View Full Version : dúvida sobre a torre Vasco da Gama (CS-TOA entra aqui tb)

Marco Bruno
January 20th, 2005, 11:31 PM
A revista "Engenharia e Vida" traz na capa a torre Vasco da Gama, e tem um artigo dedicado a ela. Eu não comprei a revista, mas ao folhear li uma parte o mínimo estranha, era qq assim:

a ideia inicial era fazerem a torre com 150m, mas ao consultarem as entidades aeronauticas, concluiram que tinha de ser mais baixa (pelo que percebi isso influenciava no tráfego dos aviões) então ficaram-se pelos 145m (?)

as minhas dúvidas são:

- como é que uma torre com 150m naquele sítio pode ser "perigosa" para os aviões se aquilo não coincide com a rota deles?

- Porque razão pode ter 140m e não 150m?

- Se os pilares da ponte ali ao lado tem 148m, porque razão os pilares não influem em nada e a torre influi? (LOL, os 2 m a mais seriam fatais? :D)

Reflex
January 20th, 2005, 11:49 PM
:eek:
Isso parece-me desculpa de mau pagador!!! :rant:

Eu dou 2 possiveis hipoteses:
1 - Os pilares da ponte têm 148... Se por qualquer motivo algum avião passar por ali por engano, a 147 metros de altura, e a sua rota coincidir com a da ponte, chegando-se para o lado faz uma razia sobre os 145 da Torre... (ou seja, comprova-se que os 150 metros seriam fatais...) :ohno:
2 - (e esta parece-me ser a mais crível!!) O PDM de Lisboa restringe a altura a 75 metros. Os velhos do restelo caiam para o lado se o vissem a ser ultrapassado 2 vezes!!! :nuts: (assim 145m anda perto do dobro...mas só mesmo perto! :D)

:angel:

Puto
January 20th, 2005, 11:50 PM
isto é no minimo estranho.. penso que não seria por 2 metros que teria influencia no trafego aéreo.. mas pronto..

Arpels
January 21st, 2005, 10:21 AM
eu até já houvi dizer que era pa ter bastante mais k 150 metros Marco, mas que parece desculpa de mau pagador parece, ela afinal tem 140 metros ou 145 metros?

Fern
January 21st, 2005, 02:15 PM
Isto nao faz sentido. Os avioes nunca passam por cima da expo!! So ao lado e mesmo assim ja vao a uma altura muito grande. Ambas as pistas estao viradas noutra direccao alem de que a expo esta muito mais abaixo do aeroporto, uma diferenca de altitude maior que a torre vasco da gama!!

[Smeagol]
January 21st, 2005, 03:16 PM
só em portugal !!!

Arpels
January 21st, 2005, 04:54 PM
bom, apesar de td foi feita, as veses ainda me pergunto onde estariam os velhotes do restelo no dia em qua foi aprovada :D

CS-TOA
January 21st, 2005, 06:01 PM
Grande Desculpa mesmo... Os aviões não passam por cima do Parque das Nações, e segundo a carta das SID's (Standard instrument departure) de Lisboa, há apenas três saídas pela direita depois da descolagem da pista 03 (sentido 2ªcircular->camarate), ESP9N (Espichel), BUSEN9N (ao largo da caparica) e GAIOS9N (perto de Setúbal) e só se iniciam as curvas para a direita após os 2000ft (610m), depois a distância do inicio de curva varia de avião para avião, condições do tempo e os pesos, mas nunca passam ao lado da Expo abaixo dos 2500ft(760m)-3000ft(1060m).

Cumps,

André Costa

MCarr
January 21st, 2005, 06:09 PM
nunca passam abaixo dos ditos valores em condições normais, e na eventualidade duma emergencia tipo poços de ar ou ventos triaçoeiros? ai as margens de segurança...

Fern
January 21st, 2005, 06:16 PM
Sim mas se fossem passar a 150m de altitude na expo de qualquer das maneiras ja nao teriam hipotese, iriam espetar-se concerteza!!

CS-TOA
January 21st, 2005, 06:24 PM
Sim, MCarr em condições normais, mas a curva nunca é feita por cima da Expo é sempre ao largo.
http://www.eurosky-va.org/images/dep.jpg

Reflex
January 21st, 2005, 07:39 PM
Bom, de facto a explicação que a revista dá é no minimo estranha... Mas d'alguma fonte te-la-ão tirado...
("te-la-ão" - realmente o português é prodigo nestas merdas! :lol:)

Puto
January 21st, 2005, 09:16 PM
para mim tudo não passou de uma desculpa de merda para mais uma vez não se construir nada verdadeiramente alto neste país.. :weird: :(

Reflex
January 21st, 2005, 09:30 PM
Mas se foi desculpa, dou-lhe os meus parabens: apesar de ter sido 1 desculpa de merda, foi bem mais original do que "viola o PDM! :banned: "

Puto
January 21st, 2005, 10:08 PM
Sim isso também é verdade.. violar o PDM tá mal.. os pdm´s é que na sua maioria deviam ser alterados.. na minha opinião..

