View Full Version : Questão - Futuro do urbanismo português...

Reflex
March 9th, 2005, 03:19 PM
Gostava de saber a vossa opinião sobre isto...
Olhando mais 1 vez para as mais que feios prédios da "muy nobre e sempre marquisada" cidade de Odivelas, pus-me a pensar no que será deles daqui a 50/70 anos, e coloquei 2 cenários: ou continuarão ainda em pé nessa altura (alguns decrépitos, outros com arranjos sucessivos) ou serão demolidos e no seu lugar construidos novos e mais modernos edificios...
Isso suscitou-me uma questão mais geral: nas últimas décadas tem-se assistido a uma sucessiva demolição de edificios antigos para serem substituidos por novos; mas será que a tendencia continuará num futuro a médio/longo prazo relativamente aos edificios que hoje são novos ou semi-novos???:?
Por 1 lado parece-me que sim, porque as cidades (mesmo as mais recentes, caso das periferias) têm-se alargado, desenvolvido em torno de 1 centro mais antigo, pelo que é nesse centro e proximo dele que os terrenos valem mais/são mais apetecidos, ou seja, a tendencia é de os construtores conseguirem a todo o custo construir lá. E como? Derrubando os antigos edificios lá existentes...
...mas por outro lado, todos ou quase todos os velhos edificios que têm sido demolidos (p.ex em Lisboa) pertenciam a uma única pessoa, que alugava as fracções a outros, pelo que era mais fácil a venda desses imóveis do que p.ex nos edificios de habitação modernos onde cada inquilino é dono da sua própria casa...

O que vos parece? A tendencia de "replacement" continuará, ou as cidades crescerão mais para a zonas periféricos e vamos ter marquises para o resto das nossas vidas...? :cheers:

Phobos
March 9th, 2005, 03:37 PM
Pois Reflex,essa e uma boa questão!A meu ver a demolição desse predios não sera tão fácil assim exactamente pelo motivo dos predios terem varios donos,e para haver demolição ela ou ocorre por intervenção da câmara de querer fazer uma reforma na má atmosfera da cidade o que acho improvavel actualmente,mas no futuro talvez,ou então a demolição poderá ocorrer num possivel abandono desses predios pela população que num futuro se tiverem mais renda poderão ter outra casa melhor deixando esse predios ao abandono,e que consecutivamente serão demolidos caso não tenham qualidade urbanistica.
No caso de haver algum interesse historico em alguns desses edificios(ja que daqui a 70 anos serão antigos)poderão vir a ser classificados como imovel de interesse historico e recuperado,ou seja numa possivel intervenção as marquises seriam retiradas e os imoveis em questão seriam um testemunho da arquitectura(de qualidade!) do século XX...que utopia!!! :colgate:

Lss911
March 9th, 2005, 03:41 PM
Questão interessante!

Julgo que está a acontecer um aumetno da consciência de património e ainda bem! Portanto, haverá um conflito cada vez maior entre interesses económicos e sentido de valor histórico!
Em Lisboa (cidade) a tendência será de melhoria, portanto manutenção/renovação de edifícios mais antigos e de valor, melhor qualidade urbanística nas zonas a construir e substituição de edifícios de má qualidade por novos edifícios de cariz moderno e com qualidade, melhor planeamento e luxo (já que o valor dos terrenos aumentará progressivamente e tornará a cidade cada vez mais elitista!

Benfica, local onde há imensos imóveis maus de estilo suburbano e marquizistada, situando-se na lisboa cidade poderá vir a ser um grande centro moderno daqui a uns 50 anos ou menos há medida em que certos edifícios forem sendo substituídos.
Nem tudo é mau em Benfica em termos de construção e bom exemplo disso é a zona de edifícios mesmo á frente da igreja de benfica onde existe algum planeamento à le corbusier...

Quanto aos suburbios não sei como será tendo em conta a gigante quantidade de má arquitectura que existe...como resolverão o assunto daqui a 50 anos será uma incógnita!

Arpels
March 9th, 2005, 04:07 PM
Reflex, vejo-o relativamente negro em relação a altura, Lisboa e Porto dentro em breve serão as zonas metropolitanas da Peninsula com mais de 1 milhão de habitantes com menos altura, contudo, em relação ao estilo, mesmo tendo em conta a baixa altura, prevejo que irão aparecer boas peças de imobiliario por esse pais fora.
Quanto ao patrimonio ainda há mto a fazer em termos conscenciais, e as ações a tomar devem englobar população e estado, a população pk não é so exigir e depois os filhos irem a correr com tintas fazer lindos grafitis :( o estado pq deve olhar mais, apesar de não poder descorar o lucro, para o patrimonioe menos para os interesses do partido e interesses particulares!!

