PDA

View Full Version : Na Estratosfera - Torres Parque D. Pedro II


Kaplan
February 9th, 2005, 07:23 PM
Torres Parque D. Pedro II

Esse projeto vale ser visto e criticado.

Já vi muitos projetos mirabolantes de torres para São Paulo, mas achei esse aqui um dos mais estimulantes.
Esse projeto é de 1988 e apresenta uma proposta muito interessante para o degradado Parque D. Pedro II.

Algumas premissas:

Projeto de revitalização do P. D. Pedro II e adjacências.
Estimular a ocupação do Centro com atividades múltiplas.
Incentivar e direcionar o desenvolvimento imobiliário no eixo centro-zona leste.
Aproveitar a infra estrutura ociosa junto ao Centro.
Consolidar o pólo cultural e empresarial do Centro tendo o parque como elemento agregador.
Incentivar parcerias entre os setores publico e privado, polarizando soluções para a recuperação do centro.

1-Situação - Parque D. Pedro II
http://img135.exs.cx/img135/442/a2lg.jpg

2-Áreas de influencia - Parque D. Pedro II
http://img135.exs.cx/img135/9775/b1uw.jpg

3-Implantação do projeto - Parque D. Pedro II
http://img135.exs.cx/img135/793/c3xb.jpg

4-Torres interligadas por túnel sob o Rio Tamanduateí e a conectadas a estação de metro Parque D. Pedro II
http://img135.exs.cx/img135/7074/d2ta.jpg

5-Perspectiva esquemática do conjunto - Parque D. Pedro II
http://img135.exs.cx/img135/5360/e2rk.jpg

6-Corte esquemático – O nível da praça aérea está a 450m, o topo da cúpula a aprox. 500m, a antena deve chegar a quase 600m!!!
http://img135.exs.cx/img135/4571/f6hg.jpg

7-Fachadas -Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/4084/g8iz1.jpg

8-Subsolo com túnel de conexão com esteiras rolantes -Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/9945/h6yj.jpg

9-Nível térreo - Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/5491/i4th.jpg

10-Níveis Shopping - Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/4807/j6fv.jpg

11-Níveis Zona Baixa - Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/5695/k6oj.jpg

12-Níveis Zona Alta - Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/2498/l5lf.jpg

13-Perspectiva esquemática - Torre Oeste
http://img135.exs.cx/img135/2748/m4it.jpg

14-Maquete – Foto 1 – Vista de cima
http://img135.exs.cx/img135/2313/p6270090r7ux.jpg

15-Maquete – Foto 2 – Zona Alta
http://img135.exs.cx/img135/2549/p6270094r3zn.jpg

16-Maquete – Foto 3 – Zona Baixa
http://img135.exs.cx/img135/5039/p6270099r2hg.jpg

17-Maquete – Foto 4 - Vista de cima
http://img135.exs.cx/img135/4624/p6270102r3ys.jpg

18-Maquete – Foto 5 - Vista de cima
http://img135.exs.cx/img135/3302/p6270103r8vc.jpg

rational crazy
February 9th, 2005, 08:01 PM
Realmente, projeto interessante! Precisaria ser revisto se fosse implantado hoje porque ficou visivelmente defasado de 1988 pra 2005.
Não foi dito, mas parece que as torres são comerciais e não residenciais, né! :? Panorâmicas dá para ver que não são.

Mahler
February 9th, 2005, 08:10 PM
Gostaria tanto que pelo menos um desses projetos mirabolantes em São Paulo saísse do papel. Projetos é que não faltam para São Paulo, o que falta é coragem e dinheiro.

WallyP
February 9th, 2005, 09:11 PM
uma pena ser mais um desses projetos que não sairão do papel..eu adorei.

damiao
February 10th, 2005, 04:51 AM
FELOMENAL....

Paulo
February 10th, 2005, 05:22 AM
É um projeto bem ambicioso.

Quem foi o "sonhador" que o projetou?

schmidt
February 10th, 2005, 05:38 AM
Nossa mto feio, parece uma mistura de Star Wars com a Índia! Nao entendo porque querem fazer com que as nossas cidades se pareçam com as indianas :(

Kaplan
February 10th, 2005, 01:18 PM
Tenho ido muito na USP, sempre que posso dou uma passada na Biblioteca da FAU-USP, é um lugar muito agradavel.
Tem coisas delirantes pra ver por lá, é incrível a quantidade de projetos estravagantes para Sampa. Adoro ver essas especulações utópicas.
Tem um projeto dos anos 70 com uma torre ameboide-zigurate-Niemeyer de 80 andares em pleno Vale do Anhangabaú que com certeza seria odiado por todos aqui.
Gostaria de postar algumas imagens dos incríveis projetos do Prestes Maia para Sampa do começo do século XX, se fosse executado São Paulo ficaria definitivamente com a cara de Paris.
Quando posso tiro fotos dos livros, como fiz nesse projeto do Parque D. Pedro II...mas é meio complicado.

