View Full Version : Câmara de Lisboa adia decisão sobre nova catedral no Parque das Nações

Viriatox
March 24th, 2005, 12:32 AM
Falta clarificação jurídica sobre a propriedade dos terrenos
Câmara de Lisboa adia decisão sobre nova catedral no Parque das Nações 23.03.2005 - 15h21 Lusa

A aprovação da construção de uma nova catedral no Parque nas Nações em Lisboa foi hoje adiada pelo executivo camarário, devido à falta de clarificação jurídica sobre a propriedade dos terrenos onde deverá localizar-se, disse fonte autárquica.

A Câmara de Lisboa deveria ter votado hoje, na reunião semanal, uma proposta para a assinatura de um protocolo com o Patriarcado de Lisboa, o porto de Lisboa e a Galp para definir a localização da nova Sé Catedral de Lisboa.

Fonte da Câmara de Lisboa disse à agência Lusa que todos os partidos estão de acordo sobre a localização, mas continua a haver dúvidas sobre a propriedade dos terrenos, nada podendo ser resolvido antes de esclarecida essa questão.

Existem diferentes pareceres de advogados e, em caso de haver desafectação dos terrenos para construir o templo, será necessária uma resolução do Conselho de Ministros.

A localização sugerida pela autarquia e aceite pelo Patriarcado de Lisboa é uma área de 15 mil metros quadrados, a sul do Parque das Nações e da Avenida Marechal Gomes da Costa.

A questão da propriedade dos terrenos encontra-se em tribunal.

Na proposta, subscrita pelo presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, lê-se que quer o porto de Lisboa, quer a Galp, "manifestaram disponibilidade, em estando a questão da propriedade dirimida, de permitir que o terreno venha a destinar-se à construção do equipamento religioso previsto".

De acordo com Santana Lopes, a expansão demográfica na zona ribeirinha, em particular na Parque Expo, "determina a necessidade da criação de equipamentos colectivos, constatando-se a ausência de uma igreja paroquial".

Reflex
March 24th, 2005, 12:45 AM
LOL - Coloquei um thread com o mesmo assunto no novo sub-forum...:D
But that's my mistake, fi-lo 7 minutos depois de ti...;)

Viriatox
March 24th, 2005, 12:58 AM
Tem que haver mais coordenação :). Tb acontece que não sabia muito bem se por isto aqui ou onde tu puseste

Reflex
March 24th, 2005, 01:14 AM
Eu coloquei-o lá na esperança de haverem mais desenvolvimentos breves e que apareçam os 1os esboços...;)

Herrmando
March 24th, 2005, 01:15 AM
Mas já há algum projecto?

Lss911
March 24th, 2005, 01:23 AM
Já se fala nesta catedral há tempos! Não foi em relação a esta que se falou no grande mestre Oscar Niemeyer para realizar o projecto? Se fosse era excelente! Jean Nouvel, Foster, Ghery, Renzo Piano, Calatrava, Siza Vieira... e mais o Niemeyer! É obra! Lx a bombar em grande: seria mesmo mt bom que também viesse o Niemeyer!

Reflex
March 24th, 2005, 01:25 AM
WOW Lss!!! :eek2:
Deve vir aí mais 1 marco histórica pá cidade!!! Venha ela, venha ela!!! :dance:

Phobos
March 24th, 2005, 01:35 AM
Eu acho inútil uma nova catedral para a cidade,e fora isso não gosto nada de cidades europeias que tenham como catedral um edificio novo(não me chamem de velho do restelo por favor :colgate: ),mas tirando o facto de ser inútil um novo edifício,acho bom se se fizer algo de qualidade,e ainda por cima se for pelo grande Oscar Niemeyer.

Lss911
March 24th, 2005, 01:39 AM
Para fazer um grande catedral em Lisboa teria que ser um projecto de excepção para um arquitecto de excepção! Teria que ser qualquer coisa de verdadeiramente único e extraordinário em todo o mundo!

Reflex
March 24th, 2005, 02:01 AM
Mas expliquem-me lá a diferença entre 1 catedral e 1 qualquer igreja... (arquitectonicamente ou religiosamente, qualquer coisa...)

Phobos
March 24th, 2005, 02:06 AM
A Catedral é a sede do Patriarcado de uma cidade,é aonde as grandes festas religiosas acontecem.Arquitectonicamente a única diferença é que a Catedral de uma cidade costuma ser sempre a maior igreja da cidade,ou seja,a que tem a nave maior.E isso geralmente vem acompanhado de uma maior auteridade em todo a igreja com parada com outras na cidade.É basicamente essa a diferença.

Reflex
March 24th, 2005, 02:07 AM
Ok, tks, Phobos!:okay:
Em Lisboa é a Sé que é igualmente catedral?

Lss911
March 24th, 2005, 02:09 AM
Exactamente Phobos! E acrscento que a 2ª parte do que disseste é consequência da 1ª parte (ser sede de patriarcado).

Phobos
March 24th, 2005, 02:09 AM
sim,o nome Sé é sinónimo de Catedral. :)

Viriatox
March 24th, 2005, 02:11 AM
Não tem nada a ver com aquele projecto que uma vez vocês mostraram aqui, em que o edificio tinha formas semelhantes a uma caravela?

Reflex
March 24th, 2005, 02:21 AM
Naaaaao!!! Não nos lembres dessa aberração...:D
Isso era 1 projecto do Troufa Real não sei para onde, não sei a proposito de que, com que intuito... Só sei que era 1 merda!!! :lol:

Lss911
March 24th, 2005, 02:25 AM
Uma grandessissima mierrrda!! Mas acho que não vão construir!
Já nos chega a nova basílica de fátima subterrânea!!(que já está em construção)

JohnnyMass
March 24th, 2005, 02:38 AM
Uma grandessissima mierrrda!! Mas acho que não vão construir!
Já nos chega a nova basílica de fátima subterrânea!!(que já está em construção)

Valha-nos a nossa senhora de fátima para ultrapassar o trauma que vai ser ver esta nova basílica...e eu que cheguei a pensar que ia ser qq coisa monumental tipo basílica de s.pedro no vaticano...agora já só falta descobrir que o pai natal não existe!!! :)

Reflex
March 24th, 2005, 02:47 AM
...só espero é que não descubras isso do Pai Natal com esta nova Catedral Lisboeta...:(

Anyway, não renders dessa de Fátima??? É que estou mesmo a zero...:no:

Marco Bruno
March 24th, 2005, 12:25 PM
Oscar Niemeyer para realizar o projecto? Se fosse era excelente! Jean Nouvel, Foster, Ghery, Renzo Piano, Calatrava, Siza Vieira... e mais o Niemeyer!

fiem-se na virgem e não corram...

olhem que o Troufa gosta muito de fazer igrejas, e o PP3 (zona sul do parque das nações) é da sua autoria. Não me admirava nada que fosse ele a fazer lá a catedral...

Lss911
March 24th, 2005, 05:12 PM
Já voi renders num jornal há tempos e é de susto! Parece uma máquina de rezar!

Arpels
March 24th, 2005, 07:24 PM
fiem-se na virgem e não corram...

olhem que o Troufa gosta muito de fazer igrejas, e o PP3 (zona sul do parque das nações) é da sua autoria. Não me admirava nada que fosse ele a fazer lá a catedral...
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh :cry:

Reflex
March 24th, 2005, 08:36 PM
Já voi renders num jornal há tempos e é de susto! Parece uma máquina de rezar!
Renders de qual??? E o qué suposto ser 1 "máquina de rezar"? :laugh: