View Full Version : Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade unidas por piso de granito escuro
Phobos March 15th, 2005, 11:09 PM Os canteiros vão desaparecer dos espaços mais emblemáticos da cidade do Porto, por proposta dos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura
A Praça dos Aliados e a Avenida da Liberdade vão sofrer profundas transformações, riscadas pela dupla Siza Vieira-Souto Moura. Os canteiros centrais serão eliminados, dando lugar a fileiras de árvores, haverá uma fonte espelhada no centro e os passeios serão alargados. Mas a mudança mais notória será a substituição do actual piso por cubos de granito escuro, que irão cobrir passeios, faixas de rodagem e núcleo central da praça.
"Vamos marcar seguramente a história da cidade com esta intervenção", disse ontem o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, durante a apresentação do projecto, que surge à boleia das obras do metro e que abarca toda a área entre as futuras estações da Trindade, Aliados e S. Bento. A empreitada deverá concluir-se entre Julho e Agosto próximos, por alturas da abertura da Linha D, entre o Hospital de S. João e Vila Nova de Gaia, mas depende ainda do ritmo do concurso público, conforme ressalvou o presidente da Metro do Porto, Oliveira Marques, que não falou dos custos suportados pela empresa, alegando que o orçamento está a ser preparado.
Do que ninguém parece duvidar é da contestação que estas alterações irão desencadear na cidade. "No Porto, é impossível começar o que quer que seja sem haver contestação", antecipou-se Rui Rio, sublinhando que o desenho final decorre de condicionamentos vários mais do que de meros caprichos e insistindo na ideia de que a intervenção terá a mão de um dos dez melhores arquitectos do mundo, ou seja, Siza Vieira. Será argumento suficiente para travar as críticas? "Vamos criar um espaço fantástico, que não sei se vai ser absorvido pelas pessoas nos próximos 30 dias. Admito que não", reconheceu o autarca.
A proposta uniformiza as duas praças, apostando nos paralelepípedos de granito escuro como elemento unificador. A distinção entre o núcleo central, as três faixas de rodagem (duas para automóveis e uma para autocarros) e os passeios será feita apenas com recurso a guias. A única excepção a este manto negro será a manutenção do quadrado de calcário que torneia a estátua de Almeida Garret, em frente aos paços do concelho, gizado por Fernando Távora.
Na sua continuidade surgirá a fonte arquitectada por Siza Vieira (ver imagem na página ao lado) e que será ladeada por bancos e fileiras de árvores. À excepção dos candeeiros em ferro forjado, a placa central ficará livre. Entre outras coisas, porque, como ressaltou Souto Moura, "o que é bonito nas praças é o vazio que pode ser ocupado". Por isso (e também por causa da estação do metro, cuja construção foi condicionada pelo rio que cruza o subsolo das praças), os actuais canteiros desaparecerão do mapa e a placa central verá a sua largura reduzida em oito metros. Ao contrário, os passeios aumentarão seis metros de cada lado. "Neste espaço não pode haver verde [rasteiro], por causa da estação do metropolitano. Passa é a haver uma grande presença do verde elevado das árvores e isso não é nenhum drama. Vimos imagens de praças europeias onde nem uma árvore existe e não consta que sejam desagradáveis", justificou Siza Vieira.
Estas declarações surgiram em resposta às reservas manifestadas pelo vereador Rui Sá, que se manifestou igualmente preocupado com o ruído do tráfego que continuará a cruzar as praças e que poderá agudizar-se, segundo diz, com a opção pelos paralelepípedos. Siza Vieira pensa o contrário: "No asfalto, os automobilistas carregam a fundo; com o granito, terão pena dos carros e andarão mais devagar...".
Do lado da Estação da Trindade serão criados um jardim e duas novas praças com um conjunto de lojas: a primeira ao nível da rua e a segunda ao nível da cobertura da estação. A Rua de Gonçalo Sampaio será reservada aos peões.
Do lado aposto, mantém-se a estátua de D. Pedro e a Estação de S. Bento surgirá coberta com uma laje que coincide com o piso da Avenida da Ponte. A requalificação desta artéria continua, por enquanto, adiada. "É um projecto interrompido", adiantou Siza Vieira. "Por enquanto, não haverá requalificação da avenida", confirmou Rui Rio. Assim, a única intervenção consistirá na requalificação de um velho edifício do século XVIII, que servirá de apoio à estação, mais exactamente aos ascensores que lhe darão acesso.
fonte:Publico (http://jornal.publico.pt/noticias.asp?a=2005&m=03&d=15&id=11265&sid=1221)
Arpels March 15th, 2005, 11:12 PM parece uma boa ideia Phobos tu como Portista k penssas, aprovas?
Phobos March 15th, 2005, 11:22 PM Olha é difícil de dizer alguma coisa porque eu ainda não vi nenhum render,mas a princípio parece-me bom,eu gostei da idéia de uniformizar as duas praças que geograficamente estão unidas,mas estilisticamente estavam separadas,mas e esperar para ver Arpels,o que se pode ver e que aquela area toda a volta da avenida esta a bombar em projectos,e nós e claro estaremos aqui para ver o que sai de lá! :)
Arpels March 15th, 2005, 11:25 PM ya uns renderzitos faziam jeito, k seja o melhor!!
Phobos March 15th, 2005, 11:33 PM ^è verdade Arpels,sbes qual é o site do Siza ou do Souto Moura para la ir ver?
Herrmando March 16th, 2005, 12:05 AM Creio que o melhor que se arranja é isto: http://www.cm-porto.pt/document/449218/477155.pdf
Sinceramente, a mim deixa-me um pouco desiludido o projecto, estava à espera de melhor, sobretudo do que me parece um "tanque" ao cimo da avenida...
Marco Bruno March 16th, 2005, 03:55 PM ^ Herrmando obrigado pelo PDF !!
Phobos March 16th, 2005, 10:04 PM Para ser sincero aquele espelho de agua não me parece muito bom,mas ainda é cedo para se dizer algo.Eu só espero e que a praça não perca o ar agradável e humano que sempre teve para passar a ser uma coisa fria e racionalista.
MCarr March 17th, 2005, 03:43 PM fico feliz que no porto não aceitarem a merda das calçadas a portuguesa, ao menos os tripeiros não comem merda!!!
Arpels March 17th, 2005, 03:46 PM :eek: eu não li isto!!
Herrmando March 17th, 2005, 04:19 PM Nao entendi bem o comentario do MCarr
Arpels March 17th, 2005, 04:21 PM ele acha bem terem escolhido o granitoem deterimento da calçada Portuguesa, eu pessoalmente tb gosto do granito e aprovo a escolha mas dai a dizer k a calçada Portuguêsa é mirda vai 1 grande distancia :(
Arpels March 17th, 2005, 04:24 PM ontem tive a refletir sobre a observação do Phobos em relação ao espelho de agua, lembrei-me do martim Moniz em Lisboa, 1 bom jogo de aguas mas 1 desastre na drenagem das mesmas e como escolheram marmore para o chao ele fica preto com a concentração das aguas nele e as pegadas dos transeuntes a ver vamos Phobos se não teras razão!!!
Phobos March 17th, 2005, 08:04 PM O Mcarr deve achar que só o que e feito no estrangeiro é bom,o que é nacional deve ser merda para ele...Desculpa se te entendi mal,mas foi o que deu a entender.
@Arpels:pois é,espero também estar enganado...
Reflex March 17th, 2005, 08:32 PM Bom, eu também ando numa fase da minha vida que ando 1 pouco cansado de calçada portuguesa, especialmente a partir do momento em que deixaram de fazer aqueles desenhos lindos! Acho que devemos defender e continuar o que é nosso, mas o uso intensivo de calcário branco uniformizou em demasia as cidades portuguesas. Portanto é de aplaudir os projectos em que o uso deste tipo de pavimento seja posto 1 pouco de lado; intervalando é claro com outros em que seja usada - não quero obviamente a sua extinção...:okay:
Porém está longe de ser 1 "merda"...:|
Herrmando March 18th, 2005, 11:52 AM No Porto a calçada Portuguesa não é assim tão comum como isso. O que é comum é mesmo o granito.
Arpels March 18th, 2005, 12:00 PM e fica mto bem Herrmando, cada um usa o k acha k fica melhor, ambos os materiais são boas opções!!
Herrmando March 18th, 2005, 12:02 PM Sem dúvida muito melhor que o cimento que era moda há uns anos atrás...
Arpels March 18th, 2005, 12:04 PM de longe LOL :)
MCarr March 18th, 2005, 02:58 PM A CALÇADA A PORTUGUESA É UMA GRANDE MERDA MESMO! É estupiso defender uma merda só porque é nacional e unica em portugal, alias não me admira mesmo nada que mais ninguem use este tipo de calçada, aquilo é mesmo uma grande merda!!!
MCarr March 18th, 2005, 03:00 PM Exeptuando o calçadao no rio de janeiro mas é um caso especial
Arpels March 18th, 2005, 05:55 PM concordo que a calçada Portuguesa tenha alguns problemas, é preciso andar sempre em cima dela para não ficar toda torta e gasta, mesmo a k foi afagada e "envernizada", com a passagem de gente e carros devido a ser mtas pedrinhas e não lages agora chamarlhe merda e 1 cadito fora do contexto e advem de 1 gosto pessoal, diga-me se acha que esta entrada de estação de metro e esta praça ficariam bem em granito? o granito tem esse andicape a favor mas para zonas de clima igual ao nosso aqui no sul - caso diferente para o Porto - de Portugal a calçada Portuguesa da 1 visual mto melhor permitindo jogos de cores e desenhos mto mais belo que o k se pode conseguir apenas com granito:
http://img.photobucket.com/albums/v244/Arpels/DSC02549.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v244/Arpels/36668779.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/lx1.jpg
Phobos March 18th, 2005, 07:48 PM "A CALÇADA A PORTUGUESA É UMA GRANDE MERDA MESMO![...]aquilo é mesmo uma grande merda!!!"
Agora o Mcarr disse tudo... :rofl: :sleepy:
Arpels March 18th, 2005, 08:31 PM :sly:
Viriatox March 18th, 2005, 09:10 PM uniformizou em demasia as cidades portuguesas?? e para combater isso vamos uniformar em relação aos outros pra todos ficar igualzinhos. Eu digo não, a caçada portuguesa é um dos escassos elementos que são capazes de diferenciar as cidades portuguesas e valorizalas não deixandoas cair na vulgaridade. Se em ocasiões essas calçadas não estão nas melhores condições a origem esta em um total desrespeito por estas zonas
Viriatox March 18th, 2005, 09:17 PM Tambem reconheço que na cidade do porto pelos seus edificios na zona historica estarem na sua maioria construidos em granito pode ficar melhor tb usar este material para o chão mas isto não é um motivo para despreciar a calçada portuguesa (que tb é um elemento unificador entre os paises lusofonos já que é compartido por todos eles)
Reflex March 18th, 2005, 11:27 PM A CALÇADA A PORTUGUESA É UMA GRANDE MERDA MESMO! É estupiso defender uma merda só porque é nacional e unica em portugal, alias não me admira mesmo nada que mais ninguem use este tipo de calçada, aquilo é mesmo uma grande merda!!!
Porquê tanta raiva contra a calçada portuguesa?? (e já agora porque é que o único exemplo válido é estrangeiro?? Não temos cá nada que valha a pena???)
uniformizou em demasia as cidades portuguesas?? e para combater isso vamos uniformar em relação aos outros pra todos ficar igualzinhos.
Eu não defendo a extinção da calçada portuguesa. Apenas acho que a intercalação entre calçada portuguesa e p.ex granito aumenta a diversidade urbanistica nas cidades portuguesas!;)
E apenas um último reparo... A calçada portuguesa foi estupidamente banalizada pelas imitações baratas (AKA pavimentos que a imitam, q se vêm em estações de metro, supermercados, centros comerciais, etc...). Mete-me 1 nojo que nem imaginam...:puke:
Marco Bruno March 18th, 2005, 11:45 PM Para mim a "verdadeira" e boa calçada portuguesa são aquelas com mosaico em pedra branca e escura, como no Rossio, essa praça na ilha no Funchal, certos lugares do parque das nações, etc
Agora esses passeios brancos e mal feitos que fazem por todo o lado não valem nada, e além disso são dispendiosos. Concordo que deveriam ser substituidos por outro tipo de pavimento, e deixar a calçada portuguesa bem feita para zonas "nobres" onde possam aplicar os desenhos de mosaico, e ter uma melhor manutenção, visto serem áreas menores, etc.
Marco Bruno March 18th, 2005, 11:46 PM A calçada portuguesa foi estupidamente banalizada pelas imitações baratas (AKA pavimentos que a imitam, q se vêm em estações de metro, supermercados, centros comerciais, etc...). Mete-me 1 nojo que nem imaginam...:puke:
são mesmo horríveis :runaway:
Marco Bruno March 18th, 2005, 11:49 PM ^ as das estações de metro são mesmo calçada autêntica, mas polida.
As que me metem nojo são é aquelas que existem perto do parque das nações do lado dos olivais, perto doviaduto da infante d. henrique...
parece plástico
Reflex March 19th, 2005, 12:07 AM ^ as das estações de metro são mesmo calçada autêntica, mas polida.
Yah... My mistake!:bash:
JohnnyMass March 19th, 2005, 01:21 AM Concordo plenamente que a verdadeira calçada portuguesa seja defendida com unhas e dentes já que é um verdadeiro símbolo das cidades portuguesas. Basta abrir um guia turístico que está sempre lá.
Também concordo que tem havido uma certa banalização da dita, imitações baratas, etc e tal, a manutenção é muito cara e por isso deve ser deixada para as zonas nobres das nossas cidades. Podem ser desconfortáveis por vezes mas acreditem que quando se vive num sítio em que os passeios são de cimento ou betão, como é o meu caso agora, é impossível não suspirar pelas nossas branquinhas calçadas.
Em relação ao projecto para a Av.dos Aliados acho que está uma verdadeira porcaria, não gosto, é o que dá quando arquitectos se põem a projectar espaços que deviam ser projectados por paisagistas. A meu ver o Porto vai perder a sua sala de visitas. Vai ser penas mais uma genérica praça altamente pedonalizada fria e cinzenta. Não vai certamente ser utilizada por muita gente já que se encontra no meio de vias muito congestionadas e está mais que provado que espaços assim nunca se tornam um polo de atracção para o ser humano...basta olhar para o Martim Moniz.
Lá se vai mais um bocadinho de "verde" pó caneco...mais uma oportunidade desperdiçada.
Marco Bruno March 19th, 2005, 02:59 PM Alguém tem uma foto em que apareça o pavimento actual da avenida dos aliados? eu já lá estive várias vezes, mas não me recordo bem
Arpels March 19th, 2005, 03:16 PM Concordo plenamente que a verdadeira calçada portuguesa seja defendida com unhas e dentes já que é um verdadeiro símbolo das cidades portuguesas. Basta abrir um guia turístico que está sempre lá.
Também concordo que tem havido uma certa banalização da dita, imitações baratas, etc e tal, a manutenção é muito cara e por isso deve ser deixada para as zonas nobres das nossas cidades. Podem ser desconfortáveis por vezes mas acreditem que quando se vive num sítio em que os passeios são de cimento ou betão, como é o meu caso agora, é impossível não suspirar pelas nossas branquinhas calçadas.
Em relação ao projecto para a Av.dos Aliados acho que está uma verdadeira porcaria, não gosto, é o que dá quando arquitectos se põem a projectar espaços que deviam ser projectados por paisagistas. A meu ver o Porto vai perder a sua sala de visitas. Vai ser penas mais uma genérica praça altamente pedonalizada fria e cinzenta. Não vai certamente ser utilizada por muita gente já que se encontra no meio de vias muito congestionadas e está mais que provado que espaços assim nunca se tornam um polo de atracção para o ser humano...basta olhar para o Martim Moniz.
Lá se vai mais um bocadinho de "verde" pó caneco...mais uma oportunidade desperdiçada.
ora bem Johnny, se calhar e mais lindo betão :( LOL
Arpels March 19th, 2005, 03:19 PM exactamente Marco, os passeios assim são bue de caros e não fica nada de jeito, concordo plenamente :okay:, é o k penso tambem.
MCarr March 21st, 2005, 02:15 PM A unica situação em que aceito a calçada a portuguesa é nos interiorres dos edificios on esta é toda polida e assente numa laje de betão caso contrario é um massacre andar sobre ela.
Arpels March 21st, 2005, 02:21 PM ora ai esta, assim ja vejo razões para não se gostar dela, dai k o k o Marco disse e mto bem k devia ser usada so em zonas nobres tipo praças e por exemplo interiores, não passeios, em passeios é de facto massacrante andar sobre ela!!
Reflex March 21st, 2005, 07:27 PM E tirando as tipicas e monotonas lajes de cimento, o que é que se poderia/deveria usar em sua substituição...?
