View Full Version : Primeiro silo automóvel de Lisboa vai ser inaugurado esta manhã
TeKnO_Lx January 28th, 2005, 02:25 PM Desenvolvido em 11 andares
O primeiro silo automóvel em Lisboa, localizado na Calçada do Combro, vai ser inaugurado esta manhã de sexta-feira.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a concepção e construção do silo Automóvel da Calçada do Combro teve por princípios «dar resposta aos objectivos pretendidos para a requalificação urbana e ambiental dos bairros históricos, nomeadamente através da criação de estacionamento em altura permitindo a libertação de áreas ocupadas pelo automóvel para uso do peão, o reordenamento viário e a consolidação urbana pelo fecho do quarteirão da Calçada do Combro e Travessa André Valente», referem.
O silo, que será inaugurado pelo presidente da CML, Carmona Rodrigues, conta com uma área total de construção de 8.140 m2, desenvolve-se em 11 pisos, 4 dos quais são abaixo da cota da soleira e tem capacidade para 233 lugares.
O local conta ainda com «a particularidade de no piso térreo ter uma loja que pode ser destinada a espaço comercial ou de restauração e no último piso ter um espaçoso terraço/miradouro de onde se pode desfrutar de uma magnífica vista da cidade», acrescenta a CML.
fonte (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=495595&div_id=1730)
Arpels January 28th, 2005, 05:41 PM A construção de silos é 1 boa solução para o parquemento automovel em Lisboa, este irá abrir caminho a mais silos por esta cidade fora, mas, este silo, especificamente este, é para mim um dos grandes crimes arquitectonicos nesta cidade de Lisboa, quem é de Lisboa e conhece bem a Calçada do Combro entenderá o porque desta minha opinião, é inadmicivel que numa rua toda, atenção toda, ocupada por edificios antigos se construa 1 mamarracho daqueles e ainda por cima ao lado de 1 magnifica igreja barroca, ao menos podiam ter criado uma facha artificial a imitar a construção da area, quando puderem vão ver o k lá fizereram (o silo).
MCarr January 28th, 2005, 05:46 PM Pois, isto sem bonecos não dá para comentar... já agoraonde fica a calçada do combro?
Arpels January 28th, 2005, 06:00 PM kem vai do camões para a fim da rua de S. Bento Mcarr é a rua paralela a rua Cruz dos Poiais, não tenho fotos mas posso adiantar que a fachada é toda em azulejo branco :( o que da para entender que é totalmente fora do contexto, logo vai dar nas noticias, se tivesse tempo ia la tirar fotos mas deixei a maquina em casa, a unica coisa que tem de bom é que guarda mtos carros e tem 1 terraço panoramico no topo
MCarr January 28th, 2005, 06:13 PM não tenho fotos mas posso adiantar que a fachada é toda em azulejo branco
Complectamente em branco? :? nem mesmo com uns enfeites ou bonecos nem que seja com o menino jesus? :ohno:
Arpels January 28th, 2005, 06:28 PM completamente em branco nem 1 menino Jesus :sleepy:
:lough:
Lss911 January 28th, 2005, 06:41 PM Localização:
http://autofuturo.no.sapo.pt/combro.jpg
Arpels January 28th, 2005, 06:55 PM calçada do Combro Lss, kem vem do Camões para a Rua de São bento (mesmo o fim da Rua de S. Bento) quase em frente ao antigo liceu D. Maria II.
MCarr January 28th, 2005, 06:56 PM Já estou a ver onde fica a calçada do combro...
Arpels January 28th, 2005, 09:20 PM ja houvi preços, 150 euros mês todo o dia ou 30 euros mês so por noite.
Reflex January 29th, 2005, 12:48 AM O silo fica 1 pouco abaixo da parte cimeira do Elevador da Bica.
A última vez que lá passei foi em Agosto de 2003, tinha o silo 3 andares talvez... Sinceramente pensei que não crescesse muito mais, mas naquela zona 11 andares (ok, 7 visiveis...) em azulejo branco 1 pouco mais abaixo de 1 das mais bonitas igrejas de Lisboa parece-me falta de gosto ou de amor à cidade!!! :rant:
A ver se tiro 1 cadito de 1 tarde destas para dar lá 1 espreitadela...;)
Reflex January 29th, 2005, 12:52 AM Pessoal, encontrei no Publico 1 artigo que 1 foto ou 1 montagem ou 1 merda do género... Fdx, é mesmo feio!!! :puke: (não se assustem!)
