View Full Version : Sede da PIDE transformada em condomínio de luxo
TeKnO_Lx February 8th, 2005, 10:32 PM A sede da antiga polícia política, PIDE, situada no número 22 da Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, vai ser transformada num condomínio de luxo.
http://www.correiodamanha.pt/getimage.asp?tb=IMAGENS&id=105735
De acordo com a SIC Notícias, o edifício integrado no património da Casa de Bragança terá sido vendido a um grupo de investimento do milionário Pereira Coutinho.
A transformação da antiga sede da PIDE num condomínio de luxo está a suscitar polémica, atendendo a que há quem defenda que está a apagar-se um passado e a impedir as gerações futuras de reflectir sobre o que ali se passou no tempo da ditadura.
Phobos February 8th, 2005, 10:37 PM bem pode ate nem estar certo fazer isso,mas ao menos e melhor do que deixar cair o predio em ruina.
Arpels February 8th, 2005, 10:56 PM é bem melhor que cair em ruinas, talvez seja a unica forma de salvar o edificio antigo!!
Lss911 February 8th, 2005, 11:00 PM O valor arquitectónico do edifício não assim muito...o grande valor do edifício é obviamente em termos simbólicos.
Fern February 9th, 2005, 12:02 AM Eu ja tinha lido isso a uns bons tempos, pensei que ja estivesse a ser construido. Mas concordo com as opinioes ja aqui expressadas, o valor e apenas simbolico e mais vale isso do que cair em ruina!!
Reflex February 9th, 2005, 03:27 AM Pois, já se tinha falado disso há alguns meses atrás...
Hoje passei lá de propósito para ver como é que estão as coisas e encontra-se tudo parado. O mesmo e abandonado edificio dos últimos anos...:|
Não sendo 1 edificio particularmente interessante arquitectonicamente, está inserido no contexto do Chiado e como tal deve ser preservado! Seja como condominio de luxo, seja como museu ou seja com outra qualquer ocupação, o que interessa é que o edificio seja recuperado e devolvido à cidade! Agora continuar a degradar-se de dia para dia isso não! :okay:
Já agora, alguém sabe o que é aquele edificio moderno que está do outro lado da rua? É de habitação?:?
Arpels February 9th, 2005, 10:59 AM olha que arquitectonicamente ele é valioso Lss, bem enquadrado na area em que se encontra!!
TeKnO_Lx February 9th, 2005, 11:18 AM pa.. pra mim se fizessem um museu com a historia da pide, instrumentos de tortura etc era baakano, muiitos jovens nomeadamente eu não sabem nada sobre esta organizacao, mas objectivamente o mais prioritário é reabilitar u edificio k se encontra num estado de degradacao elevado!!
Arpels February 9th, 2005, 11:26 AM também não era má ideoa Teckno, ou então reservar parte da obra para museu, tas cumas ideias fixes :okay:
Reflex February 9th, 2005, 03:31 PM Isso seria 1 boa ideia se pertencesse ao Estado ou à CML. Não sucedendo isso, parece-me impraticável visto que se teria que comprar ou alugar o imóvel...
sotavento May 13th, 2005, 11:13 AM Só uma questãozinha ... a ex.sede da PIDE não é a actual sede do PSD ? :eek2:
Reflex May 13th, 2005, 11:55 PM Não sei, ao certo, onde é a sede nacional do PSD, mas não será concerteza o imovel de que se fala, porque esse (que fica um pouco mais à frente do Teatro S.Luiz...) está em avançado estado de degradação...
sotavento May 17th, 2005, 04:45 AM A navegar na net deparei-me com este link.
Para rir ... ou não.
http://www.lisboa-abandonada.net/artigos/novos_artigos/publico_050214_020242.html
Arpels May 17th, 2005, 05:21 PM a sede nacional do PSD é na Lapa Reflex, perto do hotel da Lapa!!
Arpels May 17th, 2005, 05:22 PM Só uma questãozinha ... a ex.sede da PIDE não é a actual sede do PSD ? :eek2:
nada a ver meu caro, a sede da PIDE é perto do Camões a sede do PSD é na Lapa!!
Fern May 17th, 2005, 05:37 PM Sotavento, realmente as camaras muitas vezes exageram mas n e sempre possivel transformar tudo em museus e centros culturais nao ha orcamento q resista!!
Arpels May 17th, 2005, 05:40 PM LOL Fern, deviam é reunir todos os museus num so isso sim!!
Fern May 17th, 2005, 05:42 PM Para isso era preciso construirmos ca um Louvre (portuguese style claro) ideia a qual n me oponho ate porque temos falta de um palacio assim tao grandioso ca em Lisboa!!
Arpels May 17th, 2005, 05:45 PM tens um palacio bem bom, o palacaio onde esta o museu de arte antiga Fern, grande parte esta sem nada e podiam fazer uma coisa tipo a piramide do Louvre no jardim k é enorme :)
Arpels May 17th, 2005, 05:48 PM quando aqui se falou de um museu so eu ate nem era a favor mas pesei os pros e os contras e acho k kem defende esta ideia tem razão, um museu so daria mais projeção a arte existente separadamente por este pais fora e ate se podia criar extenções no Porto e noutras cidades devida a vastidão das coleções!!
Fern May 17th, 2005, 06:01 PM Ma nem o museu de arte antiga ou os seus jardins sao assim tao grandes! Ha o jardim interior que e interessante mas nada mais. De qualquer maneira a piramide era algo que eu dispensava, nao queremos ser imitadores!!
Arpels May 17th, 2005, 06:49 PM pontos um museu todo de raiz!!
Fern May 17th, 2005, 07:04 PM double post
Fern May 17th, 2005, 07:06 PM Assim e que e, queremos um projecto megalomano. Deitavamos Odivelas toda a baixo e construimos la um palacio gigante que tal?
Reflex May 17th, 2005, 10:37 PM ADeitavamos Odivelas toda a baixo e construimos la um palacio gigante que tal?
Eheh, assim é que é falar!!!:okay:
Phobos May 17th, 2005, 11:54 PM quando aqui se falou de um museu so eu ate nem era a favor mas pesei os pros e os contras e acho k kem defende esta ideia tem razão, um museu so daria mais projeção a arte existente separadamente por este pais fora e ate se podia criar extenções no Porto e noutras cidades devida a vastidão das coleções!!
Eu acho a ideia boa,seria uma forma de atrair mais turistas já que um museu unificado além de ser mais facil de visitar fica muito mais facil de fazer propaganda.
Petronius May 17th, 2005, 11:58 PM e o CCB? Aquilo é bem grande!!
JohnnyMass May 18th, 2005, 12:52 AM pois...mas não é só museu. precisamos de algo gigante tipo a nova tate em Londres, algo com muita visibilidade.
Fern May 18th, 2005, 12:58 AM O CCB tem terreno ao lado onde era para ser feita a sua continuacao que se calhar ate dava!
|
|