Uma foto do ano passado do Parque D. Pedro II.

http://img.photobucket.com/albums/v89/santostransfer/SP-Altino/DSC05545-X.jpg

RRC
February 11th, 2005, 02:21 AM
Um projeto de revitalização com torres altas seria muito bom para o Pq. Dom pedro, mas não gostei do desenho dessas propostas, gostaria de algo mais sóbrio.

Além disso qualquer projeto para o Parque d. pedro deve prever a retirada dos horríveis viadutos que depreciam o local em favor de um complexo de túneis, tal como no Anhagabaú.

De resto alguns prédios antigos da região poderiam ser recuperados, outros derrubados e outros como aquele edifício garagem, se possível, transfomado em comercial.

O terminal de ônibus tem de ficar ali, por sua importância e necessidade para locomoção para a Zona Leste, mas deveria ser diminuido, tendo algumas de suas linhas remanejadas para outro local próximo, como o Brás por exemplo. O terminal devria passar rpor uma boa reformulação estérica também.

eduzelão
February 11th, 2005, 07:16 PM
ficaria fantastico neste skyline essas duas torres, sem contar todo efeito benéfico que causaria ao Pq Dom Pedro. Mas pelo que parece isso é somente sonho :sleepy:

balacobaco
February 11th, 2005, 08:21 PM
Eu gostei muito do projeto. as duas torres são meio estranhas para São paulo... eu preferiria mesmo algo mais simples, mais sobrio também.

parecem dois castiçais, rs... mas esta região é uma das que mais precisam de obras de recuperãção na cidade.

Rcrd
February 11th, 2005, 11:15 PM
Parece alguma coisa saída da década de 60. Horrível. Foi inspirado numa seringa?

Diogo_Gardoni
February 11th, 2005, 11:33 PM
Nossa... que coisa feia!

Caio
February 11th, 2005, 11:46 PM
Puxa, a ousadia do projetista (bolar algo assim em 1988 para São Paulo) e a necessidade real de se fazer alguma coisa urgente naquela região degradadíssima são notáveis. Imaginem duas torres de uso misto de quase 600 metros de altura no Parque D. Pedro! Que TESÃO!

Só odiei a parte estética. Esses prédios são horríveis. Parecem algumas daquelas porcarias plásticas e insossas que brotam da noite para o dia nos "vilarejos" chineses, só que muito pioradas.

Fabio
February 12th, 2005, 01:52 AM
o projeto em si é :eek2:

mas as torres poderiam ser mais bonitinhas né.

:okay:

GuilhermeC
February 12th, 2005, 02:44 AM
E que PARQUE é esse hein? Essa última foto tem uma cratera de terra no meio, sem contar as pistas que passam por cima. Simplesmente péssimo. Ele precisa de aumentar, mas pelo que eu estou vendo se isso for acontecer daria muito trabalho...
Os prédios são horrorosos, mas legal que pelo menos se pensava nisso. E 600m é muito alto. 300m já está de EXCELENTE tamanho


Sem contar que quando vi o nome do thread estava achando que se referia ao Parque Dom Pedro de Campinas! Se bem que lá essas torres assim entre a estrada com uma ponte no meio, num estilo a la Petronas não pegaria nada mal (nossa que viagem...)

cello1974
February 12th, 2005, 04:25 AM
Na Urbs eu vi o projeto aprovado. Não terá torres! Mas vai ficar lindo!

RRC
February 12th, 2005, 06:19 AM
E que PARQUE é esse hein? Essa última foto tem uma cratera de terra no meio, sem contar as pistas que passam por cima. Simplesmente péssimo. Ele precisa de aumentar, mas pelo que eu estou vendo se isso for acontecer daria muito trabalho...
Os prédios são horrorosos, mas legal que pelo menos se pensava nisso. E 600m é muito alto. 300m já está de EXCELENTE tamanho




Acredite, isso aí um dia já foi um lindo parque, com muito verde, rio limpo e até uma simpática ilha no curso do rio... o "progresso" desenfreado e sem cuidados transformou nesse horror, que de parque hoje só leva o nome.

legal
February 12th, 2005, 03:04 PM
Sao Paulo esta precisando de um projeto EXECUTADo que seja realmente grandioso. Nao ha nada na cidade que seja "DE CHOQUE".

rafaelfnunes
February 13th, 2005, 04:44 PM
credo!!! A arquitetura é horrível! Mas valeu por postar Negro!

