI... humm, talvez esteja pronta grande parte, mas dificilmente concluida no seu todo.
Ota...tenho neste projecto as minhas mais sérias dúvidas!!! Creio que nem em 2015, é de todos o projecto que mais divisões cria, é tremendamente complicado! É daqueles projectos que o pessoal todo até o quer e tal, mas que ninguém quer sujar as mãos nele... Vamos lá a ver se alguém tem, de uma vez por todas, coragem política para tomar 1 resolução... seja ela qual for!!! ;)
Reflex January 27th, 2005, 01:52 AM Após duas horas de discussão durante a sessão camarária de hoje, o presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, aceitou adiar a proposta para uma reunião extraordinária a realizar terça-feira de manhã, no mesmo dia em que a medida será debatida pela Assembleia Municipal de Lisboa (AML).
No início do debate, o vereador socialista Vasco Franco solicitou o adiamento da proposta, alegando ter tido pouco tempo para a analisar e para concertar a votação com a bancada do PS na AML, pedido que acabou por ser aceite por Carmona Rodrigues.
Apesar de o financiamento se prolongar até 2012, a autarquia estima que os espaços culturais fiquem concluídos em quatro anos, adiantou hoje a vereadora do Urbanismo, Eduarda Napoleão.
[...]
"Esta fórmula é mais simples que a anterior. Quanto menos entidades envolvidas, aparentemente será melhor, com uma negociação directa entre o privado e a Câmara de Lisboa", sustentou o presidente.
Na opinião do autarca, "o tempo é bom conselheiro e permite aprimorar o que antes (em propostas anteriores) não foi tão bem conseguido".
Carmona Rodrigues sublinhou que a reabilitação do Parque Mayer permitirá criar "um espaço de qualidade, cultura, lazer e animação numa zona central da cidade", defendendo a necessidade de um "consenso alargado".
A proposta permite ainda, assegurou, "acautelar" o futuro dos comerciantes da Feira Popular, encerrada desde Outubro de 2003, a restauração do Parque Mayer e a obra social da Fundação "O Século", cuja fonte de financiamento era o parque de diversões da cidade.
Os vereadores comunistas criticaram a inexistência de planos de pormenor para a zona do Parque Mayer e de Entrecampos, considerando que só estes documentos permitirão definir a edificabilidade permitida e os usos a dar a estes terrenos.
A vereadora do Urbanismo explicou que a construção calculada para o Parque Mayer é a que está prevista no Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolente (PUALZE), do anterior executivo camarário, e que só após a aprovação da permuta será possível avançar com a elaboração do plano de pormenor, em que participará Frank Gehry.
Os comunistas opuseram-se ainda à diferença dos custos por metro quadrado estipulados para os dois terrenos, mas o vereador das Finanças, Fontão de Carvalho, explicou que os valores foram assim definidos por peritos.
A proposta volta a ser discutida na próxima terça-feira de manhã, mas o PCP já prometeu votar contra.
Se o PS também reprovar a permuta, esta poderá ser chumbada em Assembleia Municipal, onde a esquerda detém a maioria.
A proposta do presidente social-democrata prevê a permuta entre 50.000 metros quadrados de construção nos terrenos da Avenida da Liberdade, propriedade da Parque Mayer - Investimentos Imobiliários, detida pela Bragaparques, com 67.000 metros quadrados de construção nos terrenos camarários de Entrecampos antigamente ocupados pela Feira Popular.
O terreno de Entrecampos abrange ainda uma área com capacidade construtiva de 53.000 metros quadrados, pelos quais a Bragaparques vai pagar à autarquia 50,3 milhões de euros.
(www.rtp.pt)
:runaway:
xandre January 27th, 2005, 05:56 PM realmente parece-me muito irresponsavel estar a trocar terrenos sem saber o valor deles, e se estivesse la tb votava contra apesar de ser a favor do projecto. ja agora alguem aqui trocava a sua casa por outra sem conhecer o valor das duas? :) eu penso que não, mas parece que ha pessoas aqui e na camara que pensam que sim, so quando nos toca mais de perto é que pensamos a serio, e se ha coisa que não lhes toca por perto é a falta de gosto e paixão que estes politicos teem pelo pais e pela nossa cidade, fazendo tudo para ganhar votos.
Arpels January 27th, 2005, 06:23 PM sim tens razão, pena é a oposição maioritaria de esquerda não ter viabilizado o projecto apresentado po parque mayer, se o tivesse feito evitava estas trocas e baldrocas, ja da materia para 1 filme com varios capitulos este parque :(
TeKnO_Lx February 4th, 2005, 06:05 PM Reabilitação do Parque Mayer viabilizada pelo PS
04-02-2005 14:13
Projecto arquitectónico vai para a frente depois de múltiplos impasses
A maioria PSD-CDS/PP na Câmara de Lisboa e os vereadores do PS chegaram hoje a acordo sobre a permuta de terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer que vai permitir reabilitar aqueles espaços da cidade.
A troca dos terrenos, hoje aprovada por maioria pelo executivo camarário, resulta de um compromisso entre a anterior proposta do presidente do município, Carmona Rodrigues, e as sugestões da vereação socialista, mas não conquistou a aprovação do PCP.
Em comunicado divulgado no final da reunião, a autarquia sublinhou que a decisão aprovada «acolheu diversos contributos apresentados durante o período de discussão, tendo em vista uma solução de consenso alargada».
O executivo municipal congratulou-se «com a solução encontrada para a reabilitação do Parque Mayer, garantindo o desenvolvimento de um projecto arquitectónico e cultural que vai melhorar a cidade».
A maioria aceitou a realização, defendida pelo PS, de uma hasta pública nos terrenos municipais de Entrecampos que não são afectos à permuta com os terrenos privados com o Parque Mayer.
Também os valores da área de construção permitida foram alterados.
A proposta inicial de Carmona Rodrigues, que foi discutida na semana passada e cuja votação foi adiada duas vezes, previa a permuta de 50.000 metros quadrados de construção nos terrenos privados do Parque Mayer com 67.000 metros quadrados dos terrenos municipais de Entrecampos onde funcionava a Feira Popular de Lisboa.
Segundo esta proposta, na zona da Feira Popular sobravam 53.000 metros quadrados de área de construção, pelos quais a BragaParques, proprietária do Parque Mayer, pagaria à autarquia 50,3 milhões de euros.
Em vez disso, serão trocados 61.000 metros quadrados de área de construção em Entrecampos pelos terrenos do Parque Mayer, sendo os restantes 59.000 metros quadrados colocados em hasta pública, com o valor base de 950 euros por metro quadrado.
Finalmente!!! :cheers: :cheers:
Arpels February 4th, 2005, 06:08 PM acabei de ver na tv também mas o rpojecto do Frank Gery po parque mayer ja vai ser diferente!!
Fern February 4th, 2005, 06:12 PM acabei de ver na tv também mas o rpojecto do Frank Gery po parque mayer ja vai ser diferente!!
O que e que eles mudaram??? Nao vao fazer caixotes com marquises agora ou vao?? Se calhar era essa a condicao para o PS viabilizar. Ah mas admirar-me-ia que os comunas que tanto adoram marquises nao o tivessem feito. Portanto nao podem ser marquises.
Sabes se existem algumas imagens Arpels?
Arpels February 4th, 2005, 06:17 PM ainda não há nada, cheira-me ao mesmo projecto com ligeiras alterações!!
Lss911 February 4th, 2005, 11:25 PM Espero que sim! Se bem que o cinema do arquitecto Cristiano Sousa é uma pena ser destruído, é um belo exemplar de arquitectura modernista-arte decó! Mas é como o outro: caga nisso! Ou não...(?)
Paulo2004 February 4th, 2005, 11:31 PM Boa. Espero é que este tipo de entendimentos continue durante os próximos 4 anos entre o futuro governo e a oposição. É assim que se trabalha!
Arpels February 4th, 2005, 11:32 PM deu a cadinho nas noticias k e o mesmo projecto do Gary, mas ao almoço houvi dizer k ja n seria exactamente o mesmo, acredito no almoço ou no jantar? :)
Lss911 February 4th, 2005, 11:33 PM Num qualquer! Desde que avance qualquer uma das hipóteses
Fern February 4th, 2005, 11:35 PM Num qualquer! Desde que avance qualquer uma das hipóteses
Isso depende das hipoteses. Nao queremos gastar milhoes em algo que seja apenas razoavel e normal. Queremos algo marcante e ultra-moderno que seja falado em todo o mundo!!
Lss911 February 4th, 2005, 11:46 PM Concordo ctg fern! ;)
Marco Bruno February 4th, 2005, 11:55 PM Tava a ver que a novela nunca mais acabava
Nephasto February 5th, 2005, 12:14 AM Optimas notícias! :D
Até custa a acreditar que um partido na oposição aprovou algo do partido no poder!
TeKnO_Lx February 5th, 2005, 03:26 AM Novo Parque Mayer à vista
Em conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho, no dia 4 de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Carmona Rodrigues, considerou ser esse “um dia histórico”: foi o dia em que, em reunião de Câmara, foi aprovada por larga maioria a proposta de permuta do Parque Mayer por terrenos municipais em Entrecampos.
A aprovação dessa proposta de permuta vem, assim, abrir caminho ao acto de escritura através do qual a Câmara ficará na posse do Parque Mayer. Nas palavras de Carmona Rodrigues, esta permuta vem por “fim a anos de indefinição e não solução”, tornando “imparável o processo do Parque Mayer”, cuja requalificação pelo arquitecto Frank Gehry é agora “uma aposta ganha” e “uma valia para a cidade”. Partindo de uma proposta anterior - que foi sendo discutida em sessão de Câmara, beneficiando de contributos vários, e que acabou agora por gerar um amplo consenso - a proposta agora aprovada autoriza uma permuta das referidas propriedades entre o Município de Lisboa e a P. Mayer - Investimentos Imobiliários, SA.
Nos termos da proposta, o Município de Lisboa transmite para a sociedade proprietária do Parque Mayer parte dos terrenos municipais de Entrecampos onde se localiza a actual Feira Popular, com uma superfície necessária a uma área de construção acima do solo de 61.000 m2 (ou seja, cerca de metade dos 120.000 m2 de área de construção acima do solo que se prevê venham viabilizados na área total dos actuais terrenos municipais de Entrecampos, donde se destacará a superfície a transmitir, por acordo entre as partes). Em contrapartida, a sociedade P. Mayer transmite ao Município de Lisboa a propriedade conhecida por Parque Mayer, com o seu conjunto de edifícios, na qual se prevê uma área de construção acima do solo de 50.000 m2 e onde se inclui a área de equipamentos culturais a integrar no projecto.
Assim, ambas as entidades passarão a ser proprietárias das parcelas recebidas pela permuta, livres de quaisquer ónus encargos, e cujo valor se estima igual (54.626.720,00 euros cada) com base em avaliação dos preços por metro quadrado de edificabilidade. A proposta prevê, ainda, a alienação, em hasta pública, da parte remanescente dos terrenos de Entrecampos, após a operação de loteamento.
Os direitos da Fundação O Século, que vem beneficiando de receitas da Feira Popular, serão salvaguardados, no âmbito do protocolo já assinado entre a Câmara e a Fundação. Sobre esta matéria, o autarca lisboeta anunciou que se pretende ter a funcionar a nova Feira Popular já no próximo Verão.
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/167MaqPMayer.jpg
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/173MaqPMayer.jpg
Parque Mayer
O Parque Mayer, quarteirão cultural da cidade de Lisboa, começou a desenvolver-se nos anos vinte do século passado. Em 1922 foi inaugurado o Teatro Maria Vitória, logo seguido em 1928 pelo Teatro Variedades e, em 1931, pelo Capitólio (Arq. Cristino da Silva).
O Parque Mayer foi o palco por excelência do Teatro de Revista, género que tem vindo a sofrer um longo processo de decadência desde os anos 70. No entanto, a comédia musical à portuguesa será sempre parte integrante da memória do Parque e pretende-se também que esteja presente no projecto em apreço, numa perspectiva da sua adaptação à contemporaneidade. A recente vaga de produções humorísticas a que assistimos é herdeira da tradição de sátira social e política de que a Revista foi expoente máximo.
Após oito décadas de história, o Parque Mayer é agora, no seu conjunto, um equipamento obsoleto e degradado, com poucas condições de atractividade e generalizadamente votado ao abandono. Ao longo dos últimos 30 anos, foram sendo elaborados diversos projectos para esta área, até ao compromisso de campanha assumido pelo actual executivo de Lisboa. Trata-se de um projecto de reabilitação com vista à sua requalificação enquanto centro cultural e de serviços, que dotará a cidade de um marco arquitectónico de referência.
O Parque Mayer é um elemento fundamental da malha urbana central da cidade de Lisboa, estando localizado no seu eixo mais nobre: o pólo cultural constituído pelo eixo Av. da Liberdade – Parque Mayer – Rua dos Condes – Rua das Portas de Santo Antão – Restauradores – Rossio, que integra equipamentos emblemáticos de Lisboa, como os cinemas São Jorge, Olympia e Odeon, os Teatros ABC, Maria Vitória, Capitólio, Variedades, Tivoli, Politeama e D. Maria II, e o Coliseu dos Recreios. Enquanto o São Jorge, o Tivoli, o Politeama o D. Maria II e o Coliseu têm actividade regular, em diferentes escalas, os restantes encontram-se quase inactivos e em decadência.
Uma área de cerca de 45.000 m2 (área aproximada para a intervenção que agora se planeia), no centro da cidade de Lisboa, não pode ser deixada ao abandono. A capacidade da CML de levar a cabo este projecto será um factor de afirmação de Lisboa no contexto internacional, através de uma parceria entre entidades públicas e privadas que beneficiarão grandemente a cidade, criando dinâmicas importantes numa zona relativamente desertificada de Lisboa.
Programa Cultural
Após diversas alterações decorrentes de consultas a personalidades da área cultural e de revisões motivadas por constrangimentos financeiros à execução do projecto, foram traçadas as seguintes linhas gerais para o programa funcional dos equipamentos culturais a edificar no Parque Mayer, que totalizarão uma área aproximada de 18.000 m2 à superfície e 5.000 m2 no subsolo.
Teatro 1
- área bruta: 8.030 m2.
- lotação: 1100 lugares.
- valências: grandes produções teatrais e de dança, música ligeira, música clássica/sinfónica.
- especificidades técnicas: teia e fosso de orquestra, palco reversível para o anfiteatro exterior, dimensão de palco adequada ao acolhimento de uma orquestra sinfónica completa (>100 músicos).
- conteúdos: programação diversificada: produções de teatro e dança internacionais, festivais, concertos de grandes orquestras, concertos de música ligeira.
- público-alvo: alargado, de todos os estratos económicos. Pretende-se, numa perspectiva de rentabilização do espaço, uma taxa de ocupação próxima dos 80%.
- observações: este teatro será um marco arquitectónico incontornável, ao nível das recentes criações de Frank Gehry.
Anfiteatro
- área bruta: 900 m2.
- lotação: a definir, de acordo com a solução arquitectónica.
- valências: espectáculos ao ar livre, de diversa índole.
- conteúdos: festivais de música clássica e jazz, folclore, bandas filarmónicas, teatro de rua, festas populares.
- público-alvo: alargado.
- observações: o anfiteatro partilha o palco reversível do Teatro 1, estando estruturado para funcionar com relativa independência deste.
Teatro 2
- área bruta: 4.942 m2.
- lotação: 500 lugares.
- valências: teatro, dança, musical, revista.
- especificidades técnicas: será um teatro com teia, mas com uma modularidade que permite diversas configurações cénicas e de público. Pretende-se que acompanhe o desenvolvimento das Artes do Espectáculo, com componentes cada vez mais tecnológicas e multimédia.
- conteúdos: teatro musical, teatro de revista, teatro comercial.
- público-alvo: popular.
- observações: o teatro terá condições para poder albergar produções mais experimentais de vários géneros artísticos, numa perspectiva de futuro. Isto permitirá a não obsolescência do equipamento.
Teatro 3 / Black Box
- área bruta: 1.200 m2.
- lotação: 80-100 lugares.
- valências: produções transversais e experimentais.
- especificidades técnicas: grid total, bancada modulável.
- conteúdos: teatro, performance, instalação.
- público-alvo: urbano, 18-40 anos.
- observações: tratar-se-á de um espaço privilegiado para a apresentação de companhias já com alguma notoriedade, mas que não dispõem de espaço próprio.
Centro de Exposições / Mediateca / Media Lab
- área bruta: 4.887 m2.
- lotação: n/a.
- valências: investigação, formação, produção e exibição de projectos transversais de artes plásticas, audiovisuais, instalações; serviço educativo para a arte contemporânea, etc..
- especificidades técnicas: white box, centro de recursos, laboratório informático e audiovisual.
- conteúdos: exposições temporárias de arte contemporânea, realização de conferências, workshops, cursos nas áreas do multimédia, vídeo-arte, animação, etc..
- público-alvo: população estudantil e demais públicos de arte contemporânea.
- observações: pretende-se, para além da criação de uma galeria de exposições temporárias, fomentar o conhecimento sobre as novas tendências das artes plásticas, performativas e audiovisuais. Forte componente tecnológica.
Clube / Escola de Jazz
- área bruta: 2.000 m2.
- lotação: n/a.
- valências: formação e concertos na área alargada do Jazz.
- especificidades técnicas: centro de formação dotado dos recursos necessários à sua actividade e café-concerto baseado no actual Hot Clube.
- conteúdos: Jazz e projectos de fusão com ele relacionados.
- público-alvo: o específico do género.
- observações: este componente do projecto vem dar forma a uma ambição já antiga do Hot Clube, que se encontra a desenvolver a sua actividade em condições muito precárias.
Salas de Ensaio
- área bruta: 1.747 m2.
- 6 salas de ensaio: 3 independentes (260m2 úteis) + áreas de apoio (120m2); 2 exclusivas do Teatro 1 e 2 (360m2) e 1 preferencialmente afecta ao Teatro 1 (360m2).
- Salas adaptadas às artes performativas, em que algumas replicam a área de palco dos teatros 1 e 2. Serão implementados os equipamentos necessários para o efeito, nomeadamente estruturas técnicas simplificadas, barras e espelhos para ensaios de dança, etc.
- Tendo em conta o défice de salas de ensaios sentido por grande parte dos agentes culturais da cidade de Lisboa, pretende-se com este conjunto de espaços obviar essa lacuna.
Considerações Finais
- O desenvolvimento deste programa funcional obedecerá a uma lógica de coerência entre os diversos equipamentos. Como exemplo, pretende-se que parte da ocupação das salas de espectáculos seja feita através da apresentação de eventos derivados do Media Lab e da Escola de Jazz, numa perspectiva de contaminação e interdisciplinariedade, tendência aliás actual no desenvolvimento da Arte Contemporânea. É, portanto, da criação de um pólo de excelência que este projecto trata, da construção de equipamentos voltados para o futuro.
- As dinâmicas que este projecto criará, através de apelos a diferentes tipos de público, serão um factor de revitalização desta área da cidade. A oferta de actividades ao longo do dia e da noite contrariará a desertificação a que tem estado sujeito o centro de Lisboa, muito em resultado de um processo de terciarização da ocupação imobiliária.
- Numa segunda fase do projecto está planeada a criação de uma Academia de Artes do Espectáculo, a qual irá fixar uma população residente, potenciar a procura ao nível de zona e de equipamentos por via da sua existência e notoriedade e, obviamente, apoiar a oferta através de uma nova geração produtiva. O seu modelo será inspirado na tradição anglo-saxónica de ensino integrado de teatro, cinema e vídeo, criando sinergias com as infra-estruturas previstas.
- Quanto ao modelo de gestão a adoptar, e com o objectivo de tornar a solução o mais partilhada e consensual possível, propõe-se que, no âmbito da Câmara Municipal e com este fim, seja constituída uma comissão composta por representantes de todas as forças políticas com assento neste órgão, cujos trabalhos deverão estar concluídos até ao final do corrente ano, contudo desde já se sugere que o Clube/Escola de Jazz seja concessionado ao Hot Clube de Portugal atendendo ao facto de o mesmo já se encontrar desde há muito localizado naquela zona.
Lisboa, 19 de Janeiro de 2005.
Parque Mayer ,Torre de Foster para 2012 ,a juntar ao TgV com ligação ao Porto e Madrid, 3 travessia do tejo mais que provavél.. Grandes mudanças se avizinham para a capital!! :cheers:
btw pessoal axam ku novo Parque mayer pode ter uma espécie de efeito Gugenheim de Bilbao? Eu axo ke deviamos ter tipo alguma coleção de pinturas modernas(picasso,dali etc) já que chama sempre muitas pessoas e turistas.. talvez a coleçção berardo? no fundo seguir por ex o modelo de Madrid com u eixo thyssen, reina sofia, prado. Acho que nos faltam "grandes" museus a nível cultural que possam ser reconheçidos internaciolalmente!!
[Smeagol] February 5th, 2005, 12:06 PM axam ku novo Parque mayer pode ter uma espécie de efeito Gugenheim de Bilbao?
uiii... então é que ficava demais!!! :cheers:
Fern February 5th, 2005, 02:27 PM btw pessoal axam ku novo Parque mayer pode ter uma espécie de efeito Gugenheim de Bilbao? Eu axo ke deviamos ter tipo alguma coleção de pinturas modernas(picasso,dali etc) já que chama sempre muitas pessoas e turistas.. talvez a coleçção berardo? no fundo seguir por ex o modelo de Madrid com u eixo thyssen, reina sofia, prado. Acho que nos faltam "grandes" museus a nível cultural que possam ser reconheçidos internaciolalmente!!
Acho que essa do Berardo talvez seja uma boa ideia mas arranjar pinturas do Picasso, Dali, etc nao e simplesmente ir a loja compra-las!! E realmente seria bom que marcasse com o Gugenheim Bilbao mas nao queremos que seja igual porque senao perdia logo a originalidade e o interesse!!
Marco Bruno February 5th, 2005, 03:50 PM O Parque Mayer não é um museu de arte, é um local para a realização de espectáculos/teatros, escola de jazz, cinemas, etc.
Marco Bruno February 5th, 2005, 04:20 PM Parque Mayer ,Torre de Foster para 2012 ,a juntar ao TgV com ligação ao Porto e Madrid, 3 travessia do tejo mais que provavel.. Grandes mudanças se avizinham para a capital!! :cheers:
podes crer, ultimamente só boas noticias. :cheers:
Arpels February 5th, 2005, 05:19 PM os renders estão ainda mto estranhos :sleepy:, mas to feliz a sinais de mudanças :banana:
Marco Bruno February 5th, 2005, 09:47 PM os renders estão ainda mto estranhos :sleepy:,
aquilo são fotos de uma maquete, não são renders :D
Reflex February 5th, 2005, 10:01 PM Ena, ena, finalmente!!! :banana:
A 1ª foto da maquete faz lembrar o Gugenheim de Bilbao.
Quanto ao "efeito Gugenheim" eu creio que se devia apostar nisso, na inclusão de 1 museu de grande qualidade no projecto, visto não desvirtuar, a meu ver, os intentos do mesmo. 1 coisa desse género daria 1 dimensão mais global/internacional ao Parque Mayer! E é isso que Lisboa e o país precisam, cada vez mais!!! :okay:
..."continuem o programa, humm, mas com juizinhuuu, humm!"
Phobos February 5th, 2005, 11:22 PM Depois de tudo so vou acreditar quando vir o titanio a brilhar la no local do parque Mayer :).Mas se for desta mesmo,e parece que sera,e um dia historico para a cidade.
Lss911 February 5th, 2005, 11:33 PM Bem só boas notícias!! Pelos vistos vai mesmo bombar!! Ghery pôs bilbau no mapa! Lisboa já está no mapa, mas pode vir a receber um importante fulgor com este projecto! Pode vir a projectar imenso a imagem de lisboa por este mundo fora...
Quanto ao Museu de Arte, não era nada má ideia: mts turistas estrangeiros utilizam a zona da baixa e poderiam ir facilmente ao museu! Mas reparem nisto: não acho que a opção melhor seria um museu de arte modrna com obras de picasso, malevich e por aí fora...o museu seria de arte contemporânea portuguesa (portanto actual) e com algumas obras de estrangeiros!! Rui Chafes, Sanchez, José pedro croft por exemplo...um pólo de desenvolvimento da arte portuguesa e de promoção da mesma para o mundo para que mais tarde, daqui a uns bons anos, a arte portuguesa esteja num nível de topo mundial!! Epah eu julgo que é uma grande ideia!! ;)
Fern February 6th, 2005, 02:05 AM Por acaso uma montra para os nossos artistas, e aproveitar um projecto tao emblematico para lhes dar mais relevo e uma boa ideia!!
Reflex February 6th, 2005, 02:14 AM Sim... Na minha opinião o Parque Mayer sem museus era 1 absoluto desperdicio...;)
Lss911 February 7th, 2005, 11:55 AM Mas mesmo! Seria uma oportunidade única para o panorâma atístico português!
Fern February 7th, 2005, 02:19 PM Tb acho. Alem de que ha gente com duvidas acerca do sucesso do projecto, dizem que nao havera publica suficiente, e assim era mais uma maneira de encher aquilo.
Arpels February 7th, 2005, 09:09 PM aquilo são fotos de uma maquete, não são renders :D
poix, já reparei LOL!!
Reflex February 9th, 2005, 05:54 PM Depois de tudo so vou acreditar quando vir o titanio a brilhar la no local do parque Mayer :).Mas se for desta mesmo,e parece que sera,e um dia historico para a cidade.
Mas (também) vai ser em titânio??? :sly:
Fern February 9th, 2005, 06:01 PM Mas (também) vai ser em titânio??? :sly:
Nao acho, ele tinha dito que seria uma mistura entre metal e vidro.
Arpels February 9th, 2005, 06:11 PM desconhecia essa do titaneo!!
Fern February 9th, 2005, 06:27 PM desconhecia essa do titaneo!!
Titanio e o de Bilbao..
http://data.greatbuildings.com/gbc/images/cid_bilbao_002.jpg
http://data.greatbuildings.com/gbc/images/cid_bilbao_005.jpg
http://data.greatbuildings.com/gbc/images/cid_bilbao_006.jpg
http://data.greatbuildings.com/gbc/images/cid_bilbao_003.jpg
Arpels February 9th, 2005, 07:23 PM o de Bilbau eu sei k é de titaneo agora o de Lx numka houvi falar :)
Reflex February 9th, 2005, 08:53 PM Pois... eu acabei por não perceber se o Phobos o disse fazendo 1 alusão ao de Bilbao ou se ouviu alguma coisa nesse sentido... Mas eu ia mais pela 1ª hipótese...;) (pela via das dúvidas, levantei a questão...)
Fern February 9th, 2005, 09:36 PM Se eu bem me lembro o Ghery falou em vidro. Mas acho que agora que ja foi aprovado num futuro proximo saberemos!!
Lss911 February 10th, 2005, 12:53 AM As semelhanças serão mais à ver com o tipo de volumetrias curvilíneas irregulares...julgo eu!
Reflex March 1st, 2005, 11:31 PM Processo prolongou-se por quase três anos
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje por maioria e com os votos contra da CDU a permuta entre os terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular, sendo uma solução procurada há quase três anos.
O processo ficou marcado por diversos avanços e recuos, que envolveram a instalação de um casino em Lisboa, que mereceu inicialmente o veto do Presidente da República, Jorge Sampaio, a aprovação de uma primeira permuta e a sua posterior anulação e o chumbo da criação de um fundo de investimento imobiliário.
Com a aprovação desta proposta, a Câmara Municipal de Lisboa já poderá dar luz verde ao arquitecto norte-americano Frank Gehry, que deverá ter o projecto de reabilitação do Parque Mayer concluído dentro de oito meses a um ano, segundo afirmou o presidente da autarquia da capital, Carmona Rodrigues.
A permuta hoje aprovada resulta de um compromisso entre a maioria PSD/CDS-PP na Câmara de Lisboa e os vereadores do PS, que, contudo, sugeriram várias alterações à proposta inicial apresentada pelo presidente da autarquia.
A medida prevê a troca de 61 mil metros quadrados de área de construção nos terrenos municipais de Entrecampos - onde funcionava a Feira Popular - por 50 mil metros quadrados de terreno no Parque Mayer - propriedade da Bragaparques.
Segundo a proposta da Câmara Municipal de Lisboa, vão também a hasta pública parte dos terrenos de Entrecampos que não são afectos à permuta, com 59 mil metros quadrados e com o valor base de 950 euros por metro quadrado, sendo esta uma das reivindicações do PS.
No Parque Mayer, 18 mil metros quadrados serão destinados ao projecto de Frank Gehry, que planeou a construção de três teatros, um anfiteatro, uma mediateca, um clube de jazz e seis salas de ensaio. O projecto que deverá ser construído em quatro anos e estimado em 117 milhões de euros, que serão pagos pelas contrapartidas do casino.
Os restantes 32 mil metros quadrados no Parque Mayer e os terrenos de Entrecampos vão receber serviços, habitação e comércio.
Fonte: Publico (http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1217109&idCanal=76)
F-I-N-A-L-M-E-N-T-E!!!!! :banana:
Decreto o dia 1 de Março como dia feriado aqui no SSC!!! :D
Lss911 March 1st, 2005, 11:58 PM Li hoje logo de manha a excelente notícia de que o parque mayer vaimmesmo andar para a frente!! yeah!
Arpels March 2nd, 2005, 11:17 AM acabei de ler no destak :banana: finalmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :)
Fern March 2nd, 2005, 02:30 PM Bom agora so falta apresentarem a versao final. Mal posso esperar para ver as imagens a computador!!
Lss911 March 2nd, 2005, 04:39 PM Hoje fui a uma excelente exposição na Rua Garrett sobre urbanismo em Lisboa e lá aparece o projecto do Ghery e ainda os de Novel, Foster para Alcântara,...
Aconcelho a visita e ainda po cima é grátis!
Arpels March 2nd, 2005, 05:01 PM ena, Lss e já há renders do projecto po Parque Mayer? :)
Marco Bruno March 2nd, 2005, 08:31 PM Hoje fui a uma excelente exposição na Rua Garrett sobre urbanismo em Lisboa e lá aparece o projecto do Ghery e ainda os de Novel, Foster para Alcântara,...
:cheers:
Está lá até quando, sabes?? Vou tentar passar lá amanhã ou sexta!
Phobos March 2nd, 2005, 09:44 PM apos ler essa noticia ja nao ha duvida nenhuma de que isso vai para a frente,ontem eu li que o partidos dos velhos do restelo estava feito para chumbar a proposta de permuta,mas que se F*&%$ foram eles que nao levaram nada.
O melhor de tudo e que a cidade vai ganhar mais instituiçoes culturais,e isso sempre e bem vindo para o dinamismo da cidade.
Reflex March 2nd, 2005, 10:50 PM Hoje fui a uma excelente exposição na Rua Garrett sobre urbanismo em Lisboa e lá aparece o projecto do Ghery e ainda os de Novel, Foster para Alcântara,...
:cheers:
Está lá até quando, sabes?? Vou tentar passar lá amanhã ou sexta!
Essa exposição já foi falada neste thread (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=177332).;) 30 de Abril é a data limite, portanto não te precisas de apressar Marco! :okay:
TeKnO_Lx March 3rd, 2005, 02:15 PM uma grande noticia!! vamus esperar por renders + detalhados :)
TeKnO_Lx May 8th, 2005, 02:39 PM Projecto Para além da reconversão do teatro Capitólio futuro dos outros equipamentos é ainda incerto Candidato socialista à Câmara da capital pretende requalificar espaço público joão girão
Manuel Maria Carrilho quer o teatro de volta ao Capitólio; restantes equipamentos sem destino
Ocandidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Lisboa, Manuel Maria Carrilho, apresentou ontem a sua solução para a reconversão do Parque Mayer. A ideia, que Carrilho apelidou de "simples e viável", é a articulação do Jardim Botânico na perspectiva de continuação do recinto do Parque Mayer, também ele transformado num espaço verde. Outra das metas do candidato socialista é a requalificação da Avenida da Liberdade e a recuperação dos equipamentos culturais localizados junto das Portas de Santo Antão.
Insistindo sempre que a solução anunciada pelo PSD para o Parque Mayer - o projecto do arquitecto Frank Gehry - é "uma fantasia com custos de milhões de euros" e "um embuste", o socialista explicou que a sua proposta é "uma solução quase natural" e prende-se com "uma preocupação de requalificação do espaço público, onde as pessoas possam viver".
Assim, Carrilho pretende aproveitar o património ambiental e cultural de Lisboa, com a renovação do Jardim do Torel, de modo a ligar as duas colinas. Os equipamentos culturais situados nas Portas de Santo Antão - Coliseu, Politeama, Ódeon, Olímpia, Sociedade de Geografia, Casa do Alentejo e Ateneu, também terão a atenção de Manuel Maria Carrilho, que pretende, caso seja eleito presidente da autarquia, valorizá-los e aproveitá-los, para que retomem as suas antigas funções.
http://utils.sapo.pt/thumbnail?pic=http://jn.sapo.pt/2005/05/08/7217982.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif
No entanto, para além da certeza da requalificação do teatro Capitólio (que poderá receber teatro e revista) no Parque Mayer, o candidato não adiantou qual o futuro dos restantes equipamentos.
E quando confrontado com a possível contradição entre estes projectos e o voto dos deputados municipas do PS, no passado mês de Fevereiro, na Assembleia Municipal, sobre o futuro do Parque Mayer, Carrilho respondeu sentir-se "vinculado a tudo o que é lei e às decisões tomadas na Assembleia Municipal. Mas o que foi aprovado foi a permuta de terrenos, não foi mais nada", sublinhou, desmarcando-se assim das posições então assumidas pelo partido.
fonte (http://jn.sapo.pt/2005/05/08/grande_lisboa/carrilho_quer_fazer_jardim_actual_pa.html)
Arpels May 8th, 2005, 05:33 PM isto é o k chamo opsição politica por pura oposição politica, porque um jardim ali se imediatamente atraz dos terrenos do parque Mayer esta um dos melhores, se não o melhor, jardins de Lisboa que poucos Lisboetas conheçem divido a ma divulgação deste jardim? este jardim é o jardim botanico de Lisboa, uma vasta floresta de plantas exoticas!!
Barragon May 8th, 2005, 05:41 PM Estive lá há pouco tempo no jardim botânico Arpels.... mas tens que ver que não está aberto ao público como poderá estar esse que querem fazer!
Arpels May 8th, 2005, 05:44 PM é uma questão de o abrirem ao publico Barra, explica-me pk esta fechado? fechar este jardim apenas conduz a sua gradual destruição, e ele esta em mto mau estado quando podia estar mto melhor!!
Barragon May 8th, 2005, 05:48 PM Está fechado porque existem lá espécies que são mais sensíveis e que não existem normalmente noutros jardins! essas espécies foram lá postas vindas do cu de judas e se abrirem ao público poderão estragar, etc. Acho bem que fique fechado e quem quiser lá ir paga :)
Arpels May 8th, 2005, 05:57 PM mas assim vai-se degradando man, tenho conhecimento de atropelias k la se cometem por estar fechado ao publico comum como entradas a socapa e cenas de droga la dentro!!
Barragon May 8th, 2005, 06:01 PM Não se degrada nada Arpels.... aquilo tem seguranças e alem disso é tratado mesmo por estar fechado
Arpels May 8th, 2005, 06:04 PM eu acho um desperdicio estar fechado, é um convite ao banditismo e discordo com a construção de mais um jardim, isto parece uma cidade de buracos man, porque é k o carrilho não chega ali aqueles terrenos entre a urbanização da Portela e o rio e ajardina akilo em vez de inventar jardins novos?
Barragon May 8th, 2005, 06:06 PM Então tas a dizer que entre a Portela e o rio são do concelho de lisboa?
Arpels May 8th, 2005, 06:08 PM ao pe da autoestrada é Barra, logo a seguir a virares depois de entrares em Lx a esquerda estas no concelho de lisboa, a Portela faz a divisão!!
Barragon May 8th, 2005, 06:15 PM Moscavide é Loures...
Lss911 May 8th, 2005, 06:16 PM Eu quero é que esse tipo se lixe!! tem a mania que é intelectual (na verdade é mesmo...) e o resto?? o tipo não percbe nada a não ser de cultura e ambiente...
Arpels May 8th, 2005, 06:16 PM sim mas ca mais a frente ja estas em Lx, irra k'e do contra :) e mesmo assim não sei Lss :lol:
Lss911 May 8th, 2005, 06:17 PM o tipo é urso todos os dias!! é mesmo oposição gratuíta!! o jardim botânico não existe para ele!!
Barragon May 8th, 2005, 06:17 PM Está bem Arpels...
Lss911 May 8th, 2005, 06:18 PM epah se o gajo for eleito mudo de cidade!!! não posso com aquele tipo! ainda por cima é quase meu vizinho!
Arpels May 8th, 2005, 06:21 PM tb não vou mto a bola com ele :(
MCarr May 8th, 2005, 06:28 PM o tipo não percbe nada a não ser de cultura e ambiente...
pois, devia era se dedicar a cultura biologica :D, lisboa precisa de um homem de barba rija que mostre grandes obras :gunz:
Arpels May 8th, 2005, 06:31 PM ou dedicar-se a mulher dele :D
Lss911 May 8th, 2005, 08:52 PM concordo ctg mcarr! quanto ao arpels não sei como é que a bárbarinha foi escolher um homem daqueles! merecia mt melhor! um gajo tipo eu tás a ver?
JohnnyMass May 8th, 2005, 10:09 PM Está fechado porque existem lá espécies que são mais sensíveis e que não existem normalmente noutros jardins! essas espécies foram lá postas vindas do cu de judas e se abrirem ao público poderão estragar, etc. Acho bem que fique fechado e quem quiser lá ir paga :)
muitos dos jardins botânicos por esse mundo fora são pagos e acho muito bem que sejam de acesso condicionado, no entanto não é por esse motivo que não deixam de ter milhares de visitantes todos os anos. é claro que publicidade é a chave para o sucesso...mais uma vez em portugal não se faz publicidade ao que se tem. a minha tese de mestrado é precisamente sobre jardins botânicos e arboretos e em janeiro andei a visitar os de lisboa mas para conseguir informação na net...uma desgraça, nada de jeito. por acaso não tive tempo de visitar este, mas visitei o da Ajuda e o agrícola tropical, ambos pagos e estavam impecáveis.
Phobos May 8th, 2005, 10:31 PM Essa idéia de não fazer o Parque Mayer como está planejado é ridícula,depois de tantas negociações e blá blá blá vem um novo presidente e deita tudo a perder.Mesmo que os custos de fazer o tal projecto do Gehry sejam altos,eu acho que este será muito mais importante para Lx do que mais um parque urbano,porque isso ja há muitos,e mesmo lá nesa zona há um como vocês disseram.