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1214363&idCanal=76
TeKnO_Lx January 29th, 2005, 02:06 PM Inaugurado silo automóvel
calçada do combro Edifício de 11 pisos, com capacidade para 233 lugares, custou à Câmara 3,6 milhões de euros Em preparação está a abertura de mais três, um nas Portas do Sol joão girão
Os assinantes entram pela Calçada do Combro, os restantes pela Travessa André Valente
Telma Roque
Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa, inaugurou ontem o primeiro silo automóvel da cidade, situado na Calçada do Combro e destinado a suprir as carências de estacionamento de moradores, comerciantes e visitantes. É o primeiro de outros três que a autarquia conta abrir, na Rua Damasceno Monteiro (à Graça), Mercado Chão do Loureiro (Costa do Castelo) e Portas do Sol (Alfama). Este último, deverá abrir em Junho e custará mais de 2,8 milhões de euros.
O edifício da Calçada do Combro, com uma área de construção superior a oito mil metros quadrados, estende-se por 11 pisos, quatro dos quais abaixo da cota da soleira. Dez dos andares, destinaram-se ao estacionamento, num total de 233 lugares. O último piso é uma espécie de terraço/miradouro com vista para a cidade e para o Tejo. No piso térreo, deverá ser instalada, segundo a Câmara, uma loja destinada ao comércio ou à restauração.
A obra ultrapassou os 3,6 milhões de euros de investimento e representa "mais um passo significativo na política de requalificação urbana", depois da restrição de circulação automóvel no Bairro Alto, Alfama, Santa Catarina e Bica, disse Carmona Rodrigues.
O presidente sublinhou que a autarquia, em conjugação com a EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa), tem vindo a garantir um aumento da oferta de lugares com o objectivo de "libertar as ruas e os passeios da cidade". Uma problemática que, na sua óptica, está intimamente ligada à qualidade de vida.
Carmona Rodrigues salientou, durante a cerimónia, que a abertura do silo da Calçada do Combro vem ainda criar um novo conceito do ponto de vista arquitectónico, "transformando os silos, em elementos de qualificação urbana, criando uma nova dinâmica de comunicação estética da cidade".
Carência obriga a sorteio
Dos 233 lugares agora criados, nas zonas de influência das freguesias de Santa Catarina, São Paulo, Encarnação e Mercês, 173 destinam-se a assinaturas mensais. Embora satisfeitos com a utilidade do silo, os presidentes de junta consideram que a oferta está longe de ser suficiente.
Irene Lopes, autarca de Santa Catarina revelou que a freguesia dispõe de 42 lugares a concurso para 162 inscrições. Na Encarnação, há 25 lugares a sorteio para 44 inscrições.
Os preços do tarifário diurno, entre as 8 e as 20 horas, variam entre os 100 euros (público) e os 50 euros (residentes). Os comerciantes pagam 60 euros.
No período nocturno, os custos descem para metade, no caso do público. Comerciantes e residentes pagam menos 20 euros. O tarifário para a utilização 24 horas oscila entre os 75 euros (residentes) e os 150 euros (público). O custo para os comerciantes é de 90 euros.
Irene Lopes criticou o enquadramento da obra. "Penso que a Igreja de Santa Catarina ficou diminuída. Quase não se vê para quem entra pelo Largo de Camões", afirmou. Ainda assim, defende a construção do silo, previsto desde os anos 90.
Marco u silo em Alfama é este? http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Silos_Automoveis/SA_silos_02.jpg
Phobos January 29th, 2005, 06:50 PM E util para a cidade,mas a estetica e muito discutivel e a localizaçao no centro historico tambem nao me agrada.
Marco Bruno January 29th, 2005, 07:01 PM Sim, o de Alfama é esse. Eu vi um maquete do de alfama, pareceu não ter grande impacto na envolvente, pq é ao nível do chão e subsolo.
MCarr January 29th, 2005, 07:09 PM E util para a cidade,mas a estetica e muito discutivel e a localizaçao no centro historico tambem nao me agrada.
das duas uma, ou se elimina pura e simplesmente a circulação automovel dos centros historicos ou então criam-se silos, pelo seu comentario deduzo que defende a primeira opção.
Pessoalmente, e como o meu grande amigo de infancia o chinoca confuciu lá dizia: la birtude en centro siempre resta, defendo que algumas vias devam ser vedadas ao transito automovel mas a existencia dos silos é uma necessidade, agora como faze-lo eis a questão.
