PDA

View Full Version : Dor de cutovelo

MCarr
January 10th, 2005, 04:22 PM
Projectos em Vilnius, Lithuania (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=166797)

Vá roam-se ai de inveja com estes belos projectos na capital da Lituania, Vilnius.

TeKnO_Lx
January 10th, 2005, 04:37 PM
ká u nosso parque das nacoes abafa isso!!

Arpels
January 10th, 2005, 04:40 PM
:sleepy: a gente não se roe de inveja deles, da-lhes é os parabens por não se levarem em grupes (os velhos do Restelo não moram lá) :)

MCarr
January 10th, 2005, 04:42 PM
:sleepy: a gente não se roe de inveja deles, da-lhes é os parabens por não se levarem em grupes (os velhos do Restelo não moram lá) :)

Claro que não, o bairro do restelo é em Lisboa, e ainda por cima lá na terra deles até as velhas são boas como o milho, e sai mais uma imperial :cheers:

TeKnO_Lx
January 10th, 2005, 05:23 PM
e sai mais uma imperial pró nosso camarada Mccar :cheers: :cheers: :cheers:

odivelense
January 10th, 2005, 06:34 PM
É pá, com excepção daquele torre alta toda em vidro, o resto não é nada de outro mundo. Aliás, não sei se repararam, mas eu como muito observador que sou, os gajos tb têm o péssimo hábito de fechar as varandas, tal como nós (não nós, que somos anti-marquizes, mas uma fatia considerável da população). Aliás eu já tinha reparado que na Russia tb por fotos que já vi, tb é normal encontrar prédios com as varandas por fechar e fechadas, que como sabem "enobrece" muito os edifícios. Estes projectos que vi não são maus, mas também não são nada de um gajo ficar com a boca aberta a olhar para eles o dia todo :)

Lss911
January 10th, 2005, 07:14 PM
São interessantes, especialmente a altíssima torre de vidro (30 e tal andares). Considero este um projecto com uma certa carga simbólica no sentido de uma afirmação de um país virado para o futuro e moderno; que se insere na União Europeia e segue os seus valores (pelo menos os teóricos).

Puto
January 10th, 2005, 07:22 PM
Construções extremamente interessantes :) é bom saber que alguns países aproveitam os bons projectos que tem disponiveis :okay: agora nós.. :weird:

Fern
January 10th, 2005, 08:57 PM
O Mcarr tem razao. Nao sao so os edificios mas todo o planeamento urbano e exigencia na qualidade arquitectonica e urbanistica. A realidade e que quase todos os paises Europeus, por mais pobres que sejam, estao anos de luz a nossa frente em todos esses aspectos. Ainda por cima nas proximas decadas, isto se voltarmos ao crescimento economico, teremos muito a fazer para emendar todos estes tremendos erros. Isto enquanto os outros estarao a gastar o dinheiro em bons carros, casas e qualidade de vida para todos (especialmente os mais pobres).

MCarr
January 10th, 2005, 09:16 PM
Nem mais.

Reflex
January 10th, 2005, 10:05 PM
Bom, com excepção feita à torre de vidro referida pelo Odivelense e Lss911, não vi nada muito à frente daquilo que por cá temos/estamos habituados.
Compreendo no entanto o que o MCarr quis dizer, realmente estamos habituados a ver os países do leste com "caixotes" da era URSS, marquisados e ultrapassados; para nao dizer que nós, ocidentais de gema, nos julgamos ultimos da Europa Ocidental, mas que ainda temos estatuto de sermos melhor que os primeiros do Leste! Nada mais enganoso!!! E estas fotos provam-nos que se nada fizermos, em pouco anos seremos mesmo a cauda da cauda da Europa! Até nisto... :doh:

Arpels
January 10th, 2005, 10:25 PM
mas olha que tem uma coisa a frente da gente Reflex, a altura dos prédios ;)

Lss911
January 11th, 2005, 12:03 AM
Trata-se um país que se quer afirmar e fá-lo de uma maneira eficaz: alterando a imagem que muitos têm de país "velho", em "mau estado" e ainda muito ligado à ex-União Soviética. É uma tentativa, bem conseguida, de virar o país para o ocidente e ligá-lo mais à União Europeia da liberdade e da prosperidade. é a arquitectura ao nosso serviço, neste caso também, e não somente, ao serviço da política! (reparem no símbolo da União Europeia num dos edifícios...)

Quanto a nós, continua sem existir edifício com aquela altura (sem contar com torres de comunicação ou a de Vasco da Gama) mas há arquitetura moderna (actual) de qualidade superior!:)

Puto
January 11th, 2005, 12:19 AM
Isso é verdade, nós, exceptuando alguns pato-bravos que se fazem por ai, já só nos falta algo com altura significativa, porque temos uma arquitectura moderna de qualidade superior :colgate: pecisamos e de abater 2 ou 3 velhos do restelo que ainda persistem :gunz: ainda tenho esperanças que seja pa breve.. :soon:

Reflex
January 11th, 2005, 12:19 AM
...e excelentes projectos de arquitectos reconhecidos mundialmente! É pena é não haver 1 pouquinho mais de vontade politica de dar 1 murro na mesa e mudar de uma vez por todas o panorama arquitectonico em Portugal!!
Muitas vezes custa tanto ou mais fazer pequeno e mau do que grande e bem feito...!!

Fern
January 11th, 2005, 12:36 AM
Verdade. Mas tenho alguma esperanca agora que o Socrates disse que quer diminuir (idealmente eliminar) a pressao urbanistica que existe sobre as cidades (camaras). Nao significa que iram haver mais arranha-ceus mas ja e um passo no melhoramento da qualidade das nossas cidades.

MCarr
January 11th, 2005, 11:34 AM
mas olha que tem uma coisa a frente da gente Reflex, a altura dos prédios ;)

A ideia do thread foi essa, e mais informo que falamos de cidades com menos de 400.000 habitantes.

Arpels
January 11th, 2005, 12:52 PM
Verdade. Mas tenho alguma esperanca agora que o Socrates disse que quer diminuir (idealmente eliminar) a pressao urbanistica que existe sobre as cidades (camaras). Nao significa que iram haver mais arranha-ceus mas ja e um passo no melhoramento da qualidade das nossas cidades.
xiiiiiiiiiiiiiiiii Fern, ele disse isso? odeio quando eles dizem estas coisas antes de serem eleitos :rant:

Fern
January 11th, 2005, 02:29 PM
Pois.... o mais provavel e nao passar de mais uma promessa!!

Petronius
January 11th, 2005, 05:19 PM
voces tem ca uma falta de auto-estima. Portugal da' cartas a nivel arquitectonico!!!.. Altura nao significa qualidade. Muitos dos nossos projectos sao impressionantes, modernos, e mesmo controversos.

nem vou fazer uma lista porque sabem a que me refiro.

temos de nos orgulhar daquilo que fizemos e fazer mais ainda. Ja' chega de nos acharmos desgracadinhos. Chega de fado!!

MCarr
January 11th, 2005, 05:23 PM
Muitos dos nossos projectos sao impressionantes, modernos, e mesmo controversos.

VIVA O CAMARADA TAVEIRA!!!!!! :cheers: :drunk: :nuts: :banana: :nocrook: :clown: :crazy: :eek: :carrot: :hilarious :pepper: :cheers1: :hammer: :drunk:

Fern
January 11th, 2005, 05:40 PM
voces tem ca uma falta de auto-estima. Temos de nos orgulhar daquilo que fizemos e fazer mais ainda. Ja' chega de nos acharmos desgracadinhos. Chega de fado!!

Petrocid eu concordo contigo ate certo ponto, mas e q nada nunca muda e sao sempre os mesmos a governar-nos. Para isso acontecer e preciso que apareca alguem diferente. Alguem que diga que nao aos construtores que querem encher as nossas cidades de caixotes deprimentes. Alguem que prefira ter de esperar mais uns anos pela estatua do Cutileiro para por na rotunda do que deixar que se encham mais uns cantos com predios. Alguem tenha um plano para a cidade, que seja exigente em termos arquitectonicos, que construa espacos de verdade e nao apenas para enfeitar ou para incluir na lista de promessas cumpridas. Essa pessoa ainda nao apareceu e por isso a esperanca e auto-estima comecao a desaparecer!!

