View Full Version : Distrito de Leiria auto-suficiente em energia eólica
[Smeagol] March 21st, 2005, 03:24 PM Os parques eólicos previstos para o distrito de Leiria nos próximos anos têm capacidade para tornar a região auto-suficiente quanto à produção de energia. Qualquer coisa como 13 parques podem retirar do vento a energia suficiente para cobrir o consumo doméstico de 465 mil pessoas, pouco menos do que a actual população do distrito de Leiria, que também não chega a meio milhão.
De norte a sul do distrito, centenas de aerogeradores vão ser responsáveis por uma potência de 310 megawatts, o que corresponde, nada mais nada menos, do que a 8,3 por cento daquela que é a meta estabelecida por Portugal até 2010. O distrito de Leiria será, a fazer fé nos investimentos previstos, responsável pela poupança nacional de 108 mil toneladas de fuel por ano e pela redução em 250 mil toneladas das emissões de dióxido de carbono.
Mais: poucos acreditam que Portugal será capaz de cumprir as metas estabelecidas, o que só vem comprovar o peso do investimento no distrito em comparação ao todo nacional. Ou seja, a região deverá representar bem mais do que os tais 8,3 por cento.
A norte do distrito, os concelhos de Castanheira de Pêra, Pombal, Alvaiázere e Ansião são responsáveis por mais de centena e meia de megawatts, ou seja, metade da futura energia estimada. Só em Pombal, na Serra de Sicó, as empresas Finerge, Grupo Lena e Somague formam um consórcio disposto a avançar com um investimento no valor de 50 milhões de euros.
Em Alvaiázere, a instalação do parque está nas mãos da Finerge, enquanto no concelho de Alcobaça, nas freguesias de Turquel e Benedita, as empresas ABB e Enerbaça são as promotoras do aproveitamento eólico da Serra dos Candeeiros, cujo parque terá uma potência de 33 megawatts. O Grupo Energis, por seu lado, escolheu o concelho da Nazaré para concretizar o Parque Eólico da Polvoeira, um investimento na ordem dos três milhões de euros, dos quais dez por cento pertencem à autarquia. No concelho de Ansião, a responsabilidade do empeendimento cabe à Eolflor – Produção de Energia Eólica, enquanto a PESM, empresa integrada no grupo de empresas participadas da Enersis apontou as baterias para Alqueidão da Serra. Em Caldas da Rainha a empresa Tecneira, que pertence ao grupo ProCME, estima um volume de negócios anual a rondar os dois milhões de euros. Em Óbidos, prepara-se o terreno para a produção de energia pelo aproveitamento eólico, prevendo uma potência na ordem dos 30 megawatts e que serão objecto de um concurso público.
A juntar a estes projectos, há ainda a salientar parques eólicos em Cela, Alcobaça, e São Mamede e Reguengo do Fetal, na Batalha. E outras intenções de investimento nesta área foram já tornados públicos, em Porto de Mós, Ourém e Peniche.
http://www.regiaodeleiria.pt/imagens/foto.php?db=regiao&tb=jornal_fotos&fn=foto_imagem&kn=foto_id&id=9502&mx=266
FONTE: www.regiaodeleiria.pt
Arpels March 21st, 2005, 04:54 PM boa, 1 distrio com energia alternativa suficiente, parabens pa Leiria, espero em breve poder dar os parabens a mtos mais distritos deste pais ;)
Barragon March 21st, 2005, 05:32 PM Excelente notícia :) esperemos que corra tudo bem e que no futuro o distrito de Leiria até produza mais energia que consome podendo depois exportar para outro distrito ou até para o estrangeiro reduzindo assim a poluição gerada pelas centrais elécrtricas e também a importação das matérias para as centrais :okay:
Sector_d March 21st, 2005, 07:36 PM Este é o caminho !!
Portugal não está condenado ao fracasso! Somos tão bons ou melhores que qualquer outra nação!
E onde não houver vento, há sol, como no Alentejo. Os distritos alentejanos podiam pensar em estabelecer campos repletos de paineis solares. Todo o país iria benefeciar com estes investimentos, pois todos dos dias saem de Portugal Milhoes de Euros directos para os bolsos dos Arabes pela compra do ouro negro.
Estes investimentos pagam-se a si mesmos em poucos anos.
Viriatox March 21st, 2005, 07:53 PM É fantastico, nem sequer sabia que era possivel satisfazer todas as necessidades energeticas apenas com energia eólica
Reflex March 21st, 2005, 08:13 PM Boa, boa, boa!!! Começa-se finalmente a ver a luz ao fundo do tunel relativamente a energias renovaveis!!! :banana:
(só 1 apontamento...pelas minhas contas se Portugal cumprisse as metas estabelecidas, teria capacidade de fornecimento de energia para mais de 5 milhoes de habitantes, mais de metade da população...oxala nos conseguissemos sequer aproximar desta marca!;))
Arpels March 21st, 2005, 09:12 PM quando seria a data dessa marca Reflex?
Reflex March 21st, 2005, 09:42 PM A meta era termos um X de % de energias alternativa em 2010, que pelos meus cálculos (fazendo a mais que tipica "regra de 3 simples": se 8,3 corresponde a 465.000, entao 100 corresponde a x...) cobriria cerca de 5.6 milhoes de habitantes...;)
Phobos March 21st, 2005, 10:19 PM Que optima noticia!
Eu creio que mesmo que não cheguemos à marca estabelecida em 2010,se se continuar com esses investimentos em breve teremos uma grande porcentagem gerada por fontes alternativas.
Arpels March 21st, 2005, 11:31 PM mas se cobrir ja 5,6 milhões ja é 1 maravilha!!
Reflex March 21st, 2005, 11:32 PM É essencialmente acabar com o complexo existente em relação a energias renovaveis. Se não ficarmos convencidos com a teoria, podemos pesquisar em projectos estrangeiros para se perceber que é realmente vantajoso!;)
Aquilo que há 1ns anos ouvi é que é são projectos com altos custos de implementação, pelo que existe sempre 1 pé atrás em relação ao avanço para projectos desta natureza...:|
Marco Bruno March 22nd, 2005, 01:08 AM A meta era termos um X de % de energias alternativa em 2010, que pelos meus cálculos (fazendo a mais que tipica "regra de 3 simples": se 8,3 corresponde a 465.000, entao 100 corresponde a x...) cobriria cerca de 5.6 milhoes de habitantes...;)
como disse um professor meu ha 2 semanas atrás:
licenciamento de um parque eólico em Espanha: demora 6 meses
licenciamento de um parque eólico em Portugal: demora 9 anos
Reflex March 22nd, 2005, 01:24 AM Bolas...:| Isso soa tremendamente à verdade... :cry:
Arpels March 22nd, 2005, 11:21 AM é gritante Marco :sleepy:
Lss911 March 22nd, 2005, 01:11 PM Existe muito que avançar, espeialmente na quantidade de investimentos neste tipo de energias e na burocracia...mas já existem bons sinais de que as coisas estão mesmo a melhorar em Portugal!
Julgo fundamental que Portugal dependa o menos possível de energias importadas e não-renováveis: para além do ambiente, é bom que a economia fique mais autónoma e imune aos balanços dos preços de petróleo. Além disto temos excepecionis recursos que têm que ser bem aproveitados: barragens, zonas ventosas, energia das ondas e MT MT sol!!
Arpels March 22nd, 2005, 01:15 PM especialmente o sol embora seja das energias alternativas mais caras!!
Lss911 March 22nd, 2005, 01:17 PM Por enquanto...o caminho tem sido o da progressiva redução de custos e maior capacidade de produção energética!
Arpels March 22nd, 2005, 01:30 PM ainda hoje vi 1 foto das ventoinhas k instalaram na Ponta de São lourenço na Madeira, estas energias são de facto saudaveis po ambiente mas akilo fica mto mal ali :( visualmente chocante, mas acho k o preço a pagar compenssa!!
Lss911 March 22nd, 2005, 01:46 PM Ao passar na A8 fiquei particularmente impressionado com o avanço desta forma de produção de energia: são já alguns os "moinhos" eólicos e estão a construir mais!
Tirei umas fotos:
http://img.photobucket.com/albums/v287/lss911/Imagesloureno078.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v287/lss911/Imagesloureno129.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v287/lss911/Imagesloureno076.jpg
Arpels March 22nd, 2005, 02:21 PM venham elas (as ventoinhas) bem captado Lss :okay:
Barragon March 22nd, 2005, 02:26 PM São Enormes :eek2: boas fotos :) estou a ficar mais optimista em relação ao futuro :cheers:
Lss911 March 22nd, 2005, 02:52 PM São mesmo mt grandes! Eu fiquei mt impressionado e surpreso!
Reflex March 22nd, 2005, 03:40 PM estas energias são de facto saudaveis po ambiente mas akilo fica mto mal ali :( visualmente chocante, mas acho k o preço a pagar compenssa!!
Eu não concordo propriamente contigo, Arpels. Pelo menos ao longe, acho 1 parque eólico fascinante!:) Ao perto com o tamanho descomunal das ventoinhas a coisa muda 1 pouco de figura, mas se não for num local de interesse ambiental, acho que não escandaliza assim taaaanto!:okay:
Arpels March 22nd, 2005, 04:24 PM ya é o k dizia (mais ou menos :)) embora neste caso na Madeira não goste de ver, a Ponta de São Lourenço devia ser liberta de td e tornada area protejida.
Lss911 March 22nd, 2005, 04:33 PM se bem que essas turbinas eólicas têm uma certa serenidade e simplicidade estéticas que até acho que ficam bem na paisagem!
Barragon March 22nd, 2005, 07:05 PM se bem que essas turbinas eólicas têm uma certa serenidade e simplicidade estéticas que até acho que ficam bem na paisagem!
De acordo... ficam muito bem na paisagem :)
[Smeagol] March 27th, 2005, 01:28 AM fiquem ou não bem... o investimento paga-se em mais ou menos 7anos, não polui e não tens de comprar combustiveis fosseis...
o que é que estão à espera???
[Smeagol] March 27th, 2005, 01:29 AM há... a meta para 2010 é de 39% em energias renovaveis!!!
[Smeagol] March 29th, 2005, 01:25 AM algumas boas noticias...
Portugal foi o sexto maior instalador de energia eólica em 2004
A capacidade mundial para gerar energia eólica atingiu no ano passado os 47 317 MegaWatts, um aumento de 20% em relação a 2003 tornado possível devido à instalação de novas turbinas na Europa, sendo que Portugal e Espanha se destacam entre os dez países que mais tubinas instalaram.
Segundo os dados hoje divulgados pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), a Europa foi responsável por 72,4% das novas turbinas instaladas em 2004, seguida pela Ásia (15,9%) e América do Norte (6,4%).
"A Europa é líder global em energia eólica, mas estamos a testemunhar a globalização dos mercados eólicos", disse Arthouros Zervos, presidente da Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA).
Segundo a EWEA, no mundo é a Espanha que instalou a maior quantidade de turbinas (25,9% do total, ou 2065 MegaWatts), seguida pela Alemanha (25,5%, ou 2037 MegaWatts) e pela Índia (11%, ou 875 MegaWatts).
Portugal foi o sexto país do mundo que mais instalou turbinas, com uma capacidade de geração adicional de 226 MegaWatts, ou 2,8% do total mundial, à frente de países como a Itália, Holanda e China.
fonte: Diário Enconomico
Valorlis diz que produção de electricidade a partir da queima de biogás dá lucro
A produção de electricidade a partir da queima de biogás produzido pelo lixo urbano na região de Leiria já está a dar lucro à concessionária no valor de 25 mil euros por mês, anunciou hoje a empresa.
Segundo Cláudio Jesus, administrador da Valorlis, empresa responsável pelo tratamento de resíduos sólidos urbanos da Alta Estremadura (Leiria, Pombal, Marinha Grande, Porto de Mós, Ourém e Batalha), a produção de biogás já permite o funcionamento sustentado do aterro sanitário e é responsável por um lucro de 20 a 25 mil euros por mês, resultante da venda de energia à Rede Eléctrica Nacional.
"Podemos dizer que estamos a ter lucro directo e indirecto porque também não enviamos metano para a atmosfera, que é um dos gases responsáveis pelo efeito de estufa", afirmou este responsável.
