View Full Version : Nova urbanização vai nascer em Entrecampos
Reflex February 17th, 2005, 05:28 PM Centro de arte contemporânea e sede da EPUL na Avenida das Forças Armadas
O projecto que Santana Lopes tanto acarinhou, enquanto foi presidente da Câmara de Lisboa - de um empreendimento de habitação, comércio e serviços - nos terrenos antes ocupados pelo Mercado do Rego, entre a Av. das Forças Armadas e a Av. Álvaro Pais, será hoje publicamente apresentado por Carmona Rodrigues, que anunciará também um novo equipamento cultural na cidade, o Lisboa Arte Forum.
O Lisboa Arte Forum é uma aquisição recente deste empreendimento da EPUL que dá pelo nome \"Praça de Entrecampos\" e que foi entregue ao atelier Promontório. Este centro de arte contemporânea não fazia parte do projecto inicial, mas foi com bons olhos que o pelouro da Cultura da câmara acolheu a ideia de ali ser criado este equipamento. \"Não há em Lisboa espaços expositivos com dimensão e boas condições para receber mostras internacionais, a Cordoaria não tem climatização, e este centro vem preencher uma lacuna na cidade\", disse o assessor da vereadora da Cultura. O modelo de gestão do futuro Lisboa Arte Forum ainda não está porém definido.
No empreendimento \"Praça de Entrecampos\" serão construídos 700 fogos - distribuídos por três edifícios - essencialmente destinados a jovens universitários, sejam estudantes ou licenciados em início de carreira.
\"As tipologias serão baixas, essencialmente T0 e T1, porque se pretende abranger sobretudo uma população jovem e universitária\", disse ao PÚBLICO Anibal Cabeça, administrador da EPUL, salientando que este empreendimento não se enquadra no programa EPUL Jovem.
Outra novidade do projecto é a instalação da nova sede da EPUL num dos edifícios a construir em Entrecampos. A Empresa Municipal de Urbanização de Lisboa, que está actualmente instalada num edifício do Sporting, clube ao qual paga rendas que rondam os 50 mil euros mensais, transitará dentro de três anos para a zona de Entrecampos.
Ao todo, o empreendimento implicará 238 mil metros quadrados de construção bruta, distribuída por sete lotes, um dos quais será uma praça, junto à qual se situará o Lisboa Arte Forum (na imagem). O lote restante destina-se a comércio e serviços: os escritórios ocuparão 24 mil metros quadrados e o comércio, a instalar ao nível do rés-do-chão do edifício, 11 mil metros de construção.
A primeira pedra deste empreendimento, que só deverá estar concluído em 2008, será lançada hoje, numa cerimónia em que estão confirmadas as presenças do actual presidente da câmara e da vereadora Eduarda Napoleão, que é simultâneamente presidente do conselho de administração da EPUL, mas para a qual não terá sido convidado o primeiro-ministro demissionário e candidato do PSD, embora este tenha acções de campanha marcadas para Lisboa.
\"Não está prevista a presença de Santana Lopes\", disse ao PÚBLICO Anibal Cabeça, administrador da EPUL.
O projecto, que já constava nos planos da EPUL em 2004, entrará em obra nos próximos meses, tendo sido adjudicada à empresa Alves Ribeiro a empreitada de contenção e escavação. A comercialização ainda não tem data definida, mas, segundo Anibal Cabeça, \"arrancará seguramente em 2005\".
A venda dos apartamentos poderá não ser feita directamente pela EPUL, que, como afirma no relatório e contas de 2004, encara a hipótese de entregar o projecto para comercialização \"a um fundo de investimento de imobiliário fechado ou a uma sociedade gestora de investimentos imobiliários, entidades claramente vocacionadas para o mercado de rendimentos\".
Fonte : Publico (http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1216060&idCanal=76)
odivelense February 17th, 2005, 06:04 PM É pá, qualquer coisa é melhor do que aquilo que está lá neste momento. Porém, só o facto de ter a EPUL neste negócio, causa-me arrepios, só de imaginar o produto final. Mas vamos dar um voto de confiança e rezar todos os dias 10 pais nossos, 10 avés marias e 10 santa marias para que a EPUL faça desta vez, algo realmente decente e não caixotas com portas e janelas, que é o seu estilo sobejamente conhecido por todos nós. :)
Arpels February 17th, 2005, 10:43 PM vai haver arranha ceus? :)
Reflex February 17th, 2005, 10:50 PM Claro, Arpels! Isso é tão certo como no Domingo tu ou eu ganharmos as eleições...! :no:
Arpels February 17th, 2005, 10:52 PM :sleepy:
Reflex February 17th, 2005, 11:25 PM Pois, Arpels, lamento-te desiludir...:(
Não conhecendo o projecto (ou pelo menos não estando a associar nenhum projecto meu conhecido a este...) posso-te dizer que tendo em conta a envolvente e o facto de falarem só em "3 edificios", presumo que terão uma altura jeitosa, talvez um pouco acima dos 10/12 pisos... Mas nunca muito mais que isso, "penso eu de que...";)
Reflex February 17th, 2005, 11:33 PM No thread da Lista dos Projectos para Lisboa temos esta imagem que pela localização/ser da Promontório creio ser referente a esta "Praça de Entrecampos"...
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Entrecampos_promontorio.jpg
(de qualquer modo, se alguém pudesse afirmar se assim é ou não, agradecia...;))
Lss911 February 17th, 2005, 11:40 PM A localização é exactamente essa!
Não acho especial piada a esse projecto e parece-me impossível os arranha céus por causa dos aviões que lá passa mt perto...
Outra urbanização bem importante para a zona é a dos terrenos da Feira Popular!
Reflex February 17th, 2005, 11:47 PM Em relação ao projecto, gosto do conceito de Praça, da envolvente ampla; Lisboa precisa de espaços assim... :okay:
...quanto aos edificios, continuo sem perceber o porquê de tanto receio do uso generalizado do vidro!!! :ohno:
Lss911 February 17th, 2005, 11:49 PM Sim concordo e de facto o grande problemas deste projecto são as fachadas
JohnnyMass February 18th, 2005, 09:01 AM Sim concordo e de facto o grande problemas deste projecto são as fachadas
Parecem-me um bocadito desactualixadas! :) mas gosto da praça, finalmente uma coisita mais arrojada para a nossa Lisboa!
Lss911 February 18th, 2005, 11:34 AM Sim, o espaço assim em praça é fantástico e acho que ultimamente tem-se esquecido do grande valor que têm as praças e das vantagens em termos de vivência do espaço urbano!
Arpels February 18th, 2005, 11:41 AM de facto o k se salienta aqui é a praça, as edificcações estão deslocados no tempo :(
Lss911 February 18th, 2005, 11:45 AM Completamente deslocadas! Parecem edifícios dos anos 70! Venha o vidro e a arquitectura com traços desconstrutivistas!
Arpels February 18th, 2005, 11:47 AM ya, os nossos arquitectos andam coms uns gostos de fugir :( porque não dão ao Sua Kay?
Paulo2004 February 18th, 2005, 02:56 PM deviam ser todos cobertos de vidro! Concordo, parecem-me edifícios dos anos 70.
Fern February 18th, 2005, 04:22 PM Que mer*a de predios para nao variar. Ja estou a ficar farto deste pais!!!
Phobos February 18th, 2005, 09:39 PM A praça ate nem fica mal la,mas os predios sao fuleiros.
Arpels February 18th, 2005, 10:00 PM Que mer*a de predios para nao variar. Ja estou a ficar farto deste pais!!!
carma o nosso pais não merece o teu desprezo :)
Reflex February 18th, 2005, 11:36 PM São feitos pela EPUL: não esperem portanto milagres!!! :no:
Arpels February 19th, 2005, 12:10 AM ya da EPUL não se podia esperar grande coisa, vidro nas construções da EPUL ne? :)
Reflex February 19th, 2005, 01:39 AM Trezentos dos 700 fogos que irão ser construídos na zona de Entrecampos, na área antes ocupada pelo mercado do Rego, junto à Av. das Forças Armadas, em Lisboa, serão destinados a arrendamento, mas os preços a praticar não estão ainda definidos, disse ontem o presidente da Câmara de Lisboa.