Brasil Guy
February 16th, 2005, 02:41 AM
ia ficar muito estranho...esses dois foguetes no meio de SP....mas que ia ser bom te-las...seria

AcesHigh
February 16th, 2005, 04:22 AM
vcs estão loucos!! Achei lindas essas torres!! Lembrem-se q na realidade seriam revestidas d vidro!! Cara... sairam direto do Star Wars!! Não existe nenhuma torre no mundo q seja tão futuristica qto essas... sério... tenho certeza q seria a inveja d muitos países com torres modernas, incluindo a China.

Muito melhor na minha opinio por exemplo do q a E-Tower, q apesar d nós brasileiros gostarmos, não chama a atençao d nenhum estrangeiro.

Vcs tem q imaginar isso construido... como por exemplo aquelas torres d Dubai, q todo mundo acha um tesão, mas se fosse feito em maquete assim, não pareceriam bonitas

Roque
February 16th, 2005, 04:47 AM
Obra impossível!!! Mas dava uma chacoalhada em Sampa...

GRGM
March 20th, 2005, 06:53 PM
Desculpem por ressucitar o thread, odeio quando fazem isso, hehehe, mas é que eu não tinha visto e achei esse thread muuuuito interessante!
Concordo com o Aces... essas torres iam ficar muito legais... é outra coisa que eu não entendo na maioria dos foristas, parece que querem só o que existe no resto do mundo, que todas as cidades sejam iguais... outra coisa que eu não concordo DE JEITO NENHUM (tô pegando a mania de dar ênfase que nem o Farrapo e o Nictheroy, hahahaha) é quando dizem "Essas torres não têm nada a ver com São Paulo", sendo que uma das principais características de São Paulo é não ter uma cara, ser uma cidade heterogênea em tudo, ia ser muito legal ter duas torres "esquisitonas" dessas por aqui... aliás, tudo o que for diferente, eu tô pegando pra São Paulo, hehehe!

GRGM
March 20th, 2005, 06:54 PM
Gostaria de postar algumas imagens dos incríveis projetos do Prestes Maia para Sampa do começo do século XX, se fosse executado São Paulo ficaria definitivamente com a cara de Paris.

Oi Negro, eu nunca vi IMAGENS dos projetos do Prestes Maia, a única que eu vi foi essa, da Marginal Tietê, é desse tipo mesmo que você tá falando, né?

http://img36.exs.cx/img36/8005/projetooriginaldamarginaltiet5.jpg (http://www.imageshack.us)

Imaginem uma parte da cidade assim, que maravilha???

Menino de Sampa
March 20th, 2005, 10:05 PM
nossa, nem sei o que falar sobre essas torres, elas são muito estranhas. :)

agora, que algo precisa ser feito nessa região, precisa...

Caio
March 21st, 2005, 12:57 AM
Oi Negro, eu nunca vi IMAGENS dos projetos do Prestes Maia, a única que eu vi foi essa, da Marginal Tietê, é desse tipo mesmo que você tá falando, né?

http://img36.exs.cx/img36/8005/projetooriginaldamarginaltiet5.jpg (http://www.imageshack.us)

Imaginem uma parte da cidade assim, que maravilha???


CARÁCOLES! :eek:

AcesHigh
March 21st, 2005, 01:09 AM
a John Hancock de Chicago tb eh estranha a 1a vista, com aqueles ferros se cruzando na frente (como nessas torres) etc... mas no final das contas é um cartão postal e todo mundo adora. Tenho certeza q se essas torres fossem feitas com estruturas metalicas e tal e vidros bonitos, etc, iriam ficar MUITO MASSA.

Kaplan
March 21st, 2005, 01:41 PM
Oi Negro, eu nunca vi IMAGENS dos projetos do Prestes Maia, a única que eu vi foi essa, da Marginal Tietê, é desse tipo mesmo que você tá falando, né?

http://img36.exs.cx/img36/8005/projetooriginaldamarginaltiet5.jpg (http://www.imageshack.us)

Imaginem uma parte da cidade assim, que maravilha???


É cara, quanta coisa Sampa já perdeu, quando vejo esses desenhos do Prestes Maia, que já devem estar com quase 80 anos, fico indignado!!
Será que é tão difícial assim chegar a um concenso sobre projetos que possam beneficiar a todos? Que tristeza!