A unidade de queima de biogás e a adaptação do aterro custaram cerca de 1,5 milhões de euros, num projecto que foi concluído há cerca de um ano.
Agora, a Valorlis quer criar uma nova célula de produção de biogás, alargando a dimensão da área em que o equipamento está instalado, uma medida que poderá aumentar a produção de electricidade.
No entanto, mais do que a produção de energia, Cláudio Jesus considera que este projecto traz "benefícios adicionais" do ponto de vista ambiental, já que prolonga a vida útil do aterro e elimina a produção de metado. "É uma solução com vantagens financeiras e ambientais", concluiu.
fonte: Público
Lss911 March 29th, 2005, 01:35 AM Muito benm!! Temos que continuar! É este o caminho
[Smeagol] March 29th, 2005, 01:40 AM 72,4% foi na europa... contra 6.4% na america do norte
estamos a bombar bem... cada vez mais vejo a europa como super potencia...
Barragon March 29th, 2005, 02:01 AM Smeagol eu também :) Fico feliz por estarmos a olhar para a salvação do nosso planeta
Arpels March 29th, 2005, 10:39 AM hmmmmm, vamos bater a America, akeles barbaros do presente :D eu preocupa-me como o cidadão comum não faz pressão no governo Americano para parar a depredação, é incrivel, afinal tambem é o planeta deles :(
Fern March 29th, 2005, 03:40 PM ']72,4% foi na europa... contra 6.4% na america do norte
estamos a bombar bem... cada vez mais vejo a europa como super potencia...
Isso nao traz poder nenhum. Se e isso que procuramos entao temos que seguir o modelo americano pois nunca houve nenhum pais no mundo tao poderoso. A vantagem da Europa e que e mais justa e preocupasse mais com coisas que nao o poder e dinheiro e esse e que devera ser o futuro do planeta
Arpels March 29th, 2005, 03:51 PM discordo Fern poder não é descorar o meio ambiente, descorar o meio ambiente e ser incivilizado, é como ter joias e usar alprecatas!!
Fern March 29th, 2005, 03:59 PM Eu nao disse que o poder era descorar o meio ambiente mas que para competir com os States a esse nivel seria necessario investir os recursos naquilo que nos trara retorno nesses termos. Essas energias renovaveis sao extremamente caras! Mas isso nao quer dizer que nao concorde antes pelo contrario, quanto mas mais cedo nos livramos da dependencia do petroleo e companhia melhor.
[Smeagol] March 30th, 2005, 12:29 AM quanto mas mais cedo nos livramos da dependencia do petroleo e companhia melhor.
exactamente.... tocaste no ponto da diferença... a europa esta a mostrar uma vontade enorme de se livrar do petroleo... enquanto que os states ainda estao bem atrazados... :)
Reflex March 30th, 2005, 12:39 AM ...ou entao os interesses deles vao de encontro a que não se acabe a dependencia do petroleo...
Fern March 30th, 2005, 01:02 AM Pois Exxons e tais...
Lss911 March 31st, 2005, 12:34 AM Os EUA estão apensar num futuro imendiato (fazer aquilo que mais lucro dá agora) e num futuro a médio prazo (gestão de várias reservas de petrólio e de especulações de valor de mercado, mas não vai ser fácil lutar contra vários interesses ecologistas para usar todo o potencial das ersrvas do Alaska)! Eles estão "sa cagar" para tratados de quioto e tudo mais e isto vai trazer problemas para o ambiente mas também para eles pela elevada dependência do petrólio! Julgo que o caminho é peservar o ambiene e libertar a economia de uma vez por todas das energias não renováveis!
Reflex March 31st, 2005, 12:40 AM Pois, mas os EUA estão a ver aos poucos, o "chão a fugir-lhes debaixo dos pés" e têm que se agarrar a qualquer coisa que os segure...
Fern March 31st, 2005, 12:45 AM Como assim Reflex?
Arpels March 31st, 2005, 10:53 AM antes fosse Reflex, o pior é k os Europeus são culpados por ele serem mais poderosos k nos, vão para la fazer akilo k não fazem ca, a cor do dinheiro fala mais alto k o desenvolvimento Europeu :sleepy:
|
|