Nos fogos para venda, que serão 400, \"o preço rondará os 1900 a 2000 euros o metro quadrado\", disse Carmona Rodrigues, acrescentando que \"nos fogos a arrendar serão praticados preços competitivos, inferiores aos preços de venda\".
Carmona Rodrigues falava na cerimónia simbólica que ontem assinalou o arranque das obras de escavação e contenção periférica dos terrenos, onde tem estado a funcionar um parque de estacionamento com 800 lugares - agora fechado (ver caixa) e onde em breve irá surgir a urbanização da EPUL \"Praça de Entrecampos\", um projecto desenvolvido pelo atelier Promontório Arquitectos, que deverá estar concluído em 2008.
\"As primeiras fracções para venda são ser entregues em 2007\", disse o director da EPUL responsável pelo empreendimento, António Lino.
Cinquenta metros quadrados por 100 mil euros
A maioria dos apartamentos a construir serão de tipologias baixas, T0 e T1 - embora também haja T2 e T3 -, mas a intenção da autarquia é que eles sejam ocupados essencialmente por jovens universitários, assim eles tenham poder de compra para adquirir casas cujos preços nunca serão inferiores a 100 mil euros (para 50 metros quadrados de área) e que poderão ascender, nos apartamentos maiores, a 220 mil euros.
\"Este projecto é uma alavanca importante no combate à desertificação residencial de Lisboa, que é a maior cidade universitária do país\", disse Carmona Rodrigues.
Para a vereadora Eduarda Napoleão, o empreendimento \"assume-se como uma nova centralidade\", nele se promovendo \"o reencontro com o conceito de bairro, um espaço com vida própria onde se possa viver, comprar, trabalhar e conviver\".
O empreendimento, que será construído em torno de uma grande praça com oito mil metros quadrados, incluirá, além da habitação, um centro de arte contemporânea, um edifício de escritórios e outro destinado a ser a sede da EPUL. Em todos os pisos térreos do conjunto haverá lojas e esplanadas.
Em matéria de estacionamento vão ser criados 1200 lugares destinados ao público, além dos mais de 700 lugares destinados aos apartamentos e aos escritórios do empreendimento.
Fonte: Público
O JN refere alguns pormenores igualmente interessantes:
Dimensão
A área bruta de construção da Praça de Entrecampos ascende a 238 mil metros quadrados. Cerca de 24 mil destinam-se a escritórios, outros 11 mil a comércio, ocupando essencialmente os rés-do-chão dos prédios. A praça pedonal, no centro da urbanização, ocupará cerca de oito mil metros quadrados.
Casas
Os prédios terão oito andares e os fogos, com uma e duas assoalhadas, serão cerca de 700. Um terço destinar-se-á ao arrendamento, avançou Carmona Rodrigues. O número exacto a arrendar ainda está a ser avaliado. A Câmara garante preços competitivos de compra.
Estacionamento
A actual oferta no parque de estacionamento situado nos terrenos do antigo Mercado do Rego ronda os 800 lugares. A Câmara de Lisboa assegura que a oferta vai aumentar até 1200 lugares, fora os destinados aos residentes, que serão em espaço subterrâneo.
Lss911 February 22nd, 2005, 01:53 AM “Praça de Entrecampos” – Novo empreendimento para jovens no centro da cidade
Lisboa vai contar com mais 700 fogos para habitação a partir de 2008 num empreendimento a construir pela EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa - na área do antigo Mercado do Rego, entre as avenidas das Forças Armadas e Álvaro Pais. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, colocou a primeira pedra no dia 17 de Fevereiro de 2005.