Phobos January 29th, 2005, 07:38 PM ^Nao sou favoravel ao total fechamento do transito no centro historico das cidades,acho no entanto como tu disseste que algumas areas devem ser fechadas,principalmente proximo aos grandes monumentos,mas tambem de forma a nao isola-lo completamente(deixa-se umas ruas para o transito).Agora o que nao gosto mesmo e de ver modernices em pleno centro antigo da cidade(tirando algumas excepçoes e claro)e principalemnet de ver modernices feitas sem grande capricho como me parece ser esta.
Arpels January 29th, 2005, 07:44 PM O silo fica 1 pouco abaixo da parte cimeira do Elevador da Bica.
A última vez que lá passei foi em Agosto de 2003, tinha o silo 3 andares talvez... Sinceramente pensei que não crescesse muito mais, mas naquela zona 11 andares (ok, 7 visiveis...) em azulejo branco 1 pouco mais abaixo de 1 das mais bonitas igrejas de Lisboa parece-me falta de gosto ou de amor à cidade!!! :rant:
A ver se tiro 1 cadito de 1 tarde destas para dar lá 1 espreitadela...;)
pura e simplesmente criminoso Reflex!!
Arpels January 29th, 2005, 07:50 PM das duas uma, ou se elimina pura e simplesmente a circulação automovel dos centros historicos ou então criam-se silos, pelo seu comentario deduzo que defende a primeira opção.
Pessoalmente, e como o meu grande amigo de infancia o chinoca confuciu lá dizia: la birtude en centro siempre resta, defendo que algumas vias devam ser vedadas ao transito automovel mas a existencia dos silos é uma necessidade, agora como faze-lo eis a questão.
eles pode ser de superficie MCarr, basta que se tenha quidado em equadralos na elvolvente.
TeKnO_Lx January 30th, 2005, 03:27 AM http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/050128silo_c.do_combro06.jpg
uma fotografia do dito cujo.. eh pa nao podiam arranjar nada melhorzito?? :runaway:
Arpels January 30th, 2005, 03:29 AM boa Teckno ;) a igreja que se ve nessa foto fica mto mal enquadrada, so nesta cidade mesmo :rant:
Reflex January 30th, 2005, 03:39 AM Please don't shoot me, but...
...para ser honesto pensei que era 1 cadito pior! Não que fique bem, nada disso, mas pelo menos não é totalmente 1 muro de betão revestido a azulejo branco como inicialmente pensei! ;)
Arpels January 30th, 2005, 03:41 AM ainda n viste ai vivo, quandi vires ate foges :(
Reflex January 30th, 2005, 03:44 AM Pois, talvez seja o mais provável sim!!! :runaway:
Arpels January 30th, 2005, 03:46 AM :)
Phobos January 30th, 2005, 04:12 AM e mesmo feioso..e aposto que antes disto devia haver la uma bela mansarda portuguesa em estilo Neoclassico...
Marco Bruno January 30th, 2005, 04:18 AM tenho de dar la um salto para ver com os próprios olhos. Pela foto parece muito pesadão po local...
Arpels January 30th, 2005, 04:07 PM e mesmo feioso..e aposto que antes disto devia haver la uma bela mansarda portuguesa em estilo Neoclassico...
exactamente Phobos, 1 palacete antigo ;) depois rui em parte, em seguida mandaram td abaixo e depois virou parque de estacinamento sem quaisquer condições.
Nephasto January 30th, 2005, 06:00 PM Please don't shoot me, but...
...para ser honesto pensei que era 1 cadito pior! Não que fique bem, nada disso, mas pelo menos não é totalmente 1 muro de betão revestido a azulejo branco como inicialmente pensei! ;)
Estou como tu. ;)
Arpels January 30th, 2005, 07:35 PM carma logo aparecem fotos sim? :)
Phobos January 30th, 2005, 11:11 PM exactamente Phobos, 1 palacete antigo ;) depois rui em parte, em seguida mandaram td abaixo e depois virou parque de estacinamento sem quaisquer condições.
Que vergonha que e ver uma coisa dessas acontecer na europa,eu fico mesmo muito decepcionado de ver isso :sleepy: .Em São Paulo isso aconetece em cada esquina e e muito triste de se ver,embora tenha melhorado ultimamente com novos investimentos na manutençao do patrimonio antigo.
Por volta de que ano e que deitaram o palacete abaixo?
Phobos February 27th, 2005, 10:46 PM Alguem poderia-me dizer como se chama a Igreja que se situa perto deste silo?(aquela com uma fachada branca,que se parece com a de São Vicente de Fora)Eu estou a tentar procurar fotos antigas desta area para ver o que estava la antes,mas pelo nome da rua nao encontro nada...
Reflex February 27th, 2005, 11:02 PM Igreja de Santa Catarina, creio...
No entanto procura confirmar, que eu não tenho bem a certeza...;)
Reflex February 27th, 2005, 11:06 PM Estou a confirmar na net e aparentemente é conhecida por Igreja de Santa Catarina ou dos Paulistas...:okay:
Phobos February 27th, 2005, 11:12 PM Esta certo,o nome e mesmo Santa Catarina ou tambem Igreja dos Paulistas,so que ainda nao encontrei nada,eu procurei no monumentos.pt e no lisboa abandonada mas nao vi nada ate agora.
Esse silo fica na esquina da rua de São Bento com a Calçada do Combro nao e?
Reflex February 27th, 2005, 11:17 PM Localização:
http://autofuturo.no.sapo.pt/combro.jpg
(e aproveitando o mapa do Lss...;)) Não...O silo fica mesmo a meio da Calçada do Combro (sendo esse cruzamento no fundo da calçada...). A igreja fica 1 pouco mais abaixo do silo, sensivelmente um pouco mais abaixo do meio...
Phobos February 27th, 2005, 11:28 PM bem ate agora nao encontrei nada,no lisboa-abandonada encontrei estes edificios(alguns ja demolidos) na rua de São Bento (http://www.lisboa-abandonada.net/resultado.php?tipo=palavra_chave&seleccao=São+Bento&ling=) e tambem na Calçada do Combro (http://www.lisboa-abandonada.net/resultado.php?tipo=palavra_chave&seleccao=combro&ling=),mas e dificil de saber se e algum deles,teria que se saber o numero do silo para se comparar com os numeros dos predios que la estao.Se alguem daqui reconhecer o tal predio demolido la no site avise.:)
catiamaciel April 21st, 2007, 08:04 PM Olá colegas,
alguém tem notícias sobre o silo da Damasceno Monteiro? Será que vai serconstruído em frente ao nº 4 ou ao nº 38?
Dizem por aí que vai ter 7 andares e vai ser uma estrutura horrorosa em ferro. Será possível?
O jardim em frente ao nº 4 é um jardim público vetado ao abandono e tem uma das mais bonitas vistas da cidade.
Já temos tão poucos espaços de lazer nesta zona :(
O baldio em frente ao nº 4 fica numa parte muito estreita da rua e uma obra deste género vai tornal o final da Damasceno muma espécie de túnel.
A Damasceno é uma das ruas mais e inclinadas de Lisboa que é habitada maioritariamente por população idosa e não dispõe nem de serviços de proximidade nem de um único autocarro que facilite a vida aos moradores.
Tanto o eletrictrico 28 como o autocarro 34 fazem o mesmo percurso (Angelina Vidal) mas nenhum serve a Damasecno Monteiro.
Penso que há outras prioridades para esta rua que não o silo.
Depois, há aquele baldio enorme do exército que seria muito mais adequado para construir um silo. Qualquer edifício alí implantado teria muito menos impacto do que na apertada Damaseno.
Procuro informações urgentes.
obrigada
cátia maciel
Marco Bruno April 21st, 2007, 08:08 PM Olá Cátia, Bem-vinda ao Fórum! :cheers:
Eu tenho uma revista por aí algures com esse projecto. Isso fica na Graça não é? Vou procurar e scanar...
fred_mendonca April 21st, 2007, 09:19 PM Bem vinda! :cheers:
pedrodepinto April 21st, 2007, 09:28 PM Bem-vinda :cheers1:!
Barragon April 21st, 2007, 09:47 PM Realmente é uma tristeza..... ainda por cima a tapar as vistas :( Já parece aquele no BA.... :bash: Mas se é feito todo de ferro deve ficar horrendo.
doria April 22nd, 2007, 12:29 AM ~bem vinda Catia! :cheers1:
Arpels April 22nd, 2007, 10:48 PM calma Barra ainda não se viu o aspecto :dunno: bem vinda Catia :cheers1:
|
|