View Full Version : Praça de touros reabre até ao Verão
TeKnO_Lx February 18th, 2005, 03:08 PM As obras de recuperação da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, deverão estar concluídas até ao Verão, revelou ontem Carmona Rodrigues, presidente da Câmara, à margem da apresentação do empreendimento Praça de Entrecampos.
O emblemático redondel, propriedade da Casa Pia de Lisboa, foi encerrada há quase cinco anos, pela Inspecção-Geral das Actividades Económicas, devido ao seu adiantado estado de degradação. Havia inclusive perigo de a estrutura ruir, estando já na altura a esboroar-se.
Um ano após o encerramento, a Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP), entidade que detém a concessão do recinto, decidiu avançar com um projecto de reabilitação audacioso, mas a conclusão dos trabalhos tem sofrido sucessivos adiamentos.
A reabertura da Praça chegou a ser anunciada para Outubro do ano passado e, mais tarde, para Janeiro último. Resta agora esperar pela nova data de abertura de portas, pensada para o Verão.
Uma das questões que têm atrasado a reabilitação é o diferendo entre a SRUCP e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), relacionado com a colocação de uma cobertura. A concessionária já viu, por duas vezes, emitido parecer desfavorável à colocação da cobertura semi-amovível. O IPPAR preferia que fosse totalmente amovível.
Henrique Borges, presidente do Conselho de Administração da SRUCP, garantiu ontem, ao JN, que o diferendo está ultrapassado, recusando-se, no entanto, a precisar qual a solução final que vingou.
A cobertura permitirá à Sociedade realizar touradas ou eventos culturais durante todo o ano. O projecto de reabilitação contempla a criação de zonas de animação, à superfície e no subsolo. Entre as valências a criar, está a construção de uma galeria comercial, zona de restauração, cinemas e de um parque de estacionamento. Telma Roque
Arpels February 18th, 2005, 03:24 PM sera que a praça de toiros vai ficar com as cupulas azuladas como estão agora? :?
Lss911 February 18th, 2005, 04:10 PM Sim, as cúpulas já estão definitivamente restauradas...mas eu não desgosto por acaso!
O centro comercial é que vai ficar mt louco! Pena não voltarem as touradas...
Arpels February 18th, 2005, 04:58 PM sim, eu tb não desgosto da cor, acho k da 1 certa piada o contraste entre o azul e o okre!!
Reflex February 18th, 2005, 11:39 PM Não percebi muito bem parte da história: onde raio é que eles vão fazer a galeria comercial + restaurantes + cinemas??? Na própria praça??? :uh:
Quanto à abertura, é 1 excelente noticia para a cidade, nem que seja porque vão retirar aquelas malditas vedações!;)
Arpels February 19th, 2005, 12:12 AM se keres k te diga Reflex, tambem ainda não percebi nada :( sera k vai deixar de ser praça de toiros de vez e virar c comercial?
Lss911 February 19th, 2005, 01:08 AM A intervenção não é na praça em si...os arquitectos criaram uma zona subterrânea à frente da fachada que dá para a Av. da Républica, mas essa zona tem uma grande abertura por onde entra luz natural e por onde se oganizam vários pisos e uma escadaria "monumental"! Tem ainda ligação ao metro do campo pequeno.
A ver se descubro renders...
Lss911 February 19th, 2005, 01:11 AM http://www.jf-nsfatima.pt/boletins/bol10/images/09.jpg
http://www.jf-nsfatima.pt/boletins/bol10/images/08.jpg
http://www.jf-nsfatima.pt/boletins/bol10/images/04.jpg
http://www.jf-nsfatima.pt/boletins/bol10/images/03.jpg
http://www.jf-nsfatima.pt/boletins/bol10/images/02.jpg
Fantástico não? :okay:
Lss911 February 19th, 2005, 01:12 AM Epah a história da cobertura é que não estava nada À espera!...hummm não sei se gosto mt...Mas hoje passei por lá e não está nenhuma cobertura posta nem nada que se pareça...será que é tipo d elona ou uma cena qualquer mais efémera na sua utilização?
Lss911 February 19th, 2005, 01:13 AM 112º Aniversário
Praça de Touros do Campo Pequeno
No passado dia 18 de Agosto, a Praça de Touros do Campo Pequeno celebrou 112 anos de vida, mas os lisboetas não poderam festejá-los, uma vez que a Praça ainda se encontra em obras de recuperação.
A sua reabertura ao público chegou a estar planeada para Outubro, mas os responsáveis pela exploração daquele espaço admitem que esta data não será cumprida, esperando, no entanto, poder fazê-lo em Janeiro de 2005.
Na origem deste atraso, está um novo parecer negativo do Instituto Português do Património Arquitec- tónico (IPPAR) à colocação de uma cobertura de carácter permanente, apresentada pela Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP), que permitiria utilizar o recinto durante todo o ano e para as mais diversas actividades culturais que garantiriam a viabilidade do projecto de recuperação. Para além do maior aproveitamento que se poderia efectuar, a favor da cobertura está, segundo o concessionário, a possibilidade de evitar a degradação do recinto, agora que foi recuperado “pedra sobre pedra”. Mas, no parecer do IPPAR a cobertura “colide com o carácter, identidade e valor de memória deste bem arquitectónico que integra o património cultural português”.
Polémicas à parte, depois de concluídas as obras, a Praça de Touros será um novo pólo cultural e de actividades lúdicas.
O projecto assenta em 3 pilares: a Praça de Touros, propriamente dita, onde fruto da remodelação, se poderão realizar todo o tipo de espectáculos, a galeria comercial e o estaciona- mento subterrâneo, que não só permite diminuir o estacionamento de super- fície, como aumenta a oferta da zona envolvente. A Galeria Comercial terá uma zona de restauração, mesmo por baixo da arena e um restaurante VIP no torreão principal, nas galerias por baixo das bancadas haverão lojas de comércio diversificado. Toda a área em redor será transformada em área pedonal com esplanadas, jogos de água e zona de passeio no Jardim.
Este centro de lazer, com a sua oferta comercial, cultural e recreativa, permitirá revitalizar a nossa Freguesia, porque para além da população residente e trabalhadora, atrairá, pela sua excelente localização e condições únicas, muitas outras pessoas da cidade de Lisboa e arredores.
Os números:
2.144 m2 De restaurantes na
Praça de Touros
829 m2 De bares na Praça de Touros
8 Elevadores na Praça de Touros
7.000 m2 De área comercial
16 Restaurantes e cafetarias na Galeria Comercial
13 Elevadores na Galeria Comercial
10 Escadas e Tapetes rolantes na Galeria Comercial
1.250 Lugares de estacionamento
8 Salas de cinema com 1.480 lugares
1 Museu tauromáquico
8.000 Número de Lugares disponíveis no Recinto de Espectáculos
Reflex February 19th, 2005, 01:26 AM Bom, ou vemos pelo lado nostálgico das coisas e achamos que eles estragaram/desvirtuaram por completo o conceito original e que perdura há mais de 100 anos; ou vemos pelo lado prático/modernista e aplaudimos a obra!
Do 1º ponto de vista, acho que a cobertura é evitável assim como a galeria comercial; do 2º ponto de vista parece-me tudo isso muito bem pensado/feito...
De qualquer dos modos, não nos podemos esquecer que a intervenção se deveu "ao seu adiantado estado de degradação" e que as coisas como estavam não podiam de todo continuar mais! :okay:
Lss911 February 19th, 2005, 01:41 AM Portanto as opções neste país que temos seriam só estas: a destruição pela degradação completa ou um negócio!! ;)
Reflex February 19th, 2005, 01:50 AM Disseste tudo! :applause:
Temos outro exemplo gritante disso: o Palácio SottoMayor!
Lss911 February 19th, 2005, 02:21 AM completamente!! Teve que se pq senão ia à vida...
Arpels February 19th, 2005, 05:03 PM WOWWWWWWWWWWWWW, fantastico Lss :eek2: ta soberbo!!
Arpels February 19th, 2005, 05:06 PM bom prefiro que façam recontruções destas a deitar abaixo a praça de toiros e o palacio Sotto Mayor, kero la saber da desvirtualização :sleepy:, olhem o caso do convento dos Inglesinhos, enquanto nimguem lhe mexeu nimguem dizia nada agora que iam fazer 1 condominio de luxo e devolver a igreja a população ja ta td contra, la vai o convento cair e não fica pa nimguem :(
xandre February 19th, 2005, 06:04 PM bem isto de touradas com cobertura vai ser cá um cheiro a merda e a cavalo!!!!:toilet:
Lss911 February 20th, 2005, 02:20 AM LOOOOOOOOOOOOOL!!
Phobos February 20th, 2005, 05:19 AM Nao gostei muito da cobertura,mas so de evitar a ruina e de usar este espaço que tinha imenso potencial ja vale a pena.As entradas circulares a volta e escada estao muito bem localizados,no final das contas ate que o projecto esta bem feito.
Barragon February 20th, 2005, 01:16 PM Nao gostei muito da cobertura,mas so de evitar a ruina e de usar este espaço que tinha imenso potencial ja vale a pena.As entradas circulares a volta e escada estao muito bem localizados,no final das contas ate que o projecto esta bem feito.
Pois muita sorte teve esse espaço de não ir a ruína... também era um bom espaço para investir com um ccomercial e estacionamentos agora há outros espaços que vão continuar a ruina e não se faz nada é pena :sleepy:
TeKnO_Lx February 20th, 2005, 02:49 PM axo ku projecto está bem conseguido, u museu tauromáquico ,as galerias comerciais e o cinema poderão ser a sobrevivencia do espaço a nível $. Espermos é que não seja uma "espécie" de Alvaláxia porque á ausencia de marcas importante não tem sucesso financeiro a não ser nos dias de jogos..!
Barragon February 20th, 2005, 03:08 PM axo ku projecto está bem conseguido, u museu tauromáquico ,as galerias comerciais e o cinema poderão ser a sobrevivencia do espaço a nível $. Espermos é que não seja uma "espécie" de Alvaláxia porque á ausencia de marcas importante não tem sucesso financeiro a não ser nos dias de jogos..!
Pois é o que eu acho que vai acontecer... vai ter lucro nos dias de corridas e esses tipos de tauromaquia.. não digo que não tenha nos outros dias mas penso que eles pensaram nesses dias.... pode ser que isso leve a uma maior afluência de pessoas a esses espetaculos e até haver com mais frequência ..o que era bom :cheers:
Reflex February 20th, 2005, 06:04 PM Bom, se a Praça de Touros estivesse condenada à ruina, acho que mais nada nesta cidade se aguentaria... :lol:
Reflex March 5th, 2005, 02:59 PM O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) divulgou, ontem, um comunicado onde garante que ainda não emitiu qualquer "parecer favorável final a uma cobertura da Praça de Touros do Campo Pequeno", como tinha sido dado a entender pelos responsáveis do projecto de recuperação da praça, na passada quarta-feira, durante uma visita do presidente da Câmara Municipal de Lisboa à obra.
No comunicado, o IPPAR explica que "emitiu parecer sobre uma solução de cobertura apresentada em fase de estudo preliminar, tendo considerado que a ideia podia ser viável desde que sujeita a várias alterações", embora tenha recusado adiantar, ao JN, que tipo de "condicionantes" é que pôs ao estudo prévio que lhe foi apresentado.
Confrontado com esta situação, Góis Ferreira, vice-presidente da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP), confirmou ao JN que o IPPAR se pronunciou sobre um estudo prévio, para evitar o risco de gastar dinheiro num projecto que poderia ser chumbado, como da primeira vez em que o apresentaram.
Contudo, tendo tomado conhecimento do parecer favorável do Conselho Consultivo, reunido a 18 de Janeiro, a SRUCP garante que, "há oito ou dez dias", deu entrada com o projecto no IPPAR e na autarquia. Góis Ferreira diz que as condicionantes impostas são "coisas pequenas" e acredita que o projecto de uma cobertura semi-amovível vai merecer, em breve, o aval destas entidades. Assim que a licença seja emitida, a obra pode demorar entre quatro a seis meses.
Fonte: JN (http://jn.sapo.pt/2005/03/05/grande_lisboa/ippar_ainda_autorizou_cobertura_prac.html)
Arpels March 5th, 2005, 07:20 PM se começam mto com o põe tira põe tira então é k numca mais, eu ap mim ta bem penssado 1 tecto amovivel!!
Lss911 July 18th, 2005, 10:19 PM :lol: atao não abre??
(alguém sabe quando vai abrir finalmente?)
Arpels July 18th, 2005, 10:22 PM era para ter sido em Maio segundo li, ja vai po final do mes :(
TeKnO_Lx July 18th, 2005, 10:23 PM eu ouvi lá pa Outubro/Novembro..
Arpels July 18th, 2005, 10:24 PM que seja este ano então :)
Viriatox July 19th, 2005, 02:13 AM Não há pressa :). Aquilo vai ficar lindo na mesma.
Paulo2004 July 19th, 2005, 04:16 AM Espero que encerre logo depois e que abra novamente, mas para uso desportivo com modalidades tais como ginástica, tenis etc.
Arpels July 19th, 2005, 11:27 AM não sera para isso Paulo e vai continuar a ter toiradas :banana:
eu gosto de toiradas :yes:
Lss911 July 19th, 2005, 12:02 PM eu também! mesmo ao pé de minha casa, espero que façam touradas regularmente!
Arpels July 19th, 2005, 12:25 PM os anos k não vou a uma toirada la :(
jluisfer July 19th, 2005, 12:40 PM Gostava de perceber qual é o gozo de ver um animal ser picado,mas não consigo
Arpels July 19th, 2005, 12:58 PM gostos jluis a quem goste de ver matar focas bebes e depois vestir as suas peles, para mim é uma tradição Latina tipica da nossa Estemadura que gosto!!
TeKnO_Lx July 19th, 2005, 01:13 PM eu gosto de ver os forcados. a voarem de preferencia!. de resto acho tudo uma grande seca.. e tenho pena ke cortem os cornos aos touros.. assim uma pega é feita por qualquer um.. queria ver uma pega decente com um cornos naturais e não cortados!!
Barragon July 19th, 2005, 01:53 PM Eu gosto de tudo .... mas gosto mais das largadas na Moita toca a fugiri :runaway:
Arpels July 19th, 2005, 01:59 PM lolololol e devem tar para começar Barra :) com cornos afiados não :uh:
Barragon July 19th, 2005, 02:02 PM Sim.... ker dizer meio afiados.... ainda são pontiagudos!!! é em Setembro ainda falta um mesito :D estou lá :D
Arpels July 19th, 2005, 02:05 PM eu ja não vou lá a amos, ia sempre mas a gaja num gosta de largadas nem toiradas :bash:
Barragon July 19th, 2005, 02:10 PM :lol: então ela é anti ??? é defensora dos animals?
|
|