View Full Version : Anunciada sociedade de reabilitação urbana

TeKnO_Lx
January 18th, 2005, 03:43 PM
Aproveitando ontem a presença de Santana Lopes , Fernando Seara anunciou, nos Paços do Concelho, a criação de uma Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) para o centro histórico de Sintra.

Sem apontar mais pormenores, o autarca social-democrata limitou-se a adiantar que a sociedade "Sintra Património" terá um capital social de um milhão e meio de euros, repartidos entre o Instituto Nacional da Habitação e a Câmara, na proporção de 60 e 40 %. Lembrando os vários municípios onde estão a ser criadas estruturas similares, Santana Lopes desejou que a SRU de Sintra não se torne em "mais uma entidade burocrática".

Um vereador do executivo sintrense adiantou que, no centro histórico da vila, existirão algo como "duas dezenas e meia de edifícios" a carecer de reabilitação urgente, ao passo que Fernando Seara prometeu para o final da semana mais pormenores sobre as competências e plano de acção da estrutura agora criada.

Entretanto, o PS de Sintra acusou o executivo municipal (PSD/CDS-PP) de celebrar, sem aprovação da Câmara um «protocolo secreto» para a criação da SRU. Segundo o PS, o executivo municipal de Sintra realizou, «no mais profundo secretismo, a celebração de um protocolo, ao que se sabe, para a constituição de uma SRU».

O PS afirma desconhecer o conteúdo do protocolo e diz que a matéria «nunca mereceu por parte do actual executivo qualquer abordagem no local próprio, a Câmara».

http://jn.sapo.pt/2005/01/18/grande_lisboa/anunciada_sociedade_reabilitacao_urb.html

odivelense
January 18th, 2005, 05:38 PM
Espero que sinceramente esta nova sociedade de reabilitação urbana funciona mesmo e não seja mais um "elefante branco". Sintra, como um dos destinos turísticos mais famosos da região de Lisboa, deveria estar muito mais perservada do que está actualmente. Há de facto muitos prédios a precisar de uma reforma urgente. Aliás deveria-se pensar tb em pedonalizar todo o centro histórico da vila, á semelhança do que aconteceu com Óbidos há alguns anos atrás. O que é que acham??? :)

Arpels
January 18th, 2005, 05:53 PM
ya ya venha ela, Sintra necessita de urgentes obras de conservação!!

Arpels
January 18th, 2005, 05:53 PM
claro Odivelense, são 2 dos mais belos marcos arquitectonicos do pais :okay:

Fern
January 18th, 2005, 06:21 PM
Concordo inteiramente com a pedonalizacao! As vezes aquilo esta cheio de carros la ao pe camara especialmente...

Reflex
January 18th, 2005, 08:36 PM
Mais que necessário, é urgente acabar com carros no centro histórico de Sintra!! Não estou bem a ver é onde os havemos de por... :?

Arpels
January 18th, 2005, 09:22 PM
GLUP!! :( parques subterraneos ao pe da estação o quimboio?

TeKnO_Lx
January 19th, 2005, 01:15 AM
a frente do palacio talvez? existe lá uma praça..

Reflex
January 19th, 2005, 03:08 AM
a frente do palacio talvez? existe lá uma praça..
Pois... mas era mesmo daí que eu os queria tirar!!! :lol:
A questão é que para o fazer, era mais que necessário criar uma rede de transportes públicos perfeitos! Eu acho que seria necessário a criação de parques de estacionamento nas entradas da vila, articulados com autocarros e taxis que levassem as pessoas até ao centro...
Mas parece-me algo que devia ser profundamente pensado. É muito complicado, mas a verdade é que Sintra não pode continuar cheia de carros desta maneira...

Fern
January 19th, 2005, 03:14 AM
Acho que o Tekno queria dizer subterraneo, ou essa seria pelo menos uma boa idea. Mas isso ja e pensado a algum tempo.Eu lembro-me de aqui a uns tempos a Edite querer construir um silo no meio da serra completamente descaracterizando a paisagem que ou foi chumbado, ou quando o Seara chegou cancelou o projecto. Por isso eles ja devem estar a estudar uma alternativa. Alem de q o Seara e um bom presidente e sabera o que fazer.

Reflex
January 19th, 2005, 03:32 AM
Sim, mas eu acho que nem até aí deveriam circular carros...;)
O Seara tem sido realmente até ao momento 1 bom presidente, mas não me parece que se consiga arranjar 1 solução para este caso nos próximos anos...:(

Arpels
January 19th, 2005, 12:57 PM
ya o Seara ta a governar bem!! pela Edite Sintra seria descalssificada de patrimonio mundial por certo :(

odivelense
January 19th, 2005, 04:57 PM
Aquela pu...da Edite queria construir um silo no meio da Serra???????Mas aquela gaja droga-se ou coisa parecida???? É pá, eu estive assim a matutar um pouco e pensei, se os terrenos ao pé do novo tribunal de Sintra (que mais parece um hospital, dado o seu tamanho colossal), não dariam um excelente parque de estacionamento á vista ou até mesmo subterrâneo...Não sei se existem projectos para aquela zona (deve haver se calhar uma dúzia de prédios por marquizar, todos coloridos, á semelhança dos abortos que têm sido construidos um pouco por toda a linha de Sintra), mas realmente não estou a vêr onde é que os pópós possam ser colocados, para assim se poder pedonalizar o centro histórico de Sintra. Agora é inadmissível que uma vila com um património arquitectónico e natural tão belo, esteja uma bagunça completa, sem ponta por onde se lhe pegue :)

Lss911
January 19th, 2005, 05:01 PM
Pois lá ao pé do tribunal eles têm um terreno enorme, neste momento usado para estacionamento selvagem, que poderiam utilizar para construir um parque subterrâneo (se for possivel em termos geográficos claro) e no topo um espaço de lazer agradável tipo jardim! Depois era preciso um bom trabalho de comunicação para que as pessoas fossem sensibilizadas a estacionar lá e ir para o centro a pé!

Arpels
January 19th, 2005, 05:08 PM
sensibilizadas não direi mais forçadas :D, o Portuguesinho gosta de ir ate ao cafe de esquina de carro imagina a subirem ladeiras a pé, quando ao estacionamento esse espaço ao pé do tribunal dava 1 optimo estacionamento subterraneo, subterraneo pq aquela vila merece os carros bem escondidinhos, ali é pa se ver patrimonio e não carros!!

Fern
January 19th, 2005, 06:19 PM
Pois estacionamento a muitos metros da porta nao sei se vai funcionar. Especialmente se nao ha policia ou n faz nada. Ja muitas vezes me aconteceu ir estacionar uns bons metros mais a frente para nao estacionar ilegalmente e depois outro palhaco qualquer enfia-me o carro em cima do passeio e eu nao consigo passar de volta!!! Ja vi ate gente a estacionar em plena Avenida Vasco da Gama no meio da faixa de rodagem mesmo a minha frente!!! Uma avenida com duas faixas e outra de estacionamento fica reduzida a uma mesmo antes de um cruzamento, e a policia esta-se nas tintas!! E necessario primeiro obrigar esses gajos a fazerem aquilo para que sao pagos.