Arpels
January 21st, 2005, 10:45 PM
m** pos pdms k temos :rant:

Marco Bruno
January 22nd, 2005, 01:27 PM
vou comprar a revista, depois ponho aqui o texto

xandre
January 23rd, 2005, 05:58 PM
será que esta restrição terá a ver com as autoridades militares (força aerea)? pelo uso de helis ou outro tipo de avioes? no barreiro onde estou a trabalhar em planos grande parte do territorio esta condionado para o uso das autoridades militares, havendo restriçoes com as alturas a construir(devido a base aerea do montijo, tb existe zonas junto as intalações militares dos fuzileiros), em lisboa não sei. ou algo relacionado com espaço de protecção de algum hospital para o uso de helis?, não sei mesmo.

jluisfer1975
January 25th, 2005, 12:54 PM
A questão é:constroi-se algo alto em Lisboa e depois em caso de incêndio ou outro tipo de problemas temos meios para ir aos 150 metros ou temos de esperar que o fogo desça aos x metros para aí os bombeiros começarem a actuar?

Fern
January 25th, 2005, 01:36 PM
Antes de mais bem vindo!! :cheers:
Agora sobre a altura- a realidade e que os bombeiros ja actualmente nao podem chegar a mais de alguns andares ou seja quase todos os edificios dos arredores como se viu o mes passado!! Portanto e melhor construir mais alto mas cumprindo as regras de seguranca (escadas e alarmes de incendio, portas corta fogo, etc) do que o contrario!!

Reflex
January 25th, 2005, 11:24 PM
Pois... esse é mesmo o grande problema das construções em altura, que em Portugal, quer no mundo...
Mas por outro lado existem por aí predios velhissimos, que usam e abusam das madeiras que são verdadeiras acendalhas...lol

[Smeagol]
January 26th, 2005, 12:28 AM
essa comigo n pega, sabe-se que as escadas dos bombeiros só dão para ~10 andares, e em pt temos muitos edifícios com mais de 10andares por isso quem faz com 15 20 andares tbm faz com 40 50... a questão da segurança á para os dois casos e se deixam fazer um tbm tem de deixar o outro, por isso n tem nada a ver!!!

Lss911
January 26th, 2005, 12:31 AM
é evidente que as regras de segurança, ou as exigências, mudam quando um edifício tem altura superior às escadas! Torna-se necessário compensar de várias formas, segundo regras, as desvantagens ou maiores dificuldades que há em garantir a segurança num edifício alto. As regras se forem cumpridas dão boa conta do recado sem escada de bombeiro!

daniel322
June 3rd, 2006, 06:37 PM
eu tenho essa revista! como n tenho o scanner a funcionar, transcrevo a parte de texto q interessa:

"A torre foi inicialmente concebida com uma altura de 150m, tendo em conta a necessidade de possuir uma plataforma de observação e cintemplação, assim como um restaurante panorâmico localizados a 120m de altura e um dificio na sua base servindo, numa primeira fase, funções de espaço expositivo, posteriormente adptado a edificio de escritórios.

http://i37.photobucket.com/albums/e58/one8t4/Lisbon%20-%20Expo%2098/b99887c3.jpg

CONDICIONANTES DE PROJECTO
Face ao enquadramento desta estrutura no que diz respeito à sua localização, à sua forma caprichosa e à sua altura, houve que considerar inúmeros aspectos que condicionaram, mais ou menos, a solução estrutural adoptada.
Aspectos esses que tiveram a ver não só com a segurança estrutural e arquitectura, mas também com os processos construtivos em si.

Consultadas as autoridades aeronáuticas foi decidido que a cota máxima relativa ao NGP seria de 145m, razão pela qual a inicial pretensão de atingir os 150m de altura foi abandonada, ficando a torre com um total de 141m acima do terrapleno, no local à cota 4.0 NGP.
[...]
Um outro aspecto preponderante, eque condicionou, conjuntamente com outros, a solução prescrita para a fundação, teve a ver com a natureza dos solos envolventes onde assumiam relevância os denominados efeitos locais.
De entre estes, avultam os efeitos de de amplificação (modificação de amplitude, conteúdo de frequências e duração das vibrações originada pela existência de terrenos superficiais não rochosos) e a possibilidade de liquefação das formações arenosas.
http://www.soteclis.pt/images/obras/vascgama.jpg
Na área da Expo 98, localizada ao longo da margem do rio Tejo, grande parte dos terrenos superficiais são constituídos por depósitos aluvionares ou aterros com espesura por vezes muito significativa, rematados pelo muro cais."

http://wolfie.blog.simplesnet.pt/archive/160_6063.jpg

a minha opinião:

em relação à altura máxima imposta pela autoridade aeronáutica, realmente não percebo o pq de uma diferença de 5m ou 10m tenha tanta influênica naquela zona pois apesar da proximidade com o aeroporto não intersecta necessariamnte qq rota de tráfego aéreo.
mas segundo percebo acho q os principais problemas seriam as fundações num terreno superficialmente não rochoso, o q não daria a estabilidade necessária a um edifício com as características da torre e talvez também do ponto de vista da segurança estrutural, pois é uma estrutura "mais alta que larga" e também, com a utilização do topo da torre para um restaurante, tinha que se limitar as oscilações da mesma utilizando os critérios establecidos no RGEU (Regul Geral Edificações Urbanas) ou mais concretamente no RSAEEP (Regul de Segurança e Acções para Estruturas de Edificios e Pontes) o qual limita os edificios de acordo com a acção do vento e sísmica..