AcesHigh
May 28th, 2005, 03:01 AM
estou fazendo ele em 3D no Rhino. Hj não vai dar pra terminar pq tô saindo daqui a pouco. Semana q vem eu termino e posto imagens. Vou fazer o original e um melhorado (não gosto do topo.)

rafaelfnunes
May 28th, 2005, 03:45 AM
"Reobservando", rs, até que eu gosto...realmente, construídas seriam muito bonitas.

rafaelfnunes
May 28th, 2005, 03:47 AM
Ah, Aces, eu estava tentando colocar texturas nos meus prédios, mas é horrível...eu faço downloads de vidros, janelas, tento deixar a imagem pequena, mas nada...fica um janelao q cobre todo o predio...eu nao entendo nada dos tutoriais e nao acho nada na internet q explique (para entender essas coisas, so em portugues!)... Dá uma aulinha depois rs...

AcesHigh
May 31st, 2005, 04:16 AM
OK Rafael... fiz um pequeno tutorial pra vc!

O Rhino, por default, usa as unidades em MILIMETROS. Pra desenhar cidades e arranha-céus, o ideal é usar metros!
http://i5.photobucket.com/albums/y166/rogeriopenna/1.jpg

aqui está uma textura q eu criei. Perceba q o SIZE, está em algo como 0,25. Isso é em relação à unidade usada. 0,25 Metros é muito pouco pra uma textura de janela. Se eu renderizar assim, o prédio vai ter milhares de janelas por metro! :) Temos q mudar o SIZE da textura
http://i5.photobucket.com/albums/y166/rogeriopenna/2.jpg

pronto. Mudei o SIZE pra 3 x 3. Ou seja... a textura agora tem 3 metros de altura por 3 metros de largura. Perceba q não interessa a resolução da textura. Vc pode usar uma foto em 1600x1200 pixels. Se vc colocar o size em 3x3... toda aquela resolução iria ocupar 3x3 metros dentro do Rhino. De longe não veria muito detalhe. A vantagem é q vc poderia aproximar a camera bem proxima da parede do prédio e teria muitos detalhes mesmo assim. A não ser q vc vá mostrar um prédio de perto, a textura não precisa ter muita resolução, pq de longe, uma textura de 1600x1200 vai ser mostrada em somente algo como 10x10 pixels (na renderização final) ou seja, somente iria ocupar memoria no uso do programa. Já uma textura de baixa resolução de longe ficaria ok, mas se vc aproximasse do prédio iria estar quadriculada.
http://i5.photobucket.com/albums/y166/rogeriopenna/3.jpg

feitoria. Meu prédio brasileiro 1.0 de somente 18 metros de altura ficou com 6 andares de altura, pois a textura das janelas foi setada para ocupar um espaço de 3x3 metros dentro do Rhino...
http://i5.photobucket.com/albums/y166/rogeriopenna/4.jpg

Paulo Ctba
May 31st, 2005, 05:19 AM
Essa região de sampa é muito feia, vai ser difícil mudar .....

rafaelfnunes
May 31st, 2005, 11:27 PM
Valeu mesmo Aces!!!

Só uma última coisa: Quando você postava os seus prédios, vc dizia: "O mais alto tem 420 metros, o outro tem 120 metros...". Você deduzia a altura ou tem algum local no Rhinoceros onde é possível ver as "propriedades" e as dimensões do sólido?

CH
May 20th, 2006, 11:27 PM
As torres não chegam a ser feias não!
Parecem góticas!
São bastante chamativas, talves até imponentes dependendo de como vai ficar!

DMA Brasil
May 20th, 2006, 11:41 PM
Oi Negro, eu nunca vi IMAGENS dos projetos do Prestes Maia, a única que eu vi foi essa, da Marginal Tietê, é desse tipo mesmo que você tá falando, né?

http://img36.exs.cx/img36/8005/projetooriginaldamarginaltiet5.jpg (http://www.imageshack.us)

Imaginem uma parte da cidade assim, que maravilha???

^^Caramba Henrique, tu precisou de desfibrilador pra ressucitar esse thread...:D Gabriel, esses jardins tão parecendo o Trocadéro de Paris, poxa, ia ficar lindo um negócio desses na Marginal (Pinheiros de preferência). Vocês querem um prédio que é alto, lindo, e dessa mesma época, mais ou menos? Aquele da seguradora, em Seul, que é todo dourado (salvo engano).

CH
May 20th, 2006, 11:52 PM
^^:D:D:D
Eu tava procurando imagens do shopping Dom Pedro no Google e achei esse thread!

DMA Brasil
May 21st, 2006, 05:31 AM
^^ Ehehehehe o SSC é bombante no Google...:D:D:D aliás, eu descobri o SSC PELO Google...