View Full Version : Projectos para Alcântara (Alvaro Siza vs Sua Kay)

Marco Bruno
December 22nd, 2004, 04:37 PM
Um dos dois será construído (estas imagens mostram somente volumetrias e não o aspecto final de cada projecto)

Proposta do arqtº Mário Sua Kay, 8 pisos ~25m - habitação e escritórios (a imagem está desfocada, mas foi tudo o k consegui arranjar)
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Alcantara_Plano_urbanistico/Alcantara_Sua_Kay.jpg

Proposta do arquitecto Siza ( 3 torres de 35 pisos, 105m) habitação e escritórios
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Alcantara_Plano_urbanistico/Siza_Torres.jpg

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 06:40 PM
fdx k aborto eu n gosto nd!! olhem u espaço verde k se teria caso as torres de siza fossem construidas.. k vergonha!

Reflex
December 22nd, 2004, 08:20 PM
Dificilmente algum projecto apresentado fará esquecer as Torres do Siza...
No projecto alternativo gosto relativamente dos edificios da esquerda (em especial do de topo), mas o da direita parece-me uma mistura barata entre Hospital de Sta. Maria e Pentagono (para não dizer que faz lembrar a famosa snake dos jogos de PC/telemovel quando já ganhámos alguns pontitos! :wallbash: )

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 08:49 PM
o da eskerda vai k nao vá.. mas o da direita parece muito mazinho.. akilo é amarelo? mais parece obra de pato bravo!

Marco Bruno
December 22nd, 2004, 09:04 PM
Isso é apenas um estudo de volumetrias (quer no Siza quer no sua Kay) e não o aspecto final.

Arpels
December 22nd, 2004, 09:21 PM
k lindo, bela susbtituição!! :sleepy:

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 09:26 PM
a questao desde o inicio era esta, a volumetria era sempre a mesma já k estava aprovada logo ou faziam as torres de siza (3´s predios) e libertavam boa parte dos terrenos para cafés,espaços verdes,culturais etc ou fazer esse projecto da nseikts kay k é superdensificado e deixa de fora os espaços verdes. As pessoas não entendem isto ou desconheçem ,logo a 1 impressão k tem quando ouvem "torres" de Alcantara é dizer não, mas eles não sabem que só podem escolher entre estas 2s opcoes e se soubessem duvido k existissem muitos "nao" contra as torres do Siza..

Arpels
December 22nd, 2004, 09:30 PM
a tendencia quando se constroi baixinhu neste paiz é massificar, se calhar é isso k vai acontecer.

Marco Bruno
December 22nd, 2004, 09:38 PM
Fiz um Poll :cheers:

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 09:45 PM
Siza claro.. e digo-vos porquê

1-Novo "skyline" em Lisboa em geral e para quem vem da ponte 25 abril
2-Marca de um dos mais famosos arquitectos comtemporaneo portugues
3-Maior libertaçao do terrenos para espaços verdes, cafés,galerias etc
4-Nova centralidade e notoriedade á zona de Alcantara que de outro modo não eram possiveis por exe com o projecto sua kay
5-Acabar definitivamente com u "estigma" das alturas em Portugal, abrir as mentalidades dos portugueses, uma especie de marco na construçao de altura em Portugal
6- serão precisas mais razoes..?

Arpels
December 22nd, 2004, 10:03 PM
Siza claro.. e digo-vos porquê

1-Novo "skyline" em Lisboa em geral e para quem vem da ponte 25 abril
2-Marca de um dos mais famosos arquitectos comtemporaneo portugues
3-Maior libertaçao do terrenos para espaços verdes, cafés,galerias etc
4-Nova centralidade e notoriedade á zona de Alcantara que de outro modo não eram possiveis por exe com o projecto sua kay
5-Acabar definitivamente com u "estigma" das alturas em Portugal, abrir as mentalidades dos portugueses, uma especie de marco na construçao de altura em Portugal
6- serão precisas mais razoes..?
o 5 ponto era fundamental Teckno, se a malta ganha-se o referendo (apesar de achar k n devia ser referendado e ter duvidas k passa-se em referendo) era uma lufada de ar novo na cosntrução neste pais.

Puto
December 23rd, 2004, 02:23 AM
Siza..

Phobos
December 23rd, 2004, 03:09 AM
Eu acho que laguem ja pos no forum ha algum tempo atras um rendering de um dos edificios do Sua Kay para a area e estava bem fixe.Eu fico com ele neste projecto,apesar de gostar de ver uma torre la que nao fosse a do Siza.

Marco Bruno
December 23rd, 2004, 03:30 AM
Ainda não vi os renders do Sua Kay. Lá no site dele estão uns desenhos, mas não coincidem com esta proposta.

(uma das propostas dele incluia torres tb)
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Alcantara_Plano_urbanistico/alcantara12.jpg

Renders do Siza não vi nada ainda.

MCarr
December 23rd, 2004, 02:18 PM
eu sinceramente considero a arquitectura do siza de habitação social, sua key leva a minha preferencia!

TeKnO_Lx
December 23rd, 2004, 02:25 PM
Mcarr seu velho do Restelo!!!!!!!!!!!!!!

Reflex
December 23rd, 2004, 04:04 PM
Sinceramente eu não optaria nem por um nem por outro... Mas comparando os dois, 1000 vezes Siza!!!

Arpels
December 23rd, 2004, 09:15 PM
eu também prefiro Sua Kay a Cisa, finalmente estamos de acordo em algo MCarr!!

Arpels
December 23rd, 2004, 09:16 PM
mas não neste caso de Alacantara (esqueçi de dizer isto) :)

MCarr
December 23rd, 2004, 09:26 PM
eu também prefiro Sua Kay a Cisa, finalmente estamos de acordo em algo MCarr!!

Vamos já ali pra cantina da esquina comemorar companheiro :drunk:

MCarr
December 23rd, 2004, 09:27 PM
mas não neste caso de Alacantara (esqueçi de dizer isto) :)

sendo assim voltamos ao mesmo :bash:

Arpels
December 23rd, 2004, 09:40 PM
Lol :d

LeCom
December 24th, 2004, 11:46 PM
The lowrise one looks like a prison.

MCarr
December 25th, 2004, 03:36 AM
sinceramente na zona ribeirinha acho um crime crescer em altura, ainda por cima no lote em causa que ainda acresce o percurso visual de quem chega a lisboa pela ponte!

Arpels
December 25th, 2004, 02:40 PM
a zona ribeirinha em questão (Alcantara) não é propriamente 1 zona historica de alto valor patrimonial, longe disso, além do mais ja tem a ponte que não é propriamente 1 monumento do sec XVI bem como o Cristo Rei do outro lado, mto mais valiosa em termos de patrimonio, não a zona a ser construida mas os bairros em redor, é a zona em que se construirá a torre do Foster.

MCarr
December 25th, 2004, 04:20 PM
Meu caro, não falo em valores arquitectonicos da dita zona mas sim na coesão da malha urbana e dos percursos visuais, ainda ontem a noite vim da minha aldeia ate lisboa e como sempre cheguei pela ponte 25 de abril e logo imaginei como seria a paisagem com 3 torres a tapar aquela vista divinal sobre lisboa, é que as torres ao que me parecem são mais altas que o tabuleiro da ponte.

Arpels
December 25th, 2004, 04:44 PM
pontos de vista MCarr, não me parece que 3 torres causasem assim tanto inpacto!!

MCarr
December 25th, 2004, 05:38 PM
são 3 torres que só pelo conjunto já criam uma barreira visual, e são 3 hoje mas quantas mais serão amanha? É que a beleza de quem chega da ponte é ter o efeito de aterrar em lisboa, comtemplar de cima a cidade de lisboa que então de noite é divinal, agora com 3 torres acima da cota do tabuleiro inverte-se o efeito, passa-se a chegar a lisboa vindo de um tunel.

Marco Bruno
December 27th, 2004, 01:05 AM
MCarr, as torres podem ser incluidas nessa ideia de percurso visual visto da ponte, além disso, o único momento em que elas "tapam" é quando vais no carro e elas surgem paralelas ao tabuleiro, e esse instante é curto, pouco mais de 100m, num percurso com cerca de 3km (2km de ponte + 1km e tal de viaduto). De resto elas surgem perpendiculares ou quase ao rio.

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Alcantara_Plano_urbanistico/Torres_percurso.jpg

Lss911
December 27th, 2004, 02:45 AM
mcarr é um granda arquitecto!....da bósnia claro!;) atao um arquitecto que não tem noção de uma coisa tão simples!? Um objecto de arquitectura pode integrar-se na zona ou por diluição no espaço (de forma discreta ou numa linha comum) ou por contraste/oposição! são duas formas de expressão igualmente válidas! não é só a primeira pah!

Arpels
December 27th, 2004, 11:24 AM
diluido ja ele foi Lss :cry:, este já era.

Lss911
December 27th, 2004, 12:34 PM
lol!!podes crer!!:P

Fern
December 27th, 2004, 05:25 PM
são 3 torres que só pelo conjunto já criam uma barreira visual, e são 3 hoje mas quantas mais serão amanha? É que a beleza de quem chega da ponte é ter o efeito de aterrar em lisboa, comtemplar de cima a cidade de lisboa que então de noite é divinal, agora com 3 torres acima da cota do tabuleiro inverte-se o efeito, passa-se a chegar a lisboa vindo de um tunel.

Tenho que concordar com o MCarr. Seria muito melhor se construissem uns tantos arranha-ceus em sete rios (ao lado das twin towers) assim com uns 40 a 80 andares. Assim quando se chegasse a Lisboa pela ponte tinhamos a zonas historicas mais baixas por baixo e um skyline espetacular na distancia!!

Marco Bruno
December 27th, 2004, 05:57 PM
Seria muito melhor se construissem uns tantos arranha-ceus em sete rios.

Sim, aqui no forum Sete-Rios sempre foi um dos nossos locais de eleição para a construção de arranha-céus.

O que me parece é que existe um estigma nacional contra a construção em altura idependentemente do local.

Arpels
December 27th, 2004, 06:34 PM
é logico que também acho que em Sete Rios seria melhor para por as torres, já disse isso várias veses, mas Alcantara, pelo menos a zona onde iam por estas 3 torres, não tem nada de historico e tipico já, destruiram a trampa que havia lá e não fizeram uma construção que imitasse a construção tradicional da cidade, mas como o Marco disse a questão já não é a area a contruir mas sim o estigma que o povo (povo+governantes e afins) tem a arranha ceus!! se a construção deste empreendimento em Alcantara fosse avante ai sim abria-se a hipotese de construir em mais locais como 7 Rios por exemplo, assim nem Alcantara nem nada :cry:

Arpels
December 27th, 2004, 06:40 PM
também para dizer verdade, não era grande novidade que as torres em Alcantara não viessem a ser construidas, se não fosse assim seria no referendo :bash:

Marco Bruno
December 27th, 2004, 06:42 PM
não era grande novidade que as torres em Alcantara não viessem a ser construidas, se não fosse assim seria no referendo :bash:

:D

Arpels
December 27th, 2004, 07:05 PM
ja me resignei :angel:

Lss911
December 29th, 2004, 11:31 AM
Sete Rios ou algumas zonas do parque das nações são as melhores para a construção verdadeiramente em altura! na fontes pereira de mello também seria bom, criaria um efeito tipo new york!