Reflex May 8th, 2005, 11:01 PM E por causa de coisa como esta que o país não anda para a frente. Isto faz lembrar o outro, "troca não troca, troca não troca, mau!" :gunz:
O país está na merda que está porque só os projectos com menos de 4 anos (tempo da legislatura autarquica...), porque senão ao fim desse tempo sao eleitos outros de outro partido e param tudo... simplesmente porque aquela obra não tem o carimbo politico de tal partido, independentemente de ser ou não o melhor para os cidadãos!
Quanto à ideia propriamente dita, foi uma das alternativas que se apresentaram ao projecto Gehry, a qual acho igualmente válida. Temo, muito sinceramente, que se gaste rios de dinheiro com a reconversão do Parque Mayer, segundo este projecto Gehry/PSD, que se fique com 1 obra importante do ponto de vista arquitectonico, um marco, mas que não tenha a utilzação intensiva que tal investimento deveria ter...:|
No entanto, não é suspender o projecto e mandar parar as obras no ultimo momento, qual super-homem-defensor-do-mundo-e-da-cidade-de-Lisboa o caminho, só porque não foi nenhuma mente brilhante do PS que gizou este projecto!:rant:
Lss911 May 9th, 2005, 12:12 AM é redículo! aliás o meu receio confirmou-se: ao saber que o carrilhito ia ser candidato já sabia que ele ia mandar o parque mayer à viding pah! puting do caraguing!
Arpels May 9th, 2005, 12:35 AM concordo ctg mcarr! quanto ao arpels não sei como é que a bárbarinha foi escolher um homem daqueles! merecia mt melhor! um gajo tipo eu tás a ver?
LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL :D imbejozo!!
Lss911 May 9th, 2005, 12:36 AM nã!!!! :D
Arpels May 9th, 2005, 12:37 AM este projecto não deve ser Ghery/PSD mas sim Ghary/Lisboa era o k mais faltava vir esta moskinha morta propor um jardim para akela zona :gunz:
celo May 9th, 2005, 12:56 AM a proposta do ghery já propõe (e é a meu ver o ponto mais interessante do seu projecto) a ligaçao do espaço do parque mayer ao jardim botanico através de uma grande escadaria que funcionaria também como auditório ao ar livre
Reflex May 9th, 2005, 12:59 AM Bom, aqueles que moram em Lisboa têm 1 boa coisa a fazer: não votar nele!:okay:
Lss911 May 9th, 2005, 12:59 AM claro!! ora nem mais! agora vem aqule demagogo armado em culto estragar tudo!
Phobos May 9th, 2005, 01:00 AM mas por falar nas eleições,como está a pesquisa de opinião?Ele está na frente?
Reflex May 9th, 2005, 01:02 AM As ultimas sondagens que vi, há coisa de 3 semanas, davam-no muito à frente do Santana Lopes, mas derrotado relativamente ao Carmona Rodrigues (candidato que o tempo e Marques Mendes escolheram...)
Lss911 May 9th, 2005, 01:04 AM Bom, aqueles que moram em Lisboa têm 1 boa coisa a fazer: não votar nele!:okay:
Eu tenho esse podr! ;)
Arpels May 9th, 2005, 01:06 AM a proposta do ghery já propõe (e é a meu ver o ponto mais interessante do seu projecto) a ligaçao do espaço do parque mayer ao jardim botanico através de uma grande escadaria que funcionaria também como auditório ao ar livre
bem interessante essa ligação :okay:
Barragon May 9th, 2005, 01:10 AM Lss tens o poder mas acho que não te safas... :( Eu também não gostava de o ver ... a barbara queria era um gajo rico ... esperta foi ela :D a mulher de hoje em dia... interesseira, falsa, e pronta a dar o golpe do baú... meus amigos cuidado :|
Arpels May 9th, 2005, 01:11 AM :D a poix!!
Phobos May 9th, 2005, 01:22 AM As ultimas sondagens que vi, há coisa de 3 semanas, davam-no muito à frente do Santana Lopes, mas derrotado relativamente ao Carmona Rodrigues (candidato que o tempo e Marques Mendes escolheram...)
Então se é assim não há muito o que se preocupar.O Carrilho não ganha.
Arpels May 9th, 2005, 01:29 AM poix isto pk o Santana ja era :)
Lss911 May 9th, 2005, 01:38 AM força carmona!! (embora preferisse o santana lopes. mas como o carmona tem mt mais hipoteses de ganhar...)
Reflex May 9th, 2005, 02:02 AM a mulher de hoje em dia... interesseira, falsa, e pronta a dar o golpe do baú... meus amigos cuidado :|
Que mauzão! Ou talvez não... :lol:
Viriatox May 10th, 2005, 12:57 AM Eu prefiro tb o projecto do Gehry antes que um parque, cria mais riqueza e valoriza a cidade. O novo parque mayer do F.G. será se for feito uma nova imagem de marca e simbolo da cidade (esta vez cultural) fazendo uma transição perfeita na minha opinião entre a zona antiga e a nova, cria uma nova centralidade e permite recuperar o jardim botânico ficando unido a avenida da liberdade. ;)
Arpels May 10th, 2005, 01:00 AM eu não sei mas se o projecto for aprovado o futuro persidente de camara pode desaprovalo?
Lss911 May 10th, 2005, 07:17 PM Eu acho que sim...em termos de lei pode. Mas sería deitar para a rua milhões e mandar para o lixo uma oportunidade excelente de valorizar a zona e trazer-lhe um novo dinamismo (que precisa)...mas tatando-se do ghery o mais provavel é que o impacto vá mt para além da zona, ou seja, quiçá em termos internacionais...
Lss911 May 10th, 2005, 07:18 PM Eu prefiro tb o projecto do Gehry antes que um parque, cria mais riqueza e valoriza a cidade. O novo parque mayer do F.G. será se for feito uma nova imagem de marca e simbolo da cidade (esta vez cultural) fazendo uma transição perfeita na minha opinião entre a zona antiga e a nova, cria uma nova centralidade e permite recuperar o jardim botânico ficando unido a avenida da liberdade. ;)
Ora nem mais!!! :cheers:
Fern May 10th, 2005, 09:29 PM Entao va toca tudo a votar no Carmona para nao acontecerem desastres.
Arpels May 10th, 2005, 09:46 PM :D a fazer campanha heim? ya vai ser coisa a considerar man, deixa ver mais o k vai sair de bacuradas da boca deste gajo (o Carrilho), ainda não me esqueçi que o PSD chumbou os dons do Tejo :cry:
ILOVELISBON May 10th, 2005, 09:59 PM Epa tenham calma, normalmente os politicos em portugal nao acabam assim com os projectos dos outros partidos. Ainda por cima considerando os milhoes que se gastaram na elaboração do projecto. O meu filling é que o carrilho está so a dizer que fazia doutra maneira para mostrar que é socialista, ou seja, mais amiginho do ambiente e tb pq infelizmente existe esta tendencia entre os partidos de não poderem concordar em alguma csa. Mas depois volta atras com a palavra e acaba o projecto do santana. Agora se o cabrao continuar até às eleiçoes a dizer que vai fazer essa merda de jardim e restaurar a barraca que ta lá, voto PSD pela primeira vez na vida!!!
Arpels May 10th, 2005, 10:02 PM sei não Love, ja não era a primeira vez, olha o caso dos dons do Tejo, vinha dos tempos do PS, o PSD acabou com o projecto e pagou as indeminizações a malta k ja tinha sinalizado os andares nas torres :( e para mim as coisas ate deviam ser feitas de comum acordo afinal isto de birras politicas não pode comprometer o futuro de uma cidade ou de um pais!!
ILOVELISBON May 10th, 2005, 10:04 PM ainda não me esqueçi que o PSD chumbou os dons do Tejo :cry:
Esse projecto era aquele no sul do parque das naçoes em que faziam duas torres mm ao pe do tejo? E que se for o que tou a pensar acho que foi bem chumbado
Arpels May 10th, 2005, 10:12 PM era aonde havia uma discoteca enorme e actualmente esta a marina, o projecto era bem fixe, td em vidro, um luxo!!
Phobos May 10th, 2005, 10:50 PM Foi uma pena não terem feito o Dons do Tejo.Um edificio todo em vidro daria um ar muito fixe ao PDN.
Barragon May 11th, 2005, 12:27 AM ILOVELISBON porque achas que foi bem chumbado ?
ILOVELISBON May 11th, 2005, 12:35 AM Mas o que ouvi e que essas torres eram mm a frente do rio e tapavam a vista para mtas pessoas que compraram casas atras, o que nao estava previsto quando as compraram. Acho que seria injusto. Alem disso acho errada essa ideia de construir torres a frente do rio. Isto não é Nova iorque. Mas se calhar estou errado, as torres podiam nao ser tao perto do tejo como estou a pensar
ILOVELISBON May 11th, 2005, 01:04 AM Ja tive a ver renders dessas torres e sao tao perto do tejo como estava a pensar. Imaginem que se constroi uma fila de torres de 20andares ao longo do tejo. As unicas pessoas que podem ter vista sobre o rio sao as que comprarem casa nessas torres! Embora concorde que se abra certas exepçoes como em Alcantara pq ja la existe a ponte que tem pilares enormes ou em santos pq se trata de uma unica torre esguia e é importante para a requalificação da zona..
Arpels May 11th, 2005, 11:36 AM não é bem assim Love, eram apenas duas torres, preferia k as construissem e na zona velha retirassem tos os empecilhos que a beira rio estrovam a vista desde a cidade, na expo iriam por essas torres junto a agua mas em compenssação tens 1 belissimo parque, o do Trancão, onde podes fazer passeatas a beira rio, coisa k não é mto facil de fazer no resto da cidade!!