Marco Bruno
January 11th, 2005, 06:16 PM
alterando a imagem que muitos têm de país "velho", em "mau estado" e ainda muito ligado à ex-União Soviética. (reparem no símbolo da União Europeia num dos edifícios...)

http://img.miestai.net/200402/IMGP2100.JPG

a tal torre cilindrica tem 120m (15m mais alta do que as do Siza) e chama-se "Torre Europa".

Em Coimbra tb havia uma recém inaugurada ponte Europa, mas resolveram mudar para ponte Rainha santa Isabel. Temos de admitir que vivemos obcecados com o passado.

Lss911
January 11th, 2005, 06:23 PM
Lol pois é!

Arpels
January 11th, 2005, 06:47 PM
voces tem ca uma falta de auto-estima. Portugal da' cartas a nivel arquitectonico!!!.. Altura nao significa qualidade. Muitos dos nossos projectos sao impressionantes, modernos, e mesmo controversos.

nem vou fazer uma lista porque sabem a que me refiro.

temos de nos orgulhar daquilo que fizemos e fazer mais ainda. Ja' chega de nos acharmos desgracadinhos. Chega de fado!!
Pedro a gente sabe que temos coisas boas, também não é td mau, mas disme com que cara ficamos quando a gente olha para os antigos estaleiros da Lisnave (por exemplo) em Almada e ve aquilo td a apodrecer e começa a imaginar o quão bem ficava ali o projecto que tinha sido feito para a area? a autoestima vai toda cano abaixo man :(

Fern
January 11th, 2005, 07:37 PM
mas disme com que cara ficamos quando a gente olha para os antigos estaleiros da Lisnave (por exemplo) em Almada e ve aquilo td a apodrecer e começa a imaginar o quão bem ficava ali o projecto que tinha sido feito para a area? a autoestima vai toda cano abaixo man :(
Exatamente!!! E de perder a esperanca e a paciencia

Arpels
January 11th, 2005, 10:03 PM
o caso da Expo é 1 dos casos de sucesso nesta cidade desde a mto tempo para ca, é de louvar e não tem praticamente nada que se lhe aponte, e a bem dizer espectacular!!

Puto
January 11th, 2005, 11:22 PM
Concordo plenamente.. o pdn ta excelente.. e foi soberba a maneira como foi e ainda é reaproveitado todo o recinto da expo 98.. ;) :D

Reflex
January 11th, 2005, 11:48 PM
o caso da Expo é 1 dos casos de sucesso nesta cidade desde a mto tempo para ca, é de louvar e não tem praticamente nada que se lhe aponte, e a bem dizer espectacular!!
Exacto, mas o mal em que em Portugal nós precisamos de pretextos para pormos as coisas a rolarem: o caso do Parque das Nações que nasceu porque a Expo98 foi em Lisboa!!! Será realmente preciso os Jogos Olimpicos virem para Lisboa para vermos mais alguma zona com a qualidade do Parque das Nações??? Olhem, que façam 1 estadio ou 1 piscina na zona da Margueira, para que se possa ver lá algo de qualidade!!! ...e ja agora outra em Alcantara para vermos se as Torres do Siza voltam de novo à carga e qualquer coisita tambem no Parque Mayer para ver se é desta... :banana: :nocrook: :cheers1:

Arpels
January 11th, 2005, 11:50 PM
ya. se as coisas estiverem condicionasa a grande eventos so daqui a montes de tempo mesmo :(

Puto
January 11th, 2005, 11:58 PM
ya.. isso é verdade.. será assim taum dificil fazer uma zona moderna e bem organizada cm o pdn sem ser cm algum pretexo :? espero que sim.. e que se faça.. tem projectos nas mãos para tal... so tem de os aproveitar..