sotavento
May 13th, 2005, 09:08 AM
é logico que também acho que em Sete Rios seria melhor para por as torres, já disse isso várias veses, mas Alcantara, pelo menos a zona onde iam por estas 3 torres, não tem nada de historico e tipico já, destruiram a trampa que havia lá e não fizeram uma construção que imitasse a construção tradicional da cidade, mas como o Marco disse a questão já não é a area a contruir mas sim o estigma que o povo (povo+governantes e afins) tem a arranha ceus!! se a construção deste empreendimento em Alcantara fosse avante ai sim abria-se a hipotese de construir em mais locais como 7 Rios por exemplo, assim nem Alcantara nem nada :cry:

Desenterrar treads :D

Alcantara com mamarrachso desses ficava linda sim ... é como ir a Viana do Castelo ver lá o prediozito pequenino ... :runaway:

Uma pessoa vem na 25/4 e vem a olhar para a zona do porto de Lx e para O AQUEDUTO ... que fica tapado pelas torres.

Ali ficaria bem era habitação do estilo classico (isto vindo de um leigo ... eu).

Já a "alta" de lisboa ... tem ali na zona da "Portela/FigoMaduro" espaço suficiente para montes de agulhas á lá TorresPetronas. ;)

Gostava de ver o ppl (voçês) a tentarem recuperar o atraso (em altura) da construção ali naquela zona ... :runaway:

Fern
May 13th, 2005, 09:43 PM
Ali ficaria bem era habitação do estilo classico (isto vindo de um leigo ... eu).
Estilo classico ficava bem e em todo o lado. Acho que os nossos presidentes de camara deviam ir fazer uns estagios a Dinamarca, Suecia, Austria, Gra Bretanha, etc...

Barragon
May 14th, 2005, 04:05 AM
De acordo Fern... há zonas que se deveriam construir edifícios desse estilo, onde se fazem grandes abortos arquitectónicos :(

JohnnyMass
May 14th, 2005, 06:46 AM
tipo odivelas...aquela envolvente do convento e' de fugir...

Reflex
May 14th, 2005, 09:47 PM
A envolvente do convento de Odivelas é a zona mais antiga de Odivelas. Está tremendamente mal projectada, as ruas são demasiado estreitas, etc... Mas deve ser seguramente o unico sitio da cidade onde não encontras marquises...;)

Arpels
May 14th, 2005, 10:42 PM
ya ali não as ha!!

Filipe_Teixeira
December 21st, 2005, 02:05 AM
Bem... eu não sei em quem votar.
Sempre quis construçao em altura em Lisboa mas nesta zona da cidade...hum...nao sei.

JohnnyMass
December 21st, 2005, 02:43 AM
nem um nem outro IMO.

Paulo2004
December 21st, 2005, 02:56 AM
As 3 torres.

JohnnyMass
December 21st, 2005, 03:16 AM
gosto mais do regresso do rei!:D

Filipe_Golias
December 21st, 2005, 03:21 AM
nem um nem outro IMO.

Como tenho tanta dificuldade em escolher, acho que a minha resposta já está encontrada e é mesmo a que o Jikas tem.

Ou melhor, preferiria algo com torres, mas com melhor aspecto - eu sei que é só volumetria, mas só me posso basear nisto e no espaço ocupado - do que este projecto do Siza :sly:

Daniel_Portugal
December 21st, 2005, 03:55 AM
Siza

Reflex
December 21st, 2005, 04:22 AM
17 votos??:eek:
O meu voto na altura que o thread foi criado foi para "outra opiniao".
As Torres do Siza, humm, nao sei...:|
O projecto do Sua Kay parece-me horrivel, daquilo que deu a entender é o pior dele. Decepcionou-me bastante, até porque ele costuma ter projectos fantasticos..:|
Mas pelos vistos vai mesmo para a frente pois no local tem la o tipico cartaz do "aqui vai nascer 1 obra de Mario Sua Kay".

Barragon
December 21st, 2005, 02:43 PM
gosto mais do regresso do rei!:D

A irmandade do rei também é bonito!

Arpels
December 21st, 2005, 03:29 PM
17 votos??:eek:
O meu voto na altura que o thread foi criado foi para "outra opiniao".
As Torres do Siza, humm, nao sei...:|
O projecto do Sua Kay parece-me horrivel, daquilo que deu a entender é o pior dele. Decepcionou-me bastante, até porque ele costuma ter projectos fantasticos..:|
Mas pelos vistos vai mesmo para a frente pois no local tem la o tipico cartaz do "aqui vai nascer 1 obra de Mario Sua Kay".

não é dos melhores projectos do Sua não :sleepy:

Marquinho
December 21st, 2005, 05:39 PM
com certeza nao gostou nem um pouco do projeto do siza! esperou que nao constroiam mesmo! mais o de sua kay ta feinho tambem. para mim, outra opcao deveria ser

Arpels
December 21st, 2005, 06:15 PM
o do Ciza já não vai ser construido concerteza :yes:

Marco Bruno
December 21st, 2005, 08:10 PM
olha, ressuscitaram o thread:D

já existem alterações no projecto actualmente, mas só vi volumetrias, nada de aspecto final

Reflex
December 21st, 2005, 08:13 PM
Entao e as alterações, em termos de volumetrias, foram para melhor?;)

JohnnyMass
December 22nd, 2005, 12:30 AM
espero que sim, porque o projecto antigo é simplesmente terceiro mundista.

Reflex
December 22nd, 2005, 12:32 AM
Por acaso, faz lembrar aqueles grandes edificios publicos da russia comunista...:|

JohnnyMass
December 22nd, 2005, 01:09 AM
mas é que é mesmo!:argh:
nem parece trabalho do sua...

Barragon
December 22nd, 2005, 04:06 AM
Quando há limites em certos aspectos as obras nunca têm a identidade do criador!

Reflex
December 22nd, 2005, 04:24 AM
Pode é ser 1 edificio para 1 nova prisao...:D

Arpels
December 22nd, 2005, 12:37 PM
olha, ressuscitaram o thread:D

já existem alterações no projecto actualmente, mas só vi volumetrias, nada de aspecto final

Cristo tambem ressuscitou :)

Barragon
December 22nd, 2005, 02:20 PM
:lol: e depois morreu logo!

Daniel_Portugal
December 22nd, 2005, 06:59 PM
voces nao podem julgar so por volumetrias.. vamos supor que estavam a ver pela primeira vez o projecto da casa da musica so com volumetrias, sem sequer saber como ela ia ser.. nem a sua envolvente.. seria qualquer coisa do genero "o queee? que merda é esta?".. e agora é o que se ve.. ta excelente mesmo.. a apreciaçao so pode ser feita com desenhos mesmo reais de como vai ficar.. e melhor ainda.. visto ao vivo depois de pronto..

respondendo à pergunta.. prefiro o do Siza.. ali 3 torrezitas fica mm fixe e tal como muitos ja disseram, pode ser o trigger para a construçao em altura em portugal, pelo menos a nivel de clusters em altura.

Reflex
December 22nd, 2005, 11:19 PM
Daniel, eu percebo... Mas repara lá no edificio da direita e arranja maneira de não se parecer p.ex com o Hospital de Sta Maria...:| Acho que nem todo em vidro...
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Alcantara_Plano_urbanistico/Alcantara_Sua_Kay.jpg

Daniel_Portugal
December 22nd, 2005, 11:23 PM
lembrate que as pessoas nao o vao ver todo de cima.. as pessoas vao velo da rua.. e tendo em conta a sua largura.. nem se apercebem do seu formato.. mas como disse.. prefiro o do siza.. por varias razoes

simius
December 23rd, 2005, 02:31 AM
os edificios do sua n vao ser assim..esse reder nd tem ahver c as volumetrias que o sua projectou..