Fern
March 9th, 2005, 04:22 PM
Eu acho que uma das alternativas e deixarmo-nos de coisas e desculpas para o nosso mau urbanismo dizendo que o conhecido 'sprawl' das cidades Americanas e na realidade tb do centro e norte da Europa e isto e aquilo, e seguirmos esse exemplo nos proprios. Existe uma quantidade de terreno enorme ainda nao urbanizada nos nossos suburbios (ve-se bem de aviao) alem de que o aeroporto se vai situar a 50Km o que podera fazer com que a cidade se estenda mais. Se comecarem a contruir pequenos predios e casas 'American style' (grandes, bonitas e acima de tudo muito baratas!) por esses suburbios fora e as pessoas comecarem a abandorar gradualmente a marquises alem da reconstruccao dos centros historicos e possivel que nas proximas decadas Lisboa se venha a tornar numas das cidades do mundo com melhor qualidade de vida!!

Arpels
March 9th, 2005, 04:29 PM
e nada de arranha ceus? :? :uh:

Fern
March 9th, 2005, 04:34 PM
Claro q sim, qd o aeroporto sair do centro eu prevejo que alguem com tomates se decida a tirar todas aquelas porcarias de edificios com que infestaram ali a zona do marques e avenidas novas e mudem para um ou mais centros com arranha-ceus de escritorios e depois refazer essas avenidas como eram originalmente. Seria a cereja em cima do bolo, embora se se tivesse feito tudo bem logo de inicio agora teriamos dinheiro de sobra para gastar noutras coisas!!

Lss911
March 9th, 2005, 04:47 PM
Tenho a certeza que serão feitas belíssimas peças de arquitectura em Portugal, mas em termos de altura continuará bem escasso...

Phobos
March 9th, 2005, 04:49 PM
Olha que ter um La Défense no lugar do aeroporto seria optimo!

Arpels
March 9th, 2005, 04:58 PM
seri asim ó se seria :sleepy: tu candidate Fern a malta aki vota em ti :) ate rima!!

Marco Bruno
March 9th, 2005, 05:05 PM
^ o Fern, mas o objectivo deverá ser trazer pessoas (para viverem) em Lisboa e não o contrário. Esse Sprawl de casas americanas não serve de nada para resolver os problemas de Lisboa, acho que até os dificulta, pq mais gente iria fugir da cidade.

Arpels
March 9th, 2005, 05:12 PM
a meu ver tanto 1 como outro - Fern/Marco - tem uma certa razão, daqui a mais meia duzita de anitos Lisboa não tera mais espaço para se construir, mesmo que se reabilite as contruções em mau estado não se pudera evitar o alastramento dos suburbios ainda mais k ja esta!!

Fern
March 9th, 2005, 05:18 PM
Nao era bem isso que queria dizer!! Ao reabilitarem-se os centros historicos e tendo bons suburbios as pessoas que actualmente vivem em zonas como Loures, Odivelas, etc poderiam mais facilmente ter a opcao de se mudarem para um desses lugares. Vou-te dar um exemplo, conheco muita gente que gostaria de morar no centro de Lisboa mas devido a falta de oferta e os precos muito elevados nao conseguem realizar o seu sonho. Imgina que acabavam com as rendas e todos esses edificios fossem postos no mercado, tenho a certeza que seriam todos ocupados com novos inquilinos e que principalmente tem dinheiro para manter os edificios.

Lss911
March 9th, 2005, 05:18 PM
Julgo que o caminho é construir com qualidade nos suburbios a partir de...hoje (!!!) e indexar os suburbios à Lisboa cidade (pelo menos os que estão "colados" aos limites da cidade).
Oeiras parece-me o único com status para indexar a lisboa cidade neste momento!

Fern
March 9th, 2005, 05:19 PM
Ja agora obrigado pelo teu apoio Arpels!!
Acho que vou pedir uns bilioezitos aqui ao Abramovich para por algumas dessas ideias em pratica!!

Arpels
March 9th, 2005, 05:46 PM
venham de la eles!!

Marco Bruno
March 9th, 2005, 06:11 PM
daqui a mais meia duzita de anitos Lisboa não tera mais espaço para se construir...

não é bem assim...

Só a zona entre o parque das nações e santa apolónia (zona ribeirinha oriental e envolvente) repleta de barracões abandonados é maior do que toda a urbanização da expo.

Reflex
March 9th, 2005, 06:19 PM
Sim, Marco, mas não me parece que se aposte na altura nessa zona, existe ainda 1 enorme complexo na questão de se "tapar o rio". Se em certas partes da cidade concordo com isso, noutras parece-me perfeitamente exagerado...:(
Apoio a ideia do Fern. Os suburbios lisboetas são demasiadamente compostos por prédios. Podia-se começar a mudar essa mentalidade; por exemplo a zona a seguir a Alcochete podia ser 1 bom sitio para começar a implementar essa ideia...;)
Quanto a morar no centro da cidade...nos bairros históricos á mesmo para esquecer: estacionamento é inexistente (e se por 1 lado acho que os que moram fora de Lisboa devem evitar levar o carro para a cidade, por outro os que moram no centro não têm que abdicar dele!!!), por outro, a maior parte das casas com mais de 70/80 anos não têm mais de 40m2. E não sejamos utópicos ao ponto de querermos meter familias inteiras em casas assim...:|

Lss911
March 9th, 2005, 10:24 PM
não é bem assim...