O novo empreendimento “Praça de Entrecampos”, a edificar numa zona de confluência das freguesias de Nossa Senhora de Fátima, Alvalade e Campo Grande, conta com uma área de construção bruta de 238 mil m2 e compreenderá 700 fogos distribuídos por três edifícios de oito andares, integrando cerca de 24 mil m2 de escritórios e 11 mil m2 de comércio no piso térreo. O espaço agregará ainda o Lisboa Arte Fórum - um centro de arte contemporânea que irá conferir àquela zona da cidade uma maior dimensão cultural.
Localizado nas proximidades da Cidade Universitária, e tendo como alvo de mercado jovens estudantes e professores, licenciados em início de carreia e jovens casais, a “Praça de Entrecampos” irá conjugar habitação, serviços, comércio e equipamentos. O projecto, da autoria do 'Atelier Promontório Arquitectos', irá desenvolver-se em torno de uma grande praça pedonal e disponibilizará ruas e praças para peões e jardins no interior dos quarteirões. Um parque de estacionamento subterrâneo está igualmente projectado para este espaço, o que irá conferir cerca de 1200 lugares públicos de estacionamento.
Para Carmona Rodrigues, “este projecto constitui uma importante alavanca no combate à desertificação residencial que a cidade tem sido alvo nas últimas duas décadas”. Assim, o autarca pretende “revitalizar o tecido humano da cidade, requalificando a urbe e diminuindo o ciclo migratório diário, fixando novamente as populações em Lisboa, com particular enfoque nas populações mais jovens”.
O presidente da autarquia realçou, a propósito desta prioridade do seu executivo, a mais valia que constitui o facto de Lisboa ser a cidade com maior população universitária.
Dos 700 fogos que este empreendimento disponibilizará, 300 estarão destinados ao arrendamento, já que, segundo Carmona Rodrigues, “A CML pretende dar o exemplo relativamente a esta prática”.
Com preços de venda que se prevêm competitivos, cerca de 2000 euros o m2, os fogos serão, maioritariamente, de tipologia T0 e T1, “uma solução imobiliária integrada, preferencialmente destinada aos jovens”, defendeu o autarca.
Ainda relativamente ao objectivo de trazer pessoas mais novas para a cidade, a vereadora Eduarda Napoleão defendeu que a construção deste empreendimento constitui “mais um importante passo nesta caminhada que se tem percorrido com o intuito de trazer os jovens para o centro de Lisboa.
A construção da “Praça de Entrecampos” terá início ainda durante o mês de Fevereiro, com o arranque das obras de escavação, estimando-se que todo o projecto esteja concluído em 2008.
in www.cm-lisboa.pt
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/5558_PracaEntrecampos.jpg
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/5555_PracaEntrecampos.jpg
http://www.cm-lisboa.pt/docs/imagens/5583_PracaEntrecampos.jpg
Marco Bruno February 22nd, 2005, 06:43 PM ^ este projecto é o "tal" da lista de projectos. Na FIL (salão do imobiliário, 2004) tinham lá um vídeo a passar e agradou-me.
Acho que vcs exageram muito ao criticar negativamente a arquitectura dos Promontório só porque eles usam certas linhas dos anos "70". Na verdade eles usam linhas ao "gosto" arquitectura Suiça e Alemã e tb do arquitecto David Chipperfield. etc (um dos projectos deles para o parque das nações tem muitas influências da Potsdamer platz).
Essa zona de Entrecampos é um balburdia completa actualmente, e está repleta de edifícios manhosos com quarteirões inacabados, que se ligam muito mal entre si. Acho que um projecto assim simétrico, de linhas simples, repetitivas e rigorosas vai dar "ordem" aquele lugar desarumado.
Arpels February 22nd, 2005, 06:50 PM não digo k não deia ordem aquela zona, de factos os quarteirões ali não ponta onde se lhes pegue, mas k não gosto desse estilo arquitectonico não gosto e o Principe Perfeito segue o mesmo design ja po ultrapassado, diz la k um projecto feito por 1 Sua Kay ou um Norman Foster não ficaria melhor naquela zona Marco!!
Fern February 22nd, 2005, 06:54 PM Esses edificios fazem lembrar os bairros sociais dos anos 70 em Inglaterra e tb na Europa central e de Leste!! Deprimentes!!
Lss911 February 22nd, 2005, 08:25 PM Talvez o tratamentos exterior dos materias dê um melhor aspecto!
Reflex February 22nd, 2005, 10:55 PM não digo k não deia ordem aquela zona, de factos os quarteirões ali não ponta onde se lhes pegue, mas k não gosto desse estilo arquitectonico não gosto e o Principe Perfeito segue o mesmo design ja po ultrapassado, diz la k um projecto feito por 1 Sua Kay ou um Norman Foster não ficaria melhor naquela zona Marco!!
:okay: Pensava que era eu o único a não gostar do estilo do Principe Perfeito! :colgate:
Marco, são gostos e respeito perfeitamente quem goste! Pessoalmente gosto mais de outros estilo arquitectonicos, não tendo necessariamente os projectos de ser assinados por Sua Kay ou Foster...
Porém, a este projecto tiro o chapéu ao conceito de Praça utilizada! :bow:
Arpels February 23rd, 2005, 12:23 PM o Principe Perfeito tem uma coisa boa, é relativamente alto!!
Reflex February 23rd, 2005, 06:06 PM Sim, Arpels, mas o Aviz também e não há quem o mande abaixo!!! :|
Eu acho que não podemos aplaudir 1 edificio só porque é alto, independentemente de ter não 1 minimo de qualidade estetica! (não estou a dizer que é o teu caso...;))
Lss911 February 23rd, 2005, 06:17 PM Eu concordo, altura não é tudo!
Arpels February 23rd, 2005, 06:59 PM td se pode resolver com uns kilitus de vidro ;) ya o Aviz, boa bem visto, mas prefiro o aviz feiote e alto a milhares de predios por essa cidade baixinhus e horripilantes!!
Reflex February 23rd, 2005, 07:22 PM Pois, Arpels, não sei bem o que te diga em relação a isso... É que os predios baixinhos e horripilantes, por serem baixinhos passam 1 pouco despercebidos. Agora o Aviz, altinho e horripilante na mesma, é mesmo complicado não se reparar nele! :ohno: A sorte é que sempre que passo por lá, imagino o Compave já construido e nem reparo que o Aviz existe, eheh!!! :laugh: :banana: :okay:
Arpels February 24th, 2005, 10:52 AM O Compave :cry:
Fern February 24th, 2005, 05:00 PM Oh olha o que fizeste o Reflex, era desnecessario por o menino a chorar!! Es mesmo insensivel!
Arpels February 24th, 2005, 05:24 PM ele é mau :rant: :cry:
Reflex February 25th, 2005, 01:18 AM Ok, ok, pronto desculpa! :pet:
Mas de qualquer modo não se esqueçam que o Compave, aparentemente, ainda não foi chumbado!!! :okay: :banana:
Arpels February 25th, 2005, 10:51 AM por este caminho quando os herdeiros resolverem o problema do tal palacete nos terrenos de construção do Compave ja não sera o Compave :(
[Smeagol] February 25th, 2005, 12:08 PM será um compaveII com 150m héhé.... :)
Arpels February 25th, 2005, 12:31 PM deus t'oiça Smeagle :D
Lss911 February 25th, 2005, 03:47 PM O que é esse projecto da compave? 150metros? nunca ouvi falar e tal! É um projecto chumbado ou que pode vir a avançar?
Reflex February 25th, 2005, 05:15 PM Edifício Compave, hotel e escritórios, 105m, 27 pisos. Arqtº Ricardo Bofill - Av. Fontes Pereira de Melo.
http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/compave03_big.jpg
A sua localização será onde se encontram situados aqueles palacetes abandonados junto ao Sheraton. Aparentemente está pendente de uma questão de partilhas desses mesmos palacetes, situação que se vai arrastando, arrastando...
Pessoalmente é o meu edificio preferido da lista dos projectos para Lisboa! :okay:
Fern February 25th, 2005, 06:21 PM Bah isso nunca sera construido, esses problemas levam anos a ser resolvidos!!
Reflex February 25th, 2005, 06:37 PM Bom, também depende de há quando anos este problema se anda a arrastar...
Arpels February 25th, 2005, 07:00 PM ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh :cry:
segurem-me k eu eu eu............ :(
Arpels February 25th, 2005, 07:02 PM é bacana a configuração do Compave ne malta? é 1 dos prédios que mais aguardo pa Lisboa a par das torres d'Alcantara :cry: e o Manhatan de cacilhas :cry: :cry:
Lss911 February 25th, 2005, 08:29 PM Bom, também depende de há quando anos este problema se anda a arrastar...
É isso mesmo!!
Acho o projecto brutal! tem mais altura que o sheraton, seria a nossa zona de concentração de arranha-céus (à nossa escala) tal como grandes cidades como Paris! Ficaria mesmo excelente!
Reflex February 25th, 2005, 11:29 PM Sede da EPUL na \"Praça de Entrecampos\" terá 51 metros de altura
Novidade ficou por dar na apresentação do empreendimento, que terá edifício com dobro da altura habitualmente permitida no PDM[
O edifício que irá ser a sede da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) e da Ambelis, no empreendimento \"Praça de Entrecampos\", a erguer na Av. das Forças Armadas, vai ter 51 metros de altura, dimensão que a vereadora do urbanismo, Eduarda Napoleão, afirma ser permitida no plano director municipal.
Eduarda Napoleão diz que o edifício \"será como um obelisco e terá uma área de implantação muito reduzida, o que tem a ver com a praça onde está inserido\". E sustenta que \"a altura de 51 metros pode ser permitida, em termos de licenciamento, desde que o edifício seja uma mais-valia arquitectónica e urbanística\".
\"Isso está justificado no processo e é previsto no plano de urbanização da \"Praça de Entrecampos\"\", acrescenta Eduarda Napoleão, segundo a qual tal é legalmente possível se se articularem dois artigos do PDM. O artigo 75 diz que \"poderão excepcionalmente, por deliberação da câmara municipal, serem autorizadas obras novas com mudança de uso, quando as mesmas forem consideradas de interesse urbanístico, social ou económico e desde que não seja posta em causa a reestruturação urbanística da área, devendo a obra ou os novos usos ser compatíveis com a categoria do espaço onde se localizam\".
Já o artigo 76 diz que nas \"áreas de reconversão urbanística de usos mistos, os planos de urbanização e de pormenor têm de se conformar com as seguintes condições: a cércea de referência é de 25 metros, devendo as propostas de soluções arquitectónicas que ultrapassem esta cércea ser devidamente justificadas no âmbito do plano\".
O empreendimento \"Praça de Entrecampos\", projecto do \"atelier\" Promontório Arquitectos que começará a ser construído este ano na zona do antigo mercado do Rego, foi apresentado na semana passada, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da câmara. Mas, na altura, nada foi referido quanto à altura do edifício que servirá de sede da EPUL, instalada num edifício do Sporting, que recebe de renda mensal 50 mil euros.
O director responsável pelo projecto, António Lino, disse não dispor ainda de qualquer imagem do edifício-obelisco. Ele não surge, aliás, nas imagens divulgadas sobre o empreendimento, \"porque está ainda a ser trabalhado pela Promontório\". O projecto inclui a construção de 700 fogos destinados a habitação, além de áreas de comércio e escritórios, em construções que se desenvolvem em torno de uma grande praça, na qual marcará presença um outro edifício, esse baixo, o futuro centro de arte contemporânea que já dá pelo nome de Lisboa Arte Fórum.
Fonte: Publico
OMG!!! :eek: :eek: :eek:
51 metros!!! É fantástico para Lisboa ter um edificio com semelhante altura, creio que o Foster se deveria envergonhar com os 110 metros da sua torre, que tamanha utopia!!! 51 metros é que sim!!! É uma vitória para a cidade!!! :puke:
E depois ainda vêm estes gajos a falarem de 1 merda de 1 edificio com 51 metros como se fosse 1 favor que nos fazem ou 1 coisa do outro mundo!!! :bash: :weird: >( :stupid: :mad2:
Fern February 26th, 2005, 12:02 AM Incrivel, mas ja se sabe que se fosse mais alto que isso vinham logo os velhos do restelo logo a gritar que isto e que aquilo!! Mas pode ser que melhore aquele projecto horrendo.
Bom de qualquer maneira, meus amigos, este e o meu milesimo post!!!
:dance:
Reflex February 26th, 2005, 12:29 AM Excelente média de posts, Fern! :okay:
Quanto à altura do edificio, bom, não somos propriamente burros com palas (e talvez eu proprio tenha exagerado! :|) para percebermos que ali, em plena rota aerea, era impossivel uma altura maior. Mas o que me, de facto, me irrita são estes gajos virem falar em 51 metros como se fosse uma altura incrivel e quase pedirem desculpa de joelhos por tamanha ousadia!!! :bash:
(de qualquer modo, 51 metros dá cerca de 15/16 pisos, pr'aí - dependendo é claro do pé-direito, talvez 1 pouco menos - o que não é propriamente mau...mas muito longe do desejado!)
Lss911 February 26th, 2005, 05:27 PM dassssssssss!!! 51metros e este alarido todo?????????? Atrasados mentais só podem!
Marco Bruno February 26th, 2005, 06:51 PM LOLLLL, nunca imaginei que a pequena torre deste projecto merecesse uma notícia de jornal devido aos seus 51m. :bash:
TeKnO_Lx February 26th, 2005, 09:50 PM deviamos fazer pressão junto a camara para acabarem com este pDM completamente ultrapassado.. Lisboa tem ke se despaxar se quer ficar uma cidade completa, não podemos ficar-nos pelo nosso recuperado centro histórico. Devemos e podemos apostar num "high rise" cluster como por exemplo La defense em Paris ou as 3´s torres com 200 e mais metros em Madrid. Só desta forma poderiamo-nos afirmar como uma "cidade" do futuro e competir realmente com Madrid e Barcelona num contexto ibérico!!
Reflex February 27th, 2005, 03:20 PM Infelizmente e com o andar das coisas esse "high rise cluster" de que falas parece-me só a vir ser possivel na Amadora ou em Gaia, municipios que atentos à evolução do panorama urbanistico e humanos e à necessidade das populações, se preparam para aumentar a altura limite nos seus PDMs...(não sei bem é até quanto!)
Quanto a Lisboa, parece-me complicado existirem mudanças nesse aspecto. Não me canso de referir que Lisboa teve 1 oportunidade de ouro de o fazer, aquando a construção de raiz de uma zona inteira da cidade (Parque das Nações) e tirando as 2 torres não se vê nada disso. Aí eles não podiam ter a desculpa de desvirtuarem a envolvente...:no:
E depois é claro, nenhum de nós pode esperar/quer que em zonas antigas/históricas se possam então construir tal coisa! E então Lisboa fica cada vez mais limitada, tem agora o projecto do Foster para Santos (:applause: ), viu cancelado o projecto das Torres do Siza para Alcantara (porque sempre que se quer constriuir 1 pouquinho mais alto, lá acenam eles com referendos mais que burocráticos/morosos...:|), a Margueira nem se fala (:wallbash: ) e aparentemente agora a táctica deles é virem falar de edificios com 51 metros de altura como se fosse excepções/utopias/favores que eles nos fazem!!! Assim não vamos longe...:cry:
E depois constatamos que o edificio mais alto de Lisboa fica, actually, fora do concelho...
|
|