Petronius
January 12th, 2005, 12:29 AM
Petrocid eu concordo contigo ate certo ponto, mas e q nada nunca muda e sao sempre os mesmos a governar-nos. Para isso acontecer e preciso que apareca alguem diferente. Alguem que diga que nao aos construtores que querem encher as nossas cidades de caixotes deprimentes. Alguem que prefira ter de esperar mais uns anos pela estatua do Cutileiro para por na rotunda do que deixar que se encham mais uns cantos com predios. Alguem tenha um plano para a cidade, que seja exigente em termos arquitectonicos, que construa espacos de verdade e nao apenas para enfeitar ou para incluir na lista de promessas cumpridas. Essa pessoa ainda nao apareceu e por isso a esperanca e auto-estima comecao a desaparecer!!

eu não concordo , ou concordo apenas em parte.. acho que nos podemos orgulhar de ter feito coisas no minimo interessanets a nivel arquitectonico nos ultimos 10 anos

refiro apenas algumas(projectos nacionais e internacionais)

-A Expo 98
-A Ponte Vasco da Gama
-A Casa da Musica
-O Metro do Porto
-ALguns estadios do Euro2004
-Museu de Arte COntemporânea do Porto
-Porto 2001

Em termos de obras publicas Portugal passou de um pais atrasadissimo no inicio dos anos 90 para um pais moderno , atractivo, agora no inici odo milénio. Temos de nos orgulhar disso!

Não podemos encontrar sempre exemplos de coisas negativas. EU concordo com isso da Lisnave, mas dêem tempo ao tempo. As coisas hão-de vir , e resolvem-se sempre! Eu confio no nosso pais! Ja' la' vão mais de 850 anos de Historia...;)

Petronius
January 12th, 2005, 12:30 AM
Exacto, mas o mal em que em Portugal nós precisamos de pretextos para pormos as coisas a rolarem: o caso do Parque das Nações que nasceu porque a Expo98 foi em Lisboa!!! Será realmente preciso os Jogos Olimpicos virem para Lisboa para vermos mais alguma zona com a qualidade do Parque das Nações??? Olhem, que façam 1 estadio ou 1 piscina na zona da Margueira, para que se possa ver lá algo de qualidade!!! ...e ja agora outra em Alcantara para vermos se as Torres do Siza voltam de novo à carga e qualquer coisita tambem no Parque Mayer para ver se é desta... :banana: :nocrook: :cheers1:

eu pessoalmente sou completamente contra as torres do SIza. Tapar o rio , que é uma das coisas mais belas de Lisboa é a coisa mais estapafurdia que ja' ouvi falar. Para mim isso é de facto um péssimo projecto? O Justme que é alemão concordou comigo

Marco Bruno
January 12th, 2005, 12:51 AM
eu pessoalmente sou completamente contra as torres do SIza. Tapar o rio , que é uma das coisas mais belas de Lisboa é a coisa mais estapafurdia que ja' ouvi falar. Para mim isso é de facto um péssimo projecto? O Justme que é alemão concordou comigo

Não se pode dizer que elas tapassem o rio, eram perpendiculares a ele. É como dizer que as torres S. gabriel e S. Rafael por cima do c.c. Vasco da Gama tapam o rio.

E depois nem sequer deixaram o Siza apresentar renders finais, os renders e maquetes que apareceram aqui no forum eram de volumetrias e não do aspecto final. Por exemplo o Siza disse que uma das torres seria em vidro (o que contradiz MCarr que dizia que seria habitação social em altura) o que só por si já tornava o edifício mais "etéreo"...

Fern
January 12th, 2005, 02:58 AM
Petrocid o problema e que os projectos que enumeraste sao apenas uma infima percentagem do que se constroi por esse pais fora. Nao se ve isso em mais lado nenhum (na Europa).

Arpels
January 12th, 2005, 01:22 PM
Pedro, 3 torres não eram nada em termos de tapar o rio, n sei se conheçes bem Lisboa mas achas que iam tapar mais o rio que aqueles armazens (é 1 corredor enorme deles) que se vem quando se vem da Av. Infante Santo e passa o viaduto para a outro lado da Av. 14 de Julho? aquilo sim é entaipar o rio, se construissem 1 muro de prédios em frente ao rio ai sim era escandaloso!!

Petronius
January 12th, 2005, 05:27 PM
Petrocid o problema e que os projectos que enumeraste sao apenas uma infima percentagem do que se constroi por esse pais fora. Nao se ve isso em mais lado nenhum (na Europa).

Fern nao concrodo contigo.. Eu conheco bastantes paises europeus e todos eles tem construcoes boas e mas. O nosso paisinho de Norte a Sul ( bom especialmente Lisboa e depois Porto) la' nos vai dando alegrias arquitectonicas. Nem tudo sao rosas, mas nao temos nada a perder em relacao a outros paises europeus. Algumas zonas suburbanas de paris sao medonhas, assim como de londres, madrid, barcelona, milao, berlim, praga, sei l'a, diz uma cidade e eu digo-te o que achei. Nos temos com o que competir e podemos hoje emdia orgulhosamente levantar a cabeca e dizer "EI! Estamos aqui, venham ver-nos! " Basta ver a cara de muitos turistas quando descobrem a variedade cultural que temos para oferecer, e isto inclui arquitectura! Nao temos de passar a vida a achar-nos desgracadinhos... Isso era nos tempos do Slazar! Agora ja' nao temos o Salazar para arruinar a auto-estima do povo , com o velho discurso do trabalho e da pobreza. Temos de por isso de lado o mais rapidamente possivel e correr com todas as nossas forcas para a Modernidade. Eu acredito que o proximo salto que este pais der vai por-nos mesmo no topo, e esse salto ate' vai por o resto da Europa a andar 'a roda.. Acredita em mim! ;)

Mais uma coisa, ja' viram a quantidade de vezes que dizemos "so' mesmo neste pais, so' mesmo neste pais.." caramba temos mesom falta de auto-estima. Se cqlhqr em outros paises e' bem pior. Quem sabe? Quem pode dizer que e' mesmo SO' neste pais? Teremos nos a certeza? Nao, e isso prova o que eu disse.

Petronius
January 12th, 2005, 05:30 PM
Pedro, 3 torres não eram nada em termos de tapar o rio, n sei se conheçes bem Lisboa mas achas que iam tapar mais o rio que aqueles armazens (é 1 corredor enorme deles) que se vem quando se vem da Av. Infante Santo e passa o viaduto para a outro lado da Av. 14 de Julho? aquilo sim é entaipar o rio, se construissem 1 muro de prédios em frente ao rio ai sim era escandaloso!!

conheco Lx razoavelmente , vou pelo menos 2 a 3 vezes por ano. A zona de Alcantara tem de facto de ser renovada. Para mim era Bulldozar aquela merda toda e abrir o rio 'a populacao. ( E talvez rebaixar a linha do comboio)

Arpels
January 12th, 2005, 05:46 PM
conheco Lx razoavelmente , vou pelo menos 2 a 3 vezes por ano. A zona de Alcantara tem de facto de ser renovada. Para mim era Bulldozar aquela merda toda e abrir o rio 'a populacao. ( E talvez rebaixar a linha do comboio)
olha é 1 cadinho dificil rebaixar a linha do combóio, iria ficar abaixo do nivel das aguas do mar, e além do mais ainda acontecia como aconteceu com as obras do metro na Praça do Comércio :sleepy:

Reflex
January 13th, 2005, 02:18 AM
Vilnius até pode ter algumas torres jeitosas (vêem-se 3...), mas a verdade é que só teve direito a header 10 dias depois de Lisboa, eheh!!! :horse: :righton:

Fern
January 13th, 2005, 02:36 AM
Se tu achas Petrocid... eu pessoalmente acho que a mairia das pessoas sao pouco exigentes em Portugal, nao querem saber de leis e planeamento para nada, nao respeitam nada nem ninguem, etc etc. Realmente deveriamos ter um pouco mais de auto-estima mas e um pouco dificil vendo que a maioria dos nossos compatriotas nao querem saber ou ver o que esta mal ou ainda pior acham que esta tudo bem (pelo menos eles estam, nao os outros!!).