Arpels March 21st, 2005, 08:13 PM outro tipo de laje sei la :)
MCarr March 22nd, 2005, 01:59 PM E tirando as tipicas e monotonas lajes de cimento, o que é que se poderia/deveria usar em sua substituição...?
I have a dream, onde os passeios seriam tipo rolantes como nos aeroportos :clown:
Arpels March 22nd, 2005, 03:37 PM LOLLLLLLLLLLL :D
ILOVELISBON April 25th, 2005, 04:38 PM Adoro a calçada portuguesa, mas só quando está bem conservada. Se não tiver, subscrevo o Mcarr, a calçado é uma BELA MERDA! E como 95% está mal conservada (cheia de ondulações, buracos e pedras mal cortadas) é praticamente igual a MERDA! A calçada devia existir só no centro histórico da cidade e no resto da cidade os passeios deviam ser de cimento. Dura muito mais tempo, gasta-se menos dinheiro para a conservar e mal se nota a sujidade.
Fern April 25th, 2005, 07:49 PM Sempre achei isso ate porque e dificil cadeiras de rodas circularem nesse genero de passeio ja para nao falar dos saltos altos. E passeios sem buracos dao sempre outro ar a uma cidade..
Barragon April 26th, 2005, 11:46 AM Por falares nisso uma gaja uma vez à minha frente deu uma grande tralho e o sapato fikou preso entre as pedras! O Facto é que para tirar o sapato partiram o salto de ter ficado tão preso :lol:
MCarr April 26th, 2005, 01:55 PM Por falares nisso uma gaja uma vez à minha frente deu uma grande tralho e o sapato fikou preso entre as pedras! O Facto é que para tirar o sapato partiram o salto de ter ficado tão preso :lol:
Num país civilizado era mais que razão para a pobre mocinha processar a camara e receber uma choruda indemnização. mais nada, ai é que a camara resolvia o duma vez por todas!
Barragon April 26th, 2005, 06:13 PM Queres o que... que eles tirem a calçada toda do país e substituam por aquele piso fofinho utilizado nos parques infantils? :D
Fern April 26th, 2005, 09:01 PM Nao, mas usem asfalto como no resto da Europa ou aquele cimento que eles usam nos States.
Barragon April 26th, 2005, 09:28 PM tens aí fotos de passeios?
Fern April 26th, 2005, 09:39 PM Nao, mas vou tirar e ponho aqui amanha.. alias acho que deve haver ai pela net!
Barragon April 26th, 2005, 09:44 PM 800x600 n te esquecas ;)
Fern April 26th, 2005, 09:47 PM Ya obrigado, nao me esqueco.. :)
JohnnyMass April 27th, 2005, 08:37 AM poupo-te o trabalho aqui estão alguns passeios de betão típicos nos states.
já agora aproveito para vos mostrar como se parecem os bairros de casinhas e árvores americanos...aqueles que muitos de vcs defendiam com unhas e dentes. Isto é o que se constrói agora!!!!!
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/even-at-sidewalk-2.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/side.bmp
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/Vespa20parked20on20sidewalk.jpg
é assim que se fazem...
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/Sidewalk.jpg
Barragon April 27th, 2005, 02:40 PM Eu sinceramente não gosto.... prefiro a nossa calçada bem arranjada... não é feita à pressa!! com os desenhos acho que fica bonita ;)
ILOVELISBON April 27th, 2005, 10:13 PM Eu sinceramente não gosto.... prefiro a nossa calçada bem arranjada... não é feita à pressa!! com os desenhos acho que fica bonita ;)
O problema é que a calçada bem feita em toda a cidade é utopia! Gasta-se mais dinheiro em mao de obra pq é mto mais lento por uma pedrinha de cada vez e é preciso tar constantemente a tapar buracos. Por isso como as autarquias em portugal nao têm muito dinheiro, a conservaçao nao e suficiente e o resultado é a miséria que se vê!
Barragon April 27th, 2005, 10:16 PM É realmente uma miséria .... não sei qual a solução melhor... mas também o cimento é horrivel :puke:
JohnnyMass April 27th, 2005, 10:24 PM e lá por ser cimento não pensem que também não se degrada, aquilo começa a abrir rachas por todo o lado, assim como os de asfalto que abrem buracos como as estradas. e a cor é tão feia!!!!
Barragon April 27th, 2005, 10:32 PM Pois é isso johnny ... o melhor é mesmo akele piso fofinho dos parques infantis ;) hehhe andamos sempre aos saltos :D
JohnnyMass April 27th, 2005, 10:36 PM Pois é isso johnny ... o melhor é mesmo akele piso fofinho dos parques infantis ;) hehhe andamos sempre aos saltos :D
mas também já li que nem até esse piso ao fim de algum tempo endurece e é uma porcaria.
Fern April 28th, 2005, 06:37 PM Isso sao os passeios dos Americas que como todos sabemos sao uns cowboys!!! Eu vou fazer um thread de Southampton e vou la por os passeios de ca.
JohnnyMass April 28th, 2005, 06:40 PM bota, queremos ver...
TeKnO_Lx April 28th, 2005, 07:47 PM eu detesto a calçada portuguesa de facto acredito que seja uma das causas do subdesenvolvimento portugues
calçada na baixa ok de resto tirem a calçada pk tá sempre irregular, xeia de caca, sem blocos de pedra ,sujas e são precisaos sempre muitos pedreiros para faze-las = maior custo
Alguem me indique as vantages do calçadao tuga? de facto já viajei um bucado por toda a europa e não me parece nada de jeito, talvez os turistas achem graça pk é "diferente"
Eu quero é um xão decente e caguei pró resto e pa historia da calçada!!
O carmona se acabar com a calçada passa a subir na minha consideracacao, afinal é uma questão de sanidade pública!!
:crazy: parece k tou a gozar , mas na realidade não tou lol
MCarr April 28th, 2005, 08:00 PM Eu para ser sincero prefiro as calçadas á amaricana feitas em betão do que as merdas das calçadas á portuguesa, é que pura e simplesmente a calçada portuguesa não funciona!!!
Barragon April 28th, 2005, 10:19 PM MCarr tu és um anti!!! :D o cimento parte-se mais facilmente que a calçada...
MCarr April 29th, 2005, 11:43 AM não me pareceu que as calçadas á amaricana ilustradas nas fotos tivessem cheias de rachas :?
JohnnyMass April 29th, 2005, 11:51 AM é só porque não mostrei essas, acredita que existem aos pontapés.
MCarr April 29th, 2005, 11:59 AM é só porque não mostrei essas, acredita que existem aos pontapés.
mas mostre-me uma foto deste tipo de calçada cheia de rachas:
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/even-at-sidewalk-2.jpg
JohnnyMass April 29th, 2005, 12:04 PM opah não me trate por você que tenho idade pa ser seu pai, tá?:D
toma lá as rachas no pavimento:
Uma
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/12th20by20market20sidewalk2020street.jpg
Duas
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/2002-07-sidewalk.jpg
Três
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/sidewalk1.jpg
E quatro
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/Sidewalk3.jpg
Ena, ena tanta racha senhor!!!!:D
Arpels April 29th, 2005, 01:08 PM todo e qualquer tipo de piso esta sujeito as ações poderosas de erozão e outros agentes destruidores, o cimento vulgar é logico que num instante vai a viola mas se for betao dura bue!!
JohnnyMass April 29th, 2005, 01:14 PM por isso acho que devemos continuar a calcetar as nossas cidades a torto e a direito e mai nada!!!!:)
Barragon April 29th, 2005, 01:43 PM Realmente o que aocntece mais com o cimento é que estando ao pé de árvores as raízes vão partir aquilo tudo !!!! é mais o cimento partido do que o bom.... acredita!
Arpels April 29th, 2005, 01:52 PM por isso acho que devemos continuar a calcetar as nossas cidades a torto e a direito e mai nada!!!!:)
a nossa calçada fica toda torta :( ainda se lhe metessem uma base de betão por baixo mas ficava num balurdio!!
Barragon April 29th, 2005, 02:11 PM Arpels há uma maneira qualquer que aquilo não fica tudo torto ..
MCarr April 29th, 2005, 02:18 PM Se o senhor jonnhy tomasse mais atenção á minha mensagem teria percebido que eu me referia a passeios em cimento com juntas e com afastamentos as arvores.
Arpels April 29th, 2005, 04:01 PM Arpels há uma maneira qualquer que aquilo não fica tudo torto ..
é por 1 base de betão antes de acentar a calçada, so k fica carissimo!!
Fern April 29th, 2005, 07:44 PM Mas as em Inglaterra nao tem rachas!!
http://img.photobucket.com/albums/v282/fern_p_/CIMG0640.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v282/fern_p_/CIMG0663.jpg
Barragon April 29th, 2005, 08:25 PM Não tem nesses sitios.... tem noutros !!
Fern April 29th, 2005, 08:31 PM Os passeios ca nao racham porque sao na maioria asfaltados e os que nao sao, sao sempre reparados antes de algo acontecer!! Mas eu acho que eles usao um asfalto diferente porque dura sempre muito mais alem de que nao ondula como passar do tempo como ai em Portugal!!
Arpels April 29th, 2005, 08:37 PM e porque metem qualquer coisa por baixo do piso Fern!!
Phobos April 29th, 2005, 11:33 PM http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/2002-07-sidewalk.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/Sidewalk3.jpg
Ena, ena tanta racha senhor!!!!:D
Pensei que só no Brasil se fizessem essas coisas de por arvores nos passeios com o cimento colado ao caule mesmo a pedir para ser destruido à medida que a arvore cresce...aqui é um inferno,ja meti o pe em cada fenda que pelo amor de deus!
MCarr April 30th, 2005, 12:15 AM o betão racha, mas o asfalto não, de qualquer maneira a calçada a portuguesa pode não rachar mas entorta
Barragon April 30th, 2005, 12:15 AM Phobos e então na primeira foto nota-se no meio que houve repavimentaçao porcausa de cabos de fibra optica ou do gas natural! Se houvesse passeios desses cá estava sempre tudo assim... a calçada sempre dá para disfarçar! Se formos ver o alcatrao nas estradas está todo com remendos :bash:
Viriatox April 30th, 2005, 12:41 AM Essas ondulações não serão provocadas por efeito de ter de suportar ao longo do tempo o peso de carros que são (mal) estacionados encima pelos seus donos pouco preocupados com as consequências disso ou da qualidade urbana?
JohnnyMass April 30th, 2005, 12:57 AM Se o senhor jonnhy tomasse mais atenção á minha mensagem teria percebido que eu me referia a passeios em cimento com juntas e com afastamentos as arvores.
tomei atenção sim senhor...mas não encontrei fotos na net do que vc queria, meu caro!
JohnnyMass April 30th, 2005, 12:58 AM Essas ondulações não serão provocadas por efeito de ter de suportar ao longo do tempo o peso de carros que são (mal) estacionados encima pelos seus donos pouco preocupados com as consequências disso ou da qualidade urbana?
aqui não se estaciona em cima dos passeios...se o fizeres o carro é imediatamente rebocado e tens de pagar bem para o ter de volta!
MCarr April 30th, 2005, 01:05 AM tomei atenção sim senhor...mas não encontrei fotos na net do que vc queria, meu caro!
pois era como eu suspeitava, á amaricana funciona!
JohnnyMass April 30th, 2005, 01:10 AM quando são assim no meio dos parques e jardins nao apresentam problemas de maior, mas quando há arvores...a conversa é outra. mas não duram para sempre sabes? também se degradam.
Barragon April 30th, 2005, 01:56 PM Johnny deixa lá isso o MCarr afinal já gosta da calçada portuguesa :)
Viriatox May 1st, 2005, 08:09 PM aqui não se estaciona em cima dos passeios...se o fizeres o carro é imediatamente rebocado e tens de pagar bem para o ter de volta!
Estava a falar do caso de algumas calçadas portuguesas em Portugal.
Viriatox May 1st, 2005, 08:11 PM exemplos da calçada portuguesa que decora os passeios da Avenida dos Aliados.
http://aliados.no.sapo.pt/aliados/calcada.jpg
Foto: João Medina
http://avenidadosaliados.blogspot.com/
Phobos May 1st, 2005, 09:25 PM pelo jeito agora esses mosaicos vão desaparecer com a reforma que Siza vai fazer lá não é?
JohnnyMass May 2nd, 2005, 12:49 AM aparentemente...e substituidos por umas fantasticas lajes de betão polido...hum...
Barragon May 2nd, 2005, 08:53 AM Desde que não haja árvores perto... :D
Lss911 May 2nd, 2005, 11:40 AM epah gosto imenso desses mosaicos. admira-me que o siza não compreenda o valor deles! talvez não se percam...
GRGM May 2nd, 2005, 01:08 PM Olá meus caros portugueses, eu sou brasileiro e vivo em São Paulo, e estou impressionado como vocês entedem de materiais para calçadas, eu não sei praticamente nada sobre isso, hehehe! Concordo com boa parte de vocês, que pensam que o mosaico português (assim o chamamos aqui, hehehe) deve ser usado apenas em praças, porque para calçadas além da manutenção correta ser muito cara, parece-me que mesmo sendo perfeita a manutenção, ainda assim não é prático, como nos casos descritos de cadeira de rodas e salto alto... fora que, para mim, nas ruas normais as calçadas deve ser discretas, claras e sem figuras, para que a atenção fique toda nas construções, já para praças é mesmo importante formas do piso que ajudam a compor a praça com o paisagismo...
A melhor calçada que eu já vi na minha vida, sem dúvidas, foi a da Michigan Avenue, a principalmente avenida de Chicago, fiquei impressionado, é perfeita!!! Alguém sabe qual material é esse?
http://img143.echo.cx/img143/8388/caladamichiganavenue4yo.jpg
Lss911 May 2nd, 2005, 03:14 PM Tass bem GRGM!?
Eu acho que a atenção não deve ser virada em exclusivo para os edifícios, julgo que a calçada desenhada poderá ter um contributo importante no enriquecimento de um espaço e não somente em praças e largos (aqui é fundamental!! Miguelângelo compreendeu cedo isso por exemplo).
Também é verdade que o tipo de calçada mais adequado varia de spaço para espaço e algumas vezes a atenção deve mesmo ser virada só para os edifícios! depende e tanta coisa...
Lss911 May 2nd, 2005, 03:15 PM Esse material não são placas de betão? ou serão placas de uma pedra, que não sei o nome...
Arpels May 2nd, 2005, 05:17 PM pareçem placas de betão com pedrinha granulada alizada a superficie GRGM, ou seja depois de feita a massa de betão com cimento e a mistura deitam pedrinhas pequenas para a mistura e depois de se tirar das formas e alizada a superficie da placa.
Lss911 May 2nd, 2005, 05:30 PM é bem provavel que seja isso arpels!
TeKnO_Lx May 2nd, 2005, 08:24 PM eh pá ao menos não tem buracos, ondulações nem caca de cão!
vamos importar esse material já!!! :D
Barragon May 2nd, 2005, 10:31 PM Desde que não se parta.... :D eheh e é verdade Tekno... está limpinho :eek2: como é possível
JohnnyMass May 2nd, 2005, 10:33 PM pela minha experiência parece-me betão...mas não sei...
Barragon May 2nd, 2005, 10:48 PM Deve ser uma mistura qualquer.... Mas deve ser novo...
JohnnyMass May 2nd, 2005, 11:01 PM parece-me o tipo de betão polido que se vê nas melhores avenidas de Nova Iorque.
GRGM May 3rd, 2005, 03:17 AM ^ Não JohnnyMass, isso eu tenho certeza que não, porque essa calçada realmente me chamou a atenção, é bem melhor que a calçada das principais avenidas de Nova York, hehehehe
MCarr May 3rd, 2005, 02:20 PM Até os matumbos dos marroquinos fazem calçadas melhores que á portuguesa:
http://www.alltomtradgard.se/forum/albums2/full/5437_1109347405_STA50027.JPG
e além de bem feitas são bonitas
Arpels May 3rd, 2005, 03:29 PM mas fazem as torres tortas :( (a Koutoubia ai parece uma sucursal da torre de Piza).
Ta simples mas com gosto esse piso de facto!!
Barragon May 3rd, 2005, 07:22 PM oh tambem ha esse piso em portugal.... não se deve generalizar que ha mto sitio c piso diferente
MCarr May 3rd, 2005, 07:42 PM Ainda hoje estive no gabinete muito atentamente a olhar para os sapatos de salto alto de uma coleguinha minha e eis que notei que os ditos saltos encontravam-se num estado lastimavel vitimas das demoniacas calçadas á portuguesa, que desperdicio para os sapatos tão bonitos e pobrezinhos dos pezinhos da minha coleguinha, até quando mais este martirio???
Barragon May 3rd, 2005, 08:48 PM :rofl: só olhaste para os sapatos??? e fotos para a malta??
Arpels May 3rd, 2005, 11:25 PM eu quando é assim pergunto se ker uma massagem na barriga das pernocas, as pernas delicadas delas ficam em mau estado com estas malditas calçadas :rant:
Viriatox May 10th, 2005, 10:39 PM Centro histórico da Praia reabilitado com calçada portuguesa
As ruas do centro histórico da Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, vão ser pavimentadas com calçada portuguesa, um projecto que deverá ser financiado pelo Instituto Português do Património em 1,3 milhões de euros.
Em declarações, hoje, à Agência Lusa, o vereador de Infra- estruturas, Transportes e Fiscalização da Câmara Municipal da Praia indicou que o pedido já foi submetido àquela entidade, afirmando-se "convicto" da sua aprovação.
"Trata-se de um projecto de interesse comum, uma vez que vamos proceder à remoção completa do piso do centro histórico, que é um património de todos, para lhe restituirmos algumas das suas características originais", observou Raul Carvalho.
De acordo com o vereador, a reabilitação das ruas do "Plateau", como é conhecido o centro histórico da cidade da Praia, deverá arrancar "ainda em 2005" com a asfaltagem das duas vias principais daquele espaço urbano, financiada com recursos de "outras proveniências".
Pretende-se desta forma "melhorar as condições de trânsito" nessas duas artérias, as mais movimentadas do "Plateau", indicou Raul Carvalho, avançando a possibilidade, "ainda em estudo", de fechar algumas artérias ao trânsito rodoviário.
Já em curso na cidade da Praia estão as obras de reabilitação da Praça Alexandre Albuquerque, a mais importante e movimentada da cidade, que traz o nome de um antigo governador colonial português reconhecido pelo trabalho desenvolvido a favor do arquipélago.
Financiados pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em 500 mil euros, os trabalhos incluem a reabilitação de todo o piso da praça em questão, onde, nas partes interiores, também será introduzida calçada artística portuguesa.
Segundo o vereador da Câmara Municipal da Praia, para desenvolver esse trabalho mas, principalmente, para "formar calceteiros cabo-verdianos nessa arte", encontram-se na capital cabo-verdiana dois técnicos portugueses no âmbito da cooperação com a UCCLA.
Raul Carvalho indicou que o prazo de execução das obras é de seis meses, após o que os munícipes, acrescentou, "terão à sua disposição uma infra-estrutura social completamente reabilitada, funcional e de grande qualidade estética".
Segundo o autarca, a Praça Alexandre Albuquerque, cujo nome foi mudado para Praça Amílcar Cabral logo após a independência do arquipélago e depois recuperado, irá, com as obras em curso, "readquirir o seu papel de centro de convívio e de lazer" da capital cabo-verdiana.
:nocrook:
Fonte: Notícias Lusófonas (http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=10075&catogory=Cabo%20Verde)
Phobos May 10th, 2005, 10:51 PM parece que lá nas Áfricas a calçada portuguesa não deu problemas até agora...
JohnnyMass May 10th, 2005, 11:00 PM não chove muito por lá...muitas vezes a chuva é a primeira responsável pelos problemas na nossa calçada já que a água leva consigo a areia que mantém as pedras firmes no chão.
MCarr May 11th, 2005, 10:56 AM Eu gostava era de saber porque raio o instituto portugues do patrimonio anda a gastar o dinheiro dos contribuintes portugueses naquela terra de pretos? :?
Barragon May 11th, 2005, 12:32 PM E depois deixa ao abandono monumentos em Portugal...
Arpels May 11th, 2005, 12:40 PM Eu gostava era de saber porque raio o instituto portugues do patrimonio anda a gastar o dinheiro dos contribuintes portugueses naquela terra de pretos? :?
:uh: ceussssssssss, ainda se diz bacuradas destas neste seculo?
ILOVELISBON May 11th, 2005, 01:07 PM não chove muito por lá...muitas vezes a chuva é a primeira responsável pelos problemas na nossa calçada já que a água leva consigo a areia que mantém as pedras firmes no chão.
Pois é, esta calçada portuguesa para mim nao tem futuro, ou pensem numa calçada que resista mais tempo ou adeus calçada! Passei hoje na av de Roma, onde o passeio foi todo renovado a menos de um ano, por causa do alargamento da estação de roma e escusado será dizer que já esta cheio de buracos e pedras soltas!!! QUE VERGONHA! Epa, e o que me irrita mais é que os presidentes da camara nunca falaram nisto como um dos principais problemas da cidade!!! Parece que está tudo conformado com um passeio digno de terceiro mundo...
Arpels May 11th, 2005, 01:17 PM é verdade de facto é um assunto d k pouco ou nada se fala por parte das autoridades camararias!!
MCarr May 11th, 2005, 02:59 PM não se fala porque a calçada á portuguesa é considerada um exemplo de orgulho nacional, tomara, os srs presidentes andam sempre de automovel... :sly:
TeKnO_Lx May 11th, 2005, 03:56 PM esperemos que os cabo verdianos tomem melhor manutencao da calçada do que nos com a nossa..
de facto por mim até a podiam levar toda , faziam-me um grande favor!!!
TeKnO_Lx May 11th, 2005, 03:58 PM Eu gostava era de saber porque raio o instituto portugues do patrimonio anda a gastar o dinheiro dos contribuintes portugueses naquela terra de pretos? :?
:crazy:
Arpels May 11th, 2005, 04:35 PM esperemos que os cabo verdianos tomem melhor manutencao da calçada do que nos com a nossa..
de facto por mim até a podiam levar toda , faziam-me um grande favor!!!
LOLLLLLLLLL :D:D:D é embarcar e bazar com ela!!
TeKnO_Lx May 11th, 2005, 04:46 PM vamux xbora!!!! :D
Phobos May 12th, 2005, 04:47 AM Requalificação dos Aliados avança sem debate público
Obra contraria recomendação da Assembleia Municipal Campo Aberto pede ao IPPAR que embargue trabalhos na avenida, mas o instituto diz que está a acompanhar projecto
Aobra de requalificação da Avenida dos Aliados (Porto) já arrancou pelas mãos da Empresa do Metro. Por trás dos taipais, a calçada portuguesa dos passeios está a ser substituída por cubos de granito, seguindo o projecto dos arquitectos Álvaro Siza e Souto Moura. Fica por cumprir a recomendação da Assembleia Municipal. A maioria dos deputados apelou à realização de um debate público. A discussão não se fez e a avenida já está diferente.
A Associação Campo Aberto vai mais longe. O ambientalista Nuno Quental crê que há uma violação dupla da legislação com o arranque da reconversão. Em último caso, admite recorrer ao Ministério Público, mas, para já, solicitou o embargo ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) para proteger o conjunto arquitectónico (Avenida dos Aliados e praças da Liberdade e de General Humberto Delgado) em vias de classificação desde 1993. Na carta enviada ao instituto, a 5 de Maio, solicita uma "posição oficial" sobre o projecto, considerando que "irá prejudicar gravemente a beleza, harmonia e significado histórico" da avenida. Como medida cautelar, sugere o embargo.
No entanto, o presidente do IPPAR do Porto, Lino Tavares Dias, garante que a intervenção na avenida tem sido alvo de várias conversas entre o instituto e os responsáveis da Metro.
"Não sei dizer se já há um parecer, mas há cinco anos que é abordado o projecto", indica Lino Tavares Dias, especificando que a "lei geral é clara" e exige a emissão de um parecer prévio vinculativo. Fonte da Metro confirma a colaboração com o instituto, que é um parceiro permanente desde os trabalhos de arqueologia até ao projecto de reabilitação do espaço público. No momento em que as propostas estão estabilizadas e prontas para arrancar, a Metro apresenta-as ao IPPAR, que habitualmente faz recomendações.
Só que esta não é a única objecção da Campo Aberto. Nuno Quental entende que o desenho de Siza e de Souto Moura devia ter sido submetido a consulta pública, tal como recomendou, a 18 de Abril, a maioria dos deputados da Assembleia Municipal. Curiosamente, na mesma reunião, foi aprovada, com os votos da maioria dos deputados, uma recomendação à Câmara para que o túnel de Ceuta fosse concluído o mais rapidamente possível. Esse apelo foi acatado e, pela primeira vez em quatro anos, submetido a votação e aprovação pelo Executivo, enquanto o outro ficou na gaveta.
"A Câmara decide ignorar estes apelos. É o contrário do que a democracia devia ser", sublinha o ambientalista, seguro de que a autarquia está a violar a legislação, quando não promove o debate público. Isto, porque a lei nº83/95 obriga as autoridades a ouvirem os "cidadãos interessados" nos "investimentos públicos com impacte relevante". Nesse sentido, enviou, também a 5 de Maio, duas cartas para Rui Rio (que, contactado pelo JN, não quis pronunciar-se) e para o provedor da Justiça, solicitando uma intervenção.
PS e CDU querem discussão
O PS e a CDU admitem pedir uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto para discutir o projecto da Avenida dos Aliados, já que não foi acatada pela Câmara a recomendação de promover a discussão pública.O deputado do PS, Carlos Ribeiro, lamenta o gosto do PSD/PP por "colocar a todos perante factos consumados". Não aceita que "se transforme a principal avenida da cidade sem uma grande participação das pessoas" e considera uma "precipitação" avançar com as obras para cumprir calendários eleitorais. Reconhecendo que a Câmara tem legitimidade para não acolher as recomendações da assembleia, Artur Ribeiro (CDU) acha que "é lamentável" que o apelo não tenha sido atendido. Para Carlos Ribeiro, Rio aproveitou apenas a moção que lhe interessava (sobre o túnel de Ceuta) e ignorou a outra.
fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2005/05/12/grande_porto/requalificacao_aliados_avanca_debate.html)
Viriatox May 13th, 2005, 02:11 AM Gostam de gastar dinheiro? por um lado obras cuja necessidade é unanime e que não despertam qualquer tipo de duvidas andam durante anos a espera de ser tomada a iniciativa de começar com as obras e por outro, obras não tão unanimes e que pelas suas caracteristicas deviam ser discutidas avançam pouco tempo depois de ser dadas a conhecer para depois ser embargadas ou paradas e começar com a sua dicussão. :weird:
leoferreira12 August 28th, 2008, 09:33 PM A CALÇADA A PORTUGUESA É UMA GRANDE MERDA MESMO! É estupiso defender uma merda só porque é nacional e unica em portugal, alias não me admira mesmo nada que mais ninguem use este tipo de calçada, aquilo é mesmo uma grande merda!!!
Que gajo estúpido a calçada é espectacular, e já agora a avenida dos aliados ficou uma porcaria, nem um bocadinho de jardim em redor das árvores para amostra, que nojo o SIZA VIEIRA É DO TEMPO DAS CAVERNAS SÓ PODE...
Daniel_Portugal August 28th, 2008, 09:44 PM Ui!!! thread de 2005.
Entretanto, ja com aquilo pronto, constata-se que o granito usado é o granito mais claro da Terra :D o granito chinês, que em dias de Sol luz de tanto brilho.
fica escuro eh se chove, mas isso eh pk o granito eh uma pedra absorvente
NewTomorrow August 29th, 2008, 02:10 AM aqui na Madeira eles estão usando para fazer os passeios uns rectangulos prefabricados (triefe), existem em duas cores , cor de cemente e vermelho
|
|