View Full Version : Repôr a verdade:a construção mais alta de Portugal

Paulo2004
February 1st, 2005, 03:54 AM
A torre no Monte da Virgem na cidade de Gaia é para mim a construção mais alta de Portugal: 177m de altura.

http://www.forevernet.pt/imagens/imagens_g/vngaia13.jpg

Arpels
February 1st, 2005, 12:00 PM
Paulo uma coisa é as contruções em geral (predios torres de amarração de pontes torres de observação, etc) não será esta torre a construção mais alta mas sim as torres de amarração da ponte 25 abril (190 metros cada uma), neste genero (torres de telecomunicações e de observação visto ter deck e poder ser convertida em torre de observação) é a mais alta que a torre (Lisboa tem uma de comunicações com 120 metros em monsanto e a torre Vasco da Gama 145 metros), quanto a prédio é sem duvida as torres de S. Gabriel e São Rafael, embora segundo o arquitecto da Torre de Monsanto ela tenha 120 metros de altura.

Paulo2004
February 1st, 2005, 01:19 PM
Paulo uma coisa é as contruções em geral (predios torres de amarração de pontes torres de observação, etc) não será esta torre a construção mais alta mas sim as torres de amarração da ponte 25 abril (190 metros cada uma), neste genero (torres de telecomunicações e de observação visto ter deck e poder ser convertida em torre de observação) é a mais alta que a torre (Lisboa tem uma de comunicações com 120 metros em monsanto e a torre Vasco da Gama 145 metros), quanto a prédio é sem duvida as torres de S. Gabriel e São Rafael, embora segundo o arquitecto da Torre de Monsanto ela tenha 120 metros de altura.

Certo, então chamar-lhe-ei a torre mais alta de portugal.

Arpels
February 1st, 2005, 02:43 PM
nesse genero de torres sim!!

Lss911
February 1st, 2005, 08:46 PM
A construção não é porque a ponte 25 de abril nos seus pilares atinge 180 e tal metros...Por outro lado torres é essa de 177 metros e edifícios tipo "habitáveis" são as que o arpels referiu.

Marco Bruno
February 2nd, 2005, 12:16 AM
Até que enfim uma foto ao perto dessa torre!!!

Sector_d
February 2nd, 2005, 02:37 AM
Acho que nao faz sentido nenhum comparar os suportes da ponte do Tejo a uma construção habitável, em betão armado, como a Torre do Monte da Virgem. Além disso a ponte do Tejo é ela toda uma construção, não só os suportes isolados. Concordo com Paulo2004, e obrigado pela bonita foto.

MCarr
February 2nd, 2005, 12:12 PM
O topico deste thread diz "a contrução mais alta de portugal", assim sendo a ponte 25 de abril em LISBOA ganha o titulo!

Sector_d
February 2nd, 2005, 05:07 PM
O topico deste thread diz "... a ponte 25 de abril ...

Normalmente a altura de uma ponte é medida pela cota do tabuleiro.

MCarr
February 2nd, 2005, 05:09 PM
Normalmente a altura de uma ponte é medida pela cota do tabuleiro.

Tou certo que a altura maxima visitavel da torre do monte da virgem não são os 177m

Arpels
February 2nd, 2005, 07:14 PM
Acho que nao faz sentido nenhum comparar os suportes da ponte do Tejo a uma construção habitável, em betão armado, como a Torre do Monte da Virgem. Além disso a ponte do Tejo é ela toda uma construção, não só os suportes isolados. Concordo com Paulo2004, e obrigado pela bonita foto.
habitavel a torre do monte da virgem? :uh:

[Smeagol]
February 2nd, 2005, 11:21 PM
habitavel a torre do monte da virgem? :uh:

Não vez que se estavam a referir aos ninhos das andorinhas…
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sector_d
February 3rd, 2005, 04:08 AM
A Torre do Monte da virgem possui uma plataforma de observação e divisões técnicas adicionais.

Arpels
February 3rd, 2005, 11:26 AM
']Não vez que se estavam a referir aos ninhos das andorinhas…
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:) cegonhas?

Arpels
February 3rd, 2005, 11:27 AM
Tou certo que a altura maxima visitavel da torre do monte da virgem não são os 177m
talvez metade MCarr!!

MCarr
February 3rd, 2005, 11:53 AM
E para quem ainda tem duvidas é possivel chegar ao topo dos pilares da ponte 25 de abril, atraves dos cabos que sustentam o tabuleiro.

Lss911
February 3rd, 2005, 12:00 PM
;) logo é habitável! ;)

Sector_d
February 3rd, 2005, 12:32 PM
Voces estao a insistir com uma coisa, só para levar a vossa avante. A verdade, por muito que vos custe, é que este edifício está registado em muitos sitios como o mais alto de Portugal, como por exemplo aqui:

h**p://www.emporis.com/en/wm/bu/?id=111609

É habitável (no topo!!), até trabalha lá gente. O projecto é de João Pires da Fonseca, que ganhou o Prémio Secil de Engenharia 2004.

Arpels
February 3rd, 2005, 12:47 PM
Sector eu não to a querer impor nada, ate gostava k tivessemos em Lisboa e Porto "prédios" mto mais altos que essa torre, mas concerteza, e seguindo uma logica que não é nacional é internacional, 1 prédio de habitação é 1 predio de habitação e uma torre de observação uma torre de observação, mas caso tenham grandes duvidas pq n consultam a opinião em foruns internacionais?
Eu sei perfeitamente que trabalha lá gente, se vires bem na foto (e na realidade claro) a zona onde trabalha gente é o deck a meio da torre, não no topo que é o fim da antena.

Paulo2004
February 3rd, 2005, 11:47 PM
Sector eu não to a querer impor nada, ate gostava k tivessemos em Lisboa e Porto "prédios" mto mais altos que essa torre, mas concerteza, e seguindo uma logica que não é nacional é internacional, 1 prédio de habitação é 1 predio de habitação e uma torre de observação uma torre de observação, mas caso tenham grandes duvidas pq n consultam a opinião em foruns internacionais?
Eu sei perfeitamente que trabalha lá gente, se vires bem na foto (e na realidade claro) a zona onde trabalha gente é o deck a meio da torre, não no topo que é o fim da antena.

Arpels, seguindo a tua lógica, então os dois edifícios gémeos no Parque das Nações não terão a altura que todos defendem, pois estes tb possuem no topo algo idêntico. A mesma teoria se aplicaria tb à torre do Parque das Nações.

Sei que a guerra pelas alturas é o que predomina neste forum e igualmente noutros do mesmo género. Eu próprio sou um adepto de aranha-céus como bem sabem. Por isso ,penso eu, se deve respeitar a altura da construção seja ela torre / prédio / edifício / com antena ou sem antena. Por isso a torre de telecomunicações de Gaia é de facto o edifício/torre/construção mais alta de Portugal.

Tb não sou da opinião que os suportes de pontes devam ser considerados ou contabilizados para efeitos de altura quando se trata de apurar o edifício/torre/prédio mais alto.

Aliás, muitos são os sites que contabilizam as torres nas estatísticas de altura.
Todavia, respeito as opiniões contrárias que são sempre bemvindas.

Fern
February 3rd, 2005, 11:51 PM
Tb não sou da opinião que os suportes de pontes devam ser considerados ou contabilizados para efeitos de altura quando se trata de apurar o edifício/torre/prédio mais alto.
Sim mas o Paulo tu podes ir ao topo dos suportes da Ponte tal como podes ir a torre de Gaia. Alem do mais esses suportes provocam um impacto muito maior que a torre pelo seu enorme tamanho. Para mais tu falas em construcao mais alta e que eu saiba eles sao uma construcao!!!

Reflex
February 4th, 2005, 12:28 AM
Por construção entendo tudo! Seja prédio, torre de observação, torre de comunicações, pilares de pontes, etc.
Como tal e para mim, os suportes da Ponte 25 de Abril sendo mais altos que a Torre do Monte da Virgem é a construção mais alta de Portugal...;)

Paulo2004
February 4th, 2005, 01:10 PM
Sim mas o Paulo tu podes ir ao topo dos suportes da Ponte tal como podes ir a torre de Gaia. Alem do mais esses suportes provocam um impacto muito maior que a torre pelo seu enorme tamanho. Para mais tu falas em construcao mais alta e que eu saiba eles sao uma construcao!!!

Entendo o vossa persistência em relação à palavra "construção". Digamos então que esta torre é o edifício/torre/prédio mais alto de Portugal.

Só para vos "chatear" - afinal Lisboa não tem o prédio/edifício/torre mais alta do país. :) :)

Arpels
February 4th, 2005, 01:29 PM
é que me chateia mto Paulo, olha parabens ao Porto (AMP) e que tenha mtos mais :cheers1:

Marco Bruno
February 5th, 2005, 12:16 AM
Só para vos "chatear" - afinal Lisboa não tem o prédio/edifício/torre mais alta do país. :) :)

Paulo sabes alguma coisa sobrea a torre de Aveiro?

nos anos 60 ou 70 (acho) um arquitecto qq (acho que foi o Távora) sugeriu uma torre de 25 andares para Aveiro que serviria como elemento pontual na paisagem, mas nunca foi avante.

MCarr
February 5th, 2005, 01:35 AM
Considero estes elementos pontuais na paisagem uma imbecilidade, mais vale uma zona recheada de arranha-ceus do que palitos espetados no meio da cidade.

Paulo2004
February 5th, 2005, 01:51 AM
Paulo sabes alguma coisa sobrea a torre de Aveiro?

nos anos 60 ou 70 (acho) um arquitecto qq (acho que foi o Távora) sugeriu uma torre de 25 andares para Aveiro que serviria como elemento pontual na paisagem, mas nunca foi avante.

Nunca saiu do papel. No local proposto para a sua construção nasceu o Aveiro Forum que se tornou a nova centralidade de Aveiro. O Forum trouxe ao local, outrora um parque enorme de automóveis poeirento e lamacento, uma nova paisagem bastante agradável e moderna. Hoje dá-se graças que o projecto do edifício foi metido na gaveta. Seria mais um daqueles caixotes enormes cheio de marquises.

Hoje muito perto do local acabou de ser construído um prédio de 16 andares que fica muito bem e tem uma arquitectura interessante.

[Smeagol]
February 5th, 2005, 12:16 PM
será este... paulo

http://img233.exs.cx/img233/2573/aveiro96dd.jpg

http://img233.exs.cx/img233/1908/edificio29xn.jpg

Fern
February 5th, 2005, 02:29 PM
Eu ja tinha visto essa torre! Isso n e uma zona nova de Aveiro onde ate construiram um condominio que tem uns telhados triangulares muito inclinados? Pelas fotos pareceu-me ser uma zona simpatica!!

Marco Bruno
February 5th, 2005, 03:46 PM
No local proposto para a sua construção nasceu o Aveiro Forum que se tornou a nova centralidade de Aveiro.

não sabia que era para esse local. Ainda bem que fizeram o Forum, está muito bem integrado!

[Smeagol]
February 5th, 2005, 03:47 PM
Eu ja tinha visto essa torre! Isso n e uma zona nova de Aveiro onde ate construiram um condominio que tem uns telhados triangulares muito inclinados? Pelas fotos pareceu-me ser uma zona simpatica!!

Exactamente… é uma zona toda nova e ainda tem muito espaço para construção… talvez haja mais torres nos próximos anos!

http://img179.exs.cx/img179/8555/aveiro100iq.jpg

tbm estão a fazer um hotel lá perto vai ser o primeiro de 5estrelas em aveiro.
http://img179.exs.cx/img179/4428/hotel11xh.jpg

Paulo2004
February 5th, 2005, 09:14 PM
É esse mesmo Smeagol, obrigado.

Tem 16 andares como disse ou são 15?

Viriatox
March 9th, 2005, 02:30 AM
Se do que se esta a falar e das construções mais altas de Portugal (e na minha opinião aqui entra tudo) aqui pode encuadrarse perfeitamente tambem, e não sei pq não a tiveram em conta ,por exemplo a chaminé da refinaria de Sines com 234 metros de altura

Viriatox
March 9th, 2005, 02:31 AM
http://www.galpenergia.com/Galp+Energia/Portugues/a+Galp+Energia/a+refinacao/refinaria+sines/Ref_Sines_default.htm

Arpels
March 9th, 2005, 10:59 AM
ainda a uns tempos passei ao pe dessa chamine em Sines, por azar a m*** da maquina estava a arranjar :rant:

Marco Bruno
March 9th, 2005, 12:19 PM
Se do que se esta a falar e das construções mais altas de Portugal (e na minha opinião aqui entra tudo) aqui pode encuadrarse perfeitamente tambem, e não sei pq não a tiveram em conta ,por exemplo a chaminé da refinaria de Sines com 234 metros de altura

exacto, acho que as de Setubal tb tem 230m!

As do Barreiro são mais pequenas, a maior tem 108 m

Lss911
March 9th, 2005, 03:10 PM
What a mega tower!!!

Reflex
March 9th, 2005, 04:22 PM
Bem visto, sim! :okay:
Não sabia que tinhamos cá chaminés taaao altas...:eek:

Lss911
March 9th, 2005, 04:30 PM

Se o thread refere construção (e não prédio e tal...) então esta é a mais alto construção de Portugal! O fumo entra directamente no céu!! ;)

Fern
March 11th, 2005, 01:43 AM
230m!!?? Afinal talvez haja esperanca!!

Arpels
March 11th, 2005, 10:52 AM
é 1 chaminé Fern :D se fosse 1 predio ainda va k n va, todos tem chamines dessas mundo fora!!

Fern
March 11th, 2005, 03:33 PM
Mas foi autorizada a sua construcao e os velhos do restelo nem chatearam (acho eu) por isso...

Arpels
March 11th, 2005, 04:03 PM
felizmente a minha é baixinha, assim o pai natal n tem munto k se esforçar :)

Fern
March 11th, 2005, 04:07 PM
Bom.. Arpels.. eu vou-te contar um segredo.. mas nao digas nada ao papa e a mama.. o Pai Natal nao eziste e so pa engana os mininoz piquininoz, sao oz papaz que dao az pendinhaz!! Ah e aquele Pai Natal que vez na tuvisao nao e vedadeio e um actor!!

Arpels
March 11th, 2005, 04:17 PM
importas-te de não me estragar o meu way of life? :rant:

:DDDDDDD

Fern
March 11th, 2005, 04:19 PM
Desculpa so estava a ser teu amiguinho!! Pensei que aos vinte e tais anos a quisesses saber essas coisas, mas pronto entao ja nao te digo que o papao nao existe...ah duh.. ja disse.. desculpa..

Arpels
March 11th, 2005, 04:46 PM
duh huuuuuuuuuuuuuuuu :D, Fern afinal k te aconteceu com as fotos dos estadios?, eu hoje não vou colocar la foto nenhuma em respeito pelo 11 de Março :sleepy:

Fern
March 11th, 2005, 07:34 PM
Hahahahahhaha tas a falar a serio!!!???
Nao sei o q aconteceu com essas e as fotos do Algarve! E muito estranho!

Arpels
March 11th, 2005, 09:09 PM
estranho!!