Reflex
January 30th, 2005, 11:46 PM
Aqui está, como prometido...
|
View Full Version : Poll: Melhor igreja romanica/bizantina em Portugal... Reflex January 30th, 2005, 11:46 PM Aqui está, como prometido... Reflex January 30th, 2005, 11:48 PM Inclui só as opções que já havia sido referidas, até porque me parece que a vencedora sairá deste lote (e algo me diz que será 1 Sé...:tongue: ) Phobos January 31st, 2005, 02:20 AM Voto na Sé de Lisboa. Apesar de nao ser o exemplo mais puro,e o mais austero e para competir com as outras igrejas da europa e a que mais tem chances na minha opiniao. Reflex January 31st, 2005, 02:24 AM Exactamente, Phobos! Não fosse o caso de irmos internacionalmente a votos e acho que me era completamente impossivel escolher entre essa e a de Coimbra, se bem que eu tenha 1 maior afeição à de Lisboa! ;) Arpels January 31st, 2005, 11:46 AM eu vou pela sé de Coimbra embora desconheça o seu interior e tenha 1 portal renascentista do lado esquerdo de quem esta de frente pa fachada!! Lss911 January 31st, 2005, 11:52 AM O interior da Sé de coimbra temalgumas marcas do Barroco, mas o corpo central até ao transepto é bastante puro românico, mas as dimeñsões não se comparam com as da Sé de Lisboa... Arpels January 31st, 2005, 12:03 PM olha que a se de coimbra é bem grandinha, a fachada é mais larga embora desconheça por dentro, numca apanhei a se aberta em Coimbra, é 1 desgraça este pais :rant: TeKnO_Lx January 31st, 2005, 03:27 PM vote ina sé de lisboa pk é a unica que conheço além disso é excelente!! Lss911 January 31st, 2005, 04:49 PM http://www.monumentos.pt/webipa/cache/4007422.img http://www.ippar.pt/monumentos/imagens_monumentos/se_velhacoimbra2.jpg Em termos de motivos decorativos tipicamente romanicos de facto a de coimbra é a melhor! Mas falta-lhe tamanho na minha opinião para bater a de lx http://www.ippar.pt/monumentos/imagens_monumentos/se_velhacoimbra.jpg Claustro românico com arcos quebrados e não de ogivas (o da sé de lx é gótico) http://www.monumentos.pt/webipa/cache/4061061.img Arpels February 1st, 2005, 09:22 PM haaaaaaaaaaaaa, olha é puramente romanica por dentro tendo em conta essas fotos!! :uh: Lss911 February 1st, 2005, 11:11 PM O problema é a abside e um altar no transepto que são barrocos, mas de resto é mais pura do que a sé de lx e é considerada aquela que tem "o melhor programa iconográfico do românico em Portugal"! O "problema" é que a sé de lisboa é mais monumental acompanhando assim melhor as tendências europeias neste aspecto, mas em termos decorativos e de pureza coimbra é melhor! Mas a sé de lx era capaz de convencer melhor numa poll "lá fora" :P Arpels February 1st, 2005, 11:17 PM o claustro é kestionável Lss, embora tenhas arcos geminados romanicos tens tb arcos goticos a encimar esses arcos romanicos. Reflex February 2nd, 2005, 02:52 AM Bom, pessoal as coisas estão muito renhidas, cada voto conta!!! Quem ainda não votou que o faça, que o prazo acaba na 6ª!;) Arpels February 4th, 2005, 05:01 PM já lá puz fotos da sé de Lisboa pessoal, toca a votar sim? :) Reflex February 6th, 2005, 05:08 PM Para quem ainda não votou, aqui fica o link... http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=176895 Para já a Sé está, à semelhança do que aconteceu com a Batalha na gothicpoll, em 3º, atrás da Hagia Sofia (que vai destacadissima...) e da Notre Dame de Tournai...:banana: Arpels February 6th, 2005, 10:20 PM :banana: Reflex February 12th, 2005, 02:33 PM Bom, lá continuamos nós isolados no 2º lugar!!! :banana2: A Hagia Sofia é que não deu hipoteses a ninguém, com eu havia vaticinado... (só com votos portugas, mas isso não interessa nada...:lol: ) Barragon February 12th, 2005, 02:50 PM EU ainda não tinha reparado no poll europeu.... era bom que em vez de meterem no thread assim escondido ... fizessem um novo thread com o url do novo poll :D assim mais gente vai votar Arpels February 12th, 2005, 02:52 PM o thread para mim não foi bem criado :( devia haver 1 para arquitectura Romanica e outro para arquitectura Bizantina, mas mesmo assim a Sé de Lisboa ja vai em 2º. :) Reflex February 12th, 2005, 02:58 PM Sim... A Sé está como a melhor igreja românica europeia... Lss911 February 13th, 2005, 01:53 AM Apesar de ser nossa, pare-me injusto que seja considerada a melhor igreja romÂnica europeia! Na França ou mesmo espanha há grandes monumentos do românico que batem a sé... Arpels February 13th, 2005, 01:55 AM eu acho k esta mto fraco o thread, tens razão há por ai coisas mto mto melhor k a nossa Sé, mas mesmo assim do k la está em termos de Roamnico parace o Melhor. Phobos February 13th, 2005, 02:41 AM Eu nao votei na Sé,para mim a melhor de todas as que estavam la e a de Speyer,mas eu reconheço que a Sé tem o seu valor,e mesmo talvez nao sendo a mais bela romanica da europa,esta nos primeiros lugares;pelo menos a fachada dela. Reflex February 13th, 2005, 02:45 AM Eu só estou desejoso que recomecem 1 nova poll de outro estilo... Em relação a este já deu o que tinha a dar, para além de que, ao contrario da gothicpoll, desta vez houve pouco entusiasmo geral...:( |