Só a zona entre o parque das nações e santa apolónia (zona ribeirinha oriental e envolvente) repleta de barracões abandonados é maior do que toda a urbanização da expo.

Existe um enorme potencial de construção e de alta qualidade urbana que é...precisamente toda essa zona ribeirinha enoooorme!!
Ficaria bem um cluster aquitectónico de elevada altura numa dessas zonas!

Arpels
March 9th, 2005, 10:39 PM
desde k não chegue mto perto a Sta Apolonoa, não esuqecer que por cima estão bairros Historicos, já basta akele mamarracho k fizrem depois do convento da madre de deus k é horripilante e totalmente desadequado pa area :(

Marco Bruno
March 9th, 2005, 10:42 PM
A ideia de suburbanizar mais só é boa para os municípios ao redor de Lisboa, pq cidade de Lisboa em si mesma fica sempre a perder, ainda iria atrair mais pessoas para a periferia. Lisboa está completamente vazia de população em relação a sua dimensão. De dia tem pessoas, mas moram nas periferias, e trazem o carro para a cidade, daí o transito infernal.

É claro que os suburbios vão continuar a crescer, pois os governantes pouco ou nada fazem para inverter a situação, ...e ninguem quer comprar uma casa pequena e caríssima em Lx se pode ter uma nova, grande, e mais barata nos arredores.

Os suburbios de Lx são maus pq a maioria foram feitos por loteamento (as urbanizações devem ser feitas por planos de pormenor), e muitas delas não são feitas por arquitectos sequer, então vão crescendo aqui e acolá como que ao acaso, sem ligação entre si, e com arqtª manhosa.

Imaginem só a Amadora ou Odivelas com edifícios como o Alcântara-Rio ou outros do género...

Lss911
March 9th, 2005, 10:51 PM
É o chamado terreno: "faça o que quiser, tem carta branca!"

Barragon
March 10th, 2005, 11:52 PM
Eu penso que o futuro passa pela requalificação dos centros históricos. Estive em Lisboa e na zona da camara a um domingo não havia vivalma e fiquei triste pela quantidade de imóveis abandonados que poderiam ser de grande qualidade. Penso que a cidade de Lisboa necessita urgentemente desse problema tratado e como iria implicar um agravamento do mesmo a construção de casinhas nos sobúrbios, acho que as coisas não vão ser por aí. Nas zonas suburbanas como a Amadora, que como 1ª zona suburbana de Lisboa já está também a ficar deserta, está a haver uma fuga dos habitantes para zonas cada vez mais periféricas. Penso que isto vai-se continuar a ver pelos próximos anos. A soluçao das casinhas penso k iria levar a que as pessoas saíssem das urbanizações, deixando depois blocos feios totalmente ao abandono.

Arpels
March 11th, 2005, 12:13 AM
bom nos anos 70 e oitenta foi de gritos, 1 pequeno envelope no bolsinho certo e foi ver aparecer cidades novas ao desbarato sem qualquer pormenor!!

Fern
March 11th, 2005, 12:39 AM
A soluçao das casinhas penso k iria levar a que as pessoas saíssem das urbanizações, deixando depois blocos feios totalmente ao abandono.
A ideia e essa mesma, para que depois possam ser demolidos!!

Barragon
March 11th, 2005, 12:31 PM
Empresa de demolições Fern

é o teu futuro :D

Arpels
March 11th, 2005, 12:39 PM
hehehehe :D

odivelense
March 11th, 2005, 01:00 PM
Urbanismo Português???????????????? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: Não me façam rir!!!!!! O único futuro que eu acho possível para o "urbanismo português" é uma granda retroescavadora, dinamite, para acabar de uma vez por todas com esta barbárie urbana que transformou as nossa grandes cidades em "ninhos de patos bravos". Acredito piamente que num futuro próximo, estes bolocos medonhos marquizados n passem apenas de uma má lembrança de um Portugal "anestesiado" urbanisticamente, onde tudo era permitido. :)

Marco Bruno
March 14th, 2005, 12:23 AM
^ Odivelense, tens andado desaparecido :bow:

Arpels
March 14th, 2005, 10:13 AM
ele foi tirar 1 cursso de implosão ao Afganistão :lol:

odivelense
March 14th, 2005, 10:52 AM
Pois é Marco, só quando o trabalho é pouco e o boss n anda perto é que eu venho aqui ao site, daí eu andar desaparecido algumas vezes :)

Reflex
March 14th, 2005, 11:40 PM
ele foi tirar 1 cursso de implosão ao Afganistão :lol:
:laugh: :laugh: :laugh: