View Full Version : Tren Alta Velocidade Porto - Vigo - Madrid

zoltan
March 17th, 2005, 06:15 PM
Ola

Con o cambio do proxecto da LAV Madrid - Galicia, no treito Lubián - Ourense elevando a velocidade de 220 a 350 km/h permítase que Porto - Vigo - Madrid sen paradas tardase 2 horas 57 minutos (supoñendo que Vigo – Porto se faría en 40 minutos).

TeKnO_Lx
March 17th, 2005, 06:26 PM
eh pa mas os gajux do Porto em princípio não iam pa Madrid via Vigo axo eu?! mas caso a linha Lisboa-Madrid for via Badajoz e não por Cáceres essa opção deve ser efectivamente a mais rápida. Até porque não estou a ver ligações directas Madrid-Porto por falta de passageiros

odivelense
March 17th, 2005, 06:36 PM
Acabem mas é de uma vez por todas com tanta mariquice em torno do TGV e avancem já com a obra...se insistirmos em mais estudos, muito provavelmente os 15 anos que estamos atrasados em relação a espanha, aumentarão para muito mais... :)

Nephasto
March 17th, 2005, 06:51 PM
2h 57 min via vigo era optimo! :D

Arpels
March 17th, 2005, 07:21 PM
2.57 Porto Madrid via Vigo? :eek2:

zoltan
March 17th, 2005, 07:52 PM
Porto - Madrid vía Lisboa:
Porto - Lisboa ¿1 hora 15 minutos? - ¿2012?
Lisboa - Madrid menos de 3 horas - 2010
Total aproximadamente 4 horas

Porto - Madrid vía Salamanca:
Porto - Aveiro - Salamanca ¿? - Mínimo 2015
Salamanca - Madrid 1 hora 30 minutos - 2009
Total ¿?

Porto - Madrid vía Vigo
Porto - Vigo 40 minutos - 2009
Vigo - Madrid 2 horas 17 minutos - 2010
Total case 3 horas

Y 5 horas e media Porto - Barcelona vía Vigo - Madrid sen paradas intermedias

Estado das obras e características:
Madrid – Túneles de Guadarrama – Olmedo, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio das obras en 2001 e fin en 2007
Olmedo – Zamora – Lubián (limite de Galicia y Castilla – León), 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio finais de 2005 e fin en 2009
Lubián – Ourense, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio 2007 e fin en 2010
Ourense – Pontevedra, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio 2007 e fin en 2010
Pontevedra – Vigo, 250 km/h, tráfico mixto, inicio 2006 e fin 2008
Vigo – Porto, entre 220 e 280 km/h segundo tramos, inicio 2006 e fin 2009

Reflex
March 17th, 2005, 09:24 PM
Então quer dizer que Porto-Madrid, via Vigo, seria tao rapido como Lisboa-Madrid??? :eek:

Marco Bruno
March 17th, 2005, 10:53 PM
então são boas notícias para o Porto!

Phobos
March 18th, 2005, 12:23 AM
resta saber se isto vai mesmo ser construido. :cheers:

Lss911
March 18th, 2005, 12:59 AM
Portugal tem que ter couidado em relação às cedências dos interesses espanhois! Vigo "quer" tornar-se uma cidade competitiva e ganhar espaço de destaque emt ermos de porta da europa pelo atlântico - através do porto marítimo e do tgv também - uma forte concorrente de Lisboa que quer o mesmo!

Herrmando
March 18th, 2005, 12:57 PM
Pois, se houvesse um maior investimento no Porto, estas coisas já não aconteciam pq Vigo era abafada... Mas como em Portugal se quer centralizar tudo em Lisboa, os espanhóis é que se aproveitam do Norte de Portugal, em vez de ser o Norte a aproveitar a Galiza...

Sector_d
March 18th, 2005, 01:12 PM
Está tudo preocupado com a ligação a Madrid, quer do Porto quer de Lisboa.

E eu pergunto: para quê ?

O nosso problema são, antes de mais, as mercadorias. E isto porque neste momento é muito dispendioso mudar os contentores na Fronteira Francesa para bitola Standard Europeia. Além de que a Comissão Europeia prepara legislação para taxar muito mais que agora os pesados de mercadorias que circulam na rodovia. O objectivo da Comissão é obrigar a desviar trafego de mercadorias para a Ferrovia e Auto-estradas maritimas com os objectivos de reduzir os elevados custos indirectos provocados pelos pesados de mercadorias e simultaneamnete ajudar a cumprir o tratado de Kioto.

