View Full Version : Mulher Morre Carbonizada em Incêndio Num Prédio de 16 Andares (Amadora)

Vapour
December 9th, 2004, 03:02 PM
Por NUNO FERREIRA
Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2004

Uma mulher de 62 anos morreu ontem carbonizada quando o apartamento de três assoalhadas em que vivia, o 15º G do Edifício Oeiras, junto ao Complexo de Piscinas da Reboleira e do Estádio José Gomes, na Amadora, pegou fogo cerca das 5h40. Outras sete pessoas ficaram feridas sem gravidade devido à inalação de fumo. A Polícia Judiciária foi chamada ao local, mas desconhecem-se as causas do incêndio.

"Faltavam aí uns 20 minutos para as 6h00 quando comecei a ouvir gritos", contou Laurinda Camilo, uma testemunha ocular, ao PÚBLICO. "Os gritos eram da senhora, coitada, a pedir socorro. Ela ficou encurralada pelas chamas na varanda, sempre a pedir socorro. Foi horrível. Depois, ainda vi a estrutura de alumínio da varanda a desmoronar-se e a cair cá em baixo".

Os últimos momentos observados por Laurinda Camilo, que reside nas proximidades do prédio, foram de arrepiante dramatismo: "Os bombeiros não conseguiam lá chegar por que a escada de incêndio só chegava ao décimo andar. Ninguém conseguia acudir à senhora. Ainda a vi despir-se e o cabelo dela a arder..."

Nos andares contíguos do prédio de 16 pisos, com 12 apartamentos cada e onde vivem cerca de 300 pessoas, viveram-se momentos de pânico devido à intensidade do incêndio e ao fumo denso que se foi propagando. Testemunhas oculares do sinistro, incluindo Laurinda Camilo, confirmaram que assistiram a uma "espécie de explosão". Mas Mário Ponte, comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora, explicou que o incêndio deflagrou "sem que tenha havido qualquer explosão".

O alerta foi dado às 5h55 e os bombeiros acorreram prontamente ao local com 21 viaturas e 66 homens, juntamente com elementos da PSP e o Instituto de Emergência Médica (INEM). "Infelizmente, a propagação das chamas tornou impossível a retirada da senhora que se encontrava no interior do apartamento", explicou Mário Ponte.

O prédio foi evacuado e só cerca das 10h00, os moradores dos pisos até ao 12º andar puderam regressar a suas casas. O acesso aos restantes andares foi interdito para se proceder a peritagem. Cerca das 13h30, entretanto, com excepção das equipas da EDP e de manutenção dos elevadores, o Edifício Oeiras, retomava lentamente a normalidade.

Os moradores iam descendo e subindo as escadas molhadas e enegrecidas pela fuligem, atravessadas por mangueiras cor de laranja, a maioria em ambiente de consternação. Uma mulher, que varria a água acumulada no patamar junto à entrada do prédio, especulava que a vítima "era muito crente e acendia velas" em casa com frequência. Outra explicava que a Dona Milú, como era conhecida, "era muito simpática e sociável".

O Edifício Oeiras é um prédio alto e de esquina, entre a Avenida Doutor José Pontes, onde fica o Estádio do Estrela da Amadora e a Rua Correia Teles. Contabilizando no total 192 apartamentos e cinco lojas, entre as quais uma repartição de Finanças no rés-do-chão, o prédio alberga cerca de 300 pessoas.

----

Se não me engano o Edifício Oeiras é o mais alto de Amadora com 58 metros de altura.

Arpels
December 11th, 2004, 01:57 PM
incrivel Vapour, a mulher esteve 2 horas a varanda a pedir socorro, como é possivel isto?

Lss911
December 11th, 2004, 02:20 PM
É muito grave o que aconteceu!!

A comunicação social veio há dias com a ideia de que os carros de bombeiros tÊm escadas que não ultrapassam o 10º andar alertando para o "enorme" perigo desse facto. Mas os tipos são idiotas ou quê??? Era suposto irem até a um 20º andar?? Em cidades com arranha céus de, por exemplo, 50 andares têm camiões com escadas de altura de 50 andares??? Em nenhum lado do mundo!! A ânsia da notícia e o sensacionalismo tem que ter limites pah!!

A segurança de edifícios de +10 andares tem que ser feita de outra forma, como é óbvio!! Seja com várias escadas de emergência (exteriores e ou interiores), seja com sistemas vários de alerta de incÊndio automático etc...

Arpels
December 11th, 2004, 02:30 PM
ainda não estão habituados a combater incendios em predios com altura elevada, tambem ainda não temos grande coisa em termos de altura, mas ja podiam ter feito estagios em conjunto com bombeiros de outros paises.

Marco Bruno
December 11th, 2004, 06:13 PM
Esses prédios da Amadora são obra de patos-bravos, aposto que nem corta-fogos devem ter, quanto mais outras medidas de segurança.

O texto fala em marquises tb??? "vi a estrutura de alumínio da varanda a desmoronar-se e a cair cá em baixo"

Fern
December 11th, 2004, 07:08 PM
Acho q deveriam seguir o exemplo d paises como o Reino Unido e tornar obrigatoria a instalacao de corta-fogos, alarmes de fogo etc pelo menos nos predios. Talvez assim se tivesse evitado isto.

Arpels
December 11th, 2004, 07:30 PM
Marco patos bravos ou patos de raça não é a questão, a questão é que se não tem meios de segurança devem obrigar a por, estes predios tem tanta gente a morar la que entre todos ate ficava baratinho por meios de segurança.

Phobos
December 11th, 2004, 10:11 PM
E obvio que as portas corta-fogo deviam ser obrigatorias em todos os predios de grande altura,e um item basico no caso de ser preciso evacuar o edificio.Eu aposto que este incidente vai ter consequencias no referendo as torres e que vai ser usado pela oposiçao.

Arpels
December 14th, 2004, 04:06 PM
tu não me desmanches o meu sonho Phobos, eu quero as torres, não deites mais lenha pa fogueira :cry: