Reflex
March 4th, 2005, 05:43 PM
A demolição do velho cinema Alvalade, na Avenida de Roma, começou em Maio de 2003 para dar lugar a dois novos edifícios que vão juntar as valências de habitação, comércio e quatro salas de cinema, num total de 500 lugares. Os dois edifícios terão cerca de 30 apartamentos e uma pequena zona de comércio no rés-do-chão, por onde se fará a entrada para as quatro salas de cinema, que terão entre 96 e 126 lugares. Projectado por Lima Franco, em 1945, o \"Alvalade\" foi inaugurado em 1953, tornando-se rapidamente num símbolo do bairro. Até que a Igreja Universal do Reino de Deus o utilizou para os seus cultos e acabou por abandonar, em 1985, votando-o ao abandono. Lá dentro, numa das paredes principais, encontra-se uma das mais importantes obras da pintora Estrela da Liberdade Alves de Faria, falecida em 1976. Datado de 1953, o painel - uma alegoria à Sétima Arte com sete metros de comprimento por cinco de altura - estaria protegido pelo IPPAR e deveria ter sido retirado e recuperado para voltar a ser colocado no local.
Fonte: JN
Encontra-se??? Estaria??? Deveria??? Há aqui alguma coisa que falha... Afinal o painel foi ou não retirado??? :uh:
Arpels
March 4th, 2005, 05:47 PM
atenção não era da IURD mas sim da igreja Maná (não é m*** mas é quase mesma coisa :D), o painel deve ser reposto, esperemos :sleepy:
Phobos
March 4th, 2005, 07:34 PM
^pois e,esperemos que sim...
Lss911
March 4th, 2005, 07:54 PM
4 cinemas? já há maquets ou renders do projecto? Julgo que a destruição do cinema é um perda importante da arquitctura do estado-novo dos cinemas.
Reflex
March 4th, 2005, 08:39 PM
Aquilo que há 1ns tempos ouvi falar foi que os artistas que lá o foram retirar, tinham-no danificado, que parte tinha lá ficado agarrada a parede... Porém a empresa encarregue de o fazer desmentiu prontamente a noticia, dizendo que nada tinha acontecido.:sly:
Por isso, mais 1 vez ao ler esta noticia, fiquei na mais profunda duvida...:?
Arpels
March 4th, 2005, 09:08 PM
tem hipoteses de recuperar o painel mesmo k tenha acontecido algo, acho k hoje em dias não há desculpas para não o porem lá.
Reflex
March 4th, 2005, 09:13 PM
Se o dizes...:)
Reflex
March 19th, 2005, 01:36 AM
Passei por lá hoje e já havia movimentação no local (não deu foi para ver o que é...) Não sei é ainda se trata da empresa de demolições (pouco provavel, quase 2 anos depois) ou se já é este novo projecto que está a arrancar...
Lss911
March 20th, 2005, 01:31 AM
Passando por lá muitas vezes, o cinema demorou imenso imenso tempo a ser demolido, e pareceram-me técnicas bastante rudimentares (os taipumes ea em madeira), mas tb já ouvi falar num painel que ia ser preservedo e tal...