Precisamos isso sim, de uma ligação rápida em Standard Europeu até à Fronteria Francesa (IRUN) e passando pelo ponto estratégico de Medina del Campo em Valladolid que permite também escoar produtos e passageiros para toda a Espanha. Medina del campo é o "Entroncamento" Espanhol, e acho incrível que os nossos políticos se tenham esquecido de prioritizar a ligação a este ponto. A única ligação que permite simultaneamente a ligação eficaz para Europa e Espanha, quer de mercadorias quer de passageiros, é a ligação Aveiro-Salamanca-Irun-(França). Ao contrario do que dizem é tambem das mais baratas, pois não atravessa zonas densamente povoadas e tem apenas velocidade Elevada, (220 km/h) diminuindo em pelo menos 6x quer o custo de construção quer o custo de manutenção.

Esta é a ligação prioritária para Portugal. Infelizmente não é para Espanha, e os nossos políticos ( e cidadãos) deixam adoçar as suas bocas com rebuçados das ligações a Madrid.

É preciso deixar bem claro que Porto e Lisboa não são mais duas capitais provinciais de Espanha, e o que nós precismos é de uma Integração na rede Transeuropeia de alta velocidade/velocidade elevada de tráfego misto e não apenas ficar "pendurados" em Vigo e Badajoz como que um rabinho da rede espanhola.

Mais uma vez reforço a ideia que a linha que inverte este raciocício e que inclusivamente permite retirar 10 horas (!!!) ao actual Paris-Lisboa é a Linha Lisboa-Aveiro-V. Formoso - Irun. Esta linha iria também retirar muitos dos actuais 2000 TIR's por dia que sobem o IP-5 com Importações/Exportaçoes.

Petronius
March 18th, 2005, 01:12 PM
Nao tem que ser POrto-Madrid via NADA. Ou e' POrto-Madrid, opu entao podem ficar com a linha deles.
A ideia em "T" ainda e' a melhor e nao ha' ca' paragens nenhumas.

Como disse o odivelense, isto serviria para fazer recuperar Vigo dos 15 anos de atraso que tem em relacao ao Porto. O Porto e' MUITO mais importante do que Vigo. POrtanto se alguem tem aue fazer alguma coisa "via" alguma coisa sao eles .

Eu proponho a linha VIGO-MADRID via PORTO

Arpels
March 18th, 2005, 01:36 PM
concordo plenamente Sector Aveiro-Salamanca-Irun pelo menos para começar :okay: de facto normalmento so se tem em conta o trafego de passageiros e esqueçe-se o de mercadorias, eu proprio ja me tenho interrogado sobre essa questão mas numca ousei falar dela aqui embora neste campo esteja completamente a nadar devido a falta de informação por parte do nosso governo :(

Herrmando
March 18th, 2005, 02:40 PM
Naturalmente que este tipo de transporte só é importante para o país no que diz respeito a mercadorias.

Sector_d
March 18th, 2005, 02:51 PM
Muitas pessoas acham isso estupido, das mercadorias nas linhas de alta velocidade. Na verdade não percebem o paradigma que está aqui em jogo. Não se trata de velocidade, até porque numa linha de trafego misto, as mercadorias viajam sempre de noite, nunca a mais de 140 km/h. Trata-se sim de interoperacionalidade. E esta é a oprtunidade para tal, visto estas redes nacionais estarem integradas da rede ferroviaria transeuropeias, com fundos da comissão.

Se não agirmos a tempo, vamos perder esses fundos para os paises de leste que também tèm o mesmo problema que nós com a interoperacionalidade, pois tém sistemas (tal como nós) diferente do standard.

O que está aqui em causa, é a harmonização das redes, mesma bitola, mesma electrificação, mesma sinalização, e etc. Desta forma a interperacionalidade ferroviára finalmente poderá ser uma realidade na Europa, e aplicando isso as mercadorias, o impacto na economia poderá ser tremendo. Alem da melhoria dos custos indirectos.

Não é à toa que a Espanha está a contruir a rede que está !! Não é a toa que em Itália a rede deles de velocidade elevada permite sempre tráfego misto....

Enviar uma mercadoria desde o Porto de Lisboa, Aveiro ou Sines, e saber que em 20 horas pode ser entregue em Dresden é uma mais valia que estamos a perder para os Espanhóis.

Sector_d
March 18th, 2005, 04:31 PM

Para provar a importancia da Linha Aveiro-Salamanca- Medina del Campo - Irun- França, esta linha permite exactamente fazer isso Pedrocid. É uma linha tanto boa para o Porto em direcção a todo o lado como para Lisboa para destinos Europeus e Norte de Espanha.

Estamos a ser muito patos a deixar esta linha para o fim...

Arpels
March 18th, 2005, 06:21 PM
Naturalmente que este tipo de transporte só é importante para o país no que diz respeito a mercadorias.
tambem não é bem assim, e o turismo? e as deslocações a Europa?

Nephasto
March 18th, 2005, 06:42 PM
A ideia em "T" ainda e' a melhor e nao ha' ca' paragens nenhumas.

A ideia do T não era grande coisa porqeu fazia com qua a ligação Lisboa-Madrid (que é sem dúvida MUITO mais importante que Porto-Madrid) ficasse muito longa.

Explica-me a que propósito é que um espanhol faria Vigo-Madrid via portugal, por uma linha com velocidade elevada(250km/h, a ligação por salamanca) quando tem À sua disposição uma linha directa de vel max 350 km/h?!

Não percebo também a revolta e indignação de alguns com a centralidade de vigo e mais n sei o que. É assim: os espanhois queriam ligar a galiza a madrid pro alta velocidade... logo, vão fazer uma linha directa galiza-madrid, com vel max 350km/h. Obviamente!

Que mais é que eles haviam de fazer?! Pedir a portugal se podiam fazer a linha cá pelo meio de traz os montes e a passar pelo porto... e paga-la tb?! Lol!

Esta linha parece-me bastante obvia, e afigura-se como a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid.

O que eu vejo aqui é que o pessoal tem inveja dos espanhois terem uma linha muito rápida Vigo-Madrid e não gosta que essa seja a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid. Mas isso é culpa deles?!
Será que espanha fez algo de mal por ter tido o desplante de projectar uma linha galiza-Madrid directa e em alta velocidade?! Lol! Não me parece!

Se portugal não quer que vigo tenha uma posição central no transporte de passageiros do norte de portugal para madrid terá de construir uma linha de alta velocidade (e não de velocidade elevada) que saia de portugal por salamanca! Mas ao que parece essa linha vai ser em velocidade elevada e só lá para 2050!

Se é melhor ir por vigo a culpa é nossa por não construirmos uma linha rápida o suficiente que vá por salamanca e não dos espanhois por construirem uma linha muito rápida por vigo!!

Nephasto
March 18th, 2005, 06:50 PM
tambem não é bem assim, e o turismo? e as deslocações a Europa?

Deslocações à europa? Mas quem é que quer ir para frança ou seja para onde for de comboio?!
Já mais atráz no thread falaram na redução do tempo de viagem Lisboa-Paris em 10 horas...
E?!?... Lisboa paris não é importante porque é muito longe para comboios de alta velocidade!
Há umas coisas chamadas aviões que são muito melhores para fazer esse tipo de percursos! (mais rápidos e certamente mais baratos para essas distâncias!).

Não me interpretem mal! Eu sou talvez o maior fã da alta velocidade que por aki anda, mas também sou realista e sei que a alta velocidade só compensa em relação ao comboio em percursos de no máximo 3 horas!
Para mais do que isso há os aviões, e são melhores para distâncias muito grandes, além de que ficam muito mais baratos do que comboios para viagens muito grandes.

Cada meio de transporte tem o seu espaço.... e para cima de 3 horas, é o espaço dos aviões. ;)

Arpels
March 18th, 2005, 06:57 PM
ya é verdade, mas todos os anos milhares de turistas Espanhois se dirigem a Portugal podendo utilizar mto bem o TGV, mais viriam talvez não? isto para não falar de mais de 1 milhão de emigrantes Portuguêses que devido a não terem transportes de jeito anualmente vem para Portugal de carro sujeito a sofrer acidentes pelo caminho.

Herrmando
March 18th, 2005, 07:08 PM
Ninguém diz que o turismo não é importante, mas neste caso, o transporte de mercadorias para a europa é que é fulcral. Com camiões, além de ser muito demorado, lmuito limitado em termos de capacidade e perigoso, ainda temos de levar com greves e cortes de estradas em Espanha e França. Os turistas europeus, obviamente, na sua grande maioria vêm para Portugal de avião. O TGV não vai trazer muito mais fluxo...

Herrmando
March 18th, 2005, 07:10 PM
Quanto à ligação Porto-Vigo-Madrid, não vejo grande problema, desde que seja mais rápida que outras hipóteses (e barata para Portugal...).

Arpels
March 18th, 2005, 07:16 PM
sem duvida que o transporte de mercadorias e fulcral e deve ser tomado mais em conta que o de passageiros mas é 1 factor de possivel aumento de turismo tambem, já temos 3 vertentes aqui transportes-pessoas-turismo não se pode descorar nemhuma delas.

Petronius
March 18th, 2005, 09:12 PM
A ideia do T não era grande coisa porqeu fazia com qua a ligação Lisboa-Madrid (que é sem dúvida MUITO mais importante que Porto-Madrid) ficasse muito longa.

iso é treta da grande, acho que ficou provado que a linha em "T" era a mais vantajosa e lucrativa para Portugal. Lisboa ficava exactamente ao mesmo tempo de distancia . O que se passou foi que os espanhois fizeram pressao para que a linha passasse por Badajoz, o que pos em causa esta ideia inicial, que era a ideia incusive defendida pela Associacao Empresarial de Portugal.

Explica-me a que propósito é que um espanhol faria Vigo-Madrid via portugal, por uma linha com velocidade elevada(250km/h, a ligação por salamanca) quando tem À sua disposição uma linha directa de vel max 350 km/h?!

E porque é que eu tenho aue passar por Vigo para ir a Madrid? Que eu saiba Madrid é a Sul e nao a Norte a ideia que tenho de subir para ir a Madrid parece-me muito mais idiota e desprovida de senso do que o contrario. Para alem do mais o Porto representa 1 milhao e tal de pessoas , Vigo muito menos do que isso, para nao falar da concentracao de riqueza. Ual é o PIB total da cidade de Vigo??

Que mais é que eles haviam de fazer?! Pedir a portugal se podiam fazer a linha cá pelo meio de traz os montes e a passar pelo porto... e paga-la tb?! Lol!

nao sao eles que pagam e sim a UE com fundos comunitarios

Esta linha parece-me bastante obvia, e afigura-se como a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid.

é triste ver alguéem a pensar assim, ja arruinaram o desenvolvimento de POrtugal ao recusar a linha em "T2 e agora querem transformar o Porto num apeadeiro.

O que eu vejo aqui é que o pessoal tem inveja dos espanhois terem uma linha muito rápida Vigo-Madrid e não gosta que essa seja a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid. Mas isso é culpa deles?!

mas essa linha NAO e a linha mais rapia , como eé OBVIO . Basta olhar para um mapa , saber traçar linhas rectas ue se entende porque. O que os espanhois querem , como sempre e trazer desenvolvimento as regioes DELES. Eu entendo isso, eles poem as regioes DELES a frente das nossas, mas nos temos de fazer o contrario. O facto de eles quererem passar a linha por Badajoz ja' pos em causa as ligacoes obvias do Norte do pais com a Europa. COmo sempre este pais assegurou para isboa e acabou. Enquanto houver estas ideias o pais nao anda para a frente. O TGV deveria ser levado a faixa costeira portuguesa TOTAL , especialemten à que se encontra entre Porto e Lisboa, pois é onde vive mais gente, e onde a riqueza concentrada é maoir. Com estas propostazinhas espanoitas vamos acabar por ter Lisboa unida directamente a Madrid e o resto do pais que se foda, podem ir por Vigo que fica muito mais rapido.

Será que espanha fez algo de mal por ter tido o desplante de projectar uma linha galiza-Madrid directa e em alta velocidade?! Lol! Não me parece!

sim se isso puser em causa os interesses portugueses, de lembrar que os fundos vao ser dados AOS DOIS PAISES EM CONJUNTO. Portugal tem todo o direito de querer assegurar que a sua segunda cidade nao seja transformada num apeadeiro galego. OU somos inteligentes ou perdemos, é assim que funciona

Se portugal não quer que vigo tenha uma posição central no transporte de passageiros do norte de portugal para madrid terá de construir uma linha de alta velocidade (e não de velocidade elevada) que saia de portugal por salamanca! Mas ao que parece essa linha vai ser em velocidade elevada e só lá para 2050!

dados falsos

[/quote]
Se é melhor ir por vigo a culpa é nossa por não construirmos uma linha rápida o suficiente que vá por salamanca e não dos espanhois por construirem uma linha muito rápida por vigo!![/QUOTE]

mais uma vez apresentas parcos conhecimentos sobre como a linhade alta velocidade vai ser financiada na Peninsula Iberica

zoltan
March 18th, 2005, 10:34 PM
(English)
http://www.railwaygazette.com/2005/053-nws7.asp

Nephasto
March 18th, 2005, 11:02 PM
E porque é que eu tenho aue passar por Vigo para ir a Madrid? Que eu saiba Madrid é a Sul e nao a Norte a ideia que tenho de subir para ir a Madrid parece-me muito mais idiota e desprovida de senso do que o contrario.

Porque é a maneira mais rápida (e não mais curta! tens de compreender que as palavras rápido e curto têm sentidos diferentes!... eu explico mais à frente para ver se percebes)! As pessoas estão-se borrifando por onde vão... apanham simplesmente o comboio que as puser em madrid em menos tempo!(e, pelos planos actuais, será sem dúvida a ida por vigo!)

nao sao eles que pagam e sim a UE com fundos comunitarios

Os fundos comunitários pagam parte, não 100%! Se pagassem tudo podiamos construir tudo À vontade, que eles pagavam!
Se são os fundos que pagam, diz-me pk é que a linha Aveiro salamanca é de vel max 220/250 km'h e não 350km/h?! É possível construir a linha para 350km/h... a única diferença é o preço! Se a UE paga-se tudo, era na boa, construiamos a de 350, mas não... só pagam uma parte!
Resumindo: Sim, os espanhois pagam muito mais por construir uma linha decente para 350 km/h do que se construissem como nós no troço Aveiro salamanca apenas para 220/250 km/h.

é triste ver alguéem a pensar assim, ja arruinaram o desenvolvimento de POrtugal ao recusar a linha em "T2 e agora querem transformar o Porto num apeadeiro.

Ninguém quer transformar o porto num apeadeiro! Duh! Diz-me porque raio é que eu, sendo portuguense gostaria de transformar o Porto num apeadeiro?!?! Imagino que devas ter alguma teoria da conspiração para explicar isso!

A pergunta que se está a discutir aqui é: Qual a melhor maneira para, no futuro, considerando os projectos actuais, fazer Porto-Madrir por TGV?

Resposta: Ir por Vigo, poix será mais rápido(rápido é diferente de curto, como já referi).

É muito difícil de compreender??
Eu gostava que houvesse outra maneira mais rápida por portugal... mas não há!

mas essa linha NAO e a linha mais rapia , como eé OBVIO . Basta olhar para um mapa , saber traçar linhas rectas ue se entende porque.

Bom... vou passar a explicar os conceitos de rapido e curto:
Por rápido, entende-se aquilo que leva pouco tempo. Isto é, uma viagem é rápida, se demorar pouco tempo.
Por curto, entende-se aquilo que não é longo... isto é, que tem um comprimento reduzido.

A viagem por vigo, será efectivamente mais RÁPIDA poix demora menos tempo.
A viagem por aveiro e salamanca seria mais CURTA (visto o espaço percorrido ser menor, como fizeste notar na tua maravilhosa explicação), mas como a velocidade é menor, acaba por ser mais lento(contrário de rápido).

Logo, concluimos que, porque há uma coisa chamada velocidade, a viagem por vigo é mais rápida.

Isto deve-se obviamente ao facto de a linha Vigo-MAdrid ter vel max 350km/h e da linha aveiro salamanca ter vel max 220/250 km/h.

Nephasto
March 18th, 2005, 11:16 PM
ya é verdade, mas todos os anos milhares de turistas Espanhois se dirigem a Portugal podendo utilizar mto bem o TGV, mais viriam talvez não?

Quanto aos turistas espanhois, usriam provavelmente o TGV, e
é verdade que poderia aumentar a procura.

isto para não falar de mais de 1 milhão de emigrantes Portuguêses que devido a não terem transportes de jeito anualmente vem para Portugal de carro sujeito a sofrer acidentes pelo caminho.

Quanto a esses, não me parece que algo vá mudar. Se no futuro vierem de TGV, porque é que hj em dia não vêm já de avião?!
É mais barato (ir de TGV até frança ficaria muito caro) e mais rápido!
Quem vem hj de carro, continuará a vir de carro... Não é o TGV que vai alterar isso...

Reflex
March 19th, 2005, 12:19 AM
A meu ver o essencia do TGV é diminuir tempo! Eu prefiro fazer a ligação Lisboa-Madrid, p.ex pelo Algarve e demorar 3h do que uma ligação directa demorando 4h... Concordo neste ponto plenamente com o Nephasto!:okay:
As pessoas estão-se borrifando por onde vão... apanham simplesmente o comboio que as puser em madrid em menos tempo!(e, pelos planos actuais, será sem dúvida a ida por vigo!)
Eu sou 1 perfeito leigo em tudo isto, mas tenho a teoria de que é preferivel fazer inicialmente as coisas como deve ser, bem planeadas/implementadas, mesmo se gastando mais dinheiro, porque se não o fizermos gastaremos não só a diferença, como mais que isso num futuro a médio prazo, para fazer as coisas como deveriamo-las ter feito logo no inicio! Por isso creio que talvez uma ligação mais directa e rápida por dentro de Portugal seria o ideal!:okay:
E de uma vez por todas darmos 1 murro na mesa e mostrar que também temos interesses a defender! É um projecto conjunto entre Portugal e Espanha e não unilateral, portanto também temos voto na matéria!!! :rant:

Nephasto
March 19th, 2005, 12:41 AM
Eu sou 1 perfeito leigo em tudo isto, mas tenho a teoria de que é preferivel fazer inicialmente as coisas como deve ser, bem planeadas/implementadas, mesmo se gastando mais dinheiro, porque se não o fizermos gastaremos não só a diferença, como mais que isso num futuro a médio prazo, para fazer as coisas como deveriamo-las ter feito logo no inicio! Por isso creio que talvez uma ligação mais directa e rápida por dentro de Portugal seria o ideal!:okay:
E de uma vez por todas darmos 1 murro na mesa e mostrar que também temos interesses a defender! É um projecto conjunto entre Portugal e Espanha e não unilateral, portanto também temos voto na matéria!!! :rant:

Mas eu concordo contigo! Adorava que a ligação mais rápida Porto-Madrid fosse por Portugal e não por vigo. Estou simplesmente a dizer que os espanhois não têm culpa neste caso, visto estarem apenas a fazer a ligação Madrid-Corunha, como seria de esperar.

Agora, acho que nós deviamos fazer uma ligação com velocidades tão altas como essa, no eixo Aveiro-Salamanca!
O problema é que essa ligação está planeada ser a vel max 220/250 km/h.
É esse o problema!

Portugal devia era fazer uma coisa realmente bem feita, embora cara, que seria a ligação Aveiro-Salamanca com vel max 350 km/h. Se em espanha vão fazer a linha até à corunha, passando pouco a norte de portugal, numa região montanhosa, porque é que não podemos fazer o mesmo no troço Aveiro-Salamanca?!
A resposta é: Podemos e devemos!! É como dizes Reflex:"é preferivel fazer inicialmente as coisas como deve ser, bem planeadas/implementadas"

E axo que a linha aveiro-salamanca em alta velocidade seria um exemplo do que é fazer as coisas bem ao início!

E nesse caso, a viagem Porto-Madrid seria mais rápida e não passaria por vigo! :D

Sector_d
March 19th, 2005, 07:13 PM
Nephasto, concordo 50% contigo.

Fazer um caminho mais longo a velocidades superiores em vez de um caminho mais curto a velocidades moderadas é um contrasenso que a Engenharia confirma. E esse contrasenso vai reflectir-se no preço de cada viagem.

A exploração de caminhos de ferro tem como grande percentagem dos custos a factura energética. O TGV frances tem uma locomotiva de 8 MW (oito mega Watts). O nosso Alfa pendular (modelo Fiat - pendulino, muito popular e muito usado em varios paises) tem uma potencia maxima de 4 MW.

Nas mesmas 3 horas, o TGV consome 24000 kWh e o alfa consome 12000 KWh. Um Kilowatt hora custa 10 centimos. Os preços dos bilhetes vão reflectir estes gastos. O problema dos espanhois é que Tras-os-montes fica pelo meio, e se a linha Aveiro-salamanca poderia ate ser-lhes muito util, mas iria retirar protagonismo aos Portos maritimos da Galiza, assim como aos aeroportos.

Nephasto, caso nao saibas, a linha Aveiro_Salamanca, mesmo apenas em velocidade elevada, permite fazer Porto_Madrid em 3 horas. Essa é que é essa. Mas os espanhois nao querem isso de maneira nenhuma, e então fizeram 2 coisas:

- Fizeram pressão para adias, adiar, a tal linha fundamental para o nosso teriitorio (Aveiro-salamanca- medina- irun) para as calendas...
- vao fazer a deles antes e a velocidade superior para fidelizar trafego e tornar Vigo o polo de influencia do Noroeste peninsular.

Em suma, que grandes patos que nós somos, mais por aceitar o adiamento da construção do que a velocidaqde em si da linha, pois mesmo em VE, ela iria cumprir os objectivos.

Petronius
March 20th, 2005, 09:53 PM
Porque é a maneira mais rápida (e não mais curta! tens de compreender que as palavras rápido e curto têm sentidos diferentes!... eu explico mais à frente para ver se percebes)! As pessoas estão-se borrifando por onde vão... apanham simplesmente o comboio que as puser em madrid em menos tempo!(e, pelos planos actuais, será sem dúvida a ida por vigo!)

acho que não entendes. Se um combooi vai a velocidade constante, o caminho mais curto sera' em linha recta; i.e. sera' esse o caminho mais curto e mais rapido

Se são os fundos que pagam, diz-me pk é que a linha Aveiro salamanca é de vel max 220/250 km'h e não 350km/h?! É possível construir a linha para 350km/h... a única diferença é o preço! Se a UE paga-se tudo, era na boa, construiamos a de 350, mas não... só pagam uma parte!

em primeiro lugar não é "paga-se" e sim "pagasse". E o projecto para o TGV ibérico é feito em conjunto entre Porugal e Espanha. Por isso o dinheiro que sera' utilizado na construção dessas linhas é tão nosso quanto deles e portanto temos tantos ou mais direitos para exigir aquilo que queremos

Resumindo: Sim, os espanhois pagam muito mais por construir uma linha decente para 350 km/h do que se construissem como nós no troço Aveiro salamanca apenas para 220/250 km/h.

esta frase esta' mal formulada, de qualquer forma não vejo por que razão teriam os espanhos mais dinheiro do que nos , visto que o projecto é apresentado em conjunto. Os interesses dos espanhois é levar a rede a TODAs as suas regiões, esta' claro que para eles o melhor é que a linha passe por Vigo , pois assim podem levar "desenvolvimento" e atracção a todas as partes de Espanha e vão utilizar todos os argumentos possiveis para o fazer, não é teoria da conspiraçõa ; mas pragmatismo. E nos portugueses; deviamos fazer exactamente o mesmo.

Ninguém quer transformar o porto num apeadeiro! Duh! Diz-me porque raio é que eu, sendo portuguense gostaria de transformar o Porto num apeadeiro?!?! Imagino que devas ter alguma teoria da conspiração para explicar isso!

a resposta é obvia se temos de ir a norte e depois descer a sul apenas para ir a Madrid , quando o PORTO é 30 vezes mais importante do que Vigo, apenas porque os espanhois querem levar desenvolvimento à Galiza, e nos aceitamos como patinhos, sem levar em consideração os interesses portugueses, parece-me que estamos mal, ou não?

Resposta: Ir por Vigo, poix será mais rápido(rápido é diferente de curto, como já referi).

errado

É muito difícil de compreender??
Eu gostava que houvesse outra maneira mais rápida por portugal... mas não há!

LOL

Petronius
March 20th, 2005, 09:55 PM
Nephasto, concordo 50% contigo.