Arpels May 11th, 2005, 11:38 AM ILOVELISBON porque achas que foi bem chumbado ?
foi xumbado por interesses privados, o arquitecto provavelmente este arquitecto não reunia amigos suficientes para poder deixar a sua marca na cidade ;) prova disso e k afinal não se vão fazer estas duas torres de vidro de 19 andares cada uma mas tambem não se ira fazer nehuma escola e zonas verdes como o people da zona keria mas sim uma torre mais alta com 24 andares embora ainda não esteja acente que esta torre sera feita mas ja se fala dela e com risco de um arquitecto muito mais "conceituado" na praça.
Reflex May 12th, 2005, 01:53 AM mas tatando-se do ghery o mais provavel é que o impacto vá mt para além da zona, ou seja, quiçá em termos internacionais...
Sem tirar nem por! Se o Gehry por Bilbao no mapa da arquitectura internacional, mais fácil será faze-lo com uma cidade historica pela sua arquitectura como Lisboa! O passado já cá o temos e é bom! Agora precisamos de um presente e de um futuro, e como tal não nos podemos dar ao luxo de descartar 1 oportunidade taaao boa como esta, especialmente depois de já se terem gastado os milhoes que se gastou!:okay:
Quanto ao sr. Carrilho, acho muito que queira criar novos jardins em Lisboa, é sempre 1 medida de louvar; mas que o faça onde isso não colida com projectos já existente e de interesse para a cidade...:rant:
Lss911 May 12th, 2005, 02:47 AM não é bem assim Love
O efeito tá com piada!!! :hilarious
Phobos May 12th, 2005, 04:37 AM [...]ou em santos pq se trata de uma unica torre esguia e é importante para a requalificação da zona..
Mas olha que talvez essa torre esguia seja muito pior do que 2 torres colocadas numa area totalmente moderna.Especialmente porque não concordo que a torre tenha papel nenhum na requalificação da zona,essa torre para mim é mania do Foster de deixar a sua marca de destaque em tudo,e em segundo lugar porque o lugar esta mesmo ao pé da parte historica e eu fico a pensar o que será daqui a 30 anos quando ela estiver desactualizada e for mais um mamarracho à frente do rio,no meio dos prédios historicos.
Arpels May 12th, 2005, 12:22 PM O efeito tá com piada!!! :hilarious
:lol:
Arpels May 12th, 2005, 12:25 PM Mas olha que talvez essa torre esguia seja muito pior do que 2 torres colocadas numa area totalmente moderna.Especialmente porque não concordo que a torre tenha papel nenhum na requalificação da zona,essa torre para mim é mania do Foster de deixar a sua marca de destaque em tudo,e em segundo lugar porque o lugar esta mesmo ao pé da parte historica e eu fico a pensar o que será daqui a 30 anos quando ela estiver desactualizada e for mais um mamarracho à frente do rio,no meio dos prédios historicos.
nem mais Phobos, apesar de achar que o projecto tem nivel não concordo com a sua implantação naquela zona, a zona atraz desta futura torre é antiga e ira ficar um bocado destoada com a envolvente, melhor seria fazela em Alcantara ou noutro local onde não tivesse tanto impacto arquitectonico e fazer a beira rio jardins
Fern May 12th, 2005, 07:18 PM nem mais Phobos, apesar de achar que o projecto tem nivel não concordo com a sua implantação naquela zona, a zona atraz desta futura torre é antiga e ira ficar um bocado destoada com a envolvente, melhor seria fazela em Alcantara ou noutro local onde não tivesse tanto impacto arquitectonico e fazer a beira rio jardins
Eu preferia algo assim:
http://p.vtourist.com/604981-City_Views-Stockholm.jpg
Mas olha que a porcaria que para la fizeram a volta e ainda pior e descaracteriza ainda mais. Nao sei se conheces bem a zona Arpels mas esta cheia de predios feios e relativamente novos!!
Arpels May 12th, 2005, 07:23 PM refereste akeles predios no fundo da avenida k vem do parlamento? especialmente akele k é copia do centro Popidu em Paris?
Fern May 12th, 2005, 07:39 PM Quais predios? Centro Pompidou, nao conheco nenhuns predios em Lisboa parecidos!!
Arpels May 12th, 2005, 09:30 PM no funda da Av. D. Carlos I, ja no cruzamento com a 24 de Julho, ai tens alguns predios modernos mas em geral e td antigo e a cosntrução da torre do Foster e os predios anexos destoara e muito do resto da zona k e mto mais antiga apesar de ter alguns edificios novos!!
Fern May 12th, 2005, 10:18 PM Tas a falar do edificio do IADE? Mas as porcarias que eles la fizeram ja estragaram aquilo tudo, mas se mudassem agora o rumo ou seja construir algo em traca antiga, existem la ao lado uns edificios recentemente reconstruidos com fachada em azuleijo muito muito bonitos, algo assim ou como os que mostrei de Estocolmo seria uma muito melhor proposta.
Arpels May 12th, 2005, 10:22 PM sm é a IADE, sem duvida k seria melhor isso Fern!!
Reflex May 12th, 2005, 10:56 PM Ah, o IADE, essa bela obra do grande arquitecto Taveira. Na minha leiga opinião o mamarracho mais nojento que algum dia alguém se lembrou de erguer na nossa cidade... :puke:
TeKnO_Lx May 12th, 2005, 10:57 PM O actual vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues, apresentou hoje a sua candidatura à liderança da autarquia, afirmando querer acabar com as «manchas negras e degradadas» da cidade. Na sessão, foi notada a ausência do presidente da CML, Pedro Santana Lopes.
Como exemplo desses espaços degradados a eliminar, Carmona Rodrigues referiu zonas na «Avenida 24 de Julho, em Alcântara, na Praça do Chile, na Infante Dom Henrique, no Socorro, em Marvila ou na Charneca». O candidato do PSD garantiu ainda «estar ligado à cidade - espero que por muito tempo - para fazer muita coisa e não quero utilizar a Câmara como um trampolim para outros voos políticos».
Carmona Rodrigues afirmou ser um «político atípico, diferente dos outros» e que a sua preocupação é resolver os «problemas das pessoas» que vivem em Lisboa. O saneamento, a limpeza, a segurança, a reabilitação urbana são alguns das manchas negras identificadas pelo actual vice-presidente da CML.
A cerimónia decorreu no jardim do Bairro de São Miguel, em Alvalade, e juntou várias dezenas de pessoas. Entre os presentes destacaram-se as figuras da política Manuela Ferreira Leite, Álvaro Barreto e Helena Lopes da Costa e da cultura Nicolau Breyner e Rui Veloso.
Carmona Rodrigues escolheu aquele local por estar situado no bairro onde viveu a sua infância, relembrando o tempo em que brincou e passeou naquele jardim. Questionado sobre os projectos prioritários da sua candidatura, Carmona Rodrigues afirmou: «Não tenho uma obra, um monumento, uma bandeira, mas há muitos problemas que nós queremos resolver».
TeKnO_Lx May 12th, 2005, 11:27 PM eh pa eu gostava de ir ao site dele para fazer propostas, apresentar aki o forum e tal.. mas não sei de nenhum site oficial..
Arpels May 13th, 2005, 12:54 AM é atipico e ker resolver os problemas das pessoas? pareçe k ja houvi o outro candidadato dizer o mesmo :sly:
Arpels May 13th, 2005, 12:54 AM Ah, o IADE, essa bela obra do grande arquitecto Taveira. Na minha leiga opinião o mamarracho mais nojento que algum dia alguém se lembrou de erguer na nossa cidade... :puke:
LOL :)
MCarr May 13th, 2005, 02:05 AM parece-me que o edificio em causa era mais conhecido pelo edificio do totobola dos anos 80, nunca foi um espaço bem sucedido, pelo que ouvi dizer não tinha condições nenhumas para ser habitado... por gente hummmmm normal..... mas agora parece-me ser um espaço de ensino para futuros designers...hhummm, ... hummm...
Arpels May 13th, 2005, 03:14 PM não é tão mau quanto isso esta é aonde não devia estar!!
Lss911 February 17th, 2006, 02:16 AM E agora?
Reflex February 17th, 2006, 02:23 AM Não estamos...:sleepy:
Barragon February 17th, 2006, 02:26 AM Sinceramente ... não sei.... mas pende para o não por estarmos em Portugal!
Reflex February 17th, 2006, 02:30 AM Nahhh... vai ser feito e nao tenho grandes duvidas... agora falta é saber quando, porque durante estes quase 15 meses entre o inicio do thread e agora, tirando a questao da permuta dos terrenos, mais nada se fez...:|
Filipe_Golias February 17th, 2006, 05:05 AM Exasperante... :doh:
Lss911 February 17th, 2006, 10:59 AM Nahhh... vai ser feito e nao tenho grandes duvidas... agora falta é saber quando, porque durante estes quase 15 meses entre o inicio do thread e agora, tirando a questao da permuta dos terrenos, mais nada se fez...:|
Foie xactamente isso que quis chamar a atenção: não há novidades há quase 15 meses, o que é preocupante!
Arpels February 17th, 2006, 12:06 PM Não estamos...:sleepy:
era o k ia dizer :(
serial_man February 17th, 2006, 03:32 PM era o k ia dizer :(
Não estivéssemos nós em Portugal...
Que tristeza, enfim...
TeKnO_Lx February 17th, 2006, 03:48 PM está no programa do Carmona.. mas ate começar as obras..
Barragon February 17th, 2006, 08:07 PM :lol: ou dizendo melhor..... até ter dinheiro....
Arpels February 17th, 2006, 08:10 PM a poix!!
Reflex February 18th, 2006, 04:34 AM Foie xactamente isso que quis chamar a atenção: não há novidades há quase 15 meses, o que é preocupante!
Bom, na teoria a permuta dos terrenos foi 1 bom e muito importante passo. Significa que a CML está realmente interessada em lá fazer alguma coisa! Não significa é necessariamente que seja este projecto...:|
JohnnyMass February 18th, 2006, 04:36 AM e nos entretantos é melhor puxarmos de uma cadeira e irmos esperando...
Reflex February 18th, 2006, 04:49 AM Eu fico-me mesmo pela cama, porque dormir em cadeiras não é comigo!!:D
JohnnyMass February 18th, 2006, 04:58 AM :lol:^^ acho que é uma escolha muito acertada senhor moderador!:D
Lss911 February 18th, 2006, 06:10 PM Bom, na teoria a permuta dos terrenos foi 1 bom e muito importante passo. Significa que a CML está realmente interessada em lá fazer alguma coisa! Não significa é necessariamente que seja este projecto...:|
Ora nem mais senhor moderador!
Paulo2004 February 18th, 2006, 07:30 PM A ver vamos...............os artistas já devem estar em pulgas ...?!
Portugues February 19th, 2006, 04:36 AM Eu só espero que esse Parque Ma(Í)er não seja outra Casa da Música...
Já agora, quem pôs Bilbau no mapa foi a ETA e não o Sr. Frank Ghery...
Puto February 19th, 2006, 04:48 AM hmm.. isso depende do ponto de vista!! :sly:
JohnnyMass February 19th, 2006, 05:01 AM claro.
Reflex February 22nd, 2006, 11:30 PM Executivo de Carmona Rodrigues defende manutenção do teatro, classificado de interesse patrimonial Sá Fernandes não aceita discutir plano da Avenida da Liberdade
A vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Gabriela Seara, defendeu ontem a preservação do edifício classificado do 'Capitólio' no futuro Parque Mayer, uma medida que não está prevista no projecto do arquitecto Frank Gehry.
Em declarações aos jornalistas à margem da reunião da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), a autarca afirmou que o executivo camarário, presidido por Carmona Rodrigues, "é da opinião que o 'Capitólio' deve ser preservado", ao contrário da posição do anterior presidente da autarquia, Santana Lopes.
O teatro "Capitólio", situado no Parque Mayer, está classificado como imóvel de interesse patrimonial pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), pelo que o município pretende saber qual a posição desta entidade sobre o futuro do edifício.
"O edifício está todo classificado. Um estudo do Instituto Superior Técnico diz que é impossível manter toda a estrutura e que apenas a fachada pode ser preservada, mas se o IPPAR disser que é de manter todo o prédio, terá de se arranjar uma forma para isso", sustentou a vereadora. Caso o "estado de degradação" não permita a manutenção de todo o edifício, a autarca defende que este seja "desclassificado, permitindo a sua demolição", mantendo- se apenas a fachada.
A vereadora adiantou também que irá anunciar hoje, na reunião pública de Câmara, a intenção de apresentar uma proposta para que o projecto de reabilitação do Parque Mayer seja feito ao abrigo do Plano de Urbanização da Avenida de Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE), revogando a deliberação do anterior executivo que aprovou a elaboração de um plano de pormenor prévio à construção.
"A unidade de execução que está prevista no PUALZE pormenoriza tanto como o plano de pormenor, e também está sujeita a consulta pública. Não faz sentido haver dois instrumentos de planeamento", afirmou, lembrando que o plano de urbanização resulta de dez anos de estudo. Gabriela Seara referiu ainda que um próximo passo a dar no processo do Parque Mayer é a aquisição de dois edifícios, na Praça da Alegria e na Rua do Salitre, para permitir as entradas no Parque Mayer, um negócio já previsto nos custos do projecto, estimado em 117 milhões de euros.
O vereador do BE, Sá Fernandes, vai pedir o adiamento da dicussão deste plano, bem como de outros instrumentos de planeamento, por não ter sido convocado para uma sessão de apresentação. "Esquecimento", justificaram-lhe os serviços.
Fonte: JN
Reflex February 22nd, 2006, 11:35 PM :applause::applause:
É 1 excelente noticia!! O Capitolio (de autoria de Cristino da Silva, creio.;)) é 1 edificio que merece ser contemplado no novo projecto do Parque Mayer e felizmente que a autarquia parece começar a estar sensivel a esta questão.;)
...se bem que por outro lado mostra 1 pouco que nao ha grande rumo nesta questao. Nao me parece que seja crivel que 1 entidade encomende 1 estudo a um arquitecto, reitere que o aceite e passado algum tempo se lembre que afinal quer lá algo que nao está contemplado no projecto do dito arquitecto. Vontade de se fazer algo, ja se viu que existe. Agora se o projecto Gehry ou outra qualquer coisa, a ver vamos...:dunno:
Barragon February 23rd, 2006, 12:02 AM Ja tinha lido :D
Excelente notícia ;)
Lss911 February 23rd, 2006, 12:07 AM é do Cristino Silva, o autor do arranha-céus do Estado-Novo por exemplo.
O edifício já está aduletarado...perdeu parte do seu valor. Julgo que não se deve demolir o cinema, mas poria limites nisso. Se for mesmo preciso que se faça a demolição e pronto.
Phobos February 23rd, 2006, 12:20 AM Pelo que eu vi das fotos também parece-me que aquilo não tem grande valor arquitectonico actualmente.Espera-se que a CML,em conjunto com outros orgãos envolvidos,façam um balanço de se vale a pena mesmo manter o predio ou manda-lo abaixo para contemplar uma coisa melhor.
Paulo2004 February 23rd, 2006, 12:36 AM Boa!!!!!!!!!!!!!!!
Reflex February 23rd, 2006, 12:40 AM Tem valor arquitectonico, sim! Está é num misero estado como poucos edificios do genero estao...:(
Arpels February 23rd, 2006, 01:31 AM não sou grande fan do edficio mas prontos tem historia ;)
Portugues February 23rd, 2006, 01:43 AM Caprichos e politiquisses apesar de eu valorizar e respeitar a opinião do IPPAR...
JohnnyMass February 23rd, 2006, 02:13 AM Estas declarações é que me partem todo!:hilarious, só o mostra o quão sério o nosso país é!:ohno:
"O edifício está todo classificado. Um estudo do Instituto Superior Técnico diz que é impossível manter toda a estrutura e que apenas a fachada pode ser preservada, mas se o IPPAR disser que é de manter todo o prédio, terá de se arranjar uma forma para isso", sustentou a vereadora. Caso o "estado de degradação" não permita a manutenção de todo o edifício, a autarca defende que este seja "desclassificado, permitindo a sua demolição", mantendo- se apenas a fachada.
Lss911 February 23rd, 2006, 02:24 AM não deixa de ser curioso: se há coisa que tem pouca importância neste edifício é a fachada. Muito mais importante é o vão de betão recorde na altura ou as 1ªs escadas rolantes do país. A fachada nem é propriamente equilibrada.
Filipe_Golias February 23rd, 2006, 02:38 AM Caprichos e politiquisses apesar de eu valorizar e respeitar a opinião do IPPAR...
...que, de vez em quando, armam-se em idiotas e é só incoerências e absurdos.
Reflex February 23rd, 2006, 09:47 PM não deixa de ser curioso: se há coisa que tem pouca importância neste edifício é a fachada. Muito mais importante é o vão de betão recorde na altura ou as 1ªs escadas rolantes do país. A fachada nem é propriamente equilibrada.
Mas as escadas rolantes ainda lá estao?:D Nao acho apesar de tudo que se menospreze a fachada...;)
JohnnyMass February 23rd, 2006, 09:55 PM se estão devem estar bem ferrugentas!:D
Barragon February 23rd, 2006, 09:57 PM Aço inoxidável :hilarious
Viriatox February 24th, 2006, 10:12 PM Dificilmente o cinema podera ser incorporado ao projecto que esta feito sem o descaracterizar completamente. A verdade é que tb nao vejo grande coisa no capitolio, acho muito mais atractivo o projecto do Ghery
Lss911 February 25th, 2006, 01:36 AM concordo! tendo emc onta o projecto que está aqui em questão que vá à vida o capitólio.
TeKnO_Lx February 25th, 2006, 02:42 AM Pareceme que o Carmona tem razão desta vez, faz sentido juntar o plano do Parque Mayer com o da Avenida da Liberdade, fazendo 2 em 1
so espero que isto seja feito rapidamente! Lisboa tem tanto potencial..
Reflex April 18th, 2006, 06:15 PM O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, assumiu hoje que as obras do Parque Mayer não deverão arrancar durante o actual mandato autárquico, durante o qual apenas deverá ficar concluído o projecto para aquela zona.
"Eu já tinha dito em campanha eleitoral que não seria seguramente para estar pronto [a recuperação do Parque Mayer] neste mandato", afirmou o autarca à margem da assinatura do protocolo que instituiu a rede social na cidade de Lisboa.
Carmona Rodrigues adiantou que a autarquia está empenhada em ter concluído neste mandato todo o processo do projecto "para se poder começar as obras", mas admitiu ser "um processo que vai levar tempo".
"Temos um plano de pormenor, projecto para desenvolver e agora temos de relançar uma nova fase com a execução do projecto com novas condicionantes, tentando salvaguardar valores patrimoniais e ambientais", sublinhou o autarca.
Carmona Rodrigues lembrou que a reabilitação do Parque Mayer vai ser financiada com metade das contrapartidas iniciais, cerca de 15 milhões de euros, relativas à instalação do Casino em Lisboa, na Parque Expo, que será inaugurado amanhã.
O presidente da câmara sublinhou ainda que a autarquia tem "nas mãos um Parque Mayer que foi votado ao abandono durante muitos anos", mas que agora vai começar a ter alguma animação.
Segundo o autarca, a animação vai começar já este Verão para "trazer uma nova alma àquela zona".
Na véspera da inauguração do Casino de Lisboa, Carmona Rodrigues lembrou o desejo inicial da autarquia de que a sala de jogo funcionasse no Parque Mayer.
"Foi um processo conturbado, foi conhecido o nosso desejo inicial que o casino fosse no Parque Mayer", salientou o autarca, adiantando que "fazia algum sentido reabilitar aquela zona com um espaço de animação e inserir ali uma âncora de atracção turística, mas também de oferta de espectáculos".
No entanto, "não foi possível", afirmou Carmona Rodrigues, lembrando que houve um veto presidencial sobre a localização do casino no Parque Mayer.
O autarca salientou que o Casino de Lisboa é uma âncora para a cidade a nível de apoios financeiros a projectos e iniciativas turísticas e culturais para a cidade.
Parte das receitas obtidas no jogo vão apoiar os teatros no Parque Mayer, a recuperação do pavilhão Carlos Lopes e a criação de um espaço museológico de Lisboa.
Sobre o facto de o casino não funcionar no Parque Mayer, o autarca salientou que os lisboetas têm saudade de "um espaço com teatro, animação nocturna, com muita vivência e isso vai continuar a existir com casino ou sem casino".
A localização do Casino de Lisboa foi conhecida no final de Julho, após vários meses de indecisão e depois de serem avançadas várias alternativas, como o Jardim do Tabaco, o Parque Mayer ou Monsanto.
Fonte: Publico
Arpels April 18th, 2006, 06:24 PM :bleep:
Lss911 April 18th, 2006, 07:41 PM Vou escusar-me a comentar sequer!
Arpels April 18th, 2006, 07:47 PM por isso pus aquela carinha má, começo a desconfiar k jamis saira da cepa torta aquele cancro!!
Paulo2004 April 18th, 2006, 08:14 PM Infelizmente era de esperar.
Arpels April 18th, 2006, 08:18 PM eu não esperava, agora ja espero td, ja estava td encaminhado, tinham feito permuta de terrenos com a oposição e td para a obra passar e passou :dunno:
JohnnyMass April 18th, 2006, 08:25 PM muito previsível...este carmona cheira-me que não vai deixar saudades...
Arpels April 18th, 2006, 08:26 PM descontando a parte do previsivel, tb acho, mais um Rui Rio, limita-se a dar continuação as obras e a inaugurar o k os antecessores se mataram para conseguir :bash:
Barragon April 18th, 2006, 09:43 PM Novidades?
daniel322 April 18th, 2006, 09:47 PM :bash: não há maneira de alguem acabar com este elefante branco!
Arpels April 18th, 2006, 10:11 PM não ha Barra ate o Continente ja se deixou disso :laugh:
TeKnO_Lx April 18th, 2006, 10:15 PM muito previsível...este carmona cheira-me que não vai deixar saudades...
também me cheira.. ja o disse aqui ha uns tempos.. é muito soft
Arpels April 18th, 2006, 10:18 PM sera k vale a pena os mods porem este projecto nas utopias e projectos cancelados ja? :?
Reflex April 18th, 2006, 10:26 PM Não. No entanto duvido que quando o Parque Mayer foi inaugurado eu por aqui ainda ande, pelo menos durante tanto tempo. Já devo ter 1 prole para trocar fraldas que me deixa menos tempo livre!!:lol::lol:
Arpels April 18th, 2006, 10:27 PM na altura ja devem ser bisnetos Reflex :rofl:
Marco Bruno April 18th, 2006, 11:22 PM estão a espera que o Gehry morra...
Arpels April 18th, 2006, 11:40 PM e que passe o projecto a posteridade :(
simius April 18th, 2006, 11:45 PM estes politicos sao uns mete nojo!!! :bash:
Reflex April 18th, 2006, 11:47 PM estão a espera que o Gehry morra...
Parece-me que a questão é essa, meteram-se num projecto demasiado dispendioso e agora perceberam que o passo foi maior que a perna e querem recuar...
JohnnyMass April 19th, 2006, 12:22 AM mais vale dizerem de uma vez por todas que não vai ser feito e pronto.
Arpels April 19th, 2006, 01:28 AM bom a negociata k mais convinha a camara era ter posto la o casino k tinha contrapartidas jeitosas pra o conjunto em geral, o casino foi pa expo :dunno:
Phobos April 19th, 2006, 07:58 PM Que tristeza...Aquilo nunca mais vai sair pelo jeito :(
fred_mendonca April 19th, 2006, 08:40 PM Eles prometer prometem mas quande chega a hora de fazer parece que estão amnésicos.
MarcoSousa April 21st, 2006, 10:53 PM O problema é q ele ja tinha dito isso a mt tempo. Na entrevista q o carmona deu a SIC no dia a seguir a ter ganho,disse q o nunca iria conseguir acabar o parque mayer neste mandato,era coisa para acabar lá pra 2010/2012.
Arpels April 21st, 2006, 10:55 PM não me lembro de ter visto nada na altura :sly:
MarcoSousa April 21st, 2006, 10:59 PM Daquela entrevista q ele fez no carro desde casa dele até a camara. Mesmo no dia a seguir a ter ganho. Eu tb nao gostei qd ouvi, mas era dificil ele acabar o parque mayer neste mandato.
fred_mendonca April 21st, 2006, 11:09 PM Democracia à Parque Mayer
http://dn.sapo.pt/2006/04/21/822434.jpg
João Miguel Tavares
A abertura do novo Casino Lisboa, com o Parque Mayer a despencar e a apodrecer, é uma pouca-vergonha e um atestado de imbecilidade passado a todos os lisboetas. Eu não duvido de que o senhor Stanley Ho tenha inundado a Câmara de Lisboa com muitos milhões de euros, que serão canalizados para as mais diversas actividades, algumas delas meritórias. A questão, contudo, é outra. Existia um compromisso explícito entre quem há um par de anos governava Lisboa (o inesquecível Santana) e os lisboetas - o casino iria ser construído pela única e exclusiva razão de que não havia outra forma de financiar a reconversão do Parque Mayer e os avultados honorários do arquitecto Frank Gehry. Findo todo este tempo, Gehry transformou-se no turista mais caro de Lisboa e as ruínas do Capitólio contrastam agora com as luzes de néon do novo casino. É moralmente obsceno: seria o mesmo que eu pedir ao meu avôzinho para adiantar parte da herança de forma a tapar um buraco no telhado e acabar a gastar o dinheiro em decorações para a sala.
As democracias foram inventadas para os povos se livrarem de quem governa mal, sem necessidade de cortar pescoços nas ruas e nos palácios. É uma bela invenção. Mas com o uso do conceito e a manha dos homens, as democracias transformaram-se também num instrumento muito útil para que quem manda se possa demitir das suas responsabilidades, transferindo para o próximo os problemas mais intrincados. Os que chegam dizem que as culpas são dos que os antecederam; e aqueles que os antecederam dizem que já não estão lá para resolver os problemas. O Parque Mayer e o Casino Lisboa são um triste exemplo de espinha fraca e incapacidade para assumir compromissos. O casino foi dado como certo em 20 locais diferentes, e no Parque Mayer continuam a ser averiguados os meios para inquirir a pertinência de avaliar a necessidade da coisa e tal e não sei quê. Santana e Carmona já foram melhores amigos, mas deviam discutir entre si quem devia pintar a cara de vergonha. Eu ofereço-me para pagar a tinta.
Fonte: Diário de Notícias (http://dn.sapo.pt/2006/04/21/opiniao/democracia_a_parque_mayer.html)
Arpels April 21st, 2006, 11:15 PM o mal foi a confusão toda logo de inicio com a oposição a dizer não ao Parque Mayer, se não tem posto entraves o casino tinha ido para la e teriam forsosamente de arranjar a area toda, assim ja era :( pode ser k o casino seja um sucesso e daqui a 3/4 anos o Stanley queira fazer outro no Parque Mayer :banana:
MarcoSousa April 21st, 2006, 11:43 PM O Stanley Ho disse q Macau já nao sabe o q fazer com o dinheiro do jogo. Durante 15 anos em Macau nao se vai pagar o ensino desde a primaria a universidade.Por mim podiam fazer mais uns casinos. Quem ganhava era Lisboa. Grande visao teve o Santana qd quis um casino pra Lisboa.
fred_mendonca April 22nd, 2006, 01:48 AM Mas de qualquer forma n podemos eskecer o motivo que levou à construção do Casino de Lisboa.
Arpels April 22nd, 2006, 02:04 AM motivo? :sly:
Barragon April 22nd, 2006, 03:31 AM Acho que foi esse motivo.... :lol: money... it always is!
Arpels April 22nd, 2006, 02:13 PM esse ja é cronico :D td depende de como se negocia e o que se negocia Barra se for uma acordo que beneficie ambas as partes esse problema dos fundos não é entrave!!
Barragon April 22nd, 2006, 02:16 PM como se genocia? genocídio ? :lol:
Claro xano... mas acho que o casino tras sempre dinheiro :D
Arpels April 22nd, 2006, 02:17 PM :evil: queremos mais um casino po Parque Mayer :rant:
daniel322 April 22nd, 2006, 03:31 PM O Stanley Ho disse q Macau já nao sabe o q fazer com o dinheiro do jogo. Durante 15 anos em Macau nao se vai pagar o ensino desde a primaria a universidade.Por mim podiam fazer mais uns casinos. Quem ganhava era Lisboa. Grande visao teve o Santana qd quis um casino pra Lisboa.
os casinos são, de certa forma, mal vistos pela sociedade mas têm realmente grandes vantagens pra localidade onde são implantados. para além do dinheiro que a câmara recebe directamente (que pode ser investido em educação ou infra-estruturas) há ainda que contar com aumentos no turismo, ocupação hoteleira, eventos/espectáculos e talvez um aumento do prestígio da cidade. (veja-se o caso do Monaco, onde o casino é quase o centro da cidade)
:evil: queremos mais um casino po Parque Mayer :rant:
mai'nada! e uns hoteizinhos tb..
|
|