Fazer um caminho mais longo a velocidades superiores em vez de um caminho mais curto a velocidades moderadas é um contrasenso que a Engenharia confirma. E esse contrasenso vai reflectir-se no preço de cada viagem.

A exploração de caminhos de ferro tem como grande percentagem dos custos a factura energética. O TGV frances tem uma locomotiva de 8 MW (oito mega Watts). O nosso Alfa pendular (modelo Fiat - pendulino, muito popular e muito usado em varios paises) tem uma potencia maxima de 4 MW.

Nas mesmas 3 horas, o TGV consome 24000 kWh e o alfa consome 12000 KWh. Um Kilowatt hora custa 10 centimos. Os preços dos bilhetes vão reflectir estes gastos. O problema dos espanhois é que Tras-os-montes fica pelo meio, e se a linha Aveiro-salamanca poderia ate ser-lhes muito util, mas iria retirar protagonismo aos Portos maritimos da Galiza, assim como aos aeroportos.

Nephasto, caso nao saibas, a linha Aveiro_Salamanca, mesmo apenas em velocidade elevada, permite fazer Porto_Madrid em 3 horas. Essa é que é essa. Mas os espanhois nao querem isso de maneira nenhuma, e então fizeram 2 coisas:

- Fizeram pressão para adias, adiar, a tal linha fundamental para o nosso teriitorio (Aveiro-salamanca- medina- irun) para as calendas...
- vao fazer a deles antes e a velocidade superior para fidelizar trafego e tornar Vigo o polo de influencia do Noroeste peninsular.

Em suma, que grandes patos que nós somos, mais por aceitar o adiamento da construção do que a velocidaqde em si da linha, pois mesmo em VE, ela iria cumprir os objectivos.

concordo em género, numero e grau!

Barragon
March 20th, 2005, 10:45 PM
Nos semos é uns grandes pategos... não abram os olhos não. Depois ainda gostam de Espanha só nos querem f$&@r a torto e a direito :(

zoltan
March 26th, 2005, 02:11 PM
España tendrá toda la red en ancho (bitola) UIC entre los años 2015-2020.

¿Hay planes en Portugal?

Juanito
March 26th, 2005, 04:34 PM
Ahora en serio, eu penso que o Pedrocid toma drogas. O Porto 30 veces mais importante que Vigo??? Vai sonhar...admais a poblacion das duas ciudades son casi similares (O Porto 300-350'000 e Vigo 300'000) o unico e que ten mais aglomeracion e o pib por habitante sigue sendo o mismo. E outra cousa, nao sei de donde caralho sacas as tuas informacios (probablemente da tua mente acomplejada), pero os fondos e a tecnologia son a mayor para espanhola...

Lss911
March 26th, 2005, 05:52 PM
Calm down man!! We can`t admitt you to came here and ofend!! Everyone has his opinion! All of them must be respected!!...
If you don`t agree with something that was told by anyone you must express your opinion with respect! Think about this: would you like another person think that your mind is stupid and that you must take drugs!!???
Respect so you can have respect as well!

Juanito
March 26th, 2005, 06:00 PM
I respect every opinion but I will not accept another insult or lie against my country.
What's that? O Porto is 30 times more important or Vigo is 15 years behind etc...that's not have an opinion, that's insult a country and anyone knows that he has something against Spain.

Lss911
March 26th, 2005, 06:13 PM
Maybe that was a strike of expression (força de expressão), maybe he only ment to say that oporto is better than Vigo (he`s the one that has to make it clear of course)!Otherwise i understand you to defend your country...

The only city i`ve been in spain was Vigo! It`s a city i like much!

Juanito
March 26th, 2005, 06:43 PM
Lss911, I'd never insult Portugal because I like it and I can't be bothered to compare Spain against Portugal, that doesn't make sense for me. It's almost the same country! I'm from Galiza, 20 km from Portugal and i can assure you there is no difference between Galiza and North-Portugal. That's the reason why I admire Portugal as my own country. I don't participate in the portugues forum because I can't portugues but I read and see a lot of pics particularly from Lisbon.

ps: You must not defend Pedrinho statements, I know what he means.

Lss911
March 26th, 2005, 07:08 PM
:okay: :cheers: I`m glad you think like that! I like a lot spain and i think those are two countries that should be more coorporative, they should be like brothers but always keeping their individuality! :cheers: